Isabela da Silva Aguiar
Mestranda no Programa de Pós Graduação em Educação em Ciências (PPGEDUC/UnB), na linha de Ensino e Aprendizagem de Ciências. Neuropsicopedagoga Clínica pela Faculdade Unyleya (2023), especialista em Educação Inclusiva pela Universidade Cruzeiro do Sul (2019), licenciada em Ciências Biológicas pelo Centro Universitário ETEP (2025), pedagoga pela Universidade da Lapa (2020) e licenciada em Ciências Naturais pela Universidade de Brasília (2016). Possui experiência no ensino especial, ensino de ciências, química e biologia para Pré-Pas/ENEM/Vestibular. Foi professora de Ciências no Ensino Fundamental II. Atuou na Sala de Recursos Generalista (2022) e professora do ensino especial. Atualmente é coordenadora do ensino especial no CEE01 da Secretária de Educação do Distrito Federal, professora de ciências naturais nas séries finais e trilhas de aprendizagem de ciências da natureza no Instituto Educacional Santo Elias. Estuda sobre ensino e aprendizagem das ciências, interdisciplinaridade do ensino, experimentação na escola e ensino especial.
Informações coletadas do Lattes em 16/09/2025
Acadêmico
Formação acadêmica
Mestrado em andamento em Educação em Ciências
2025 - Atual
Universidade de Brasília, UnB
Orientador: João Paulo Cunha de Menezes
Especialização em Educação Inclusiva
2018 - 2019
Universidade Cruzeiro do Sul
Título: O ensino de Ciências: aliado da Educação Inclusiva
Orientador: Adriana Beatriz Botto Alves Vianna
Graduação em Ciências Naturais
2012 - 2016
Universidade de Brasília, UnB
Título: Abordagem de Ciências Naturais no segundo ciclo do ensino fundamental: a proposta do parametro curricular nacional e a realidade na escola
Orientador: Franco de Salles Porto
Formação complementar
2024 - 2024
A BNCC do Ensino Médio: Ciências da Natureza. (Carga horária: 50h). , Ministério da Educação, MEC, Brasil.
2024 - 2024
Capacitação Neuroeducacional. (Carga horária: 40h). , Instituto Neuro Capacitação, Cursos e Eventos LTDA, INSTITUTO NEURO, Brasil.
2024 - 2024
Formação em Ciências da Natureza e suas Tecnologias. (Carga horária: 180h). , Ministério da Educação, MEC, Brasil.
2023 - 2023
Alfabetização, leitura e escrita.. (Carga horária: 180h). , Secretaria de Educação do Distrito Federal, GDF, Brasil.
2022 - 2022
Atendimento Educacional Especializado. (Carga horária: 180h). , Faculdade de Tecnologia e Ciências do Alto do Paranaíba, FATAP, Brasil.
2022 - 2022
O Transtorno do Espectro Autista e as Possibilidades de Aprendizagem. (Carga horária: 180h). , Faculdade de Tecnologia e Ciências do Alto do Paranaíba, FATAP, Brasil.
2022 - 2022
e A Importância da Estimulação Precoce no Ambiente Escolar. (Carga horária: 180h). , Faculdade de Tecnologia e Ciências do Alto do Paranaíba, FATAP, Brasil.
2021 - 2021
Compreendendo as Deficiências Múltiplas. (Carga horária: 180h). , Faculdade de Tecnologia e Ciências do Alto do Paranaíba, FATAP, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Espanhol
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Francês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia do Ensino e da Aprendizagem/Especialidade: Ensino e Aprendizagem na Sala de Aula.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino de Ciências.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino Especial.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Formação de professores.
Participação em eventos
V Encontro do Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências / IV Encontro do Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências.Interdisciplinaridade no ensino de ciências: as armas químicas e as guerras mundiais. 2019. (Encontro).
V Encontro do Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências / IV Encontro do Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências. 2019. (Encontro).
III Encontro do PPGEC e II Encontro do PPGEduC.Fluorescência? Compreendendo a ciência em nosso cotidiano.. 2016. (Encontro).
4 edição do Evento de Alinhamento para Aplicação de Exames e Avaliações do INEP..Trenamento ENEM do INEP. 2015. (Outra).
I Seminário Regional de Ciências Naturais e I Encontro do Projeto Educação e Psicologia.Modelagem para o Ensino de Ciências Naturais. 2014. (Seminário).
Semana Universitária.Janela da Pesquisa e da Ciência na Universidade. 2013. (Outra).
Projetos de pesquisa
-
2012 - 2013
A arte de Filosofar, Descrição: Projeto de pesquisa e de iniciação científica à docência, sob orientação do Prof.Dr. Paulo Petronílio Correia.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Isabela da Silva Aguiar - Integrante / Paulo Petronilio correia - Coordenador.
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Secretaria de Educação do Distrito Federal, Centro de Ensino Especial 01 de Brasília. , SGAS 912, Asa Sul, 70846000 - Brasília, DF - Brasil, Telefone: (61) 0000000000
Experiência profissional
2017 - Atual
Secretaria de Educação do Distrito FederalVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora da Educação Básica, Carga horária: 40
2016 - 2016
Universidade de Brasília, UnBVínculo: Pesquisadora, Enquadramento Funcional: Voluntário, Carga horária: 15
Outras informações:
Projeto de extensão: "O ensino de Ciências e o desafio da aproximação Universidade-Escola" - Coordenadora: Profa. Dra. Jeane C.G. Rotta
2013 - 2013
Fundo Nacional de Desenvolvimento EducacionalVínculo: Monitora, Enquadramento Funcional: Monitora no Programa Mais Educação, Carga horária: 12
Outras informações:
Monitoria de Ciências para Educação Integral no CED-Stella dos Cherubins, em Planaltina-DF.
Programa Mais Educação financiado pelo FNDE, totalizando 246h durante a duração.
Eram desenvolvidas atividades em laboratório de Ciências na Escola.
2024 - Atual
Instituto Educacional Santo EliasVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora de Ciências da Natureza
2022 - Atual
CURSO PREPARATÓRIO ALBERT EINSTEINVínculo: Professora de Química, Enquadramento Funcional: Professora Voluntária
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Isabela da Silva Aguiar e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?