Valeria Marcondes Brasil

Doutoranda em Educação pela Universidade Estadual de Ponta Grossa, Mestre em Educação pela Universidade Tuiuti do Paraná, possui graduação em Licenciatura Plena em Pedagogia pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (1993), e pós-graduação, nível de especialização, em Educação: Fundamentos e Métodos pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (1996). Atuou como professora e coordenadora na educação infantil, professora e Pedagoga no Núcleo Regional do Cajuru, junto ao Departamento de Educação Infantil e Ensino Fundamental da Secretaria Municipal de Educação de Curitiba, Paraná. Foi Coordenadora Pedagógica Regional na Editora Positivo, atuando no setor de parcerias com Secretarias Municipais de Educação e o Sistemas de Ensino Aprende Brasil. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Formação de Professores; Politicas Publicas, Gestão Escolar e Organização do Trabalho Pedagógico.

Informações coletadas do Lattes em 04/02/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em andamento em Educação

2017 - Atual

Universidade Estadual de Ponta Grossa
Título: O Programa Residência Pedagógica nas Universidades Estaduais do Paraná,
Gisele Masson. Palavras-chave: Política educacional; Formação de professores; Trabalho.Grande área: Ciências HumanasGrande Área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História. Setores de atividade: Educação.

Mestrado em Educação

2012 - 2014

Universidade Tuiuti do Paraná
Título: AS POLÍTICAS PÚBLICAS PARA O JOVEM - O PROJOVEM COMO POLÍTICA DE INCLUSÃO ? TENDÊNCIAS E FRAGILIDADES,Ano de Obtenção: 2014
Naura Syria Carapeto Ferreira.

Especialização em Educação: Fundamentos e Método

1995 - 1997

Universidade Estadual de Ponta Grossa
Título: A formação e a qualificação do trabalhador/professor no contexto da base produtiva e da reforma do Estado
Orientador: Monica Ribeiro da Silva

Graduação em Licenciatura Plena em Pedagogia

1989 - 1993

Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2006 - 2008

Extensão universitária em Educação Africanidades Brasil. (Carga horária: 120h). , Universidade de Brasília, UnB, Brasil.

2006 - 2006

Extensão universitária em Formação de Educadores(as) - Subsídios para atuar no enfrentamento à violen. (Carga horária: 60h). , Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Bem.

Espanhol

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.

    Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Planejamento e Avaliação Educacional/Especialidade: Política Educacional.

    Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Políticas de Formação de Professores.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

BRASIL, Valeria Marcondes ; Brasil, V. M. . Encontro Docente. 2018. (Outro).

BRASIL, V. M. . 2 congresso latinoamericano de Filosofia de la educacion. 2013. (Congresso).

BRASIL, V. M. ; FOFONCA, E. . Fórum de Práticas de Gestão - A Gestão Educacional em Foco. 2011. (Outro).

BRASIL, V. M. . Fórum de Gestão Escolar. 2010. (Outro).

BRASIL, V. M. . Fórum de Gestão Escolar de Catanduva. 2010. (Outro).

BRASIL, V. M. . Fórum das Escolas da Rede Municipal de Catanduva, SP.. 2010. (Outro).

BRASIL, V. M. . I Fórum de Alfabetização em Dourados. 2009. (Outro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

Associação Nacional pela Formação dos Profissionais da Educação.Os Desafios da Formação de Professores no Atual cotexto economico, politico e social brasileiro. 2017. (Seminário).

XI Seminário Nacional pela Formação dos Profissionais da Educação.Os desafios da formação de professores no atual contexto economico, politico e social brasileiro. 2017. (Seminário).

XX Coloquio sa Secção Portuguesa da Afirse.Cultura Profissional Docente no Brasil. 2013. (Outra).

A Escola em Ciclos: Fundamentos e Debates. 2012. (Seminário).

Analise de Politicas: Possibilidades de interlocução com a Literatura Internacional. 2012. (Outra).

Politicas Educacionais: Questões e Dilemas. 2012. (Seminário).

Seminário ANPAE Região Sul: Gestão e Políticas Públicas de Educação: desafios atuais.PROJOVEM: entre a exclusão e a Inclusão. 2012. (Seminário).

VII Simpósio de Organização Escolar e Gestão Escolar.O real, o aparente e o imediato: a situação da educação publica brasileira no plano de desenvolvimento da educação e a melhoria da qualidade de ensino.. 2012. (Simpósio).

? Coordenadora pedagógica do Programa Aprender para o Servidor da Prefeitura Municipal de Curitiba.? Coordenadora pedagógica do Programa Aprender para o Servidor da Prefeitura Municipal de Curitiba,. 2007. (Outra).

comissão do processo de seleção de profissionais previsto no Chamamento Público n. 01\2006;.Seleção de profissionais previstos no Chamamento Público. 2006. (Outra).

Participante discente do curso de extensão universitária Formação de Educadores(as).Subsídios para atuar no enfrentamento à violência contra Crianças e Adolescentes ? 80 horas. 2006. (Encontro).

Participante discente do curso Educação Especial.Rompendo barreiras para a aprendizagem- 80horas. 2004. (Encontro).

? Docente no Projeto de Implantação do CBA na Rede Municipal de Ensino de Ponta Grossa.? Docente no Projeto de Implantação do CBA na Rede Municipal de Ensino de Ponta Grossa. 1998. (Outra).

Contemporaneidade de Freinet.Contemporaneidade de Freinet. 1997. (Outra).

IV Encontro Nacional de Educadores Freinet.Relatora do trabalho: Trabalho e Documentação em Classes Freinet. 1997. (Encontro).

Projeto Análise do Corpo Discente da Fecivel.Análise do Corpo Discente da Fecivel, análise de alguns elementos. 1993. (Oficina).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Agostinho Krzyuy

KRZYUY, Agostinho. A formação e qualificação do professor no contexto da nova base produtiva e da reforma do Estado. 1998. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Em Educação Fundamentos e Metodolog) - Universidade Estadual de Ponta Grossa.

Ana Maria Eyng

FERREIRA, Naura Carapeto;EYNG, Ana Maria; AMARAL FILHO, F. S.. AS POLÍTICAS PÚBLICAS PARA O JOVEM - O PROJOVEM COMO POLÍTICA DE INCLUSÃO - TENDÊNCIAS E FRAGILIDADES.. 2014. Dissertação (Mestrado em Pós-graduação em Educação) - Universidade Tuiuti do Paraná.

Ana Maria Eyng

EYNG, ANA MARIA; FERREIRA, N.S.C.; SOUZA, M. A.. As Políticas Públicas para o Jovem- o PROJOVEM como Política de Inclusão- Tendências e Fragilidades. 2014. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Tuiuti do Paraná.

Ana Maria Eyng

FERREIRA, N.S.C.;EYNG, Ana Maria; SOUZA, M. A.. Políticas Públicas para a juventude: Tendências, Descontinuidades e Continuidades. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Educação) - Universidade Tuiuti do Paraná.

Maria Antônia de Souza

FERREIRA, N. S. C.; EYNG, A. M.;SOUZA, M.A.. As políticas para o jovem - o PROJOVEM como política de inclusão - tendências e fragilidades.. 2014. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Tuiuti do Paraná.

Maria Antônia de Souza

FERREIRA, N. S. C.; EYNG, A. M.;SOUZA, M. A.. Políticas públicas para a juventude: tendências, descontinuidades e continuidades.. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Educação) - Universidade Tuiuti do Paraná.

Maria Antônia de Souza

RIBEIRO, M.;SOUZA, M. A.. A formação e a qualificação do professor no contexto da nova base produtiva e da reforma do Estado.. 1998. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Em Educação Fundamentos e Metodolog) - Universidade Estadual de Ponta Grossa.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

Izabella Costa Wendler

A transição do aluno da Educação Infantil para o Ensino Fundamental, significações sobre alunos, professores, pais e instituições: limites e possibilidades; Início: 2019; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Positivo; (Orientador);

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Gisele Masson

A formação de professores para o (des) emprego juvenil; Início: 2017; Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Estadual de Ponta Grossa; (Orientador);

Naura Syria Carapeto Ferreira

As políticas públicas de atendimento dos jovens e o Projóvem; Início: 2012; Dissertação (Mestrado em PPGED - Mestrado em Educação) - UNIVERDIDADE TUIUTI DO PARANÁ; (Orientador);

Naura Syria Carapeto Ferreira

As políticas públicas para o jovem; O PROJOVEM como política de inclusão - tendências e fragilidades; 2014; Dissertação (Mestrado em PPGED - Mestrado em Educação) - UNIVERDIDADE TUIUTI DO PARANÁ,; Orientador: Naura Syria Carapeto Ferreira;

Monica Ribeiro da Silva

A formação e a qualificação do trabalhador professor no contexto da nova base produtiva e da reforma do Estado; 1998; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Educação: fundamentos e) - Universidade Estadual de Ponta Grossa; Orientador: Monica Ribeiro da Silva;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • BRASIL, V. M. ; AMARAL FILHO, F. S. ; SOUZA, J. A. C. . Manaus e a Rede Municipal de Educação: Humberto Michiles conversa com a Revista Pensamento Educacional. Cadernos de Pesquisa: Pensamento Educacional (Curitiba. Online) , v. 9, p. 297-307, 2014.

  • BRASIL, Valeria Marcondes . Os desafios da formação de professores no atual contexto economico, politico e social brasileiro. In: XI Seminário Nacional de Formação dos Profissionais da Educação, 2017, Rio de Janeiro. Planos de Educação, Diretrizes e Bases Curriculares: Impactos na Formação dos Professores do Brasil, 2017.

  • FERREIRA, N. S. C. ; BRASIL, V. M. . Políticas públicas de inclusão escolar e de inserção no mundo do trabalho: o caso brasileiro.. In: XXI Colóquio - Educação, Economia e Território. O papel da educação no desenvolvimento, 2014, Lisboa., 2015, lisboa. Educação, Economia e Território. O papel da educação no desenvolvimento, 2014. Lisboa: editora da Universidade de Lisboa, 2015. v. 1. p. 97-196.

  • BRASIL, V. M. ; AMARAL FILHO, F. S. . Aristóteles e o Projovem: por uma formação onto-histórica de um caso de formação de jovens no Brasil. In: XXI Colóquio da Scção Portuguesa da Afirse Educação, Economia e Território - o papel da educalção no desenvolvimento, 2014, Lisboa. Politicas locais de Educação, 2014.

  • BRASIL, V. M. ; BIANCHI, C. D. ; SILVA, D. V. . O real, o aparente e o imediato: a situação da educação pública brasileira no plano de desenvolvimento da educação e a melhoria da qualidade de ensino. In: VII Sipósio de Organização e Gestão Escolar, 2012, Aveiro. Escolas, competição e colaboração: Que perspectivas, 2012.

  • BRASIL, V. M. ; FERREIRA, N. S. C. ; AMARAL FILHO, F. S. . PROJOVEM: entre a exclusão e a Inclusão. In: Seminário ANPAE Região Sul: Gestão e Políticas Públicas de Educação: desafios atuais, 2012, Pelotas - RS. Anais do Seminário ANPAE Região Sul: Gestão e Políticas Públicas de Educação: desafios atuais, 2012. Pelotas: editora da Universidade Federal de Pelotas, 2012. v. 01. p. 01-13.

  • BRASIL, V. M. ; FERREIRA, N. S. C. ; FORTUNATO, S. A. O. ; MOCELIN, M. R. . Cultura profissional docente no Brasil. In: XX Colóquio Formação Profissional Investigação Educacional sobre teorias, políticas e práticas, 2013, Lisboa. Cultura profissional do docente no Brasil. Lisboa: editora da Universidade de Lisboa, 2013. v. 1. p. 147-147.

  • FERREIRA, N. S. C. ; AMARAL FILHO, F. S. ; BRASIL, V. M. . PROJOVEM: ENTRE A EXCLUSÃO E A INCLUSÃO. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • BRASIL, V. M. . Seminário ANPAE Região Sul: Gestão e Políticas Públicas de Educação: desafios atuais.PROJOVEM: entre a exclusão e a inclusão. 2012. (Seminário).. 2012. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • BRASIL, V. M. . Memorias Pedagogicas: uma atua'cao para gestores de ensino do Sistema de Ensino Aprende Brasil. Ponta Grossa 2010 (Orientação e Divulgação).

  • BRASIL, V. M. . Protocolo Procedimental da Rede de Proteção a criança e ao adolescente em risco de violência de Curitiba. Curitiba: Secretaria de Educação de Curitiba, 2007 (Protocolo Procedimental da Rede de Proteção a criança e ao adolescente em risco de violê).

  • BRASIL, V. M. . Autora de material de orientação e divulgação sobre Educação Infantil da Rede Municipal de Educação de Curitiba. Curitiba: Secretaria de Educação de Curitiba, 2006 (Orientação e Divulgação).

  • BRASIL, V. M. . Projeto Aprender para Prevenir em parceria com a Secretaria de Defesa Social da Prefeitura de Curitiba 2006 (Projeto Aprender para Prevenir em parceria com a Secretaria de Defesa Social da Prefeitura de Curiti).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

BRASIL, V. M. ; PEZZINI, L. A. P. . Memórias Pedagógicas. 2010.

Muraro, H.M. S. ; BRASIL, V. M. . Protocolo Procedimental da Rede de Proteção a criança e ao adolescente em risco de violência de Curitiba. 2008.

BRASIL, V. M. . Gestão e Memórias Pedagógicas. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

Cardoso, M. A. ; BRASIL, V. M. . Conhecer para Prevenir. 2006. (Projeto).

BRASIL, V. M. . A formação e a qualificação do trabalhador/professor no contexto da base produtiva e da reforma do Estado. 1997. (Projeto).

BRASIL, V. M. . A formação e a qualificação do trabalhador/professor no contexto da base produtiva e da reforma do Estado. 1997. (Projeto).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2017 - Atual

    O Programa Residência Pedagógica nas Universidades Estaduais do Paraná, Descrição: Contribuições da Produção Acadêmica sobre o tema. A proposta do Programa Residência Pedagógica na formação inicial. Genêse do Programa em outros países. Fundamentos teóricos sobre o Programa. Pesquisa de Campo e dados sobre o Programa Residência Pedagógica.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Valeria Marcondes Brasil - Coordenador.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Prêmios

2007

Menção Honrosa, Camara Municipal de Curitiba.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Universidade Positivo, Centro de Licenciaturas. , Rua Professor Pedro Viriato Parigot de Souza, 5.300, Ecoville, 81280330 - Curitiba, PR - Brasil, Telefone: (41) 3317300, URL da Homepage:

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 2017 - Atual

    Universidade Estadual de Ponta Grossa

    Vínculo: , Enquadramento Funcional:

  • 2017 - Atual

    Universidade Positivo

    Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Coordenadora de Curso, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

  • 2009 - 2016

    Editora Positivo

    Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Coordenadora Pedagógica Regional, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    Suporte pedagógico de forma contínua in loco, abrangendo: reuniões de planejamento e orientação metodológica nas secretarias de educação e suas respectivas escolas municipais, palestras, seminários, fóruns e afins com o objetivo de implantação e operacionalização do Sistema Aprende Brasil e também assessoria técnica-pedagógica continuada de professores, coordenadores pedagógicos, supervisores de ensino, gestores escolares e equipe técnica de Secretarias Municipais de Educação.

  • 2003 - 2011

    Prefeitura Municipal de Curitiba

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Pedagoga

  • 2008 - 2009

    Prefeitura Municipal de Curitiba

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Coordenadora Pedagógica do Núcleo Regional, Carga horária: 40

  • 2007 - 2007

    Prefeitura Municipal de Curitiba

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Coordenadora do Projeto Aprender Servidor, Carga horária: 40

  • 2005 - 2006

    Prefeitura Municipal de Curitiba

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Coordenaora Pedagógica de Educação Infantil, Carga horária: 40

  • 2004 - 2004

    Prefeitura Municipal de Curitiba

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Suporte Técnico-Pedagógico, Carga horária: 40

  • 2003 - 2004

    Prefeitura Municipal de Curitiba

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora de Educação Infantil/Anos Iniciais, Carga horária: 20

  • 1995 - 2000

    Escola Desafio

    Vínculo: Sócio-proprietário, Enquadramento Funcional: Diretora de Educação Infantil e Projetos, Carga horária: 40

  • 1992 - 1994

    ? CENTRO EDUCATIVO MUNDO DA IMAGINAÇÃO S/C LTDA

    Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Orientadora Pedagógica, Carga horária: 8

  • 2001 - 2001

    ESCOLA INTERATIVA LTDA

    Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 8

  • 2004 - 2004

    Colégio Integral

    Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 8

  • 2004 - 2005

    Pontual Serviços LTDA

    Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professora de londa distância, Carga horária: 8