Ranyelle Rosa Carrijo

Mestra em ensino pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino na Educação Básica, do Centro de Ensino e Pesquisa Aplicada à Educação , da Universidade Federal de Goiás (2022). Especialista em Educação Infantil e Letramento pela Faculdade Brasileira de Educação e Cultura ( 2016), Psicopedagogia Institucional pela Faculdade Alfredo Nasser (2012). Licenciada em Pedagogia pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (2014) e em Letras pela Universidade Salgado de Oliveira ( 2007). Desenvolve pesquisas na área de Literatura e ensino na Educação Básica.

Informações coletadas do Lattes em 17/10/2022

Acadêmico

Formação acadêmica

Mestrado profissional em MESTRADO PROFISSIONAL EM ENSINO NA EDUCAÇÃO BÁSICA

2019 - 2022

Universidade Federal de Goiás
Título: MEMÓRIAS LITERÁRIAS: A RELEVÂNCIA DA FORMAÇÃO LITERÁRIA DO PROFESSOR PARA A MEDIAÇÃO DA LITERATURA NA EDUCAÇÃO BÁSICA, Ano de Obtenção:
Orientador: Vivianne Fleury de Faria
Grande área: Lingüística, Letras e ArtesSetores de atividade: Educação.

Especialização em Educação Infantil, Alfabetização e Letramento

2016 - 2016

faculdade brasileira de educação e cultura
Título: A pertinência da afetividade na Educação Infantil
Orientador: Clemerson Elder Trindade Ramos

Especialização em Psicopedagogia Institucional

2007 - 2008

Faculdade Alfredo Nasser
Título: Aquisição da L2: As influências do período crítico

Graduação em Pedagogia

2012 - 2014

Universidade Estadual Vale do Acaraú

Graduação em Letras/Literatura

2003 - 2006

Universiade Salgado de Oliveira
Bolsista do(a): Organização das Voluntárias de Goiás, OVG, Brasil.

Ensino Médio (2º grau)

2000 - 2002

COLEGIO ESTADUAL GARAVELO PARK

Ensino Fundamental (1º grau)

1988 - 1999

colégio didático

Formação complementar

2017 - 2017

Extensão universitária em Fundamentos Teóricos e Metodológicos do Ensino da Literatura. (Carga horária: 60h). , Universidade Federal de Goiás, CEPAE, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Participação em eventos

II Colóquio de Fundamentos Teórico-Metodológicos do Ensino de Literatura, do Centro de Ensino e Pesquisa Aplicada à Educação (CEPAE), da Universidade Federal de Goiás (UFG), r.A Contribuição da mediação docente para a formação do leitor literário na Educação Básica. 2021. (Outra).

AÇÃO DE EXTENSÃO. 2020. (Encontro).

IV Fórum Nacional Escola de Educação Básica para todos: vivências sistêmicas. 2020. (Outra).

VII SEMINÁRIO DE DISSERTAÇÕES DO PPGEEB-CEPAE/UFG.A CONTRIBUIÇÃO DA MEDIAÇÃO DOCENTE PARA A FORMAÇÃO DO LEITOR LITERÁRIO. 2020. (Seminário).

16 CONPEEX. 2019. (Congresso).

I COLOQUIO DE FUNDAMENTOS TEÓRICO-METODOLÓGICOS DO ENSINO DE LÍNGUAS E E LITERATURAS.A CONTRIBUIÇÃO DA LITERATURA NA FORMAÇÃO DO LEITOR LITERÁRIO NA EDUCAÇÃO BÁSICA. 2019. (Outra).

VI SEMINARIO DE DISSERTAÇÕES DO PROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO EM ENSINO NA EDUCAÇÃO BÁSICA.A CONTRIBUIÇÃO DA LITERATURA NA FORMAÇÃO DO LEITOR. 2019. (Seminário).

XXIV SIMPOSIO DE ESTUDOS E PESQUISAS DA FE/UFG. 2019. (Simpósio).

Produções bibliográficas

  • CARRIJO, R. R. ; FARIA, V. F. . A contribuição da leitura literária para uma educação libertadora. In: Organizadora Deise Nanci de Castro Mesquita. (Org.). Escola e Educação Básica para todos!. 1ed.Goiânia: Espaço Acadêmico, 2021, v. VII, p. 1-203.

  • CARRIJO, R. R. ; FARIA, V. F. . A CONTRIBUIÇÃO DA MEDIAÇÃO DOCENTE PARA A FORMAÇÃO DO LEITOR LITERÁRIO NA EDUCAÇÃO BÁSICA. In: Anais do VII Seminário de Dissertações do Programa de Pós- Graduação em Ensino na Educação Básica - PPGEEB- CEPAE/UFG, 2020, GOIANIA. Anais do VII Seminário de Dissertações do Programa de Pós- Graduação em Ensino na Educação Básica - PPGEEB- CEPAE/UFG, 2020.

  • CARRIJO, R. R. . A CONTRIBUIÇÃO DA LITERATURA NA FORMAÇÃO DO LEITOR. In: ANAIS DO VI SEMINÁRIO DE DISSERTAÇÕES DO MESTRADO EM ENSINO NA EDUCAÇÃO BÁSICA PPGEEB/CEPAE/UFG, 2019, GOIANIA. Anais VI Seminário de Dissertações do Mestrado em Ensino na Educação Básica ? PPGEEB/CEPAE/UFG., 2019.

  • CARRIJO, R. R. . A Contribuição da mediação docente para a formação do leitor literário na Educação Básica. 2021. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • CARRIJO, R. R. . A Contribuição da mediação docente para a formação do leitor literário na Educação Básica. 2020. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • CARRIJO, R. R. . A Contribuição da mediação docente para a formação do leitor literário na Educação Básica. 2020. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • CARRIJO, R. R. . A contribuição da literatura na formação do leitor. 2019. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Outras produções

CARRIJO, R. R. ; FARIA, V. F. . Memórias Literárias. 2022. (Vídeo documentário).

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Escola Municipal Valdir Gonçalves de Aguiais. , Rua 06, esquina com rua 08, quadra APM- 08, Jardim Tiradentes, 74911650 - Aparecida de Goiânia, GO - Brasil, Telefone: (62) 35456539

Experiência profissional

2009 - 2013

Colégio Garavelo

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 40

2016 - Atual

Escola Municipal Valdir Gonçalves de Aguiais

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora

2015 - 2018

COLÉGIO DELOS

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora