José Afonso Romancini
Possui mestrado no Ensino de Física pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC (2018), graduação em Licenciatura em Física pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC (2011) e graduação em Tecnologia em Automação Industrial pela Universidade do Extremo Sul Catarinense - UNESC (2003). Atualmente ocupa o cargo de Técnico Industrial na empresa CELESC Distribuição S.A. onde atua como analista e fiscal de projetos, também participando como pesquisador em projetos no âmbito do programa de pesquisa e desenvolvimento regulados pela ANEEL. Tem experiência nas áreas de Eletro-eletrônica com ênfase em circuitos de controle e de potência, e de Física com especial ênfase em Eletricidade.
Informações coletadas do Lattes em 30/11/2025
Acadêmico
Formação acadêmica
Mestrado profissional em Física
2014 - 2018
Universidade Federal de Santa Catarina
Título: Desenvolvimento de Página Web Utilizando a Evolução do Automóvel Como Tema Motivacional Para o Ensino de Física, Ano de Obtenção: 2018
Orientador: Márcio Santos
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Física; Termodinâmica; TIC; Programação; Motivação; Simulações. Grande área: Ciências Exatas e da TerraSetores de atividade: Atividades dos serviços de tecnologia da informação; Educação; Pesquisa e desenvolvimento científico.
Especialização em Práticas Ped. Interd. com Ênfase em Física
2014 - 2014
Faculdade Dom Bosco
Título: Aplicação de TICs no Ensino de Conteúdos Referentes à Termodinâmica na Disciplina de Física
Orientador: Terezinha Vicenti
Especialização interrompida em 2013 em Esp. em Gestão do Conhecimento na Com. de Energia
2012 - Atual
Universidade Federal de Santa Catarina
Ano de interrupção: 2013
Graduação em Tecnologia em Automação Industrial
1999 - 2003
Universidade do Extremo Sul Catarinense
Título: Sistema de amostragem automática
Orientador: Antônio Carniatto
Curso técnico/profissionalizante em Técnico em Eletrotécnica
2018 - 2020
Curso técnico/profissionalizante em Técnico em Eletrônica
1996 - 1997
Formação complementar
2022 - 2022
Projetista e Fiscal de Obras / Eletricista para Técnicos e Engenheiros. (Carga horária: 268h). , Celesc Distribuição, Celesc, Brasil.
2022 - 2022
Gestão de Projetos. (Carga horária: 45h). , Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
2017 - 2017
Siga - Módulo Irregularidade. (Carga horária: 40h). , Celesc Distribuição, Celesc, Brasil.
2017 - 2017
SRV004 CS Utilities Expert Esp SS/OS Fiscalização. (Carga horária: 36h). , Sonda do Brasil, SONDA, Brasil.
2017 - 2017
Direção defensiva. (Carga horária: 48h). , Inovarum Gestão e Trinamentos, INOVARUM, Brasil.
2017 - 2017
Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho. (Carga horária: 20h). , Celesc Distribuição, Celesc, Brasil.
2017 - 2017
SIGA - Módulo Irregularidade. (Carga horária: 40h). , Sonda do Brasil, SONDA, Brasil.
2016 - 2016
Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho. (Carga horária: 12h). , Celesc Distribuição, Celesc, Brasil.
2015 - 2015
Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho. (Carga horária: 12h). , Celesc Distribuição, Celesc, Brasil.
2015 - 2015
Congresso de Inovação Tecnologica em Eficiência Energética. (Carga horária: 24h). , Celesc Distribuição, Celesc, Brasil.
2015 - 2015
Cosmologia - Da Origem ao Fim do Universo. (Carga horária: 84h). , Observatório Nacional, ON, Brasil.
2014 - 2014
Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho. (Carga horária: 16h). , Celesc Distribuição, Celesc, Brasil.
2014 - 2014
My English Online. (Carga horária: 60h). , CAPES - Centro Anhanguera de Promoção e Educação Social, CAPES, Brasil.
2013 - 2013
CIPA para Cipeiros. (Carga horária: 20h). , Celesc Distribuição, Celesc, Brasil.
2013 - 2013
Curso Brigada de Incêndio-Emergência. (Carga horária: 16h). , Celesc Distribuição, Celesc, Brasil.
2013 - 2013
Astrofísica Geral. (Carga horária: 120h). , Observatório Nacional, ON, Brasil.
2013 - 2013
Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho. (Carga horária: 16h). , Celesc Distribuição, Celesc, Brasil.
2012 - 2012
Magnetismo da Terra. (Carga horária: 120h). , Observatório Nacional, ON, Brasil.
2012 - 2012
SIMO para Atendentes Comerciais. (Carga horária: 20h). , Celesc Distribuição, Celesc, Brasil.
2012 - 2012
Curso Cálculo de Fraude. (Carga horária: 16h). , Celesc Distribuição, Celesc, Brasil.
2011 - 2011
Minicurso de introd. à computação numérica Octave. (Carga horária: 20h). , Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
2011 - 2011
Indrodução ao Sistema Operacional GNU / Linux. (Carga horária: 28h). , Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
2011 - 2011
Minicurso de editoração com Latex. (Carga horária: 32h). , Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
2011 - 2011
Treinamento para Cipeiros e Designados. (Carga horária: 20h). , Celesc Distribuição, Celesc, Brasil.
2010 - 2010
Sites com Joomla 1.5 e migração. (Carga horária: 28h). , Celesc Distribuição, Celesc, Brasil.
2010 - 2010
NR 10. (Carga horária: 18h). , Celesc Distribuição, Celesc, Brasil.
2009 - 2009
Administracão de conteúdo web utilizando Joomla. , Celesc Distribuição, Celesc, Brasil.
2009 - 2009
Treinamento para Cipeiros e Designados. (Carga horária: 20h). , Celesc Distribuição, Celesc, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Francês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Física / Subárea: Física Geral.
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Elétrica / Subárea: Circuitos Elétricos, Magnéticos e Eletrônicos.
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Elétrica / Subárea: Medidas Elétricas, Magnéticas e Eletrônicas; Instrumentação.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Física / Subárea: Áreas Clássicas de Fenomenologia e suas Aplicações.
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Elétrica.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.
Participação em eventos
Congresso de Inovação Tecnologica em Eficiência Energética. 2015. (Congresso).
VIII CITENEL - Congresso de Inovação Tecnológica em Energia Elétrica. Eficiência Energética em Aviários - Geração de Energia Elétrica e Sistema de Armazenamento para Faltas. 2015. (Congresso).
CIDEL 2014 - Internacional Conference on Eletricity Distribition. Sistema integrado de geração de energia elétrica para aumento da eficiência energética de aviários. 2014. (Congresso).
Congresso Nacional de Educação Superior à Distância - ESUD 2014. 2014. (Congresso).
VII CITENEL - Congresso de Inovação Tecnológica em Energia Elétrica. Desenvolvimento de um Sistema Integrado de Geração de Energia Elétrica para Aumento da Eficiência Energética de Aviários. 2013. (Congresso).
Seminário Internacional Celesc/Ufsc inovação em Eficiência Energética.participante. 2012. (Seminário).
Seminário de Astrofísica. 2010. (Seminário).
Participação em bancas
SANTOS, J. V. A.; QUANDT, F. L.;ROMANCINI, J. A.. Ensino da Teoria da Evolução, Raça e Racismo no Ensino Fundamental. 2021. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Ensino de Ciências ? Ciência é Dez) - Instituto Federal de Santa Catarina.
QUANDT, F. L.; SANTOS, J. V. A.;ROMANCINI, J. A.. Relato de Implementação em Projeto de Pesquisa no Ensino Fundamental. 2021. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Ensino de Ciências ? Ciência é Dez) - Instituto Federal de Santa Catarina.
QUANDT, F. L.;ROMANCINI, J. A.; SCHMITZ, A. D.. Biblioteca Sustentável: Um Incentivo a Novas Práticas Pedagógicas como Estímulo à Leitura de Uma Escola Rural do Município de Gravatal/SC. 2021. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Ensino de Ciências ? Ciência é Dez) - Instituto Federal de Santa Catarina.
MONTEDO, P. S. G.; NETTO, O. G.;ROMANCINI, J. A.. Evidências dos Focos de Aprendizagem Científica em uma Prática no Laboratório de Ciências da Escola. 2021. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Ensino de Ciências ? Ciência é Dez) - Instituto Federal de Santa Catarina.
MÜLLER, G. A. S.; BURIN, J. C.;ROMANCINI, J. A.. Biologia de Solos e Sustentabilidade: Uma Abordagem Investigativa com Aplicação ce Atividades Remotas. 2021. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Ensino de Ciências ? Ciência é Dez) - Instituto Federal de Santa Catarina.
MONTEDO, P. S. G.; MÜLLER, G. A. S.;ROMANCINI, J. A.. Extração de DNA de Tecidos Vegetais como Recurso Didático-Pedagógico: Uma Proposta de Abordagem para o Ensino Investigativo em Atividades Remotas. 2021. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Ensino de Ciências ? Ciência é Dez) - Instituto Federal de Santa Catarina.
BOLAN, C.;ROMANCINI, J. A.; RODRIGUES, A. C.. Regularização de Normas Preventivas: Uma Proposta de Unificação. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Elétrica) - Faculdade SATC.
TAVARES, A. A.;ROMANCINI, J. A.; SPACEK, J. D.. Estudo dos Impactos da Utilização de uma Tecnologia LED numa Cooperativa de Eletrificação Rural. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Elétrica) - Faculdade SATC.
FERNANDES, R.;ROMANCINI, J. A.; SPACEK, A. D.. Eficiência Energética na Iluminação do Prédio do CTCL (Centro Técnologico de Carvão Limpo) da SATC - Estudo de Caso. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Elétrica) - Faculdade SATC.
BOLAN, C.;ROMANCINI, J. A.; COELHO, V. L.. Identificação dos Índices de Continuidade no Fornecimento de Energia Eletrica e seus Impactos Econômicos Apurados pela Celesc Distribuidora na Agência de Criciúma. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Elétrica) - Faculdade SATC.
Orientou
Modelo Didático como Ferramenta para o Ensino do Movimento de Rotação e Translação da Terra para Estudantes do Ensino Fundamental do Ensino Fundamental; 2021; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Ensino de Ciências ? Ciência é Dez) - Instituto Federal de Santa Catarina, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: José Afonso Romancini;
Escolha de Abrigo Temporário e Elaboração de Mapa de Rotas de Fuga por Alunos do Ensino Fundamental; 2021; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Ensino de Ciências ? Ciência é Dez) - Instituto Federal de Santa Catarina, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: José Afonso Romancini;
Uso do Material Didático Simulador Solar como Instrumento de Ensino nas Aulas de Ciências; 2021; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Ensino de Ciências ? Ciência é Dez) - Instituto Federal de Santa Catarina, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: José Afonso Romancini;
Evidências dos Focos de Aprendizagem Científica em uma Prática no Laboratório de Ciências da Escola; 2021; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Ensino de Ciências ? Ciência é Dez) - Instituto Federal de Santa Catarina; Orientador: José Afonso Romancini;
Produções bibliográficas
-
MENOSSO, G. ; SMIDERLE, C. D. ; ROMANCINI, J. A. ; CESCONETO, R. B. ; DAL-BO, A. G. ; CISNEROS, G. G. L. ; PAIM, J. Q. ; MARTINEZ, J. C. V. ; OENNING, L. W. ; VIEIRA, L. F. ; SILVA, L. ; ROCHA, M. R. ; PAULA, M. M. S. ; FRIZON, T. E. A. . Sensores Facilitam a Identificação de Falhas. Revista Eficiência & Inovacao , v. 1, p. 24-25, 2016.
-
ROMANCINI, J. A. ; RODRIGUES, A. C. ; SILVA, W. A. ; CARNIATO, A. ; BETTIOL, A.L. ; UGGIONI, G. D. ; BETTIOL, A. D. ; PASSOS, L. F. N. ; PENNER, N. . Produção de Alimentos & Geração de Energia. Revista Eficiência e Inovção , v. 1, p. 36-37, 2016.
-
DAL-BO, A. G. ; FRIZON, T. E. A. ; ROCHA, M. R. ; CISNEROS, G. G. L. ; MARTINEZ, J. C. V. ; CESCONETO, R. B. ; MENOSSO, G. ; ROMANCINI, J. A. ; KHAIRALLA, I. K. . Estudo de Sensores à Base de Cristal Líquido para o Monitoramento de Temperatura em Conectores Elétricos. In: IX CITENEL - Congresso de Inovação Tecnológica em Energia Elétrica, 2017, João Pessoa. Estudo de Sensores à Base de Cristal Líquido para o Monitoramento de Temperatura em Conectores Elétricos, 2017.
-
RODRIGUES, A. C. ; CARNIATO, A. ; BETTIOL, A.L. ; BETTIOL, A. D. ; UGGIONI, G. D. ; ROMANCINI, J. A. ; PASSOS, L. F. N. ; PENNER, N. ; SILVA, W. A. . Desenvolvimento de um Sistema Integrado de Geração de Energia Elétrica para Aumento da Eficiência Energética de Aviários. In: VIII CITENEL - Congresso de Inovação Tecnológica em Energia Elétrica, 2015, Salvador. Eficiência Energética em Aviários: Geração de Energia Elétrica e Sistema de Armazenamento para Faltas, 2015.
-
RODRIGUES, A. C. ; CARNIATO, A. ; BETTIOL, A.L. ; BETTIOL, A. D. ; UGGIONI, G. D. ; ROMANCINI, J. A. ; PASSOS, L. F. N. ; PENNER, N. ; SILVA, W. A. . Aproveitamento do fluxo de ar de exaustores em aviários para geração de energia elétrica. In: Brazil Windpower 2014, 2014, Rio de Janeiro. Aproveitamento do fluxo de ar de exaustores em aviários para geração de energia elétrica, 2014.
-
RODRIGUES, A. C. ; CARNIATO, A. ; BETTIOL, A.L. ; BETTIOL, A. D. ; UGGIONI, G. D. ; ROMANCINI, J. A. ; PASSOS, L. F. N. ; PENNER, N. ; SILVA, W. A. . Desenvolvimento de um Sistema Integrado de Geração de Energia Elétrica para Aumento da Eficiência Energética de Aviários. In: CIDEL 2014 - Congreso Internacional de Distribución Eléctrica, 2014, Buenos Aires. Desenvolvimento de um Sistema Integrado de Geração de Energia Elétrica para Aumento da Eficiência Energética de Aviários, 2014.
-
CARNIATO, A. ; BETTIOL, A.L. ; UGGIONI, G. D. ; BETTIOL, A. D. ; PASSOS, L. F. N. ; PENNER, N. ; ROMANCINI, J. A. ; RODRIGUES, A. C. ; SILVA, W. A. . Desenvolvimento de Sistema Integrado de Geração de Energia para Aumento da Eficiência Energética de Aviários. In: VII CITENEL - Congresso de Inovação Tecnológica em Energia Elétrica, 2013, Rio de Janeiro - RJ. Desenvolvimento de um Sistema Integrado de Geração de Energia Elétrica para Aumento da Eficiência Energética de Aviários, 2013.
-
FRIZON, T. E. A. ; DAL-BO, A. G. ; CESCONETO, R. B. ; MENOSSO, G. ; ROMANCINI, J. A. . Estudo e Avaliação de um Material Termocrômico como Sensor para Monitoramento de Temperatura em Conectores Elétricos. In: CBECiMat - Congresso Brasileiro de Engenharia e Ciência dos Materiais, 2016, Natal. Estudo e Avaliação de um Material Termocrômico como Sensor para Monitoramento de Temperatura em Conectores Elétricos, 2016.
-
ROMANCINI, J. A. ; VENTURINI, L. F. . Estudo de Novos Materiais Funcionais com Potenciais Aplicações no Desenvolvimento de Células Fotovoltaicas e Diodos Emissores de Luz. 2024. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
ROMANCINI, J. A. ; VENTURINI, L. F. ; DAL-BO, A. G. . Desenvolvimento de Sensores Térmicos para Detecção de Pontos Quentes em Conectores Elétricos de Sistemas de Distribuição. 2023. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
RODRIGUES, A. C. ; CARNIATO, A. ; BETTIOL, A.L. ; BETTIOL, A. D. ; UGGIONI, G. D. ; ROMANCINI, J. A. ; PASSOS, L. F. N. ; PENNER, N. ; SILVA, W. A. . Desenvolvimento de um Sistema Integrado de Geração de Energia Elétrica para Aumento da Eficiência Energética de Aviários. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
RODRIGUES, A. C. ; CARNIATO, A. ; BETTIOL, A.L. ; BETTIOL, A. D. ; UGGIONI, G. D. ; ROMANCINI, J. A. ; PASSOS, L. F. N. ; PENNER, N. ; SILVA, W. A. . Desenvolvimento de um Sistema Integrado de Geração de Energia Elétrica para Aumento da Eficiência Energética de Aviários. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
SILVA, A. C. F. da ; ROMANCINI, J. A. ; MARTIGNAGO, L. . Acidentes Nucleares. 2011. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
Outras produções
ROMANCINI, J. A. . A Física na Evolução do Automóvel. 2016; Tema: Fisica e automóvel. (Blog).
CARNIATO, A. ; BETTIOL, A. D. ; ROMANCINI, J. A. . Eficiência energética também nos aviários. 2012. (Site).
Projetos de desenvolvimento
-
2013 - Atual
Desenvolvimento de Sensores Térmicos Baseados em Cristais Líquidos para a Monitoração de Pontos Quentes, Descrição: Desenvolvimento e caracterização de compósitos à base de cristais líquidos colestéricos nanoestruturadas e resinas poliméricas, dotadas de capacidade termosensora, para a produção de tintas aplicáveis em revestimentos de superfícies em conectores elétricos ou proteção superficial (para detecção de altas correntes de fuga) e na identificação de pontos quentes em conexões elétricas através da mudança de cores em função do nível de corrente de fuga). , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: José Afonso Romancini - Integrante / Gilvan Menosso - Coordenador / Luciano da Silva - Integrante / Alexandre Gonçalves Dal-Bó - Integrante / Alexandra Magnus Tasca Ghisi - Integrante / Cristiano Dick Smiderle - Integrante / Elton Torres Zanoni - Integrante / Georgina Gisel López Cisneros - Integrante / Janir de Quadra Paim - Integrante / Julio César Valdivia Martínez - Integrante / Leonardo Werncke Oenning - Integrante / Luana Francisco Vieira - Integrante / Marcio Roberto da Rocha - Integrante / Marcos Marques da Silva Paula - Integrante / Tiago Elias Allievi Frizon - Integrante.
-
2012 - 2014
Desenvolvimento de Sistema Integrado de Geração de Energia para Aumento da Eficiência Energética de Aviários, Descrição: Desenvolver um protótipo de equipamento que permitirá a recuperação de até 20 % da energia consumida pelos motores utilizados nos sistemas de exaustão de aviários de grande escala. O equipamento, denominado Aeroexaustor 500, será composto por um aerogerador com pás fixas, controlador de carga e inversor CC/CA, sendo que o sistema possuirá potência nominal de 500 W. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: José Afonso Romancini - Integrante / Arlan Luiz Bettiol - Integrante / Áureo Dantas Bettiol - Integrante / Luis Fernando do Nascimento Passos - Integrante / Alexandre Correa Rodrigues - Integrante / Gilberto Dagostim Uggioni - Integrante / Norbert Penner - Integrante / Wladimir Albertino da Silva - Integrante / Antonio Carniato - Coordenador., Financiador(es): Celesc Distribuição - Outra.
-
2013 - Atual
Desenvolvimento de Sensores Térmicos Baseados em Cristais Líquidos para a Monitoração de Pontos Quentes, Descrição: Desenvolvimento e caracterização de compósitos à base de cristais líquidos colestéricos nanoestruturadas e resinas poliméricas, dotadas de capacidade termosensora, para a produção de tintas aplicáveis em revestimentos de superfícies em conectores elétricos ou proteção superficial (para detecção de altas correntes de fuga) e na identificação de pontos quentes em conexões elétricas através da mudança de cores em função do nível de corrente de fuga). , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: José Afonso Romancini - Integrante / Gilvan Menosso - Coordenador / Luciano da Silva - Integrante / Alexandre Gonçalves Dal-Bó - Integrante / Alexandra Magnus Tasca Ghisi - Integrante / Cristiano Dick Smiderle - Integrante / Elton Torres Zanoni - Integrante / Georgina Gisel López Cisneros - Integrante / Janir de Quadra Paim - Integrante / Julio César Valdivia Martínez - Integrante / Leonardo Werncke Oenning - Integrante / Luana Francisco Vieira - Integrante / Marcio Roberto da Rocha - Integrante / Marcos Marques da Silva Paula - Integrante / Tiago Elias Allievi Frizon - Integrante.
-
2012 - 2014
Desenvolvimento de Sistema Integrado de Geração de Energia para Aumento da Eficiência Energética de Aviários, Descrição: Desenvolver um protótipo de equipamento que permitirá a recuperação de até 20 % da energia consumida pelos motores utilizados nos sistemas de exaustão de aviários de grande escala. O equipamento, denominado Aeroexaustor 500, será composto por um aerogerador com pás fixas, controlador de carga e inversor CC/CA, sendo que o sistema possuirá potência nominal de 500 W. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: José Afonso Romancini - Integrante / Arlan Luiz Bettiol - Integrante / Áureo Dantas Bettiol - Integrante / Luis Fernando do Nascimento Passos - Integrante / Alexandre Correa Rodrigues - Integrante / Gilberto Dagostim Uggioni - Integrante / Norbert Penner - Integrante / Wladimir Albertino da Silva - Integrante / Antonio Carniato - Coordenador., Financiador(es): Celesc Distribuição - Outra.
-
2013 - Atual
Desenvolvimento de Sensores Térmicos Baseados em Cristais Líquidos para a Monitoração de Pontos Quentes, Descrição: Desenvolvimento e caracterização de compósitos à base de cristais líquidos colestéricos nanoestruturadas e resinas poliméricas, dotadas de capacidade termosensora, para a produção de tintas aplicáveis em revestimentos de superfícies em conectores elétricos ou proteção superficial (para detecção de altas correntes de fuga) e na identificação de pontos quentes em conexões elétricas através da mudança de cores em função do nível de corrente de fuga). , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: José Afonso Romancini - Integrante / Gilvan Menosso - Coordenador / Luciano da Silva - Integrante / Alexandre Gonçalves Dal-Bó - Integrante / Alexandra Magnus Tasca Ghisi - Integrante / Cristiano Dick Smiderle - Integrante / Elton Torres Zanoni - Integrante / Georgina Gisel López Cisneros - Integrante / Janir de Quadra Paim - Integrante / Julio César Valdivia Martínez - Integrante / Leonardo Werncke Oenning - Integrante / Luana Francisco Vieira - Integrante / Marcio Roberto da Rocha - Integrante / Marcos Marques da Silva Paula - Integrante / Tiago Elias Allievi Frizon - Integrante.
-
2012 - 2014
Desenvolvimento de Sistema Integrado de Geração de Energia para Aumento da Eficiência Energética de Aviários, Descrição: Desenvolver um protótipo de equipamento que permitirá a recuperação de até 20 % da energia consumida pelos motores utilizados nos sistemas de exaustão de aviários de grande escala. O equipamento, denominado Aeroexaustor 500, será composto por um aerogerador com pás fixas, controlador de carga e inversor CC/CA, sendo que o sistema possuirá potência nominal de 500 W. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: José Afonso Romancini - Integrante / Arlan Luiz Bettiol - Integrante / Áureo Dantas Bettiol - Integrante / Luis Fernando do Nascimento Passos - Integrante / Alexandre Correa Rodrigues - Integrante / Gilberto Dagostim Uggioni - Integrante / Norbert Penner - Integrante / Wladimir Albertino da Silva - Integrante / Antonio Carniato - Coordenador., Financiador(es): Celesc Distribuição - Outra.
-
2013 - 2015
Desenvolvimento de Sensores Térmicos Baseados em Cristais Líquidos para a Monitoração de Pontos Quentes, Descrição: Desenvolvimento e caracterização de compósitos à base de cristais líquidos colestéricos nanoestruturadas e resinas poliméricas, dotadas de capacidade termosensora, para a produção de tintas aplicáveis em revestimentos de superfícies em conectores elétricos ou proteção superficial (para detecção de altas correntes de fuga) e na identificação de pontos quentes em conexões elétricas através da mudança de cores em função do nível de corrente de fuga). , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: José Afonso Romancini - Integrante / Gilvan Menosso - Coordenador / Luciano da Silva - Integrante / Alexandre Gonçalves Dal-Bó - Integrante / Alexandra Magnus Tasca Ghisi - Integrante / Cristiano Dick Smiderle - Integrante / Elton Torres Zanoni - Integrante / Georgina Gisel López Cisneros - Integrante / Janir de Quadra Paim - Integrante / Julio César Valdivia Martínez - Integrante / Leonardo Werncke Oenning - Integrante / Luana Francisco Vieira - Integrante / Marcio Roberto da Rocha - Integrante / Marcos Marques da Silva Paula - Integrante / Tiago Elias Allievi Frizon - Integrante.
-
2012 - 2014
Desenvolvimento de Sistema Integrado de Geração de Energia para Aumento da Eficiência Energética de Aviários, Descrição: Desenvolver um protótipo de equipamento que permitirá a recuperação de até 20 % da energia consumida pelos motores utilizados nos sistemas de exaustão de aviários de grande escala. O equipamento, denominado Aeroexaustor 500, será composto por um aerogerador com pás fixas, controlador de carga e inversor CC/CA, sendo que o sistema possuirá potência nominal de 500 W. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: José Afonso Romancini - Integrante / Arlan Luiz Bettiol - Integrante / Áureo Dantas Bettiol - Integrante / Luis Fernando do Nascimento Passos - Integrante / Alexandre Correa Rodrigues - Integrante / Gilberto Dagostim Uggioni - Integrante / Norbert Penner - Integrante / Wladimir Albertino da Silva - Integrante / Antonio Carniato - Coordenador., Financiador(es): Celesc Distribuição - Outra.
-
2018 - Atual
Obtenção de Novos Materiais Orgânicos para Confecção de Diodos Organicos Emissores de Luz (Oled's) e Células Solares, Descrição: Desenvolvimento e caracterização de compósitos à base de cristais líquidos para confecção de diodo emissor de luz orgânico (OLEDs) e/ou células fotovoltaicas orgânicas hibridas.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: José Afonso Romancini - Integrante / Alexandre Gonçalves Dal-Bó - Coordenador / Igor Kursancew Khairalla - Integrante / Thayse Testoni Macedo - Integrante.
-
2017 - Atual
Aperfeiçoamento de Sensores Térmicos para Detecção de Pontos Quentes em Conectores Elétricos de Sistemas de Distribuição de Energia, Descrição: Desenvolvimento de conectores e sistemas acessórios para a rede de distribuição elétrica dotados de capacidade termosensora, para detecção de altas correntes de fuga, e na identificação de pontos quentes em conexões elétricas (através da mudança de cores em função do nível de corrente de fuga) à base de cristais líquidos colestéricos nanoestruturadas e resinas poliméricas. Cabeça de série do projeto "Desenvolvimento de Sensores Térmicos Baseados em Cristais Líquidos para a Monitoração de Pontos Quentes". , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: José Afonso Romancini - Integrante / Gilvan Menosso - Integrante / Alexandre Gonçalves Dal-Bó - Coordenador / Igor Kursancew Khairalla - Integrante.
-
2013 - 2015
Desenvolvimento de Sensores Térmicos Baseados em Cristais Líquidos para a Monitoração de Pontos Quentes, Descrição: Desenvolvimento e caracterização de compósitos à base de cristais líquidos colestéricos nanoestruturadas e resinas poliméricas, dotadas de capacidade termosensora, para a produção de tintas aplicáveis em revestimentos de superfícies em conectores elétricos ou proteção superficial (para detecção de altas correntes de fuga) e na identificação de pontos quentes em conexões elétricas através da mudança de cores em função do nível de corrente de fuga). , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: José Afonso Romancini - Integrante / Gilvan Menosso - Coordenador / Luciano da Silva - Integrante / Alexandre Gonçalves Dal-Bó - Integrante / Alexandra Magnus Tasca Ghisi - Integrante / Cristiano Dick Smiderle - Integrante / Elton Torres Zanoni - Integrante / Georgina Gisel López Cisneros - Integrante / Janir de Quadra Paim - Integrante / Julio César Valdivia Martínez - Integrante / Leonardo Werncke Oenning - Integrante / Luana Francisco Vieira - Integrante / Marcio Roberto da Rocha - Integrante / Marcos Marques da Silva Paula - Integrante / Tiago Elias Allievi Frizon - Integrante.
-
2012 - 2014
Desenvolvimento de Sistema Integrado de Geração de Energia para Aumento da Eficiência Energética de Aviários, Descrição: Desenvolver um protótipo de equipamento que permitirá a recuperação de até 20 % da energia consumida pelos motores utilizados nos sistemas de exaustão de aviários de grande escala. O equipamento, denominado Aeroexaustor 500, será composto por um aerogerador com pás fixas, controlador de carga e inversor CC/CA, sendo que o sistema possuirá potência nominal de 500 W. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: José Afonso Romancini - Integrante / Arlan Luiz Bettiol - Integrante / Áureo Dantas Bettiol - Integrante / Luis Fernando do Nascimento Passos - Integrante / Alexandre Correa Rodrigues - Integrante / Gilberto Dagostim Uggioni - Integrante / Norbert Penner - Integrante / Wladimir Albertino da Silva - Integrante / Antonio Carniato - Coordenador., Financiador(es): Celesc Distribuição - Outra.
-
2018 - Atual
Obtenção de Novos Materiais Orgânicos para Confecção de Diodos Organicos Emissores de Luz (Oled's) e Células Solares, Descrição: Desenvolvimento e caracterização de compósitos à base de cristais líquidos para confecção de diodo emissor de luz orgânico (OLEDs) e/ou células fotovoltaicas orgânicas hibridas.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: José Afonso Romancini - Integrante / Alexandre Gonçalves Dal-Bó - Coordenador / Igor Kursancew Khairalla - Integrante / Thayse Testoni Macedo - Integrante.
-
2017 - Atual
Aperfeiçoamento de Sensores Térmicos para Detecção de Pontos Quentes em Conectores Elétricos de Sistemas de Distribuição de Energia, Descrição: Desenvolvimento de conectores e sistemas acessórios para a rede de distribuição elétrica dotados de capacidade termosensora, para detecção de altas correntes de fuga, e na identificação de pontos quentes em conexões elétricas (através da mudança de cores em função do nível de corrente de fuga) à base de cristais líquidos colestéricos nanoestruturadas e resinas poliméricas. Cabeça de série do projeto "Desenvolvimento de Sensores Térmicos Baseados em Cristais Líquidos para a Monitoração de Pontos Quentes". , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: José Afonso Romancini - Integrante / Gilvan Menosso - Integrante / Alexandre Gonçalves Dal-Bó - Coordenador / Igor Kursancew Khairalla - Integrante.
-
2013 - 2015
Desenvolvimento de Sensores Térmicos Baseados em Cristais Líquidos para a Monitoração de Pontos Quentes, Descrição: Desenvolvimento e caracterização de compósitos à base de cristais líquidos colestéricos nanoestruturadas e resinas poliméricas, dotadas de capacidade termosensora, para a produção de tintas aplicáveis em revestimentos de superfícies em conectores elétricos ou proteção superficial (para detecção de altas correntes de fuga) e na identificação de pontos quentes em conexões elétricas através da mudança de cores em função do nível de corrente de fuga). , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: José Afonso Romancini - Integrante / Gilvan Menosso - Coordenador / Luciano da Silva - Integrante / Alexandre Gonçalves Dal-Bó - Integrante / Alexandra Magnus Tasca Ghisi - Integrante / Cristiano Dick Smiderle - Integrante / Elton Torres Zanoni - Integrante / Georgina Gisel López Cisneros - Integrante / Janir de Quadra Paim - Integrante / Julio César Valdivia Martínez - Integrante / Leonardo Werncke Oenning - Integrante / Luana Francisco Vieira - Integrante / Marcio Roberto da Rocha - Integrante / Marcos Marques da Silva Paula - Integrante / Tiago Elias Allievi Frizon - Integrante.
-
2012 - 2014
Desenvolvimento de Sistema Integrado de Geração de Energia para Aumento da Eficiência Energética de Aviários, Descrição: Desenvolver um protótipo de equipamento que permitirá a recuperação de até 20 % da energia consumida pelos motores utilizados nos sistemas de exaustão de aviários de grande escala. O equipamento, denominado Aeroexaustor 500, será composto por um aerogerador com pás fixas, controlador de carga e inversor CC/CA, sendo que o sistema possuirá potência nominal de 500 W. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: José Afonso Romancini - Integrante / Arlan Luiz Bettiol - Integrante / Áureo Dantas Bettiol - Integrante / Luis Fernando do Nascimento Passos - Integrante / Alexandre Correa Rodrigues - Integrante / Gilberto Dagostim Uggioni - Integrante / Norbert Penner - Integrante / Wladimir Albertino da Silva - Integrante / Antonio Carniato - Coordenador., Financiador(es): Celesc Distribuição - Outra.
-
2018 - Atual
Obtenção de Novos Materiais Orgânicos para Confecção de Diodos Organicos Emissores de Luz (Oled's) e Células Solares, Descrição: Desenvolvimento e caracterização de compósitos à base de cristais líquidos para confecção de diodo emissor de luz orgânico (OLEDs) e/ou células fotovoltaicas orgânicas hibridas.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: José Afonso Romancini - Integrante / Alexandre Gonçalves Dal-Bó - Coordenador / Igor Kursancew Khairalla - Integrante / Thayse Testoni Macedo - Integrante.
-
2017 - Atual
Aperfeiçoamento de Sensores Térmicos para Detecção de Pontos Quentes em Conectores Elétricos de Sistemas de Distribuição de Energia, Descrição: Desenvolvimento de conectores e sistemas acessórios para a rede de distribuição elétrica dotados de capacidade termosensora, para detecção de altas correntes de fuga, e na identificação de pontos quentes em conexões elétricas (através da mudança de cores em função do nível de corrente de fuga) à base de cristais líquidos colestéricos nanoestruturadas e resinas poliméricas. Cabeça de série do projeto "Desenvolvimento de Sensores Térmicos Baseados em Cristais Líquidos para a Monitoração de Pontos Quentes". , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: José Afonso Romancini - Integrante / Gilvan Menosso - Integrante / Alexandre Gonçalves Dal-Bó - Coordenador / Igor Kursancew Khairalla - Integrante.
-
2013 - 2015
Desenvolvimento de Sensores Térmicos Baseados em Cristais Líquidos para a Monitoração de Pontos Quentes, Descrição: Desenvolvimento e caracterização de compósitos à base de cristais líquidos colestéricos nanoestruturadas e resinas poliméricas, dotadas de capacidade termosensora, para a produção de tintas aplicáveis em revestimentos de superfícies em conectores elétricos ou proteção superficial (para detecção de altas correntes de fuga) e na identificação de pontos quentes em conexões elétricas através da mudança de cores em função do nível de corrente de fuga). , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: José Afonso Romancini - Integrante / Gilvan Menosso - Coordenador / Luciano da Silva - Integrante / Alexandre Gonçalves Dal-Bó - Integrante / Alexandra Magnus Tasca Ghisi - Integrante / Cristiano Dick Smiderle - Integrante / Elton Torres Zanoni - Integrante / Georgina Gisel López Cisneros - Integrante / Janir de Quadra Paim - Integrante / Julio César Valdivia Martínez - Integrante / Leonardo Werncke Oenning - Integrante / Luana Francisco Vieira - Integrante / Marcio Roberto da Rocha - Integrante / Marcos Marques da Silva Paula - Integrante / Tiago Elias Allievi Frizon - Integrante.
-
2012 - 2014
Desenvolvimento de Sistema Integrado de Geração de Energia para Aumento da Eficiência Energética de Aviários, Descrição: Desenvolver um protótipo de equipamento que permitirá a recuperação de até 20 % da energia consumida pelos motores utilizados nos sistemas de exaustão de aviários de grande escala. O equipamento, denominado Aeroexaustor 500, será composto por um aerogerador com pás fixas, controlador de carga e inversor CC/CA, sendo que o sistema possuirá potência nominal de 500 W. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: José Afonso Romancini - Integrante / Arlan Luiz Bettiol - Integrante / Áureo Dantas Bettiol - Integrante / Luis Fernando do Nascimento Passos - Integrante / Alexandre Correa Rodrigues - Integrante / Gilberto Dagostim Uggioni - Integrante / Norbert Penner - Integrante / Wladimir Albertino da Silva - Integrante / Antonio Carniato - Coordenador., Financiador(es): Celesc Distribuição - Outra.
-
2018 - Atual
Obtenção de Novos Materiais Orgânicos para Confecção de Diodos Organicos Emissores de Luz (Oled's) e Células Solares, Descrição: Desenvolvimento e caracterização de compósitos à base de cristais líquidos para confecção de diodo emissor de luz orgânico (OLEDs) e/ou células fotovoltaicas orgânicas hibridas.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: José Afonso Romancini - Integrante / Alexandre Gonçalves Dal-Bó - Coordenador / Igor Kursancew Khairalla - Integrante / Thayse Testoni Macedo - Integrante.
-
2017 - Atual
Aperfeiçoamento de Sensores Térmicos para Detecção de Pontos Quentes em Conectores Elétricos de Sistemas de Distribuição de Energia, Descrição: Desenvolvimento de conectores e sistemas acessórios para a rede de distribuição elétrica dotados de capacidade termosensora, para detecção de altas correntes de fuga, e na identificação de pontos quentes em conexões elétricas (através da mudança de cores em função do nível de corrente de fuga) à base de cristais líquidos colestéricos nanoestruturadas e resinas poliméricas. Cabeça de série do projeto "Desenvolvimento de Sensores Térmicos Baseados em Cristais Líquidos para a Monitoração de Pontos Quentes". , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: José Afonso Romancini - Integrante / Gilvan Menosso - Integrante / Alexandre Gonçalves Dal-Bó - Coordenador / Igor Kursancew Khairalla - Integrante.
-
2013 - 2015
Desenvolvimento de Sensores Térmicos Baseados em Cristais Líquidos para a Monitoração de Pontos Quentes, Descrição: Desenvolvimento e caracterização de compósitos à base de cristais líquidos colestéricos nanoestruturadas e resinas poliméricas, dotadas de capacidade termosensora, para a produção de tintas aplicáveis em revestimentos de superfícies em conectores elétricos ou proteção superficial (para detecção de altas correntes de fuga) e na identificação de pontos quentes em conexões elétricas através da mudança de cores em função do nível de corrente de fuga). , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: José Afonso Romancini - Integrante / Gilvan Menosso - Coordenador / Luciano da Silva - Integrante / Alexandre Gonçalves Dal-Bó - Integrante / Alexandra Magnus Tasca Ghisi - Integrante / Cristiano Dick Smiderle - Integrante / Elton Torres Zanoni - Integrante / Georgina Gisel López Cisneros - Integrante / Janir de Quadra Paim - Integrante / Julio César Valdivia Martínez - Integrante / Leonardo Werncke Oenning - Integrante / Luana Francisco Vieira - Integrante / Marcio Roberto da Rocha - Integrante / Marcos Marques da Silva Paula - Integrante / Tiago Elias Allievi Frizon - Integrante.
-
2012 - 2014
Desenvolvimento de Sistema Integrado de Geração de Energia para Aumento da Eficiência Energética de Aviários, Descrição: Desenvolver um protótipo de equipamento que permitirá a recuperação de até 20 % da energia consumida pelos motores utilizados nos sistemas de exaustão de aviários de grande escala. O equipamento, denominado Aeroexaustor 500, será composto por um aerogerador com pás fixas, controlador de carga e inversor CC/CA, sendo que o sistema possuirá potência nominal de 500 W. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: José Afonso Romancini - Integrante / Arlan Luiz Bettiol - Integrante / Áureo Dantas Bettiol - Integrante / Luis Fernando do Nascimento Passos - Integrante / Alexandre Correa Rodrigues - Integrante / Gilberto Dagostim Uggioni - Integrante / Norbert Penner - Integrante / Wladimir Albertino da Silva - Integrante / Antonio Carniato - Coordenador., Financiador(es): Celesc Distribuição - Outra.
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Celesc Distribuição. , Rua Lauro Müller, 151, Centro, 88801430 - Criciúma, SC - Brasil, Telefone: (48) 34615123, Ramal: 5123, URL da Homepage:
Experiência profissional
2006 - Atual
Celesc Distribuição, CelescVínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Técnico Industrial, Carga horária: 40
Outras informações:
Análise, projeto e fiscalização de redes de distribuição, dentre outras atividades.
2020 - 2021
Instituto Federal de Santa CatarinaVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20
Outras informações:
Professor do curso de especialização lato sensu "Ciência é 10"
2017 - 2019
Universidade do Estado de Santa CatarinaVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Tutor, Carga horária: 20
Outras informações:
Tutor do Curso de Licenciatura em Informática
2015 - 2016
Faculdade SATCVínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Horista, Carga horária: 6
Outras informações:
Professor das disciplinas de Projetos de Instalações Elétricas e Aspectos de Segurança em Engenharia Elé trica, para o curso de Engenharia Elétrica.
2013 - 2014
Universidade Federal de Santa CatarinaVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Tutor do Curso de Licenciatura em Física, Carga horária: 20
2012 - 2012
Escola Técnica General Osvaldo Pinto da Veiga - SATCVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Substituto, Carga horária: 24
Outras informações:
Professor substituto na disciplina de Física para turmas do segundo ano do ensino médio
2011 - 2011
Escola de Educação Básica Natálio VassolerVínculo: Professor vistante, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 5
Outras informações:
Estágio na disciplina de Física realizado em turmas de primeiro e segundo ano do ensino médio, para o curso de Licenciatura em Física da Univesrisade Federal de Santa Catarina.
2010 - 2010
Escola de Educação Básica Natálio VassolerVínculo: Professor vistante, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 5
Outras informações:
Estágio na disciplina de Física realizado em turmas de segundo e terceiro ano do ensino médio, para o curso de Licenciatura em Física da Univesrisade Federal de Santa Catarina.
2002 - 2002
Escola de Educação Básica Natálio VassolerVínculo: Professor contratado, Enquadramento Funcional: Professor da disciplina de Física, Carga horária: 20
Outras informações:
Docência da disciplina de Física para turmas do primeiro ano do ensino médio. Aulas ministradas no período noturno.
2006 - 2007
centro de educação profissional abílio pauloVínculo: Professor contratado, Enquadramento Funcional: Professor de curso Técnico, Carga horária: 20
Outras informações:
Docência das disciplinas de eletrônica básica e eletrônica digital para o curso técnico de informática.
2002 - 2005
center panavisionVínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Técnico em eletrônica, Carga horária: 44
Outras informações:
Assistência técnica em equipamentos eletrônicos das marcas Sony, Panasonic, Philips, Toshiba, Philco e outras
1998 - 2001
Apptel telecomunicaçõesVínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Auxiliar técnico, Carga horária: 44, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Manutenção e assitência técnica em aparelhos e centrais telefônicas das marca Intelbras, Meta e Nutron
1998 - 1998
Microparts informatica e sistemasVínculo: Estagiario, Enquadramento Funcional: Programador, Carga horária: 44, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Desenvolvimento de softwares comerciais baseados no sistema operacional Unix utilizando a ferramenta de editoração Supermumps
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de José Afonso Romancini e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?