Luiz Carlos Souza
Possui graduação em Letras (português-inglês) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1987), graduação em Turismo pela Universidade Estácio de Sá (2011) e mestrado em Letras pela Universidade Federal Fluminense (2003). Atualmente é professor da Universidade Estácio de Sá. Tem experiência na área de Lingüística, com ênfase em Lingüística
Informações coletadas do Lattes em 08/06/2024
Acadêmico
Formação acadêmica
Mestrado em Letras
2000 - 2003
Universidade Federal Fluminense
Título: Um olhar comunicativo sobre atividades de leitura em materiais didáticos de Português como Segunda Língua,Ano de Obtenção: 2003
Orientador: Norimar Judice
Especialização em Gestão Sustentável do Turismo
2013 - 2015
Universidade Estácio de Sá
Título: Turismo LGBT na cidade do Rio de Janeiro
Orientador: Maurício Werner
Especialização em Lingüística Aplicada: Língua Inglesa
2003 - 2004
Universidade Federal Fluminense
Título: Profile of a Brazilian Teacher of English as a Foreign Language: a self-reflective experience
Orientador: Maria Elisa Knust Silveira
Especialização em Magistério na área da deficiência auditiva
1990 - 1992
Universidade Federal do Rio de Janeiro
Título: Alfabetização de surdos: estudos lingüísticos sobre o aprendizado da leitura por indivíduos surdos
Orientador: Eulalia Fernandes
Especialização em Lingüística Aplicada à Área Biomédica
1990 - 1991
Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Título: Alfabetização de surdos: estudos lingüísticos sobre o aprendizado da leitura por indivíduos surdos
Orientador: Eulalia Fernandes
Graduação em Turismo
2008 - 2011
Universidade Estácio de Sá
Título: TURISMO LGBT na cidade do Rio de Janeiro: o estado da arte
Orientador: Erika C. Gelenske Cunha
Curso técnico/profissionalizante
1988 - 1988
Formação complementar
2016 -
psicanálise. , Corpo Freudiano do Rio de Janeiro, CFRJ, Brasil.
2016 -
Sexualidade e sexuação. (Carga horária: 36h). , ESCOLA LACANIANA DE PSICANÁLISE, ELP_FORN, Brasil.
2017 - 2017
Curso de Introdução à Psicanálise - A clínica psicanalítica - 2017. (Carga horária: 44h). , ESCOLA LACANIANA DE PSICANÁLISE, ELP_FORN, Brasil.
2014 - 2014
Mídias Sociais III. (Carga horária: 8h). , Martha Gabriel, MG, Brasil.
2014 - 2014
Estratégias de Marketing Digital II. (Carga horária: 8h). , Martha Gabriel, MG, Brasil.
2014 - 2014
Mídias Sociais I. (Carga horária: 8h). , Martha Gabriel, MG, Brasil.
2014 - 2014
Estratégias de Marketing Digital I. (Carga horária: 8h). , Martha Gabriel, MG, Brasil.
2014 - 2014
Midias Sociais II. (Carga horária: 8h). , Martha Gabriel, MG, Brasil.
2014 - 2014
Estratégias de Marketing Digital III. (Carga horária: 8h). , Martha Gabriel, MG, Brasil.
2013 - 2013
MARKETING EDUCACIONAL E CAPTAÇÃO DE ALUNOS. (Carga horária: 30h). , Universidade Estácio de Sá, UNESA, Brasil.
2010 - 2010
NOVO ENSINO ESTÁCIO. (Carga horária: 12h). , Universidade Estácio de Sá, UNESA, Brasil.
2009 - 2009
PLANEJAMENTO DE ENSINO. (Carga horária: 24h). , Universidade Estácio de Sá, UNESA, Brasil.
2009 - 2009
AVALIAÇÃO DO PROCESSO ENSINO-APRENDIZADO. (Carga horária: 24h). , Universidade Estácio de Sá, UNESA, Brasil.
2008 - 2008
FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA DOCÊNCIA ONLINE. (Carga horária: 60h). , Universidade Estácio de Sá, UNESA, Brasil.
2007 - 2007
Capacitação para docência online. (Carga horária: 20h). , Universidade Estácio de Sá, UNESA, Brasil.
2006 - 2006
Elaboração de tarefas comunicativas. , Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
2005 - 2005
TKT - Module 1. , University of Cambridge, CAM, Inglaterra.
2005 - 2005
TKT - Module 2. , University of Cambridge, CAM, Inglaterra.
2005 - 2005
TKT Module 3. , University of Cambridge, CAM, Inglaterra.
2002 - 2002
Programa de atualização para docentes de idiomas. (Carga horária: 20h). , Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - RJ, SENAC ARRJ, Brasil.
2001 - 2001
Britannia Foundation Orientation Course. (Carga horária: 16h). , Britannia, BRITANNIA, Brasil.
2001 - 2001
A new suite of Cambridge Exams. (Carga horária: 3h). , University of Cambridge, CAM, Inglaterra.
2000 - 2000
CEELT - Level Two. , University of Cambridge, CAM, Inglaterra.
1998 - 1998
CPE. , University of Cambridge, CAM, Inglaterra.
1998 - 1998
The Oxford Examination in English as a FL. , University of Oxford, OX, Inglaterra.
1997 - 1997
Workshop day. (Carga horária: 8h). , IATEFL Brazil, IATEFL, Brasil.
1995 - 1995
Learning the new to teach the young. (Carga horária: 3h). , Sociedade Brasileira de Cultura Inglesa, SBCI, Brasil.
1988 - 1988
Curso de treinamento prédio para professores. (Carga horária: 18h). , Sociedade Brasileira de Cultura Inglesa, SBCI, Brasil.
1988 - 1988
Guia de Turismo Local. (Carga horária: 310h). , SENAC ? Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - RJ, SENAC RIO, Brasil.
1988 - 1988
CEFFAL. (Carga horária: 350h). , Alliance Francaise au Bresil, AFB, Brasil.
1982 - 1982
CPE. , University of Michigan, UMICH, Estados Unidos.
1976 - 1981
Conclusão sexto ano. , Sociedade Brasileira de Cultura Inglesa, SBCI, Brasil.
1980 - 1980
FCE. , University of Cambridge, CAM, Inglaterra.
Idiomas
Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Francês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente.
Japonês
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.
Áreas de atuação
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Turismo.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicanálise.
Participação em eventos
A homossexualidade: uma questão de ....A homossexualidade: uma questão de .... 2010. (Seminário).
63 Seminário anual do IBEU. 2007. (Seminário).
Power point básico. 2007. (Outra).
II Congresso sobre a metáfora na linguagem e no pensamento. Metaforizando as emoções: um estudo das metáforas ontológicas em textos de auto ajuda. 2006. (Congresso).
14 INPLA. A abordagem do material didático de português para estrangeiros sob o título Bem Vindo. 2004. (Congresso).
60 Seminário anual para professores de inglês. 2004. (Simpósio).
I Jornada de Teses em PLE.Um olhar comunicativo sobre atividades de leitura em materiais didáticos de português como segunda língua. 2003. (Outra).
I Simpósio de Português para Estrangeiros da PUC-Rio.Um olhar comunicativo sobre atividades de leitura em materiais didáticos de português como segunda língua. 2003. (Simpósio).
Seminário Anual da SIPLE.Um olhar comunicativo sobre atividades de leitura em materiais didáticos de português como segunda língua. 2003. (Seminário).
58 Seminário anual para professores de ingles. 2002. (Seminário).
VI Ciclo de Palestras Português para Estrangeiros.Relatos de experiências em pesquisas. 2002. (Outra).
IV Congresso da SIPLE. Analisando atividades para compreensão de linguagem oral - uma abordagem comunicativa?. 2001. (Congresso).
53 Seminário anual para professores de ingles. 1997. (Seminário).
50 Seminário anual para professores de inglês. 1994. (Seminário).
Participação em bancas
SOUZA, L. C.. A inovação da oferta hoteleira para a copa do mundo e olimpíadas. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Turismo) - Universidade Estácio de Sá.
SOUZA, L. C.. O incentivo ao ecoturismo na reserva particular de Bom Retiro. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Turismo) - Universidade Estácio de Sá.
SOUZA, L. C.. Hospitalidade como diferencial competitivo:o setor de. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Turismo) - Universidade Estácio de Sá.
SOUZA, L. C.. Uma análise turística de Maricá-RJ através do Sistur. 2013. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Turismo) - Universidade Estácio de Sá.
SOUZA, L. C.. Souza.Turismo de Luxo: características e demandas. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Turismo) - Universidade Estácio de Sá.
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Universidade Estácio de Sá, Curso de Medicina. , Rua do Bispo 83, Rio Comprido, 20261063 - Rio de Janeiro, RJ - Brasil, Telefone: (021) 1987376899, URL da Homepage:
Experiência profissional
2005 - Atual
Universidade Estácio de SáVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: professor, Carga horária: 6
Atividades
-
01/2005
Ensino, Letras, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Análise Textual, Inglês aplicado ao Turismo, Inglês técnico, Introdução à Hotelaria, Língua Inglesa, Língua Portuguesa, Lingüística, Lingüística Aplicada, Fundamentos do Turismo, Pesquisa aplicada ao Turismo, Estágio supervisionado
1993 - 1993
Universidade Federal do Rio de JaneiroVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professor substituto do setor de inglês, Carga horária: 20
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Luiz Carlos Souza e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?