Fabricia Maria Lucas Lima

Especialista em Educação pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN. Área de Gestão dos Sistemas de Ensino. Graduada em História- licenciatura pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte UERN. Atuou como bolsista no Programa de Educação Tutorial em Ciências Sociais- PET'CIS. Os trabalhos acadêmicos dessas titulações concentraram-se na análise do papel do Estado no campo das políticas públicas para a Educação Básica. Além da participação em eventos e cursos de formação continuada ofertados pela secretaria de Educação no estado do Ceará, município de Russas; e no estado do Rio Grande do Norte, cidade de Mossoró. Onde atualmente atua como professora da rede estadual na Escola Cunha da Mota.

Informações coletadas do Lattes em 04/11/2025

Acadêmico

Formação acadêmica

Especialização em especialização em educação

2010 - 2011

Universidade do Estado do Rio Grande do Norte
Título: É tempo de avançar: Análise do desenvolvimento do projeto TAM (Tempo de Avançar do Ensino Médio) no município de Russas CE de 1995 á 2005
Orientador: Jean Mac Cole Tavares Santos

Graduação em historia

2005 - 2009

Universidade do Estado do Rio Grande do Norte
Título: Livros didáticos de História: uma análise da representação dos povos indígenas no pós PNLD 2007 e 2008
Orientador: André Victor Cavalcanti Seal da Cunha
Bolsista do(a): Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação, FNDE, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Organização de eventos

LIMA, F. M. L. . III Encontro Estadual de História- História e Ética (atuou na monitoria do evento). 2008. (Outro).

LIMA, F. M. L. . XIV ENCOPE- Encontro de Pesquisa e Extensão: Ciência, Cultura e Compromisso Social (atuou como ministrante de oficina). 2007. (Outro).

LIMA, F. M. L. . Formação de Liderança Juvenil (atuou como ministrante de oficina). 2007. (Outro).

Participação em eventos

I Encontro de Pesquisa em História Social e História Cultural da UERN. 2009. (Encontro).

III Encontro Estadual de História-História e Ética.Livros didáticos de História: uam análise da representação dos povos indígenas no pós PNLD 2007 e 2008. 2008. (Encontro).

VIII Semana de Estudos Históricos do CERES- História, Cultura e Patrimônio.Os indígenas na história: uma análise de sua representação nos livros didáticos de história pós-PNLD 2007-2008. 2008. (Encontro).

XIII Encontro Estadual da ANPUH Historia e Historiografia- entre o Nacional e o Regional.A representação dos povos indígenas nos livros didáticos de história: um olhar no pós-PNLD. 2008. (Encontro).

VI Encontro Nacional Perspectivas do Ensino de História. 2007. (Encontro).

VII INTERPET. 2007. (Encontro).

VII Seminário Novas Liberdades. 2007. (Seminário).

XIV ENCOPE- Encontro de Pesquisa e Extensão.Índios de Papel : uma análise dos índios nos livros didáticos de história. 2007. (Encontro).

Produções bibliográficas

  • LIMA, F. M. L. . A Representação dos povos indígenas nos livros didáticos de história: um olhar no pós-PNLD. In: XIII Encontro Estadual da ANPUH História e Historiografia-Entre o Nacional e o Regional, 2008, Guarabira- PB. A Representação dos povos indígenas nos livros didáticos de história: um olhar no pós-PNLD, 2008.

  • LIMA, F. M. L. . Os indígenas na história: uma anaĺise de sua representação nos livros didáticos de história pós PNLD 2007 e 2008. In: VIII Semana de Estudos HIstóricos do CERES- História, Cultura e Patrimônio, 2008, Caicó-RN. Os indígenas na história: uma anaĺise de sua representação nos livros didáticos de história pós PNLD 2007 e 2008, 2008.

  • LIMA, F. M. L. . Livros didáticos de história: uma análise da representação dos povos indígenas no pós PNLD 2007 e 2008. In: III Encontro Estadual de História: História e Ética, 2008, Mossoró-RN. Livros didáticos de história: uma análise da representação dos povos indígenas no pós PNLD 2007 e 2008. NATAL: EDUFRN- Editora da UFRN, 2008.

  • LIMA, F. M. L. . Índios de Papel:: uma análise dos índios nos livros didáticos de história. In: XIV ENCOPE- Encontro de Pesquisa e Extensão, 2007, Mosoró-RN. Índios de Papel:: uma análise dos índios nos livros didáticos de história, 2007.

Histórico profissional

Experiência profissional

2010 - Atual

Centro de Apoio a Criança senador Carlos Jereissati

Vínculo: professor contratado, Enquadramento Funcional: Professora de História, Carga horária: 20

Outras informações:
Escola da Rede Municipal de Ensino Fundamental, localizada na cidade de Russas Ceará. Atende nas modalidades de ensino da Educação Básica de Nível Fundamental e também na forma da Educação Integral

2016 - Atual

Escola Estadual Jerônimo Rosado

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: professor da disciplina de história, Carga horária: 15

2016 - Atual

Escola Estadual Cunha da Mota

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora da disciplina de história, Carga horária: 15

Outras informações:
Atua também com a Educação deJovens e adultos EJA. no seguimento da educação básica nível 2 8º período (equivalente a 8º e 9ºano do ensino regular)