Oswaldo Wolff Dick
Possui graduação em Medicina pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1951), especialização em Oncologia no Instituto Nacional de Oncologia (Madrid, Espanha, 1962-1964) e mestrado em Direito (Ciências Criminais) pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2002). Foi criador da residência de Cirurgia Oncológica e Oncologia Clínica do Hospital Santa Rita de Porto Alegre, pioneiro da Quimioterapia Antiblástica no Rio Grande do Sul, através da co-fundação do Instituto de Quimioterapia e Cirurgia de Tumores no HNSC, 1965, criador do serviço de Cirurgia de Tumores de Pele e Partes Moles do Hospital Santa Rita, 1966. Foi também Presidente da Sociedade Brasileira de Quimioterapia Antineoplásica (Atual Socidade Brasileira de Oncologia Clínica) e presidente do I Congresso Brasileiro de Oncologia Clínica, realizado em Porto Alegre. Foi professor da faculdade de Direito da UniRitter, UNISC, PUC-RS e Unisinos, da faculdade de Medicina da UFCSPA e da PUC-RS, bem como professor da Escola de Polícia da Secretaria de Segurança Pública do Rio Grande do Sul e da Academia de Polícia Militar da Brigada Militar. Atualmente é médico cirurgião do Hospital Nossa Senhora da Conceição, cirurgião adjunto do serviço de câncer do Hospital Santa Rita da Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre, membro da direção e administração do Hospital Santa Rita da Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre e professor colaborador de cirurgia geral da Fundação Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre. Foi pioneiro na técnica da linfografia na Espanha e Brasil, tendo ganho, em virtude de suas contribuições ao Estado Espanhol, o título honorífico da Cruz de Caballero em 1975.
Informações coletadas do Lattes em 25/05/2023
Acadêmico
Formação acadêmica
Mestrado em Direito (Ciências Criminais)
2000 - 2002
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Título: Considerações sobre Filicídio,Ano de Obtenção: 2002
Orientador: Dr Gabriel José Chittó Gauer
Bolsista do(a): Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Setores de atividade: Educação Superior.
Especialização - Residência médica
1963 - 1964
Instituto Nacional de Oncologia
Residência médica em: OncologiaNúmero do registro: . Bolsista do(a): Instituto de Cultura Hispanica.
Especialização em Especialização em Oncologia
1967 - 1968
Sociedade Brasileira de Cancerologia
Título: Especialista em Cancerologia
Orientador: Dr Antônio Carlos Campos Junqueira
Aperfeiçoamento em Radiologia
1953 - 1953
Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Ano de finalização: 1953;
Formação complementar
1991 - 1991
Atual. em Tum. Músc.-Esqueléticos e Transp. Ósseos. , Dept de Ortopedia e Traumatologia da Escola Paulista de Medicina.
1978 - 1978
Insalubridade e Periculosidade. , Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil.
1973 - 1973
Curso de Quimioterapia e Imunoterapia em Gineco.. , Dept de Ginecologia e Obstetrícia da Sociedade de Cancerologia do Rio Grand.
1972 - 1972
Metodologia do ensino para docentes universitários. (Carga horária: 315h). , Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.
1964 - 1964
I Curso de Orientación Oncológica. , Instituto Nacional de Oncología de Madrid.
1963 - 1963
Panorama Español Contemporáneo. , Instituto de Cultura Hispânica, ICH*, Espanha.
1963 - 1963
Panorama Español Contemporáneo. , Instituto de Cultura Hispânica, ICH*, Espanha.
1960 - 1960
Pneumopatias não Tuberculosas. , Departamento de Medicina Interna da Associação Médica do Rio Grande do Sul.
1959 - 1959
I Curso de Metod. de Radioisótopos em Medicina. , Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.
1959 - 1959
Curso Livre de Colpocitologia (Dr. J. P. Rieper). , Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.
1958 - 1958
Curso Livre de Colpocitologia. , Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.
1957 - 1957
Cirurgia. (Carga horária: 160h). , Hospital dos Comerciários.
1956 - 1956
Emergências em Gastroenterologia. , Sociedade de Gastroenterologia do Rio Grande do Sul.
1956 - 1956
Fisiopatologia Renal. , Ministrado Pelos Drs José Magaldi e Israel Nussenzveig.
1953 - 1953
Atualização em Pediatria (Dra. Estella Budiansky). , Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.
1951 - 1951
Curso de Aperfeiçoamento de Epilepsia. , Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.
1951 - 1951
Curso de Aperfeiçoamento de Neurologia. , Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.
1951 - 1951
Interno da Maternidade Mário Totta. , Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre, ISCMPA, Brasil.
1949 - 1951
Interno da 11 Enfermaria, Cirurgia Geral de Mulher. , Hospital Santa Rita da Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de Porto Ale.
Idiomas
Inglês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Italiano
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Pouco, Escreve Pouco.
Francês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Alemão
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Participação em eventos
Brasil Forense 2002. Brasil Forense 2002 - Tema Central: Ciências Forenses e Direitos Humanos. 2002. (Congresso).
. I Congresso Transdisciplinar de Estudos Criminais. 2000. (Congresso).
.I Encontro do Mercosul de Perícias Forenses. 2000. (Encontro).
.XII Semana de Estudos Jurídicos: Livre Convencimento Criminal na Atualidade Democrática.. 2000. (Outra).
.II Jornada de Medicina Legal do Nordeste e II Jornada de Odontologia Legal da Bahia. 1997. (Outra).
.IX Semana de Estudos Jurídicos: da Prova Penal no Campo Investigatório e no Âmbito Jurisdicional. 1997. (Outra).
IX Congresso Brasileiro de Cancerologia. Doença de Hodgkin - Mesa Redonda. 1979. (Congresso).
Metástases Hepáticas do Câncer de Mama. 1978. (Simpósio).
VI Congresso Latino-Americano de Quimioterapia Antineoplásica. VI Congresso Latino-Americano de Quimioterapia Antineoplásica. 1977. (Congresso).
Curso Intensivo de Oncologia Clínica. Quimioterapia no Câncer Clinicamente Controlado. 1977. (Congresso).
Curso Intensivo de Oncologia Clínica. Linfoma de Hodgkin. 1977. (Congresso).
V Simpósio da Sociedade Brasileira de Quimioterapia Antineoplásica. 1977. (Simpósio).
Simpósio Internacional sobre Tratamento do Câncer Avançado.Tratamento do câncer avançado dos tecidos ósseos e conjuntivos. 1977. (Simpósio).
II Encontro Nacional das Comissões de Oncologia. 1977. (Encontro).
Reunião da Divisão Nacional do Câncer. 1977. (Encontro).
I Conclave Nacional de Atualização Propedêutica e Terapêutica da Cancerologia no INPS. 1977. (Outra).
I Ciclo Nacional de Cancerologia. 1977. (Outra).
XI Congresso Brasileiro de Médicos Residentes. 1976. (Congresso).
I Encontro Nacional das Comissões Regionais de Oncologia. 1976. (Encontro).
Reuniões Plenárias da I Conferência Internacional sobre o Ensino da Oncologia nas Escolas Médicas da América Latina. 1976. (Outra).
I Ciclo de Conferências. 1975. (Outra).
I Curso sobre Câncer para Voluntárias.Linfomas. 1973. (Simpósio).
III Encontro Nacional das Comissões de Oncologia.III Encontro Nacional das Comissões de Oncologia. 1973. (Encontro).
I Jornada Sul Riograndense de Cancerologia.Linfomas. 1973. (Outra).
II Encontro Nacional de Quimioterapia Antineoplásica. 1972. (Encontro).
I Encontro Nacional de Quimioterapia Antineoplásica. 1971. (Encontro).
Congressos Integrados de Cancerologia. Diagósticos e Tratamento dos Tumores Ginecológicos. 1969. (Congresso).
Congressos Integrados de Cancerologia. Quimioterapia do Câncer Avançado. 1969. (Congresso).
Congressos Integrados de Cancerologia. Secretário de Conferências. 1969. (Congresso).
Congressos Integrados em Cancerologia. Associação de Drogas. 1969. (Congresso).
XIV Congresso Brasileiro de Angiologia. Linfoadenografias. 1967. (Congresso).
V Jornada Brasileira de Cancerologia.Linfografia em Cancerologia. 1967. (Outra).
Excursão cultural com estudantes de Medicina a Portugal.Excursão cultural com estudantes de Medicina a Fundação Calouste Gulbenkian de Portugal. 1967. (Outra).
XII Congresso Argentino de Radiologia - Congresso de la Patagonia. Linfografia. 1966. (Congresso).
IV Jornada Brasileira de Cancerologia. Ressecções Múltiplas no Câncer Abdominal. 1965. (Congresso).
Reunião Extraordinária do Conselho Regional de Medicina do Estado da Guanabara.Reunião Extraordinária do Conselho Regional de Medicina do Estado da Guanabara. 1965. (Encontro).
IV Jornada Brasileira de Cancerologia.Curso de Introdução ao Estudo da Linfoangiodenografia. 1965. (Outra).
IV Jornada Brasileira de Cancerologia.Secretário da Mesa dirigente dos trabalhos da Sessão de Temas Livres. 1965. (Outra).
IV Congresso Brasileiro de Medicina Legal e Criminologia. 1960. (Congresso).
II Congresso Brasileiro de Medicina Militar. 1959. (Congresso).
II Congresso Médico da Associação Catarinense de Medicina. 1957. (Congresso).
Participação em bancas
DICK, O. W.. Prova de Enfermagem Médico-Cirúrgica. 1985. Secretaria de Administração.
DICK, O. W.. Prova de Habilitação em Cargo de Médico Clínico. 1973. Secretaria de Administração.
DICK, O. W.. Prova de Habilitação em Cargo de Médico Clínico. 1972. Secretaria de Administração.
DICK, O. W.. Prova de Habilitação em Cargo de Perito Médico. 1970. Secretaria de Administração.
DICK, O. W.. Prova de Habilitação em Cargo de Perito Médico. 1970. Secretaria de Administração.
DICK, O. W.. Concurso em Cargo de Médico Clínico. 1965. Secretaria de Administração.
DICK, O. W.. Concurso em Cargo de Médico Clínico. 1965. Secretaria de Administração.
DICK, O. W.. Concurso em Cargo de Médico Clínico. 1965. Secretaria de Administração.
Produções bibliográficas
-
DICK, O. W. . Melanoma Maligno: Topografia X Estadiamento. Revisão de 141 Casos. Revista Brasileira de Cirurgia , Rio de Janeiro, v. 79, n.1, 1988.
-
DICK, O. W. . La Microscopia de Fluorescencia en el Diagnostico del Cancer Genital Feminino. Revista Espanhola de Oncologia, Madrid, v. 12, p. 33, 1965.
-
DICK, O. W. . La Linfoangiografia en la Deteción de las Metástasis Ganglionares de los Canceres Ginecológicos. Revista Espanhola de Oncologia, Madrid, v. 12, 1965.
-
DICK, O. W. . Associação de Melanoma e Outras Neoplasias Malignas. In: 1º Congresso Brasileiro de Cirurgia Oncológica, 1989, Rio de Janeiro, 1989.
-
DICK, O. W. . Melanoma Maligno - Revisão de 161 Casos Quanto ao TNM, Nível de Clark e Estadiamento. In: II Congresso Ibero-Americano de Oncologia, 1988, Salvador, 1988.
-
DICK, O. W. . Idade X Estadiamento: Estudo Retrospectivo de 161 Casos de Melanoma Maligno. In: II Congresso Ibero-Americano de Oncologia, 1988, Salvador, 1988.
-
DICK, O. W. . Nível de Clark X Estadiamento: Estudo Retrospectivo de 87 Casos de Melanoma Maligno. In: II Congresso Ibero-Americano de Oncologia, 1988, Salvador, 1988.
-
DICK, O. W. . Topografia X Estadiamento: Estudo Retrospectivo de 141 Casos de Melanoma Maligno. In: II Congresso Ibero-Americano de Oncologia, 1988, Salvador, 1988.
-
DICK, O. W. . Estudo Epidemiológico de 163 Casos de Melanoma Maligno Tratados no Hospital Santa Rita (1974 a 1986). In: II Congresso Ibero-Americano de Oncologia, 1988, Salvador, 1988.
-
DICK, O. W. . Motivos que Levaram Pacientes Portadores de Melanoma Maligno ao Hospital Santa Rita. In: II Congresso Ibero-Americano de Oncologia, 1988, Salvador, 1988.
-
DICK, O. W. . Estudo Comparativo de 164 Casos de Melanoma Maligno Tratados no Hospital Santa Rita. In: IV Jornada Sul Brasileira de Cirurgia, 1987, Florianópolis, 1987.
-
DICK, O. W. . Quimioterapia em Sarcomas de Partes Moles. In: V Simpósio da Sociedade Brasileira de Quimioterapia Antineoplásica, 1977, Uberaba, 1977.
-
DICK, O. W. . Melanoma Maligno - Tratamento com Dacarbazine. In: V Simpósio da Sociedade Brasileira de Quimioterapia Antineoplásica, 1977, Uberaba, 1977.
-
DICK, O. W. . Neoplasias Malignas do Sistema Linfático. In: Reunião da Sociedade de Medicina de Novo Hamburgo, 1968, Novo Hamburgo, 1968.
-
DICK, O. W. . Linfografías (Contribución por Invitación). In: XII Congreso Argentino de Radiologia, 1966, Cipolletti, 1966.
-
DICK, O. W. . Linfografia no Diagnóstico, Prognóstico e Tratamento das Neoplasias Genitais. In: IV Jornada Brasileira de Cancerologia, 1965, Porto Alegre, 1965.
-
DICK, O. W. . Linfografia em Cancerologia. In: V Jornada de Cancerologia, 1965, Belo Horizonte, 1965.
-
DICK, O. W. . Onphalocele. In: II Congresso Brasileiro de Medicina Militar, 1959, Porto Alegre, 1959.
-
DICK, O. W. . Feto Hidrocefálico em Parto Vaginal. In: II Congresso Médico da Associação Catarinense de Medicina, 1957, Florianópolis, 1957.
-
DICK, O. W. . Sobre um Caso de Hidronefrose Congenita Gigante. In: II Congresso Médico da Associação Catarinense de Medicina, 1957, Florianópolis, 1957.
-
DICK, O. W. . Ascaridíase das Vias Biliares. In: VII Jornada Sulriograndense de Cirurgia e IV Jornada Sulriograndense de Medicina Interna, 1957, Porto Alegre, 1957.
-
DICK, O. W. . Hepatoma Maligno. In: VII Jornada Sulriograndense de Cirurgia e IV Jornada Sulriograndense de Medicina Interna, 1957, Porto Alegre, 1957.
-
DICK, O. W. . Quimioterapia no Câncer Clinicamente Controlado. 1977. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
DICK, O. W. . Tratamento do Câncer Avançado dos Tecidos Ósseos e Conjuntivos. 1977. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
DICK, O. W. . Linfoma de Hodgkin. 1977. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
DICK, O. W. . Tumores da Infância. 1977. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
DICK, O. W. . Obstruções Intestinais. 1975. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
DICK, O. W. . Linfoma. 1973. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
DICK, O. W. . Estadiamento Clínico e as Categorias TNM em Oncologia. 1973. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
DICK, O. W. . Fundamentos Básicos da Cirurgia em Cancerologia. 1973. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
DICK, O. W. . Linfomas. 1973. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
DICK, O. W. . Linfomas. 1973. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
DICK, O. W. . Curso Revisão de Medicina Legal. 1972. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
DICK, O. W. . Linfomas Malignos. 1972. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
DICK, O. W. . Associação de drogas. 1969. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
DICK, O. W. . Quimioterapia do Câncer Avançado. 1969. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
DICK, O. W. . Diagósticos e Tratamento dos Tumores Ginecológicos. 1969. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
DICK, O. W. . Linfoadenografias. 1967. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
DICK, O. W. . Importância da Fisiologia Linfática na Interpretação do Linfograma. 1966. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
DICK, O. W. . Linfografia. 1966. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
DICK, O. W. . Cirurgia de Urgência. 1965. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
DICK, O. W. . Ressecções Múltiplas no Câncer Abdominal. 1965. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
DICK, O. W. . Semiologia dos tumores da Mama. 1962. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
DICK, O. W. . Tratamento Cirúrgico dos Tumores de Mama. 1962. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
DICK, O. W. . Células Imaturas, não cancerosas circulantes após exérese de um nevo azul benigno. 1962. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
DICK, O. W. . Tratamento das Mastopatias Funcionais. 1962. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
DICK, O. W. . Tratamento das Mastites. 1962. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
Outras produções
DICK, O. W. . I Congresso Internacional de Perícias Forenses. 2002. (patrono).
DICK, O. W. . Delito Passional e Emocional. 2000. (coordenador da palestra).
DICK, O. W. . XII Semana de Estudos Jurídicos: Livre Convencimento Criminal na Atualidade Democrática. 2000. (palestrante).
DICK, O. W. . Livre Convencimento do Juiz Face à Prova Pericial. 2000. (palestrante na mesa redonda).
DICK, O. W. . O Contraditório nas Perícias. 2000. (palestrante na mesa redonda).
DICK, O. W. . Ética Médica. 1999. (palestra proferida).
DICK, O. W. . Casos Concretos sob a Ótica da Criminalística. 1997. (palestra proferida).
DICK, O. W. . Importância da Perícia Médico-Legal. 1996. (conferência proferida).
DICK, O. W. . A Importância da Perícia Médico-Legal. 1996. (conferência proferida).
DICK, O. W. . Tratamento Cirúrgico dos Tumores de Partes Moles. 1993. (aula ministrada).
DICK, O. W. . Melanoma - História Natural da Doença. 1988. (aula ministrada).
DICK, O. W. . Melanoma - História Natural da Doença. 1986. (aula ministrada).
DICK, O. W. . Melanoma - Tratamento Cirúrgico. 1986. (aula ministrada).
DICK, O. W. . Vaciamiento Axilar: Técnicas. 1985. (painelista da mesa redonda).
DICK, O. W. . Orientação Geral da Cirurgia no Tratamento do Câncer - Operabilidade e Ressecabilidade. 1984. (aula ministrada).
DICK, O. W. . Melanoma - Tratamento Cirúrgico. 1984. (aula ministrada).
DICK, O. W. . Especialização em Programas de Saúde. 1984. (ministrou aula no curso).
DICK, O. W. . Piloroplastias. 1983. (aula ministrada).
DICK, O. W. . Estadiamento Clínico nas Neoplasias. 1983. (aula ministrada).
DICK, O. W. . Pseudo Cisto de Pâncreas - Condutas. 1983. (aula ministrada).
DICK, O. W. . Estadiamento dos Tumores do Aparelho Digestivo e Quimioterapia dos Tumores do Intestino Delgado e Colon. 1983. (aula ministrada).
DICK, O. W. . Programas de Saúde. 1983. (ministrou aula no curso de especialização).
DICK, O. W. . Especialização em Programas de Saúde. 1981. (ministrou aula no curso).
DICK, O. W. . Uso de Novas Drogas Citotóxicas no Tratamento do Câncer. 1980. (presidente da sessão de conferência).
DICK, O. W. . Melanomas. 1980. (painel apresentado).
DICK, O. W. . Doença de Hogdkin. 1979. (secretário da mesa redonda).
DICK, O. W. . Linfomas. 1978. (coordenador do simpósio).
DICK, O. W. . Tratamento do Câncer Avançado e Câncer Terminal. 1978. (conferência proferida).
DICK, O. W. . Câncer de Tireóide. 1978. (conferência proferida).
DICK, O. W. . Classificação e Macanismo de Ação dos Agentes Quimioterápicos. 1978. (aula ministrada).
DICK, O. W. . Princípios Básicos de Quimioterapia Antineoplásica. 1978. (aula ministrada).
DICK, O. W. . Tumores da Infância. 1977. (coordenador da mesa redonda).
DICK, O. W. . Quimioterapia no Câncer Clinicamente Controlado. 1977. (participante da discussão informal).
DICK, O. W. . Linfomas de Hodgkin. 1977. (participante da discussão clínica de casos).
DICK, O. W. . Tratamento do Câncer Avançado dos Tecidos Ósseos e Conjuntivos. 1977. (participante da mesa redonda).
DICK, O. W. . Obstruções Intestinais. 1975. (conferência proferida).
DICK, O. W. . Fundamentos Básicos em Oncologia. 1973. (coordenador do curso).
DICK, O. W. . Revisão de Medicina Legal. 1970. (ministrante do curso).
DICK, O. W. . Congressos Integrados de Cancerologia. 1969. (secretário de conferências).
DICK, O. W. . Associação de Drogas. 1969. (relator da mesa redonda).
DICK, O. W. . Linfoadenografias. 1967. (participante da mesa redonda).
DICK, O. W. . Importância da Fisiologia Linfática na Interpretação do Linfograma. 1966. (aula ministrada).
DICK, O. W. . IV Jornada Brasileira de Cancerologia. 1965. (secretário da mesa dirigente dos trabalhos da sessão de temas livres).
DICK, O. W. . Ressecções Múltiplas no Câncer Abdominal. 1965. (secretário da mesa dirigente dos trabalhos da mesa redonda).
DICK, O. W. . Cirurgia de Urgência. 1965. (ministrante do curso).
DICK, O. W. . Células Intramaturas não Cancerosas Circulantes após Exerese de um Nevo Azul Benigno. 1962. (aula ministrada).
DICK, O. W. . Semiologia dos Tumores da Mama. 1961. (aula ministrada).
DICK, O. W. . Do Tratamento Cirúrgico dos Tumores de Mama. 1961. (aula ministrada).
DICK, O. W. . Do Tratamento das Mastologias Funcionais. 1961. (aula ministrada).
DICK, O. W. . Do Tratamento das Mastites. 1961. (aula ministrada).
Prêmios
2014
Homenagem com nome de sala no Centro Cirúrgico do Hospital Santa Rita, Hospital Santa Rita da Santa Casa de Porto Alegre.
2007
Medalha Proficiência, Instituto Geral de Perícias do Rio Grande do Sul - IGP.
2007
VIII Prêmio Brasil de Medicina - Troféu de Bronze. Prêmio dos profissionais mais admirados do país, .
2006
Destaque Médico, Associação Médica do Rio Grande do Sul.
2004
Amigo do Instituto Superior de Segurança e Cidadania de Roraima, Instituto Superior de Segurança e Cidadania de Roraima.
2002
Patrono do I Congresso Internacional de Perícias Forenses, .
1998
Láurea Notabilíssimo Saber em virtude de seu profícuo e nobre exercício do magistério, Faculdade de Direito - Faculdades Integradas do Instituto Ritter dos Reis.
1994
Láurea Insigne Mérito pelos quinze anos de provecta e incansável dedicação à causa do ensino superior, Faculdade de Direito - Faculdades Integradas do Instituto Ritter dos Reis.
1992
Medalha Irmão Afonso (Pelos 25 de serviços prestados ao magisterio na Universidade), PUCRS.
1975
Cruz de Caballero de la Orden del Mérito Civil (em razão de sua relevante contribuição à Ciência quando de seu estudo de aperfeiçoamento médico na Espanha), Francisco Franco Bahamonde - Chefe do Estado Espanhol e Generalíssimo dos Exércitos Nacionais.
1972
Professor Homenageado, Formandos do Curso de Médico Legista e Químico Toxicologista da Escola de Polícia de Porto Alegre.
1970
Professor Homenageado, Formandos da Faculdade de Direito da PUCRS.
1966
Diretor do Departamento de Intercâmbio, Instituto de Cultura Hispânica do Rio Grande do Sul.
1940
Atestado de Honorabilidade, Exército Brasileiro.
Histórico profissional
Experiência profissional
1973 - 1989
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do SulVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Titular
Outras informações:
Professor Titular da Faculdade de Direito da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Atividades
-
01/1965 - 12/2010
Ensino, Medicina, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Medicina Legal e Deontologia
-
01/1965 - 12/2010
Ensino, Ciências Jurídicas e Sociais, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Medicina Legal e Deontologia
1970 - 1993
Comissão de Infortunística e Medicina Ocupacional e ReadaptaçãoVínculo: , Enquadramento Funcional: Coordenador
Outras informações:
Coordenador da Comissão de Infortunística , Medicina Ocupacional e Readaptação da Secretaria de Administração do RS.
Atividades
-
01/1970
Direção e administração, .,Cargo ou função, Coordenador.
1965 - 2013
Consultório ParticularVínculo: Profissional Liberal, Enquadramento Funcional: Médico, Carga horária: 0
Atividades
-
01/1965
Serviços técnicos especializados .,Serviço realizado, Clínica Oncológica.
1965 - Atual
Hospital Nossa Senhora da ConceiçãoVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Médico Cirurgião, Carga horária: 0
1965 - 1965
Hospital Nossa Senhora da ConceiçãoVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Co-Fundador de Instituto
Outras informações:
Co-Fundador do Instituto de Quimioterapia e Cirurgia dos tumores do Hospital Nossa Senhora da Conceição. Foi pioneiro da terapia anti-blástica no Rio Grande do Sul.
Atividades
-
01/1965
Serviços técnicos especializados .,Serviço realizado, Cirurgião.
1998 - Atual
Fundação Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto AlegreVínculo: Professor Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor Colaborador de Cirurgia Geral
1963 - 1998
Fundação Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto AlegreVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto de Cirurgia Geral, Carga horária: 0
Outras informações:
Professor adjunto da disciplina de Cirurgia Geral
1963 - 1997
Fundação Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto AlegreVínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Titular, Carga horária: 40
Outras informações:
Professor coordenador do curso de Cancerologia para o curso de Medicina.
Atividades
-
01/1997
Ensino, Medicina (Oncologia), Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Cirurgia de Tumores de Pele e Partes Moles
-
01/1963
Ensino, Medicina, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Cirurgia Geral
1962 - 1970
Departamento de Perícias Médicas do Estado do Rio Grande do SulVínculo: , Enquadramento Funcional: Diretor
Outras informações:
Diretor do Departamento de Perícias Médicas do Estado do Rio Grande do Sul
Atividades
-
01/1962
Direção e administração, .,Cargo ou função, Diretor.
1964 - Atual
Hospital Santa Rita da Irmandade da Santa Casa de Misericódia de Porto AlegVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Direção e Administração
Outras informações:
Criador da Residência de Cirurgia Oncológica e Oncologia Clínica do Hospital Santa Rita de Porto Alegre
1959 - Atual
Hospital Santa Rita da Irmandade da Santa Casa de Misericódia de Porto AlegVínculo: Prestador de Serviços, Enquadramento Funcional: Cirurgião Adjunto do serviço de Câncer, Carga horária: 20
1966 - 2011
Hospital Santa Rita da Irmandade da Santa Casa de Misericódia de Porto AlegVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Chefe de Serviço, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Criador e Chefe do Serviço de Cirurgia de Tumores de Pele e partes moles
1959 - 2011
Hospital Santa Rita da Irmandade da Santa Casa de Misericódia de Porto AlegVínculo: , Enquadramento Funcional: Médico
Outras informações:
Médico do serviço de Pelve e Partes Moles
1976 - 1977
Hospital Santa Rita da Irmandade da Santa Casa de Misericódia de Porto AlegVínculo: Presidente Comissão de Ensino, Enquadramento Funcional: Presidente da Comissão de Ensino, Carga horária: 20
Outras informações:
Presidente da Comissão de Ensino do Hospital Santa Rita da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre.
1976 - 1976
Hospital Santa Rita da Irmandade da Santa Casa de Misericódia de Porto AlegVínculo: Presidente, Enquadramento Funcional: Presidente da Comissão de Residência, Carga horária: 20
Outras informações:
Presidente da Comissão de Residência Médica do Hospital Santa Rita da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre
1958 - 1958
Hospital Santa Rita da Irmandade da Santa Casa de Misericódia de Porto AlegVínculo: , Enquadramento Funcional: Criador de Serviço de Residência Médica
Outras informações:
Criador da Residência de Cirurgia Oncológica e Oncologia Clínica do HSR/POA
Atividades
-
01/1964
Direção e administração, Departamento de Cirurgia de Tumores de Pele e Partes Moles, .,Cargo ou função, Chefe do Departamento.
-
01/1959
Serviços técnicos especializados , Departamento de Cirurgia de Tumores de Pele e Partes Moles, .,Serviço realizado, Médico Cirurgião.
1960 - 1967
Instituto Médico Legal do Estado do Rio Grande do SulVínculo: , Enquadramento Funcional: Diretor
Outras informações:
Diretor do IML por vários períodos.
1958 - 1967
Instituto Médico Legal do Estado do Rio Grande do SulVínculo: , Enquadramento Funcional: Médico Legista, Carga horária: 0
Outras informações:
Médico Legista durante toda sua atuação no Instituto.
Atividades
-
01/1964
Direção e administração, .,Cargo ou função, Diretor.
1977 - 1979
Sociedade Brasileira de Quimioterapia AntineoplásicaVínculo: Presidente, Enquadramento Funcional: Presidente
Outras informações:
Atualmente é a Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica.
1972 - 1976
Sociedade de Cancerologia do Rio Grande do SulVínculo: Presidente de Sociedade, Enquadramento Funcional: Presidente
Outras informações:
Presidente da Sociedade de Cancerologia do Rio Grande do Sul
1968 - 1971
Sociedade de Cancerologia do Rio Grande do SulVínculo: Seecretário Geral, Enquadramento Funcional: Secretário Geral, Carga horária: 20
1951 - 1958
Hospital Santa TerezinhaVínculo: , Enquadramento Funcional: Médico, Carga horária: 40
Outras informações:
Atuei como Médico na cidade de Braço do Norte, SC, atendendo acidentados, e prestando serviços em clínica geral, radiologia, cirurgia e obstetrícia.
1951 - 1958
Hospital Santa TerezinhaVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Diretor Médico, Regime: Dedicação exclusiva.
1963 - 1964
Instituto Nacional de Oncología de MadridVínculo: Médico Assistente, Enquadramento Funcional: Médico Assistente, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Realizado trabalhos de título "Microscopia Fluoroscópica en el diagnóstico del carcinoma genital geminino"; "Linfografia Pelviana"; "Interpretación pré y post operatória del diagnóstico histologico del carcinoma genital" y "Los falsos grados clínicos del Carcinoma Genital Femenino".
Atividades
-
09/1963 - 09/1964
Pesquisa e desenvolvimento , Servicio de Ginecología del Instituto Nacional de Oncología de Madrid, .,Linhas de pesquisa
-
09/1963 - 09/1964
Pesquisa e desenvolvimento , Servicio de Ginecología del Instituto Nacional de Oncología de Madrid, .,Linhas de pesquisa
-
09/1963 - 09/1964
Pesquisa e desenvolvimento , Servicio de Ginecología del Instituto Nacional de Oncología de Madrid, .,Linhas de pesquisa
-
09/1963 - 09/1964
Pesquisa e desenvolvimento , Servicio de Ginecología del Instituto Nacional de Oncología de Madrid, .,Linhas de pesquisa
-
09/1963 - 09/1964
Pesquisa e desenvolvimento , Servicio de Ginecología del Instituto Nacional de Oncología de Madrid, .,Linhas de pesquisa
-
09/1963 - 09/1964
Pesquisa e desenvolvimento , Servicio de Ginecología del Instituto Nacional de Oncología de Madrid, .,Linhas de pesquisa
-
09/1963 - 09/1964
Pesquisa e desenvolvimento , Servicio de Ginecología del Instituto Nacional de Oncología de Madrid, .,Linhas de pesquisa
-
09/1963 - 09/1964
Pesquisa e desenvolvimento , Servicio de Ginecología del Instituto Nacional de Oncología de Madrid, .,Linhas de pesquisa
1958 - Atual
Conselho Regional de Medicina do Rio Grande do SulVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Associado
Outras informações:
Associado no CREMERS desde 28 de agosto de 1958 sob o número 0492.
1963 - 1978
Conselho Regional de Medicina do Rio Grande do SulVínculo: Conselheiro Efetivo, Enquadramento Funcional: Conselheiro
1966 - 1970
Instituto de Cultura HispânicaVínculo: Diretoria, Enquadramento Funcional: Diretor do Departamento de Intercâmbio
1970 - 1990
Faculdades Integradas do Instituto Ritter dos ReisVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto
Outras informações:
Professor Adjunto da Disciplina de Medicina Legal para o Curso de Direito das Faculdades Integradas do Instituto Ritter dos Reis
1967 - 1970
Faculdades Integradas do Instituto Ritter dos ReisVínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Assistente
Outras informações:
Professor Assistente da disciplina de Medicina Legal para o Curso de Direito das Faculdades Integradas do Instituto Ritter dos Reis
1960 - 1980
Escola de Polícia da Secretaria de Segurança Pública do Estado do Rio GrandVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor da Cadeira de Medicina Legal
1965 - 1975
Associação dos Profissionais Liberais Universitários do BrasilVínculo: Associado, Enquadramento Funcional: Associado
1967 - 1982
Universidade do Vale do Rio dos SinosVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor titular da Faculdade de Direito
Outras informações:
Ex-professor titular da faculdade de Direito da UNISINOS
1974 - 1980
Academia de Polícia Militar da Brigada Militar do Rio Grande do SulVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor de Medicina Legal
Outras informações:
Professor de Medicina Legal para o Curso de Formação de Oficiais
1958 - 1963
Vara de Acidentes de TrabalhoVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Perito
Outras informações:
Perito da Vara de Acidentes de Trabalho da Comarca de Porto Alegre
1967 - 1968
IapiVínculo: , Enquadramento Funcional: Médico Perito Assessor
Outras informações:
Médico Perito do ex-IAPI para acidentes de trabalho e profissionais.
1951 - 1958
IapiVínculo: , Enquadramento Funcional: Médico
Outras informações:
Médico da carteira de Acidentes do Trabalho do IAPI, atuando como clínico geral, radiologista, cirurgião e obstetra na Cidade de Braço do Norte, SC.
1974 - 1980
INPSVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Médico Coordenador
Outras informações:
Médito coordenador de acidentes de trabalho na Agência em Porto Alegre Norte
1971 - 1974
INPSVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Médico Perito
Outras informações:
Médico Perito no Pronto Atendimento de Acidentados do Trabalho Sul, em Porto Alegre
1968 - 1970
INPSVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Médico Perito coordenador
Outras informações:
Médico perito coordenador dos postos de atendimento de acidentes do trabalho do grupamento de acidentes do trabalho do INPS
1971 - 1974
Pronto Atendimento de Acidentados do Trabalho - SulVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Médico Perito
1959 - 1968
Fundação João WalligVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Médico
Outras informações:
Médico clínico do Serviço de Assistência Médica da Fundação João Wallig, membro de diversos CIPA's das empresas Wallig
2010 - 2010
Universidade de Santa Cruz do SulVínculo: , Enquadramento Funcional: Professor de Medicina Legal
Outras informações:
Professor convidado da disciplina de Medicina Legal da faculdade de Direito da UNISC
1961 - Atual
Exército BrasileiroVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: 2 Tenente do Quadro de Médicos
Outras informações:
2 Tenente do Quadro de Médicos da Reserva de 2 Classe
1958 - 2000
Secretaria de Segurança Pública do Estado do Rio Grande do SulVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Médico Legista
Outras informações:
Médico Legista da Secretaria de Segurança Pública, departamento de Polícia Civil
1958 - 2000
SECRETARIA DE ADMINISTRAÇÃOVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Cargo de Confiança
1971 - 1975
SECRETARIA DE ADMINISTRAÇÃOVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Assistente Técnico
Outras informações:
Assistente técnico, FG-6, da comissão de Infortunística, Medicina Ocupacional e Readaptação, da Secretaria de Administração
1957 - 1960
Prefeitura de Braço do NorteVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Delegado de Higiene
Outras informações:
Delegado de Higiene Padrão I pela prefeitura de Braço do Norte, SC.
1959 - 1963
Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de Porto AlegreVínculo: , Enquadramento Funcional: Médico
Outras informações:
Médico do serviço de Medicina e Cirurgia da Portaria do Hospital Geral
1960 - 1967
Pronto Socorro Cruz AzulVínculo: , Enquadramento Funcional: Médico
Outras informações:
Médico, Socorrista e Chefe do Departamento de Cirurgia
1968 - Atual
Associação Médica do Rio Grande do SulVínculo: Associado, Enquadramento Funcional: Membro Efetivo
Outras informações:
Membro efetivo da AMRIGS, associado através do departamento de Cirurgia
1966 - 1967
Instituto Nacional de Assistência Médica da Previdência SocialVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Médico Cirurgião Geral
Outras informações:
Médico da especialidade de Cirurgia Geral
1962 - 1966
Instituto Nacional de Assistência Médica da Previdência SocialVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Médico
Outras informações:
Médico Membro da Comissão Regional de Oncologia
1958 - 1963
Departamento Estadual de Perícias MédicasVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Diretor
Outras informações:
Diretor da Diretoria de Biometria Médica do atual Departamento de Perícias Médicas
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Oswaldo Wolff Dick e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?