Katiane Silva da Rosa
Pedagoga, pela UFSM/RS(2006); Especialista em Psicopedagogia- Hab. Clínica e Institucional (FACINTER/PR-2009); Especialista em Educação Infantil (UNINTER/ PR-2014); Mestre em Políticas Públicas e Gestão Educacional (UFSM/RS- 2022). É professora da Rede Municipal de Ensino de Santa Maria/RS, atuando em Anos Iniciais e Educação Infantil.Participa do Grupo de Estudos para a Docência na Educação Infantil (DOCINFOCA/UFSM), dedicando-se aos estudos e pesquisas sobre Docência, Educação Infantil, Infâncias, Práticas Pedagógicas e Formação de Professores.
Informações coletadas do Lattes em 10/01/2026
Acadêmico
Formação acadêmica
Mestrado profissional em Programa de Pós-Graduação em Educação
2019 - 2022
Universidade Federal de Santa Maria
Título: Experiências e compreensões da docência com professoras de educação infantil pública de Santa Maria/RS, Ano de Obtenção:
Orientador: Taciana Câmera Segat
Palavras-chave: Educação Infantil; Formação docente.Grande área: Ciências Humanas
Especialização em Educação Infantil
2013 - 2014
Centro Universitário Internacional
Título: A adoção de projetos pedagógicos como forma de oportunizar aprendizagens significativas às crianças da educação infantil
Especialização em Psicopedagogia
2007 - 2009
Centro Universitário Internacional
Título: A construção identitária através do brincar
Orientador: Regiane Banzzatto Bergamo
Graduação em Pedagogia
2002 - 2006
Universidade Federal de Santa Maria
Orientador: Cleonice Maria Tomazetti
Formação complementar
2018 - 2019
Infâncias: saberes e ações pedagógicas na educação infantil. (Carga horária: 180h). , Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, Brasil.
2018 - 2019
Educação infantil: infâncias, saberes e ação pedagógica. (Carga horária: 180h). , Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, Brasil.
2018 - 2018
Aproximações entre teatro e educação. (Carga horária: 24h). , Secretaria Municipal de Educação, SMED, Brasil.
2017 - 2017
Libras na prática. (Carga horária: 100h). , Instituto Politécnico de Ensino a Distância, iPED, Brasil.
2015 - 2015
Fazer a ponte no Brasil. (Carga horária: 30h). , Aquifolíum Educacional, AE, Brasil.
2013 - 2013
As artes no universo infantil. (Carga horária: 16h). , SESC - Administração Regional do Rio Grande do Sul, SESC/RS, Brasil.
2012 - 2012
Formação de educadores lúdicos e brinquedistas. (Carga horária: 8h). , SESC - Administração Regional do Rio Grande do Sul, SESC/RS, Brasil.
2011 - 2011
Inclusão em educação; o universo das deficiências. (Carga horária: 8h). , SESC - Administração Regional do Rio Grande do Sul, SESC/RS, Brasil.
2010 - 2010
Infância, juventude e gênero: processos socioculturais e desafios educ.. (Carga horária: 64h). , Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: EDUCAÇÃO INFANTIL.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Anos Iniciais.
Participação em eventos
Formação continuada em alfabetização e curriculo. 2021. (Outra).
O papel das competências digitais na inovação da Educação. 2021. (Congresso).
webnário 31 anos Ipe Amarelo. 2021. (Seminário).
"A transição da Educação Infantil para o Ensino Fundamental - Projeções para 2021 com Maria Carmen Barbosa. 2020. (Outra).
Ciclo de Palestras Para pensar a docência Da Educação Básica. 2020. (Outra).
FÓRUM GAÚCHO DE EDUCAÇÃO INFANTIL, ?POLÍTICAS E FINANCIAMENTO NA EDUCAÇÃO INFANTIL?. 2020. (Simpósio).
VII Encontro Internacional de Educação FAAG. 2020. (Encontro).
1 Simpósio Internacional de Educação Física: Currículo e didática. 2019. (Simpósio).
A política de ingresso e permanência de refugiados e imigrantes em situação de vulnerabilidade na UFSM em debate (MIGRAIDH/CSVM). 2019. (Outra).
Formação Continuada para professores da rede Municipal de Santa Maria. 2019. (Outra).
Grupo de Estudo de Psicopedagogia sobre Educação Infantil. 2019. (Seminário).
II Ciclo Institucional Permanente sobre Docência na UFSM-CIPED 2019. 2019. (Outra).
Jornada Aprenda a Dizer a sua Palavra. 2019. (Outra).
Paulo Freire em tempos de fake news. 2019. (Outra).
Uma história compartilhada de educação e formação de professores na UFSM: 50 anos CE e 30 anos UEIIA. 2019. (Encontro).
VI Encontro Regional de promoção da vida e prevenção do suicídio. 2019. (Encontro).
XII Seminário Internacional de Educação Superior e VII Seminário Internacional de Políticas Públicas da Educação básica superior. 2019. (Seminário).
XV Encontro Estadual do Fórum Gaúcho de Educação Infantil-FGEI- 10 anos do FREICENTRAL- I Seminário em Educação e infância do e estudos e pesquisa em educação e infância (NEPEI/UFSM). 2019. (Seminário).
1 Espaço Educar e Empreender- IV Feira Municipal de ciências, Tecnologia e Sustentabilidade. Brincando vamos criando Música. 2018. (Feira).
Interlocuções sobre Educação Musical- que tal experimentar uma nova. 2018. (Oficina).
Prevenção e combate ao incêndio. 2018. (Oficina).
Encontro Técnico da Educação Infantil. 2017. (Encontro).
Formação arte/educação corpo e movimento. 2017. (Congresso).
Sala Virtual- práticas corporais com assessor Wagner Ferraz. 2017. (Outra).
Formação arte/educação - Teatro de Objetos. 2016. (Oficina).
III Fórum Sesc de Educação. 2016. (Seminário).
Encontro técnico da Educação Infantil. 2015. (Encontro).
II Fórum Sesc de Educação. 2015. (Seminário).
l Semana Pedagógica - Rede SESC de Educação. 2015. (Seminário).
Encontro Técnico da Educação Infantil. 2014. (Seminário).
As artes no Universo Infantil. 2013. (Seminário).
Encontro Técnico da Educação Infantil.Sobre mim e outros- projeto sobre identidade com crianças de 4 anos. 2013. (Encontro).
Encontro Técnico da Educação Infantil. 2012. (Seminário).
Encontro Técnico da Educação Infantil. 2011. (Seminário).
Inclusão em Educação: o Universo das deficiências. 2011. (Seminário).
Encontro Técnico da Educação Infantil. 2010. (Encontro).
Encontro Técnico da Educação Infantil.Dinossauros. 2009. (Encontro).
I Congresso de Educação infantil do SESC. Dinossauro- Um viagem no tempo. 2009. (Congresso).
3ª Jornada de Alfabetização - Conhecimento e experiências no caminho do aprender. 2008. (Seminário).
Circuito SESC de educação: infância na contemporaneidade- projetos, propostas e práticas em debate. 2008. (Oficina).
Circuito SESC de Educação- O corpo que movimenta a educação. 2008. (Encontro).
Encontro Técnico da Educação Infantil. 2008. (Seminário).
Fórum Mundial de Educação de Santa Maria. 2008. (Seminário).
Jornada Acadêmica Educação, Saúde e Gestão. 2008. (Seminário).
Encontros Clínicos entre a Psicologia e o Cinema. 2007. (Encontro).
VI Jornada de Arte e Educação e II Encontro de Formação de professores em Artes Visuais. 2007. (Encontro).
A importância do brincar na educação infantil,. 2006. (Encontro).
3 Seminário Regional de Educação de Jovens e Adultos. 2005. (Seminário).
Assessoria Técnica para o DETRAN. 2005. (Seminário).
Curso de preparação de Brinquedista. 2005. (Seminário).
Seminário de desenvolvimento de educação. trânsito, uma questão de educação. 2005. (Seminário).
Voluntária Projeto AIA- Informática Educativa em Ambientes Informatizados. 2005. (Oficina).
Educação em debate: inclusão e interdisciplinaridade. 2004. (Seminário).
O brincar e a interdisciplinaridade. 2004. (Seminário).
Oficina de construção de jogos. 2004. (Oficina).
Requião Regional da SBPC - O cotidiano e a ciências: construindo saberes. 2004. (Seminário).
XV Semana Acadêmica do Centro de Educação. A aprendizagem através do lúdico. 2004. (Congresso).
1 Seminário Interinstitucional de AIDS: preconceito e educação. 2003. (Seminário).
Curso profissionalizante de informática. 2003. (Oficina).
Laboratório de Línguas ? Leituras - Nível I e II. 2003. (Encontro).
Seminário infância e psicose - Os grandes casos. 2002. (Seminário).
XIII Semana Acadêmica do Centro de Educação - UFSM. 2002. (Congresso).
Produções bibliográficas
-
SILVA, G. F. G. ; ROSA, Katiane S. . Sobre plantar e colher na escola da infância: a escola que temos e a que pretendemos. In: Karla Madrid Fonseca; Marília Rodrigues Lopes Heman; Taciana Uecker. (Org.). Educação Infantil e Base Nacional Comum Curricular: vivências possíveis da/na escola da infância. 1ed.Rio de Janeiro, RJ: Dictio Brasil, 2020, v. 1, p. 115-135.
-
ROSA, Katiane S. . Brincando vamos criando Música. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
Outras produções
ROSA, Katiane S. . Grupo dialógico com as professoras colaboradoras da pesquisa de mestrado. 2022.
ROSA, Katiane S. ; PEREIRA, A. ; POZZOBOM, R. . Cozinhando com o Sesquinho. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Livro de Receitas para crianças).. 2017. (Livro de Receitas).
Projetos de pesquisa
-
2020 - 2022
As crianças e suas formas de habitar o mundo: políticas públicas e gestão dos diferentes contextos sociais, Descrição: Com a realização deste projeto pretendemos estabelecer e fortalecer parcerias entre Universidades e instituições de Educação Infantil e Anos Iniciais de Ensino Fundamental: 1. Apresentação dos trabalhos parciais e finais do projeto em eventos acadêmico-científicos nacionais e internacionais. 2. Elaboração de artigos para serem publicados em periódicos e em revistas de divulgação científica ligados à temática e problemática desta pesquisa. 3. Realização de oficinas, cursos, palestras e intervenções formativas. 4. Realização de ações tencionando intervir em práticas e vivências problemáticas da realidade de crianças, visando à formação inicial e continuada de professores. 5.Contribuir com a formação e atuação qualificada dos acadêmicos de licenciatura e profissionais de educação. 6. Operar como projeto ?guarda-chuva?, ao catalisar e articular as pesquisas dos sujeitos participantes do grupo DOCINFOCA, com seus projetos e pesquisas de graduação, especialização, mestrado e doutorado.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Katiane Silva da Rosa - Integrante / Taciana Camera Segat - Coordenador., Número de produções C, T & A: 2
-
2019 - 2022
EXPERIÊNCIAS E COMPREENSÕES DA DOCÊNCIA COM PROFESSORAS DE EDUCAÇÃO INFANTIL PÚBLICA DE SANTA MARIA/RS, Descrição: Este estudo está vinculado ao Mestrado Profissional da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) na linha de pesquisa 2 - Gestão Pedagógica e Contextos Educativos e tem como objetivo principal investigar a respeito das compreensões sobre a docência com crianças de um grupo de professoras atuantes em Educação Infantil de Santa Maria-RS. A presente pesquisa está ancorada na compreensão de que as Políticas Públicas Educacionais orientam a Educação Infantil como um todo, então, diante disso, procurou-se entender o que determinavam as diferentes práticas educativas, em contextos de Escolas Municipais de Educação Infantil (EMEIs) e de Escolas Municipais de Ensino Fundamental (EMEFs).. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) Doutorado: (1) . , Integrantes: Katiane Silva da Rosa - Integrante / Taciana Camera Segat - Coordenador.
-
2008 - 2013
A qualidade da Educação Infantil e sua agenda para a consolidação do atendimento no município de Santa Maria., Descrição: O projeto em questão vem pesquisar a qualidade do atendimento nas instituições educacionais infantis de modo científico e adequado capaz de desvelar as conquistas alcançadas mediante os avanços legais; capaz de identificar as demandas reprimidas mediante a expansão da política nacional e dos municípios; de indicar a agenda inconclusa e, portanto, as questões que merecem atenção nas metas para a tradução das diretrizes legais e educacionais em práticas na escala necessária para o reconhecimento de sua importância na formulação de políticas para os municípios e seus sistemas. Tem por meta investigar a qualidade do atendimento nas instituições educacionais infantis mantidas pelo poder publico municipal, através da verba do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação Brasileira, sejam elas estatais e/ou conveniadas, visando caracterizar o serviço e o equipamento público no que se refere às questões de currículo, de oferta de vagas e matrículas, de critérios de ingresso, localização e infraestrutura. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Katiane Silva da Rosa - Integrante / Cleonice Maria Tomazzetti - Coordenador., Número de produções C, T & A: 2
-
2004 - 2007
Aprendizagem através do lúdico, Descrição: As crianças com dificuldades de aprendizagem precisam de estudos que favoreçam a elaboração de alternativas que superem este problema. Esta pesquisa tem o objetivo de descobrir as possibilidades do uso do lúdico em favor do acesso ao conhecimento veiculado no ambiente escolar.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (5) . , Integrantes: Katiane Silva da Rosa - Integrante / Edinéia Carvalho - Integrante / Bruna Hoffmeeister - Integrante / Cristiane Machado - Integrante / Giana Freidrich - Integrante / Jacimira Bohrer - Integrante / Getúlio Lemos - Coordenador., Número de produções C, T & A: 1
Histórico profissional
Experiência profissional
2021 - Atual
CEI CASA DA CRIANÇAVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora de Educação Infantil, Carga horária: 20
2021 - Atual
Escola de Ensino Fundamental São CarlosVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora de Anos Iniciais, Carga horária: 20
2004 - 2007
Universidade Federal de Santa MariaVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Participaçção em Projetos, Carga horária: 4
Atividades
-
03/2017
Pesquisa e desenvolvimento, Grupo de Pesquisa, Docência, Infância e Formação (DOCINFOCA).,Linhas de pesquisa
2020 - 2020
Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - RSVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor Contratado, Carga horária: 2
Outras informações:
Organização e execução de Oficinas Pedagógicas para os professores da rede municipal de São Vicente do Sul
2018 - 2018
Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - RSVínculo: CONTRATO, Enquadramento Funcional: PROFESSORA DE EDUCAÇÃO INFANTIL- OFICINAS PED, Carga horária: 3
Outras informações:
Realização de Oficinas pedagógicas com crianças de vulnerabilidade social no CRAS, da região Oeste de Santa Maria/RS
2008 - 2018
SESC - Administração Regional do Rio Grande do SulVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: PROFESSORA DE EDUCAÇÃO INFANTIL, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
2010 - 2010
Fundação de Apoio à Tecnologia e CiênciaVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Atendente de Educação Infantil, Carga horária: 30
Outras informações:
Ipê Amarelo
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Katiane Silva da Rosa e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?