Liziane Schittler Moroni

Possui graduação em Química Industrial de Alimentos pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (1998), mestrado em Ciência e Tecnologia Agroindustrial pela Universidade Federal de Pelotas (2005) e doutorado em Ciência e Tecnologia Agroindustrial pela Universidade Federal de Pelotas (2012). Atualmente é professor assistente da Universidade do Estado de Santa Catarina. Tem experiência na área de Ciência e Tecnologia de Alimentos, com ênfase em Ciência e Tecnologia de Alimentos, atuando principalmente nos seguintes temas: bactérias ácido lácticas, bacteriocinas, probióticos, biotecnologia de alimentos, Listeria monocytogenes.

Informações coletadas do Lattes em 10/11/2024

Acadêmico

Formação acadêmica

Doutorado em Ciência e Tecnologia de Alimentos

2009 - 2012

Universidade Federal de Pelotas
Título: ISOLAMENTO E CARACTERIZAÇÃO FENOTÍPICA E MOLECULAR DE BACTÉRIAS ÁCIDO LÁCTICAS BACTERIOCINOGÊNICAS EM LEITE BOVINO IN NATURA DA REGIÃO OESTE DE SANTA CATARINA
Wladimir Padilha da Silva. Palavras-chave: Enterococcus; enterocina; Listeria monocytogenes; leite in natura; bacteriocina.Grande área: Ciências Agrárias

Mestrado em Ciência e Tecnologia de Alimentos

2003 - 2005

Universidade Federal de Pelotas
Título: Prevalência de Listeria monocytogenes e Listeria innocua em frigorífico de suínos na Região das Missões-RS
Orientador: Wladimir Padilha da Silva
, Ano de Obtenção: 2005.Palavras-chave: RAPD; sorologia; suíno; Listeria monocytogenes; Listeria innocua.Grande área: Ciências Agrárias

Especialização em Especialização Microbiologia

1999 - 2000

Universidade de Santa Cruz do Sul
Título: Avaliação da incidência de Listeria monocytogenes em queijos coloniais cormecializados no município de Santa Rosa
Orientador: Alexandre Rieger

Graduação em Química Industrial de Alimentos

1994 - 1998

Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul

Formação complementar

2018 - 2018

Abordagens Moleculares: MALDI-TOF e Sequenciamento de alta performace. (Carga horária: 8h). , Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.

2015 - 2015

3° Workshop Adesão Microbiana e Superfícies. (Carga horária: 8h). , Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.

2002 - 2002

Atualização em métodos rápidos p/ análise micro. (Carga horária: 16h). , Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.

2001 - 2001

Técnicas avançadas aplicadas a microbiologa. (Carga horária: 24h). , Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, Brasil.

2000 - 2000

Orientação ao crédito Brasil Empreendedor. (Carga horária: 16h). , Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Porto Alegre, SEBRAE/RS, Brasil.

1999 - 1999

Formação de consultores em Planos de APPCC. (Carga horária: 80h). , SENAI - Departamento Regional do Rio Grande do Sul, SENAI/DR/RS, Brasil.

1999 - 1999

Sistema da Qualidade ISO/IEC GUIDE 25. (Carga horária: 20h). , Rede Metrológica RS, REDE, Brasil.

1998 - 1998

Fabricação de derivados de leite. (Carga horária: 18h). , Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, UNIJUI, Brasil.

1997 - 1997

Controle de qualidade do leite. (Carga horária: 20h). , Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, UNIJUI, Brasil.

1997 - 1997

Conscientização de cuidados microbiológicos. (Carga horária: 8h). , Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, UNIJUI, Brasil.

1996 - 1996

fabricação de geléias, doces cremossos e em massa. (Carga horária: 32h). , Universidade Federal de Pelotas, UFPEL, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Alemão

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Agrárias / Área: Ciência e Tecnologia de Alimentos.

Grande área: Ciências Biológicas / Área: Microbiologia.

Organização de eventos

SCHITTLER, L. . UDESC de Portas Abertas. 2016. (Outro).

SCHITTLER, L. . II Congresso Sul Brasileiro de Engenharia de Alimentos - CSBEA. 2015. (Congresso).

SCHITTLER, L. . VII Semana acadêmica de Engenharia de Alimentos e do I Congresso Sul Brasileiro de Engenharia de Alimentos. 2014. (Congresso).

SCHITTLER, L. . I Congresso Sul Brasileiro de Engenharia de Alimentos - CSBEA. 2014. (Congresso).

KLAJN, V. M. ; SCHITTLER, L. . II Seminário de Ciência e Tecnologia de Alimentos. 1998. (Outro).

Participação em eventos

XI Simpósio Brasileiro de Microbiologia Aplicada.Atividade antimicrobiana de blend de ácidos orgânicos contra Listeria monocytogenes em salsicha. 2018. (Simpósio).

X Simpósio de Alimentos. 2018. (Simpósio).

Congresso Latino-Americano e XIV Congresso Brasileiro de Higienistas - VI Encontro do Sistema de Inspeção de Produtos de Origem Animal. Listeria spp. em sorvete tipo italiano: identificação molecular e perfil de suscetibilidade a antimicrobianos. 2017. (Congresso).

XXV Congresso Brasileiro de Ciência e Tecnologia de Alimentos CBCTA. NATAMICINA E BIOMAX D NO CONTROLE DO DESENVOLVIMENTO DE FUNGOS EM SALAME. 2016. (Congresso).

Congresso Sul Brasileiro de engenharia de Alimentos. Condições Higiênicos-Sanitárias dos Sorvetes Tipo Italiano Comercializados em um Município do Oeste de Santa Catarina. 2015. (Congresso).

II Congresso Sul Brasileiro de engenharia de Alimentos. Atividade Antimicrobiana de Nisina e de Biomax D(R) Contra Listeria monocytogenes em Nata. 2015. (Congresso).

I Congresso Sul Brasileiro de engenharia de Alimentos. 2014. (Congresso).

III Worksnop in Food Safety.CONDIÇÕES HIGIÊNICO-SANITÁRIAS DO SORVETE EXPRESSO COMERCIALIZADO EM UMA CIDADE DO OESTE DE SANTA CATARINA. 2014. (Outra).

XXIV Congresso Brasileiro de Ciência e Tecnologia de Alimentos. Eficiência dos sanitizantes cloridrato de polihexametileno e cloreto de alquil dimetil benzil amônio na remoção de biofilmes formados por Listeria monocytogenes em superfícies de vidro e de aço inoxidável. 2014. (Congresso).

XXI Congresso Latinoamericano de Microbiologia. Enterococcus faecium com atividade bacteriocinogênica contra Listeria monocytogenes em leite in natura da região oeste de Santa Catarina: ocorrência e caracterização bioquímica e molecular. 2012. (Congresso).

ISOPOL XVII International Symposium on Problems of Listeriosis.Listeria monocytogenes and Listeria innocua in slaughter line of a swine meatpacking plant in Rio Grande do Sul State, Brazil.. 2010. (Simpósio).

IV Congresso latino Americano e X Congresso de Higienistas de Alimentos. Avaliação da qualidade microbiológica de queijos e salames comercializados em uma festa tradicional de um município da região oeste de Santa Catarina. 2009. (Congresso).

I Forum integrado de Ensino, Pesquisa e Extensão ACAFE.Produção de Alimentos Seguros no Oeste de Santa Catarina. 2008. (Outra).

24 Congresso Brasileiro de Microbiologia. Avaliação da qualidade microbiológica dos alimentos comercializados nos restaurantes e lanchonetes durante a realização de uma feira agropecuária no Rio Grande do Sul. 2007. (Congresso).

II Semana Tecnológica da Engenharia de Alimentos. 2007. (Outra).

I Workshop Verus Madasa. 2007. (Outra).

XXIII Congresso Brasileiro de Microbiologia. XXIII Congresso Brasileiro de Microbiologia. 2005. (Congresso).

XXVI Congresso Brasileiro de Microbiologia. XXVI Congresso Brasileiro de Microbiologia. 2001. (Congresso).

III Semana Acadêmica do Curso de Química Ind. de Alimentos.III Semana Acadêmica do Curso de Química Ind. de Alimentos. 2000. (Outra).

II Seminário de Ciência e Tecnologia de Alimentos.II Seminário de Ciência e Tecnologia de Alimentos. 1998. (Seminário).

Jornada de atualização tecnológica.Jornada de atualização tecnológica. 1997. (Outra).

Progresso e Ação para o Ano 2000.II Seminário Latino americano de ciência de Alimentos. 1997. (Simpósio).

I Jornada de Atualização Tecnológica.I Jornada de Atualização Tecnológica. 1996. (Outra).

I Seminário de Ciência e Tecnologia de Alimentos.I Seminário de Ciência e Tecnologia de Alimentos. 1996. (Seminário).

I SECIM - Seminário Regional sobre a Evolução do Ensino de Ciências e Matemática. 1995. (Seminário).

Simpósio Latino Americano de Ciência de Alimentos- Avanços e Perspectivas.Simpósio Latino Americano de Ciência de Alimentos. 1995. (Simpósio).

Participação em bancas

Aluno: Samantha Emanuella Sghedoni Artifon

KEMPKA, A. P.; ANGELIS, D. A.;SCHITTLER, LIZIANE. BIOSSÍNTESE DE PROTEASES ÁCIDAS PRODUZIDAS POR NOVAS CEPAS DE Lactobacillus casei E Lactobacillus fermentum E SUA POTENCIAL APLICAÇÃO NA COAGULAÇÃO DO LEITE BOVINO. 2023. Dissertação (Mestrado em Ciência e Tecnologia de Alimentos) - Universidade do Estado de Santa Catarina.

Aluno: GILNEIA DA ROSA

SILVA, A. S.; GIRARDIN, L. K.;SCHITTLER, LIZIANE. ?Colibacilose em aves de produção: Curcumina como alternativa para minimizar os efeitos negativos causados pela doença. 2020. Dissertação (Mestrado em Mestrado de Zootecnia) - Universidade do Estado de Santa Catarina.

Aluno: Yasmine de Melo Barradas

KEMPKA, A. P.;MORONI, LIZIANE SCHITTLER; BAGATINI, M. D.. Caracterização química e atividades biológicas de extrato aquoso das folhas de araçá-vermelho (Psidium cattleyanum Ssabine). 2020. Dissertação (Mestrado em Ciência e Tecnologia de Alimentos) - Universidade do Estado de Santa Catarina.

Aluno: Felipe Tecchio Borsoi

KEMPKA, A. P.; BENDER, J. P.;MORONI, LIZIANE SCHITTLER. EXTRAÇÃO ASSISTIDA POR ENZIMAS DE COMPOSTOS FENÓLICOS DA POLPA E SEMENTE DE PITANGA (Eugenia uniflora): QUANTIFICAÇÃO, ATIVIDADES ANTIDIABÉTICA E CITOTÓXICA.. 2020. Dissertação (Mestrado em Ciência e Tecnologia de Alimentos) - Universidade do Estado de Santa Catarina.

Aluno: Luniele Beilke

KEMPKA, A. P.;SCHITTLER, L.; DALCANTON, F.. Influência da adição de extratos das folhas de cinco diferentes genótipos de Goiabeira-Serrana (Acca sellowiana) na fermentação latica realizada po Streptococcus thermophilus e lactobacillus delbrueckii ssp.Bulgaricus. 2019. Dissertação (Mestrado em Ciência e Tecnologia de Alimentos) - Universidade do Estado de Santa Catarina.

Aluno: Cristine Vogel

KEMPKA, A. P.; CAVALHEIRO, D.;SCHITTLER, L.. Hidrólise enzimática de plasma suíno: caracterização de bioatividade dos hidrolisados obtidos com diferentes enzimas e em diferentes tempos.. 2019. Dissertação (Mestrado em Ciência e Tecnologia de Alimentos) - Universidade do Estado de Santa Catarina.

Aluno: Diego Perosa

RIGO, E.;SCHITTLER, L.. IMOBILIZAÇÃO DO Lactobacilllus rhamnosus E DESENVOLVIMENTO DE IOGURTE COM ENRIQUECIMENTO PROTEICO. 2018. Dissertação (Mestrado em Ciência e Tecnologia de Alimentos) - Universidade do Estado de Santa Catarina.

Aluno: ELISA SONZA

SCHITTLER, L.; FIORENTINI, A. M.; KEMPKA, A. P.. MICROBIOTA DE ALFACE (Lactuca sativa VAR. crispa) MINIMAMENTE PROCESSADA: CARACTERIZAÇÃO E IDENTIFICAÇÃO DE BACTÉRIAS RESISTENTES AOS SANITIZANTES CLORADOS UTILIZANDO O SEQUENCIAMENTO DE NOVA GERAÇÃO ? SNG. 2018. Dissertação (Mestrado em Ciência e Tecnologia de Alimentos) - Universidade do Estado de Santa Catarina.

Aluno: Thaísa Franciele Topolski Pavan Batiston

SCHITTLER, L.; ARAUJO, D. N.; ALCANTARA, D. L.. ?Atividade antimicrobiana de diferentes méis de abelha sem ferrão (Apidae, Meliponini)?. 2017. Dissertação (Mestrado em Mestrado de Zootecnia) - Universidade do Estado de Santa Catarina.

Aluno: Juliana de Lima Marques

FIORENTINI, A. M.;SCHITTLER, L.; GANDRA, E.; FAGUNDES, C. M.. Caracterização fenotípica e molecular de bactérias ácido láticas isoladas de presunto cozido com potencial bacteriocinogênico contra L.monocytogenes e Stapylococcus aureus. 2014. Dissertação (Mestrado em Ciência e Tecnologia de Alimentos) - Universidade Federal de Pelotas.

Aluno: Melina da Silva Mesquita Gomes

S.W; RIBEIRO, G.A; MOTTA, A.S;SCHITTLER, L.. Caracterização tecnológica de bactérias lácticas isoladas de leite cru de búfula para potencial uso como culturas iniciadoras. 2013. Dissertação (Mestrado em Ciência e Tecnologia de Alimentos) - Universidade Federal de Pelotas.

Aluno: Graciele Daiana Funck

FIORENTINI, A. M.; GANDRA, E.; PREICHARDT, L. D.;SCHITTLER, L.; PIENIZ, S.. Características probióticas, tecnológicas e aspectos de segurança de Lactocacillus curvatus P99 e produção, caracterização e aplicação de suas substâncias antimicrobianas. 2016. Tese (Doutorado em Ciência e Tecnologia de Alimentos) - Universidade Federal de Pelotas.

Aluno: Graciele Daiana Funck

SCHITTLER, L.; FIORENTINI, A. M.; GANDRA, E.; PREICHARDT, L. D.; PIENIZ, S.. Características probióticas, tecnológicas e aspectos de segurança de Lactobacillus curvatus P99 e produção, caracterização e aplicação de suas substãncias antimicrobianas. 2016. Tese (Doutorado em Ciência e Tecnologia de Alimentos) - Universidade Federal de Pelotas.

Aluno: Lucíola Bagatini

ROMBALDI, C. V.;SCHITTLER, L.; GALLI, V.; FRANZON, R. C.. Folhas de araçazeiro(Psidium cattleianum), butiazeiro ( Butiá adorata), guabirobeira ( Campomanesia xanthocarpa) e de pitangueira (Eugenia uniflora): prospecção de propriedades antioxidantes, antimicrobianas e anti-inflamatórias.. 2019. Exame de qualificação (Doutorando em Ciência e Tecnologia de Alimentos) - Universidade Federal de Pelotas.

Aluno: Mariane Roratto Foleto

KEMPKA, A. P.;SCHITTLER, L.; LUZ, C.. Avaliação do desperdício de alimentos em uma unidade de alimentação e nutrição Pública Federal de ensino no município de Concórdia - SC. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Ciência e Tecnologia de Alimentos) - Universidade do Estado de Santa Catarina.

Aluno: Fabiana da Sival

BAGATINI, L.;SCHITTLER, L.; LUZ, C.. Influência dos processos de congelamento e descongelamento na qualidade de diferentes cortes de carne de frango. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Ciência e Tecnologia de Alimentos) - Universidade do Estado de Santa Catarina.

Aluno: Carine Preis

SCHITTLER, L.. Avaliação da atividade antimicrobiana de óleos essenciais em ricota adicionada de especiarias. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Ciência e Tecnologia de Alimentos) - Universidade do Estado de Santa Catarina.

Aluno: Elaine Cristina da Silva Boiago

DINON, A. Z.;SCHITTLER, L.; BAGATINI, L.. Avaliação de parâmetros qualitativos de ovos comercializados na cidade de Chapecó em diferentes épocas do ano. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Ciência e Tecnologia de Alimentos) - Universidade do Estado de Santa Catarina.

Aluno: Georgia Ane Raquel Sehn

SEHN, G.; MONTEIRO, L. K.;SCHITTLER, LIZIANE. Extrato de espinafre como conservante em linguiças frescais suínas refrigeradas. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Alimentos) - Universidade do Estado de Santa Catarina.

Aluno: Mônica Naiara Schmeier

RIGO, E.;MORONI.SCHITTLER, LIZIANE; LIMA, P.. Avaliação do efeito da correção do pH de requeijão cremoso tipo ovino durante o armazenamento. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Alimentos) - Universidade do Estado de Santa Catarina.

Aluno: Vanessa Lando

SCHITTLER, L.; MARCO, I.; KEMPKA, A. P.. Viabilidade de Enterococcus faecium como cultura probiótica em queijo tipo Minas Frescal. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Alimentos) - Universidade do Estado de Santa Catarina.

Aluno: Natalia Olinkevski

KEMPKA, A. P.;SCHITTLER, L.; LUZ, C.. Bioacumulação de metais de importância para a saúde humana por células de Saccharomyces cerevisiae visando o consumo como suplemento nutricional. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Alimentos) - Universidade do Estado de Santa Catarina.

Aluno: Ana Paula Chaves

SCHITTLER, L.; OLIVEIRA, G. P.; KEMPKA, A. P.. Avaliação da atividade antimicrobiana do urucum, ácido fosfórico e Biomax D contra Listeria monocytogenes em salsicha. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Alimentos) - Universidade do Estado de Santa Catarina.

Aluno: Roger Balbinot da Silva

SCHITTLER, L.; KEMPKA, A. P.; VAZ, C.. Cervejas artesanais American pale Ale de alta fermentação e Lager de baixa fermentação: caracterização físico-química. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Alimentos) - Universidade do Estado de Santa Catarina.

Aluno: Idivandra Lange da Silva

SCHITTLER, L.; VAZ, C.. Sacarificação enzimática de resíduos de erva-mate cancheada e obtenção da curva de crescimento de S. cerevisiae no meio sacarificado. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Alimentos) - Universidade do Estado de Santa Catarina.

Aluno: Rafael Henrique Schneider

SCHITTLER, L.; VAZ, C.. Imobilização de Saccharomyces cerevisiae em esferas de algina de cálcio e aplicação na produção de cervejas tipo Ale. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Alimentos) - Universidade do Estado de Santa Catarina.

Aluno: Andreia Salete Zamiani

SCHITTLER, L.. Qualidade da água utilizada em serviços de alimentação da cidade de Pinhalzinho/SC. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Alimentos) - Universidade do Estado de Santa Catarina.

Aluno: Gabriela Polmann

SCHITTLER, L.. Ultrassom: aspectos físicos/químicos da hidrólise de levedo de cerveja e seu uso preliminar à hidrólise com Alcalase. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Alimentos) - Universidade do Estado de Santa Catarina.

Aluno: Yan Diego Tomasi

SCHITTLER, L.. Avaliação do uso de ácido fosfórico no combate a Listeria monocytogenes em salsichas do tipo hot-dog. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Alimentos) - Universidade do Estado de Santa Catarina.

Aluno: Emanoela Regina Matiello

SCHITTLER, L.. Características sensoriais do queijo tipo Petit suisse elaborado a base de leite de ovelha com teor reduzido de lactose e diferentes concentrações de gordura e estabilizantes. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Alimentos) - Universidade do Estado de Santa Catarina.

Aluno: Fernando Fachinello

SCHITTLER, L.. Caracterização do permeado da nanofiltração do soro do leite para aplicação em bebida isotônica. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Alimentos) - Universidade do Estado de Santa Catarina.

Aluno: Camila Karina Zanette

SCHITTLER, L.. Elaboração de pães com farinha de arroz, isentos de glúten e enrequecidos com farinha de chia e /ou sementes de chia. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Alimentos) - Universidade do Estado de Santa Catarina.

Aluno: Jane Erhart

SCHITTLER, L.. Análise físico-química de batata de Yacon ( Smallanthus sonchifollius) e sensorial do iogurte natural com Yacon. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Alimentos) - Universidade do Estado de Santa Catarina.

Aluno: Géssica Tessaro

SCHITTLER, L.. Elaboração de biscoitos tipo cookies adicionados de subproduto da fermentação da indústria cervejeira. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Alimentos) - Universidade do Estado de Santa Catarina.

Aluno: Fernanda Caroline Lindner

SCHITTLER, L.. Avaliação de características físico-químicas de medalhões de frango elaborados com a adição da enzima transglutaminase. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Alimentos) - Universidade do Estado de Santa Catarina.

Aluno: Katiane Maffessoni

SCHITTLER, L.. Efeito da associação de sulfato de ferro e ultrassom na clarificação de efluente de industria láctea. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Alimentos) - Universidade do Estado de Santa Catarina.

Aluno: Talita de Deus e Silva

SCHITTLER, L.. Avaliação da qualidade do queijo colonial não inspecionado no município de Lacerdópolis/SC. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Alimentos) - Universidade do Estado de Santa Catarina.

Aluno: Claudiani Vieira Raimundi

SCHITTLER, L.. Padronização do processo de queijo prato. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Alimentos) - Universidade do Estado de Santa Catarina.

Aluno: Roana Frank

SCHITTLER, L.. Viabilidade de culturas probióticas em queijo minas frescal. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Alimentos) - Universidade do Estado de Santa Catarina.

Aluno: Graciélen Padilha dos Santos

SCHITTLER, L.. Caracterização de iogurte de leite de ovelha saborizado com aroma artifificial e polpa natural de morango. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Alimentos) - Universidade do Estado de Santa Catarina.

Aluno: Janne Söthe

SCHITTLER, L.. Caracterização fisico-química e sensorial de bebidas lácteas achocolatadas. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Alimentos) - Universidade do Estado de Santa Catarina.

Aluno: João Rodrigo Griss Juttel

SCHITTLER, L.. Caracterização físico-química de vinhos comercializados em uma festa tradicional do oeste de Santa Catarina. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Alimentos) - Universidade do Estado de Santa Catarina.

Aluno: Clairton Solivo

SCHITTLER, L.. Curva de cinza e avaliação físico-química das passagens de farinha de trigo em um moinho da cidade de Pinhalzinho/SC. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Alimentos) - Universidade do Estado de Santa Catarina.

Aluno: Lilian Vicente

SCHITTLER, L.. Avaliação do teor de cobre em cachaças artesanais. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Alimentos) - Universidade do Estado de Santa Catarina.

Aluno: Diego Alex Mayer

SCHITTLER, L.. estudo comparativo entre oxidação química do azul de metileno e alaranjado de metila pela reação de Fenton. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Alimentos) - Universidade do Estado de Santa Catarina.

Aluno: Luciana Rampazzo

SCHITTLER, L.. Alteração do layout e implantação de BPF em uma indústria de biscoitos de pequeno porte. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Alimentos) - Universidade do Estado de Santa Catarina.

Aluno: Francieli Kaufmann

SCHITTLER, L.. Avaliação de parãmetros de processo na hidrólise de fécula de batata para obtenção de açúcares fermentescíveis utilizando enzimas de panificação. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Alimentos) - Universidade do Estado de Santa Catarina.

Aluno: Carolina Branco Gerber

SCHITTLER, L.. desenvolvimento, avaliação da aceitabilidade e shelf life da bebida láctea sabor goiba probiótica e prebiótica. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Alimentos) - Universidade do Estado de Santa Catarina.

Aluno: Evandro Travessini

SCHITTLER, L.. Estabilidade da linguiça tipo calabresa armazenada em embalagens com diferentes barreiras de oxigênio. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Alimentos) - Universidade do Estado de Santa Catarina.

Aluno: Anneline Perin

SCHITTLER, L.. Avaliação in vitro da atividade antibacteriana dos óleos essenciais de alho, canela e alecrim sobre os proincipais micro-organismos patogênicos no leite. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Alimentos) - Universidade do Estado de Santa Catarina.

Aluno: Giovanni Adorin valvareggi

SCHITTLER, L.. Implantação de sistema de controle de processo no processamento de ovas de peixe congeladas. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Alimentos) - Universidade do Estado de Santa Catarina.

Aluno: Lia Cristina Cardoso

SCHITTLER, L.. Avaliação físico-química de vinhos finos Carbenet Sauvignon de diferentes origens. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Alimentos) - Universidade do Estado de Santa Catarina.

Aluno: Diego Perosa

SCHITTLER, L.. Condições higiênicas de superfícies de aço inox através dos métodos de ATP - bioluminescência e contagem microbiana. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Alimentos) - Universidade do Estado de Santa Catarina.

Aluno: Cassiana Barreto Rippel

SCHITTLER, L.. Análise dos Pontos Críticos de Controle (PCC) - Um estudo de caso em um laticínio de pequeno porte. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Alimentos) - Universidade do Estado de Santa Catarina.

Aluno: Leidianei Muller

SCHITTLER, L.. Padronização de bacon e melhoria da qualidade do produto final. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Alimentos) - Universidade do Estado de Santa Catarina.

Aluno: Diego Ferro

SCHITTLER, L.. Avaliação da capacidade inibitória sobre micro-organismos patogênicos de extrato de vegetais em carnes marinadas. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Alimentos) - Universidade do Estado de Santa Catarina.

Aluno: Luis Eduardo Borges

SCHITTLER, L.. Qualidade higiênico-sanitária do gelo utilizado na conservação de pescados em mercados na cidade de Joinville-SC. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Alimentos) - Universidade do Estado de Santa Catarina.

Aluno: Gianne Marin

SCHITTLER, L.. Monitoramento da contaminação na etapa de evisceração de frango de um frigorífico com SIF. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Alimentos) - Universidade do Estado de Santa Catarina.

Aluno: Laís Santin

SCHITTLER, L.. Estudo da obtenção de biofilme a partir de colágeno e manitol e a sua aplicação em morangos. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Alimentos) - Universidade do Estado de Santa Catarina.

Aluno: Dario Altair Dutra

SCHITTLER, L.. Aplicação de gelatina no processo de molho de tomate. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Alimentos) - Universidade do Estado de Santa Catarina.

Aluno: Idyanara Wisniewski

SCHITTLER, L.. Aperfeiçoamenro do método de Bernardo e Guerra (2001) para caracterização do efeito inibidor produzido por Bactérias ácido lácticas sobre Listeria monocytogenes. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Alimentos) - Universidade do Estado de Santa Catarina.

Aluno: Shana Kimi Farias Yamaguchi

SCHITTLER, L.. Qualidade microbiológica de salame tipo colonial comercializado no município de Pinhalzinho-SC. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Alimentos) - Universidade do Estado de Santa Catarina.

Aluno: Raquel Catani Maleski

SCHITTLER, L.. Determinação da atividade antimicrobiana in vitro do óleo essencial de orégano sobre micro-organismos patogênicos. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Alimentos) - Universidade do Estado de Santa Catarina.

Aluno: Nilva regina Uliana

SCHITTLER, L.. Efeito prebiótico do mel sobre o crescimento e viabilidade de Bifidobacterium spp em leite em pó. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Alimentos) - Universidade do Estado de Santa Catarina.

Aluno: Sandra Salete Vilbert

SCHITTLER, L.. Desenvolvimento de um queijo Minas Frescal acrescido de cultura probiótica. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Alimentos) - Universidade do Estado de Santa Catarina.

Aluno: Karla Aparecida Sguissardi

SCHITTLER, L.. Condições Higiênico-sanitárias de alfaces "Lactuca Sativa" crespa minimamente processadas prontas para o consumo. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Alimentos) - Universidade do Estado de Santa Catarina.

Aluno: Sandra Salete Vilbert

SCHITTLER, L.. Desenvolvimento de um queijo minas frescal acrescido de cultura probiótica. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Alimentos) - Universidade do Estado de Santa Catarina.

SCHITTLER, L.; DINON, A. Z.; BAGATINI, L.. Processo seletivo Edital 07/2016 - vaga Ciência e Tecnologia de Alimentos. 2016. Universidade do Estado de Santa Catarina.

SCHITTLER, L.. Comitê Científico do II Congresso Sul Brasileiro de Engenharia de Alimentos - CSBEA. 2015. Fundação Universidade Regional de Blumenau.

SCHITTLER, L.; MENDONCA, K. S.. XI Encontro de Pós-Graduação UFPel. 2009. Universidade Federal de Pelotas.

SCHITTLER, L.. Avaliadora Ad Hoc, do processo seletivo dos projetos de extensão da área temática " Tecnologia e Produção". 2007. Universidade do Estado de Mato Grosso.

BOFF, E.;SCHITTLER, L.; BALEM, O.. Integrante da Banca Examinadora Processo seletivo 05-2006. 2007. Universidade do Estado de Santa Catarina.

BLANCO, S. F. M. M.; KEMPKA, A. P.;SCHITTLER, L.. Porcesso Seletivo 04/2007. 2007. Universidade do Estado de Santa Catarina.

SCHITTLER, L.. Avaliadora no II Encontro de Extensão da UDESC. 2006. Universidade do Estado de Santa Catarina.

Orientou

Josiane Marcon

Efeito da dieta suplementada com probiótico Limosilactobacillus fermentum LBF 433 sobre a microbiota intestinal como barreira antimicrobiana contra S; Typhimurium e L; monocytogenes durante a digestão in vitro; Início: 2023; Dissertação (Mestrado em Ciência e Tecnologia de Alimentos) - Universidade do Estado de Santa Catarina; (Orientador);

Rafaela Ansiliero

Co-encapsulação de composto bioativo e de cultura probiótica em matriz biopolimérica e aplicação em alimento; ; Início: 2022; Dissertação (Mestrado em Ciência e Tecnologia de Alimentos) - Universidade do Estado de Santa Catarina, Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina; (Orientador);

Stefani Mallmann

Co-encapsulação de composto bioativo e de cultura probiótica em matriz biopolimérica e aplicação em alimento; ; Início: 2022; Dissertação (Mestrado em Ciência e Tecnologia de Alimentos) - Universidade do Estado de Santa Catarina; (Orientador);

Rafaela Ansiliero

Enterococcus faecium E297 LIVRE E CO-ENCAPSULADO COM GAMMAAMINOBUTYRIC ACID (GABA) EM FLOCOS DE AVEIA: VIABILIDADE E EFEITO ANTI-Salmonella Enteritidis NO SISTEMA GASTROINTESTINAL IN VITRO; 2024; Dissertação (Mestrado em Ciência e Tecnologia de Alimentos) - Universidade do Estado de Santa Catarina, ; Orientador: Liziane Schittler Moroni;

Vanessa Lando

Propriedades probióticas de isolados de Lactobacillus obtido de leite in natura com atividade antimicrobiana contra Salmonella Enteretidis e Salmonella Typhimurium; 2022; Dissertação (Mestrado em Ciência e Tecnologia de Alimentos) - Universidade do Estado de Santa Catarina, ; Orientador: Liziane Schittler Moroni;

Larissa Siqueira de Lima

Mapeamento de Listeria monocytogenes formadora de biofilme em indústria de processamento de aves e suínos e formas de higienização no controle de micro-organismos; ; 2022; Dissertação (Mestrado em Ciência e Tecnologia de Alimentos) - Universidade do Estado de Santa Catarina, ; Orientador: Liziane Schittler Moroni;

Darlene Cavalheiro

Desenvolvimento de um reator com lâmpadas de LED-UVC, em fluxo contínuo, para desinfecção de água; 2022; Dissertação (Mestrado em Ciência e Tecnologia de Alimentos) - Universidade do Estado de Santa Catarina, ; Coorientador: Liziane Schittler Moroni;

Mariane Ficagna

Enterococcus faecium E297 como potencial efeito probiótico na alimentação de frangos de corte; ; 2021; Dissertação (Mestrado em Ciência e Tecnologia de Alimentos) - Universidade do Estado de Santa Catarina, ; Orientador: Liziane Schittler Moroni;

Ivan De Marco

Atividade antilisterial de paptídeos sintetizados por Lactococcus lactis subespécie hordniae e sua aplicação na bioconservação de alface ( lactuca sativa var; crispa) minimamente processada; ; 2019; Dissertação (Mestrado em Ciência e Tecnologia de Alimentos) - Universidade do Estado de Santa Catarina, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Liziane Schittler Moroni;

Aniela Pinto Kempka

Extratos aquosos das folhas de Psidium cattleianum Sabine: Compostos fenólicos e atividades antioxidante, antimicrobiana e alelopática; 2019; Dissertação (Mestrado em Ciência e Tecnologia de Alimentos) - Universidade do Estado de Santa Catarina, ; Coorientador: Liziane Schittler Moroni;

ELISA SONZA

MICROBIOTA DE ALFACE (Lactuca sativa VAR; crispa) MINIMAMENTE PROCESSADA: CARACTERIZAÇÃO E IDENTIFICAÇÃO DE BACTÉRIAS RESISTENTES AOS SANITIZANTES CLORADOS UTILIZANDO O SEQUENCIAMENTO DE NOVA GERAÇÃO ? SNG; 2018; Dissertação (Mestrado em Ciência e Tecnologia de Alimentos) - Universidade do Estado de Santa Catarina, ; Orientador: Liziane Schittler Moroni;

Thaise de Lazzari

Validação de Alteração no Método ISSO 6579:2002 para a Pesquisa de Salmonella spp; ; 2015; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Ciência e Tecnologia de Alimentos) - Universidade do Estado de Santa Catarina; Orientador: Liziane Schittler Moroni;

Ângela Duarte

Atividade antimicrobiana do Biopan S contra Bolores e leveduras durante a vida util do panettone; 2015; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Ciência e Tecnologia de Alimentos) - Universidade do Estado de Santa Catarina; Orientador: Liziane Schittler Moroni;

Ana Paula Biasus

Avaliação da atividade anti-Listeria do Biomax D em requeijão cremoso; 2014; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Ciência e Tecnologia de Alimentos) - Universidade do Estado de Santa Catarina; Orientador: Liziane Schittler Moroni;

Thiago Martin Mattos Leite

AVALIAÇÃO DA VIDA DE PRATELEIRA DE LOMBO SUÍNO MARINADO RESFRIADO EM EMBALAGEM COOK-IN BAG E COM SISTEMA DE ATMOSFERA MODIFICADA; 2014; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Ciência e Tecnologia de Alimentos) - Universidade do Estado de Santa Catarina; Orientador: Liziane Schittler Moroni;

Karla Magri

INFLUÊNCIA DA EMBALAGEM SOBRE O SHELF LIFE EM CORTES DE FRANGO RESFRIADO; 2014; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Ciência e Tecnologia de Alimentos) - Universidade do Estado de Santa Catarina; Orientador: Liziane Schittler Moroni;

Karla Magri

Caracterização de propriedades físicas de embalagens de polietileno e sua influência na vida útil de cortes de frango resfriado; 2014; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Ciência e Tecnologia de Alimentos) - Universidade do Estado de Santa Catarina; Orientador: Liziane Schittler Moroni;

Ana Paula Biasus

Atividade Antimicrobiana de Nisina e de Biomax D(R) Contra Listeria monocytogenes em Nata; 2014; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Ciência e Tecnologia de Alimentos) - Universidade do Estado de Santa Catarina; Orientador: Liziane Schittler Moroni;

Thiago Martin Mattos Leite

Avaliação de uso de atmosfera modificada em embalagem de alta barreira em leite em pó em processo industrial; 2014; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Ciência e Tecnologia de Alimentos) - Universidade do Estado de Santa Catarina; Orientador: Liziane Schittler Moroni;

Ana Maria Bagnara

Uso dos sanitizantes ácido peracético e quaternário de amônio contra biofilmes produzidos por L; monocytogenes em superfícies de polietileno, aço inoxidável e vidro; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Alimentos) - Universidade do Estado de Santa Catarina; Orientador: Liziane Schittler Moroni;

Taís Cecchin Nunzio

Caracterização de Listeria monocytogenes produtora de biofilme isoladas de indústria de cárneos: e uso de ácido peracético, quaternário de amônio, cultura láctica no controle do micro-organismo; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Alimentos) - Universidade do Estado de Santa Catarina; Orientador: Liziane Schittler Moroni;

Gabriel Danieli

PRODUÇÃO DE BIOFILMES PUROS E MISTOS DE Listeria monocytogenes E Salmonella Enteritidis EM SUPERFÍCIE DE AÇO INOXIDÁVEL E USO DE ÁLCOOL 70% E DE Enterococcus faecium NO CONTROLE; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Alimentos) - Universidade do Estado de Santa Catarina; Orientador: Liziane Schittler Moroni;

Stefani Mallmann

ATIVIDADES BIOLÓGICAS E APLICAÇÃO NA BIOCONSERVAÇÃO DE VEGETAIS MINIMAMENTE PROCESSADOS; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Alimentos) - Universidade do Estado de Santa Catarina; Orientador: Liziane Schittler Moroni;

Eliziane Taís Zambiazi

Isolamento e identificação molecular de bactérias ácido laticas (BAL) bacteriocinogênica de salame tipo colonial e sua aplicação em produto cárneo; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Alimentos) - Universidade do Estado de Santa Catarina; Orientador: Liziane Schittler Moroni;

Fernando Cadoná

CARACTERISTICAS FÍSICO-QUÍMICAS E MICROBIOLOGICA DO LEITE IN NATURA ADICIONANDO DE LACTOBACILLUS RHAMNOSUS; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Alimentos) - Universidade do Estado de Santa Catarina; Orientador: Liziane Schittler Moroni;

Vanessa Lando

VIABILIDADE DE ENTEROCOCCUS FAECIUM COMO CULTURA PROBIÓTICA EM QUEIJO TIPO MINAS FRESCAL; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Alimentos) - Universidade do Estado de Santa Catarina; Orientador: Liziane Schittler Moroni;

Ana Paula Chaves

Avaliação da atividade antimicrobiana de urucum, ácido fosfórico e Biomax D® contra Listeria monocytogenes em salsicha; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Alimentos) - Universidade do Estado de Santa Catarina; Orientador: Liziane Schittler Moroni;

Mirian Cristina Enderle

Revestimentos comestíveis adicionado de com atividade antimicrobiano natural contra Listeria monocytogenes em salsicha; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Alimentos) - Universidade do Estado de Santa Catarina; Orientador: Liziane Schittler Moroni;

Rubia Pezenatto

NATAMICINA E BIOMAX D® NO CONTROLE DO DESENVOLVIMENTO DE FUNGOS EM SALAME; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Alimentos) - Universidade do Estado de Santa Catarina; Orientador: Liziane Schittler Moroni;

Vanessa Lando

Viabilidade de Enterococcus faecium como cultura probiótica em Queijo tipo Minas Frescal; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Alimentos) - Universidade do Estado de Santa Catarina; Orientador: Liziane Schittler Moroni;

Paula Slaviero

Qualidade Microbiológica e caracterização físico-química de ricota tipo colonial; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Alimentos) - Universidade do Estado de Santa Catarina; Orientador: Liziane Schittler Moroni;

Duana Ceciliane Hanauer

Atividade Antimicrobiana do composto constituído de extrato de pomelo e ácido ascórbico (Biomax D) sobre a microbiota de queijo mussarela; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Alimentos) - Universidade do Estado de Santa Catarina; Orientador: Liziane Schittler Moroni;

Leonir Paulo Maria Junior

INFLUÊNCIA DA EMBALAGEM NA ACEITAÇÃO DE DIFERENTES MARCAS DE BEBIDA LÁCTEA ACHOCOLATADA; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Alimentos) - Universidade do Estado de Santa Catarina; Orientador: Liziane Schittler Moroni;

Laiz de Fatima Muehlbauer

PRODUÇÃO DE BIOFILME POR Listeria monocytogenes EM SUPERFÍCIES DE AÇO INOXIDÁVEL E VIDRO; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Alimentos) - Universidade do Estado de Santa Catarina; Orientador: Liziane Schittler Moroni;

Samara Pereira de Almeida Fernandes

ISOLADOS de Listeria ssp; DE SORVETE TIPO ITALIANO: SENSIBILIDADE A ANTIBIÓTICOS CLÍNICOS E CAPACIDADE DE DESENVOLVIMENTO EM DIFERENTES pHs e CONCENTRAÇÕES DE SAL; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Alimentos) - Universidade do Estado de Santa Catarina; Orientador: Liziane Schittler Moroni;

Aline Souza Kracik

CONDIÇÕES HIGIÊNICO - SANITÁRIO DO SORVETE TIPO ITALIANO COMERCIALIZADOS EM UMA CIDADE DO OESTE DE SANTA CATARINA/SC; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Alimentos) - Universidade do Estado de Santa Catarina; Orientador: Liziane Schittler Moroni;

Gabrielle Ferretti Martarello Tagliari

POTENCIAL DE ISOLADOS DE Enterococcus faecium OBTIDOS DE LEITE IN NATURA DA REGIÃO OESTE DE SANTA CATARINA COMO CULTURA PROBIÓTICA; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Alimentos) - Universidade do Estado de Santa Catarina; Orientador: Liziane Schittler Moroni;

Julia Carolina Wurzel Ribeiro

Enterococcus faecium produtor de enterocinas: estudo da capacidade de interferir no desenvolvimento de Listeria monocytogenes em linguiça colonial; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Alimentos) - Universidade do Estado de Santa Catarina; Orientador: Liziane Schittler Moroni;

Diego Perosa

Condições higiênicas de superfícies de aço inox atrvés dos métodos de ATP-bioluminescência e contagem microbiana; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Alimentos) - Universidade do Estado de Santa Catarina; Orientador: Liziane Schittler Moroni;

Indyanara Wisniewski

Aperfeiçoamento do método para caracterização do efeito inibidor produzido pelas bactérias ácido lácticas sobre Listeria monocytogenes; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Alimentos) - Universidade do Estado de Santa Catarina; Orientador: Liziane Schittler Moroni;

Raquel Catani Malesk

Determinação da atividade antimicrobiana in vitro do óleo essencial de orégano sobre micro-organismos patogênicos; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Alimentos) - Universidade do Estado de Santa Catarina; Orientador: Liziane Schittler Moroni;

Shana Kimi Farias Yamaguchi

Qualidade microbiológica de salame tipo colonial comercializado no município de Pinhalzinho - SC; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Alimentos) - Universidade do Estado de Santa Catarina; Orientador: Liziane Schittler Moroni;

Nilva regina Uliana

Efeito prebiótico do mel sobre o crescimento e viabilidade de Bifidobacterium spp; em leite em pó; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Alimentos) - Universidade do Estado de Santa Catarina; Orientador: Liziane Schittler Moroni;

Stephanie Jackeline Modes

Isolamento de bactérias ácido lácticas com atividade antagonista a partir de linguiça defumada; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Alimentos) - Universidade do Estado de Santa Catarina; Orientador: Liziane Schittler Moroni;

Danielli Kunrath

Ocorrência e perfil de resistência a antimicrobianos Salmonella spp; e Listeria spp; isoladas de uma planta de processamento de linguiça defumada; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Alimentos) - Universidade do Estado de Santa Catarina; Orientador: Liziane Schittler Moroni;

Debora Coltro

Avaliação da qualidade dos presuntos comercializados em supermercados do Oeste de Santa Catarina; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Alimentos) - Universidade do Estado de Santa Catarina; Orientador: Liziane Schittler Moroni;

Karla A

Sguissardi; Avaliação das condições higiênico-sanitária de alfaces minimamente processadas prontas para o consumo; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Alimentos) - Universidade do Estado de Santa Catarina; Orientador: Liziane Schittler Moroni;

Eliziane Zambiazi

Listeria monocytogenes em vegetais minimamente processados; 2017; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia de Alimentos) - Universidade do Estado de Santa Catarina; Orientador: Liziane Schittler Moroni;

Mirian Cristina Enderle

Desenvolvimento de filme comestível à base de gelatina, quitosana e glicerol incorporado de agente antimicrobiano natural como embalagem primária para embutido cárneo; 2016; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia de Alimentos) - Universidade do Estado de Santa Catarina; Orientador: Liziane Schittler Moroni;

Rubia Pezenatto

ANTIMICROBIANOS NATURAIS NO CONTROLE DO DESENVOLVIMENTO DE FUNGOS EM SALAME DEFUMADO; 2016; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia de Alimentos) - Universidade do Estado de Santa Catarina; Orientador: Liziane Schittler Moroni;

Vanessa Lando

ANTIMICROBIANOS NATURAIS NO CONTROLE DO DESENVOLVIMENTO DE FUNGOS EM SALAME DEFUMADO; 2016; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia de Alimentos) - Universidade do Estado de Santa Catarina; Orientador: Liziane Schittler Moroni;

Crislaine de Lima

CONDIÇÕES HIGIÊNICO - SANITÁRIAS DOS SORVETES COMERCIALIZADOS EM UMA CIDADE DO OESTE DE SANTA CATARINA/SC; 2016; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia de Alimentos) - Universidade do Estado de Santa Catarina; Orientador: Liziane Schittler Moroni;

Ana Paula Chaves

Monitoria das disciplinas de Biologia Celular e Microbiologia Geral; 2016; Orientação de outra natureza; (Engenharia de Alimentos) - Universidade do Estado de Santa Catarina; Orientador: Liziane Schittler Moroni;

Patricia Freitas Bolsi

Avaliação e ajuste dos padrões operacionais e de consumo de materiais na produção de empanados de frango; 2008; Orientação de outra natureza; (Engenharia de Alimentos) - Universidade do Estado de Santa Catarina; Orientador: Liziane Schittler Moroni;

Giglis Röpke

Boas Práticas de Fabricação em uma Padaria; 2005; Orientação de outra natureza; (Técnico em Alimentos - Área da Industria) - Colégio Franciscano Santa Rosa de Lima; Orientador: Liziane Schittler Moroni;

Vera Cristina Vargas Machado

Análise Microbiológica em Erva-Mate; 2005; Orientação de outra natureza; (Técnico em Alimentos - Área da Industria) - Colégio Franciscano Santa Rosa de Lima; Orientador: Liziane Schittler Moroni;

Vera Adriana Ourique

Boas Práticas de fabricação em uma padaria; 2005; Orientação de outra natureza; (Técnico em Alimentos - Área da Industria) - Colégio Franciscano Santa Rosa de Lima; Orientador: Liziane Schittler Moroni;

Andréia Günzel

Boas Práticas de Fabricação na indústria de Gelados Comestíveis; 2005; Orientação de outra natureza; (Técnico em Alimentos - Área da Industria) - Colégio Franciscano Santa Rosa de Lima; Orientador: Liziane Schittler Moroni;

Vanessa Günzel

Boas Práticas de Fabricação na Padaria de um supermercado; 2005; Orientação de outra natureza; (Técnico em Alimentos - Área da Industria) - Colégio Franciscano Santa Rosa de Lima; Orientador: Liziane Schittler Moroni;

Carin Juliane Deves

Controle de Qualidade do leite recebido em um laticínio da Região das Missões; 2005; Orientação de outra natureza; (Técnico em Alimentos - Área da Industria) - Colégio Franciscano Santa Rosa de Lima; Orientador: Liziane Schittler Moroni;

Produções bibliográficas

  • HIAGO BELLAVER, EMYR ; ELIZA REDIN, EDUARDA ; MILITÃO DA COSTA, INGRID ; SCHITTLER MORONI, LIZIANE ; PINTO KEMPKA, ANIELA . Food peptidomic analysis of bovine milk fermented by Lacticaseibacillus casei LBC 237: In silico prediction of bioactive peptides and anticancer potential. FOOD RESEARCH INTERNATIONAL , v. 180, p. 114060, 2024.

  • BAGATINI, LUCÍOLA ; FISCHER, BRUNO ; ZANDONÁ, GIOVANA PAULA ; MORONI, LIZIANE SCHITTLER ; JUNGES, ALEXANDER ; KEMPKA, ANIELA PINTO ; ROMBALDI, CESAR VALMOR . Valorization of Guabirobeira leaf extracts ( Campomanesia xanthocarpa ) through pressurized liquid extraction and aqueous infusion: Assessment of phytochemical composition, antibacterial, and antioxidant activities. JOURNAL OF CHEMICAL TECHNOLOGY AND BIOTECHNOLOGY , v. 1, p. 10, 2024.

  • LIMA, LARISSA SIQUEIRA ; MÜLLER, TAÍS NUNZIO ; ANSILIERO, RAFAELA ; SCHUSTER, MARCIA BÄR ; SILVA, BRUNA LOUISE ; JASKULSKI, ITIANE BARCELLOS ; DA SILVA, WLADIMIR PADILHA ; MORONI, LIZIANE SCHITTLER . Biofilm formation by Listeria monocytogenes from the meat processing industry environment and the use of different combinations of detergents, sanitizers, and UV-A radiation to control this microorganism in planktonic and sessile forms. BRAZILIAN JOURNAL OF MICROBIOLOGY , v. 18, p. 1, 2024.

  • BELLAVER, EMYR HIAGO ; MILITÃO DA COSTA, INGRID ; REDIN, EDUARDA ELIZA ; MORONI, LIZIANE SCHITTLER ; KEMPKA, ANIELA PINTO . The fermented milk can be a natural ally against obesity? Investigation of Bovine Milk Fermentation by Lacticaseibacillus casei LBC 237, Screening, and In Silico Predictions of Bioactive Peptides for Obesity Control. Intelligent Pharmacy , v. 1, p. 10, 2024.

  • DA SILVA MONTEIRO WANDERLEY, BRUNA RAFAELA ; DE LIMA, NATÁLIA DUARTE ; DEOLINDO, CAROLINA TURNES PASINI ; ANSILIERO, RAFAELA ; KEMPKA, ANIELA PINTO ; MORONI, LIZIANE SCHITTLER ; LOUREDO, FRANCISCA JAMILA CORREIA ; GONZAGA, LUCIANO VALDEMIRO ; COSTA, ANA CAROLINA OLIVEIRA ; AMBONI, RENATA DIAS DE MELLO CASTANHO ; DE SENA AQUINO, ANA CAROLINA MOURA ; FRITZEN'FREIRE, CARLISE BEDDIN . Orange passion fruit ( L.) as a new raw material for acetic fermentation: evaluation of organic acids and phenolic profile, digestion, and biological activities. JOURNAL OF THE SCIENCE OF FOOD AND AGRICULTURE , v. 1, p. 10, 2024.

  • DA SILVA MONTEIRO WANDERLEY, BRUNA RAFAELA ; DE LIMA, NATÁLIA DUARTE ; DEOLINDO, CAROLINA TURNES PASINI ; KEMPKA, ANIELA PINTO ; MORONI, LIZIANE SCHITTLER ; GOMES, VICTOR VALENTIM ; GONZAGA, LUCIANO VALDEMIRO ; COSTA, ANA CAROLINA OLIVEIRA ; DE MELLO CASTANHO AMBONI, RENATA DIAS ; DE SENA AQUINO, ANA CAROLINA MOURA ; FRITZEN-FREIRE, CARLISE BEDDIN . Impact of pre-fermentative maceration techniques on the chemical characteristics, phenolic composition, in vitro bioaccessibility, and biological activities of alcoholic and acetic fermented products from jaboticaba (Plinia trunciflora). FOOD RESEARCH INTERNATIONAL , v. 197, p. 115246, 2024.

  • LANDO, VANESSA ; VALDUGA, NÁTALIA ZINI ; MORONI, LIZIANE SCHITTLER . Functional characterization of Lactobacilli strains with antimicrobial activity against Salmonella spp. and cell viability in fermented dairy product. BIOCATALYSIS AND AGRICULTURAL BIOTECHNOLOGY , v. 47, p. 102605, 2023.

  • BAGATINI, LUCÍOLA ; ZANDONÁ, GIOVANA PAULA ; HOFFMANN, JESSICA FERNANDA ; DE SOUZA CARDOSO, JULIANE ; TEIXEIRA, FERNANDA CARDOSO ; MORONI, LIZIANE SCHITTLER ; JUNGES, ALEXANDER ; KEMPKA, ANIELA PINTO ; STEFANELLO, FRANCIELI MORO ; ROMBALDI, CESAR VALMOR . Evaluation of Eugenia uniflora L. leaf extracts obtained by pressurized liquid extraction: Identification of chemical composition, antioxidant, antibacterial, and allelopathic activity. SUSTAINABLE CHEMISTRY AND PHARMACY , v. 35, p. 101214, 2023.

  • CHEROBIN, A. K. ; AMARAL, A. M. P. ; SCHITTLER, LIZIANE ; CAVALHEIRO, D. ; SEHN, G. . Extrato de espinafre como fonte de nitrito em linguiça frescal: atributos de qualidade e estabilidade durante o armazenamento refrigerado. DEMETRA: ALIMENTAÇÃO, NUTRIÇÃO & SAÚDE , v. 18, p. 1-15, 2023.

  • DACOREGGIO, MARINA VOLPATO ; SANTETTI, GABRIELA SOSTER ; INÁCIO, HELOÍSA PATRÍCIO ; BARANZELLI, JULIA ; EMANUELLI, TATIANA ; HOFF, RODRIGO BARCELLOS ; MORONI, LIZIANE SCHITTLER ; FRITZEN FREIRE, CARLISE BEDDIN ; KEMPKA, ANIELA PINTO ; AMBONI, RENATA DIAS DE MELLO CASTANHO . Phenolic compounds profile of optimised green and eco-friendly extracts of Eugenia pyriformis leaves: an alternative for antioxidant and antibacterial applications. NATURAL PRODUCT RESEARCH , v. 3, p. 1-6, 2023.

  • ARTIFON, SAMANTHA EMANUELLA SGHEDONI ; SUMNY, EDUARDA HECK ; FABRIS, TAELINE ; DE JESUS, BRUNA ANDERSEN PEREIRA ; MAGALHÃES, MARIA DE LOURDES BORBA ; SILVA, GUSTAVO FELIPPE DA ; DOGNINI, JOCINEI ; ANDRADE, NATHÁLIA COELHO ; MORONI, LIZIANE SCHITTLER ; KEMPKA, ANIELA PINTO . Biosynthesis of the acid protease produced by Lacticaseibacillus casei LBC 237 and Limosilactobacillus fermentum LBF 433 and their potential application in the bovine milk clotting. Food Bioscience , v. 54, p. 102879, 2023.

  • DE MARCO, IVAN ; FUSIEGER, ANDRESSA ; NERO, LUÍS AUGUSTO ; KEMPKA, ANIELA PINTO ; MORONI, LIZIANE SCHITTLER . Bacteriocin-like inhibitory substances (BLIS) synthesized by Lactococcus lactis LLH20: Antilisterial activity and application for biopreservation of minimally processed lettuce (Lactuca sativa L.). BIOCATALYSIS AND AGRICULTURAL BIOTECHNOLOGY , v. 42, p. 102355, 2022.

  • BARRADAS, YASMINE DE MELO ; BORSOI, FELIPE TECCHIO ; DACOREGGIO, MARINA VOLPATO ; MORONI, LIZIANE SCHITTLER ; SILVA ROSA BONADIMAN, BEATRIZ DA ; MARAFON, FILOMENA ; GIACOBBO, CLEVISON LUIZ ; BAGATINI, MARGARETE DULCE ; KEMPKA, ANIELA PINTO . Phytochemical profiling, antidiabetic, antitumoral and cytotoxic potential of Psidium cattleianum Afzel. ex Sabine leaves of red variety. NATURAL PRODUCT RESEARCH , v. 1, p. 1-5, 2022.

  • ZACARON, WILSON NEI ; BASI, CLOVISNEI ; BAGGIO, CINTIAMARA ; SOLIVO, GABRIELA ; MORONI, LIZIANE SCHITTLER ; SCHOGOR, ANA LUIZA BACHMANN ; ZOTTI, CLAITON ANDRÉ . Effect of particle size on storage time of hydrated corn grain. SEMINA. CIÊNCIAS AGRÁRIAS (ONLINE) , v. 42, p. 1189-1208, 2021.

  • VALDUGA, N. Z. ; MALLMANN, S. ; NUNZIO, T. C. ; CARVALHO, A. M. G. ; STANGUERLIN, D. ; MARCO, I. ; KEMPKA, A. P. ; MORONI, S.L . INFLUÊNCIA DA HIGIENIZAÇÃO DE GARRAFAS E COPOS SOBRE A QUALIDADE DA ÁGUA CONSUMIDA POR ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS. Brazilian Journal of Development , v. 7, p. 51435, 2021.

  • VOGEL, CRISTINE ; PAGLIA, EDUARDA BAGGIO ; MORONI, LIZIANE SCHITTLER ; DEMIATE, IVO MOTTIN ; PRESTES, ROSA CRISTINA ; KEMPKA, ANIELA PINTO . Swine plasma peptides obtained using pepsin: In silico and in vitro properties and biological activities. BIOCATALYSIS AND BIOTRANSFORMATION , v. 1, p. 1-15, 2021.

  • BEILKE, L. ; SUMNY, E.H ; MORONI, S.L ; AMARANTE, C. V. T. ; KEMPKA, A. P. . Influence of extracts of different Feijoa (Acca sellowiana) leaf genotypes on the lactic fermentation performed by a mixed culture. Emirates Journal of Food and Agriculture , v. 33, p. 328-341, 2021.

  • FRITZKE, WIKEFF ; SALLA, ELIAN GABRIEL ; BAGATINI, MARGARETE DULCE ; DA SILVA ROSA BONADIMAN, BEATRIZ ; SKORONSKI, EVERTON ; MORONI, LIZIANE SCHITTLER ; KEMPKA, ANIELA PINTO . Peroxidase of Cedrela fissilis leaves: Biochemical characterization and toxicity of enzymatically decolored solution of textile dye Brilliant Sky-Blue G. BIOCATALYSIS AND AGRICULTURAL BIOTECHNOLOGY , v. 57, p. 101553-1010, 2020.

  • TRENTIN, MICHELI MAYARA ; MALFATTI, LUCIANO HEUSSER ; BECKER, ALEXANDRA FABÍOLA ; MONTEIRO, LARISSA KARLA ; CANONICA, LIANA RENATA ; MARCO, IVAN DE ; SCHITTLER, LIZIANE . O óleo essencial de gengibre (Zingiber officinale Roscoe) e peptídeo sintetizado pelo Lactococcus lactis como agentes antimicrobianos contra Salmonella Enteretidis E Listeria monocytogenes. Brazilian Journal of Health Review , v. 3, p. 5381-5391, 2020.

  • ZANDONA, G. P. ; BAGATINI, L. ; WOLOZIN, N. ; MORONI, S.L ; CARDOSO, J. S. ; STEFANELLO, F. M. ; JUNGUES, A. ; CHAVES, F. C. ; ROMBALD, C. V. . Extraction and characterization of phytochemical compounds from araçazeiro (Psidium cattleianum) leaf: putative antioxidant and antimicrobial properties. FOOD RESEARCH INTERNATIONAL , v. 153, p. 1, 2020.

  • BERTOLETTI, L. L. ; SKORONSKI, E. ; SCHITTLER, L. ; KEMPKA, A. P. . Extracts of branches and fruits of Ficus auriculata Lour: antioxidant, antimicrobial and phytotoxic activities. Agriculturae Conspectus Scientificus , v. 85, p. 303-310-310, 2020.

  • CHAVES, A. P. ; FREZZA, R. C. ; OLIVEIRA, G. P. ; ZAMBIAZI, E. T. ; ENDERLE, M. C. ; KEMPKA, A. P. ; MORONI, LIZIANE SCHITTLER . ATIVIDADE ANTIMICROBIANA DO URUCUM, ÁCIDO FOSFÓRICO E BIOMAX D® CONTRA LISTERIA MONOCYTOGENES EM SALSICHA / ANTIMICROBIAL ACTIVITY OF URUCUM, PHOSPHORIC ACIDAND AND BIOMAX D® AGAINST LISTERIA MONOCYTOGENES IN SAUSAGE. Brazilian Journal of Development , v. 6, p. 90084-90096, 2020.

  • PIGATTO, J. ; BRANDLER, D. ; TOCHETTO, G. ; MEMLAK, D. M. ; VARGAS, G. D. ; ALVES, A. A. A. ; MORONI, S.L ; KEMPKA, A. P. ; LUZ, C. ; DERVANOSKI, A. . Development and characterization of a new adsorbent based on Jerivá coconut (Syagrus romanzoffiana) applied for removing toxic metals from water. Desalination and Water Treatment , v. 201, p. 261-277, 2020.

  • SCHITTLER, LIZIANE ; PERIN, LUANA MARTINS ; DE LIMA MARQUES, JULIANA ; LANDO, VANESSA ; TODOROV, SVETOSLAV DIMITROV ; NERO, LUÍS AUGUSTO ; DA SILVA, WLADIMIR PADILHA . Isolation of Enterococcus faecium, characterization of its antimicrobial metabolites and viability in probiotic Minas Frescal cheese. JOURNAL OF FOOD SCIENCE AND TECHNOLOGY-MYSORE , v. 56, p. 01-08, 2019.

  • DACOREGGIO, MARINA VOLPATO ; MORONI, LIZIANE SCHITTLER ; KEMPKA, ANIELA PINTO . Antioxidant, antimicrobial and allelopathic activities and surface disinfection of the extract of Psidium cattleianum sabine leaves. BIOCATALYSIS AND AGRICULTURAL BIOTECHNOLOGY , v. 21, p. 101295, 2019.

  • WERLANG SCHUSTER, FABIANE PAULA ; MAFFESSONI, CAMILA ; ATTILI DE ANGELIS, DERLENE ; GIACHINI, ADMIR JOSÉ ; CARDOSO, DOUGLAS HENRIQUE ; MORONI, LIZIANE SCHITTLER ; SKORONSKI, EVERTON ; KEMPKA, ANIELA PINTO . Screening and evaluation of filamentous fungi potential for protease production in swine plasma and red blood cells-based media: qualitative and quantitative methods. BIOCATALYSIS AND AGRICULTURAL BIOTECHNOLOGY , v. 21, p. 101313, 2019.

  • SLAVIERO, P. ; SCHITTLER, L. ; RIGO, E. . CARACTERIZAÇÃO MICROBIOLÓGICA E FÍSICO-QUÍMICA DE RICOTA PRODUZIDA EM UMA AGROINDÚSTRIA FAMILIAR DO OESTE DE SANTA CATARINA. REVISTA CSBEA , v. 4, p. 33, 2018.

  • BERTOLETTI, L. L. ; SKORONSKI, E. ; SCHITTLER, L. . Extracts of Leaves of Ficus auriculata Lour.: Antioxidant, Antimicrobial and Phytotoxic Activity. ACS. AGRICULTURAE CONSPECTUS SCINTIFICUS (TISAK) , v. 83, p. 321, 2018.

  • MARCO, I. ; VOGEL, C. ; MORANDIN, G. C. ; BEILKE, L. ; VALDUGA, N. ; ZAMBIAZI, E. T. ; MARTINHAGO, J. V. ; SCHITTLER, L. . SALSICHAS TIPO HOT DOG: PERFIL MICROBIOLÓGICO, ISOLAMENTO E CARACTERIZAÇÃO DE BACTÉRIAS ÁCIDO LÁTICAS (BAL) COM POTENCIAL ANTAGONISTA. REVISTA CSBEA , v. 4, p. 149, 2018.

  • TREVISO, R. R. ; ENDERLE, M. C. ; KEMPKA, A. P. ; S.W ; SCHITTLER, L. . LISTERIA SPP. EM SORVETE TIPO ITALIANO: IDENTIFICAÇÃO MOLECULAR E PERFIL DE SUSCETIBILIDADE A ANTIMICROBIANOS. Higiene Alimentar , v. 31, p. 2122, 2017.

  • BIASUS, A. P. ; SCHITTLER, L. ; CHAVES, A. P. ; LUZ, C. ; S.W . Avaliação da multiplicação de Listeria monocytogenes e da atividade antimicrobiana do Biomax D® em nata. REVISTA DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS (LISBOA) , v. 39, p. 216-221, 2016.

  • DACOREGGIO, M. V. ; ROBAZZA, W. ; SCHITTLER, L. ; GALVAO, A. C. . Modelagem do crescimento de Salmonella Enteritidis em maionese adicionada de óleo essencial de orégano.. Vetor , v. 2, p. 51-60, 2016.

  • SCHITTLER, L. ; ANTUNES, S. A. ; ROBAZZA, W. ; GOMES, G. A. . Synergistic and antimicrobial properties of commercial turmeric (Curcuma longa) essential oil against pathogenic bacteria. Ciência e Tecnologia de Alimentos (Online) , p. 525-530, 2012.

  • FICAGNA, M. ; SERAFINI, S. ; SCHITTLER, L. . A CONTRIBUIÇÃO DAS EMBALAGENS DE ATMOSFERA MODIFICADA PARA A QUALIDADE DA CARNE FRESCA. Sul Brasil Rural, 01 out. 2020.

  • SERAFINI, S. ; COPATTI, F. ; MORONI, LIZIANE SCHITTLER . ?TECNOLOGIAS PARA CONSERVAÇÃO DA QUALIDADE DE CARNES: HISTÓRIA E INOVAÇÕES?. Sul Brasil Rural, 28 maio 2020.

  • DANIELI, G. ; ANSILIERO, R. ; NUNZIO, T. C. ; VALDUGA, N. Z. ; LIMA, L. S. ; KEMPKA, A. P. ; BAGATINI, L. ; SCHITTLER, L. . ATIVIDADE ANTIMICROBIANA DE EXTRATOS DE FOLHAS DE ARAÇAZEIRO (PSIDIUM CATTLEIANUM), OBTIDO COM LÍQUIDOS PRESSURIZADOS (ELP) EM DIFERENTES TEMPOS DE EXTRAÇÃO CONTRA ESCHERICHIA COLI E SALMONELLA ENTERITIDIS. In: V Congresso Sul Brasileiro de Engenharia de Alimentos, 2022, Pinhalzinho. Anais do Congresso Sul Brasileiro de Engenharia de Alimentos, 2022.

  • ANSILIERO, R. ; SCHITTLER, LIZIANE . CO-ENCAPSULAÇÃO DE PROBIÓTICOS E COMPOSTOS BIOATIVOS.. In: I Simpósio Online Sulamericano de Tecnologia, Engenharia e Ciência de Alimentos, 2022, Recife. Anais do I Simpósio Online Sulamericano de Tecnologia, Engenharia e Ciência de Alimentos., 2022.

  • DACOREGGIO, M. V. ; KEMPKA, A. P. ; SCHITTLER, L. . Atividade antioxidante da flor e folha de Feijoa (Acca Sellowiana). In: X Simpósio de Alimentos, 2018, Passo Fundo. Refinarias de Alimentos: Indústrias Sustentáveis., 2018. v. 10.

  • MARCO, I. ; SONZA, E. ; SCHITTLER, L. . Efeito do hipoclorito de sódio e da temperatura de armazenamento sobre os micro-organismos mesófilos, psicrotróficos, enterobactérias e bactérias ácido láticas em alface (Lactuca sativa) variedade Crispa.. In: X Simpósio de Alimentos, 2018, Passo Fundo. X Simpósio de Alimentos, 2018. v. 10.

  • DACOREGGIO, M. V. ; KEMPKA, A. P. ; SCHITTLER, L. . CONTEÚDO FENÓLICO E ANTIOXIDANTE DE EXTRATOS DA CASCA DE ARAÇÁ-AMARELO (PSIDIUM CATTLEIANUM SABINE). In: 4 th International Congress of Management, Technology and Innovation, 2018, Erechim. 4 th International Congress of Management, Technology and Innovation, 2018.

  • SCHITTLER, L. ; S.W ; MARTARELLO, G. ; SANTOS, P. . POTENCIAL DE ISOLADOS DE Enterococcus faecium OBTIDOS DE LEITE IN NATURA DA REGIÃO OESTE DE SANTA CATARINA COMO CULTURA PROBIÓTICA. In: 3° SEPE Seminário de Ensino, pesquisa e extensão do CEO / UDESC, 2013, Chapecó. 3° SEPE Seminário de Ensino, pesquisa e extensão do CEO / UDESC, 2013.

  • SCHITTLER, L. ; FIORENTINI, A. M. ; RIEGER, A. ; TONDO, E. ; KLAJN, V. M. ; VICENZI, R. ; SERRO, A. . Avaliação da incidência de Listeria monocytogenes em queijos coloniais. In: XVII Congresso Brasileiro de Ciência e Tecnologia de Alimentos, 2002, Porto Alegre. XVII Congresso Brasileiro de Ciência e Tecnologia de Alimentos, 2002.

  • SCHITTLER, L. ; RIEGER, A. ; FIORENTINI, A. M. ; TONDO, E. ; POLICENA,J.C ; KLAJN, V. M. . Avaliação da interferência de coliformes no isolamento de Listeria sp. através de método tradicional e método imunológico rápido(ELISA). In: XVIII Congresso Brasileiro de Ciência e Tecnologia de Alimentos, 2002, Porto Alegre. XVIII Congresso Brasileiro de Ciência e Tecnologia de Alimentos, 2002. p. 2765-2768.

  • MORES, F. ; SANTOS, J. R. M. ; SUMNY, E. H. ; NAVA, F. ; BATISTA, G. F. S. ; MORONI, S.L . Atividade antimicrobiana do ácido cinâmico em filme de amido de mandioca contra Listeria monocytogenes e Salmonella Enteritidis. In: V Congresso Brasileiro Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia - ?Edição Especial: 5 anos da integração da ciência e tecnologia?, 2024. V Congresso Brasileiro Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia - ?Edição Especial: 5 anos da integração da ciência e tecnologia?, 2024.

  • Saibro, V.A.E ; BAGNARA, A. M. ; DANIELI, G. ; ANSILIERO, R. ; NUNZIO, T. C. ; KEMPKA, A. P. ; BAGATINI, L. ; MORONI, S.L . DIAGNÓSTICO DA QUALIDADE DA ÁGUA CONSUMIDA PELA POPULAÇÃO URBANA DE UM MUNICÍPIO DO OESTE DE SANTA CATARINA. In: 12° Seminário de ensino, pesquisa e extensão do CEO e 5° Encontro da Pós-graduação da UDESC Oeste, 2022, Chapecó. Anais do 2° Seminário de ensino, pesquisa e extensão do CEO e 5° Encontro da Pós-graduação da UDESC Oeste, 2022.

  • ANSILIERO, R. ; SCHITTLER, LIZIANE . ENCAPSULAÇÃO DO PROBIÓTICO Enterococcus faecium E297 COM ATIVIDADE ANTI-SALMONELLA POR EMULSÃO DUPLA EM SISTEMA ÁGUA, ÓLEO E PROTEÍNAS DO SORO DO LEITE (A1/O/A2). In: 5° Encontro da Pós - graduação da UDESC Oeste, 2022, Pinhalzinho. Anais do 12° Seminário de ensino, pesquisa e extensão e 5° Encontro da Pós - graduação da UDESC oeste, 2022.

  • CARVALHO, A. M. G. ; MALLMANN, S. ; COSSUL, R. F. ; DANIELI, G. ; NUNZIO, T. C. ; ELY, A. J. ; KRIESER, M. N. ; KEMPKA, A. P. ; SCHITTLER, LIZIANE . QUALIDADE FÍSICO-QUÍMICA E MICROBIOLÓGICA DA ÁGUA DE POÇOS ARTESIANOS DO INTERIOR DE UM MUNICÍPIO DO OESTE DE SANTA CATARINA. In: 11° Seminário de ensino, pesquisa e extensão da UDESC Oeste, 2021, Chapecó. Anais do 11° Seminário de ensino, pesquisa e extensão, 2021.

  • VALDUGA, N. Z. ; STANGUERLIN, D. ; MALLMANN, S. ; NUNZIO, T. C. ; MORONI, V. S. ; KEMPKA, A. P. ; SCHITTLER, LIZIANE . INFLUÊNCIA DA HIGIENIZAÇÃO DE GARRAFAS E COPOS SOBRE A QUALIDADE DA ÁGUA CONSUMIDA PELA COMUNIDADE ACADÊMICA. In: 29° Seminário de niciação Científica, 2019. Anais do 10° Seminário de ensino, pesquisa e extensão, 2019.

  • SANTOS, A. L. ; CHEROBIN, A. K. ; SCHITTLER, LIZIANE . MELHORIA DA QUALIDADE DA ÁGUA NO ESTADO DE SANTA CATARINA. In: 9° Seminário de ensino, pesquisa e extensão, 2019, Chapecó. Anais do 9° Seminário de ensino, pesquisa e extensão, 2019.

  • ZAMBIAZI, E. T. ; VALDUGA, N. ; MARTINHAGO, J. V. ; SCHITTLER, L. . . Caracterização da microbiota de salame tipo colonial e isolamento de bactérias ácido láticas com atividade antimicrobiana. In: Seminário de Iniciação Científica - SEPE, 2018. Seminário de Iniciação Científica - SEPE, 2018.

  • MAFFESSONI, C. ; SCHUSTER, F. P. W. ; SCHITTLER, L. ; ANGELIS, D. A. ; KEMPKA, A. P. . Optimization of pH and temperature parameters to maximize activity from protease produced by Penicillium sp (strain LMA 1300) in solid medium based on malt bagasse supplemented or not with swine plasma.. In: XIII Seminário Brasileiro de Tecnologia Enzimática, 2018, Florianópolis. XIII Seminário Brasileiro de Tecnologia Enzimática, 2018.

  • SCHITTLER, L. ; SONZA, E. ; SCHUSTER, F. P. W. . Efeito dos sanitizantes clorados sobre a microbiota de Enterobacteriaceae em ALFACE ?Lactuca sativa?. In: II Congresso Internacional de Ciência, Tecnologia e Inovação e XVI Encontro de Iniciação Científica da UNIPAR, 2017, Umuarama - PR. I Congresso Internacional de Ciência, Tecnologia e Inovação e XVI Encontro de Iniciação Científica da UNIPAR, 2017.

  • SCHITTLER, L. ; LANDO, V. ; VALDUGA, N. . VIABILIDADE DE ENTEROCOCCUS FAECIUM COMO CULTURA PROBIÓTICA EM QUEIJO TIPO MINAS FRESCAL. In: II Congresso Internacional de Ciência, Tecnologia e Inovação e XVI Encontro de Iniciação Científica da UNIPAR, 2017, Umuarama - PR. II Congresso Internacional de Ciência, Tecnologia e Inovação e XVI Encontro de Iniciação Científica da UNIPAR, 2017.

  • SCHITTLER, L. ; LIRA, M. C. V. ; VALDUGA, N. ; ZAMBIAZI, E. T. ; LIMA, C. . SALMONELLA HEIDELBERG RESISTENTE A AÇÃO ANTIMICROBIANA DE ÁCIDOS ORGÂNICOS EM CARNE MECANICAMENTE SEPARADA DE AVES (CMS). In: II Congresso Internacional de Ciência, Tecnologia e Inovação e XVI Encontro de Iniciação Científica da UNIPAR, 2017, Umuarama - PR. II Congresso Internacional de Ciência, Tecnologia e Inovação e XVI Encontro de Iniciação Científica da UNIPAR, 2017.

  • SCHITTLER, L. ; LANDO, V. ; BAGATINI, L. ; KEMPKA, A. P. ; S.W ; PEZENATTO, R. . NATAMICINA E BIOMAX D® NO CONTROLE DO DESENVOLVIMENTO DE FUNGOS EM SALAME. In: XXV Congresso Brasileiro de Ciência e Tecnologia de Alimentos, 2017, Gramado. XXV Congresso Brasileiro de Ciência e Tecnologia de Alimentos, 2017.

  • SCHITTLER, L. ; BAGATINI, L. ; KEMPKA, A. P. ; LEMOS, L. ; DORNELLES, R. C. P. . HIDROLISADOS PROTÉICOS DE CARNE DE PESCOÇO BOVINA E PROTEÍNA ISOLADA DE SOJA: INFLUÊNCIA DA CONCENTRAÇÃO, pH E TEMPO DE TRATAMENTO COM ULTRASSOM NAS PROPRIEDADES EMULSIFICANTES. In: XXV Congresso Brasileiro de Ciência e Tecnologia de Alimentos, 2016, Gramado. XXV Congresso Brasileiro de Ciência e Tecnologia de Alimentos, 2016.

  • SCHITTLER, L. ; RIGO, E. ; SLAVIERO, P. . Qualidade Microbiológica e caracterização físico -química de ricota tipo colonial. In: II CONIGTI - Congresso Internacional de gestão, Tecnologia e Inovação e III CSBEA - Congresso Sul - Brasileiro de Engenharia de Alimentos, 2016, Erechim- RS. II CONIGTI - Congresso Internacional de gestão, Tecnologia e Inovação e III CSBEA - Congresso Sul - Brasileiro de Engenharia de Alimentos, 2016.

  • KEMPKA, A. P. ; PAGANI, T. ; SCALON, A. M. ; VARNIER, K. ; SCHITTLER, L. ; BAGATINI, L. . Resídio de Tilápia (Oreochromis niloticus) para uso como meio de cultivo para a produção de lipase microbiana: conteúdo de lipídeos e proteína.. In: In: 26º SIC - Seminário de Iniciação Científica - Universidade do Estado de Santa Catarina,, 2016, Chapecó. In: 26º SIC - Seminário de Iniciação Científica, 2016.

  • DURANTE, A. ; ENDERLE, M. C. ; SCHITTLER, L. . Atividade antimicrobiana do Biopan S® contra bolores e leveduras durante a vida útil do panetone. In: n: 26º SIC - Seminário de Iniciação Científica - Universidade do Estado de Santa Catarina, 2016, Chapecó. n: 26º SIC - Seminário de Iniciação Científica - Universidade do Estado de Santa Catarina, 2016.

  • KUNRATH, D. ; ULIANA, N. ; BACH, F. ; CAVALHEIRO, R. ; MALMANN, C. E. S. ; SCHITTLER, L. . Avaliação da qualidade microbiológica de queijos e salames comercializados em uma festa tradicional de um munícípio da região oeste de Santa Catarina. In: X congresso de Higienistas de Alimentos, 2009, Florianópolis. Resumos do congresso, 2009.

  • MARCON, J. ; TREMEA, C. ; PERETTI, G. A. ; CARVALHO, G. A. ; FRANKLIN, L. P. ; SCHITTLER, L. . ATIVIDADE ANTIMICROBIANA DO ÓLEO ESSENCIAL DE ROSMARINUS OFFICINALIS (ALECRIM) CONTRA Salmonella Typhimurium. In: V Congresso Brasileiro Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia - ?Edição Especial: 5 anos da integração da ciência e tecnologia?, 2024. V Congresso Brasileiro Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia - ?Edição Especial: 5 anos da integração da ciência e tecnologia?, 2024.

  • MARCO, I. ; KAUFMANN, A. I. ; GUARAGNI, A. ; VOGEL, C. ; ANDRADE, F. G. ; ZAMBIAZI, E. T. ; SCHITTLER, L. . Atividade antagonista de bactérias ácido láticas (BAL) isoladas de salsichas tipo hot dog contra Salmonella enteretidis e Listeria monocytogenes. In: II Simpósio em Saúde e Alimentação da Universidade Federal da Fronteira Sul, 2018, Chapecó. II Simpósio em Saúde e Alimentação da Universidade Federal da Fronteira Sul, 2018.

  • DACOREGGIO, M. V. ; KEMPKA, A. P. ; SCHITTLER, L. . Antioxidant and antimicrobial activities of Feijoa sellowiana leaf and flower extracts.. In: 2º Workshop de Compostos Bioativos & Qualidade de Alimentos, 2018, Santa Maria. Tecnologias emergentes para reaproveitamento de resíduos agroindustriais, 2018. v. 2. p. 99-99.

  • SONZA, E. ; SCHUSTER, F. P. W. ; SCHITTLER, L. . EFEITO DOS SANITIZANTES DIÓXIDO DE CLORO, DICLOROISOCIANURATO DE SÓDIO E HIPOCLORITO DE SÓDIO SOBRE A MICROBIOTA DE MESÓFILOS AERÓBIOS EM ALFACE Lactuca sativa. In: 7° Seminártio de ensino, pesquisa e extensão - CEO/UDESC, 2017, Chapecó. 7° Seminártio de ensino, pesquisa e extensão - CEO/UDESC, 2017.

  • ZAMBIAZI, E. T. ; VALDUGA, N. ; LIRA, M. C. V. ; CAVALHEIRO, D. ; SEHN, G. ; KEMPKA, A. P. ; SCHITTLER, L. . Atividade antimicrobiana de blends de ácidos orgânicos contra Salmonella Heidelberg em carne mecanicamente separada. In: 7° Seminártio de ensino, pesquisa e extensão - CEO/UDESC, 2017, Chapecó. 7° Seminártio de ensino, pesquisa e extensão - CEO/UDESC, 2017.

  • MARTINHAGO, J. V. ; SCHITTLER, L. ; KEMPKA, A. P. ; LUZ, C. . CONDIÇÕES PARA A PRODUÇÃO DE ENTEROCINAS. In: 7° Seminártio de ensino, pesquisa e extensão - CEO/UDESC, 2017, Chapecó. 7° Seminártio de ensino, pesquisa e extensão - CEO/UDESC, 2017.

  • LANDO, V. ; KEMPKA, A. P. ; VAZ, C. ; CAVALHEIRO, D. ; RIGO, E. ; SEHN, G. ; SCHITTLER, L. . BOLSISTA DE ENSINO PARA ATUAR NA PROMOÇÃO DE SEMINÁRIOS TÉCNICOS. In: 7° Seminártio de ensino, pesquisa e extensão - CEO/UDESC, 2017, Chapecó. 7° Seminártio de ensino, pesquisa e extensão - CEO/UDESC, 2017.

  • CHAVES, A. P. ; SCHITTLER, L. ; BEILKE, L. ; LIRA, M. C. V. ; OLIVEIRA, G. P. ; FREZZA, R. C. . Atividade antimicrobiana de ácido fosfórico e urucum contra Listeria monocytogenes em salsicha. In: IV Simpósio Internacional Ciência, Saúde e Território, 2017, Lages - SC. IV Simpósio Internacional Ciência, Saúde e Território, 2017.

  • TREVISO, R. R. ; ENDERLE, M. C. ; SCHITTLER, L. ; S.W . IDENTIFICAÇÃO MOLECULAR DE LISTERIA SPP E LISTERIA MONOCYTOGENES ISOLADOS DE SORVETES TIPO ITALIANO. In: Seminário de Iniciação Científica UDESC, 2016, Chapecó. Anais Seminário de Iniciação Científica UDESC, 2016.

  • SCHITTLER, L. ; S.W ; LANDO, V. ; DALMINA, E. M. . CARACTERÍSTICAS BIOLÓGICAS E TECNOLÓGICAS DE ENTEROCOCCUS FAECIUM ISOLADOS DE LEITE IN NATURA COMO CANDIDATOS A PROBIÓTICOS. In: 25° SIC UDESC, 2015, Cahepcó. 25° SIC UDESC, 2015.

  • SCHITTLER, L. ; TREVISO, R. R. ; ENDERLE, M. C. ; S.W . CONDIÇÕES HIGIÊNICOS-SANITÁRIAS DOS SORVETES TIPO ITALIANO COMERCIALIZADOS EM UM MUNICÍPIO DO OESTE DE SANTA CATARINA. In: 25° SIC UDESC, 2015, Chapecó. 25° SIC UDESC.

  • KRACIK, A. S. ; S.W ; CAVALHEIRO, D. ; SCHITTLER, L. . Condições Higiênico-sanitárias do sorvete expresso comercializado em uma cidade do oeste de Santa Catarina. In: III Workshop in Food Safety, 2014, Florianópolis. III Workshop in Food Safety, 2014.

  • RIBEIRO, J. C. W. ; KEMPKA, A. P. ; S.W ; SCHITTLER, L. . Enterococcus faecium produtor de enterocinas: Avaliação da atividade antagônica contra Listeria monocytogenes. In: III Workshop in Food Safety, 2014. III Workshop in Food Safety, 2014.

  • SCHITTLER, L. ; S.W ; BITTELBRUN, M. S. . Eficiência dos sanitizantes cloridrato de polihexametileno e cloreto de alquil dimetil benzil amônio na remoção de biofilmes formados por Listeria monocytogenes em superfícies de vidro e de aço inoxidável. In: XXIV Congresso Brasileiro Ciência e Tecnologia de Alimentos, 2014, Aracaju. Eficiência dos sanitizantes cloridrato de polihexametileno e cloreto de alquil dimetil benzil amônio na remoção de biofilmes formados por Listeria monocytogenes em superfícies de vidro e de aço inoxidável, 2014.

  • SCHITTLER, L. ; LANDO, V. ; SANTOS, P. ; S.W . Inibição de Listeria monocytogenes, Salmonella Enteritidis e Staphylococcus aureus pela ação bacteriocinogênica de Enterococcus faecium. In: XXIV Congresso Brasileiro Ciência e Tecnologia de Alimentos, 2014. XXIV Congresso Brasileiro Ciência e Tecnologia de Alimentos, 2014.

  • SCHITTLER, L. ; LANDO, V. ; S.W ; DALMINA, E. M. ; TREVISO, R. R. . Viabilidade do Enterococcus faecium como cultura probiótica e sua ação bacteriocinogênica sobre Listeria monocytogenes, Salmonella Enteretidis e Staphylococcus aureus pela ação bactericinogênica do Enterococcus faecium. In: 24° SIC UDESC, 2014. 24° SIC UDESC, 2014.

  • SCHITTLER, L. ; CAPELLO, C. ; SLAVIERO, P. ; FESTA, V. ; TECCHIO, F. . Eficiência de três desinfetantes comerciais bem como álcool 90° GL contra um pool de Listeria monocytogenes. In: I Congresso Sul Brasileiro de Engenharia de Alimentos, 2014, Pinhalzinho SC. I Congresso Sul Brasileiro de Engenharia de Alimentos, 2014.

  • SCHITTLER, L. ; MULLER, L. . Padronização do processo produtivo de bacon defumado e avaliação da qualidade sensorial do produto. In: I Congresso Sul Brasileiro de Engenharia de Alimentos, 2014, Pinhalzinho SC. I Congresso Sul Brasileiro de Engenharia de Alimentos, 2014.

  • SCHITTLER, L. ; CHAVES, A. P. ; CELLA, B. ; DACOREGGIO, M. V. ; INOCENTE, E. L. ; WOLOSYN, N. . Eficiência de três desinfetantes de uso doméstico bem como o álcool 70% contra Listeria monocytogenes produtora de biofilmes. In: I Congresso Sul Brasileiro de Engenharia de Alimentos, 2014. I Congresso Sul Brasileiro de Engenharia de Alimentos, 2014.

  • SCHITTLER, L. ; ENDERLE, M. C. ; BECKER, A. F. ; BONA, F. S. ; FELTES, G. ; LANDO, V. . Eficiência de três desinfetantes comerciais bem como Álcool 70 e 95% contra Listeria monocytogenes Scott A. In: I Congresso Sul Brasileiro em Engenharia de Alimentos, 2014, Pinhalzinho. I Congresso Sul Brasileiro em Engenharia de Alimentos, 2014.

  • SCHITTLER, L. ; S.W ; BETTA, F. D. ; BALDISSERA, A. C. ; WISNIEWSKI, I. ; NERO, L. A. . Enterococcus faecium com ativ idade bacteriocinogênica contra Listeria monocytogenes em leite in natura da região oeste de Santa Catarina: ocorrência e caracterização bioquímica e molecular. In: XXI CONGRESSO LATINOAMERICANO DE MICROBIOLOGIA (XXI ALAM), 2012, Santos -SP. XXI CONGRESSO LATINOAMERICANO DE MICROBIOLOGIA (XXI ALAM), 2012.

  • SCHITTLER, L. ; BAGATINI, L. ; MODES, S. J. . Avaliação das condições higiênico-sanitárias de unidades fornecedoras de alimentação no oeste de Santa Catarina. In: 24 Congresso Brasileiro de Microbiologia, 2007, Brasília. 24 Congresso Barsileiro de Microbiologia, 2007. v. 1.

  • BAGATINI, L. ; MODES, S. J. ; SCHITTLER, L. . Avaliação da qualidade microbiológica dos alimentos comercializados nos restaurantes e lanchonetes durante a realização de uma feira agropecuária no RS. In: 24 Congresso Brasileiro de Microbiologia, 2007, Brasília. 24 Congresso Brasileiro de Microbiologia, 2007.

  • SCHITTLER, L. ; TONDO, E. ; S.W . Ocorrência e caracterização molecular por RAPD de Listeria monocytogenes e Listeria innocua isoladas em um frigorífico-matadouro de suínos no Rio Grande do Sul. In: XXIII Congresso Brasileiro de Microbiologia, 2005, Santos -SP. XXIII Congresso Brasileiro de Microbiologia, 2005.

  • SCHITTLER, L. ; S.W ; CARRO, S. ; LOPES, G. ; PIMENTA, K. ; SOARES, G. J. D. . Inibição de Listeria monocytogenes por Pediococcus acidilactici bacteriocinogênico em queijos tipo Minas Frescal. In: XXIII Congresso Brasileiro de Microbiologia, 2005, Santos -SP. XXIII Congresso Brasileiro de Microbiologia, 2005.

  • SCHITTLER, L. ; HERMANNS, G. ; PREICHARDT, L. D. ; SCHACHT, M. ; PIENIZ, V. . Avaliação da qualidade microbiológica do leite pasteurizado integral produzido e comercializado na Região Noroeste do RS. In: XIII Seminário de Iniciação Científica da UNIJUÍ, 2005, Santa Rosa. III Seminário de Iniciação Científica da UNIJUÍ, 2005.

  • SCHITTLER, L. ; HERMANNS, G. ; PREICHARDT, L. D. ; SCHACHT, M. ; PIENIZ, V. . Avaliação microbiológica de lingüiças mistas defumadas produzidas e comercializadas na Região das Missões. In: XIII Seminário de Iniciação Ciêntífica da UNIJUÍ, 2005, Santa Rosa. XIII Seminário de Iniciação Ciêntífica da UNIJUÍ, 2005.

  • SCHITTLER, L. ; PAGNO.C ; TONDO, E. ; S.W . Controle de Listeria monocytogenes pelo mapeamento de pontos críticos em um frigorífico-matadouro de suínos. In: IX Jornada de Pesquisa da UNIJUÍ, 2004, Santa Rosa. IX Jornada de Pesquisa da UNIJUÍ. IJUÍ: UNIJUÍ, 2004. v. 01.

  • SCHITTLER, L. ; PAGNO.C ; WELTER, F. S. ; HERMANNS, G. ; CUNHA, M. F. ; SCHLEY, V. L. ; ZDANSKI, S. F. R. . Avaliação das Condições Higiênico sanitárias dos pontos de alimentação de uma feira no RS. In: IX Jornada de Pesquisa da UNIJUÍ, 2004, Santa Rosa. IX Jornada de Pesquisa da UNIJUÍ. Ijuí: UNIJUÍ, 2004. v. 01.

  • SCHITTLER, L. ; FIORENTINI, A. M. ; SCHAEFER, C. M. . Avaliação da qualidade de leite in natura produzido na Região de Santa Rosa. In: X seminário de Iniciação Científica, 2002, Santa Rosa. Livro de Resumos X seminário de Iniciação Científica. Ijuí: UNIJUI, 2002. p. 340-340.

  • SCHITTLER, L. ; KLAJN, V. M. ; SERRO, A. ; FIORENTINI, A. M. ; POLICENA,J.C . Avaliação de diferentes métodos para determinação do teor de umidade em Queijo Colonial. In: VII Jornada de Pesquisa da UNIJUÍ, 2002, Santa Rosa. Livro de resumo VII Jornada de Pesquisa da UNIJUÍ. Ijuí: UNIJUÍ, 2002. p. 246-246.

  • SCHITTLER, L. ; TONDO, E. ; S.W ; BROD, F. A. . Identificação de fontes de contaminação por Listeria spp. na linha de abate de suínos em um frigorífico de Santa Rosa. In: VII Jornada de Pesquisa da UNIJUÍ, 2002, Santa Rosa. Livro de Resumo VII Jornada de Pesquisa da UNIJUÍ. Ijuí: UNIJUÍ, 2002.

  • SCHITTLER, L. ; RIEGER, A. ; SERRO, A. ; MORONI, A. ; TONDO, E. ; VICENZI, R. ; BELLE, T. ; KLAJN, V. M. ; FIORENTINI, A. M. . Avaliação da Incidência de Listeria monocytogenes em Queijos Coloniais. In: XXI Congresso Brasileiro de Microbiologia, 2001, Foz Iguaçu. XXI Congresso Brasileiro de Microbiologia - Livro de Resumo. Rio de Janeiro: Armazem das Letras Gráfica e Editora LTDA, 2001. v. Único. p. 390.

  • SCHITTLER, L. ; S.W ; BITTELBRUN, M. S. . Eficiência dos sanitizantes cloridrato de polihexametileno e cloreto de alquil dimetil benzil amônio na remoção de biofilmes formados por Listeria monocytogenes em superfícies de vidro e de aço inoxidável. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SCHITTLER, L. ; SANTOS, P. ; LANDO, V. . Inibição de Listeria monocytogenes, Salmonella Enteritidis e Staphylococcus aureus pela ação bacteriocinogênica de Enterococcus faecium. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SCHITTLER, L. . Contaminação Microbiológica em alimentos. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).

Outras produções

SCHITTLER, L. . Palestra Relatos de experiências profissionias com acadêmicos do curso de Química Ind. de Alimentos. 2007.

SCHITTLER, L. . Palestra "Boas Práticas no Processamento de Alimentos"no curso de processamento de Frutas e Hortaliças. 2005.

SCHITTLER, L. . Boas Práticas de Fabricação na Indústria de derivados de leite. 2005.

SCHITTLER, L. . Microbiologia de Alimentos e Boas Práticas de Fabricação no curso de Processamento de Gelados Comestíveis. 2005.

SCHITTLER, L. . Microbiologia de alimentos e Boas Práticas de Fabricação no curso de Processamento de Gelados Comestíveis. 2005.

SCHITTLER, L. . Boas Práticas de Fabricação na Indústria de produtos carneos. 2005.

SCHITTLER, L. . Microbiologia de alimentos e Boas Práticas de Fabricação no curso de Cortes de Carne suína. 2005.

SCHITTLER, L. . Palestra Listeria monocytogenes x Indústria de alimentos. 2005.

SCHITTLER, L. . Palestra Importância do controle de Listeria monocytogenes em matadouro - frigorífico. 2005.

SCHITTLER, L. ; HERMANNS, G. . Oficina Higienização de Alimentos e Equipamentos no Preparo de refeições coletivas. 2004.

SCHITTLER, L. . Minicurso: Métodos microbiológicos para identificação de Listeria spp.. 2004.

SCHITTLER, L. ; FIORENTINI, A. M. . Curso de identificação de Salmonella em Alimentos. 2001.

SCHITTLER, L. . Mini-curso Aplicação do Sistema APPCC na Ind. de alimentos. 2000.

SCHITTLER, L. . Treinamento da importância da higienização dos alimentos. 1997.

SCHITTLER, L. . Curso de Análise Microbiológica em Alimentos. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

SCHITTLER, L. . Curso de capacitação docente em Biologia: Atividades Práticas e demonstrativas como ferramentas pedagógicas. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

Projetos de pesquisa

  • 2023 - Atual

    Co-encapsulação de compostos bioativos em matriz biopolimérica e aplicação em alimento, Descrição: A procura por alimentos funcionais como probióticos e bioativos quefornecem benefícios a saúde vem crescendo nos últimos anos. Dentre eles destacam-seo aminoácido ácido gama-aminobutírico (GABA), composto bioativo, que previnedoenças como ansiedade, epilepsia e a insônia. O presente estudo tem como objetivoavaliar a eficiência de diferentes concentrações e métodos de encasulamento doprobiótico Enterococcus faecim E297 e ácido gama-aminobutírico (GABA). A partir daidentificação do método de melhor eficiência, será aplicado em matriz alimentar, sendocaracterizada a estabilidade do probiótico e do GABA, bem como a sobrevivência doprobiótico em sistema gastrointestinal in vitro. Para isso, o E. faecium E297 e o GABAserão encapsulados nas concentrações de ~1010 UFC.mL-1 e 500 mg/mL,respectivamente, pelos métodos de emulsão dupla e extrusão, utilizando como materialde parede proteínas do soro do leite. A eficiência de encapsulamento será avaliadaatravés da quantificação da cultura probiótica bem como do GABA. Além disso, asestruturas dos encapsulados (emulsão e extrusão) através da microscopia óptica,microscopia eletrônica de varredura, análise de tamanho de partícula e potencial zeta.Será utilizado o método de encapsulamento que obtiver maior taxa de viabilidade dacultura probiótica e do GABA na matriz alimentar. Na matriz alimentar será avaliado aestabilidade do probiótico e do GABA em 6 e 25 C por 0, 3, 15 e 30 dias dearmazenamento bem como a sobrevivência do E. faecium E297 ao sistemagastrointestinal simulado in vitro. Por fim, os dados obtidos no estudo serãosubmetidos a análise estatística utilizando a Análise de Variância (ANOVA) e TesteTukey com p<0,05.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (2) . , Integrantes: Liziane Schittler Moroni - Coordenador / Aniela Pinto Kempka - Integrante / BAGATINI, LUCÍOLA - Integrante.

  • 2016 - 2023

    Atividade antimicrobiana de compostos naturais contra micro-organismos patogênicos de importância em saúde pública e suas aplicações em alimentos., Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Liziane Schittler Moroni - Coordenador / Wladimir Padilha da Silva - Integrante / Lucíola Bagatini - Integrante / Aniela Pinto Kempka - Integrante / Ana Paula Chaves - Integrante / Maria Carolina Vilarino Lira - Integrante / Eliza Sonza - Integrante / Natalia Valduga - Integrante / Eliziane Tais Zambiazi - Integrante / Ivan de Marco - Integrante.

  • 2016 - Atual

    Subprodutos e resíduos proteicos oriundos de agroindústrias do oeste catarinense como fontes de compostos com propriedades antioxidantes, antimicrobianas e funcionais, Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (2) . , Integrantes: Liziane Schittler Moroni - Integrante / Lucíola Bagatini - Integrante / Aniela Pinto Kempka - Coordenador / Rosa Cristina Prestes Dornelles - Integrante / Ivo Mottin Demiate - Integrante / Everton Skoronski - Integrante.

  • 2015 - Atual

    ESTUDO DAS CONDIÇÕES HIGIÊNICO - SANITÁRIAS DOS SORVETES COMERCIALIZADOS EM UMA CIDADE DO OESTE DE SANTA CATARINA/SC, Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Liziane Schittler Moroni - Coordenador / Wladimir Padilha da Silva - Integrante / Lucíola Bagatini - Integrante / Aniela Pinto Kempka - Integrante / Rafaeli Remussi Treviso - Integrante / Mirian Cristina Enderle - Integrante.

  • 2011 - Atual

    Desenvolvimento de Frozen Yogurt de leite de soja com adição de culturas de probióticas e prebióticos., Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Liziane Schittler Moroni - Coordenador / Gilmar de Almeida Gomes - Integrante / Weber Robazza - Integrante / Julia Carolina Wurzel Ribeiro - Integrante.

  • 2009 - 2012

    ISOLAMENTO E CARACTERIZAÇÃO MOLECULAR DE BACTÉRIAS ÁCIDO LÁCTICAS BACTERIOCINOGÊNICAS EM LEITE BOVINO IN NATURA, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Liziane Schittler Moroni - Coordenador.

  • 2003 - 2005

    Controle de Listeria monocytogenes pelo mapeamento dos Pontos Críticos em um frigorífico-matadouro de suínos, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Liziane Schittler Moroni - Coordenador.

Prêmios

2017

Menção Honrosa no 27° Seminário de Iniciação Científica para o trabalho intitulado Condições para a produção de enterocinas, CEO/UDESC Direção de Pesquisa e Pós Graduação.

2017

Menção Honrosa no 27° Seminário de Iniciação Científica categoria de apresentador do Projeto de Ensino intitulado ?BOLSISTA DE ENSINO PARA ATUAR NA PROMOÇÃO DE SEMINÁRIOS TÉCNICOS.?, CEO/UDESC Direção de Pesquisa e Pós Graduação.

2017

Menção Honrosa no 27° Seminário de Iniciação Científica categoria de apresentador do trabalho intitulado Atividade antimicrobiana de blends de ácidos orgânicos contra Salmonella Heidelberg em CMS, CEO/UDESC Direção de Pesquisa e Pós Graduação.

2016

Menção Honrosa no 26° Seminário de Iniciação Científica para o trabalho intitulado ANTIMICROBIANOS NATAMICINA E BIOMAX D® NO CONTROLE DO DESENVOLVIMENTO DE FUNGOS EM SALAME DEFUMADO, CEO/UDESC Direção de Pesquisa e Pós Graduação.

2015

Menção Honrosa 25° Seminário de Iniciação Científica, Universidade do Estado De Santa Catarina.

2014

Menção Honrosa, XXIV Congresso Brasileiro de Ciência e Tecnologia de Alimentos.

2012

Menção Honrosa 22° Seminário de iniciação cinetífica, Universidade do estado de Santa Catarina.

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Universidade do Estado de Santa Catarina, CEO. , Beloni Trombeta Zanin, 680-E, Santo Antonio, 89801070 - Chapecó, SC - Brasil, Telefone: (49) 20499596, URL da Homepage:

Experiência profissional

2006 - Atual

Universidade do Estado de Santa Catarina

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor assistente, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

  • 05/2006

    Outras atividades técnico-científicas , CEO, CEO.,Atividade realizada, Coordenadora do laboratório de Microbiologia do Curso de Eng. de Alimentos.

  • 04/2006

    Ensino, Engenharia de Alimentos, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Higiene, Legislação e Segurança Alimentar, Microbiologia de Alimentos, Microbiologia Geral

  • 04/2020 - 02/2022

    Direção e administração, Centro de Educação Superior do Oeste.,Cargo ou função, Direção de Extensão.

  • 05/2015 - 05/2018

    Conselhos, Comissões e Consultoria, CEO.,Cargo ou função, Representa eleito CONSUNI.

  • 01/2014 - 01/2016

    Direção e administração, CEO.,Cargo ou função, Coordenadora do Curso de Especialização em Ciência e Tecnologia de Alimentos 2° Edição.

  • 09/2009 - 03/2011

    Direção e administração, CEO.,Cargo ou função, Chefe do Departamento de Engenharia de Alimentos.

  • 04/2008 - 04/2010

    Extensão universitária , CEO.,Atividade de extensão realizada, Representante da área temática Produção e Tecnologia.

  • 10/2007 - 10/2009

    Conselhos, Comissões e Consultoria, CEO.,Cargo ou função, Membro do Conselho do Centro de Educação Superior do Oeste/ CONCEO.

  • 06/2007 - 06/2009

    Direção e administração, CEO.,Cargo ou função, Sub - Chefe do Departamento de Engenharia de Alimentos.

  • 11/2007 - 11/2008

    Conselhos, Comissões e Consultoria, CEO.,Cargo ou função, Membro do Comitê de Apoio ao Ensino do Centro de Educacão Superior do Oeste /CEO.

  • 08/2007 - 10/2008

    Conselhos, Comissões e Consultoria, CEO.,Cargo ou função, Comissão de Elaboração do Projeto de Reconhecimento do Curso de Eng. de Alimentos do CEO.

  • 08/2007 - 12/2007

    Extensão universitária , CEO.,Atividade de extensão realizada, Cooredenora do Programa de extensão: Produção de alimentos seguro na região Oeste de Sta Catarina que era composto por dois projetos e um curso..

2001 - 2006

Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul

Vínculo: Funcionária, Enquadramento Funcional: Técnica, Carga horária: 40

1999 - 2000

Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul

Vínculo: Funcionária, Enquadramento Funcional: Assistente de laboratório, Carga horária: 40

1995 - 1998

Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul

Vínculo: Funcionária, Enquadramento Funcional: Auxiliar de laboratório, Carga horária: 20

1994 - 1995

Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul

Vínculo: Bolsista CIEE, Enquadramento Funcional: Auxiliar de laboratório, Carga horária: 20

Outras informações:
- Auxílio nas execuções de análises microbiológicas e físico-químicas em alimentos

Atividades

  • 01/2005 - 03/2006

    Serviços técnicos especializados , Polo de Modernização Tecnológico.,Serviço realizado, Responsável Técnica pelos laboratórios de físico-química e microbiologia de Alimentos da UNIJUÍ.

  • 01/2005 - 03/2006

    Serviços técnicos especializados , Polo de Modernização Tecnológico.,Serviço realizado, Representante do laboratório de físico-química no programa interlaboratorial do CIENTEC.

  • 09/1995 - 03/2006

    Serviços técnicos especializados , Polo de Modernização Tecnológico.,Serviço realizado, Análises fisico-químicas e microbiológicas em água e alimentos.

  • 03/1998 - 12/1998

    Outras atividades técnico-científicas , DBQ, DBQ.,Atividade realizada, Monitora de microbiologia.

2001 - 2006

Colégio Franciscano Santa Rosa de Lima

Vínculo: professor, Enquadramento Funcional: Professor ensino médio, Carga horária: 6

2001 - 2006

Colégio Franciscano Santa Rosa de Lima

Vínculo: Contratada, Enquadramento Funcional: Professora de ensino médio, Carga horária: 10

1997 - 1997

Colégio Franciscano Santa Rosa de Lima

Vínculo: Laboratorista, Enquadramento Funcional: Auxiliar de laboratório, Carga horária: 2

1997 - 1997

Colégio Franciscano Santa Rosa de Lima

Vínculo: Contratada, Enquadramento Funcional: Auxiliar de aulas práticas, Carga horária: 2

Atividades

  • 02/2005 - 03/2006

    Ensino,,Disciplinas ministradas, Controle de Qualidade, Microbiologia, Orientação de estágio, Tecnologia de leite e derivados

  • 02/2001 - 11/2004

    Ensino,,Disciplinas ministradas, Controle de Qualidade, Microbiologia, Orientação de estágio, Tecnologia de leite e derivados

  • 08/2001 - 03/2003

    Direção e administração, .,Cargo ou função, Coordenadora do Curso Técnico de Alimentos - Área da Indústria.

  • 05/1997 - 09/1997

    Outras atividades técnico-científicas , Liminha, Liminha.,Atividade realizada, Preparo de materiais para aulas práticas de bioquímica,bromatologia e microbiologia.

2003 - 2004

Cooperativa Serrana

Vínculo: Pesquisa, Enquadramento Funcional: Pesquisa, Carga horária: 1

1997 - 1997

Frigorífico Prenda S/A

Vínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 30

Atividades

  • 01/1997 - 01/1997

    Estágios , Prenda S/A.,Estágio realizado, Processamento de produtos curados: salame italiano e copa.

1998 - 1998

Indústria Elegê Alimentos

Vínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 40

Outras informações:
Este estágio na Elegê Alimentos/Unidade de Três de Maio-RS

Atividades

  • 07/1998 - 07/1998

    Estágios , Elegê.,Estágio realizado, Laboratório de controle de qualidade de queijo mussarela.

2001 - 2002

Laticínios Serro Azul Ltda

Vínculo: Contrato de trabalho, Enquadramento Funcional: Química responsável, Carga horária: 2

Atividades

  • 07/2001 - 12/2001

    Serviços técnicos especializados , Alvorecer.,Serviço realizado, Responsável pelo controle de qualidade da empresa.

1998 - 1998

Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Vínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 40

1997 - 1997

Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Vínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 40

Atividades

  • 01/1998 - 02/1998

    Estágios , Instituto de Ciência e Tecnologia dos Alimentos.,Estágio realizado, Laboratório de biotecnologia, acompanhando a identificação molecular de Staphylococcus aureus.

  • 07/1997 - 07/1997

    Estágios , Instituto de Ciência e Tecnologia dos Alimentos.,Estágio realizado, Laboratório de microbiologia de alimentos, acompanhando as análise de rotina.