Luiza Laguna Rodrigues

Mestre em Estudos da Linguagem - Análises Discursivas, Textuais e Enunciativas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) com dissertação intitulada "As compreensões global e analítica em questões de leitura nas provas de ingresso ao ensino superior", orientada pela Profa. Dra. Carmem Luci da Costa Silva. Graduada em Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa, Língua Espanhola e suas Literaturas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), com obtenção de Láurea Acadêmica. Realizou, também sob a orientação da Profa. Dra. Carmem Luci da Costa Silva e coorientação da Profa. Dra. Aline Juchem, seu trabalho de conclusão do curso de Letras, o qual foi intitulado "Enunciação e estudo do texto: uma proposta de leitura-análise de discursos narrativo e dissertativo-argumentativo". Durante a graduação, foi bolsista do subprojeto Letras - Língua Portuguesa do Programa de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID/CAPES) da UFRGS, sob orientação das Profas. Dras. Jane da Costa Naujorks e Lucia Rottava (UFRGS) e também bolsista ministrante da disciplina de Espanhol do Núcleo de Ensino de Línguas em Extensão (NELE/UFRGS). Também participou de projeto de pesquisa sobre Enunciação. Possui interesse, a partir do olhar da teoria enunciativa de Émile Benveniste, nas áreas: análises textuais, leitura e produção de textos, ensino, aprendizagem e avaliação de língua materna e estrangeira.

Informações coletadas do Lattes em 15/06/2025

Acadêmico

Formação acadêmica

Mestrado em Letras

2019 - 2022

Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Título: As compreensões global e analítica em questões de leitura nas provas de ingresso ao ensino superior, Ano de Obtenção: 2022
Carmem Luci da Costa Silva.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Grande área: Lingüística, Letras e Artes

Graduação em Letras - Português e Espanhol

2014 - 2018

Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Título: Enunciação e estudo do texto: uma proposta de leitura-análise de discursos narrativo e dissertativo-argumentativo
Orientador: Carmem Luci da Costa Silva

Formação complementar

2018 -

Francês. , Pot Pourri - École de Français, POT POURRI, Brasil.

2019 - 2019

II Jornadas de Didática de ELE. (Carga horária: 10h). , Instituto Cervantes de Porto Alegre, IC, Brasil.

2018 - 2018

Extensão universitária em III Curso De Actualización Para Profesores De Español Lengua Extranjera. (Carga horária: 20h). , Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.

2008 - 2011

Inglês. (Carga horária: 400h). , Unidiomas - Unilasalle, UNILS, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Francês

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Áreas de atuação

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística.

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Língua Portuguesa.

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Línguas Estrangeiras Modernas.

Organização de eventos

ROTTAVA, L. ; RODRIGUES, L. L. . VI Encontro SAL - Systemics Across Languages e V Seminário de Formação Docente PIBID - Português. 2016. (Congresso).

RODRIGUES, L. L. . Minorias: Empoderamento e Representatividade. 2016. (Outro).

Participação em eventos

4º Colóquio de Leituras de Émile Benveniste. 2021. (Congresso).

3º Colóquio Leituras de Émile Benveniste. Universidade Federal de Pelotas (UFPEL). 2019. (Outra).

Instituto Cervantes - Encuentro de Actualización Didáctica para Profesores de ELE. 2019. (Seminário).

Minicurso Panorama do Arcabouço teórico-metodológico da Linguística Sistêmico-Funcional (LSF). 2019. (Exposição).

2º Colóquio Leituras de Émile Benveniste (UPF). 2018. (Outra).

Formação Continuada para Ministrantes Bolsistas no NELE/UFRGS. 2018. (Outra).

Múltiplas Vozes Na Letras - Semana Acadêmica De Letras. 2018. (Exposição).

Salão UFRGS 2018: SIC - XXX Salão de Iniciação Científica da UFRGS.Um olhar enunciativo da leitura como instância analítica. 2018. (Outra).

Taller de Formación en Porto Alegre: Edinumen. 2018. (Outra).

Formação Continuada para Ministrantes Bolsistas no NELE/UFRGS. 2017. (Outra).

Minorias: Empoderamento e Representatividade.Representatividade Feminina. 2017. (Seminário).

PIBID em Movimento: Trânsitos e Mixagens na Formação Inicial e Continuada da Docência. 2017. (Seminário).

Resistir: Entreletras - Semana Acadêmica de Letras UFRGS. 2017. (Outra).

Salão UFRGS 2017: SIC - XXIX Salão de Iniciação Científica da UFRGS - Sessão de Análises Discursivas e Textuais. 2017. (Exposição).

UFRGS Portas Abertas 2017. PIBID/UFRGS - Língua Portuguesa. 2017. (Exposição).

VII Seminário De Verão do PIBID/UFRGS: A Construção Da (re) Existência. 2017. (Seminário).

XIII SALÃO DE ENSINO DA UFRGS. A língua e a linguagem em sociedade: uma experiência pibidiana em sala de ambientação em aulas de Língua Portuguesa. 2017. (Exposição).

XIII Seminário Institucional do PIBID/UFRGS. 2017. (Seminário).

Minorias: Empoderamento e Representatividade.Representatividade Feminina. 2016. (Seminário).

Salão UFRGS 2016: SIC - XXVIII Salão de Iniciação Científica da UFRGS - Sessão de Análises Discursivas e Textuais. 2016. (Exposição).

UFRGS Portas Abertas 2016. PIBID/UFRGS - Língua Portuguesa. 2016. (Exposição).

VI Encontro SAL - Systemics Across Languages. 2016. (Congresso).

V Seminário de Formação Docente PIBID Português. 2016. (Seminário).

XII Salão de Ensino da UFRGS.A carta aberta e a crítica social na aula de Língua Portuguesa. 2016. (Outra).

UFRGS Portas Abertas 2015. Circuito Pedagógico #VemPraFACED - Graduações, Extensão e PIBID. 2015. (Exposição).

VI Seminário de Verão do PIBID UFRGS. 2015. (Seminário).

V Seminário de Inverno do PIBID UFRGS. 2015. (Seminário).

XII Seminário Institucional PIBID/UFRGS: Vontades, Reflexões. 2015. (Seminário).

XI Salão de Ensino da UFRGS.O Gênero Textual como instrumento no processo de ensino-aprendizagem de Língua Portuguesa. 2015. (Outra).

XI Seminário Institucional do PIBID UFRGS. 2015. (Seminário).

Docência Colaborativa e Interdisciplinaridade: Seminário Internacional Prodocência UFRGS, Colóquio Nacional PIBID UFRGS e X Seminário Institucional do PIBID UFRGS. 2014. (Congresso).

IV Seminário de Formação Docente PIBID-Português. 2014. (Seminário).

IX Seminário Institucional do PIBID-UFRGS: Pensar e Fazer a Interdisciplinaridade. 2014. (Seminário).

Semana Acadêmica Letras - O lado B das línguas e literaturas. 2014. (Outra).

Produções bibliográficas

  • RODRIGUES, L. L. ; TROIAN, I. C. . O amor e a leitura em sala de aula: um planejamento de aulas em contexto pibidiano. Revista Bem Legal - UFRGS, p. 232 - 239.

  • RODRIGUES, L. L. . Um olhar enunciativo da leitura como instância analítica. In: Salão UFRGS 2018: SIC - XXX Salão de Iniciação Científica da UFRGS, 2018, Porto Alegre. SIC - XXX Salão de Iniciação Científica da UFRGS, 2018.

  • SILVA, E. J. D. ; RODRIGUES, L. L. ; PAVANI, L. F. ; RODRIGUES, T. M. ; CARDOSO, V. L. . A língua e a linguagem em sociedade: uma experiência pibidiana em sala de ambientação em aulas de Língua Portuguesa. In: Salão UFRGS 2017: XIII SALÃO DE ENSINO DA UFRGS, 2017, Porto Alegre. Salão UFRGS 2017: XIII SALÃO DE ENSINO DA UFRGS, 2017.

  • RODRIGUES, L. L. ; HOERLLE, S. T. . A carta aberta e a crítica social na aula de Língua Portuguesa. In: XII Salão de Ensino da UFRGS, 2016, Porto Alegre. XII Salão de Ensino da UFRGS, 2016.

  • RODRIGUES, L. L. . O Gênero Textual como instrumento no processo de ensino-aprendizagem de Língua Portuguesa. In: XI Salão de Ensino da UFRGS, 2015, Porto Alegre. XI Salão de Ensino da UFRGS, 2015.

  • RODRIGUES, L. L. . Um olhar enunciativo da leitura como instância analítica. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SILVA, E. J. D. ; RODRIGUES, L. L. ; PAVANI, L. F. ; RODRIGUES, T. M. ; CARDOSO, V. L. . A língua e a linguagem em sociedade: uma experiência pibidiana em sala de ambientação em aulas de Língua Portuguesa. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • RODRIGUES, L. L. ; SEGAT, G. L. ; HOERLLE, S. T. . Docência Colaborativa: uma alternativa do PIBID/UFRGS - Língua Portuguesa para ressignificar a prática de ensino na rede pública estadual. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • RODRIGUES, L. L. ; HOERLLE, S. T. . A carta aberta e a crítica social na aula de Língua Portuguesa. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • RODRIGUES, L. L. . O Gênero Textual como instrumento no processo de ensino-aprendizagem de Língua Portuguesa. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Projetos de pesquisa

  • 2017 - Atual

    A (re)invenção de discursos na aquisição e no processo ensino-aprendizagem de língua materna: uma abordagem enunciativa (fase 1), Descrição: Propor bases teóricas para tratar dos processos de aquisição e ensino-aprendizagem de língua materna a partir da perspectiva enunciativa de linguagem de Émile Benveniste. O tema será desenvolvido por meio dos objetivos delineados a seguir. * Objetivo geral Considerando as reflexões de Émile Benveniste sobre a interdependência homem-linguagem e sobre a dimensão metassemântica da significância em sua proposta semiológica, pretende-se propor bases teóricas para tratar da experiência humana na linguagem nos processos de aquisição e ensino-aprendizagem de língua materna. * Objetivos específicos A) Mapear, a partir da leitura da obra de Émile Benveniste, os primitivos teóricos da reflexão sobre linguagem proposta pelo linguista. B) Estabelecer relações entre termos e conceitos, na obra de Émile Benveniste, para constituir as bases teóricas para tratar da língua em exercício. C) Desenvolver as noções de discurso falado e escrito em interdependência com as noções de escuta e de leitura, a partir da consideração dessas modalidades da língua em uso como modos de enunciação que inscrevem a experiência humana na linguagem. D) Derivar princípios teóricos da reflexão sobre linguagem da abordagem de Émile Benveniste para conceber os processos de aquisição e ensino-aprendizagem de língua materna.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Luiza Laguna Rodrigues - Integrante / Carmem Luci da Costa Silva - Coordenador / Mariana Machado Pozza - Integrante.

Prêmios

2018

Láurea acadêmica, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Histórico profissional

Experiência profissional

2022 - Atual

Colégio UNIFICADO

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora de Língua Portuguesa, Carga horária: 10

2019 - 2019

Grupo Educacional Unificado

Vínculo: Professora, Enquadramento Funcional: Professora de Língua Portuguesa e Redação, Carga horária: 15

Outras informações:
Professora/Tutora do Colégio Unificado (1º e 2º ano do Ensino Médio) / Monitora do Pré-Vestibular Unificado (GEU e SBQ)

2018 - 2019

Ceue pré-vestibular

Vínculo: Professora, Enquadramento Funcional: Professora de Redação, Carga horária: 5

2015 - 2017

Ceue pré-vestibular

Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professora de Língua Portuguesa, Carga horária: 3

2018 - 2018

Núcleo de Ensino de Línguas em Extensão

Vínculo: Bolsista Ministrante, Enquadramento Funcional: Professora de Espanhol, Carga horária: 6

2017 - 2019

ONGEP Pré-Vestibular Popular

Vínculo: Voluntário, Enquadramento Funcional: Professora de Redação, Carga horária: 2

2016 - 2019

A+ Clínica de Apoio Estudantil

Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professora de Língua Portuguesa e Redação, Carga horária: 9

2015 - 2016

Unificado Cursos Técnicos

Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professora da disciplina Espanhol p/ Negócios, Carga horária: 3

2014 - 2014

Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Monitoria Presencial, Carga horária: 20

Outras informações:
Monitoria presencial acadêmica da disciplina Semântica do Texto, sob orientação da Profª. Drª. Jane da Costa Naujorks.