Kelly Cristina Carvalho
Possui Licenciatura Plena e Bacharelado em GEOGRAFIA pela Universidade Federal de Mato Grosso (2009). Mestre em Geografia, Área de Concentração Ambiente e Desenvolvimento Regional. Linha de Pesquisa: Produção do Espaço Regional(ingresso 2010).
Integrante do Grupo de Pesquisas em Geografia Agrária e Conservação da Biodiversidade do Pantanal - GECA/UFMT.
Durante 2010-2012 foi pesquisadora do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Áreas Úmidas- INAU e do Centro de Pesquisas do Pantanal CPP.
Atualmente faz parte da equipe de Mato Grosso do Projeto Banco de Dados da Luta pela Terra - Dataluta desenvolvido em parceria com o Núcleo de Estudos, Pesquisas e Projetos de Reforma Agrária (NERA - UNESP),
Foi Pesquisadora Cooperada da Cooperativa de Artesões de Pai André e Bom Sucesso - COORIMBATÁ. Desenvolvendo pesquisas nas áreas de Geografia Agrária.
Informações coletadas do Lattes em 02/06/2023
Acadêmico
Formação acadêmica
Mestrado em Geografia
2010 - 2012
Universidade Federal de Mato Grosso
Título: CADEIA DA PECUÁRA BOVINA DAS MÉDIAS E PEQUENAS PROPRIEDADES DO PANTANAL NORTE MATO-GROSSENSE, UM ESTUDO EM CÁCERES/MT-BRASIL,Ano de Obtenção: 2012
Orientador: Onélia Carmem Rosseto
Coorientador: Suely Tocantins. Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil. Grande área: Ciências Humanas
Especialização em Ensino e Aprendizagem da Geografia para o Ensino
2013 - 2014
Universidade Católica de Brasília
Título: O LUGAR NO CONTEXTO DA GEOGRAFIA NA ESCOLA E NA SALA DE AULA-UTILIZANDO O ESPAÇO ESCOLAR NO COLÉGIO SALESIANO SANTO ANTÔNIO -CUIABÁ, MT/BRASIL
Orientador: Chris Alves da Silva
Curso técnico/profissionalizante
2002 - 2004
Fundação de Apoio ao Desenvolvimento e à Educação do CEFET-Cuiabá
Formação complementar
2013 - 2014
Pós-Graduação Lato Sensu em Ensino e Aprenizagem d. (Carga horária: 436h). , Universidade Católica de Brasília, UCB/DF, Brasil.
2005 - 2009
Extensão universitária em Bacharel em Geografia. , Universidade Federal de Mato Grosso, UFMT, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Humanas / Área: Geografia / Subárea: Geografia Humana/Especialidade: Geografia Agrária.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Turismo / Subárea: Metodologia de Pesquisa.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Turismo / Subárea: Geografia e Meio Ambiente.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Turismo / Subárea: Geografia para o Turismo.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Turismo / Subárea: Cartografia Para o Turismo.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Geografia / Subárea: Geografia do Brasil e Mato Grosso.
Organização de eventos
CARVALHO, K. C. ; OLIVEIRA, J.B. da S . VI SEMANA de TURISMO e IV SEMANA CIENTÍFICA do TURISMO - CULTURA MATO-GROSSENSE E SUAS INFLUÊNCIAS. 2016. (Outro).
CARVALHO, K. C. ; OLIVEIRA, J.B. da S . V SEMANA de TURISMO e III SEMANA CIENTÍFICA - Brasil Mostra a Tua Cara. 2015. (Outro).
CARVALHO, K. C. . Seminário Regional ' Novas Fronteiras do Biodíesel na Amazônia: Limites e Desafios da Incorporação da pequena Produção Agrícola. 2010. (Outro).
CARVALHO, K. C. . II Oficinas de Geografia : Campos Vivo. 2009. (Outro).
CARVALHO, K. C. ; OLIVEIRA, J.B. da S . V SEMANA de TURISMO e III SEMANA CIENTÍFICA - Brasil Mostra a Tua Cara. 2015. (Outro).
CARVALHO, K. C. ; OLIVEIRA, J.B. da S . VI SEMANA de TURISMO e IV SEMANA CIENTÍFICA do TURISMO - CULTURA MATO-GROSSENSE E SUAS INFLUÊNCIAS. 2016. (Outro).
Participação em eventos
Projeto VIVA SEU BAIRRO.Organização de Eventos - Cerimonial e Recreação. 2016. (Oficina).
Formação Continuada de Professores.RESSIGNIFICANDO PRÁTICAS NA GRADUAÇÃO: Formação e Saberes. 2015. (Outra).
Sala do EDUCADOR.Sala do EDUCADOR. 2015. (Oficina).
I Congresso Brasileiro de Áreas Úmidas em Cuiabá, Mato Grosso, Brasil. Da Pecuária do Pantaneiro para os Migrantes do Mundo. 2012. (Congresso).
I SEMINÁRIO DO GRUPO DE ESTUDOS EM GEOGRAFIA AGRÁRIA E CONSERVAÇÃO DA BIODIVERSIDADE DO PANTANAL GECA/UFMT-2012- REDE PESCA E REDE PECUÁRIA.Cadeia da Pecuária Bovina das Médias e Grandes Propriedades do Pantanal Norte Mato-grossense. Um Estudo em Cáceres. Brasil. 2012. (Seminário).
5 Simpósio sobre Recursos Naturais e Socioecônomicos do Pantanal-Gestão do Ecossistema Pantanal: rumo a uma Sociedade Sustentável.Trabalho no Campo: Formalidade e Informalidade nas Propriedades Rurais de Cáceres, Mato Grosso, Brasil. 2010. (Simpósio).
I Semana do Professor de Geografia. 2010. (Outra).
IV Simpósio da Amazônia Meridional em Ciências Ambientais. 2010. (Simpósio).
IV Simpósio da Amazônia Meridional em Ciências Ambientais.SINOP-MT (IN) SUSTENTÁVEL: ÁREAS DE RISCO PELA OCORRÊNCIA DE ENCHENTES URBANAS. 2010. (Simpósio).
IV Simpósio da Amazônia Meridional em Ciências Ambientais- mini curso Biologia, Identificação e Primeiros Socorros Relacionados a Serpentes Peçonhentas do Norte Mato-Grossense. 2010. (Outra).
Seminário Regional ' Novas Fronteiras do Biodíesel na Amazônia: Limites e Desafios da Incorporação da pequena Produção Agrícola. 2010. (Seminário).
XVI Encontro Nacional de Geógrafos. A INSERÇÃO DOS PEQUENOS PRODUTORES RURAIS NA ECONOMIA SOLIDARIA NO PANTANAL MATOGROSSENSE. 2010. (Congresso).
XVI Encontro Nacional de Geógrafos. 2010. (Congresso).
XVI Encontro Nacional de Geógrafos - oficina Perspectivas Teóricas de Curriculo e Ensino de Geografia: Interpretando as Políticas Curriculares Atuais. 2010. (Oficina).
CINE PET- CAGEO: O cinema e o ensino da geografia. 2009. (Outra).
I Ciclo de Palestras do Grupo de Estudos sobre Cidades e Novas Territorialidade Urbanas em Cuiabá. 2009. (Outra).
II Seminário da Graduação: o prazer da produção científica em geografia.Mistica e Economia Solidária. 2009. (Seminário).
Expo Brasil. 2008. (Encontro).
I Seminário da Graduação: o prazer da produção científica em geografia.Mística e a Feira da Economia Solidária. 2008. (Seminário).
OFICINA CAMPUS VIVO.Variações de Temperatura e Umidade Relativa do Ar no Campus da UFMT. 2008. (Oficina).
PERSPECTIVAS CULTURAIS PARA O ESTUDO DAS CIDADES- SEMANA DA GEOGRAFIA. 2008. (Outra).
SEMANA DA GEOGRAFIA. 2008. (Seminário).
IDENTIFICAÇÃO E BIOLOGIA DE ANIMAIS PEÇONHENTOS, SISTEMATOLOGIA DOS ACIDENTES E MANEJO. 2007. (Outra).
ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA. 2006. (Outra).
II SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE ESTUDOS REGIONAIS SUL-AMERICANOS: CONTRASTES SOCIOTERRITORIAIS E PERSPECTIVAS DE INTEGRAÇÃO REGIONAL. 2006. (Seminário).
SEMINÁRIO MATO-GROSSENSE DE FLORES TROPICAIS E FOLHAGENS. 2006. (Seminário).
VII SIMPÓSIO BRASILEIRO DE CLIMATOLOGIA GEOGRÁFICA - OS CLIMAS E A PRODUÇÃO DO ESPAÇO NO BRASIL.ENSAIO METODOLÓGICO PARA ESTUDOS DE MICROCLIMA: UM EXEMPLO NA ESTAÇÃO CHUVOSA. 2006. (Simpósio).
VI SEMINÁRIO DO ICHS, POLÍTICA, AMBIENTE E DIVERSIDADE CULTURAL. 2006. (Seminário).
VI SEMINÁRIO DO ICHS, POLÍTICA, AMBIENTE E DIVERSIDADE CULTURAL.O AGRONEGÓCIO EM DIAMANTINO. 2006. (Seminário).
Participação em bancas
CARVALHO, K. C.. Boia-à-Serra: Figura lendária de Santo Antonio de Leverger, MT. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Turismo) - Faculdade de Cuiabá.
CARVALHO, K. C.. As Três Ruas do Calçadão do Centro Histórico de Cuiabá, como potencial turístico. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Turismo) - Faculdade de Cuiabá.
CARVALHO, K. C.. Turismo Histórico- Cultural: Usina Itaicy. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Turismo) - Faculdade de Cuiabá.
ABDALLA, Silvana;CARVALHO, K. C.; ZAVALA, Julio. TURISMO E EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA ORLA DA COMUNIDADE DE SÃO GONÇALO BEIRA RIO, CUIABÁ-MT. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Turismo) - Faculdade de Cuiabá.
NORA, G. D.; Rossetto,Onélia Carmem;CARVALHO, K. C.. A IMPORTÂNCIA DA TECA NA COMUNIDADE DE PIRIZAL-MT. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em GEOGRAFIA) - Universidade Federal de Mato Grosso.
NORA, G. D.; CHRISTAN, P.;CARVALHO, K. C.. UM ESTUDO SOBRE A PROPOSTA DAS ESCOLAS SUSTENTÁVEIS E O ENSINO DE GEOGRAFIA. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em GEOGRAFIA) - Universidade Federal de Mato Grosso.
NORA, G. D.; CHRISTAN, P.;CARVALHO, K. C.. ANALISE DA LEITURA E COMPREENSÃO DE MAPAS NOS ALUNOS DO 9o ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL EM ESCOLAS DA REDE PÚBLICA E PRIVADA DE CUIABÁ-MT. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em GEOGRAFIA) - Universidade Federal de Mato Grosso.
Orientou
HISTÓRIA, CULTURA E RELIGIOSIDADE DO DISTRITO DE BOMSUCESSO EM VÁRZEA GRANDE-MT/BRASIL; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Turismo) - Faculdade de Cuiabá; Orientador: Kelly Cristina Carvalho;
Lambadão na grande Cuiabá; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Turismo) - Faculdade de Cuiabá; Orientador: Kelly Cristina Carvalho;
Lambadão na grande Cuiabá; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Turismo) - Faculdade de Cuiabá; Orientador: Kelly Cristina Carvalho;
Turismo interno no Brasil na melhor idade; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Turismo) - Faculdade de Cuiabá; Orientador: Kelly Cristina Carvalho;
Gastronomia: bombons com recheios de frutas regionais; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Turismo) - Faculdade de Cuiabá; Orientador: Kelly Cristina Carvalho;
Rio Grande do Sul - Gramado; 2015; Iniciação Científica; (Graduando em Turismo) - Faculdade de Cuiabá; Orientador: Kelly Cristina Carvalho;
Rio Grande do Sul - Gramado; 2015; Iniciação Científica; (Graduando em Turismo) - Faculdade de Cuiabá; Orientador: Kelly Cristina Carvalho;
Paraná; 2015; Iniciação Científica; (Graduando em Turismo) - Faculdade de Cuiabá; Orientador: Kelly Cristina Carvalho;
Paraná; 2015; Iniciação Científica; (Graduando em Turismo) - Faculdade de Cuiabá; Orientador: Kelly Cristina Carvalho;
Produções bibliográficas
-
Rossetto,Onélia Carmem ; TOCANTINS, N. ; CARVALHO, K. C. ; LIMA, D. M. D. F. ; ZARISTA, S. ; MOREIRA, M. C. ; NORA, G.D . Ambiente Agrário do Pantanal Brasileiro:socioeconomia e conservação da biodiversidade. 1. ed. Porto Alegre: Compasso Lugar Cultura, 2015. 457p .
-
FERNANDES, B. M. ; COCA, E. L. F. ; VINHA, J. F. S. C. ; Rossetto,Onélia Carmem ; CARVALHO, K. C. ; NORA, G.D ; SANTIAGO, G. M. ; FERREIRA, H.V.L . DATALUTA - Questão Agrária e Coletivo de Pensamento. 1. ed. , 2014.
-
Rossetto,Onélia Carmem ; NORA, G.D ; CARVALHO, K. C. ; SANTIAGO, G. M. ; FERREIRA, H.V.L . A QUESTÃO INDÍGENA EM MATO GROSSO: TENSÕES E CONFLITOS. Boletim DATALUTA, p. 1 - 9, 20 fev. 2014.
-
CARVALHO, K. C. ; Rossetto,Onélia Carmem . DA PECUÁRIA DO PANTANEIRO PARA OS MIGRANTES DO MUNDO.BRASIL. In: Encontro de Geógrafos da América Latina, 2013, Lima. EGAL- 2013, 2013.
-
CARVALHO, K. C. ; Rossetto,Onélia Carmem . A CADEIA DA PECUÁRIA BOVINA DAS MÉDIAS E GRANDES PROPRIEDADES DO PANTANAL NORTE MATO-GROSSENSE. In: XVI Encontro Nacional de Geógrafos. 2010, 2013, Porto Alegre. XVI Encontro Nacional de Geógrafos. 2010, 2010.
-
CARVALHO, K. C. ; Rossetto,Onélia Carmem . DA PECUÁRIA DO PANTANEIRO PARA OS MIGRANTES DO MUNDO, UM ESTUDO EM CÁCERES/MT-BRASIL. In: I Congresso Brasileiro de Áreas Úmidas, 2012, Cuiabá-MT. I Congresso Brasileiro de Áreas Úmidas., 2012.
-
CARVALHO, K. C. ; ABRÃAO, N.A ; NORA, G.D . ALGUNS APONTAMENTOS SOBRE A QUESTÃO AGRÁRIA NO PANTANAL MATO GROSSENSE. In: XVIII Encontro Nacional de Geógrafos., 2012. XVIII Encontro Nacional de Geógrafos. 2010. (Congresso)., 2012.
-
CARVALHO, K. C. ; Rossetto,Onélia Carmem . Cadeia da Pecuária Bovina das Médias e Grandes Propriedades do Pantanal Norte Mato-grossense. Um Estudo em Cáceres. Brasil. 2012. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
CARVALHO, K. C. ; Rossetto,Onélia Carmem . Da Pecuária do Pantaneiro para os Migrantes do Mundo. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
LIMA, D. M. D. F. ; CARVALHO, K. C. ; CRUZ, F. P. ; PITT, H. . SINOP-MT (IN) SUSTENTÁVEL: ÁREAS DE RISCO PELA OCORRÊNCIA DE ENCHENTES URBANAS. 2010. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
CARVALHO, K. C. ; Rossetto,Onélia Carmem . A Inserção dos Pequenos Produtores Rurais do Pantanal Mato-Grossense na Economia Solidária. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
CARVALHO, K. C. ; LIMA, D. M. D. F. . Trabalho no Campo:Formalidade e Informalidade nas Propriedades Rurais de Cáceres, Mato Grosso, Brasil. 2010. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
CARVALHO, K. C. ; SUPRIANO, M. . Uso do Solo x Temperatura no Campus da Universidade de Mato Grosso. 2009. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
CARVALHO, K. C. . MÍSTICA E A FEIRA DA ECONOMIA SOLIDÁRIA. 2008. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
BASTOS, J. A. ; CARVALHO, K. C. ; ZARISTA, S. . Variações de Temperatura e Umidade Relativa do Ar no Campus da UFMT. 2008. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
BASTOS, J. A. ; CARVALHO, K. C. ; VIEIRA, A. C. . O AGRONEGÓCIO EM DIAMANTINO. 2006. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
BASTOS, J. A. ; CARVALHO, K. C. ; VIEIRA, A. C. ; PIRES, G. R. ; BARROS, A. O. ; ALMEIDA, P. D. C. ; OLIVEIRA, B. R. M. ; REZENDE, M. N. ; BARROS, A. B. ; SILVA, A. M. ; VASCONCELOS, R. F. ; SOUZA, F. L. P. ; BORGES, T. A. . OS CLIMAS E A PRODUÇÃO DO ESPAÇO NO BRASIL.ENSAIO METODOLÓGICO PARA ESTUDOS DE MICROCLIMA: UM EXEMPLO NA ESTAÇÃO CHUVOSA.. 2006. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
Outras produções
Rossetto,Onélia Carmem ; GIRARDI, E. P. ; NORA, G.D ; CARVALHO, K. C. ; SANTIAGO, G. M. ; FERREIRA, H.V.L . Banco de Dados da Luta Pela Terra ? DATALUTA. 2013. (Relatório de pesquisa).
CARVALHO, K. C. . II OFICINAS DE GEOGRAFIA: CAMPOS VIVO. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
CARVALHO, K. C. ; BASTOS, J. A. . OFICINAS CAMPO VIVO-Variações de Temperatura e Umidade Relativa do Ar no Campus da UFMT. 2009. .
Projetos de pesquisa
-
2010 - 2012
Aspectos Socioeconômicos do Pantanal Norte-Matogrossense., Descrição: A escassez de indicadores sociais e econômicos atualizados sobre a população que ocupa as áreas rurais pantaneiras dificulta a proposição de políticas públicas condizentes com o referido contexto. Dessa forma, almeja-se contribuir para a elaboração e consolidação de políticas públicas direcionadas à conservação do patrimônio natural bem como para ações que fortaleçam a base econômica das propriedades rurais.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Kelly Cristina Carvalho - Integrante / Onélia Carmem Rossetto - Coordenador / Eduardo Paulon Girardi - Integrante / Suely Tocantins - Integrante / Diogo Marcelo Delben F. de Lima - Integrante / Gracindo Rogério Gomes - Integrante / Marcelo Carlos Moreira - Integrante / Luis Guilherme Ferreira Leite - Integrante / Flavyane Rosa Borges - Integrante.
Histórico profissional
Experiência profissional
2015 - Atual
Faculdade de CuiabáVínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 4
Outras informações:
Atua na Área do curso de Turismo com a Disciplina Métodos e Técnicas de Pesquisa.
2015 - Atual
Faculdade de CuiabáVínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 4
Outras informações:
Atua na Área do curso de Turismo com a disciplina de Geografia do Brasil e Mato Grosso
2013 - Atual
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita FilhoVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Pesquisador, Carga horária: 6
2012 - Atual
Salesiano Santo AntônioVínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor
2010 - 2012
Universidade Federal de Mato GrossoVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Colaborador, Regime: Dedicação exclusiva.
2009 - 2010
Tecnomapas- LtdaVínculo: Contratado, Enquadramento Funcional: Auxiliar Geoprocessamento, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Analisar/interpretar imagens de satélite de desmate,queimadas, ocupação e uso do solo. E trabalhar com funções básicas de programas como ArcGis, MicroStation e GeoMedia.
2003 - 2003
GEBETZVínculo: ESTÁGIO, Enquadramento Funcional: ESTÁGIO, Carga horária: 40
Outras informações:
-Análise de água de: ?Pasteurizadores ?Condensadores ?Caldeiras ?Torres de Sistema CO2 e Ar Comprimido
2003 - 2008
Compahia de Bebidas das AmericasVínculo: TECNICO QUÍMICO, Enquadramento Funcional: TECNICO QUÍMICO II, Carga horária: 40
Outras informações:
- Interlaboratoriais - Facilitadora de Gente e Gestão na área de Qualidade, - Técnica responsável pela realização de análise Físico Químico de Cerveja, Refrigerante , Água e Matéria - Prima - Acompanhamento de Dados de produtividade - Análise sensorial(Fazendo parte do corpo de Degustadores) - Controle de qualidade - Utilização das ferramentas da qualidade e PDCA?s - Desenvolvimento com ferramentas (GEMAN,MES,SAP,People Soft,Verificador de Frequência), HACCP ,5S
2003 - 2003
Compahia de Bebidas das AmericasVínculo: ESTÁGIO, Enquadramento Funcional: ESTÁGIO, Carga horária: 40
Outras informações:
- Facilitadora de Gente e Gestão na área de Qualidade, - Técnica responsável pela realização de análise Físico Químico de Cerveja, Refrigerante , Água e Matéria - Prima - Controle de qualidade - Desenvolvimento com ferramentas (Verificador de Frequência), HACCP ,5S
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Kelly Cristina Carvalho e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?