EDILAYANE DA NÓBREGA SANTOS
Engenheira de Alimentos pela UFCG. Especialista em Ciência e Tecnologia de Alimentos pelo IFRN. Mestra em Tecnologia Agroalimentar pela UFPB. Doutora em Ciência dos Alimentos pela UFLA. Foi Professora Substituta no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte - IFRN, Campus Apodi (2021-2023). Atualmente, é bolsista de Pós-doutorado do Programa de Pós-graduação em Tecnologia Agroalimentar - PPGTA da UFPB/Campus III. Atua na área de Ciência e Tecnologia de Alimentos, com destaque para os seguintes temas: aproveitamento de resíduos agroindustriais, extração e avaliação de compostos bioativos, embalagens biodegradáveis e ativas, processamento e avaliação da qualidade de carnes e derivados. Email: layane.eng.alimentos@gmail.com
Informações coletadas do Lattes em 14/02/2026
Acadêmico
Formação acadêmica
Doutorado em Ciência dos Alimentos - Universidade Federal de Lavras/UFLA
2020 - 2024
Universidade Federal de Lavras
Título: Embalagens biodegradáveis aditivadas com extrato da semente de coentro para preservação de almôndegas ovinas
Alcinéia de Lemos Souza Ramos. Coorientador: Bruno R. Lins de Albuqurque; Cristiani V. Brandão Grisi. Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Mestrado em Tecnologia Agroalimentar
2018 - 2020
Universidade Federal da Paraíba
Título: INCORPORAÇÃO DE EXTRATO DE RESÍDUO AGROINDUSTRIAL DE ACEROLA EM EMBALAGEM BIODEGRADÁVEL E SEU EFEITO SOBRE A QUALIDADE DE HAMBÚRGUER BOVINO
, Ano de Obtenção: 2020.Fabio Anderson Pereira da Silva.Coorientador: Valquíria Cardoso da Silva Ferreira. Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Especialização em Ciência e Tecnologia de Alimentos - modalidade EaD
2018 - 2020
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte
Título: Avaliação da rotulagem de produtos de origem animal comercializados na cidade de Santa Luzia-PB
Orientador: Thayse Naianne Pires Dantas
Graduação em Engenharia de Alimentos
2012 - 2017
Universidade Federal de Campina Grande
Título: AVALIAÇÃO DAS PROPRIEDADES BIOATIVAS E FUNCIONAIS DA CASTANHOLA (Terminalia catappa Linn)
Orientador: Mônica Tejo Cavalcanti
Pós-doutorado
2024
Pós-Doutorado. , Universidade Federal da Paraíba, UFPB, Brasil. , Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Formação complementar
2022 - 2022
Principais fatores que afetam a qualidade da carcaça e da carne de bovinos. (Carga horária: 1h). , Universidade Federal de Goiás, UFG, Brasil.
2021 - 2021
Aspectos Tecnológicos de Queijos de Leite de Cabra Condimentados. (Carga horária: 4h). , Universidade Federal de Campina Grande, UFCG, Brasil.
2020 - 2020
Higiene e Controle de Qualidade de Alimentos. (Carga horária: 50h). , Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, IFRS, Brasil.
2019 - 2019
Barras de cereais funcionais com resíduos agroindustriais. (Carga horária: 4h). , Universidade Federal da Paraíba, UFPB, Brasil.
2018 - 2018
BEM-ESTAR ANIMAL NO ENSINO. (Carga horária: 8h). , Universidade Federal da Paraíba, UFPB, Brasil.
2018 - 2018
SANIDADE ANIMAL E TECNOLOGIAS GERENCIAIS. (Carga horária: 40h). , SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM RURAL, SENAR-AR/SP, Brasil.
2018 - 2018
WORKSHOP INTERNACIONAL SOBRE PRODUTOS CÁRNEOS. (Carga horária: 4h). , Universidade Federal da Paraíba, UFPB, Brasil.
2017 - 2017
Biopolímeros Aplicados em Embalagens de Alimentos. (Carga horária: 2h). , Universidade Federal de Campina Grande, UFCG, Brasil.
2017 - 2017
Introdução à Vigilância Sanitária. (Carga horária: 100h). , Escola Nacional de Administração Pública, ENAP, Brasil.
2017 - 2017
Estatística Experimental Aplicada. (Carga horária: 20h). , Universidade Federal de Campina Grande, UFCG, Brasil.
2017 - 2017
MONITORAMENTO DE ÁGUAS ATRAVÉS DE TÉCNICAS ANALÍTICAS. (Carga horária: 4h). , II CONGRESSO INTERNACIONAL DA DIVERSIDADE DO SEMIÁRIDO, II CONIDIS, Brasil.
2017 - 2017
PROSPECÇÃO TECNOLÓGICA COMO FERRAMENTA DE GERAÇÃO DE ARTIGOS E PATENTES. (Carga horária: 8h). , Universidade Federal de Campina Grande, UFCG, Brasil.
2016 - 2016
PROCESSAMENTO MÍNIMO DE FRUTAS E HORTALIÇAS. (Carga horária: 8h). , Universidade Federal de Campina Grande, UFCG, Brasil.
2015 - 2015
SEGURANÇA ALIMENTAR NA AGROINDÚSTRIA DE LATICÍNIOS. (Carga horária: 4h). , Universidade Federal da Paraíba, UFPB, Brasil.
2015 - 2015
Boas Práticas em Serviços de Alimentação. (Carga horária: 12h). , Agência Nacional de Vigilância Sanitária, ANVISA, Brasil.
2015 - 2015
ENCAPSULAÇÃO DE COMPOSTOS PELO MÉTODO "DRIPPING". (Carga horária: 8h). , Universidade Federal da Paraíba, UFPB, Brasil.
2011 - 2011
A ARTE DE COMUNICAR-SE. (Carga horária: 20h). , PREFEITURA MUNICIPAL DE SANTA LUZIA, PMSL, Brasil.
Idiomas
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Agrárias / Área: Ciência e Tecnologia de Alimentos.
Organização de eventos
SANTOS, E. N. . I Congresso Nacional dos Profissionais Agrícolas - II Workshop Interdisciplinar em Ciências Agrárias. 2020. (Congresso).
SANTOS, E. N. . V Congresso Internacional das Ciências Agrárias. 2020. (Congresso).
SANTOS, E. N. . V ENCONTRO NACIONAL DA AGROINDÚSTRIA. 2019. (Congresso).
SANTOS, E. N. . VI MINI CONGRESSO DE TECNOLOGIA AGROALIMENTAR. 2018. (Congresso).
SANTOS, E. N. . IV ENCONTRO NACIONAL DA AGROINDÚSTRIA. 2018. (Congresso).
SANTOS, E. N. . I Ciclo de Palestras em Comemoração ao dia do Engenheiro de Alimentos. 2016. (Outro).
SANTOS, E. N. . Recepção dos Feras UFCG 2016.1. 2016. (Outro).
SANTOS, E. N. . Recepção dos Feras UFCG 2016.2. 2016. (Outro).
Participação em eventos
2ª JORNADA ACADÊMICA DE ENGENHARIA DE ALIMENTOS.Embalagens Ativas na Conservação de Carnes e Derivados. 2023. (Encontro).
III Congresso Nacional dos Profissionais Agrícolas - IV Workshop Interdisciplinar em Ciências Agrárias. PERCEPÇÃO DOS CONSUMIDORES SOBRE FRUTAS E HORTALIÇAS MINIMAMENTE PROCESSADAS. 2023. (Congresso).
II Congresso Nacional dos Profissionais Agrícolas e III Workshop Interdisciplinar em Ciências Agrárias. 2022. (Congresso).
Congresso Nacional dos Profissionais Agrícolas ? II Workshop Interdisciplinar em Ciências Agrárias. 2021. (Congresso).
CONGRESSO ONLINE DE ALIMENTOS E AGROPECUÁRIA. 2021. (Congresso).
I Congresso Nacional dos Profissionais Agrícolas ? II Workshop Interdisciplinar em Ciências Agrárias. Estratégias Contra Reações Oxidativas em Carnes e Derivados. 2021. (Congresso).
VII ENCONTRO NACIONAL DA AGROINDÚSTRIA.APROVEITAMENTO DE RESÍDUOS AGROINDUSTRIAIS PARA OBTENÇÃO DE COMPOSTOS BIOATIVOS. 2021. (Encontro).
Webinário Internacional de Ciência e Tecnologia em Alimentos. 2021. (Outra).
I CONGRESSO ONLINE DE ALIMENTOS E AGROPECUÁRIA DO IFPE CAMPUS BARREIROS. 2020. (Congresso).
V CONGRESSO INTERNACIONAL DAS CIÊNCIAS AGRÁRIAS - V COINTER PDVAGRO 2020. 2020. (Congresso).
VIII Mini Congresso em Tecnologia Agroalimentar. 2020. (Outra).
AQUEOUS AND ENZYMATIC APPROACHES FOR OIL AND PROTEIN EXTRACTION.. 2019. (Outra).
VII - Mini Congresso de Inovação Agroalimentar. 2019. (Congresso).
IV ENCONTRO NACIONAL DA AGROINDÚSTRIA.DESENVOLVIMENTO E CARACTERIZAÇÃO FÍSICO-QUÍMICA DE MORTADELA SUÍNA ADICIONADA DE AZEITONA VERDE. 2018. (Encontro).
II Congresso Internacional de Diversidade do Semiárido. REVISÃO BIBLIOGRÁFICA E PROSPECÇÃO TECNOLÓGICA SOBRE O FRUTO DA TERMINALIA CATAPPA LINN. 2017. (Congresso).
III SIMPÓSIO DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA AGROALIMENTAR.AVALIAÇÃO DE CHECK LIST EM RÓTULOS DE ALIMENTOS PROBIÓTICOS COM ALEGAÇÃO FUNCIONAL. 2017. (Simpósio).
X Encontro de Extensão Universitária da Universidade Federal de Campina Grande.X- ENEX.ALTERNATIVA PARA GERAÇÃO DE RENDA NO SERTÃO PARAIBANO: PROCESSAMENTO MÍNIMO DE FRUTAS E HORTALIÇAS. 2017. (Encontro).
XI ENCONTRO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE.ELABORAÇÃO DE RÓTULOS DE PRODUTOS DE UMA AGROINDÚSTRIA FAMILIAR LOCALIZADA NO MUNICÍPIO DE SÃO BENTINHO-PB. 2017. (Encontro).
I Ciclo de Palestras em Comemoração ao dia do Engenheiro de Alimentos. 2016. (Outra).
II ENCONTRO NACIONAL DA AGROINDÚSTRIA.FARINHA DA FRUTA-PÃO: ELABORAÇÃO E CARACTERIZAÇÃO. 2016. (Encontro).
I Workshop em Produção de Alimentos: o panorama da indústria de alimentos no semiárido da Paraíba. 2016. (Outra).
I ENCONTRO NACIONAL DA AGROINDÚSTRIA. 2015. (Encontro).
1º FIDNPA. 2014. (Outra).
MANHÃ DE EMPREENDEDORISMO. 2014. (Outra).
I WORKSHOP DE ENGENHARIA DE ALIMENTOS. 2013. (Outra).
Participação em bancas
SANTOS, E. N.; MEDEIROS, I. F.; FEITOZA, J. V. F.. AVALIAÇÃO DA CONFORMIDADE DOS RÓTULOS DE MORTADELA COMERCIALIZADOS NO MUNICÍPIO DE CERRO CORÁ - RN. 2021. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Ciência e Tecnologia de Alimentos - modalidade EaD) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte.
LIMA, T. L. S.; MACHADO, A. L.;SANTOS, E. N.. A CARNE DE LABORATÓRIO SERÁ O FUTURO DA SOCIEDADE MODERNA?. 2021. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Técnico de Nível Médio em Alimentos) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte.
LIMA, T. L. S.; MACHADO, A. L.;SANTOS, E. N.. A CARNE DE LABORATÓRIO SERÁ O FUTURO DA SOCIEDADE MODERNA?. 2021. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Técnico de Nível Médio em Alimentos) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte.
LIMA, T. L. S.; MACHADO, A. L.;SANTOS, E. N.. PERFIL DE MERCADO DE POSSÍVEIS CONSUMIDORES DE SOJA PRÉ-COZIDA ENRIQUECIDA COM ÓLEO DE LINHAÇA. 2021. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Técnico de Nível Médio em Alimentos) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte.
LIMA, T. L. S.; MACHADO, A. L.;SANTOS, E. N.. PERFIL DE MERCADO DE POSSÍVEIS CONSUMIDORES DE SOJA PRÉ-COZIDA ENRIQUECIDA COM ÓLEO DE LINHAÇA. 2021. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Técnico de Nível Médio em Alimentos) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte.
ALMEIDA, K. M.; FIGUEIREDO, M. J.;SANTOS, E. N.; VIANA, A. D.. CARACTERIZAÇÃO FÍSICO-QUÍMICA DA FARINHA E DO ÓLEO DA FORMIGA TANAJURA. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agroindústria) - Universidade Federal da Paraíba.
ALMEIDA, K. M.; FIGUEIREDO, M. J.; VILELA, A. F.;SANTOS, E. N.. CARACTERIZAÇÃO FÍSICO-QUÍMICA E TECNOLÓGICA DA FARINHA E DO ÓLEO DE GRILO PRETO (GRYLLUS ASSIMILIS). 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agroindústria) - Universidade Federal da Paraíba.
SANTOS, E. N.; MEIRELES, B. R. L. A.; OLIVEIRA, I. R. N.. DESENVOLVIMENTO DE FILME ATIVO COM EXTRATO DA SEMENTE DE COENTRO (Coriandrum sativum) E APLICAÇÃO EM ALMÔNDEGAS OVINAS. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Alimentos) - Universidade Federal de Campina Grande.
SANTOS, E. N.; MEIRELES, B. R. L. A.; FONSECA, S. B.. SUBSTITUIÇÃO DA GORDURA SATURADA POR GORDURAS POLI-INSATURADAS EM LINGUIÇA FRESCAL DE FRANGO: UMA BREVE REVISÃO. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Alimentos) - Universidade Federal de Campina Grande.
MEIRELES, B. R. L. A.; OLIVEIRA, I. R. N.;SANTOS, E. N.. REVESTIMENTO BIODEGRADÁVEL COM EXTRATO DA SEMENTE DE COENTRO (Coriandrum sativum L.) APLICADO EM ALMÔNDEGAS OVINAS. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Alimentos) - Universidade Federal de Campina Grande.
CANDEIA, R. A.; MEIRELES, B. R. L. A.;SANTOS, E. N.. EFEITOS DO PROCESSAMENTO E DO ARMAZENAMENTO NA QUALIDADE DE MICROPARTÍCULAS FONTEDE EPA E DHA. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Alimentos) - Universidade Federal de Campina Grande.
MEIRELES, B. R. L. A.; FONSECA, S. B.;SANTOS, E. N.. Efeito dos diferentes níveis de salga na oxidação lipídica de charque ovino. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Alimentos) - Universidade Federal de Campina Grande.
FEITOZA, J. V. F.;SANTOS, E. N.; MAIA, K. S.. G OLIVEIRA,GLÊNIO S. ALBUQUERQUE, LEONILSON JUNIOR.AVALIAÇÃO DA ROTULAGEM DE ALIMENTOS COMERCIALIZADOS NO MUNICÍPIO DE APODI ? RN. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Técnico em Agropecuária) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte.
ANDRADE, R. O.;SANTOS, E. N.; MEDEIROS, D. S.. Avaliação da rotulagem de diferentes marcas de doce de leite. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Agrárias) - Universidade Federal da Paraíba.
ANDRADE, R. O.;SANTOS, E. N.; LIMA, G. S.. Consumo de Carne Suina no Município de Desterro - PB. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Agrárias) - Universidade Federal da Paraíba.
ANDRADE, R. O.; MEDEIROS, W. P.;SANTOS, E. N.; LIMA, G. S.. A percepção dos produtores hortícolas sobre o consumo de alimentos orgânicos no município de Teixeira-PB. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Agrárias) - Universidade Federal da Paraíba.
ANDRADE, R. O.; MEDEIROS, W. P.;SANTOS, E. N.; LIMA, G. S.. A concepção sobre o uso de agrotóxicos por agricultores no município de Teixeira- PB. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Agrárias) - Universidade Federal da Paraíba.
ANDRADE, R. O.;SANTOS, E. N.; LIMA, G. S.. Características qualitativas e sensoriais do leite das diferentes espécies domésticas. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Agrárias) - Universidade Federal da Paraíba.
Orientou
PERFIL DO CONSUMIDOR E AVALIAÇÃO DOS RÓTULOS DE ALIMENTOS INTEGRAIS COMERCIALIZADOS NO MUNICÍPIO DE APODI-RN; 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Técnico em Agropecuária) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte; Orientador: Edilayane da Nóbrega Santos;
Revestimento de gelatina e babosa para aplicação na conservação pós-colheita de tomate (Solanum lycopersicum); 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Técnico em Agropecuária) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte; Orientador: Edilayane da Nóbrega Santos;
PERFIL DO CONSUMIDOR E AVALIAÇÃO DOS RÓTULOS DE ALIMENTOS INTEGRAIS COMERCIALIZADOS NO MUNICÍPIO DE APODI-RN; 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Técnico em Agropecuária) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte; Orientador: Edilayane da Nóbrega Santos;
Revestimento de gelatina e babosa para aplicação na conservação pós-colheita de tomate (Solanum lycopersicum); 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Técnico em Agropecuária) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte; Orientador: Edilayane da Nóbrega Santos;
Revestimento de gelatina e babosa para aplicação na conservação pós-colheita de tomate (Solanum lycopersicum); 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Técnico em Agropecuária) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte; Orientador: Edilayane da Nóbrega Santos;
PERCEPÇÃO DOS CONSUMIDORES SOBRE FRUTAS E HORTALIÇAS MINIMAMENTE PROCESSADAS; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Técnico em Agropecuária) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte; Orientador: Edilayane da Nóbrega Santos;
PERCEPÇÃO DOS CONSUMIDORES SOBRE FRUTAS E HORTALIÇAS MINIMAMENTE PROCESSADAS; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Técnico em Agropecuária) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte; Orientador: Edilayane da Nóbrega Santos;
PERCEPÇÃO DOS CONSUMIDORES SOBRE FRUTAS E HORTALIÇAS MINIMAMENTE PROCESSADAS; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Técnico em Agropecuária) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte; Orientador: Edilayane da Nóbrega Santos;
AVALIAÇÃO DA ROTULAGEM DE PRODUTOS ALIMENTÍCIOS INTEGRAIS COMERCIALIZADOS NO MUNICÍPIO DE CAMPO GRANDE?RN; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Técnico em Agropecuária) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte; Orientador: Edilayane da Nóbrega Santos;
AVALIAÇÃO DA ROTULAGEM DE PRODUTOS ALIMENTÍCIOS INTEGRAIS COMERCIALIZADOS NO MUNICÍPIO DE CAMPO GRANDE?RN; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Técnico em Agropecuária) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte; Orientador: Edilayane da Nóbrega Santos;
AVALIAÇÃO DA ROTULAGEM DE PRODUTOS ALIMENTÍCIOS INTEGRAIS COMERCIALIZADOS NO MUNICÍPIO DE CAMPO GRANDE?RN; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Técnico em Agropecuária) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte; Orientador: Edilayane da Nóbrega Santos;
Avaliação da rotulagem de diferentes marcas de suco em caixa comercializado no município de serra Grande-PB; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Agrárias) - Universidade Federal da Paraíba; Orientador: Edilayane da Nóbrega Santos;
REVESTIMENTO BIODEGRADÁVEL PARA APLICAÇÃO NA CONSERVAÇÃO PÓS-COLHEITA DE TOMATE (Solanum lycopersicum); 2022; Iniciação Científica - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte; Orientador: Edilayane da Nóbrega Santos;
PERFIL DO CONSUMIDOR E AVALIAÇÃO DOS RÓTULOS DE ALIMENTOS INTEGRAIS COMERCIALIZADOS NO MUNICÍPIO DE APODI ? RN; 2022; Iniciação Científica - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte; Orientador: Edilayane da Nóbrega Santos;
G; S; ; Brilhante, V; B; ; Fernandes, V; R; P; ; AVALIAÇÃO DA ROTULAGEM DE PRODUTOS ALIMENTÍCIOS INTEGRAIS COMERCIALIZADOS NO MUNICÍPIO DE CAMPO GRANDE-RN; 2021; Orientação de outra natureza; (Técnico em Agropecuária) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte; Orientador: Edilayane da Nóbrega Santos;
Produções bibliográficas
-
ALMEIDA, K. M. ; PAIXAO, G. C. T. ; RIBEIRO, R. R. A. ; SANTO, M. L. B. E. ; COSTA, R. V. ; SILVA, J. C. B. V. ; NEVES, B. A. ; CRUZ, A. C. S. ; LIRA, M. C. ; SANTOS, E. N. ; ANDRADE, G. P. B. ; RIBEIRO, N. L. . The scientific production of Kombucha: a global bibliometric review. Food Science and Technology , v. 45, p. e00496, 2025.
-
RIBEIRO, N. L. ; PAIXAO, G. C. T. ; ALMEIDA, K. M. ; ANDRADE, R. O. ; LIMA, T. L. S. ; CORDAO, M. A. ; SILVA, J. V. ; MUNIZ, A. J. C. ; SILVA, J. C. B. V. ; NEGREIROS, N. F. ; SANTOS, E. N. . Scientific overview of Buchada: trends and impact on academic production. Food Science and Technology , v. 45, p. e515, 2025.
-
SANTOS, E. N. ; SANTANA NETO, D. C. ; CORDEIRO, A. M. T. M. ; MEIRELES, B. R. L. A. ; FERREIRA, V. C. S. ; SILVA, F. A. P. . From Waste to Wonder: Unleashing the Antimicrobial and Antioxidant Potential of Acerola Residue Using a Central Composite Rotatable Design. JOURNAL OF ENVIRONMENTAL CHEMICAL ENGINEERING , v. -, p. 111184, 2023.
-
SANTOS, E. N. ; SOUSA, T. C. A. ; SANTANA NETO, D. C. ; GRISI, C. V. B. ; FERREIRA, V. C. S. ; SILVA, F. A. P. . Edible active film based on gelatin and Malpighia emarginata waste extract to inhibit lipid and protein oxidation in beef patties. LWT-FOOD SCIENCE AND TECHNOLOGY , v. 154, p. 112837, 2022.
-
CAVALCANTE, A. M. M. ; MELO, A. M. ; ALMEIDA, F. L. C. ; DINIZ, N. C. M. ; LUNA, L. C. ; SILVA, G. F. G. ; SANTOS, E. N. ; SOUSA, T. C. A. ; RIBEIRO, N. L. ; SILVA, O. S. . Study of mesquite grain flour (Prosopis juliflora Sw. DC) in hamburger storage. Journal of Food Processing and Preservation (On Line) , v. 47, p. 1, 2022.
-
ANDRADE, ROMÁRIO OLIVEIRA DE ; FERREIRA, NADSON LIBIO BEZERRA ; LIMA, GUSTAVO SANTOS DE ; LIMA, ANA RAQUEL CARMO DE ; FIGUEIREDO, CAIO FRANKLIN VIEIRA DE ; LIMA, EDUARDO HENRIQUE SANTOS DE ; OLIVEIRA, SAUL RAMOS DE ; SANTOS, EDILAYANE DA NÓBREGA ; GOMES, JOSIVANDA PALMEIRA ; ROCHA, ANA PAULA TRINDADE ; COSTA, GILSANDRO ALVES DA ; VILELA, ANDERSON FERREIRA . Comportamento higroscópico da polpa de Araçá-boi (Eugenia stipitata) em pó obtida pelo método de liofilização com diferentes concentrações de maltodextrina. RESEARCH, SOCIETY AND DEVELOPMENT , v. 10, p. e24810916515, 2021.
-
DE OLIVEIRA MORAIS, ILDESON TIAGO ; DA SILVA MAIA, KELIANE ; ALVES COELHO GRACINDO, ÂNGELA PATRÍCIA ; DA NÓBREGA SANTOS, EDILAYANE ; FONSECA FEITOZA, JOÃO VITOR . Carne de codorna e farinha de semente de abóbora como ingredientes em patê: Uma reflexão. REVISTA BRASILEIRA DE AGROTECNOLOGIA , v. 11, p. 610-618, 2021.
-
SANTOS, E. N. ; SANTOS, E. N. ; FEITOZA, J. V. F. ; BEZERRA, E. A. ; CAVALCANTI, M. T. . Propriedades funcionais da farinha desengordurada da amêndoa da castanhola. REVISTA BRASILEIRA DE GESTÃO AMBIENTAL , v. 14, p. 1-5, 2020.
-
VIEIRA, F. J. A. ; PEREIRA, M. S. ; SANTOS, E. N. ; SOUSA, C. P. ; DINIZ, K. M. . A importância da implantação das boas práticas de manipulação em um supermercado no Município de Patos-PB. REVISTA BRASILEIRA DE GESTÃO AMBIENTAL , v. 14, p. 49-53, 2020.
-
SANTOS, E. N. ; SANTOS, E. N. ; MEDEIROS, I. F. ; FEITOZA, J. V. F. ; VIEIRA, F. J. A. ; DANTAS, T. N. P. . Avaliação da rotulagem de produtos de origem animal comercializados na cidade de Santa Luzia - PB. REVISTA BRASILEIRA DE GESTÃO AMBIENTAL , v. 14, p. 06-11, 2020.
-
FEITOZA, J. V. F. ; OLIVEIRA, A. R. G. ; BATISTA JUNIOR, L. ; ALBUQUERQUE, G. S. ; SANTOS, E. N. ; FREITAS, H. F. S. . Avaliação da rotulagem dos alimentos comercializados no município de Apodi - RN. REVISTA BRASILEIRA DE GESTÃO AMBIENTAL , v. 14, p. 28-32, 2020.
-
SANTOS, E. N. ; Bezerra EA ; FONSECA, J. V. S. ; ANDRADE, M. L. ; FEITOZA, J. V. F. ; CAVALCANTI, M. T. . Bioactivity of Terminalia catappa Linn fruit and seed. Research, Society and Development , v. 9, p. e119932580, 2020.
-
SANTOS, E. N. ; SANTOS, E. N. ; FEITOZA, J. V. F. ; Bezerra EA ; CAVALCANTI, M. T. . Propriedades funcionais de farinha desengordurada da amêndoa da castanhola. REVISTA BRASILEIRA DE GESTÃO AMBIENTAL , v. 14, p. 01-05, 2020.
-
SILVA, D. A. ; MEDEIROS, W. P. ; ALBUQUERQUE, T. N. ; SANTOS, E. N. ; ANDRADE JUNIOR, A. L. F. ; ANDRADE, R. O. . CARACTERÍSTICAS QUALITATIVAS E SENSORIAIS DO LEITE DAS DIFERENTES ESPÉCIES DOMÉSTICAS. REVISTA BRASILEIRA DE GESTÃO AMBIENTAL , v. 13, p. 5-13, 2019.
-
BEZERRA, E. A. ; SANTOS, E. N. ; FARIAS, N. S. ; CAVALCANTI, M. T. . Coating based on breadfruit starch (Artocarpus altilis) for fruit conservation: influence of glycerol, sorbitol, and mannitol as plasticizers. Food Science and Technology , v. 38, p. 1-8, 2019.
-
MELO, J. R. L. ; SANTOS, E. N. ; QUEIROGA, I. M. B. N. ; CAVALCANTI, M. T. . AVALIAÇÃO DE CONHECIMENTOS SOBRE BOAS PRÁTICAS DE FABRICAÇÃO EM AGROINDÚSTRIA DE POLPAS DE FRUTAS NUM MUNICÍPIO PARAIBANO. Higiene Alimentar , v. 31, p. 2368-2372, 2017.
-
SANTOS, EDILAYANE DA NÓBREGA ; BEZERRA, ERICK DOS ANJOS ; SILVA, LUCIANA MÁRCIA ANDRADE DA ; CAVALCANTI, MÔNICA TEJO . Elaboração e caracterização da farinha do fruto da castanhola (Terminalia catappa Linn). REVISTA VERDE DE AGROECOLOGIA E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL , v. 12, p. 362-365, 2017.
-
ARAUJO, B. D. ; OLIVEIRA, L. E. F. ; MACHADO, A. L. ; SANTOS, E. N. ; LIMA, T. L. S. . PERFIL DE MERCADO DE POSSÍVEIS CONSUMIDORES DE SOJA PRÉ-COZIDA ENRIQUECIDA COM ÓLEO DE LINHAÇA. PERFIL DE MERCADO DE POSSÍVEIS CONSUMIDORES DE SOJA PRÉ-COZIDA ENRIQUECIDA COM ÓLEO DE LINHAÇA. 1ed.: Agron Food Academy, 2022, v. 3, p. 337-350.
-
OLIVEIRA, L. G. S. ; BRILHANTE, V. B. ; FERNANDES, V. R. P. ; FEITOZA, J. V. F. ; SOUSA, E. S. ; SANTOS, E. N. . Avaliação da Rotulagem de Produtos Alimentícios Integrais Comercializados no Município de Campo Grande - RN. Avaliação da Rotulagem de Produtos Alimentícios Integrais Comercializados no Município de Campo Grande - RN. 1ed.: , 2022, v. 1, p. 77-88.
-
SILVA, C. R. P. ; OLIVEIRA, C. C. ; SANTOS, E. N. . Corantes Naturais para Uso em Alimentos: Uma Breve Revisão. Corantes Naturais para Uso em Alimentos: Uma Breve Revisão. 1ed.: , 2022, v. 1, p. 184-197.
-
LIMA, T. L. S. ; SOARES, A. V. Q. ; VIEIRA, B. S. ; MACHADO, A. L. ; SOUSA, E. P. ; SANTOS, E. N. . A carne de Laboratório Será o Futuro da Sociedade Moderna?. A carne de Laboratório Será o Futuro da Sociedade Moderna?. 1ed.: , 2022, v. 1, p. 23-39.
-
SANTOS, E. N. ; MATIAS, E. K. A. ; LEITE, I. F. S. ; MORAIS, E. F. F. ; FEITOZA, J. V. F. . CONDIÇÕES HIGIÊNICO - SANITÁRIAS DA CARNE MOÍDA BOVINA DE FRIGORÍFICOS DO MUNICÍPIO DE POMBAL - PB. In: Isaac Araújo Gomes;Érik Serafim da Silva;Marcos Barros de Medeiros;Weverton Pereira de Medeiros;Hélder Formiga Fernandes;Virginia Maria Magliano de Morais;Bruno Emanuel Souza Coelho;Luzimar Joventina de Melo;Natanaelma Silva Costa;Mateus Gonçalves Silva.. (Org.). ABORDAGENS TECNOLÓGICAS E SOCIAIS NO NORDESTE BRASILEIRO. 1ed.: , 2020, v. 2, p. 13-21.
-
FEITOZA, J. V. F. ; SANTOS, E. N. ; SOUSA, S. . Caracterização Físico-Química e Bioativa do Bagaço de Uva (Vitis labrusca cv Isabel). Congresso Brasileiro de Inovação e Tecnologia na Gastronomia e Ciência de Alimentos. 1ed.: , 2020, v. 1, p. 572-573.
-
SANTOS, E. L. A. ; SANTOS, E. N. ; SILVA, L. M. A. ; ARAUJO, M. A. ; BEZERRA, E. A. ; SILVA, O. S. . ENRIQUECIMENTO PROTEICO DE RESÍDUO DO CAJÁ (Spondias mombin) ATRAVÉS DE FERMENTAÇÃO SEMI-SÓLIDA UTILIZANDO SACCAROMYCES CEREVISAE. In: Cybelle de Oliveira Dantas; Carlos Roberto Marinho da Silva; Filho João Felipe Santiago Neto; Jackson Andson de Medeiros. (Org.). DESAFIOS DA AGROINDÚSTRIA NO BRASIL. 1ed.CAMPINA GRANDE - PB: INSTITUTO BIOEDUCAÇÃO, 2016, v. 1, p. 42-45.
-
XAVIER, L. E. ; PAIVA, Y. F. ; SANTOS, E. N. ; SALES, A. R. R. ; FORMIGA, A. S. ; GONCALVES, M. C. . AVALIAÇÃO DA QUALIDADE SENSORIAL DE BISCOITO WAFER DE DIFERENTES MARCAS COMERCIAIS. In: Cybelle de Oliveira Dantas; Carlos Roberto Marinho da Silva; Filho João Felipe Santiago Neto; Jackson Andson de Medeiros. (Org.). DESAFIOS DA AGROINDÚSTRIA NO BRASIL. 1ed.CAMPINA GRANDE - PB: INSTITUTO BIOEDUCAÇÃO, 2016, v. 1, p. 196-198.
-
SANTOS, E. N. ; BEZERRA, E. A. ; SILVA, L. M. A. ; CAVALCANTI, M. T. . FARINHA DA FRUTA-PÃO: ELABORAÇÃO E CARACTERIZAÇÃO. In: Cybelle de Oliveira Dantas; Carlos Roberto Marinho da Silva; Filho João Felipe Santiago Neto; Jackson Andson de Medeiros. (Org.). FARINHA DA FRUTA-PÃO: ELABORAÇÃO E CARACTERIZAÇÃO. 1ed.: , 2016, v. 1, p. 730-733.
-
SILVA, L. M. A. ; SANTOS, E. N. ; BEZERRA, E. A. ; SANTOS, E. L. A. ; ARAUJO, M. A. ; CAVALCANTI, M. T. . APLICAÇÃO DE PROCEDIMENTO OPERACIONAL PADRONIZADO (POP) EM INDÚSTRIA DE TEMPEROS. In: Cybelle de Oliveira Dantas; Carlos Roberto Marinho da Silva; Filho João Felipe Santiago Neto; Jackson Andson de Medeiros. (Org.). II ENCONTRO NACIONAL DA AGROINDÚSTRIA. 1ed.: , 2016, v. 1, p. 465-468.
-
ARAUJO, M. A. ; SANTOS, E. N. ; DINIZ, A. A. R. ; ABREU, D. K. P. ; MEDEIROS NETO, M. S. ; CAVALCANTI, M. T. . AVALIAÇÃO DE CHECK LIST DE RÓTULOS DE LEITE LÍQUIDO E EM PÓ EM SUPERMERCADOS. In: Cybelle de Oliveira Dantas; Carlos Roberto Marinho da Silva; Filho João Felipe Santiago Neto; Jackson Andson de Medeiros. (Org.). II ENCONTRO NACIONAL DA AGROINDÚSTRIA. 1ed.: , 2016, v. 1, p. 493-495.
-
LIMA, T. L. S. ; SOARES, A. V. Q. ; VIEIRA, B. S. ; MACHADO, A. L. ; SOUSA, E. P. ; SANTOS, E. N. . A CARNE DE LABORATÓRIO SERÁ O FUTURO DA SOCIEDADE MODERNA?. In: II Congresso Nacional dos Profissionais Agrícolas e III Workshop Interdisciplinar em Ciências Agrárias, 2022. II Congresso Nacional dos Profissionais Agrícolas e III Workshop Interdisciplinar em Ciências Agrárias, 2022.
-
OLIVEIRA, L. G. S. ; BRILHANTE, V. B. ; FERNANDES, V. R. P. ; FEITOZA, J. V. F. ; SOUSA, E. S. ; SANTOS, E. N. . AVALIAÇÃO DA ROTULAGEM DE PRODUTOS ALIMENTÍCIOS INTEGRAIS COMERCIALIZADOS NO MUNICÍPIO DE CAMPO GRANDE - RN. In: II Congresso Nacional dos Profissionais Agrícolas e III Workshop Interdisciplinar em Ciências Agrárias, 2022. II Congresso Nacional dos Profissionais Agrícolas e III Workshop Interdisciplinar em Ciências Agrárias, 2022.
-
SILVA, C. R. P. ; OLIVEIRA, C. C. ; SANTOS, E. N. . CORANTES NATURAIS PARA USO EM ALIMENTOS: UMA BREVE REVISÃO. In: II Congresso Nacional dos Profissionais Agrícolas e III Workshop Interdisciplinar em Ciências Agrárias, 2022. II Congresso Nacional dos Profissionais Agrícolas e III Workshop Interdisciplinar em Ciências Agrárias, 2022.
-
SANTOS, E. N. ; ANDRADE, B. F. ; SANTOS, E. N. ; RAMOS, A. L. S. ; RAMOS, E. M. . AVALIAÇÃO DA ROTULAGEM DE MORTADELAS COMERCIALIZADAS EM SANTA LUZIA-PB. In: I Congresso Nacional dos Profissionais Agrícolas - II Workshop Interdisciplinar em Ciências Agrárias, 2021. Anais do I Congresso Nacional dos Profissionais Agrícolas - II Workshop Interdisciplinar em Ciências Agrárias, 2021.
-
ANDRADE, B. F. ; SANTOS, E. N. ; RAMOS, E. M. ; RAMOS, A. L. S. . QUALIDADE DE CARNE DE BÚFALO: UMA BREVE REVISÃO. In: I Congresso Nacional dos Profissionais Agrícolas - II Workshop Interdisciplinar em Ciências Agrárias, 2021. Anais do I Congresso Nacional dos Profissionais Agrícolas - II Workshop Interdisciplinar em Ciências Agrárias, 2021.
-
FEITOZA, J. V. F. ; SANTOS, E. N. ; SOUSA, S. . O BAGAÇO DE UVA E SUA UTILIZAÇÃO COMO INGREDIENTE EM PRODUTOS ALIMENTÍCIOS.. In: V Congresso Internacional das Ciências Agrárias, 2020. Anais do V Congresso Internacional das Ciências Agrárias, 2020.
-
SANTOS, E. N. ; FEITOZA, J. V. F. ; FERREIRA, V. C. S. ; SILVA, F. A. P. . USO DE ANTIOXIDANTES NATURAIS EM CARNES E DERIVADOS: UMA REVISÃO. In: V Congresso Internacional das Ciências Agrárias, 2020. Anais do V Congresso Internacional das Ciências Agrárias, 2020.
-
FEITOZA, J. V. F. ; LIMA, T. L. S. ; SANTOS, E. N. ; ALVES, R. N. ; COSTA, Z. S. . OS ALIMENTOS E O NOVO CORONAVÍRUS (SARS-CoV-2): PRINCIPAIS ABORDAGENS. In: V Congresso Internacional das Ciências Agrárias, 2020. Anais do V Congresso Internacional das Ciências Agrárias, 2020.
-
DIAS, E. S. ; OLIVEIRA, E. N. A. ; SOARES, W. K. A. ; FEITOSA, B. F. ; SANTOS, E. N. . FORMULAÇÕES DE GELEIAS DE RAPADURA E MELADO DE CANA-DEAÇÚCAR: CARACTERIZAÇÃO FÍSICO-QUÍMICA E SENSORIAL. In: I CONGRESSO INTERNACIONAL DA AGROINDÚSTRIA, 2020. Anais do I CONGRESSO INTERNACIONAL DA AGROINDÚSTRIA. v. 1.
-
SANTOS, E. N. ; COELHO, E. S. ; SANTOS, E. N. ; BARROS JUNIOR, A. P. ; SILVEIRA, L. M. . VIABILIDADE DA UTILIZAÇÃO DA MANDIOCA PARA PRODUÇÃO DE ETANOL. In: V CONGRESSO INTERNACIONAL DAS CIÊNCIAS AGRÁRIAS - V COINTER, 2020. Anais do V CONGRESSO INTERNACIONAL DAS CIÊNCIAS AGRÁRIAS, 2020.
-
SANTOS, E. N. ; SANTANA NETO, D. C. ; FEITOZA, J. V. F. ; SOUSA, T. C. A. ; FERREIRA, V. C. S. ; SILVA, F. A. P. . EFEITO DE FILME À BASE DE GELATINA ADICIONADO DE EXTRATO DE RESÍDUO DE Malpighia emarginata SOBRE AS CARACTERÍSTICAS FÍSICO-QUÍMICAS DE HAMBÚRGUER BOVINO. In: V Encontro Nacional da Agroindústria, 2019, Bananeiras-PB. Anais do V Encontro Nacional da Agroindústria, 2019.
-
VIEIRA, F. J. A. ; NOBRE, R. S. ; DINIZ, K. M. ; TOMAZ, A. C. ; AZEVEDO, P. T. M. ; SANTOS, E. N. . ENRIQUECIMENTO PROTEICO DE RESÍDUO DE ABACAXI ATRAVÉS DE FERMENTAÇÃO SEMI-SÓLIDA UTILIZANDO Saccaromyces cerevisae. In: V Encontro Nacional da Agroindústria, 2019, Bananeiras-PB. Anais do V Encontro Nacional da Agroindústria, 2019.
-
BELTRAO, L. G. C. ; LIMA, T. L. S. ; SANTOS, E. N. ; COSTA, G. F. ; FERREIRA, V. C. S. ; SILVA, F. A. P. . ELABORAÇÃO E CARACTERIZAÇÃO FÍSICOQUÍMICA E SENSORIAL DE APRESUNTADO DE CARNE SUÍNA COM ADIÇÃO DE QUEIJO TIPO COALHO. In: IV ENCONTRO NACIONAL DA AGROINDÚSTRIA, 2018, Bananeiras - PB. IV ENCONTRO NACIONAL DA AGROINDÚSTRIA, 2018. v. 1.
-
SILVA, L. M. A. ; SANTOS, E. N. ; BEZERRA, E. A. ; FEITOZA, J. V. F. ; CAVALCANTI, M. T. ; SANTOS, E. N. . BIOMETRIA E CARACTERÍSTICAS FÍSICO-QUÍMICAS DA AMÊNDOA DA CASTANHOLA (Terminalia catappa Linn). In: IV ENCONTRO NACIONAL DA AGROINDÚSTRIA, 2018, Bananeiras - PB. IV ENCONTRO NACIONAL DA AGROINDÚSTRIA, 2018. v. 1.
-
COSTA, G. F. ; SANTOS, E. N. ; LIMA, T. L. S. ; BELTRAO, L. G. C. ; FERREIRA, V. C. S. ; SILVA, F. A. P. . DESENVOLVIMENTO E CARACTERIZAÇÃO FÍSICO-QUÍMICA DE HAMBÚRGUER DE CARNE SUÍNA COM QUEIJO COALHO. In: IV ENCONTRO NACIONAL DA AGROINDÚSTRIA, 2018, Bananeiras - PB. IV ENCONTRO NACIONAL DA AGROINDÚSTRIA, 2018. v. 1.
-
SANTOS, E. N. ; LIMA, T. L. S. ; COSTA, G. F. ; BELTRAO, L. G. C. ; FERREIRA, V. C. S. ; SILVA, F. A. P. . DESENVOLVIMENTO E CARACTERIZAÇÃO FÍSICO-QUÍMICA DE MORTADELA SUÍNA ADICIONADA DE AZEITONA VERDE. In: IV ENCONTRO NACIONAL DA AGROINDÚSTRIA, 2018, Bananeiras - PB. IV ENCONTRO NACIONAL DA AGROINDÚSTRIA, 2018. v. 1.
-
MEDEIROS, W. P. ; ARAUJO, M. A. ; SANTOS, E. N. ; SANTOS, K. P. ; TOMAZ, A. C. ; ARAUJO, A. S. . ELABORAÇÃO E CARACTERIZAÇÃO DE GELEIA MISTA DE LIMÃO E MAÇÃ COM ADIÇÃO DE MEL COMO SUBSTITUTO PARCIAL DA SACAROSE. In: IV ENCONTRO NACIONAL DA AGROINDÚSTRIA, 2018, Bananeiras - PB. IV ENCONTRO NACIONAL DA AGROINDÚSTRIA, 2018. v. 1.
-
FEITOZA, J. V. F. ; ARAUJO, J. S. F. ; FEITOSA, B. F. ; SANTOS, E. N. ; CAVALCANTI, M. T. . ESTUDO PROSPECTIVO SOBRE A MACROALGA VERDE Ulva lactuca EM DOCUMENTOS DE PATENTES. In: IV ENCONTRO NACIONAL DA AGROINDÚSTRIA, 2018, Bananeiras - PB. IV ENCONTRO NACIONAL DA AGROINDÚSTRIA, 2018. v. 1.
-
FARIAS, S. D. ; ANDRADE, R. O. ; LIMA, L. ; OLIVIERA, A. A. P. ; SANTOS, E. N. ; LIMA, G. S. . AVALIAÇÃO DE RÓTULOS DE DIFERENTES MARCAS DE SUCO EM CAIXA COMERCIALIZADOS EM SERRA GRANDE-PB. In: IV ENCONTRO NACIONAL DA AGROINDÚSTRIA, 2018, Bananeiras - PB. IV ENCONTRO NACIONAL DA AGROINDÚSTRIA, 2018. v. 1.
-
SANTOS, E. N. ; BEZERRA, E. A. ; FEITOZA, J. V. F. ; CAVALCANTI, M. T. . REVISÃO BIBLIOGRÁFICA E PROSPECÇÃO TECNOLÓGICA SOBRE O FRUTO DA TEMINALIA CATAPPA LINN. In: II CONGRESSO INTERNACIONAL DA DIVERSIDADE DO SEMIÁRIDO, 2017, Campina Grande - PB. Anais do II CONGRESSO INTERNACIONAL DA DIVERSIDADE DO SEMIÁRIDO. CAMPINA GRANDE - PB: REALIZE EVENTOS CIENTÍFICOS E EDITORA, 2017. v. 1.
-
FEITOZA, J. V. F. ; SANTOS, E. N. ; CAVALCANTI, M. T. . TRABALHANDO A ROTULAGEM DE ALIMENTOS ATRAVÉS DA EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA NO SEMIÁRIDO PARAIBANO. In: II CONGRESSO INTERNACIONAL DA DIVERSIDADE DO SEMIÁRIDO, 2017, Campina Grande - PB. Anais do II CONGRESSO INTERNACIONAL DA DIVERSIDADE DO SEMIÁRIDO. CAMPINA GRANDE - PB: REALIZE EVENTOS CIENTÍFICOS E EDITORA, 2017. v. 1.
-
ANDRADE, G. P. B. ; ALMEIDA, K. M. ; GOMES, R. L. R. B. ; ALMEIDA, M. E. A. ; CRUZ, O. N. ; SANTOS, E. N. . DESENVOLVIMENTO E CARACTERIZAÇÃO DA BEBIDA KOMBUCHA FERMENTADA COM RESÍDUOS DO PEDÚNCULO DO CAJU (Annacardium ocidentale). In: X Encontro Nacional da Agroindústria (X ENAG), 2025, Bananeiras-PB. Anais do X Encontro Nacional da Agroindústria, 2025.
-
CRUZ, A. C. S. ; SANTOS, N. R. F. ; PAIXAO, G. C. T. ; PEIXOTO, L. D. ; SANTOS, E. N. ; FIGUEIREDO, M. J. . COMPOSIÇÃO PROTEICA DA FARINHA DE GRILO PRETO (Gryllus assimilis) E SEU POTENCIAL PARA ENRIQUECIMENTO ALIMENTAR. In: X Encontro Nacional da Agroindústria (X ENAG), 2025, Bananeiras-PB. Anais do X Encontro Nacional da Agroindústria, 2025.
-
FEITOZA, J. V. F. ; SANTOS, E. N. ; NOGUEIRA, L. P. S. ; ANDRADE, M. L. ; CAVALCANTI, M. T. . CONHECIMENTOS DE ALUNOS DE ESCOLAS DO INTERIOR DA PARAÍBA SOBRE DOENÇAS ALIMENTARES E INFORMAÇÕES NUTRICIONAIS. In: V Congresso Internacional das Ciências Agrárias, 2020. Anais do V Congresso Internacional das Ciências Agrárias.
-
SANTOS, E. N. ; FEITOZA, J. V. F. ; PEREIRA, F. K. ; SILVA, L. M. A. ; CAVALCANTI, M. T. . AVALIAÇÃO DA PERCEPÇÃO DA POPULAÇÃO DE POMBAL-PB SOBRE AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NOS RÓTULOS DOS ALIMENTOS. In: V Congresso Internacional das Ciências Agrárias, 2020. Anais do V Congresso Internacional das Ciências Agrárias.
-
SANTOS, E. N. ; SILVA, L. M. A. ; ARAUJO, M. A. ; CAVALCANTI, M. T. ; SOARES, M. J. G. . AVALIAÇÃO DE CHECK LIST EM RÓTULOS DE ALIMENTOS PROBIÓTICOS COM ALEGAÇÃO FUNCIONAL. In: III SIMPÓSIO DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA AGROALIMENTAR, 2017, POMBAL - PB. III SIMTAGRO, 2017.
-
ARAUJO, M. A. ; SANTOS, E. N. ; SILVA, L. M. A. ; SOARES, M. J. G. ; CAVALCANTI, M. T. . AVALIAÇÃO DE RÓTULOS DE SUCOS, NÉCTARES E REFRESCOS COMERCIALIZADOS NO MUNICÍPIO DE POMBAL-PB. In: III SIMPÓSIO DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA AGROALIMENTAR, 2017, POMBAL - PB. III SIMTAGRO, 2017.
-
MELO, J. R. L. ; SANTOS, E. N. ; QUEIROGA, I. M. B. N. ; CAVALCANTI, M. T. ; SOUZA, C. L. O. . DESENVOLVIMENTO DE LAYOUT PARA UNIDADE DE PROCESSAMENTO DE POLPA DE FRUTAS PROVENIENTES DA AGRICULTURA FAMILIAR. In: I Congresso Internacional da Diversidade do Semiárido, 2016, Campina Grande - PB. Anais do I Congresso Internacional da Diversidade do Semiárido. CAMPINA GRANDE - PB: REALIZE EVENTOS CIENTÍFICOS E EDITORA, 2016. v. 1.
-
CAVALCANTI, M. T. ; FONSECA, J. V. S. ; SANTOS, E. N. ; NOGUEIRA, L. P. S. ; VIEIRA, F. J. A. ; FARIAS, F. G. . ALTERNATIVA PARA GERAÇÃO DE RENDA NO SERTÃO PARAIBANO: PROCESSAMENTO MÍNIMO DE FRUTAS E HORTALIÇAS. In: X Encontro de Extensão Universitária da UFCG: Encontro de Saberes e Formação Cidadã, 2017, Pombal-PB. Anais do X Encontro de Extensão Universitária da UFCG: Encontro de Saberes e Formação Cidadã, 2017.
-
CAVALCANTI, M. T. ; FONSECA, J. V. S. ; FEITOZA, J. V. F. ; SOUSA, D. G. ; SANTOS, E. N. ; QUEIROGA, V. T. F. . TRANSFERÊNCIA DE TECNOLOGIA DE SECAGEM SOLAR PARA ASSENTADOS DO MUNICÍPIO DE POMBAL - PB. In: X Encontro de Extensão Universitária da UFCG: Encontro de Saberes e Formação Cidadã, 2017, Pombal-PB. Anais do X Encontro de Extensão Universitária da UFCG: Encontro de Saberes e Formação Cidadã, 2017.
-
MELO, J. R. L. ; LEITE, I. F. S. ; SANTOS, E. N. ; ALMEIDA, M. C. B. M. ; CAVALCANTI, M. T. . HYDROSOLUBLE EXTRACT OF RICE WITH RED PERICARP: TOTAL PHENOLICS AND PROTEIN CONTENT. In: 12 SIMPÓSIO LATINO AMERICANO DE CIÊNCIAS DE ALIMENTOS, 2017, Campinas - SP. Anais do 12 SIMPÓSIO LATINO AMERICANO DE CIÊNCIAS DE ALIMENTOS, 2017. v. 12.
-
CAVALCANTI, M. T. ; SANTOS, E. N. ; ANDRADE, M. L. ; SILVA, L. M. A. . ELABORAÇÃO DE RÓTULOS DE PRODUTOS DE UMA AGROINDÚSTRIA FAMILIAR LOCALIZADA NO MUNICÍPIO DE SÃO BENTINHO-PB. In: XI ENCONTRO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE, 2017, SOUSA-PB. ANAIS DO XI ENCONTRO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA DA UFCG, 2017.
-
LEITE, I. F. S. ; MELO, J. R. L. ; SANTOS, E. N. ; BARBOSA, R. C. A. ; CAVALCANTI, M. T. . PRODUCTION OF HYDROSOLUBLE EXTRACT OF CANARY SEED (Phalaris canariensis L.) WITH SALINE SOLUTION. In: 12 SIMPÓSIO LATINO AMERICANO DE CIÊNCIAS DE ALIMENTOS, 2017, Campinas - SP. Anais do 12 SIMPÓSIO LATINO AMERICANO DE CIÊNCIAS DE ALIMENTOS, 2017. v. 12.
Outras produções
SANTOS, E. N. . Processamento Mínimo de Frutas e Hortaliças. 2016. (Oficina).
Projetos de pesquisa
-
2023 - Atual
REVESTIMENTO BIODEGRADÁVEL COM ÓLEO ESSENCIAL DE COENTRO NA QUALIDADE DE ALMÔNDEGAS OVINAS, Descrição: Devido à alta perecibilidade da carne e seus derivados, a indústria alimentícia utiliza de aditivos sintéticos para minimizar as perdas e estender a vida útil desses produtos. No entanto, o uso desses aditivos vem sendo rejeitado por uma parcela da população, por causa dos prejuízos que podem ocasionar à saúde. Sendo assim, a busca por alternativas que garantam a qualidade desses produtos e que atendam a demanda dos consumidores por alimentos mais saudáveis, naturais e ambientalmente corretos, tem sido alvo de muitos pesquisadores. Desta forma, o objetivo da pesquisa é avaliar o efeito da aplicação de um revestimento ativo de gelatina e babosa incorporada com óleo essencial (OE) de coentro sobre os parâmetros de qualidade de almôndegas ovinas durante o armazenamento refrigerado.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Edilayane da Nóbrega Santos - Coordenador / Bruno Raniere Lins de Albuquerque Meireles - Integrante / Leticia de Lima Martins Diniz - Integrante / Vivian Mabelly Pereira Barboza - Integrante.
-
2023 - Atual
FILME ATIVO À BASE DE GELATINA E BABOSA INCORPORADO COM ÓLEO ESSENCIAL DE COENTRO SOBRE A QUALIDADE DE ALMÔNDEGAS OVINAS, Descrição: Devido à alta perecibilidade da carne e seus derivados, a indústria alimentícia utiliza de aditivos sintéticos para minimizar as perdas e estender a vida útil desses produtos. No entanto, o uso desses aditivos vem sendo rejeitado por uma parcela da população, por causa dos prejuízos que podem ocasionar à saúde. Sendo assim, a busca por alternativas que garantam a qualidade desses produtos e que atendam a demanda dos consumidores por alimentos mais saudáveis, naturais e ambientalmente corretos, tem sido alvo de muitos pesquisadores. Desta forma, o objetivo da pesquisa é avaliar o efeito da aplicação de filme ativo de gelatina e babosa incorporada com óleo essencial (OE) de coentro sobre os parâmetros de qualidade de almôndegas ovina durante o armazenamento refrigerado. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Edilayane da Nóbrega Santos - Coordenador / Bruno Raniere Lins de Albuquerque Meireles - Integrante / Leticia de Lima Martins Diniz - Integrante / Vivian Mabelly Pereira Barboza - Integrante.
-
2022 - 2023
PERFIL DO CONSUMIDOR E AVALIAÇÃO DOS RÓTULOS DE ALIMENTOS INTEGRAIS COMERCIALIZADOS NO MUNICÍPIO DE APODI RN, Descrição: Os benefícios para a saúde de grãos inteiros e fibra alimentar estão bem estabelecidos, o que tem impulsionado a demanda dos consumidos por produtos integrais. Considerando isto, é fundamental o conhecimento dos consumidores à respeito deste tipo de produto. As informações contidas nos rótulos dos alimentos devem ser claras, fidedignas e atender o que estabelece à legislação vigente. Desta forma, objetivou-se aplicar um questionário online através da ferramenta Google Forms sobre a percepção dos prováveis consumidores de produtos integrais e avaliar os rótulos de diferentes marcas de produtos integrais comercializados no município de Apodi-RN. Inicialmente os produtos serão avaliados em relação à lista de ingredientes, informações nutricionais e conformidade dos rótulos perante aplicação de um Checklist. Serão analisados 20 itens baseados nas principais legislações que tratam da rotulagem de alimentos.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Edilayane da Nóbrega Santos - Coordenador / Thamirys Lorrane Santos Lima - Integrante / Keliane da Silva Maia - Integrante / Ana Gabriela Pinheiro Da Silva - Integrante / Francisco Breno Pereira Gomes - Integrante.
-
2022 - 2023
REVESTIMENTO BIODEGRADÁVEL PARA APLICAÇÃO NA CONSERVAÇÃO PÓS-COLHEITA DE TOMATE (Solanum lycopersicum), Descrição: A industrialização dos produtos de fácil preparo e pronto para o consumo tem promovido o aumento da utilização de embalagens plásticas e, consequentemente, o aumento de resíduos oriundos desses materiais. Considerando os problemas ambientais envolvidos, diversas pesquisas sobre fontes naturais para elaboração de embalagens biodegradáveis têm sido realizadas. Neste sentido, o objetivo da pesquisa é desenvolver um revestimento biodegradável para conservação pós-colheita de tomates armazenados em temperatura ambiente ( 25 C).. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Edilayane da Nóbrega Santos - Coordenador / Keliane da Silva Maia - Integrante / Éllen Kayane de Souza Abreu - Integrante / Nícolas Miquéias de Souza Alves - Integrante.
Prêmios
2020
Menção honrosa pela excelente escrita e relevância científica (CONDIÇÕES HIGIÊNICO-SANITÁRIAS DA CARNE MOÍDA BOVINA DE FRIGORÍFICOS DO MUNICÍPIO DE POMBAL - PB), I Congresso Nacional dos Profissionais Agrícolas & II Workshop Interdisciplinar em Ciências Agrárias.
2020
1º lugar no V Congresso Internacional das Ciências Agrárias com o trabalho intitulado CONHECIMENTOS DE ALUNOS DE ESCOLAS DO INTERIOR DA PARAÍBA SOBRE DOENÇAS ALIMENTARES E INFORMAÇÕES NUTRICIONAIS, INSTITUTO INTERNACIONAL DESPERTANDO VOCAÇÕES.
2020
2º lugar no V Congresso Internacional das Ciências Agrárias com o trabalho intitulado USO DE ANTIOXIDANTES NATURAIS EM CARNES E DERIVADOS: UMA REVISÃO, INSTITUTO INTERNACIONAL DESPERTANDO VOCAÇÕES.
Histórico profissional
Experiência profissional
2012 - 2018
Universidade Federal de Campina GrandeVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Estudante
Atividades
-
05/2017 - 09/2017
Extensão universitária , Centro de Ciências e Tecnologia Agroalimentar.Atividade de extensão realizada, Monitora da disciplina Instalações Industriais e Refrigeração, com duração de 12 horas semanais, totalizando 180 horas..
-
06/2016 - 04/2017
Extensão universitária , Centro de Ciências e Tecnologia Agroalimentar.Atividade de extensão realizada, Monitora da disciplina Controle de Qualidade na Indústria de Alimentos, com carga horária de 12 horas semanais, totalizando 360 horas..
2016 - 2017
EMPRESA JÚNIOR DE ASSESSORIA E CONSULTORIA EM ENGENHARIA DE ALIMENTOSVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Diretor de Eventos, Carga horária: 12
2016 - 2016
Indústria de Temperos PilãoVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Estagiária, Carga horária: 80
Outras informações:
Estágio não supervisionado, com carga horária de 40 horas semanais, totalizando 80 horas.
2016 - 2017
Laboratório de Tecnologia de Grãos e CereaisVínculo: Estagio, Enquadramento Funcional: Estagiária, Carga horária: 576
Outras informações:
Estágio não supervisionado, perfazendo 576 horas.
2018 - 2020
Universidade Federal da ParaíbaVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Mestrado, Regime: Dedicação exclusiva.
2018 - 2018
Universidade Federal da ParaíbaVínculo: Estágio não obrigatório, Enquadramento Funcional: Disciplina Tecnologia de Carne e Derivados, Carga horária: 6
2021 - 2023
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do NorteVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Substituto, Carga horária: 40
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de EDILAYANE DA NÓBREGA SANTOS e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?