Maria Eloisa Farias

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1971), especialização em Programas de Saúde pela UFRGS (1980), especialização em Saúde Pública pela UFRGS (1982), especialização em Metodologia do Ensino Superior pela UFRGS (1983) e doutorado em Educação - Universidad Pontifícia de Salamanca (1998). Atualmente é professor titular da Universidade Luterana do Brasil (ULBRA). Tem experiência na área de Ensino de Ciências e Biologia, com ênfase em atividades interdisciplinares, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação Ambiental, Desenvolvimento Sustentável, supervisão de estágios nos diferentes graus de ensino e formação de professores.

Informações coletadas do Lattes em 29/11/2024

Acadêmico

Formação acadêmica

Doutorado em Educação

1992 - 1998

Universidad Pontificia de Salamanca
Título: Alterações das aptidões Cognitivas em Adolescentes Usuários de cocaína e suas Implicações no rendimento escolar
Orientador: Manuel Fernández Pellitero
Palavras-chave: cocaína; Rendimento Escolar.Grande área: Ciências HumanasSetores de atividade: Educação.

Especialização em Metodologia do Ensino Superior

1983 - 1983

Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Especialização em Saúde Pública

1982 - 1982

Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Especialização em Programas de Saúde

1980 - 1980

Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Graduação em Ciências Biológicas

1967 - 1971

Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Francês

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino de Ciências.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Formação de Professores.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino de Ciências/Especialidade: Ensino de Biologia.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem/Especialidade: Métodos e Técnicas de Ensino.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Tópicos Específicos de Educação/Especialidade: Educação Permanente.

Organização de eventos

FARIAS, M. E. ; PROCHNOW, T. R. ; Dal-Farra, R.A. . V Mostra Científica de Viências Pedagógicas. 2018. (Exposição).

FARIAS, M. E. ; PROCHNOW, Tania Renata ; DAL-FARRA, R. A. . III ENCONTRO DE CIÊNCIAS EM EDUCAÇÃO PARA A SUSTENTABILIDADE. 2018. (Outro).

FARIAS, M. E. ; DAL-FARRA, R. A. ; PROCHNOW, T. R. ; LOPES, L. A. ; LOPES, P. T. C. ; NOBRE, S. B. . 2º Encontro de Ciências em Educação para a sustentabilidade - ECES. 2015. (Congresso).

FARIAS, M. E. ; PROCHNOW, T. R. ; DAL-FARRA, R. A. ; LOPES, P. T. C. . Encontro de Ciências em Educação para a Sustentabilidade. 2013. (Outro).

FARIAS, M. E. ; PIZZATO, Grace Prá . V Mostra de Estagio de Estudantes de Ciências Biológicas. 2012. (Outro).

FARIAS, M. E. ; GODINHO, Janaina Dias . A saída de campo como estratégia de ensino de Ciências. 2012. (Outro).

FARIAS, M. E. . Seminário Estadual de Pesquisa em Ensino de Ciências e Matemática. 2011. (Congresso).

FARIAS, M. E. ; PIZZATO, Grace Prá . IV Mostra de Estágio de Estudantes de Biologia. 2011. (Outro).

SANTOS, Roberto ; FARIAS, M. E. . Implementação de biblioteca em clube social (comunitária). 2011. (Outro).

FARIAS, M. E. ; PIZZATO, Grace Prá ; PROCHNOW, Tania Renata . IV Mostra Científica de Vivências Pedagógicas. 2010. (Outro).

FARIAS, M. E. ; PIZZATO, Grace Prá . III Mostra Científica de Vivências Pedagógicas. 2009. (Exposição).

FARIAS, M. E. ; PIZZATO, Grace Prá . II Mostra Científica de Vivências Pedagógicas. 2008. (Exposição).

FARIAS, M. E. ; PIZZATO, Grace Prá . I Mostra Científica de Vivências Pedagógicas. 2007. (Exposição).

Participação em eventos

ENCONTRO DE ESTAGIÁRIOS.Educar pela Pesquisa na Formação Docente. 2018. (Seminário).

III ENCONTRO DE CIÊNCIAS EM EDUCAÇÃO PARA A SUSTENTABILIDADE.O ENSINO DE QUIMICA MEDIANTE PRÁTICAS INTERDISCIPLINARES: Oficinas de Compostagem. 2018. (Oficina).

III ENCONTRO DE CIÊNCIAS EM EDUCAÇÃO PARA A SUSTENTABILIDADE.TRABALHANDO O DESCARTE DE RESÍDUOS COM UMA TURMA DE 6º Ano: consolidando reflexões socioambientais e designando procederes de forma crítica. 2018. (Encontro).

III ENCONTRO DE CIÊNCIAS EM EDUCAÇÃO PARA A SUSTENTABILIDADE.A SUSTENTABILIDADE INICIANDO NA ESCOLA. 2018. (Encontro).

III ENCONTRO DE CIÊNCIAS EM EDUCAÇÃO PARA A SUSTENTABILIDADE.MUDANÇAS CLIMATICAS E SUAS IMPLICAÇÕES: TRABALHANDO EDUCAÇÃO AMBIENTAL COM ALUNOS DE 6º ANO. 2018. (Encontro).

III ENCONTRO DE CIÊNCIAS EM EDUCAÇÃO PARA A SUSTENTABILIDADE.A SUSTENTABILIDADE INICIANDO NA ESCOLA. 2018. (Encontro).

SEMINÁRIO DA PÓS-GRADUAÇÃO.OS FUNDAMENTOS DA COMPLEXIDADE ASSOCIADOS AO ENSINO DA BIO-EVO. 2018. (Seminário).

Situações Didáticas em Educação Ambiental.Educação e Complexidade na Formação de Professores. 2018. (Seminário).

XVIII FORUM DE INICIAÇÃO CIENTIFICA E TECNOLÓGICA. FORMAÇÃO DE PROFESSORES, EDUCAR PELA PESQUISA E PENSAMENTO COMPLEXO. 2018. (Feira).

XI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (ENPEC).Interfaces entre o ensino de Biologia Evolutiva e o Pensamento Complexo. 2017. (Encontro).

XV Seminário Internacional de Educação - SIE.PRÁTICA DOCENTE EM BIOLOGIA EVOLUTIVA: EXPLORANDO O USO DO JOGO DIGITAL ?PALEO GAME? NO ENSINO FUNDAMENTAL. 2016. (Seminário).

X Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (ENPEC).Formação continuada de professores: possibilidades e desafios para o ensino de Paleontologia na Educação Básica. 2015. (Encontro).

Fórum Mundial de Educação.Educação, Ambiente e Sustentabilidade. 2014. (Outra).

Fórum Mundial de Educação.Reflexões sobre a influência das avaliações externas na prática docente. 2014. (Outra).

II CONGRESSO NACIONAL DE PROFESSORES. ANÁLISE DAS NARRATIVAS DOCENTES A RESPEITO DA VALORIZAÇÃO E RESSIGNIFICAÇÃO DOS SABERES DESENVOLVIDOS E ADQUIRIDOS DURANTE O PROCESSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA NO ÃMBITO ACADEMICO. 2014. (Congresso).

6º Simpósio Brasil-Alemanha de desenvolvimento Sustentável.Awareness with photos: Education for Sustainable Development in school practice. 2013. (Simpósio).

FEIRA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA FEEVALE.FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES EM COMUNIDADE DE PRÁTICA: INVESTIGANDO SABERES DESENVOLVIDOS E ADQUIRIDOS. 2013. (Outra).

I Encontro de Educação para a Sustentabilidade.EDUCAÇÃO PARA A SUSTENTABILIDADE: UMA PROPOSTA DE ENSINO UTILIZANDO A ENERGIA EÓLICA COMO TEMA GERADOR NOS ANOS INICIAIS. 2013. (Encontro).

IX Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências.Kit didático "Vertebrados fósseis do Rio Grande do Sul": Relevância e uso no ensino.. 2013. (Encontro).

Sefic 2013 - Semana científica do UNILASALLE.Análise de motivações e adaptações de um grupo de professores municipais da Região Metropolitana de Porto Alegre/RS para ingressar na Formação Continuada em serviço no âmbito acadêmico. 2013. (Outra).

VI Congresso Internacional de Ensino da Matemática. Construtivismo e Educar pela Pesquisa: uma proposta docoente abordando o ensino de Ci~encias e Matemática. 2013. (Congresso).

XIII FÓRUM DE PESQUISA DA ULBRA.ANÁLISE DAS PERCEPÇÕES SOCIOAMBIENTAIS DE EDUCANDOS DO 6° DO ENSINO FUNDAMENTAL DE UMA ESCOLA PÚBLICA LITORÂNEA.. 2013. (Outra).

XIX Salão de Iniciação Científica e Inovação Tecnológica - ULBRA.ULBRA. 2013. (Outra).

I Congresso Latino Americano de Ecologia Urbana. Educação para o Desenvolvimento Sustentável na rede escolar do Municipio de Igrejinha - RS. 2012. (Congresso).

II Simpósio Interdisciplinar de Saúde e Ambiente.Transformação Social Elencada na Educação e Psicologia Ambiental. 2012. (Simpósio).

V Encontro de Formação Docente Continuada. 2012. (Encontro).

VII Simpósio Nacional de Educação.Problematização de Medos na Prática Docente: uma experiência de formação de professores no Programa Observatório da Educação 2010. 2012. (Simpósio).

V Simpósio Internacional de Educação.Mesa Temática - O Professor Metadisciplinar: um estudo exploratório com ciências e Matemática nos anos iniciais. 2012. (Simpósio).

V Simpósio Internacional de Educação.Estratégia de Pesquisa no EJA: a água no ambiente Municipal. 2012. (Simpósio).

X Conferencia Argentina de Educación Matemática. Facebook Como ferramenta na resolução de questões interdisciplinares. 2012. (Congresso).

ESERA - Science Education Research. Seizure of Atmospheric CO2: a teaching methodology aiming for sustentability. 2011. (Congresso).

IV Encontro de Formação Docente Continuada. 2011. (Encontro).

Seminário Estadual de Pesquisa em Ensino de Ciências e Matemática.A Biologia num curso preparatório para o ENEM: Aprendizagem significativa e formação de professores. 2011. (Seminário).

Seminário Estadual de Pesquisa em Ensino de Ciências e Matemática.Da Acadêmia à sala de aula: Diferentes olhares sobre a Educação em Ciências. 2011. (Seminário).

SINTEC - Seminário Internacional de Educação em Ciências.E Educação para o Desenvolvimento Sustentável no Livro Didático de Ciências. 2011. (Seminário).

V- Encontro Regional Sul de Ensino de Biologia (EREBIO- SUL).Análise do Desenvolvimento histórico das políticas de Incentivo ao ensino Cientifico no Brasil. 2011. (Encontro).

VII Mostra de Trabalhos técnicos , cientificos e comunitários.Educação ambiental: estratéguia de ensino e investimento na formação de multiplicadores - uma experiência com alunos de escolas públicas de Porto Alegre-RS. 2011. (Outra).

XXI Jornada Acadêmica do Curso de Ciências Biológicas da ULBRA.A Educação Ambiental na Escola. 2011. (Outra).

II Encontro de Formação Docente Continuada-Vivenciando a Educação. 2010. (Encontro).

III Encontro de Formação Docente Continuada-Sala de Aula: as intenções pessoais e as tecnologias no intercâmbio de Saberes. 2010. (Encontro).

IV Simposio Internacional de Educação.Formação Docente. 2010. (Simpósio).

Encontro Nacional de Educação Básica.Apresentação sob a forma de poster e comunicação oral. 2009. (Encontro).

2 Encontro Nacional de Aprendizagem Significativa.Mapas Conceituais em Aprendizagem Significativa: uma vivência de biologia no ensino médio em Sergipe. 2008. (Encontro).

IV Encontro Estadual de Educaçã Básica.Trilha: uma estratégia de educação ambiental no meio urbano. 2008. (Encontro).

IV Encontro Estadual de Educação Básica.A Educação Ambiental no Pátio da Escola. 2008. (Encontro).

Simpósio Internacional de Educação.Implementando o Conceito de Ecossistemas no Espaço Escolar. 2008. (Simpósio).

Simpósio Internacional de Educação.A Trilha Urbana como Estratégia de Educação Ambiental para o Desenvolvimento Sustentável. 2008. (Simpósio).

XV Simposio Sulbrasileiro de Ensino de |Ciências.A Trilha Urbana como estratégia de Educação para o Desenvolvimento Sustentável. 2008. (Simpósio).

Feira de Iniciação Científica e Salão de Extensão.Educação Ambiental na Educação de Jovens e Adultos (EJA) visando ao Desenvolvimento Sustentável.. 2007. (Outra).

III ENEB Encontro Estadual de Educação Básica.Implementando a interdisciplinaridade no Ensino de Ecossistemas. 2007. (Encontro).

III ENEB Encontro Estadual de Educação Básica.Trilha: uma experiência Sócio-Cultural no Ambiente Urbano de Canoas/RS. 2007. (Encontro).

III ENEB Encontro Estadual de Educação Básica.oncepções de avaliação e meios avaliativos utilizados em ciências em uma Escola Pública de Canoas/RS. 2007. (Encontro).

III Jornada de Iniciação Científica - Meio Ambiente - FEPAM/FZB.Avaliando na Educação de Jovens e Adultos (EJA) os princípios da Educação Ambiental. 2007. (Outra).

III Semana Científica Unilasalle.Os princípios da Educação Ambiental em trabalho Escolar na Educação de Jovens e Adultos (EJA). 2007. (Outra).

I Simpósio Internacional de Educação e IV Fórum Nacional de Educação.Avaliação Escolar: um olhar diferenciado.. 2007. (Simpósio).

I Simpósio Internacional de Educação e IV Fórum Nacional de Educação.Prática de Ecossistema: construindo o conhecimento ambiental na Escola. 2007. (Simpósio).

I Simpósio Internacional de Educação e IV Fórum Nacional de Educação.Trilha como despertar da Educação Ambiental e fomento turístico no ambiente urbano: um estudo exploratório no Município de Canoas/ RS. 2007. (Simpósio).

Jornada Pedagógica 2007.Educação Ambiental: trabalhando valores e discutindo princípios - Construção de uma Trilha Sócio-Urbana. 2007. (Oficina).

Jornada Pedagógica 2007.Educação Ambiental: trabalhando valores e discutindo princípios - Construção de uma Trilha Sócio-Urbana. 2007. (Oficina).

XIII Salão de Iniciação Científica e Tecnológica da ULBRA.Educação Ambiental para o Desenvolvimento Sustentável: o uso de Trilhas como meio de ensino.. 2007. (Outra).

XIX Salão de Iniciação Científica XVI Feira de Iniciação Científica e II Salão UFRGS Jovem.Trilha como despertar da Educação Ambiental no ambiente urbano: um estudo exploratório no Munícipio de Canoas/RS. 2007. (Outra).

6 º Encontro de Biólogos da Região Sul: o Biólogo e os desafios atuais.Análise da realidade do Ensino de Biologia na perspectiva dos estagiários. 2002. (Encontro).

II Congresso Brasileiro de Pesquisadores Negros De Preto a Afrodescendente: a pesquisa sobre relações étnico-raciais no Brasil. Afrodescendentes e Doenças Étnicas. 2002. (Congresso).

VII Seminário Internacional de Educação.Afro-descendentes e Doenças Étnicas: busacando conhecer para previnir. 2002. (Seminário).

Participação em bancas

Aluno: Maiara Rosa Alves

PINO, J. C.; MACHADO, L. R.;FARIAS, MARIA ELOISA. Grupos de pesquisa em Ciências no Ensino Médio: Possibilidades para um fazer científico na escola. 2018 - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Denise Santos de Souza

FARIAS, M. E.; RAUPP, D. T.;DAL-FARRA, R. A.. O reforço escolar como ferramenta auxiliar na aprendizagem da Química no Ensino Médio. 2018. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Luterana do Brasil.

Aluno: Albérico Lincoln Silva Santana

FARIAS, M. E.; SOARES, N. A.;DAL-FARRA, R. A.. Metais pesados como tema gerador na metodologia para aprendizagem do conteúdo tabela periódica. 2018. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Luterana do Brasil.

Aluno: Nêmora Francine Backes

FARIAS, M. E.DAL-FARRA, R. A.; SEVERO FILHO, W.A.. Contextualizando a Química da rede produtiva de tabaco no cotidiano de estudantes, agricultores e familiares: Importância, riscos e precauções. 2018. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Luterana do Brasil.

Aluno: Nêmora Francine Backes

PROCHNOW, T. R.FARIAS, M. E.DAL-FARRA, R. A.; SEVERO FILHO, W.A.. Contextualizando a Química da rede produtiva de tabaco no cotidiano de estudantes, agricultores e familiares: importância, riscos e precauções. 2017. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Luterana do Brasil.

Aluno: Jaqueline Fumis

PROCHNOW, T. R.GODINHO, J. D.FARIAS, M. E.; LOPES, P. T. C.. Metodologia EJA-EAD no Ensino Médio e seu potencial educativo: percepções de alunos e gestor escolar. 2016. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Luterana do Brasil.

Aluno: Maria do Socorro Rodrigues

MEDEIROS, L.B.;SILVA, C. K.JUSTO, J. C. R.FARIAS, M. E.. Práticas Pedagógicas em Educação Matemática no campo em escolas rurais de Picos/Piauí. 2016. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Luterana do Brasil.

Aluno: Klayton Moreira Ribeiro

FARIAS, M. E.DAL-FARRA, R.A.ANDRADE NETO, A. S.PROCHNOW, T. R.. Investigação sobre o uso de analogias no ensino de Química em Xinguara/PA. 2016. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Luterana do Brasil.

Aluno: Ana Gabriela da Silva Rocha

FARIAS, M. E.GODINHO, J. D.JUSTO, J. C. R.. Análise das percepções de crianças da Educação Infantil sobre o ambiente por meio de representações Pictóricas. 2016. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Luterana do Brasil.

Aluno: Mônica da Silva Gallon

FARIAS, M. E.; LAHM, R.A.; ROCHA FILHO, J. B.. A interdisciplinaridade, pelo olhar de um grupo de professores de Ciências da rede municipal de Canoas, RS, Brasil. 2015. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

Aluno: Diego Machado Ozelame

FARIAS, M. E.; FERRARO, J.L.S.; ROCHA FILHO, J. B.. Possibilidades de construção do pensamento complexo em espaço não formal de aprendizagem no ensino de ciências nos anos iniciais do ensino fundamental. 2015. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

Aluno: Daiane Pereira de Souza

SILVA, J. A.; CARVALHO, F.A.H.;FARIAS, M. E.. Ensino de Ciências no ciclo de alfabetização: articulação entre práticas pedagógicas e a avaliação no extremo sul do RS. 2015. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências: química da vida e saúde) - Universidade Federal do Rio Grande.

Aluno: Janaína Freitas dos Santos

SILVA, C. K.FARIAS, M. E.; GESSINGER, R.M.;JUSTO, J. C. R.. Da Prática à Teoria: caminhos da formação continuada em Matemática na escola. 2015. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Luterana do Brasil.

Aluno: Joel Oliveira da Costa

FARIAS, M. E.PROCHNOW, T. R.; FERREIRA, C.M.. Estudando os recursos naturais a partir de uma visão sistêmica no Ensino Médio: uma possibilidade para a consciência da sustentabilidade ambiental. 2015. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Luterana do Brasil.

Aluno: Cristiane de Jesus da Cunha Luna

LIMA, V. M. R.FARIAS, M. E.; SPEROTTO, R. I.; FERREIRA, M.. Luz, Câmera, Ação: os vídeos na Educação em Ciências e Produção de Saberes. 2014. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Federal de Pelotas.

Aluno: Simirâmes Castro Pontes

MOCO, M. C. C.;FARIAS, M. E.; LOPES, L. A.; LOPES, P. T. C.. A Contribuição dos saberes docentes para o ensino de Ciências naturais nos anos iniciais do Ensino Fundamental nas escolas municipais de Boa Vista -RR. 2014. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Luterana do Brasil.

Aluno: Caroline Medeiros Martins de Almeida

FARIAS, M. E.; LOPES, P. T. C.; PERICO, E.;DAL-FARRA, R.A.. Prática Educativa usando o sistema SIENA para o ensino de Ecologia no 6º Ano do Ensino Fundamental. 2014. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Luterana do Brasil.

Aluno: Fernanda Carneiro Leão Gonçalves

FARIAS, M. E.DAL-FARRA, R.A.GELLER, M.; SILVEIRA, R. M. H.. Conceitos e concepções sobre o consumo de álcool: a ressignificação a partir das práticas educativas. 2014. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Luterana do Brasil.

Aluno: Rosangela Kiekow da Rosa

FARIAS, M. E.JUSTO, J. C. R.GELLER, M.DAL-FARRA, R.A.. Docência no Ensino Superior: formação continuada em um grupo colaborativo interdisciplinar. 2014. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Luterana do Brasil.

Aluno: Roberta Dall Agnese da Costa

FARIAS, M. E.; LOPES, L. A.; MOCO, M. C. C.; LOPES, P. T. C.. O USO DE UM AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM NO ENSINO DE CIÊNCIAS: EXPLORANDO FERRAMENTAS GRATUITAS DISPONIBILIZADAS NA WEB PARA A ELABORAÇÃO DE UMA SALA DE AULA VIRTUAL. 2014. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Luterana do Brasil.

Aluno: Diana Schuch Bertoglio

FARIAS, M. E.LIMA, V. M. R.; SILVA, R. M.. Estratégias Pedagógicas para o Ensino de Ciências na EJA Incluindo atividades num Museu Interativa. 2013. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

Aluno: Cristina Irber

FARIAS, M. E.LIMA, V. M. R.; VITORIA, M. I. C.. Formação inicial de professores: Percepção de Licenciandos sobre o Ensino na Educação de Jovens e Adultos. 2013. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

Aluno: Marcus Mello de Almeida

FARIAS, M. E.; ROCHA FILHO, J. B.; BORGES, Regina Maria Rabello. Atividades em Ambientes Naturais e Afetividade nas aulas de biologia: um estudo de caso. 2013. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

Aluno: Caroline Araujo Dal Bosco

FARIAS, M. E.; BORGES, Regina Maria Rabello;LIMA, V. M. R.. Repercussões de uma oficiana sobre o Parque Estadual Delta do Jacuí junto aos alunos de uma escola estadual de ensino médio do entorno dessa unidade de conservação. 2011. Dissertação (Mestrado em Pós Graduação em Educação em Ciências) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

Aluno: Leila Correa Job

FARIAS, M. E.LIMA, V. M. R.; BORGES, Regina Maria Rabello. Educação Ambiental: a trajetória dos agricultores da Lagoa do Junco. 2011. Dissertação (Mestrado em Pós Graduação em Educação em Ciências) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

Aluno: Asheyde da Silva Nunes Uchôa

FARIAS, M. E.; Guerra, Teresinha;DAL-FARRA, Rossano AndréPROCHNOW, Tania Renata. Educação Ambiental voltada para o Desenvolvimento Sustentável de recursos hídricos. 2011. Dissertação (Mestrado em Pós Graduação em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Luterana do Brasil.

Aluno: Roberta Bernadete Vieira

FARIAS, M. E.; KESSLER, M. C.;GROENWALD, C. L. O.SILVA, C. K.. Concepções de um grupo de Professores de Matemática em processo de Formação. 2011. Dissertação (Mestrado em Pós Graduação em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Luterana do Brasil.

Aluno: Gilfran Melo do Nascimento

FARIAS, M. E.RHEINHEIMER, Cristine GerhardtDAL-FARRA, Rossano AndréGELLER, M.. Reflexões sobre a temática da sexualidade no curriculo de ciências: uma análise em escolas de Boa Vista - RR. 2011. Dissertação (Mestrado em Pós Graduação em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Luterana do Brasil.

Aluno: Caroline Araujo Dal Bosco

FARIAS, M. E.; BORGES, Regina Maria Rabello; Valderez Marina do Rosário Lima. Percepção de Alunos de ensino Fundamental sobre o Parque estadual Delta do Jacuí e seu entorno. 2011. Dissertação (Mestrado em Pós Graduação em Educação em Ciências) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

Aluno: Rossano Irigaray Fritzen

FARIAS, M. E.LIMA, V. M. R.; BORGES, Regina Maria Rabello. Contribuições da trilha ecológica do canarinho à educação ambiental numa comunidade escolar.. 2010. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

Aluno: Ricardo Carlos Bins Neto

FARIAS, M. E.. É possível desenvolver uma ética ambiental por meio de uma unidade de aprendizagem em Educação Ambiental?. 2008. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

Aluno: Ricardo Carlos Bins Neto

FARIAS, M. E.LIMA, V. M. R.; RAMOS, M. G.. Desenvolvendo a Ética Ambiental por meio de uma Unidade de Aprendizagem sobre Educação Ambiental. 2008. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

Aluno: Márcia Finemundi Barbieri

ANDRADE NETO, A. S.; DIAS, R. D.;FARIAS, M. E.. A Influência do Ritmo Biológico no Rendimento Escolar de Alunos de uma Escola do Município de Farroupilha. 2008. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Luterana do Brasil.

Aluno: Paula Isabel Ludwig

LUDWIG, Paula Isabel;GROENWALD, C. L. O.; CURY, Helena Noronha;SILVA, C. K.FARIAS, M. E.. Formação Inicial de Professores de Matemática: situações vivenciadas pelos alunos na realização do estágio. 2007. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática).

Aluno: Márcia Finimundi Barbieri

FARIAS, M. E.. A influÊncia do ritmo biológico no rendimento escolar de alunos de uma Escola do Município de Farroupilha. 2007. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Luterana do Brasil.

Aluno: Roberta Lipp Coimbra

FARIAS, M. E.. A influência da crença religiosa no processo de Ensino em Evolução Biológica. 2007. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Luterana do Brasil.

Aluno: César Augusto Machado de Freitas

FARIAS, M. E.. Modelagem Matemática da Araucária Angustifolia nos Campos de Lages, Santa Catarina: uma proposta metodológica Regional para o estudo do cálculo diferencial e integral em sala de aula.. 2006. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Luterana do Brasil.

Aluno: Rosa Maria Soares de Souza

FARIAS, M. E.. Trilhas temáticas no Ensino de Ciências: explorando os Recursos Hídricos. 2005. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Luterana do Brasil.

Aluno: Ney David Veloso

FARIAS, M. E.; LIELL, C. C.; KAIBER, C.T.; VECCHIA, R. D.. Educação Matemática e Educação Ambiental: Concepções interdisciplinares na formação inicial e na prática educacional de professores de Matemática em Boa Vista - RR. 2018. Tese (Doutorado em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Luterana do Brasil.

Aluno: Lélia de Oliveira Cruz

FARIAS, M. E.SCHEIN, Z. P.; KUHN, M.C.; KAIBER, C.T.. A formação do professor: O egresso do curso de licenciatura em Matemática do CESC/UEMA no exercício da docência. 2018. Tese (Doutorado em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Luterana do Brasil.

Aluno: Lélia de Oliveira Cruz

BAYER, A.SCHEIN, Z. P.; KUHN, M.C.; KAIBER, C.T.;FARIAS, M. E.. A formação do professor: o egresso do curso de Licenciatura em Matemática do CESC/UEMA no exercício da docência. 2017. Tese (Doutorado em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Luterana do Brasil.

Aluno: Daniel Araújo

FARIAS, M. E.; LOPES, P. T. C.; Guerra, Teresinha;PROCHNOW, T. R.; LOUREIRO, C. F. B.. O Pensamento Complexo como fio condutor da práxis educativa no âmbito do licenciamento ambiental. 2017. Tese (Doutorado em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Luterana do Brasil.

Aluno: Cláudio Cristiano Liell

FARIAS, M. E.; SANTANA, M. F.;GELLER, M.; TOGNI, A. C.. A Matemática e a Inter Relação com a Educação Ambiental. 2017. Tese (Doutorado em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Luterana do Brasil.

Aluno: Mariana de Souza Proença

Dal-Farra, R.A.; Guerra, Teresinha;PROCHNOW, T. R.; ROSSONI, M. G.; PUTZKE, J.;FARIAS, M. E.. O estudo e a valorização da biodiversidade do Rio Grande do Sul: concepções de estudantes do Ensino Fundamental e Médio. 2016. Tese (Doutorado em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Luterana do Brasil.

Aluno: Celina Amélia da Silva

SCHEIN, Z. P.GROENWALD, C. L. O.; BISOGNIN, E.;FARIAS, M. E.. Investigação como postura na formação docente: uma análise dos cursos de Licenciatura em Matemática no Estado do Maranhão. 2016. Tese (Doutorado em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Luterana do Brasil.

Aluno: Judite Guerra

FARIAS, M. E.; LOUREIRO, C. F. B.; KUBO, R. R.. Saberes culturais e ambientais: reinventando a vida na tecitura da educação ambiental para assentamentos rurais no Bioma do Pampa, sul do Brasil. 2012. Tese (Doutorado em programa de pós-graduação ecologia) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Cristine Gerhardt Rheinheimer

FARIAS, M. E.; Guerra, Teresinha;RHEINHEIMER, Cristine Gerhardt; Galiazzi. Processo graupal pesquisa-ação participativae educação ambiental: uma parceria que deu certo. 2009. Tese (Doutorado em Ecologia) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Cristine Gerhardt Rheinheimer

FARIAS, M. E.; Guerra, Teresinha; GUERRA, José Fernando. Tecendo a educação ambiental na rede municipal de ensino de Arroio do Meio-RS.. 2009. Tese (Doutorado em PPGECOL) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Ney David Veloso

FARIAS, M. E.; KAIBER, C.T.; VECCHIA, R. D.; LIELL, C. C.. Educação Matemática e a Educação Ambiental: Concepções interdisciplinares na formação inicial e na prática educacional de professores de Matemática em Boa Vista - RR. 2017. Exame de qualificação (Doutorando em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Luterana do Brasil.

Aluno: Lélia de Oliveira Cruz

SCHEIN, Z. P.; KUHN, M.C.; KAIBER, C.T.;FARIAS, M. E.. A formação do professor: O curso de licenciatura em Matemática do CESC/UEMA e os egressos que não têm docência como profissão. 2017. Exame de qualificação (Doutorando em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Luterana do Brasil.

Aluno: Cláudio Cristiano Liell

FARIAS, M. E.; SANTANA, M. F.; TOGNI, A. C.;GELLER, M.. A Matemática e a inter-relação com a Educação Ambiental. 2016. Exame de qualificação (Doutorando em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Luterana do Brasil.

Aluno: Albérico Lincoln Santana

SOARES, N. A.; Dal-Farra, R.A.;FARIAS, M. E.. Metais pesados como ferramenta motivacional de aprendizagem do conteúdo tabela periódica. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Luterana do Brasil.

Aluno: Nêmora Francine Backes

PROCHNOW, T. R.FARIAS, MARIA ELOISA; SEVERO FILHO, W.A.;DAL-FARRA, R. A.. Contextualizando a Química da rede produtiva de tabaco no cotidiano de estudantes, agricultores e familiares: importância, riscos e precauções. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Luterana do Brasil.

Aluno: Denise Santos de Souza

FARIAS, M. E.; RAUPP, D. T.; Dal-Farra, R.A.. O reforço escolar como ferramenta auxiliar para a aprendizagem da Química no Ensino Médio. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Luterana do Brasil.

Aluno: Nêmora Francine Backes

FARIAS, M. E.; SEVERO FILHO, W.A.; Dal-Farra, R.A.. Contextualizando a Química da rede produtiva de tabaco no cotidiano de estudantes, agricultores e familiares: Importância, riscos e precauções. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Luterana do Brasil.

Aluno: Josué Buchmann

FARIAS, M. E.; LOPES, L. A.;DAL-FARRA, R.A.PROCHNOW, T. R.. Investigação da aplicação de diferentes metodologias no processo de ensino/aprendizagem em Química em escolas públicas do interior do Estado do Rio Grande do Sul. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Luterana do Brasil.

Aluno: Ana Gabriela da Silva Rocha

FARIAS, M. E.JUSTO, J. C. R.GODINHO, Janaina DiasDAL-FARRA, Rossano André. Desenhando o meio ambiente: articulando Artes Visuais e Ciências da Natureza na Educação Infantil. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Luterana do Brasil.

Aluno: Roberta Dall Agnese da Costa

LOPES, L. A.; LOPES, P. T. C.;FARIAS, M. E.; MOCO, M. C. C.. O USO DE UM AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM NO ENSINO DE CIÊNCIAS: EXPLORANDO FERRAMENTAS GRATUITAS DISPONIBILIZADAS NA WEB PARA A ELABORAÇÃO DE UMA SALA DE AULA VIRTUAL. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Luterana do Brasil.

Aluno: Lúcia Holz Luz

FARIAS, M. E.; VECCHIA, R. D.;JUSTO, J. C. R.. A Matemática financeira no ensino fundamental: uma questão para o 7º Ano. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Luterana do Brasil.

Aluno: Janaína Freitas dos Santos

FARIAS, M. E.; GESSINGER, R.M.;SILVA, C. K.. Da Prática à Teoria: caminhos da formação continuada em Matemática na escola. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Luterana do Brasil.

Aluno: Jaqueline Fumis

FARIAS, M. E.PROCHNOW, T. R.; LOPES, L. A.. Metodologia EJA-EAD no Ensino Médio e seu potencial educativo: percepções de alunos e dirigentes. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Luterana do Brasil.

Aluno: Rosangela Kiekow da Rosa

GELLER, M.JUSTO, J. C. R.DAL-FARRA, R.A.FARIAS, M. E.. Docência no Ensino Superior: formação continuada em um grupo colaborativo interdisciplinar. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Luterana do Brasil.

Aluno: Fernanda Carneiro Leão Gonçalves

FARIAS, M. E.DAL-FARRA, R.A.; SILVEIRA, R. M. H.;GELLER, M.. Conceitos e Concepções sobre o consumo de álcool: a ressiginificação a partir das práticas educativas. 2013. Exame de qualificação (Mestrando em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Luterana do Brasil.

Aluno: Karine Machado Fraga de Melo

FARIAS, M. E.GROENWALD, C. L. O.; SEIBERT, T. E.. Educação Ambiental e o livro didático de matemática. 2011.

Aluno: Áldrin Sarmento Santos

FARIAS, M. E.; SILVA, C.S.S.;PROCHNOW, T. R.. DESENVOLVIMENTO E ANÁLISE DE INVESTIGAÇÃO DE CONCEPÇÕES E PERCEPÇÕES AMBIENTAIS DE UM PROJETO EXPLORATÓRIO DE GESTÃO AMBIENTAL ESCOLAR. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Gestão Ambiental) - Universidade Luterana do Brasil.

Aluno: Daliane Viana da Silva

FARIAS, M. E.PROCHNOW, T. R.. Impactos socioambientais da Indústria Fumageira. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química Industrial) - Universidade Luterana do Brasil.

Aluno: Kátia Rocha Schmitt

FARIAS, M. E.; PONS, L. R.. Educação ambiental com alunos do ensino fundamental através de atividades sobre Resíduos sólidos na Estação Ambiental Braskem. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Luterana do Brasil.

Aluno: KATIA ROCHA SCHIMITT

FARIAS, M. E.SILVA, Juliana da. Educação Ambiental com alunos do Ensino Fundamental através de Atividades sobre Resíduos Sólidos na Estação Ambiental BRASKEM. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Luterana do Brasil.

Aluno: Sandra Maria Fell

FARIAS, M. E.PROCHNOW, Tania RenataRHEINHEIMER, Cristine Gerhardt. Educação Ambiental: Estratégia de Ensino e Formação de |Multiplicadores. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Luterana do Brasil.

Aluno: Julio Ricardo Bastos

FARIAS, M. E.Tania Renata prochnow. Levantamento da eficiencia na remoção de Co2 atmosférico por árvores nativas e exóticas para obtenção de créditos de Carbono. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Luterana do Brasil.

FARIAS, M. E.. Comissão |Julgadora da Feira de Ciências de Esteio-RS. 2010.

FARIAS, M. E.PIZZATO, Grace PráPROCHNOW, Tania Renata. Feira de Trabalhos Escolares. 2010. Secretaria Municipal de Educação.

FARIAS, M. E.; AYUB, Daniel. Comissão Julgadora dos Trabalhos dos alunos do Bacharelado em Biologia. 2009. Universidade Luterana do Brasil.

FARIAS, M. E.PIZZATO, Grace Prá. Comissão Julgadora dos Trabalhos de Conclusão do Bacharelado em Biologia. 2008. Universidade Luterana do Brasil.

FARIAS, M. E.. Consolidação das atividades pedagógicas e das linhas de pesquisa do Programa de Pós Graduação em condições de vida e situações de saúde na Amazônia- PPGVIDA. 2015. Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado do Amazonas.

FARIAS, M. E.. Suporte a ampliação da produção científica do Programa de Pós Graduação em medicina tropical da Universidade do Estado do Amazonas/ Fundação de Medicina Tropical Dr. Heitor Vieira Dourado. 2015. Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado do Amazonas.

BAYER, A.FARIAS, M. E.; LOPES, LETICIA AZAMBUJA. FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA EDUCAÇÃO BÁSICA. 2018. Universidade Luterana do Brasil.

JUSTO, J. C. R.FARIAS, M. E.PROCHNOW, T. R.. APRENDER A ENSINAR CIÊNCIAS POR MEIO DE INVESTIGAÇÃO EM AMBIENTES VIRTUAIS. 2018. Universidade Luterana do Brasil.

ROCHA FILHO, J. B.;FARIAS, M. E.; LAHM, R.A.. A INTERDISCIPLINARIDADE, PELO OLHAR DE UM GRUPO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS DA REDE MUNICIPAL DE CANOAS-RS-BR. 2015. Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

ROCHA FILHO, J. B.;FARIAS, M. E.; FERRARO, J.L.S.. POSSIBILIDADE DE CONSTRUÇÃO DO PENSAMENTO COMPLEXO EM ESPAÇO NÃO FORMAL DE APRENDIZAGEM NO ENSINO DE CIÊNCIAS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. 2015. Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

BAYER, A.JUSTO, J. C. R.FARIAS, M. E.; VECCHIA, R. D.. A MATEMATICA FINANCEIRA NO ENSINO FUNDAMENTAL; UMA QUESTÃO PARA O 7º ANO. 2015. Universidade Luterana do Brasil.

GODINHO, J. D.FARIAS, M. E.; MOCO, M. C. C.;JUSTO, J. C. R.; LOPES, P. T. C.;Dal-Farra, R.A.; SILVA, J. A.. CONVERGINDO OLHARES PARA A FORMAÇÃO CONTINUADA DOS PROFESSORES DE EDUCAÇÃO BÁSICA NO PERCURSO DA PÓS-GRADUAÇÃO. 2015. Universidade Luterana do Brasil.

JUSTO, J. C. R.FARIAS, M. E.DAL-FARRA, Rossano André. DOCÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR; Formação Continuada em Grupo Colaborativo Interdisciplinar. 2014. Universidade Luterana do Brasil.

PROCHNOW, T. R.FARIAS, M. E.DAL-FARRA, R. A.; ROSSONI, M. G.. EDUCAÇÃO EM SAÚDE E AS AÇÕES DESENVOLVIDAS NA ESCOLA E AS CONCEPÇÕES DOS GESTORES, PROFESSORES E ESTUDANTES: um estudo em escolas de Boa Vista-RR. 2014. Universidade Luterana do Brasil.

DAL-FARRA, Rossano André; SILVEIRA, R. M. H.;FARIAS, M. E.GELLER, M.. CONCEITOS E CONCEPÇÕES SOBRE O CONSUMO DE ÁLCOOL; A RESSIGNIFICAÇÃO A PARTIR DAS PRÁTICAS EDUCATIVAS. 2014. Universidade Luterana do Brasil.

FERREIRA, M.;LIMA, V. M. R.FARIAS, M. E.; SPEROTTO, R. I.. LUZ, CÂMERA, AÇÃO; Os Vídeos na Educação em Ciências e Produção de Saberes.. 2014. Universidade Federal de Pelotas.

PERICO, E.; LOPES, P. T. C.;FARIAS, M. E.DAL-FARRA, Rossano André. Prática Educativa usando o Sistema SIENA para o ensino de Ecologia no 6º ano do Ensino Fundamental. 2014. Universidade Luterana do Brasil.

FARIAS, M. E.Dal-Farra, R.A.; MACHADO, M.. XIII FÓRUM DE PESQUISA DA ULBRA. 2013. ULBRA.

FARIAS, M. E.DAL-FARRA, Rossano AndréBAYER, A.. FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM TECNOLOGIAS DIGITAIS ACESSÍVEIS.. 2013. ULBRA.

FARIAS, M. E.DAL-FARRA, Rossano AndréBAYER, A.. A FORMAÇÃO DO PROFESSOR NA VISÃO DE HUBERMAN, MOITA, TARDIF E LESSARD.. 2013. ULBRA.

FARIAS, M. E.DAL-FARRA, R. A.BAYER, A.. PRINCÍPIOS DE APRENDIZAGEM DE GAGNÉ. 2013. ULBRA.

FARIAS, M. E.DAL-FARRA, R.A.BAYER, A.. EDUCAÇÃO AMBIENTAL E O ENSINO DE MATEMÁTICA. 2013. ULBRA.

FARIAS, M. E.DAL-FARRA, R.A.GELLER, M.; SILVEIRA, R. M. H.. CONCEITOS E CONCEPÇÕES SOBRE O CONSUMO DE ÁLCOOL: A RESSIGNIFICAÇÃO A PARTIR DAS PRÁTICAS EDUCATIVAS.. 2013. ULBRA.

FARIAS, M. E.GODINHO, Janaina Dias. Exposição Interdisciplinar de Trabalhos Escolares. 2012. Prefeitura Municipal de Canoas.

FARIAS, M. E.; SANTOS, Roberto. Mostra Municipal de Trabalhos Escolares. 2011. Prefeitura Municipal de Canoas.

FARIAS, M. E.SILVA, Juliana da. XV Simposio Sulbrasileiro de Ensino de Ciências. 2008. Universidade Luterana do Brasil.

FARIAS, M. E.DAL-FARRA, Rossano André. XIV Salão de Iniciação Cientifica da ULBRA. 2008. PROICT - ULBRA.

FARIAS, M. E.PIZZATO, Grace Prá. XIII Salão de Iniciação Cientifica da ULBRA. 2007. PROICT - ULBRA.

Orientou

LEILA MAGALE STEIN

Ações educativas visando a sustentabilidade na Escola SESI de Montenegro-RS; Início: 2018; Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Luterana do Brasil; (Orientador);

THYLA CERQUEIRA MENDES

; ; ; ; Início: 2018; Dissertação (Mestrado profissional em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Luterana do Brasil; (Orientador);

Rosane de Fátima Vicentini

; ; ; ; Início: 2018; Dissertação (Mestrado profissional em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Luterana do Brasil; (Orientador);

HARIANE HELENA FERREIRA DA ROCHA TELES

O ENSINO DA SUSTENTABILIDADE NA FORMAÇÃO DO ARQUITETO E URBANISTA NO MUNICÍPIO DE JI-PARANÁ/RO; Início: 2017; Dissertação (Mestrado em Pós Graduação em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Luterana do Brasil; (Orientador);

Josué Michels

O Educar pela Pesquisa na formação de professores: curso, grupos e experiências; Início: 2014; Tese (Doutorado em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Luterana do Brasil; (Orientador);

Rafael de Mello Sofia

A UTILIZAÇÃO DE ESPAÇOS FORMADORES EM CURSO DE FORMAÇÃO DE AGENTES MULTIPLICADORES EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL; 2018; Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Luterana do Brasil, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Maria Eloisa Farias;

Aline Ferreira Santos Arruda

SITUAÇÕES DIDÁTICAS VISANDO A EDUCAÇÃO AMBIENTAL PARA A SUSTENTABILIDADE NO CERRADO: CONCEPÇÕES DE ALUNOS E PROFESSORES DE UMA ESCOLA PÚBLICA; 2018; Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Luterana do Brasil,; Orientador: Maria Eloisa Farias;

Kelly Petroni Ewald

Expressões de prática de um grupo de estagiários como educadores ambientais através de relatórios de estágio; 2016; Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Luterana do Brasil, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Maria Eloisa Farias;

Márcia Spadoni

Educação em Museus de Ciências Naturais; 2014; Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Luterana do Brasil,; Orientador: Maria Eloisa Farias;

[Nome removido após solicitação do usuário]

Paleontologia e Palinologia na Formação de Professores: perspectivas e estratégias para o Ensino de Ciências e Biologia na Educação Básica; 2014; Dissertação (Mestrado em Pós Graduação em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Luterana do Brasil, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Maria Eloisa Farias;

Júlio Mateus de Melo Nascimento

EDUCAR PELA PESQUISA VISANDO O DESENVOLVIMENTO SUSTENTAVEL: o ambiente como tema interdisciplinar na Educação de Jovens e Adultos (EJA); 2013; Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Luterana do Brasil,; Orientador: Maria Eloisa Farias;

Catarina Janira Padilha

Análise da utilização de projetod de aprendizagem no ensino de Ciências da natureza nos anos iniciais das escolas municipais de Boa Vista - RR; 2011; Dissertação (Mestrado em Pós Graduação em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Luterana do Brasil,; Orientador: Maria Eloisa Farias;

Enia Maria Ferst

Dois olhares na realidade do Currículo de Ci~encias Naturais e a Educação Ambiental nas Escolas estaduaiss de Ensino Fundamental de Boa Vista/RR; 2010; Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Luterana do Brasil,; Orientador: Maria Eloisa Farias;

Ricardo Luiz Ramos

Analogias na Educação em Saúde na prática docente do EF nas escolas estaduais de Boa Vista/RR; 2010; Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Luterana do Brasil,; Orientador: Maria Eloisa Farias;

Everaldo Sarmento Ferreira

Meio Ambiente: Análise da prática docente na Escola Estadual Indígena de Araçá - Amajarí-RR; 2010; Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Luterana do Brasil,; Orientador: Maria Eloisa Farias;

Lise Giovana Lovato

Agenda 21 na Escola fundamental: uma experiência em Educação para o desenvolvimento Sustentável; 2009; Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Luterana do Brasil,; Orientador: Maria Eloisa Farias;

JOSIAS LEMOS DA CUNHA

A contribuição do ambiente de laboratório integrado às atividades experimentais como estratégia para o processo de ensino e aprendizagem de química orgânica; 2009; Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Luterana do Brasil,; Orientador: Maria Eloisa Farias;

Gabriela Miranda Ferraz

Analise da Percepção Ambiental de alunos surdos do Ensino Fundamental da Escola especial - Esteio-RS; 2009; Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Luterana do Brasil,; Orientador: Maria Eloisa Farias;

Everaldo Sarmento Pereira

Meio Ambiente: análise da prática docente na Escola indígena de Araçá-RR; 2008; Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Luterana do Brasil,; Orientador: Maria Eloisa Farias;

Belmira Cavalcante Barbosa

Ensino de Ciências: um estudo sobre a avaliação e sua prática; ; 2007; Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Luterana do Brasil,; Orientador: Maria Eloisa Farias;

Maria Aparecida Ferreira Barbosa Fernandes

A Trilha Sóciocultural como Estratégia em Educação Ambiental na Cidade de Canoas-RS; 2007; Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Luterana do Brasil,; Orientador: Maria Eloisa Farias;

Daniel Araújo

Análise de um Curso de Formação Docente Utilizando as trilhas do Jardim Botãnico de Porto Alegre/RS como Espaço Educadaor; 2006; Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Luterana do Brasil, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Maria Eloisa Farias;

Débora Evangelista dos Reis

Grupo Ecológico Kaa-Eté: Análise das Ações de Educação Ambiental; 2006; Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Luterana do Brasil,; Orientador: Maria Eloisa Farias;

Nilda Pereira de Oliveira Irigoyen

Educação Ambiental: Implementando a gincana sócio-cultural como metodologia para alunos surdos; 2005; 0 f; Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Luterana do Brasil,; Orientador: Maria Eloisa Farias;

Vera Lúcia Scheidmandel Müller

Coleta Seletiva de lixo em Escola do Município de Canoas-RS: análise de um projeto; 2005; Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Luterana do Brasil,; Orientador: Maria Eloisa Farias;

Jussara Machado Bertoi

Doenças Sexualmenete transmissíveis e Drogas; Trabalhando Oficinas Lúdico-pedagógicas na Formação de professores; 2005; Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Luterana do Brasil,; Coorientador: Maria Eloisa Farias;

Izabel Cristina Todeschini Andretta

Prática de Ensino em Biologia: Análise na Formação de Professores, em uma Instituição do Paraná; 2005; Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Luterana do Brasil,; Coorientador: Maria Eloisa Farias;

Cristine Gerhardt Rheinheimer

Tecendo a Educação Ambiental através do estudo do Meio Ambiente na Escola; 2004; 0 f; Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Luterana do Brasil,; Orientador: Maria Eloisa Farias;

Tatiana Marques da Silva Parenti

DEA - Departamento de Educação Ambiental: análise das ações; 2004; 0 f; Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Luterana do Brasil,; Orientador: Maria Eloisa Farias;

[Nome removido após solicitação do usuário]

O ENSINO DE BIOLOGIA EVOLUTIVA SOB A LUZ DO PENSAMENTO COMPLEXO: INTERFACES ENTRE A FORMAÇÃO ACADÊMICA, OS SABERES MOBILIZADOS E A PRÁTICA DOCENTE; 2018; Tese (Doutorado em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Luterana do Brasil, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Maria Eloisa Farias;

Daniel Araújo

O pensamento complexo como fio condutor da práxis educativa no âmbito do licenciamento ambiental; 2017; Tese (Doutorado em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Luterana do Brasil, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Maria Eloisa Farias;

NATÁLIA APARECIDA SOARES

O centro de Educação Ambiental Augusto Kampff: uma experiência como difusor de práticas educativas e socioambientais buscando o pensamento complexo; 2017; Tese (Doutorado em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Luterana do Brasil, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Maria Eloisa Farias;

Jacinta Lourdes Weber Bourscheid

A EDUCAÇÃO AMBIENTAL PARA A SUSTENTABILIDADES NA FORMAÇÃO DOCENTE EM UM CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DE UM INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO SITUADO NA REGIÃO SUL DO RIO GRANDE DO SUL; 2016; Tese (Doutorado em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Luterana do Brasil,; Orientador: Maria Eloisa Farias;

Janaina Dias Godinho

CONVERGINDO OLHARES PARA A FORMAÇÃO CONTINUADA DOS PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA NO PERCURSO DA PÓS-GRADUAÇÃO; 2015; Tese (Doutorado em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Luterana do Brasil, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Maria Eloisa Farias;

Temis Regina Jacques Bohrer

AS TEORIAS IMPLÍCITAS DE ENSINO E APRENDIZAGEM DOS PROFESSORES SUPERVISORES DE ESCOLA E DOS ALUNOS DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS PERTENCENTES AO PIBID DE UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR /RS; 2015; Tese (Doutorado em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Luterana do Brasil,; Orientador: Maria Eloisa Farias;

Zenar Pedro Schein

Ensino de Ciências E Matemática Nos Anos Iniciais: Análise Da Prática Unidocente De Professores Municipais; 2014; Tese (Doutorado em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Luterana do Brasil,; Orientador: Maria Eloisa Farias;

Gisele Regina Cerutti Bueno

Análise da percepção ambiental dos alunos das séries iniciais do Ensino Fundamental; 2008; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Novas Tecnologias e Metodologias de Ensino) - Universidade Luterana do Brasil; Orientador: Maria Eloisa Farias;

ANA PAULA NUNES DO AMARAL

A água como tema gerador em Educação Ambiental em Comunidade Ribeirinha; 2008; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Novas Tecnologias e Metodologias de Ensino) - Universidade Luterana do Brasil; Orientador: Maria Eloisa Farias;

[Nome removido após solicitação do usuário]

Um estudo de caso: projeto socioambiental na Educação Básica; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Luterana do Brasil; Orientador: Maria Eloisa Farias;

Viviane de Lima Cezar

FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES BUSCANDO A EDUCAÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL EMBASADA NO EDUCAR PELA PESQUISA; 2014; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências Biológicas) - Universidade Luterana do Brasil, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Maria Eloisa Farias;

Thales Castilhos de Freitas

Educar pela Pesquisa na Escola: produção, assessoramento e análise de práticas educativas (seqüências didáticas) sustentáveis; ; 2013; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências Biológicas) - Universidade Luterana do Brasil, ULBRA; Orientador: Maria Eloisa Farias;

Kelly Petroni Ewald

Educar pela Pesquisa na Escola: produção, assessoramento e análise de práticas educativas (seqüências didáticas) sustentáveis; ; 2013; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências Biológicas) - Universidade Luterana do Brasil, ULBRA; Orientador: Maria Eloisa Farias;

Produções bibliográficas

  • COSTA, R. D. A. ; NOBRE, S. B. ; FARIAS, M. E. ; LOPES, P. T. C. . Paradigmas da Educação Ambiental: análise das percepções e práticas de professores de uma rede pública de ensino.. REEC. REVISTA ELECTRÓNICA DE ENSEÑANZA DE LAS CIENCIAS , v. 17, p. 248-262, 2018.

  • NOBRE, S. B. ; LOPES, LETICIA AZAMBUJA ; FARIAS, M. E. . Ensino de Biologia Evolutiva (BIO-EVO): concepções de professores Pós-Graduandos em Ensino de Ciências. Revista de Ensino de Ciências e Matemática (REnCiMa) , v. 9, p. 88-102, 2018.

  • GODINHO, Janaina Dias ; FARIAS, M. E. . FORMAÇÃO DOCENTE NO BRASIL - ANALISANDO OS CONTEXTOS SOCIAL E LEGISLATIVO ATRAVÉS DE CINCO DÉCADAS. NUANCES , v. 29, p. 192-210, 2018.

  • ARRUDA, A. F. S. ; FARIAS, M. E. ; GARBOUJ, M. . Weaving Teaching Situations in Environmental Education Seeking Sustainability in the Cerrado. REVISTA ACTA SCIENTIAE , v. 20, p. 1, 2018.

  • BARBOSA, GABRIELA RIBEIRO ; FARIAS, MARIA ELOISA . Educar pela pesquisa na disciplina de seminário integrado: um olhar diferenciado sobre o ensino médio noturno. REVISTA IBERO-AMERICANA DE ESTUDOS EM EDUCAÇÃO , v. 12, p. 933-951, 2017.

  • NOBRE, S. B. ; SOARES, N. A. ; FARIAS, M. E. . Campos de interação entre o Ensino de Biologia Evolutiva e o Pensamento Complexo. REVISTA ACTA SCIENTIAE , v. 19, p. 1, 2017.

  • TELES, H. H. F. R. ; FARIAS, M. E. ; NOBRE, S. B. . O ENSINO DE SUSTENTABILIDADE NO CURSO DE ARQUITETURA E URBANISMO NO MUNICÍPIO DE JI- PARANÁ: ESTUDO DE CASO. EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM AÇÃO , v. 62, p. 1, 2017.

  • DAL-FARRA, Rossano André ; LOPES, PAULO TADEU CAMPOS ; FARIAS, MARIA ELOISA ; OLIVEIRA, CARLOS ALBERTO DAMASCENO . OS SISTEMAS RESPIRATÓRIO E CIRCULATÓRIO HUMANOS EM LIVROS DIDÁTICOS DO ENSINO FUNDAMENTAL. ATOS DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO (FURB) , v. 12, p. 230-256, 2017.

  • BOHRER, T. R. J. ; FARIAS, M. E. . Implicit Learning Theories of Biological Sciences Students from PIBID. Acta Scientiae (ULBRA) , v. 2, p. 1, 2016.

  • NOBRE, S. B. ; FARIAS, M. E. . Jogo digital como estratégia para o ensino de Biologia Evolutiva. Revista Tecnologias na Educação , v. 17, p. 1-14, 2016.

  • SOARES, N. A. ; FARIAS, M. E. . Análise de práticas educativas buscando o pensamento complexo num centro de Educação Ambiental, em Igrejinha-RS. Ambiente & Educação: Revista de Educação Ambiental , v. 21, p. 152-172, 2016.

  • ARAUJO, Daniel ; FARIAS, M. E. . O pensamento complexo em programas de Educação Ambiental inseridos no âmbito do Licenciamento. Educação Ambiental em Ação , v. 58, p. 1, 2016.

  • NOBRE, S. B. ; FARIAS, M. E. . Situações didáticas que propiciam o Educar pela Pesquisa no cotidiano escolar. Revista da SBEnBIO , v. 9, p. 7086-7097, 2016.

  • PROCHNOW, T. R. ; SOUZA, M.L.C. ; FARIAS, M. E. . Diagnóstico parcial das ações desenvolvidas para Educação em Saúde no ensino público em Boa Vista/Roraima/BR. Interfaces da Educação , v. 7, p. 7-22, 2016.

  • FARIAS, M. E. ; SCHEIN, Z. P. . Formação Continuada de Professores: a docência em Ciências e Matemática nos anos iniciais em escolas municipais públicas de Taquara-RS.. Educação Matemática em Revista , v. 1, p. -, 2015.

  • CEZAR, V. L. ; NOBRE, S. B. ; FARIAS, M. E. . Educação Ambiental: relato de experiência em Ecologia nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Educação Ambiental em Ação , v. 51, p. ---, 2015.

  • NOBRE, S. B. ; PROCHNOW, T. R. ; FARIAS, M. E. . Agroquímicos e impactos ambientais: análise das percepções ambientais de alunos de um curso técnico em Agropecuária. Revista Acta Scientiae , v. 17, p. 526-539, 2015.

  • PROCHNOW, T. R. ; FARIAS, M. E. . Percepção dos impactos ambientais locais: pesquisando ações de educação para o desenvolvimento sustentável na periferia de Canoas/RS. Instrumento - Revista em estudo e pesquisa em educação , v. 17, p. 35-46, 2015.

  • PROCHNOW, T. R. ; FARIAS, M. E. . Percepção dos impactos ambientais locais: pesquisando ações de educação para o desenvolvimento sustentável na periferia de Canoas/RS. Instrumento - Revista em estudo e pesquisa em educação , v. 17, p. 35-46, 2015.

  • BOURSCHEID, J. L. W. ; FARIAS, M. E. . A convergência da educação ambiental, sustentabilidade, ciência, tecnologia e sociedade (CTS) e ambiente (CTSA) no ensino de ciências. Revista Thema , v. 11, p. 24-36, 2014.

  • PROCHNOW, Tania Renata ; FARIAS, M. E. ; DAL-FARRA, R. A. ; LOPES, P. T. C. . Ações de prevenção ao tabagismo em ambiente escolar na cidade de Canoas, Rio Grande do Sul: a importância do envolvimento escola, universidade e comunidade. Revista de Ciências da Educação , v. 02, p. 113-128, 2014.

  • PROCHNOW, T. R. ; DAMASCENO, K. A. L. C. ; FARIAS, M. E. . Educando para atitudes sustentáveis em Escola Estadual de Guaíba/RS e comunidade do entorno. Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia , v. 7, p. 121-139, 2014.

  • FARIAS, M. E. ; NASCIMENTO, J. M. M. . A Educação Ambiental para o Desenvolvimento Sustentável com atividades interdisciplinares na Educação de Jovens e Adultos (EJA). Revista Acta Scientiae , v. 16, p. 100-115, 2014.

  • COSTA, R. D. A. ; LOPES, P. T. C. ; NOBRE, S. B. ; FARIAS, M. E. . O ensino e a aprendizagem mediados por um ambiente virtual de aprendizagem. Revista Educacional Interdisciplinar , v. 3, p. 1-10, 2014.

  • GODINHO, Janaína Dias ; PROENCA, M. ; CERVA FILHO, Osmar A. ; FARIAS, M. E. ; DAL-FARRA, R. A. . Conhecer para construir: uma proposta de Educação Ambiental para prática cidadã. Educação Ambiental em Ação , v. XI, p. -, 2013.

  • GODINHO, Janaína Dias ; FARIAS, M. E. . ANÁLISE DE INDICADORES DE INCENTIVO E VALORIZAÇÃO DA FORMAÇÃO CONTINUADA NO PLANO DE CARREIRA DO MAGISTÉRIO MUNICIPAL DE CANOAS/RS. Revista Acta Scientiae , v. 15, p. 209-225, 2013.

  • PROCHNOW, T. R. ; FARIAS, M. E. ; RAMOS, R. L. . BUSCANDO ANALOGIAS NO LIVRO DIDÁTICO: USO E ABORDAGEM NA EDUCAÇÃO EM SAÚDE NO ENSINO FUNDAMENTAL EM BOA VISTA-RR. Ensino, Saúde e Ambiente , v. 6, p. 129-141, 2013.

  • NASCIMENTO, J. M. M. ; FARIAS, M. E. . A água no ambiente de entorno: um estudo com alunos da EJA. Educação Ambiental em Ação , v. 42, p. 1, 2012.

  • DAL-FARRA, Rossano André ; FARIAS, M. E. ; PROCHNOW, Tania Renata . Cursos de Graduação em Ciências: uma Análise dos dados do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes - ENADE. Dynamis (FURB. Online) , v. 18, p. 3-20, 2012.

  • FARIAS, M. E. ; FERREIRA, E. S. . A Temática Meio Ambiente na prática docente em uma Escola Indígena de Roraima. Cadernos de Educação Escolar Indígena , v. 9, p. 25-50, 2011.

  • FARIAS, M. E. ; PROCHNOW, Tania Renata . SEIZURE OF ATMOSPHERIC CO2: A TEACHING METHODOLOGY AIMING FOR SUSTAINABILITY. Indivisa, Boletín de Estudios e Investigación , v. 1, p. 1-4, 2011.

  • FARIAS, M. E. ; PROCHNOW, Tania Renata ; CHIES, Ana Paula . Environmental impacts and education for susttainable development in public school. Indivisa, Boletín de Estudios e Investigación , v. 1, p. 1-5, 2011.

  • FARIAS, M. E. ; Bandeira, Karoline . Concepção de professores de ciências/biologia sobre o papel das analogias no processo ensino apreandizagem. Ensino, Saúde e Ambiente , v. 2, p. 60-71, 2010.

  • FARIAS, M. E. ; Bandeira, Karoline . O uso das Analogias no Ensino de Ciências e de Biologia. Ensino, Saúde e Ambiente , v. 2, p. 60-71, 2009.

  • BERTOI, Jussara Machado ; FARIAS, M. E. ; SILVA, Juliana da . Trabalhando prevenção ao uso indevido de drogas e doenças sexualmente transmitidas com oficinas lúdico-pedagógicas na formação de professores. Ensino, Saúde e Ambiente , v. 1, p. 29-39, 2008.

  • CHAVES, André Loureiro ; FARIAS, M. E. . Meio Ambiente, Escola e Formação de Professores. Ciência e Educação (UNESP) , Bauru, v. 11, n.1, p. 63-71, 2005.

  • RHEINHEIMER, Cristine Gerhardt ; FARIAS, M. E. . Tecendo a Educação Ambiental através de grupos de discussões envolvendo a comunidade escolar. Acta Scientiae (ULBRA) , Canoas/ RS, v. 5, n.2, p. 63-72, 2003.

  • GROENWALD, C. L. O. ; BAYER, A. ; FARIAS, M. E. . Investigando a percepção sobre desenvolvimento sustentável dos formandos do Ensino Médio da cidade de Canoas. Revista da Abrapec, Porto Alegre, v. 1, n.1, 2001.

  • FARIAS, M. E. ; ROBAINA, J. V. ; SILVA, L. D. ; BARRETO, L. M. . Pesquisa sobre o uso de drogas entre estudantes universitários. Ratio (Ji-Paraná) , Ji-Paraná, v. V.1, p. 61-69, 1999.

  • ROBAINA, J. V. L. ; FARIAS, M. E. ; SILVA, L. D. ; BARRETO, L. M. . Pesquisa sobre o Uso de Drogas entre alunos da ULBRA Canoas. Ratio (Ji-Paraná) , Ji-Paraná -RO, v. 1, n.2, p. 61-69, 1999.

  • JUSTO, J. C. R. (Org.) ; FARIAS, M. E. (Org.) . Temas Contemporâneos em Educação Matemática e Educação em Ciências. 1. ed. Canoas: Editora da ULBRA, 2016. v. 1. 296p .

  • FARIAS, M. E. ; GELLER, M. (Org.) ; BAYER, A. (Org.) . A pesquisa em ensino de ciências e matemática: alguns caminhos percorridos. 1. ed. Canoas: Editoda da ULBRA, 2011. v. 1. 239p .

  • NOBRE, S. B. ; FARIAS, M. E. . Evolução biológica em destaque: uma experiência na formação continuada de professores de Ciências Naturais. In: Pedro Membiela; Natalia Casado; Maria Isabel Cebreiros; Manuel Vidal. (Org.). La práctica docente en la enseñanza de las ciencias. 1ed.Barbadás, Espanha: Edita Educación Editora, 2017, v. 1, p. 141-145.

  • ARRUDA, A. F. S. ; FARIAS, M. E. . PROJETO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA ESCOLA: UM OLHAR INTERDISCIPLINAR SOBRE O CERRADO. In: Giovanni Seabra. (Org.). Educação ambiental: ensino, pesquisa e práticas aplicadas. 5ed.: , 2017, v. , p. 991-.

  • BOURSCHEID, J. L. W. ; FARIAS, M. E. . A Educação Ambiental para a Sustentabilidade na Percepção dos Acadêmicos de Ciências Biológicas. In: Jutta Cornelia Reuwsaat Justo; Maria Eloisa Farias. (Org.). Temas Contemporâneos em Educação Matemática e Educação em Ciências. 1ed.Canoas: Editora da Ulbra, 2016, v. 3, p. 7-295.

  • BOURSCHEID, J. L. W. ; FARIAS, M. E. . Educação Ambiental na Escola: desafio atual na ressignificação de paradigmas, perspectiva do pensamento complexo e inter-relação das diferentes áreas do saber. In: Gionara Tauchen; João Alberto da Silva; Lavínia Schwantes. (Org.). Educação Científica: pesquisas e experiências. 1ed.Curitiba: CRV, 2015, v. , p. 97-108.

  • FARIAS, M. E. ; NOBRE, S. B. ; GODINHO, J. D. ; EWALD, K. P. . A fotografia como estratégia pedagógica integradora no Ensino de Ciências: uma experiência na Formação Continuada de Professores. In: Carmen Teresa Kaiber. (Org.). Práticas Escolares no Ensino de Ciências e Matemática. 1ed.Canoas: Editora da ULBRA, 2015, v. 1, p. 165-188.

  • GODINHO, J. D. ; FARIAS, M. E. . O Diário Coletivo como Registro do Grupo de Discussão: uma Estratégia Reflexiva na Formação Continuada de Professores. In: Claudia Lisete Oliveira Groenwald; Marlise Geller. (Org.). Formação Continuada de Professores em Ciências e Matemática do Projeto Observatório da Educação ao Resultados da Pesquisa. 1ed.Canoas: Editora da ULBRA, 2015, v. 1, p. 111-130.

  • FARIAS, M. E. . Educação Ambiental para o desenvolvimento sustentável na escola: os parâmetros curriculares vivenciados na prática docente. In: Arno Bayer; Maria Eloisa Farias; Marlise Geller. (Org.). A Pesquisa em Ensino de Ciências e Matemática: alguns caminhos percorridos. Canoas: Editoda da ULBRA, 2011, v. 1, p. 97-114.

  • FARIAS, M. E. ; BARBOSA, Maria Aparecida Ferreira . Trilha interpretativa na EJA: uma estratégia na educação ambiental. In: Maria Fani Scheibel; Silvana Lehenbauer. (Org.). EJA: pertinência e perspectivas. 01ed.Curitiba: Editora CRV, 2011, v. 01, p. 01-138.

  • FARIAS, M. E. . Coleção Temática como proposta construtivista em educação ambiental. In: Maria fani Scheibel; Silvana Lehenbauer. (Org.). Saberes e singularidades na educação de jovens e adultos. 1ªed.Porto Alegre: Mediação, 2008, v. , p. 95-106.

  • FARIAS, M. E. . Oficina Pedagógica na formação docente: exercicio interdisciplinar na educação de jovens e adultos. Reflexões sobre educação de jovens e adultos. Canoas: Editora Ulbra, 2006, v. , p. 157-169.

  • Araujo, Rafael Santos de ; FARIAS, M. E. . Trabalhando a trilha Ecológica como estratégia de aprendizagem. Educação Ambiental em Ação, Ago/Nov de 2010, 05 dez. 2010.

  • FARIAS, M. E. . Coleção Temática como proposta construtivista em educação ambiental. Saberes ne singularidades na Educação de Jovens e Adultos, Porto Alegre, p. 95 - 106, 26 nov. 2010.

  • FARIAS, M. E. . Coleção Temática como proposta construtivista em educação ambiental. Saberes e singularidades na educação de jovens e adultos, Porto Alegre-RS, p. 95 - 106, 16 nov. 2010.

  • SOFIA, R. M. ; FARIAS, M. E. . DUAS PRAÇAS DE CAMAQUÃ-RS: PONTOS DE REFERÊNCIAS EM EDUCAÇÃO SOCIOAMBIENTAL E ESPAÇOS FORMADORES. In: III ENCONTRO DE CIÊNCIAS EM EDUCAÇÃO PARA A SUSTENTABILIDADE, 2018, Canoas. Anais do III ECES, 2018. v. Anais.

  • VICENTINI, R. F. ; FARIAS, M. E. . A SUSTENTABILIDADE INICIANDO NA ESCOLA. In: III ENCONTRO DE CIÊNCIAS EM EDUCAÇÃO PARA A SUSTENTABILIDADE, 2018, Canoas. Anais do III ECES, 2018. v. Anais.

  • SILVA, F. M. ; AGUIAR, M. M. ; FARIAS, M. E. . MUDANÇAS CLIMÁTICAS E SUAS IMPLICAÇÕES: TRABALHANDO EDUCAÇÃO AMBIENTAL COM ALUNOS DO 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL. In: III ENCONTRO DE CIÊNCIAS EM EDUCAÇÃO PARA A SUSTENTABILIDADE, 2018, Canoas. Anais do III ECES, 2018. v. Anais.

  • TELES, H. H. F. R. ; PROCHNOW, T. R. ; FARIAS, M. E. ; LUIZ, F. ; OLIVEIRA, M. S. . O ENSINO DE QUÍMICA MEDIANTE PRÁTICAS INTERDISCIPLINARES: OFICINA DE COMPOSTAGEM. In: III ENCONTRO DE CIÊNCIAS EM EDUCAÇÃO PARA A SUSTENTABILIDADE, 2018, Canoas. Anais do III ECES, 2018. v. Anais.

  • SOARES, N. A. ; FARIAS, M. E. . Um relato das práticas educativas e socioambientais buscando o pensamento complexo desenvolvidas em um Centro de Educação Ambiental em Igrejinha - RS. In: IV Simpósio Internacional de Enseñanza de las Ciencias, 2018. Anais do IV Simpósio Internacional de Enseñanza de las Ciencias, 2018. v. Anais.

  • NOBRE, S. B. ; FARIAS, M. E. . Os fundamentos da complexidade associado ao ensino de Biologia Evolutiva (BIO-EVO). In: SEMINÁRIO DE PÓS-GRADUAÇÃO, 2018, Novo Hamburgo. Anais do SEMINÁRIO DE PÓS-GRADUAÇÃO, 2018. v. Anais.

  • NOBRE, S. B. ; FARIAS, M. E. . Interfaces entre o ensino de Biologia Evolutiva e o Pensamento Complexo. In: XI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 2017, Florianópolis. Anais do XI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 2017.

  • MICHELS, J. ; SOFIA, R. M. ; FARIAS, M. E. . Concepções de Professores Pós-Graduandos da Área de Ciências da Natureza e Matemática sobre pesquisa: possibilidades e dificuldades de aplicação na escola. In: XI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (ENPEC), 2017, Florianópolis. Anais do XI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 2017.

  • SOARES, N. A. ; FARIAS, M. E. . Práticas educativas buscando o Pensamento Complexo num Centro de Educação Ambiental, em Igrejinha/RS. In: XI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 2017, Florianópolis. Anais do XI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 2017.

  • SOFIA, R. M. ; MICHELS, J. ; FARIAS, M. E. . A ação da coleta seletiva como instrumento de Educação Ambiental no meio rural do município de Camaquã-RS. In: XI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (ENPEC), 2017, Florianópolis. Anais do XI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 2017.

  • ARRUDA, A. F. S. ; FARIAS, M. E. . Projeto de Educação Ambiental na escola: Um olhar interdisciplinar sobre o cerrado. In: V Congresso Nacional de Educação Ambiental & VII Encontro Nordestino de Biogeografia, 2017, João Pessoa. Anais do V Congresso Nacional de Educação Ambiental & VII Encontro Nordestino de Biogeografia, 2017. v. Anais.

  • NOBRE, S. B. ; FARIAS, M. E. . Prática docente em Biologia Evolutiva: explorando o uso do jogo digital Paleo Game no Ensino Fundamental. In: XV Seminário Internacional de Educação, 2016, Novo Hamburgo. Anais do XV Seminário Internacional de Educação. Novo Hamburgo: Editora da Feevale, 2016.

  • FARIAS, M. E. ; NOBRE, S. B. . Situações didáticas que propiciam o educar pela pesquisa no cotidiano escolar. In: VI Encontro Nacional de Ensino de Biologia - ENEBIO, 2016, Maringá. Anais do VI Encontro Nacional de Ensino de Biologia - ENEBIO, 2016.

  • NOBRE, S. B. ; FARIAS, M. E. . Evolução Biológica em destaque: uma experiência na formação continuada de professores de Ciências Naturais. In: III Congresso Internacional de Ensino de Ciências - SIEC, 2016, Espanha. Anais do III Congresso Internacional de Ensino de Ciências - SIEC, 2016.

  • SOARES, N. A. ; FARIAS, M. E. . Representações de Professores sobre o Pensamento Complexo na Educação ambiental: algumas considerações. In: III Seminário Internacional de Ensino de Ciências - SIEC, 2016, Pontevedra. Anais do III Seminário Internacional de Ensino de Ciências - SIEC, 2016.

  • SOARES, N. A. ; FARIAS, M. E. . REPRESENTAÇÕES DE PROFESSORES SOBRE O PENSAMENTO COMPLEXO NA EDUCAÇÃO AMBIENTAL. In: VI Encontro Nacional de Ensino de Biologia - ENEBIO, 2016, Maringá. Anais do VI Encontro Nacional de Ensino de Biologia - ENEBIO, 2016.

  • DUARTE, L. R. ; FARIAS, M. E. . ANALISE DE MATERIAL DIDÁTICO PRODUZIDO PELO IBAMA SOBRE O TRÁFICO DE ANIMAIS SILVESTRES. In: XXXI SIEDUCA - Seminário Internacional de Educação, 2016, Cachoeira do Sul. ANAIS do XXI SIEDUCA, 2016.

  • BOURSCHEID, J. L. W. ; FARIAS, M. E. . Educação Ambiental na escola: em busca de caminhos na construção do conhecimento para a ressignificação de paradigmas e valores. In: XIII Encontro de Investigação na escola, 2015, Erechim. Anais do XIII Encontro de Investigação na Escola. UFFS, 2015.

  • NOBRE, S. B. ; FARIAS, M. E. . Formação continuada de professores: possibilidades e desafios para o ensino de Paleontologia na Educação Básica. In: X Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 2015, Águas de Lindoia. Anais do X Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 2015.

  • FARIAS, M. E. ; NOBRE, S. B. . Ensino de Ciências: teoria e prática se complementam no estágio supervisionado?. In: X Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (ENPEC), 2015, Águas de Lindoia. Anais do X Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (ENPEC), 2015.

  • ARAUJO, Daniel ; OLIVEIRA, L. S. ; FARIAS, M. E. . Educação Ambiental inserida no Licenciamento Ambiental: uma análise de projetos. In: X Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (X ENPEC), 2015, Águas de Lindoia. Anais do X Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (ENPEC), 2015.

  • SOARES, N. A. ; FARIAS, M. E. . O que dizem as pesquisas sobre pensamento complexo na Educação Ambiental?. In: X Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (ENPEC), 2015, Águas de Lindoia. Anais do X Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (ENPEC). Águas de Lindoia, 2015.

  • BOHRER, T. R. J. ; FARIAS, M. E. . Perfil pessoal e profissional e as Teorias Implícitas de aprendizagem dos professores de ciências membros do Programa de Bolsas de Introdução à Docência ? PIBID. In: X Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (ENPEC), 2015, Águas de Lindoia. Anais do X Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (ENPEC), 2015.

  • EWALD, K. P. ; PROCHNOW, T. R. ; FARIAS, M. E. . O Portfólio como estratégia de desenvolvimento da Agenda 21 no Ensino Fundamental. In: 2º Encontro de Ciências em Educação para a Sustentabilidade, 2015, Canoas. Anais do 2º Encontro de Ciências em Educação para a Sustentabilidade, 2015.

  • NOBRE, S. B. ; PROCHNOW, T. R. ; FARIAS, M. E. . Explorando o tema recursos hídricos através de projeto educacional: estratégias pedagógicas experimentais no ensino de Ciências. In: 2º Encontro de Ciências em Educação para a Sustentabilidade, 2015, Canoas. 2º Encontro de Ciências em Educação para a Sustentabilidade (ECES), 2015.

  • SOARES, N. A. ; FARIAS, M. E. . Ensinando e aprendendo Educação Ambiental: um relato de experiência interdisciplinar na escola. In: 2º Encontro de Ciências em Educação para a Sustentabilidade, 2015, Canoas. Anais do 2º Encontro de Ciências em Educação para a Sustentabilidade. Canoas, 2015.

  • BOURSCHEID, J. L. W. ; FARIAS, M. E. . Educação Ambiental para a sustentabilidade na formação inicial de professores(as) e a abordagem entre as diferentes áreas do saber. In: 2º Encontro de Ciências em Educação para a Sustentabilidade, 2015, Canoas. Anais do 2º Encontro Encontro de Ciências em Educação para a Sustentabilidade, 2015.

  • MICHELS, J. ; FARIAS, M. E. . Motivações de professores da área de Ciências da Natureza e Matemática para cursar uma especialização em Ensino de Ciências com foco em Educar pela Pesquisa. In: X Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências - ENPEC, 2015, Águas de Lindoia. Anais do X ENPEC, 2015.

  • FARIAS, M. E. . Reflexões sobre a influência das avaliações externas na prática docente. In: Fórum Mundial de Educação, 2014, Canoas. Anais do Fórum Mundial de Educação, 2014.

  • NOBRE, S. B. ; FARIAS, M. E. . A formação continuada de professores com ênfase no ensino de Ciências da natureza: contextos e perspectivas. In: Fórum Mundial de Educação, 2014, Canoas. Anais do Fórum Mundial de Educação, 2014.

  • GODINHO, Janaina Dias ; FARIAS, M. E. . ANALISE DAS NARRATIVAS DOCENTES A RESPEITO DA VALORIZAÇÃO E RESSIGNIFICAÇÃO DOS SABERES DESENVOLVIDOS E ADQUIRIDOS DURANTE O PROCESSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA NO ÂMBITO ACADÊMICO. In: II Congresso NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2014, ÁGUAS DE LINDÓIA - SP. ANAIS DO II CONGRESSO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2014.

  • FARIAS, M. E. ; GODINHO, Janaína Dias ; PROCHNOW, T. R. . A Educação Ambiental atual na escola: uma busca contínua para mudar a realidade investindo na formação docente. In: II Congresso NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2014, ÁGUAS DE LINDÓIA - SP. ANAIS DO II CONGRESSO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2014.

  • ARAUJO, Daniel ; FARIAS, M. E. . ANÁLISE DE CONTEÚDO COMO FERRAMENTA PARA O PLANEJAMENTO DE CURSOS DE FORMAÇÃO DE EDUCADORES AMBIENTAIS EM PROCESSO DE GERENCIAMENTO. In: II Congresso NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2014, ÁGUAS DE LINDÓIA - SP. ANAIS DO II CONGRESSO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2014.

  • NOBRE, S. B. ; CEZAR, V. L. ; LOPES, L. A. ; FARIAS, M. E. . O ensino de Paleontologia na formação de professores: análise das concepções teóricas de docentes da Educação Básica. In: Seminário Nacional de Educação e Formação de Professores, 2014, Taquara-RS. Anais do Seminário Nacional de Educação e Formação de Professores, 2014.

  • COSTA, R. D. A. ; NOBRE, S. B. ; LOPES, P. T. C. ; FARIAS, M. E. . Ambientes Virtuais de Aprendizagem: contribuições pedagógicas para o ensino de Ciências na Educação Básica Pública. In: Seminário Nacional de Educação e Formação de Professores, 2014, Taquara-RS. Anais do Seminário Nacional de Educação e Formação de Professores, 2014.

  • NOBRE, S. B. ; GODINHO, J. D. ; COSTA, R. D. A. ; FARIAS, M. E. . EDUCAÇÃO AMBIENTAL E CONSUMO SUSTENTÁVEL: ANÁLISE DAS CONCEPÇÕES SOCIOAMBIENTAIS EM UM CURSO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES. In: Seminário Internacional de Educação em Ciências - SINTEC, 2014, Rio Grande/RS. E-book Seminário Internacional de Educação em Ciências - SINTEC, 2014.

  • SOARES, N. A. ; FARIAS, M. E. . As visitas orientadas ao aterro sanitário como estratégia para abordar conceitos sobre resíduos sólidos em Igrejinha/RS. In: Seminário Internacional de Educação em Ciências - SINTEC, 2014, Rio Grande/RS. E-book Seminário Internacional de Educação em Ciências - SINTEC, 2014.

  • BOURSCHEID, J. L. W. ; FARIAS, M. E. . A Educação Ambiental na escola: desafio atual na ressignificação de paradigmas, perspectiva do pensamento complexo e inter-relação das diferentes áreas do saber. In: Seminário Internacional de Educação em Ciências - SINTEC, 2014, Rio Grande/RS. E-book Seminário Internacional de Educação em Ciências - SINTEC, 2014.

  • SCHEIN, Z. P. ; FARIAS, M. E. . Construtivismo e Educar pela Pesquisa: uma porposta docente abordando o ensino de Ciências e Matemática nos Anos Iniciais. In: VI Congresso Internacional de Ensino da Matemática, 2013, Canoas - RS. Anais do VI Congresso Internacional de Ensino da Matemática, 2013.

  • FARIAS, M. E. ; LEMES, D. C. M. . PAULO FREIRE: O HORIZONTE DAS GRITANTES DESIGUALDADES E OS ESTIGMAS DEIXADOS NO MEIO AMBIENTE. In: I Encontro de Educação para a Sustentabilidade, 2013, Canoas. Anais do I ECES, 2013.

  • FARIAS, M. E. ; BAYER, A. ; NUNES, C. S. . EDUCAÇÃO AMBIENTAL CRÍTICA E O ENSINO DE MATEMÁTICA. In: I Encontro de Educação para a Sustentabilidade, 2013, Canoas. Anais do I ECES, 2013.

  • FARIAS, M. E. ; PROCHNOW, T. R. ; PIETZSCH, M. R. ; FACANHA, E. . Educação para a Sustentabilidade: uma proposta de ensino utilizando a energia eólica como tema gerador nos anos iniciais. In: I Encontro de Educação para a Sustentabilidade, 2013, Canoas. Anais do I ECES, 2013.

  • NOBRE, S. B. ; FARIAS, M. E. . AS CONCEPÇÕES SOCIOAMBIENTAIS DE PROFESSORES EM UM CURSO DE FORMAÇÃO NO LITORAL NORTE DO RIO GRANDE DO SUL. In: I Encontro de Educação para a Sustentabilidade, 2013, Canoas. Anais do I ECES, 2013.

  • FARIAS, M. E. ; EWALD, K. P. ; GODINHO, J. D. ; CEZAR, R. S. . Formação Continuada de Professores: ensino de ciências e a fotografia como estratégia integradora. In: I Encontro de Educação para a Sustentabilidade, 2013, Canoas. Anais do I ECES, 2013.

  • FARIAS, M. E. ; GODINHO, J. D. ; COSTA, M. P. . ESTUDO EXPLORATÓRIO SOBRE ATIVIDADES PEDAGÓGICAS QUE DESPERTAM O INTERESSE DOS ALUNOS EM AULAS DE BIOLOGIA. In: I Encontro de Educação para a Sustentabilidade, 2013, Canoas. Anais do I ECES, 2013.

  • FARIAS, M. E. ; EWALD, K. P. ; CEZAR, R. S. ; FUMIS, J. ; BORBA, B. A. ; SILVEIRA, E. F. . PROJETO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL COM METODOLOGIAS E ALTERNATIVAS PARA O ENSINO NO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO A DOCÊNCIA: UM ESTUDO EXPLORATÓRIO. In: I Encontro de Educação para a Sustentabilidade, 2013, Canoas. Anais do I ECES, 2013.

  • FARIAS, M. E. ; GODINHO, J. D. ; NUNES, C. S. . HORTA DE CHÁS: O DESAFIO DE DAR CONTINUIDADE E DE MANTER UM PROJETO AMBIENTAL. In: I Encontro de Educação para a Sustentabilidade, 2013, Canoas. Anais do I ECES, 2013.

  • FARIAS, M. E. ; KASPARY, K. ; GODINHO, J. D. . A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA EDUCAÇÃO INFANTIL. In: I Encontro de Educação para a Sustentabilidade, 2013, Canoas. Anais do I ECES, 2013.

  • FARIAS, M. E. ; PROCHNOW, T. R. . Awareness with photos: Education for Sustainable Development in school practice. In: 6º Simpósio Brasil-Alemanha de desenvolvimento Sustentável, 2013, Santarém. Anais do 6º SBADS, 2013.

  • FARIAS, M. E. . As Teorias Implícitas de Aprendizagem dos estudantes/bolsistas do curso de Ciências Biológicas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à docência- PIBID. In: IX Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 2013, Águas de Lindóia. Anais do IX ENPEC, 2013.

  • GODINHO, J. D. ; FARIAS, M. E. . Inserção de ciências visando a compatibilização do SAEB com o PISA e seus reflexos nas Políticas Educacionais.. In: IX Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 2013, Águas de Lindóia. Anais do IX ENPEC, 2013.

  • Kunde, G ; SPADONI, M. ; FARIAS, M. E. . Kit didático 'vertebrados Fósseis do Rio Grande do Sul': relevância e uso no ensino. In: IX Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 2013, Águas de Lindóia. Anais do IX ENPEC, 2013.

  • BORGA, M. F. ; SANTOS, J. F. ; PROCHNOW, T. R. ; FARIAS, M. E. . Um relato de experiência - Pesquisando sobre energia hídrica. In: IX Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 2013, Águas de Lindóia. Anais do IX ENPEC, 2013.

  • GODINHO, J. D. ; FARIAS, M. E. . Análise de motivações e adaptações de um grupo de professores municipais da Região Metropolitana de Porto Alegre/RS para ingressar na Formação Continuada em serviço no âmbito acadêmico. In: Sefic 2013 - Semana científica do UNILASALLE, 2013, Canoas. Aaais do SEFIC 2013, 2013.

  • SCHEIN, Z. P. ; FARIAS, M. E. . O Construtivismo de Paulo Freire. In: XV Fórum de Estudos leituras de Paulo Freire: Paulo Freire e a Educação nas cidades, 2013, Taquara-RS. Anais XV Fórum de Estudos leituras de Paulo Freire, 2013. v. 1.

  • SCHEIN, Z. P. ; FARIAS, M. E. . Construtivismo e Educar pela Pesquisa: uma experiência docente abordando o ensino de Ciências e Matemática nos anos iniciais. In: VI Congresso Internacional de Ensino de Matemática, 2013, Canoas- RS. Anais VI CIEM, 2013, 2013.

  • SCHNACK, G. ; FARIAS, M. E. . Sustentabilidade e Educação Ambiental: uma busca da transcedência da existência humana. In: 1º Encontro de Ciências em Educação para a Sustentabilidade, 2013, Canoas. Anais do 1º Encontro de Ciências em Educação para a Sustentabilidade. Canoas: Editora da Ulbra, 2013.

  • BOHRER, T. R. J. ; FARIAS, M. E. . As Teorias Implícitas de Aprendizagem dos estudantes/bolsistas do Curso de Ciências Biológicas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID. In: IX Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (ENPEC), 2013, Águas de Lindoia. Anais do IX Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (ENPEC), 2013.

  • FARIAS, M. E. ; Tania Renata prochnow ; KONRATH, A. K. . Educação para o Desenvolvimento Sustentável na rede escolar do Municipio de Igrejinha - RS. In: I Congresso Latino Americano de Ecologia Urbana, 2012, Buenos Aires. Anais do I CLAEU, 2012.

  • Tania Renata prochnow ; FARIAS, M. E. . Educação Ambiental para o ambiente do entorno: utilização de desenhos para avaliar a percepção ambiental do educando. In: I Congresso Latino Americano de Ecologia Urbana, 2012, Buenos Aires. Anais do I CLAEU, 2012.

  • FARIAS, M. E. . Transformação Social Elencada na Educação e Psicologia Ambiental. In: II Simpósio Interdisciplinar de Saúde e Ambiente, 2012, Lajeado. Anais do II SISA, 2012.

  • FARIAS, M. E. ; GELLER, M. ; JUSTO, J. C. R. ; MAGALHÃES J.M.C. ; NASCIMENTO, J. M. M. . Facebook Como ferramenta na resolução de questões interdisciplinares. In: X Conferencia Argentina de Educación Matemática, 2012, Buenos Aires. Anais do X CAREM, 2012.

  • GODINHO, Janaina Dias ; FARIAS, M. E. ; Tania Renata prochnow ; JUSTO, J. C. R. . Problematização de Medos na Prática Docente: uma experiência de formação de professores no Programa Observatório da Educação 2010. In: VII Simpósio Nacional de Educação, 2012, Frederico Westphalen. Anais do VII SNE, 2012.

  • FARIAS, M. E. ; NASCIMENTO, J. M. M. . Estratégia de Pesquisa no EJA: a água no ambiente Municipal. In: V Simpósio Internacional de Educação, 2012, Torres. Anais do V SIE, 2012.

  • SCHEIN, Z. P. ; FARIAS, M. E. . O Professor Metadisciplinar: um estudo exploratório com Ciências e Matemática nos anos iniciais. In: V Simpósio Internacional de Educação, 2012, Torres- RS. V Simpósio Internacional e VIII Fórum Nacional de Educação, 2012.

  • FARIAS, M. E. ; PROCHNOW, Tania Renata ; CARVALHO FILHO, Gil Vicente Gomes. . A Educação para o Desenvolvimento Sustentável no Livro Didático de Ciências. In: SINTEC - Seminário Internacional de Educação em Ciências, 2011, Rio Grande. Anais do I SINTEC, 2011.

  • GODINHO, Janaina Dias ; FARIAS, M. E. ; SILVEIRA, M. S. . Iniciação à Educação Científica: uma necessidade na formação de professores (inicial e ou continuada). In: SINTEC - Seminário Internacional de Educação em Ciências, 2011, Rio Grande. Anais do I SINTEC, 2011.

  • FARIAS, M. E. ; PIZZATO, Grace Prá ; GALLAS, M. ; PASA, E. . A Biologia num curso preparatório para o ENEM: Aprendizagem significativa e formação de professores. In: Seminário Estadual de Pesquisa em Ensino de Ciências e Matemática, 2011, Canoas. Anais do SEPECIM, 2011.

  • FARIAS, M. E. ; DAL-FARRA, Rossano André ; LOPES, P. T. C. ; OLIVEIRA, C. A. D. . Livros didáticos do ensino fundamental: análise de abordagens dos sistemas respiratórios e cardiovalcular. In: Seminário Estadual de Pesquisa em Ensino de Ciências e Matemática, 2011, Canoas. Anais do SEPECIM, 2011.

  • FARIAS, M. E. ; SCHEIN, Z. P. . A Elaboração do Cenceito de Equações do 1º Grau utilizando o laboratório de Ensino Aprendizagem. In: Seminário Estadual de Pesquisa em Ensino de Ciências e Matemática, 2011, Canoas. Anais do SEPECIM, 2011.

  • FARIAS, M. E. ; GODINHO, Janaina Dias ; PROCHNOW, Tania Renata ; SILVEIRA, M. S. . Formação de Professores: a oficina pedagógica com estratégia na construção de conceitos no ensino de ciências Biológicas. In: Seminário Estadual de Pesquisa em Ensino de Ciências e Matemática, 2011, Canoas. Anais do SEPECIM, 2011.

  • FARIAS, M. E. ; NASCIMENTO, J. M. M. . Que é Cientista? estudo exploratório como motivação para um trabalho com projeto de pesquisa na escola. In: Seminário Estadual de Pesquisa em Ensino de Ciências e Matemática, 2011, Canoas. Anais do SEPECIM, 2011.

  • FARIAS, M. E. ; PROCHNOW, Tania Renata ; CHIES, A. P. . Seizure of Atmospheric CO2: a teaching methodology aiming for sustentability. In: ESERA - Science Education Research, 2011. Anais do 9 th ESERA, 2011.

  • FARIAS, M. E. ; PROCHNOW, Tania Renata ; CHIES, A. P. . Environmental Impacts and Education for Sustainable development in public school. In: ESERA - Science Education Research, 2011, Lyon. Anais do 9 th ESERA, 2011.

  • FARIAS, M. E. . Da Acadêmia à sala de aula: Diferentes olhares sobre a Educação em Ciências. In: Seminário Estadual de Pesquisa em Ensino de Ciências e Matemática, 2011, Canoas. Anais do SEPECIM, 2011.

  • FARIAS, M. E. ; GODINHO, Janaina Dias ; SILVEIRA, M. S. . Análise do Desenvolvimento histórico das políticas de Incentivo ao ensino Cientifico no Brasil. In: V- Encontro Regional Sul de Ensino de Biologia (EREBIO- SUL), 2011, Londrina. Anais do V - EREBIO-SUL, 2011.

  • FARIAS, M. E. ; GODINHO, Janaina Dias . Analogias na Prática docente dos Estagiários em Ciências. In: V- Encontro Regional Sul de Ensino de Biologia (EREBIO- SUL), 2011, Londrina. Anais do V - EREBIO-SUL, 2011.

  • FARIAS, M. E. ; PROCHNOW, Tania Renata . Educação Ambiental não Formal voltada ao uso de agroquímicos na agricultura familiar. In: V- Encontro Regional Sul de Ensino de Biologia (EREBIO- SUL), 2011, Londrina. Anais do V - EREBIO-SUL, 2011.

  • FARIAS, M. E. ; FELL, Sandra Maria ; AZAMBUJA, S. F. ; NEVES, M. S. ; WAYERBACHER, W. . Educação ambiental: estratéguia de ensino e investimento na formação de multiplicadores - uma experiência com alunos de escolas públicas de Porto Alegre-RS. In: VII Mostra de Trabalhos técnicos , cientificos e comunitários, 2011. Anais do VII Mostgra de Trab. Tec. Cient. e Comunitários, 2011.

  • FARIAS, M. E. ; GODINHO, Janaina Dias ; JUSTO, J. C. R. ; PROCHNOW, Tania Renata ; CERVA FILHO, O. . SENSIBILIZAÇÃO DE ALUNOS DE 8ª SÉRIE ENVOLVENDO EDUCAÇÃO AMBIENTAL VOLTADA PARA CIDADANIA. In: Seminário Estadual de Pesquisa em Ensino de Ciências e Matemática, 2011, Canoas. Anais do SEPECIM, 2011.

  • SCHEIN, Z. P. ; FARIAS, M. E. . A elaboração do conceito de equação do primeiro grau utilizando o laboratório de ensino aprendizagem. In: Seminário Estadual de Pesquisa, 2011, Canoas- RS. Seminário Estadual de Pesquisa, 2011.

  • FARIAS, M. E. ; KONRATH, A. K. . Educação para o Desenvolvimento Sustentável no municipio de Igreginha - RS: a realidade escolar, empresarial e social. In: Seminário Estadual de Pesquisa em Ensino de Ciências e Matemática, 2011, Canoas. Anais do SEPECIM, 2011.

  • FARIAS, M. E. ; Tania Renata prochnow . A Coleção temática como estratégia didática em Educação Ambiental. In: IV Simposio Internacional de Educação, 2010, Torres/RS. Anais do IV Simposio Internacional de educação. Torres/RS, 2010.

  • CUNHA, Josias lemos da ; FARIAS, M. E. . Um estudo exploratório envolvendo a interdisciplinaridade com Professores Públicos. In: IV Simposio Internacional de Educação, 2010, Torres/RS. Anais do IV Simposio Internacional de Educação. Torres, 2010.

  • Sarmento, Everaldo Pereira ; FARIAS, M. E. . Análise das concepções de professores indígenas sobre o tema meio ambiente em uma Escola Pública de Roraima. In: VIII Congresso Norte-Nordeste de Educação em Ciencias e Matemática, 2010, Boa Vista. ANAIS do VIII Congresso Norte-Nordeste de Educação em Ciências e Matemática. Boa Vista: CD, 2010.

  • RAMOS, R. ; FARIAS, M. E. . Analogias no livro didático: uso e abordagem na educação em saúde no Ensino Fundamental em Boa vista-RR. In: VIII Congresso Norte-Nordeste de Educação em Ciências e Matemática, 2010, Boa Vista. Anais do VII Congresso Norte-Nordeste de Educação em Ci~encias e Matemática. Boa Vista, 2010.

  • FERST, E. M. ; FARIAS, M. E. . DOIS OLHARES NA REALIDADE DO CURRÍCULO DE CIÊNCIAS E A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NAS ESCOLAS ESTADUAIS DE ENSINO FUNDAMENTAL DE BOA VISTA-RORAIMA. In: VIII Congresso Norte-Nordeste de Educação em Ciências e Matemática, 2010, Boa Vista. Anais do VIII Congresso Norte-Nordeste de Educação em Ciências e Matemática. Boa Vista, 2010.

  • Bauermann, Soraia Girardi ; Pacheco, Andreia Cardoso ; FARIAS, M. E. ; DAL-FARRA, Rossano André . NOVA ABORDAGEM METODOLÓGICA PARA O ENSINO DE PALEONTOLOGIA: ESTUDO PRELIMINAR NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES. In: VIII Congresso Norte-Nordeste de Educação em Ci~encias e Matemática, 2010, Boa Vista. Anais doVIII Congresso Norte-Nordeste de Educação em Ci~encias e Matemática. Boa Vista, 2010.

  • PARIS, Rosana Maria ; Bandeira, Karoline ; FARIAS, M. E. . O LÚDICO COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO NA DISCIPLINA DE BIOLOGIA. In: VIII Congresso Norte-Nordeste de Educação em Ciências e Matemática, 2010, Boa Vista. Anais do VIII Congresso Norte-Nordeste de Educação em Ciências e Matemática. Boa Vista, 2010.

  • FARIAS, M. E. ; Tania Renata prochnow . FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES: um trabalho com Unidade temática. In: C, 2010, Aracaju-SE. ANAIS do CONGRESSO IBERO AMERICANO DE EDUCAÇÃO. Aracaju-SE: CD, 2010.

  • FELL, Sandra Maria ; FARIAS, M. E. ; PROCHNOW, Tania Renata . Educação Ambiental: uma estratégia de ensino aplicada a alunos da Rede Pública de porto Alegre-RS. In: Congresso iberoAmericano de Educacion - Argentina, 2010, Buenos Aires. Anais do Congresso iberoAmericano de Educacion - Argentina. Buenos Aires, 2010.

  • PEREIRA, Viviann de Almeida ; FARIAS, M. E. . Repensar a prática docente:elementos de interdisciplinaridade no ensino de Ci~encias e matemática - um estudo na nova proposta curricular do estado do rio Grande do Sul.. In: V Congresso Internacional de Ensino de Matemática, 2010, Canoas RS. Anais do V Congresso Internacional de Ensino de Matemática. Canoas-RS, 2010.

  • FARIAS, M. E. ; LOVATO, Lise Giovana . A Educação Ambiental no pátio da Escola. In: Encontro Nacional de Educação Básica, 2008, Canoas/RS. Anais do IV Encontro Nacional de Eduação Básica, 2008.

  • FARIAS, M. E. ; BARBOSA, Maria Aparecida Ferreira ; RODRIGUES, Adriana dos Santos . Trilha: Uma Estratégia de Educação Ambiental no Meio urbano. In: Encontro Nacional de Educação Básica, 2008, Canoas/RS. Anais do Encontro Nacional de Educação Básica, 2008.

  • FARIAS, M. E. ; REIS, Débora Evangelista dos . Mapas Conceituais e Aprendizagem Significativa: Uma Vivência de Biologia no Ensino Médio em Sergipe. In: II Colóquio Internacional, Educação e Contemporaneidade, 2008, Aracaju/SE. Anais do II Colóquio Internacional, Educação e Contemporaneidade, 2008.

  • FARIAS, M. E. ; LOVATO, Lise Giovana . Implementando o Conceito de Ecossistemas no Espaço Escolar. In: Forum Nacional de Educação, 2008, Torres/RS. Anais do Forum Nacional de Educação, 2008.

  • FARIAS, M. E. ; REIS, Débora Evangelista dos . Estudo do Grupo Ecológico Kaá-Eté: Uma Vivência em Educação Ambietal Extraclasse em Porto Alegre/RS. In: II Colóquio Internacional, Educação e Contemporaneidade, 2008, Aracaju/SE. Anais do II Colóquio Internacional, Educação e Contemporaneidade, 2008.

  • FARIAS, M. E. ; FERST, E. M. . Reflexões Sobre o Currículo de Ciências Ministrado nas Escolas Estaduais de Ensino Fundamental no Municipio de Boa Vista/RR. In: XV Simpósio Sul Brasileiro em Ensino de Ciências, 2008, Canoas/RS. Anais do XV Simpósio Sul Brasileiro em Ensino de Ciências, 2008.

  • FARIAS, M. E. ; RAMOS, R. . Educação Sexual nas Exolas Públicas de Boa Vista: Um Estudo Exploratório. In: XV Simpósio Sul Brasileiro em Ensino de Ciências, 2008, Canoas/RS. Anais do XV Simpósio Sul Brasileiro em Ensino de Ciências, 2008.

  • FARIAS, M. E. ; FERRAZ, G. M. ; BUENO, G. R. C. ; MORAES, C. . Atividades de Educação Ambiental na séries Iniciais do Ensino Fundamental Como Estratégia para Aprendizagem Significativa. In: XV Simpósio Sul Brasileiro em Ensino de Ciências, 2008, Canoas/RS. Anais do XV Simpósio Sul Brasileiro em Ensino de Ciências, 2008.

  • FARIAS, M. E. ; SANTOS, R. A. ; FERREIRA, E. S. . Investigando A Educação Ambiental Na Terra Indigena (Araçá): Um estudo Exploratório. In: XV Simpósio Sul Brasileiro em Ensino de Ciências, 2008, Canoas/RS. Anais do XV Simpósio Sul Brasileiro em Ensino de Ciências, 2008.

  • FARIAS, M. E. ; REIS, Débora Evangelista dos ; REZENDE, V. A. . A Educação Ambiental Crítica como Fundamento das Práticas Pedagógicas na Escola. In: XV Simpósio Sul Brasileiro em Ensino de Ciências, 2008, Canoas/RS. Anais do XV Simpósio Sul Brasileiro em Ensino de Ciências, 2008.

  • Belmira Cavalcante ; FARIAS, M. E. . Avaliação Escolar: um olhar diferenciado. In: I Simpósio Internacional de Educação e IV Fórum Nacional de Educação, 2007, Torres/RS. Anais do I Simpósio Internacional de Educação e IV Fórum de Educação Maio de 2007 Torres/RS Brasil, 2007.

  • BARBOSA, Maria Aparecida Ferreira ; FARIAS, M. E. . Trilha como despertar da Educação Ambiental e fomento turístico no ambiente urbano: um estudo exploratório no Município de Canoas/ RS. In: I Simpósio Internacional de Educação e IV Fórum Nacional de Educação, 2007, Torres, RS. Anais do I Simpósio Internacional e IV Fórum Nacional de Educação Maio de 2007 Torres/Rs Brasil, 2007.

  • LOVATO, Lise Giovana ; FARIAS, M. E. . Prática de Ecossistema: construindo o conhecimento ambiental na Escola. In: I Simpósio Internacional de Educação e IV Fórum Nacional de Educação, 2007, Torres/RS. Anais do I Simpósio Internacional de Educação e IV fórum Nacional de Educação Maio de 2007 Torres/RS Brasil, 2007.

  • BARBOSA, Maria Aparecida Ferreira ; RODRIGUES, Adriana dos Santos ; FARIAS, M. E. . Trilha: uma experiência Sócio-Cultural no Ambiente Urbano de Canoas/RS. In: III ENEB Encontro Estadual de Educação Básica, 2007, Canoas/RS. III ENcontro Estadual de Educação Básica, 2007.

  • LOVATO, Lise Giovana ; FARIAS, M. E. . Implementando a interdisciplinaridade no Ensino de Ecossistemas. In: III ENEB Encontro Estadual de Educação Básica, 2007, Canoas/RS. III ENEB Encontro Estadual de Educação Básica, 2007.

  • Belmira Cavalcante ; FARIAS, M. E. . oncepções de avaliação e meios avaliativos utilizados em ciências em uma Escola Pública de Canoas/RS. In: III ENEB Encontro Estadual de Educação Básica, 2007, Canoas/RS. III ENEB Encontro Estadual de Educação Básica, 2007.

  • RODRIGUES, Adriana dos Santos ; FARIAS, M. E. . Os princípios da Educação Ambiental em trabalho Escolar na Educação de Jovens e Adultos (EJA). In: III Semana Científica Unilasalle, 2007, Canoas/RS. X SEFIC III Mostra de Trabalhos, 2007.

  • RODRIGUES, Adriana dos Santos ; FARIAS, M. E. . Avaliando na Educação de Jovens e Adultos (EJA) os principios de Educação Ambiental.. In: III Jornada de Iniciação Científica - Meio Ambiente - FEPAM/FZB, 2007, Porto Alegre. III Jornada de Iniciação Científica - MEio Ambiente- FEPAM/FZB, 2007.

  • RODRIGUES, Adriana dos Santos ; FARIAS, M. E. . Educação Ambiental na Educação de Jovens e Adultos(EJA) visando ao desenvolvimento Sustentável.. In: Feira de Iniciação Científica e Salão de Extensão, 2007, Novo Hamburgo/RS. Feira de Inciação Científica e Salão de Extensão, 2007.

  • REIS, Débora Evangelista dos ; FARIAS, M. E. . Educação AMbiental e construtivismo na escola: um estudo exploratório. In: Congresso Internacional de Educação, 2006, Santa Maria/RS. Anais do Congresso Internacional de Educação, 2006.

  • BERTOI, Jussara Machado ; FARIAS, M. E. ; SILVA, Juliana da . Prevenindo através do uso de oficina lúdico-pedagoógica como metodologia alternativa: sexualidade e gravidez. In: XII Simpósio Sul-brasileiro de Ciências, 2006, Blumenau/SC. Anais do XII Simpósio Sul-brasileiro de Ciências, 2006.

  • FARIAS, M. E. ; IRIGOYEN, Nilda Pereira de Oliveira . Gincana Socio-Cultural como metodologia de Ensino com Alunos Surcos. In: VI Congresso Íbero-Americano de Educação Ambiental, 2006, Joinville. Anais do VI Congresso Íbero-Americano de Educação Ambiental, 2006.

  • FARIAS, M. E. ; ARAUJO, Daniel . Jardim Botânico como agente de mudança no ensino: buscando a interdisciplinaridade no contexto local. In: III Forum Nacional do Meio Ambiente / XII semana de Educação Ambiental - Sustentabilidade: Compromisso com a Vida, 2005, Santa Rosa. II Forum Nacional do Meio Ambiente - XII Semana de Educação Ambiental. Santa Rosa: UNIJUI - Campus Santa Rosa, 2005. v. único. p. 311-317.

  • ARAUJO, Daniel ; FARIAS, M. E. . Formação de Professores-Intérpretes: construindo novos olhares acerca da Interpretação Ambiental no Jardim Botânico. In: V Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 2005, Bauru/ SP, 2005.

  • FARIAS, M. E. ; MULLER, Vera Lúcia S . Educação Ambiental e Formação de Professores: reflexão sobre a coleta seletiva de lixo. In: V Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 2005, Bauru/ SP, 2005.

  • ARAUJO, Daniel ; FARIAS, M. E. . Sensibilização em trilhas ecológicas. In: II Fórum Nacional do Meio Ambiente, 2004, Santa Rosa / RS. Sustentabilidade: compromisso com a vida. Ijuí: Unijuí, 2004. p. 60-64.

  • ARAUJO, Daniel ; FARIAS, M. E. . O uso de Parques Urbanos como instrumento de Sensibilização e Educação Ambiental para professores. In: II Congresso Mundial de Educação Ambiental, 2004, Rio de Janeiro / RJ, 2004.

  • FARIAS, M. E. ; NEPOMUCENA, Marco Aurélio da Rosa . Desenvolvimento Sustentável: práticas esportivas como fator de inclusão social. In: I Congresso Interamericano de Saúde Ambiental, 2004, Porto Alegre, 2004.

  • BERTOI, Jussara Machado ; FARIAS, M. E. ; SILVA, Juliana da . O uso de oficinas lúdico-pedagógicas no ensino de Ciências: abordando temas como drogas e doenças sexualmente transmissíveis (DSTS). In: XII ENDIPE, 2004, Curitiba. Conhecimento local e conhecimento universal, 2004. p. 6194-6205.

  • MÜLLER, Vera Lúcia S ; BERTOI, Jussara ; FARIAS, M. E. . Educação Ambiental: Aprendendo com a coleta do lixo na escola. In: III Simpósio Gaúcho de Educação Ambiental, II Colóquio de Pesquisa em Educação Ambiental da Região Sul, II Encontro da Rede Sul-Brasileira de Educação Ambiental e XV Semana Alto-Uruguai do Meio Ambiente, 2004, Erechim. III Simpósio Gaúcho de Educação Ambiental, II Colóquio de Pesquisa em Educação Ambiental da Região Sul, II Encontro da Rede Sul-Brasileira de Educação Ambiental e XV Semana Alto-Uruguai do Meio Ambiente, 2004.

  • IRIGOYEN, Nilda Pereira de Oliveira ; FARIAS, M. E. . Projeto Gincana Sócio-Cultural. In: XII Simpósio Sul-Brasileiro de Ensino de Ciências, 2004, Canoas. XII Simpósio Sul-Brasileiro de Ensino de Ciências, 2004.

  • MÜLLER, Vera Lúcia S ; FARIAS, M. E. . Educação Ambiental: visão de uma comunidade escolar. In: XII Simpósio Sul-Brasileiro de Ensino de Ciências, 2004, Canoas. XII Simpósio Sul-Brasileiro de Ensino de Ciências, 2004.

  • FARIAS, M. E. ; ARAUJO, Daniel . Uma proposta para o uso do teste com Tradescantia (TRAD-SHM) como instrumento de ensinoi sobre poluição atmosférica no Jardim Botânico. In: XII Simpósio Sul-Brasileiro de Ensino de Ciências, 2004, Canoas. XII Simpósio Sul-Brasileiro de Ensino de Ciências, 2004.

  • MÜLLER, Vera Lúcia S ; FARIAS, M. E. . Educação Ambiental: Visão de uma comunidade escolar. In: XII Simpósio Sul-Brasileiro de Ensino de Ciências, 2004, Canoas. XII Simpósio Sul-Brasileiro de Ensino de Ciências, 2004.

  • IRIGOYEN, Nilda Pereira de Oliveira ; FARIAS, M. E. . Projeto Gincana Sócio-Cultural. In: XII Simpósio Sul-Brasileiro de Ensino de Ciências, 2004, Canoas. XII Simpósio Sul-Brasileiro de Ensino de Ciências, 2004.

  • FARIAS, M. E. . Atividades interdisciplinares como metodologia alternativa de ensino: análise de uma experiência. In: III Congresso Internacional de Educação, 2003, São Leopoldo, 2003.

  • FARIAS, M. E. ; SANTOS, Flávia Maria Teixeira dos . Formação continuada de professores de ciências. In: IV Encontro Nacional de Educação em Ciências, 2003, Bauru, 2003.

  • RHEINHEIMER, Cristiane ; FARIAS, M. E. . Tecendo a Educação Ambiental através do estudo do meio ambiente na escola. In: II Simpósio Sul-Brasileiro de Educação Ambiental, 2003, Itajaí, 2003.

  • ARAUJO, Daniel ; FARIAS, M. E. . Trabalhando a construção de um novo conhecimento através dos sentidos em trilhas ecológicas. In: II Simpósio Sul-Brasileiro de Educação Ambiental, 2003, Itajaí, 2003.

  • FARIAS, M. E. . Enfatizando na Escola as Ações do Cotidiano que Previnem a Escassez de Energia. In: VIII Encontro Perspectivas do Ensino de Biologia, 2002, São Paulo. Caderno de Programa e Resumos do VIII Encontro Perspectivas do Ensino de Biologia. São Paulo: Editora da UNICAMP, 2002. v. 1. p. 01-01.

  • FARIAS, M. E. . Educar para o Desenvolvimento Sustentável: Realidade e Utopia nas Séries Iniciais. In: II SIEDALYC - II Seminário Internacional de Educação da América Latina e Caribe, 2002, Boa Vista - RO. Livro de Resumos, 2002. v. 1. p. 01-01.

  • FARIAS, M. E. . Afro-descendentes: Educação em Saúde em busca de novos paradigmas. In: II Congresso Brasileiro de Pesquisadores Negros De Preto a Afro-Descendente: a pesquisa sobre relações étnico-raciais no Brasil, 2002, São Carlos - SP. II Congresso Brasileiro de Pesquisadores Negros De Preto a Afro-Descendente: a pesquisa sobre relações étnico-raciais no Brasil de 25 a 29 de agosto de 2002 - Resumos. São Carlos - SP: Editora Universidade Federal de São Carlos, 2002. v. 1. p. 50-50.

  • FARIAS, M. E. . Análise da realidade do Ensino de Biologia na perspectiva dos estagiários. In: 6º Encontro de Biólogos da região Sul: O Biólogo e os desafios atuais, 2002, Porto Alegre. 6º Encontro de Biólogos da região Sul: O Biólogo e os desafios atuais Programa e Resumos, 2002. v. 1. p. 48-48.

  • FARIAS, M. E. . Afro-descendentes e doenças étnicas: buscando conhecer para previnir. In: VII Seminário Internacional de Educação, 2002, Cachoeira do Sul. Anais do VII Seminário Internacional de Educação, 2002. v. 1. p. 01-01.

  • FARIAS, M. E. ; SILVA, C. K. ; GROENWALD, C. L. O. . Programa Educacional em Desenvolvimento Sustentável: uma proposta interdisciplinar para o Ensino de Ciências e Matemática. In: VII Congreso de Psicologia Ambiental Human-Habitats XXI, 2001, Donostia - San Sebastían. Anais do VII Congreso de Psicologia Ambiental Human-Habitats XXI. Donostia - San Sebastían, 2001.

  • FARIAS, M. E. . O estágio na prática de ensino de ciências e biologia: uma estratégia de aprendizagem. In: II Simpósio Internacional de Educação Superior, 2001, São Leopoldo. Anais do II Simpósio Internacional de Educação Superior. São Leopoldo: UNISINOS, 2001.

  • FARIAS, M. E. . Desenvolvimento Sustentável: trabalhando atitudes e valores na sala de aula. In: III Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 2001, Atibaia - SP. São Paulo: Editora da USP, 2001.

  • FARIAS, M. E. ; GROENWALD, C. L. O. . Educação para o Desenvolvimento Sustentável II. In: III Seminário de Pesquisa Região Sul, 2000, Porto Alegre. Anais III Seminário de Pesquisa Região Sul. Porto Alegre: Editora UFRGS, 2000.

  • FARIAS, M. E. ; PROCHNOW, T. R. ; DAL-FARRA, R.A. . Formação de professores, Educar pela Pesquisa e Pensamento. In: XVIII Fórum de Iniciação cientifica e tecnológica da Ulbra, 2018, Canoas. Anais da XVIII EXPOULBRA, 2018. v. Anais.

  • NOBRE, S. B. ; FARIAS, M. E. . Evolução Biológica e Paleontologia: uma experiência em formação continuada com professores de Ciências e Biologia. In: XV Fórum de Pesquisa Científica e Tecnológica da ULBRA, 2015, Canoas. Anais do XV Fórum de Pesquisa Científica e Tecnológica da ULBRA. Canoas, 2015.

  • GODINHO, J. D. ; FARIAS, M. E. . Análise das motivações, adaptações pessoais e profissionais de professores de redes municipais da região metropolitana de Porto Alegre-RS para ingressar na formação continuada no caminho da educação científica. In: IX Semana Científica Unilasalle SEFIC, 2013, Canoas. Anais da IX Semana Científica Unilasalle.

  • NOBRE, S. B. M. ; GUIMARAES, A. R. ; GELLER, M. ; FARIAS, M. E. . Um estudo de caso: projeto sobre o corpo humano no tempo e espaço, a interdisciplinaridade no ensino fundamental. In: IX Semana Científica Unilasalle - SEFIC, 2013, Canoas. Anais do IX Semana Científica Unilasalle - SEFIC. Canoas: Unilassalle, 2013. v. 1.

  • Bandeira, Karoline ; FARIAS, M. E. . Analogias no processo de ensino envolvendo o ambiente. In: V SEMANA CIENTIFICA UNILASALLE, 2009, Canoas-RS. Anais da V Semana |Cientifica Unilasalle, 2009.

  • Bandeira, Karoline ; FARIAS, M. E. . Analogias no processo ensino aprendizagem em ciências: um estudo exploratório. In: Semana cientifica - UNILASALLE: Ensino, Pesquisa e Extensão, 2009, Canoas. Centro Universitário La Salle. Semana Científica (7. : 2011 : Canoas, RS) VII SEFIC: Semana Científica Unilasalle. - Canoas, RS : Unilasalle, 2011. 1. Canoas-RS: Unilasalle, 2009.

  • PARIS, Rosana Maria ; FARIAS, M. E. . O lúdico como estratégia de ensino na disciplina de Biologia. In: Sema Cientifica - Unilasalle: Ensino, Pesquisa e Extensão, 2009, Canoas. Centro Universitário La Salle. Semana Científica (7. : 2011 : Canoas, RS) VII SEFIC: Semana Científica Unilasalle. - Canoas, RS : Unilasalle, 2011. 1. Canoas-RS: Unilasalle, 2009.

  • BARBOZA, C. F. ; FARIAS, M. E. ; PIZZATO, Grace Prá . TEMA GERADOR: a erva mate nocotidiano das aulas. In: Semana Cientifica - Unilasalle: Ensino, Pesquisa e Extensão, 2009, Canoas- RS. Centro Universitário La Salle. Semana Científica (7. : 2011 : Canoas, RS) VII SEFIC: Semana Científica Unilasalle. - Canoas, RS : Unilasalle, 2011. 1. Canoas- RS: LASALLE, 2009.

  • FARIAS, M. E. ; ARAUJO, Daniel ; FREITAS, E. L. . A oficina pedagógica como ferramenta de ensino na formação inicial de professores. In: Congresso Ibero-americano de Educação Ambiental, 2006, Joinville/SC. Anais do Congresso Ibero-americano de Educação Ambiental, 2006.

  • ARAUJO, Daniel ; FARIAS, M. E. ; VARGAS, José Fernando da Rosa . O Jardim Botânico como espaço formador. In: Congresso Ibero-americano de Educação Ambiental, 2006, Joinville/SC. Anais do Congresso Ibero-americano de Educação Ambiental, 2006.

  • BERTOI, Jussara Machado ; FARIAS, M. E. ; SILVA, Juliana da . Sexualidade e gravidez precoce. In: II SBPC, 2006, Porto Alegre /RS. Anais do II SBPC. p. 1-3.

  • FARIAS, M. E. ; PROCHNOW, T. R. ; NOBRE, S. B. . Educar pela Pesquisa na Escola: produção, assessoramento e análise de práticas educativas (sequências didáticas) sustentáveis (Fase II). In: XV Fórum de Pesquisa Científica e Tecnológica, 2015, Canoas. Anais do XV Fórum de Pesquisa Científica e Tecnológica. Canoas, 2015.

  • SOARES, N. A. ; FARIAS, M. E. . Ensinando conceitos sobre resíduos sólidos em visitas orientadas ao aterro sanitário de Igrejinha-RS. In: XIV Fórum de Pesquisa Científica e Tecnológica, 2014, Canoas. Anais do XIV Fórum de Pesquisa Científica e Tecnológica. Canoas: ULBRA, 2014.

  • GODINHO, J. D. ; FARIAS, M. E. . IDEB: quais as possíveis influências sobre a prática dos professores da Educação Básica.. In: XIV Fórum de Pesquisa Científica e Tecnológica, 2014, Canoas. Anais do XIV Fórum de Pesquisa Científica e Tecnológica, 2014.

  • GROENWALD, C. L. O. ; BAYER, A. ; SILVA, C. K. ; JUSTO, J. C. R. ; FARIAS, M. E. ; GELLER, M. ; DAL-FARRA, R.A. ; PROCHNOW, T. R. . Formação Continuada de Professores em Ciências e Matemática visando o desenvolvimento para o exercício pleno da cidadania: um recorte da trajetória. In: XIV Fórum de Pesquisa Científica e Tecnológica, 2014, Canoas. Anais do XIV Fórum de Pesquisa Científica e Tecnológica, 2014.

  • PROCHNOW, T. R. ; CRUZ, M. ; FARIAS, M. E. ; EWALD, K. P. ; VALDUGA, M. . Utilizando o ambiente do entorno escolar para integrar o conteúdo de ciências do Ensino Fundamental com a Educação para o desenvolvimento sustentável. In: XIII FÓRUM DE PESQUISA DA ULBRA, 2013, Canoas. Anais do XIII Fórum de Pesquisa da ULBRA, 2013.

  • FARIAS, M. E. ; EWALD, K. P. ; PROCHNOW, T. R. ; GODINHO, J. D. . EDUCAR PELA PESQUISA NA ESCOLA: PRODUÇÃO, ASSESSORAMENTO E ANÁLISE DE PRÁTICAS EDUCATIVAS (SEQUENCIAS DIDÁTICAS) SUSTENTÁVEIS.. In: XIII FÓRUM DE PESQUISA DA ULBRA, 2013, Canoas. Anais do XIII Fórum de Pesquisa da ULBRA, 2013.

  • FARIAS, M. E. ; NASCIMENTO, J. M. M. . O USO DE SITUAÇÃO /RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS COMO ESTRATÉGIA DIDÁTICA INTERDISCIPLINAR NO ESTUDO DO AMBIENTE NA EJA. In: XIII FÓRUM DE PESQUISA DA ULBRA, 2013, Canoas. Anais do XIII Fórum de Pesquisa da ULBRA, 2013.

  • GODINHO, J. D. ; FARIAS, M. E. ; EWALD, K. P. . Formação Continuada de Professores em Serviço: análise da discussão do Grupo Focal sobre as suas finalidades e prioridades. In: XIII FÓRUM DE PESQUISA DA ULBRA, 2013, Canoas. Anais do XIII Fórum de Pesquisa da ULBRA, 2013.

  • NOBRE, S. B. ; FARIAS, M. E. . ANÁLISE DAS PERCEPÇÕES SOCIOAMBIENTAIS DE EDUCANDOS DO 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DE UMA ESCOLA PÚBLICA LITORÂNEA. In: XIII FÓRUM DE PESQUISA DA ULBRA, 2013, Canoas. Anais do XIII Fórum de Pesquisa da ULBRA, 2013.

  • FARIAS, M. E. ; PROCHNOW, T. R. ; GROENWALD, C. L. O. ; GELLER, M. ; BAYER, A. ; SILVA, C. K. . FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES EM MATEMÁTICA VISANDO O DESENVOLVIMENTO PARA O EXERCÍCIO PLENO DA CIDADANIA: UM RECORTE DA TRAJETÓRIA. In: XIII FÓRUM DE PESQUISA DA ULBRA, 2013, Canoas. Anais do XIII Fórum de Pesquisa da ULBRA, 2013.

  • FARIAS, M. E. ; EWALD, K. P. . FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES EM COMUNIDADE DE PRÁTICA: INVESTIGANDO SABERES DESENVOLVIDOS E ADQUIRIDOS. In: FEIRA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA FEEVALE, 2013, Novo Hamburgo. Anais da Feira de Pesquisa, 2013.

  • EWALD, K. P. ; FARIAS, M. E. . FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES EM COMUNIDADE DE PRÁTICA: INVESTIGANDO AS MOTIVAÇÕES E ADAPTAÇÕES PESSOAIS. In: XXV SALÃO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA UFRGS, 2013, Porto Alegre. Anais XXV SALÃO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA UFRGS, 2013.

  • FARIAS, M. E. ; CARVALHO FILHO, Gil Vicente Gomes. . Semana da Iniciação Científica - Ulbra-Canoas. In: Semana da Iniciação Científica - ULBRA-Canoas-RS, 2010, Canoas-RS. Anais da Semana da Iniciação Científica - ULBRA-Canoas-RS. Canoas-RS, 2010.

  • RODRIGUES, Adriana dos Santos ; FARIAS, M. E. . Trilha como despertar da Educação Ambiental no ambiente urbano: um estudo exploratório no Município de Canoas/RS. In: XIX Salão de Iniciação Científica XVI Feira de Iniciação Científica e II Salão UFRGS Jovem, 2007, Porto Alegre. XIX Salão de Iniciação Cientifica, XVI Feira de Iniciação Cientifica e II salão UFRGS Jovem, 2007.

  • RODRIGUES, Adriana dos Santos ; FARIAS, M. E. . Educação Ambiental para o Desenvolvimento Sustentável: o uso de Trilhas como meio de ensino.. In: XIII Salão de Iniciação Científica e Tecnológica da ULBRA, 2007, Canoas/RS. XIII Salão de Iniciação Científica e Tecnológica da ULBRA, 2007.

  • MOREIRA, Patrícia Batista ; FARIAS, M. E. . Unidades Temáticas para o ensino de Ciências: integrando teoria/prática com estagiários. In: XVI Salão de Iniciação Científica da UFRGS, 2004, Porto Alegre. XVI Salão de Iniciação Científica da UFRGS, 2004.

  • ARAUJO, Daniel ; MOREIRA, Patrícia Batísta ; FARIAS, M. E. . Sensibilização Ambiental em áreas verdes de Canoas: um estudo exploratório. In: V Salão de Iniciação Científica PUCRS, 2004, Porto Alegre. V Salão de Iniciação Científica PUCRS, 2004.

  • BERTOI, Jussara Machado ; FARIAS, M. E. ; SILVA, Juliana da . O ensino em saúde- doenças sexualmete transmissíveis através de metodologia alternativa: oficinas lúdico-pedagógicas. In: IX Encontro Perspectivas do Ensino de Biologia, 2004, São Paulo. Biodiversidade: A biologia em contextos diversos, 2004. p. 157-158.

  • FARIAS, M. E. ; SANTOS, Flávia Maria Teixeira dos . Formação continuada de professores de Ciências. In: IV Encontro Nacional de Educação em Ciências, 2003, Bauru. Livro de resumos, 2003. v. 1. p. 94.

  • FARIAS, M. E. . Atividades interdisciplinares como metodologia alternativa no ensino: análise de uma experiência. In: III Congresso Internacional de Educação, 2003, São Leopoldo. Anais do III Congresso Internacional de Educação, 2003.

  • FARIAS, M. E. ; RODRIGUES, Cláudia Fernanda ; WISLOCKI, Valéria Doliwa ; SANTOS, Flávia Maria Teixeira dos . Caracterização dos professores das Escolas Públicas da 27 Corregedoria de educação-CRE. In: XV Salão de Iniciação Cinetífica, XII Feira de Iniciação Científica, UFRGS, 2003, Porto Alegre. Livro de Resumos, 2003. p. 901.

  • WISLOCKI, Valéria Doliwa ; FARIAS, M. E. . O perfil do educador em ciências na visão do formando. In: VI Salão e Feira da Iniciação Científica - Instrumentalizando o conhecimento, 2003, Canoas, 2003.

  • FARIAS, M. E. ; ARAUJO, Daniel . Áreas verdes como instrumento para a formação continuada de professores. In: VI Salão e Feira da Iniciação Científica - Instrumentalizando o conhecimento, 2003, Canoas, 2003.

  • WISLOCKI, Valéria Doliwa ; FARIAS, M. E. . Ensino de Biologia: análise de metodologias de ensino. In: IV Salão de Iniciação Científica da PUCRS, 2003, Porto Alegre, 2003.

  • ARAUJO, Daniel ; FARIAS, M. E. . Trilha lúduca: brincando e aprendendo com a biodiversidade. In: IV Salão de Iniciação Científica da PUCRS, 2003, Porto Alegre, 2003.

  • LISBOA, Patrícia Leite ; CASTOLBI, Liliana ; FESER, Mariane ; FARIAS, M. E. . Educação Ambiental como prática educativa no CEULBRA: um estudo exploratório. In: II Simpósio Sul-Brasileiro de Educação Ambiental, 2003, Itajaí, 2003.

  • FARIAS, M. E. ; ARAUJO, Daniel . Cadê a Árvore? Trilhas interativas em Jardins Botânicos. In: Mostra de Iniciação Científica - Unisinos, 2003, São Leopoldo. Mostra de Iniciação Científica 2003, 2003. p. 74-74.

  • RHEINHEIMER, Cristine Gerhardt ; FARIAS, M. E. . Projeto de Educação Ambiental SOS Arroio do Meio. In: V Encontro Nacional de Biólogos, 2003, Natal - RN. V Encontro Nacional de Biólogos, 2003. p. 145-146.

  • FARIAS, M. E. ; DOLIWA, Valéria . O lúdico também ensina a pensar. In: V Encontro Nacional de Biólogos, 2003, Natal - RN. V Encontro Nacional de Biólogos, 2003.

  • FARIAS, M. E. ; GROENWALD, C. L. O. ; RAMOS, C. ; MACHADO, L. G. . Construindo o conceito de Desenvolvimento Sustentável: uma experiência no Ensino Fundamental - Canoas - RS. In: XIII Salão de Iniciação Científica da UFRGS, 2002, Porto Alegre. Livro de Resumos na forma de CD-ROM. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2002. v. 1. p. 01-01.

  • FARIAS, M. E. ; RAMOS, C. . Ensino de Ciências Naturais: conhecendo as ensinantes e trabalhando metodologias alternativas de ensino. In: Mostra de Iniciação Científica - UNISINOS, 2002, São Leopoldo. Livro de resumos da Mostra de Iniciação Científica 2002- Ciências Sociais Aplicadas e Humanas. São Leopoldo: Editora da Unisinos, 2002. v. 1. p. 01-01.

  • FARIAS, M. E. ; RAMOS, C. ; WISLOCKI, Valéria Doliwa . O Ensino de Ciências Naturais a partir de oficinas pedagógicas. In: III Salão de Iniciação Científica da PUCRS, 2002, Porto Alegre. Anais do III Salão de Iniciação Científica da PUCRS, 2002. v. 1. p. 1-1.

  • WISLOCKI, Valéria Doliwa ; FARIAS, M. E. . A importância das Oficinas Pedagógicas: o Ensino de Ciências Naturais na Educação Infantil. In: Mostra de Iniciação Científica - UNISINOS, 2002, São Leopoldo. Livro de Resumos Mostra de Iniciação Científica - Ciências Sociais Aplicadas e Humanas. São Leopoldo: Unisinos, 2002. v. 1. p. 01-01.

  • FARIAS, M. E. . O estágio na prática de ensino de ciências e biologia: uma estratégia de aprendizagem. In: II Simpósio Internacional de Educação Superior, 2001, São Leopoldo. Anais do II Simpósio Internacional de Educação Superior. São Leopoldo: Unisinos, 2001.

  • FARIAS, M. E. . Investigando a Percepção sobre Desenvolvimento Sustentável dos Formandos do Ensino Médio da Cidade de Canoas. In: III Encontro Nacional de Pesquisa em Eduacação em Ciências, 2001, Atibaia - SP. Livro de resumos em CD-Rom, 2001.

  • FARIAS, M. E. . O Adolescente Usuário de Cocaína e as Atividades Extra-Classe. In: Fórum Mundial de Educação, 2001, Porto Alegre - RS. Livro de resumos, 2001.

  • FARIAS, M. E. ; RAMOS, C. ; MACHADO, L. G. . Programa Educacional em Desenvolvimento Sustentável: Grupo de estudo aplicações no cotidiano escolar. In: VII Salão de Iniciação Científica - ULBRA, 2001, Canoas. Livro de Resumos na forma de CD-ROM. Canoas: Editora da ULBRA, 2001.

  • FARIAS, M. E. ; GROENWALD, C. L. O. ; RAMOS, C. ; MACHADO, L. G. . Programa Educacional em Desenvolvimento Sustentável: Avaliando na escola os princípios da Educação Ambiental. In: V Congresso de Ecologia do Brasil - AmbientexSociedade, 2001, Porto Alegre. Livro de Resumos do V Congresso de Ecologia do Brasil - AmbientexSociedade. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2001.

  • FARIAS, M. E. ; GROENWALD, C. L. O. ; BERG, A. C. ; RAMOS, C. ; MACHADO, L. G. . Programa Educacional em Desenvolvimento Sustentável: Etapa III. In: VI Salão de Iniciação Científica da Universidade Luterana do Brasil - ULBRA, 2000, Canoas. Livro de resumos do VI Salão de Iniciação Científica - ULBRA. Canoas: Editora da ULBRA, 2000.

  • FARIAS, M. E. ; GROENWALD, C. L. O. ; RAMOS, C. ; MACHADO, L. G. . Programa Educacional em Desenvolvimento Sustentável: uma proposta de integração da Universidade com o Ensino Fundamental e Médio. In: IX Encontro Anual de Iniciação Científica - PIBIC/ CNPq, 2000, Londrina - PR. Livro de Resumos - Ciências Humanas IX Encontro Anual de Iniciação Científica. Londrina: Editora da UEL, 2000.

  • FARIAS, M. E. ; GROENWALD, C. L. O. ; RAMOS, C. ; MACHADO, L. G. . Programa Educacional em Desenvolvimento Sustentável: uma proposta de integração entre a universidade e a comunidade escolar do Município de Canoas. In: XII Salão de INiciação Cientifica da UFRGS, 2000, Porto Alegre. Livro de Resumos na forma de CD-ROM. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2000.

  • FARIAS, M. E. ; BAYER, A. ; GROENWALD, C. L. O. . Investigando à percepção da problemática ambiental dos formandos do Ensino Médio da cidade de Canoas. In: SBPC- Sociedade Brasilieira para o Progresso da Ciência, 2000, Brasília. Anais da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência - SBPC. Brasília, 2000.

  • FARIAS, M. E. . O adolescente usuário de cocaína e sua relação com outras substâncias psicoativas. In: 52º Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência - SBPC, 2000, Brasília. Anais da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência - SBPC. Brasília, 2000.

  • FARIAS, M. E. ; GROENWALD, C. L. O. . Programa Educacional em Desenvolvimento Sustentável: uma experiência multidisciplinar nas séries iniciais. In: 51ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, 1999, Porto Alegre. Anais da 51ª Reunião Anual da SBPC, 1999. v. 1.

  • FARIAS, M. E. ; ROBAINA, J. V. . Núcleo de Ensino de Ciencias: uma proposta interdisciplinar. In: I Simpósio de Educação Superior, 1999, Canoas. Anais do I Simpósio de Educação Superior. Canoas: Editora da ULBRA, 1999. v. 1. p. 120-121.

  • FARIAS, M. E. ; GROENWALD, C. L. O. ; SILVA, C. K. ; BERG, A. C. ; ROBAINA, J. V. ; RAMOS, C. ; MACHADO, L. G. ; GONÇALVES, M. N. . Programa Educacional em Desenvolvimento Sustentável - Etapa II. In: V Salão de Iniciação Científica UlBRA- Canoas, 1999, Canoas. Resumos do V Salão de Iniciação Científica 13 a 14 de Outubro de 1999. Canoas: Editora de ULBRA, 1999.

  • FARIAS, M. E. ; GROENWALD, C. L. O. ; BAYER, A. ; RAMOS, C. ; MACHADO, L. G. . Programa Educacional em Desenvolvimento Sustentável: Investigando a percepção dos formandos do Ensino Médio da cidade de Canoas. In: II Mostra de Inicição Científica ULBRA- Cachoeira do Sul, 1999, Cachoeira do Sul. Resumos II Mostra de Iniciação Científica 6 a 8 de Outubro de 1999. Cachoeira do Sul: Editora da ULBRA, 1999.

  • FARIAS, M. E. ; GROENWALD, C. L. O. ; RAMOS, C. ; RAMOS, F. A. ; CASA, J. D. ; MACHADO, L. G. ; CORTIVO, E. R. D. . Programa Educacional em Desenvolvimento Sustentável. In: IV Salão de Iniciação Científica ULBRA-Canoas, 1998, Canoas. Resumos do IV Salão de Inicição Científica 8 e 9 de Outubro 1998. Canoas: Editora de ULBRA, 1998.

  • FARIAS, M. E. ; GODINHO, J. D. ; ARRUDA, A. F. S. ; TELES, H. H. F. R. . EDUCAR PELA PESQUISA NA FORMAÇÃO DOCENTE. 2018. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • FARIAS, M. E. ; ARRUDA, A. F. S. . SITUAÇÕES DIDÁTICAS EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL. 2018. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • SOARES, N. A. ; FARIAS, M. E. . UM RELATO DAS PRÁTICAS EDUCATIVAS SOCIOAMBIENTAIS BUSCANDO O PENSAMENTO COMPLEXO DESENVOLVIDAS EM UM CENTRO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM IGRJINHA-RS. 2018. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • SOARES, N. A. ; FARIAS, M. E. . Representações de Professores sobre o Pensamento Complexo na Educação Ambiental: algumas considerações. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • NOBRE, S. B. ; FARIAS, M. E. . Prática docente em Biologia Evolutiva: explorando o uso do jogo digital Paleo Game no Ensino Fundamental. 2016. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • NOBRE, S. B. ; FARIAS, M. E. . Evolução Biológica em destaque: uma experiência na formação continuada de professores de Ciências Naturais. 2016. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • FARIAS, M. E. ; NOBRE, S. B. . Ensino de Ciências: teoria e prática se complementam no estágio supervisionado?. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • NOBRE, S. B. ; FARIAS, M. E. . Formação continuada de professores: possibilidades e desafios para o ensino de Paleontologia na Educação Básica. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MICHELS, J. ; FARIAS, M. E. . Motivações de Professores da Área de Ciências da Natureza e Matemática para cursar uma especialização em Ensino de Ciências com foco em Educar pela Pesquisa. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • ARAUJO, Daniel ; OLIVEIRA, L. S. ; FARIAS, M. E. . Educação Ambiental inserida no Licenciamento Ambiental: uma análise de projetos. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SOARES, N. A. ; FARIAS, M. E. . O que dizem as pesquisas sobre pensamento complexo na Educação Ambiental?. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • BOHRER, T. R. J. ; FARIAS, M. E. . Perfil pessoal e profissional e as Teorias Implícitas de aprendizagem dos professores de ciências membros do Programa de Bolsas de Introdução à Docência ? PIBID. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • EWALD, K. P. ; PROCHNOW, T. R. ; FARIAS, M. E. . O Portfólio como estratégia de desenvolvimento da Agenda 21 no Ensino Fundamental. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • NOBRE, S. B. ; PROCHNOW, T. R. ; FARIAS, M. E. . EXPLORANDO O TEMA RECURSOS HÍDRICOS ATRAVÉS DE PROJETO EDUCACIONAL: ESTRATÉGIAS PEDAGÓGICAS EXPERIMENTAIS NO ENSINO DE CIÊNCIAS. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SOARES, N. A. ; FARIAS, M. E. . Ensinando e aprendendo Educação Ambiental: um relato de experiência interdisciplinar na escola. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • BOURSCHEID, J. L. W. ; FARIAS, M. E. . Educação Ambiental na escola: em busca de caminhos na construção do conhecimento para a ressignificação de paradigmas e valores. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • NOBRE, S. B. ; FARIAS, M. E. . EVOLUÇÃO BIOLÓGICA E PALEONTOLOGIA: UMA EXPERIÊNCIA EM FORMAÇÃO CONTINUADA COM PROFESSORES DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • FARIAS, M. E. ; PROCHNOW, T. R. ; NOBRE, S. B. . Educar pela Pesquisa na Escola: produção, assessoramento e análise de práticas educativas (sequências didáticas) sustentáveis (Fase II). 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • FARIAS, M. E. . Reflexões sobre a influência das avaliações externas na prática docente. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • NOBRE, S. B. ; FARIAS, M. E. . A formação continuada de professores com ênfase no ensino de Ciências da natureza: contextos e perspectivas. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • GROENWALD, C. L. O. ; BAYER, A. ; SILVA, C. K. ; JUSTO, J. C. R. ; FARIAS, M. E. ; GELLER, M. ; DAL-FARRA, R.A. ; PROCHNOW, T. R. . Formação continuada de professores em Ciências e Matemática visando o desenvolvimento para exercício pleno da cidadania: um recorte da trajetória. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • GODINHO, J. D. ; FARIAS, M. E. . IDEB: quais as possíveis influências sobre as práticas dos professores da Educação Básica. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • DE MORAES, P. ; SILVEIRA, E. F. ; CHAVES, D.S. ; FARIAS, M. E. . Implementação do Ensino Médio Politécnico no Rio Grande do Sul: primeiras impressões. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SOARES, N. A. ; FARIAS, M. E. . Ensinando conceitos sobre resíduos sólidos em visitas orientadas ao aterro sanitário de Igrejinha -RS. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • LEMES, D. C. M. ; FARIAS, M. E. . PAULO FREIRE: O HORIZONTE DAS GRITANTES DESIGUALDADES E OS ESTIGMAS DEIXADOS NO MEIO AMBIENTE. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • NUNES, C. S. ; BAYER, A. ; FARIAS, M. E. . EDUCAÇÃO AMBIENTAL CRÍTICA E O ENSINO DE MATEMÁTICA. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • PROCHNOW, T. R. ; FARIAS, M. E. ; PIETZSCH, M. R. ; FACANHA, E. . EDUCAÇÃO PARA A SUSTENTABILIDADE: UMA PROPOSTA DE ENSINO UTILIZANDO A ENERGIA EÓLICA COMO TEMA GERADOR NOS ANOS INICIAIS. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • FARIAS, M. E. . SUSTENTABILIDADE E EDUCAÇÃO AMBIENTAL: UMA BUSCA DA TRANSCENDÊNCIA DA EXISTÊNCIA HUMANA. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • NOBRE, S. B. ; FARIAS, M. E. . AS CONCEPÇÕES SOCIOAMBIENTAIS DE PROFESSORES EM UM CURSO DE FORMAÇÃO NO LITORAL NORTE DO RIO GRANDE DO SUL. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • EWALD, K. P. ; CEZAR, R. S. ; GODINHO, J. D. ; FARIAS, M. E. . FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES: ENSINO DE CIÊNCIAS E A FOTOGRAFIA COMO ESTRATÉGIA INTEGRADORA. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • COSTA, M. P. ; FARIAS, M. E. ; GODINHO, J. D. . ESTUDO EXPLORATÓRIO SOBRE ATIVIDADES PEDAGÓGICAS QUE DESPERTAM O INTERESSE DOS ALUNOS EM AULAS DE BIOLOGIA. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • EWALD, K. P. ; CEZAR, R. S. ; FUMIS, J. ; BORBA, B. A. ; FARIAS, M. E. ; SILVEIRA, E. F. . PROJETO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL COM METODOLOGIAS E ALTERNATIVAS PARA O ENSINO NO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO A DOCÊNCIA: UM ESTUDO EXPLORATÓRIO. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SANTOS, C. S. B. ; GODINHO, J. D. ; FARIAS, M. E. . HORTA DE CHÁS: O DESAFIO DE DAR CONTINUIDADE E DE MANTER UM PROJETO AMBIENTAL. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • KASPARY, K. ; GODINHO, J. D. ; FARIAS, M. E. . A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA EDUCAÇÃO INFANTIL. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • GODINHO, Janaina Dias ; FARIAS, M. E. . Análise de motivações e adaptações de um grupo de professores municipais da Região Metropolitana de Porto Alegre/RS para ingressar na Formação Continuada em serviço no âmbito acadêmico. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • FARIAS, M. E. ; PROCHNOW, Tania Renata ; CARVALHO FILHO, Gil Vicente Gomes. . A Educação para o Desenvolvimento Sustentável no Livro Didático de Ciências. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • GODINHO, Janaina Dias ; FARIAS, M. E. ; SILVEIRA, M. S. . Iniciação à Educação Científica: uma necessidade na formação de professores (inicial e ou continuada). 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • FARIAS, M. E. ; PROCHNOW, Tania Renata ; CHIES, A. P. . Seizure of Atmospheric CO2: a teaching methodology aiming for sustentability. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • FARIAS, M. E. ; PROCHNOW, Tania Renata ; CHIES, A. P. . Environmental Impacts and Education for Sustainable development in public school. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • FARIAS, M. E. ; FELL, Sandra Maria ; AZAMBUJA, S. F. ; NEVES, M. S. ; WAYERBACHER, W. . Educação ambiental: estratéguia de ensino e investimento na formação de multiplicadores - uma experiência com alunos de escolas públicas de Porto Alegre-RS. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • CUNHA, Josias lemos da ; FARIAS, M. E. . Um estudo exploratório envolvendo a interdisciplinaridade. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • FARIAS, M. E. ; FELL, Sandra Maria ; PROCHNOW, Tania Renata . Educação Ambiental: uma estratégia de ensino aplicada a alunos da rede pública de Porto Alegre/RS.. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • FELL, Sandra Maria ; FARIAS, M. E. . O estudante como agente educador para o desenvolvimento sustentável.. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • FARIAS, M. E. ; PROCHNOW, Tania Renata . A Coleção Temática como estratégia didática em Educação Ambiental. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • FARIAS, M. E. ; PROCHNOW, Tania Renata . Formação Inicial de Professores: um trabalho com Coleção Temática. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • Bandeira, Karoline ; FARIAS, M. E. . Concepções de Professores sobre o papel das analogias no processo ensino aprendizagem de ciências. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • PARIS, Rosana Maria ; PIZZATO, Grace Prá ; FARIAS, M. E. . O lúdico como estratégia de ensino na disciplina de Biologia. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • BARBOZA, C. F. ; PIZZATO, Grace Prá ; FARIAS, M. E. . Tema Gerador: a erva mate no cotidiano das aulas de ciências e biologia. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • LOVATO, Lise Giovana ; FARIAS, M. E. . A Educação Ambiental no páio da Escola. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • BARBOSA, Maria Aparecida Ferreira ; RODRIGUES, Adriana dos Santos ; FARIAS, M. E. . Trilha: uma estratégia de educação ambiental no meio urbano. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • FARIAS, M. E. ; BARBOSA, Maria Aparecida Ferreira ; RODRIGUES, Adriana dos Santos . Formação Inicial de Professores em Ciências: implementação de Trilha Sociocultural para a Educação Ambiental no meio urbano. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • REIS, Débora Evangelista dos ; FARIAS, M. E. . Mapas Conceituaiss e aprendizagem Significativa: uma vivência de Biologia no Ensino Médio em Sergipe. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • BARBOSA, Belmira Cavalcante ; FARIAS, M. E. . Avaliação Escolar: um olhar diferenciado. 2007. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • BARBOSA, Maria Aparecida Ferreira ; FARIAS, M. E. . Trilha como depertar da educação Ambiental e Fomento turístico no ambiente urbano: um estudo exploratório no municipio de Canoas/RS. 2007. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • LOVATO, Lise Giovana ; FARIAS, M. E. . Pratica de Ecossistema: construindo o conhecimento ambiental na Escola. 2007. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • FARIAS, M. E. ; FREITAS, E. L. ; ARAUJO, Daniel . A Oficina pedagógica como ferramenta de ensino na Formação Inicial de Professores. 2006. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • REIS, Débora Evangelista dos ; FARIAS, M. E. . EA e Constrtutivismo na Escola: um estudo exploratório. 2006. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • FARIAS, M. E. . O estágio na prática de Ensino de Ciências e Biologia: uma estrátegia de aprendizagem. 2001. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • FARIAS, M. E. . Educação para o Desenvolvimento Sustentável. 2001. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • FARIAS, M. E. . O Adolescente usuário de cocaína e sua realação com outras substâncias psicoativas. 2000. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • FARIAS, M. E. ; GROENWALD, C. L. O. ; SILVA, C. K. . Investigando à percepção da problemática ambiental dos formandos do Ensino Médio da cidade de Canoas. 2000. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • FARIAS, M. E. . Comunidade X Desenvolvimento Sustentável. 2000. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • FARIAS, M. E. . Uso de Drogas entre Alunos Universitários. 1999. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • FARIAS, M. E. ; GROENWALD, C. L. O. . Programa Educacional em Desenvolvimento Sustentável: uma experiência multidisciplinar nas séries iniciais.. 1999. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • FARIAS, M. E. ; ROBAINA, J. V. . Núcleo de Ensino de Ciências: uma proposta interdisciplinar. 1999. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • FARIAS, M. E. . Educação X Desenvolvimento Sustentável. 1999. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

Outras produções

FARIAS, M. E. . Consultora 'Ad hoc' Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas - FAPEAM. 2015.

FARIAS, M. E. ; PIZZATO, Grace Prá . IV Mostra de Estágio de Estudantes de Biologia - Ulbra/Canoas. 2011.

SANTOS, Roberto ; FARIAS, M. E. . Comissão Municipal de Políticas Públicas de Afrobrasileiros. 2011.

FARIAS, M. E. ; SANTOS, Roberto . Implementação de Biblioteca em Clube Social. 2011.

FARIAS, M. E. ; PIZZATO, Grace Prá ; Tania Renata prochnow . Análise do Livro Didático adotado pelo município de Canoas/RS. 2010.

FARIAS, M. E. ; PIZZATO, Grace Prá ; Tania Renata prochnow . Vivenciando a interdisciplinaridade na sala de aula. 2010.

FARIAS, M. E. ; PIZZATO, Grace Prá . III Mostra de Estágio de Estudantes de Biologia - ULBRA/Canoas. 2010.

FARIAS, M. E. ; Tania Renata prochnow . Comissão Municipal de Políticas Públicas de Afrobrasileiros. 2010.

FARIAS, M. E. ; PIZZATO, Grace Prá . Trabalhando Analogias com Estagiários do Curso de Biologia - ULBRA. 2009.

FARIAS, M. E. ; PIZZATO, Grace Prá . Ensinando através da pesquisa na sala de aula. 2009.

FARIAS, M. E. ; PIZZATO, Grace Prá ; RIPOLL, Daniela . II Mostra de Estágios de estudantes de Graduação de Biologia -ULBRA/Canoas. 2008.

FARIAS, M. E. ; PIZZATO, Grace Prá ; RODRIGUES, Adriana dos Santos . Curso de Formação de professores. 2008.

FARIAS, M. E. ; PIZZATO, Grace Prá ; RODRIGUES, Adriana dos Santos ; BARBOSA, Maria Aparecida Ferreira . Curso de Atividades com práticas docentes. 2008.

FARIAS, M. E. ; PIZZATO, Grace Prá . A interdisciplinaridade na Formação Docente. 2008.

FARIAS, M. E. ; PIZZATO, Grace Prá ; BARBOSA, Maria Aparecida Ferreira . Explorando a trilha Sociocultural com Estagiários. 2008.

BERTOI, Jussara ; FARIAS, M. E. . Comissão Municipal de Políticas Afirmativas dos afrobrasileiros. 2007.

FARIAS, M. E. ; BARBOSA, Maria Aparecida Ferreira . Curso de Formação Continuada de Professores. 2007.

FARIAS, M. E. ; BARBOSA, Maria Aparecida Ferreira ; RODRIGUES, Adriana dos Santos . Curso de formação de professores. 2007.

FARIAS, M. E. ; RODRIGUES, Adriana dos Santos ; SCHWARZBACH, Veridiana Machado . Revitalização dos laboratorios de ciências em Escolas Estaduais - 27ª CRE. 2007.

FARIAS, M. E. . Sessão Temática Doenças Raciais Étnicas: educação em saúde, em busca de novos paradigmas. 2002.

FARIAS, M. E. . Sessão Temática Estereótipos fatais - realidades cruéis: saúde branca e saúde negra. 2002.

FARIAS, M. E. . Mini-Curso: Metodologias Alternativas para Trabalhos em Educação Ambiental. 2002.

FARIAS, M. E. . Workshop: Importância das Pré Conferências e o trabalho dos especialistas. 2000.

FARIAS, M. E. . Programa Educacional em Desnvolvimento Sustentável. 2000.

FARIAS, M. E. . JOGO MEMORIZANDO A GENÉTICA ROTEIRO DO PROFESSOR. 2018.

FARIAS, M. E. ; PROCHNOW, T. R. . Educação e Complexidade na Formação de Professores. 2018.

FARIAS, M. E. ; PROCHNOW, T. R. ; FARIAS, M. E. . O Projeto de Educação Ambiental para a Sustentabilidade em diferentes ambientes. 2018.

FARIAS, M. E. ; NOBRE, S. B. . Oficina pedagógica trabalhando com situações didáticas na forma de pôster. 2017.

FARIAS, M. E. . Avaliadora da revista Contexto & Educação. 2017.

FARIAS, M. E. . Avaliadora da Revista Contexto & Educação. 2017.

FARIAS, M. E. ; EWALD, K. P. . Elaboração de projeto construindo situações didáticas em Ciências no Ensino Fundamental com estagiários. 2015.

FARIAS, M. E. ; GODINHO, Janaina Dias . Construindo Poster com Alunos de Ciencias Biológicas. 2012.

FARIAS, M. E. ; SPADONI, M. . Éducação em Museu de Ciências: um estudo com Alunos Estagiários. 2012.

FARIAS, M. E. ; SANTOS, Roberto . A EJA como busca de melhor qualidade de vida (Palestra). 2012.

FARIAS, M. E. ; SANTOS, Roberto . Membro da Comissão Municipal de Políticas Públicas de Afrobrasileiros - Canoas/RS. 2012.

FARIAS, M. E. ; SANTOS, Roberto . Assessoramento e apoio a Biblioteca em Clube Social - Sociedade Recreativa Rui Barbosa. 2012.

FARIAS, M. E. ; PIZZATO, Grace Prá . Construindo Oficinas Interdisciplinares com Estagiários de Biologia. 2011.

FARIAS, M. E. ; RIPOLL, Daniela . ANPED SUL 2010 Formação, Ética e Políticas: Qual pesquisa? Qual educação?. 2010.

FARIAS, M. E. . Projeto RESGATE. 2008.

FARIAS, M. E. ; PIZZATO, Grace Prá ; RIPOLL, Daniela ; AYUB, Daniel ; DAL-FARRA, Rossano André ; RODRIGUES, Adriana dos Santos . I Mostra de Estágios de Estudantes de Graduação de Biologia ULBRA. 2007.

LOPES, L. A. ; FARIAS, M. E. . BIOSABERES - ESPAÇO PARA CONECTAR SABERES EM CIÊNCIAS A FIM DE DESENVOLVER E COMPARTILHAR DIVERSAS SITUAÇÕES DIDÁTICAS.. 2016; Tema: Ensino de Ciências. (Site).

FARIAS, M. E. ; PROCHNOW, T. R. . VESTUÁRIO E CONSUMO SUSTENTÁVEL. 2018. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

FARIAS, M. E. ; NOBRE, S. B. . O JOGO PEDAGÓGICO COMO ESTRATÉGIA INTRODUTÓRIA AO PENSAMENTO COMPLEXO. 2018. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material Didático).

FARIAS, M. E. ; NOBRE, S. B. . O uso de Poster como Estratégia de Ensino. 2018. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material Didático).

FARIAS, M. E. ; PROCHNOW, T. R. . PROJETO RESGATE. 2016. (Assessoria).

GODINHO, J. D. ; FARIAS, M. E. . A utilização de fotografias e imagens como estratégias de ensino em Educação Ambiental (EA).. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

GODINHO, J. D. ; FARIAS, M. E. ; NOBRE, S. B. . Oficinas pedagógicas para a formação continuada de professores. Temáticas abordadas: Botânica, Fotografia.. 2014. .

NOBRE, S. B. ; FARIAS, M. E. . Paleontologia e Palinologia na Formação de Professores: explorando a Educação Ambiental no Ensino Fundamental e Médio. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

GODINHO, J. D. ; FARIAS, M. E. ; PROCHNOW, Tania Renata . Trabalhando com Seqüências Didáticas em Ciências. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

FARIAS, M. E. ; PROCHNOW, Tania Renata ; GODINHO, J. D. . Explorando as Seqüências Didáticas em Biologia. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

FARIAS, M. E. ; PIZZATO, Grace Prá . Construindo Oficinas Interdisciplinares. 2011. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material Didático).

FARIAS, M. E. ; PIZZATO, Grace Prá . Planejamento e elaboração de materiais instrucionais com acadêmicos de Biologia (jogos). 2011. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material Didático).

FARIAS, M. E. ; SANTOS, Roberto . Implementação de Biblioteca em Clube Social (SRB Rui Barbosa). 2011. (Assessoria).

FARIAS, M. E. ; PIZZATO, Grace Prá . Produzindo artigos com estagiários. 2010. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material Didático).

FARIAS, M. E. ; RAMOS, R. ; PIZZATO, Grace Prá . Trabalho de reforço escolar junto às Escolas participantes do Estágio III (Ciências). 2010. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material Didático).

FARIAS, M. E. ; FERST, E. M. ; RAMOS, R. . Saberes e Práticas docentes interdisciplinares. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

FARIAS, M. E. ; BARBOSA, Maria Aparecida Ferreira ; PIZZATO, Grace Prá . A trilha como estratégia de ensino em Educação Ambiental. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

FARIAS, M. E. ; RODRIGUES, Adriana dos Santos ; BARBOSA, Maria Aparecida Ferreira ; SCHWARZBACH, Veridiana Machado . Jornada Pedagógica 2007. 2007. .

ARAUJO, Daniel ; BARBOSA, Maria Aparecida Ferreira ; FARIAS, M. E. . Projeto de Formação de professores em Ciências. 2006. .

FARIAS, M. E. . Workshop Importância das Pré Conferências e Trabalhos dos especialistas. 2000. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

FARIAS, M. E. . A Educação Ambiental na gestão municipal. 2000. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

FARIAS, M. E. . Curso de Capacitação de Rcursos Humanos - Áreas de Educação de Jovens e Adultos. 2000. .

FARIAS, M. E. . Curso de Atualização de Professores da Rede Municipal de Estância Velha - Educação de jovens e adultos. 2000. .

FARIAS, M. E. . A Educação Ambiental na gestão municipal. 1999. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

FARIAS, M. E. ; SANTOS, Roberto . A dança Afro como estratégia educativa. 2011 (Avalidora da Banca Examinadora) .

FARIAS, M. E. ; FREITAS, E. L. ; NEPOMUCENA, Marco Aurélio da Rosa . Contribuição da cultura africana na educação. 2010 (Avalidora da Banca Examinadora) .

FARIAS, M. E. . Jornada Científica do Curso de Biologia da ULBRA Gravataí. 2008 (Avalidora da Banca Examinadora) .

FARIAS, M. E. . III Salão de Iniciação Científica. 2000 (Avalidora da Banca Examinadora) .

Projetos de pesquisa

  • 2015 - Atual

    Título: Formação de Professores, Educar pela Pesquisa e Pensamento Complexo: análise de episódios de ensino significativos presentes em Situações Didáticas, Descrição: Este projeto tem como objetivo trabalhar o Educar pela Pesquisa e o Pensamento Complexo como abordagens para o desenvolvimento, utilização e análise de situações didáticas, tendo como objetivo principal melhorar o ensino e a aprendizagem em Ciências.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Maria Eloisa Farias - Coordenador / Rossano André Dal-Farra - Integrante / Tania Renata PROCHNOW - Integrante.

  • 2014 - Atual

    Educar pela Pesquisa e a Formação de Professores de Ciências, Descrição: Estudo sobre o desenvolvimento/aperfeiçoamento da prática de docentes da educação básica. A pesquisa a ser realizada terá como objetivo geral: compreender as contribuições de um curso de Especialização, fundamentado no educar pela pesquisa, para a prática pedagógica de professores de Ciências (nono ano). , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Doutorado: (1) . , Integrantes: Maria Eloisa Farias - Coordenador / Josué Michels - Integrante.

  • 2014 - Atual

    O CENTRO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL AUGUSTO KAMPFF: UMA EXPERIÊNCIA COMO DIFUSOR DE PRÁTICAS EDUCATIVAS E SOCIOAMBIENTAIS BUSCANDO O PENSAMENTO COMPLEXO, Descrição: O desenvolvimento de estratégias pedagógicas que contribuam para a compreensão do ambiente como um sistema dotado de inter-relações entre seus componentes e o todo, representa um grande desafio a ser enfrentado pelos professores, para a realização de ações no âmbito da Educação Ambiental. O Centro de Educação Ambiental Augusto Kampff (CEAAK) de Igrejinha-RS é uma entidade vinculada a Secretaria Municipal de Educação e há 18 anos desenvolve ações de Educação Ambiental na Comunidade através de trilhas interpretativas, atividades lúdicas, atividades práticas, estudos de caso, projetos em parceria com escolas e empresas, dentre outros. Com o intuito de orientar novos caminhos metodológicos no CEAAK, concretizando os princípios e objetivos da Educação Ambiental, esta pesquisa pretende analisar as contribuições da visão sistêmica nas atividades propostas nos atendimentos de um Centro Ambiental. O estudo propõe uma pesquisa de cunho exploratório, descritiva e analítica, baseando-se em procedimentos de análise, interpretação de dados e entrevistas semiestruturadas, utilizando os princípios do pensamento sistêmico na problematização das questões. Os dados para pesquisa serão coletados durante aa participação dos estudantes e professores no ?Projeto CEAAK e Escola em Ação?. Este projeto fundamenta-se na participação dos alunos em atendimentos sistematizados, onde alunos e professores assumem o compromisso de dar sequência ao estudo de uma determinada temática abordada no atendimento do CEAAK, na escola. Após a participação nestes atendimentos e do desenvolvimento das atividades na escola, os estudantes compartilham suas vivências com os demais alunos participantes deste projeto, através de um painel. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Maria Eloisa Farias - Coordenador / Natalia Aparecida Soares - Integrante.

  • 2013 - 2014

    Educação em saúde: levantamento de pesquisas na área e construção de práticas pedagógicas para o Ensino Fundamental e Médio: Fase II, Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Rossano André Dal-Farra em 21/12/2017., Descrição: As interfaces entre a educação formal, a educação informal e a produção midiática precisam ser problematizados na contemporaneidas, em virtude das implicações proporcionadas para a vida em sociedade. Na atualidade, o saber tem sido construído cada vez mais de forma multifacetada, tornando a prática docente, mormente em relação à Educação em Saúde, de elevada complexidade, já que os estudantes estão submetidos diariamente a um conjunto de informações de múltiplas origens. Por outro lado, as configurações da cultura contemporânea ensejam a construção de práticas educativas que possam contemplar as necessidades de estudantes em um mundo de diferentes configurações, assim como demandam uma docência caracterizada conhecimento das concepções de saúde, de educação e de ensino que os alunos trazem e que podem, em alguns aspectos, dificultar as ações de sala de aula. Diante de tais premissas, este estudo tem como objetivo a construção de práticas educativas significativas relacionadas à Educação em Saúde voltadas para o ensino fundamental e médio e representa a continuidade de pesquisas realizadas com a questão do álcool, do tabagismo e do controle de epidemias, como a dengue. a operacionalização do processo decorre de aplicação de instrumentos de coleta de dados e a aplicação de práticas educativas, juntamente com a avaliação feita por professores e alunos envolvidos no processo de ensino e aprendizagem.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Maria Eloisa Farias - Integrante / Paulo Tadeu Campos Lopes - Integrante / Rossano André Dal-Farra - Coordenador.

  • 2013 - Atual

    UTILIZANDO O AMBIENTE DO ENTORNO ESCOLAR PARA INTEGRAR O CONTEÚDO DE CIÊNCIAS COM A EDUCAÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL, Descrição: Neste projeto se procura identificar, através da pesquisa, as interações das ações humanas, envolvendo aspectos econômicos, culturais e sociais, e seus efeitos ambientais em diferentes áreas de regiões urbanas, pesquisando interferências históricas, econômicas e sociais, com o objetivo de promover ações de Educação Ambiental para o Desenvolvimento Sustentável no âmbito escolar e no seu entorno. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) Doutorado: (1) . , Integrantes: Maria Eloisa Farias - Integrante / Suelen Bomfim Nobre - Integrante / Tania Renata PROCHNOW - Coordenador / Rossano André Dal-Farra - Integrante / Hariane Helena Ferreira da Rocha Teles - Integrante.

  • 2012 - Atual

    UTILIZANDO O AMBIENTE DO ENTORNO ESCOLAR PARA INTEGRAR O CONTEÚDO DE CIÊNCIAS DO ENSINO FUNDAMENTAL COM A EDUCAÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL, Descrição: A Rio +20 deveria incrementar ações e decisões em relação à EA e ao DS, e oportunizar trocas de experiências com outros países e participantes, avaliando progressos e procurando as lacunas na implementação das decisões anteriores. Apesar dos resultados frustrantes da Conferência, no final do evento o documento ?O Futuro que queremos? reforçou a necessidade de fortalecer a interface entre a ciências e as políticas públicas para promover o Desenvolvimento Sustentável (DS), desenvolver os objetivos do DS e estabelecer um Fórum Político de Alto Nível para fortalecer ainda mais a relação ciência-política para o DS (GUIMARÃES & FONTOURA, 2012). Na sociedade atual, começamos a estar cada vez mais conscientes da necessidade de construir um futuro sustentável e a educação desempenha um papel fundamental. A educação para a sustentabilidade implica numa nova orientação para a prática letiva, enfatizando situações de aprendizagem ativas, experienciais, colaborativas e dirigidas para a resolução de problemas a nível local, regional e global. Isto requer um novo modo de pensar o ensino e a aprendizagem que, certamente, influenciará a formação de professores (FREIRE, 2007). Com esta perspectiva, este projeto visa trabalhar o conteúdo de Ciências do ensino fundamental, de modo à integrá-lo aos discursos e práticas para desenvolver a Educação Ambiental para o Desenvolvimento Sustentável aplicados ao nível local (comunidade escolar e seu entorno), sem descartar a abrangência regional e global.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Maria Eloisa Farias - Integrante / Paulo Tadeu Campos Lopes - Integrante / Rossano André Dal-Farra - Integrante / Tania Renata PROCHNOW - Coordenador.

  • 2011 - Atual

    FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES BUSCANDO A EDUCAÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL EMBASADA NO EDUCAR PELA PESQUISA, Descrição: É um subprojeto do projeto Observatório que durante um biênio trabalhará com escolas municipais de tres cidades gaúchas: Canoas, Sapucaia do Sul e São Leopoldo. O projeto envolve alunos de graduação, alunos de mestrado e doutorado do PPGECIM em estudos e pesquisas sobre a Formação de Professores da área de Ciências e Matemática do Ensino Fundamental.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Doutorado: (1) . , Integrantes: Maria Eloisa Farias - Coordenador / Claudia Lisete Oliveira Groenwald - Integrante / Rossano André Dal-Farra - Integrante / PROCHNOW, Tania Renata - Integrante / Janaina Dias Godinho - Integrante / Suelen Bomfim Nobre - Integrante.

  • 2011 - Atual

    Estratégias de Aprendizagem para o Ensino de Ciências e Matemática, Descrição: O projeto tem como objetivo apresentar o Educar pela Pesquisa como embasamento teórico, buscando o desenvolvimento de práticas educativas, produção de material didático-pedagógico e análise de casos envolvendo situações de ensino aprendizagem na área de Educação em Ciências. Na busca destes objetivos produzimos com o grupo de oito estagiários/professores materiais instrucionais exercitando a estratégia de oficina pedagógica (OP), vinculadas às atividades de ensino, como recurso educacional trabalhado em oito escolas públicas, pertencentes à Grande Porto Alegre.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) Doutorado: (1) . , Integrantes: Maria Eloisa Farias - Coordenador / Janaina Dias Godinho - Integrante / Tania Renata Prochnow - Integrante / Suelen Bomfim Nobre - Integrante.

  • 2011 - Atual

    Formação de Professores e o Educar pela Pesquisa: produção, assessoramento e análise de práticas educativas sustentáveis (Fase IV), Descrição: O projeto tem como objetivo investir na proposta de Educar pela Pesquisa na Escola como embasamento teórico, buscando o desenvolvimento de práticas educativas (sequências didáticas), produção de material didático-pedagógico, assessoramento e análise de estudos envolvendo a aprendizagem na área de Educação em Ciências. O trabalho desenvolve-se no Laboratório de Pesquisa em Ensino de Ciências ? LPEC/ULBRA e encontra-se ancorado na abordagem de pesquisa qualitativa.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) Doutorado: (3) . , Integrantes: Maria Eloisa Farias - Coordenador / Tania Renata Prochnow - Integrante / Rossano André Dal-Farra - Integrante / Suelen Bomfim Nobre - Integrante / Leticia Azambuja Lopes - Integrante / Natalia Aparecida Soares - Integrante / Josué Michels - Integrante / Rafael de Mello Sofia - Integrante.

  • 2009 - 2010

    ANALOGIAS NO ENSINO DO AMBIENTE E NO LIVRO DIDATICO DA QUINTA SERIE DO ENSINO FUNDAMENTAL, Descrição: A pesquisa continua investigar a utilização de analogia no ensino de ciências, tanto na prática docente quanto no livro didático utilizado em Ciências e Geografia no Ensino Fundamental nas Escolas Municipais de Canoas-RS. Com este estudo pretende-se ampliar um pouco mais acompreensão sobre o ensino envolvendo o ambiente, no Ensino Fundamental, bem como aprofundar a análise com a reflexão das práticas.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (3) . , Integrantes: Maria Eloisa Farias - Coordenador / tania Renata Prochnow - Integrante.

  • 2009 - 2010

    Analogias em ensino do ambiente na quinta série do Ensino Fundamental, Descrição: Analisando o ensino de ciências oferecido atualmente, percebe-se um ensino bastante tradicional, baseado na transmissão-recepção de informações, onde a memórização continua sendo enfatizada. Na tentativa de buscar solução para este problema, uma delas seria trabalhar analogias com os docentes, como possivel recurso com potencialidades para auxiliar no ensino de ciências o trabalho com os conceitos científicos que envolvem o ambiente na 5ªsérie do Ensino Fundamental.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Maria Eloisa Farias - Coordenador / Grace Prá Pizzato - Integrante / Ricardo Ramos - Integrante / Everaldo Sarmento Ferreira - Integrante.

  • 2008 - 2008

    Formação inicial de professores em Ciências, Descrição: A Educação Ambiental constitui um tema transversal no ensino fundamental e médio, existindo amplo consenso quanto a sua importância educativa e aos objetivos que deve perseguir. Sua incorporação às aulas demanda introdução de estratégias variadas e de qualidade. Neste contexto evidencia-se a necessidade de modificar as atitudes do homem em relação à natureza, no sentido de promover um modelo de desenvolvimento sustentável ( processo que assegura uma gestão responsável dos recursos do planeta de forma a preservar os interesses das gerações futuras e, ao mesmo tempo atender as necessidades das gerações atuais), a compatibilização de práticas econômicas e conservacionistas, com reflexos positivos evidentes junto à qualidade de vida de todos. Utilizando como estratégia uma Trilha Sócio-Cultural, neste projeto pretendemos articular as relações entre homem, natureza e cultura regional, tendo como espaço educador o ambiente urbano central do município de Canoas-RS. Propõ-se implementar um projeto educativo com Trilha, tendo como amostra professores em formação inicial. Busca-se analisar as concepções e problemas dos docentes quanto ao ambiente urbano, educação ambiental e trilhas, bem como avaliar a eficiência do uso de trilhas como estratégia de aprendizagem, no processo de construção do conhecimento sobre o ambiente. Durante o percurso da Trilha serão utilizados como instrumentos: observação local, exploração do ambiente, fotografias, relatos, depoimentos, discussões e debates. Os docentes terão encontros quinzenais utilizando a metodologia 3M de Delizoicov, buscando propiciar o estabelecimento de uma responsabilidade coletiva comprometida com a preservação do meio.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) Doutorado: (1) . , Integrantes: Maria Eloisa Farias - Coordenador / Janaina Dias Godinho - Integrante / Suelen Bomfim Nobre - Integrante., Financiador(es): Universidade Luterana do Brasil - Cooperação / Universidade Luterana do Brasil - Bolsa., Número de produções C, T & A: 2

  • 2007 - 2008

    Educação Ambiental para o Desenvolvimento Sustentável: o uso de trilhas como meio de ensino., Descrição: As discussões sobre o processo de ensino e aprendizagem nas escolas e nas comunidades têm-se estendidos a diferentes temas, associados à prática pedagógica. Tendo como tema a Educação Ambiental visando o Desenvolvimento Sustentável, neste projeto pretendemos articular as relações entre homem, natureza e cultura, pensando em contribuir para a mudança de mentalidade e de atitudes concretas das pessoas nos diferentes espaços sócio-culturais-ambientais. A idéia é desenvolver um projeto educativo envolvendo o Ambiente através de trilhas urbanas (no município de Canoas) e interpretativas (no município de Montenegro), formando uma rede de responsabilidades que demonstrem nestas comunidades seu compromisso prático de aprender a viver sustentavelmente. Propõe-se utilizar na metodologia o conhecimento pedagógico compartilhado que se caracteriza por apresentar um conjunto de fatores: o conhecimento teórico e conceitual que embasa a prática, a experiência prática, apresentada e discutida, assim como a reflexão realizada a partir da análise da experiência vivenciada na prática da trilha.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (2) . , Integrantes: Maria Eloisa Farias - Coordenador., Financiador(es): Universidade Luterana do Brasil - Bolsa., Número de produções C, T & A: 3 / Número de orientações: 1

  • 2007 - 2007

    Desenvolvimento Sustentável: atividades interdisciplinares no ensino de Ciências, Descrição: Neste estudo os objetivos foram: avaliar, analisar os princípios da educação ambiental trabalhados pelos docentes, no ensino fundamental e médio e investir na melhoria da qualidade de vida humana trabalhando na escola a educação para o desenvolvimento sustentável utilizando como metodologia a produção de atividades interdisciplinares.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (30) . , Integrantes: Maria Eloisa Farias - Coordenador / Suelen Bomfim Nobre - Integrante., Financiador(es): Universidade Luterana do Brasil - Cooperação., Número de produções C, T & A: 1

  • 2006 - 2008

    Formação de professores: construção de atividades interdisciplinares e utilização de coleção temática no ensino fundamental, Descrição: Projeto em que foram trabalhadas atividades interdisciplinares com docentes e alunos de cursos noturnos regulares e EJA, em que se investigou idéias e problemas a respeito de Coleção temática como estratégia didática em educação ambiental. os materiais utilizados foram pesquisas,entrevistas, fotografias, figuras e álbuns culminando com dezesseis coleções temáticas produzidas pelos participantes.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (2) . , Integrantes: Maria Eloisa Farias - Coordenador / Juliano Della Casa - Integrante / Valéria Doliwa Wislocki - Integrante / Daniel Araujo - Integrante / Juliana da Silva - Integrante / Débora Evangelista dos Reis - Integrante / Valéria Doliwa - Integrante / Jose Fernando - Integrante / Lise Giovana Lovato - Integrante / Adriana dos Santos Rodrigues - Integrante / Grace Prá Pizzato - Integrante / Suelen Bomfim Nobre - Integrante., Financiador(es): Universidade Luterana do Brasil - Cooperação., Número de produções C, T & A: 4 / Número de orientações: 2

  • 2006 - 2006

    Unidades temáticas para o ensino de Ciências: integrando teoria/prática com estágiários., Descrição: Projeto em que foram trabalhadas atividades interdisciplinares com docentes e alunos estagiários do curso de Biologia, em que se investigou idéias e problemas a respeito de Coleção temática como estratégia de ensino em educação ambiental. os materiais utilizados foram pesquisas,entrevistas, fotografias, figuras e álbuns culminando com dezesseis coleções temáticas produzidas pelos participantes.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Maria Eloisa Farias - Coordenador., Financiador(es): Universidade Luterana do Brasil - Cooperação.

  • 2006 - 2006

    Formação continuada de professores em Ciências, Descrição: Num contexto onde há rapidez do desenvolvimento científico e tecnológico impõe-se novas exigências e novas metodologias educacionais.Busca-se nesse projeto pesquisar, desenvolver, implementar e avaliar a abordagem interdisciplinar na prática docente com licenciandos dos cursos Química, Biologia e Matemática.A pesquisa representa como justificativa a busca da implementação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional definida para o currículo do Ensino Médio e as necessidades pedagógicas apresentadas ao longo dos Estágios Curriculares pelos futuros docentes. A abordagem metodológica é a Pesquisa-ação onde os pesquisadores devem percorres as diversas áreas de conhecimento. Os pesquisadores serão interventores e professores das disciplinas onde se realizará a experiência e os alunos serão integrados ao processo de construção, reflexão análise e avaliação de sua aprendizagem.Aprender a aprender, inovar, criar e identificar novas possibilidades de atuação docente são algumas das habilidades que precisam ser ensinadas para que sejam formados professores capazes de atuar e produzir resultados de valores para uma sociedade em constantes mudanças. Produto final: Formar professores dinamizadores capazes de implementar na sua pratica docente as mudanças hoje exigidas no ensino e na pesquisa, formar indivíduos capacitados para produzir conhecimentos na área de Educação em Ciências. Os resultados do estudo serão divulgados através de apresentações em eventos e publicações da área. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Maria Eloisa Farias - Coordenador., Financiador(es): Universidade Luterana do Brasil - Bolsa.

  • 2006 - Atual

    Formação de professores em Ciências: Pesquisando a prática em laboratório interdisciplinar, Descrição: O estudo é parte de uma proposta metodológica, que trata de integrar o ambiente concreto onde ocorre a atividade educativa com cada um dos elementos que formam o currículo vigente na área de ciências.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Maria Eloisa Farias - Coordenador., Financiador(es): Universidade Luterana do Brasil - Cooperação., Número de produções C, T & A: 7 / Número de orientações: 2

  • 2004 - 2006

    Programa Educacional em Desenvolvimento Sustentável -Etapa III, Descrição: Projeto interdisciplinar visando introduzir o conceito de desenvolvimento Sustentável no ensino fundamental e médio, com a duração de tres anos.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Mestrado acadêmico: (2) . , Integrantes: Maria Eloisa Farias - Coordenador / Claudia Lisete Oliveira Groenwald - Integrante / Juliano Della Casa - Integrante / Luciana Garcia Machado - Integrante / Carmen Kaiber da Silva - Integrante / Arno Bayer - Integrante / Valéria Doliwa Wislocki - Integrante / Daniel Araujo - Integrante / Patrícia Moreira - Integrante / Valéria Doliwa - Integrante / Jussara Bertoi - Integrante., Financiador(es): Universidade Luterana do Brasil - Cooperação., Número de produções C, T & A: 2 / Número de orientações: 3

  • 2004 - 2005

    Desenvolvimento Sustentável: atividades pedagógicas para implantar educação em saúde na comunidade., Descrição: O projeto teve como foco implantar ações de educação em saúde em uma comunidade de periferia, desenvolvendo atividades educacionais que através de situações reais ou simuladas, oportunizassem aos participantes a interiorização doconceito de desenvolvimento sustentável.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) . , Integrantes: Maria Eloisa Farias - Coordenador., Financiador(es): Universidade Luterana do Brasil - Bolsa., Número de produções C, T & A: 4 / Número de orientações: 4

  • 2003 - 2004

    Programa Educacional em Desenvolvimento Sustentável -Etapa II, Descrição: Partindo da queixa das professoras das séries iniciais que os alunos apresentavam dificuldades para realizarem trabalhos em grupo e elaborar conceitos, optou-se por desenvolver um estudo envolvendo educadoras infantis, com o objetivo de sensibilizá-las para os problemas enfrentados para que trabalhassem metodologias alternativas de ensino... , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (5) . , Integrantes: Maria Eloisa Farias - Coordenador / Claudia Lisete Oliveira Groenwald - Integrante / Claudia Ramos - Integrante / Luciana Garcia Machado - Integrante / Carmen Kaiber da Silva - Integrante / Alexandre Cruz Berg - Integrante / Arno Bayer - Integrante / Lauraci Dondé da Silva - Integrante / Valéria Doliwa Wislocki - Integrante / Patrícia Moreira - Integrante / Luciana Moreira Boeira - Integrante., Financiador(es): Universidade Luterana do Brasil - Bolsa., Número de produções C, T & A: 5 / Número de orientações: 2

  • 2003 - 2004

    Ciências no Ensino Fundamental: análise de uma experiência de abordagem integradora, Descrição: Neste projeto iniciou-se um trabalho de pesquisa e assessoramento às escola públicas da 27 Delegacia de Ensino-Canoas-RS, implantando-se um programa de educação continuada para os professores em atuação, através de produçao de textos e utilização de atividades interdisciplinares.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Maria Eloisa Farias - Coordenador., Financiador(es): Universidade Luterana do Brasil - Bolsa., Número de produções C, T & A: 5 / Número de orientações: 1

  • 2002 - 2002

    Uso de kits pedagógicos no Ensino de Ciências: oportunidades práticas para ensinar a pensar, Descrição: Utilizando Kits pedagógicos na área de ciências, foi possível desenvolver atividades ráticas, nas Escolas Estaduais envolvidas no Projeto, mediante o uso de materiais acessíveis, para a construção de experimentos nas aulas de ciências. O estudo proporcionou ao aluno a construção de conhecimentos e o desenvolvimento de habilidades e atitudes científicas, possibilitando o desenvolvimento de sua capacidade de pensar e refletir.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Maria Eloisa Farias - Coordenador., Financiador(es): Universidade Luterana do Brasil - Bolsa., Número de produções C, T & A: 2

  • 2000 - 2001

    Programa Educacional em Desenvolvimento Sustentável - Etapa I, Descrição: Desenvolveu-se junto a Escola Municipal um projeto envolvendo as séries iniciais envolvendo o tema: uma semana na escola com o tema Desenvolvimento Sustentável. As atividades foram: lixo, a água e natureza relacionando tudo com o Desenvolvimento Sustentável.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) . , Integrantes: Maria Eloisa Farias - Coordenador / Claudia Lisete Oliveira Groenwald - Integrante / Claudia Ramos - Integrante / Luciana Garcia Machado - Integrante / Carmen Kaiber da Silva - Integrante / Alexandre Cruz Berg - Integrante / Arno Bayer - Integrante / Patrícia Moreira - Integrante / Patrícia Batista Moreira - Integrante., Financiador(es): Universidade Luterana do Brasil - Bolsa., Número de produções C, T & A: 3

Prêmios

2011

Prêmio Educação Ambiental, Centro de Referência da Bacia Hidrográfica do Lago Guaiba.

2010

Membro do Departamento Municipal de Cultura - Canoas/RS, Prefeitura Municipal de Canoas.

2009

Membro do Departamento Municipal de Cultura - Canoas/RS, Prefeitura Municipal de Canoas/RS.

2008

Personalidade Negra, Sociedade Recreativa Beneficiente Rui Barbosa/ Canoas/ RS.

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Universidade Luterana do Brasil, Centro de Ciências Naturais e Exatas, Campus Canoas. , Avenida Farroupilha, 8001 Prédio 14 sala 230, São José, 92425-900 - Canoas, RS - Brasil, Telefone: (51) 34779278, Fax: (51) 34771313, URL da Homepage:

Experiência profissional

1989 - Atual

Universidade Luterana do Brasil

Vínculo: Servidor público ou celetista, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 40

Atividades

  • 03/2008

    Pesquisa e desenvolvimento , Ulbra -Canoas, .,Linhas de pesquisa

  • 01/2001

    Ensino, Ensino de Ciências e Matemática, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Supervisão de Estágio Docente, Tópicos Avançados de Biologia, Ciências para o estudo do ambiente, Tópicos Avançados em Ciências - Ensino de Ciências na Educação Infantil e Anos Iniciais do EF, Educação para o desenvolvimento sustentável

  • 08/1998

    Ensino, Pós Graduação Em Ciências, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Educação Ambiental para o Desenvolvimento Sustentável, Multimeios Aplicados ao Ensino de Ciências I, Tópicos Avançados em Biologia, Ciências para o Estudo do Ambiente

  • 01/1989

    Ensino, Ciências Biológicas, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Estágio Supervisionado em Ciências Biológicas II, Estágio Supervisionado em Ciências Biológicas III, Estágio Supervisionado em Ciências Biológicas IV, Estágio Supervisionado em Educação Ambiental, Anatomia Humana

  • 01/1989

    Ensino, Ciências Biológicas, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Estágio Supervisionado em Ciências Biológicas II, Estágio Supervisionado em Ciências Biológicas III, Estágio Supervisionado em Ciências Biológicas IV, Estágio Supervisionado em Educação Ambiental

  • 03/2000 - 12/2006

    Ensino, Pós Graduação Em Ciências, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Educação Ambiental e Desenvolvimento Sustentável, Física, Química e Biologia para o estudo do Meio Ambiente, Tópicos Multidisciplinares em Ciências

  • 03/1995 - 12/2006

    Ensino, Ciências Biológicas, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Metodologia do Ensino de Biologia, Estágio Supervisionado em Biologia IV, Anotomia Humana, Cito-Embriologia, Estágio Supervisionado em Biologia e Ciências

  • 08/1999 - 12/1999

    Ensino, Pós Graduação Em Ciências, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Multimeios Aplicados ao Ensino de Ciências I

  • 03/1998 - 12/1999

    Ensino, Ciências Biológicas, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Anatomo-Fisiologia Ocular

  • 10/1999 - 10/1999

    Extensão universitária , Centro de Ciências Naturais e Exatas, Campus Canoas.,Atividade de extensão realizada, Metodologia do Ensino de Ciências.

  • 01/1999

    Extensão universitária , Centro de Ciências Naturais e Exatas, Campus Canoas.,Atividade de extensão realizada, Jogos Didáticos-pedagógicos para ensino de Ciências nas séries iniciais.

  • 03/1995 - 12/1997

    Ensino, Ciências Biológicas, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Biologia da educação

  • 01/1997

    Extensão universitária , Centro de Ciências Naturais e Exatas, Campus Canoas.,Atividade de extensão realizada, Capacitação de Professores.

  • 01/1997

    Extensão universitária , Centro de Ciências Naturais e Exatas, Campus Canoas.,Atividade de extensão realizada, Oficinas de Ci~encias e Biologia para Professores.

  • 01/1995

    Extensão universitária , Centro de Ciências Naturais e Exatas, Campus Canoas.,Atividade de extensão realizada, Treinamento com professores de 1º grau.

  • 01/1995

    Extensão universitária , Centro de Ciências Naturais e Exatas, Campus Canoas.,Atividade de extensão realizada, Treinamento para professores de currículo por atividade.

1984 - 2001

Universidade La Salle - Canoas

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 12

Atividades

  • 08/1999 - 12/2001

    Ensino, Ciências Biológicas, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Supervisão de Estágio de Biologia, Supervisão de Estágio de Ciências, Anatomia Humana, Biologia Geral II