Andréa Troller Pinto

Graduada em Medicina Veterinária pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1985) e em Administração de Empresas pela Fundação Universidade Regional de Blumenau (1994). Especialista em Medicina Veterinária Preventiva pela UFRGS (1986), Mestre em Ciências Veterinárias pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1999) e Doutora em Tecnologia de Alimentos pela Universidade Estadual de Campinas (2005). Possui ampla experiência em consultoria e assessoria de qualidade na indústria e serviços de alimentação. Atualmente ocupa o cargo de professor associado na Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Atua como docente no curso de graduação em Medicina Veterinária (Disciplina Inspeção e Tecnologia de Leite e Derivados, Ovos e Mel) e Zootecnia (Inocuidade Alimentar). No nível de Pós-graduação orienta nos níveis de mestrado e doutorado no Programa de Pós Graduação em Agronegócios, da UFRGS. As áreas de especialidade são inspeção e tecnologia de produtos de origem animal e o estudo de suas cadeias produtivas, onde coordena projetos de pesquisa e extensão universitária. Os temas principais dos trabalhos são: saúde pública, características físico-químicas e microbiológicas de alimentos, qualidade e inocuidade nas cadeias produtivas de alimentos de origem animal. É consultora nas áreas de saúde pública, saúde animal e inspeção de produtos de origem animal para diversos órgãos nos níveis federal e estadual.

Informações coletadas do Lattes em 23/06/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em Tecnologia de Alimentos

2002 - 2005

Universidade Estadual de Campinas
Título: Estudo do comportamento de Salmonella Enteritidis e Escherichia coli na casca, sua penetração no conteúdo interno e aterações na qualidade em ovos de galinha contaminados artificialmente simulando condições usuais de produção comercial
Orientador: Edir Nepomuceno da Silva
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: ovos de mesa; segurança alimentar; higiene; doenças transmitidas por alimentos.Grande área: Ciências AgráriasGrande Área: Ciências Agrárias / Área: Ciência e Tecnologia de Alimentos.

Mestrado em Ciências Veterinárias

1996 - 1999

Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Título: Ocorrência de enfermidades bacterianas transmitidas por alimentos no Estado do Rio Grande do Sul,Ano de Obtenção: 1999
Guiomar Pedro Bergmann.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: alimentos doenças; saúde pública; alimentos microbiologia; vigilância sanitária.Grande área: Ciências AgráriasGrande Área: Ciências Agrárias / Área: Medicina Veterinária / Subárea: Inspeção de Produtos de Origem Animal. Grande Área: Ciências da Saúde / Área: Saúde Coletiva / Subárea: Epidemiologia. Setores de atividade: Saúde Humana; Nutrição e Alimentação.

Especialização em Especialização Em Medicina Veterinária Preventiva

1986 - 1987

Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Graduação em Administração de Empresas

1988 - 1994

Fundação Universidade Regional de Blumenau

Graduação em Medicina Veterinária

1981 - 1985

Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2015 - 2015

Oficina sobre Processo Avaliativo na Graduação em Saúde. (Carga horária: 3h). , Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.

2015 - 2015

: Programa de formação docente dos cursos da área da saúde. (Carga horária: 4h). , Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.

2013 - 2013

Nonthermal Food Technologies. (Carga horária: 8h). , SENAI - Departamento Regional de Santa Catarina, SENAI/DR/SC, Brasil.

2012 - 2012

Extensão universitária em Seminário RT - Comércio de Produtos Veterinários. (Carga horária: 4h). , Conselho Regional de Medicina Veterinária RS, CRMV RS, Brasil.

2010 - 2010

STEPS - suínos. (Carga horária: 8h). , Sociedade Mundial de Proteção Animal, WSPA, Brasil.

2010 - 2010

STEPS - bovinos. (Carga horária: 8h). , Sociedade Mundial de Proteção Animal, WSPA, Brasil.

2010 - 2010

STEPS - aves. (Carga horária: 8h). , Sociedade Mundial de Proteção Animal, WSPA, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Alemão

Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Agrárias / Área: Medicina Veterinária / Subárea: Medicina Veterinária Preventiva/Especialidade: Inspeção e Tecnologia de Produtos de Origem Animal.

Grande área: Ciências Agrárias / Área: Ciência e Tecnologia de Alimentos / Subárea: Ciência de Alimentos/Especialidade: Padrões, Legislação e Fiscalização de Alimentos.

Grande área: Ciências Agrárias / Área: Ciência e Tecnologia de Alimentos / Subárea: Ciência de Alimentos/Especialidade: Avaliação e Controle de Qualidade de Alimentos.

Grande área: Ciências Agrárias / Área: Ciência e Tecnologia de Alimentos / Subárea: Ciência de Alimentos/Especialidade: Microbiologia de Alimentos.

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Saúde Coletiva / Subárea: Medicina Preventiva.

Grande área: Ciências Biológicas / Área: Microbiologia / Subárea: Microbiologia Aplicada.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

PINTO, A. T. . Congresso Internacional do Leite. 2015. (Congresso).

PINTO, A. T. . Congresso Brasileiro de Veterinária. 2014. (Congresso).

PINTO, ANDREA TROLLER . VI Congresso Latino Americano de Higienistas de Alimentos. 2013. (Congresso).

PINTO, ANDREA TROLLER . Seminário sobre composição química do leite de vaca, ovelha e cabra. 2012. (Outro).

PINTO, A. T. ; ESCOSTEGUY, A. ; BARROS, I. ; SCHULTZ, G. . Seminário de Produção Animal Orgânica. 2012. (Outro).

PINTO, A. T. . Simpósio de qualidade na produção de ovos. 2012. (Outro).

PINTO, A. T. ; ESCOSTEGUY, A. ; SCHULTZ, G. ; BARROS, I. . Seminário de Produção Animal Orgânica. 2012. (Outro).

PINTO, A. T. ; ZANELA, M. B. ; REICHERT, S. ; BORGES, K. A. ; SILVA, F. F. P. . I Ciclo de palestras em Carne e Leite. 2007. (Outro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

4° SIMPÓSIO DE SANIDADE EM BOVINOS DE LEITE. 2014. (Simpósio).

Seminários sobre fraude do leite. 2014. (Seminário).

16° Seminário Nacional e Internacional de Queijos e Leite.Fraude em Leite e Produtos Lácteos - definições e ocorrências. 2013. (Seminário).

16° Seminário Nacional e Internacional de Queijos e Leite. 2013. (Seminário).

16 Fórum do leite.Qualidade do leite: os desafios da IN 62. 2013. (Simpósio).

III Simpósio de Sanidade em Bovinos de Leite. 2013. (Simpósio).

Nonthermal Food Technologies Workshop. 2013. (Simpósio).

VI Congresso Latino Americano de Higienistas de Alimentos. Avaliador de trabalhos científicos. 2013. (Congresso).

VI Congresso Latino Americano de Higienistas de Alimentos. Bactérias deteriorantes e defeitos provocados em produtos lácteos. 2013. (Congresso).

VI Congresso Latino Americano de Higienistas de Alimentos. ANÁLISE DA ADEQUAÇÃO DE ROTULAGEM DE OVOS DE POSTURA COMERCIAL COMERCIALIZADOS NO MUNICÍPIO DE CAXIAS DO SUL/RS. 2013. (Congresso).

VI Congresso Latino Americano de Higienistas de Alimentos. ESTUDO PRELIMINAR DE COMPARAÇÃO DOS PREÇOS DE PRODUTOS ORGÂNICOS EM RELAÇÃO AOS CONVENCIONAIS COMERCIALIZADOS NA CIDADE DE PORTO ALEGRE/RS.. 2013. (Congresso).

VI Congresso Latino Americano de Higienistas de Alimentos. 2013. (Congresso).

VI Congresso Latino Americano de Higienistas de Alimentos. DETERMINAÇÃO DE ACIDEZ DORNIC, pH E ESTABILIDADE AO ETANOL DO LEITE DE MISTURA DE OVELHAS LACAUNE. 2013. (Congresso).

12° Congresso Panamericano de La Lecheria. Características físico-químicas do leite de ovelhas da raça Lacaune, no período de seis meses. 2012. (Congresso).

8°Seminário de Sanidade Animal e saúde Pública do Alto Uruguai.Fraudes em Leite - Mitos e Verdades Sobre o Benefício do Consumo de Ovos. 2012. (Seminário).

AVISULAT. 2012. (Congresso).

IX Simpósio de bovinocultura do leite do Alto Uruguai. 2012. (Simpósio).

Seminário sobre Composição Química e Características Nutricionais do Leite de Vaca, Ovelha e Cabra.Leite de Cabra. 2012. (Seminário).

Simpósio de qualidade na produção de ovos. Boas práticas de produção de poedeiras comerciais. 2012. (Congresso).

Simpósio de qualidade na produção de ovos. Legislação para postura e produção de ovos. 2012. (Congresso).

Simpósio de qualidade na produção de ovos. Princípios de bem-estar e sua aplicação para poedeiras - postura comercial. 2012. (Congresso).

XXIV Congresso Mundial de Avicultura. 2012. (Congresso).

10° Seminário Nacional e Internacional de Queijos e Leite. 2011. (Seminário).

Curso de Implantação de programas de autocontrole em indústrias de alimento. 2011. (Outra).

V Congresso Latino Americano de Higienistas de Alimentos. Análise comparativa da qualidade interna de ovos de galinha férteis e ovos de postura comercial. 2011. (Congresso).

Seminário de Responsabilidade Técnica - módulo avançado em produção de ovos.O responsável técnico na produçãod e ovos - implantação das BPFs. 2010. (Seminário).

Congresso Brasileiro de Avicultura - Conferência Facta 2009. Relação entre o transporte e bem estar de frangos de corte com a mortalidade pelo transporte e ocorrência de lesões na carcaça // Levantamento das condenações de abate de frangos e determinação das causas mais prevalentes em um frigorífico em Santa Catari. 2009. (Congresso).

IV Congresso Latino Americano de Higienistas de Alimentos. Avaliacao microbiologica em superfícies e mãos de manipuladores em fiambrerias do mercado público central de Porto Alegre - RS // Causas da deterioração de salsichas em condições usuais de produção. 2009. (Congresso).

VI Congresso de Produção, Comercialização e Consumo de Ovos. Lavagem industrial e sua influência na sobrevivência de Salmonella Enteritidis na superfície da casca e sua penetração no conteúdo interno de ovos in natura. 2008. (Congresso).

X Congresso Panamericano de Leite. Qualidade do leite cru resfriado da Bacia Leiteira da Grande Porto Alegre, Brasil ? acidez expressa em ácido lático e redução do azul de metileno como parâmetro de qualidade. 2008. (Congresso).

III Congresso Latino-Americano de Higienistas de Alimentos. Contaminação bacteriana em Granja Leiteira Produtora de Leite Tipo A no Sul do Brasil. 2007. (Congresso).

Seminário de alternativas técnicas e econômicas do soro de leite. 2007. (Seminário).

I Simpósio de Segurança Alimentar: perspectivas para o futuro.Boas práticas de fabricação em entrepostos de ovos. 2006. (Seminário).

IX Congresso Panamericano do Leite. 2006. (Congresso).

Qualificação de auditores internos ISO 22000:2005, NBR ISO 22000:2006. 2006. (Oficina).

Seminário Sobre Vigilância Sanitária e INMETRO. 2006. (Seminário).

Simpósio Brasileiro sobre Qualidade na Produção Industrial de Alimentos. 2006. (Simpósio).

II Congresso Latino Americano de Higienistas de Alimentos. II Congresso Latino Americano de Higienistas de Alimentos. 2005. (Congresso).

III Congresso de Reprodução, Consumo e Produção de Ovos. Processos de implementação de programas de qualidade em granja de poedeiras. 2005. (Congresso).

Simpósio Estadual sobre influenza & risco de pandemia e o plano de contigência. 2005. (Simpósio).

XXIII Congresso Brasileiro de Microbiologia. Influência da temperatura de armazenagem e contaminação em conjunto no comportamento de Salmonella Enteritidis e Escherichia coli em albúmem de ovos de galinha. 2005. (Congresso).

Conferência Apinco de Ciência e Tecnologia Avícolas.Boas práticas operacionais em sala de classificação de ovos. 2004. (Outra).

I Seminário de Segurança Alimentar em Gestão Ambiental.I Seminário de Segurança Alimentar em Gestão Ambiental. 2004. (Seminário).

XXII World's Poultry Congress. Good manufacturing pratices (GMP) in an egg production and distribution center in Brazil. 2004. (Congresso).

Conferência Apinco de Ciência e Tecnologia Avícolas. 2003. (Outra).

I Congresso Latino-Americano de Higienistas de Alimentos e VII Congresso Brasileiro de Higienistas de Alimentos. Fatores predisponentes da ocorrência de enfermidades transmitidas por alimentos. 2003. (Congresso).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Silvio Cesar Rodegheri

DICKEL, E.L.; BONDAN, C.; Santos, L. R.;PINTO, ANDREA TROLLER. Efeito da suplementação de metionina e lisina na síntese de caseína láctea de bovinos leiteiros e sua influência no rendimento de queijos. 2016. Dissertação (Mestrado em Ciência e Tecnologia de Alimentos) - Universidade de Passo Fundo.

Aluno: Carolina Schell Franceschina

VIEIRA, M. M.; BRANDELLI, A.;PINTO, ANDREA TROLLER. Avaliação de dietas contendo farelo de trigo e suplementação de fitase e xilanase para poedeiras leves. 2016. Dissertação (Mestrado em Zootecnia) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: aniela de Avila Silva Bohrz

Pinto, A.T.. FORMAÇÃO DE BIOFILMES E MULTIRRESISTÊNCIA A ANTIMICROBIANOS DE STAPHYLOCOCCUS AUREUS ISOLADOS DA HIGIENIZAÇÃO DE AMBIENTE DE ORDENHA. 2015. Dissertação (Mestrado em Bioexperimentação) - Universidade de Passo Fundo.

Aluno: Fernanda Danielle Melo

FERRAZ, S. M.; VAZ, E. K.;PINTO, A. T.. Avaliação da inocuidade e qualidade microbiológica do queijo artesanal serrano e sua relação com o período de maturação. 2013. Dissertação (Mestrado em Ciencia Animal) - Universidade do Estado de Santa Catarina.

Aluno: Ana Paula Gusso

RICHARDS, N. S. P. S.; NORNBERG, J. L.;PINTO, A. T.. Estudo dos diferentes níveis de gordura e lactossoro em creme de ricota. 2013. Dissertação (Mestrado em Ciência e Tecnologia dos Alimentos) - Universidade Federal de Santa Maria.

Aluno: Luiz Gustavo de Pellegrini

RICHARDS, N. S. P. S.PINTO, A. T.; VIÉGAS, J.. Caracterização do leite ovino em função do período de lactação. 2012. Dissertação (Mestrado em Ciência e Tecnologia dos Alimentos) - Universidade Federal de Santa Maria.

Aluno: Andrea Polidori Celia

SCHMIDT, V.; Santos, L. R.;PINTO, A. T.; BARCELLOS, J.O.J.. CONSUMO DE LÁCTEOS CAPRINOS NO RIO GRANDE DO GUL: OFERTA DE PRODUTOS NA CAPITAL, ACEITABILIDADE DE QUEIJO, PERFIL DO CONSUMIDOR E CONSUMO DE LÁCTEOS NÃO-BOVINOS. 2011. Dissertação (Mestrado em Agronegócios) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Vitório Viero

COBUCI, J. A.; FISCHER, V.; STUMPF JR, W.;ZANELA, M. B.PINTO, A. T.. Efeito da suplementação com selênio no perfil bioquímico sanguíneo e características físico-químicas do leite normal e do leite instável não ácido. 2008. Dissertação (Mestrado em Zootecnia) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Alexandre Süsenbach de Abreu

COBUCI, J. A.; FISCHER, V.;PINTO, A. T.ZANELA, M. B.; STUMPF JR, W.. Leite instável não ácido e propriedades físico-químicas do leite de vacas Jersey. 2008. Dissertação (Mestrado em Zootecnia) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Cintia Alt Cavada

PINTO, A. T.; Santos, L. R.;BERGMANN, G. P.. Comparação de três metodologias para tratamento de Salmonella sp. em efluentes de sistemas de tratamento de dejetos. 2008. Dissertação (Mestrado em Ciências Veterinárias) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Vilmar Fruscalso

FISCHER, V.;ZANELA, M. B.; MULBACH, P. R. F.; STUMPF JR, W.;PINTO, A. T.. Influência da oferta da dieta sobre as propriedades físico-químicas e microbiológicas do leite bovino e a ocorrência do leite instável não ácido. 2007. Dissertação (Mestrado em Zootecnia) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Letícia Sopeña Casarin

Pinto, A.T.. Avaliação de interações físico-químicas envolvidas na adesão de patógenos alimentares em superfícies metálicas de equipamentos utilizados na produção de alimentos. 2014. Tese (Doutorado em Microbiologia Agrícola e do Ambiente) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Cheila Minéia Daniel de Paula

Pinto, A.T.. Avaliação da resistência térmica, ácida e a desinfetantes de cepas de Escherichia coli O157:H7 isoladas no sul do Brasil. 2014. Tese (Doutorado em Microbiologia Agrícola e do Ambiente) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Sandro Charopen Machado

Neto, A.T.;PINTO, A. T.ZANELA, M. B.; FISCHER, V.; STUMPF JR, W.. Fatores que afetam a estabilidade térmica do leite bovino. 2010. Tese (Doutorado em Zootecnia) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Rosecler Alves Pereira

CANAL, C. W.;PINTO, A. T.; BERCHIERI JR., A.; FERREIRA, A. J. P.; CARDOSO, M. R. I.. Pesquisa e detecção de Salmonella sp. em emas (Rhea americana): estudos bacteriológicos, reação em cadeia pela polimerase e sorológicas. 2007. Tese (Doutorado em Ciências Veterinárias) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Karla Scola Escopelli

AVANCINI, C. A. M.; STOBBE, N.S.;PINTO, A. T.. ASPECTOS PRODUTIVOS E SANITÁRIOS DA OVINOCULTURA LEITEIRA. 2011. Exame de qualificação (Doutorando em Ciências Veterinárias) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Laura da Nova Cruz Pegorini

PINTO, A. T.FAVA, L. W.; JANTZEN, M.M.. Relatório de estágio curricular. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Medicina Veterinária) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Sibele Schneider

WINGERT, C.;PINTO, A. T.. Avaliação das Boas Práticas em Unidades de Alimentação e Nutrição de Porto Alegre -RS a partir da Portaria Estadual n.78/09. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Luciana Fiorin Hernig

PINTO, A. T.; COSTA, M.; OBERST, E. R.. Relatório de Estágio Curricular. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Medicina Veterinária) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Rodrigo Scahllenberger Gonçalves

MORAES, H. L. S.;ZANELA, M. B.PINTO, A. T.. Relatório de estágio curricular. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Medicina Veterinária) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Eduardo Seidel

MORAES, H. L. S.; BORTOLOZZO, F. P.;PINTO, A. T.. Relatório de estágio curricular. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Medicina Veterinária) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Luisa Wolker Fava

OBERST, E. R.;ZANELA, M. B.PINTO, A. T.. Relatório de estágio curricular. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Medicina Veterinária) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Caetano Vaz dos Santos

PIGATTO, J. A. T.;BERGMANN, G. P.PINTO, A. T.. Relatório de estágio curricular. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Medicina Veterinária) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Claudia Cecilia Hartfelder

PINTO, A. T.ZANELA, M. B.; CONTESINI, E. A.. Relatório de estágio curricular. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Medicina Veterinária) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Aline Gil Alves Guiloux

PINTO, A. T.SCHMIDT, V.; MORAES, H. L. S.. Relatório de estágio curricular. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Medicina Veterinária) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Fernanda de Lima Sant'Anna

PINTO, A. T.ZANELA, M. B.SCHMIDT, V.. Relatório de estágio curricular. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Medicina Veterinária) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Elisa Fisch

PINTO, A. T.ZANELA, M. B.KINDLEIN, L.. Relatório de estágio curricular. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Medicina Veterinária) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Giovana Rosa da Costa

PINTO, A. T.KINDLEIN, L.; Oliveira, R.T.. Relatório de estágio curricular. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Medicina Veterinária) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Tatiane Ourique

PINTO, A. T.; Schmitz, S.; Dallegrave, E.. Relatório de estágio curricular. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Medicina Veterinária) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Vanessa Aparecida de Mello da Silva

PINTO, A. T.SCHMIDT, V.ZANELA, M. B.. Relatório de estágio curricular. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Medicina Veterinária) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Clarissa Henses Schild

PINTO, A. T.SCHMIDT, V.; AVANCINI, C. A. M.. Relatório de estágio curricular. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Medicina Veterinária) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Paula Marques Rivas

PINTO, A. T.SCHMIDT, V.ZANELA, M. B.. Relatório de estágio curricular. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Medicina Veterinária) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Paula Marques Rivas

PINTO, A. T.SCHMIDT, V.ZANELA, M. B.. Relatório de estágio curricular. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Medicina Veterinária) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Clarissa Henses Schild

PINTO, A. T.; AVANCINI, C. A. M.;SCHMIDT, V.. Relatório de estágio curricular. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Medicina Veterinária) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Giovana Rosa da Costa

Oliveira, R.T.;KINDLEIN, L.PINTO, A. T.. Relatório de estágio curricular. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Medicina Veterinária) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Antonio Luiz Razera

PINTO, A. T.BERGMANN, G. P.KINDLEIN, L.. Relatório de estágio curricular. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Medicina Veterinária) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Gustavo Reinaldo Tadday Neto

PINTO, A. T.; AVANCINI, C. A. M.;KINDLEIN, L.. Relatório de estágio curricular. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Medicina Veterinária) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Dimitri Moreira de Freitas

PINTO, A. T.; MORAES, H. L. S.; SALLE, C. T. P.. Relatório de estágio curricular. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Medicina Veterinária) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Marina Junges

PINTO, A. T.SCHMIDT, V.; BORTOLOZZO, F. P.. Relatório de estágio curricular. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Medicina Veterinária) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Daiene Elisa Loss

PINTO, A. T.; DIAS, M. M.; RODRIGUES, J. L. R.. Relatório de estágio curricular. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Medicina Veterinária) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Karen Appelanis Borges

PINTO, A. T.ZANELA, M. B.; MORAES, H. L. S.. Relatório de estágio curricular. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Medicina Veterinária) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Virgínia Germani

PINTO, A. T.ZANELA, M. B.; DIAS, M. M.. Relatório de estágio curricular. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Medicina Veterinária) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Fabiana Fernanda Pacheco da Silva

PINTO, A. T.ZANELA, M. B.; MORAES, H. L. S.. Relatório de estágio curricular. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Medicina Veterinária) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Jeruza Indiara Ferreira

PINTO, A. T.ZANELA, M. B.; LUSTOSA, A.. Relatório e Monografia: Carne PSE em aves. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Medicina Veterinária) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Victoria Noel Vasquez Fernandes

PINTO, A. T.; FISCHER, V.; CARDOSO, M. R. I.. Relatório e Monografia: Proteína e uréia no leite bovino, na Província de Santa Fé, Argentina. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Medicina Veterinária) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Henrique Gastmann Brand

PINTO, A. T.ZANELA, M. B.; ROCHA, A. L. A.. Relatório de estágio curricular. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Medicina Veterinária) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Suellen Zabalaga Viana

PINTO, A. T.ZANELA, M. B.; ROCHA, A. L. A.. Relatório de estágio curricular. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Medicina Veterinária) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Fernanda Schamberg Brandão

PINTO, A. T.; MOTTA, A.; FRAZZON, A. P. G.. Relatório de estágio curricular. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Medicina Veterinária) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Fernanda Assaife de Mello

PINTO, A. T.; RIBEIRO, L. A. O.; CARDOSO, M. R. I.. Relatório de estágio curricular. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Medicina Veterinária) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Elizabete Godinho de Oliveira

PINTO, A. T.; AVANCINI, C. A. M.; CORBELLINI, L. G.. Relatório de estágio curricular. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Medicina Veterinária) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Patrícia Mundstock Fischer

PINTO, A. T.ZANELA, M. B.; SCHERER, H. A.. Relatório de estágio curricular. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Medicina Veterinária) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Luciane Martins Borowisky

PINTO, A. T.; RÜBENSAN, J. M.;SCHMIDT, V.. Relatório de estágio curricular. 2001. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Medicina Veterinária) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Paulo Roberto Klein

PINTO, A. T.; RÜBENSAN, J. M.; CARDOSO, M. R. I.. Relatório de estágio curricular. 2001. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Medicina Veterinária) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Ana Caroline Rossi

PINTO, A. T.; RÜBENSAN, J. M.; KESSLER, A.. Relatório de estágio curricular. 2001. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Medicina Veterinária) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Fabiana di Giorgio Mantese

PINTO, A. T.; TONDO, E.; CULAU, P. O. V.. Relatório de estágio curricular. 2001. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Medicina Veterinária) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Bersot, L.S.; MENDES, E. S.;PINTO, A. T.. Concurso público para área de conhecimento em Inspeção e Tecnologia de Produtos de Origem Animal. 2011. Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

PINTO, ANDREA TROLLER; SILVA, W.P.; FREITAS, J.A.. Concurso público para provimento de vaga para professor adjunto na área de inspeção e tecnologia de leite e derivados, ovos e mel. 2010. Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Neto, A.T.;PINTO, A. T.; Bersot, L.S.. Concurso público para área de conhecimento em Inspeção e Tecnologia de Produtos de Origem Animal. 2010. Universidade do Estado de Santa Catarina.

J.L.Rech; C.L.S. Rech;PINTO, A. T.. Concurso público de provas e títulos para professor adjunto de Bioquímica e Tecnologia de Produtos de Origem Animal. 2009. Universidade Federal do Pampa.

FERRAZ, S. M.; VAZ, E. K.;PINTO, A. T.. Concurso público para a área de conhecimento em inspeção e tecnologia de produtos de origem animal. 2009. Universidade do Estado de Santa Catarina.

Pinto, A.T.. Salão de Iniciação Científica - membro de comissão julgadora da sessão : Comportamento do Consumidor e Inovação. 2015. Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Pinto, A.T.. Banca de exame de qualificação da aluna de doutorado Daise Werncke. 2015. Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Pinto, A.T.. Banca de mestrado - Iara Marilia Antoniazzi de Moraes. 2015. Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Pinto, A.T.. Banca de mestrado - ANA PAULA STEINER LEÃES. 2015. Fundação Empresa Escola de Engenharia da UFRGS.

Pinto, A.T.. Banca de mestrado - Adriano Bruzza. 2015. Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

SCHMIDT, V.; BARCELLOS, J.O.J.;PINTO, A. T.. Exame de qualificação - MESTRADO - Andrea Polidori Celia. 2010. Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

PINTO, A. T.. Salão de Iniciação Científica - UFRGS - Membro de comissão julgadora - Sessão Cirurgia Veterinária B. 2009. Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

PINTO, A. T.. Salão de Iniciação Científica - membro da comissão julgadora - Sessão Reprodução e Sanidade em Equinos. 2009. Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

FISCHER, V.;ZANELA, M. B.; STUMPF JR, W.;PINTO, A. T.. Exame de Qualificação Doutorado - Sandro Charopen Machado. 2008. Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

PINTO, A. T.; MORAES, H. L. S.; TONDO, E.. Exame de qualificação de doutorado - Laura Beatriz Rodrigues. 2008. Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

ISA BEATRIZ NOLL

NOLL, I. B.. Ocorrência de enfermidades bacterianas transmitidas por alimentos no Estado do Rio Grande do Sul. 1999. Dissertação (Mestrado em Ciências Veterinárias) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Jose Luiz Pereira

PEREIRA, J. L.. Estudo do comportamento de Salmonella Enteritidis e Escherichia coli na casca, sua penetração no conteudo interno e alterações na qualidade em ovos de galinha contaminados artificialmente simulando condições usuais de produção comercial. 2005. Tese (Doutorado em Doutorado) - Universidade Estadual de Campinas.

Salvador Massaguer Roig

ROIG, S. M.. Exame de Qualificação Geral de Doutorado em Tecnologia de Alimentos. 2002. Exame de qualificação (Doutorando em Tecnologia de Alimentos) - Universidade Estadual de Campinas.

Guiomar Pedro Bergmann

BERGMANN, G. P.. Ocorrência de enfermidades bacterianas transmitidas por alimentos no Estado do Rio Grande do Sul. 1999. Dissertação (Mestrado em Ciências Veterinárias) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Arnaldo Yoshiteru Kuaye

Silva E.N.; Amaral LA; Berchieri JR A; PEREIRA, J. L.;KUAYE, A. Y.. Estudo do comportamento de Salmonella enteritidis e E. coli na casca, sua penetração no conteúdo interno e alterações na qualidade em ovos de galinha contaminados artificialmente simulando condições usuais de produção comercial.. 2005. Tese (Doutorado em Tecnologia de Alimentos) - Universidade Estadual de Campinas.

Marise Aparecida Rodrigues Pollônio

SILVA, E. N.; JÚNIOR, Ângelo Berchieri; AMARAL, Luiz Augusto do; KUAYE, A. Y.; PEREIRA, José Luiz;POLLONIO, M. A. R.. Estudo do comportamento de Salmonella ENTERITIDIS e Escherichia coli na casca, sua penetração no conteúdo interno e alterações na qualidade em ovos de galinha contaminados artificialmente simulando condições usuais de produção comercial. 2005. Tese (Doutorado em Tecnologia de Alimentos) - Universidade Estadual de Campinas.

Vladimir Pinheiro do Nascimento

NASCIMENTO, V. P.. Ocorrência de enfermidades bacterianas transmitidas por alimentos no Estado do Rio Grande do Sul. 1999. Dissertação (Mestrado em Ciências Veterinárias) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

Nathalia de Bem Bidone

Título provisório; Início: 2018; Dissertação (Mestrado profissional em Ciências Veterinárias) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul; (Coorientador);

Maria Antônia Domingues Ramos Pires

ANÁLISE AMBIENTAL DA PRODUÇÃO DE OVOS COMERCIAIS PRODUZIDOS EM SISTEMA AUTOMATIZADO; Início: 2018; Dissertação (Mestrado em Agronegócios) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; (Orientador);

Claudinei Crespi Gomes

Competitividade brasileira na exportação de produtos de origem animal (titulo provisório); 2018; Dissertação (Mestrado em Agronegócios) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Andrea Troller Pinto;

Denise Saueressig

POTENCIALIDADES E DESAFIOS DO DESENVOLVIMENTO DA OLIVICULTURA NO RIO GRANDE DO SUL; 2018; Dissertação (Mestrado em Agronegócios) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul,; Orientador: Andrea Troller Pinto;

Juliana Querino Goulart

ALTERAÇÕES FÍSICO-QUÍMICAS DO QUEIJO MINAS FRESCAL E IOGURTE NATURAL PRODUZIDOS A PARTIR DE LEITE CONTAMINADO COM MICRORGANISMOS PSICROTRÓFICOS PRODUTORES DE ENZIMAS PROTEOLÍTICAS E LIPOLÍTICAS; 2017; Dissertação (Mestrado em Microbiologia Agrícola e do Ambiente) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Coorientador: Andrea Troller Pinto;

Alana Ciprandi

Caracterização Físico-química do leite normal e leite instável não ácido; 2014; Dissertação (Mestrado em Ciências Veterinárias) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul,; Orientador: Andrea Troller Pinto;

Alexandre Piccinini

Caracterização físico-química do leite e do queijo minas frescal produzido com leite instável não ácido (lina); 2013; Dissertação (Mestrado em Ciências Veterinárias) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul,; Orientador: Andrea Troller Pinto;

Marcelo Bortoluzzi Cadore

título provisório; 2013; Dissertação (Mestrado em Agronegócios) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul,; Orientador: Andrea Troller Pinto;

Mauro Jesus Bronzatto

Uso de metodologias alternativas na descontaminação de leite - provisório; 2013; Dissertação (Mestrado em Ciências Veterinárias) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul,; Orientador: Andrea Troller Pinto;

Bianca Pinto Pereira

CARACTERIZAÇÃO DO LEITE UTILIZADO PARA A PRODUÇÃO DE QUEIJO ARTESANAL SERRANO NO MUNICÍPIO DE CAMBARÁ DO SUL - RS; 2012; Dissertação (Mestrado em Ciências Veterinárias) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul,; Orientador: Andrea Troller Pinto;

Daniel Brum

Indicadores técnicos, econômicos e financeiros e o desempenho de propriedades leiteiras de Minas Gerais - provisório; 2012; Dissertação (Mestrado em Agronegócios) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul,; Coorientador: Andrea Troller Pinto;

Paula Luciana Kern

Características das lesões observadas pleo SIF em linfonodos das cadeias mesentéricas e traqueobrônquicas de suínos; 2012; Dissertação (Mestrado em Ciências Veterinárias) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul,; Coorientador: Andrea Troller Pinto;

Luisa Wolker Fava

Caracterização físico-química do leite de ovelhas da raça Lacaune - título provisório; 2011; Dissertação (Mestrado em Ciências Veterinárias) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul,; Orientador: Andrea Troller Pinto;

Jeruza Indiara Ferreira

Caracterização de qualidade de ovos de consumo produzidos em sistema orgânico - título provisório; 2011; Dissertação (Mestrado em Ciências Veterinárias) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul,; Orientador: Andrea Troller Pinto;

Gustavo Perdoncini

Pesquisa e quantificação de Salmonella spp em propriedades em processo de certificação para produção orgânica de aves - título provisório; 2011; Dissertação (Mestrado em Ciências Veterinárias) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul,; Coorientador: Andrea Troller Pinto;

Michele Tainá Derks Maroso

Efeito da redução da temperatura de carcaças de frango na multiplicação de microorganismos; 2008; Dissertação (Mestrado em Ciências Veterinárias) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul,; Coorientador: Andrea Troller Pinto;

Thiago José Florindo

Sustentabilidade da produção de carne bovina no Centro-Oeste brasileiro; 2018; Tese (Doutorado em Agronegócios) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Andrea Troller Pinto;

Luisa Wolker Fava

Produção de leite e uso industrial do colostro de ovelhas leiteiras; 2017; Tese (Doutorado em Ciências Veterinárias) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul,; Orientador: Andrea Troller Pinto;

LUCIANA PIENIZ

Titulo provisório; 2012; Tese (Doutorado em Agronegócios) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul,; Orientador: Andrea Troller Pinto;

Mauro Jesus Bronzatto

Bactérias psicrotróficas e a consequência de sua presença em produtos lácteos; ; 2012; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Higiene e Inspeção de Alimentos de Origem Animal) - Equalis; Orientador: Andrea Troller Pinto;

Jeruza Indiara Ferreira

Estudo comparativo da qualidade de ovos de galinha férteris e ovos de postura comercial; 2010; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Gestão da Qualidade e Segurança dos Aliment) - Faculdade da Serra Gaúcha; Orientador: Andrea Troller Pinto;

Victor Ricco Ávila

SISTEMAS DE PRODUÇÃO DE LEITE E IDENTIDADE DO QUEIJO COLONIAL GAÚCHO: o impacto das transformações socioeconômicas sobre as condições de produção; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Zootecnia) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Orientador: Andrea Troller Pinto;

Jéssica Biasi Murliki

AVALIAÇÃO DAS CARACTERÍSTICAS MICROBIOLÓGICAS E FÍSICO-QUÍMICAS DE QUEIJOS COLONIAIS COMERCIALIZADOS NO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Medicina Veterinária) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Orientador: Andrea Troller Pinto;

Tainá Dalpiaz

AVALIAÇÃO DAS CARACTERÍSTICAS FÍSICO-QUÍMICAS E MICROBIOLOGICAS DO LEITE UHT COMERCIALIZADO NA CIDADE DE PORTO ALEGRE/RS; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Medicina Veterinária) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Orientador: Andrea Troller Pinto;

Luana Brandt Freitas

Hafnia alvei E Raoutella ornithiolytica: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DE LITERATURA; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Medicina Veterinária) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Orientador: Andrea Troller Pinto;

Morgana Zortea

UTILIZAÇÃO DE FOLHETOS INFORMATIVOS COMO INSTRUMENTO DE COMUNICAÇÃO PELO MÉTODO MASSAL DA EXTENSÃO RURAL NA PECUÁRIA DE LEITE; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Zootecnia) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Orientador: Andrea Troller Pinto;

Aline de Fátima Santos de Mello

PRODUÇÃO DE IOGURTE INTEGRAL E PARCIALMENTE DESNATADO DE LEITE DE BÚFALA COM DIFERENTES CONCENTRAÇÕES DE AÇÚCAR; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Zootecnia) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Orientador: Andrea Troller Pinto;

Gabriela Borges de Moraes

Influência do descarte dos primeiros jatos de leite e sua contribuição no aumento de CBT e CCS no leite cru; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Medicina Veterinária) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Orientador: Andrea Troller Pinto;

Marina Hiller Sternadt

CARACTERIZAÇÃO DE MICRORGANISMOS PATOGÊNICOS ISOLADOS DE QUEIJO ARTESANAL SERRANO QUANTO À PRODUÇÃO DE ENZIMAS PROTEOLÍTICAS E SUA RESISTÊNCIA AO QUATERNÁRIO DE AMÔNIA; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Medicina Veterinária) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Orientador: Andrea Troller Pinto;

Éverton Mrás da Paz

AVALIAÇÃO DO IMPACTO DA ADOÇÃO DE BOAS PRÁTICAS AGROPECUÁRIAS NO MANEJO DE ORDENHA SOBRE A CBT E CCS DO LEITE; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Zootecnia) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Orientador: Andrea Troller Pinto;

JACQUELINE DA CONCEIÇÃO RIGON BAZZO

LinkCaracterização do queijo colonial produzido no estado do Rio Grande do Sul; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Medicina Veterinária) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Orientador: Andrea Troller Pinto;

Gustavo da Rosa Fünkler

AVALIAÇÃO DOS ESTABELECIMENTOS REGISTRADOS NO SERVIÇO DE INSPEÇÃO MUNICIPAL EM PORTO ALEGRE/RS; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Medicina Veterinária) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Orientador: Andrea Troller Pinto;

Raquel Borges Soares

Toxoplasma gondii e seus principais fatores de risco para gestantes; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Medicina Veterinária) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Orientador: Andrea Troller Pinto;

Juliana Querino Goulart

Dinâmica da maturação de queijo artesanal serrano - provisório; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Medicina Veterinária) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Orientador: Andrea Troller Pinto;

Joana Ozga Immig

Higienização na indústria de alimentos; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Medicina Veterinária) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Orientador: Andrea Troller Pinto;

Charlyne Camargo da Silva

LinkEstudo da oferta de queijos de leite de ovelha e adequação da rotulagem dos produtos com a legislação vigente; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Medicina Veterinária) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Orientador: Andrea Troller Pinto;

Nicole Hiller

Caracterização dos queijos artesanais brasileiros; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Medicina Veterinária) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Orientador: Andrea Troller Pinto;

Samanta Prunier

Perfil do consumidor de alimentos orgânicos; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Medicina Veterinária) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Orientador: Andrea Troller Pinto;

Sabrina Samara Oliveira da Silva

Caracterização das enfermidades transmitidas por alimentos no município de Porto Alegre; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Medicina Veterinária) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Orientador: Andrea Troller Pinto;

TÁSSIA GOMES GUIMARÃES

Determinação de pontos críticos de controle (PCC?S) em indústria de laticínios; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Medicina Veterinária) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Orientador: Andrea Troller Pinto;

Francisco Paulo Nunes Lopes

Avaliação do colostro de búfalas leiteiras - título provisório; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Medicina Veterinária) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Orientador: Andrea Troller Pinto;

Luiza Wolker Fava

Qualidade do leite; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Medicina Veterinária) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Orientador: Andrea Troller Pinto;

Fernanda de Lima Sant'Anna

Bactérias ácido láticas; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Medicina Veterinária) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Orientador: Andrea Troller Pinto;

Paula Marques Rivas

RELAÇÃO ENTRE O MANEJO PRÉ ABATE DE TRANSPORTE E BEM-ESTAR DE FRANGOS DE CORTE COM A MORTALIDADE PELO TRANSPORTE E OCORRÊNCIA DE LESÕES DE CONDENAÇÃO DA CARCAÇA; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Medicina Veterinária) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Orientador: Andrea Troller Pinto;

Vanessa Aparecida de Mello da Silva

REDUÇÃO DAS CONDENAÇÕES DE FRANGOS ABATIDOS EM UM FRIGORÍFICO EM CONCÓRDIA, SC; ; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Medicina Veterinária) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Orientador: Andrea Troller Pinto;

Clarissa Henses Schild

CONDIÇÕES HIGIÊNICAS DO AMBIENTE DE MANIPULAÇÃO E DE MÃOS DE MANIPULADORES EM FIAMBRERIAS DO MERCADO PÚBLICO CENTRAL DE PORTO ALEGRE; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Medicina Veterinária) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Orientador: Andrea Troller Pinto;

Maluza Machado

Listeria monocytogenes da indústria de laticínios; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Medicina Veterinária) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Orientador: Andrea Troller Pinto;

Antonio Luís Razera

Relatório de estágio curricular; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Medicina Veterinária) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Orientador: Andrea Troller Pinto;

Daiene Elisa Loss

Relatório de estágio curricular; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Medicina Veterinária) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Orientador: Andrea Troller Pinto;

Dimitri Moreira de Freitas

Relatório de estágio curricular; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Medicina Veterinária) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Orientador: Andrea Troller Pinto;

Gustavo Reinaldo Tadday Neto

Relatório de estágio curricular; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Medicina Veterinária) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Orientador: Andrea Troller Pinto;

Marina Junges

Relatório de estágio curricular; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Medicina Veterinária) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Orientador: Andrea Troller Pinto;

Fabiana Fernanda Pereira

Listeria monocytogenes na indústria de laticínios - sua permanência no ambiente; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Medicina Veterinária) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Orientador: Andrea Troller Pinto;

Fabio Leandro Maraschin

Relatório de estágio curricular; 2001; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Medicina Veterinária) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Orientador: Andrea Troller Pinto;

Rodrigo Mies Gomes

Relatório de estágio curricular; 2000; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Medicina Veterinária) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Orientador: Andrea Troller Pinto;

André Vianna De Macedo

Comparativo do Uso de Ração Farelada e Peletizada no Desenvolvimento de Frango de Corte; 1998; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Alimentos) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos; Orientador: Andrea Troller Pinto;

Jéssica Biasi Murliki

Caracterização da microbiota fúngica dos queijos coloniais; 2017; Iniciação Científica; (Graduando em Medicina Veterinária) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Universaide Federal do Rio Grande do sul; Orientador: Andrea Troller Pinto;

Carolina Haubert Franceschi

Estudo da vida de prateleira de ovos de diferentes sistema de produção; 2017; Iniciação Científica; (Graduando em Zootecnia) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Orientador: Andrea Troller Pinto;

Carolina Haubert Franceschi

Qualidade de ovos in natura de aves alimentadas com cantaxantina; 2017; Iniciação Científica; (Graduando em Zootecnia) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Andrea Troller Pinto;

Jéssica Biasi Murliki

Caracterização de queijos colonial; 2017; Iniciação Científica; (Graduando em Medicina Veterinária) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Andrea Troller Pinto;

Tainá Dalpiaz

DETECÇÃO DE FRAUDES EM LEITE; 2016; Iniciação Científica; (Graduando em Medicina Veterinária) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Andrea Troller Pinto;

Maielli Martins Marçal

Caracterização de hidromel de longa fermentação; 2016; Iniciação Científica; (Graduando em Medicina Veterinária) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Andrea Troller Pinto;

Anne Rosi Guadagnin

QUALIDADE DO LEITE UHT; 2015; Iniciação Científica; (Graduando em Medicina Veterinária) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Andrea Troller Pinto;

Maria Rita Souto Dias

QUALIDADE DO LEITE UHT; 2015; Iniciação Científica; (Graduando em Medicina Veterinária) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Andrea Troller Pinto;

Rafael Toigo

FRAUDES EM LEITE; 2015; Iniciação Científica; (Graduando em Medicina Veterinária) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Andrea Troller Pinto;

Maielli Martins Marçal

PADRONIZAÇÃO DA FABRICAÇÃO DE HIDROMEL; 2015; Iniciação Científica; (Graduando em Medicina Veterinária) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Andrea Troller Pinto;

Moacir Semprebon

Qualidade do leite; 2014; Iniciação Científica; (Graduando em Medicina Veterinária) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Andrea Troller Pinto;

Maielli MartinsMarçal

Leite de ovelha; 2014; Iniciação Científica; (Graduando em Medicina Veterinária) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Andrea Troller Pinto;

Gustavo Strelczuk

Qualidade do leite; 2013; Iniciação Científica; (Graduando em Medicina Veterinária) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul; Orientador: Andrea Troller Pinto;

Juliana Querino Goulart

Qualidade do leite; 2012; Iniciação Científica; (Graduando em Medicina Veterinária) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Andrea Troller Pinto;

Daniela Casapietra Ruiz

CARACTERIZAÇÃO MICROBIOLÓGICA E FÍSICO-QUÍMICA DA ÁGUA DE LAVAGEM EM ENTREPOSTO DE OVOS; 2012; Iniciação Científica; (Graduando em Medicina Veterinária) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Universaide Federal do Rio Grande do sul; Orientador: Andrea Troller Pinto;

Edio Schep

Estudo da cadeia produtiva de ovos; 2011; Iniciação Científica; (Graduando em Medicina Veterinária) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Universaide Federal do Rio Grande do sul; Orientador: Andrea Troller Pinto;

Tassia Guimaraes

Vida de prateleria do mel submetido a diferentes condições de armazenagem; 2010; Iniciação Científica; (Graduando em Medicina Veterinária) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Andrea Troller Pinto;

Samanta Prunier

Qualidade de ovos in natura; 2009; Iniciação Científica; (Graduando em Medicina Veterinária) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Andrea Troller Pinto;

Juliana Araújo

Qualidade de ovos de galinha in natura - percepção da qualidade pelos componentes da cadeia produtiva e riscos associados à transmissão de salmonelose; 2008; Iniciação Científica; (Graduando em Medicina Veterinária) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Andrea Troller Pinto;

Fernanda Lima Santana - co-orientação

Qualidade do mel; 2007; Iniciação Científica; (Graduando em Medicina Veterinária) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Andrea Troller Pinto;

Clarissa Henses Schild

Qualidade de ovos de consumo; 2007; Iniciação Científica; (Graduando em Medicina Veterinária) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Orientador: Andrea Troller Pinto;

Vanessa Aparecida Mello - co-orientação

Avaliação da qualidade físico-química e microbiológica do leite cru e do leite pasteurizado tipo A, produzido no município de Viamão, RS; 2007; Iniciação Científica; (Graduando em Medicina Veterinária) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Andrea Troller Pinto;

Morgana Zortea

Estágio Curricular em Zootecnia; 2018; Orientação de outra natureza; (Zootecnia) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Orientador: Andrea Troller Pinto;

Morgana Zortea

Perdas por condenação de carcaças bovinas acometidas de parasitoses; 2017; Orientação de outra natureza; (Zootecnia) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Orientador: Andrea Troller Pinto;

André Luiz de Souza

Monitoria acadêmica da disciplina de Inspeção e tecnologia de leite e derivados, ovos e mel; 2016; Orientação de outra natureza; (Medicina Veterinária) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Orientador: Andrea Troller Pinto;

Fabiana Camargo Beus

Monitoria acadêmica na disciplina Inocuidade alimentar; 2016; Orientação de outra natureza; (Zootecnia) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Universaide Federal do Rio Grande do sul; Orientador: Andrea Troller Pinto;

Jéssica Biasi Murliki

Atuação do GP LEITECIA 2016; 2016; Orientação de outra natureza; (Medicina Veterinária) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Universaide Federal do Rio Grande do sul; Orientador: Andrea Troller Pinto;

Carolina Haubert Franceschi

Atuação do GP LEITECIA 2016; 2016; Orientação de outra natureza; (Zootecnia) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Universaide Federal do Rio Grande do sul; Orientador: Andrea Troller Pinto;

Thomaz Kranen Cunha

Implantação de agroindústrias de produtos de origem animal; 2016; Orientação de outra natureza; (Medicina Veterinária) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Universaide Federal do Rio Grande do sul; Orientador: Andrea Troller Pinto;

YURI KATAGIRI DALMORO

Implantação de agroindústria de produtos de origem animal; 2016; Orientação de outra natureza; (Zootecnia) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Universaide Federal do Rio Grande do sul; Orientador: Andrea Troller Pinto;

Luiza Rodegheri Jacondino

Monitoria acadêmica; 2015; Orientação de outra natureza; (Medicina Veterinária) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Universaide Federal do Rio Grande do sul; Orientador: Andrea Troller Pinto;

Larissa de Borba Espíndola

Monitoria acadêmica; 2015; Orientação de outra natureza; (Medicina Veterinária) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Universaide Federal do Rio Grande do sul; Orientador: Andrea Troller Pinto;

Débora Zaro

Monitoria; 2013; Orientação de outra natureza; (Medicina Veterinária) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Orientador: Andrea Troller Pinto;

Raquel Borges Soares

Produção de hidromel; 2013; Orientação de outra natureza; (Medicina Veterinária) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Universaide Federal do Rio Grande do sul; Orientador: Andrea Troller Pinto;

Raquel Borges Soares

ESTUDO DA VIDA DE PRATELEIRA DE OVOS DE GALINHA DE POSTURA COMERCIAL; 2012; Orientação de outra natureza; (Medicina Veterinária) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Andrea Troller Pinto;

Sabrina Samara Oliveira da Silva

Monitoria da disciplina de Inspeção e tecnologia de leite e derivados, ovos e mel; 2011; Orientação de outra natureza; (Medicina Veterinária) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Universaide Federal do Rio Grande do sul; Orientador: Andrea Troller Pinto;

Juliana Querino Goulart

Produção de alimentos orgânicos de origem animal; 2011; Orientação de outra natureza - Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Orientador: Andrea Troller Pinto;

Raquel Borges Soares

Bolsista de extensão; 2011; Orientação de outra natureza - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Universaide Federal do Rio Grande do sul; Orientador: Andrea Troller Pinto;

Jessica Cavanon

Estímulo ao consumo de alimentos saudáveis; 2011; Orientação de outra natureza; (Medicina Veterinária) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Universaide Federal do Rio Grande do sul; Orientador: Andrea Troller Pinto;

Anderson Ebenhardt Assumpção

Extensão Universitária; 2010; Orientação de outra natureza; (Medicina Veterinária) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Orientador: Andrea Troller Pinto;

Sabrina Samara Oliveira da Silva

Extensão Universitária; 2010; Orientação de outra natureza; (Medicina Veterinária) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Orientador: Andrea Troller Pinto;

Francisco Paulo Nunes Lopes

Monitoria; 2010; Orientação de outra natureza; (Medicina Veterinária) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Universaide Federal do Rio Grande do sul; Orientador: Andrea Troller Pinto;

Mariana Reck dos Santos

Participação do LEITECIA na Expointer 2008; 2008; Orientação de outra natureza; (Medicina Veterinária) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Orientador: Andrea Troller Pinto;

Luisa Wolker Fava

Participação do LEITECIA na Expointer 2008; 2008; Orientação de outra natureza; (Medicina Veterinária) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Orientador: Andrea Troller Pinto;

Simone Reichert

Monitoria acadêmica; 2007; Orientação de outra natureza; (Medicina Veterinária) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Orientador: Andrea Troller Pinto;

Karen Apellanis Borges ( co-orientação)

Implantação de um Site na área de leite e derivados, ovos e mel; 2007; Orientação de outra natureza; (Medicina Veterinária) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Orientador: Andrea Troller Pinto;

Paula Marques Rivas

Extensão Universítária: Análise físico-química e microbiológica de leite e derivados, ovos e mel; 2007; Orientação de outra natureza; (Medicina Veterinária) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Orientador: Andrea Troller Pinto;

Fabiana Fernanda Pacheco da Silva

Monitoria acadêmica; 2006; Orientação de outra natureza; (Medicina Veterinária) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Orientador: Andrea Troller Pinto;

Mauro Jesus Bronzatto

Análise microbiológica e físico-química de leite cru; 2001; Orientação de outra natureza; (Medicina Veterinária) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Orientador: Andrea Troller Pinto;

Michele Tainá Derks Maroso

Análise microbiológica e físico-química do leite cru; 2001; Orientação de outra natureza; (Medicina Veterinária) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Orientador: Andrea Troller Pinto;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Guiomar Pedro Bergmann

Ocorrência de enfermidades bacterianas transmitidas por alimentos no Estado do Rio Grande do Sul; 1999; 0 f; Dissertação (Mestrado em Ciências Veterinárias) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Guiomar Pedro Bergmann;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • FLORINDO, THIAGO JOSÉ ; BOM DE MEDEIROS FLORINDO, GIOVANNA ISABELLE ; RUVIARO, CLANDIO FAVARINI ; PINTO, ANDREA TROLLER . Multicriteria decision-making and probabilistic weighing applied to sustainable assessment of beef life cycle. JOURNAL OF CLEANER PRODUCTION , v. 242, p. 118362, 2020.

  • FAVA, LUISA ; Schmidt, Verônica ; PINTO, ANDREA . Desenvolvimento de produto gorduroso a base de fermentado anaeróbico de leite colostral ovino. Higiene Alimentar , v. 2020, p. 68-76, 2020.

  • SAUERESSIG, D. ; Pinto, A.T. ; SCHULTZ, G. . O DESENVOLVIMENTO DA OLIVICULTURA NO RIO GRANDE DO SUL: ELEMENTOS DE FORMAÇÃO DO SISTEMA AGROINDUSTRIAL. EXTENSÃO RURAL , v. 26, p. 69-85, 2019.

  • GOULART, JULIANA QUERINO ; PICCININI, ALEXANDRE ; PINTO, ANDREA TROLLER . Caracterização do queijo fresco produzidos a com leite de diferentes graus de estabilidade ao etanol. PUBVET (LONDRINA) , v. 13, p. 1-7, 2019.

  • MORAES, C.R. ; VIEIRA, T.R. ; PINTO, A. T. ; SCHMIDT, V. . Evaluation of microscopic protocols for somatic cell counts in milk of dairy sheep. ARQUIVOS DO INSTITUTO BIOLÓGICO (ONLINE) , v. 85, p. 1-4, 2018.

  • FLORINDO, T.J. ; FLORINDO, G.I.B.DE.M. ; TALAMINI, E. ; COSTA, J.S.DA. ; LÉIS, C.M.DE ; TANG, W.Z. ; SCHULTZ, G. ; KULAY, L. ; Pinto, A.T. ; RUVIARO, C.F. . Application of the multiple criteria decision-making (MCDM) approach in the identification of Carbon Footprint reduction actions in the Brazilian beef production chain. JOURNAL OF CLEANER PRODUCTION , v. 196, p. 1379-1389, 2018.

  • FREITAS, L.B. ; Pinto, A.T. . Hafnia alvei: uma revisão sistemática. Higiene Alimentar , v. 32, p. 20-25, 2018.

  • ESCOPELLI, K.S. ; LOPES, E.J.C. ; Andrea Troller Pinto ; SCHMIDT, V. . Diagnóstico de mastite e determinação da composição do leite de ovelhas Lacaune. Higiene Alimentar , v. 31, p. 116-121, 2017.

  • Matos, L.M. ; Pisseti, C. ; PINTO, A. T. ; SCHMIDT, V. . Avaliação da qualidade microbiológica do leite após aplicação de boas práticas agropecuárias. Higiene Alimentar , v. 31, p. 114-118, 2017.

  • Celia, A.P. ; Pinto, A.T. ; SCHMIDT, Verônica . Estudo da disponibilidade de produtos lácteos caprinos. Higiene Alimentar , v. 30, p. 105, 2016.

  • ESCOPELLI, K.S. ; POLIDORI, C. A. ; PINTO, A. T. ; Schmidt, Verônica . Aceitabilidade e intenção de compra de queijo tipo Pecorino produzido com leite ovino. Higiene Alimentar , v. 30, p. 119-122, 2016.

  • Celia, A.P. ; Velasco, J. ; PINTO, A. T. ; SCHMIDT, V. . Qualidade microbiológica de queijos produzidos com leite de cabra. Higiene Alimentar , v. 30, p. 76-81, 2016.

  • HEEMANN, S. ; BRUZZA, A. ; Andrea Troller Pinto ; BOELTER, T. . Listeria monocytogenes em produtos cárneos: uma revisão. Higiene Alimentar , v. 29, p. 71-75, 2015.

  • LOIKO, M.R. ; SCHEIN, I.H. ; Pinto, A.T. . Estudo retrospectivo de surtos de botulismo no Brasil e no Mundo. Higiene Alimentar , v. 29, p. 89-102, 2015.

  • FAVA, L. W. ; KULKAMP-GUERREIRO, I.C. ; PINTO, A. T. . Rendimento de coalhada obtida a partir de leite fresco, resfriado e congelado de ovelhas da raça Lacaune e caracterização física do soro obtido. Ciência Rural (UFSM. Impresso) , v. 44, p. 937-942, 2014.

  • DUTRA, C. M. C. ; SVIERK, B. ; PINTO, A. T. ; ZANELA, M. B. ; SCHMIDT, V. . Parâmetros de qualidade do leite de cabra armazenado sob frio. Arquivos do Instituto Biológico (Impresso) , v. 81, p. 35-41, 2014.

  • PEREIRA, B.P. ; VIEIRA, T.R. ; VALENT, J.Z. ; BRUZZA, A. ; WAGNER, S.A. ; PINTO, A. T. ; SCHMIDT, V. . IMPLICAÇÕES DO PROCESSO PRODUTIVO NA QUALIDADE DO QUEIJO ARTESANAL SERRANO. Revista Eletrônica em Gestão, Educação e Tecnologia Ambiental , v. 18, p. 116-126, 2014.

  • PERDONCINI, G. ; FERREIRA, J.I. ; LIMA, L.M. ; ROCHA, D. T. ; TEJKOWSKI, T. M. ; PINTO, A. T. ; NASCIMENTO, V. P. . SALMONELLA SPP. EM OVOS PRODUZIDOS EM SISTEMA AGROECOLÓGICO. Revista Agrocientífica UNOESC Xanxerê , v. 1, p. 33-41, 2014.

  • FAVA, L. W. ; KULKAMP-GUERREIRO, I.C. ; PINTO, A. T. . Evaluation of physico-chemical characteristics of fresh, refrigerated and frozen Lacaune ewes' milk. Arquivo Brasileiro de Medicina Veterinária e Zootecnia , v. 66, p. 1924-1930, 2014.

  • SILVA, S. S. O. ; SCHILD, C.H. ; Casa Nova, P.A.C ; PINTO, A. T. . Caracterização de surtos de toxinfecções alimentares confirmados, no município de Porto Alegre, entre 2005 e 2009. Higiene Alimentar , v. 28, p. 31, 2014.

  • SCHILD, C.H. ; SOUZA, C. A. S. ; SCHMIDT, V. ; Pinto, A.T. . Aplicação de checklist para verificação das condições higiênicas das fiambrerias do Mercado Público de Porto Alegre - RS. Higiene Alimentar , v. 27, p. 62-67, 2013.

  • FAVA, L.W. ; SERPA, P.B.S. ; KÜLKAMP-GUERREIRO, I.C. ; Pinto, A.T. . Evaluation of viscosity and particle size distribution of fresh, chilled and frozen milk of Lacaune ewes. Small Ruminant Research , v. 113, p. 247-250, 2013.

  • POLIDORI, C. A. ; BERGMANN, G. P. ; PINTO, A. T. ; SCHMIDT, Verônica . Aceitabilidade de queijo tipo Gouda elaborado com leite caprino. Higiene Alimentar , v. 27, p. 79-83, 2013.

  • Rivas, P. M. ; Isolan, L.W. ; KINDLEIN, L. ; PINTO, A. T. . Condições de transporte de cargas de frango e sua relação com a mortalidade e lesões na carcaça. Higiene Alimentar , v. 206/, p. 130-135, 2012.

  • FAVA, L. W. ; PINTO, A. T. . Quality of Raw Grade B Milk from Four Farms in the Region of Vale do Taquari, RS, Brazil. Acta Scientiae Veterinariae (UFRGS. Impresso) , v. 40, p. 1-7, 2012.

  • FAVA, L. W. ; Hernandes, J.F.M. ; PINTO, A. T. ; SCHMIDT, V. . Characteristics of Colonial Hand-Made Cheeses Sold in an Agricultural Show. Acta Scientiae Veterinariae (UFRGS. Impresso) , v. 40, p. 1-6, 2012.

  • CIPRANDI, A. ; PEREIRA, B.P. ; PINTO, A. T. . Ocorrência de leite instável não ácido (LINA) em uma usina de beneficiamento da região metroplitana de Porto Alegre/RS. Veterinária em Foco (ULBRA) , v. 9, p. 128-133, 2012.

  • PINTO, ANDREA TROLLER ; MUXFELDT, A. B. . Ozônio como agente sanitizante de hortaliças. Higiene Alimentar , v. 25, p. 56-59, 2011.

  • FAVA, L. W. ; T.G. Guimarães ; PINTO, A. T. . Effect of three-times-a-day milking in the composition of the Holstein cows? milk. Acta Scientiae Veterinariae (UFRGS. Impresso) , v. 39, p. 1-4, 2011.

  • SILVA, V. A. M. ; Rivas, P. M. ; ZANELA, M. B. ; Pinto, A.T. ; RIBEIRO, M.E. ; SILVA, F. F. P. ; MACHADO, M. . Avaliação da qualidade físico-química e microbiológica do leite cru, do leite pasteurizado tipo A e de pontos de contaminação de uma Granja Leiteira no RS. Acta Scientiae Veterinariae (UFRGS. Impresso) , v. 38, p. 51-57, 2010.

  • MELLO, F. A. ; PINTO, ANDREA TROLLER ; ZANELA, M. B. ; SCHMIDT, V. . Estabilidade térmica e ao álcool do leite de cabras Saanen e Alpina. Acta Scientiae Veterinariae (UFRGS. Impresso) , v. 38, p. 165-169, 2010.

  • Correa, C.M. ; MICHAELSEN, R. ; RIBEIRO, Maria Edi Rocha ; PINTO, A. T. ; ZANELA, Maira Balbinotti ; Schmidt, Verônica ; SCHMIDT, V. . Composição do leite e diagnóstico de mastite em caprinos. Acta Scientiae Veterinariae (UFRGS. Impresso) , v. 38, p. 269-274, 2010.

  • FAVA, L. W. ; PINTO, A. T. . Ocorrência de leite ácido e de resíduos de antimicrobianos no leite cru entregue em laticínio na região do Vale do Taquari, RS, Brasil. Acta Scientiae Veterinariae (UFRGS. Impresso) , v. 38, p. 419/933-423, 2010.

  • FERNADEZ, V. N. V. ; ZANELA, M. B. ; PINTO, A. T. ; RIBEIRO, M.E. . Qualidade do leite ecológico produzido em uma unidade de produção do Rio Grande do Sul. Acta Scientiae Veterinariae (UFRGS. Impresso) , v. 37, p. 45-48, 2009.

  • BORGES, K. A. ; PINTO, A. T. ; SILVA, E. N. . Efeito da oscilação de temperatura e umidade do ar no comportamento de Salmonella Enteritidis em ovos de galinha contaminados. Acta Scientiae Veterinariae (UFRGS. Impresso) , v. 37, p. 25-30, 2009.

  • PINTO, A. T. ; MENDONCA, A. D. ; SILVA, E. N. . Isolated or associated experimental contamination of albumen and egg yolk for Salmonella Enteritidis and Escherichia coli - influence of temperature and storage time. Arquivo Brasileiro de Medicina Veterinária e Zootecnia , v. 61, p. 128-134, 2009.

  • Pinto, A.T. ; Silva, E.N. . Ensaios de penetração de Salmonella Enteritidis em ovos de galinha com diferentes qualidades de casca, submetidos ou não a lavagem industrial e a duas temperaturas de armazenagem. Arquivo Brasileiro de Medicina Veterinária e Zootecnia , v. 61, p. 1196-1202, 2009.

  • Schmidt, Verônica ; PINTO, ANDREA TROLLER ; Schneider, Roger Neto ; Silva, Fabiana F.P. da ; Mello, Fernanda Assaife de . Caracterização da mastite subclínica em caprinos produzidos em sistema orgânico no Rio Grande do Sul. Pesquisa Veterinária Brasileira (Impresso) , v. 29, p. 774-778, 2009.

  • PINTO, A. T. . Análise de perigos e pontos críticos de controle em ovos in natura. Higiene Alimentar , v. 22, p. 23-26, 2008.

  • PINTO, A. T. ; ZANELA, M. B. ; RIBEIRO, M.E. ; FERNADEZ, V. N. V. ; SANTOS, J. O. . Correlation between infra-red and ultra-sound methods to evaluate milk composition in milk contest at EXPOINTER 2007. Acta Scientiae Veterinariae (UFRGS. Impresso) , v. 36, p. 273-276, 2008.

  • PINTO, A. T. ; SCHMIDT, V. ; RAIMUNDO, S. ; RAIHMER, F. . Uso de ozônio no controle de fungos em sala de maturação de queijos. Acta Scientiae Veterinariae (UFRGS. Impresso) , v. 35, p. 333-337, 2007.

  • PINTO, A. T. ; GOMES, R. M. ; GREVE, A. G. . Tecnologia de abate de capivaras. Higiene Alimentar , São Paulo - SP, v. 18, n.126-127, p. 57-59, 2004.

  • MARASCHIN, F. L. ; PINTO, A. T. ; SCHMIDT, V. . Presença de coliformes e parâmetros físico-químicos de leite de cabra integral pasteurizado de um laticínio sob inspeção estadual, no Rio Grande do Sul. Pesquisa Agropecuária Gaúcha , Porto Alegre, v. 10, n.1/2, p. 73-77, 2004.

  • RICHARDS, N. S. P. S. ; PINTO, A. T. ; SILVA, M. E. ; CARDOSO, V. C. . Avaliação físico-química da qualidade do leite de cabra pasteurizado comercializado na Grande Porto Alegre,RS. Revista do Instituto de Laticínios Cândido Tostes , Juiz de Fora, v. 56, n.321, p. 212-216, 2001.

  • RICHARDS, N. S. P. S. ; PINTO, A. T. ; SILVA, M. E. ; CARDOSO, V. C. . Análise dos indicadores de qualidade microbiológica do leite de cabra pasteurizado comercializado na Grande Porto Alegre, RS. Revista do Instituto de Laticínios Cândido Tostes , Juiz de Fora, MG, v. 56, n.321, p. 217-220, 2001.

  • PINTO, A. T. ; GREVE, A. G. . Abate de emas no estado do Rio Grande do Sul. A Hora Veterinária , Porto Alegre, v. 20, n.15, p. 38-40, 2000.

  • PINTO, A. T. ; BERGMANN, G. P. . Investigação de enfermidades transmitidas por alimentos. Higiene Alimentar , São Paulo - Brasil, v. 14, n.74, p. 21-25, 2000.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

FRANCESCHI, C.H. ; MURLIKI, J.B. ; CUNHA, T. K. ; PINTO, ANDREA TROLLER . Teste de estabilidade ao alizarol. 2016. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - vídeo educacional).

FRANCESCHI, C.H. ; MURLIKI, J.B. ; CUNHA, T. K. ; PINTO, A. T. . Determinação da densidade do leite. Método termolactodensimétrico para leite fluido a 15 C.. 2016. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - vídeo educacional).

MURLIKI, J.B. ; BRANDT, L. ; DALPIAZ, T. ; PINTO, A. T. . Fraude por cloretos no leite. Adição de reconstituintes de densidade. Métodos de detecção de cloretos.. 2016. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - vídeo educacional).

FRANCESCHI, C.H. ; MURLIKI, J.B. ; CUNHA, T. K. ; PINTO, A. T. . Determinação da gordura do leite. Método butirométrico para leite fluido. 2016. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - vídeo educacional).

FRANCESCHI, C.H. ; MURLIKI, J.B. ; CUNHA, T. K. ; PINTO, A. T. . Sólidos totais e desengordurado do leite. Determinação do extrato seco total e desengordurado no leite. Método de disco de Ackermann para leite fluido.. 2016. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - vídeo educacional).

GAZZONI, C. P. ; BAZZO, J. C. R. ; CIPRANDI, A. ; DIAS, A. P. ; CAMPOS, B. ; MARÇAL, M.M. ; Pinto, A.T. . Vídeo de higiene de ordenha. 2015. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Vídeo educativo).

LANGE, M. ; Pinto, A.T. . Guia de legislação e responsabilidade técnica para estabelecimentos produtores e industrializadores de leite e derivados. 2015. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material instrucional de atividade profissional).

PINTO, A. T. . O responsável técnico na produção de ovos - implantação das boas práticas de fabricação. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

PINTO, A. T. . Seminário de responsabilidade técnica - módulo avançado - curso de boas práticas de fabricação em postura comercial. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

PINTO, A. T. . Programa de Formação em Boas Práticas de Fabricação e Procedimentos Padrão de Higiene Operacional. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

PINTO, A. T. ; FRANCISCO, D. C. . Curso de Atualização em Gestão da Qualidade de Alimentos 2 edição. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

PINTO, A. T. ; FRANCISCO, D. C. . Curso de Atualização em Gestão da Qualidade de Alimentos 3 edição. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

PINTO, A. T. ; FRANCISCO, D. C. . Curso de Atualização em Gestão da Qualidade de Alimentos 1 edição. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

PINTO, A. T. . Leite e ordenha de caprinos. 2007. (Palestra).

PINTO, A. T. . Leite e ordenha de caprinos. 2006. (Palestra).

PINTO, A. T. . Leite de cabra. 2006. (Palestra).

PINTO, A. T. . Utilização de ozônio em câmaras de maturação de queijos. 2006. (Palestra).

PINTO, A. T. . O Papel do responsável Técnico na Indústria de Alimentos de Produtos de Origem Animal. 2000. (Palestra).

PINTO, A. T. . Pescado: aspectos higiênicos-sanitários e tecnológicos. 1999. (Palestra).

PINTO, A. T. . Produção e Tecnologia de Pescado. 1999. (Palestra).

PINTO, A. T. . Pescado: características da matéria-prima e tecnologia do processamento. 1999. (Palestra).

PINTO, A. T. . A vigilância sanitária na qualidade do pescado. 1998. (Palestra).

PINTO, A. T. . Principais cuidados para o controle higiênico-sanitário do pescado. 1998. (Palestra).

PINTO, A. T. . Toxinfecção alimentar por produtos de origem animal. 1998. (Palestra).

PINTO, A. T. . Principais cuidados para o controle de qualidade higiênico-sanitária do pescado. 1997. (Palestra).

PINTO, A. T. . Controle Sanitário do pescado - Características Físico-Químicas da Deterioração. 1997. (Palestra).

PINTO, A. T. . Enfermidades bacterianas transmitidas por alimentos de origem animal. 1997. (Palestra).

PINTO, A. T. ; RAIMUNDO, S. . Curso para Cozinheiro Industrial. 1996. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

PINTO, A. T. ; RAIMUNDO, S. . Curso para Auxiliar de Cozinha. 1996. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

PINTO, A. T. ; RAIMUNDO, S. . Curso para Cozinheiro Industrial. 1996. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

PINTO, A. T. . Enfermidades transmitidas por alimentos de origem animal. 1996. (Palestra).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2019 - Atual

    Desenvolvimento de coberturas comestíveis para alimentos de origem animal, Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) . , Integrantes: Andrea Troller Pinto - Coordenador / Maite de M. Vieira - Integrante.

  • 2019 - Atual

    CARACTERIZAÇÃO DA MICROBIOTA E PERFIL PROTEÍCO DO QUEIJO COLONIAL: MICRORGANISMOS E PROTEÍNAS RESPONSÁVEIS PELOS TÍPICOS AROMAS E SABORES DO QUEIJOS GAÚCHOS, Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Andrea Troller Pinto - Coordenador / Juliana Querino Goulart - Integrante., Número de produções C, T & A: 1

  • 2018 - 2019

    AVALIAÇÃO DA CONDIÇÃO DE SECAGEM DE QUEIJOS APÓS SALGA ÚMIDA, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Andrea Troller Pinto - Coordenador.

  • 2018 - Atual

    IMPACTO ECONOMICO DAS CONDENACOES POR LESOES CAUSADAS PELOS PRINCIPAIS PARASITOS BOVINOS EM ABATEDOUROS-FRIGORIFICOS: UMA ANALISE NO BRASIL E NO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL, Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Andrea Troller Pinto - Coordenador / João Fabio Soares - Integrante.

  • 2018 - Atual

    IMPACTO ECONOMICO DAS CONDENACOES POR LESOES CAUSADAS PELOS PRINCIPAIS PARASITOS BOVINOS EM ABATEDOUROS-FRIGORIFICOS: UMA ANALISE NO BRASIL E NO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL, Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Andrea Troller Pinto - Coordenador / João Fabio Soares - Integrante.

  • 2016 - Atual

    CARACTERIZACAO DO QUEIJO COLONIAL PRODUZIDO NO RIO GRANDE DO SUL, Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Andrea Troller Pinto - Coordenador / Juliana Querino Goulart - Integrante / Tainá Dalpiaz - Integrante / Jacqueline da Conceição Rigon Bazzo - Integrante / Thomaz Kranen Cunha - Integrante.

  • 2016 - Atual

    SUSTENTABILIDADE DA PRODUÇÃO DE CARNE BOVINA NO CENTRO-OESTE BRASILEIRO, Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Andrea Troller Pinto - Coordenador / THIAGO JOSÉ FLORINDO - Integrante / CLANDIO RUVIARO - Integrante.

  • 2016 - Atual

    ANÁLISE DA COMPETITIVIDADE DOS PLAYERS EXPORTADORES DE CARNE BOVINA E PRODUTOS LÁCTEOS PARA A CHINA E HONG KONG, Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Andrea Troller Pinto - Coordenador / Claudinei Crespi Gomes - Integrante.

  • 2016 - Atual

    A olivicultura no Rio Grande do Sul: possibilidades e desafios sob a percepção dos fabricantes de azeite, Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Andrea Troller Pinto - Coordenador / Glauco Schultz - Integrante / Denise Saueressig - Integrante.

  • 2015 - Atual

    ACURÁCIA DAS PROVAS DE DETECÇÃO DE FRAUDES EM LEITE CRU CONGELADO E VALIDAÇÃO DO USO DAS PROVAS PREVISTAS EM LEGISLAÇÃO PARA LEITES DE PEQUENOS RUMINANTES, Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Andrea Troller Pinto - Coordenador / Rafael Toigo - Integrante / Tainá Dalpiaz - Integrante., Número de produções C, T & A: 3

  • 2015 - Atual

    USO INDUSTRIAL DO COLOSTRO DE OVELHAS LEITEIRAS E ATIVIDADE DA FOSFATASE ALCALINA, Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Doutorado: (1) . , Integrantes: Andrea Troller Pinto - Coordenador / VERÔNICA SCHMIDT - Integrante / Luisa Wolker Fava - Integrante.

  • 2015 - Atual

    QUALIDADE DO LEITE UHT : ADEQUACAO AOS PARAMETROS LEGAIS DO LEITE E COMBATE AS FRAUDES, Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Andrea Troller Pinto - Coordenador / Juliana Querino Goulart - Integrante / Lívia Cavaletti Correa da Silva - Integrante / Tainá Dalpiaz - Integrante / Anne Rosi Guadagnin - Integrante / Maria Rita Souto Dias - Integrante., Número de produções C, T & A: 1 / Número de orientações: 1

  • 2015 - Atual

    Perfil de consumidores de produtos derivados do leite caprino e análise das estratégias mercadológicas dos produtores/fornecedores, Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Verônica Schmidt em 31/03/2016., Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Doutorado: (1) . , Integrantes: Andrea Troller Pinto - Integrante / VERÔNICA SCHMIDT - Coordenador / ELDER JOEL COELHO LOPES - Integrante.

  • 2013 - Atual

    EVIDENCIAÇÃO E CONTROLE DOS CUSTOS DE PRODUÇÃO NA PECUÁRIA DE LEITE UTILIZANDO CUSTO META E ANALISE ENVOLTÓRIA DE DADOS ? UM ESTUDO EM PROPRIEDADES RURAIS NA REGIÃO DO COREDE ALTO JACUI/RS, Descrição: Objetivos: Elaborar uma metodologia de gestão de custos com base no Custo Meta, a fim de habilitar os produtores e agentes institucionais a exercer um controle mais efetivo sobre os custos de produção e seu impacto no lucro marginal das propriedades, Identificar e quantificar cada uma das atividades consumidoras de recurso, empregadas no processo de produção do leite nas propriedades, enfatizando as mais significativas em relação ao custo total por litro produzido; A partir das informações coletadas, elaborar indicadores de eficiência das propriedades através da Analise Envoltória de Dados (DEA); Estabelecer o custo meta para cada elemento de custo, a partir das fronteiras de eficiência calculadas.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Doutorado: (1) . , Integrantes: Andrea Troller Pinto - Coordenador / Luciana Paim Pieniz - Integrante.

  • 2013 - Atual

    Análise da implantação e manutenção do programa de certificação de propriedade livre de tuberculose e brucelose, Descrição: O projeto de pesquisa tem por objetivo: Identificar os custos e os benefícios, relacionados ao processo de certificação de propriedades como livres de tuberculose e brucelose nos municípios que fazem parte do Projeto Piloto Arroio do Meio; Caracterizar as propriedades participantes do Projeto Piloto Arroio do Meio com base nos dados demográficos e epidemiológicos pré-existes; Quantificar os custos envolvidos no processo de certificação de brucelose e tuberculose bovina; Analisar os benefícios financeiros da certificação das propriedades como livres de brucelose e tuberculose bovina; Identificar os fatores que influenciam a viabilidade financeira da certificação; Produzir informações a respeito dos custos e dos benefícios da certificação de propriedade como livre de brucelose e tuberculose. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Andrea Troller Pinto - Coordenador / Marcelo Bortoluzzi Cadore - Integrante.

  • 2012 - 2014

    CARACTERIZAÇÃO MICROBIOLÓGICA E FÍSICO-QUÍMICA DA ÁGUA DE LAVAGEM EM ENTREPOSTO DE OVOS, Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Andrea Troller Pinto - Coordenador / VERÔNICA SCHMIDT - Integrante / Vladimir Pinheiro do Nascimento - Integrante.

  • 2012 - Atual

    Efeito das condições ambientais sobre a lactação e parâmetros fisiológicos de vacas em exposição, Descrição: O projeto pretende avaliar o impacto das condições de alojamento e ambiente de feiras e exposições agropecuárias sobre o bem-estar dos bovinos participantes de eventos agropecuários, identificando fatores de maior estresse e propondo soluções. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Andrea Troller Pinto - Coordenador / Luisa Wolker Fava - Integrante / Alana Ciprandi - Integrante / Carla Menger Lehugeur - Integrante.

  • 2012 - Atual

    Caracterização físico-química do leite das diferentes espécies de produção - identificando parâmetros de qualidade para fins de regulamentação, Descrição: O projeto pretende avaliar as propriedades reológicas no leite das diferentes espécies - vaca, cabra, ovelha e búfala - nos diferentes períodos do ano. Assim, viabilizar a definição de novas metodologias que caracterizem os padrões de normalidade do leite.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Andrea Troller Pinto - Coordenador / Luisa Wolker Fava - Integrante / Irene Clemes Kulkamp-Guerreiro - Integrante / Joana Baptista Rocha - Integrante., Número de produções C, T & A: 3

  • 2012 - Atual

    Produção e caracterização físico-química de hidromel, Descrição: Padronizar o processo produtivo e avaliar as modificações físico-químicas do mosto durante seu processamento. Viabilizar a definição de processo tecnológico padronizado no nível artesanal.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Andrea Troller Pinto - Coordenador / Luisa Wolker Fava - Integrante / Raquel Borges Soares - Integrante / Kahena Pereira Alves - Integrante / Joana Baptista Rocha - Integrante., Número de produções C, T & A: 1 / Número de orientações: 2

  • 2011 - 2012

    Caracterização da qualidade externa e interna de ovos produzidos em sistema agroecológico por galinhas poedeiras da linhagem Isa Brown., Descrição: Projeto de dissterção de mestrado da aluna Jeruza Indiara Ferreira. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Andrea Troller Pinto - Coordenador / Jeruza Indiara Ferreira - Integrante.

  • 2010 - 2012

    CARACTERIZAÇÃO DO LEITE UTILIZADO PARA A PRODUÇÃO DE QUEIJO ARTESANAL SERRANO NO MUNICÍPIO DE CAMBARÁ DO SUL, Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Andrea Troller Pinto - Coordenador / VERÔNICA SCHMIDT - Integrante / Bianca Pinto Pereira - Integrante., Número de produções C, T & A: 1 / Número de orientações: 1

  • 2010 - 2011

    ESTUDO COMPARATIVO DA QUALIDADE DE OVOS DE GALINHA FÉRTEIS E OVOS DE POSTURA COMERCIAL, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Andrea Troller Pinto - Coordenador / Jeruza Indiara Ferreira - Integrante., Número de produções C, T & A: 1 / Número de orientações: 1

  • 2010 - Atual

    Caracterização e avaliação da qualidade do leite de ovelhas leiteiras, seus sistemas de produção e mercado consumidor no estado do Rio Grande do Sul, Descrição: O projeto pretende avaliar a qualidade físico-química do leite produzido por ovinos leiteiros. Este objetivo será alcançado a partir da caracterização da composição química do leite ovino no RS; identificação dos padrões físico-químicos normais para o leite ovino no RS, avaliação da influência sazonal na caracterização de qualidade e físico-química do leite ovino; identificação e caracterização dos diferentes sistemas produtivos de leite ovino no RS; verificação da disponibilidade de produtos de leite ovino no mercado.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Andrea Troller Pinto - Coordenador / Luisa Wolker Fava - Integrante / Tássia Gomes Guimarães - Integrante / Verônica Schmidt - Integrante / Irene Clemes Kulkamp-Guerreiro - Integrante., Número de produções C, T & A: 7 / Número de orientações: 1

  • 2010 - Atual

    ESTUDO DA VIDA DE PRATELEIRA DE OVOS DE GALINHA DE POSTURA COMERCIAL, Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Andrea Troller Pinto - Coordenador., Número de produções C, T & A: 1

  • 2008 - 2011

    Caracterização do sistema de produção, do perfil do consumidor e avaliação da qualidade do leite de búfala e seus derivados no Rio Grande do Sul, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (2) . , Integrantes: Andrea Troller Pinto - Integrante / Maira Balbinotti Zanela - Coordenador / Maria Edi Ribeiro - Integrante / Victoria Noel Vázquez Fernadez - Integrante / Giovani Jacob Kolling - Integrante., Número de produções C, T & A: 4

  • 2007 - 2012

    QUALIDADE DO MEL, Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) . , Integrantes: Andrea Troller Pinto - Coordenador / Maira Balbinotti Zanela - Integrante / Luisa Wolker Fava - Integrante., Financiador(es): Universidade Federal do Rio Grande do Sul - Bolsa / Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa., Número de produções C, T & A: 4 / Número de orientações: 1

  • 2007 - 2011

    QUALIDADE DE OVOS IN NATURA - PERCEPÇÃO DA QUALIDADE PELOS COMPONENTES DA CADEIA PRODUTIVA E RISCOS ASSOCIADOS À TRANSMISSÃO DE SALMONELOSE, Descrição: Para entender e procurar garantir a segurança dos alimentos é necessário intensificar os estudos socio-econômicos e sanitários relativos à produção, manuseio, comercialização e consumo dos mesmos. Levando-se em conta a importância do ovo na dieta do brasileiro, a relação entre seu consumo e a ocorrência de salmonelose no país, decidiu-se analisar a atitude dos consumidores, varejistas, atacadistas e produtores, em relação à qualidade sanitária desde produto. Além disto, pretende-se identificar os principais defeitos em ovo de galinha oferecidos ao mercado consumidor e verificar a presença de salmonelas em ovos in natura coletados no comércio varejista. Da mesma forma, pretende-se identificar, em salas de classificação, possíveis pontos de contaminação de ovos por salmonelas utilizando-se medidas de controle ambiental como pesquisa de Salmonella sp. em água de lavagem, eficiência dos processos de higienização e adequação às boas práticas de fabricação. Pretende-se, com isto, identificar o modelo de percepção da qualidade de ovos nos diversos elos da cadeia produtiva. a fim de que possa ser implementada a conscientização dos integrantes da cadeia, em outras regiões consumidoras.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) . , Integrantes: Andrea Troller Pinto - Coordenador / Clarissa Henses Schild - Integrante / Mariana Reck dos Santos - Integrante / Juliana Rosa de Araújo - Integrante / Samanta Cristina Souza Prunier - Integrante., Financiador(es): Universidade Federal do Rio Grande do Sul - Bolsa / Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa., Número de produções C, T & A: 5 / Número de orientações: 3

  • 2007 - 2009

    EFEITO DA REDUÇÃO DE TEMPERATURA DE CARCAÇAS DE FRANGO - VARIANDO DE 20°C A 4° C NA MULTIPLICAÇÃO DE MICRORGANISMOS, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Andrea Troller Pinto - Integrante / Michele Tainá Derks Maroso - Integrante / Vladimir Pinheiro do Nascimento - Coordenador.

  • 2006 - 2010

    ANÁLISE FISICO-QUÍMICA E MICROBIOLÓGICA DO LEITE DE CAPRINO, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Andrea Troller Pinto - Coordenador., Número de produções C, T & A: 12

  • 2006 - 2009

    AVALIAÇÃO DA QUALIDADE FÍSICO-QUÍMICA E MICROBIOLÓGICA DO LEITE CRU E DO LEITE PASTEURIZADO TIPO A, PRODUZIDO NO MUNICÍPIO DE VIAMÃO, RS, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Andrea Troller Pinto - Integrante / Maira Balbinotti Zanela - Coordenador / Maluza Machado - Integrante., Número de produções C, T & A: 4

  • 2002 - 2005

    COMPORTAMENTO DE Salmonella ENTERITIDIS E Escherichia coli EM OVOS ARTIFICIALMENTE CONTAMINADOS SIMULANDO CONDIÇÕES USUAIS DE PRODUÇÃO COMERCIAL, Descrição: Projeto de pesquisa - Tese de Doutorado. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Andrea Troller Pinto - Integrante / Edir Nepomuceno da Silva - Coordenador / Cristiane Ramos dos Santos - Integrante / Amanda Dias Mendonça - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro / Fundação de Desenvolvimento da UNICAMP - Auxílio financeiro / Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa., Número de produções C, T & A: 15

  • 2001 - 2010

    QUALIDADE DO LEITE CRU RESFRIADO - CONTAGEM DE MICRORGANISMOS PSICROTRÓFICOS E MESÓFILOS, Situação: Desativado; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (5) . , Integrantes: Andrea Troller Pinto - Coordenador / JANE MARIA RÜBENSAN - Integrante / Michele Tainá Derks Maroso - Integrante / Mauro Jesus Bronzatto - Integrante / Dalton P. Grecco - Integrante / Roxana Pinto Nishimura - Integrante / Fabiana DiGiorgio Mantese - Integrante., Número de produções C, T & A: 14

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Prêmios

2012

Membro, Academia Riograndense de Medicina Veterinária.

2000

Paraninfa da Turma de Formandos em Medicina Veterinária, UFGRS.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Faculdade de Veterinária, Departamento de Medicina Veterinária Preventiva. , Av. Bento Gonçalves 9090 - Laboratório de Inspeção de Leite e Derivados, Ovos e Mel, Agronomia, 91540-000 - Porto Alegre, RS - Brasil, Telefone: (051) 33089999, URL da Homepage:

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

2013 - Atual

Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Associado, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Consultor da Comissão científica consultiva em microbiologia de produtos de origem animal - MINISTÉRIO DA AGRICULTURA, PECUÁRIA E ABASTECIMENTO, Secretaria de Defesa Agropecuária, PORTARIA N 17, DE 14 DE FEVEREIRO DE 2014.

2005 - 2013

Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Chefe substituto do Departamento de Medicina Veterinária Preventiva entre 25/04/2010 até 24/04/2012, segundo Portaria do Reitor n.2205 de 13 de maio de 2010. Membro da Comissão para Acompanhamento e Aconselhamento Discente, com mandato de um ano a partir de 15/04/2012, segundo Portaria n. 5 do Diretor da Faculdade de Veterinária - UFRGS, de 15 de abril de 2010. Membro da Comissão do Programa de Pós-graduação em Agronegócios - UFRGS, desde agosto de 2012. Orientador e docente no Programa de Pós-graduação em Ciências Veterinárias desde 2009. Professor no ensino de graduação Faculdade de Veterinária - Inspeção e tecnologia de leite e derivados, ovos e mel. Professor no ensino de graduação em Zootecnia - Inocuidade alimentar

2001 - 2005

Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor assistente, Regime: Dedicação exclusiva.

1998 - 2000

Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Vínculo: Servidor público ou celetista, Enquadramento Funcional: Professor substituto, Carga horária: 20

Atividades

  • 04/2007

    Extensão universitária , Faculdade de Veterinária, .,Atividade de extensão realizada, Participação do Grupo de Pesquisa LEITECIA na EXPOINTER.

  • 02/2001

    Pesquisa e desenvolvimento , Faculdade de Veterinária, Departamento de Medicina Veterinária Preventiva.,Linhas de pesquisa

  • 02/2001

    Ensino,,Disciplinas ministradas, Inocuidade alimentar no curso de Zootecnia, Inspeção e tecnologia de leite e derivados, ovos e mel no curso de Medicina Veteirnária, Ciência do Leite no curso de Zootecnia

  • 02/2001

    Serviços técnicos especializados , Faculdade de Veterinária, Departamento de Medicina Veterinária Preventiva.,Serviço realizado, Prestação de serviços em análises microbiológicas e físico-químicas em alimentos de origem animal.

  • 05/2010 - 05/2012

    Direção e administração, Faculdade de Veterinária, Departamento de Medicina Veterinária Preventiva.,Cargo ou função, Chefe substituto do Departamento de Medicina Veterinária Preventiva.

  • 02/2007 - 12/2010

    Extensão universitária , Faculdade de Veterinária, Departamento de Medicina Veterinária Preventiva.,Atividade de extensão realizada, ANÁLISES MICROBIOLÓGICAS E FÍSICO-QUÍMICAS DE ALIMENTOS DE ORIGEM ANIMAL - LEITE E DERIVADOS, OVOS E MEL.

  • 02/2007 - 12/2010

    Extensão universitária , Faculdade de Veterinária, Departamento de Medicina Veterinária Preventiva.,Atividade de extensão realizada, EDIÇÃO DE UM LIVRO: CARACTERÍSTICAS FÍSICO-QUÍMICAS DO LEITE BOVINO - VARIAÇÕES NO TRÓPICO E SUBTRÓPICO.

  • 06/2007 - 06/2009

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Veterinária, .,Cargo ou função, Coordenadora Substituta da Comissão de Graduação.

  • 04/2006 - 01/2007

    Serviços técnicos especializados , Faculdade de Veterinária, Departamento de Medicina Veterinária Preventiva.,Serviço realizado, Assessoria na Implantação de Programas de Qualidade na Cadeia Produtiva de Alimentos de Origem Animal - 2006.

  • 04/2005 - 12/2006

    Extensão universitária , Faculdade de Veterinária, Departamento de Medicina Veterinária Preventiva.,Atividade de extensão realizada, Serviço de apoio à caprinocultura no Rio Grande do Sul - 2006.

  • 02/2000 - 12/2002

    Extensão universitária , Faculdade de Veterinária, Departamento de Patologia e Clínica Veterinária.,Atividade de extensão realizada, Serviço de apoio à caprinocultura leiteira do estado do rio Grande do Sul.

  • 01/2001 - 12/2001

    Extensão universitária , Faculdade de Veterinária, Departamento de Medicina Veterinária Preventiva.,Atividade de extensão realizada, Análise físico-químicas e microbiológicas de produtos de origem animal.

  • 10/1998 - 06/2000

    Ensino,,Disciplinas ministradas, Inspeção e Tecnologia de Leite e Derivados, Ovos e Mel

  • 01/1997 - 12/1997

    Extensão universitária , Faculdade de Veterinária, Departamento de Medicina Veterinária Preventiva.,Atividade de extensão realizada, Assessoria e monitoramento da agroindústria de peixes produzidos em sistema de aquacultura.

2015 - 2015

Ministerio da Defesa

Vínculo: , Enquadramento Funcional:

1996 - 2001

Universidade do Vale do Rio dos Sinos

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor auxiliar, Carga horária: 4

Outras informações:
Promoção para Professor Assistente em abril de 2000.

Atividades

  • 03/2000 - 02/2001

    Pesquisa e desenvolvimento , Centro de Ciências Tecnológicas, Engenharia de Alimentos.,Linhas de pesquisa

  • 08/1996 - 02/2001

    Ensino,,Disciplinas ministradas, Matérias-primas agropecuárias, Controle de Qualidade

2010 - Atual

Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Servidor público federal

2011 - Atual

SOCIEDADE DE VETERINÁRIA DO RIO GRANDE DO SUL

Vínculo: Voluntário, Enquadramento Funcional: Membro do Conselho Consultivo, Carga horária: 1

2007 - Atual

SECRETARIA ESTADUAL DA AGRICULTURA, PECUÁRIA E IRRIGAÇÃO (rs)

Vínculo: Convidado, Enquadramento Funcional: Membro da Câmara setorial do leite, Carga horária: 1

Outras informações:
A câmara setorial do leite é órgão consultivo da secretaria da agricultura, onde entidades e especialistas se reúnem para deliberar sugerir ações governamentais na área específica.

2017 - Atual

ASSOCIAÇÃO GAÚCHA DE LATICINISTAS

Vínculo: Membro da diretoria, Enquadramento Funcional: Membro da diretoria, Carga horária: 1

Outras informações:
Coordenadora do Departamento de Cooperativismo e de Associados.

2012 - 2013

Conselho Regional de Medicina Veterinária do Rio Grande do Sul

Vínculo: Membro da Comissão de Ensino, Enquadramento Funcional: colaborador

Outras informações:
Nomeação pela Portaria n.04 de 24/01/2012 do CRMVRS Exoneração pela Portaria n. 85 de 03/10/2013 do CRMVRS, a meu pedido.

1987 - 1989

A Luft e Cia Ltda

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Médico Veterinário, Carga horária: 0, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Empresa de Refeições Coletivas, que servia em torno de 40.000 refeições por dia, na época. As principais atribuições eram desenvolvimento e inspeção de fornecedores de matérias-primas; controle e prevenção de toxi-infecções alimentares, fiscalização das áreas de produção, estocagem, expedição e distribuição das refeições, treinamentos operacionais em higiene e conservação de alimentos.

1992 - 1994

Ataliba Cozinha Industrial Ltda

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Supervisor de Controle de Qualidade, Carga horária: 40

Outras informações:
Empresa de Refeições Coletivas, que servia na época 50.000 refeições por dia. As principais atividades eram: seleção e desenvolvimento de fornecedores de matérias-primas, inspeção sanitária de indústrias fornecedoras de alimentos industrializados, inspeção sanitária das unidades de produção, prevenção das toxi-infecções alimentares, treinamentos operacionais e gerenciais, implantaçào de sistemas de qualidade nas unidades de produção, descrição dos métodos de trabalho do departamento operacional, acompanhamento comercial e técnico das compras, implantação do sistema APPCC( experimental), participação nos planejamentos estratégico e orçamentário.

1989 - 1991

Cia Real de Distribuição S A

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Técnico em Alimentos, Carga horária: 40

Outras informações:
Rede de Supermercados. Principais atividades: seleção de produtos perecíveis e dimensionamento das áreas de estocagem, desenvolvimento de produtos elaborados( lancherias e comidas prontas), desenvolvimento de fornecedores, padronização e documentação das áreas de perecíveis( açougue, peixaria, padaria, fiambreria), treinamentos operacionais e gerenciais, implantação de projetos nas áreas de perecíveis.

1989 - 1989

Refeições Puras Lanches Caseiros Ltda

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Médico Veterinário, Carga horária: 40

Outras informações:
Empresa de Refeições Coletivas, que fornecia, na época, 20.000 refeições por dia. A atividade principal foi iniciar a implantação de programas de qualidade sanitária de alimentos.

1988 - 1988

Universidade de Caxias do Sul

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor auxiliar, Carga horária: 4

Atividades

  • 03/1988 - 08/1988

    Ensino,,Disciplinas ministradas, Alimentos III