Ítalo Rômulo Costa da Silva

Mestre em Educação pela Universidade Federal do Piauí -UFPI, graduado em Licenciatura Plena em Pedagogia pelo Universidade Estadual do Maranhão- UEMA (2012); Especialista em Psicologia da Educação - Uemanet (2016), Especialista em Gestão Educacional em Rede pela Universidade Federal do Piaui (2018) Especialista em Educação Especial/ Educação Inclusiva(2019); Especialização em Ciências Humanas e Sociais Aplicadas e o Mundo do Trabalho (2023) e Graduado em Tecnologia em Segurança do Trabalho(2020) Graduado em Licenciatura em Geografia - FAVENI (2024). Pesquisador do Núcleo Interdisciplinar de Pesquisa em Educação e Epistemologia da Prática Profissional (NIPEEPP/UFPI). Com experiência e atuação na área da Educação, atua como docente na Rede Municipal de Ensino da Cidade de Teresina-PI e em Timon-MA. Desenvolveu Pesquisa na área da Educação Inclusiva quando em formação da graduação e pós-graduação com aluno com Altas Habilidades/ Superdotação na cidade de Timon-Ma, apresentou dados da pesquisa desenvolvida em Congresso Nacional do Conselho Brasileiro para Superdotação Conbrasd, Rio de Janeiro(2012). Realizou um estudo a cerca do uso de recursos tecnológicos a favor da inclusão de pessoas com Deficiência Visual ( 2018). Possui ainda a formação Técnica em Segurança do Trabalho (Uemanet) e Técnico em Radiologia - CEPROSC Teresina-PI, Técnico em Infraestrutura Escolar IFPI-2018. Possui experiencia na modalidade a distância atuando na como Tutor, Professor Formador e em orientação de TCC. Vencedor Etapa Estadual Prêmio Professores do Brasil MEC - (2017); Finalista do Prêmio Educador Nota 10 Fundação Victor Civita (2018); Trabalho apresentado na Rede Conectando Boas Práticas apoiado pela Fundação Lemann no município de Cocal dos Alves - PI (2019) .

Informações coletadas do Lattes em 25/01/2026

Acadêmico

Formação acadêmica

Mestrado em Educação

2020 - 2022

Universidade Federal do Piauí
Título: PRÁTICAS AVALIATIVAS NA FORMAÇÃO DOCENTE NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: UM ESTUDO NO CURSO DE LICENCIATURA EM COMPUTAÇÃO, Ano de Obtenção: 2022
Antônia Dalva França Carvalho.Palavras-chave: Práticas avaliativas; Ambiente Virtual; Licenciatura.Grande área: Ciências Humanas

Especialização em andamento em Gestão Escolar

2025 - Atual

Universidade Estadual do Maranhão

Especialização em Especialização em Ciências Humanas e Sociais aplicadas ao Mundo do Trabalho

2022 - 2022

Universidade Federal do Piauí

Especialização em Educação Especial/ Educação Inclusiva

2017 - 2019

Universidade Estadual do Maranhão
Título: POSSIBILIDADES DE ATENDIMENTO ÀS NECESSIDADES EDUCACIONAIS DE ALUNOS COM ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO
Orientador: Ariany Castro Da Silva

Especialização em GESTÃO EDUCACIONAL EM REDE / EAD

2017 - 2018

Universidade Federal do Piauí
Título: Os Recursos tecnológicos e a inclusão: relatos de experiência
Orientador: Isabela Naira Barbosa Rêgo

Especialização em Psicologia da Educação

2014 - 2016

Universidade Estadual do Maranhão
Título: DESMISTIFICANDO CONCEITOS EM TORNO DAS ALTAS HABILIDADES / SUPERDOTAÇÃO
Orientador: Flávia Duarte Santos

Graduação em Licenciatura em Geografia

2022 - 2024

Centro Universitário Venda Nova do Imigrante
Título: O ENSINO DA GEOGRAFIA NA PERSPECTIVA DA INCLUSÃO.

Graduação em Segurança do Trabalho

2017 - 2020

Universidade Estadual do Maranhão
Título: CONHECER PARA PREVENIR RISCOS: A ELABORAÇÃO DE MAPA DE RISCO EM UMA ESCOLA MUNICIPAL DE TERESINA
Orientador: Moisaniel Lopes de Almeida

Graduação em PEDAGOGIA

2008 - 2012

Universidade Estadual do Maranhão
Título: Identificação de características de altas habilidades / superdotação em alunos de escolas municipais de Timon ? MA
Orientador: Marcia Raika e Silva Lima

Curso técnico/profissionalizante em Técnico em Infraestrutura Escolar

2016 - 2018

Instituto Federal do Piauí

Curso técnico/profissionalizante em TÉCNICO EM RADIOLOGIA

2013 - 2015

CENTRO DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL SÃO CAMILO

Curso técnico/profissionalizante em TÉCNICO EM SEGURANÇA DO TRABALHO

2013 - 2015

Universidade Estadual do Maranhão

Ensino Médio (2º grau)

2004 - 2006

CEM JACIRA DE OLIVEIRA E SILVA

Formação complementar

2025 - 2025

Gestão Escolar. (Carga horária: 80h). , Ministério da Educação, MEC, Brasil.

2025 - 2025

Currículo Integrado para EJA e Adultos e Educação Profissional (EJA-EPT). (Carga horária: 60h). , Ministério da Educação, MEC, Brasil.

2025 - 2025

Uso de Recursos Educacionais Digitais. (Carga horária: 60h). , Ministério da Educação, MEC, Brasil.

2024 - 2024

Formação de Professores em Neuroeducação. (Carga horária: 200h). , Ministério da Educação, MEC, Brasil.

2024 - 2024

Formação continuada em, Língua Portuguesa, Matemática e Educação Inclusiva. (Carga horária: 80h). , Secretaria Municipal de Educação de Timon-Ma,, SEMED/TIMON, Brasil.

2023 - 2023

Extensão universitária em Práticas educacionais inclusivas para estudantes com altas habilidades/supe. (Carga horária: 180h). , Universidade Federal de Uberlândia, UFU, Brasil.

2021 - 2021

BNCC E BNC ? FORMAÇÃO DE PROFESSORES, PRINCÍPIOS, PRÁTICAS E IMPLICAÇÕES NO. (Carga horária: 4h). , VII Congresso Nacional de Educação, CONEDU, Brasil.

2021 - 2021

EDUCOMUNICAÇÃO E O DIÁLOGO DE SABERES. (Carga horária: 4h). , VII Congresso Nacional de Educação, CONEDU, Brasil.

2020 - 2020

Extensão universitária em EVENTO DE EXTENSAO CONFERÊNCIA: O USO DA TECNOLOGIA NA FORMAÇÃO DE PROFES. (Carga horária: 4h). , Universidade Federal do Piauí, UFPI, Brasil.

2020 - 2020

Extensão universitária em ?Experiência docente na graduação: novos desafios com o ensino remoto?. (Carga horária: 5h). , Universidade Federal do Piauí, UFPI, Brasil.

2020 - 2020

Extensão universitária em VENTO DE EXTENSAO WORKSHOP: A UTILIZAÇÃO DE FERRAMENTAS LÚDICAS E DINÂMIC. (Carga horária: 4h). , Universidade Federal do Piauí, UFPI, Brasil.

2020 - 2020

Extensão universitária em EVENTO DE EXTENSAO CONFERÊNCIA: AS TECNOLOGIAS DO CONHECIMENTO NA SOCIEDA. (Carga horária: 4h). , Universidade Federal do Piauí, UFPI, Brasil.

2020 - 2020

O Ensino Híbrido Rotação por Estações de Aprendizagem e a Sala De Aula. (Carga horária: 2h). , VII Congresso Nacional de Educação, CONEDU, Brasil.

2020 - 2020

Formação discente quanto ao uso das TICs no ensino remoto. (Carga horária: 6h). , Universidade Federal do Piauí, UFPI, Brasil.

2019 - 2019

LIBRAS BÁSICO. (Carga horária: 200h). , CENTRO DE FORMAÇÃO ODILON NUNES -TERESINA PI, CEFOR, Brasil.

2018 - 2018

Extensão universitária em Inglês Basico I. (Carga horária: 200h). , Universidade Estadual do Maranhão, UEMA, Brasil.

2018 - 2018

Alfabetização através do Sistema Braille. (Carga horária: 40h). , Instituto Benjamin Constant, IBC, Brasil.

2017 - 2018

Curso de Atendimento Especializado -AEE Deficiência Visual - MÓDULO II. (Carga horária: 140h). , SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DO PIAUI, SEDUC, Brasil.

2017 - 2017

FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES -PNAIC. (Carga horária: 100h). , Universidade Federal do Piauí, UFPI, Brasil.

2017 - 2017

Introdução ao editor de texto LateX. (Carga horária: 4h). , Instituto Federal do Piauí, IFPI, Brasil.

2016 - 2017

Curso de Atendimento Educacional Especializado - AEE - Deficiência Visual. (Carga horária: 200h). , SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DO PIAUI, SEDUC, Brasil.

2016 - 2017

Desenvolvimento Cognitivo e Aprendizagem na Perspectiva Histórico-Cultural. (Carga horária: 60h). , PORTAL ENISINO DIGITAL, UNITESE, Brasil.

2016 - 2017

CURSO DE APERFEIÇOAMENTO " MEDIAÇÃO EM EAD- FORMAÇÃO DE TUTORES". (Carga horária: 200h). , Universidade Estadual do Maranhão, UEMA, Brasil.

2016 - 2017

LEITURA E ESCRITA BRAILLE. (Carga horária: 120h). , SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DO PIAUI, SEDUC, Brasil.

2016 - 2017

SORABAN. (Carga horária: 80h). , SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DO PIAUI, SEDUC, Brasil.

2016 - 2017

GESTÃO COM PESSOAS. (Carga horária: 60h). , Universidade Estadual do Maranhão, UEMA, Brasil.

2016 - 2016

Extensão universitária em OFICINA- TECNOLOGIA ASSISTIVAS: Um Caminho para a Inclusão. (Carga horária: 40h). , Universidade Estadual do Piauí, UESPI, Brasil.

2016 - 2016

MINICURSO: Discursos sobre Letramento na Prática Alfbetizadora. (Carga horária: 4h). , Universidade Federal do Piauí, UFPI, Brasil.

2016 - 2016

O USO DE FERRAMENTAS TECNOLÓGICAS COMO ELEMENTO FACILITADOR DA APRENDIZAGEM. (Carga horária: 60h). , Instituto Federal do Piauí, IFPI, Brasil.

2016 - 2016

MOBILIDADE E ALFABETIZAÇÃO DE PESSOAS CEGAS. (Carga horária: 4h). , Universidade Estadual do Piauí, UESPI, Brasil.

2016 - 2016

Desenvolvimento Humano e Educação. (Carga horária: 45h). , Universidade Estadual do Maranhão, UEMA, Brasil.

2016 - 2016

DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM. (Carga horária: 45h). , Universidade Estadual do Maranhão, UEMA, Brasil.

2015 - 2015

COMUNICAÇÃO E CIDADANIA DIGITAL DO PROGRAMA TELECENTROSBR. (Carga horária: 90h). , Universidade do Estado da Bahia, UNEB, Brasil.

2015 - 2015

O PEDAGOGO EM SALA DE ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO. (Carga horária: 4h). , Universidade Estadual do Maranhão, UEMA, Brasil.

2015 - 2015

LIBRAS I. (Carga horária: 180h). , Faculdade de Tecnologia Ciências e Educação, FATECE, Brasil.

2015 - 2015

Gestão de Sala de Aula. (Carga horária: 60h). , Instituto Lemann, LEMANN, Brasil.

2015 - 2015

CENARIOS E MODALIDADES DE EAD. (Carga horária: 180h). , Faculdade de Tecnologia Ciências e Educação, FATECE, Brasil.

2014 - 2014

A escola no Combate ao Trabalho Infantil. (Carga horária: 60h). , Faculdade FIA de Administração e Negócios, FIA, Brasil.

2012 - 2012

CURSO BÁSICO DE TECNICA E PROCESSO LEGISLATIVO. (Carga horária: 20h). , FUNDAÇÃO JOSÉ CELSON MARTINS DA CÂMARA MUNICIPAL, FUNDACAM, Brasil.

2012 - 2012

PLANEJAMENTO DE CURRÍCULO DIFERENCIADO PARA ALUNOS SUPERDOTADOS. (Carga horária: 4h). , CONSELHO BRASILEIRO PARA SUPERDOTAÇÃO, CONSBRASD, Brasil.

2011 - 2011

ATUALIZAÇÃO EM PSICOLOGIA EVOLUTIVA INFANTIL. (Carga horária: 60h). , T EVENTOS, T EVENTOS, Brasil.

2008 - 2008

ESPANHOL BASICO. (Carga horária: 60h). , Instituto Federal do Piauí, IFPI, Brasil.

2004 - 2004

INFORMATICA BÁSICA. (Carga horária: 96h). , DESIGN INFORMÁTICA LTDA, DESIGN INFORMÁTI, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.

Organização de eventos

SILVA, Í. R. C. . MOSTRA CULTURAL E CIENTIFICA DOS CURSOS DE LICENCIATURA POLO TIMON. 2024. (Outro).

SILVA, Í. R. C. . I Ciclo de Seminários Multidisciplinar. 2018. (Outro).

SILVA, Í. R. C. . 1ª MOSTRA CULTURAL E CIENTÍFICA DE LETRAS INGLÊS: O INGLÊS EM NOSSAS MÃOS. 2017. (Outro).

SILVA, Í. R. C. . VI Semana Acadêmica de Pedagogia. 2016. (Outro).

SILVA, Í. R. C. . TARDE PEDAGÓGICA- UM PASSEIO NO MUNDO DO APRENDER BRINCANDO. 2010. (Outro).

Participação em eventos

I JORNADA DE NEUROCIÊNCIAS E EDUCAÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ,. 2024. (Outra).

X CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃ. O ENSINO DA GEOGRAFIA PELO PRISMA DA INCLUSÃO. 2024. (Congresso).

X CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃ. AUXILIARES DE APOIO À INCLUSÃO NO AMBIENTE ESCOLAR NA CIDADE DE TERESINA(PI): QUEM SÃO?. 2024. (Congresso).

IX ENCONTRO DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO - PPGED/UFPI. 2022. (Encontro).

III Encontro de Pesquisa do Núcleo de Estudos sobre Formação, Avaliação, Gestão e Currículo. 2021. (Encontro).

IV Simpósio de Grupos de Pesquisa sobre Formação de Professores do Brasi. 2021. (Simpósio).

Seminário Regional UniRede Nordeste. 2021. (Seminário).

VII Colóquio Internacional de Educação e II Seminário Nacional de Formação Docente e Práticas de Ensino. 2021. (Seminário).

VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO- CONEDU(Edição 2021). 2021. (Congresso).

"Palestra: Educação a Distância: Possibilidades e Desafios" no "1º Congresso Nordestino de Educação Híbrida e Tecnologias Educacionais". 2020. (Outra).

Congresso Internacional ? Um Novo Tempo na Educação? ,. 2020. (Congresso).

Congresso Virtual do Campus Professor Possidônio Queiroz - UESPI/Oeiras. 2020. (Congresso).

III Encontro de Pesquisa do Núcleo de Estudos sobre Formação, Avaliação, Gestão e Currículo. 2020. (Encontro).

I SEMANA DE DIVERSIDADE E INCLUSÃO: Dos Desafios de Existir às Possibilidades de Ser no Mundo Contemporâneo. 2020. (Encontro).

I Workshop de Metodologias Ativas e Ferramentas Digitais. 2020. (Outra).

Palestra: A Escola depois do COVID-19: Perspectivas sobre o futuro da educação Pós-Pandemia no "1º Congresso Nordestino de Educação Híbrida e Tecnologias Educacionais". 2020. (Outra).

Seminário Regional UniRede Nordeste - I Simpósio Nordestino de Mídias Digitais para Educação ? SiNeMIDE. 2020. (Seminário).

VII Congresso Nacional de Educação - CONEDU. 2020. (Congresso).

SEMINÁRIO CONECTANDO BOAS PRÁTICAS. 2019. (Seminário).

I SEMANA DE INFORMATICA EDUCACIONA IFPI ZONA SUL. 2017. (Outra).

I SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE FILOSOFIA - FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO E PRAGMATISMO. 2017. (Simpósio).

IV ENCONTRO PEDAGÓGICO DO PIBID-UESPI. 2017. (Encontro).

I CONGRESSO PIAUIENSE DE EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA. 2016. (Congresso).

I FÓRUM ESTADUAL DE FORMAÇÃO DOS PROFESSORES DE EDUCAÇÃO B BÁSICA DO PIAUI. 2016. (Outra).

II SEMANA DE PEDAGOGIA DO CAMPUS CLÓVIS MOURA- PEDAGOGIA: DESAFIOS DA FORMAÇÃO DOCENTE. 2016. (Outra).

I SEMINÁRIO SOBRE AUTISMO: CONHECER PARA INCLUIR. 2016. (Seminário).

VI SEMANA DE PEDAGOGIA. 2016. (Outra).

V SEMANA DE PEDAGOGIA- O PEDAGOGO E SUAS IDENTIDADES. 2015. (Encontro).

V ENCONTRO NACIONAL DO CONSELHO BRASILEIRO PARA SUPERDOTATAÇÃO. 2012. (Encontro).

II ENCONTRO MUNICIPAL DE PEDAGOGIA. 2010. (Encontro).

II SEMANA DE LETRAS DO CESTI/UEMA. 2009. (Outra).

Participação em bancas

Aluno: FRANKLIN ARAUJO ALVES DE OLIVEIRA

CARDOSO, J. C.;SILVA, Í. R. C.; PINHO, F. V. B.. OS DESAFIOS DA INCLUSÃO DE ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA VISUAL NA ESCOLA.. 2025. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Especial/ Educação Inclusiva) - Universidade Estadual do Maranhão.

Aluno: Juliana Brito de Araújo Cavalcante

SILVA, Í. R. C.; CARDOSO, J. C.; PINHO, F. V. B.. ALFABETIZAÇÃO DO ALUNO AUTISTA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: contribuições do Atendimento Educacional Especializado ? AEE. 2025. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Especial/ Educação Inclusiva) - Universidade Estadual do Maranhão.

Aluno: LAUDIA MARIA PEREIRA LIMA

CARDOSO, J. C.;SILVA, Í. R. C.; PINHO, F. V. B.. A AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM FRENTE À EDUCAÇÃO ESPECIAL INCLUSIVA: desafios e implicações na escola.. 2025. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Especial/ Educação Inclusiva) - Universidade Estadual do Maranhão.

Aluno: MARIA DO SOCORRO DA SILVA ARAUJO CHAVES

CARDOSO, J. C.;SILVA, Í. R. C.; FORTES, C. P. M.. RECURSOS TÁTEIS COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO NAS AULAS DE CIÊNCIAS EM TURMAS COM ESTUDANTES CEGOS: um estudo bibliográfico. 2025. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Especial/ Educação Inclusiva) - Universidade Estadual do Maranhão.

Aluno: Maria Aparecida Antunes dos Santos

SILVA, B. G. A.; DIAS, E. C. R.;SILVA, Í. R. C.. DIFICULDADES NO USO DE TECNOLOGIAS EM UMA ESCOLA PÚBLICA NA CIDADE DE BALSAS_MA. 2021. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em ESPECIALIZAÇÃO EM INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO) - INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA Campus São Raimundo das Mangabeiras.

Aluno: Carlos Fernando Cruz Nascimento

DIAS, E. C. R.;SILVA, Í. R. C.; SILVA, B. G. A.. INCLUSÃO DIGITAL: Um olhar sobre a formação técnica dos professores das escolas de ensino fundamental da zona urbana da Rede Municipal de ensino de Riachão - MA. 2020. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação em Informática na Educação) - INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO MARANHÃO.

Aluno: Antonio Lailson Tavares Soares

SILVA, Í. R. C.; DIAS, E. C. R.; PEREIRA, C. C.. ENSINO A DISTÂNCIA: DESAFIOS ENCONTRADOS POR ALUNOS DO CURSO DE LICENCIATURA EM COMPUTAÇÃO DO POLO DE CASTELO DO PIAUÍ: PESQUISA BIBLIOGRÁFICA E DESCRITIVA. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Computação) - Universidade Federal do Piauí.

Aluno: Antonia Juliene Pereira de Sousa

SILVA, Í. R. C.; DIAS, E. C. R.; PEREIRA, C. C.. O USO DE FERRAMENTAS TECNOLÓGICAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UMA REVISÃO DE LITERATURA.. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Computação) - Universidade Federal do Piauí.

Aluno: FRANCISCO TIAGO CARLOS PEREIRA

SILVA, Í. R. C.; DIAS, E. C. R.; SILVA, M. D.. O USO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM EM TEMPOS DE PANDEMIA EM UMA COMUNIDADE ESCOLAR NO MUNICÍPIO DE CASTELO DO PIAUÍ. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Computação) - Universidade Federal do Piauí.

Aluno: GERANILSON LOPES DA SILVA OLIVEIRA

DIAS, E. C. R.;SILVA, Í. R. C.; SILVA, M. D.. A INFLUÊNCIA DAS REDES SOCIAIS NO COMPORTAMENTO SOCIAL DOS JOVENS DO MUNICÍPIO DE JUAZEIRO DO PIAUÍ - PI. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Computação) - Universidade Federal do Piauí.

Aluno: ISMARA ARAÚJO NOGUEIRA

SILVA, ITALO RÔMULO COSTA DA; DIAS, E. C. R.; SILVA, M. D.. OS DESAFIOS NA IMPLANTAÇÃO DA INFORMÁTICA NO ENSINO FUNDAMENTAL II NA REDE MUNICIPAL DE SÃO JOÃO DA SERRA-PI. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Computação) - Universidade Federal do Piauí.

Aluno: JOSE ADEMAR ALVES DA SILVA

DIAS, E. C. R.;SILVA, ITALO RÔMULO COSTA DA; SILVA, M. D.. USO DOS RECURSOS COMPUTACIONAIS COMO FERRAMENTA DE APOIO AOS DISCENTES DA REDE PÚBLICA MUNICIPAL DE SÃO JOÃO DA SERRA. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Computação) - Universidade Federal do Piauí.

Aluno: JOSE JAIME COELHO

DIAS, E. C. R.;SILVA, Í. R. C.; SILVA, M. D.. INCLUSÃO DIGITAL: UM ESTUDO A PARTIR DAS ESCOLAS DA REDE ESTADUAL DE ENSINO DO MUNICÍPIO DE CASTELO DO PIAUÍ. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Computação) - Universidade Federal do Piauí.

Aluno: JOSEILTON FERREIRA DA SILVA

DIAS, E. C. R.;SILVA, Í. R. C.; SILVA, M. D.. O PROCESSO DE INCLUSÃO DIGITAL NAS ESCOLAS DA REDE MUNICIPAL DE CASTELO DO PIAUÍ- PI. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Computação) - Universidade Federal do Piauí.

Aluno: LUCIVANIA OLIVEIRA LIMA

SILVA, Í. R. C.; DIAS, E. C. R.; SILVA, M. D.. O USO DAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO COMO APOIO NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO ESPECIAL NO MUNICÍPIO DE JUAZEIRO DO PIAUÍ- PI. 2021.

Aluno: LETÍCIA MARIA DA SILVA

DIAS, E. C. R.;SILVA, Í. R. C.; SILVA, M. D.. INCLUSÃO DIGITAL: POSSIBILIDADES E DESAFIOS EM UMA ESCOLA DO ENSINO MÉDIO DE SÃO JOÃO DA SERRA-PI. 2021 - Universidade Federal do Piauí.

Aluno: Fernando Barbosa Pereira

SILVA, Í. R. C.TORRES, I. S.; CARVALHO, L. K. V.. As dificuldades do ensino e aprendizado em língua inglesa na cidade de Canto do Buriti. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Inglês) - Universidade Federal do Piauí.

Aluno: Fabiana Amorim Alves Brito

SILVA, Í. R. C.TORRES, I. S.; CARVALHO, L. K. V.. A importância da motivação da língua inlgesa nos alunos do 6º ano do Ensino Fundamental. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Inglês) - Universidade Federal do Piauí.

Aluno: Eroilton de Sousa e Silva

SILVA, Í. R. C.TORRES, I. S.; CARVALHO, L. K. V.. A importância da língua Inglesa nas séries iniciais. 2018 - Universidade Federal do Piauí.

Aluno: Juliana Ferreira de Sousa

SILVA, Í. R. C.TORRES, I. S.SOUSA, A. D. S. R.. A importância da prática de conversação para a aprendizagem da língua inglesa. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Inglês) - Universidade Federal do Piauí.

Aluno: Welligton Veras de Oliveira

SILVA, Í. R. C.TORRES, I. S.SOUSA, A. D. S. R.. Música: Efeitos no ensino-aprendizagem da língua inglesa. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Inglês) - Universidade Federal do Piauí.

Aluno: Maria da Guia Rodrigues de Miranda

SILVA, Í. R. C.TORRES, I. S.PLACIDO, M. A. M.. A importância do ensino da língua inglesa no contexto educacional. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Inglês) - Universidade Federal do Piauí.

Aluno: Liliane Clementino da Silva Lopes

SILVA, Í. R. C.TORRES, I. S.SOUSA, A. D. S. R.. A importância do ensino da língua Inglesa nas séries iniciais. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Inglês) - Universidade Federal do Piauí.

Aluno: SILVIANE DE JESUS PAIVA

SILVA, Í. R. C.SENA, M. R.SENA, R. N.. Métodos e Técnicas de Ensino da Língua Inglesa e sua Relação com a Aprendizagem. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Inglês) - Universidade Federal do Piauí.

Orientou

Samylla da Rocha Galvão Paiva

ESTRATÉGIA PEDAGÓGICA INCLUSIVA: adaptação curricular em foco; 2025; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Especial/ Educação Inclusiva) - Universidade Estadual do Maranhão; Orientador: Ítalo Rômulo Costa da Silva;

TÂNIA DA CRUZ LIMA DA SILVA

CAMINHO PARA A INCLUSÃO: Desafios e práticas na educação de alunos com deficiência visual; ; 2025; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Especial/ Educação Inclusiva) - Universidade Estadual do Maranhão; Orientador: Ítalo Rômulo Costa da Silva;

Valdeires Barbosa Brito Ferreira

METODOLOGIAS ATIVAS PARA INCLUSÃO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA AUDITIVA; ; 2025; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Especial/ Educação Inclusiva) - Universidade Estadual do Maranhão; Orientador: Ítalo Rômulo Costa da Silva;

VANDA MESSIAS SOARES

PROMOVENDO INCLUSÃO E DESENVOLVIMENTO: o impacto das tecnologias assistivas na educação de crianças com TEA; ; 2025; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Especial/ Educação Inclusiva) - Universidade Estadual do Maranhão; Orientador: Ítalo Rômulo Costa da Silva;

TAMIRES PEREIRA DOS SANTOS

A MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA COM USO DE TICS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: vivências do ensino remoto em uma escola municipal em Timon-MA; 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Maranhão; Orientador: Ítalo Rômulo Costa da Silva;

Kledilza Macedo de Mesquita Sousa

EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS E A PROBLEMÁTICA DAS DROGAS: uma revisão de literatura; 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Maranhão; Orientador: Ítalo Rômulo Costa da Silva;

SILVANA SILVA CUNHA

RELAÇÃO ENTRE A ESCOLA E O CONSELHO TUTELAR NA PROTEÇÃO DOS DIREITOS DAS CRIANÇAS E ADOLESCENTES: uma análise nas publicações no periódico Scielo; 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Maranhão; Orientador: Ítalo Rômulo Costa da Silva;

Luzileide de Paiva Feitosa Silva

AFETIVIDADE NA EDUCAÇÃO: vivências em uma creche municipal em Teresina-PI,; 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Maranhão; Orientador: Ítalo Rômulo Costa da Silva;

MARIA SOYARA DOS REIS DE ALMEIDA

AO DESAFIOS DA ATUAÇÃO DOCENTE NA EDUCAÇÃO DO CAMPO: análise das práticas pedagógicas em uma escola municipal de Caxias-MA; 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Maranhão; Orientador: Ítalo Rômulo Costa da Silva;

JANAINA MORAES DA SILVA

AO DESAFIOS DA ATUAÇÃO DOCENTE NA EDUCAÇÃO DO CAMPO: análise das práticas pedagógicas em uma escola municipal de Caxias-MA; 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Maranhão; Orientador: Ítalo Rômulo Costa da Silva;

MARIA DO AMPARO BEZERRA DO NASCIMENTO

HERANÇAS DO ENSINO REMOTO: mudanças na prática pedagógica em uma escola municipal em Teresina-PI; 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Maranhão; Orientador: Ítalo Rômulo Costa da Silva;

STEFANY KAROLINE OLIVEIRA ALVES QUEIROZ

A LITERATURA INFANTIL COMO FERRAMENTA NA FORMAÇÃO DE ALUNOS LEITORES: uma perspectiva sobre as turmas do 1o ao 3o ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal Cristo Rei na cidade de Codó-MA; 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Maranhão; Orientador: Ítalo Rômulo Costa da Silva;

JOCIEIDA RODRIGUES DA SILVA VAZ VERÇOSA

INCLUIR PARA NÃO EXCLUIR: os desafios da atuação dos acompanhantes pedagógicos no ambiente escolar na educação inclusiva,; 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Maranhão; Orientador: Ítalo Rômulo Costa da Silva;

KATILENE LIMA DA SILVA

FORMAÇÃO DOCENTE NO CONTEXTO DO ENSINO REMOTO: vivências e projeções na Escola SESI Conselheiro Saraiva em Teresina-PI; 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Maranhão; Orientador: Ítalo Rômulo Costa da Silva;

Aurimar Lima Reis

A UTILIZAÇÃO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO POR ESCOLAS PÚBLICAS ESTADUAIS DE NÍVEL MÉDIO NA CIDADE DE PICOS; ; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Computação) - Universidade Federal do Piauí; Orientador: Ítalo Rômulo Costa da Silva;

Edileide Emília da Costa

ENSINO SUPERIOR NA MODALIDADE À DISTÂNCIA: PERCEPÇÕES E PERSPECTIVAS DOS ALUNOS DO 3º ANO DO ENSINO MÉDIO DA UNIDADE ESCOLAR DIRCEU MENDES ARCO VERDE EM PICOS-PI; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Computação) - Universidade Federal do Piauí; Orientador: Ítalo Rômulo Costa da Silva;

Janeth Silveira da Silva

A INFLUÊNCIA DA RELAÇÃO FAMÍLIA-ESCOLA NA FORMAÇÃO LEITORA; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Maranhão; Orientador: Ítalo Rômulo Costa da Silva;

Maraisa Galisa Araújo

APONTAMENTOS SOBRE O USO DE BRINQUEDOTECA NA CIDADE DE TIMON-MA: REFLEXÕES SOBRE O PROFISSIONAL BRINQUEDISTA; ; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Maranhão; Orientador: Ítalo Rômulo Costa da Silva;

Rosimeire de Sousa Nascimento

EDUCAÇÃO EM TEMPOS DE PANDEMIA: um olhar sob a evasão escolar na Educação de Jovens e Adultos em uma escola no município de Timon-MA; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Maranhão; Orientador: Ítalo Rômulo Costa da Silva;

JOCILENE DE SOUZA SOBRINHO

ESCUTA E APRENDIZAGEM: a roda de conversa como instrumento facilitador na educação infantil; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Maranhão; Orientador: Ítalo Rômulo Costa da Silva;

Roseneide Gomes da Silva

O JOGO DE XADREZ E SUA CONTRIBUIÇÃO COMO FERRAMENTA NA APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA NO 5° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL; ; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Maranhão; Orientador: Ítalo Rômulo Costa da Silva;

Lucilene de Fátima Lima de Sousa

A RELEVÂNCIA NO USO DE BRINQUEDOTECA PARA O PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM EM CRECHES MUNICIPAIS DA CIDADE DE TIMON-MA; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Maranhão; Orientador: Ítalo Rômulo Costa da Silva;

Maria do Livramento Sousa Maia

A IMPORTÂNCIA DO PEDAGOGO NO AMBIENTE HOSPITALAR: NOTAS INICIAIS SOBRE A MODALIDADE NA CIDADE DE TERESINA -PI; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Maranhão; Orientador: Ítalo Rômulo Costa da Silva;

Mateus Abreu Santos

TECNOLOGIA NA EDUCAÇÃO: Cenários de práticas escolares com des/uso de tecnologia em Municípios Piauienses - Uma análise a partir da visão docente; ; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Computação) - Universidade Federal do Piauí; Orientador: Ítalo Rômulo Costa da Silva;

MARIA IRINEUDA DE CARVALHO

EDUCAÇÃO E TECNOLOGIA: um estudo sobre o cenário educativo na e pós pandemia em uma escola pública municipal na cidade de Alegrete-PI; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Computação) - Universidade Federal do Piauí; Orientador: Ítalo Rômulo Costa da Silva;

Juzem Ribeiro Rodrigues

A INFLUÊNCIA DO USO DE?TECNOLOGIAS? NO COTIDIANO DAS CRIANÇAS NO MUNICIPIO DE CAPITÃO GERVÁSIO OLIVEIRA - PI; ; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Computação) - Universidade Federal do Piauí; Orientador: Ítalo Rômulo Costa da Silva;

Thalia Dina Silva Gomes

ENSINO REMOTO SOB O OLHAR DOS ALUNOS DO 9º ANO DA UNIDADE ESCOLAR JOSE MAGALHÃES RIBEIRO MUNÍCIPIO DE LAGOA DO BARRO-PI; ; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Computação) - Universidade Federal do Piauí; Orientador: Ítalo Rômulo Costa da Silva;

Sandro Manoel Santos da Silva

UM ESTUDO REFLEXIVO SOBRE O USO DE TECNOLOGIA NO ÂMBITO ESCOLAR: uma revisão da literatura; ; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Computação) - Universidade Federal do Piauí; Orientador: Ítalo Rômulo Costa da Silva;

Rafael Pereira Pinto

TECNOLOGIA EDUCACIONAL: o uso dos softwares na mediação da aprendizagem em matemática nas series iniciais do Ensino Fundamental; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Computação) - Universidade Federal do Piauí; Orientador: Ítalo Rômulo Costa da Silva;

Rafael Carvalho Alencar

SIADE: UMA PROPOSTA DE SOFTWARE PARA GESTÃO ESCOLAR; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Computação) - Universidade Federal do Piauí; Orientador: Ítalo Rômulo Costa da Silva;

Mateus Damasceno Sá

A CONTRIBUIÇÃO DOS LABORATÓRIOS DE INFORMÁTICA NA APRENDIZAGEM: relatos e expectativas do período anterior e posterior à pandemia; ; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Computação) - Universidade Federal do Piauí; Orientador: Ítalo Rômulo Costa da Silva;

Daniel Cassiano Feitosa

DOCÊNCIA EM TEMPOS DE PANDEMIA: narrativas dos professores de matemática das séries iniciais de uma escola municipal na cidade de Picos sobre da ludicidade na prática do ensino remoto; ; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Computação) - Universidade Federal do Piauí; Orientador: Ítalo Rômulo Costa da Silva;

Produções bibliográficas

  • SENA, MARIA ROSILENE DE ; SILVA, ITALO RÔMULO COSTA DA ; MARQUES, ROSÉLIA NERES DE SENA ; ALMEIDAS, ANA LÚCIA DE SOUSA CALDAS . Informática: possibilidade de inclusão escolar da pessoa com deficiência visual. CUADERNOS DE EDUCACIÓN Y DESARROLLO , v. 16, p. e6162, 2024.

  • SILVA, ITALO RÔMULO COSTA DA ; FRANÇA CARVALHO, ANTONIA DALVA . As gerações da Educação a Distância: olhares sobre a avaliação. CONJECTURAS , v. 22, p. 507-527, 2022.

  • SILVA, ITALO RÔMULO COSTA DA ; FRANÇA-CARVALHO, ANTONIADALVA ; SANTOS, LYA RAQUEL OLIVEIRA DOS . FORMAÇÃO NA PRÁTICA: ENGENDRANDO O PROFISSIONAL REFLEXIVO NO CONTEXTO DE ENSINO REMOTO / TRAINING IN PRACTICE: ENGENDERING THE REFLECTIVE PROFESSIONAL IN THE CONTEXT OF REMOTE TEACHING. Brazilian Journal of Development , v. 7, p. 3834-3846, 2021.

  • SILVA, ITALO RÔMULO COSTA DA ; DIAS, ELAYNE CRISTINA ROCHA ; CUNHA, ANGELITA GOMES FONTENELE RODRIGUES DA ; SENA, MARIA ROSILENE DE ; MARQUES, ROSÉLIA NERES DE SENA . ENSINO INCLUSIVO OU ENSINO INSERSIVO? - UM RELATO DE EXPERIÊNCIA COM O ENSINO REMOTO E O PARADIGMA INCLUSÃO X INSERÇÃO / INCLUSIVE TEACHING OR INSERSIVE TEACHING? - AN EXPERIENCE REPORT WITH REMOTE EDUCATION AND THE INCLUSION X INSERTION PARADIGM. Brazilian Journal of Development , v. 7, p. 8043-8053, 2021.

  • SILVA, Í. R. C. ; DIAS, E. C. R. ; NEVES, L. R. . Estudantes surdos na escola comum: desafios para a educação bilíngue.. CONJECTURAS , v. 7, p. 401-420, 2021.

  • SILVA, Í. R. C. . O curso de pedagogia universidade federal do Piauí, no contexto da educação a distância e os saberes da formação do pedagogo: o que dizem os alunos. Brazilian Journal of Development , v. 6, p. 24695-24703, 2020.

  • COUTINHO, HEBERT ROGÉRIO DO NASCIMENTO ; CARVALHO, ANTONIA DALVA FRANÇA ; ARAÚJO, ZILDA TIZZIANA SANTOS ; SILVA, ÍTALO RÔMULO COSTA ; MORAIS, ANA PAULA DOS SANTOS ; SILVA, ÁLEFE GABRIEL DUARTE . Formação de professores: saberes e significados da ação docente. Brazilian Journal of Development , v. 6, p. 27422-27434, 2020.

  • SILVA, Í. R. C. . ESTUDOS EM EAD: VANTAGENS E ENTRAVES NO CURSO DE PÓSGRADUAÇÃO DE PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO NO NÚCLEO DE TECNOLOGIAS PARA EDUCAÇÃO- UEMANET. Revista Epistemologia e Práxis Educativa , v. 03, p. 1-21, 2020.

  • SILVA, Í. R. C. ; FRANCA-CARVALHO, A. D. . Avaliação da aprendizagem e formação inicial de docente na educação a distância. 1. ed. Curitiba: Editorial Casa, 2024. v. 1. 164p .

  • SILVA, Í. R. C. ; SILVA, A. S. (Org.) ; SENA, M. R. (Org.) ; OLIVEIRA, T. C. (Org.) . A arte de encantar em : rimas e versos. 1. ed. Senador Pompeu -CE: Editora UNISV - ISBN 9788593653056, 2018. v. 1. 52p .

  • GOMES, T. C. B. ; SILVA JUNIOR, D. R. ; SILVA, G. A. ; RODRIGUES, F. S. ; SILVA, Í. R. C. . O LÚDICO NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM: CONSIDERAÇÕES ENTRE SABERES, TEORIA E PRÁTICA NO PROCESSO PEDAGÓGICO. In: Ana Paula Uliana Mason; Dilmar Rodrigues da Silva Júnior; Gustavo Rodrigues Jordão; Jaqueline Ferreira Machado De Borba; Marcos Aurelio Da Silva Pereira; Vitória Gabrielle Miliolli. (Org.). SABERES: práticas e pesquisas relacionadas ao processo educacional - Volume III. 1ed.Itapiranga/SC: Editora Schreiben, 2024, v. III, p. 25-39.

  • SILVA, Í. R. C. ; SILVA JUNIOR, D. R. ; SILVA, M. L. S. ; SILVA, G. A. ; COSTA, J. V. . O PAPEL DA LUDICIDADE NA ROTINA DA ALFABETIZAÇÃO DE CRIANÇAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL EM IDADE PRÉ-ESCOLAR. In: Ana Paula Uliana Mason; Dilmar Rodrigues da Silva Júnior; Gustavo Rodrigues Jordão; Jaqueline Ferreira Machado De Borba; Marcos Aurelio Da Silva Pereira; Vitória Gabrielle Miliolli. (Org.). SABERES: práticas e pesquisas relacionadas ao processo educacional - Volume III. 1ed.Itapiranga/SC: Editora Schreiben, 2024, v. III, p. 80-94.

  • SILVA, Í. R. C. ; SILVA JUNIOR, D. R. . A CRIANÇA E O BRINCAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL: REFLEXÕES SOBRE O AGIR E O INTERAGIR. In: Uliana Mason, Ana Paula; Silva Júnior, Dilmar Rodrigues da; Jordão, Gustavo Rodrigues; Borba, Jaqueline Ferreira Machado de.; Pereira, Marcos Aurélio da Silva.. (Org.). PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL E BÁSICA. 1ed.Itapiranga/SC: Schreiben, 2024, v. 1, p. 96-102.

  • SILVA, ITALO RÔMULO COSTA DA ; DIAS, E. C. R. ; SENA, M. R. . LEVANTAMENTO LITERÁRIO: FORMAÇÃO DO PROFESSOR OUVINTE DE PORTUGUÊS PARA O SURDO NO BRASIL. In: Paula Almeida de Castro,Gessika Cecilia Carvalho da Silva, Alex Vieira da Silva, Givanildo da Silva, Ricardo Jorge de Sousa Cavalcanti. (Org.). Escolas em Tempo de Conexões. 1ed.Campina Grande: Realize Editora, 2022, v. 02, p. 1839-1855.

  • SILVA, ITALO RÔMULO COSTA DA ; SENA, M. R. ; MARQUES, R. N. S. ; DIAS, E. C. R. . TECNOLOGIA E ENSINO INCLUSIVO: A INFORMÁTICA COMO FERRAMENTA DE INCLUSÃO ESCOLAR PARA O DEFICIENTE VISUAL. In: Paula Almeida de Castro, Gessika Cecilia Carvalho da Silva, Alex Vieira da Silva, Givanildo da Silva, Ricardo Jorge de Sousa Cavalcanti.. (Org.). Escola em tempos de conexões. 1ed.Campina Grande: Realize Editora, 2022, v. 03, p. 1971-1987.

  • Silva, Italo Rômulo Costa Da Silva ; Silva, Italo Rômulo Costa da ; SILVA, Í. R. C. ; MELO, A. S. M. ; MARQUES, R. N. S. ; OLIVEIRA, T. C. ; SILVA, Í. R. C. . RECONHECENDO AS DIFERENÇAS E CRIANDO POSSIBILIDADES: UMA EXPERIÊNCIA PEDAGÓGICA INCLUSIVA. In: Solange Aparecida de Souza Monteiro. (Org.). A educação em suas dimensões pedagógica, política, social e cultural. 1ed.PONTA GROSSA: Atena, 2020, v. 4, p. 105-112.

  • SENA, M. R. ; MARQUES, R. N. S. ; DIAS, E. C. R. ; OLIVEIRA, E. C. ; SILVA, Í. R. C. ; SILVA, Í. R. C. . DESMISTIFICANDO CONCEITOS EM TORNO DAS ALTAS HABILIDADES / SUPERDOTAÇÃO. In: Adaylson Wagner Sousa de Vasconcelos. (Org.). Reflexões sobre práticas, teorias e epistemologias no ensino aprendizagem. 1ed.Ponta Grossa - PR: Atena, 2020, v. 1, p. 51-62.

  • SILVA, Í. R. C. ; REGO, I. N. B. ; SILVA, M. M. ; COSTA, F. S. ; RODRIGUES, J. P. ; Silva, Italo Rômulo Costa da . PODCAST COMO FERRAMENTA DE INCENTIVO À LEITURA LITERÁRIA: UMA EXPERIÊNCIA COM ALUNOS DO 9º ANO FUNDAMENTAL. In: WELINGTON JUNIOR JORGE;DIEGO DA SILVA. (Org.). EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: NOVAS POSSIBILIDADES E DESAFIOS PARA O ENSINO. 1ed.Maringá ? Paraná: Uniedusul Editora, 2020, v. 1, p. 147-158.

  • SILVA, Í. R. C. ; SENA, M. R. ; SILVA, A. S. ; OLIVEIRA, E. C. ; SENA, R. N. . A RELAÇÃO AFETIVIDADE E O PROCESSO ENSINO - APRENDIZAGEM. In: Solange Aparecida de Souza Monteiro. (Org.). Pensando as Licenciaturas. 1ed.Ponta Grossa (PR): Atena Editora, 2019, v. 1, p. 77-84.

  • SILVA, Í. R. C. ; DIAS, E. C. R. ; MACEDO, V. F. ; SENA, M. R. ; SENA, R. N. . O ensino de Geografia para Educandos Surdos em uma escola Pública regular do Município de Teresina - Piauí. In: Deusilande Muniz Deusdará Luz; Josileide Maria da Silva; Thayssa Damaris da Silva. (Org.). (Org.). Pesquisas Acadêmicas: Piauí em Foco. 5eded.Curitiba: CRV, 2019, v. 5, p. 57-71.

  • SILVA, Í. R. C. . Professor faz projeto de alfabetização e muda sinalização da escola. Revista Nova Escola, SITE E REVISTA IMPRESSA, 01 jul. 2020.

  • SILVA, Í. R. C. . AUXILIARES DE APOIO À INCLUSÃO NO AMBIENTE ESCOLAR NA CIDADE DE TERESINA(PI): QUEM SÃO?. In: X CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃ, 2024, FORTALEZA. Anais do X CONEDU. Campina Grande: Editorial REALIZE, 2024. v. 1.

  • SILVA, Í. R. C. . O ENSINO DA GEOGRAFIA PELO PRISMA DA INCLUSÃO.. In: X CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃ, 2024, FORTALEZA. Anais do X CONEDU. Campina Grande: Realize Editora, 2024. v. 1.

  • FRANCA-CARVALHO, A. D. ; SANTOS, L. R. O. ; SILVA, Í. R. C. . FORMAÇÃO NA PRÁTICA: ENGENDRANDO O PROFISSIONAL REFLEXIVO NO CONTEXTO DE ENSINO REMOTO. In: VII Congresso Nacional de Educação - CONEDU, 2020, MACÉIO- ON LINE. ANAIS de Evento Revista CONEDU, 2020.

  • SILVA, Í. R. C. ; DIAS, E. C. R. ; SENA, M. R. . POSSIBILIDADES DE ATENDIMENTO ÀS NECESSIDADES EDUCACIONAIS DE ALUNOS COM ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO. In: VII Congresso Nacional de Educação - CONEDU, 2020, MACÉIO- ON LINE. ANAIS de Evento Revista CONEDU, 2020.

  • SILVA, Í. R. C. ; DIAS, E. C. R. ; SENA, M. R. . A FILOSOFIA EDUCACIONAL E A PRÁTICA PEDAGÓGICA NA EDUCAÇÃO DO SURDO: UM ESTUDO DE CASO EM UMA ESCOLA PÚBLICA MUNICIPAL DE TERESINA-PI. In: Anais IV CINTEDI, 2020, ON LINE. ANAIS de Evento Revista CONEDU, 2020.

  • SILVA, Í. R. C. ; DIAS, E. C. R. ; SENA, M. R. ; MARQUES, R. N. S. . ENSINO INCLUSIVO OU ENSINO INSERSIVO? ? UM RELATO DE EXPERIÊNCIA COM O ENSINO REMOTO E O PARADIGMA INCLUSÃO X INSERÇÃO. In: VII Congresso Nacional de Educação - CONEDU, 2020, MACÉIO- ON LINE. ANAIS de Evento Revista CONEDU, 2020.

  • SILVA, Í. R. C. ; REGO, I. N. B. ; RODRIGUES, J. P. ; COSTA, F. S. ; SILVA, M. M. . Podcast como ferramenta de incentivo à leitura literária: uma experiência com alunos do 9º ano fundamenta. In: XVI Congresso Brasileiro de Ensino Superior a Distância ; V Congresso Internacional de Educação a Distância, 2019, Teresina. ESUD/ CIESUD 2019. Teresina: Universidade Federal do Piauí, Associação Universidade em Rede, Centro de Educação Aberta e a Distâ, 2019. v. 1. p. 1266-1277.

  • SILVA, Í. R. C. ; ALVES, A. S. ; REGO, I. N. B. . O USO DE RECURSOS TECNOLÓGICOS COMO FERRAMENTAS ASSISTIVAS NAS PRÁTICAS INCLUSIVAS COM DEFICIENTES VISUAIS E PESSOAS COM BAIXA VISÃO. In: X Fórum Internacional de Pedagogia (FIPED), 2018, Pau dos Ferros - RN - Brasil. Anais do X Fórum Internacional de Pedagogia, 2018.

  • SILVA, Í. R. C. ; REGO, I. N. B. ; ALVES, A. S. . EAD NO BRASIL: OS BENEFÍCIOS (OU NÃO) DAS MUDANÇAS NA LEGISLAÇÃO. In: X Fórum Internacional de Pedagogia (FIPED), 2018, Pau dos Ferros - RN - Brasil. Anais do X Fórum Internacional de Pedagogia, 2018.

  • SILVA, Í. R. C. ; SENA, R. N. ; SENA, M. R. ; REGO, I. N. B. . A MODALIDADE DE ENSINO À DISTÂNCIA E A RELAÇÃO DOS AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM COM A PRÁTICA DOCENTE DO TUTOR. In: X FÓRUM INTERNACIONAL DE PEDAGOGIA (FIPED, 2018, Pau dos Ferros - RN - Brasil. Anais do X Fórum Internacional de Pedagogia, 2018.

  • NERES DE SENA, ROSÉLIA ; RÔMULO COSTA DA SILVA, ITÁLO ; ROSILENE DE SENA, MARIA ; COSTA DE OLIVEIRA, TATIELLI ; RODRIGUES PAZ, VANESSA . O REFLEXO DAS ATIVIDADES PIBIDIANAS NA PRÁTICA DOCENTE DOS PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA.. In: VI Congresso internacional das lincenciaturas, 2017. Políticas educacionais e suas interfaces: desafios e perspectivas na construção de sociedades sustentáveis..

  • ROSILENE DE SENA, MARIA ; DE SOUSA SILVA, ALUANE ; COSTA OLIVEIRA, ELISANGELA ; RÔMULO COSTA DA SILVA, ITALO ; NERES DE SENA, ROSÉLIA . A RELAÇÃO AFETIVIDADE E O PROCESSO ENSINO - APRENDIZAGEM. In: VI Congresso internacional das lincenciaturas, 2017, Rio Grande do Norte. Políticas educacionais e suas interfaces: desafios e perspectivas na construção de sociedades sustentáveis., 2017.

  • SILVA, ITALO RÔMULO COSTA DA . A CONTRIBUIÇÃO DAS AÇÕES EXTENSIONISTA NA FORMAÇÃO DOCENTE NO CURSO DE LICENCIATURA EM COMPUTAÇÃO. In: II SIMPÓSIO ON-LINE DE EDUCAÇÃO ? Educação, resistência e novos paradigmas: diálogos e possibilidades, 2021, Ipanguaçu, RN. Anais do II Simpósio on-line de Educação: Educação, resistência e novos paradigmas: diálogos e possibilidades. Ipanguaçu, RN: IFRN, 2021. p. 225-232.

  • SILVA, Í. R. C. . Tecnologias Inovadoras para Deficientes Visuais. In: Semana de Informática Educacional do IFPI - Campus Teresina do Zona Sul, 2018, TERESINA. Tecnologias Inovadoras para Deficientes Visuais, 2018. v. I. p. 18-21.

  • SILVA, Í. R. C. . O Celular na Sala de Aula: De Vilão a Mocinho. In: Semana de Informática Educacional do IFPI - Campus Teresina do Zona SuL, 2018, TERESINA. O Celular na Sala de Aula: De Vilão a Mocinho, 2018. v. I. p. 46-48.

  • SILVA, Í. R. C. . Edmodo: Redes Sociais como Ferramenta Auxiliadora no Processo de Ensino e Aprendizagem. In: Semana de Informática Educacional do IFPI - Campus Teresina do Zona Sul, 2017, TERESINA. Edmodo: Redes Sociais como Ferramenta Auxiliadora no Processo de Ensino e Aprendizagem, 2017. v. I. p. 6-8.

  • SILVA, Í. R. C. . Estágio Supervisionado como Ferramenta de Transformação de Uma Realidade Escolar: Relato de Experiência. In: Semana de Informática Educacional do IFPI - Campus Teresina do Zona Sul, 2017, TERESINA. Estágio Supervisionado como Ferramenta de Transformação de Uma Realidade Escolar: Relato de Experiência, 2017. v. I. p. 13-16.

  • SILVA, Í. R. C. . 'OS AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM E A PRÁTICA DOCENTE NO ENSINO SUPERIOR NA MODALIDADE À DISTÂNCIA'. In: no Simpósio Internacional de Inovação em Educação Superior,, 2017, São Luis - MA. CADERNO DE RESUMOS DOS ARTIGOS, 2017.

  • SILVA, Í. R. C. . 'DOSVOX E O TRABALHO DOCENTE COM ALUNOS DEFICIENTES VISUAIS NO ENSINO SUPERIOR'. In: Simpósio Internacional de Inovação em Educação Superior, 2017, São Luis - Ma. CADERNO DE RESUMOS DOS ARTIGOS, 2017.

  • SILVA, Í. R. C. . ALUNOS COM ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO (AH/SD) EM ESCOLAS MUNICIPAIS DE TIMON ? MA. In: Congresso Nacional Brasileiro de Superdotados, 2012, Rio De Janeiro. ALUNOS COM ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO (AH/SD) EM ESCOLAS MUNICIPAIS DE TIMON ? MA, 2012.

  • SILVA, Í. R. C. ; SENA, M. R. . Caminhos da inclusão para pessoas com baixa visão: desafios, possibilidades, vivências e estratégias pedagógicas;. 2024. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SILVA, Í. R. C. ; SENA, M. R. . Mesa Redonda Tema: Reflexões sobre a Educação inclusiva, a partir do paradigma inserção X inclusão;. 2023. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SILVA, Í. R. C. . FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE LICENCIATURA EM COMPUTAÇÃO: ANÁLISE DO PROJETO PEDAGÓGICO DO CURSO (PPC). 2022. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SILVA, Í. R. C. ; FRANCA-CARVALHO, A. D. . APRENDENDO O SER E O FAZER DOCENTE: UMA ANÁLISE DE PRÁTICAS EXTENSIONISTAS NO CURSO DE LICENCIATURA EM COMPUTAÇÃO. 2021. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SILVA, Í. R. C. ; DIAS, E. C. R. ; SENA, M. R. . A FORMAÇÃO DO PROFESSOR OUVINTE DE PORTUGUÊS PARA O SURDO NO BRASIL: LEVANTAMENTO BIBLIOGRÁFICO. 2021. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SILVA, Í. R. C. ; GOMES, T. D. S. ; DIAS, E. C. R. ; SENA, M. R. . REFLEXÕES SOBRE A (EX)INCLUSÃO DIGITAL NO ENSINO REMOTO: UM ESTUDO NA U.E ESCOLAR JOSÉ MAGALHÃES RIBEIRO, MUNÍCIPIO DE LAGOA DO BARRO-PI. 2021. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SILVA, Í. R. C. ; SANTOS, M. A. . TECNOLOGIA NA EDUCAÇÃO: CENÁRIOS E PRÁTICAS DOCENTES EM MUNICÍPIOS PIAUIENSES.. 2021. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SANTOS, L. R. O. ; FRANCA-CARVALHO, A. D. ; ARAUJO, Z. T. S. ; SILVA, A. G. D. ; EUZEBIO, A. ; SANTOS, P. A. ; MORAIS, A. P. S. ; SILVA, Í. R. C. . OS LIMITES E POSSIBILIDADES DA PRÁTICA DOCENTE NO CONTEXTO DAS AULAS REMOTAS. 2020. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SILVA, Í. R. C. ; FRANCA-CARVALHO, A. D. ; SANTOS, L. R. O. . FORMAÇÃO NA PRÁTICA: ENGENDRANDO O PROFISSIONAL REFLEXIVO NO CONTEXTO DE ENSINO REMOTO. 2020. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SILVA, Í. R. C. ; DIAS, E. C. R. ; SENA, M. R. . POSSIBILIDADES DE ATENDIMENTO ÀS NECESSIDADES EDUCACIONAIS DE ALUNOS COM ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO. 2020. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • DIAS, E. C. R. ; SILVA, Í. R. C. ; SENA, M. R. ; CUNHA, A. G. F. R. . A RELAÇÃO DA PRÁTICA E A FILOSOFIA EDUCACIONAL NA EDUCAÇÃO DO SURDO: UM ESTUDO DE CASO EM UMA ESCOLA PÚBLICA MUNICIPAL NO MUNICÍPIO DE TERESINA- PIAUÍ. 2020. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SENA, M. R. ; DIAS, E. C. R. ; SILVA, Í. R. C. ; MARQUES, R. N. S. . ENSINO INCLUSIVO OU ENSINO INSERSIVO? ? UM RELATO DE EXPERIÊNCIA COM O ENSINO REMOTO E O PARADIGMA INCLUSÃO X INSERÇÃO. 2020. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SENA, M. R. ; SILVA, Í. R. C. . Conectando Boas Práticas - Conectando Saberes.. 2019. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • SILVA, Í. R. C. . DESMISTIFICANDO CONCEITOS EM TORNO DAS ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SILVA, Í. R. C. . TECNOLOGIA ASSISTIVA E INCLUSÃO ESCOLAR: PRÁTICAS INCLUSIVAS NAS SALAS DE AEE. 2018. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • SILVA, Í. R. C. . Deficiência Visual e os Recursos Tecnólogicos: Relato de Práticas Inclusivas. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SILVA, Í. R. C. . O USO DE RECURSOS TECNOLÓGICOS COMO FERRAMENTA COLABORATIVA NAS PRÁTICAS INCLUSIVAS COM DEFICIENTES VISUAIS. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SILVA, Í. R. C. . OS AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM E A PRÁTICA DOCENTE NO ENSINO SUPERIOR NA MODALIDADE À DISTÂNCIA. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SILVA, Í. R. C. . DOSVOX E O TRABALHO DOCENTE COM ALUNOS DEFICIENTES VISUAIS NO ENSINO SUPERIOR. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SILVA, Í. R. C. . EDMOO_ REDES SOCIAIS COMO FERRAMENTA AUXILIADORA NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM.. 2017. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • SILVA, Í. R. C. ; SENA, M. R. ; SENA, R. N. ; SILVA, A. S. ; OLIVEIRA, E. C. . A relação da afetividade e o processo ensino-aprendizagem. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SILVA, Í. R. C. ; SENA, M. R. ; OLIVEIRA, T. C. ; PAZ, V. R. . O reflexo das atividades pibidianas na prática dos professores da educação básica. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SILVA, Í. R. C. ; SENA, R. N. . Professores e a Formação em Braille: Primeiro passo para o acesso dos deficientes visuais à cultura letrada. 2017. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • SILVA, Í. R. C. ; OLIVEIRA, T. C. . A contribuição de Immanuel Kant no campo da filosofia da educação: uma reflexão sobre educação e seu caráter ético. 2017. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • SILVA, Í. R. C. . Tecnologia Digital a favor da Inclusão de pessoas com Deficiência Visual. 2017. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • SILVA, Í. R. C. . EDMODO: FERRAMENTA NO ENSINO À DISTANCIA E SUAS CONTRIBUIÇÕES NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM DO ALUNO. 2016. (Congresso).. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SILVA, Í. R. C. . A RELEVÂNCIA DOS AMBIENTES DE APRENDIZAGEM PARA A PRATICA DOCENTE DO TUTOR EAD.. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SILVA, Í. R. C. . ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO (AEE): LIBRAS COMO INCLUSÃO NA EDUCAÇÃO DA UNIDADE INTEGRADA PADRE DELFINO NA CIDADE DE TIMON, VOLTADO PARA O SURDO. 2016. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SILVA, Í. R. C. . VANTAGENS E ENTRAVES NO CURSO DE PÓS GRADUAÇÃO EM PSCOLOGIA DA EDUCAÇÃO NO NÚCLEO DE TECNOLOGIAS PARA EDUCAÇÃO - UEMANET. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SILVA, Í. R. C. . FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM SISTEMA BRAILLE COMO FERRAMENTA DE PROPULSÃO DA ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SILVA, Í. R. C. . O BRAILE COMO FERRAMENTA DE INSERÇÃO DO DEFICIENTE VISUAL ÀS PRÁTICAS SOCIAIS DE LETRAMENTO. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SILVA, Í. R. C. . DOSVOX: A INFORMÁTICA COMO FERRAMENTA DE INCLUSÃO SOCIAL. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SILVA, Í. R. C. . A RELEVÂNCIA DA AFETIVIDADE NO PROCESSO DE ENSINO. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SILVA, Í. R. C. . A gestão escolar e sua possível relação com o IDEB. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SILVA, Í. R. C. . ALUNOS COM ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO- AH/SD EM ESCOLAS DO MUNICIPIO DE TIMON- MA: QUEM SÃO ESSES EDUCANDOS?. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SILVA, Í. R. C. . CORDEL NAS ESCOLAS: ESTRATEGIAS DE PREVENÇÃO E COMBATE AS DROGAS NA REDE DE EDUCAÇÃO MUNICIPAL DE TIMON. 2016. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • SILVA, Í. R. C. . Alunos com Altas Habilidades / Superdotação(AH/SD) em escolas do município de Timon -MA. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • SILVA, Í. R. C. ; SENA, M. R. . Conectando Boas Práticas - PIAUÍ. Conectando Saberes Fundação Lemann, 2019 (EBOOK Conectando Boas Práticas - PIAUÍ).

  • SILVA, Í. R. C. ; DIAS, E. C. R. ; SENA, M. R. . Minicurso 'NOÇÕES BÁSICAS DE LIBRAS E O CONTEXTO DA PANDEMIA'. 2020. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

  • SILVA, Í. R. C. . Curso de Extensão:?ESCRITA CIENTÍFICA: PRODUÇÃO DE ARTIGO CIENTÍFICO?. 2020. .

  • SILVA, Í. R. C. ; OLIVEIRA, T. C. . MINICURSO DE BRAILLE. 2018. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

Prêmios

2019

Reconhecimento Público em "Seminário Conectando Boas Práticas" do Projeto : EXPERIÊNCIA QUE GER?AÇÃOprojetos pedagógicos mais bem avaliados de educadoras e educadores do município e região., Rede Conectando Saberes - Fundação Lemann.

2018

Finalista do Prêmio - Educador NOTA 10, Fundação Victor Civita.

2017

Prêmio Professores do Brasil, Ministério da Educação.

2016

Certificado de Mérito Acadêmico ao trabalho: A RELEVÂNCIA DOS AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM PARA A PRÁTICA DOCENTE DO TUTOR EAD", UFPI/UESPI/IFPI.

Histórico profissional

Endereço profissional

  • SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE TERESINA, Escola Municipal Lunalva Costa. , Rua Projetada 54, Itararé, 64078345 - Teresina, PI - Brasil, Telefone: (86) 32369080

Experiência profissional

2015 - Atual

Secretaria de Educação de Teresina

Vínculo: , Enquadramento Funcional: PROFESSOR, Carga horária: 40

2020 - Atual

Secretaria Municipal de Educação de Timon

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20

2024 - Atual

Universidade Estadual do Maranhão

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Tutor Presencial, Carga horária: 20

Outras informações:
Tutor Presencial no Curso de Licenciatura em Pedagogia:AVALIAÇÃO EDUCACIONAL E ESCOLARFUNDAMENTOS E METODOLOGIA DA EDUCAÇÃO INFANTILPRÁTICA NA DIMENSÃO ESCOLARPOLÍTICA EDUCACIONAL BRASILEIRADIDÁTICAMETODOLOGIA DA PESQUISA EM EDUCAÇÃO

2024 - 2024

Universidade Estadual do Maranhão

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: PROFESSOR FORMADOR, Carga horária: 20

Outras informações:
Professor Formador no curso de Especialização em Educação Especial e Inclusiva:Deficiência Física, Paralisia Cerebral e Mobilidade Reduzida ( 30h)

2023 - 2024

Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Tutor à distância do Curso de Especialização, Carga horária: 20

Outras informações:
Tutor à distância do Curso de Especialização em Atendimento Educacional Especializado-AEE do CEAD/UFPI na Trilha Formativa: ENSINO FUNDAMENTAL, MÉDIO E SUPERIOR:#9679; SEMINÁRIO INTEGRADOR DO CURSO;#9679; AEE: ENSINO FUNDAMENTAL I, II E EJA;#9679; AEE: DEFICIÊNCIA VISUAL NO ENSINO FUNDAMENTAL;#9679; AEE: ENSINO MÉDIO.

2022 - 2022

Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: PROFESSOR FORMADOR - UFPI PEDAGOGIA, Carga horária: 20

Outras informações:
ESTÁGIO SUPERVISIONADO (III) - Educação Infantil

2021 - 2021

Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: ORIENTADOR DE TCC, Carga horária: 20

Outras informações:
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO II - 60h LICENCIATURA EM PEDAGOGIA - UEMA/ LICENCIATURA EM COMPUTAÇÃO - UFPI

2021 - 2021

Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: PROFESSOR FORMADOR - UFPI PEDAGOGIA, Carga horária: 20

Outras informações:
ESTAGIO SUPERVISIONADO III- EDUCAÇÃO INFANTIL (120h)

2020 - 2020

Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: TUTOR -UFPI- LICENCIATURA EM COMPUTAÇÃO, Carga horária: 20

Outras informações:
DISCIPLINAS: ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO (120h) / ÉTICA NA EDUCAÇÃO (30h) / TÓPICOS EM CULTURA, DIVERSIDADE E CIDADANIA (45h) / TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO I (60h)

2020 - 2020

Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: TUTOR -UFPI- LICENCIATURA EM COMPUTAÇÃO, Carga horária: 20

Outras informações:
DISCIPLINAS: TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (60 h) / ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO IV (120 h) / LIBRAS ( 30h)

2019 - 2019

Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: TUTOR -UFPI- LICENCIATURA EM COMPUTAÇÃO, Carga horária: 20

Outras informações:
DISCIPLINAS: ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO (75h) / INCLUSÃO E ACESSIBILIDADE DIGITAL (45h) / LEGISLAÇÃO E ORGANIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA (60h)

2019 - 2019

Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: TUTOR -UFPI- LICENCIATURA EM COMPUTAÇÃO, Carga horária: 20

Outras informações:
DISCIPLINAS: ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO II (90h) / GESTÃO E ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO EDUCATIVO (45h)

2019 - 2019

Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: TUTOR -UFPI- LICENCIATURA EM COMPUTAÇÃO, Carga horária: 20

Outras informações:
DISCIPLINAS: ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO II (90h) / GESTÃO E ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO EDUCATIVO (45h)/ ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO II (90h)

2018 - 2018

Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: TUTOR -UFPI- LICENCIATURA EM COMPUTAÇÃO, Carga horária: 20

Outras informações:
DISCIPLINAS:Sociologia da Educação (60h) / Psicologia da Educação (60h)/ Informática Aplicada à Educação (60h)

2018 - 2018

Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: TUTOR -UFPI- LICENCIATURA EM COMPUTAÇÃO, Carga horária: 20

Outras informações:
DISCIPLINAS: Avaliação da Aprendizagem (60h)/ Didatica Geral (60h)

2018 - 2018

Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: TUTOR -UFPI- LICENCIATURA EM COMPUTAÇÃO, Carga horária: 20

Outras informações:
DISCIPLINAS: AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM (60h) / DIDÁTICA GERAL ( 60h)

2017 - 2017

Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: TUTOR -UFPI- LICENCIATURA EM COMPUTAÇÃO, Carga horária: 20

Outras informações:
DISCIPLINAS: Leitura e Produção Textual (45h) / Metodologia Científica (60h)/ História da Educação¨(60h)

2017 - 2017

Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: TUTOR -UFPI- LICENCIATURA EM COMPUTAÇÃO, Carga horária: 20

Outras informações:
DISCIPLINAS:Filosofia da Educação( 60h) / Computador e Sociedade(60h)

2014 - 2014

SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCACAO DE TERESINA

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: PROFESSOR, Carga horária: 30

2015 - 2015

Faculdade Evangêlica do Meio Norte

Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20

Outras informações:
MInistrante da Disciplina de Psicologia da Educação no Curso de Especialização Educação Especial

2021 - 2021

Universidade Federal do Piauí

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: ESTÁGIO EM DOCÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR, Carga horária: 20

Outras informações:
ESTÁGIO EM DOCÊNCIA - DISCIPLINA DE PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO- UFPI