Maria Aparecida de Matos
Possui Graduação em Letras pela Universidade Federal de Mato Grosso (1994), Especialização em letras, na área específica de Semiótica da Cultura, Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso (1999) e Doutorado em Educação Literária pela Universidade Federal do Ceará (2004). Atualmente é professor colaborador cadastrada no CNPQ pelo Grupo de Trabalho - História da Educação na Universidade Federal de Mato Grosso. Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Linguística Aplicada, trabalha com os temas: Linguagens,Fundamentos e Metodologia da Linguagem, Educação e Cultura afro-brasileira, Literatura Infanto-Juvenil africana e latino-caribenha. É professora associado da Universidade Federal do Tocantins, é pesquisadora ligada ao Núcleo de Estudos Afro-brasileiro (NEABUFT). Pertence ao Grupo de Pesquisa Educação do Campo e de Comunidades Quilombolas\UFT(GEPEC). Coordenadora da Brinquedoteca Afro-Brasileira. Pertence ao N'BLAC: Nucleo Brasileiro Latino Americano e Caribenho em Gênero, Relações Raciais e Movimentos Sociais e IBEJI- Rede de Pesquisadoras Negras em Infância.
Informações coletadas do Lattes em 15/05/2026
Acadêmico
Formação acadêmica
Doutorado em Educação
2000 - 2004
Universidade Federal do Ceará
Título: Educação Literária e a Formação de Consciência Negra no ensino fundamental I e II
Orientador: Profª. Dr. Eliane Dayse Pontes Furtado
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: educação literária; LITERATURA INFANTO-JUVENIL; Ensino Fundamental.Grande área: Lingüística, Letras e ArtesGrande Área: Ciências Humanas / Área: Educação. Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística. Setores de atividade: Educação.
Mestrado em Educação
1996 - 1999
Universidade Federal de Mato Grosso
Título: Grucon Ação Pedagógica Valandi ou Chilingú? 1997 a 1999, Ano de Obtenção: 1999
Orientador: Manoel Francisco de Vasconcelos Motta
Palavras-chave: Consciênca Negra; Movimento Sociais; Ação Pedagógica.Grande área: Ciências HumanasSetores de atividade: Educação Superior.
Especialização em Semiótica da Cultura
1995 - 1996
Universidade Federal de Mato Grosso
Título: O Congo: Reminiscências Africanas em Vila Bela da Santíssima Trindade
Orientador: Maria Inês Pagliarini Cox
Formação complementar
1999 - 1999
Relações Raciais e Cultura Negra. (Carga horária: 90h). , S B I, UCAM, Brasil.
1999 - 1999
Dinâmica dos Movimentos Sociais. (Carga horária: 30h). , Universidade Federal de Mato Grosso, UFMT, Brasil.
1993 - 1993
Tópicos Especiais de História da África. (Carga horária: 60h). , Universidade Federal de Mato Grosso, UFMT, Brasil.
1992 - 1992
Extensão universitária em Revisão de Análise Sintática. (Carga horária: 60h). , Universidade Federal de Mato Grosso, UFMT, Brasil.
1992 - 1992
Extensão universitária em Produção de Textos Em Língua Francesa. (Carga horária: 40h). , Universidade Federal de Mato Grosso, UFMT, Brasil.
1990 - 1990
Uma Introdução à Fenomenologia. (Carga horária: 20h). , Universidade Federal de Mato Grosso, UFMT, Brasil.
1986 - 1986
Extensão universitária em Literatura Infantil. (Carga horária: 15h). , Universidade Federal de Mato Grosso, UFMT, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Francês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Yoruba
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Áreas de atuação
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Lingüística Aplicada.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Literatura Infanto Juvenil.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ciências Humanas.
Organização de eventos
MATOS, M. A. . III Seminário do PRODOCÊNCIA. 2017. (Outro).
Participação em eventos
2º Simpósio de literatura afro-brasileira em perspectiva dialógica: cadernos negros e escrevivências evaristianas. 2020. (Simpósio).
II Seminário Africanidades em Pauta : Vidas Negras Importam?!. 2020. (Seminário).
13° Mundo e Mulheres & Fazendo Gênero 11: Transformações, Conexões, Deslocamentos. 2017. (Congresso).
Congresso Interinstitucional Brasileiro de Educação Popular e do Campo - CIBEPoC 2017. Apresentadora de Comunicação Oral no Eixo 10. 2017. (Congresso).
III Encontro dos Pesquisadores da Comunidade Kalunga. 2017. (Encontro).
III Encontro dos Pesquisadores da Comunidade Kalunga.Oficinas de Brinquedos e Bichos nas Escolas Quilombolas Kalunga do Mimoso. 2017. (Encontro).
III Encontro dos Pesquisadores da Comunidade Kalunga.Brinquedoteca nas escolas Kalunga do Mimoso: interação e ressignificação de crianças e adolescentes. 2017. (Encontro).
Jornada Comemorativa do Grupo de Estudos Linguísticos do Norde.Brinquedoteca com literatura negra no quilombo: interação re(significação) de crianças, adolescentes e jovens. 2017. (Simpósio).
Jornada Comemorativa do Grupo de Estudos Linguísticos do Nordeste. 2017. (Simpósio).
Audiência Pública com a Relatora dos Direitos dos Afrodescendentes e das Mulheres da Organização dos Estados Americanos (OEA). 2016. (Outra).
jULHO DE EMPODERAMENTO DE MULHERES NEGRAS E QUILOMBOLAS DO TOCANTINS.JULHO DE EMPODERAMENTO DE MULHERES NEGRAS E QUILOMBOLAS DO TOCANTINS. 2016. (Simpósio).
Congresso de História da África, Ancestralidade e africanidades. Africanidades e formação do Professor na construção de uma brinquedoteca. 2015. (Congresso).
I SEMINÁRIO DE POLÍTICAS PARA MULHERES E MULHERES NEGRAS.SEMINÁRIO DE POLITICAS PARA MULHERES E MULHERES NEGRAS. 2015. (Seminário).
Racismo e Tradições Africanas no Brasil. 2014. (Seminário).
I CONFERÊNCIA DE CIÊNCIAS SOCIAIS E HUMANAS: DEBATE TEÓRICO-PRÁTICO EM MOÇAMBIQUE. O ENSINO DE CULTURA AFRICANA E AFRO-BRASILEIRA A PARTIR SA LITERATURA INFANTO-JUVENIL. 2013. (Congresso).
Seminário Nacional - A cultura como veículo de erradicação da miséria".Gt. comunidades tradicionais. 2011. (Seminário).
Encontro de Pensadores. 2010. (Encontro).
Forum Social Mundial. Education littéraire et conscience noire des élèves de l?école fondamentale. 2010. (Congresso).
Seminário da Consciência Negra: Fórum de Políticas Públicas.Políticas públicas e população quilombola. 2010. (Seminário).
VII Seminário Nacional de Educação e cultura Negra.A representação do negro nos materiais Didáticos e Paradidáticos. 2008. (Seminário).
Práticas Educativa para o Letramento de Jovens e Adultos de Cuiabá.Curso de Formação Continuada: Ler é Preciso. 2007. (Encontro).
Seminários Regionais das Comunidades de Religião de Matriz Africana.GT- Educação. 2007. (Seminário).
Território e Identidade no Espaçõ Quilombola: Novos olhares, novas ações em Mato Grosso.Cultura, arte e Literatura Negra. 2007. (Seminário).
III Semana da Leitura.A Afrobrasilidade na Literatura : Visibilidade e verdades. 2006. (Seminário).
Seminário de Inclusão da Lei 10.639\03.A Cultura Afro-brasileira na Literatura. 2006. (Oficina).
V SEMINÁRIO DE LETRAS-INTERLOCUÇÕES LITERÁRIA.LITERATURA NEGRA NA AMÉRICA LATINA, ÁFRICA E BRASIL. 2006. (Seminário).
IV CONFERÊNCIA NACIONAL DE EDUCAÇÃO E CULTURA CONSOLIDANDO NOVOS RUMOS- AVANÇOS E DESAFIOS; POLÍTICAS PÚBLICAS DE EDUCAÇÃO E CULTURA.A CULTURA NEGRA EM MATO GROSSO. 2005. (Outra).
SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO DO NORTE E NORDESTE. UM OLHAR SEMIÓTICO NAS PERSONAGENS NEGRAS DA LITERATURA INFANTO-JUVENIL PRODUZIDAS A PARTIR DE 1999. 2004. (Congresso).
IV Seminário de Linguagens Culturais - Mestiçagens Culturais.. 2003. (Seminário).
Seminário Educação 2003 - Educação & Trabalho: Trabalhar, Aprender, Saber.. 2003. (Seminário).
VII DEBATE SOBRE A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL:DIREITO DO TRABALHADOR. 2003. (Seminário).
1º Fórum Nacional Diversidade na Universidade. 2002. (Outra).
III Conferência Nacional de Educação, Cultura e Desporto.. 2002. (Outra).
III Seminário de Linguagens - Poésis no Contemporâneo.. 2002. (Seminário).
Conferência Nacional contra o Racismo e a Intolerância.. 2001. (Outra).
III FONEPe - Fórum Nacional de Entidades de Pedagogia. 2001. (Outra).
II Seminário Relações Raciais e Educação: a produção de saberes e práticas pedagógicas.. 2001. (Seminário).
SBPC - Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência. 2001. (Outra).
Programa de Pós-Graduação em Educação.Fiscal na Aplicação das provas da Seleção para o Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Educação.. 1999. (Outra).
SBPC - Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência.50ª Reunião Anual da SBPC. 1998. (Outra).
Seminário Regional de Entidades Negras..Curso Seminário Regional de Entidades Negras.. 1997. (Seminário).
Alfabetização em Classes Populares.Alfabetização em Classes Populares (Curso). 1987. (Outra).
Participação em bancas
MATOS, M. A.. Memórias de professoreas negras no Guaporé: do silêncio a palavra. 2010. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Mato Grosso.
SÁ, N. P.;MATOS, M. A.; SÁ, E. F.; GONÇALVES, M.. Memórias de professoras negras no Guaporé: o silêncio e a palavra. 2010. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Mato Grosso.
MATOS, M. A.. A influência do racismo na educação mato0grossense na transição do século XIX ao XX. 2009. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Mato Grosso.
MATOS, M. A.; MIRANDA, E. L.; SANTANA SOBRINHO, O. S.. A importância da leitura na prática educativa no cotidiano escolar em uma escola do campo. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação do Campo: Práticas Pedagógicas) - Universidade Federal do Tocantins.
MATOS, M. A.KHIDIR, K. S.; FERNANDES, A. M.;MATOS, M. A.. Etnomatemática e educação do campo: um olhar sobre medidas agrárias na comunidade Rural Guariroba em Campos Belos-GO. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação Lato Sensu em Educação do Campo) - Universidade Federal de tocantins.
MATOS, M. A.; VALADÃO, E. B.; MIRANDA, E. L.. O fechamento das escolas rurais do município de Combinado-TO. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação Lato Sensu em Educação do Campo) - Universidade Federal de tocantins.
MATOS, M. A.. O Preconceito Racial e o Negro no Mercado de Trabalho em Fortaleza.. 2001. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização) - Universidade Estadual do Ceará.
MATOS, M. A.; ABREU, M. C. B. F.; SANTANA, A. C. S.. Ramos.A cultura e as ilustrações da população negra nos livros didáticos: construção ou desconstrução do preconceito. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Tocantins.
MATOS, M. A.; FERNANDES, M. C. B.; CARVALHO, C. P. S.. A cultura negra no processo de letramento da Comunidade Kalunga. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Tocantins.
MATOS, M. A.; FERNANDES, M. C. B.; SANTANA, A. C. S.. A importância da musicalidade nos anos iniciais do Ensino Fundamental. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Tocantins.
MATOS, M. A.; SILVA, A. L.; SILVEIRA, E. M. S.. Umbanda em Cuiabá Estudo de Caso de dois Terreiros de Umbanda: a esotérica do Bairro São Mateus e a Popular do Bairro Dom Aquino.. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Graduação em Ciências Sociais) - Faculdades Integradas Cândido Rondon.
MATOS, M. A.; Magda Suely Pereira Costa; Sonia fabricio neiva. Fundamentos de Educação Infantil e Anos Iniciais, Projeto de Estágios, Alfabeitzação e letramento. 2016. Universidade Federal do Tocantins.
MATOS, M. A.. Língua latina; Elementos de filogia Românica e Gramática Histórica; Dialetologia; Etnolinguística e toponímia. 2011.
Orientou
A Cultura negra no processo de letramento da Comunidade Kalunga\GO; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Tocantins; Orientador: Maria Aparecida de Matos;
Produções bibliográficas
-
GODOI, M. ; MORAES, J. C. O. S. ; MATOS, M. A. . Pedagogia cultural de empoderamento de sujeitos periféricos, negros e LGTQIA+: uma análise do videoclipe de rap AmarElo. RESEARCH, SOCIETY AND DEVELOPMENT , v. 10, p. 1-19, 2021.
-
MATOS, M. A. . GRUCON: Ação Pedagógica Valandi ou Chilingu?. Os Negros e a Escola Brasileira, Florianópolis - SC, v. 1, n.6, p. 119-142, 1999.
-
MATOS, M. A. . Praticas de ensino e (na) formação de Professores. 1ª. ed. São Paulo: Livraria da Fisica, 2016. v. 100. 254p .
-
MATOS, M. A. ; SILVA, G. M. . Formação de Professores, Identidade e a Produção de Livros Artesanais: uma experiência com alunos de graduação. In: Tânia Lima; Izabel Nascimento; Derivaldo dos Santos; Rosilda Bezerra e Amarino Queiroz. (Org.). Griots: literatura e direitos humanos. 1ed.Natal - RN: Caule de Papiro, 2020, v. 3, p. 203-216.
-
MATOS, M. A. ; NASCIMENTO, S. A. ; EWA, L. G. S. . Outro lugar,outras cosmologias: representatividade das mulheres de axé.. In: Cesar Evangelista Fernandes Bressanin;Valdir Aquino Zitzke.. (Org.). Religiosidades no Tocantins. 1ed.Curitiba: Editora CRV, 2020, v. 01, p. 189-202.
-
MATOS, M. A. ; COSTA, R. M. A. . Brinquedoteca itinerante nas escolas do campo, quilombos e cidades. In: Kaled Sulaiman Khidir; Rochelande Felipe Rodrigues; Dailson Evangelista Costa.. (Org.). Formação Inicial e Continuada de Professores: contribuições do Prodocência na Uft. 1ed.São Paulo: Livraria da Física, 2017, v. , p. 187-198.
-
AMARAL, D. D. S. ; RODRIGUES, E. R. ; SILVA, J. F. ; BASTOS, S. B. J. ; MATOS, M. A. . Ler, Brincar e Construir na Brinquedoteca. In: Kaled Sulaiman Khidir; Rochelande Felipe Rodrigues; Dailson Evangelista Costa.. (Org.). Formação Inicial e Continuada de Professores: contribuições do Prodocência na Uft. 1ed.São Paulo: Livraria da Física, 2017, v. , p. 265-278.
-
MATOS, M. A. ; ABREU, M. C. B. F. ; SERAFIM, C. . Interação e ressignificação de crianças, adolescentes e jovens em escolas quilombolas. In: Kaled Sulaiman Khidir; Rochelande Felipe Rodrigues; Dailson Evangelista Costa.. (Org.). Formação Inicial e Continuada de Professores: contribuições do Prodocência na Uft. 1ed.São Paulo: Livraria da Física, 2017, v. , p. 235-254.
-
MATOS, M. A. . Mulheres negras no Tocantins. In: Erasmo Baltazar Valadão; Denise de Oliveira Alves; Norma Lucia Neris de Quiroz. (Org.). Educação emancipatória e movimentos sociais contra hegemônicos. 1ed.Curitiba: CRV, 2017, v. , p. 117-132.
-
MATOS, M. A. ; CRUZ, P. D. ; SOUZA, C. P. M. ; DUTRA, P. S. ; GONÇALVES, M. R. ; FARIAS, M. N. ; GOMES, N. C. . História e representação do negro na literatura brasileira do século XVII ao XXI. In: SÁ, Nicanor Palhares de; OCUNI CÁ, Lourenço. (Org.). Educação e Fronteiras: a questão do negro em Mato Grosso. 1ed.Cuiabá: Edufmt, 2009, v. 1000, p. 08-191.
-
MATOS, M. A. . Quem somos nós? A partilha do negro em MT: ontem, hoje e amanhã.. Folha do Estado, Cuiabá - MT, p. 2 - 2, 02 abr. 2000.
-
MATOS, M. A. ; OLIVEIRA, V. R. . A literatura infanto juvenil como viés construtivo da identidade das crianças Kalunga de Monte Alegre-GO. In: VIII Congresso Brasileiro de Pesquisadores/as Negros/as, 2014, Belém, PA. Anais do VIII COPENE. Rio de Janeiro, RJ: ABPN, 2014. v. 8. p. 1-12.
-
MATOS, M. A. . A Arte de Brincar Ouvir e Contar Estória.. In: Seminário Educação 94 Paradigmas em Movimento., 1994, Cuiabá - MT. Anais do Seminário Educação 94. Cuiabá: EdUFMT, 1994. v. 1. p. 262-262.
-
MATOS, M. A. . 1º Simpósio de Literatura Afro-Brasileira em Perspectiva Dialógica. 2020. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
MATOS, M. A. . Brinquedoteca e literatura infanto-juvenil como extensão em escolas públicas e privadas. 2020. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
MATOS, M. A. . Relato de Experiência. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
MATOS, M. A. . Brinquedoteca nas escolas Kalunga do Mimoso. 2017. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
MATOS, M. A. . PANAFRICANISMO, DUCAÇÃO AMBIENTAL E RESPEITO A DIVERSIDADE. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
MATOS, M. A. . A situação da mulher negra no Tocantins. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
MATOS, M. A. . cultura afro-americana e literatura brasileira. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
MATOS, M. A. . LITERATURA INFANTO-JUVENIL E CULTURA NEGRA. 2007. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
MATOS, M. A. . Brasil Negro e sua Africanidades: produção e Transmissão de Conhecimento. 2006. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
MATOS, M. A. . Literatura Infanto-Juvenil e Africanidades Brasileiras: Relatos de Experiências com alunos do Ensino Fundamental em Mato Grosso.. 2003. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
MATOS, M. A. . Leitura Literária Afrodescendente e Escola: uma perspectiva sociocultural. 2003. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
MATOS, M. A. ; DIAS, A. M. I. . A Oralidade, Memória e Escritura no Congo e no Chorado de Vila Bela da Santíssima Trindade - MT.. 2003. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
MATOS, M. A. . O Negro na Literatura.. 2002. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
MATOS, M. A. . Rompendo Esteriótipos as Imagens compõem Histórias do Negro nos Livros Infanto-Juvenis em muitas dimensões.. 2001. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
MATOS, M. A. . A Educação e o Racismo.. 2001. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
MATOS, M. A. . História do Negro em Mato Grosso. 2000. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
MATOS, M. A. . A Conquista da entidade étnica pela linguagem oral e semiótica do negro cuiabano.. 1998. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
MATOS, M. A. . A Invisibilidade da mulher e mulher negra.. 1991. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
MATOS, M. A. . O Negro e a Negra na Literatura Brasileira. Vitória/ES: EDUFES, 2004 (módulo 08).
Outras produções
MATOS, M. A. . IV Encontro de Pesquisadores sobre Quilombolas Kalungas. 2019.
MATOS, M. A. . O/A Negro/A na Literatura Brasileira: texto e contexto.. 2004.
MATOS, M. A. . Oficina: Identidade e Beleza Negra. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
MATOS, M. A. ; SILVA, N. B. ; SERAFIM, C. ; NOVAIS, L. B. M. . Minicurso de Pinturas Quilombolas em Penas. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
VALADÃO, E. B. ; SILVA, J. N. ; MATOS, M. A. ; ALMEIDA, A. L. ; MIRANDA, E. L. ; MESSIAS, N. C. . Minicurso: Educação, Diversidade Cultural, Saberes e Complexidade. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
MATOS, M. A. . Literatura Infanto Juvenil e a questão racialÇ um trabalho sobre a auto-estima da criança negra. 2011. .
MATOS, M. A. . Oficina Atelier afroliterário infanto-juvenil. 2010. .
MATOS, M. A. . A cultura afro-brasileira na literatura. 2008. .
MATOS, M. A. . Oficinas de Tangrans e Dobraduras:Jogos Matemáticos. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
MATOS, M. A. . Literatura Infanto-Juvenil e Cultura Negra: sobre o olhar da Lei Federal Nº 10.639\2003. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
MATOS, M. A. . Literatura afro-brasileira e formação de consciência. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
MATOS, M. A. . I seminário Regional Sul:Educar para a Igualdade Racial no Ambiente Escolar. 2006. .
MATOS, M. A. . Negritude e Literatura Infanto-Juvenil. 2006. .
MATOS, M. A. . Educação Literária e Formação de Consciência\ Afro-brasilidade na Literatura. 2006. .
MATOS, M. A. . LITERATURA NEGRA NA AMÉRICA LATINA, ÁFRICA E BRASIL. 2006. .
MATOS, M. A. . Membro do GRUCON - Grupo de Consciência Negra - MT.. 2004. (Coordenação Pedagógica (Diversidade na Universidade/ MEC)).
MATOS, M. A. . Grupo de Trabalho 06 B - Estudos Culturais.. 2003. (Coordenação).
MATOS, M. A. . Educação e Culturas Nordestinas: espaço de luta e contestação.. 2002. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
MATOS, M. A. . Literatura Infanto-Juvenil e Diversidade Cultural.. 2002. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
MATOS, M. A. . Curso a Distância - Trabalhando o Imaginário para a Democracia Racial.. 2002. (Assessora Pedagógica).
MATOS, M. A. . E para nossas crianças não vai nada? O que se cala quando se fala do negro no livro infanto-juvenil.. 2000. (Coordenou Oficina).
MATOS, M. A. . Elaboração de Textos.. 1998. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
MATOS, M. A. . Elaboração de Textos.. 1998. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
MATOS, M. A. . Elaboração de Textos.. 1998. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
MATOS, M. A. . Língua Portuguesa de 5ª a 8ª Série.. 1998. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).
MATOS, M. A. . Alfabetização - Conteúdo / Metodologia 1ª a 4ª Série.. 1998. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
MATOS, M. A. . O Quilombo de Palmares Rito, Consciência e Luta.. 1992. (Editoração/Outra).
MATOS, M. A. . Ausência da História do Negro em Mato Grosso. 1990. (Mesa Redonda).
Prêmios
1999
O Congo e o Chorado de Vila Bela: Se Ligue Erê no Quariterê., Anped / Ação Educativa / Fundação Ford.
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Universidade Federal de tocantins, Instituto de educação. , Rua principal s\n, Centro, 77333-000 - Arraias, TO - Brasil, Telefone: (63) 36533317
Experiência profissional
2008 - Atual
Universidade Federal de TocantinsVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: concursado, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Grupo de pesquisa: ELITERR- Educação, Linguagens , Territorialidade nas relações etnico-raciais
Atividades
-
08/2020 - 12/2020
Ensino, Pedagogia, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Educacão e Cultura Afro-brasileira, Literatura infanto-juvenil, Fundamentos e Metodologia do Ensino de Linguagem
-
03/2020 - 07/2020
Ensino, Pedagogia, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Fundamentos e Metodologia do Ensino de Linguagem, Literatura lnfanto - Juvenil, Educação e Cultura Afro-brasileira
-
08/2019 - 12/2019
Ensino, Pedagogia, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Educação e Cultura Afro-brasileira, Literatura lnfanto - Juvenil
-
03/2019 - 07/2019
Ensino, Pedagogia, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Literatura lnfanto - Juvenil, Educação e Cultura Afro-brasileira
-
08/2010 - 12/2010
Ensino, Pedagogia, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Fundamentos e Metodologia da Linguagem;, Alfabetização e Letramento;, Leitura e Produção de Textos.
-
08/2010 - 12/2010
Ensino, Universidade da Maturidade, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Literatura Oral;, Cultura Afro-brasileira;, Arte e Educação.
-
02/2010 - 06/2010
Ensino, Pedagogia, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Alfabetização e Letramento;, Alfabetização: Fundamentos, Processos e Métodos;, Leitura e Produção de Textos.
-
02/2010 - 06/2010
Ensino, Universidade da Maturidade, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Literatura Oral;, Cultura Afro-brasileira;, Arte e Educação.
-
08/2009 - 12/2009
Ensino, Pedagogia, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Alfabetização: Fundamentos, Processos e Métodos;, Fundamentos e Metodologia do Ensino da Linguagem., Leitura e Produção de Textos;
-
08/2009 - 12/2009
Ensino, Universidade da Maturidade, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Literatura Oral;, Cultura Afro-brasileira;, Arte e Educação.
-
02/2009 - 06/2009
Ensino, Pedagogia, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Alfabetização: Fundamentos, Processo e Métodos;, Fundamentso e Metodologia do Ensino da Linguagem., Leitura e Produção de Textos;
-
02/2009 - 06/2009
Ensino, Universidade da Maturidade, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Literatura Oral;, Cultura Afro-brasileira;, Arte e Educação.
1999 - Atual
Universidade Federal de Mato GrossoVínculo: Outro, Enquadramento Funcional: Professor substituto, Carga horária: 40
Outras informações:
Contrato com fundamento na Lei 8.745 de 09/12/1993.
Atividades
-
09/1999 - 09/2002
Ensino, Pedagogia, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Língua Portuguesa I (Produção Textual), Metodologia de Ensino de Linguagem
-
09/1999 - 10/1999
Ensino, Letras, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Linguagem e Metodologia do Ensino I
2002 - 2003
Faculdades Integradas Cândido RondonVínculo: Outro, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Atividades
-
06/2002 - 09/2003
Ensino, Alfabetização (Metodologia de Ensino), Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Literatura Infanto Juvenil, Alfabetização (Processos e Técnicas)
1993 - 1994
Centro Educacional ObjetivoVínculo: Outro, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 40
Outras informações:
Professora de 2º grau e cursos pré vestibulares.
Atividades
-
04/1991 - 04/1994
Ensino,Disciplinas ministradas, 2º grau (Pré-vestibular)
1992 - 1993
Escola Municipal de 1º Grau Profª Guilhermina de FigueiredoVínculo: Outro, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Atividades
-
02/1988 - 02/1997
Ensino,Disciplinas ministradas, Sala de Leitura (Biblioteca Escolar)
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Maria Aparecida de Matos e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?