Carlos Felipe Chaia Cury

Mestre em Ciência e Tecnologia de Materiais (M.Sc.), formado em Engenharia de Produção, pela UNISUAM, e em Tecnologia em Construção Naval, pela UEZO. Oficial temporário da Marinha de Guerra do Brasil, boa experiência em liderar equipes e converter os esforços e materiais em cumprimento de metas e objetivos. Experiência em logística e PCP de estaleiro (SUPERPESA) e em soluções de problemas em engenharia através de venda técnico-comercial de projetos em engenharia naval (OCEÂNICA OFFSHORE).

Informações coletadas do Lattes em 31/10/2019

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Mestrado profissional em Mestrado em Ciência e Tecnologia de Materiais

2013 - 2016

Centro Universitário Estadual da Zona Oeste
Título: Reparo em tubulações de aço carbono utilizando compósitos de fibra de carbono, Ano de Obtenção:
Orientador: Carlos Alberto Martins Ferreira
Palavras-chave: Compósito; Fibra de Carbono; Reparo usando compósitos; Reparo em tubulações; Embarcações e Navios.

Graduação em Engenharia de Produção

2015 - 2017

Centro Universitário Augusto Motta
Título: Sistemas Especialistas: Evolução, Importância e Aplicabilidade através da elaboração de um software, o CARGOAPP
Orientador: Rodrigo Linhares Lauria

Graduação em Tecnologia em Construção Naval

2006 - 2009

Centro Universitário Estadual da Zona Oeste
Título: Descrição de aspectos técnicos de transporte de um Manifold Submarino.

Curso técnico/profissionalizante

2002 - 2004

S.O.S Computadores

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2007 -

Extensão universitária em Microscopia Eletrônica de Varredura. , Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia, COPPE/UFRJ, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

XXXI Encontro Nacional de Física da Matéria Condensada. Estudo da evolução dos microvestígios de munições brasileiras via Microscopia Eletrônica de Varredura. 2008. (Congresso).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Mariana S

JESUS FILHO, E.; LAURIA, R. L.; SANTOS, A. M. S.;CURY, C. F. C.. Dias de Oliveira.Aplicações das ferramentas da qualidade na área fabril. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Centro Universitário Augusto Motta.

Aluno: Aline Eccard da Paixão Santos

JESUS FILHO, E.; LAURIA, R. L.; SANTOS, A. M. S.;CURY, C. F. C.. Aplicação das ferramentas básicas da qualidade e o ciclo PDCA para melhoria continua no recebimento fiscal da CSC de uma empresa engarrafadora e distribuidora de GLP.. 2017.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Isaias Quaresma Masetti

FERREIRA, C. A. M.Alisson Clay Rios da Silva; Mauro Carlos Lopes de Souza;MASETTI, I. Q.. Reparo em tubulações de aço carbono utilizando compósito de fibra de carbono.. 2016. Dissertação (Mestrado em Ciência e Tecnologia de Materiais) - Centro Universitário da Zona Oeste.

Mauro carlos Lopes Souza

FERREIRA, C. A. M.;SOUZA, M. C. L.; MASETTI, I. Q.. Reparo em Tubulações de Aço Carbono Utilizando Compósito de Fibra de Carbono. 2016. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Ciência e Tecnologia de Materiais) - UNIVERSIDADE ESTADUAL DA ZONA OESTE - UEZO.

Carlos Alberto Martins Ferreira

CURY, C. F. C.; Souza, M. L.; MASETTI, I. Q.;FERREIRA, C. A. M.. Reparo em Tubulações de Aço Carbono Utilizando Compósito de Fibra de Carbono. 2016. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional) - Centro Universitário Estadual da Zona Oeste.

Edmilson Monteiro de Souza

Silva, A. C. R.; Ferreira, C. A. M.; Souza, E.M.. UTILIZAÇÃO DE COMPÓSITOS EM REPAROS DE ESTRUTURAS METÁLICAS NAVAIS. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Mest. Prof. Ciência e Tecnologia de Materiais) - Centro Universitário da Zona Oeste.

Alisson Clay Rios da Silva

RIOS, A.C.S.; FERREIRA, C. A. M.; SOUZA, E.M.. Utilização de compósitos em reparos de estruturas metálicas navais. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Ciência e Tecnologia de Materiais) - Centro Universitário Estadual da Zona Oeste.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Ana Paula dos Santos Costa

Estudo sobre Procedimento de Transporte e Logística, Marítima, de um Manifold de 230 toneladas; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Curso Superior Tecnológico em Construção Naval) - Universidade Estadual da Zona Oeste; Orientador: Ana Paula dos Santos Costa;

Andréa Porto Carreiro Campos

Estudo da evolução dos microvestígios de munições brasileiras via microscopia eletrônica de varredura; 2007; Iniciação Científica; (Graduando em Tecnologia em Construção Naval e Offshore) - Centro Universitário Estadual da Zona Oeste, Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ; Orientador: Andrea Porto Carreiro Campos;

Carlos Alberto Martins Ferreira

Reparo em Tubulações de Aço Carbono Utilizando Compósitos de Fibra de Carbono; 2016; Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional) - Centro Universitário da Zona Oeste,; Orientador: Carlos Alberto Martins Ferreira;

Alisson Clay Rios da Silva

Utilização de compósitos em reparos de estruturas metálicas navais; 2014; Dissertação (Mestrado em Ciência e Tecnologia de Materiais) - Centro Universitário Estadual da Zona Oeste,; Orientador: Alisson Clay Rios da Silva;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • CURY, C. F. C. ; Campos, A. P. C. . Estudo da evolução dos microvestígios de munições brasileiras via Microscopia Eletrônica de Varredura. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2007 - 2009

    Estudo da evolução dos microvestígios de munições brasileiras via Microscopia Eletrônica de Varredura, Descrição: Cada arma de fogo possui características individuais que são transferidas na forma de deformações e marcas microscópicas nos componentes de muniçõoes (projetis e estojos). Estas marcas, denominadas microvestígios, são consideradas únicas como as impressões digitais humanas, permitindo determinar se um projetil ou estojo encontrado em local de crime partiu de uma arma suspeita. A comparação entre os microvestígios de componentes de munições é um exame de rotina realizado em laboratórios forenses com o auxílio de um microscópio óptico. Em alguns casos, no entanto, não é possível afirmar com certeza se duas amostras foram produzidas por uma mesma arma. Para estes casos inconclusivos o Microscópio Eletrônico de Varredura (MEV) pode ser utilizado para evidenciar características suplementares e assim concluir de forma categórica o exame. O MEV provém mais detalhes de uma amostra devido à expansão do aumento em relação ao microscópio óptico, com uma melhor resolução e profundidade de foco. Neste trabalho foram analisadas e comparadas as características dos microvestígios de munições produzidos a partir de vários modelos de armas de fogo encontradas no Brasil com o auxílio do MEV e do microscópio óptico. Os projetis e estojos disponíveis no mercado são confeccionados em diversas ligas metálicas dando origem a diferentes padrões de microvestígios. As imagens das marcas individuais geradas foram catalogadas com o intuito de formar um banco de dados para orientar as perícias realizadas pelos Institutos Forenses Brasileiros.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 2010 - 2018

    Marinha do Brasil - Arsenal de Marinha do Rio de Janeiro

    Vínculo: , Enquadramento Funcional: Primeiro-Tenente (Temporário), Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    De Agosto/2016 aos dias atuais: => Encarregado da Divisão de Guindastes; => Fiscal de Contratos Administrativos (Manobra de peso com utilização de guindastes com capacidade nominal de 30, 50, 70, 100, 120, 150 e 200 toneladas). De Agosto/2013 a Agosto/2016: => Encarregado do Grupo de fabricação e montagem de redes de novas embarcações; => Encarregado do Grupo de reparo de tubulações e redes. De Março/2010 a Agosto/2013: => Encarregado da Seção de Coordenação e Programação de obras (Novembro/2011 à Agosto/2013); - Responsável pelas equipes de coordenação e programação de todas as obras executadas pela Divisão de Oficinas Estruturais do Arsenal de Marinha do Rio de Janeiro; - Atendimento e elaboração de cronogramas de obras de reparo e construção naval; - Responsável pelo Setor de Materiais; => Responsável pelo Setor de Contratos e pela elaboração técnica de Projetos Básicos e Termos de Referências para Processos Licitatórios (PL) da área de Estruturas Navais e Adjunto do Fiscal de Contratos da Divisão de Oficinas Estruturais para fiscalização de contratos (Março/2010 à Agosto/2013): - PL trabalhados: Caldeiraria Pesada (Reparo e Construção Naval), Caldeiraria Leve (Reparo Naval), Isolamento Térmico/Acústico, Descarte de Isolamentos Térmicos/Acústicos. => Encarregado da Seção de Acabamento Estrutural (Março/2010 à Novembro/2011); - Responsável pelas oficinas de Serralheria, Funilaria, Isolamento Térmico e Velame/Massame (Cabos de aço e lonas); => Representante do Sistema de Gestão da Qualidade certificado ISO 9001:2008 (Março/2010 à Novembro/2011): - Processo certificado: Fabricação e Montagem de Blocos Estruturais.

  • 2018 - 2018

    Centro Universitário Augusto Motta

    Vínculo: Professor substituto, Enquadramento Funcional: Professor substituto, Carga horária: 23

    Outras informações:
    Professor substituto das disciplinas: - Projeto de Fábrica e Layout (Engenharia de Produção); - Propriedade Intelectual e Patentes (Engenharia de Produção); - Matemática Aplicada (Administração e Ciências Contábeis).

  • 2018 - 2018

    Centro Universitário Augusto Motta

    Vínculo: Professor substituto, Enquadramento Funcional: Professor substituto, Carga horária: 10

    Outras informações:
    Professor substituto da disciplina: - Modelagem e Simulação (Engenharia de Produção).

  • 2009 - 2010

    SUPERPESA INDUSTRIAL LTDA

    Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Auxiliar de PCP, Carga horária: 40

    Outras informações:
    - Auditor interno do Sistema de Gestão da Qualidade ? NBR ISO 9001:2008; - Facilitador do Sistema de Gestão da Qualidade ? NBR ISO 9001:2008; - PCP do Estaleiro Superpesa, atividades: - Coordenação e controle de recebimento e armazenagem de navi peças; - Coordenação e controle de almoxarifado; - Coordenação e controle de apropriação de colaboradores nos blocos; - Controle de adicionais e elaboração de planilhas financeiras; - Especificação de material (Ferramentas para Caldeireiros, Soldadores, Maçariqueiros e ½ Oficiais de Caldeiraria; Esticadores, Grampos para Elevação; Maquinário etc.) para compra; - Vistoria visual (Solda) e dimensional (Estrutura) de blocos (Vistoria interna Superpesa); - Controle de evolução das obras.

  • 2009 - 2009

    SUPERPESA CIA DE TRANSPORTES INTERMODAIS E ESPECIAIS

    Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Assistente de Logística, Carga horária: 40

    Outras informações:
    - Auditor interno do Sistema de Gestão da Qualidade ? NBR ISO 9001:2008; - Facilitador do Sistema de Gestão da Qualidade ? NBR ISO 9001:2008; - Responsável pelo controle de certificados e certificados condicionais das Balas SUPERPESA; - Verificação e correção técnica de Planos das Balsas SUPERPESA; - Atividades junto às Classificadoras (RBNA e ABS), para solução de problemas, das embarcações da Superpesa; - Facilitador das exigências documentais feitas pelas Classificadoras quanto às certificações das Balsas SUPERPESA; - Acompanhamento dos reparos das embarcações da Superpesa; - Acompanhamento da utilização das embarcações e emissão do Relatório Informativo das Embarcações da Superpesa; - Levantamento de problemas mecânicos dos cavalos e carretas; - Um dos facilitadores do DDSMS dos setores: DETA, DENAV e DEME.

  • 2008 - 2008

    Oceânica Offshore - Engenharia e Consultoria Naval e Offshore

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 30, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    - Estruturas Navais e Offshore e em geral; - Atuação na área comercial de projetos em andamento e aquisição de novos projetos; - Venda Técnica de projetos em engenharia naval e offshore.

  • 2007 - 2009

    Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ

    Vínculo: Outro - Iniciação Científica, Enquadramento Funcional: Pesquisador

  • 2004 - 2004

    Tech House Informática

    Vínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 40

    Outras informações:
    => Técnico em Informática => Atuação: Implantação, correções e ampliações de softwares; Treinamento de usuários; Configuração de redes; Suporte Técnico por Central telefônica; Visitas a clientes externos representando a empresa.