Yasmini Lais Spindler Sperafico

Possui graduação em Licenciatura em Matemática pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2010), mestrado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2013), doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2016) e especialização em Educação Especial e Inclusiva (2018) pela UNINTER. Atualmente, atua como psicopedagoga clínica em Consultório particular e na Universidade Feevale e como professora convidada de cursos de pós-graduação e de extensão. Tem mais de 10 anos de experiência na área de Educação. Principais temas de interesse: psicopedagogia, processos de aprendizagem, cognição, educação matemática, TDAH, educação especial, formação de professores, formação de psicopedagogos.

Informações coletadas do Lattes em 25/06/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em Educação

2013 - 2016

Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Título: Caracterização do Desempenho Aritmético e Intervenção com estudantes com Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade
Beatriz Vargas Dorneles. Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.

Mestrado em Educação

2011 - 2013

Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Título: Competências cognitivas e metacognitivas na resolução de problemas e na compreensão do erro: um estudo sobre equações do 1º grau com alunos do 8º ano,Ano de Obtenção: 2013
Beatriz Vargas Dorneles.Coorientador: Clarissa Seligman Golbert. Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Resolução de Problemas; Equações algébricas do 1º grau; Competência Cognitiva; Metacognição; Erro.Grande área: Ciências HumanasGrande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Matemática.

Especialização em Autismo

2018 - 2019

FAVENI-FACULDADE VENDA NOVA DO IMIGRANTE
Título: Um olhar psicopedagógico sobre o autismo
Orientador: Ana Paula Rodrigues

Especialização em Educação Especial e Inclusiva (modalidade à distância)

2017 - 2018

Centro Universitário Internacional
Título: O TDAH no contexto da educação inclusiva

Especialização em Psicopedagogia Clínica e Institucional

2012 - 2013

Universidade La Salle - Canoas
Título: A definir
Orientador: A definir

Graduação em Licenciatura em Matemática

2007 - 2010

Universidade do Vale do Rio dos Sinos
Título: O erro como possibilidade de ensinar e aprender matemática
Orientador: Carla Cristine Wittmann Chamorro
Bolsista do(a): Programa Universidade para Todos, PROUNI, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2019 - 2019

Como avaliar e intervir em leitura, escrita e aritmética na Neuropsicologia. (Carga horária: 8h). , Dialogue Fono, DF, Brasil.

2019 - 2019

Curso de Capacitação e Aprimoramento em ABA. (Carga horária: 40h). , Universo Autista, UA, Brasil.

2019 - 2019

Estratégias de ensino naturalistas baseadas no Modelo Denver. (Carga horária: 8h). , Instituto Farol, IF, Brasil.

2018 - 2018

Método Boquinhas: avaliação multisensorial. (Carga horária: 100h). , Boquinhas, BOQ, Brasil.

2018 - 2018

Alfabetização e Letramento. (Carga horária: 25h). , Centro Sul Brasileiro de Pesquisa Extensão e Pós-Graduação LTDA, CENSUPEG, Brasil.

2018 - 2018

Distúrbios de Aprendizagem Relacionados à Visão. (Carga horária: 30h). , Fundacão Hospital de Olhos - FHO, F. H. O., Brasil.

2018 - 2018

Como avaliar funções executivas e atenção da EI ao EM. (Carga horária: 10h). , Conectare Neuropsi, CONECTARE, Brasil.

2017 - 2017

Oratória técnica e arte da bela expressão. (Carga horária: 16h). , Universidade do Vale do Rio dos Sinos, UNISINOS, Brasil.

2017 - 2017

Orientação de Pais para Profissionais. (Carga horária: 8h). , Elo-Psicologia e Desenvolvimento, ELO, Brasil.

2017 - 2017

Intervenção Neuropsicológica no Contexto Escolar. (Carga horária: 8h). , Projecto, PROJETO, Brasil.

2017 - 2017

Intervenção Neuropsicológica no Contexto Escolar. (Carga horária: 8h). , Projecto, PROJETO, Brasil.

2015 - 2015

Workshop: Transtornos de Aprendizagem. (Carga horária: 8h). , Projecto Materiais Psicológicos e Pedagógicos, PROJECTO, Brasil.

2015 - 2015

Workshop: Transtornos de Aprendizagem. (Carga horária: 8h). , Projecto Materiais Psicológicos e Pedagógicos, PROJECTO, Brasil.

2010 - 2010

Extensão universitária em Como escrever (sem medo) o artigo científico. , Universidade do Vale do Rio dos Sinos, UNISINOS, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Razoavelmente, Lê Pouco.

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.

Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Matemática.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

I Jornada ELO: a prática em foco. 2018. (Encontro).

Feira de Ciências e Mostra de Iniciação Científica. Feira de Ciências e Mostra de Iniciação Científica (FCMIC). 2015. (Feira).

Feira de Ciências e Mostra de Iniciação Científica. Feira de Ciências e Mostra de Iniciação Científica (FCMIC). 2014. (Feira).

IX Salão de Ensino.IX Salão de Ensino - Ciências Humanas. 2013. (Outra).

IX ANPED SUL-Seminário de pesquisa em educação da região sul.Análise de erros na resolução de problemas envolvendo equações algébricas do 1º grau. 2012. (Seminário).

IX Congresso Brasileiro de Psicopedagogia e I Simpósio Internacional de Neurociências. Efeitos de uma intervenção na modalidade de avaliação formativa no desempenho algébrico de alunos com dificuldades na aprendizagem matemática. 2012. (Congresso).

EDUCERE - X Congresso Nacional de Educação. Refletindo sobre os erros na resolução de problemas envolvendo equações algébricas do 1º grau: uma experiência com alunos do Ensino Fundamental. 2011. (Congresso).

EDUCERE - X Congresso Nacional de Educação. Competência cognitiva e o uso de estratégias de auto-regulação na solução de problemas matemáticos. 2011. (Congresso).

Seminário Internacional de Educação em Ciências - SINTEC.O erro como possibilidade de ensinar e aprender Matemática. 2011. (Seminário).

VII Congresso Internacional de Educação. Metacognição e a compreensão do erro: um estudo com alunos do Ensino Fundamental. 2011. (Congresso).

V Congresso Internacional de Educação Matemática. O erro como possibilidade de ensinar e aprender matemática para alunos com histórico de fracasso escolar. 2010. (Congresso).

XVI EREMATSUL: encontro regional de estudantes de matemática do sul. 2010. (Encontro).

XX EREM: encontro regional de educação metamática. 2008. (Encontro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Mônica Maria Siqueira Damasceno

Mazzarino, J. M.; Ferreira, A. M. F.; Bucker, J.;SPERAFICO, Y. L. S.; Dalzochio, M. S.. Educação Ambiental Vivencial e o Desenvolvimento Cognitivo e Socioafetivo de Crianças com TDAH. 2019. Tese (Doutorado em Ambiente e Desenvolvimento) - Universidade do Vale do Taquari - UNIVATES.

Aluno: Mônica Maria Siqueira Damasceno

Mazzarino, JM; Figueiredo, AMF;SPERAFICO, Y. L. S.. Vivências com a natureza e o desenvolvimento cognitivo e socioafetivo de crianças com TDAH. 2017. Exame de qualificação (Doutorando em Ambiente e Desenvolvimento) - Universidade do Vale do Taquari - UNIVATES.

SPERAFICO, YASMINI LAIS SPINDLER. MOSTRATEC. 2015. Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha.

SPERAFICO, Y. L. S.. Salão UFRGS 2013: IX SALÃO DE ENSINO. 2013. Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

CLARISSA SELIGMAN GOLBERT

DORNELES, Beatriz Vargas;GOLBERT, Clarissa Seligman. Competências cognitivas e metacognitivas na resolução de problemas e na compreensão do erro: um estudo envolvendo equações algébricas do 1º grau com alunos do 8º ano. 2013. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Marcelo Schmitz

Schmitz, M.; Stein, L M; Corso L V. Caracterização do Desempenho Aritmético e Intervenção com Estudantes com Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade. 2016. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Marcelo Schmitz

Schmitz, M; Franco, S K; Stein, L M. Intervenção Combinada em Habilidades Aritméticas e Memória de Trabalho em Estudantes com Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade. 2014. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós-Graduação em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Lilian Milnitsky Stein

Stein, L. M.; FRANCO, Sérgio Roberto Kieling; SCHIMITZ, M.. Intervenção Combinada em Habilidades Aritméticas e Memória de Trabalho em Estudantes com Transtorno de Déficit de Atenção/ Hiperatividade. 2014. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Maria Luiza Rheingantz Becker

DORNELES, Beatriz Vargas;BECKER, M. L. R.; JOU, G. I.; FISCHER, M. C. B.. Competências cognitivas e metacognitivas na resolução de problemas e na compreensão do erro: um estudo envolvendo equações algébricas do 1 grau com alunos do 8 ano. 2013. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Luciana Vellinho Corso

CORSO, Luciana Vellinho; MILNITSKYSTEIN, L.; SCHMITZ, M.. CARACTERIZAÇÃO DO DESEMPENHO ARITMÉTICO E INTERVENÇÃO COM ESTUDANTES COM TRANSTORNO DE DÉFICIT DE ATENÇÃO / HIPERATIVIDADE. 2016. Tese (Doutorado em Doutorado em Educação) - Programa de Pós graduação em Educação da Faculdade de Educação da UFRGS.

Maria Cecilia Bueno Fischer

DORNELES, B. V.;FISCHER, Maria Cecilia B.; GOLBERT, C. S.. Competências cognitivas e metacognitivas na resolução de problemas e na compreensão do erro: um estudo envolvendo equações algébricas do 1o Grau com alunos do 8o Ano. 2013. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

Ester de Oliveira, Neiva Lopes e Viviane Gonçalves Rolim

DISLEXIA: O QUE É E COMO INTERVIR EM SALA DE AULA; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Ponta Grossa; Orientador: Yasmini Lais Spindler Sperafico;

Maria Cristina Pinto de Melo

DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM NA ESCRITA NOS ANOS INICIAIS: PROPOSTAS PARA UMA INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Ponta Grossa; Orientador: Yasmini Lais Spindler Sperafico;

Noeli de Jesus da Cruz Godóy

DIFICULDADE DE APRENDIZAGEM EM MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: PROPOSTA DE INTERVENÇÃO POR MEIO DE JOGOS; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Ponta Grossa; Orientador: Yasmini Lais Spindler Sperafico;

Tânia Estati, Márcia Rolim Bandeira e Angela de Oliveira

TRANSTORNO DO DÉFICIT DE ATENÇÃO/HIPERATIVIDADE: COMO INFORMAR OS DOCENTES PARA O TRABALHO PEDAGÓGICO COM OS ESTUDANTES; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Ponta Grossa; Orientador: Yasmini Lais Spindler Sperafico;

Cinclair Schoma e Nadir Antunes de Lima

BULLYING: COMO ABORDAR O TEMA EM SALA DE AULA?; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Ponta Grossa; Orientador: Yasmini Lais Spindler Sperafico;

Maria Aparecida Ribas Rocha

RESPEITO À DIVERSIDADE CULTURAL NA ESCOLA E NA COMUNIDADE: PROPOSTAS DE AÇÕES PEDAGÓGICAS; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Ponta Grossa; Orientador: Yasmini Lais Spindler Sperafico;

Rosana Aparecida Correia Jetka

Educação Inclusiva; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Ponta Grossa; Orientador: Yasmini Lais Spindler Sperafico;

Danyela Maria Nunes de Oliveira e Elaine da Silva

Dificuldade de aprendizagem na leitura nos anos iniciais: como intervir para superar; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Ponta Grossa; Orientador: Yasmini Lais Spindler Sperafico;

Maria Marly Soroca Ferreira e Polyana Maciel Soroca

Reforço Escolar: um caminho para o ensino da leitura e escrita para alunos do Ensino Fundamental; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Ponta Grossa; Orientador: Yasmini Lais Spindler Sperafico;

Alírio de Souza Oliveira

Dificuldade de aprendizagem na construção do conceito de número nos anos iniciais; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Ponta Grossa; Orientador: Yasmini Lais Spindler Sperafico;

Estefania Ribeiro, Gilcineia Andretta e Leda Oliveira

MEDIAÇÃO E APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA POR MEIO DOS JOGOS NAS CLASSES DE APOIO; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Ponta Grossa; Orientador: Yasmini Lais Spindler Sperafico;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

CLARISSA SELIGMAN GOLBERT

Competências cognitivas e metacognitivas na resolução de problemas e na compreensão do erro: um estudo envolvendo equações algébricas do 1º grau com alunos do 8º ano; 2013; Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul,; Coorientador: Clarissa Seligman Golbert;

Beatriz Vargas Dorneles

Competências cognitivas e metacognitivas na resolução de problemas e na compreensão do erro: um estudo envolvendo equações algébricas do 1o Grau com alunos do 8o Ano; 2013; Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Beatriz Vargas Dorneles;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • SPERAFICO, YASMINI LAIS ; PISACCO, NELBA MARIA ; CORSO, LUCIANA ; ROHDE, LUÍS AUGUSTO ; DORNELES, BEATRIZ . Combined Intervention of Working Memory and Arithmetic Reasoning in Students with ADHD. International Journal of Disability, Development and Education , v. 1, p. 1-17, 2019.

  • PISACCO, NELBA MARIA TEIXEIRA ; SPERAFICO, YASMINI LAIS SPINDLER ; ENRICONE, JACQUELINE RAQUEL BIANCHI ; GUIMARÃES, LUCIANO SANTOS PINTO ; ROHDE, LUIS AUGUSTO ; DORNELES, BEATRIZ VARGAS . Metacognitive interventions in text production and working memory in students with ADHD. Psicologia-Reflexao e Critica , v. 31, p. 5, 2018.

  • SPERAFICO, YASMINI LAIS SPINDLER ; DORNELES, BEATRIZ VARGAS ; GOLBERT, Clarissa Seligman . Competência Cognitiva e Resolução de Problemas com Equações Algébricas do 1° Grau. Bolema. Boletim de Educação Matemática (UNESP. Rio Claro. Impresso) , v. 29, p. 333-348, 2015.

  • DORNELES, BEATRIZ VARGAS ; CORSO, LUCIANA VELLINHO ; COSTA, ADRIANA CORRÊA ; PISACCO, NELBA MARIA TEIXEIRA ; SPERAFICO, YASMINI LAIS SPINDLER ; ROHDE, LUIS AUGUSTO PAIM . Impacto do DSM-5 no diagnóstico de transtornos de aprendizagem em crianças e adolescentes com TDAH: um estudo de prevalência. Psicologia: Reflexão e Crítica (UFRGS. Impresso) , v. 27, p. 759-767, 2014.

  • SPERAFICO, Y. L. S. . Intervenção no uso de procedimentos e estratégias de contagem com alunos dos anos iniciais com baixo desempenho em matemática. Psicopedagogia (São Paulo) , v. 31, p. 11, 2014.

  • SPERAFICO, Y. L. S. ; DORNELES, B. V. ; GOLBERT, Clarissa Seligman . Análise de erros na resolução de problemas com equações algébricas do 1º grau: um estudo com alunos do 8º ano do Ensino Fundamental. Boletim GEPEM (Online) , p. 77-90, 2013.

  • DORNELES, B. V. ; SPERAFICO, YASMINI LAIS SPINDLER ; ENRICONE, J. B. ; DURO, M. L. ; NASCIMENTO, S. . Conhecimentos Atuais sobre os Processos de Aprendizagem. Amazônida (UFAM) , v. 1, p. 13-34, 2013.

  • PISACCO, N. M. T. ; SPERAFICO, Y. L. S. ; COSTA, A. C. ; DORNELES, B. V. . Intervenções escolares em alunos com transtorno de déficit de atenção/hiperatividade. In: Newra Tellechea Rotta; Lygia Ohlweiler; Rudimar dos Santos Riesgo. (Org.). Transtornos da Aprendizagem: abordagem neurobiológica e multidisciplinar. 2ed.Porto Alegre: Artmed, 2016, v. , p. 339-356.

  • SPERAFICO, Y. L. S. . Identificação de estratégias metacognitivas e desempenho na  resolução de problemas matemáticos: um estudo com alunos  do 8º ano do Ensino Fundamental. In: X Seminário de Pesquisa em Educação da Região Sul-ANPED SUL, 2014, Florianópolis. Anais da X ANPED SUL, 2014. p. 1-20.

  • SPERAFICO, Y. L. S. ; GOLBERT, Clarissa Seligman . Análise de erros na resolução de problemas envolvendo equações algébricas do 1º grau. In: IX ANPED SUL-Seminário de pesquisa em educação da região sul, 2012, Caxias do Sul. Anais do IX ANPED SUL, 2012.

  • SPERAFICO, Y. L. S. ; GOLBERT, Clarissa Seligman . Metacognição e a compreensão do erro: um estudo com alunos do Ensino Fundamental. In: VII Congresso Internacional de Educação, 2011, São Leopoldo. VII Congresso Internacional de Educação, 2011.

  • SPERAFICO, Y. L. S. ; GOLBERT, Clarissa Seligman . Competência cognitiva e o uso de estratégias de auto-regulação na solução de problemas matemáticos. In: EDUCERE - X Congresso Nacional de Educação, 2011, Curitiba. Anais do X Congresso Nacional de Educação, 2011.

  • SPERAFICO, Y. L. S. ; GOLBERT, Clarissa Seligman . Refletindo sobre os erros na resolução de problemas envolvendo equações algébricas do 1º grau: uma experiência com alunos do Ensino Fundamental. In: EDUCERE - X Congresso Nacional de Educação, 2011, Curitiba. Anais do X Congresso Nacional de Educação, 2011.

  • SPERAFICO, Y. L. S. . O erro como possibilidade de ensinar e aprender Matemática para alunos com histórico de fracasso escolar. In: V CIEM, 2010, Porto Alegre. Anais do V CIEM.

  • DORNELES, B. V. ; DURO, M. L. ; NASCIMENTO, S. ; PISACCO, N. M. T. ; SPERAFICO, Y. L. S. ; ENRICONE, J. B. . Number Estimation in children Assessed with a No-number-line Estimation Task. In: Conference European Association for Research on Learning and Instruction - 16th Biennial EARLI, 2015, Limassol. Book of Abstracts. Limassol: Cyprus University of Tecnhology, 2015. v. 1. p. 431-431.

  • PISACCO, NELBA MARIA TEIXEIRA ; SPERAFICO, Y. L. S. ; DORNELES, B. V. . Describing the Prevalence of Low Academic Performance in ADHD Children and Adolescents. In: XXI Congreso Internacional de Educación y Aprendizaje, 2014, New York. Anais do XXI Congreso Internacional de Educación y Aprendizaje, 2014. v. 1. p. 1-11.

  • DORNELES, B. V. ; SPERAFICO, Y. L. S. ; GOLBERT, Clarissa Seligman . General cognitive competence for problem-solving and 1st degree algebraic equations problem-solving. In: XV Biennal Conference Earli 2013, 2013, Munique. XV Biennal Conference Earli 2013, 2013. v. 1.

  • SPERAFICO, Y. L. S. ; GOLBERT, Clarissa Seligman . Efeitos de uma intervenção na modalidade de avaliação formativa no desempenho algébrico de alunos com dificuldades na aprendizagem matemática. In: IX Congresso Brasileiro de Psicopedagogia e I Simpósio Internacional de Neurociências, 2012, São Paulo. Anais do IX Congresso Brasileiro de Psicopedagogia e I Simpósio Internacional de Neurociências, 2012.

  • SPERAFICO, Y. L. S. . O erro como possibilidade de ensinar e aprender Matemática. In: Seminário Internacional de Educação em Ciências - SINTEC, 2011, Rio Grande. E-Book.

  • DORNELES, B. V. ; CORSO, L. V. ; COSTA, A. C. ; PISACCO, N. M. T. ; SPERAFICO, Y. L. S. . DSM-5 Impact on the Description and Prevalence of Learning Disorder in ADHD Children and Adolescents. In: 3rd biennial EARLI SIG Meeting, 2014, Göttingen. 3rd biennial EARLI SIG Meeting: Book of Abstracts, 2014.

  • SPERAFICO, YASMINI LAIS SPINDLER ; PISACCO, N. M. T. ; CORSO, L. V. ; ROHDE, L. A. ; DORNELES, B. V. . Combined Intervention of Working Memoryand Arithmetic Reasoning in Students with ADHD. International Journal of Disability, Development and Education , 2019.

  • SPERAFICO, Y. L. S. . Aprendizagem e o impacto dos aspectos biológicos, emocionais, sociais e pedagógicos. 2019. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SPERAFICO, Y. L. S. . Aprendizagem: fatores biológicos, afetivos, sociais e pedagógicos. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SPERAFICO, Y. L. S. . O Eu e o Outro. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SPERAFICO, Y. L. S. . Como os pais podem identificar prejuízos atencionais à aprendizagem: dicas de como proceder em casa. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SPERAFICO, Y. L. S. . A Matemática nos anos iniciais: desenvolvendo habilidades e conteúdos com o uso de jogos. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • WINTER, S. K. ; SPERAFICO, Y. L. S. ; CONTI, J. D. . Como trabalhar com alunos com Déficit de Atenção / Hiperatividade. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SPERAFICO, Y. L. S. . Dificuldades de Aprendizagem. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SPERAFICO, Y. L. S. ; PISACCO, N. M. T. . Memória de Trabalho. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SPERAFICO, Y. L. S. . Dificuldades de Aprendizagem. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • PISACCO, N. M. T. ; SPERAFICO, YASMINI LAIS SPINDLER ; DORNELES, B. V. . Descrevendo a prevalência de baixo desempenho acadêmico em crianças e adolescentes com TDAH. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • DORNELES, B. V. ; PISACCO, N. M. T. ; SPERAFICO, YASMINI LAIS SPINDLER . Two Intervention Studies in Working Memory and Specific Academic Skills with students with ADHD. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SPERAFICO, Y. L. S. . TDAH: o que é e como lidar. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SPERAFICO, Y. L. S. . História das ideias pedagógicas: fundamentos da aprendizagem contemporânea. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SPERAFICO, Y. L. S. ; BOHLKE, L. P. ; CERATO, D. S. . Jogo do Nunca como recurso para a avaliação das habilidades matemáticas na clínica psicopedagógica. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SPERAFICO, Y. L. S. ; GOLBERT, Clarissa Seligman . Efeitos de uma intervenção na modalidade de avaliação formativa no desempenho algébrico de alunos com dificuldades na aprendizagem matemática. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SPERAFICO, Y. L. S. ; GOLBERT, Clarissa Seligman . Análise de erros na resolução de problemas envolvendo equações algébricas do 1º grau. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SPERAFICO, Y. L. S. . O erro como possibilidade de ensinar e aprender Matemática. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SPERAFICO, Y. L. S. ; GOLBERT, Clarissa Seligman . Metacognição e a compreensão do erro: um estudo com alunos do Ensino Fundamental. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SPERAFICO, Y. L. S. ; GOLBERT, Clarissa Seligman . Competência cognitiva e o uso de estratégias de auto-regulação na solução de problemas matemáticos. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SPERAFICO, Y. L. S. ; GOLBERT, Clarissa Seligman . Refletindo sobre os erros na resolução de problemas envolvendo equações algébricas do 1º grau: uma experiência com alunos do Ensino Fundamental. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SPERAFICO, Y. L. S. . O erro como possibilidade de ensinar e aprender Matemática para alunos com histórico de fracasso escolar. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

SPERAFICO, Y. L. S. . Metacognição e aprendizagem. 2018. (Site).

SPERAFICO, Y. L. S. . Será que o videogame é realmente um vilão?. 2018. (Site).

SPERAFICO, Y. L. S. . Relacionamento pais e filhos. 2018. (Site).

SPERAFICO, Y. L. S. . Afinal, para que serve a tarefa de casa e qual é o papel dos pais nesse momento. 2018. (Site).

SPERAFICO, Y. L. S. . Crianças difíceis de lidar. 2018. (Site).

SPERAFICO, Y. L. S. . Será que a matemática precisa ser um bicho papão?. 2018. (Site).

SPERAFICO, Y. L. S. . O prazer de aprender em qualquer idade. 2018. (Site).

SPERAFICO, Y. L. S. . Meu filho não vai bem na escola, o que fazer?. 2018. (Site).

SPERAFICO, Y. L. S. . Volta às aulas: a importância da participação ativa dos pais nesse momento. 2018. (Site).

SPERAFICO, Y. L. S. . Dificuldades em diversas disciplinas escolares? Isso pode ser Deficiência Intelectual. 2018. (Site).

SPERAFICO, Y. L. S. ; WINTER, S. K. . Hábitos de Estudo: você tem?. 2017. (Site).

SPERAFICO, Y. L. S. . O erro como possibilidade de ensinar e aprender matemática. 2017. (Site).

SPERAFICO, Y. L. S. . Pesquisa em psicopedagogia. 2017. (Site).

SPERAFICO, Y. L. S. . Aprendizagem como dimensão central e articuladora das várias áreas de conhecimento que compõe a Psicopedagogia. 2017. (Site).

SPERAFICO, Y. L. S. . Dislexia: esclarecendo o transtorno. 2017. (Site).

SPERAFICO, Y. L. S. . Será que não é só preguiça?. 2017. (Site).

SPERAFICO, Y. L. S. . A importância do brincar. 2017. (Site).

SPERAFICO, Y. L. S. . Não sei mais o que fazer, meu filho não obedece!. 2017. (Site).

SPERAFICO, Y. L. S. . O que faz o psicopedagogo?. 2017. (Site).

SPERAFICO, Y. L. S. . TDAH. 2017. (Site).

SPERAFICO, Y. L. S. . A importância da contagem para o desenvolvimento de conhecimentos e habilidades matemáticas. 2017. (Site).

SPERAFICO, Y. L. S. . O que é memória de trabalho? Qual sua importância para o aprendizado?. 2017. (Site).

SPERAFICO, Y. L. S. . Meu aluno tem TOD, como posso ajudá-lo?. 2017. (Site).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2014 - Atual

    ESTUDO EXPERIMENTAL E DE INTERVENÇÃO EM MEMÓRIA DE TRABALHO E HABILIDADES ACADÊMICAS ESPECÍFICAS COM ESTUDANTES COM TRANSTORNO DE DÉFICIT DE ATENÇÃO/HIPERATIVIDADE, Descrição: O Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade (TDAH) é um transtorno neurobiológico com etiologia genética e ambiental, que frequentemente tem impacto no desempenho escolar e na capacidade de Memória de Trabalho (MT). O projeto visa desenvolver uma avaliação multidisciplinar de casos de suspeita de TDAH em três escolas estaduais de Porto Alegre, desenvolvendo, em seguida, um estudo de intervenção combinada em MT e desempenho escolar, com acompanhamento a médio e longo prazo. O projeto é uma articulação entre a Faculdade de Educação da UFRGS e o Hospital de Clínicas de Porto Alegre.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (4) . , Integrantes: Yasmini Lais Spindler Sperafico - Integrante / Luis Augusto Rohde - Coordenador / Beatriz Vargas Dorneles - Integrante / Nelba Maria Teixeira Pisacco - Integrante., Financiador(es): Hospital de Clínicas de Porto Alegre - Auxílio financeiro.

  • 2013 - Atual

    Diversidade na aprendizagem da matemática inicial: a compreensão da estimativa numérica, Descrição: Produzir uma estimativa não é uma tarefa fácil para as crianças, apesar de estar presente desde os primórdios da contagem. Com efeito, estimar certa quantidade até quatro é uma capacidade que temos e que, para alguns pesquisadores, é inata. (DEVLIN, 2004). As bases cognitivas da estimativa podem ser encontradas no que se tem chamado de senso numérico (CORSO & DORNELES, 2010). No entanto, há evidências de que a capacidade de estimar quantidades vai além do senso numérico e se desenvolve com a idade e a experiência educacional e cultural (HALBERDA AND FEIGENSON, 2008).O objetivo geral do estudo é definir como a habilidade de estabelecer estimativas evolui no decorrer do desenvolvimento infantil, mais exatamente dos 5 aos 14 anos, e definir o quanto tal habilidade está ligada à memória de trabalho e se é passível de estimulação; Os objetivos específicos da pesquisa são: a) descrever a evolução da habilidade de estabelecer estimativas e estabelecer de que forma a habilidade está ligada (ou não) à capacidade de memória de trabalho; b) compreender se tal habilidade de estabelecer estimativas pode ser desenvolvida pela estimulação da memória de trabalho; c) descrever como se caracteriza a diversidade no desenvolvimento da estimativa, especialmente considerando crianças de diferentes níveis socioeconômicos e crianças com dificuldades na aprendizagem da matemática e Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Yasmini Lais Spindler Sperafico - Integrante / Beatriz Vargas Dorneles - Coordenador / Nelba Maria Teixeira Pisacco - Integrante / Eliane Kiss de Souza - Integrante / Mariana Lima Duro - Integrante / Simone Nascimento - Integrante / Isabel Cristina Peregrina Vasconcelos - Integrante / Jaqueline B. Enricone - Integrante.

  • 2012 - 2013

    Diferentes grupos de Crianças com Dificuldades na aprendizagem da Matemática: o que há em comum, Descrição: Após termos descrito recentemente (DORNELES, 2007 e 2008) os procedimentos de aprendizagem de crianças brasileiras com dificuldades na matemática, voltamo-nos para tais processos em quatro grupos diferentes de crianças: crianças surdas, crianças com déficit de atenção e hiperatividade, crianças com dificuldades específicas na matemática e crianças sem dificuldades na aprendizagem. Tais grupos foram escolhidos para compor uma amostra suficientemente diversificada que permitisse descrever semelhanças e diferenças nos processos de pensamento lógico e memória de trabalho, habilidades que têm sido relacionadas às dificuldades na aprendizagem da matemática.Após uma avaliação ampla de tais grupos de crianças que englobará os diferentes componentes da memória de trabalho e diferentes habilidades ligadas ao raciocínio lógico destacar-se-ão as implicações pedagógicas decorrentes das habilidades cognitivas encontradas.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (7) . , Integrantes: Yasmini Lais Spindler Sperafico - Integrante / Beatriz Vargas Dorneles - Coordenador / Nelba Maria Teixeira Pisacco - Integrante / Eliane Kiss de Souza - Integrante / Isabel Cristina Peregrina Vasconcelos - Integrante / Rebeca Sena - Integrante / Jacqueline B. Enricone - Integrante / Mariana Lima Duro - Integrante / Simone Nascimento - Integrante., Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Auxílio financeiro.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

2013 - 2013

Universidade Estadual de Ponta Grossa

Vínculo: Professor-Pesquisador, Enquadramento Funcional: Orientação de Trabalhos de Conclusão, Carga horária: 15

Outras informações:
Orientações de Trabalhos de Conclusão do Curso de Licenciatura em Pedagogia - Oferta Especial na modalidade EaD.

2011 - 2013

Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Ministrante

Outras informações:
Renovando a Experiencia Matemática na Escola - cursos com jogos matemáticos oferecidos à professores da rede particular, estadual e municipal. Coordenado pela professora Clarissa S. Golbert.

2010 - 2010

Universidade do Vale do Rio dos Sinos

Vínculo: Prestação de serviços, Enquadramento Funcional: Monitora de Matemática, Carga horária: 6

Outras informações:
Prestar auxílio a alunos de graduação de diversos curso envolvendo Matemática

2008 - 2010

Município de Campo Bom

Vínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: professora, Carga horária: 30

2015 - Atual

Faculdade Anglicana de Erechim

Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor de curso de Pós-Graduação

Outras informações:
Disciplina de Psicopedagogia e Raciocínio Lógico-Matemático

2014 - Atual

Universidade La Salle - Canoas

Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor curso de extensão e pós-graduaçã0

Outras informações:
Disciplinas ministradas: Psicopedagogia Clínica I: Diagnóstico e Intervenção com Crianças, Desenvolvimento do Raciocínio Lógico-Matemático, Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade

2010 - 2013

Escola Conceitus

Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor de Matemática

2016 - Atual

Educinter

Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor de curso de Pós-Graduação

Outras informações:
Disciplinas Ministradas: Múltiplas Inteligências e as bases neurológicas das dificuldades de aprendizagem no TDAH, Psicologia Cognitiva e Comportamental

2013 - Atual

Consultório Psicopedagógico

Vínculo: Outros, Enquadramento Funcional: Psicopedagoga, Carga horária: 15

2017 - Atual

Universidade Feevale

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Psicopedagogo II, Carga horária: 20