Marcela Carneiro de Lima
Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação
Informações coletadas do Lattes em 15/07/2025
Acadêmico
Formação acadêmica
Especialização em andamento em Pós-Graduação Lato Sensu Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem
2020 - Atual
Especialização em ENSINO DE HISTÓRIA DA ÁFRICA
2022 - 2023
Colégio Pedro II
Título: A LITERATURA INFANTIL NEGRA COMO INSTRUMENTO DE RESGATE DA IDENTIDADE RACIAL
Orientador: CAMILA MACHADO DE LIMA
Graduação em Pedagogia
2015 - 2020
Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro
Título: ENCONTROS E DESENCONTROS DA RESSOCIALIZAÇÃO DO ADOLESCENTE EM CONFLITO COM A LEI EM CUMPRIMENTO DA MEDIDA SOCIOEDUCATIVA DE LIBERDADE ASSISTIDA NO MUNICÍPIO DE CAMPOS DOS GOYTACAZES
Orientador: RENATA MALDONADO DA SILVA
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Graduação interrompida em 2015 em Matemática
2013 - Atual
Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro
Ano de interrupção: 2015
Curso técnico/profissionalizante em Técnico em Administração
2009 - 2012
Formação complementar
2024 - 2024
CERTIFICAÇÃO COMPLEMENTAR EM PSICOLOGIA, EDUCAÇÃO E REALIZAÇÃO PROFISSIONAL. (Carga horária: 10h). , Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS, Brasil.
2021 - 2021
Extensão universitária em CURSO DE EXTENSÃO EM GESTÃO DA ESCOLA NA CONTEMPORANEIDADE. (Carga horária: 10h). , Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS, Brasil.
2021 - 2021
Competências Socioemocionaispara Educadores. (Carga horária: 30h). , FireWorks Education, TONIA CASARIN, Brasil.
2017 - 2017
Extensão universitária em Produção textual na universidade: práticas laboratoriais. (Carga horária: 40h). , Universidade Federal Fluminense, UFF, Brasil.
2016 - 2016
Pedagogia Empresarial. (Carga horária: 40h). , Portal educação, PORTAL EDUCAÇÃO, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.
Organização de eventos
LIMA, M. C. . Presidente da XVII Semana acadêmica de Pedagogia; Pedagogia Fora da Caixa: Olhares Alternativos sobre a Educação. 2017. (Outro).
Participação em eventos
VIII Congresso Fluminense de Iniciação Científica e Tecnológica. As Desigualdades Educacionais e a Liberdade de Escolha dos Estudantes de Licenciatura em Pedagogia da UENF. 2016. (Congresso).
As politicas públicas educacionais como instrumento de transformação da sociedade. 2015. (Oficina).
Brincando e encantando: Confecção de brinquedos pedagógicos para deficientes visuais. 2015. (Oficina).
Mediação de conflitos no ambiente escolar: A teoria na prática. 2015. (Seminário).
Primeiros Socorros: Um auxilio no cotidiano escolar. 2015. (Oficina).
VII Semana acadêmica da UENF/ XV Semana Acadêmica da Pedagogia. 2015. (Outra).
Produções bibliográficas
-
LIMA, M. C. ; ANDRE, B. P. ; Alves Eri . Inclusão e comunicação de alunos com deficiência auditiva na UENF. Revista Philologus, p. 831 - 840, 09 set. 2017.
-
ANDRE, B. P. ; LIMA, M. C. ; ALVES, E. L. S. . Inclusão e Comunicação de Alunos com Deficiência Auditiva na UENF. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
LIMA, M. C. . As Desigualdades Educacionais e a Liberdade de Escolha dos Estudantes de Licenciatura em Pedagogia da UENF. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
LIMA, M. C. . Uma reflexão sobre o ensino da Matemática. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).
Projetos de pesquisa
-
2015 - 2016
As Desigualdades Educacionais e a Liberdade de Escolha dos Estudantes de Licenciatura em Pedagogia da UENF, Descrição: Projeto de Iniciação Científica (IC) com apresentação de trabalho em forma de banner no VIII Congresso Fluminense de Iniciação Científica e Tecnológica (CONFICT), intitulado As Desigualdades Educacionais e a Liberdade de Escolha dos Estudantes de Licenciatura em Pedagogia da UENF. O projeto teve como objetivo inicial observar e mensurar a liberdade de escolha dos estudantes do curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF). A pesquisa foi inspirada no conceito de Capability desenvolvido na obra "Desenvolvimento como liberdade do economista e prêmio Nobel de Economia (1988) Amartya Sen. Em tradução livre, define-se Capability como índice de liberdade de escolha. Para Sen, à medida que um indivíduo amplia seu conhecimento tradicional/ formal, ele também amplia sua liberdade de escolhas substanciais, tais como: casar, não casar; ter filhos, ou não ter; cursar o nível superior, ou parar no Ensino Médio; e etc. A inserção do referido conceito no campo da educação teve como propósito inferir se os alunos do curso de Licenciatura em Pedagogia da instituição supracitada dispuseram ou não de liberdade de escolha na definição ou preferência de seus curso de graduação. A justificativa do projeto de IC teve como hipótese o desinteresse, o baixo desempenho acadêmico dos alunos, a evasão e o abandono do curso de graduação após os primeiros períodos.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Marcela Carneiro de Lima - Coordenador / Mylene Nogueira Teixeira - Integrante., Financiador(es): Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro - Bolsa., Número de produções C, T & A: 1
Histórico profissional
Experiência profissional
2015 - 2016
Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy RibeiroVínculo: , Enquadramento Funcional:
2024 - Atual
Espaço CRIAVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: PROFESSORA ASSISTENTE DE EDUCAÇÃO INFANTIL, Carga horária: 40
2022 - 2024
TRUPE MONTESSORIVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Instrutora Montessori, Carga horária: 40
2022 - 2022
CIRCULO DE AMIGOS DO MENINO PATRULHEIRO-CAMP MANGUEIRAVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: PROFESSOR PRÁTICO NO ENSINO PROFISSIONALIZANT, Carga horária: 20
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Marcela Carneiro de Lima e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?