Maria Helena Michels

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC (1991), mestrado em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC (2000), doutorado em Educação: História, Política, Sociedade pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC/SP (2004) e Pós-doutorado pela Universid de Playa Ancha - UPLA (Chile). Atualmente é professor Titular da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), atuando no Departamento de Estudos Especializado em Educação (EED), no Centro de Ciências da Educação. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Especial, atuando principalmente nos seguintes temas: educação especial, política educacional, formação de professores, educação inclusiva e educação. Participa do Grupo de Estudos em Política Educacional e Trabalho (GEPETO) e coordena o Grupo de Estudos em Educação Especial (GEEP).

Informações coletadas do Lattes em 24/10/2025

Acadêmico

Formação acadêmica

Doutorado em Educação: História, Política, Sociedade

2000 - 2004

Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Título: A formação de professores da educação especial na UFSC (1988-2001): ambigüidades estruturais e a reiteração do modelo médico-psicológico
José Geraldo Silveira Bueno. Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil. Palavras-chave: Curso de Pedagogia; Educação especial; Formação de Professores.Grande área: Ciências HumanasSetores de atividade: Formação Permanente e Outras Atividades de Ensino, Inclusive Educação À Distância e Educação Especial.

Mestrado em Educação

1998 - 2000

Universidade Federal de Santa Catarina
Título: Caminhos da Exclusão: o portador de necessidades especial na política educacional nos anos 90, Ano de Obtenção: 2000
Olinda Evangelista.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Políticas Públicas; Educação especial; Portadores de Necessidades Especiais.Grande área: Ciências HumanasSetores de atividade: Formação Permanente e Outras Atividades de Ensino, Inclusive Educação À Distância e Educação Especial.

Especialização em Políticas Públicas

1997 - 1998

Universidade do Estado de Santa Catarina
Título: As políticas neoliberais e suas implicações na Educação Especial em Santa catrina
Orientador: Olinda Evangelista

Graduação em Pedagogia

1987 - 1991

Universidade Federal de Santa Catarina

Pós-doutorado

2018 - 2018

Pós-Doutorado. , Universidad de Playa Ancha, UPLA, Chile. , Grande área: Ciências Humanas

Formação complementar

1991 - 1992

Extensão universitária em Pedagogia. (Carga horária: 1408h). , Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Tópicos Específicos de Educação/Especialidade: Educação Especial.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Formação de professores.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Política educacional.

Organização de eventos

MICHELS, M. H. ; CARNEIRO, M. S. C. ; LEHMKUHL, M. S. . Congresso Catarinense de Educação Especial. 2019. (Congresso).

MICHELS, M. H. . Coordenação de eixo temático CCEE. 2019. (Outro).

MICHELS, M. H. ; MELETTI, S.M.F. . III Encontro interinstitucional de pesquisa: políticas públicas e escolarização. 2013. (Outro).

MICHELS, M. H. . Coordenação do GT 15 Educação Especial ANPED. 2013. (Outro).

MICHELS, M. H. . Coordenação de Painel III Enconro Interinstitucional de pesquisa. 2013. (Outro).

MICHELS, M. H. . Gestão democrática na escola Pública. 2013. (Outro).

MICHELS, M. H. . Reunião dos Coordenadores de GTs da ANPED. 2012. (Outro).

MICHELS, M. H. . Coordenadora do GT 15 Educação especial ANPED. 2012. (Outro).

MICHELS, M. H. . Coordenadora Gt 15 Educação Especial ANPED. 2012. (Outro).

MICHELS, M. H. . Coordenador de estande11a SEPEX Semana de ensino, pesquisa e extensão da UFSC. 2012. (Outro).

MICHELS, M. H. . Debatedora/coordenadora do Trabalho Encomendado GT 15 Educação Especial ANPED. 2012. (Outro).

MICHELS, M. H. . Vice coordenadora GT 15 Educação Especial ANPED. 2011. (Outro).

MICHELS, M. H. . Seminário sobre trabalho docente na educação básica em Santa Catarina. 2011. (Outro).

MICHELS, M. H. . Coordenação de sessão especial 34a Reunião Anual da ANPED. 2011. (Outro).

MICHELS, M. H. . Debatedora/coordenadora do Trabalho encomendado GT 15 Educação especial 34a Reunião Anual da ANPED. 2011. (Outro).

MICHELS, M. H. . Coordenação de sessão de comunicação VI Seminário Nacional de Pesquisa em Educação Especial. 2011. (Outro).

MICHELS, M. H. . Vice coordenadora do |GT 15-Educação Especial - ANPED. 2010. (Outro).

MICHELS, M. H. . II Semana de integração CFH e Curso de Pedagoia. 2006. (Outro).

MICHELS, M. H. ; EVANGELISTA, O. . I Encontro dos Coordenadores dos Cursos de Pedagogia das Universidades Publicas. 2006. (Outro).

MICHELS, M. H. . Coordenadora do IIo Seminário interinstitucional FCEE. 1997. (Outro).

Participação em eventos

39a ANPED. 2019. (Outra).

Congresso Catarinense de Educação Especial. Formação de Professores em Educação Especial. 2019. (Congresso).

Congresso Catarinense de Educação Especial. Corrdenadora e Membro do Comite Científico. 2019. (Congresso).

Congresso Catarinense de Educação Especial. Formação de professores para a Educação Especial. 2019. (Congresso).

IV Encontro Interinstitucional de Pesquisa: Polítias públicas e escolarização de alunos com deficiência.Polítias públicas e escolarização de alunos com deficiência. 2014. (Encontro).

35a Reunião Anual da ANPED.Trabalho docente e Educação Especial. 2012. (Outra).

II Encontro Interinstitucional de pesquisa: políticas públicas e escolarização de alunos com deficiência.Escolarização de alunos com deficiência e formação docente. 2012. (Encontro).

XI ANPED Centro-Oeste. 2012. (Encontro).

34a Reunião Anual da ANPEd.Educação Infantil e ensino fundamental: infância, diferença e alteridade. 2011. (Outra).

34a Reunião Anual da ANPEd.Trabalho encomendado: Os 20 anos do GT de educação especial: gênese, trajetória e consolidação. 2011. (Outra).

34a Reunião Anual da ANPED.Vice coordenação do GT 15. 2011. (Outra).

Congresso de Educaçõ básica: aprendizagem em contexto. Conhecer os Serviços da Educação Especial do Estado de Santa Catarina: Uma Política em Análise.?. 2011. (Congresso).

IV Seminário Internacional "A escola como objeto de estudo: escola, desigualdade, divdiversidades. 2011. (Seminário).

VI Seminário Nacional de Pesquisa em Educação Especial: práticaspedagógicas na Educação Especial.IMPLICAÇÕES DA DIVERSIFICAÇÃO NA DINÂMICA DAS SALAS MULTIMEIOS NA REDE MUNICIPAL DE FLORIANÓPOLIS: O CARÁTER CONSERVADOR DA PERSPECTIVA INCLUSIVA NA EDUCAÇÃO ESPECIAL. 2011. (Seminário).

33a Reunião Anual da ANPED. 2010. (Outra).

VIII Encontro de Pesquisa em Educação da Região Sul - ANPED Sul.A Articulação entre o serviço especializado e a classe comum: a organização curricular frente a um modelo inclusivo. 2010. (Encontro).

V Seminário Nacional de Pesquisa em Educação Especial.Educação Especial e políticas globais locais: contornos da profissionalidade docente. 2009. (Seminário).

IV Colóquio Luso-Brasileiro sobre questões curriculares. Política de educação inlcusiva e estratégias curriculares: paradoxos frente à educação básica. 2008. (Congresso).

IV Seminário Nacional de Pesquisa em Educação Especial.Paradoxos da formação docente na Política de educação inclusiva: a perspectiva clínica como sustentação do trabalho escolar. 2008. (Seminário).

Programa de Formação Continuada: A aula como acontecimento. 2008. (Outra).

Programa de formação continuada: feminismos pós-estruturalistas: teorias e crítica. 2008. (Outra).

Programa de formação continuada: Vulnerabilidade e resiliência envolvidoas em conflito na escola. 2008. (Outra).

VII Seminário de Pesquisa em Educação da Região Sul.Políticas municipais de Educação inclusiva: um estudo de municípios catarinenses. 2008. (Seminário).

30a Reunião Anual da ANPED.A organização da rede municipal de ensino de Florianópolis numa perspectiva inclusiva. 2007. (Outra).

3o Seminário Nacional Estado e Políticas Sociais no Brasil.A formação de Professores e a política de inclusão escolar em municípios catarinenses. 2007. (Seminário).

6a Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão.Ações e estratégias das redes de Ensino de Santa Catarina frente à política de inclusão. 2007. (Outra).

6a Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão.A perspectiva inlcusiva na rede municipal de ensino de Florianópolis: conceitos, concepções e formas organizativas. 2007. (Outra).

Curso: A linguagem audiovisual e o uso das mídias na educação presencial e a distância. 2007. (Outra).

II Encontro dos Coordenadores de Curso de Pedagogia das Universidades Públicas brasileiras.Curso de Pedagogia UFSC: reforma curricular. 2007. (Encontro).

III Mostra CED de Ensino, Pesquisa e Extensão.Ações e estratégias nas redes de ensino de Santa Catarina frente à política de inclusão. 2007. (Outra).

III Mostra CED de Ensino, Pesquisa e Extensão.A perspectiva inclusiva nna rede municipal de ensino de Florianópolis: conceitos, concepções e formas organizativas. 2007. (Outra).

V Jornadas de Investigacion en Educacion.Políticas Municiapsi de educação inlcusiva: um estudo das formas organizativas do trabalho pedagógico no Brasil. 2007. (Outra).

29 Reuniao Anual da ANPED. 2006. (Encontro).

Curso: Formação de professores Avaliação em questão. 2006. (Outra).

I Encontro dos coordenadores dos cursos de Pedagogia das Universidades Públicas Brasileiras.I Encontro dos coordenadores dos cursos de Pedagogia das Universidades Públicas Brasileira. 2006. (Encontro).

Seminário de integração CFH e curso de pedagogia.Inclusão/exclusão de pessoas com necessidades especias. 2006. (Seminário).

VI ANPED Sul.VI ANPEdSUL. 2006. (Seminário).

28a ANPED Minicurso: Caminhos para a pesquisa em sociologia da educação a partir de fontes estatísticas. 2005. (Outra).

28a Reunião Anual da ANPEd: 40 anos de Pós-Graduação em Educação no Brasil. 28a Reunião Anual da Anped: 40 anos de Pós-Graduação emEducação no Brasil. 2005. (Congresso).

II Congresso Brasileiro de Educação Especial. 2005. (Congresso).

II Seminario Interno de Pesquisa em Educacao.II Seminário Interno de Pesquisa em Educação. 2005. (Seminário).

IV Jornadas de Investigación en Educación: Nuevas configuraciones sociales y educación: sujetos, instituciones y practicas.IV Jornadas de Investigación en Educación. 2005. (Outra).

Seminário formação de professores: história, políticas e práticas.Seminário Formação de professores: história, políticas e práticas. 2005. (Seminário).

1o Seminário de Pesquisa em Educação.I Seminário de Pesquisa em Educação. 2004. (Seminário).

27a Reunião anual da ANPED. 27a Reunião Anual da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação. 2004. (Congresso).

XII ENDIPE.XII Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino. 2004. (Encontro).

26a Reunião Anual da ANPED. 26a Reunião Anual da ANPED. 2003. (Congresso).

Seminário: Perspectivas teóricas de investigação sobre a escola.Perspectivas Teóricas de Investigação sobre a Escola. 2003. (Seminário).

VII Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores: Teorias e Práticas - Imagens e Progjetos. VII Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores: Teorias e Práticas - imagens e projetos. 2003. (Congresso).

25a Reunião Anual da ANPED.25a Reunião Anual da ANPED. 2002. (Outra).

XI ENDIPE.XI ENDIPE - Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino. 2002. (Encontro).

Seminário A virada Instruciinal. 2001. (Seminário).

Workshop sobre pesquisas em torno das reformas educacionais recentes.Workshop sobre pesquisas em torno das reformas educacionais recentes. 2001. (Outra).

I Congresso Ibero-Americano de Formação de Professores. I Congresso Ibero-Americano de Formação de Professores. 2000. (Congresso).

II Congresso Internacional: debates y Utopías. II Congresso Internacional: Debates y utopías. 2000. (Congresso).

22a Reunião anual da ANPED. 22a Reunião Anual da ANPED. 1999. (Congresso).

51a Reunião anual da SBPC. 51a Reunião Anual da SBPC. 1999. (Congresso).

III Simpósio em Filosofia e Ciência.III Simpósio em Filosofia e Ciência: Educação, universidade e pesquisa: Paradigmas do conhecimennto no final do milênio. 1999. (Simpósio).

Seminário: Ações necessárias para promover a inclusão com qualidade.Ações necessárias para promover a inclusão com qualidade. 1999. (Seminário).

Seminário de pesquisa em educação da região sul.Seminário de Pesquisa em Educação da Região Sul. 1998. (Seminário).

Congresso Internacional de Educação em SC. Congresso Internacional de educação em Santa Catarina. 1996. (Congresso).

II Seminário Nacional de integração da pessoa portadora de deficiencia. 1994. (Seminário).

VI Congresso Estadual das APAES. 1994. (Congresso).

Curso; Experiência de Aprendizagem Mediada e PEI - Fase II. 1993. (Outra).

Seminário de aprofundamento em educação especial. 1993. (Seminário).

Curso: Use de computadores: uma visão terapeutica e educacional. 1992. (Outra).

VI Seminário de pesquisa da UNICENTRO. 1992. (Seminário).

XI Congresso Nacional da Associação Brasileira de Paralisia Cerebral. 1992. (Congresso).

Curso: aspectos relevantes quanto a deficiência motora. 1991. (Outra).

Curso: Desenvolvimento e aprendizagem: metodologia de Reuven Feuersein. 1991. (Outra).

Curso: Experiências de aprendizagem mediada e PEI - Fase I. 1991. (Outra).

XI Congresso Brasileiro de neurologia e Psiquiatria Infantil e IX Congresso Latino. 1991. (Congresso).

4o Seminário latino-americano Pedagógico. 1990. (Seminário).

Forum de debates.Forum de debates. 1989. (Outra).

IX Encontro Nacional de estudantes de Pedagogua. 1989. (Encontro).

Semana da pedagogia e oficina de compreensão da identidade em crianças de 1a e 2a infancia. 1989. (Encontro).

Semana da pedagogia e oficina de compreensão da identidade em crianças de 1a e 2a infancia.Semana da pedagogia e oficina de compreensão da identidade em crianças de 1a e 2a infancia. 1989. (Outra).

X Congresso Brasileiro de Neurologia e Psiquiatria intantil. 1989. (Congresso).

Curso Educação sexual.Curso Educação sexual. 1988. (Outra).

Encontros e debates com o Prof. Paolo Nosella.A educação do trabalhador. 1988. (Encontro).

Mini semana da pedagogia.Mini semana da pedagogia. 1988. (Outra).

V Encontro Catarinense de estudantes de pedagogia.V Encontro Catarinense de estudantes de pedagogia. 1988. (Encontro).

VIII Encontro Nacional de estudantes de pedagogia.VIII Encontro Nacional de estudantes de pedagogia. 1988. (Encontro).

Participação em bancas

Aluno: Juliana Santos do Amaral

VASQUES, C. K.;MICHELS, M. H.; CHARCZUK, S. B.; ARAGON, R.. Formação de Professores e as licenciaturas em Educação Especial no Rio Grande do Sul. 2022. Dissertação (Mestrado em Pós-doutorado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Ligia Cristina Poffo Lima

SHIROMA, E. O.;MICHELS, M. H.; DAGOSTINE, A.; BRITO NETO, A. C.. A ampliação do mercado de soluções para a educação. 2021. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Educação) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: MARILIA DANIELA TESSARIN WATASHI

GARCIA, R. M. C.MICHELS, M. H.; LEHMKUHL, M. S.; SHIROMA, E. O.. Segundo professor de turma na política de educação especial de SC: processo de (des)regulamentação do cargo e projeto de (de/com) formação certificada pelo mercado. 2019. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE/UFSC) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Ana Paula Marotto Homrich

CORDEIRO, A. F. M.;MICHELS, M. H.; CAMPOS, R.. Diretores(as) Escolares: o que pensam sobre o Atendimento Educacional Especializado. 2017. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação) - Universidade da Região de Joinville.

Aluno: Rita de Cássia Kleber

GARCIA, R. M. C.MICHELS, M. H.; BUENO, J.G.S.; DAGOSTINE, A.. O trabalho do segundo professor de turma em Santa Catarina: qual o projeto político de formação do aluno da educação especial??. 2015. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE/UFSC) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Barbara Karolina Araujo

MICHELS, M. H.GARCIA, R. M. C.; CARNEIRO, M. S. C.. A formação do segundo professor de turma do Estado de Santa Catarina. 2015. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE/UFSC) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Cristine Moraes da Silva

SHIROMA, E. O.;MICHELS, M. H.; SAMPAIO, M. M.. Exclusão velada e internalizada na escola: uma análise da política de progressão continuadas na Rede Municipal de ensino de Florianópolis. 2014. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE/UFSC) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Katiusce Giagomelli Tambara

MICHELS, M. H.. A nova política nacional de Educação Especial e suas decorrências para o atendimento de alunos com transtornos de aprendizagem. 2013. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Educação) - Universidade Federal de Santa Maria.

Aluno: Aline Dozzi Tezza Loureiro

CAIADO, K. R. M.;MICHELS, M. H.. A Educação Especial no Município de Porto Ferreira-SP: 1972-2011. 2013. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Educação - UFSCar) - Universidade Federal de São Carlos.

Aluno: Kamille Vaz

BUENO, J.G.S.;MICHELS, M. H.GARCIA, R. M. C.. O professor de Educação Especial nas políticas de perspectiva incluusiva no Brasil: concepção em disputa. 2013. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE/UFSC) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Dayana Valéria Antonio Folster Shreiber

GARCIA, R. M. C.; Marin, A.J.; EVANGELISTA, O.;MICHELS, M. H.; SHIMITD, L.. Política educacional, trabalho docente e alunos da modalidade educação especial: um estudo nos anos iniciais do ensino fundamental. 2012. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Educação) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Eliane Siqueira de Medeiros Lázari

MICHELS, M. H.. Política de formação dos profissionais do magistério da educação básica implementada pelo regime de colaboração a partir do Plano de Ação Articulada - PAC. 2012. Dissertação (Mestrado em EDUCAÇÃO) - Universidade do Estado de Mato Grosso.

Aluno: Marcia de Souza Lehmkuhl

MICHELS, M. H.; BUENO, J.G.S.; EVANGELISTA, O.;GARCIA, R. M. C.. Educação Especial e formação de professores em Santa Catarina: as vertentes médico-pedagógica e psicopedagógica como base da formação continuada. 2011. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE/UFSC) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Eva Rosane Magalhães de Melo

AGUIAR, L. C.;MICHELS, M. H.; SHIMITD, L.; COSTA, G. L. M.. Educação a distância (EAD) via internet na formação de professores. 2011. Dissertação (Mestrado em Curso de Mestrado em Educação) - Universidade do Sul de Santa Catarina.

Aluno: Silvia Maria Martins

GARCIA, R. M. C.; Marin, A.J.; SHIROMA, E. O.;MICHELS, M. H.; CARNEIRO, M. S. C.. O Profissional de apoio na Rede Regular de Ensino: a precarização do trabalho com alunos da educação especial. 2011. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE/UFSC) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Roseli Terezinha Kuhnen

MICHELS, M. H.GARCIA, R. M. C.; MELETTI, S.M.F.; STEMMER, M. R. G. S.; SHIROMA, E. O.. A organizaçãoda educação infantil na rede municipal de Florianópolis para atender os sujeitos da educação especial. 2011. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Educação) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Mariana Martins

MICHELS, M. H.. Políticas de educação especial e a implementação da escola inclusiva em Maringa-PR. 2011. Dissertação (Mestrado em Programa de Mestrado em Educação) - Universidade Estadual de Londrina.

Aluno: Jocemara Triches

EVANGELISTA, O.; MAUÉS, O.C.; RODRIGUES, M. M.;MICHELS, M. H.. Organizações multilaterais e curso de pedagogia: a construção de um consenso em torno da formação de professores. 2010. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE/UFSC) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Graziela Maria Beretta Lópes

CAMPOS, R.;GARCIA, R. M. C.MICHELS, M. H.; CARNEIRO, M. S. C.. As políticas de Educação inclusiva para a Educação infantil no Brasil - anos 2000. 2010. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE/UFSC) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Bianca Costa SIlva de Souza

CARNEIRO, M. S. C.;GARCIA, R. M. C.MICHELS, M. H.; PRIETO, R.G.; MOREIRA, L.C.. Programa INCLUIR (2005-2009): uma política de Educação Especial para o Ensino Superior no Brasil. 2010. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE/UFSC) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Moisés Laurindo

VALENCA, V. L. C.; KASSICK, C. N.;MICHELS, M. H.; MARCOMIN, F.E.. Ludicidade na escola Pública: opiniões, vivências e cotidiano de um grupo de professores. 2010. Dissertação (Mestrado em Curso de Mestrado em Educação) - Universidade do Sul de Santa Catarina.

Aluno: Tania Mara Ruivo

NARDI, E. L.; DURLI, Z.;MICHELS, M. H.. Polítcas Institucionais de Acessibilidade da Pessoa com deficiencia física: desafios e experiências em instituições de educação superior. 2010. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Oeste de Santa Catarina.

Aluno: Thaisa Neiverth

EVANGELISTA, O.; SILVA, M.; CAMPOS, R.;MICHELS, M. H.. A transição do financiamento das creches conveniadas em Florianópolis: entre o FUNDEB e a folalização. 2009. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE/UFSC) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Graziela Maria Beretta Lópes

MICHELS, M. H.. As políticas de educação inclusiva para a educação especial. 2009.

Aluno: Mariza Konradt de Campos

MICHELS, M. H.. A política de inclusão no Colégio de Aplicação da UFSC: algumas considerações. 2008.

Aluno: Thaisa Neiverth

MICHELS, M. H.. Creches comunitárias em Florianópolis: uma alternativa do Estado ou uma alternativa ao Estado. 2008. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE/UFSC) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Janete Carminatti Toamsi

LATERMAN, I.;MICHELS, M. H.; VALENCA, V. L. C.; KASSICK, C. N.. Ser professor: sentimentos predominantes - Um estudo de caso com professores de Nova Veneza e Criciúma. 2007. Dissertação (Mestrado em Curso de Mestrado em Educação) - Universidade do Sul de Santa Catarina.

Aluno: Marly Costa

VALENCA, V. L. C.;MICHELS, M. H.; CARVALHO, E. B.; MARQUES. L. A. S.. A importância da afetividade no processo de aprendizagem: um estudo de caso com universitários de Cajazeiras-PB. 2007. Dissertação (Mestrado em Curso de Mestrado em Educação) - Universidade do Sul de Santa Catarina.

Aluno: Jacquelline Benedet Martins

MICHELS, M. H.GARCIA, R. M. C.; LATERMAN, I.; BOLLMANN, M. G. N.. A formação profissional como política de inclusão: uma análise do Programa Adolescente Aprendiz da Caixa Econômica Federal. 2006. Dissertação (Mestrado em Curso de Mestrado em Educação) - Universidade do Sul de Santa Catarina.

Aluno: Angélica França Goto

MICHELS, M. H.GARCIA, R. M. C.; LATERMAN, I.; LUCIANO, F. L.. Dificuldades de Aprendizagem: uma análise das causas e implicações no processo pedagógico de alunos de 1a séries do ensino fundamental. 2005. Dissertação (Mestrado em Curso de Mestrado em Educação) - Universidade do Sul de Santa Catarina.

Aluno: Cláudia Espíndula Bittencourt

MICHELS, M. H.GARCIA, R. M. C.; DALLABRIDA, N.; TORRIGLIA, P. L.. A gênese da Educação Pública no Município de Morro da Fumaça/SC. 2005 - Universidade do Sul de Santa Catarina.

Aluno: Tania Maria Pereira Miranda

MICHELS, M. H.. O apoio da família no trabalho psicopedagógico nas dificuldades de alfabetização. 2005. Dissertação (Mestrado em Curso de Mestrado em Psicopedagogia) - Universidade do Sul de Santa Catarina.

Aluno: Marcela Barbosa Martins

MICHELS, M. H.. Educação especial em Santa Catarina: Gênese da institucionalização nas décadas de 1950-1960. 2002. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE/UFSC) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Dayana Valeria Folster Antonio Schreiber

Marin, A.J.; BUENO, J.G.S.;MICHELS, M. H.; MELETTI, S.M.F.; GIOVANNI, L. M.; SILVA, A. P. F.; FERRARI, C. C.. As orientações curriculares para o trabalho pedagogico com estudantes com deficiencia intelectual/mental (1979/20113). 2019. Tese (Doutorado em Educação: História, Política, Sociedade) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Aluno: Marcia de Souza Lehmkuhl

MICHELS, M. H.; BUENO, J.G.S.; MELETTI, S.M.F.. A reconfiguração da Federação Nacional das APAEs (FENAPAEs) no estabelecimento da relação entre público e privado nas políticas de Educação Especial (1974-2016)?. 2018. Tese (Doutorado em Educação: História, Política, Sociedade) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Aluno: Carlos Urrutia Urrutia

MICHELS, M. H.; FERNANDEZ, E. C.. Influencia de las políticas de rendición de cuentas desde las creencias sobre ensenanza que desarollan estudiantes de pedagogia en situación de practica profesional. 2018. Tese (Doutorado em Doctorodo een políticas y gestión educativa) - Universidad de Playa Ancha.

Aluno: Carlos Urrutia Urrutia

FERNANDEZ, E. C.; AREVALO, R. A.; AGUILAR, C. C.; JIMENEZ, T. L.;MICHELS, M. H.. "Influencia de la rendición de cuentas en las creencias acerca de la enseñanza que desarrollan estudiantes de Pedagogía en situación de Practica Profesional. 2018. Tese (Doutorado em Doctorodo een políticas y gestión educativa) - Universidad de Playa Ancha.

Aluno: Carla Cazelato Ferrari

BUENO, J.G.S.; Marin, A.J.;MICHELS, M. H.; CUNHA, M. C.; REIS, R. R.. Surdez, cultura e identidade: as trajetórias sociais na constituição das identidades. 2017. Tese (Doutorado em Educação: História, Política, Sociedade) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Aluno: Carla Cazelato Ferrari

MICHELS, M. H.; BUENO, J.G.S.; Marin, A.J.. : ?Surdos, cultura e identidade: as trajetórias sociais na construção das identidades de agentes surdos. 2017. Tese (Doutorado em Educação: História, Política, Sociedade) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Aluno: Kamille Vaz

MICHELS, M. H.GARCIA, R. M. C.. O projeto de professor para a Educação Especial: demandas do capital para a escola pública no Século XXI. 2017. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE/UFSC) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Jocemara Triches

EVANGELISTA, O.; PICCININI, C.;MICHELS, M. H.GARCIA, R. M. C.. A internalização da agenda do capital em curso de Pedagogia de Universidades Federais. 2016. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE/UFSC) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: João Batista Zanardini

MORAES, M. C. M.; EVANGELISTA, O.; SHIROMA, E. O.; DOURADO, L. F.; DEITOS, R. A.; DURAND, O. C. S.;MICHELS, M. H.. Ontologioa e avaliação da educação básica no Brasil (1990-2007). 2008. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE/UFSC) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Letícia Carneiro Aguiar

MICHELS, M. H.; SHIROMA, E. O.; BRZEZINSKI, I.; SCHEIBE, L.; DAROS, M. D.; CAMPOS, R. F.. O curso de pedagogia em Santa Catarina: a história da sua criação no contexto do projeto desenvolvimentista da década de 1960. 2006. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Rosangela Célia Faustino

EVANGELISTA, O.;MICHELS, M. H.; MORAES, M. C. M.; FERNANDES, R. C.; AZEVEDO, M. L. N.. Politica educacional nos anos 90: o multiculturalismo e a interculturalidade na educacao escolar indigena. 2006. Tese (Doutorado em Programa de Pos-Graduacao em Educacao) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Natali Esteve Torres

MICHELS, M. H.. E as Marias, por onde andam? a Pós formação na educação superior e o ingresso de mulheres com deficiência no Mundo do Trabalho. 2021. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós-graduação em Educação - Doutorado) - Universidade Federal de Santa Maria.

Aluno: Eliane do Socorro de Sousa Aguiar

GARCIA, R. M. C.; COSTA, A. C.; SANTOS, F. A.; SHIROMA, E. O.;MICHELS, M. H.; TRICHES, J.. Política desigual e combinada para a cosntrução de standars docentes: governança educacional para o atendimento das demandas do imperialismo hegemonico global. 2017. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE/UFSC) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Anibal Correia Brito Neto

SHIROMA, E. O.;MICHELS, M. H.. O projeto de desenvolvimento de professores eficazes como expressão da Governança supranacional. 2017. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE/UFSC) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Jocemara Triches

MICHELS, M. H.; EVANGELISTA, O.;GARCIA, R. M. C.. O superprofessor: das DCNP aos cursos de pedagogia de universidades federais. 2015. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós-graduação em Educação) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Rosangela Célia Faustino

MICHELS, M. H.; EVANGELISTA, O.; MORAES, M. C. M.. Multiculturalismo e interculturalidade: política educacional para as minorias étnicas nos anos de 1990. 2005. Exame de qualificação (Doutorando em Educação) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Juliana Santos do Amaral

MICHELS, M. H.. Formação de professores e as licenciaturas em educação especial no RS. 2021. Exame de qualificação (Mestrando em Pós-doutorado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Ligia Cristina Poffo Lima

SHIROMA, E. O.;MICHELS, M. H.; TURMINA, A.. Competência Socioemocional e a ampliação de um mercado de soluções para o capital. 2020.

Aluno: Kátia Cilene de Sousa

GARCIA, R. M. C.; Kuhnen, R.T.;MICHELS, M. H.; SHIROMA, E. O.. O trabalho pedagógico do AEE na educação Infantil. 2020. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE/UFSC) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Katia Cirlene de Souza

MICHELS, M. H.. O trabalho pedagógico do AEE na educação infantil. 2019. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE/UFSC) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: MARILIA DANIELA TESSARIN WATASHI

MICHELS, M. H.. O segundo professor de turma e sua trajetória de (de/con)formação docente. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE/UFSC) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Jessica de Lourdes Preti

MICHELS, M. H.. Universalização do ensino e as políticas educacionais para a educação especial. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Mestrado em Educação) - Universidade Estadual de Londrina.

Aluno: Barbara Quadros Isidorio

MICHELS, M. H.. Concepções de Educação Especial nas diretrizes para a formação de professores. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE/UFSC) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Ana Paula Marotto Homrich

CORDEIRO, A. F. M.; HOBOLD, M. S.;MICHELS, M. H.. Diretores(as) Escolares: o que pensam sobre o Atendimento Educacional Especializado. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em Educação) - Universidade da Região de Joinville.

Aluno: Daiana Rabock

MICHELS, M. H.. Concepções das professoras do AEE com foco em crianças dos Centro de Atendimento Infantil. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em Educação) - Fundação Educacional da Região de Joinville.

Aluno: Ana Paula Marotto Homrich

MICHELS, M. H.. Diretores escolares: o que pensam sobre o AEE?. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em Educação) - Fundação Educacional da Região de Joinville.

Aluno: Barbara Karolina Araujo

MICHELS, M. H.. A formação do segundo professor de turma do Estado de Santa Catarina. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE/UFSC) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Cristiane Moraes da Silva

MICHELS, M. H.. Promovido com restrições, mas retido na escola: uma análise da política de Progressão continuada na rede municipal de ensino de Florianópolis. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE/UFSC) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Karine de Souza Leandro

MICHELS, M. H.. A pol´tica de educação integral na Rede Municipal de Ensino de Florianópolis. 2013. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE/UFSC) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Aline Dozzi Tezza Loureiro

MICHELS, M. H.. A Educação especial no Município de Porto Ferreira/SP: 1972-2011. 2012. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-graduação em Educação Especial) - Universidade Federal de São Carlos.

Aluno: Kamille Vaz

MICHELS, M. H.. A concepção do professor multifuncional nas políticas de educação especial na perspectiva inclusiva. 2012. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE/UFSC) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Ivanildo Sachinski

MICHELS, M. H.. A política de educação especial nos Estados do Paraná e Santa Catarina. 2012. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE/UFSC) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Julia Gonçalves Rech

MICHELS, M. H.. A política de perspectiva inclusiva para os sujeitos da educação especial no Instituto Federal de Santa Catarina. 2011. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE/UFSC) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: JOANA D'ARC VAZ

MICHELS, M. H.. Alunos se pegam pelo estômago: análise do programa Bolsa Família. 2011. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE/UFSC) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Silvia Maria |Martins

MICHELS, M. H.. O profissional de apoio nos municípios da regional Grande Florianópolis e as políticas de educação especial na perspectiva inclusiva no Brasil. 2010. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE/UFSC) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Roseli Terezinha Kuhnen

MICHELS, M. H.. A organização da educação infantil na rede municipal de Florianópolis para o atender os sujeitos da educação especial. 2010. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE/UFSC) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Bianca Costa SIlva de Souza

MICHELS, M. H.. O programa de Acessibilidade na educação superior - INCLUIR. 2009. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE/UFSC) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Tania Mara Ruivo

MICHELS, M. H.. Políticas institucionais de Acessibilidade da Pessoa com Deficiencia física: desafios e experiencias em instituições de educação superior. 2009. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Mestrado em Educação) - Universidade do Oeste de Santa Catarina.

Aluno: Jocemara Triches

MICHELS, M. H.. Políticas educacionais, organizações multilaterais e o Curso de Pedagogia. 2009. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE/UFSC) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Sabrina Wagner

MICHELS, M. H.GARCIA, R. M. C.. Critérios de seleção e organização da educação e trabalho em relação ao deficiente mental na Fundação Catarinense de Educação Especial. 2004. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Inclusiva) - Universidade do Estado de Santa Catarina.

Aluno: Scheila Cristina da Rosa

MICHELS, M. H.GARCIA, R. M. C.; RIVERO, A. S.. Educação infantil, formação de professores e crianças com necessidades especiais: as concepções que constituem práticas docentes. 2004. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação Infantil e Ensino Funda) - Universidade do Sul de Santa Catarina.

Aluno: Denise Gasperin Gelain

MICHELS, M. H.; FURINI, D. R. M.. Interações em instituição de abrigo. 2004. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Inclusiva) - Universidade do Estado de Santa Catarina.

Aluno: Thais Espindola Ramos

MICHELS, M. H.; CARNEIRO, M. S. C.; LEHMKUHL, M. S.; TRICHES, J.. A racionalidade técnica na formação de professores de educação especial no estado de Santa Catarina. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Viviane Maria Mohr

CARNEIRO, M. S. C.;MICHELS, M. H.; BUSS-SIMAO, M.. A contribuição de materiais acessíveis para a elaboração de conceitos das crianças cegas na educação infantil. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Bruna Jochem

MICHELS, M. H.; LEHMKUHL, M. S.; CARNEIRO, M. S. C.;GARCIA, R. M. C.. Formação Continuada de professores no estado de Santa Catarina: contribuições para a inclusão de alunos com transtorno do espectro autista no ensino regular. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Kamila Silva Pereira

GARCIA, R. M. C.; SCHREIBER, D. V. F. A.; CARNEIRO, M. S. C.;MICHELS, M. H.. A acessibilidade do espaço físico da escola Dr. Paulo Fontes no miunicípio de Florianópolis/SC e as dificuldades enfrentadas por uma estudante com paralizia cerebral (1995-2005). 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Ana Clara Fernandes da Silva

GARCIA, R. M. C.; CARNEIRO, M. S. C.;MICHELS, M. H.; LEHMKUHL, M. S.. Benefício de prestação continuada (BPC) e o desenvolvimento humano paea pessoas com deficiencia: a insuficiencia de um programa segregado. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Lionara Poletti

GARCIA, R. M. C.; VAZ, K.;MICHELS, M. H.. O trabalho pedagógico do professor do Atendimento Educacional Especializado: desafios e alternativas. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Priscilla Ghizoni Lima

MICHELS, M. H.; LEHMKUHL, M. S.;GARCIA, R. M. C.. O Conselho municipal dos direitos das pessoas com deficiencia de Florianópolis: sujeitos e questão em debate. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Cristiane Izolete Duarte

MICHELS, M. H.; CARNEIRO, M. S. C.;GARCIA, R. M. C.. A Educação Especial na Educação Infantil: reflexões sobre a formação de professores. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Vanessa Cunha

MICHELS, M. H.; CARNEIRO, M. S. C.; CRISTOFARI, A. C.. Serviços e ações para sujeitos com altas habilidades/superdotação: o que nos dizem as produções academicas e as políticas educacionais?. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Caroline Heil Mafra

MICHELS, M. H.; CRISTOFARI, A. C.. A transição da Educação Infantil para os anos iniciais de uma criança com TEA em uma escola privada. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Roseli Dalcema Soares

MICHELS, M. H.; LEHMKUHL, M. S.;GARCIA, R. M. C.. Autismo e Alfabetização: uma análise das metodologias de inytervenção aplicadas no ensino do autismo. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Rafaela Silvino Tomé

MICHELS, M. H.GARCIA, R. M. C.; CRISTOFARI, A. C.. A função da família e da escola no desempenho acadêmico de estudantes da Educação Especial. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Anna Carolina Cardias

MICHELS, M. H.GARCIA, R. M. C.; CRISTOFARI, A. C.. As contribuições dos professores e familoares de sujeitos com TEA na Educação Infantil. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Márcia Lopes Lima de Omena

MICHELS, M. H.. As disputas por uma política educacional para alunos com dislexia. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Sarah SThiago

MICHELS, M. H.. Análise do perfil requerido aos professores de educação especial no Brasil. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Josiane de Freitas Pereira

MICHELS, M. H.. Os limites da ação pedagógica para os alunos de educação especial nas instituições de educação infantil de Florianpolis/SC. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Jane Clarice Severo Garcia

MICHELS, M. H.. Qual o papel das instituições especializadas na política de educação especial. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Fernanda Pinheiro Gonçalves

MICHELS, M. H.; TORRIGLIA, P. L.; AGUIAR, L. C.. O Curso de Pedagogia: um estudo da formação das alunas da Unisul/Florianópolis. 2005 - Universidade do Sul de Santa Catarina.

Aluno: Zulamar Locks Rodrigues

MICHELS, M. H.GARCIA, R. M. C.; DALLABRIDA, A. M.. A escolarização dos alunos surdos em uma escola da rede regular de ensino. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Sul de Santa Catarina.

Aluno: Zezinnho Torquato Fernandes

MICHELS, M. H.; AGUIAR, L. C.; STADNIK, L.. A importância do setor pedagógico na Orionópolis Catarinense. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Sul de Santa Catarina.

Aluno: Joyce Mara Tonera

MICHELS, M. H.GARCIA, R. M. C.; DALLABRIDA, A. M.. A inclusão dos alunos considerados deficientes nas escolas regulares. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Sul de Santa Catarina.

Aluno: Anildo Schmitz

MICHELS, M. H.; TORRIGLIA, P. L.; SCHARDONG, R.. A formação de professores no curso de magistério em Anitápolis no período 1980-1985. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Sul de Santa Catarina.

MICHELS, M. H.; SHIMITD, L.. .Enfrentando o desafio: indisciplina e dificuldade de aprendizagem. 2001. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Sul de Santa Catarina.

MICHELS, M. H.; PASSOS, J. C.. .Os descaminhos do sucesso escolar: revendo limites e possibilidades. 2000. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Sul de Santa Catarina.

MICHELS, M. H.. .Escola: Sala de recurso - um estudo dos elementos que influenciam a integração escolar de alunos surdos no município de Palhoça/SC. 2000. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Sul de Santa Catarina.

MICHELS, M. H.; CARNEIRO, M. S. C.; MELETTI, S.M.F.. Banca Examinadora de concurso público. 2016. Universidade Federal de Santa Catarina.

CORDEIRO, A. F. M.;MICHELS, M. H.; KASSAAR, M.M.. Banca Examinadora de concurso público. 2015. Universidade Federal de Santa Catarina.

MICHELS, M. H.. Banca Examinadora do Concurso Público. 2009. Universidade Federal de Santa Catarina.

GARCIA, R. M. C.; CARNEIRO, M. S. C.;MICHELS, M. H.. Banca examinadora do concurso público. 2008. Universidade Federal de Santa Catarina.

MICHELS, M. H.; CARDOSO, T. M.. Comissão de avaliação de oferta de Curso de Especialização. 2008. Universidade Federal de Santa Catarina.

MICHELS, M. H.; LEHMKUHL, M. S.; FROHLICH, R.. Banca de processo seletivo. 2022. Universidade do Estado de Santa Catarina.

MICHELS, M. H.; Aguiar, M.A.L.. Comissão de avaliação e seleção de professor susbtituto. 2012. Universidade Federal de Santa Catarina.

DALL'ALBA, L.;MICHELS, M. H.GARCIA, R. M. C.. Banca examinadora do processo seletivo simplificado. 2011. Universidade Federal de Santa Catarina.

MICHELS, M. H.; FREIRE, I. M.; NUNES, R. M. F.. Comissão de avaliação de seleção do processo seletivo simplificado para professor substituto. 2009. Universidade Federal de Santa Catarina.

HARDT, L. S.;MICHELS, M. H.; CAMPOS, R. F.. Comissão de avaliação de Tese. 2009. Universidade Federal de Santa Catarina.

LATERMAN, I.; HARDT, L. S.; OTTO, C.; MEKSENAS, P.;MICHELS, M. H.. Comissão de avaliação dos projetos ao Programa de Bolsa Permanência. 2008. Universidade Federal de Santa Catarina.

CARDOSO, T. M.;MICHELS, M. H.; MUNARIM. Comissão de avaliação de Selesão Simplificada para professor substituto. 2007. Universidade Federal de Santa Catarina.

MICHELS, M. H.GARCIA, R. M. C.; SHIROMA, E. O.. Comissão de avalição de pedido de revalidação de diploma. 2007. Universidade Federal de Santa Catarina.

MICHELS, M. H.; MEKSENAS, P.; CARDOSO, T. M.. Processo de seleção simplificado para professor substituto. 2006. Universidade Federal de Santa Catarina.

MICHELS, M. H.GARCIA, R. M. C.; MIGUEL, D. S.. Comissão examinadora para seleção dos cadidatos inscritos no Curso de Especialização Educação Inclusiva. 2002. Universidade do Estado de Santa Catarina.

Orientou

Cristiane Moraes da Silva

Novas formas de exclusão promovidas pela progressão continuada na Rede municipal de Ensino de Florianópolis; Início: 2012; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-graduação em Educação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; (Orientador);

Karine de Sousa Leandro

Educação Integral: marcos legais e políticos seus limites e possibilidades na rede municipal de ensino de Florianópolis; Início: 2012; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Educação) - Universidade Federal de Santa Catarina; (Orientador);

Rosilene Amorim dos Anjos

Os objetivos da avaliação da educação fundamental pública e suas projeções nas polítics sociais e econômicas; Início: 2011; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE/UFSC) - Universidade Federal de Santa Catarina; (Orientador);

Ivanildo Sachinski

Posturas pedagógicas adotadas pelas instituições de ensino fundamentais das cidades de União da Vitória e Porto União mediante a perspectiva de inclusão; Início: 2011; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE/UFSC) - Universidade Federal de Santa Catarina; (Orientador);

Jane Clarise Severo Garcia

O papel das instituições de educação especial na atual política educacional; Início: 2012; Iniciação científica (Graduando em Pedagogia) - Universidade Federal de Santa Catarina, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; (Orientador);

Livia Rezende Girardi

Os indicadores da inclusão de crianças com deficiência no município de Florianópolis: algumas considerações; Início: 2011; Iniciação científica (Graduando em Pedagogia) - Universidade Federal de Santa Catarina, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; (Orientador);

Mariana Lindner Dias

A educação especial em Santa Catarina: os indicadores da inclusão; Início: 2011; Iniciação científica (Graduando em Pedagogia) - Universidade Federal de Santa Catarina, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; (Orientador);

Cristine Moraes da Silva

Exclusão velada e internalizada na escola: uma análise da política de progressão continuadas na Rede Municipal de ensino de Florianópolis; 2014; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE/UFSC) - Universidade Federal de Santa Catarina, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Coorientador: Maria Helena Michels;

Ivanildo Sachinski

A política de Educação Especial nos estados do Paraná e de Santa Catarina: diferentes mas não divergentes; 2013; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE/UFSC) - Universidade Federal de Santa Catarina, ; Orientador: Maria Helena Michels;

SIMONE DE MAMANN FERREIRA

Análise da politica do Estado de Santa Catarina para a Educação Especial por intermédio dos serviços: o velho travestido de novo?; 2011; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Educação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Maria Helena Michels;

Marcia de Souza Lehmkuhl

Educação Especial e formação de professores em Santa Catarina: vertentes médico-pedagógica e psicopedagógica como base da formação continuada; 2011; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE/UFSC) - Universidade Federal de Santa Catarina, ; Orientador: Maria Helena Michels;

Fabiola Borowsky

Fundamentos teóricos do curso de aperfeiçoamento de professores para o atendimento educacional especializado (2007): novos referenciais?; 2010; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE/UFSC) - Universidade Federal de Santa Catarina, ; Orientador: Maria Helena Michels;

Cleia Demétrio Pereira

A oferta de serviços de educação especial no município de Braço do Norte -SC; 2010; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE/UFSC) - Universidade Federal de Santa Catarina, ; Orientador: Maria Helena Michels;

Mariza Konradt de Campos

O Colégio de Aplicação da UFSC e a Politica de inclusão escolar de alunos com Necessidades educacionais especiais: entre o formal e o pedagógico; 2008; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE/UFSC) - Universidade Federal de Santa Catarina, ; Orientador: Maria Helena Michels;

Denise Gasparin Gelain

Interações em instituições de abrigo; 2004; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Inclusiva) - Universidade do Estado de Santa Catarina; Orientador: Maria Helena Michels;

Danieli Alves da Silva Ullrich

A disciplina de Libras nos Cursos de Licenciatura em Pedagogia no Estado de Santa Catarina; 2025; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Santa Catarina; Orientador: Maria Helena Michels;

Aline de Souza da Silveira Hoffmann

Teorias pedagógicas e as concepções de Prática na formação inicial dos professores de Educação Especial; 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Santa Catarina; Orientador: Maria Helena Michels;

Christiane Vieira Nascimento

Os métodos TEACCH, ABA e PECS easpossíveis contribuições para a avaliação pedagógica de estudantes com transtorno do espectro autista; 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Santa Catarina; Orientador: Maria Helena Michels;

Natiele Silva dos Santos

Exigência formativa e formação do professor auxiliar de educação especial da Rede Municipal de Ensino de Florianópolis; 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Santa Catarina; Orientador: Maria Helena Michels;

Flávia Nazaré Fermiano

As teorias pedagógicas nas produções acadêmicas referentes aos estudantes com Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH); 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Santa Catarina; Orientador: Maria Helena Michels;

Stephanie Maria Hoffmann

A formação de professores e os estudantes de TDAH no Estado de Santa Catarina; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Santa Catarina; Orientador: Maria Helena Michels;

Rafaela Machado Almeida

A prática pedagógica de estudantes com TEA na produção acadêmica brasileira; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Santa Catarina; Orientador: Maria Helena Michels;

Ana Carolina Koerich

A proposição de atendimento ao público da educação especial na educação infantil na Rede Municipal de Ensino de Antônio Carlos/SC; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Santa Catarina; Orientador: Maria Helena Michels;

Jéssica Sohn Rodrigues

A música na educação escolar de crianças com TEA; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Santa Catarina; Orientador: Maria Helena Michels;

Xenia Regina da Silva

Fatores que interferem na educação escolar dos estudantes com TEA na escola regular: as produções acadêmicas; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Santa Catarina; Orientador: Maria Helena Michels;

Thais Espindola Ramos

A racionalidade técnica na formação de professores de educação especial no estado de Santa Catarina; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Santa Catarina; Orientador: Maria Helena Michels;

Cristiane Izolete Duarte

A Educação Especial na Educação Infantil: reflexões sobre a formação de professores; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Santa Catarina; Orientador: Maria Helena Michels;

Priscilla Ghizoni Lima

O Conselho municipal dos direitos das pessoas com deficiencia de Florianópolis: sujeitos e questão em debate; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Santa Catarina; Orientador: Maria Helena Michels;

Vanessa Cunha

Serviços e ações para sujeitos com altas habilidades/superdotação: o que nos dizem as produções academicas e as políticas educacionais?; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Santa Catarina; Orientador: Maria Helena Michels;

Jerusa de Cásia Dutra

As produções academicas sobre autismo no Brasil: possíveis compreensões; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Santa Catarina; Orientador: Maria Helena Michels;

Anna Carolina Cardias

As contribuições de professores e familiares de sujeitos com TEA na Educação Infantil; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Santa Catarina; Orientador: Maria Helena Michels;

Rafaela Silvinho Tomé

A função da família e da escola no desempenho academico de estudantes da Educação Especial; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Santa Catarina; Orientador: Maria Helena Michels;

Roseli Dalcema Soares

Autismo e alfabetização: muma análise das metodologias de intervenção aplicada no ensino do autismo; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Santa Catarina; Orientador: Maria Helena Michels;

Joyce Santos da Silva

A inserção de crianças autistas na Educação Infantil; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Santa Catarina; Orientador: Maria Helena Michels;

Mariana Linder Dias

Mariana Linder Dias; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Santa Catarina; Orientador: Maria Helena Michels;

Livia Rezende Girardi

O trabalho pedagógico com sujeitos da Educação Especial na Educação Infantil; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Santa Catarina; Orientador: Maria Helena Michels;

Joyce Mara Tonera

A inclusão dos alunos considerados deficientes nas escolas regulares; 2004; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Sul de Santa Catarina; Orientador: Maria Helena Michels;

Anildo Schmitz

A formação de professores no curso de magistério em Anitápolis no período 1980//1985; 2003; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Sul de Santa Catarina; Orientador: Maria Helena Michels;

Lucilene Pagnan Cechinel

Fatores que interferem na transição dos alunos da 4a para a 5a série: possibilidades e limitações; 2002; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Sul de Santa Catarina; Orientador: Maria Helena Michels;

Mara Rubia Bitencourt Frasson

Alguns questionamentos sobre a dificuldade de aprendizagem e a produção do fracasso escolar na Rede Municipal de ensino de MOrro da Fumaça; 2002; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Sul de Santa Catarina; Orientador: Maria Helena Michels;

Simone das Graças Nogueira Feltrinn

Família e escola, uma relação especial?; 2002; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Sul de Santa Catarina; Orientador: Maria Helena Michels;

Anair de Oliveira

Alguns temas básicos para a educação espcial e a compreensão dos professores; 2002; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Sul de Santa Catarina; Orientador: Maria Helena Michels;

Maristela De Bem

O real e o potencial da prática pedagógica dos professores da educação infantil na educação especial; 2002; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Sul de Santa Catarina; Orientador: Maria Helena Michels;

Flávia Pereira Pereira

Família e escola: parceiros ou rivais?; 2002; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Sul de Santa Catarina; Orientador: Maria Helena Michels;

Produções bibliográficas

  • MICHELS, MARIA HELENA . PERSISTÊNCIA DAS TEORIAS PEDAGÓGICAS CONSERVADORAS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO ESPECIAL. Cadernos CEDES (UNICAMP) Impresso , v. 45, p. 1-11, 2025.

  • MICHELS, M. H. ; LEHMKUHL, M. S. . DIREITOS HUMANOS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO ESPECIAL: ?ELEMENTOS ILUSÓRIOS? NOS PRESSUPOSTOS LIBERAIS. REVISTA VIDERE (ON LINE) , v. 16, p. 166-179-179, 2024.

  • MICHELS, M. H. ; GARCIA, R. M. C. . Contribuições do Caderno 12 de Antônio Gramsci para a compreensão das disputas político-pedagógicas na educação especial brasileira. PERCURSOS (FLORIANÓPOLIS. ONLINE) , v. 25, p. 1-25, 2024.

  • MICHELS, MARIA HELENA ; GARCIA, ROSALBA MARIA CARDOSO . INOVAÇÃO EDUCACIONAL - ANÁLISE DO DISCURSO POLÍTICO DE ORGANISMOS INTERNACIONAIS COM FOCO NA DIVERSIDADE. Cadernos CEDES (UNICAMP) Impresso , v. 44, p. 153-166, 2024.

  • MICHELS, M. H. . FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃOESPECIAL NO PROJETO DO CAPITAL. REVISTA EDUCAÇÃO ESPECIAL EM DEBATE , v. 9, p. 75-91, 2024.

  • GARCIA, R. M. C. ; MICHELS, M. H. . Educação e Inclusão: equidade e aprendizagem como estratégias do capital.. EDUCAÇÃO E REALIDADE , v. 46, p. 1-21, 2021.

  • MICHELS, M. H. ; LEHMKUHL, M. S. . A FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO ESPECIAL NO ESTADO DE SANTA CATARINA.. REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO BÁSICA , v. Especial, p. 1-9, 2021.

  • MICHELS, MARIA HELENA . POLÍTICA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES: A -QUALIDADE- COMO PROBLEMA. ATOS DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO (FURB) , v. 16, p. 8358, 2021.

  • MICHELS, M. H. ; LIMA, P. G. . O Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência de Florianópolis: a invisibilidade do tema educação. Revista Educação e Emancipação , v. 11, p. 315-339, 2018.

  • MICHELS, M. H. ; GARCIA, R. M. C. . Política de Educação Especial e currículo: disputas sobre natureza, perspectiva e enfoque. TEIAS (RIO DE JANEIRO. IMPRESSO) , v. 19, p. 54-70, 2018.

  • MICHELS, M. H. ; LEHMKUHL, M. S. . A política de formação de professores do ensino fundamental para atender alunos da Educação Especial. Educação e Fronteiras (UFGD) , v. 5, p. 60-72, 2015.

  • MICHELS, MARIA HELENA ; GARCIA, ROSALBA MARIA CARDOSO . SISTEMA EDUCACIONAL INCLUSIVO: CONCEITO E IMPLICAÇÕES NA POLÍTICA EDUCACIONAL BRASILEIRA. CADERNOS CEDES (IMPRESSO) , v. 34, p. 157-173, 2014.

  • MICHELS, M. H. ; GARCIA, R. M. C. . Educação Especial nas políticas de inclusão: uma análise do Plano Nacional de Educação. Retratos da Escola , v. 8, p. 397-408, 2014.

  • MICHELS, M. H. ; GARCIA, R. M. C. ; CARNEIRO, M. S. C. . O caráter conservador da perspectivainclusiva na Educação Especial: as salas multimeios na Rede Municipal de Florianópolis. Revista Cocar (UEPA) , v. 6, p. 17-28, 2012.

  • MICHELS, M. H. . O que há de novo na formação de professores para a Educação Especial?. REVISTA EDUCAÇÃO ESPECIAL (UFSM) , v. 24, p. 219-232, 2011.

  • GARCIA, R. M. C. ; MICHELS, M. H. . A política de educação especial no Brasil (1991-2011): uma análise da produção do GT15 - Educação Especial da ANPEd. REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO ESPECIAL , v. 17, p. 105-123, 2011.

  • MICHELS, M. H. . Gestão, formação docente e inclusão: eixos da reforma educacional brasileira que atribuem contornos à organização escolar. Revista Brasileira de Educação (Impresso) , v. 11, p. 406-423, 2006.

  • MICHELS, M. H. . Paradoxos da formação de professores para a educação especial: o currículo como expressão da reiteração do modelo médico-psicológico. Revista Brasileira de Educação Especial , Marília, v. 11, p. 255-272, 2005.

  • MICHELS, M. H. . Caminhos da exclusão: a política para a educação e a educação especial nos anos de 1990. Ponto de Vista (UFSC) , Florianópolis, v. n. 3/4, p. 73-86, 2002.

  • MICHELS, M. H. . A política educacional brasileira e a integração das pessoas consideradas especiais. PerCursos: revista do Núcleo de estudos em Políticas Públicas, Udesc - Florianópolis, v. 1, p. 13-24, 2000.

  • MICHELS, M. H. ; GARCIA, R. M. C. . A nova LDB e o processo de integração de sujeitos portadores de deficiência. Revista: Ponto de Vista, UFSC - Florianópolis, v. 1, p. 30-35, 1999.

  • MICHELS, M. H. ; GIRON, M. F. R. . Perspectiva histórico-cultural e prática pedagógica. Cadernos pedagógicos, Porto Alegre, v. 1, n.11, p. 27-33, 1996.

  • MICHELS, M. H. . A Formação de professores de educação especial no Brasil: propostas em questão. 11. ed. Florianópolis: NUP, 2017. v. 1. 274p .

  • MICHELS, M. H. ; GENTIL, H. (Org.) . Práticas Pedagógicas: politica, currículo e espaço escolar. 1. ed. Araraquara: Junqueira&marin, 2011. v. 1. a definirp .

  • LEHMKUHL, M. S. ; MICHELS, M. H. . Educação Especial na esteira do conservadorismo: relação entre o público e o privado no âmbito da formação de professores em Santa Catarina. In: Shiroma, E.O; Dantas, J.S; Souza, R.D.. (Org.). Crise do Capital, conservadorismo e contrarreformas na educação brasileira (2016-2022). 1ed.São Paulo: Pimenta Cultural, 2023, v. 1, p. 245-275.

  • SHIROMA, E. O. ; MICHELS, M. H. ; EVANGELISTA, O. ; GARCIA, R. M. C. . A tragédia docente e suas faces. In: Evangelista, O; SEKI, A.K.. (Org.). Formação de profssores no Brasik: leituras a Contrapelo. 1ed.Araraquara: , 2017, v. 1, p. 17-58.

  • MICHELS, M. H. ; VAZ, K. . A política de formação para professores da Educação Especial: a ironia do discurso. In: EVANGELISTA, O. SEKI, A.K.. (Org.). A formamação de professores no Brasil: leituras a contrapelo. 1ed.Araraquara: Junqueira&Marin, 2017, v. 1, p. 149-168.

  • MICHELS, M. H. ; LEHMKUHL, M. S. . Movimentos sociais e ducação especial: reflexões a partir de um balanço de produção. In: CAMPOS, M;A;T; SILVA, M.R.. (Org.). Educação, movimentos sociais e políticas governamentais. 1ed.Curitiba: Appris, 2017, v. 1, p. 107-117.

  • MICHELS, M. H. . A formação de professores para a Educação Especial. In: Maria Helena Michels. (Org.). A Formação de professores de educação especial no Brasil: propostas em questão. 1ed.Florianópolis: NUP, 2017, v. 1, p. 23-57.

  • MICHELS, M. H. ; VAZ, K. . O escárnio de uma política: a formação para os professores da educação especial. In: maria helena michels. (Org.). A Formação de professores de educação especial no Brasil: propostas em questão. 1ed.Florianópolis: NUP, 2017, v. 1, p. 59-87.

  • MICHELS, M. H. . A Política de Educação Inclusiva: uma nova perspectiva de formação?. In: Déborah de B.A.P.Freitas; Sandra M. da S. Cardozo. (Org.). (in) Formando e (re) construindo redes de conhecimento. 110ed.Boa Vista: Editora da UFRR, 2012, v. 1, p. 1-87.

  • MICHELS, M. H. ; EVANGELISTA, O. ; SHIROMA, E. O. . Quatro teses sobre a política de formação de professores. In: Heloisa Salles Gentil; Maria Helena Michels. (Org.). Práticas Pedagógicas: politica, currículo e espaço escolar. 1ed.Araraquara: Junqueira&marin, 2011, v. 1, p. 10-28.

  • MICHELS, M. H. . O Instrumental, o gerencial e a formação à distância: estratégias para a reconversão docente. In: CAIADO, K.R.M.; JESUS, D.M.; BAPTISTA, C.R.. (Org.). Professores e Educação Especial: formação em foco. 1ed.Porto Alegre: Mediação, 2011, v. 2, p. 79-90.

  • MICHELS, M. H. . Formação docente na política de educação inclusiva: um novo professor para uma nova sociedade?. In: Alexandra Ayach Anache; Antonio Carlos do N. Osório. (Org.). Da educação especial à educação na diversidade: escolarização, práticas e processos. 1ed.Campo Grande: Editora UFMS, 2010, v. 1, p. 47-72.

  • MICHELS, M. H. ; GARCIA, R. M. C. . A organização curricular na articulação entre serviço especializado e classe comum: um modelo inclusivo?. In: Monica de Carvalho Magalhães Kassar. (Org.). Diálogos com a diversidade: desafios da formação de educadores na contemporaneidade. 1ed.Campinas: Mercado das Letras, 2010, v. 1, p. 211-231.

  • MICHELS, M. H. . Paradoxo da formação docente na política de educação inlcusiva do Estado de Santa Catarina: a perspectiva clínica como sustentação do trabalho escolar. In: Claudio Roberto Baptista; Demise Meyrelles de Jesus. (Org.). Avanços em política de inclusão: o contexto da educação espcial no Brasil e em outros paises. 1ed.Porto Alegere: Editora Mediação, 2009, v. 1, p. 139-152.

  • MICHELS, M. H. ; GARCIA, R. M. C. . Política de educação inlcusiva e estratégias curriculares: paradoxos frente à educação básica. In: Geovana Mendonça Lunardi Mendes; Maria Cristina da Rosa Fonseca da SIlva. (Org.). Educação, arte e inclusão: trajetórias de pesquisa. 1ed.Florianópolis: UDESC, 2009, v. 1, p. 169-182.

  • MICHELS, M. H. . Práticas de ambiguidades estruturais e a reiteração do modelo médico-psicológico: a formação de professores de educação especial. In: José Geraldo Silveira Bueno; Geovana Mendonça Lunardi Mendes; Roseli Albino dos Santos. (Org.). Deficiência e escolarização: novas perspectivas de análise. 1ed.Araraquara: junqueira&marin editora, 2008, v. 1, p. 9-477.

  • MICHELS, M. H. . Formação do professor de Educação Especial no Brasil. In: 40a Reunião Anual da ANPED, 2021, Belem. 40a reunião anual da ANPED, 2021. v. 1.

  • MICHELS, M. H. ; LEHMKUHL, M. S. . A formação inicial em Educação Especial no Estado de Santa Catarina. In: XII ANPED sul, 2020, Blumenau. XIII Anped sul, 2020.

  • MICHELS, M. H. ; LEHMKUHL, M. S. . Política de inclusão ou manobra de publicização?. In: 8th Inclusive and Supportive Education Congress, 2016, Lisboa. Journal of Research in Special Educatinal Needs, 2016. v. 16. p. 855-859.

  • MICHELS, M. H. ; LEHMKUHL, M. S. . Movimentos sociais e educação especial: reflexões a partir de um balanço de produção. In: XI Anped-sul, 2016, Curitiba. XI ANPED-Sul: Reunião Científica Regional, 2016. v. 1. p. 1-15.

  • MICHELS, M. H. ; GARCIA, R. M. C. . A emergência do termo 'Sistema Educacional Inclusivo' e suas implicações na política educacional. In: X ANPED-Sul, 2014, Florianópolis. X ANPED -Sul, 2014. v. 1.

  • MICHELS, M. H. ; LEHNKUHL, M. S. . A política de formação de professores do ensino fundamental para atender alunos da educação especial. In: II Encontro Luso-Brasileiro sobre o Trabalho Docente e Formação. Políticas, Práticas e Investigação: Pontes para a mudança., 2013, Porto. II Encontro Luso-Brasileiro sobre o Trabalho Docente e Formação. Políticas, Práticas e Investigação: Pontes para a mudança., 2013. v. 1.

  • MICHELS, M. H. ; GARCIA, R. M. C. ; CARNEIRO, M. S. C. . Implicações da diversificação na dinâmica das salas multimeios na Rede Municipal de Florianópolis: o caráter conversador da perspectiva inclusiva na Educação ESPECIAL. In: VI Seminário Nacional de Pesquisa em Educação Especial, 2011, Nova Almeida/ES. VI Seminário Nacional de Pesquisa em Educação Especial: Práticas pedagógicas na Educação Especial: multiplicidade do AEE. Vitória: UFES, 2011. v. 1. p. 1-19.

  • MICHELS, M. H. ; Ferreira, S.D.M. . Conhecer os Serviços da Educação Especial do Estado de Santa Catarina: uma política em análise. In: - Congresso de Educação Básica - COEB, 2011, Florianópolis. Congresso de Educação Básica - COEB, 2011. v. 1. p. 1.

  • MICHELS, M. H. ; GARCIA, R. M. C. . A articulação entre serviço especializado e classe comum: a organização curricular frente a um modelo inclusivo. In: VIII Encontro de Pesquisadores em Educação da Região Sul - ANPED Sul, 2010, Londrina. CD Ron. Londrina: UEL, 2010. v. 1. p. 1-16.

  • GARCIA, R. M. C. ; MICHELS, M. H. . Polítcas públicas de educação especial e escolarização de sujeitos com deficiencia. In: I Encontro interrinstitucional de Pesquisa: políticas públicas e escolarização de alunos com deficiência, 2010, Londrina. I Encontro interrinstitucional de Pesquisa: políticas públicas e escolarização de alunos com deficiência. Londrina: UEL, 2010. v. 1. p. 1-19.

  • MICHELS, M. H. . O instrumental, o gerencial e a formação à distância: estratégias para a reconversão docente na perspectiva da educação iclusiva. In: V Seminário Nacional de Pesquisa em Educação Especial, 2009, São Paulo. V Seminário Nacional de Pesquisa em Educação Especial: formação de professores em foco. Marília: ABPEE, 2009. v. 1. p. 1-14.

  • MICHELS, M. H. ; GARCIA, R. M. C. . POLÍTICAS MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA: UM ESTUDO DE MUNICÍPIOS CATARINENSES. In: VII Seminário de Pesquisa em Educação da Região Sul: Pesquisa e Inserção Social, 2008, Itajaí. VII Seminário de Pesquisa em Educação da Região SUl: Pesquisa e Inserção Social, 2008. v. 1. p. 1-17.

  • MICHELS, M. H. . PARADOXO DA FORMAÇÃO DOCENTE NA POLÍTICA DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA: a perspectiva clínica como sustentação do trabalho escolar. In: IV Seminário Nacional de Pesquisa em Educação Especial: Conhecimento&margens, 2008, Gramado. IV Seminário Nacional de Pesquisa em Educação Especial: Conhecimento&margens. Porto Alegre: UFGS, 2008. v. 1. p. 1-15.

  • MICHELS, M. H. ; GARCIA, R. M. C. . Política de Educação Inclusiva e Estratégias Curriculares: paradoxos frente à Educação Básica. In: IV Colóquio Luso-brasileiro sobre questões curriculares e VIII Colóqui sobre questões curriculares, 2008, Florianópolis. IV Colóquio Luso-brasileiro sobre questões curriculares e VIII Colóqui sobre questões curriculares. Florianópolis: UFSC, 2008. v. 1. p. 1-14.

  • MICHELS, M. H. . A organização da Rede Municipal de Ensino de Florianópolis numa perspectiva inclusiva. In: 30a Reunião Anual da ANPED, 2007, Caxambú. ANPEd: 30 anos de pesquisa e compromisso social. Rio de Janeiro: ANPEd, 2007. v. 1. p. 01-06.

  • MICHELS, M. H. ; GARCIA, R. M. C. . A formação de professores e a política de inclusão escolar em municípios catarinenses. In: 3o Seminário Nacional Estado e Políticas Sociais no Brasil, 2007, Cascavel. 3a Seminário NacionalÇ Estado e Políticas sociais no Brasil, 2007. v. 1. p. 01-12.

  • MICHELS, M. H. . Ambiguidades estruturais presentes no curso de pedagogia - habilitação educação especial. In: IV Congresso Internacional de Educação, 2005, São Leopoldo. IV Congresso Internacional de Educação, 2005. v. 1. p. 1-14.

  • MICHELS, M. H. . O currículo como expressão da reiteração do modelo médico-psicológico na formação de professores para a educação especial, no Brasil. In: IV Jornadas de Investigación en Educación, 2005, Córdoba. IV Jornadas de investigación en Educación. Cordoba: Universidad Nacional de Córdoba, 2005. v. 1. p. 1-12.

  • MICHELS, M. H. . Ambiguidades estruturais e reitação do modelo médico-psicológico como marca da formação de professores de educação especial. In: 28a Reunião Anual da Anped: 40 anos de Pós-Graduação emEducação no Brasil, 2005, Caxambu. 28a Reunião Anual: 40 anos da Pos-Graduação em Educação, 2005. v. 1. p. 1-18.

  • MICHELS, M. H. . Formação de professores para a educação especial: seus tempos e espaços. In: XII Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino, 2004, Curitiba. XII Endipe: Conhecimento local e conhecimento universal, 2004. v. 1. p. 1-15.

  • MICHELS, M. H. . Tempo e espaço: suas marcas, suas possibilidades e limites na formação de professores para a educação especial na UFSC. In: VII Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores: Teorias e Práticas - imagens e projetos, 2003, Águas de Lindóia. VII Congresso Estadual Paulista sobre formação de educadores, 2003. v. 1. p. 1-13.

  • MICHELS, M. H. ; GARCIA, R. M. C. . Ações e estratégias das redes de ensino de Santa Catarina frente à pol´tica de inclusão. In: 6a semana de ensino pesquisa e extensão, 2007, Florianópolis. 6a SEPEX, 2007. v. 1.

  • MICHELS, M. H. ; GARCIA, R. M. C. . Políticas municipais de educação inclusiva: um estudo das formas organizativas do trabalho pedagógico no Brasil. In: V Jornadas de investigacion en Educacion: Educación y perspectivas: contribuciones teóricas y metodológicas en debate, 2007, Cordoba. V Jornadas de investigacion en Educacion: Educación y perspectivas: contribuciones teóricas y metodológicas en debate, 2007. p. 13.

  • MICHELS, M. H. ; GARCIA, R. M. C. . A proposta de inclusão escolar e a formação de professores no Brasil. In: V Jornadas de investigacion en Educacion: Educación y perspectivas: contribuciones teóricas y metodológicas en debate, 2007, Cordoba. V Jornadas de investigacion en Educacion: Educación y perspectivas: contribuciones teóricas y metodológicas en debate, 2007. v. 1. p. 102.

  • MICHELS, M. H. . A perspectiva inclusiva na rede municipal de ensino de Florianópolis: conceitos, concepções e formas organizativas. In: 6a SEPEX, 2007, Florianópolis. 6a SEPEX, 2007. v. 1.

  • MICHELS, M. H. . Ambiguidades estruturais e a reiteração do modelo médico-psicológico: marcas da formação de professores para a educação especial. In: Seminário Formação de professores: história, políticas e práticas, 2005, Florianópolis. Anais de resumos: seminário de pesquisa. Florianópolis: Editora da UFSC, 2005. v. 1. p. 31-31.

  • MICHELS, M. H. . A formação dos professores para a Educação Especial no Curso de Pedagogia: Inclusão como persperctiva?. In: II Congresso Brasileiro de Educação Especial e II Encontro da Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial, 2005, São Carlos. Livro de Programa e Resumos. São Carlos: UFSCar, 2005. p. 194-194.

  • MICHELS, M. H. . A política de integração e a formação dos professores na reforma educacional nos anos 90. In: I Congresso Ibero-Americano de Formação de Professores, 2000, Santa Maria. I Congresso Ibero-Americano de Formação de Professores, 2000. v. 1. p. 18-18.

  • MICHELS, M. H. . A educação especial na política educacional brasileira nos anos 90. In: II Congresso Internacional de Educación: Debates y utopias, 2000, Buenos Aires. II Congresso Internacional de Educación: debates y utopias, 2000. p. 194-194.

  • MICHELS, M. H. . Uma análise das políticas neoliberais para a educação especial. In: III Simpósio em Filosofia e ciência educação, universidade e pesquisa: paradigma do conhecimento no final do milênio, 1999, Marília. III Simposio em Filosofia e Ciência -Resumos. Marília/SP: Unesp, 1999. v. 1. p. 138-138.

  • MICHELS, M. H. ; EVANGELISTA, O. . Uma análise das políticas neoliberais para a educação especial. In: 51a Reunião Anual da SBPC, 1999, Porto Alegre. 51a Reunião Anual da SBPC - Mercosul: a quebra das fronteiras?, 1999. p. 8-8.

  • MICHELS, M. H. . Formação de Professores do Ensino Comum no Contexto das Políticas de Educação Inclusiva: o que dizem as pesquisas. 2024. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • MICHELS, M. H. . ?Pontos históricos e emergentes que desafiam a Educação Especial no Brasil ?. 2024. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MICHELS, M. H. . Mesa-Redonda I ? FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO ESPECIAL NAS POLÍTICAS NEOLIBERAIS. 2022. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MICHELS, M. H. ; LEHMKUHL, M. S. . A formação inicial em Educação Especial no Estado de Santa Catarina. 2021. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • MICHELS, M. H. . Formação de professores da Educação Especial no Brasil. 2021. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • MICHELS, M. H. . Formação do professor de Educação Especial no Brasil. 2021. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • MICHELS, M. H. . Formação de professores e Educação Especial. 2020. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MICHELS, M. H. . Formação de professores para Educação Especial. 2019. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • MICHELS, M. H. . Formação inicial de professores na perspectiva da educação inclusiva. 2019. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • MICHELS, M. H. ; LEHMKUHL, M. S. . Movimentos sociais e educação especial: reflexões a partir de um balanço de produção. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • MICHELS, M. H. . IV Encontro Interinstitucional de Pesquisa: Políticas Públicas e escolarização de alunos com deficiência. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • MICHELS, M. H. . A educação especial nos microdados do INEP: o que mostram os números?. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • MICHELS, M. H. . Escolarização de alunos com deficiência e formação docente. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • Ferreira, S.D.M. ; MICHELS, M. H. . Congresso de Educação básica: aprendizagem em contexto. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • MICHELS, M. H. ; GARCIA, R. M. C. ; CARNEIRO, M. S. C. . IMPLICAÇÕES DA DIVERSIFICAÇÃO NA DINÂMICA DAS SALAS MULTIMEIOS NA REDE MUNICIPAL DE FLORIANÓPOLIS: O CARÁTER CONSERVADOR DA PERSPECTIVA INCLUSIVA NA EDUCAÇÃO ESPECIAL. 2011. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • MICHELS, M. H. . Educação infantil e ensino fundamental: infância, diferença e alteridade. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • MICHELS, M. H. . Educação Especial: gênese, trajetória e consolidação. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • MICHELS, M. H. . Trabalho docente na educação basica em SC. 2011. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • MICHELS, M. H. ; GARCIA, R. M. C. ; CARNEIRO, M. S. C. . A articulação entre Serviço especializado e classe comum: a organização curricular frente a um modelo inclusivo. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • MICHELS, M. H. . Educação especial e políticas globais locais: contornos da profissionalidade docente. 2009. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • MICHELS, M. H. . O instrumental, o gerencial e a formação à distância: estratégias para a reconversão docente na perspectiva da educação inclusiva. 2009. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • MICHELS, M. H. ; GARCIA, R. M. C. . Políticas municipais de educação inclusiva: um estudo de municípios catarinenses. 2008. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • GARCIA, R. M. C. ; MICHELS, M. H. . Política de Educação Inclusiva e Estratégias Curriculares: paradoxos frente a Educação Básica. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • MICHELS, M. H. . Paradoxo da Formação Docente na Política de Educação Inclusiva: a perspectiva clínica como sustentação do trabalho escolar. 2008. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • MICHELS, M. H. . A organização da Rede Municipal de Ensino de Florianópolis numa perspectiva inclusiva. 2007. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • MICHELS, M. H. . II Encontro dos Coordenadores de Cursos de Pedagogia das Universidades Públicas brasileiras. 2007. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • GARCIA, R. M. C. ; MICHELS, M. H. . Políticas municipais de educação inclusiva: um estudo das formas organizativas do trabalho pedagógico no Brasil. 2007. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • MICHELS, M. H. ; GARCIA, R. M. C. . A proposta de inclusão escolar e a formação de professores no Brasil. 2007. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • MICHELS, M. H. . A perspectiva inclusiva na rede municiapl de ensino de Florianópolis: conceitos, concepções e formas organizativas. 2007. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • MICHELS, M. H. ; GARCIA, R. M. C. . Ações e estratégias das redes de ensino de Santa Catarina frente à política de inclusão. 2007. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • MICHELS, M. H. . A formação de professores e a pol´tica de inclusão escolar em municípios catarinenses. 2007. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • MICHELS, M. H. . XII Congresso Estadual das APAEs. 2006. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • MICHELS, M. H. . Ambiguidades estruturais e a reiteração do modelo médico-psicológico: marcas da formação de professores para a educação especial. 2005. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • MICHELS, M. H. . Ambiguidades estruturais e reitação do modelo médico-psicológico como marca da formação de professores de educação especial. 2005. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • MICHELS, M. H. . O currículo como expressão da reiteração do modelo médico-psicológico na formação de professores para a educação especial, no Brasil. 2005. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • MICHELS, M. H. . Algumas reflexões sobre a formação docente. 2005. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • MICHELS, M. H. . Formação de professores para a educação especial: seus tempos e espaços. 2004. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • MICHELS, M. H. . Tempo e espaço: suas marcas, suas possibilidades e limites na formação de professores para a educação especial na UFSC. 2003. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • MICHELS, M. H. . A educação especial na política educacional brasileira nos anos 90. 2000. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • MICHELS, M. H. . A política de integração e a formação dos professores na reforma educacional nos anos 90. 2000. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • MICHELS, M. H. . Inclusão, uma questão de cidadania. 2000. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • MICHELS, M. H. . A política neoliberal e suas implicações para a educação especial. 1999. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • MICHELS, M. H. . Uma análise das políticas neoliberais para a educação especial. 1999. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • MICHELS, M. H. ; EVANGELISTA, O. . Uma análise das políticas neoliberais para a Educação Especial. 1999. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MICHELS, M. H. . As diferentes concepções: conceitos básicos do sócio-histórico. 1997. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • MICHELS, M. H. . Ciência: saberes empíricos e saber científico. 1996. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • MICHELS, M. H. . A educação para o trabalho na perspectiva sócio-histórica. 1996. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • MICHELS, M. H. . Eixos estruturais na perspectiva sócio-histórica. 1996. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • MICHELS, M. H. . A perspectiva Sócio-histórica na preparação para o trabalho. 1995. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • MICHELS, M. H. . Teorias Pedagógicas em educação especial. 1993. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • MICHELS, M. H. . Teoria da modificabilidade cognitiva (Feurstein Israel) aplicada a indivíduos portadores de paralisia Cerebral. 1992. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MICHELS, M. H. . Préfácio. Belo Horizonte, 2022. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.

Outras produções

MICHELS, M. H. . Parecerista Ad hoc - RBE. 2017.

MICHELS, M. H. . Parecerista Ad hoc. 2016.

MICHELS, M. H. . Consultora ad hoc da Revista Educação Especial. 2012.

MICHELS, M. H. . parecerista ad hoc GT Educação Especial do IX Seminário de pesquisa em Educação da Região Sul. 2012.

MICHELS, M. H. . Consultoria 'ad hoc' para a Editora da UDESC. 2011.

MICHELS, M. H. . Consultora periódico InterMeio. 2009.

MICHELS, M. H. . Consultor Ad Hoc para 31a Reunião Anual da ANPED. 2008.

MICHELS, M. H. . Membro titular do Colegiado do Curso de Pedagogia CED/UFSC. 2012.

MICHELS, M. H. . Avaliadora do Periódico Roteiros. 2012.

MICHELS, M. H. . Coordenadora da sessão da comunicação discente do VI Seminário Nacional de Pesquisa em Educação Especial. 2011.

MICHELS, M. H. . Coordenadora da 7a fase do curso de pedagogia. 2011.

MICHELS, M. H. . Coordenadora do GT 15 - Educação Especial - ANPED. 2011.

MICHELS, M. H. . Representente da linha Educação, Estado e Políticas Públicas. 2010.

MICHELS, M. H. . Vice-coordenação do GT-15- Educação Especial da ANPED. 2010.

MICHELS, M. H. . Consultora Ad Hoc da 32a Reunião ANual da ANPED. 2009.

MICHELS, M. H. . Revista Educere Et Educare. 2008.

MICHELS, M. H. . IV Colóquio Luso-brasileiro sobre Questões CUrriculares. 2008.

MICHELS, M. H. . VII Seminário de Pesquisa em Educação da Região Sul. 2008.

MICHELS, M. H. . A inclusão de pessoas consideradas com necessidades especiais no ensino superior: experiências da Universidade do Planalto Catarinense. 2006.

MICHELS, M. H. . Revista Brasileira de Educação. 2006.

MICHELS, M. H. . Revista da FAEEBA - Educacao e Contemporaneidade. 2006.

MICHELS, M. H. . Revista Perspectiva. 2005.

MICHELS, M. H. ; CARNEIRO, M. S. C. ; CRHISTOFARI, A. C. . Ciclo de debates de projetos de pesquisa em educação especial. 2017. (Relatório de pesquisa).

MICHELS, M. H. . Curso para candidatos a diretores de escola da RME de Florianópolis. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

MICHELS, M. H. ; KLEBER, R. C. ; LORENZINI, V. P. . A educação especial no movimento de reforma da escola brasileira. 2015. (Relatório de pesquisa).

MICHELS, M. H. . A formação docente e a práxis pedgógica. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

MICHELS, M. H. . Avaliadora. 2010. (Avaliadora da edição 35 da Roteiro).

MICHELS, M. H. . Relatório de pesquisa. 2008. (Relatório de pesquisa).

MICHELS, M. H. ; GARCIA, R. M. C. . Relatório de pesquisa. 2008. (Relatório de pesquisa).

GARCIA, R. M. C. ; MICHELS, M. H. . Inclusao/exclusao de pessoas com necessidades especiais. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

MICHELS, M. H. . Minicurso: Inclusão/exclusão de pessoas com necessidades especiais. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

MICHELS, M. H. ; GARCIA, R. M. C. . Curso: inclusão/exclusão de pessoas com necessidades especiais. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

MICHELS, M. H. . Para além da comoção: relação entre o artista, público e sua mútua constituição no contexto da are contemporânea. 2005. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

GARCIA, R. M. C. ; MICHELS, M. H. . Para alem da comocao - relacao enntre o artista,, publico e sua mutua constituicao no contetxo da arte contemporanea. 2004. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

MICHELS, M. H. . Colóquio: Política contemporânea e a Formação de professores. 2004. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

MICHELS, M. H. . Inclusão, uma questão de cidadania. 2001. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

MICHELS, M. H. . Desafios ao portador de NEE para o ingresso e permanência no mercado de trabalho. 2000. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

MICHELS, M. H. . Seminário Educação e Trabalho. 1999. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

MICHELS, M. H. ; TORRIGLIA, P. L. . Algumas reflexões sobre a formação docente. 2005 (Mesa Redonda) .

MICHELS, M. H. . Política contemporânea e a formação de professores. 2001 (Colóquio) .

MICHELS, M. H. . Inclusão, uma questão de Cidadania. 2000 (Curso) .

MICHELS, M. H. . Introdução à Teoria Sócio-Histórica. 1997 (Curso) .

MICHELS, M. H. . O papel do professor como mediador do conhecimento. 1996 (Curso) .

MICHELS, M. H. . Seminário Inter-Unidades. 1996 (Seminário) .

MICHELS, M. H. . A educação para o trabalho na perspectiva sócio-histórica. 1996 (Curso) .

MICHELS, M. H. . A perspectiva sócio-histórica na preparação para o trabalho. 1995 (Curso) .

Projetos de pesquisa

  • 2023 - Atual

    Projeto de Pesquisa Interinstitucional: "Disputas por docências e reformas curriculares nos Cursos de Pedagogia da Região Sul do Brasil", Descrição: Trata-se de uma pesquisa interinstitucional com pesquisadoras docentes de quatro estados da federação (Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Paraná e Minas Gerais), vinculadas a universidades públicas (UFSC, UDESC, UFMG, UNESPAR, UNIOESTE, UFPel, Unipampa e FURG), que se propõe a trabalhar de forma conjunta para produzirem um mapeamento dos Cursos de Pedagogia (CPe) ofertados por Instituições de Ensino Superior (IES) nos estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, portanto na região Sul do Brasil. Este projeto está vinculado à pesquisa do grupo GEDEB/UFPel, aprovado em novembro de 2022 nesta Instituição, que inicialmente previa o estudo das reformas curriculares de alguns Cursos de Pedagogia no Estado do Rio Grande do Sul. Devido a ampliação do recorte e da equipe da pesquisa, apresentamos o presente projeto, que objetiva realizar um levantamento detalhado dos CPe dos três estados, mapeando as características e as principais tendências de formação docente neste Curso, identificando as aproximações e distanciamentos entre os estados e com o projeto definido nas políticas educacionais para a área. Trata-se de uma pesquisa exploratória de análise documental, com abordagem quanti e qualitativa. Entre os documentos que serão estudados estão as políticas voltadas à formação inicial de docente ou que implicam alterações nos cursos de graduação; documentos de grupos que disputam a formação docente no país; relatórios do e-MEC sobre os CPe do Sul do país; documentos dos cursos CPe da região escolhida, especialmente, matrizes curriculares e projetos políticos pedagógicos. Entre os resultados esperados, além da contribuição em nossa atuação como professoras, pesquisadoras e estudiosas da formação docente, a pesquisa cooperará com a área na compreensão da formação inicial de docentes no Brasil, especialmente sobre o CPe na região Sul.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Maria Helena Michels - Integrante / Patrícia Laura Torriglia - Integrante / Mariléa Silva - Integrante / Jocemara Triches - Coordenador.

  • 2022 - Atual

    As concepções de Ensino e aprendizagem na formação inicial dos professores de Educação Especial, Descrição: A presente pesquisa tem como objetivo central apreender quais concepções de ensino e aprendizagem perpassam as proposições de formação inicial de professores nos cursos de Graduação em Licenciatura em Educação Especial. Para tanto, buscamos, como objetivos específicos: a) apreender as concepções de ensino que estão indicadas nas proposições dessa formação inicial; b) apreender as concepções de aprendizagem contempladas nas proposições de tal formação; c) problematizar as possíveis formas de apreensão e formulação das duas categorias centrais do estudo; d) perceber a relação entre as propostas de formação inicial e a proposições políticas para a área da educação especial, em relação ao processo ensino e aprendizagem. Os procedimentos teórico-metodológicos previstos estão balizado pela perspectiva marxista e estão organizados em três etapas: a) Buscar nos projetos pedagógicos dos Cursos de Licenciatura em Educação Especial as concepções de ensino e de aprendizagem; b) Analisar nos discursos políticos referentes à educação especial as concepções de ensino e de aprendizagem; c) Apreender, por intermédio do balanço de produção, como a área de Educação Especial trata a relação ensino e aprendizagem. Essas etapas pressupõe o estudo das diferentes concepções teóricas que orientam as discussões sobre as teorias da educação e suas concepções em relação a esses conceitos centrais da pesquisa. As análises terão como recorte temporal os anos de 2004-2020, período que corresponde a implementação do primeiro e do último curso de licenciatura em Educação Especial e as últimas reformulações políticas para a formação de professores no Brasil.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Maria Helena Michels - Coordenador.

  • 2020 - 2022

    A FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO ESPECIAL NO BRASIL, Descrição: A presente pesquisa é parte constituinte da investigação já iniciada, sob o título A formação do professor de educação especial no Estado de Santa Catarina, cadastrado no SIGPEX - UFSC sob o número 201901710, coordenada por essa pesquisadora. A necessidade de ampliar esse projeto ocorreu quando do pedido de trabalho encomendado do GT 15 Educação Especial na 39 Reunião Nacional da Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Educação (Anped), que ocorreu em Niterói/RJ, em outubro de 2019. A referida solicitação indicou à esta coordenação a pesquisa nacional que deverá apresentar seus resultados na Reunião Anual da ANPED, em 2021. O objetivo central da investigação é mapear em âmbito nacional, como estão sendo formados as(os) professoras(es) de/para a educação especial. Os objetivos específicos e a metodologia podem ser assim assinalados: localizar e caracterizar os cursos ativos de Licenciatura em educação especial no que concerne a esfera administrativa da instituição que oferece o curso, sua modalidade e principais características; analisar as Propostas Pedagógicas dos Cursos (PPCs) buscando perceber: a história de sua criação; as bases teóricas que os sustentam; os objetivos dos cursos; os perfis dos egressos; proposição relativas a educação pública, gratuita, laica e de qualidade socialmente referenciada; educação como direito; proposta de formação humana; localizar e caracterizar os cursos ativos de especializações na área no que tange a esfera administrativa da instituição, a modalidade da oferta do curso e suas principais temáticas; identificar, dentre os cursos de Pedagogia das universidades federais, as disciplinas da área de educação especial; apreender, a partir das analises das ementas das disciplinas referentes à educação especial nos Cursos de Pedagogia, as discussões propostas sobre a área relacionadas à Educação Pública; ao Direito à Educação; educação laica, gratuita e de qualidade socialmente referendada; e como se pensa a formação humana na escola.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Maria Helena Michels - Coordenador / Monica Magalhães Kassar - Integrante / Rosangela Gavioli Prieto - Integrante / Márcia de Sousa Lehmkuhl - Integrante / Ana Maria Machado - Integrante / Carla Karnoppi Vasques - Integrante / João Henrique da Silva - Integrante / Maria Edith Romano Siems - Integrante / Mirian Celia Castellain Guebert - Integrante / Rita de Cassia P.B. Magalhães - Integrante / Simone Bicca Charczuk - Integrante / Neiza de Lourdes Frederici Fumes - Integrante / Bruna Vitória de Souza - Integrante.

  • 2019 - 2022

    A FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO ESPECIAL NO ESTADO DE SANTA CATARINA, Descrição: A presente pesquisa tem como objetivo central apreender quais concepções permeiam a formação de professores para a área de educação especial em Santa Catarina. Tal objetivo está desdobrado em objetivos específicos: 1) Apreender aonde vem ocorrendo a formação de professores para a educação especial em Santa Catarina; 2) Reunir informações sobre quais níveis (superior ou pós-graduação) estão sendo oferecidas tais formações e quais as esferas administrativas tem se responsabilizado por esta formação; 3) Analisar a organização dos currículos (ementas das disciplinas; organização das mesmas na grade curricular; bibliografias utilizadas; formação dos professores formadores) nesta formação. Os procedimentos teórico-metodológicos previstos estão balizado pela perspectiva marxista e estão organizados em três etapas: a) Arrolar as universidades catarinenses que têm cursos referentes à educação especial, educação inclusiva ou relacionadas à área; Organizar esses dados por níveis de ensino, modalidades de ensino, esferas administrativas das universidades e sua distribuição geográfica no Estado; Balanço de produção sobre o tema Formação de professores da educação especial; Leitura do referencial teórico-metodológica que subsidiará as análises dos dados; Elaboração de um relatório parcial da pesquisa; b)A partir do levantamento anterior, elaborar critérios para a seleção das universidades e cursos a serem analisados de maneira mais verticalizada; Buscar nos cursos selecionados o histórico dos cursos, proposta curricular, disciplinas ementas, bibliografias, formação dos formadores; Leitura do referencial teórico-metodológica que subsidiará as análises dos dados; Leituras sobre currículo; Elaboração de relatório parcial da pesquisa; c) Analisar os cursos buscando compreender as concepções que permeiam a formação de professores de educação especial em Santa Catarina. Elaboração do relatório final da pesquisa. As análises terão como recorte temporal os anos de 2018-2020, buscando a atualidade dos cursos de formação.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) . , Integrantes: Maria Helena Michels - Coordenador / Márcia de Souza Lehmkuhl - Integrante / Thais de Espindola Ramos - Integrante / Rita de Cassia Kleber - Integrante / Simone NIcolau - Integrante / Bruna Vitória de Souza - Integrante.

  • 2015 - 2018

    A formação do professor de educação especial no Brasil (1996-2015): uma política para a escolarização dos deficientes?, Descrição: A presente pesquisa tem como objetivo geral analisar a formação, inicial e continuada, dos professores que atendem estudantes sujeitos da Educação Especial, especificamente aqueles que trabalham com o Atendimento Educacional Especializado (AEE) buscando compreender como tais formações tratam a escolarização desses sujeitos. Para tanto, faz-se necessário: 1) Identificar e caracterizar os professores que atuam no AEE nos municípios (número de trabalhadores por rede; formação exigida; formação realizada; 2) Conhecer o lócus de formação desses profissionais e os cursos (grade curricular; ementas; objetivos das disciplinas; carga horária); 3) Compreender, por intermédio das análises referentes aos cursos, como se compreende a escolarização dos estudantes da educação especial na formação dos professores. Tais estudos complementam a pesquisa em andamento, coordenada pela Profa. Dra. Rosalba Maria Cardoso Garcia, intitulado "Política de educação especial na educação básica: reconfiguração do trabalho docente". Os procedimentos teórico-metodológicos previstos, nestes dois projetos são: 1) Análise dos microdados do censo escolar/INEP e outras bases de dados disponíveis quando necessário complementar as fontes nacionais de estatística sobre trabalhadores em educação, especificamente do AEE; 2) Análise qualitativa dos documentos representativos da política educacional brasileira: legislações, orientações e diretrizes, editais de recrutamento de trabalhadores em educação no recorte da pesquisa, entre outros materiais oficiais e oficiosos; 3) Entrevista semi-estruturada com gestores de secretarias de educação de redes municipais de ensino para apreensão das atribuições dos trabalhadores em educação no recorte da pesquisa e compreensão do projeto educacional tomando a educação especial como sua expressão; 4) Revisão de literatura nacional e internacional pertinente ao foco da pesquisa. A base de referência empírica é a região sul do Brasil. Pretendemos, portanto, mobilizar dados das redes municipais de ensino das capitais: Curitiba, Florianópolis e Porto Alegre. Já em relação ao recorte temporal, tomaremos como referência as políticas de educação especial de perspectiva inclusiva, as quais remetem para o período pós-LDB 9.394/96. Ou seja, nossa pesquisa terá como recorte temporal o ano de 1996 até 2015.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Maria Helena Michels - Coordenador / Rosalba Maria Cardoso Garcia - Integrante.

  • 2011 - 2014

    A escolarização de alunos com deficiência e rendimento escolar: uma análise dos indicadores educacionais em Florianópolis e municípios de abrangência do Programa Educação Inclusiva ? direito à diversidade, Descrição: O presente projeto de pesquisa articula-se a uma investigação em rede, coordenada pelo Grupo de Pesquisa Políticas Públicas de Educação e Inclusão, de caráter interinstitucional, envolvendo pesquisadores da Universidade Estadual de Londrina (UEL), da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Este grupo tem o propósito de desenvolver suas investigações de modo articulado em quatro estados brasileiros: São Paulo, Mato Grosso do Sul, Santa Catarina e Paraná e esse estudo se insere no contexto dos trabalhos nos quais temos analisado vários aspectos das políticas e das práticas de inclusão, especificamente no que se refere ao acesso, permanência e inserção em processos efetivos de escolarização de pessoas com deficiência.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (2) . , Integrantes: Maria Helena Michels - Coordenador / Rosalba Maria Cardoso Garcia - Integrante / Monica Magalhães Kassar - Integrante / Silvia Márcia Ferreira Meletti - Integrante / Adriana Lia Friszman de Laplane - Integrante / Edelir Salomão Garcia - Integrante / Katia Regina Moreno Caiado - Integrante / Livia Rezende Girardi - Integrante / Mariana Lidner Dias - Integrante / Jane Clarisse Garcia - Integrante / Julia Rech - Integrante., Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Auxílio financeiro.Número de orientações: 4

  • 2010 - 2014

    Desafios da política de educação especial na perspectiva da educação inclusiva em municípios brasileiros, Descrição: Atento às responsabilidades depositadas nas redes municipais de ensino para a efetivação do Programa Educação Inclusiva: Direito à Diversidade, o objetivo desta pesquisa é acompanhar e analisar a reorganização de diferentes municípios frente à necessidade de formação de um ?sistema educacional inclusivo?. Para tanto, pretende-se: Analisar os indicadores educacionais de quatro municípios-pólo do Programa ?Educação Inclusiva: direito à diversidade?, para compreender em que contexto se insere a escolarização dos alunos com deficiência; Analisar a proposta pedagógica do Programa Educação Inclusiva: direito à diversidade a partir do Seminário Educação Inclusiva: direito à diversidade, que é o principal exemplar formativo do Programa, e que tem sido realizado periodicamente nos municípios-pólo desde 2004; Compreender as relações entre as políticas de inclusão escolar e as práticas pedagógicas na visão de professores(as), orientadores(as) e coordenadores(as) de escola. Esta pesquisa está sob a coordenação geral da Profa Monica Magalhães Kassar (UFMS) e conta com a participação de cinco núcleos: UFMS; UEL; UFSCar; Unicampi e UFSC. No núcleo da UFSC a coordenação do projeto está sob a responsabilidade da Profa Rosalba Maria Cardo Garcia. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Maria Helena Michels - Integrante / Rosalba Maria Cardoso Garcia - Integrante / Monica Magalhães Kassar - Coordenador / Silvia Márcia Ferreira Meletti - Integrante / Adriana Lia Friszman de Laplane - Integrante / Edelir Salomão Garcia - Integrante / Katia Regina Moreno Caiado - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.

  • 2010 - 2014

    A escolarização de alunos com deficiência e rendimento escolar: uma análise dos indicadores educacionais em municípios brasileiros, Descrição: Buscando perceber qual a situação do atendimento educacional para o aluno com deficiência em municípios brasileiros em termos de acesso/permanência e da natureza dos serviços educacionais organizados e destinados a esta população e quais são os índices de rendimento escolar dos alunos com deficiência incluídos no sistema regular de ensino, de diferentes escolas, situadas em municípios distintos de três unidades da federação é que esta pesquisa pretende: 1) Identificar e analisar as alterações quantitativas referentes ao acesso e à permanência de alunos com deficiência em cinco municípios-pólo em municípios de sua abrangência do Programa ?Educação Inclusiva: direito à diversidade?, para compreender em que contexto se insere a escolarização dos alunos com deficiência; 2) Identificar e analisar os índices de rendimento escolar de alunos com deficiência incluídos no ensino regular nesses municípios; 3) Delimitar critérios para a construção de um Sistema de Indicadores Sociais referente às condições de escolarização da pessoa com deficiência segundo a combinação orientada das estatísticas do acesso ao atendimento educacional desta população e de seu rendimento escolar. Essa pesquisa conta com a coordenação geral da Profa. Silvia Márcia Ferreira Meletti (UEL) e envolve 5 núcleos de pesquisa: EUL; UFMS; UFSCar; UNICAMP e UFSC. No núcleo da UFSC esse projeto está sob minha coordenação.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (2) . , Integrantes: Maria Helena Michels - Integrante / Rosalba Maria Cardoso Garcia - Integrante / Monica Magalhães Kassar - Integrante / Silvia Márcia Ferreira Meletti - Coordenador / Adriana Lia Friszman de Laplane - Integrante / Edelir Salomão Garcia - Integrante / Katia Regina Moreno Caiado - Integrante / Lívia Rezende Giradi - Integrante / Jane Clarisse Garcia - Integrante / Julia Rech - Integrante / mariana ldner dias - Integrante / Claudia Teles da Silva - Integrante / Renata Soares da Silva - Integrante / Dayana Valeria Folster Antonio Schreiber - Integrante., Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 5

  • 2009 - 2011

    Política municipal de educação inlcusiva: articulações entre serviço especializado e classe comum no desenvolvimento do trabalho pedagógico, Descrição: O objeto de atenção das reflexões aqui apresentadas refere-se às formas organizativas do trabalho pedagógico propostas para a educação de alunos identificados como com necessidades especiais na atual política educacional brasileira. Interessa-nos nesta pesquisa investigar as políticas de inclusão escolar a partir da análise da organização curricular, ao abranger as concepções e as práticas subjacentes às propostas para a educação especial nas redes de ensino. Com tal abordagem pretende-se apreender as concepções e as práticas que sustentam propostas consideradas como inclusivas. Para tanto pretendemos investigar a Rede Municipal de Florianópolis, a qual atende ao critério de ter formulado uma proposta curricular de matiz inclusivo. A apreciação da proposta ocorrerá por meio de análise documental e pesquisa de campo, essa última buscando apreender a organização curricular dos atendimentos especializados oferecidos pela rede. Pretende-se, portanto, proceder observação sistemática em cinco ?salas multimeios?, desenvolvendo registros que possibilitem caracterizá-las, assim como observar o trabalho pedagógico desenvolvido pelos professores regentes que recebem alunos com necessidades especiais nas classes comuns. Também serão realizadas entrevistas com professores das ?salas multimeios? e com os professores regentes. Pretende-se, dessa forma, compreender as políticas de inclusão escolar voltadas a alunos com necessidades especiais a partir da organização curricular. Para apoiar nossas análises, lançaremos mão, entre outros, dos seguintes autores: em relação ao currículo Michael Apple, Gimeno Sacristán, Maria das Mercês Sampaio, Jean Claude Forquin, Pierre Bourdieu; em relação à análise documental Norman Fairclough; em relação à análise de discurso Mikhail Bakthin e Eni Orlandi; em relação às políticas de inclusão escolar voltadas para alunos com necessidades especiais Gilberta Jannuzzi, José Geraldo Silveira Bueno, Maria Cecília Carareto Ferreira, Rosângela Gavioli Priet. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Maria Helena Michels - Integrante / Rosalba Maria Cardoso Garcia - Coordenador / Maria Sylvia Cardoso Carneiro - Integrante., Número de produções C, T & A: 2

  • 2006 - 2008

    A reorganização de redes municipais de ensino na perspectiva da educação inclusiva em Santa Catarina: formas organizativas do trabalho pedagógico e formação de professores, Descrição: A temática a que se refere o presente estudo é a educação escolar frente às exigências colocadas pelas políticas de inclusão. O foco da pesquisa está colocado sobre a reorganização de redes municipais de ensino em Santa Catarina para o atendimento de alunos com necessidades especiais. Considera-se que documentos emanados de agências internacionais, do Governo Federal e do Governo do Estado de Santa Catarina interpelam os municípios a elaborar planos de educação numa perspectiva inclusiva. Pretende-se investigar como as redes municipais em Santa Catarina estão organizando seus planos de educação e em que medida estão incorporando as premissas inclusivas disseminadas nos âmbitos internacional, nacional e estadual, procurando perceber rupturas e continuidades. Objetiva-se também conhecer as ações e estratégias desenvolvidas pelos municípios a fim de implementar políticas inclusivas no campo educacional. Para tanto, serão considerados como pontos principais desta pesquisa as formas organizativas do trabalho pedagógico e a formação de professores. A pesquisa tem como objetivo geral apreender as proposições políticas relacionadas à educação inclusiva, notadamente aquelas direcionadas aos alunos com necessidades especiais, e sua influência sobre a reorganização das redes municipais de ensino em Santa Catarina. A investigação será realizada por meio de análise documental e estudo de campo procurando desenvolver: 1) um mapeamento das concepções divulgadas e apreendidas em relação à inclusão educacional e 2) um panorama de ações e estratégias de implementação de políticas de inclusão escolar. Serão coletados dados em oito municípios considerados como representativos das regiões referentes à distribuição geopolítica de Santa Catarina (Litoral, Nordeste, Vale do Itajaí, Planalto Serrano, Planalto Norte, Sul, Meio-oeste e Oeste.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Maria Helena Michels - Coordenador / Rosalba Maria Cardoso Garcia - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina - Auxílio financeiro.

  • 2006 - 2008

    A reorganizacao da rede de ensino de Florianopolis na perspectiva da educacao inclusiva: formas organizativas do trabalho pedagogico e formacao de professores, Descrição: Objetivo geral: apreender como a rede municipal de ensino de Florianópolis vem se organizando para o atendimento de alunos com necessidades especiais. Objetivos específicos: ? Analisar documentos, emanados da Secretaria Municipal de Educação de Florianópolis, representativos das políticas de inclusão percebendo as continuidades e rupturas das propostas que veiculam; ? Mapear conceitos e concepções que sustentam as políticas de inclusão, do município ora analisado, no campo educacional, especialmente no que se refere às formas organizativas do trabalho pedagógico e à formação de professores; ? Compreender como a rede municipal de ensino de Florianópolis se reorganiza no processo de implementação das propostas inclusivas por meio de ações e estratégias.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Maria Helena Michels - Coordenador., Financiador(es): Fundo de Incentivo a Pesquisa - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 1

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Universidade Federal de Santa Catarina, Departamento de Estudos Especializados em Educação. , Campus Universitário, Trindade, 88010-970 - Florianopolis, SC - Brasil, Telefone: (48) 37218514

Experiência profissional

2008 - 2008

Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura

Vínculo: , Enquadramento Funcional:

2001 - 2005

Universidade do Sul de Santa Catarina

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 44

Atividades

  • 02/2005 - 12/2005

    Ensino, Curso de Mestrado em Educação, Nível: Pós-GraduaçãoDisciplinas ministradas, Teorias da Educação

  • 02/2005 - 12/2005

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Pós-Graduação.Cargo ou função, Comissão redatora do projeto do novo curso de mestrado em educação - Unisul.

  • 01/2005 - 12/2005

    Pesquisa e desenvolvimento, Centro de Pós-Graduação.

  • 01/2005 - 12/2005

    Ensino, Pedagogia, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Estrutura e funcionamento do ensino, Pesquisa e Prática Pedagógica II

  • 03/2001 - 12/2004

    Ensino, Pedagogia, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Estrutura e funcionamento do ensino, Fundamentos de educação especial, História da educação, Pesquisa e prática pedagógica I

  • 08/2001 - 08/2001

    Ensino, Metodologia do Ensino das Séries Iniciais do Ensin, Nível: EspecializaçãoDisciplinas ministradas, Políticas Públicas na Educação

  • 07/2000 - 07/2000

    Ensino, Metodologia do Ensino das Séries Iniciais do Ensin, Nível: EspecializaçãoDisciplinas ministradas, Políticas Públicas na Educação

1996 - 1997

Fundação Catarinense de Educação Especial

Vínculo: , Enquadramento Funcional:

1996 - 1996

Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Vínculo: , Enquadramento Funcional:

2014 - Atual

Universidade Federal de Santa Catarina

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Associado II, Regime: Dedicação exclusiva.

2012 - Atual

Universidade Federal de Santa Catarina

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Associado I, Regime: Dedicação exclusiva.

2010 - Atual

Universidade Federal de Santa Catarina

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Adjunto IV, Regime: Dedicação exclusiva.

2008 - Atual

Universidade Federal de Santa Catarina

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Adjunto II, Regime: Dedicação exclusiva.

2006 - Atual

Universidade Federal de Santa Catarina

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor adjunto II, Regime: Dedicação exclusiva.

1994 - 2000

Universidade Federal de Santa Catarina

Vínculo: Professor substituto, Enquadramento Funcional: Professor substituto, Carga horária: 40

1993 - 1995

Universidade Federal de Santa Catarina

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Pedagoga, Carga horária: 40

Atividades

  • 07/2022

    Ensino, Pedagogia, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Educação Especial II: Conceitos, concepções e sujeitos

  • 07/2021 - 07/2022

    Direção e administração, Centro de Desportos.Cargo ou função, Suplente do colegiado do Curso de Educação Física.

  • 03/2022 - 06/2022

    Ensino, Pedagogia, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Iniciação à Pesquisa e a Produção do conhecimento, Educação Especial II: Conceitos, Concepções e sujeitos, Pesquisa em Educação III: Orientação ao TCC

  • 07/2010 - 02/2022

    Estágios , Curso de Pedagogia.Estágio realizado, Orientarora de estágios obrigatório e não obrigatórios.

  • 07/2021 - 12/2021

    Ensino, Pedagogia, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Trabalho de conclusão de curso, Pesquisa em educação III

  • 06/2021 - 07/2021

    Direção e administração, Departamento de Estudos Especializados em Educação.Cargo ou função, Comissão de Avaliação do Plano Departamental.

  • 03/2021 - 06/2021

    Ensino, Pedagogia, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Iniciação à Pesquisa

  • 04/2019 - 04/2021

    Direção e administração, Centro de Ciências da Educação.Cargo ou função, Núcleo estruturante do Curso de Graduação em Pedagogia.

  • 09/2020 - 09/2020

    Direção e administração, Centro de Ciências da Educação.Cargo ou função, Subfeche do Departamento.

  • 09/2020 - 09/2020

    Direção e administração, Programa de Pós-Graduação em Educação.Cargo ou função, Representante suplente do EED no Colegiado de Pós-graduação em educação.

  • 08/2020 - 09/2020

    Direção e administração, Colegiado do Curso de Pedagogia.Cargo ou função, Presidencia da comissão de análise dos planos de ensino.

  • 08/2020 - 09/2020

    Direção e administração, Departamento de Estudos Especializados em Educação.Cargo ou função, Comissão de Avaliação do Plano Departamental.

  • 06/2020 - 07/2020

    Direção e administração, Colegiado do Curso de Pedagogia.Cargo ou função, Comissão de avaliação da proposta para potencializar o ingresso no Curso de Pedagogia - COPERVE/UFSC.

  • 07/2018 - 07/2020

    Direção e administração, Departamento de Estudos Especializados em Educação.Cargo ou função, Comissão de avaliação do estágio probatório da Profa Marcia Buss Simão.

  • 04/2019 - 04/2020

    Direção e administração, Pró-reitoria de Graduação - UFSC.Cargo ou função, Supervisora dos tutores do PIAPE - Apoio pedagógico aos estudantes.

  • 02/2020 - 03/2020

    Direção e administração, Pró-reitoria de Graduação - UFSC.Cargo ou função, Comissão de seleção de tutores para o programa Instituicional de Apoio Pedagógico aos estudantes - PIAPE.

  • 03/2019 - 03/2020

    Direção e administração, Centro de Ciências da Educação.Cargo ou função, Coordenação de fase do Curso de Pedagogia.

  • 06/2018 - 10/2019

    Direção e administração, Centro de Ciências da Educação.Cargo ou função, Colegiado do curso de Graduação em Pedagogia.

  • 05/2019 - 06/2019

    Direção e administração, Departamento de Estudos Especializados em Educação.Cargo ou função, Comissão de Avaliação do Plano Departamental.

  • 04/2019 - 05/2019

    Direção e administração, Pró-reitoria de Graduação - UFSC.Cargo ou função, Comissão de seleção de tutores para o programa Instituicional de Apoio Pedagógico aos estudantes - PIAPE.

  • 03/2019 - 04/2019

    Direção e administração, Departamento de Estudos Especializados em Educação.Cargo ou função, Comissão de Avaliação do Plano Departamental.

  • 11/2016 - 11/2018

    Direção e administração, Departamento de Estudos Especializados em Educação.Cargo ou função, Comissão de avaliação do Estágio Probatório da Profa Ana Carolina Christofari.

  • 10/2016 - 10/2018

    Direção e administração, Centro de Ciências da Educação.Cargo ou função, Colegiado do Curso de Graduação em Pedagogia.

  • 03/2018 - 06/2018

    Ensino, Doctorado en Políticas y Gestión Educativa, Nível: Pós-GraduaçãoDisciplinas ministradas, Seminário complementario 1: Directrices para la formación de profesores en América Latina

  • 04/2017 - 04/2018

    Direção e administração, Centro de Ciências da Educação.Cargo ou função, Coordenação de Fase do Curso de Pedagogia.

  • 11/2017 - 03/2018

    Direção e administração, Centro de Ciências da Educação.Cargo ou função, Comissão de elaboração de critérios para inscrição e classificação de cadidatos às vagas remanecentes ao curso de pedagogia.

  • 03/2017 - 03/2018

    Direção e administração, Centro de Ciências da Educação.Cargo ou função, Comissão de seleção e acompanhamento dos bolsistas de Iniciação Científica - PIBIC/CNPq.

  • 04/2016 - 03/2018

    Direção e administração, Centro de Ciências da Educação.Cargo ou função, Núcleo Estruturante do Curso de Graduação em Pedagogia.

  • 11/2017 - 02/2018

    Direção e administração, Procuradoria geral da UFSC.Cargo ou função, Comissão de Sindicância Investigativa.

  • 07/2017 - 12/2017

    Ensino, Pedagogia, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Iniciação à Pesquisa

  • 09/2017 - 10/2017

    Direção e administração, Departamento de Estudos Especializados em Educação.Cargo ou função, Comissão de avaliação funcional horizontal.

  • 08/2017 - 09/2017

    Direção e administração, Departamento de Estudos Especializados em Educação.Cargo ou função, Comissão de Avaliação do Plano Departamental.

  • 05/2017 - 09/2017

    Direção e administração, Departamento de Estudos Especializados em Educação.Cargo ou função, Comissão de estudos da demanda do Departamento EED.

  • 07/2013 - 07/2015

    Direção e administração, Centro de Ciências da Educação.Cargo ou função, Comissão de acompanhamento de estágio probatório do Prof. Santiago Pich.

  • 11/2012 - 11/2014

    Direção e administração, Departamento de Estudos Especializados em Educação.Cargo ou função, Comissão de Avaliação do Estágio Probatório da Profa. Franciele Bete Petry.

  • 05/2013 - 05/2014

    Direção e administração, Programa de Pós-Graduação em Educação.Cargo ou função, Colegiado do Programa de Pós-Graduação em Educação.

  • 12/2008 - 04/2014

    Estágios , Programa de Pós-Graduação em Educação.Estágio realizado, Supervisora de estágio não obrigatório.

  • 08/2011 - 12/2013

    Ensino, Pedagogia, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Educação especial: sujeitos, concepções e conceitos, Estágio Supervisionado em Educação Especial I, Estagio Supervisonado em Educação Especial II

  • 06/2013 - 11/2013

    Ensino, Programa de Pos-Graduacao em Educacao, Nível: Pós-GraduaçãoDisciplinas ministradas, Seminário de dissertação/ EEPP

  • 09/2012 - 11/2013

    Direção e administração, Centro de Ciências da Educação.Cargo ou função, Colegiado do curso de Pedagogia.

  • 03/2013 - 06/2013

    Ensino, Programa de Pos-Graduacao em Educacao, Nível: Pós-GraduaçãoDisciplinas ministradas, S.E. Seminário de Pesquisa: educação, estado e políticas públicas EEPP

  • 12/2012 - 01/2013

    Direção e administração, Centro de Ciências da Educação.Cargo ou função, Comissão de avaliação de desempenho acadêmico para fins de Progressão Fucional.

  • 06/2012 - 12/2012

    Ensino, Programa de Pos-Graduacao em Educacao, Nível: Pós-GraduaçãoDisciplinas ministradas, Seminário de dissertação EEPP

  • 09/2011 - 09/2012

    Direção e administração, Centro de Ciências da Educação.Cargo ou função, Coordenação da 7a fase do Curso de Graduação em Pedagogia.

  • 08/2010 - 08/2012

    Direção e administração, Programa de Pós-Graduação em Educação.Cargo ou função, Colegiado do programa de Pós-Graduação em Educação.

  • 01/2012 - 06/2012

    Ensino, Pedagogia, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Educação Especial: sujeitos, concepções e conceitos

  • 05/2010 - 05/2012

    Direção e administração, Departamento de Estudos Especializados em Educação.Cargo ou função, Comissão de avaliação do estágio probatório da Proa Rosely Zen Cerny.

  • 03/2010 - 03/2012

    Direção e administração, Centro de Ciências da Educação.Cargo ou função, Colegiado do Curso de Especialização em Educação Infantil do Núcleo de Desenvolvimento Infantil.

  • 03/2010 - 03/2012

    Direção e administração, Departamento de Estudos Especializados em Educação.Cargo ou função, Comissão de avaliação do estágio probatório da Profa Heloiza Helena de Jesus Barbosa.

  • 03/2011 - 07/2011

    Ensino, Pedagogia, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Pesquisa em Educação I, Estágio Supervisonado em Educação Especial I

  • 04/2011 - 05/2011

    Direção e administração, Departamento de Estudos Especializados em Educação.Cargo ou função, Comissão de Avaliação do Plano Departamental.

  • 11/2010 - 12/2010

    Direção e administração, Departamento de Estudos Especializados em Educação.Cargo ou função, Comissão de organização e elaboração do horário EED.

  • 08/2010 - 12/2010

    Ensino, Pedagogia, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Pesquisa em Educação I

  • 12/2009 - 12/2010

    Direção e administração, Departamento de Estudos Especializados em Educação.Cargo ou função, Comissão de Avaliação do Estágio probatório Profa. Rosely Zen Cerny.

  • 03/2010 - 07/2010

    Ensino, Pedagogia, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Estágio Supervisionado em Educação Especial II

  • 03/2010 - 07/2010

    Ensino, Curso de Especialização Em Educação Infantil, Nível: EspecializaçãoDisciplinas ministradas, Diversidade na Educação Infantil - Educação Especial

  • 03/2010 - 06/2010

    Ensino, Programa de Pos-Graduacao em Educacao, Nível: Pós-GraduaçãoDisciplinas ministradas, S.E. Políticas públicas e práticas de inclusão/exclusão educacional

  • 04/2009 - 04/2010

    Direção e administração, Centro de Ciências da Educação.Cargo ou função, Coordenação da 3a fase do curso de Graduação em Pedagogia.

  • 11/2009 - 12/2009

    Direção e administração, Departamento de Estudos Especializados em Educação.Cargo ou função, Comissão de Avaliação do Plano Departamental.

  • 11/2008 - 12/2009

    Direção e administração, Colegiado do Curso de Pedagogia.Cargo ou função, Comissão de avaliação e seleção dos Projetos ao Programa de bolsas permanência.

  • 07/2009 - 08/2009

    Direção e administração, Departamento de Estudos Especializados em Educação.Cargo ou função, Comissão de avaliação funcional Adjunto I para Adjunto II.

  • 05/2009 - 07/2009

    Direção e administração, Departamento de Estudos Especializados em Educação.Cargo ou função, Comissão de Avaliação do Plano Departamental.

  • 03/2009 - 07/2009

    Ensino, Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE/UFSC, Nível: Pós-GraduaçãoDisciplinas ministradas, Seminário de Pesquisa EEPP

  • 08/2007 - 07/2009

    Ensino, Pedagogia, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Organização Escola III, Organização escolar II, Organização escolar I

  • 03/2009 - 05/2009

    Direção e administração, Centro de Ciências da Educação.Cargo ou função, Banca Examinadora de avaliação academica para fins de progressão vertical.

  • 12/2008 - 01/2009

    Direção e administração, Departamento de Estudos Especializados em Educação.Cargo ou função, Comissão para tratar de negociação de transferencia de professores de Centros.

  • 08/2006 - 12/2008

    Pesquisa e desenvolvimento, Programa de Pós-Graduação em Educação.Linhas de pesquisa

  • 08/2008 - 09/2008

    Direção e administração, Pró-reitoria de pós-graduação UFSC.Cargo ou função, Comissão para avaliar as condições de oferta de Cursos de Especialização em Psicopegadodia.

  • 07/2008 - 08/2008

    Direção e administração, Programa de Pós-Graduação em Educação.Cargo ou função, Processo de seleção do Programa de Pós-graduação em educação.

  • 06/2008 - 07/2008

    Direção e administração, Departamento de Estudos Especializados em Educação.Cargo ou função, Comissão de Avaliação do Plano Departamental.

  • 03/2008 - 05/2008

    Direção e administração, Centro de Ciências da Educação.Cargo ou função, Subcoordenação do Curso de Graduação em Pedagogia pro tempore.

  • 05/2006 - 05/2008

    Direção e administração, Centro de Ciências da Educação.Cargo ou função, Comissão de trabalho para a Reforma do Currículo do Curso de Graduação em Pedagogia.

  • 05/2006 - 04/2008

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Ciências da Educação.Cargo ou função, Membro da Comissão de trabalho para a reforma do currículo do curso de graduação em Pedagogia.

  • 03/2006 - 04/2008

    Direção e administração, Colegiado do Curso de Pedagogia.Cargo ou função, Sub-coordenador do curso de pedagogia.

  • 10/2007 - 12/2007

    Direção e administração, Centro de Ciências da Educação.Cargo ou função, Coordenação do Curso de Graduação em Pedagogia.

  • 08/2007 - 12/2007

    Ensino, Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE/UFSC, Nível: Pós-GraduaçãoDisciplinas ministradas, Seminário especial: Políticas públicas e práticas de inclusão/exclusão educacional

  • 03/2006 - 10/2007

    Direção e administração, Centro de Ciências da Educação.Cargo ou função, Subcoordenação do curso de Graduação em Pedagogia.

  • 06/2007 - 07/2007

    Direção e administração, Departamento de Estudos Especializados em Educação.Cargo ou função, Comissão de Avaliação de Plano de Atividade Departamental.

  • 09/2006 - 07/2007

    Ensino, Pedagogia, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Educacao especial: area mental, Estagio Supervisionado em Educacao Especial I

  • 02/2007 - 03/2007

    Direção e administração, Programa de Pós-Graduação em Educação.Cargo ou função, Processo de Seleção de Mestrado.

  • 01/2006 - 09/2006

    Ensino, Pedagogia, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Organização Escolar I, Organização Escolar II, Organização Escolar III, Pensamento Pedagógico Brasileiro I

  • 03/2005 - 03/2006

    Direção e administração, Programa de Pós-graduação em Educação - UNISUL.Cargo ou função, Colegiado do Programa de Pós-graduação em educação UNISUL.

  • 09/2004 - 09/2004

    Direção e administração, Programa de Pós-graduação em Educação - UNISUL.Cargo ou função, Comissão Relatora do Projeto de criação do novo mestrado em educação da UNISUL.

  • 07/2002 - 07/2002

    Direção e administração, Centro de Ciências da Educação - FAED/UDESC.Cargo ou função, Comissão examinadora para seleção dos cadidatos ao curso de Especialização.

  • 08/1994 - 12/2000

    Ensino, Pedagogia, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Ensino de educação especial: área física, Estágio supervisionado em Educação Especial, Ensino da educação especial: área mental e múltipla, Desenvolvimento e aprendizagem, Aspectos sócio-históricos da educação especial

  • 09/1993 - 02/1995

    Pesquisa e desenvolvimento, Núcleo de Investigação do Desenvolvimento Humano.

1991 - 1995

Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 40

Atividades

  • 03/1991 - 12/1995

    Ensino,Disciplinas ministradas, ensino especial