Luciano da Rosa Muñoz
Luciano da Rosa Muñoz é doutor em Relações Internacionais pela Universidade de Brasília (UnB) na área de concentração em Política Internacional e Comparada (2019). É mestre em Relações Internacionais pela mesma instituição na área de concentração em História das Relações Internacionais (2011). Também é licenciado em História e bacharel em Direito pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel) (2009). É autor de "Diplomacia Dúplice: a política externa de Rio Branco e a Argentina" (Hinterlândia, 2012) e co-organizador de "Relações Internacionais para um mundo em mutação: policentrismo e diálogo transdisciplinar" (Appris, 2020). É professor da graduação em Relações Internacionais do Centro Universitário de Brasília (CEUB) desde 2014. Além disso, é coordenador do Grupo de Pesquisa em Política Externa Brasileira (GEPEB-CEUB). Entre 2023 e 2025, foi professor substituto no Instituto de Relações Internacionais da Universidade de Brasília (IREL/UnB). Atualmente, é o vice-coordenador da Área Temática de História das Relações Internacionais e da Política Externa da Associação Brasileira de Relações Internacionais (ABRI). Atua nas seguintes linhas temáticas: Política Externa Brasileira, História das Relações Internacionais, Análise de Política Externa, Cinema, Literatura e Relações Internacionais e Teorias Críticas de Relações Internacionais.
Informações coletadas do Lattes em 05/08/2025
Acadêmico
Formação acadêmica
Doutorado em Relações Internacionais
2015 - 2019
Universidade de Brasília, UnB
Título: Intelectuais, militares, diplomatas: uma genealogia da autonomia no Brasil (1946-1974)
, Ano de obtenção: 2019. Luiz Daniel Jatobá França.
Mestrado em Relações Internacionais
2009 - 2010
Universidade de Brasília, UnB
Título: A política externa de Rio Branco e a Argentina: aproximação no subsistema sul-americano e afastamento no sistema internacional (1902-1912)
, Ano de Obtenção: 2010.Amado Luiz Cervo.Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Graduação em História
2004 - 2008
Universidade Federal de Pelotas
Título: Rio Branco e a Argentina: o projeto de hegemonia coletiva na América do Sul do limiar do século XX (1902-1912)
Orientador: Sebastião Peres
Graduação em Direito
2003 - 2008
Universidade Federal de Pelotas
Título: Tribunal de Justiça das Comunidades Européias e Tribunal Permanente de Revisão do Mercosul: uma análise comparativa à luz da Supranacionalidade
Orientador: Ricardo Rocha de Vasconcellos
Formação complementar
2018 - 2018
Extensão universitária em International Political Sociology Winter School. (Carga horária: 16h). , Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-Rio, Brasil.
2013 - 2013
Advanced Proficient User. , ELC London Hampstead School of English, ELC, Inglaterra.
2008 - 2008
Extensão universitária em Letras. , Universidade Federal de Pelotas, UFPEL, Brasil.
2005 - 2005
Extensão universitária em Direito. , Universidade Federal de Pelotas, UFPEL, Brasil.
2004 - 2004
Direito. , Universidade Federal de Pelotas, UFPEL, Brasil.
2004 - 2004
História. , Associação Nacional de História - Seção Rio Grande do Sul, ANPUH/RS, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Humanas / Área: Ciência Política / Subárea: Política Internacional/Especialidade: Política Externa do Brasil.
Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História das Relações Internacionais.
Organização de eventos
MUÑOZ, L. R. ; SPODE, R. . 1º Colóquio do Núcleo Interinstitucional de Estudo e Pesquisa do Pensamento Político & Humanidades (NEPEP/UniCEUB). 2017. (Congresso).
Participação em eventos
XV Congresso de Ensino, Pesquisa e Extensão e XV Encontro de Iniciação Científica do UniCEUB. 2017. (Congresso).
Estágio-visita de Curta Duração da Câmara dos Deputados. 2008. (Outra).
IV Jornada do GT Mundos do Trabalho - RS. A Pesquisa do Trabalho - 1917, Noventa Anos da Revolução Russa e das Greves Gerais no Brasil. 2008. (Congresso).
II Seminário de História do Rio Grande do Sul. 2007. (Seminário).
I Semana Acadêmica Integrada dos Cursos de História e Geografia. 2007. (Congresso).
VIII Jornada de História Antiga: Diálogos entre História e Arqueologia: A cultura material nas interpretações do Mundo Antigo. 2007. (Congresso).
Encontro Médico Jurídico. 2006. (Encontro).
Estudos de Direito Internacional em Homenagem a Profª Gilda Corrêa Meyer Russomano. 2006. (Congresso).
XII Semana acadêmica da História: A História muito além do Ocidente. 2006. (Congresso).
XI Jornada Internacional de Direito. 2006. (Congresso).
XLI Semana Acadêmica de Estudos Jurídicos e Sociais. 2006. (Congresso).
40ª Semana Acadêmica de Estudos Jurídicos e Sociais: Direito em Reforma ou a Reforma do direito?. 2005. (Congresso).
I Seminário de Direito do Consumidor. 2005. (Seminário).
O Jesus Histórico: Resultados atuais da pesquisa histórica sobre as origens do cristianismo. 2005. (Congresso).
VI Jornada de História Antiga. 2005. (Congresso).
XXIII Simpósio Nacional de História, História: Guerra e Paz. 2005. (Simpósio).
40 Anos do Golpe Militar no Brasil. 2004. (Seminário).
5º Encontro Transdisciplinar de Ciência Penitenciária. 2004. (Encontro).
Encontros Nietzsche. 2004. (Encontro).
Semana Acadêmica - A Arte do Pensar Jurídico: Referências da Atualidade. 2004. (Congresso).
Simpósio Estadual de Direito Professor Ovídio Baptista da Silva. 2004. (Simpósio).
VII Encontro Estadual de História - ANPUH/RS: História, Memória e Testemunho. 2004. (Encontro).
XI Semana Acadêmica da História CAHIS/2004. 2004. (Congresso).
1º Congresso: O Novo Código Civil e seus Reflexos no Ordenamento Jurídico Brasileiro. 2003. (Congresso).
O negro e o racismo no Brasil: O Preconceito Racial e suas questões sócio-políticas e jurídicas. 2003. (Outra).
Semana Acadêmica de 2003, Comemorativa aos 85 anos do CAFV, "Novas tendências e Microssistemas Jurídicos". 2003. (Congresso).
Participação em bancas
JARDIM, C. A.; CIARALLO, G.;MUÑOZ, L. R.. HAITI: GENEALOGIA DE UMA CRISE EM UM ESTADO FRÁGIL. 2025. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Análise de Cenários Políticos, Resolução de Conflitos e Negociações para a) - Centro Universitário de Brasília.
LIMA, J. S.; CIARALLO, G.;MUÑOZ, L. R.. Impacto dos ataques terroristas de 11 de setembro nas liberdades individuais. 2024. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Análise de Cenários Políticos, Resolução de Conflitos e Negociações para a) - Centro Universitário de Brasília.
LIMA, J. S.;MUÑOZ, L. R.; CIARALLO, G.. REORDENANDO A DESORDEM DO MUNDO: PERSPECTIVAS CHINESAS PARA A ORDEM INTERNACIONAL. 2023. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Análise de Cenários Políticos, Resolução de Conflitos e Negociações para a) - Centro Universitário de Brasília.
MEDEIROS, F. L. S.;MUÑOZ, L. R.; CIARALLO, G.. O MOVIMENTO FEMINISTA DENTRO DO ISLÃ: A DICOTOMIA ENTRE CRENÇA RELIGIOSA E IGUALDADE DE GÊNERO - CASO DO IRÃ. 2023. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Análise de Cenários Políticos, Resolução de Conflitos e Negociações para a) - Centro Universitário de Brasília.
CANANI, A. S. K. B.;MUÑOZ, L. R.. O JIHADISMO E O RACIONAL: UMA DISCUSSÃO SOBRE O TERRORISMO FUNDAMENTALISTA ISLÂMICO. 2022. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Análise de Cenários Políticos, Resolução de Conflitos e Negociações para a) - Centro Universitário de Brasília.
LIMA, J. S.;MUÑOZ, L. R.. LIBERTAR E TRANSGREDIR: ACESSO À EDUCAÇÃO DE QUALIDADE PARA CRIANÇAS MIGRANTES E REFUGIADAS COMO PROCESSO DE INTEGRAÇÃO SOCIAL. 2022. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Análise de Cenários Políticos, Resolução de Conflitos e Negociações para a) - Centro Universitário de Brasília.
SPODE, R.;MUÑOZ, L. R.. O giro decolonial de Florestan Fernandes nas Relações Internacionais: desafios e ausências dos povos negros no Brasil. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Internacionais) - Universidade Federal do Rio Grande.
GONCALVES, M. V.;MUÑOZ, L. R.. REALISMO, A CURA PARA O IDEALISMO A IMPORTÂNCIA DO PENSAMENTO DE FRIEDRICH NIETZSCHE PARA O CÂNONE DO REALISMO POLÍTICO. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Internacionais) - Centro Universitário de Brasília.
ALVES, P. P.;MUÑOZ, L. R.. PROJEÇÃO INTERNACIONAL: Diplomacia Cultural e Soft Power no governo de JK. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Internacionais) - Centro Universitário de Brasília.
FERNANDES, C. T. C.;MUÑOZ, L. R.. DA ENTRADA DA CHINA NA OMC AO BRICS DE 2025: Os impactos da ascensão econômica chinesa na Política Externa Brasileira. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Internacionais) - Centro Universitário de Brasília.
MEDEIROS, F. L. S.;MUÑOZ, LUCIANO DA ROSA. A INFLUÊNCIA DAS RELAÇÕES BRASIL-ÁFRICA NA INCLUSÃO DE DIPLOMATAS NEGROS NO ITAMARATY DURANTE OS PRIMEIROS GOVERNOS LULA (2003-2010). 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Internacionais) - Centro Universitário de Brasília.
MEDEIROS, F. L. S.;MUÑOZ, L. R.. AS RELAÇÕES COLÔMBIA-VENEZUELA DURANTE O PLANO COLÔMBIA E O PROCESSO DE PAZ COM AS FARC: vizinhos distantes, irmãos estrangeiros. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Internacionais) - Centro Universitário de Brasília.
MARINUCCI, R. B.;MUÑOZ, L. R.. O LEGADO DE BARÃO DO RIO BRANCO NA DIPLOMACIA BRASILEIRA DA ATUALIDADE: UM ESTUDO SOBRE O INSULAMENTO DO ITAMARATY. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Internacionais) - Centro Universitário de Brasília.
FERNANDES, C. T. C.;MUÑOZ, L. R.. PROPAGANDA DE GUERRA: a arte como ferramenta de manipulação do discurso por parte dos EUA no período da Segunda Guerra Mundial. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Internacionais) - Centro Universitário de Brasília.
PORTELA, L. S.;MUÑOZ, L. R.. DIPLOMACIA PRESIDENCIAL BRASILEIRA PARA A GUERRA DA UCRÂNIA: abordagem dos mandatos Bolsonaro e Lula na perspectiva da Role Theory. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Internacionais) - Centro Universitário de Brasília.
FERREIRA, C.;MUÑOZ, L. R.. O PROCESSO DA DESCOLONIZAÇÃO AFRICANA E SUAS CICATRIZES: VIOLÊNCIA E EXPLORAÇÃO ECONÔMICA NA REPÚBLICA DEMOCRÁTICA DO CONGO. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Internacionais) - Centro Universitário de Brasília.
MEDEIROS, F. L. S.;MUÑOZ, L. R.. PERSPECTIVAS FEMININAS DE PODER SOBRE A CRISE DA COVID-19: A RELAÇÃO ENTRE O GÊNERO DE CHEFES DE ESTADO E O RESULTADO DE SUCESSO. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Internacionais) - Centro Universitário de Brasília.
FERNANDES, C. T. C.;MUÑOZ, L. R.. NEGACIONISMO CLIMÁTICO NAS RELAÇÕES INTERNACIONAIS: um combate entre a ciência e ideologia. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Internacionais) - Centro Universitário de Brasília.
MEDEIROS, F. L. S.;MUÑOZ, L. R.. INTERNACIONALISMO NA SAÚDE: médicos cubanos no Brasil e os direitos humanos. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Internacionais) - Centro Universitário de Brasília.
MEDEIROS, F. L. S.;MUÑOZ, L. R.. QUESTÕES DE GÊNERO NA COREIA DO SUL: A disparidade na indústria do kpop. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Internacionais) - Centro Universitário de Brasília.
MEDEIROS, F. L. S.;MUÑOZ, L. R.. (IN)SEGURANÇA ENERGÉTICA: em que medida os processos internos de tomada de decisão tornaram-se a Alemanha mais dependente do gás natural russo. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Internacionais) - Centro Universitário de Brasília.
MEDEIROS, F. L. S.;MUÑOZ, L. R.. A CARACTERÍSTICA DA ATEMPORALIDADE NAS TEORIAS CLÁSSICAS DAS RELAÇÕES INTERNACIONAIS. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Internacionais) - Centro Universitário de Brasília.
MEDEIROS, F. L. S.;MUÑOZ, L. R.. ACORDO CNPQ & TWAS COMO FERRAMENTA NA DIMINUIÇÃO DA DISPARIDADE DE GÊNERO NO PAQUISTÃO: uma análise crítica ao caso no período de 2010-2017. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Internacionais) - Centro Universitário de Brasília.
SPODE, R.;MUÑOZ, L. R.. Estado Novo e o Samba - Uma abordagem Estética. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Internacionais) - Centro Universitário de Brasília.
MEDEIROS, F. L. S.;MUÑOZ, L. R.. A SECURITIZAÇÃO DA IMIGRAÇÃO NA FRANÇA: Uma análise sobre a política de não-fixação em Calais. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Internacionais) - Centro Universitário de Brasília.
MEDEIROS FILHO, O.;MUÑOZ, L. R.. A INVASÃO DA ROCINHA EM 2017: REFLEXÕES SOBRE O USO (INADEQUADO)DA FORÇA COMO INSTRUMENTO DE SEGURANÇA HUMANA NO COMBATE À INSURGÊNCIA CRIMINAL. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Internacionais) - Centro Universitário de Brasília.
SPODE, R.;MUÑOZ, L. R.. GÊNERO, PODER E VIOLÊNCIA: a violação sexual como prática generalizada durante o genocídio de Ruanda. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Internacionais) - Centro Universitário de Brasília.
MEDEIROS, F. L. S.;MUÑOZ, L. R.. COMO O MITO DA DEMOCRACIA RACIAL FORJA O IMAGINÁRIO COLETIVO INTERNACIONAL DE BRASIL. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Internacionais) - Centro Universitário de Brasília.
MEDEIROS, F. L. S.;MUÑOZ, L. R.. MULHERES MUÇULMANAS NA ERA DIGITAL E AS PERCEPÇÕES DO ISLÃ NO BRASIL. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Internacionais) - Centro Universitário de Brasília.
MEDEIROS, F. L. S.;MUÑOZ, L. R.. GUERRA AO TERROR: Um processo de (des)construção da narrativa do Pós-11 de setembro (períodos de 2001 até 2009). 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Internacionais) - Centro Universitário de Brasília.
MEDEIROS, F. L. S.;MUÑOZ, L. R.. Os desafios para o reconhecimento da independência do Saara Ocidental e a autodeterminação dos saarauis como uma nação. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Internacionais) - Centro Universitário de Brasília.
MEDEIROS, F. L. S.;MUÑOZ, L. R.. MEMORIALIZAÇÃO COMO INSTRUMENTO PARA COMPREENDER A JUSTIÇA DE TRANSIÇÃO NO JAPÃO E ALEMANHA PÓS-SEGUNDA GUERRA MUNDIAL. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Internacionais) - Centro Universitário de Brasília.
MEDEIROS, F. L. S.;MUÑOZ, L. R.. Gratin de manga.Um estudo do caso: a diplomacia culinária no Brasil. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Internacionais) - Centro Universitário de Brasília.
MEDEIROS, F. L. S.;MUÑOZ, L. R.. OS IMPACTOS DA PANDEMIA DO COVID-19 NAS MIGRAÇÕES INTERNACIONAIS: Uma análise do refúgio de venezuelanos para o Brasil diante do fechamento das fronteiras latino-americanas. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Internacionais) - Centro Universitário de Brasília.
SPODE, R.;MUÑOZ, L. R.. O ESTADO LAICO FRANCÊS: liberdade vs religião, caso do jornal Charlie Hebdo, na perspectiva das teorias clássicas de R.I.. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Internacionais) - Centro Universitário de Brasília.
SPODE, RAPHAEL;MUÑOZ, L. R.. GUERRA AO TERROR E A DEMONIZAÇÃO DO INIMIGO: uma reflexão sobre a construção da identidade do Outro. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Internacionais) - Centro Universitário de Brasília.
MEDEIROS, F. L. S.;MUÑOZ, L. R.. O CASO DAS ?MULHERES DE CONFORTO? E A RECONSTRUÇÃO DO JAPÃO PÓS SEGUNDA GUERRA COM A UTILIZAÇÃO DE SOFT POWER. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Internacionais) - Centro Universitário de Brasília.
MEDEIROS, F. L. S.;MUÑOZ, L. R.. O Princípio da Neutralidade em Organizações Esportivas: a FIA sob uma abordagem crítica de proteção internacional dos direitos humanos. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Internacionais) - Centro Universitário de Brasília.
SPODE, R.;MUÑOZ, L. R.. O RESSURGIMENTO DA RELIGIÃO NA POLÍTICA: análise da influência da igreja neopentecostal na política brasileira e suas repercussões nas eleições de 2018. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Internacionais) - Centro Universitário de Brasília.
SPODE, R.;MUÑOZ, L. R.. Diplomacia cultural como forma de exercício de poder: Soft Power coreano. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Internacionais) - Centro Universitário de Brasília.
MEDEIROS, F. L. S.;MUÑOZ, L. R.. A MODIFICAÇÃO DO CINEMA BRASILEIRO PÓS-2013 E A INSERÇÃO DE MOVIMENTOS NACIONALISTAS EM SUAS NARRATIVAS. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Internacionais) - Centro Universitário de Brasília.
MEDEIROS, F. L. S.;MUÑOZ, L. R.. TEORIA DE GÊNERO NAS FORÇAS ARMADAS: UM ENSAIO SOBRE A TRANSGENERIDADE EM CONTEXTO MILITAR NO BRASIL. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Internacionais) - Centro Universitário de Brasília.
DIAS, F. S.;MUÑOZ, L. R.. OS DIREITOS HUMANOS NO MOMENTO TRUMP: A saída dos Estados Unidos do Conselho de Direitos Humanos da ONU em 2018. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Internacionais) - Centro Universitário de Brasília.
SPODE, RAPHAEL;MUÑOZ, L. R.. Reino Unido e União Europeia: entendendo o BREXIT por meio do construtivismo. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Internacionais) - Centro Universitário de Brasília.
SPODE, R.;MUÑOZ, LUCIANO DA ROSA. RELIGION AS AID IN THE ADAPTATION OF FOREIGNERS TO A NEW COUNTRY: THE CASE OF BRIDGES INTERNATIONAL CHURCH IN BRASÍLIA. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Internacionais) - Centro Universitário de Brasília.
FERREIRA, C.;MUÑOZ, L. R.. A CONTRIBUIÇÃO DA CLINTON FOUNDATION PARA A RECONSTRUÇÃO DO HAITI: PÓS 2010. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Internacionais) - Centro Universitário de Brasília.
SPODE, R.;MUÑOZ, L. R.. Video games, guerra e representação: O continuum entre jogos digitais e política internacional. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Internacionais) - Centro Universitário de Brasília.
SPODE, R.;MUÑOZ, L. R.. Rethinking established methods: post-critique and the emergence of International Political Sociology in International Relations. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Internacionais) - Centro Universitário de Brasília.
DIAS, F. S.;MUÑOZ, L. R.. O Lobby na Política Mundial: A Federação Russa e a tentativa de criação de um lobby permanente nos EUA. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Internacionais) - Centro Universitário de Brasília.
SPODE, R.;MUÑOZ, L. R.. ENTRE A CULTURA E A TEORIA: O CONCEITO DE AUTONOMIA POLÍTICA NO PENSAMENTO INDIANO SOBRE AS RELAÇÕES INTERNACIONAIS. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Internacionais) - Centro Universitário de Brasília.
SPODE, R.;MUÑOZ, L. R.. Albinismo na África subsaariana: uma análise crítica do encontro das normas internacionais com a cultura. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Internacionais) - Centro Universitário de Brasília.
SPODE, R.;MUÑOZ, L. R.. Richard Wagner e o nacionalismo alemão do século XIX: um estudo de caso sobre a representação musical e a dimensão simbólica da identidade social alemã. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Internacionais) - Centro Universitário de Brasília.
DIAS, F. S.;MUÑOZ, L. R.. Como o 11 de Setembro mudou a política migratória estadunidense: um estudo de caso do tratamento aos estrangeiros. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Internacionais) - Centro Universitário de Brasília.
DIAS, F. S.;MUÑOZ, L. R.. A democracia no Iraque: é uma falsa promessa para "massas de pessoas"?. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Internacionais) - Centro Universitário de Brasília.
SPODE, R.;MUÑOZ, L. R.. A marginalização de refugiados e imigrantes como estratégia política eleitoral. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Internacionais) - Centro Universitário de Brasília.
ALVES, G. R.;MUÑOZ, L. R.. Cooperação jurdiciária e recuperação de ativos: casos da Suíça do Brasil. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Internacionais) - Centro Universitário de Brasília.
SPODE, R.;MUÑOZ, L. R.. A teoria das relações internacionais na China: um resgate da tradição confucionista para compreender a política externa chinesa. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Internacionais) - Centro Universitário de Brasília.
SPODE, R.;MUÑOZ, L. R.. Entre a crítica do nacionalismo e a ética da compaixão: o pensamento de Rabindranath Tagore sobre política internacional e relações internacionais. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Internacionais) - Centro Universitário de Brasília.
SPODE, R.;MUÑOZ, L. R.. A atuação internacional do BNDES como instrumento da política externa do governo Lula. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Internacionais) - Centro Universitário de Brasília.
SPODE, R.;MUÑOZ, L. R.. O "Angell" de Rui: recepção e adaptação de Norman Angell no pensamento de Rui Barbosa sobre política internacional. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Internacionais) - Centro Universitário de Brasília.
SPODE, R.;MUÑOZ, L. R.. Inserção da região amazônica no sistema internacional: a delimitação de fronteiras e o hipermaterialismo. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Internacionais) - Centro Universitário de Brasília.
CANANI, A. S. K. B.;MUÑOZ, L. R.. Terrorismo: um desafio para as democracias. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Internacionais) - Centro Universitário de Brasília.
CANANI, A. S. K. B.;MUÑOZ, L. R.. A proteção internacional dos direitos humanos da mulher: violência de gênero no Brasil, Chile e Espanha. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Internacionais) - Centro Universitário de Brasília.
SPODE, R.;MUÑOZ, L. R.. O Mercosul e a democracia: um balanço entre o pensamento soberanista e a teoria do agir comunicativo sobre o déficit democrático do Mercado Comum do Sul. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Internacionais) - Centro Universitário de Brasília.
SPODE, R.;MUÑOZ, L. R.. Soberania: hipocrisia organizada ou um terceiro mundo decadente?. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Internacionais) - Centro Universitário de Brasília.
CANANI, A. S. K. B.;MUÑOZ, L. R.. Igualdade de gênero: o papel da campanha #HeForShe na Finlândia e na Ruanda. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Internacionais) - Centro Universitário de Brasília.
ALVES, G. R.;MUÑOZ, L. R.. A relação entre as empresas e o governo brasileiro: o caso do regime automotivo e suas controvérsias no âmbito da Organização Mundial do Comércio. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Internacionais) - Centro Universitário de Brasília.
CANANI, A. S. K. B.;MUÑOZ, L. R.; SPODE, R.. A influência da Igreja Católica no processo de democratização da Polônia. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Internacionais) - Centro Universitário de Brasília.
ALVES, G. R.;MUÑOZ, L. R.; ARRUDA, A. T.. A proteção internacional dos trabalhadores migrantes e membros de suas famílias: análise normativa Brasil - Argentina. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Internacionais) - Centro Universitário de Brasília.
CANANI, A. S. K. B.;MUÑOZ, L. R.; CANESIN, C. H.. Cooperação Brasil e Noruega em meio ambiente e a sustentabilidade: análise da rede de sementes do Xingu. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Internacionais) - Centro Universitário de Brasília.
ALVES, G. R.;MUÑOZ, L. R.; LEAO, R. Z. R.. O papel das Organizações Não Governamentais na atuação do Tribunal Penal Internacional. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Internacionais) - Centro Universitário de Brasília.
CURI, R.;MUÑOZ, L. R.; GONCALVES, M. V.. A influência da indústria petrolífera na estruturação da política de biocombustíveis da União Europeia. O caso do etanol brasileiro. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Internacionais) - Centro Universitário de Brasília.
CANANI, A. S. K. B.;MUÑOZ, L. R.; SPODE, R.. Feminismo e gênero nas Relações Internacionais: uma análise da vida política de Indira Gandhi. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Internacionais) - Centro Universitário de Brasília.
CURI, R.;MUÑOZ, L. R.; GONCALVES, M. V.. A economia mundo capitalista e as relações comerciais sino-brasileiras. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Internacionais) - Centro Universitário de Brasília.
ARRUDA, A. T.; CANANI, A. S. K. B.;MUÑOZ, L. R.. Fluxos migratórios mistos e as políticas migratórias no Brasil: um estudo da inserção do migrante internacional na sociedade brasileira. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Internacionais) - Centro Universitário de Brasília.
LEAO, R. Z. R.;MUÑOZ, L. R.; ALVES, G. R.. Licença parental da Suécia como uma medida possível para uma igualdade de gênero. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Internacionais) - Centro Universitário de Brasília.
FERNANDES, C. T. C.;MUÑOZ, L. R.; ALVES, G. R.. Protocolo de Kyoto: avanços e desafios em relação à redução da emissão de gases de efeito estufa. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Internacionais) - Centro Universitário de Brasília.
SPODE, R.; FONTELES, G. M.;MUÑOZ, L. R.. A emancipação do homem negro no século XX: o percurso do conceito de desobediência civil na história social da África do Sul e dos Estados Unidos. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Internacionais) - Centro Universitário de Brasília.
LEAO, R. Z. R.; ALVES, G. R.;MUÑOZ, L. R.. O direito à assistência consular a presos estrangeiros nos Estados Unidos: o Caso Avena e outros nacionais mexicanos. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Internacionais) - Centro Universitário de Brasília.
SPODE, R.;MUÑOZ, L. R.; MARINUCCI, R. B.. A beleza salvará o mundo, mas também o destruirá: o ensaio do nacionalismo moderno através da estética. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Internacionais) - Centro Universitário de Brasília.
MUÑOZ, L. R.; SPODE, R.; FERNANDES, C. T. C.; ARAUJO, J. P. S.; GONCALVES, M. V.. Comitê avaliador de ensaios acadêmicos da XIX Semana de Relações Internacionais do UniCEUB. 2020. Centro Universitário de Brasília.
Orientou
A INFLUÊNCIA DO NACIONAL-POPULISMO NO FIM DO MULTILATERALISMO COMO NORTE DA POLÍTICA EXTERNA BRASILEIRA; 2023; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Análise de Cenários Políticos, Resolução de Conflitos e Negociações para a) - Centro Universitário de Brasília; Orientador: Luciano da Rosa Muñoz;
A REALIDADE POLÍTICA E SOCIAL DO CINEMA: OS FILMES DE FANTASIA E AS ANSIEDADES DA SOCIEDADE NORTE AMERICANA PÓS 11/9; 2022; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Análise de Cenários Políticos, Resolução de Conflitos e Negociações para a) - Centro Universitário de Brasília; Orientador: Luciano da Rosa Muñoz;
TRÁFICO SEXUAL NA AMAZÔNIA: MIGRAÇÃO FEMININA ENTRE BRASIL E GUIANA FRANCESA; 2022; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Análise de Cenários Políticos, Resolução de Conflitos e Negociações para a) - Centro Universitário de Brasília; Orientador: Luciano da Rosa Muñoz;
QUEM TEM O DIREITO DE SAIR E QUEM FICA PARA MORRER: RACISMO NA PROTEÇÃO A REFUGIADOS DA GUERRA NA UCRÂNIA (2022); 2022; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Análise de Cenários Políticos, Resolução de Conflitos e Negociações para a) - Centro Universitário de Brasília; Orientador: Luciano da Rosa Muñoz;
RACISMO E ESPORTE NAS RELAÇÕES INTERNACIONAIS: O SOERGUIMENTO DE MOVIMENTOS ANTIRRACISTAS, BLACK LIVES MATTER E ENGAJAMENTO DE ATLETAS; 2022; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Análise de Cenários Políticos, Resolução de Conflitos e Negociações para a) - Centro Universitário de Brasília; Orientador: Luciano da Rosa Muñoz;
A CRISE MIGRATÓRIA de 2021 ENTRE A BIELORRUSSIA E A UNIÃO EUROPEIA: EFEITOS IMEDIATOS E MEDIATOS; 2022; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Análise de Cenários Políticos, Resolução de Conflitos e Negociações para a) - Centro Universitário de Brasília; Orientador: Luciano da Rosa Muñoz;
O IMPACTO DO CONCEITO MODERNO DE FRONTEIRAS: O HAITIANO COMO O OUTRO INDESEJADO NO BRASIL; 2021; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Análise de Cenários Políticos, Resolução de Conflitos e Negociações para a) - Centro Universitário de Brasília; Orientador: Luciano da Rosa Muñoz;
POLÍTICA EXTERNA E PROTAGONISMO: O pleito brasileiro pelo assento permanente no Conselho de Segurança e as crenças de elite diplomática no governo Lula (2003-2011); 2024; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Relações Internacionais) - Centro Universitário de Brasília; Orientador: Luciano da Rosa Muñoz;
OS CONCEITOS LATINOAMERICANOS DE AUTONOMIA: a criação da Embraer no Governo Costa e Silva (1967 - 1969) e a relevância de uma base técnico-empresarial nacional; 2024; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Relações Internacionais) - Centro Universitário de Brasília; Orientador: Luciano da Rosa Muñoz;
A RELAÇÃO DISCURSIVA ENTRE IDENTIDADE NACIONAL E PRÁTICAS DA POLÍTICA EXTERNA BRASILEIRA: Um prolegômeno pós-estruturalista da Operação Pan-Americana sob a óptica da Análise do Discurso; 2024; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Relações Internacionais) - Centro Universitário de Brasília; Orientador: Luciano da Rosa Muñoz;
O DECOLONIALISMO PRESENTE NO FUTEBOL SUL-AMERICANO: O racismo presente no esporte, Brasil X Argentina; 2024; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Relações Internacionais) - Centro Universitário de Brasília; Orientador: Luciano da Rosa Muñoz;
O MÉTODO DE STANISLAVSKI NA CONSTRUÇÃO DE UM INTERNACIONALISTA: A memória emotiva nas Relações Internacionais; 2024; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Relações Internacionais) - Centro Universitário de Brasília; Orientador: Luciano da Rosa Muñoz;
O CINEMA AMERICANO COMO FERRAMENTA DE MENSAGEM POLÍTICA E SOCIAL: Um estudo sobre a franquia Top Gun (1986 e 2022); 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Relações Internacionais) - Centro Universitário de Brasília; Orientador: Luciano da Rosa Muñoz;
O MUNDO PÓS-HUMANO NO ANTROPOCENO: Uma análise a partir da franquia de filmes Jurassic Park; 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Relações Internacionais) - Centro Universitário de Brasília; Orientador: Luciano da Rosa Muñoz;
A LITERATURA BRASILEIRA COMO UMA FORMA DE DIPLOMACIA CULTURAL: uma análise da política externa dos governos Lula e Bolsonaro; 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Relações Internacionais) - Centro Universitário de Brasília; Orientador: Luciano da Rosa Muñoz;
AUTONOMIA EM POLÍTICA EXTERNA BRASILEIRA: o governo Geisel e o reconhecimento de Angola (1975); 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Relações Internacionais) - Centro Universitário de Brasília; Orientador: Luciano da Rosa Muñoz;
O CINEMA ESTADUNIDENSE COMO MÉTODO PARA EXERCER PODER: uma análise do filme Argo (2012); 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Relações Internacionais) - Centro Universitário de Brasília; Orientador: Luciano da Rosa Muñoz;
O PODER DO CINEMA SUL-COREANO: Explorando o Soft Power é a sua Influência; 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Relações Internacionais) - Centro Universitário de Brasília; Orientador: Luciano da Rosa Muñoz;
FUTEBOL E DIPLOMACIA CULTURAL: o caso de lavagem esportiva do Catar; 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Relações Internacionais) - Centro Universitário de Brasília; Orientador: Luciano da Rosa Muñoz;
A PROJEÇÃO DA CULTURA BRASILEIRA NO EXTERIOR: a ascensão da Bossa-Nova para o desenvolvimento brasileiro; 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Relações Internacionais) - Centro Universitário de Brasília; Orientador: Luciano da Rosa Muñoz;
DEMONSTRAÇÕES DE RETROCESSO PERANTE A INTEGRAÇÃO DE IMIGRANTES NEGROS NO BRASIL; 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Relações Internacionais) - Centro Universitário de Brasília; Orientador: Luciano da Rosa Muñoz;
HOTARU NO HAKA: Diplomacia Cultural e a Perspectiva da Criança Perante a Guerra; 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Relações Internacionais) - Centro Universitário de Brasília; Orientador: Luciano da Rosa Muñoz;
Brasil, Diplomacia Cultural e Integração Regional Anos Lula (2003-2011); 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Relações Internacionais) - Centro Universitário de Brasília; Orientador: Luciano da Rosa Muñoz;
A CONSOLIDAÇÃO DA POLÍTICA EXTERNA COMO UMA POLÍTICA PÚBLICA: a questão da saúde global; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Relações Internacionais) - Centro Universitário de Brasília; Orientador: Luciano da Rosa Muñoz;
As relações entre Brasil, China e Estados Unidos; Um estudo do caso: A condução da pandemia da covid-19; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Relações Internacionais) - Centro Universitário de Brasília; Orientador: Luciano da Rosa Muñoz;
POLÍTICA EXTERNA E IDENTIDADE NACIONAL: uma análise discursiva da posição chinesa nos discursos de política externa brasileira; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Relações Internacionais) - Centro Universitário de Brasília; Orientador: Luciano da Rosa Muñoz;
A POLÍTICA EXTERNA DO GOVERNO GEISEL (1974 ? 1979) E O RELACIONAMENTO COM O GOVERNO NORTE-AMERICANO: Como os Estados Unidos usaram de sua influência hegemônica para interferir em assuntos da soberania brasileira; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Relações Internacionais) - Centro Universitário de Brasília; Orientador: Luciano da Rosa Muñoz;
O DECLÍNIO DA IIRSA NO GOVERNO LULA E DILMA; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Relações Internacionais) - Centro Universitário de Brasília; Orientador: Luciano da Rosa Muñoz;
A construção da aliança entre Estados Unidos e Israel: desde a criação do Estado de Israel até o Governo de Barack Obama; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Relações Internacionais) - Centro Universitário de Brasília; Orientador: Luciano da Rosa Muñoz;
UMA INTEGRAÇÃO FÍSICA NO CONE SUL: BRASIL E ARGENTINA Mudanças de Paradigmas da Política Externa; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Relações Internacionais) - Centro Universitário de Brasília; Orientador: Luciano da Rosa Muñoz;
Descolonizando o mito de Westfália:Uma articulação entre o saber pós-colonial e as Relações Internacionais; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Relações Internacionais) - Centro Universitário de Brasília; Orientador: Luciano da Rosa Muñoz;
OS PADRÕES RACIAIS NOS ESTUDOS DE RELAÇÕES INTERNACIONAIS NO BRASIL: uma análise da produção de conhecimento nas revistas RBPI e Contexto Internacional (2012-2022); 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Relações Internacionais) - Centro Universitário de Brasília; Orientador: Luciano da Rosa Muñoz;
AS DIFERENÇAS DAS FORMAS DE TRATAMENTO DOS REFUGIADOS DA EUROPA VS; ORIENTE MÉDIO: Uma análise da crise dos refugiados da Síria e da Ucrânia; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Relações Internacionais) - Centro Universitário de Brasília; Orientador: Luciano da Rosa Muñoz;
O TRÁFICO DE ESCRAVIZADOS E AS RELAÇÕES ANGLO-BRASILEIRAS NO SÉCULO XIX: UMA ANÁLISE A PARTIR DO REALISMO NEOCLÁSSICO (1808-1850); 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Relações Internacionais) - Centro Universitário de Brasília; Orientador: Luciano da Rosa Muñoz;
A SUPERAÇÃO DO COLONIALISMO ECONÔMICO E CULTURAL: diplomacia cultural e antropofagia nos Anos JK (1956-1960); 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Relações Internacionais) - Centro Universitário de Brasília; Orientador: Luciano da Rosa Muñoz;
ESTUDO COMPARATIVO DAS POLÍTICAS EXTERNAS DOS REGIMES MILITARES BRASILEIRO E ARGENTINO NA DÉCADA DE 1970 COM FOCO NO CONTENCIOSO DE ITAIPU; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Relações Internacionais) - Centro Universitário de Brasília; Orientador: Luciano da Rosa Muñoz;
O CINEMA HOLLYWOODIANO COMO INSTRUMENTO DE DOMINACÃO: o caso do filme Casablanca; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Relações Internacionais) - Centro Universitário de Brasília; Orientador: Luciano da Rosa Muñoz;
O Impacto da diplomacia cultural na longevidade da política externa brasileira e no fomento do comércio internacional: uma perspectiva da interdependência complexa de Keohane e Nye; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Relações Internacionais) - Centro Universitário de Brasília; Orientador: Luciano da Rosa Muñoz;
COMO COMPREENDER A POLÍTICA EXTERNA DO GOVERNO BOLSONARO? O PROCESSO DE ADESÃO DO BRASIL À OCDE; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Relações Internacionais) - Centro Universitário de Brasília; Orientador: Luciano da Rosa Muñoz;
A REDEMOCRATIZAÇÃO E A POSSÍVEL QUEBRA DO INSULAMENTO BUROCRÁTICO DO MINISTÉRIO DAS RELAÇÕES EXTERIORES; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Relações Internacionais) - Centro Universitário de Brasília; Orientador: Luciano da Rosa Muñoz;
A REDEMOCRATIZAÇÃO DA POLÍTICA EXTERNA BRASILEIRA: Uma análise da atuação brasileira durante as Conferências Mundiais da ONU Sobre a Mulher; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Relações Internacionais) - Centro Universitário de Brasília; Orientador: Luciano da Rosa Muñoz;
OS EFEITOS DO HALLYU: O uso do Soft Power sul coreano como um instrumento de política externa; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Relações Internacionais) - Centro Universitário de Brasília; Orientador: Luciano da Rosa Muñoz;
COMO A NARRATIVA WESTPHALIANA ESTEVE PRESENTE NA JUSTIFICATIVA DE INTELECTUAIS BRITÂNICOS DO SÉCULO XIX SOBRE AATUAÇÃO DO REINO UNIDO NAS COLÔNIAS INDIANAS: RESPOSTA BRITÂNICA À REBELIÃO INDIANA DE 1857-8; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Relações Internacionais) - Centro Universitário de Brasília; Orientador: Luciano da Rosa Muñoz;
POLÍTICA EXTERNA BRASILEIRA: Inserção internacional por meio das organizações internacionais; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Relações Internacionais) - Centro Universitário de Brasília; Orientador: Luciano da Rosa Muñoz;
NOVA MILITARIZAÇÃO DO JAPÃO?UMA ANÁLISE DO ARTIGO 9° DA CONSTITUIÇÃO JAPONESA EM PERSPECTIVA HISTÓRICA; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Relações Internacionais) - Centro Universitário de Brasília; Orientador: Luciano da Rosa Muñoz;
A ATUAÇÃO DA POLÍTICA EXTERNA BRASILEIRA PARA REFUGIADOS NO GOVERNO DE LULA DA SILVA (2003-2010): O status de refugiado político concedido a Cesare Battisti; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Relações Internacionais) - Centro Universitário de Brasília; Orientador: Luciano da Rosa Muñoz;
A DISCUSSÃO DECOLONIAL NAS RELAÇÕES INTERNACIONAIS SOB A ANÁLISE FÍLMICA DE ?O LEÃO DE SETE CABEÇAS?; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Relações Internacionais) - Centro Universitário de Brasília; Orientador: Luciano da Rosa Muñoz;
AS INTERFERÊNCIAS IMPERIALISTAS NA FORMAÇÃO DA POLÍTICA EXTERNA BRASILEIRA; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Relações Internacionais) - Centro Universitário de Brasília; Orientador: Luciano da Rosa Muñoz;
Café, câmbio e inflação: as implicações da administração da política monetária no início da república brasileira (1889-1893); 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Relações Internacionais) - Centro Universitário de Brasília; Orientador: Luciano da Rosa Muñoz;
Tianxia, soft power e construção do poder hegemônico chinês por meio da One Belt, One Road (caso chinês no chifre africano, Djibouti); 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Relações Internacionais) - Centro Universitário de Brasília; Orientador: Luciano da Rosa Muñoz;
Realismo confucionista: China vs; Vietnã nas ilhas Spratly; 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Relações Internacionais) - Centro Universitário de Brasília; Orientador: Luciano da Rosa Muñoz;
Cinema e Relações Internacionais: a utilização da cinematografia como ferramenta de soft power após os atentados de Onze de Setembro; 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Relações Internacionais) - Centro Universitário de Brasília; Orientador: Luciano da Rosa Muñoz;
A PARCERIA SINO-ANGOLANA PARA INVESTIMENTO EM INFRAESTRUTURA E A DÍVIDA DO PAÍS AFRICANO; 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Relações Internacionais) - Centro Universitário de Brasília; Orientador: Luciano da Rosa Muñoz;
A RENOVAÇÃO DE CREDENCIAIS DA POLÍTICA EXTERNA E A MUDANÇA DA IDENTIDADE INTERNACIONAL DO BRASIL (1985-1998); 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Relações Internacionais) - Centro Universitário de Brasília; Orientador: Luciano da Rosa Muñoz;
ENTRE A ACADEMIA E O MERCADO DE TRABALHO: dilemas e perspectivas para o profissional de Relações Internacionais; 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Relações Internacionais) - Centro Universitário de Brasília; Orientador: Luciano da Rosa Muñoz;
A política externa no período Geisel (1974-1979): uma análise realista neoclássica do Acordo Nuclear Brasil e Alemanha; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Relações Internacionais) - Centro Universitário de Brasília; Orientador: Luciano da Rosa Muñoz;
Análise do embate protecionista entre EUA-China, desde a ascensão do governo Trump, como um dispositivo de afirmação de poder; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Relações Internacionais) - Centro Universitário de Brasília; Orientador: Luciano da Rosa Muñoz;
Brasil e FMI: O Desenvolvimentismo brasileiro no Governo JK e o episódio de rompimento; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Relações Internacionais) - Centro Universitário de Brasília; Orientador: Luciano da Rosa Muñoz;
Futebol e soft power nas Relações Internacionais: uma análise do desenvolvimento político, econômico e social de África do Sul e Brasil como países-sede da Copa do Mundo; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Relações Internacionais) - Centro Universitário de Brasília; Orientador: Luciano da Rosa Muñoz;
A questão dos refugiados no Brasil: a atuação da estrutura tripartite na integração local; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Relações Internacionais) - Centro Universitário de Brasília; Orientador: Luciano da Rosa Muñoz;
Cooperação policial internacional: Brasil e Interpol no combate aos crimes de propriedade intelectual; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Relações Internacionais) - Centro Universitário de Brasília; Orientador: Luciano da Rosa Muñoz;
Brexit: uma análise a partir dos Jogos de Dois Níveis; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Relações Internacionais) - Centro Universitário de Brasília; Orientador: Luciano da Rosa Muñoz;
Análise da Alemanha como potência mundial: seu ressurgimento econômico e a influência de sua política externa no período entre guerras (1918-1939); 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Relações Internacionais) - Centro Universitário de Brasília; Orientador: Luciano da Rosa Muñoz;
Cybersecurity, Cyberspace e Relações Internacionais; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Relações Internacionais) - Centro Universitário de Brasília; Orientador: Luciano da Rosa Muñoz;
A proteção de crianças em conflitos armados: o caso do Sudão do Sul; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Relações Internacionais) - Centro Universitário de Brasília; Orientador: Luciano da Rosa Muñoz;
O papel das convenções internacionais no combate à corrupção no Brasil; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Relações Internacionais) - Centro Universitário de Brasília; Orientador: Luciano da Rosa Muñoz;
A atuação das Organizações Internacionais no processo de desminagem na República Democrática do Congo; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Relações Internacionais) - Centro Universitário de Brasília; Orientador: Luciano da Rosa Muñoz;
O empoderamento das mulheres na política do Brasil e do México para a promoção da igualdade de gênero; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Relações Internacionais) - Centro Universitário de Brasília; Orientador: Luciano da Rosa Muñoz;
Brasil e corrupção: aplicabilidade da Convenção das Nações Unidas Contra a Corrupção no Brasil; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Relações Internacionais) - Centro Universitário de Brasília; Orientador: Luciano da Rosa Muñoz;
Homicídio de mulheres no Brasil e Argentina: obrigações internacionais aplicadas aos casos de feminicídio; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Relações Internacionais) - Centro Universitário de Brasília; Orientador: Luciano da Rosa Muñoz;
A Primeira Cruzada: do Levante à conquista de Jerusalém; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - União Pioneira de Integração Social; Orientador: Luciano da Rosa Muñoz;
O desenvolvimento do Mercosul: uma análise sobre democracia e integração; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Relações Internacionais) - Centro Universitário de Brasília; Orientador: Luciano da Rosa Muñoz;
Migração de Sírios e Libaneses para o Brasil: conquistas, desafios e luta étnica do povo árabe; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Relações Internacionais) - Centro Universitário de Brasília; Orientador: Luciano da Rosa Muñoz;
Bruxaria na Idade Média; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - União Pioneira de Integração Social; Orientador: Luciano da Rosa Muñoz;
Processo inquisitorial de Joana d'Arc: conflitos políticos e religiosos; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - União Pioneira de Integração Social; Orientador: Luciano da Rosa Muñoz;
O Brasil mediante a Guerra da Ucrânia: neutralidade, autonomia e equidistância pragmática; 2023; Iniciação Científica; (Graduando em Relações Internacionais) - Centro Universitário de Brasília, Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal; Orientador: Luciano da Rosa Muñoz;
Produções bibliográficas
-
MUÑOZ, L. R. . O Brasil está de volta: credibilidade e protagonismo na política externa de Lula da Silva. Conjuntura Austral. Revista do Núcleo Brasileiro de Estratégia e Relações Internacionais da UFRGS , v. 15, p. 95-106, 2024.
-
MUÑOZ, L. R. . Brazilian foreign policy discourses and the quest for ontological security. CONTEXTO INTERNACIONAL (ON-LINE) , v. 45, p. 1-21, 2023.
-
MUÑOZ, L. R. . Autonomia na política externa brasileira: uma história do conceito no pós-guerra. CARTA INTERNACIONAL , v. 18, p. 1-23, 2023.
-
GONÇALVES DA FONSÊCA, FELIPE ; DA ROSA MUÑOZ, Luciano . Autonomia em Política Externa Brasileira: o governo Geisel e o reconhecimento de Angola (1975)Autonomy in Brazilian Foreign Policy: the Geisel government and the recognition of Angola (1975). MERIDIANO 47 (UNB) , v. 24, p. 1-18, 2023.
-
MUÑOZ, L. R. . Virada estética e política externa: uma leitura machadiana da identidade internacional do Brasil. MONÇÕES: REVISTA DE RELAÇÕES INTERNACIONAIS DA UFGD , v. 11, p. 151-177, 2022.
-
MUÑOZ, LUCIANO DA ROSA ; SPODE, RAPHAEL . Pensamento com teoria: alternativas para o campo de Relações Internacionais no Brasil e na Índia. MONÇÕES: REVISTA DE RELAÇÕES INTERNACIONAIS DA UFGD , v. 8, p. 336-365, 2019.
-
MUÑOZ, L. R. . O Conceito de autonomia em Puig e Jaguaribe: uma análise comparativa intertextual. Carta Internacional (USP) , v. 11, p. 200-221, 2016.
-
MUÑOZ, L. R. . A renovação de credenciais no Brasil: indicações para uma análise à luz da governamentalidade. Monções: Revista de Relações Internacionais da UFGD , v. 6, p. 269-295, 2016.
-
MUÑOZ, L. R. . O Sujeito nas Relações Internacionais: um problema epistemológico 10.5102/uri.v13i1.3249. Universitas. Relações Internacionais (Impresso) , v. 13, p. 1-13, 2015.
-
MUÑOZ, L. R. . O problema da mediania: outro olhar sobre a Segunda Conferência de Paz da Haia. Revista Múltipla (UPIS) , v. 36, p. 63-84, 2014.
-
MUÑOZ, L. R. . A POLÍTICA EXTERNA DE RIO BRANCO. Cadernos de Relações Internacionais , p. 1-23, 2008.
-
MUÑOZ, L. R. ; SPODE, R. (Org.) . Relações Internacionais para um mundo em mutação: policentrismo e diálogo transdisciplinar. 1. ed. Curitiba: Apprs, 2020. 321p .
-
MUÑOZ, L. R. . Diplomacia dúplice: a política externa de Rio Branco e a Argentina. 1ª. ed. Brasília: Hinterlândia, 2012.
-
MUÑOZ, L. R. . Genealogia, identidade e Política Externa Brasileira. In: Maíra Siman; Bárbara Motta; Carolina Salgado; Francine Rossone. (Org.). Política Externa: novas análises a partir do Brasil. 1ed.Rio de Janeiro: Editora PUC-Rio, 2025, v. , p. 125-142.
-
MUÑOZ, L. R. . Contra a vaidade e a guerra: elementos para repensar as Relações Internacionais. In: Luciano da Rosa Muñoz; Raphael Spode. (Org.). Relações Internacionais para um mundo em mutação: policentrismo e diálogo transdisciplinar. 1ed.Curitiba: Appris, 2020, v. , p. 235-274.
-
MUÑOZ, L. R. . O Brasil e a Guerra da Ucrânia. Revista Mundorama - Divulgação Científica em Relações Internacionais, Revista Mundorama, 21 mar. 2023.
-
MUÑOZ, L. R. . As eleições nos Estados Unidos: uma nova era de tolerância. Jornal Diário Popular, Pelotas/RS, p. 6 - 6, 04 nov. 2008.
-
MUÑOZ, L. R. . Turbulência econômica e declínio norte-americano. Jornal Diário Popular, Pelotas/RS, p. 6 - 6, 04 out. 2008.
-
MUÑOZ, L. R. . A Rodada Doha e o protagonismo do Brasil. Jornal Diário Popular, Pelotas/RS, p. 6 - 6, 21 ago. 2008.
-
MUÑOZ, L. R. . Câmara em foco. Jornal Diário Popular, Pelotas/RS, p. 6 - 6, 08 jul. 2008.
-
MUÑOZ, L. R. . A política externa de Rio Branco e a busca por segurança ontológica. In: 9º Encontro Nacional da Associação Brasileira de Relações Internacionais (ABRI), 2023, Belo Horizonte. Anais eletrônicos do 9º ENABRI, 2023.
-
MUÑOZ, L. R. . O Brasil na Liga das Nações e a busca por segurança ontológica. In: 6º Seminário de Graduação e Pós-graduação em Relações Internacionais da Associação Brasileira de Relações Internacionais (ABRI), 2022, São Paulo. Anais do Seminário de Graduação e Pós-graduação em Relações Internacionais, 2022.
-
MUÑOZ, L. R. . Emergência, discurso e descaminho: o debate autonomista no Brasil (1946-1974). In: 7º Encontro Nacional da ABRI, 2019, Belo Horizonte. Anais eletrônicos, 2019.
-
MUÑOZ, L. R. . Foucault, Koselleck e pós-estruturalismo: uma aproximação de método aplicada ao conceito de autonomia. In: 6º Encontro da ABRI, 2017, Belo Horizonte. Anais eletrônicos, 2017.
-
MUÑOZ, L. R. . Roland Corbisier and the concept of autonomy: emancipation and philosophy of history (1955-1960). In: ECPR General Conference, 2017, Oslo. ECPR General Conference Papers, 2017.
-
MUÑOZ, L. R. . Barão do Rio Branco, seus pensamentos e emoções: a política externa na transição entre Império e República. 2025. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
MUÑOZ, L. R. . Barão do Rio Branco, seus pensamentos e emoções: a política externa na transição entre Império e República. 2025. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
MUÑOZ, L. R. . A política externa de Rio Branco para os Estados Unidos e a busca por segurança ontológica (1904-1906). 2024. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
MUÑOZ, L. R. ; FERNANDES, C. T. C. ; GONCALVES, M. V. ; APOLINARIO, R. . A imagem do Brasil e a crise humanitária na terra Yanomami. 2023. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
MUÑOZ, L. R. . A política externa de Rio Branco e a busca por segurança ontológica. 2023. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
MUÑOZ, L. R. . O Brasil na Liga das Nações e a busca por segurança ontológica. 2022. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
MUÑOZ, L. R. . Entre o Ocidente e o Não-Ocidente: quem é o Brasil?. 2020. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
MUÑOZ, L. R. . Emergência, discurso e descaminho: o debate autonomista no Brasil (1946-1974). 2019. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
MUÑOZ, L. R. . Roland Corbisier and the Concept of Autonomy: Emancipation and Philosophy of History (1955-1960). 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
MUÑOZ, L. R. . Foucault, Koselleck e pós-estruturalismo: uma aproximação de método aplicada ao conceito de autonomia. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
ALVES, G. R. ; ARAUJO, J. P. S. ; ARRUDA, A. T. ; FONTELES, G. M. ; LEAO, R. Z. R. ; MUÑOZ, L. R. ; ROSA, R. M. . Conflitos Armados e Direitos Humanos. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
MUÑOZ, L. R. ; SPODE, R. ; ARRUDA, A. T. . Ascensão do Estado Islâmico. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
MUÑOZ, L. R. . El Barón de Río Branco y la Argentina: la diplomacia de acercamiento y alejamiento (1902-1912). 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
MUÑOZ, L. R. . A política externa do Barão do Rio Branco para a Argentina: a América do Sul e o mundo. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
Outras produções
MUÑOZ, L. R. . Como a diplomacia brasileira abandonou a neutralidade e escolheu um lado sob governos do PT. 2025. (Programa de rádio ou TV/Comentário).
MUÑOZ, L. R. . Trump: para especialistas, mesmo com ataque à soberania, o ideal é a negociação. 2025. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
MUÑOZ, L. R. . Cenário externo impacta a relevância diplomática do Brasil. 2025. (Programa de rádio ou TV/Comentário).
MUÑOZ, L. R. . Cúpula do Brics pode ter influenciado tarifas de Trump? Entenda. 2025. (Programa de rádio ou TV/Comentário).
MUÑOZ, L. R. . Cúpula do Brics pode ter influenciado tarifas de Trump? Entenda. 2025. (Programa de rádio ou TV/Comentário).
MUÑOZ, L. R. . Cúpula do Brics pode ter influenciado tarifas de Trump? Entenda. 2025. (Programa de rádio ou TV/Comentário).
MUÑOZ, L. R. . Cúpula do Brics pode ter influenciado tarifas de Trump? Entenda. 2025. (Programa de rádio ou TV/Comentário).
MUÑOZ, L. R. . Cúpula do Brics pode ter influenciado tarifas de Trump? Entenda. 2025. (Programa de rádio ou TV/Comentário).
MUÑOZ, L. R. . GOVERNO CONVOCA EMBAIXADORES DO BRASIL E DE ISRAEL EM MEIO A CRISE DIPLOMÁTICA. 2024. (Programa de rádio ou TV/Comentário).
MUÑOZ, L. R. ; SPODE, RAPHAEL ; DIAZ, J. A. S. B. ; SILVA, V. P. B. . Entrevista com Luciano da Rosa Muñoz. 2024. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
MUÑOZ, LUCIANO DA ROSA . Acordo de livre comércio entre China e Uruguai. Rede TV News. 2023. (Programa de rádio ou TV/Comentário).
MUÑOZ, LUCIANO DA ROSA . Brasil e Alemanha: especialista em Relações Internacionais do CEUB avalia a visita do Chanceler Alemão. Gazeta 24h. 2023. (Programa de rádio ou TV/Comentário).
MUÑOZ, LUCIANO DA ROSA . Brasil e Alemanha: especialista em Relações Internacionais do CEUB avalia a visita do Chanceler Alemão. Capital do Entorno. 2023. (Programa de rádio ou TV/Comentário).
MUÑOZ, LUCIANO DA ROSA . Brasil e Alemanha: especialista em Relações Internacionais do CEUB avalia a visita do Chanceler Alemão. Defesa Aérea & Naval. 2023. (Programa de rádio ou TV/Comentário).
MUÑOZ, LUCIANO DA ROSA . Visita do presidente Lula aos Estados Unidos. Jornal das 22 RITTV. 2023. (Programa de rádio ou TV/Comentário).
MUÑOZ, LUCIANO DA ROSA . Lula Nos Estados Unidos: Especialista Do CEUB Avalia Encontro Do Presidente Brasileiro Com Lideranças Nos EUA. Fatos e Fotos News. 2023. (Programa de rádio ou TV/Comentário).
MUÑOZ, LUCIANO DA ROSA . Lula nos Estados Unidos: especialista do CEUB avalia encontro do presidente brasileiro com lideranças nos EUA. Revista Stile. 2023. (Programa de rádio ou TV/Comentário).
MUÑOZ, LUCIANO DA ROSA . A difícil cartada amazônica. Jornal de Brasília. 2023. (Programa de rádio ou TV/Comentário).
MUÑOZ, LUCIANO DA ROSA . Ajuda humanitária do Brasil à Turquia. Rede Vida. 2023. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
MUÑOZ, LUCIANO DA ROSA . Um Ano de Guerra na Ucrânia. Jornal das 22 RITTV. 2023. (Programa de rádio ou TV/Comentário).
MUÑOZ, LUCIANO DA ROSA . Guerra da Ucrânia completa um ano em meio a aumento da tensão. Programa Direito sem Fronteiras. TV Justiça. 2023.
MUÑOZ, L. R. . Um Ano de Guerra na Ucrânia. Programa Jornal da Cidade de Cubatão. 2023.
MUÑOZ, L. R. . Guerra na Ucrânia completou um ano. TV Todo Dia. 2023. (Programa de rádio ou TV/Comentário).
MUÑOZ, L. R. . 1 ano de guerra: 'Não está descartada a utilização de armas nucleares táticas contra a Ucrânia', avalia especialista do CEUB. Diário da Serra de Maracaju. 2023. (Programa de rádio ou TV/Comentário).
MUÑOZ, L. R. . 1 ano de guerra: ?Não está descartada a utilização de armas nucleares táticas contra a Ucrânia?, avalia especialista do CEUB. Mídia Bahia. 2023. (Programa de rádio ou TV/Comentário).
MUÑOZ, L. R. . Especialistas apoiam proposta de Lula para a Ucrânia, mas não esperam sucesso. Congresso em Foco. 2023. (Programa de rádio ou TV/Comentário).
MUÑOZ, L. R. . 1 ano de conflito na Ucrânia: 'nova ordem mundial' e risco de guerra nuclear. Jornal Acontece Digital. 2023. (Programa de rádio ou TV/Comentário).
MUÑOZ, L. R. . 1 ano de guerra: 'Não está descartada a utilização de armas nucleares táticas contra a Ucrânia', avalia especialista. Gazeta de Limeira. 2023. (Programa de rádio ou TV/Comentário).
MUÑOZ, L. R. . 1 ano de guerra: 'Não está descartada a utilização de armas nucleares táticas contra a Ucrânia', avalia especialista. Gazeta de Limeira. 2023. (Programa de rádio ou TV/Comentário).
MUÑOZ, LUCIANO DA ROSA . Episódio das joias e Bolsonaro: caberá a Lula avaliar acordos com Arábia Saudita, diz pesquisador. Agência CEUB. 2023. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
MUÑOZ, L. R. . 1 ano de guerra: 'Não está descartada a utilização de armas nucleares táticas contra a Ucrânia', avalia especialista do CEUB. Blog Jornal da Mulher. 2023. (Programa de rádio ou TV/Comentário).
MUÑOZ, LUCIANO DA ROSA . Guerra na Ucrânia completa um ano. Monitor Mercantil. 2023. (Programa de rádio ou TV/Comentário).
MUÑOZ, L. R. . 1 ano de guerra: 'Não está descartada a utilização de armas nucleares táticas contra a Ucrânia', avalia especialista do CEUB. Mais Rondônia. 2023. (Programa de rádio ou TV/Comentário).
MUÑOZ, L. R. . Brasil e Alemanha: especialista em Relações Internacionais do CEUB avalia a visita do Chanceler Alemão. Brasília Flash. 2023. (Programa de rádio ou TV/Comentário).
MUÑOZ, L. R. ; JARDIM, C. A. ; DOMINGUEZ, C. . Política Internacional Mesa #3: Continuidade, mudança e ruptura na Política Externa Brasileira. Canal Crítica Republicana. 2023. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).
MUÑOZ, L. R. . Viagem de Lula à China. Questão climática no centro das decisões. TV Brasil. 2023. (Programa de rádio ou TV/Comentário).
MUÑOZ, L. R. . Visita do presidente Lula à China. Jornal das 22 RITTV. 2023. (Programa de rádio ou TV/Comentário).
MUÑOZ, LUCIANO DA ROSA . De Biden a Maduro: Lula se reuniu com 58 chefes de Estado, mas ainda patina na política externa. Metrópoles. 2023. (Programa de rádio ou TV/Comentário).
MUÑOZ, LUCIANO DA ROSA . Relações Brasil-China. Podcast 'Ordem Global'. Rádio Senado. 2023. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
MUÑOZ, LUCIANO DA ROSA . Autonomia na política externa brasileira. Podcast 'Diálogos de Política Exterior'. Observatório de Política Exterior (OPex-GEDES/UFS). 2023. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
MUÑOZ, L. R. . Entrevista ao programa 'Ordem Global' da Rádio Senado. 2023. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
MUÑOZ, L. R. . Gabão: continuidade de golpe vai depender da reação internacional. 2023. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
MUÑOZ, L. R. . Lula receberá presidência do G20 durante cúpula na Índia. 2023. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
MUÑOZ, L. R. . Programa especial sobre o discurso de abertura do Brasil na 78ª Assembleia Geral da ONU. 2023.
MUÑOZ, L. R. . Israel x Hamas: guerra entra no 50º dia com trégua; fim não é cogitado. 2023. (Programa de rádio ou TV/Comentário).
MUÑOZ, L. R. . Brasil no Mundo com Uchôa. 2023.
MUÑOZ, L. R. . Guerra no Oriente Médio: especialista analisa história de violência entre Hamas e Israel. 2023. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
MUÑOZ, L. R. . Tensão entre Venezuela e Guiana. Jornal da Band. 2023. (Programa de rádio ou TV/Comentário).
MUÑOZ, L. R. . Israel x Hamas: guerra completa um mês sem perspectivas de solução. 2023. (Programa de rádio ou TV/Comentário).
MUÑOZ, L. R. ; SOUZA, N. M. F. . Conversa sobre o livro 'Relações Internacionais para um mundo em mutação: policentrismo e diálogo transdisciplinar'. Site Errante. 2021. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
MUÑOZ, L. R. ; JATOBA, D. ; DOMINGUEZ, C. . Mesa redonda sobre o livro 'Relações Internacionais para um mundo em mutação. Programa Crítica Republicana do Canal TV Resistência Republicana. 2021.
MUÑOZ, L. R. . Brasil e Alemanha: especialista em Relações Internacionais do CEUB avalia a visita do Chanceler Alemão. Revista Mídia Direta. 2023; Tema: Visita do chanceler Olaf Scholz ao Brasil. (Blog).
MUÑOZ, L. R. . Brasil e Alemanha: especialista em Relações Internacionais do CEUB avalia a visita do Chanceler Alemão. Fabian Press. 2023; Tema: Visita do chanceler Olaf Scholz ao Brasil. (Blog).
MUÑOZ, L. R. . Novo coronavírus: um novo sujeito nas Relações Internacionais?. 2020; Tema: Pandemia Convid-19. (Blog).
MUÑOZ, L. R. . Minicurso de História da Política Externa Brasileira. 2023. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
Projetos de pesquisa
-
2025 - Atual
Grupo de Pesquisa em Política Externa Brasileira (GEPEB-CEUB), Descrição: O GEPEB-CEUB busca oferecer um espaço de estudo e pesquisa avançados sobre a Política Externa Brasileira, tanto da atualidade quanto em perspectiva histórica, direcionado a graduandos, graduados e pós-graduandos em Relações Internacionais, bem como a profissionais que atuem na área. Quanto ao corpo discente do CEUB e de outras instituições de ensino superior, o grupo volta-se a aprofundar temas vistos em sala de aula e propiciar oportunidades de publicações e participação em eventos acadêmicos. Em relação a pesquisadores em nível de pós-graduação, também almeja tomar parte em uma rede que possibilite contatos interinstitucionais. Além disso, o GEPEB-CEUB busca estabelecer laços com egressos do curso de Relações Internacionais que atuem profissionalmente nos setores público e privado em temas afins à Política Externa Brasileira.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (14) / Especialização: (1) . , Integrantes: Luciano da Rosa Muñoz - Coordenador / SPODE, RAPHAEL - Integrante / Ana Luísa da Silveira Santana Ribeiro - Integrante / Anne Gabrielle Carvalho Cruz - Integrante / Carolini Gonçalves Nascimento - Integrante / João Pedro Santos Jacobina - Integrante / Júlia dos Santos Paz - Integrante / Plínio Santos Moreira - Integrante.
-
2017 - Atual
Teorizando as Relações Internacionais, Descrição: O grupo procura reunir-se uma vez ao ano para discutir os projetos de pesquisa de seus integrantes. Desse modo, trabalha-se para o adensamento das Relações Internacionais, estabelecendo uma interface com outras áreas da Ciências Sociais.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (4) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Luciano da Rosa Muñoz - Integrante / Ana Carolina Teixeira Delgado - Coordenador.
-
2015 - 2024
Núcleo Interinstitucional de Estudo e Pesquisa do Pensamento Político e Humanidades, Descrição: Desde 1990 aos dias atuais, uma literatura dedicada a estudar a história intelectual das Relações Internacionais tem surgido a fim de repensar os mitos fundacionais, os estereótipos, as controvérsias e as inconsistências que constituem a disciplina. Sobretudo, essa agenda de investigação procura adentrar os temas de segunda ordem e atacar questões fundacionais. Seu método tem consistido, até aqui, numa reflexão interdisciplinar, isto é, numa combinação entre abstração teórica e a História, a Filosofia, a Ética, a Sociologia, a Religião, a Arte, a Literatura e o Teatro. Assim, em termos gerais, o objetivo deste núcleo interinstitucional é construir e consolidar uma rede de professores, pesquisadores e alunos de curso de Relações Internacionais do país que empreendem tal abordagem, muitas vezes, reconhecida pela combinação que faz entre abordagens clássicas e pós-modernas, e cujas percepções transcendem o tradicional.. , Situação: Desativado; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Luciano da Rosa Muñoz - Coordenador / Raphael Spode - Integrante / Gabriel Geller Xavier - Integrante.
Prêmios
2024
Professor homenageado do curso de Relações Internacionais, Centro Universitário de Brasília (CEUB).
2024
Professor paraninfo do curso de Relações Internacionais, Centro Universitário de Brasília (CEUB).
2023
Professor homenageado do curso de Relações Internacionais, Centro Universitário de Brasília (CEUB).
2018
Professor homenageado do curso de História, União Pioneira de Integração Social (UPIS).
2017
Professor homenageado do curso de História, União Pioneira de Integração Social (UPIS).
2017
Professor patrono do curso de História, União Pioneira de Integração Social (UPIS).
2016
Professor homenageado do curso de História, União Pioneira de Integração Social (UPIS).
Histórico profissional
Experiência profissional
2017 - Atual
Universidade Federal da Integração Latino-AmericanaVínculo: , Enquadramento Funcional:
2014 - Atual
Centro Universitário de Brasília, UniCEUBVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 8
2023 - 2024
Centro Universitário de Brasília, UniCEUBVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Coordenador de Pós-Graduação Lato Sensu
Atividades
-
09/2023
Direção e administração, Instituto CEUB de Pesquisa e Desenvolvimento.,Cargo ou função, Coordenador da Pós-graduação Lato Sensu Análise de Cenários Políticos, Resolução de Conflitos e Negociação para a Paz.
-
05/2020
Ensino, Análise de Cenários Políticos, Resolução de Conflitos e Negociações para a, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Sociologia Política Internacional, Filme-documentário como Estratégia para a Paz
-
08/2014
Ensino, Relações Internacionais, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Cinema, Arte e Literatura, História das Relações Internacionais, História das Relações Internacionais do Brasil, História e Cultura Jurídica, Política Externa Brasileira
2014 - 2017
União Pioneira de Integração SocialVínculo: , Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 8
Atividades
-
07/2014
Ensino, História, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, História da Baixa Idade Média, História do Brasil Colônia, História do Brasil Contemporâneo, Formação Cultural Brasileira
2014 - 2014
Fundação Getúlio VargasVínculo: Pesquisador eventual, Enquadramento Funcional: Pesquisador eventual, Carga horária: 8
Outras informações:
Pesquisas em documentação do Arquivo Nacional, do Ministério das Relações Exteriores e do Comando da Aeronáutica vinculadas ao Projeto "Brasil nuclear: uma história" da Fundação Getúlio Vargas.
2012 - 2012
IBMEC-DFVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Assistente I
Atividades
-
08/2012 - 12/2012
Ensino, Administração, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Fundamentos do Direito
2023 - 2025
Universidade de Brasília, UnBVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor substituto, Carga horária: 40
2009 - 2010
Universidade de Brasília, UnBVínculo: Bolsista de Mestrado, Enquadramento Funcional: Bolsista de Mestrado, Regime: Dedicação exclusiva.
Atividades
-
03/2023
Ensino, Relações Internacionais, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, História das Relações Internacionais Contemporâneas, Introdução ao Estudo das Relações Internacionais, Teoria das Relações Internacionais II, Tópicos Especiais em Política Internacional II, Análise das Relações Internacionais do Brasil, História das Relações Internacionais do Brasil
2011 - 2012
O Diplomata Instituto de Relações InternacionaisVínculo: Monitor, Enquadramento Funcional: Monitoria de História, Regime: Dedicação exclusiva.
2003 - 2003
Defensoria Pública do Estado do Rio Grande do SulVínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Estagiário
Atividades
-
07/2003 - 10/2003
Estágios , Defensoria Pública do RS.,Estágio realizado, Atendimento jurídico à comunidade.
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Luciano da Rosa Muñoz e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?