Camila Greff Passos
Possui graduação em Química Licenciatura Plena pela Universidade Luterana do Brasil (2003), mestrado em Físico-Química de materiais (2007) e doutorado em Educação Química pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2012). Foi professora da educação básica por 6 anos e desde 2005 atua na educação superior, com experiência na docência e pesquisa sobre formação de professores. Atualmente é professora associada na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), coordenadora do Grupo de Pesquisa em Ensino de Química da UFRGS (GPEQ-UFRGS) e coordenadora de área do Subprojeto PIBID/Química (desde 2014). Orienta no Mestrado Profissional em Química em Rede Nacional (PROFQUI) e no Programa de Pós-Graduação em Química da UFRGS, nas linhas de pesquisa: Ensino de Química e Educação Ambiental. Áreas de interesse: metodologias de ensino e de aprendizagem, educação ambiental crítica e desenvolvimento profissional docente.
Informações coletadas do Lattes em 26/05/2026
Acadêmico
Formação acadêmica
Doutorado em Química
2008 - 2012
Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Título: O Curso de Licenciatura em Química da UFRGS: conquistas e desafios frente à reformulação curricular de 2005
, Ano de obtenção: 2012. José Claudio Del Pino. Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: formação de professores; educadores em Química; estágio de docência.Grande área: Ciências Exatas e da TerraGrande Área: Ciências Humanas / Área: Educação. Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação.
Mestrado em Química
2005 - 2007
Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Título: Síntese, caracterização e propriedades adsorventes de sílica organofuncionalizada com o grupo 10-amino-4-azadecil
, Ano de Obtenção: 2007.Edilson Valmir Benvenutti.Coorientador: Éder Cláudio Lima. Palavras-chave: sol-gel; híbridos; adsorventes.Grande área: Ciências Exatas e da TerraSetores de atividade: Desenvolvimento de Novos Materiais.
Graduação em Química Licenciatura Plena
1999 - 2003
Universidade Luterana do Brasil
Título: Relatório de Prática de Ensino e Estágio Supervisionado em Ciências Ensino Fundamental e Química do Ensino Médio
Orientador: Flávia Maria Teixeira dos Santos
Formação complementar
2025 - 2025
Oficina Angoff - Enade Licenciatura/ Prova Nacional Docente. (Carga horária: 20h). , Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, INEP/MEC, Brasil.
2025 - 2025
Oficina Técnica de Equalização de Itens da Prova Nacional Docente (PND),. (Carga horária: 20h). , Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, INEP/MEC, Brasil.
2010 - 2010
Estratégias Enunciativas: Analisando Interações Di. (Carga horária: 4h). , Universidade de Brasília, UnB, Brasil.
2009 - 2009
Extensão universitária em A História que se conta: 20 anos da AEQ. (Carga horária: 112h). , Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.
2008 - 2008
Episódio de sala de aula: metodologias de seleção. (Carga horária: 4h). , Universidade Federal do Paraná, UFPR, Brasil.
2005 - 2005
Atualização em Química. , Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino de Química.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Química / Subárea: Educação Ambiental.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Química.
Organização de eventos
PASSOS, CAMILA GREFF ; SALGADO, T. D. M. ; PAZINATO, MAURÍCIUS SELVERO ; Simon, N. M. ; Streit, Lívia ; Ribeiro, Daniel das Chagas de Azevedo . 42º EDEQ. 2023. (Congresso).
SALGADO, T. D. M. ; PAZINATO, MAURÍCIUS SELVERO ; SIMON,, Nathália M. ; PASSOS, CAMILA . ORGANIZAÇÃO PEDAGÓGICA DA OLIMPÍADA DE QUÍMICA DO RIO GRANDE DO SUL. 2019. .
PASSOS, Camila Greff ; SALGADO, T. D. M. . III Encontro de PIBID Química do Rio Grande do Sul 2014. 2014. (Congresso).
PASSOS, Camila Greff ; WEIBEL, D. E. ; SOARES, R. M. D. . II Escola de Química UFRGS. 2013. (Outro).
Participação em eventos
XI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências - ENPEC. 2017. (Congresso).
34º Encontro de Debates sobre o Ensino de Química..A educação ambiental ministrada de forma interdisciplinar : a necessidade da formação continuada para professores da educação básica.. 2014. (Encontro).
VII Encuentro Iberoamericano de Maestros e Maestras del Colectivo de Educadoras e Educadores que Hacen Investigación desde la Escuela..INTERAÇÃO UNIVERSIDADE-ESCOLA COMO PROPOSTA FORMATIVA ATRAVÉS DO SUBPROJETO QUÍMICA DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) DA UFRGS. 2014. (Encontro).
XVII Encontro Nacional de Ensino de Química.Interação Universidade-Escola: conquistas e perspectivas do Subprojeto PIBID/Química da UFRGS. 2014. (Encontro).
33º Encontro de Debates sobre o Ensino de Química.Os movimentos curriculares do Curso de Licenciatura em Química da UFRGS.. 2013. (Encontro).
33º Encontro de Debates sobre o Ensino de Química.PROEJA e a Educação Química: o que pensam os educandos.. 2013. (Encontro).
II Encontro de Coordenadores PIBID- CAPES Química do Rio Grande do Sul. 2013. (Encontro).
IX Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências ? IX ENPEC.Aprendendo a ser professor no Curso de Licenciatura em Química da UFRGS. 2013. (Encontro).
XII Encontro sobre Investigação na Escola.AS AÇÕES FORMATIVAS DOS ESTÁGIOS SUPERVISIONADOS DO CURSO DE LICENCIATURA EM QUÍMICA DA UFRGS. 2013. (Encontro).
XV Encontro Nacional de Ensino de Química.A Resolução de Problemas na Formação de Professores de Química Brasileiros: análise da produção.. 2010. (Encontro).
Seminário da AESUFOPE e II Seminário Estadual da ANFOPE-RS. 2009. (Seminário).
VII Enpec - Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências.O Curso de Licenciatura em Química da UFRGS, sob o olhar de seus discentes e docentes. 2009. (Encontro).
XIV Encontro Nacional de Ensino de Química.Formação Docente no Curso de Licenciatura em Química da UFRGS: estratégias e perspectivas.. 2008. (Encontro).
14º SBQSul.Comparação da capacidade de adsorção de sílicas organofuncionalizadas frente aos íons Fe(III), Cu(II) e Pb(II). 2006. (Encontro).
26º EDEQ.Estágios de docência na licenciatura em Química da UFRGS. 2006. (Encontro).
13º SBQSul.Otimização da adsorção de Cu(II) pelo xergoel 10-amino-4-azadecilsílica utilizando planejamento estatístico de experimentos. 2005. (Encontro).
25º EDEQ.A internet como ferremanta de ensino de química no ensino médio. 2005. (Encontro).
SBQ-Nacional. 28ª Reunião anual da SBQ. 2005. (Congresso).
XII ENEQ. Simulação computacional como ferramenta de aprendizagem de conceitos e representações em Química no ensino Médio. 2004. (Congresso).
XXIV EDEQ. Simulação computacional como ferramenta de aprendizagem de conceitos e representações em química no ensino médio. 2004. (Congresso).
Participação em bancas
PASSOS, Camila Greff. A formação docente no Pibid/Química da UFRGS na perspectiva dos egressos do Programa. 2017. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências Quìmica da Vida e Saúde ( Ufsm - Furg)) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
PASSOS, CAMILA GREFF. Recuperação de Solventes Orgânicos de Laboratórios - Uma alternativa econômica e ecologicamente adequada. 2017. Dissertação (Mestrado em PPGQ/UFRGS) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
PASSOS, CAMILA GREFF. A aplicação da metodologia de Estudos de Caso no contexto do componente curricular Processos Industriais em um Curso Técnico em Química.. 2016. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências Quìmica da Vida e Saúde ( Ufsm - Furg)) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
PASSOS, Camila Greff. APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS: UMA ESTRATÉGIA PARA O ENSINO DE QUÍMICA NO ENSINO MÉDIO. 2016. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
PASSOS, Camila Greff. A construção da interdisciplinaridade a partir dos saberes nas ciências naturais: a realidade da escola pública. 2015. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências Quìmica da Vida e Saúde ( Ufsm - Furg)) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
PASSOS, Camila Greff. O PROCESSO INTERATIVO DE REFORMULAÇÃO CURRICULAR DO CURSO DE AGRONOMIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL: POTENCIALIDADES E DESAFIOS. 2017. Tese (Doutorado em Educação em Ciências Quìmica da Vida e Saúde ( Ufsm - Furg)) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
PASSOS, Camila Greff; SANTOS, Flávia Maria Teixeira dos; FRANCO, M. E. D. P.; ZANON, L. B.; GALIAZZI, M. A. C.. A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE QUÍMICA EM INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR DO RIO GRANDE DO SUL: SABERES, PRÁTICAS E CURRÍCULOS. 2014. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
PASSOS, Camila Greff. Mediação do professor no uso do software educativo Cidade do Átomo: abordagens dos temas energia nuclear e radioatividade no ensino médio. 2014. Tese (Doutorado em PPGQ/UFRGS) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
PASSOS, CAMILA GREFF. ACOMPANHAMENTO E AVALIAÇÃO DA FORMAÇÃO EM QUÍMICA DOS BOLSISTAS PIBID DE UMA INSTITUIÇÃO PRIVADA DO RIO GRANDE DO SUL. 2016. Exame de qualificação (Doutorando em Educação em Ciências Quìmica da Vida e Saúde ( Ufsm - Furg)) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
PASSOS, CAMILA GREFF. O PROCESSO INTERATIVO DE REFORMULAÇÃO CURRICULAR DO CURSO DE AGRONOMIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL: POTENCIALIDADES E DESAFIOS. 2016. Exame de qualificação (Doutorando em Educação em Ciências Quìmica da Vida e Saúde ( Ufsm - Furg)) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
PASSOS, Camila Greff. O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência na UFRGS e sua contribuição na formação inicial de professores. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEDU)) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
PASSOS, Camila Greff. O PROCESSO DE INSERÇÃO E MANUTENÇÃO NA CARREIRA DOCENTE DE EGRESSOS DO CURSO DE LICENCIATURA EM QUÍMICA DA UFRGS. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química Licenciatura) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
PASSOS, CAMILA GREFF. A INFLUÊNCIA DA DISCIPLINA "PROJETO" NA FORMAÇÃO PROFISSIONAL E NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM DE UM CURSO TÉCNICO EM QUÍMICA. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química Licenciatura) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
PASSOS, CAMILA GREFF. HERÓIS EM QUADRINHOS: A RADIOATIVIDADE A PARTIR DE UMA PERSPECTIVA INTERDISCIPLINAR NO SUBPROJETO PIBID INTERDISCIPLINAR DO CAMPUS DO VALE DA UFRGS. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química Licenciatura) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
PASSOS, Camila Greff. Elaboração e avaliação de material didático interdisciplinar para apoio no ensino de cálculo estequiométrico em um curso técnico de química. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química Licenciatura) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
PASSOS, Camila Greff. A utilização de aulas temáticas no ensino de Química Orgânica para alunos do terceiro ano da EJA. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química Licenciatura) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
PASSOS, Camila Greff. Investigação da transformação de conceitos de eletroquímica a partir de concepções alternativas de alunos do ensino médio da rede pública estadual. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química Licenciatura) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
SALGADO, T. D. M.;PASSOS, Camila Greff; LOPES, C. V.. Uma oficina temática sobre cerveja artesanal para o ensino médio de Química no nível técnico. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química Licenciatura) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
Orientou
Gestão de Resíduos Químicos no Ensino de Química: Desafios e Possibilidades em Escolas Públicas de Tempo Integral; Início: 2025; Dissertação (Mestrado em Programa de Mestrado Profissional em Química em Rede Nacional ? PROFQUI) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul; (Orientador);
A Permanência Estudantil na Educação Profissional e Tecnológica de Química: um olhar do Serviço Social; Início: 2025; Dissertação (Mestrado em Programa de Mestrado Profissional em Química em Rede Nacional ? PROFQUI) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; (Orientador);
Potencialidades e possibilidades do uso de metodologias ativas no ensino superior: uma abordagem CTS no ensino de estequiometria; Início: 2024; Dissertação (Mestrado em PPGQ/UFRGS) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul; (Orientador);
Estudos de caso e sustentabilidade: o caso da pós-graduação em química da UFRGS; Início: 2024; Dissertação (Mestrado em PPGQ/UFRGS) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul; (Orientador);
Atividades experimentais investigativas para o desenvolvimento do pensamento crítico dos estudantes do Ensino Básico acerca das temáticas Fotografia e Cor; Início: 2023; Dissertação (Mestrado em PPGQ/UFRGS) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul; (Orientador);
EDUCAÇÃO AMBIENTAL: UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA FUNDAMENTADA NA AFETIVIDADE, VISANDO A CONSCIÊNCIA AMBIENTAL DOS ESTUDANTES NO ENSINO MÉDIO SOBRE O DESCARTE DE RESÍDUOS COSMÉTICOS; Início: 2023; Dissertação (Mestrado em Programa de Mestrado Profissional em Química em Rede Nacional ? PROFQUI) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul; (Orientador);
A QUÍMICA É PARA TODOS! UMA PROPOSTA SOBRE O ENSINO DE QUÍMICA PARA ALUNOS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA; Início: 2022; Dissertação (Mestrado em Programa de Mestrado Profissional em Química em Rede Nacional ? PROFQUI) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul; (Orientador);
BIOPESTICIDAS AGRÍCOLAS COMO ESTRATÉGIA DE VALORIZAÇÃO DE CONHECIMENTOS TRADICIONAIS E DE PROMOÇÃO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL CRÍTICA; Início: 2025; Tese (Doutorado em PPGQ/UFRGS) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; (Coorientador);
Análise das potencialidades da Metodologia de Resolução de Problemas em disciplinas da área de Química Analítica de diferentes Instituições de Ensino Superior do sul do Brasil; Início: 2023; Tese (Doutorado em PPGQ/UFRGS) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; (Orientador);
EDUCAÇÃO AMBIENTAL CRÍTICA NA PERSPECTIVA DA FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS: CONSTRUÇÃO DE UNIDADES TEMÁTICAS; Início: 2023; Tese (Doutorado em PPGQ/UFRGS) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; (Orientador);
UMA PROPOSTA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL APLICADA À DISCIPLINA DE QUÍMICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA FRENTE AOS PRINCÍPIOS DA QUÍMICA VERDE; Início: 2021; Tese (Doutorado em PPGQ/UFRGS) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul; (Orientador);
Elaboração de Unidades Temáticas no Ensino de Química: uma proposta de elaboração curricular contextualizada para as escolas estaduais da regional de Tubarão ? Santa Catarina; Início: 2021; Tese (Doutorado em PPGQ/UFRGS) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul; (Orientador);
Cursos técnicos em química de Porto Alegre: possibilidades e desafios; ; Início: 2021; Tese (Doutorado em PPGQ/UFRGS) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul; (Orientador);
Início: 2025; Universidade Federal do Rio Grande do Sul;
Cursos técnicos em química de Porto Alegre: um panorama sobre as contribuições para formação profissional, avanços organizacionais, desafios financeiros e institucionais; Início: 2024; Iniciação científica (Graduando em Química Licenciatura) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; (Orientador);
PIBID Química - Iniciação à Docência no colégio de Aplicação da UFRGS; Início: 2023; Orientação de outra natureza; Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; (Orientador);
PIBID Química - Iniciação à Docência no colégio de Aplicação da UFRGS; Início: 2022; Orientação de outra natureza; Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; (Orientador);
PIBID Química - Iniciação à Docência no colégio de Aplicação da UFRGS; Início: 2022; Orientação de outra natureza; Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; (Orientador);
PIBID Química - Iniciação à Docência no colégio de Aplicação da UFRGS; Início: 2022; Orientação de outra natureza; Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; (Orientador);
PIBID Química - Iniciação à Docência no colégio de Aplicação da UFRGS; Início: 2022; Orientação de outra natureza; Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; (Orientador);
PIBID Química - Iniciação à Docência no colégio de Aplicação da UFRGS; Início: 2022; Orientação de outra natureza; Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; (Orientador);
PIBID Química - Iniciação à Docência no colégio de Aplicação da UFRGS; Início: 2022; Orientação de outra natureza; Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; (Orientador);
PIBID Química - Iniciação à Docência no colégio de Aplicação da UFRGS; Início: 2022; Orientação de outra natureza; Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; (Orientador);
EDUCAÇÃO AMBIENTAL CRÍTICA: SEQUÊNCIA DIDÁTICA COM ÊNFASE EM RACISMO AMBIENTAL E RESÍDUOS SÓLIDOS; 2025; Dissertação (Mestrado em PPGQ/UFRGS) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, ; Coorientador: Camila Greff Passos;
Metodologia de Resolução de Problemas aliada à temática Agrotóxicos: Uma Proposta de Educação CTS para disciplinas da área de Química Analítica Instrumental com Ênfase em Técnicas Cromatográficas; 2023; Dissertação (Mestrado em PPGQ/UFRGS) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Camila Greff Passos;
O PENSAR SOCIOAMBIENTAL A PARTIR DOS COMPOSTOS PERFLUORADOS: POSSIBILIDADES COM A CONSTRUÇÃO DE UNIDADES TEMÁTICAS NA PERSPECTIVA DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS; 2023; Dissertação (Mestrado em PPGQ/UFRGS) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Coorientador: Camila Greff Passos;
Uma proposta de sequência didática para o ensino de Termodinâmica de Soluções a partir da Taxonomia Revisada de Bloom; 2021; Dissertação (Mestrado em Química) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Camila Greff Passos;
ELABORAÇÃO DE UMA UNIDADE TEMÁTICA SOBRE TERMOQUÍMICA NO ENSINO DE QUÍMICA; 2020; Dissertação (Mestrado em Programa de Mestrado Profissional em Química em Rede Nacional ? PROFQUI) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, ; Orientador: Camila Greff Passos;
NANOTECNOLOGIA COMO TEMA PARA ABORDAGEM DOS CONTEÚDOS DE ESTRUTURA ATÔMICA E PROPRIEDADES DOS MATERIAIS; 2020; Dissertação (Mestrado em Programa de Mestrado Profissional em Química em Rede Nacional ? PROFQUI) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, ; Coorientador: Camila Greff Passos;
Gestão e Tratamento de Resíduos Químicos: conhecimentos dos estudantes dos cursos de Química e Engenharia Química da UFRGS; 2019; Dissertação (Mestrado em PPGQ/UFRGS) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, ; Orientador: Camila Greff Passos;
Desenvolvimento de um programa de gestão de resíduos no ensino técnico em química; 2017; Dissertação (Mestrado em PPGQ/UFRGS) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Coorientador: Camila Greff Passos;
Estudos de caso na disciplina de Química Orgânica de Biomoléculas: contribuições para o desenvolvimento profissional dos estudantes dos cursos de Química da UFRGS; 2017; Dissertação (Mestrado em PPGQ/UFRGS) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, ; Coorientador: Camila Greff Passos;
Problemas Ambientais Causados por Agrotóxicos: Uma Proposta de Formação de Professores de Química Viabilizando a Metodologia da Resolução de Problemas; 2016; Dissertação (Mestrado em PPGQ/UFRGS) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Camila Greff Passos;
Formação Docente sobre os Conceitos de Ligações Iônicas e o desenvolvimento de uma Metodologia de Aprendizagem por Resolução de Situações-Problema; 2016; Dissertação (Mestrado em PPGQ/UFRGS) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, ; Orientador: Camila Greff Passos;
PEER INSTRUCTION NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DE ACIDEZ E BASICIDADE EM QUÍMICA ORGÂNICA: UM ESTUDO NO ENSINO SUPERIOR; 2025; Tese (Doutorado em Química) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Camila Greff Passos;
A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS COMO METODOLOGIA DE ENSINO PARA EDUCAÇÃO INCLUSIVA: POSSIBILIDADES PARA FORMAÇÃO ACADÊMICO-PROFISSIONAL DE PROFESSORES DE QUÍMICA E CIÊNCIAS; 2023; Tese (Doutorado em PPGQ/UFRGS) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Camila Greff Passos;
Identificação de obstáculos epistemológicos e elaboração de materiais didáticos para o ensino de Físico-Química; 2023; Tese (Doutorado em Química) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Coorientador: Camila Greff Passos;
Problemas Ambientais Causados por Agrotóxicos: A Metodologia da Resolução de Problemas e a Investigação Científica na Educação Básica; 2020; Tese (Doutorado em Educação em Ciências Quìmica da Vida e Saúde ( Ufsm - Furg)) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Coorientador: Camila Greff Passos;
Daniel das Chagas de Azevedo Ribeiro; 2025; Universidade Federal do Rio Grande do Sul, ; Camila Greff Passos;
Daniel das Chagas de Azevedo Ribeiro; 2023; Universidade Federal do Rio Grande do Sul, ; Camila Greff Passos;
Daniel das Chagas de Azevedo Ribeiro; 2022; Universidade Federal do Rio Grande do Sul, ; Camila Greff Passos;
Uma proposta de sequência didática com os princípios da educação ambiental crítica; 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Química Licenciatura) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Orientador: Camila Greff Passos;
O enfoque socioambiental na formação dos químicos dos Cursos de química industrial e bacharelado em química da UFRGS : uma análise documental; ; 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Química Licenciatura) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Orientador: Camila Greff Passos;
A metodologia da resolução de problemas no ensino da estequiometria : o caso celobar; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Química Licenciatura) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Orientador: Camila Greff Passos;
Podcasts no ensino de química : possibilidades em um curso Técnico de química; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Química Licenciatura) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Orientador: Camila Greff Passos;
Contribuições da metodologia de resolução de problemas para o ensino de eletroquímica; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Química Licenciatura) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Orientador: Camila Greff Passos;
Fake news na pandemia : ensino de química no combate à disseminação de notícias falsas na pandemia do Sars-Cov-2; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Química Licenciatura) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Orientador: Camila Greff Passos;
Os desafios para a implementação do Currículo Base do Território Catarinense na disciplina de Ciências dos Anos Finais do Ensino Fundamental na rede estadual de educação; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Federal de Santa Catarina; Orientador: Camila Greff Passos;
Afetividade e relações interpessoais no ensino de química : uma experiência no Cursinho Popular Carolina de Jesus; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Química Licenciatura) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Orientador: Camila Greff Passos;
Olimpíada de química do Rio Grande do Sul : análise e caracterização das provas; ; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Química Licenciatura) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Orientador: Camila Greff Passos;
Saúde e segurança do trabalhador: uma temática para o ensino de química na EJA a partir do enfoque CTS; 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Química Licenciatura) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Orientador: Camila Greff Passos;
Guia didático sobre combustíveis derivados do petróleo : um exemplar para os cursos técnicos em química; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Química Licenciatura) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Orientador: Camila Greff Passos;
A utilização da metodologia de resolução de problemas para o ensino do Modelo Atômico de Bohr; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Química Licenciatura) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Orientador: Camila Greff Passos;
Os casos margarida, violeta e rosa : uma experiência do uso da metodologia dos estudos de caso para o ensino de química no curso técnico em análises clínicas; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Química Licenciatura) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Orientador: Camila Greff Passos;
Egressos de um curso técnico em química : o ingresso, o mercado de trabalho e as perspectivas; ; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Química Licenciatura) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Orientador: Camila Greff Passos;
A elaboração e uso de uma unidade temática sobre limpeza no ensino de química; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Química Licenciatura) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Orientador: Camila Greff Passos;
A atividade Magia ou Ciência do evento UFRGS - Portas Abertas 2018: uma análise do grau de participação dos visitantes; ; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Química Licenciatura) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Orientador: Camila Greff Passos;
Gestão e tratamento de resíduos químicos : uma proposta a partir da metodologia de estudos de caso; ; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Química Licenciatura) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Orientador: Camila Greff Passos;
Whatsapp como ferramenta pedagógica no ensino de química; ; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Química Licenciatura) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Orientador: Camila Greff Passos;
O USO DA LEITURA NAS AULAS DE QUÍMICA; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Química Licenciatura) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Orientador: Camila Greff Passos;
REESTRUTURAÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO PARA ATIVIDADES PRÁTICAS DE QUÍMICA ANALÍTICA SEGUNDO OS PRINCÍPIOS DOS 3R'S; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Química Licenciatura) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Orientador: Camila Greff Passos;
O ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS EM GUINÉ-BISSAU: HISTÓRIA, CURRÍCULOS E PRÁTICAS; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Química Licenciatura) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Orientador: Camila Greff Passos;
UMA PROPOSIÇÃO DE ESTUDO SOBRE OS MODELOS ATÔMICOS PARA A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Química Licenciatura) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Orientador: Camila Greff Passos;
POR QUE INGRESSAR E PERMANECER NO CURSO DE LICENCIATURA EM QUÍMICA DA UFRGS; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Química Licenciatura) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Orientador: Camila Greff Passos;
OFICINA INTERDISCIPLINAR DE RADIAÇÕES DOS SUBPROJETOS PIBID/QUÍMICA E PIBID/FÍSICA DA UFRGS: UMA PROPOSTA INTERDISCIPLINAR?; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Química Licenciatura) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Orientador: Camila Greff Passos;
ANÁLISE DA TEMÁTICA AGROTÓXICOS RELACIONADA À EDUCAÇÃO AMBIENTAL NOS LIVROS DIDÁTICOS DE QUÍMICA DO PNLD 2015; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Química Licenciatura) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Orientador: Camila Greff Passos;
CARACTERÍSITCAS, CONQUISTAS E DESAFIOS DOS CURSOS DE QUÍMICA DA UFRGS; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Química Licenciatura) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Orientador: Camila Greff Passos;
Educação Inclusiva no ensino de Química - revisão bibliográfica; 2024; Iniciação Científica; (Graduando em Química Licenciatura) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Camila Greff Passos;
Sustentabilidade e Educação Ambiental: possibilidades com os Estudos de Caso; 2023; Iniciação Científica; (Graduando em Química Licenciatura) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Camila Greff Passos;
O método de Estudos de Caso na promoção da argumentação no Ensino Superior de Química: uma revisão bibliográfica; 2022; Iniciação Científica; (Graduando em Química Licenciatura) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Camila Greff Passos;
Peer Instruction (PI) para o ensino de conceitos de acidez e basicidade de compostos orgânicos no ensino superior; 2020; Iniciação Científica; (Graduando em Química Licenciatura) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Camila Greff Passos;
SAÚDE E SEGURANÇA DO TRABALHADOR: UMA PROPOSTA PARA O ENSINO DE QUÍMICA NA EJA; 2020; Iniciação Científica; (Graduando em Química Licenciatura) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Orientador: Camila Greff Passos;
A EDUCAÇÃO INCLUSIVA NO ENSINO DE CIÊNCIAS: UMA ANÁLISE NA LITERATURA; 2019; Iniciação Científica; (Graduando em Química Licenciatura) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, FUNDACAO DE AMPARO A PESQUISA DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL; Orientador: Camila Greff Passos;
A Educação Inclusiva e suas possibilidades na aprendizagem e na formação de professores de Química; ; 2019; Iniciação Científica; (Graduando em Química Licenciatura) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Camila Greff Passos;
O método de Estudos de Caso na promoção da argumentação no Ensino Superior de Química; 2019; Iniciação Científica; (Graduando em Química Licenciatura) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Orientador: Camila Greff Passos;
A utilização da metodologia de Estudos de Caso para o ensino superior de química: uma revisão da literatura; 2019; Iniciação Científica; (Graduando em Química Licenciatura) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Camila Greff Passos;
A utilização da metodologia de Estudos de Caso para o desenvolvimento profissional dos estudantes do Curso de Licenciatura em Química Noturno da UFRGS; 2018; Iniciação Científica; (Graduando em Química Licenciatura) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Camila Greff Passos;
Estudos de Caso para abordar gestão e tratamento de resíduos químicos no Curso de Licenciatura em Química Noturno da UFRGS; 2018; Iniciação Científica; (Graduando em Química Licenciatura) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Camila Greff Passos;
Estágio Docência da Pós-Graduação; 2023; Orientação de outra natureza; (PPGQ) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Orientador: Camila Greff Passos;
Estágio Docência da Pós-Graduação; 2022; Orientação de outra natureza; (PPGQ) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Orientador: Camila Greff Passos;
PIBID Química - Iniciação à Docência no Instituto Estadual Rio Branco; 2021; Orientação de outra natureza; (Química Licenciatura) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Camila Greff Passos;
PIBID Química - Iniciação à Docência no Instituto Estadual Rio Branco; 2021; Orientação de outra natureza; (Química Licenciatura) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Camila Greff Passos;
PIBID Química - Iniciação à Docência no Instituto Estadual Rio Branco; 2021; Orientação de outra natureza; (Química Licenciatura) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Camila Greff Passos;
PIBID Química - Iniciação à Docência no Instituto Estadual Rio Branco; 2021; Orientação de outra natureza; (Química Licenciatura) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Camila Greff Passos;
PIBID Química - Iniciação à Docência no Instituto Estadual Rio Branco; 2021; Orientação de outra natureza; (Química Licenciatura) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Camila Greff Passos;
PIBID Química - Iniciação à Docência no Instituto Estadual Rio Branco; 2021; Orientação de outra natureza; (Química Licenciatura) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Camila Greff Passos;
PIBID Química - Iniciação à Docência no Instituto Estadual Rio Branco; 2021; Orientação de outra natureza; (Química Licenciatura) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Camila Greff Passos;
PIBID Química - Iniciação à Docência no Instituto Estadual Rio Branco; 2021; Orientação de outra natureza; (Química Licenciatura) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Camila Greff Passos;
PIBID Química - Iniciação à Docência no Instituto Estadual Rio Branco; 2021; Orientação de outra natureza; (Química Licenciatura) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Camila Greff Passos;
PIBID Química - Iniciação à Docência na Escola Estadual 1º De Maio; 2020; Orientação de outra natureza; (Química Licenciatura) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Camila Greff Passos;
PIBID Química - Iniciação à Docência na Escola Estadual 1º De Maio; 2020; Orientação de outra natureza; (Química Licenciatura) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Camila Greff Passos;
PIBID Química - Iniciação à Docência na Escola Estadual 1º De Maio; 2020; Orientação de outra natureza; (Química Licenciatura) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Camila Greff Passos;
Estágio de Docência da Pós-Graduação; 2019; Orientação de outra natureza; (PPGQ) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Orientador: Camila Greff Passos;
PIBID Química - Iniciação à Docência na Escola Estadual 1º De Maio; 2019; Orientação de outra natureza; (Química Licenciatura) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Camila Greff Passos;
PIBID Química - Iniciação à Docência na Escola Estadual 1º De Maio; 2019; Orientação de outra natureza; (Química Licenciatura) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Camila Greff Passos;
PIBID Química - Iniciação à Docência na Escola Estadual 1º De Maio; 2019; Orientação de outra natureza; (Química Licenciatura) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Camila Greff Passos;
Estágio de Docência da Pós-Graduação; 2018; Orientação de outra natureza; (PPGQ) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Orientador: Camila Greff Passos;
Estágio Docência da Pós-Graduação; 2018; Orientação de outra natureza; (PPGQ) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Orientador: Camila Greff Passos;
Estágio de Docência da Pós-Graduação; 2018; Orientação de outra natureza; (PPGQ) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Orientador: Camila Greff Passos;
Estágio de Docência da Pós-Graduação; 2018; Orientação de outra natureza; (PPGQ) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Orientador: Camila Greff Passos;
Monitoria da Graduação; 2018; Orientação de outra natureza; (Química) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Camila Greff Passos;
PIBID Química - Iniciação à Docência na Escola Estadual 1º De Maio; 2018; Orientação de outra natureza; (Química Licenciatura) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Camila Greff Passos;
PIBID Química - Iniciação à Docência na Escola Estadual 1º De Maio; 2018; Orientação de outra natureza; (Química Licenciatura) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Camila Greff Passos;
PIBID Química - Iniciação à Docência na Escola Estadual 1º De Maio; 2018; Orientação de outra natureza - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Camila Greff Passos;
Estágio de Docência da Pós-Graduação; 2017; Orientação de outra natureza; (PPGQ) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Orientador: Camila Greff Passos;
Estágio de Docência da Pós-Graduação; 2017; Orientação de outra natureza; (PPGQ) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Orientador: Camila Greff Passos;
PIBID Química - Iniciação à Docência no Colégio Dom João Becker; 2017; Orientação de outra natureza; (Química Licenciatura) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Camila Greff Passos;
PIBID Química - Iniciação à Docência no Colégio Dom João Becker; 2017; Orientação de outra natureza; (Química Licenciatura) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Camila Greff Passos;
PIBID Química - Iniciação à Docência no Colégio Dom João Becker; 2017; Orientação de outra natureza - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Camila Greff Passos;
PIBID Química - Iniciação à Docência no Colégio Dom João Becker; 2017; Orientação de outra natureza; (Química Licenciatura) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Camila Greff Passos;
PIBID Química - Iniciação à Docência no Colégio Dom João Becker; 2017; Orientação de outra natureza; (Química Licenciatura) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Orientador: Camila Greff Passos;
PIBID Química - Iniciação à Docência no Colégio Dom João Becker; 2017; Orientação de outra natureza; (Química Licenciatura) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Camila Greff Passos;
PIBID Química - Iniciação à Docência no Colégio Dom João Becker; 2016; Orientação de outra natureza; (Química Licenciatura) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Camila Greff Passos;
PIBID - Iniciação à Docência no Colégio Dom João Becker; 2016; Orientação de outra natureza; (Química Licenciatura) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Camila Greff Passos;
PIBID - Iniciação à Docência no Colégio Dom João Becker; 2016; Orientação de outra natureza; (Química Licenciatura) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Camila Greff Passos;
PIBID - Iniciação à Docência no Colégio José Cândido de Godói; 2016; Orientação de outra natureza; (Química Licenciatura) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Camila Greff Passos;
PIBID - Iniciação à Docência no Colégio José Cândido de Godói; 2016; Orientação de outra natureza; (Química Licenciatura) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Camila Greff Passos;
PIBID - Iniciação à Docência no Colégio Dom João Becker; 2016; Orientação de outra natureza; (Química Licenciatura) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Camila Greff Passos;
PIBID - Iniciação à Docência no Colégio José Cândido Godói; 2016; Orientação de outra natureza; (Química Licenciatura) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Orientador: Camila Greff Passos;
Estágio de Docência da Pós-Graduação; 2016; Orientação de outra natureza; (PPGQ) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Orientador: Camila Greff Passos;
PIBID - Iniciação à Docência no Colégio Dom João Becker; 2015; Orientação de outra natureza; (Química Licenciatura) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Camila Greff Passos;
PIBID Química - Iniciação à Docência no Colégio Dom João Becker; 2014; Orientação de outra natureza; (Química Licenciatura) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Camila Greff Passos;
PIBID - Iniciação à Docência no Colégio Dom João Becker; 2014; Orientação de outra natureza; (Química Licenciatura) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Camila Greff Passos;
PIBID - Iniciação à Docência no Colégio José Cândido de Godói; 2014; Orientação de outra natureza; (Química Licenciatura) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Camila Greff Passos;
PIBID - Iniciação à Docência no Colégio José Cândido de Godói; 2014; Orientação de outra natureza; (Química Licenciatura) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Camila Greff Passos;
PIBID - Iniciação à Docência no Colégio José Cândido de Godói; 2014; Orientação de outra natureza; (Química Licenciatura) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Camila Greff Passos;
Estágio de Docência da Pós-Graduação; 2014; Orientação de outra natureza; (PPGQ) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Orientador: Camila Greff Passos;
Produções bibliográficas
-
RODRIGUES, A. P. ; Ribeiro, Daniel das Chagas de Azevedo ; SIMON, N. M. ; PASSOS, C. G. . Tecnologias Digitais na Educação Básica: O Uso de Podcasts como Ferramenta da Divulgação Científica no Curso Técnico de Química. REVISTA VIRTUAL DE QUÍMICA , v. 17, p. 93-105, 2025.
-
LONGO, MARISA ; SIRTORI, CARLA ; PASSOS, CAMILA GREFF . Use of the Problem-Solving Methodology in Teaching Instrumental Analytical Chemistry to Non-Chemists: An Experience Report. JOURNAL OF CHEMICAL EDUCATION , v. 102, p. 3399-3407, 2025.
-
LIMA, L. B. ; DAS CHAGAS DE AZEVEDO RIBEIRO, DANIEL ; DORNELES, G. L. ; SIRTORI, C. ; GREFF PASSOS, CAMILA . ESTUDOS DE CASO: POSSIBILIDADES PARA O DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL CRÍTICA NA PÓS-GRADUAÇÃO EM QUÍMICA. QUIMICA NOVA , p. 1-10, 2025.
-
SELVERO PAZINATO, MAURÍCIUS ; GREFF PASSOS, CAMILA ; MARCOLIN SIMON, NATHÁLIA . Três décadas de extensão na QNEsc: uma análise sobre os modelos de comunicação da Ciência e contribuições para a formação inicial de professores de Química. Química Nova na Escola (online) , v. xx, p. 1-9, 2025.
-
ANJOS, A. L. ; PONZONI, A. S. ; Ribeiro, Daniel das Chagas de Azevedo ; PASSOS, CAMILA GREFF . Sequência Didática em STEM: Interfaces com a Educação Ambiental Crítica. REVISTA DEBATES EM ENSINO DE QUÍMICA , v. 11, p. 1-15, 2025.
-
VERLY, M. ; GOMES, M. L. I. ; Simon, N. M. ; PASSOS, CAMILA GREFF . Super-Heróis Químicos: Uma Proposta Lúdica para o Ensino dos Elementos da Tabela Periódica. REVISTA DEBATES EM ENSINO DE QUÍMICA , v. 11, p. 1-13, 2025.
-
Ribeiro, Daniel das Chagas de Azevedo ; SALGADO, T. D. M. ; PASSOS, CAMILA GREFF . A Educação 4.0 já Chegou às Escolas Estaduais de Porto Alegre/RS e no Ensino de Química?. REVISTA DEBATES EM ENSINO DE QUÍMICA , v. 11, p. 1-16, 2025.
-
ESPINDOLA, W. A. ; BRIDA, I. C. ; OLIVEIRA, L. R. R. ; LONGO, MARISA ; SIRTORI, C. ; PASSOS, CAMILA GREFF . Evento Portas Abertas: A Abordagem POE como Estratégia de Interação e Investigação em Ações de Extensão. REVISTA DEBATES EM ENSINO DE QUÍMICA , v. 11, p. 1-13, 2025.
-
BEDIN, E. ; ASSAI, N. D. S. ; PASSOS, CAMILA GREFF . Oficina Formativo-Pedagógica e a Elaboração de Problemas no Viés da Sustentabilidade: Percepções de Licenciandos. REVISTA DEBATES EM ENSINO DE QUÍMICA , v. 11, p. 1-14, 2025.
-
Lima, F. S. C. de ; Bohn, D. M. ; Ribeiro, Daniel das Chagas de Azevedo ; PASSOS, CAMILA GREFF . PERCEPÇÕES DOCENTES SOBRE A UTILIZAÇÃO DA METODOLOGIA DE RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS PARA A EDUCAÇÃO INCLUSIVA NO ENSINO DE QUÍMICA E CIÊNCIAS. QUÍMICA NOVA (ONLINE) , v. 47, p. 1-11, 2024.
-
DA COSTA BRITO, RAFAEL ; AGUIAR FERREIRA, MATEUS ; GREFF PASSOS, CAMILA ; SIRTORI, CARLA ; MARCOLIN SIMON, NATHÁLIA . DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA NO YOUTUBE: A NATUREZA DAS PERGUNTAS PRESENTES NOS COMENTÁRIOS DE UM VÍDEO DO CANAL NERDOLOGIA. INVESTIGAÇÕES EM ENSINO DE CIÊNCIAS (ONLINE) , v. 29, p. 291-308, 2024.
-
HERZER GRIEBELER, CASSIANA ; PASSOS, CAMILA GREFF ; SELVERO PAZINATO, MAURÍCIUS . Peer instruction in chemistry classes: systematic review on contributions and possibilities. EDUCACIÓN QUÍMICA , v. 35, p. 108-126, 2024.
-
DE BRITO DE SOUZA CANALI, BRUNA ; LONGO, MARISA ; DAS CHAGAS DE AZEVEDO RIBEIRO, DANIEL ; PASSOS, CAMILA GREFF . Problem-solving methodology from an STS perspective: a proposal for the teaching of electrochemistry. EDUCACIÓN QUÍMICA , v. 35, p. 3-17, 2024.
-
PONZONI, A. S. ; SLAVIERO, ANDRÉ ; PASSOS, CAMILA GREFF ; MOÇO, M. C. C. ; PAZINATO, MAURÍCIUS SELVERO ; FRIZZO, T. C. E. . Educação Ambiental na Formação de Professores de Química: o que dizem as Produções Nacionais. Pesquisa em Educação Ambiental (Impresso) , v. 19, p. 1-20, 2024.
-
CORDELLA, C. D. ; SOUSA, M. T. K. ; PASSOS, Camila Greff ; STREIT, L. ; PAZINATO, M. S. ; SIMON, N. M. . A Cafeteria como uma Possibilidade para o Ensino de Química em Espaço Não Formal: Relato de uma Aula sobre o Tema Café. REVISTA DEBATES EM ENSINO DE QUÍMICA , v. 10, p. 206-220, 2024.
-
GRINGS, B. ; PASSOS, Camila Greff ; PAZINATO, M. S. . A TEMÁTICA ?ESPORTES ?OLIMPÍADAS? NO ENSINO DE QUÍMICA ORGÂNICA A PARTIR DA METODOLOGIA DE RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS. REVISTA DEBATES EM ENSINO DE QUÍMICA , v. 10, p. 156-180, 2024.
-
ALFONSO, E. M. ; SLAVIERO, A. ; PAZINATO, M. S. ; PASSOS, Camila Greff . Aspectos Históricos e Perspectivas Futuras do Curso de Licenciatura em Ciências da Natureza EAD da UFRGS. REVISTA DEBATES EM ENSINO DE QUÍMICA , v. 10, p. 63-78, 2024.
-
CECILIO, MARIANA ; PASSOS, CAMILA ; PAZINATO, MAURÍCIUS ; SIRTORI, CARLA . FÁRMACOS NA PANDEMIA DA COVID-19: UMA TEMÁTICA PARA A EDUCAÇÃO AMBIENTAL CRÍTICA NO ENSINO DE QUÍMICA ANALÍTICA. QUIMICA NOVA , v. 47, p. 1-7, 2024.
-
Koch, C. S. ; SALGADO, T. D. M. ; PAZINATO, M. S. ; PASSOS, CAMILA GREFF . Análise e caracterização das provas das Olimpíada de Química do Rio Grande do Sul. Química Nova na Escola (online) , v. 45, p. 39-50, 2023.
-
SILVA, P. R. M. ; SCHIFINO, F. ; SIRTORI, C. ; PASSOS, CAMILA GREFF ; Simon, N. M. . UMA ANÁLISE DO PROCESSO DE ELABORAÇÃO DE PERGUNTAS PRODUZIDAS POR LICENCIANDOS EM QUÍMICA A PARTIR DA LITERATURA DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA. QUIMICA NOVA , v. 46, p. 836-843, 2023.
-
Lima, F. S. C. de ; PASSOS, Camila Greff . A training action for chemistry and science teachers: contribution of problem-solving activities to inclusive education. EDUCACIÓN QUÍMICA , v. 34, p. 102-117, 2023.
-
Griebeler, C. H. ; PAZINATO, MAURÍCIUS SELVERO ; SIMON,, Nathália M. ; PASSOS, CAMILA GREFF . A Divulgação Científica na Formação Inicial e Continuada de Professores: Preparando Pibidianos para Popularizar a Ciência no Contexto Escolar. REVISTA DEBATES EM ENSINO DE QUÍMICA , v. 9, p. 325-337, 2023.
-
Souza, J. D. ; PASSOS, CAMILA GREFF ; Netz, Paulo Augusto . Exploring Bachelard?s Epistemological Obstacles in Physical Chemistry Textbooks: The Case of Thermodynamics Concepts. REVISTA ACTA SCIENTIAE , v. 25, p. 30-58, 2023.
-
VESTFAHL, J. L. ; Ribeiro, Daniel das Chagas de Azevedo ; PASSOS, CAMILA GREFF . A METODOLOGIA DE RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS ALIADA AO CASO CELOBAR: POSSIBILIDADES PARA O ENSINO DE ESTEQUIOMETRIA. REVISTA DEBATES EM ENSINO DE QUÍMICA , v. 9, p. 208-230, 2023.
-
Lima, F. S. C. de ; Bohn, D. M. ; PASSOS, CAMILA GREFF . Educação Inclusiva e o desenvolvimento atípico quanto à dimensão cognitiva - Uma revisão da literatura. REVISTA POLYPHONÍA , v. 34, p. 201-223, 2023.
-
PONZONI, ALINE ; SLAVIERO, ANDRÉ ; PASSOS, CAMILA ; SIRTORI, CARLA . UNIDADES TEMÁTICAS: POSSIBILIDADES PARA O DESENVOLVIMENTO DOS PRINCÍPIOS DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL CRÍTICA. QUIMICA NOVA , v. 46, p. 1005-1014, 2023.
-
JAESCHKE, G. P. ; Ribeiro, Daniel das Chagas de Azevedo ; PASSOS, Camila Greff . As diferentes contextualizações, recursos e conteúdos utilizados nas questões de química do vestibular da UFRGS de 2007 a 2020. Revista Educação Química en Punto de Vista (EQPV) , v. 7, p. 78-97, 2023.
-
VASCONCELLOS, P. S. ; JOSE, J. G. ; SIMON, N. M. ; PAZINATO, M. S. ; PASSOS, Camila Greff . Olhares atentos para o cenário pós-pandêmico: relato de experiências vivenciadas durante o estágio supervisionado em Química. REVISTA DEBATES EM ENSINO DE QUÍMICA , v. 9, p. 294-306, 2023.
-
Ribeiro, Daniel das Chagas de Azevedo ; PASSOS, CAMILA GREFF ; SALGADO, T. D. M. . Problem-solving methodology in chemical technician education. EDUCACIÓN QUÍMICA , v. 33, p. 106-118, 2022.
-
Lima, F. S. C. de ; Bohn, D. M. ; Ribeiro, Daniel das Chagas de Azevedo ; PASSOS, CAMILA GREFF . Educação Inclusiva no Ensino de Ciências e de Química - Uma revisão da literatura sobre as propostas pedagógicas direcionadas a estudantes com desenvolvimento atípico. CIÊNCIA E NATURA , v. 44, p. 1-32, 2022.
-
Ribeiro, Daniel das Chagas de Azevedo ; SALGADO, T. D. M. ; SIRTORI, C. ; PASSOS, CAMILA GREFF . Sustentabilidade e Educação Ambiental no Ensino de Química: contribuições para a tomada de consciência sobre agricultura sustentável. Química Nova na Escola (online) , v. 44, p. 160-172, 2022.
-
Fonseca, V. F. ; Kirinus, G. O. ; PAZINATO, MAURÍCIUS SELVERO ; PASSOS, CAMILA GREFF ; Simon, N. M. . Divulgação científica nas mídias digitais: uma proposta de análise para uso no ensino de ciências. ACTIO: DOCÊNCIA EM CIÊNCIAS , v. 7, p. 1-21, 2022.
-
LIVRAMENTO, G. ; Ribeiro, Daniel das Chagas de Azevedo ; PASSOS, CAMILA GREFF . The initial education of Biology teachers in the state of Santa Catarina: controversies for implementing the Base Nacional. Revista de Ensino de Ciências e Matemática (REnCiMa) , v. 13, p. 1-25, 2022.
-
Ribeiro, Daniel das Chagas de Azevedo ; LARANJO, M. T. ; SIRTORI, C. ; PASSOS, CAMILA GREFF . Agrotóxicos: uma análise dessa temática nos livros didáticos de química indicados pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) 2015. ACTIO: DOCÊNCIA EM CIÊNCIAS , v. 6, p. 1-24, 2021.
-
LIVRAMENTO, G. ; Ribeiro, Daniel das Chagas de Azevedo ; Simon, N. M. ; Streit, Lívia ; PASSOS, CAMILA GREFF . Thematic Unit on Coal Mining: A Proposal for the Teaching of Thermochemistry with Focus on Science, Technology and Society. REVISTA VIRTUAL DE QUÍMICA , v. 13, p. 675-683, 2021.
-
Selbach, A. L ; DANIEL, D. P. ; Ribeiro, Daniel das Chagas de Azevedo ; PASSOS, CAMILA GREFF . O método de Estudos de Caso na promoção da argumentação no Ensino Superior de Química: uma revisão bibliográfica. QUÍMICA NOVA NA ESCOLA (IMPRESSO) , v. 43, p. 38-50, 2021.
-
Maria, G. S. ; Ribeiro, Daniel das Chagas de Azevedo ; PASSOS, CAMILA GREFF ; Alves, M. C.M. . Experimentação como estratégia para abordar a temática Nanotecnologia no Ensino Médio numa perspectiva CTSA.. REVISTA VIRTUAL DE QUÍMICA , v. 13, p. 747-755, 2021.
-
Ribeiro, Daniel das Chagas de Azevedo ; PASSOS, CAMILA GREFF ; SALGADO, T. D. M. . resolução de problemas no Ensino de Ciências em diferentes etapas e modalidades da educação básica. REVISTA THEMA , v. 19, p. 308-324, 2021.
-
Ribeiro, Daniel das Chagas de Azevedo ; PASSOS, CAMILA GREFF ; SALGADO, T. D. M. . A temática ambiental Agrotóxicos no Ensino de Ciências da Educação Básica: uma revisão bibliográfica. Revista da Sociedade Brasileira de Ensino de Química - ReSBEnQ , v. 2, p. 1-24, 2021.
-
DE OLIVEIRA, D. B. ; BECKER, R. W. ; SIRTORI, C. ; PASSOS, C. G. . Development of environmental education concepts concerning chemical waste management and treatment: the training experience of undergraduate students. Chemistry Education Research and Practice , v. 22, p. 653-661, 2021.
-
OLIVEIRA, D. B. ; Becker, Raquel, Wielens ; SIRTORI, C. ; PASSOS, Camila Greff . A CONSTRUÇÃO DE CONCEITOS SOBRE GESTÃO E TRATAMENTO DE RESÍDUOS QUÍMICOS: UMA EXPERIÊNCIA DE FORMAÇÃO DE ESTUDANTES DE QUÍMICA. QUIMICA NOVA , v. 43, p. 382-390, 2020.
-
BATISTA, BIANCA MOTTA ; VASCONCELLOS, PEDRO SOARES ; PASSOS, CAMILA GREFF ; PAZINATO, MAURÍCIUS SELVERO . Ensino e aprendizagem de Química Orgânica na visão de professores do Ensino Médio. RESEARCH, SOCIETY AND DEVELOPMENT , v. 9, p. 623974544-15, 2020.
-
RAMOS, A. S. ; PAZINATO, M. S. ; SALGADO, T. D. M. ; PASSOS, Camila Greff . A atividade ?Magia ou Ciência?? do evento Portas Abertas 2018: uma análise das perguntas produzidas pelos visitantes. CIÊNCIA E NATURA , v. 42, p. 1-14, 2020.
-
Soares, F. A. ; Selbach, A. L ; PASSOS, Camila Greff . Unidade temática sobre limpeza no ensino de Química: um exemplar da perspectiva de Ciência, Tecnologia e Sociedade. RESEARCH, SOCIETY AND DEVELOPMENT , v. 9, p. 1-28, 2020.
-
Kirinus, G. O. ; Fonseca, V. F. ; Simon, N. M. ; PASSOS, CAMILA GREFF . Uma proposta multidisciplinar para o ensino de funções orgânicas a partir do livro de divulgação científica ?Os Botões de Napoleão?. REVISTA KIRI-KERÊ - PESQUISA EM ENSINO , v. 1, p. 371-385, 2020.
-
Ribeiro, Daniel das Chagas de Azevedo ; PASSOS, CAMILA GREFF ; SALGADO, T. D. M. . A METODOLOGIA DE RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS NO ENSINO DE CIÊNCIAS: AS CARACTERÍSTICAS DE UM PROBLEMA EFICAZ. ENSAIO: PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS (ONLINE) , v. 22, p. 1-21, 2020.
-
Ribeiro, Daniel das Chagas de Azevedo ; SALGADO, T. D. M. ; PASSOS, Camila Greff . A METODOLOGIA DA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS: UMA PROPOSTA INTERDISCIPLINAR SOBRE AGROTÓXICOS NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS. LINHAS (FLORIANÓPOLIS. ONLINE) , v. 20, p. 205-233, 2019.
-
Ribeiro, Daniel das Chagas de Azevedo ; PASSOS, CAMILA GREFF ; SALGADO, T. D. M. . The Environmental Issue of Pesticides: The Problem-Solving Methodology in Elementary School. REVISTA ACTA SCIENTIAE , v. 21, p. 97-114, 2019.
-
PACZKOWSI, I. M. ; PASSOS, CAMILA GREFF . Whatsapp: uma ferramenta pedagógica para o ensino de Química. RENOTE. REVISTA NOVAS TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO , v. 17, p. 316-325, 2019.
-
RAMNM, J. G. ; DORSCHEID, G. L. ; PASSOS, Camila Greff ; SIRTORI, C. . Development of a Waste Management Program in Technical Chemistry Teaching. JOURNAL OF CHEMICAL EDUCATION , v. 95, p. 570-576, 2018.
-
PASSOS, KAMILA ; CAMPO, LEANDRA ; DANIEL, DANIELE ; LIMA, FRANCIANE ; PASSOS, CAMILA . O TEMA CARBOIDRATOS ATRAVÉS DA METODOLOGIA DE ESTUDOS DE CASO: DESENVOLVIMENTO DE CONTEÚDOS CONCEITUAIS, PROCEDIMENTAIS E ATITUDINAIS. QUIMICA NOVA , v. 41, p. 1209-1217, 2018.
-
Ribeiro, Daniel das Chagas de Azevedo ; PASSOS, Camila Greff ; SALGADO, T. D. M. . MÉTODO DE RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS NO ENSINO MÉDIO: UMA PROPOSTA INTERDISCIPLINAR ABORDANDO O TEMA AGROTÓXICOS. Revista Prática Docente , v. 3, p. 643-664, 2018.
-
Ribeiro, Daniel das Chagas de Azevedo ; LARANJO, M. T. ; SIRTORI, C. ; PASSOS, Camila Greff . ENVIRONMENTAL EDUCATION IN SCHOOL CHEMISTRY TEXBOOKS IN BRAZIL. Revista de Educacion de las Ciencias , v. 18, p. 15-18, 2017.
-
PASSOS, CAMILA GREFF ; DEL PINO, JOSÉ CLÁUDIO . Analisando o desenvolvimento profissional de um licenciando em Química: relações entre concepções epistemológicas e modelos didáticos. QUÍMICA NOVA (ONLINE) , v. 40, p. 219-227, 2017.
-
CRUZ, F. ; ARENAS, L.T. ; PASSOS, Camila Greff . A METODOLOGIA DE RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS: UMA EXPERIÊNCIA PARA O ESTUDO DAS LIGAÇÕES QUÍMICAS. QUIMICA NOVA , v. 41, p. 468-475, 2017.
-
PASSOS, Camila Greff ; SANTOS, Flávia Maria Teixeira dos . As ações formativas dos estágios supervisionados do curso de licenciatura em química da ufrgs. CCNExt - Revista de Extensão , v. 3, p. 1175-1181, 2016.
-
PASSOS, Camila Greff ; DEL PINO, José Claudio . Efeitos das ações formativas e das concepções epistemológicas nas práticas docentes de uma futura professora de química. Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia , v. 8, p. 181-212, 2015.
-
PASSOS, Camila Greff ; DEL PINO, José Claudio . Reformulações curriculares do Curso de Licenciatura em Química da UFRGS: influências, contextos e práticas. ALEXANDRIA (UFSC) , v. 7, p. 209-234, 2014.
-
PASSOS, Camila Greff ; PINO, José Claudio Del . As formas de contribuição dos Estágios Supervisionados do Curso de Licenciatura em Química da UFRGS para o desenvolvimento profissional dos licenciandos. Revista Contexto & Educação , v. 90, p. 72-105, 2013.
-
PASSOS, Camila Greff ; CRIZEL, L. E. ; PINO, José Claudio Del . O CURRÍCULO INTEGRADO DO PROEJA DO IFRS- CAMPUS BENTO GONÇALVES: UMA POSSIBILIDADE REAL E COMPLEXA DE EFETIVAÇÃO EM SALA DE AULA.. Revista Contexto & Educação , v. 28, p. 58-85, 2013.
-
PASSOS, Camila Greff ; DEL PINO, José Claudio . CURRICULAR REFORMULATIONS IN EARLY CHEMISTRY TEACHER FORMATION: THE EXPERIENCE IN A BRAZILIAN FEDERAL UNIVERSITY. REVISTA DE EDUCACION DE LAS CIENCIAS , v. 13, p. 34-38, 2012.
-
PASSOS, Camila Greff ; LIMA, Eder C ; ARENAS, L.T. ; SIMON,, Nathália M. ; CUNHA, B.M. ; BRASIL, J.L. ; COSTA, Tania Maria Haas ; BENVENUTTI, Edilson V. . Use of 7-amine-4-azahepthylsilica and 10-amine- 4-azadecylsilica xerogels as adsorbent for Pb(II). Kinetic and equilibrium study. Colloids and Surfaces. A, Physicochemical and Engineering Aspects (Print) , v. 316, p. 297-306, 2008.
-
PASSOS, Camila Greff ; RIBASKI, Fernanda S ; SIMON,, Nathália M. ; SANTOS JR, Araci A. dos ; VAGHETTI, Júlio C.P. ; BENVENUTTI, Edilson V. ; LIMA, Eder C . Use of statistical design of experiments to evaluate the sorption capacity of 7-amine-4-azaheptylsilica and 10-amine- 4-azadecylsilica for Cu(II), Pb(II), and Fe(III) adsorption.. Journal of Colloid and Interface Science (Print) , v. 32, p. 396-407, 2006.
-
Ribeiro, Daniel das Chagas de Azevedo ; PASSOS, CAMILA GREFF ; SIRTORI, C. ; Marcinkowski, C. A. . A TEMÁTICA AGROTÓXICOS E A METODOLOGIA DA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS NO ENSINO DE CIÊNCIAS. 1. ed. Curitiba: Appris, 2018. v. 1. 161p .
-
DORSCHEID, G. L. ; Ribeiro, Daniel das Chagas de Azevedo ; PASSOS, C. G. . O enfoque socioambiental dos Cursos de Química Industrial e Bacharelado em Química da UFRGS: uma análise documental. In: Mari Inez Tavares [Org.]. (Org.). Pesquisa em movimento: a Educação em Ciências na América Latina.. 1ed.São Carlos: Pedro & João Editores, 2025, v. 1, p. 308-335.
-
SANTOS, C. M. ; Ribeiro, Daniel das Chagas de Azevedo ; PASSOS, CAMILA GREFF . Possibilidades para ações de extensão no Ensino de Química: a utilização de espaços não formais. In: Mari Inez Tavares [Org.]. (Org.). Pesquisa em movimento: a Educação em Ciências na América Latina.. 1ed.São Carlos: Pedro & João Editores, 2025, v. 1, p. 627-651.
-
Souza, V. P. ; PONZONI, A. S. ; PASSOS, CAMILA GREFF . OS PRINCÍPIOS DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL CRÍTICA A PARTIR DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA DESENVOLVIDA NO ESTÁGIO DE DOCÊNCIA EM QUÍMICA.. In: Carlos Ventura Fonseca; Camille Johann Scholl; Gláucia Helena Motta Grohs. (Org.). ESTÁGIOS DE DOCÊNCIA NA UFRGS (2017-2023): EXPERIÊNCIAS E PERSPECTIVAS DE NOSSAS LICENCIATURAS. 1ed.Alegrete: Terried, 2023, v. 1, p. 316-342.
-
LONGO, MARISA ; SIRTORI, C. ; PASSOS, C. G. . Metodologia de Resolução de Problemas: a percepção de estudantes do ensino superior na disciplina de Química Analítica. In: Pedro Membiela; María Isabel Cebreiros. (Org.). EXPECTATIVAS Y PRÁCTICAS DOCENTES EN LA ENSEÑANZA DE LAS CIENCIAS. 1ed.Ourense: Educación Editora, 2023, v. 1, p. 297-304.
-
SILVA, P. R. M. ; PASSOS, C. G. ; Simon, N. M. . A Educação Ambiental no YouTube: percepções dos visualizadores do canal do Pirulla sobre sacolas plásticas. In: Pedro Membiela; María Isabel Cebreiros. (Org.). EXPECTATIVAS Y PRÁCTICAS DOCENTES EN LA ENSEÑANZA DE LAS CIENCIAS. 1ed.Ourense: Educación Editora, 2023, v. 1, p. 411-420.
-
Lima, F. S. C. de ; Bohn, D. M. ; Ribeiro, Daniel das Chagas de Azevedo ; PASSOS, C. G. . Revisão bibliográfica sobre as propostas pedagógicas direcionadas a estudantes com desenvolvimento atípico. In: Pedro Membiela; María Isabel Cebreiros. (Org.). ESTRATEGIAS METODOLÓGICAS E INVESTIGACIÓN EN LA ENSEÑANZA DE LAS CIENCIAS. 1ed.Ourense: Educación Editora, 2023, v. 1, p. 41-52.
-
PONZONI, A. S. ; PASSOS, CAMILA GREFF ; SIRTORI, C. . OS COMPOSTOS PERFLUORADOS: CONTRIBUIÇÕES PARA O ENSINO DE QUÍMICA NUMA PERSPECTIVA SOCIOAMBIENTAL. In: Marciele Dias Santos Cabeleira, Vidica Bianchi.. (Org.). Reflexões sobre saberes e práticas em educação ambiental. 1ed.Cruz Alta: Ilustração, 2021, v. 1, p. 287-304.
-
Griebeler, C. H. ; PAZINATO, MAURÍCIUS SELVERO ; PASSOS, CAMILA GREFF . O Peer Instruction no ensino de química: a percepção de estudantes do ensino superior. In: Pedro Membiela, María Isabel Cebreiros y Manuel Vidal. (Org.). Perspectivas y prácticas docentes en la enseñanza de las ciencias. 1ed.Ourense: Educación Editora, 2021, v. 1, p. 297-302.
-
Souza, J. D. ; PASSOS, CAMILA GREFF ; Netz, Paulo Augusto . Identificação de obstáculos epistemológicos em livro didático de Ensino Superior. In: Pedro Membiela, María Isabel Cebreiros y Manuel Vidal. (Org.). Perspectivas y prácticas docentes en la enseñanza de las ciencias. 1ed.Ourense: Educación Editora, 2021, v. 1, p. 291-296.
-
Lima, Franciane Silva Cruz de ; PASSOS, CAMILA GREFF ; Arenas, Leliz Ticona . ANALISE DOS LIVROS DIDÁTICOS DE QUÍMICA DO PNLD 2015 A RESPEITO DO CONTEÚDO LIGAÇÕES QUÍMICAS. In: Carmen Lúcia Voigt. (Org.). O Ensino de Química 1. 1ed.Ponta Grossa: Atena Editora, 2019, v. 1, p. 159-173.
-
OLIVEIRA, D. B. ; SIRTORI, C. ; PASSOS, CAMILA GREFF . O ensino de conceitos sobre gestão e tratamento de resíduos: experiência em uma universidade brasileira. In: Pedro Membiela; María Isabel Cebreiros; Manuel Vidal. (Org.). Nuevos retos en la enseñanza de las ciencias. 1ed.Ourense: Edita Educación Editora, 2019, v. 1, p. 571-576.
-
PASSOS, Camila Greff ; SALGADO, T. D. M. . Interação universidade-escola: conquistas e perspectivas do subprojeto PIBID/Química da UFRGS.. In: Roselane Zordan Costella; Andrea Hofstaetter; Ingrid Nancy Sturm; Luciane Uberti (Orgs.). (Org.). INICIAÇÃO À DOCÊNCIA PIBID-UFRGS: REFLEXÕES INTERDISCIPLINARES. 1ed.São Leopoldo: Oikos, 2015, v. , p. 111-124.
-
DORSCHEID, G. L. ; Ribeiro, Daniel das Chagas de Azevedo ; GREFF PASSOS, CAMILA . Análise dos Cursos de Química Industrial e Bacharelado em Química da UFRGS: o enfoque socioambiental. In: II Encontro Latino-Americano de Pesquisa em Educação em Química,II Coloquio Internacional de Didáctica de las Ciencias Humanas y Naturales , I Mostra Latino-Americana de Tecnologias aplicadas à Educação Química ( MOLATEQUI), 2024, Vitória. Anais do Encontro da Rede Latino Americana de Pesquisa em Educação Química. Recife: Even3, 2024. v. 2. p. 1-12.
-
SANTOS, C. M. ; Ribeiro, Daniel das Chagas de Azevedo ; GREFF PASSOS, CAMILA . ESPAÇOS NÃO FORMAIS PARA O ENSINO DE QUÍMICA: POSSIBILIDADES PARA AÇÕES DE EXTENSÃO.. In: II Encontro Latino-Americano de Pesquisa em Educação em Química,II Coloquio Internacional de Didáctica de las Ciencias Humanas y Naturales , I Mostra Latino-Americana de Tecnologias aplicadas à Educação Química ( MOLATEQUI), 2024, Vitória. Anais do Encontro da Rede Latino Americana de Pesquisa em Educação Química. Recife: Even3, 2024. v. 2. p. 1-13.
-
VERLY, M. ; PASSOS, CAMILA GREFF . Super-Heróis e a Química Explorando os Elementos com Ludicidade. In: 43º Encontros De Debates Sobre O Ensino De Química, 2024, Bagé. Anais Dos Encontros De Debates Sobre O Ensino De Química, 2024. v. 43. p. 1-10.
-
Ribeiro, Daniel das Chagas de Azevedo ; DORNELES, G. L. ; LIMA, L. B. ; SIRTORI, C. ; PASSOS, CAMILA GREFF . SUSTENTABILIDADE E EDUCAÇÃO AMBIENTAL: PERCEPÇÕES DOS PÓS-GRADUANDOS SOBRE OS POSSÍVEIS PROJETOS E AÇÕES DO INSTITUTO DE QUÍMICA DA UFRGS. In: XXII Encontro Nacional de Ensino de Química, 2024, Belém do Pará. Anais do XXII Encontro Nacional de Ensino de Química. Anais...Belém(PA) UFPA, 2024, 2024. p. 1-12.
-
Ribeiro, Daniel das Chagas de Azevedo ; DORNELES, G. L. ; LIMA, L. B. ; SIRTORI, C. ; PASSOS, CAMILA GREFF . SUSTENTABILIDADE E EDUCAÇÃO AMBIENTAL: POTENCIALIDADES E DESAFIOS NA IMPLEMENTAÇÃO DE PROJETOS E AÇÕES DO INSTITUTO DE QUÍMICA DA UFRGS. In: XXII Encontro Nacional de Ensino de Química, 2024, Belém do Pará. Anais do XXII Encontro Nacional de Ensino de Química. Anais...Belém(PA) UFPA, 2024. Recife: Even3, 2024. p. 1-12.
-
JAESCHKE, G. P. ; Ribeiro, Daniel das Chagas de Azevedo ; PASSOS, CAMILA GREFF . ANÁLISE DAS DIFERENTES CONTEXTUALIZAÇÕES UTILIZADAS NA PROVA DE QUÍMICA DO VESTIBULAR DA UFRGS NO PERÍODO DE 2007 A 2020.. In: XXI ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO DE QUÍMICA, 2023, Uberlândia. Anais do 21 Encontro Nacional de Ensino de Química, 2023. p. 1-12.
-
JAESCHKE, G. P. ; Ribeiro, Daniel das Chagas de Azevedo ; PASSOS, CAMILA GREFF . OS CONTEÚDOS E RECURSOS UTILIZADOS NA PROVA DE QUÍMICA DO VESTIBULAR DA UFRGS NO PERÍODO DE 2007 A 2020.. In: XXI ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO DE QUÍMICA, 2023, Uberlândia. Anais do 21 Encontro Nacional de Ensino de Química, 2023. p. 1-12.
-
DORNELES, G. L. ; VESTFAHL, J. L. ; Ribeiro, Daniel das Chagas de Azevedo ; SIRTORI, C. ; GREFF PASSOS, CAMILA . O desenvolvimento de habilidades no Ensino Superior de Química: a metodologia de Estudo de Casos aliada à Educação Ambiental. In: 42º Encontros De Debates Sobre O Ensino De Química, 2023, Porto Alegre. Anais Dos Encontros De Debates Sobre O Ensino De Química, 2023. v. 42. p. 1-10.
-
VESTFAHL, J. L. ; Ribeiro, Daniel das Chagas de Azevedo ; PASSOS, CAMILA GREFF . A metodologia de resolução de problemas no ensino da estequiometria: o caso celobar.. In: 41º EDEQ - Encontro de Debates sobre o Ensino de Química, 2022, Pelotas. 41º EDEQ - Encontro de Debates sobre o Ensino de Química - "Celebrar a Vida", 2022. v. 41. p. 1-10.
-
Ribeiro, Daniel das Chagas de Azevedo ; SIRTORI, C. ; PASSOS, CAMILA GREFF . Estudos de Caso no Ensino de Química e na Educação Ambiental: Possibilidades para o Ensino Superior.. In: 41º EDEQ - Encontro de Debates sobre o Ensino de Química, 2022, Pelotas. 41º EDEQ - Encontro de Debates sobre o Ensino de Química - "Celebrar a Vida", 2022. v. 41. p. 1-10.
-
Ribeiro, Daniel das Chagas de Azevedo ; Selbach, A. L ; DANIEL, D. P. ; PASSOS, CAMILA GREFF . A ESTRATÉGIA DE ESTUDOS DE CASO NO ENSINO SUPERIOR DE QUÍMICA: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA.. In: Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 2021, Campina Grande. Anais do XIII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências - ENPEC, 2021. v. XIII. p. 1-10.
-
UMPIERRES, C. S. ; PASSOS, CAMILA GREFF ; Fonseca, C.V. . Estudo de casos em aulas de química no contexto do estágio docente em um curso técnico em análises clínicas. In: Encontro Nacional Movimentos Docentes, 2020, Diadema - São Paulo. 1º Encontro Nacional Movimentos Docentes, 2020. p. 214-222.
-
Ribeiro, Daniel das Chagas de Azevedo ; PASSOS, CAMILA GREFF ; SALGADO, T. D. M. . Agrotóxicos e o Ensino de Química: A importância da seletividade dessas substâncias químicas para a minimização dos impactos ambientais.. In: Simpósio Brasileiro de Educação Química, 2019, Porto Alegre. 17º Simpósio Brasileiro de Educação Química, 2019.
-
Ribeiro, Daniel das Chagas de Azevedo ; PASSOS, CAMILA GREFF ; SALGADO, T. D. M. . A Química dos Agrotóxicos: Os problemas ambientais e de saúde que essas substâncias químicas podem causar. In: 39º EDEQ e 1º PROFQUI-SUL, 2019, Lajeado. 39º EDEQ e 1º PROFQUI-SUL, 2019.
-
Ribeiro, Daniel das Chagas de Azevedo ; PASSOS, CAMILA GREFF ; SALGADO, T. D. M. . Horta Escolar: Uma alternativa interdisciplinar para a educação ambiental e produção de alimentos sem agrotóxicos.. In: Simpósio sobre Sistemas Sustentáveis, 2019, Porto Alegre. 5º Simpósio sobre Sistemas Sustentáveis, 2019.
-
Ribeiro, Daniel das Chagas de Azevedo ; PASSOS, CAMILA GREFF ; SALGADO, T. D. M. . A metodologia da Resolução de Problemas, contextualizando a temática agrotóxicos:A opinião de estudantes do curso técnico em Química. In: Simpósio Brasileiro de Educação Química, 2019, Porto Alegre. 17º Simpósio Brasileiro de Educação Química, 2019.
-
Lima, F. S. C. de ; PAZINATO, MAURÍCIUS SELVERO ; PASSOS, CAMILA GREFF . A metodologia de resolução de problemas para aprendizagem do conceito de sustentabilidade no contexto da educação inclusiva. In: Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 2019, Natal. XII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 2019.
-
CONCI, J. ; PAZINATO, MAURÍCIUS SELVERO ; RAUPP, D. T. ; PASSOS, CAMILA GREFF . Saúde e segurança do trabalhador na perspectiva cts : uma proposta para o ensino de química na eja. In: Encontro de Debates sobre o Ensino de Química, 2019, Lajeado. 39º EDEQ e 1º PROFQUI-SUL, 2019.
-
PACZKOWSI, I. M. ; PASSOS, CAMILA GREFF ; SALGADO, T. D. M. ; PAZINATO, M. S. . A UTILIZAÇÃO DO WHATSAPP COMO RECURSO DIDÁTICO NO ENSINO DE QUÍMICA. In: 38º EDEQ - Encontro de Debates sobre o Ensino de Química, 2018, Canoas. 38º EDEQ - Encontro de Debates sobre o Ensino de Química. Canoas: Editora da Ulbra, 2018.
-
DANIEL, D. P. ; RAMOS, A. S. ; CUNHA, S. G. ; PASSOS, CAMILA GREFF ; PAZINATO, M. S. ; SALGADO, T. D. M. . A experimentação em foco como ferramenta para o ensino de química: Uma análise sobre a atividade 'Magia ou Ciência?' do evento UFRGS - PORTAS ABERTAS 2018. In: 38º EDEQ - Encontro de Debates sobre o Ensino de Química, 2018, Canoas. 38º EDEQ - Encontro de Debates sobre o Ensino de Química. Canoas: Editora da Ulbra, 2018.
-
JAESCHKE, G. P. ; ROCHA, R. F. ; SALGADO, T. D. M. ; PAZINATO, M. S. ; PASSOS, CAMILA GREFF . APLICAÇÃO DA METODOLOGIA DE RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS PARA O ESTUDO DE SOLUÇÕES TAMPÃO EM UMA TURMA DE ENSINO TÉCNICO EM QUÍMICA.. In: 38º EDEQ - Encontro de Debates sobre o Ensino de Química, 2018, Canoas. 38º EDEQ - Encontro de Debates sobre o Ensino de Química. Canoas: Editora da Ulbra, 2018.
-
Ribeiro, Daniel das Chagas de Azevedo ; Marcinkowski, C. A. ; PASSOS, CAMILA GREFF ; SALGADO, T. D. M. . A metodologia da resolução de problemas: abordando a temática agrotóxicos no ensino fundamental. In: Seminário Internacional de Pesquisa e Estudos Qualitativos, 2018, Foz do Igruaçu. V Seminário Internacional de Pesquisa e Estudos Qualitativos, 2018.
-
Ribeiro, Daniel das Chagas de Azevedo ; Marcinkowski, C. A. ; PASSOS, CAMILA GREFF ; SALGADO, T. D. M. . A Resolução de Problemas na Educação Básica: O Processo de Elaboração de Problemas sobre a Temática Ambiental Agrotóxicos. In: Encontro de Debates sobre o Ensino de Química, 2018, Canoas. 38° Encontro de Debates sobre o Ensino de Química, 2018.
-
MARQUES, J. L. S. ; PASSOS, CAMILA GREFF ; PAZINATO, MAURÍCIUS SELVERO ; SALGADO, T. D. M. . O papel da visita técnica como espaço não formal no ensino técnico em química. In: Encontro de Debates sobre o Ensino de Química, 2018, Canoas. 38° Encontro de Debates sobre o Ensino de Química, 2018.
-
MEDEIROS, N. G. ; PASSOS, CAMILA GREFF ; SALGADO, T. D. M. ; PAZINATO, MAURÍCIUS SELVERO . Concepções de alunos da primeira série do ensino médio sobre cientista. In: Encontro de Debates sobre o Ensino de Química, 2018, Canoas. 38° Encontro de Debates sobre o Ensino de Química, 2018.
-
JAESCHKE, G. P. ; ESSWEIN, L. ; PASSOS, CAMILA GREFF ; SALGADO, T. D. M. ; PAZINATO, MAURÍCIUS SELVERO . Possibilidades para o ensino de Ligações Químicas no Ensino Médio a partir de duas realidades distintas. In: Encontro de Debates sobre o Ensino de Química, 2018, Canoas. 38° Encontro de Debates sobre o Ensino de Química, 2018.
-
OLIVEIRA, D. B. ; PASSOS, CAMILA GREFF ; SIRTORI, C. . Percepções sobre conceitos e procedimentos de gestão e tratamento de resíduos químicos no ensino superior. In: Encontro de Debates sobre o Ensino de Química, 2018, Canoas. 38° Encontro de Debates sobre o Ensino de Química, 2018.
-
ORTEGA, R. J. C. ; PASSOS, CAMILA GREFF . Egressos de um curso técnico em química : o ingresso no curso e o mercado de trabalho. In: Encontro de Debates sobre o Ensino de Química, 2018, Canoas. 38° Encontro de Debates sobre o Ensino de Química, 2018.
-
Ribeiro, Daniel das Chagas de Azevedo ; Marcinkowski, C. A. ; PASSOS, Camila Greff ; SALGADO, T. D. M. . A METODOLOGIA DA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS: UMA PROPOSTA PARA ABORDAGEM SOBRE AGROTÓXICOS NO ENSINO MÉDIO. In: I Encontro Regional de Ensino de Ciências, 2017, Santa Maria. I Encontro Regional de Ensino de Ciências, 2017.
-
Ribeiro, Daniel das Chagas de Azevedo ; Marcinkowski, C. A. ; PASSOS, CAMILA GREFF ; SALGADO, T. D. M. . A Temática Ambiental Agrotóxicos: A Metodologia da Resolução de Problemas na Educação de Jovens e Adultos. In: Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 2017, Florianópolis. XI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 2017.
-
Ribeiro, Daniel das Chagas de Azevedo ; Marcinkowski, C. A. ; PASSOS, CAMILA GREFF ; SALGADO, T. D. M. . Materiais didáticos e a temática da minimização dos problemas ambientais causados por agrotóxicos: abordagem de alternativas para a sua substituição.. In: Encontro de Debates sobre o Ensino de Química, 2017, Rio Grande. 37º Encontro de Debates sobre o Ensino de Química, 2017.
-
GOI, M. E. J. ; SANTOS, Flávia Maria Teixeira dos ; PASSOS, Camila Greff . Formação de professores : desenvolvimento da metodologia de resolução de problemas na educação básica. In: XVIII Encontro Nacional de Ensino de Química, 2016, Florianópolis. XVIII Encontro Nacional de Ensino de Química, 2016. v. 1. p. 170-182.
-
SIRTORI, C. ; PASSOS, Camila Greff ; SALGADO, T. D. M. . Química forense: abordagem de um tema popular entre adolescentes em uma oficina do PIBID/Química da UFRGS.. In: XVIII Encontro Nacional de Ensino de Química, 2016, Florianópolis. XVIII Encontro Nacional de Ensino de Química, 2016. v. 1. p. 272-280.
-
Lima, F. S. C. de ; ARENAS, L.T. ; PASSOS, Camila Greff . Análise do conteúdo ligações químicas nos livros didáticos de química do PNLD 2015. In: XVIII Encontro Nacional de Ensino de Química, 2016, Florianópolis. XVIII Encontro Nacional de Ensino de Química, 2016. v. 1. p. 1434-1446.
-
RAMNM, J. G. ; PASSOS, Camila Greff ; SIRTORI, C. . A elaboração do Programa de Gestão de Resíduos do curso técnico em química do colégio Dom João Becker. In: XVIII Encontro Nacional de Ensino de Química, 2016, Florianópolis. XVIII Encontro Nacional de Ensino de Química, 2016. v. 1. p. 1451-1460.
-
Ribeiro, Daniel das Chagas de Azevedo ; PASSOS, Camila Greff ; SIRTORI, C. ; LARANJO, M. T. . A educação ambiental nos livros didáticos de química do Programa Nacional do Livro Didático 2015. In: XVIII Encontro Nacional de Ensino de Química, 2016, Florianópolis. XVIII Encontro Nacional de Ensino de Química, 2016. v. 1. p. 1791-1799.
-
RAMNM, J. G. ; SIRTORI, C. ; PASSOS, Camila Greff . Percepções de docentes e discentes de Curso Técnico em Química sobre a implementação de um Programa de Gestão de Resíduos Químicos. In: 36º Encontro de Debates sobre o Ensino de Química, 2016, Pelotas. 36º Encontro de Debates sobre o Ensino de Química, 2016. v. 1. p. 998-1006.
-
Ribeiro, Daniel das Chagas de Azevedo ; SALGADO, T. D. M. ; Marcinkowski, C. A. ; PASSOS, Camila Greff ; SIRTORI, C. . Educação ambiental e agrotóxicos: definição, legislação, impactos ambientais e monitoramento.. In: 36° Encontro de Debates sobre o Ensino de Química, 2016, Pelotas. 36° Encontro de Debates sobre o Ensino de Química, 2016. v. 1. p. 509-517.
-
PASSOS, K. dos ; PASSOS, Camila Greff ; CAMPO, L. F. . Estudo de Casos sobre a química dos carboidratos: contribuições para a formação profissional dos estudantes de química da UFRGS. In: XVIII Encontro Nacional de Ensino de Química, 2016, Florianópolis. XVIII Encontro Nacional de Ensino de Química, 2016. v. 1. p. 815-825.
-
BITENCOURT, T. C. ; SCHWEIG, G. R. ; AZEVEDO, S. S. ; PASSOS, Camila Greff ; SALGADO, T. D. M. . Contextualização no ensino de química orgânica : uma abordagem do PIBID/Química da UFRGS sobre medicamentos e drogas.. In: 35° Encontro de Debates sobre o Ensino de Química, 2015, Porto alegre. 35° Encontro de Debates sobre o Ensino de Química: da universidade à sala de aula: os caminhos do educador em Química, 2015.
-
CRUZ, F. ; PASSOS, Camila Greff . Formação Docente sobre Ligações Químicas por meio da Metodologia de Resolução de Problemas. In: Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências - ENPEC, 2015, Águas de Lindóia. X Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 2015.
-
PASSOS, Camila Greff ; SALGADO, T. D. M. . INTERAÇÃO UNIVERSIDADE-ESCOLA COMO PROPOSTA FORMATIVA ATRAVÉS DO SUBPROJETO QUÍMICA DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) DA UFRGS. In: VII Encuentro Iberoamericano de Maestros e Maestras del Colectivo de Educadoras e Educadores que Hacen Investigación desde la Escuela., 2014, Cajamarca. Colectivo peruano de docentes "SOMOS LOS MAESTROS Y MAESTRAS DEL PERÚ" Leer más: http://colectivoperuanodedocentes.webnode.es/vii-encuentro-latinoamericano-y-espa%C3%B1a-cajamarca-peru-2014/ Crea tu propia web gratis: http://www.webnode.es, 2014.
-
Ribeiro, Daniel das Chagas de Azevedo ; PASSOS, Camila Greff ; SIRTORI, C. . A educação ambiental ministrada de forma interdisciplinar: a necessidade da formação continuada para professores da educação básica.. In: 34º Encontro de Debates sobre o Ensino de Química, 2014, Santa Cruz. 34º Encontro de Debates sobre o Ensino de Química, 2014. v. 1. p. 1-9.
-
OLIVEIRA, C. S. ; RAMNM, J. G. ; ENDRES, G. D. ; PASSOS, Camila Greff ; SALGADO, T. D. M. . Programa institucional de bolsa de iniciação à docência (PIBID) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) no ensino técnico em química .. In: 34º Encontro de Debates sobre o Ensino de Química, 2014, Santa Cruz. 34º Encontro de Debates sobre o Ensino de Química, 2014.
-
Ribeiro, Daniel das Chagas de Azevedo ; PASSOS, Camila Greff ; SIRTORI, C. . A importância da formação continuada para professores da escola básica : tratamento interdisciplinar da temática ambiental.. In: XVII Encontro Nacional de Ensino de Química, 2014, Ouro Preto. XVII Encontro Nacional de Ensino de Química, 2014. v. 1. p. 1-8.
-
Ribeiro, Daniel das Chagas de Azevedo ; PASSOS, Camila Greff ; SIRTORI, C. . Os Impactos Ambientais Causados por Agrotóxicos: A Necessidade de se Conhecer a Ecotoxicidade desses Poluentes.. In: Simpósio Internacional de Toxicidade Ambiental, 2014, Canoas. Simpósio Internacional de Toxicidade Ambiental, 2014. v. 1. p. 127-132.
-
PASSOS, Camila Greff ; SANTOS, Flávia Maria Teixeira dos . AS AÇÕES FORMATIVAS DOS ESTÁGIOS SUPERVISIONADOS DO CURSO DE LICENCIATURA EM QUÍMICA DA UFRGS. In: XII Encontro sobre Investigação na Escola, 2013, Santa Maria. XII Encontro sobre Investigação na Escola ?Compartilhar conhecimentos e práticas: um desafio para os educadores?, 2013.
-
PASSOS, Camila Greff ; CRIZEL, L. E. ; PINO, José Claudio Del . Os movimentos curriculares do Curso de Licenciatura em Química da UFRGS.. In: 33º Encontro de Debates sobre o Ensino de Química, 2013, Ijuí. 33º Encontro de Debates sobre o Ensino de Química, 2013.
-
CRIZEL, L. E. ; DEL PINO, José Claudio ; PASSOS, Camila Greff . PROEJA e a Educação Química: o que pensam os educandos.. In: 33º Encontro de Debates sobre o Ensino de Química, 2013, Ijuí. 33º Encontro de Debates sobre o Ensino de Química, 2013.
-
SANTOS, Flávia Maria Teixeira dos ; PASSOS, Camila Greff . The key features of teacher-training based on a discursive approach to science education. In: 10th Conference of the European Science Education Research Association (ESERA), 2013, Nicósia. 10th Conference of the European Science Education Research Association (ESERA), 2013.
-
PASSOS, Camila Greff ; PINO, José Claudio Del . Aprendendo a ser professor no Curso de Licenciatura em Química da UFRGS. In: IX Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências ? IX ENPEC, 2013, Águas de Lindóia. IX Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências ? IX ENPEC, 2013.
-
PASSOS, Camila Greff ; SANTOS, Flávia Maria Teixeira dos . A Resolução de Problemas na Formação de Professores de Química Brasileiros: análise da produção.. In: XV Encontro Nacional de Ensino de Química, 2010, Brasília. Encontro Nacional de Ensino de Química, 2010.
-
PASSOS, Camila Greff ; DEL PINO, José Claudio . O Curso de Licenciatura em Química da UFRGS, sob o olhar de seus discentes e docentes. In: VIII Enpec - Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 2009, Florianópolis. Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 2009.
-
PASSOS, Camila Greff ; SANTOS, Flávia Maria Teixeira dos . Formação Docente no Curso de Licenciatura em Química da UFRGS: estratégias e perspectivas.. In: XIV Encontro Nacional de Ensino de Qunímica, 2008, Curitiba. Encontro Nacional de Ensino de Qunímica - Programas e resumos - Curitiba: UFPR/DQ, 2008.
-
PASSOS, Camila Greff ; SANTOS JR, Araci A. dos ; LIMA, Eder C ; BENVENUTTI, Edilson Valmir ; RIBASKI, Fernanda S ; BRASIL, J.L. ; VAGHETTI, Júlio C.P. ; SIMON,, Nathália M. . Uso de planejamento estatístico de experimentos para avaliar as capacidades adsorção de Fe(III), Cu(II), Pb(II), utilizando-se 7-amino-4-azaheptilsílica e 10-amino-4-azadecilsílica como adsorventes. In: 6° Encontro Brasileiro sobre Adsorção - EBA, 2006, Maringá. 6° Encontro Brasileiro sobre Adsorção, 2006.
-
LONGO, MARISA ; PASSOS, CAMILA GREFF ; SIRTORI, C. . Habilidades cognitivas no ensino de Química Analítica Instrumental. In: XII Congreso Internacional de Investigación en Enseñanza de las Ciencias, 2025, Valência. Actas electrónicas de XII Congreso Internacional de Investigación en Enseñanza de las Ciencias. Valência: Revista Enseñanza de las Ciencias, 2025. p. 1453-1456.
-
Ribeiro, Daniel das Chagas de Azevedo ; DORNELES, G. L. ; SIRTORI, C. ; GREFF PASSOS, CAMILA . A Case Study Method in Higher Education Chemistry: Possibilities for Environmental Education. In: Anais do XV LASEAC (Latin American Symposium on Environmental Analytical Chemistry) & X ENQAmb (Encontro Nacional de Química Ambiental), 2024, Ouro Preto. Anais do XV LASEAC (Latin American Symposium on Environmental Analytical Chemistry) & X ENQAmb (Encontro Nacional de Química Ambiental). Recife: Even3, 2024.
-
PONZONI, A. S. ; GREFF PASSOS, CAMILA ; SIRTORI, C. . Critical Environmental Education from the Construction of Thematic Units in context of Perfluorinated Compounds. In: XV Latin American Symposium on Environmental Analytical Chemistry (LASEAC) e X Encontro Nacional de Química Ambiental (ENQAmb), 2024, Ouro Preto. Anais do XV LASEAC (Latin American Symposium on Environmental Analytical Chemistry) & X ENQAmb (Encontro Nacional de Química Ambiental). Recife: Even3, 2024.
-
CECILIO, MARIANA ; GREFF PASSOS, CAMILA ; PAZINATO, M. S. ; SIRTORI, C. . Pharmaceuticals in the COVID-19 Pandemic: a theme to critical environmental education on Analytical Chemistry teaching. In: XV Latin American Symposium on Environmental Analytical Chemistry (LASEAC) e X Encontro Nacional de Química Ambiental (ENQAmb), 2024, Ouro Preto. Anais do XV LASEAC (Latin American Symposium on Environmental Analytical Chemistry) & X ENQAmb (Encontro Nacional de Química Ambiental). Recife: Even3, 2024.
-
LONGO, MARISA ; SIRTORI, C. ; GREFF PASSOS, CAMILA . Proposal for STS Education for Disciplines in the Field of Instrumental Analytical Chemistry with Emphasis on Chromatographic Techniques. In: XV Latin American Symposium on Environmental Analytical Chemistry (LASEAC) e X Encontro Nacional de Química Ambiental (ENQAmb), 2024, Ouro Preto. Anais do XV LASEAC (Latin American Symposium on Environmental Analytical Chemistry) & X ENQAmb (Encontro Nacional de Química Ambiental). Recife: Even3, 2024.
-
SILVA, A. ; PASSOS, CAMILA GREFF . Afetividade e Educação Ambiental Crítica Proposta de Sequência Didática referente ao Descarte de Resíduos Cosméticos. In: 43º Encontros De Debates Sobre O Ensino De Química, 2024, Bagé. Anais Dos Encontros De Debates Sobre O Ensino De Química, 2024. v. 43. p. 1-2.
-
COSTA, A. Q. ; ALBIERO, C. E. ; PASSOS, CAMILA GREFF . A Permanência Estudantil na Educação Profissional e Tecnológica de Química um olhar do Serviço Social. In: 43º Encontros De Debates Sobre O Ensino De Química, 2024, Bagé. Anais Dos Encontros De Debates Sobre O Ensino De Química, 2024. v. 43. p. 1-2.
-
OLIVEIRA, L. R. R. ; LONGO, MARISA ; ESPINDOLA, W. A. ; BRIDA, I. C. ; SIRTORI, C. ; PASSOS, CAMILA GREFF . Relato de experiência da atividade ?Magia ou Ciência? do projeto de extensão do Portas Abertas da UFRGS de 2024. In: 43º Encontros De Debates Sobre O Ensino De Química, 2024, Bagé. Anais Dos Encontros De Debates Sobre O Ensino De Química, 2024. v. 43. p. 1-2.
-
BATISTA, BIANCA MOTTA ; PASSOS, CAMILA GREFF ; PAZINATO, MAURÍCIUS SELVERO . Teaching and learning organic chemistry according to high school teachers. In: Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química, 2019, Joinville. Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química: Eixos Mobilizadores em Química, 2019.
-
PASSOS, Camila Greff ; SALGADO, T. D. M. . Interação Universidade-Escola: conquistas e perspectivas do Subprojeto PIBID/Química da UFRGS. In: XVII Encontro Nacional de Ensino de Química (XVII ENEQ), 2014, Ouro Preto. XVII Encontro Nacional de Ensino de Química (XVII ENEQ), 2014.
-
GOI, M. E. J. ; SANTOS, Flávia Maria Teixeira dos ; PASSOS, Camila Greff . Formação continuada de professores de ciências: uso da metodologia de resolução de problemas. In: Congresso Internacional de Educação em Ciencias, 15 anos do Journal of Science Education., 2014, Foz do Iguaçu. Congresso Internacional de Educação em Ciencias, 15 anos do Journal of Science Education., 2014. p. 165.
-
OLIVEIRA, D. B. ; PASSOS, Camila Greff ; SALGADO, T. D. M. ; AZEVEDO, S. S. ; OLIVEIRA, M. L. M. . Oficinas de aprendizagem : momentos de ampliação dos conhecimentos químicos.. In: III Encontro de PIBID Química do Rio Grande do Sul, 2014, Santa Cruz. III Encontro de PIBID Química do Rio Grande do Sul, 2014. p. 25-25.
-
PASSOS, Camila Greff ; SANTOS, Flávia Maria Teixeira dos ; Alba, K.D. ; Zmozinski, A.V. ; Abad, F.C. ; Santos, G.L. ; Fonseca, C.V. ; Mello, S.A. . Estágios de docência na licenciatura em química da UFRGS. In: EDEQ - Encontro de Debates sobre Ensino de Química, 2006, Santa Cruz. 26a EDEQ - Encontro de Debates sobre Ensino de Química. Santa Cruz, 2006.
-
SANTOS, Flávia Maria Teixeira dos ; PASSOS, Camila Greff ; Mello, S.A. ; Zmozinski, A.V. ; Fonseca, C.V. ; Abad, F.C. ; Santos, G.L. ; Alba, K.D. . PROFESSORES EM FORMAÇÃO INICIAL: CONHECIMENTOS. In: EDEQ - Encontro de Debates sobre Ensino de Química, 2006, Santa Cruz. 26a EDEQ - Encontro de Debates sobre Ensino de Química, 2006.
-
PASSOS, Camila Greff ; RUSCHEL,C. ; ROSSI, C. ; BITENCOURT, M.M. ; NUNES, W.R. ; WESTPHAL, D. . PROJETO EDUCAÇÃO AMBIENTAL - NOSSAS RESERVAS PARA O FUTURO!. In: 26º EDEQ - Encontro de Debstes sobre o ensino de Química, 2006, Santa Cruz do Sul. 26º EDEQ - Encontro de Debstes sobre o ensino de Química: A contribuição da Educação Química na Melhoria da Qualidade de Vida no Planeta, 2006.
-
PASSOS, Camila Greff ; RIBASKI, Fernanda S ; SANTOS JR, Araci A. dos ; SIMON,, Nathália M. ; LIMA, Eder C ; BENVENUTTI, Edilson Valmir . Comparação da capacidade de adsorção de sílicas organofuncionalizadas frente aos íons Fe(III), Cu(II) e Pb(II). In: 14º SBQSul " Química na Sociedade: significados e implicações", 2006, Erechim. 14º SBQSul " Química na Sociedade: significados e implicações", 2006.
-
PASSOS, Camila Greff ; RIBASKI, Fernanda S ; BENVENUTTI, Edilson V. . Síntese e características do xerogel híbrido 10-amino-4-aza-decilsílica. In: SBQ, 2005, Posso de Caldas. SBQ-Nacional-2005, 2005.
-
PASSOS, Camila Greff ; RIBASKI, Fernanda S ; MARTINS, Lucas C ; COSTA, Tania Maria Haas ; LIMA, Eder C ; BENVENUTTI, Edilson Valmir . Otimização da adsorção de Cu(II) pelo xerogel 10-amino-4-azadecilsílica utilizando planejamento estatístico de experimentos. In: XIII Encontro de Química da Região Sul, 2005, Florianópolis, SC. A importância dos encontros científicos na formação do químico, 2005. v. QA031.
-
PASSOS, Camila Greff ; SANTOS, Flávia Maria Teixeira dos . A internet como ferramenta de ensino de Química no Ensino Médio. In: 25º EDEQ - Encontro de Debates sobre o Ensino de Química, 2005, Ijuí. 25º EDEQ - Encontro de Debates sobre o Ensino de Química: A Formação em Química Hoje. Ijuí: unijui, 2005.
-
PASSOS, Camila Greff ; MENEZES, Juçara Pêsso de ; SANTOS, Flávia Maria Teixeira dos . Simulação computacional como ferramenta de aprendizagem de conceitos e representações em Química no Ensino Médio. In: ENEQ, 2004, Goiânia. Livro de Resumos, 2004. v. QN. p. 040-040.
-
PASSOS, Camila Greff ; MENEZES, Jussara Pesso de ; SANTOS, Flávia Maria Teixeira dos . Simulação Computacional como Ferramenta de Aprendizagem de Conceitos e Representações em Química no Ensino Médio.. In: XXIV EDEQ - Encontro de Debates sobre Ensino de Química, 2004, Caxias do Sul. Livro de Resumos, 2004. v. 1.
-
PASSOS, CAMILA GREFF ; LAGO, R. ; RAMOS, A. M. . A Sustentabilidade em tempos de eventos extremos: possibilidades e perspectivas de ações na formação dos profissionais da Química. 2025. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
PASSOS, CAMILA GREFF ; RIBEIRO, M. E. M. ; OLIVEIRA, C. S. . Análise do processo de elaboração de perguntas produzidas por licenciandos em química a partir da Literatura de Divulgação Científica. 2025. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
PASSOS, CAMILA GREFF ; MARTINS, T. L. C. . Histórico e pressupostos da disciplina ?Sustentabilidade e Educação Ambiental? do PPGQ. 2024. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
PASSOS, Camila Greff ; SANTOS, Flávia Maria Teixeira dos . A Resolução de Problemas na Formação de Professores de Química Brasileiros: análise da produção.. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
PASSOS, Camila Greff ; DEL PINO, José Claudio . O Curso de Licenciatura em Química da UFRGS, sob o olhar de seus discentes e docentes. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
PASSOS, Camila Greff ; SANTOS, Flávia Maria Teixeira dos . Formação Docente no Curso de Licenciatura em Química da UFRGS: estratégias e perspectivas.. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
Outras produções
PASSOS, CAMILA GREFF . Comissão Assessora de Área (CAA) Química - INEP. 2025.
PASSOS, Camila Greff . Comissão Assessora de Área (CAA) Química - INEP. 2024.
MARTIN, T. L. C. ; PASSOS, C. G. ; FREITAS, D. P. S. . Saberes para além das fronteiras da Educação ambiental. 2024. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).
PASSOS, CAMILA GREFF ; PAZINATO, MAURÍCIUS SELVERO ; SALGADO, T. D. M. ; SIRTORI, C. ; Simon, N. M. ; STREIT, L. . Instagram do GPEQ UFRGS. 2024; Tema: Ensino de Química e Educação Ambiental. (Rede social).
SILVA, J. A. ; GREFF PASSOS, CAMILA ; CASTILHOS, L. . ?Aquarelando com Química?: A arte da aquarela no Ensino de Química. 2023. .
PAZINATO, MAURÍCIUS ; SIMON,, Nathália M. ; GREFF PASSOS, CAMILA . ESPAÇOS NÃO FORMAIS PARA O ENSINO DE QUÍMICA E CIÊNCIAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA. 2023. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
VIARIO, A. G. ; GREFF PASSOS, CAMILA . Planejamento Didático a partir da Taxonomia de Bloom com ênfase no Domínio Afetivo e nas relações interpessoais entre estudantes e docentes.. 2022. .
PONZONI, A. S. ; SIRTORI, C. ; LIVRAMENTO, G. ; SLAVIERO, A. ; GREFF PASSOS, CAMILA . COMPOSTOS PERFLUORADOS: POSSIBILIDADES E CONTRIBUIÇÕES DAS UNIDADES TEMÁTICAS PARA EDUCAÇÃO AMBIENTAL. 2022. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
PONZONI, A. S. ; SLAVIERO, A. ; LIVRAMENTO, G. ; SIRTORI, C. ; GREFF PASSOS, CAMILA . Unidades temáticas com enfoque CTS: possibilidades para/na Educação Ambiental. 2021. .
Ribeiro, Daniel das Chagas de Azevedo ; Lima, F. S. C. de ; SALGADO, T. D. M. ; GREFF PASSOS, CAMILA . A metodologia de resolução de problema no Ensino de Química: proposições teórico-metodológicas sobre as características de um problema eficaz. 2021. .
Lima, F. S. C. de ; GREFF PASSOS, CAMILA ; Simon, N. M. . CURSO DE EXTENSÃO A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS COMO METODOLOGIA DE ENSINO PARA EDUCAÇÃO INCLUSIVA. 2021. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
PASSOS, Camila Greff ; SIRTORI, C. ; Ribeiro, Daniel das Chagas de Azevedo ; SALGADO, T. D. M. ; LAVAYEN, V. . Curso de Extensão em Ensino de Química para o Ensino Médio: Educação Ambiental e a Metodologia de Resolução de Problemas.. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
SANTOS, Flávia Maria Teixeira dos ; PASSOS, Camila Greff ; GOI, M. E. J. . CURSO APERFEIÇOAMENTO EM ENSINO DE CIÊNCIAS PARA PROFESSORES DOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL E ENSINO MÉDIO.. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
PASSOS, Camila Greff . Resolução de Problemas nas aulas de ciências do ensino fundamental. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
PASSOS, Camila Greff ; GOI, M. E. J. . Resolução de Problema no Ensino de Química - fundamentos epistemológicos e metodológicos. 2013. .
PASSOS, Camila Greff . As salas de aula de química no ensino médio: olhares de professores e professores iniciantes. 2005. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
Projetos de pesquisa
-
2019 - 2025
PEER INSTRUCTION NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM EM QUÍMICA ORGÂNICA: UM ESTUDO NO ENSINO SUPERIOR, Descrição: O presente projeto investigou as contribuições da metodologia Peer Instruction (PI) no processo deensino-aprendizagem de Acidez e Basicidade em Química Orgânica, em um contexto de ensinoremoto durante a pandemia COVID-19, à luz do socioconstrutivismo de Lev Vygotski. Oprincipal objetivo foi avaliar as potencialidades da metodologia PI no processo de ensinoaprendizagemde acidez e basicidade em Química Orgânica no nível superior, buscando-seavaliar como a PI influencia a aprendizagem dos estudantes. A pesquisa, de abordagem mista,envolveu 92 estudantes de diferentes cursos da UFRGS, divididos em grupos Experimental eControle. Os estudantes do grupo Experimental participaram das aulas em que se empregarama PI, enquanto o grupo Controle teve aulas expositivas síncronas ou assíncronas. Os dadosforam constituídos por meio de questionários, testes e entrevistas, antes, durante e após aintervenção. Para análise do questionário Conceitual sobre Acidez e Basicidade em QuímicaOrgânica, empregou-se testes estatísticos (teste t, qui-quadrado e Regressão Multivariada), comcontrole de covariáveis de perfil e características demográficas dos participantes. Também foirealizada uma análise percentual da variação das respostas das Questões Conceituais antes eapós a discussão entre pares. Os resultados indicam que os dois grupos eram homogêneosinicialmente, e que a metodologia PI promoveu um ganho mais significativo na aprendizagemdos conceitos, com melhor desempenho no Questionário Conceitual pelos estudantes do grupoExperimental (p < 0,05). Na sequência, a análise qualitativa detalhada das entrevistas, a partirda metodologia de Análise de Conteúdo, com categorização das respostas dos estudantes quantoao uso de teorias ácido-base e compreensão do equilíbrio químico de reações ácido-base,permitiu identificar cinco diferentes níveis de aprendizagem conceitual para analisar acomplexificação da aprendizagem, que foram sistematizados com base na teoria de Vygotski.Os dados revelaram que a PI favoreceu a apropriação de conceitos, com grande parte dosestudantes alcançando o nível 3 nos três blocos da entrevista (define corretamente ácidos ebases por meio da teoria de Bronsted-Lowry; identifica pares conjugados; indica corretamenteo sentido do equilíbrio da reação ácido-base, porém justificam moderadamente suas respostas,empregando superficialmente fatores como eletronegatividade e hibridização), emboraconhecimentos espontâneos persistam em diversos casos. Por fim, realizou-se a triangulaçãoentre os dados qualitativos das entrevistas e os resultados dos questionários. Essa integraçãorevelou diferentes perfis de alinhamento conceitual, com casos de forte correspondência entredesempenho verbal nas entrevistas e desempenho quantitativo no questionário sobre acidez ebasicidade em química orgânica, bem como situações de divergência, em que estudantes com respostas articuladas nas entrevistas apresentaram baixo desempenho nas questões objetivas, evice-versa. Com o conjunto de dados foi possível realizar um estudo mais amplo sobre oprocesso de aprendizagem dos estudantes e verificou-se que a PI é promissora para uso noensino remoto. A tese defendida neste estudo é que a metodologia PI pode ser eficaz para oensino de conceitos fundamentais de Química Orgânica, como acidez e basicidade,especialmente para estudantes não químicos no ensino superior, no contexto do ensino remoto. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (92) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Camila Greff Passos - Coordenador / Maurícius Selvero Pazinato - Integrante / Cassiana Herzer Griebeler - Integrante / Eric Mazur - Integrante., Número de produções C, T & A: 1
-
2018 - 2025
Ensino e aprendizagem de Química Orgânica: um panorama dasituação no nível médio do RS e contribuições para formaçãoinicial de professores, Descrição: (Processo FAPERGS 19/2551-0001920-3) O presente projeto foi coordenado pelos professores Prof Dr. Maurícius Selvero Pazinato e Prof Dra. Camila Greff Passos. O projeto possui os seguintes objetivos gerais: - realizar um diagnóstico do ensino e aprendizagem de Química Orgânica no nível médio; - acompanhar o desenvolvimento conceitual acercados tópicos de Química Orgânica de acadêmicos do curso de Licenciatura em Química da Universidade Federal do Rio Grandedo Sul, bem como desenvolver estratégias didáticas para a bordagem no nível médio. Para isso, a pesquisa será desenvolvida em duas partes: 1) Panorama da situação do ensino de Química Orgânica no nível médio; 2) Acompanhamento dodesenvolvimento conceitual e pedagógico de acadêmicos de Licenciatura em Química. Os dados serão coletados por meio dediversos instrumentos, tais como: questionário, entrevista semiestruturada, planos de aula, entre outros. Os métodos de análise compreendem técnicas qualitativas e quantitativas. Como resultados, espera-se elucidar as dificuldades e concepções alternativas decorrentes do estudo de Química Orgânica,contribuir com a qualidade do ensino nos níveis médio e superior, além de subsidiar futuras ações dentro do Instituto de Química da UFRGS que potencializem a área de Ensino.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (10) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Camila Greff Passos - Coordenador / Maurícius Selvero Pazinato - Integrante / BATISTA, BIANCA MOTTA - Integrante / GREICE SANTOS REIS - Integrante / Jorge Goulart de Cândido - Integrante., Financiador(es): FUNDACAO DE AMPARO A PESQUISA DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL - Auxílio financeiro.
-
2016 - Atual
Processos de Ensino e Aprendizagem de Química, Descrição: Estudos que abordam aspectos inerentes à construção do conhecimento e formação conceitual em Química. Os estudos possuem como foco de investigação as concepções conceituais de estudantes, propostas metodológicas e diagnósticos de aprendizagem nos diferentes níveis de ensino. Além disso, abrange o desenvolvimento, implementação e análise de materiais didáticos durante a formação inicial e continuada de professores. Assim, a linha de pesquisa inclui investigações sobre as concepções epistemológicas dos docentes e futuros professores sobre o ensino e a aprendizagem de Química, sobre suas práticas pedagógicas e as demandas curriculares atuais. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (2) / Doutorado: (4) . , Integrantes: Camila Greff Passos - Coordenador / Tania Denise Miskinis Salgado - Integrante / Maurícius Selvero Pazinato - Integrante / Paulo Augusto Netz - Integrante / Lívia Streit - Integrante., Número de produções C, T & A: 4
-
2016 - Atual
Educação Ambiental e Sustentabilidade, Descrição: (Processo CNPq Universal: 407000/20216 de 2022 até 2025) Estudos sobre o desenvolvimento de conhecimentos conceituais, procedimentais e atitudinais sobre processos e produtos químicos, para fomentar a sustentabilidade ambiental, econômica e sociopolítica. Os estudos contemplam ações formativas sobre as demandas ambientais emergentes na sociedade atual e fundamentam-se em perspectivas críticas.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (3) / Mestrado profissional: (1) / Doutorado: (4) . , Integrantes: Camila Greff Passos - Coordenador / Tania Denise Miskinis Salgado - Integrante / Daniel das Chagas de Azevedo Ribeiro - Integrante / Carla Sirtori - Integrante / Maurícius Selvero Pazinato - Integrante / Nathália Marcolin Simon - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 4 / Número de orientações: 5
-
2014 - Atual
Práticas investigativas no âmbito da iniciação à docência em química no PIBID Quimica da UFRGS, Descrição: O projeto tem por finalidade analisar as formas de contribuição das ações formativas realizadas com os bolsistas de iniciação à docência e professores supervisores, para o desenvolvimento profissional docente, assim como das intervenções realizadas nas escolas, para os processos de ensino e de aprendizagem de química. O Subprojeto foi coordenado pela Profa. Tania Denise Miskinis Salgado do IQ da UFRGS no período de 2009 até 2013. De 2014 até 2017 as atividades foram coordenadas conjuntamente pelas Profa. Camila Greff Passos e Profa. Tania Denise Miskinis Salgado. Desde 2018 o projeto está sob coordenação da Profa. Camila Greff Passos e conta com a participação de 3 professores do magistério estadual, selecionados conforme edital Capes, para atuarem como supervisores, assim como com 24 bolsistas que compõem o grupo de trabalho de iniciação à docência.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (24) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (2) . , Integrantes: Camila Greff Passos - Coordenador / Tania Denise Miskinis Salgado - Integrante / Maurícius Selvero Pazinato - Integrante / Nathália Marcolin Simon - Integrante.
-
2013 - Atual
COOPERAÇÃO ENTRE UNIVERSIDADE-ESCOLA: A INTEGRAÇÃO DA FORMAÇÃO CONTINUADA E INICIAL DE PROFESSORES DE QUÍMICA, Descrição: Este projeto tem por objetivo investigar o processo de aperfeiçoamento do conhecimento profissional docente dos professores de Química, das escolas públicas de educação básica de Porto Alegre, principalmente, onde os estudantes do curso de Licenciatura em Química da UFRGS realizam os estágios curriculares supervisionados. Para tanto, serão desenvolvidas ações formativas que visam a problematização e análise dos aspectos teórico-práticos do ensino de Química, através da investigação sobre os problemas práticos profissionais dos professores e estagiários, e da produção de materiais didáticos no formato de Unidades Temáticas e com enfoque na metodologia da resolução de problemas. Ademais, a partir de 2025 serão realizados estudos sobre as formas de contribuição das ações formativas sobre a metodologia de resolução de problemas e outras abordagens investigativas no contexto da formação docente do IQ da UFRGS e do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (10) / Mestrado acadêmico: (5) / Mestrado profissional: (4) / Doutorado: (3) . , Integrantes: Camila Greff Passos - Coordenador / Mara Elisângela Jappe Goi - Integrante / Daniel das Chagas de Azevedo Ribeiro - Integrante / Franciane Silva Cruz de Lima, - Integrante / Aline Sobierai Ponzoni - Integrante / Luís Alexandre da Fonseca Tinoca - Integrante., Número de produções C, T & A: 7
Prêmios
2025
Professora Paraninfa do Curso de Licenciatura em Química 2025/01, UFRGS.
2024
Professora Paraninfa do Curso de Licenciatura em Química 2023/02, UFRGS.
2023
Professora Paraninfa do Curso de Licenciatura em Química 2023/01, UFRGS.
2023
Explorando o Universo Genético: Empoderando Através da Ciência das Mulheres (Trabalho destaque e Prêmio por modalidade na sessão Experiências de Ensino na Educação Básica), XIX SALÃO DE ENSINO 2023.
2022
Professora Paraninfa dos Cursos de Bacharelado e Licenciatura em Química 2021/01, UFRGS.
2020
Professora Homenageada do Curso de Licenciatura em Química da turma de 2020/02, UFRGS.
2018
Professora Homenageada do Curso de Licenciatura em Química da turma de 2018/02, UFRGS.
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Instituto de Química. , Bento Gonçalves 9500 prédio 43122, sala 111, Agronomia, 91501970 - Porto Alegre, RS - Brasil, Telefone: (51) 33086281, URL da Homepage:
Experiência profissional
2013 - Atual
Universidade Federal do Rio Grande do SulVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Associado, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
2012 - 2012
Universidade Federal do Rio Grande do SulVínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Contratado, Carga horária: 20
2009 - 2011
Universidade Federal do Rio Grande do SulVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professor bolsista REUNI, Carga horária: 4
2005 - 2007
Universidade Federal do Rio Grande do SulVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Contratado, Carga horária: 40
Atividades
-
05/2023
Ensino, Programa de Mestrado Profissional em Química em Rede Nacional ? PROFQUI, Nível: Pós-GraduaçãoDisciplinas ministradas, Fundamentos e Metodologias de Pesquisa
-
05/2023
Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto de Química.Cargo ou função, Membro da Comissão Coordenadora do Programa de Pós-graduação em Química.
-
08/2021
Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto de Química.Cargo ou função, Coordenadora do Núcleo Docente Estruturante do curso de Licenciatura em Química.
-
07/2020
Ensino, PPGQ/UFRGS, Nível: Pós-GraduaçãoDisciplinas ministradas, QUIP314 - Metodologias de Aprendizagem no Ensino Superior de Química, QUP179 ?Sustentabilidade e Educação Ambiental
-
07/2019
Extensão universitária , Instituto de Química.Atividade de extensão realizada, ORGANIZAÇÃO PEDAGÓGICA DA OLIMPÍADA DE QUÍMICA DO RIO GRANDE DO SUL.
-
05/2019
Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto de Química.Cargo ou função, Coordenador Substituto do Núcleo de Avaliação da Unidade.
-
01/2019
Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto de Química.Cargo ou função, Conselho Diretor do Centro de Gestão e Tratamento de Resíduos Químicos.
-
08/2017
Ensino, Química Licenciatura, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Introdução à Química, Conteúdos de química para o ensino médio I, Estágio de Docência em Ensino de Química I-E
-
06/2013
Pesquisa e desenvolvimento, Instituto de Química.Linhas de pesquisa
-
06/2013
Pesquisa e desenvolvimento, Instituto de Química.Linhas de pesquisa
-
01/2021 - 05/2021
Extensão universitária , Instituto de Química.Atividade de extensão realizada, CURSO DE EXTENSÃO A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS COMO METODOLOGIA DE ENSINO PARA EDUCAÇÃO INCLUSIVA.
-
01/2021 - 05/2021
Extensão universitária , Instituto de Química.Atividade de extensão realizada, DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA NO CONTEXTO ESCOLAR.
-
02/2017 - 11/2019
Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Farmácia.Cargo ou função, Membro da COMGRAD/FAR - representante do Departamento de Química Inorgânica.
-
02/2018 - 01/2019
Extensão universitária , Faculdade de Educação.Atividade de extensão realizada, FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS NATURAIS PARA A ABORDAGEM DE SITUAÇÕES-PROBLEMA E INVESTIGAÇÃO CIENTÍFICA..
-
10/2016 - 08/2018
Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto de Química.Cargo ou função, Membro Interno do Plenário da Coordenadoria das Licenciaturas, conforme Portaria 8470 de 20/10/2016. Membro representante da Licenciatura em Química.
-
08/2017 - 04/2018
Extensão universitária , Instituto de Química.Atividade de extensão realizada, FORMAÇÃO SOBRE GESTÃO E TRATAMENTO DE RESÍDUOS PARA GRADUAÇÃO.
-
08/2016 - 08/2017
Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto de Química.Cargo ou função, Participante da comissão de reformulação do currículo do Curso de Licenciatura em Química Noturno.
-
08/2013 - 07/2017
Ensino, Química Licenciatura, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Estágio de docência em ensino de química I-C, Química Geral Experimental, Química Geral Teórica
-
09/2014 - 08/2015
Extensão universitária , Instituto de Química.Atividade de extensão realizada, CURSO DE EXTENSÃO EM ENSINO DE QUÍMICA PARA O ENSINO MÉDIO: EDUCAÇÃO AMBIENTAL E A METODOLOGIA DE RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS.
-
02/2013 - 11/2014
Extensão universitária , Faculdade de Educação.Atividade de extensão realizada, CURSO APERFEIÇOAMENTO EM ENSINO DE CIÊNCIAS PARA PROFESSORES DOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL E ENSINO MÉDIO..
-
03/2012 - 12/2012
Ensino, Química, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Química Geral Experimental B
-
08/2008 - 12/2012
Pesquisa e desenvolvimento, Instituto de Química.Linhas de pesquisa
-
03/2012 - 07/2012
Ensino, Engenharia Física, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Química Fundamental
-
03/2010 - 12/2011
Ensino, Química, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Química Geral Experimental
-
03/2009 - 12/2009
Ensino, Farmácia, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Química Geral Experimental B
-
08/2005 - 07/2007
Ensino, Química Licenciatura, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Estágio em Ensino de Química I-A, Estágio em Ensino de Química II-A, Instrumentos para o Ensino de Química, Introdução ao Estágio, Química Analítica-Quantitativa Experimental, Química Geral Experimental
2024 - Atual
Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio TeixeiraVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: CAA ENADE Licenciatura e PND
Outras informações:
Membro da Comissão Assessora de Área da Química, do ENADE Licenciaturas e PND
2002 - 2005
Escola Técnica Estadual Irmão PedroVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 14
Outras informações:
Regente no ensino médio, incluindo as aulas práticas.
Atividades
-
05/2002 - 07/2005
Ensino,Disciplinas ministradas, Química - 1ª, 2ª e 3ª séries
2003 - 2005
Colegio Dom João BeckerVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 12
Outras informações:
Professora regente no ensino médio
Atividades
-
04/2003 - 07/2005
Ensino,Disciplinas ministradas, química 1, 2 e 3º anos
2006 - 2008
Cooperativa Educacional de Ensino BásicoVínculo: Cooperativada, Enquadramento Funcional: Professora de Química e Ciências, Carga horária: 10
Atividades
-
06/2006 - 03/2008
Ensino,Disciplinas ministradas, Ciências - Oitava - Ensino Fundamental, Química - Segundo ano - Ensino Médio
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Camila Greff Passos e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?