Melissa Hickmann Müller

Psicóloga, Doutoranda em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS, na linha de pesquisa Formação, Pedagogias e Transformações Digitais. Possui Mestrado em Educação na linha de pesquisa Estudos sobre Infâncias e Especialização em Educação Infantil pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS. Especialista em Atendimento Educacional Especializado. Integra o Lola - Grupo de Pesquisa em Trabalho Docente, Gênero e Sexualidade (Unisinos/PPGEdu/CNPq). É professora nos cursos de Graduação em Psicologia e Pedagogia na UNISINOS, é coordenadora do EDUCAS - Programa de Educação e Ação Social/ UNISINOS. É professora da rede municipal de ensino de São Leopoldo, atuando como supervisora em uma escola de educação infantil da rede municipal. Mãe de dois meninos, esteve em licença maternidade em 2015 e 2019.

Informações coletadas do Lattes em 16/09/2025

Acadêmico

Formação acadêmica

Doutorado em andamento em Educação

2024 - Atual

Universidade do Vale do Rio dos Sinos
Título: Família e escola: problematizações sobre essa relação na Educação Infantil
Orientador: Maria Cláudia Dal'Igna

Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEDU)

2008 - 2011

Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Título: Cuide do seu bebê do nosso jeito: a Caderneta de Saúde da Criança ou sobre um modo de fazer viver as crianças e se educar as famílias
Orientador: Drª Leni Vieira Dornelles
, Ano de Obtenção: 2012.

Especialização em Educação Infantil e 1º Ano do Ensino Fundamental

2006 - 2006

Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Título: Na Invenção de uma Infância Indígena: reflexões para a construção de escola de educação infantil indígena.
Orientador: Drª Maria Carmen Silveira Barbosa

Graduação em Psicologia

1998 - 2005

Universidade do Vale do Rio dos Sinos
Título: Posição de não aprendizagem: lugar possível de deslocamento?
Orientador: Ms. Letícia Beck Saldanha

Ensino Médio (2º grau)

1994 - 1998

Instituto de Educação General Flores da Cunha

Formação complementar

2014 - 2014

Extensão universitária em Postura investigativa no Ensino Supeior. , Universidade do Vale do Rio dos Sinos, UNISINOS, Brasil.

2013 - 2013

Extensão universitária em Ser professor no ensino super: tensões e desafios. , Universidade do Vale do Rio dos Sinos, UNISINOS, Brasil.

2013 - 2013

Extensão universitária em Desafios da Universidade na Contemporaneidade.. , Universidade do Vale do Rio dos Sinos, UNISINOS, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Lê Bem, Escreve Pouco.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Fundamentos da Educação/Especialidade: Psicologia Educacional.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Educação Inclusiva.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Programas de Atendimento Comunitário.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Educação Infantil.

Organização de eventos

MÜLLER, Melissa H. ; KLEIN, Rejane R. . VII - Seminário do EDUCAS -Práticas Alfabetizadoras: Desafios para os Processos de In/Exclusão. 2018. (Outro).

MÜLLER, Melissa H. . EDUCAS - Encontro com Professores: Discutindo Processos de Aprendizagem. 2018. (Outro).

MÜLLER, Melissa H. . Formação Continuada para Professores e Coordenadores Pedagógicos da Rede Pública de Ensino do RS. 2018. (Outro).

MÜLLER, Melissa H. . II PIBID/Sul- Práticas de Iniciação à Docência na Região Sul: Enfoques, Avaliação e Perspectiva. 2017. (Outro).

MÜLLER, Melissa H. ; SANTAIANA, R. S. . Fórum Permanente de Educação Infantil de São Leopoldo - FORPEI/SL. 2011. (Outro).

MÜLLER, Melissa H. ; SANTAIANA, R. S. . Programa de Formação Socializando Saberes e Práticas - Formação para Educadoras dos Berçários e Infantil. 2011. (Outro).

MÜLLER, Melissa H. . Oficina Gênero na Educação - Espaço para a Diversidade. 2011. (Outro).

MÜLLER, Melissa H. ; SANTAIANA, R. S. . Grupo de Estudos para Professores do 1º Ano do Ensino Fundamental. 2011. (Outro).

MÜLLER, Melissa H. ; SANTAIANA, R. S. . Fórum Permanente de Educação Infantil de SãoLeopoldo - FORPEI/SL. 2010. (Outro).

MÜLLER, Melissa H. ; SANTAIANA, R. S. . Programa de Formação Socializando Saberes e Práticas - Formação para Educadoras dos Berçários e Infantil. 2010. (Outro).

MÜLLER, Melissa H. ; SANTAIANA, R. S. . Fórum Permanente de Educação Infantil de São Leopoldo - FORPEI/SL. 2009. (Outro).

MÜLLER, Melissa H. ; SANTAIANA, R. S. . Programa de Formação Socializando Saberes e Práticas - Formação para Educadoras dos Berçários e Infantil I. 2009. (Outro).

MÜLLER, Melissa H. ; DALIGNA, M. C. ; HERBERT, D. C. . Inclusão e aprendizagem: estratégias para intervenção. 2009. (Outro).

MÜLLER, Melissa H. ; SANTAIANA, R. S. . Fórum Permanente de Educação Infantil de São Leopoldo - FORPEI/SL. 2008. (Outro).

MÜLLER, Melissa H. ; SANTAIANA, R. S. . Programa de Formação Socializando Sabres e Práticas - Formação Educação Infantil - Pré-escolas - EMEIs e EMEFs. 2008. (Outro).

MÜLLER, Melissa H. ; SANTAIANA, R. S. . Programa de Formação Socializando Saberes e Práticas - Formação para Educadoras dos Berçários e Infantil I. 2008. (Outro).

MÜLLER, Melissa H. ; SANTAIANA, R. S. . Educar e Cuidar: Desafios nas Práticas dos Berçários na Educação Infantil. 2007. (Outro).

MÜLLER, Melissa H. ; SANTAIANA, R. S. . Programa de Formação Socializando Saberes e Práticas - Grupo de Estudos em Educação Infantil. 2007. (Outro).

MÜLLER, Melissa H. ; SANTAIANA, R. S. . Fórum Permanente de Educação Infantil de São Leopoldo - FORPEI/SL. 2007. (Outro).

Participação em eventos

Curso de Formação Continuada de Professores e Coordenadores pedagógicos da Rede Pública de de Ensino do do RS.Formação Continuada de Professores e Coordenadores pedagógicos da Rede Pública de de Ensino do RS. 2018. (Outra).

II PIBID SUL/ Práticas de Iniciação à Docência na Região Sul:. 2017. (Encontro).

II Conferência Municipal de Educação de São Leopoldo. 2012. (Outra).

Mediação Escolar - Claves y Herramientas para la Implementácion de Programas de Mediación Escolar. 2012. (Encontro).

Qual a cor da cultura na educação infantil?. 2012. (Encontro).

Curso para Multiplicadores das Oficinas Genêro na Educação - Espaço para Diversidade. 2011. (Seminário).

Os Rumos da Educação Municipal numa Cidade em Desenvolvimento. 2011. (Encontro).

Curso para Multiplicadores/as das Oficinas Gênero na Educação. 2010. (Oficina).

Fórum de Educação Inclusiva de São Leopoldo. 2010. (Outra).

O (Des)Governo Biopolítico da Vida Humana. 2010. (Simpósio).

Semana Acadêmica da Pedagogia.Inclusão e Aprendizagem: Pedagogia e Psicologia construindo propostas de intervenção no EDUCAS. 2010. (Outra).

Docência Compartilhada: um dispositivo para o ensinar e o aprender. 2009. (Encontro).

A maquinaria escolar moderna entre os séculos XVI e XIX: estruturas de uma história do presente. 2008. (Seminário).

I Fórum da Pedagogia e X Semana Acadêmica do Curso de Pedagogia da Unisinos. 2008. (Outra).

Inclusão Escolar: implicações para o currículo. 2008. (Outra).

Políticas Públicas da Educação Infantil no Sistema Municipal de Ensino. 2008. (Seminário).

10º Seminário Internacional de Educação "Educação e Currículo: Debates Contemporâneos". 2007. (Seminário).

A Família na Contemporaneidade: como intervir em tempos de crise?. 2007. (Seminário).

Desnaturalizando o Pedagógico da Educação Infantil - Abertura do Ano Letivo das Escolas Municipais de Educação Infantil. 2007. (Encontro).

Formação para Professores na Contemporaneidade: Saberes Artísticos - Saberes Estéticos. 2007. (Seminário).

Fórum Permanente de Educação Infantil - FORPEI/SL. 2007. (Outra).

II Seminário Regional Sul de Educação Infantil RS/SC/PR e III Seminário do Fórum Gaúcho de Educação Infantil. 2007. (Seminário).

Programa de Formação Socializando Saberes e Práticas. Secretaria Municipal de Educação de São Leopoldo. 2007. (Encontro).

Seminário Municipal de Educação: Arte, Infância e Gênero. 2007. (Seminário).

Educação e Saúde: A Transversalidade de Saberes e Práticas no Espaço Escolar. 2006. (Outra).

II Seminário do Fórum Gaúcho de Educação Infantil/RS - Articulando a Educação Infantil e o Ensino Fundamental: Caminhos Políticos e Pedagógicos. 2006. (Seminário).

1º Fórum Municipal de Educação Infantil da Secretaria Municipal de Educação se São Leopoldo. 2005. (Outra).

Aula Inaugural da Rede Municipal de Educação de São Leopoldo - A Infãncia Reinventada. 2005. (Outra).

Grupo de Estudos : Bibliotecas Escolares - Secretaria Municipal de Educação. 2005. (Encontro).

Projeto de Formação e Capacitação dos Profissionasi de Educação Infantil do Município de São Leopoldo. 2005. (Encontro).

Simpósio Internacional Diagnóstico Precoce de Autismo: Desafios para Educação e Saúde. 2005. (Simpósio).

5º encontro Brasileiro de Transtornos Alimentares e Obesidade. 2003. (Encontro).

Capacitação em Dependência Química. 2002. (Seminário).

Conferência Microrregional de Saúde Mental - Vale dos Sinos Norte. Cuidar Sim. Excluir Não. 2001. (Outra).

Configurações Familiares e Práticas Educativas Parentais: O Impacto sobre o Desenvolvimento dos Filhos. 2001. (Seminário).

Participação em bancas

Aluno: Tainan Avila Priamo

MÜLLER, Melissa H.. CARTOGRAFANDO AS RELAÇÕES DE GÊNERO NA ESCOLA: O Coletivo Como Resistência e Criação Entre Estudantes.. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

Aluno: Inajara Bitelo de Oliveira

MÜLLER, Melissa H.; DALIGNA, M. C.. Docências no Instagram: Análise de perfis de profissionais da Pedagogia e da Psicologia. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

Aluno: Thayná de Oliveira Mendes

MÜLLER, Melissa H.. Educação inclusiva: Apenas mais um tema na formação continuada de professores?. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

Aluno: Victória Böes Bauermann

MÜLLER, Melissa H.. O APROXIMAR À DISTÂNCIA: Barreiras e potencialidades do teletrabalho para pessoas com deficiência.. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

Aluno: Angela Nair Wilborn

MÜLLER, Melissa H.. A participação dos pais/responsáveis no processo de desenvolvimento integral da criança de zero a dezoito meses. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

Aluno: MARIA GABRIELA GRIEGER

MÜLLER, Melissa H.. O PROCESSO DE VINCULAÇÃO DE MÃES, EM IDADE AVANÇADA, COM BEBÊS PRÉ-TERMO NO AMBIENTE DE UTI NEONATAL. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

Aluno: Letícia Tonial Fernandes Albineli

MÜLLER, Melissa H.. USO EXCESSIVO DAS REDES SOCIAIS E AS CONSEQUÊNCIAS EM JOVENS ADULTOS. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

Aluno: Larissa da Luz Schmidt

MÜLLER, Melissa H.. A POTÊNCIA DO CONTATO COM A NATUREZA NA PRIMEIRA INFÂNCIA: a urgência da relação e cuidado com o ambiente externo. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

Aluno: Janaína Fonseca Mello

MÜLLER, Melissa H.; DALIGNA, M. C.. PERFIS DE MULHERES MÃES NO INSTAGRAM: produção de sentidos sobre maternidade. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

Aluno: Carine Pretto dos Santos

MÜLLER, Melissa H.. NARRATIVAS DE (NÃO) APRENDIZAGEM Análise do documentário: Que letra é essa? A história de Patrick. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

Aluno: Thays Melyssa da Fontoura

MÜLLER, Melissa H.. SAÚDE MENTAL DE EDUCADORES DO ENSINO INFANTIL EM CONTEXTO DE PANDEMIA.. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

Aluno: Caroline Kauana Wermann

MÜLLER, Melissa H.. Infância,Sexualidade e Educação Infantil: percepções de educadoras no contexto da Educação Infanti. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

Aluno: Marjori Andressa Berres Dieter

MÜLLER, Melissa H.. APRENDIZAGEM CRIATIVA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: Perspectivas a partir do Estágio em Docência. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

Aluno: Cristiane Rodrigues Herold

MÜLLER, Melissa H.. Estratégias de linguagens e interação utilizadas pelos professores para a promoção de aprendizado de alunos com TEA nos anos iniciais. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

Aluno: Camila Rohden dos Santos

MÜLLER, Melissa H.. O PROFESSOR REFERÊNCIA: continuidade e vínculo fundamentados pelas abordagens de ElinorGoldschmied e Emmi Pikler, vivenciados em uma turma de Educação Infantil. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

Aluno: Michelle

MÜLLER, Melissa H.. CONSELHO DE COOPERAÇÃO EDUCATIVA: Narrativas e aprendizagem a partir da voz de uma educadora de infância portuguesa. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

Aluno: Claudia Zilio Habigzang

MÜLLER, Melissa H.. GAMIFICAÇÃO DA INTEGRAÇÃO FUNCIONAL: Inovação nos Treinamentos de Uma Indústria Metalúrgica Multinacional no RS.. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

Aluno: Juliana de Leão Zawacki

MÜLLER, Melissa H.. Vivências e estratégias de enfrentamento do luto na pandemia do Coronavírus. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

Aluno: Eliane Munhoz

MÜLLER, Melissa H.. O ACESSO ÀS AULAS REMOTAS DOS ALUNOS QUE MORAM NA OCUPAÇÃO STEIGLEDER DURANTE A PANDEMIA DO COVID-19. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

Aluno: Sara Maria Chaves Mezacaza

MÜLLER, Melissa H.. ANÁLISE DE LIVROS DE LITERATURA INFANTIL: Como as crianças com TEA são representadas nos livros de história infantil?. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

Aluno: Debora Caroline Vargas

MÜLLER, Melissa H.. O ALIMENTAR-SE COMO ATO EDUCATIVO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UMA PERSPECTIVA INTERCULTURA. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

Aluno: Deise Andressa Flores

MÜLLER, Melissa H.. O TEMPO DE USO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS NA INFÂNCIA, OS ESTILOS PARENTAIS E OS SINTOMAS DE ANSIEDADE, ESTRESSE E DEPRESSÃO DOS PAIS.. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

Aluno: Angela Mitie Hayashi Bauermann

MÜLLER, Melissa H.. ALIMENTAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: O TEMPO DESTINADO AOS MOMENTOS DE ALIMENTAÇÃO. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

Aluno: Deise Elisa Duarte Ferreira

MÜLLER, Melissa H.. NEUROCIÊNCIAS E APRENDIZAGEM: A importância dos conhecimentos em neurociências para os processos de aprendizagem e para as práticas pedagógicas. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

Aluno: Samanta Flores Castro

MÜLLER, Melissa H.. CONTAÇÕES SOBRE ALFABETIZAÇÃO: Práticas pedagógicas e escolhas metodológicas das professoras alfabetizadoras do município de Portão - RS. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

Aluno: Giuliana Figueredo Pereira

MÜLLER, Melissa H.. GT 24 DA ANPED: O QUE É DITO SOBRE OS LUGARES DAS ARTES VISUAIS NA ESCOLA. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

Aluno: FRANCIELE CAMPOS BORGES

MÜLLER, Melissa H.. O DESENHO DA CRIANÇA: UMA ANÁLISE DA ABORDAGEM DESENVOLVIDA PELA ARTISTA EDITH DERDYK. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

Aluno: Brenda Eduarda da Motta Altenhofen

MÜLLER, Melissa H.. AUTONOMIA INFANTIL; Percepções da família e escola. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

Aluno: Ana Carolina Nader Adam

MÜLLER, Melissa H.. ADOÇÃO TARDIA DA PERSPECTIVA DE MÃES SOCIAIS E DE EQUIPES TÉCNICAS DE CASAS LARES.. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

Aluno: THAINARA THALIA ZWIRTES

MÜLLER, Melissa H.. COMPONDO AS TRILHAS SONORAS DA INFÂNCIA. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

Aluno: MARIÁ SHALYNE TESCH DA SILVA ROXO

MÜLLER, Melissa H.. ENTRE CELAS E SALAS DE AULA: Pelo direito à educação em espaços de privação de liberdade. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

Aluno: Enaer Brixner

MÜLLER, Melissa H.. A RELAÇÃO ADULTO E CRIANÇA NA EDUCAÇÃO INFANTIL. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

Aluno: Baduska Cristine Kerkhoven

MÜLLER, Melissa H.. A Cultura do Ateliê na Educação Infantil. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

Aluno: Marina Führ Oorts

MÜLLER, Melissa H.. Homens na escola: Relação entre docência, cuidado e gênero no cinema. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

Aluno: Priscila Lopes da Silveira

MÜLLER, Melissa H.. LITERATURA INFANTIL E A IMPORTÂNCIA DA FAMÍLIA COMO MEDIADORA. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

Aluno: Eduarda Filereno

MÜLLER, Melissa H.. Pandemia por Covid-19 e o Isolamento Social: Repercussões na Coparentalidade e Sintomas Psicológicos dos Filhos.. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

Aluno: Bruna de Oliveira Porto

MÜLLER, Melissa H.. AMBIENTE FAMILIAR, PRÁTICAS PARENTAIS E O USO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS NA PRIMEIRA INFÂNCIA. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

Aluno: Taigra Marruá Flores dos Reis

MÜLLER, Melissa H.. UM OLHAR PARA O PROCESSO DE TRANSIÇÃO DA PRÉ-ESCOLA PARA O PRIMEIRO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL NO MUNICÍPIO DE DOIS IRMÃOS. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

Aluno: Nádia Helena de Ávila Braga

MÜLLER, Melissa H.. AUTOMUTILAÇÃO E ESCOLA: Percepção de professores sobre automutilação em estudantes dos anos finais do ensino fundamental e impacto no ambiente escolar e no fazer docente. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

Aluno: Betina de Oliveira Manica

MÜLLER, Melissa H.. UMA LUPA PARA PEQUENOS INVESTIGADORES: Planejando para crianças bem pequenas e pequenas. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

Aluno: Mariana Molina Munhoz

MÜLLER, Melissa H.. A METODOLOGIA IRDI COMO NORTEADOR DE LEITURA NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO INFANTIL: Um relato de experiência. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

Aluno: Carina Dias Oliveira Gomes

MÜLLER, Melissa H.. A Indissociabilidade do brincar, cuidar e educar na Educação Infanti. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

Aluno: Maria Angélica da Silva

MÜLLER, Melissa H.. O MOMENTO DO SONO E DESCANSO SOB A MULTIPLICIDADE DE OLHARES DOS ATORES DA ESCOLA - Reflexões acerca de uma prática invisibilizada da jornada educativa. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

Aluno: Maria Angélica Alves dos Santos

MÜLLER, Melissa H.. AS REPRESENTAÇÕES DAS CULTURAS INDÍGENAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

Aluno: Eveline Daiana Flores da Silva

MÜLLER, Melissa H.. A IMPORTÂNCIA DO TEMPO NAS EXPERIÊNCIAS DO BRINCAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL: construção de memórias e marcas para a vida. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

Aluno: Nicole Spolidoro Oliveira

MÜLLER, Melissa H.. Saída da Escola: Uma experiência dos processos de transição da Educação Infantil para o Ensino Fundamental. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

Aluno: Alessandra Pech

MÜLLER, Melissa H.. RELAÇÃO ENTRE FAMÍLIA/ESCOLA a partir do projeto União Faz a Vida/SICREDI. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

Aluno: Ruan Carlos Sansone Rodrigues

MÜLLER, Melissa H.; DALIGNA, M. C.. "BIXINHA. EU NEM SABIA O QUE ERA ISSO ATÉ ENTENDER QUE ELES ESTAVAM TENTANDO ME OFENDER": narrativas de pessoas LGBT sobre a escola. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

Aluno: Débora Staudt

MÜLLER, Melissa H.. A criança, a natureza e a escola: Um lugar para se habitar e explorar a infância. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

Aluno: Elisama Josiane Mello Dos Santos

MÜLLER, Melissa H.. O CORPO (DES)CONTIDO: Uma intervenção para além da medicalização. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

Aluno: Daniela Corbellini

MÜLLER, Melissa H.. ÍSNDROME DE BURNOUT ENTRE OS PROFESSORES DE ENSINO FUNDAMENTAL. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

Aluno: Roseli Maria Schabarum

MÜLLER, Melissa H.. Retirada das fraldas das crianças na escola de Educação Infantil: Será que existe um momento certo?. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

Aluno: Endyel Bühler Soares

MÜLLER, Melissa H.. O CENÁRIO DA FORMAÇÃO DE LICENCIATURA EM PSICOLOGIA NA REGIÃO METROPOLITANA DE PORTO ALEGRE. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

Aluno: Flávia de Souza

MÜLLER, Melissa H.. CONSIDERAÇÕES SOBRE A OFICINA DO BRINCAR NA PERCEPÇÃO DE PAIS E MÃES. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

Aluno: Andressa Tamires Moraes

MÜLLER, Melissa H.. ADESÃO E ABANDONO AO TRATAMENTO EM UM CENTRO DE ATENÇÃO PSICOSSOCIAL: UMA QUESTÃO PARA QUEM?. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

Aluno: Quéle de Freitas Medina Barth

MÜLLER, Melissa H.. BENEFÍCIOS DA TERAPIA ASSISTIDA POR ANIMAIS DOMÉSTICOS: Estudo de Caso em Instituição na Região da Serra Gaúcha / RS. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

Aluno: Ester Paim da Costa

MÜLLER, Melissa H.. Brincadeiras heurísticas de crianças de 2 a 3 anos de idade:uma experiência com ?bandejas sensoriais. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

Aluno: Franciele Tailene Marco

MÜLLER, Melissa H.. ARTE E LOUCURA: CARTOGRAFIAS DE UM DEVIR PSICÓLOGA-ARTISTA NO PARADIGMA DA LUTA ANTIMANICOMIAL. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

Aluno: Daniela Rodrigues Brasil

MÜLLER, Melissa H.. MÃES DE MENINAS VÍTIMAS DE ABUSO SEXUAL INTRAFAMILIAR: A relação após a revelação do abuso. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

Aluno: Rosemeri do Amaral

MÜLLER, Melissa H.. PRÁTICAS ALFABETIZADORAS DE ESCRITA E LEITURA: Um olhar para as práticas alfabetizadoras dos professores do 3º ano do Ensino Fundamental. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

Aluno: Helene Rosa da Silveira

MÜLLER, Melissa H.. AGRESSIVIDADE NA INFÂNCIA: Qual a percepção dos professores diante das atitudes agressivas dos alunos?. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Vale do Rio Doce.

Aluno: Ramona Taís Nienow

MÜLLER, Melissa H.. A pedagogia dos espaços e materiais na creche. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

Aluno: Lucas Bayer Brocker

MÜLLER, Melissa H.; DALIGNA, M. C.. ENSINO DE CIÊNCIAS: Um olhar para o trabalho pedagógico com os alunos em posições de não aprendizagem. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

Aluno: Lílhan Amaro Hoffmann

MÜLLER, Melissa H.. Almentação na educação infantil. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

Aluno: Bruna Franciele da Silva

MÜLLER, Melissa H.. Mulheres-Mães: Narrativas Sobre A Relação Família-Escola.. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

Aluno: Sâmia Cortes Vieira

MÜLLER, Melissa H.. Por, Sobre, Com E Para Elas: Cartografia De Mulheres Entre Grades. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

Aluno: Daniela Costa Linck

MÜLLER, Melissa H.. As Relações Étnico-Raciais na Escola Privada: Identidades e Representações Afro- Brasileiras como Territórios Contestados. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

Aluno: Daiane Bragagnolo de Rossi

MÜLLER, Melissa H.. Relação Parental De Crianças Autistas Atendidas Em CAPS-I. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

Aluno: Tanise de Lima

MÜLLER, Melissa H.. Pensando Fora Da Caixa E Jogando Um Novo Jogo: Uma Reflexão Sobre A Construção Da dentidade Dos Jovens Aprendizes Participantes De Um Programa De Formação Complementar Profissional. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

Aluno: Nara Regina Antunes Schwengber

MÜLLER, Melissa H.; DALIGNA, M. C.. Narrativas De Professoras Sobre A Violação De Direitos Das Crianças No Cotidiano Escolar. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

Aluno: Diana Patrícia Mauer

MÜLLER, Melissa H.. Condições para o Movimento Livre em uma Perspectiva Pikleriana. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

Aluno: VIVIANE CRISTINA COLLING

MÜLLER, Melissa H.. Os Discursos Sobre Indisciplina: uma Análise das Práticas Escolares. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

Aluno: Renata Soares Cardoso

MÜLLER, Melissa H.. Tendências Atuais no Planejamento Pedagógico dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

Aluno: Manuely Luíza da Silveira

MÜLLER, Melissa H.. com. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

Aluno: Jenifer Sibeli Graeff

MÜLLER, Melissa H.. A influência do sono na aprendizagem e no comportamento de crianças de educação infantil. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

Aluno: Luísa Moutinho Cavalcante

MÜLLER, Melissa H.. Adolescência Pelo Like: ?Seja Bem-Vindo Para Mais Um Vídeo?. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

Aluno: Nathália Schaab Silveira

MÜLLER, Melissa H.. Patologias Do Vazio:Desafios E Potencialidades À Técnica Psicanalítica. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

Aluno: Bianca Aparecida de Almeida

MÜLLER, Melissa H.. Motivação e Educação: Como motivar o interesse pela aprendizagem no aluno de hoje. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

Aluno: Kellen Garcia Viegas

MÜLLER, Melissa H.. "O cuidado na educação infantil:Um olhar sobre as ações dos adultos com as crianças". 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

Aluno: MARCELA STUMPF RIBEIRO

MÜLLER, Melissa H.. Inclusão escolar:Atribuições do monitor de inclusão no ambiente escolar. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

Aluno: Aline de Almeida

MÜLLER, Melissa H.. Educação de jovens e adultos e alfabetização como possibilidade de inserção social da mulher. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

Aluno: Lisiane Pimentel Fontoura

MÜLLER, Melissa H.. A Música na Educação Infantil: Uma Análise das Pesquisas Acadêmicas Realizadas entre 2008 e 2016. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

Aluno: Bruna Marques Padilha Stobbe

MÜLLER, Melissa H.. Relação Criança e Natureza: As Percepções dos Alunos do Turno Integral de Uma Escola Localizada no Município de São Leopoldo sobre o Brincar na Natureza. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

Aluno: Syleni Flores de Moura

MÜLLER, Melissa H.. UNDERTALE: Imersão E Empatia Em Jogos Digitais. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

Aluno: Tatiane de Souza Mendes

MÜLLER, Melissa H.. Os Limites do Debate entre Educação/Cuidado na Educação Infantil: Um Estudo de Caso. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

Aluno: Taís Saraiva Marques

MÜLLER, Melissa H.. Atendimento As Pessoas Com Deficiência: Diálogos Entre Saúde E Educação. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

Aluno: Roselene Carolina Schimidt Maciel de Farias

MÜLLER, Melissa H.. Psicologia E Intervenções Em Situação De Abuso Sexual Na Infância: Uma Revisão Bibliografica?. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

Aluno: Kellin Daiane Garcia de Mello

MÜLLER, Melissa H.. A Compreensão Empática Na Formação Do Psicólogo. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

Aluno: Carina Machado Oliveira

MÜLLER, Melissa H.. Alimentação de Crianças de 1 a 2 Anos: Descobertas e Aprendizagens. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

Aluno: Aline Schwalm Andrade Rates

MÜLLER, Melissa H.. RELAÇÕES ENTRE SER MULHER E SER MÃE NAS POLÍTICAS PÚBLICAS HIV/AIDS: VOZES (IN) VISÍVEIS. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

Aluno: Greice da Silva Meoti

MÜLLER, Melissa H.. PLANEJAMENTO PEDAGÓGICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UM OLHAR SOBRE A ORGANIZAÇÃO DO PLANEJAMENTO DO PROFESSOR. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

Aluno: Ângela Arnhold

MÜLLER, Melissa H.. SOBRE UM ESPAÇO DE ATELIÊ NA SALA REFERÊNCIA:CRIAÇÃO E EXPERIMENTAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

Aluno: Edinara Rosa da Rocha

MÜLLER, Melissa H.. PROBLEMATIZANDO AS RELAÇÕES RACIAIS ENTRE NEGROS E BRANCOS NA EMPRESA CORSAN, COM ENFOQUE NA EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

Aluno: Jéssica Gil Schossler

MÜLLER, Melissa H.. A CLÍNICA E A CIDADE: CARTOGRAFANDO ESPAÇOS DE PRODUÇÃO DE CUIDADO A PESSOAS QUE USAM DROGAS. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

Aluno: Aline Evaristo Alves

MÜLLER, Melissa H.. POR UMA ?DOCÊNCIA ARTISTA?: INTERLOCUÇÕES ENTRE PEDAGOGIA E ARTE Curso: Pedagogia - Licenciatura. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

Aluno: Bruna Oliveira Lira

MÜLLER, Melissa H.. RELATO DE EXPERIÊNCIA DE ESTÁGIO PROFISSIONAL EM PSICOLOGIA NO HOSPITAL: Reflexões sobre o papel do psicólogo nas diferentes práticas vivenciadas. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

Aluno: Luana Mendes Dias Borges

MÜLLER, Melissa H.. OS DESAFIOS PEDAGÓGICOS FRENTE À EMENDA CONSTITUCIONAL N° 59/2009. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

Aluno: Silvia Regina Romero Vitoria

MÜLLER, Melissa H.. A PSICOLOGIA NO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO: uma problematização necessária. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

Aluno: Marta Elena Saraiva Machado

MÜLLER, Melissa H.. A brincadeira e a descoberta Como as crianças descobrem as coisas?. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

Aluno: Daroixa Luft

MÜLLER, Melissa H.. MANIFESTAÇÕES PSICOSSOMÁTICAS: CORPOS QUE FALAM ? UM ESTUDO EXPLORATÓRIO. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

Aluno: Júli Caroline de Oliveira

MÜLLER, Melissa H.. Os segredos do pátio: crianças, natureza e o lugar para habitar as infâncias. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

Aluno: Bruna Angélica Kunrath

MÜLLER, Melissa H.. As datas comemorativas na educação infantil. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

Aluno: Sara Jaqueline Chaves Orestes

MÜLLER, Melissa H.. Educação infantil e a valorização da profissional professora no contexto do ensino privado. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

Aluno: Angiele da Rosa Padilha

MÜLLER, Melissa H.. O brincar e as relações de gênero na educação infantil. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

Aluno: Deise Raquel de Avila Bittencourt

MÜLLER, Melissa H.. Olhares a partir do "par" pedagogia e psicologia. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

Aluno: Alexandra de Souza Monteiro

MÜLLER, Melissa H.. Os saberes que constituem a aprendizagem: entre a escola e a "Casa Lar. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

Aluno: Patrícia da Silva Foesten

MÜLLER, Melissa H.. A (in)visibilidade do cuidado na creche. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

Aluno: Gabriela Ferreira dos Santos

MÜLLER, Melissa H.. Observação de bebês: aprender a olhar. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

Aluno: Mariléia Inês Volkweis

MÜLLER, Melissa H.. O uso da chupeta na escola. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

Aluno: Janaína de Oliveira Zanatta

MÜLLER, Melissa H.. Nos enredos dos gibis da Turma da Mônica: uma análise sobre os personagens com deficiênci. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

Aluno: Ilizandra Janice Rigoti Langner

MÜLLER, Melissa H.. A importância do tempo e rotinas na Educação Infantil. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

Aluno: Aline Tarragô

MÜLLER, Melissa H.. Objeto de transição: é preciso mesmo guardar o bico?. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

Aluno: Jordana Porto da Silva

MÜLLER, Melissa H.. Pedagogia negra: a formação cultural e identidária afrodescendente e suas influências no âmbito escolar. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

Aluno: Elaine Mielke

MÜLLER, Melissa H.. O que contam as famílias sobre as histórias narradas às crianças?. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

Aluno: Gisele Souto Obaldia

MÜLLER, Melissa H.. Inovação na Educação: que efeitos produzem as premiações oferecidas pela mídia no contexto da escola?. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

Aluno: Deise Avila

MÜLLER, Melissa H.. In/Exclusão: olhares a partir do "par" pedagogia e psicologia.. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

Aluno: Aline Dalalba Teles

MÜLLER, Melissa H.. A procura da "pedagogia da adaptação": um estudo acerca dos processos de inserimento de bebês na educação infantil. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

Aluno: Aline Steffens Zimmer

MÜLLER, Melissa H.. A construção do processo de in/exclusão: ações e práticas escolares. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

Aluno: Andreia Dias Teodoreto Feyh

MÜLLER, Melissa H.. Planejamento Pedagógico do Berçário : as marcas deixadas no caminho. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

Orientou

Romilda de Avila Pereira

O jogo da inclusão; 2013; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação Inclusiva) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos; Orientador: Melissa Hickmann Müller;

Chaiane Muriel da Silva Garcia

A relação entre a professora de referência na pré-escola e a professora de atendimento educacional especializado; 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos; Orientador: Melissa Hickmann Müller;

Ariana Almeida Fonseca Santos

OLHAR DE CRIANÇA: As percepções das crianças acerca do ambiente de educação infantil; 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos; Orientador: Melissa Hickmann Müller;

Lutiane da Costa

Impactos das dinâmicas familiares no processo de aprendizagem de crianças dos anos iniciais do Ensino Fundamental; 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos; Orientador: Melissa Hickmann Müller;

Jaquelina dos Santos Dourado

ADOLESCÊNCIA E ESCOLA: Influência do Ambiente Escolar no Adolescer; 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos; Orientador: Melissa Hickmann Müller;

Leidiane Machado Scarpatto

A IMPORTÂNCIA DO BRINCAR HEURÍSTICO:Brincando e Aprendendo com Objetos não Estruturado; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos; Orientador: Melissa Hickmann Müller;

Juliana Soares

Ensino remoto emergencial e Transtorno do Espectro Autista: Inclusão em meio a Covid- 19; ; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos; Orientador: Melissa Hickmann Müller;

Nicole Schuster

ADAPTAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: O Olhar das Professoras em Relação a este Processo; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos; Orientador: Melissa Hickmann Müller;

Sandrieli de Souza Telles Marta

O Brincar Heurístico na Educação Infantil; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos; Orientador: Melissa Hickmann Müller;

Camila da Silva Klipel

ALIMENTAÇÃO DAS CRIANÇAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: Um olhar dos professores sobre os momentos das refeições oferecidas as crianças; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos; Orientador: Melissa Hickmann Müller;

Maiquele Ferreira Silveira

AUTONOMIA INFANTIL: Discutindo sobre autonomia e independência na educação infantil; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos; Orientador: Melissa Hickmann Müller;

Elisandra Scheffer Silveira

A importância do brincar no 1° ano do ensino fundamental; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos; Orientador: Melissa Hickmann Müller;

Nathália Machado

?Nas brincadeiras de pátio demonstra muita agitação?: qual o lugar do corpo na escola?; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos; Orientador: Melissa Hickmann Müller;

Daniela Prusch Fernandes

MEMÓRIAS DA INFÂNCIA DE UM GRUPO DE ESTUDANTES DE PEDAGOGIA; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos; Orientador: Melissa Hickmann Müller;

Joice Daiane Schulz

AO DESENHAR, A CRIANÇA EXPRESSA A MANEIRA PELA QUAL SENTE EXISTIR: as formas e as finalidades atribuídas ao desenho gráfico no cotidiano de uma escola de Educação Infantil; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos; Orientador: Melissa Hickmann Müller;

Êmelis Regina Dalmina

DESAFIOS DA ATUAÇÃO DOCENTE NA EDUCAÇÃO INFANTIL NO CENÁRIO DE PANDEMIA DO COVID- 19 NO BRASIL; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos; Orientador: Melissa Hickmann Müller;

Karine Kremer Klein

DESFRALDE NA EDUCAÇÃO INFANTIL: A inquietação de uma experiência pessoal ao encontro do contexto profissional; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos; Orientador: Melissa Hickmann Müller;

Olivia Lippert

AUTISMO E ISOLAMENTO SOCIAL: Quais os impactos da Covid-19 no contexto familiar?; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos; Orientador: Melissa Hickmann Müller;

Manuela Sinigaglia Vanti

PSICOLOGIA NO CONTEXTO ESCOLAR E PLANEJAMENTO COLETIVO: Em busca de novos olhares; ; 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos; Orientador: Melissa Hickmann Müller;

Camila Machado Evaldt

ADAPTAÇÃO ESCOLAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL A adaptação escolar na visão das professoras; ; 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos; Orientador: Melissa Hickmann Müller;

Ana Beatriz Tatsch

PROCESSO DE ACOLHIMENTO DA CRIANÇA: A VIVÊNCIA FAMILIAR VERSUS A VISÃO DOS PROFISSIONAIS QUE ATUAM NA ESCOLA DE EDUCAÇÃO INFANTIL; 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos; Orientador: Melissa Hickmann Müller;

CÁSSIA ÁLIDA DE SOUZA

ESTRATÉGIAS DE EDUCAÇÃO: Impactos no desenvolvimento escolar da criança; 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos; Orientador: Melissa Hickmann Müller;

Jessica Beatriz dos Santos

A Criança Autista e a Natureza: a importância do brincar na natureza para o desenvolvimento de crianças autistas; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos; Orientador: Melissa Hickmann Müller;

Helen Vanessa de Carvalho

A intervenção do psicólogo na educação inclusiva; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos; Orientador: Melissa Hickmann Müller;

Larissa da Silveira

Infância e cultura digital:a importância de uma relação orientada pelo pais; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos; Orientador: Melissa Hickmann Müller;

Débora Rhoden

OS PROCESSOS DE DISCIPLINARIZAÇÃO DOS INFANTIS NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO INFANTIL: a criança problema e a norma; ; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos; Orientador: Melissa Hickmann Müller;

SENOMAR MANOEL DA SILVEIRA

Interconsulta psicológica no hospital geral: a demanda que se apresenta e o sujeito que se anuncia no encontro; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos; Orientador: Melissa Hickmann Müller;

Helena Tatsch

Seria uma questão de gênero? Problematizando a posição de aprendizagem de meninos; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos; Orientador: Melissa Hickmann Müller;

Jéssica Bárbara Christino Camargo

DEFICIÊNCIA E A PROJEÇÃO PARA O FUTURO: O QUE EU VOU SER QUANDO CRESCER?; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos; Orientador: Melissa Hickmann Müller;

Graziela Czupriniak Teixeira

Masculinidade e as relações de gênero no grupo docente; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos; Orientador: Melissa Hickmann Müller;

Leticia Siqueira Gonçalves Milan

A importância das atividades lúdicas na educação infantil: é possível aprender brincando?; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos; Orientador: Melissa Hickmann Müller;

Camila de Melo Ody

As relações de aprendizagem das crianças em situação de acolhimento: uma abordagem entre a escola e o acolhimento institucional; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos; Orientador: Melissa Hickmann Müller;

Mariana Matos de Oliveira

Revelando narrativas: o sujeito como protagonista da sua história; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos; Orientador: Melissa Hickmann Müller;

VÂNIA KIRCHHEIM

ROTINAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: OLHARES DE EDUCADORAS SOBRE ESTE CONTEXTO PEDAGÓGICO; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos; Orientador: Melissa Hickmann Müller;

Elenir Macedo Schmeier

A importância do lúdico para o desenvolvimento da criança na educação infantil; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos; Orientador: Melissa Hickmann Müller;

Maria Ionara Vieira

Planejar ou Fazer Intervenções? O professor de Educação Infantil e suas possibilidades de brincar com as infâncias; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos; Orientador: Melissa Hickmann Müller;

Isabel Maria Ramos Martins

Crianças superdotadas e suas famílias: Desafios e perpectivas; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos; Orientador: Melissa Hickmann Müller;

Deise Jerusa da Costa Forte

Memórias de infância: espaço, tempo e o desenvolvimento relevante para a fase adulta; As memórias de infância são significativas na fase adulta?; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos; Orientador: Melissa Hickmann Müller;

Isabel Tremarim da Silva

Entre Procedimentos Médicos, Brinquedos e Livros: o olhar sobre as prática pedagógica em um ambiente hospitalar; ; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos; Orientador: Melissa Hickmann Müller;

Janete Albino de Carvalho

Olhares sobre as práticas de contação de história realizadas na hora do conto no projeto PIBID; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos; Orientador: Melissa Hickmann Müller;

Rossana Cássia da Silva da Rosa

Educação Integral: Entendendo suas complexidades em uma instituição de ensino; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos; Orientador: Melissa Hickmann Müller;

Marluci da Silva

Infância e Consumo; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos; Orientador: Melissa Hickmann Müller;

Fernanda Balensiefer Gulart

Inclusão e Educação: motivos de encaminhamentos para um Serviço de Apoio Pedagógico; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos; Orientador: Melissa Hickmann Müller;

Fernanda Stodolni Magalhães

Supervisão Estágio Básico de Psicologia; 2012; Orientação de outra natureza; (Psicologia) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos; Orientador: Melissa Hickmann Müller;

Maríndia Oliveira de Quadros

Supervisão Estágio Básico de Psicologia; 2012; Orientação de outra natureza; (Psicologia) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos; Orientador: Melissa Hickmann Müller;

Valéria Figueiredo Fraga

Supervisão Estágio Básico de Psicologia; 2012; Orientação de outra natureza; (Psicologia) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos; Orientador: Melissa Hickmann Müller;

Tatiana Thaís Stein

Supervisão Estágio Básico de Psicologia; 2011; Orientação de outra natureza; (Psicologia) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos; Orientador: Melissa Hickmann Müller;

Martin Roeben Tessmer

Supervisão Estágio Básico de Psicologia; 2011; Orientação de outra natureza; (Psicologia) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos; Orientador: Melissa Hickmann Müller;

Andressa Andrioli da Rocha

Supervisão Estágio Básico de Psicologia; 2010; Orientação de outra natureza; (Psicologia) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos; Orientador: Melissa Hickmann Müller;

Gabrielle Hennig Grisa

Supervisão Estágio Básico de Psicologia; 2010; Orientação de outra natureza; (Psicologia) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos; Orientador: Melissa Hickmann Müller;

Antonella Cabral Gianotti

Supervisão Estágio Básico de Psicologia; 2010; Orientação de outra natureza; (Psicologia) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos; Orientador: Melissa Hickmann Müller;

ALINE RIBOLI MARASCA

Supervisão Estágio Básico de Psicologia; 2010; Orientação de outra natureza; (Psicologia) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos; Orientador: Melissa Hickmann Müller;

Luciane Maria Both

Supervisão Estágio Básico de Psicologia; 2010; Orientação de outra natureza; (Psicologia) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos; Orientador: Melissa Hickmann Müller;

Marta Franz Teske

Supervisão Estágio Básico de Psicologia; 2009; Orientação de outra natureza; (Psicologia) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos; Orientador: Melissa Hickmann Müller;

Eduardo Froener

Supervisão Estágio Básico de Psicologia; 2009; Orientação de outra natureza; (Psicologia) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos; Orientador: Melissa Hickmann Müller;

Deborah Jeane Wehle Gehres

Supervisão Estágio Básico de Psicologia; 2009; Orientação de outra natureza; (Psicologia) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos; Orientador: Melissa Hickmann Müller;

Adriana Ribeiro Dos Santos

Supervisão Estágio Básico de Psicologia; 2009; Orientação de outra natureza; (Psicologia) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos; Orientador: Melissa Hickmann Müller;

Produções bibliográficas

  • MÜLLER, Melissa H. ; DALIGNA, M. C. ; HERBERT, D. C. . EDUCAS: espaço de questionamentos das narrativas de fracasso escolar, não-aprendizagem e deficiência. In: Vera Lúcia Bemvenuti. (Org.). Cadernos de Extensão V. 1ed.São Leopoldo: Editora UNISINOS, 2009, v. 1, p. 85-94.

  • MÜLLER, Melissa H. ; SANTAIANA, R. S. . Escola de Educação Infantil Municipais: uma história de desafios e conquistas. In: Andrea Helena Petry Rahmeier; Quênia Renee Strasburg. (Org.). Memória Escolar. Escolas Municipais de São Leopoldo. São Leopoldo: CEBI, 2008, v. 1, p. 307-309.

  • MÜLLER, Melissa H. ; KIRCHHEIM, V. . Rotinas na Educação Infantil: Olhares de Educadoras. In: II Seminário Nacional e II Seminário Internacional Formação Pedagógica e Pensamento Nômade:Currículo, criação e hetereotipias, 2017, Lajeado. II Seminário Nacional e II Seminário Internacional Formação Pedagógica e Pensamento Nômade:Currículo, criação e hetereotipias, 2017.

  • DALIGNA, M. C. ; DAZZI, M. D. B. ; MÜLLER, Melissa H. ; HERBERT, D. C. . Programa de Educação e Ação Social (EDUCAS): espaço de ensino e pesquisa na Universidade do Vale do Rio dos Sinos. In: Fórum da Pedagogia e X Semana Acadêmica do Curso de Pedagogia da Unisinos, 2008, São Leopoldo. I Fórum da Pedagogia e X Semana Acadêmica do Curso de Pedagogia da Unisinos, 2008.

  • MÜLLER, Melissa H. ; SILVA, A. R. . Ética e Linguagem: contingências e impasses do sujeito moderno e pós-moderno. In: Mostra de Iniciação Científica - UNISINOS, 2002, São Leopoldo. Mostra de Iniciação Científica, 2002.

  • MÜLLER, Melissa H. ; RANGEL, P. G. . Fundamentação pós-metafísica da norma moral. In: XII Salão e IX Feira de Iniciação Científica da UFRGS, 2000, Porto Alegre. Livro de Resumos do XII Salão de Iniciação Científica da UFRGS. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2000. v. 1. p. 463.

  • MÜLLER, Melissa H. ; RANGEL, P. G. . Fundamentação pós-metafísica da norma moral. In: Exponha-se: Semana de Pesquisa e Iniciação Científica - Unisinos, 2000, São Leopoldo. Anal da Semana de Iniciação Científica da Unisinos- Exponha-se 2000.. São Leopoldo: Editora da Unisinos, 2000. v. 1. p. 49-50.

  • MÜLLER, Melissa H. . Discutindo a inclusão a partir da experiência do EDUCAS. 2019. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MÜLLER, Melissa H. . Discutindo Processos de Aprendizagem. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MÜLLER, Melissa H. . Psicologia da Aprendizagem. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MÜLLER, Melissa H. . Práticas Alfabetizadoras: Desafios para os Processos de In/Exclusão. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MÜLLER, Melissa H. . Relações entre família e aprendizagem: o trabalho no EDUCAS. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MÜLLER, Melissa H. ; KIRCHHEIM, V. . Rotinas na Educação Infantil: Olhares de Educadores. 2017. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • MÜLLER, Melissa H. . Família: contribuições da pedagogia e psicologia. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MÜLLER, Melissa H. . Invenção da Infância: contribuições do par pedagogia/psicologia. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MÜLLER, Melissa H. . CUIDE DO SEU BEBÊ DO NOSSO JEITO: a Caderneta de Saúde da Criança ou sobre um modo de fazer viver as crianças e se educar as famílias. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • MÜLLER, Melissa H. ; KLEIN, Rejane R. . (Não)Aprendizagem: Contribuições da pedagogia e da psicologia para construir propostas de intervenção.. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MÜLLER, Melissa H. ; FARIAS, F. M. . Oficinas Gênero na Educação - Espaço para a Diversidade. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • MÜLLER, Melissa H. ; KLEIN, Rejane R. . Desafios da parceria Psicologia/Pedagogia. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MÜLLER, Melissa H. . Cuide do Seu Bêbe do Nosso Jeito: a Caderneta de Saúde da Criança como modo de governar o desenvolvimento de crianças e famílias.. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • MÜLLER, Melissa H. ; HERBERT, D. C. . Inclusão e Aprendizagem: Pedagogia e Psicologia construindo propostas de intervenção no EDUCAS. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MÜLLER, Melissa H. . Formação e Ação Docente na Educação Infantil. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MÜLLER, Melissa H. . Genêro e Sexualidade na Educação Infantil. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MÜLLER, Melissa H. . Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Infantil. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MÜLLER, Melissa H. ; DALIGNA, M. C. ; HERBERT, D. C. . Inclusão e aprendizagem: estratégias para intervenção. 2009. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • MÜLLER, Melissa H. ; SANTAIANA, R. S. . Programa de Formação Continuada Socializando Saberes e Práticas para Supervisoras Escolares da Rede Municipal de São Leopoldo. 2009. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • MÜLLER, Melissa H. . Projetos na Educação Infantil. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MÜLLER, Melissa H. . Avaliação: a captura do sujeito infantil nos pareceres descritivos. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MÜLLER, Melissa H. . Repensando as Infâncias nas Práticas Pedagógicas da Educação Infantil. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MÜLLER, Melissa H. . Inclusão. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • DALIGNA, M. C. ; MÜLLER, Melissa H. . Educar na Diferença: Desafios da Inclusão no Séc. XXI. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MÜLLER, Melissa H. ; DALIGNA, M. C. . Programa de Educação e Ação Social (EDUCAS): espaço de ensino e pesquisa na Universidade do Vale do Rio dos Sinos. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MÜLLER, Melissa H. . Uma interface da Psicanálise com os Estudos Culturais Pós-Estruturalistas: a experiências do EDUCAS. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MÜLLER, Melissa H. . Qualidade de Vida no Trabalho. 2008. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • MÜLLER, Melissa H. . A Psicologia na Educação Infantil: a Equipe Interdisciplinar na Secretaria de Educação de São Leopoldo. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MÜLLER, Melissa H. ; SANTAIANA, R. S. . Educação entre Pais e Filhos - Família Contemporânea. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MÜLLER, Melissa H. . Infância: cuidar e educar. Com quem vamos brincar?. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MÜLLER, Melissa H. . Infância: histórico e diferentes visões na contemporaneidade. 2007. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MÜLLER, Melissa H. ; SANTAIANA, R. S. . Grupo de Estudos em Educação Infantil. 2007. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MÜLLER, Melissa H. ; SANTAIANA, R. S. . O bebê de 0 a 3 anos: Características e Possibilidades. 2007. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MÜLLER, Melissa H. . Reflexões acerca da prática interdisciplinar em um grupo de EJA. 2004. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MÜLLER, Melissa H. . Ética e Linguagem: contingências e impasses do sujeito moderno e pós-moderno. 2002. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • MÜLLER, Melissa H. ; SILVA, A. R. . Ética e Linguagem: contingências e impasses do sujeito moderno e pós-moderno. 2002. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • MÜLLER, Melissa H. ; RANGEL, P. G. . Fundamentação pós-metafísica da norma moral. 2000. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • MÜLLER, Melissa H. ; RANGEL, P. G. . Fundamentação pós-metafísica da norma moral. 2000. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • MÜLLER, Melissa H. . Fundamentação pós-metafísica da norma moral. 2000. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MÜLLER, Melissa H. ; KLEIN, Rejane R. ; BEMVENUTI, V. L. . Psicologia da Educação. UNISINOS, 2013 (Desenvolvimento de Material Didático Instrucional).

Outras produções

MÜLLER, Melissa H. . Literatura Infanto Juvenil. 2015. (Comunidade Virtual de Aprendizagem).

MÜLLER, Melissa H. ; KLEIN, Rejane R. ; BEMVENUTI, V. L. . Psicologia da Educação. 2013. (Comunidade Virtual de Aprendizagem).

MÜLLER, Melissa H. . Ética e Linguagem: contingências e impasses do sujeito moderno e pós-moderno. 2002. (Relatório de pesquisa).

MÜLLER, Melissa H. . Fundamentação pós-metafísica da norma moral. 2001. (Relatório de pesquisa).

MÜLLER, Melissa H. . Programa de Estágio de Familiarização do Hospital Psiquiátrico São Pedro. 2000 (Estágio) .

Projetos de pesquisa

  • 2017 - 2019

    Educação Integral, Tempo Integral e Práticas Intersetoriais: novos dispositivos na escola contemporânea, Descrição: A presente pesquisa tem como objetivo geral analisar os discursos produzidos nasescolas sobre Educação Integral e Tempo Integral. A pesquisa justifica-se pelanecessidade de discutir sobre a expansão da jornada ampliada que foi fomentadapor meio do programa federal Mais Educação, que por sua vez evidenciou os usosdo tempo dos alunos nas escolas e as práticas que podem ser desenvolvidas emuma perspectiva de formação integral.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado profissional: (1) . , Integrantes: Melissa Hickmann Müller - Integrante / Rochele da Silva Santaiana - Coordenador.

Prêmios

2002

Menção Honrosa, Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS.

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Universidade do Vale do Rio dos Sinos. , Avenida Unisinos, 950, Cristo Rei, 93022000 - São Leopoldo, RS - Brasil, Telefone: (51) 35908775, Ramal: 1168

Experiência profissional

2017 - 2018

Universidade Estadual do Rio Grande do Sul

Vínculo: Projeto de Pesquisa, Enquadramento Funcional: Pesquisadora colaboradora

Outras informações:
Professora colaboradora em Projeto de Pesquisa intitulado: "Educação Integral, Tempo Integral e Práticas Intersetoriais: novos dispositivos na escola contemporânea".Descrição: A presente pesquisa tem como objetivo geral analisar os discursos produzidos nas escolas sobre Educação Integral e Tempo Integral. A pesquisa justifica-se pela necessidade de discutir sobre a expansão da jornada ampliada que foi fomentada por meio do programa federal Mais Educação, que por sua vez evidenciou os usos do tempo dos alunos nas escolas e as práticas que podem ser desenvolvidas em uma perspectiva de formação integral.Situação: Em andamento Natureza: Projetos de pesquisa

2012 - 2012

Portal Faculdades

Vínculo: Professor Convidado, Enquadramento Funcional: Contrato

Outras informações:
Professora da Disciplina Análise Crítica da Prática Pedagógica da Especialização em Práticas Pedagógicas Interdisciplinares

2017 - Atual

Universidade do Vale do Rio dos Sinos

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Coordenadora do EDUCAS, Carga horária: 8

Outras informações:
Coordenadora do EDUCAS - Programa de Educação e Ação Social

2013 - Atual

Universidade do Vale do Rio dos Sinos

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Assistente, Carga horária: 36

2014 - 2018

Universidade do Vale do Rio dos Sinos

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Coordenadora PIBID, Carga horária: 4

Outras informações:
Coordenadora do Subprojeto Interdisciplinar Educação Inclusiva do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência PIBID/UNISINOS/CAPES

2008 - 2014

Universidade do Vale do Rio dos Sinos

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Psicóloga - Analista de Ação Social, Carga horária: 10

Outras informações:
Psicóloga do Programa de Educação e Ação Social - EDUCAS. O Programa trabalha interdisciplinarmente oferecendo apoio especializado a crianças e adolescentes com dificuldades de aprendizagem, repetência escolar ou deficiência, suas famílias e escolas.

Atividades

  • 01/2022

    Ensino, Pedagogia, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Estágio em Educação Infantil

  • 01/2020

    Ensino, Psicologia, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Estágio Básico em Psicologia

  • 01/2020

    Ensino, Psicologia, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Processos de Ensino-Aprendizagem I

  • 01/2018

    Ensino, Pedagogia, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Estágio em Docência: Educação Infantil

  • 08/2017

    Direção e administração, Pró-Reitoria Comunitária e de Extensão.Cargo ou função, Coordenadora do EDUCAS - Programa de Educação e Ação Social.

  • 01/2018 - 12/2023

    Ensino, Psicologia, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Oficina Sujeitos e Coletivos

  • 01/2022 - 06/2022

    Ensino, Psicologia, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, História da Psicologia

  • 01/2021 - 12/2021

    Ensino, Pedagogia, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Estágio em Docência: Educação Infantil I

  • 01/2016 - 12/2020

    Ensino, Psicologia, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Fundamentos dos Processos de Ensino-Aprendizagem

  • 01/2013 - 12/2020

    Ensino, Pedagogia, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Psicologia da Educação

  • 01/2020 - 06/2020

    Ensino, Psicologia, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Oficina: Inserção no Campo Psicológico

  • 07/2016 - 12/2019

    Ensino, Psicologia, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Estágio Profissional em Psicologia

  • 07/2018 - 12/2018

    Ensino, Psicologia, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Estágio Supervisionado II - Licenciatura em Psicologia

  • 07/2018 - 12/2018

    Ensino, Pedagogia, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Infância e Educação Infantil I

  • 01/2018 - 06/2018

    Ensino, Psicologia, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Estágio Supervisionado I - Licenciatura em Psicologia

  • 01/2018 - 06/2018

    Ensino, Pedagogia, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Infância e Educação Infantil II

  • 07/2017 - 12/2017

    Ensino, Pedagogia, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Prática: Educação Infantil

  • 07/2017 - 12/2017

    Ensino, Pedagogia, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Prátoca: Edicação Infantil

  • 01/2017 - 06/2017

    Ensino, Psicologia, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Oficina Ciência e Profissão

  • 02/2013 - 06/2017

    Ensino,Disciplinas ministradas, Professora do Núcleo de Formação Docente, atuando na seleção de professores, em programas de formação continuada do corpo docente e acompanhamento pedagógico junto aos professores, coordenadores e colegiados dos cursos da Universidade.

  • 03/2008 - 03/2017

    Extensão universitária , Pró-Reitoria Comunitária e de Extensão.Atividade de extensão realizada, Psicóloga do Programa de Educação e Ação Social - EDUCAS. O Programa trabalha interdisciplinarmente oferecendo apoio especializado a crianças e adolescentes com dificuldades de aprendizagem, repetência escolar ou deficiência.

  • 01/2016 - 06/2016

    Ensino, Psicologia, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Intervenções em Processos de Ensino-Aprendizagem

  • 01/2014 - 12/2015

    Ensino, Pedagogia, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Inclusão e Educação

  • 07/2014 - 12/2014

    Ensino, Pedagogia, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Diferença Cultural e Inclusão Escolar

  • 02/2013 - 07/2014

    Ensino, Pedagogia, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Tutora EAD da Atividade Acadêmica Psicologia da Educação

  • 07/2013 - 06/2014

    Ensino, Especialização em Educação Inclusiva, Nível: EspecializaçãoDisciplinas ministradas, Processos Inclusivos em Diferentes Espaços Educativos

  • 07/2013 - 12/2013

    Ensino, Pedagogia, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Teorias e Saberes do Currículo

  • 02/2004 - 12/2005

    Estágios , Centro de Ciências da Saúde, Área de Conhecimento e Aplicação de Psicologia.Estágio realizado, Estágio Curricular de Psicologia Realizado No SAPPRE - Serviço de Atendimento e Pesquisa em Psicologia à Rede de Ensino.

2002 - Atual

Prefeitura Municipal de São Leopoldo

Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professora de Educação Infantil, Carga horária: 30

Outras informações:
.

Atividades

  • 01/2023

    Direção e administração, Secretaria Municipal de Educação, EMEI Bem me quer.Cargo ou função, Supervisão Pedagógica - EMEI Bem me quer.

  • 04/2018 - 12/2022

    Ensino,Disciplinas ministradas, Professora de Atendimento Educacional Especializado - AEE | Educaçaõ Infantil

  • 02/2017 - 03/2018

    Direção e administração, Secretaria Municipal de Educação, NAPPI - Núcleo de Apoio e Pesquisa aos Processos de Inclusão.Cargo ou função, Coordenadora do NAPPI - Núcleo de Apoio e Pesquisa aos Processos de Inclusão.

  • 01/2013 - 01/2017

    Ensino,Disciplinas ministradas, Professora de Educação Infantil

  • 06/2006 - 12/2012

    Direção e administração, Secretaria Municipal de Educação de São Leopoldo.Cargo ou função, Supervisora das Escolas Municipais de de Educação Infantil da Rede Municipal de Educação de São Leopoldo.

  • 05/2002 - 06/2006

    Ensino,Disciplinas ministradas, Professora de Educação Infantil

2012 - 2012

Instituto Superior de Educação Equipe

Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Contrato

Outras informações:
Professora da disciplina Processos Cognitivos de Aprendizagem na Especialização em Psicopedagogia Clínica e Institucional