Aline Rosana Alexandrina da Silva

Bacharel em Turismo pela Universidade do Estado do Amazonas - UEA (2009), habilitada em Letras (Língua e Literatura Inglesa) pela Universidade Federal do Amazonas - UFAM (2017) e Especialista em Investigações Educacionais pelo Instituto Federal do Amazonas - IFAM (2019).Atualmente, é mestranda no Programa de Pós-Graduação em Letras da UFAM (PPGL), com ingresso em 2025. Trabalha como Instrutora na escola de idiomas ATLANTA e como Assistente Técnica (servidora estatutária) na Secretaria de Estado da Cultura e Economia Criativa.

Informações coletadas do Lattes em 30/08/2025

Acadêmico

Formação acadêmica

Mestrado em andamento em LETRAS

2025 - Atual

Universidade Federal do Amazonas
Título: Inteligência artificial como ferramenta de apoio na formação inicial de professores de inglês: potencialidades para o desenvolvimento de práticas pedagógicas inovadoras
Orientador: Vanessa de Sales Marruche
Palavras-chave: IA.

Especialização em andamento em Inteligência Artificial para Educadores

2024 - Atual

Faculdade Metropolitana EAD

Especialização em Especialização em Investigações Educacionais

2018 - 2019

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas
Título: Um olhar sobre as características didáticas de videoaulas de inglês disponibilizadas no Youtube
Orientador: Andrea Pereira Mendonça

Graduação em Letras - Língua e Literatura Inglesa

2012 - 2017

Universidade Federal do Amazonas
Título: Estimulando conexões além da sala de aula: o convívio entre alunos e educadores de uma escola de idiomas via whatsapp
Orientador: Vanessa de Sales Marruche

Graduação em Turismo

2005 - 2009

Universidade do Estado do Amazonas
Título: A eficácia e a aplicabilidade das políticas públicas patrimoniais constitutivas dos programas Monumenta e Manaus Belle Époque na cidade de Manaus à luz do ordenamento urbanístico.
Orientador: Lileane Praia Portela de Aguiar

Formação complementar

2024 - 2024

Inteligência artificial para simplificar o dia a dia. (Carga horária: 4h). , Escola Nacional de Administração Pública, ENAP, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Áreas de atuação

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Letras - Língua e literatura em Língua Inglesa.

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Artes Visuais.

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Turismo.

Organização de eventos

SILVA, Lajosy ; SILVA, A.R.A. . IV Colóquio de Estudos Linguísticos e Literários - Representações da Modernidade na Linguagem e na Literatura. 2016. (Outro).

RODRIGUES, Hamilton ; SILVA, A.R.A. . Práticas de Interpretação Tátil e Comunicação Háptica para a Pessoa com Surdocegueira. 2015. (Outro).

SILVA, A.R.A. . XXXIV Encontro Nacional dos Estudantes de Letras. 2013. (Outro).

Fonseca, M. H. de S. ; SILVA, A.R.A. . I Fórum sobre a regulamentação da profissão de Turismólogo. 2008. (Outro).

SILVA, A.R.A. . A Realidade do Principal Portão de Entrada de Manaus. 2006. (Outro).

Participação em eventos

Imersão em Ferramentas Digitais na Prática para Professores. 2024. (Outra).

V Simpósio em Ensino Tecnológico no Amazonas.Um olhar sobre as características didáticas de videoaulas em inglês disponibilizadas no YouTube". 2019. (Simpósio).

IV Simpósio em Ensino Tecnológico no Amazonas. 2018. (Simpósio).

IV Simpósio em Ensino Tecnológico no Amazonas.Produção de games para o ensino. 2018. (Oficina).

IV Simpósio em Ensino Tecnológico no Amazonas.Produção de games para o ensino. 2018. (Oficina).

Empreendedorismo Jovem e os Desafios da Crise na Gestão. 2016. (Outra).

II Mostra de Aplicações de TICs no Ensino. 2016. (Outra).

Palestra TOEFL e GRE, passaportes para o mundo. 2016. (Outra).

Como escrever artigos para revistas internacionais. 2015. (Seminário).

Discurso, identidades e questões de letramento crítico de professores do PARFOR/AM. 2015. (Outra).

II TEFL Seminar Staying on top: a singular perspective. 2015. (Outra).

Elaboração de projetos culturais. 2014. (Outra).

História em quadrinhos: gênero textual de apoio para o ensino de leitura em sala de aula. 2014. (Outra).

I Semana de Oficinas sobre Práticas Pedagógicas em Língua Inglesa.Competência Oral em Língua Inglesa: Problemas e Ferramentas. 2014. (Oficina).

1a. Formação das Mesas Educacionais E-Blocks (Língua Inglesa). 2013. (Oficina).

2a. Formação das Mesas Educacionais E-Blocks (Língua Inglesa). 2013. (Oficina).

I TEFL SEMINAR - Gathering to Diversify. 2013. (Seminário).

Jornada Virtual ABED de Educação a Distância. 2013. (Seminário).

JOVAED - Jornada Virtual ABED de Educação a Distância. 2013. (Outra).

Oxiford.Vocabulary Acquisition for Beginners. 2013. (Seminário).

2o. Ciclo de Palestras em Turismo e Desenvolvimento Local. 2009. (Outra).

Atendimento ao turista e gestão hoteleira. 2009. (Outra).

Projeto Roteiro Turístico do Centro Histórico de Manaus.Monitoria. 2009. (Outra).

III Semana do Meio Ambiente da Escola Superior de Artes e Turismo. Metrópoles Sustentáveis: Responsabilidades Individuais e Coletivas.Apresentação de Trabalhos de Iniciação Científica. 2008. (Outra).

Mesa-Redonda Marketing em Turismo. 2008. (Encontro).

Palestra sobre o Projeto de Revitalização do Porto de Manaus. 2008. (Outra).

Programa turismo sustentável e infância. 2008. (Outra).

V Congresso Brasileiro de Direito Urbanístico. Dramas e Tramas da Privatização e Revitalização do Porto de Manaus: A Situação do Booth Line. 2008. (Congresso).

6a. Mostra de Projetos de Pesquisa da Escola Superior de Artes e Turismo - EAT.Título: "Políticas Públicas Urbanísticas: A Praça da Saudade. Identidade e Desconstrução.". 2007. (Seminário).

II Seminário de Negócios e Fomento Turístico de Manaus. 2007. (Seminário).

I Mostra de Trabalhos Pedagógicos dos Professores Indígenas de Manaus.Relatora e Recepcionista. 2007. (Encontro).

I Seminário de Políticas Públicas do Turismo. 2007. (Seminário).

Pesquisa de Atendimento e Satisfação do Aeroporto Internacional Eduardo Gomes.Entrevistadora. 2007. (Outra).

XIX Congresso Nacional da ABRASEL - Sabores da Amazônia. Workshops e Cases. 2007. (Congresso).

Apresentação literomusical: Signos entrelaçados - dança, palavra e música. 2006. (Outra).

III Feira Internacional da Amazônia. Turismo na Amazônia: As Modalidades Econômicas Viáveis e Consolidadas. 2006. (Seminário).

I Jornada das Águas. 2006. (Seminário).

Mostra Pedagógica do Curso de Turismo da Universidade do Estado do Amazonas.Participante e Ouvinte. 2006. (Encontro).

Política e Planejamento de Turismo no Brasil. 2006. (Outra).

Visita Técnica aos Atrativos Jardim Botânico Reserva Adolpho Ducke e ao Parque Municipal do Mindú. 2006. (Outra).

Produções bibliográficas

  • SILVA, A.R.A. ; AGUIAR, L. P. P. . Dramas e Tramas da privatização e revitalização do Porto de Manaus: A Situação do Complexo Booth Line.. Revista eletrônica Aboré , v. 05/2010, p. 31-44, 2010.

  • SILVA, A.R.A. ; AGUIAR, L. P. P. . Políticas Públicas Urbanísticas: A Praça da Saudade. Identidade e Desconstrução.. Revista eletrônica Aboré , v. 3, p. 3/1-5, 2007.

  • SILVA, A.R.A. ; AGUIAR, L. P. P. . Dramas e Tramas da Revitalização e Privatização do Porto de Manaus: A Situação do Booth Line.. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SILVA, A.R.A. ; AGUIAR, L. P. P. . Políticas Públicas Urbanísticas: A Praça da Saudade. Identidade e Desconstrução.. 2008. (Apresentação de Trabalho/Outra).

Projetos de pesquisa

  • 2007 - 2008

    Título: Dramas e Tramas da Revitalização e Privatização do Porto de Manaus: A Situação do Booth Line, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Aline Rosana Alexandrina da Silva - Integrante / Lileane Praia Portela de Aguiar - Coordenador., Financiador(es): Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado do Amazonas - Bolsa.

  • 2006 - 2007

    Título: Políticas Públicas Urbanísticas: A Praça da Saudade. Identidade e Desconstrução., Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Aline Rosana Alexandrina da Silva - Integrante / Lileane Praia Portela de Aguiar - Coordenador., Financiador(es): Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado do Amazonas - Bolsa.

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Secretaria de Cultura do Estado do Amazonas. , Avenida 7 de Setembro - de 890 a 1182 - lado par, Centro, 69005141 - Manaus, AM - Brasil, Telefone: (92) 31312450, Ramal: 2598, URL da Homepage:

Experiência profissional

2013 - Atual

Secretaria de Cultura do Estado do Amazonas

Vínculo: , Enquadramento Funcional: Assistente Técnico, Carga horária: 30

2015 - Atual

Atlanta Idiomas

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 6

2013 - 2016

Universidade Federal do Amazonas

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professora Estagiária

Outras informações:
Enquadramento pelo Projeto CEL (Centro de Estudo de Línguas) como professora estagiária do curso de Língua Inglesa aos estudados do nível intermediário. Tal projeto é vinculado ao Departamento de Línguas e Literaturas Estrangeiras (DLLE) da Universidade Federal do Amazonas (UFAM).

2010 - 2013

Rio Infopark Sistemas Ltda.

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Recepcionista Bilíngue, Carga horária: 60

2008 - 2010

Guard Angel Serviços Ltda. ME.

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Recepcionista Bilíngue, Carga horária: 60

Outras informações:
Possuo vínculo empregatício, não integral e sem necessidade de dedicação exclusiva.

2008 - 2008

Empresa Brasileira de Infra-Estrutura Aeroportuária-AM

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Recepcionista Bilíngue, Carga horária: 30

Outras informações:
Vínculo por estágico acadêmico.

2007 - 2008

Universidade do Estado do Amazonas

Vínculo: Pesquisa Científica, Enquadramento Funcional: Bolsista, Carga horária: 12

2006 - 2007

Universidade do Estado do Amazonas

Vínculo: Pesquisa Científica, Enquadramento Funcional: Bolsista, Carga horária: 12