João Henrique Casara Borges

Possui graduação em Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2009), Mestrado em Linguística pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2012), Doutorado em Linguística pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2015). Interesse na área de enunciação. Ministrou aulas de inglês em projetos internos da instituição e escolas de línguas. Trabalhos como revisor textual e de ABNT. Bacharel em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2017).

Informações coletadas do Lattes em 14/09/2022

Acadêmico

Formação acadêmica

Doutorado em Lingüística e Letras

2012 - 2015

Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Título: POR UMA ABORDAGEM SEMÂNTICA DO PARADOXO: O QUADRADO ARGUMENTATIVO PARADOXAL
Leci Borges Barbisan. Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: lingüística; Paradoxo; Teoria dos Blocos Semânticos; quadrado argumentativo.Grande área: Lingüística, Letras e ArtesGrande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Enunciação.

Mestrado em Lingüística e Letras

2010 - 2012

Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Título: O uso do paradoxo na linguagem: uma abordagem à luz da Teoria dos Blocos Semânticos, Ano de Obtenção: 2012
Leci Borges Barbisan.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Enunciação; lingüística.Grande área: Lingüística, Letras e Artes

Graduação em Direito

2012 - 2017

Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Título: Responsabilidade civil no contrato de transporte terrestre de pessoas
Orientador: Liane Tabarelli

Graduação em Letras

2005 - 2009

Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Título: A construção do sentido em "Pão de cada dia" de Gabriel, o Pensador à luz da Teoria dos Blocos Semânticos
Orientador: Leci Borges Barbisan
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Francês

Compreende Razoavelmente, Lê Razoavelmente.

Áreas de atuação

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Enunciação.

Organização de eventos

BORGES, J. H. C. . Seminário Internacional de Texto, Enunciação e Discurso - SITED. 2010. (Outro).

BORGES, J. H. C. . II ENELLE - Língua estrangeira e cultura: diversas perspectivas. 2008. (Outro).

BORGES, J. H. C. . Feira das profissões. 2007. (Outro).

Participação em eventos

7ª Semana de Letras.Frankenstein's Progeny. 2008. (Outra).

7ª Semana de Letras. 2008. (Outra).

Feira das Profissões.Feira das Profissões. 2008. (Outra).

II ENELLE - Língua estrangeira e cultura: Diversas perspectivas. 2008. (Encontro).

IX Salão de Iniciação Científica.VARSUL: ampliação da amostra e transcrição de dados. 2008. (Outra).

8th International Congress of Isapl. 2007. (Congresso).

I ENELLE: Encontro de ensino de línguas e literaturas estrangeiras - Língua estrnageira com acento brasileiro: ensinando e aprendendo. 2007. (Encontro).

O clássico - Edgar Allan Poe. 2007. (Outra).

6ª Semana de Letras. 2006. (Outra).

III Encontro Ensinando Linguas: como e por quê?. 2006. (Encontro).

O romance a duas vozes: o autor e o narrados. 2006. (Outra).

Seminário Capitães de areia. 2006. (Seminário).

Seminário Memorial do Convento. 2006. (Seminário).

Traduzindo do inglês: algumas dificuldades, muitas soluções. 2006. (Outra).

5ª Semana Acadêmica de Letras - "Linguagens e Linguagens". 2005. (Outra).

5ª Semana Acadêmica de Letras - "Linguagens e Linguagens".A barca da literatura. 2005. (Outra).

As letras e a construção do sujeito. 2005. (Outra).

Dos açores aos confins do Brasil: as motivações da colonização açoriana na América Meridional em meados de setecentos. 2005. (Outra).

II Encontro Ensinando Línguas : como e por quê?. 2005. (Encontro).

Produções bibliográficas

  • BORGES, J. H. C. . Apresentação do Grupo de Pesquisa NED. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • BORGES, J. H. C. . A construção do sentido em Pão de cada dia, de Gabriel, o Pensador à luz da Teoria dos Blocos Semânticos 2009 (Publicação do Trabalho de Conclusão de Curso).

Outras produções

BORGES, J. H. C. . Ciclo de Estudos - Lingua Inglesa - Nível Básico. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

BORGES, J. H. C. . Ensino de Língua Inglesa - Nível 1. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

BORGES, J. H. C. . Lamb to the Slaughter. 2008. Teatral.

BORGES, J. H. C. . Entrevista sobre Linguagem e Argumentação. 2011.

BORGES, J. H. C. . Entrevista sobre literatura e lingüística. 2009.

Projetos de pesquisa

  • 2011 - 2012

    A compreensão do sentido como trama de sentidos, Descrição: Tratar da linguagem é tratar da produção de sentidos. A linguagem existe porque existe, entre os seres humanos, a necessidade de interagir e de significar. Ao se apropriar da língua, e ao enunciar, o locutor constrói sentidos para um alocutário. Essa construção se dá pelo discurso. É por meio do discurso que interagimos e apresentamos nossos pontos de vista acerca da realidade. A Teoria da Argumentação na Língua, que embasa este projeto, estuda o sentido, inscrito no linguístico. É porque as palavras da língua contêm um sentido que orienta para suas continuações, permitindo umas e proibindo outras, que se pode dizer que a argumentação está na língua.Tomamos como tema, neste projeto, dois processos fundamentais que organizam o discurso: as cadeias coesivas e a tematização. Esses fatos textuais serão analisados, não na perspectiva da Linguística do Texto, mas sob o ângulo da Teoria da Argumentação na Língua.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (3) Doutorado: (5) . , Integrantes: João Henrique Casara Borges - Coordenador.

  • 2008 - 2010

    A compreensão do sentido expresso pelo linguístico no discurso, Descrição: O tema deste projeto é a leitura, entendida à luz da Teoria da Argumentação na Línuga. Como teoria semântico-lingüística, a proposta de Ducrot entende que a relação entre palavras e frases e a consideração de um sujeito falante, que se enuncia para seu interlocutor, são as principais responsáveis pela construção do sentido. Tem-se, então, como objetivo definir leitura de acordo com concietos da Teoria da Argumentação na Língua e, com isso, espera-se compreender quais seriam as leituras possíveis e quais as não possíveis num texto. Como metodologia de trabalho, serão promovidos estudos e discussões em torno de livros e artigos que tratam da Teoria e, a partir desses estudos, espera-se chegar a uma conceituação de leitura e de seus possíveis limites de interpretação.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: João Henrique Casara Borges - Coordenador.

Prêmios

2009

Monografia de Conclusão de Curso publicada pela Universidade., PUCRS.

Histórico profissional

Experiência profissional

2011 - 2012

Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

  • 03/2011 - 05/2011

    Estágios , Reitoria, Faculdade de Letras.,Estágio realizado, Estágio Ensino Superior.

2007 - 2007

Escolas Michigan

Vínculo: Professor vistante, Enquadramento Funcional: aulas para nível inicial, Carga horária: 4, Regime: Dedicação exclusiva.

2019 - Atual

Ordem dos Advogados do Brasil de Santa Catarina

Vínculo: Prestador de Serviços, Enquadramento Funcional: Revisor textual da Assessoria de Comunicação, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.