Margit Arnold Fensterseifer

Doutora em história em 2024 do programa de Pós-Graduação em história da Universidade de Caxias do Sul(UCS), com o título de "MOINHO MELATTI: PATRIMÔNIO INDUSTRIAL EM BUSCA DE RECONHECIMENTO - FAGUNDES VARELA, RS", mestre em história,pelo mesmo programa (UCS) com defesa e aprovação da dissertação no ano de 2016, sob o título de Elaboração de modelo-ficha de patrimônios históricos a preservar: levantamentos técnicos e abordagens histórico-socioculturais. Professora na UCS desde o ano de 2007 no Centro de Ciências Exatas, da Natureza e de Tecnologia no campus da cidade de Bento Gonçalves (CARVI- Campus Universitário da região dos vinhedos), onde ministra várias disciplinas e em especial a de Atelier IV, projeto de intervenção em sítios e edificações históricas. Desde agosto de 2021 é coordenadora deste curso. Graduada em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul no ano de 1984, atuando em escritório autônomo desde 1985 na cidade de Bento Gonçalves que abrange projetos de restauros de edificações históricas desde o ano de 1990. Na UCS, junto aos alunos desenvolve iniciação à pesquisa científica ligada às demandas de campos de estágio regionais, auxiliando na solução de problemáticas práticas. Fez parte do COMPACH (Conselho de Patrimônio Artístico, Cultural e Histórico) da cidade de BG, como representante da universidade pela UCS-CARVI. Recentemente, foi co-autora do trabalho de pesquisa Laços Patrimoniais promovido pelo Museu do Imigrante de BG, que gerou um livro com a síntese desta.

Informações coletadas do Lattes em 23/01/2026

Acadêmico

Formação acadêmica

Doutorado em PPGHIS- Programa de pós graduação em História

2020 - 2024

Universidade de Caxias do Sul
Título: MOINHO MELATTI: PATRIMÔNIO INDUSTRIAL EM BUSCA DE RECONHECIMENTO - FAGUNDES VARELA, RS
Eliana Rela. Coorientador: Não. Grande área: Ciências HumanasGrande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Arquitetura e Urbanismo.

Mestrado profissional em História

2014 - 2016

Universidade de Caxias do Sul
Título: Elaboração de modelo-ficha de patrimônios históricos a preservar: levantamentos técnicos e abordagens histórico-socioculturais, Ano de Obtenção: 2016
Orientador: Eliana Rela
Coorientador: não. Palavras-chave: MEMÓRIA; IDENTIDADE; NOVA HISTÓRIA; FICHA-MODELO.

Especialização em Design de Produto com ênfase em mobiliário

2002 - 2003

Universidade de Caxias do Sul
Título: Design para Terceira Idade
Orientador: Aldo Zatt e Mario Ferreira

Graduação em arquitetura

1979 - 1984

Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Formação complementar

2022 - 2022

UCS Atitudes - Trabalhando em Equipes,. (Carga horária: 12h). , Universidade de Caxias do Sul, UCS, Brasil.

2021 - 2021

Produção de resumos acadêmicos: aspectos linguísticos e estruturais,. (Carga horária: 3h). , Universidade de Caxias do Sul, UCS, Brasil.

2021 - 2021

Paisagens Históricas de Sarajevo. (Carga horária: 2h). , Universidade de Caxias do Sul, UCS, Brasil.

2021 - 2021

SISACAD como plataforma para Gestão Acadêmica. (Carga horária: 2h). , Universidade de Caxias do Sul, UCS, Brasil.

2019 - 2019

Teorias de Conservação e Restauro à Execução da Obra de Restauro Arquitet.. (Carga horária: 16h). , Instituto de Arquitetos do Brasil, IAB RSS=, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Alemão

Compreende Razoavelmente, Lê Razoavelmente.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Humanas / Área: História.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino.

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Arquitetura e Urbanismo / Subárea: arquitetura.

Grande área: Outros / Área: Divulgação Científica / Subárea: Design de produto.

Grande área: Outros / Área: Divulgação Científica / Subárea: Divulgação Científica.

Participação em eventos

IV Congresso Nacional para Conservação do Patrimônio Industrial & VII Jornada de Jovens Pesquisadores. Registro de máquinas e equipamentos no Patrimônio Histórico Industrial com vistas a salvaguarda. 2024. (Congresso).

Seminário nas Trilhas do Patrimônio Industrial.A importância da tabulação de dados das edificações históricas do município de Cotiporã,RS a fim de organizar inventários constituindo novos acervos a nível municipal. 2023. (Seminário).

Seminário Nas trilhas do Patrimônio Industrial.A importância da tabulação de dados das edificações históricas do município de Cotiporã,RS a fim de organizar inventários constituindo novos acervos a nível municipal. 2023. (Seminário).

Seminário na Trilha do Patrimônio Industrial.Levantamento de patrimônio histórico cultural edificado na Vila Azul, Veranópolis,RS com foco nas edificações industriais propulsoras no surgimento das moradias do local. 2023. (Seminário).

Seminário na Trilha do Patrimônio Industrial.A reutilização de um espaço de patrimônio histórico e industrial na Vila Tamandaré, no município de Garibaldi,RS para fins de preservação, conservação e restauração do imóvel. 2023. (Seminário).

Seminário Na Trilha do Patrimônio Industrial.Mesa Redonda - Patrimônios industrias- Formação e Critérios de Valor. 2023. (Seminário).

Seminàrio na Trilha do Patrimônio Industrial.Levantamento de patrimônio histórico cultural edificado na Vila Azul, Veranópolis,RS com foco nas edificações industriais propulsoras no surgimento das moradias do local. 2023. (Seminário).

Aprendizagem Baseada em Projetos (PjBL). 2018. (Oficina).

COMUNICAÇÃO ORAL E DOCÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR. 2018. (Oficina).

Educação Patrimonial.Educação Patrimonial. 2018. (Encontro).

INDISSOCIABILIDADE ENSINO- PESQUISA-EXTENSÃO. 2018. (Oficina).

INNOPEDA - ABORDAGEM FINLANDESA. 2018. (Oficina).

Relacionamento Interpessoal na Sala de Aula do Ensino Superior. 2018. (Oficina).

SALA DE AULA INVERTIDA. 2018. (Oficina).

UMA SALA DE AULA INVERTIDA E DIVERTIDA. 2018. (Oficina).

ATIVIDADE SIGNIFICATIVA COM MAPAS CONCEITUAIS: TEORIA COGNITIVA DE APRENDIZAGEM DE DAVID AUSUBEL. 2017. (Oficina).

LEITURA ORIENTADA NO ENSINO SUPERIOR. 2017. (Oficina).

Oficina de croquis a mão livre.Oficina de croquis a mão livre. 2017. (Oficina).

Encontro de Formação e Compartilhamento de Boas Práticas na Docência do Ensino Superiorior. 2016. (Encontro).

Oficina Aprendizagem Ativa: Estratégias e Métodos. 2016. (Oficina).

Energia Solar Fotovoltaica em Bento Gonçalves. 2015. (Outra).

Seminário MAESA - Preservação, Restauro e Uso. 2015. (Seminário).

Curso de Iluminação em Ambientes Comerciais. 2012. (Encontro).

Curso Gerenciamento de Obras. 2012. (Seminário).

IV Simpósio Nacional de Moda e Tecnologia. 2011. (Simpósio).

Participação em bancas

Aluno: Larissa Roncato

MARCHETTO, K. F.; BORTOLOTTO, D.;FENSTERSEIFER, M. A.. Complexo Aurora em Bento Gonçalves. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade de Caxias do Sul.

Aluno: Ana Júlia Festa

MORAES, E. A.;FENSTERSEIFER, M. A.; BORTOLOTTO, D.. CON(VIVER): RESIDENCIAL PARA IDOSOS INDEPENDENTES. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade de Caxias do Sul.

Aluno: Eduardo Gargioni Bertuzzo

FRE, R.; CHEMELLO, M. G.;FENSTERSEIFER, M. A.. Edifício Insula, habitação, comércio e serviços. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade de Caxias do Sul.

Aluno: Angélica Dinorá Barcelos Hoffmann Witczak

FENSTERSEIFER, M. A.; MELATI, A.; PETROLI, A.. Agroindústria familiar+ centro de hospedagem em Salvador das Missões-RS. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade de Caxias do Sul.

Aluno: Juliana Silveira Massolini

FENSTERSEIFER, M. A.; PETROLI, A.; MELATI, A.. Refúgio em Pinto Bandeira - RS. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade de Caxias do Sul.

Aluno: Letícia Maria Zardo

FENSTERSEIFER, M. A.; MELATI, A.; PETROLI, A.. Paganini - Hospedagem e Lazer em Cotiporã. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade de Caxias do Sul.

Aluno: Lílian Maria Ritter

FENSTERSEIFER, M. A.; PETROLI, A.; MELATI, A.. Casa Tesser-Pousada, Gastronomia e Eventos em Bento Gonçalves-RS. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade de Caxias do Sul.

Aluno: Fábio Chies

FENSTERSEIFER, M. A.; FELIN, P. F.; PIVA, G.. Câmara Municipal de Vereadores de Carlos Barbosa. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade de Caxias do Sul.

Aluno: Alessandra dos Santos

CHEMELLO, M. G.;FENSTERSEIFER, M. A.; ZUCHETTO, H.. Escola Agrícola em São Pedro da Serra. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade de Caxias do Sul.

Aluno: Aline Zimmer

FENSTERSEIFER, M. A.; ROSA, N.; RIGHI, C.. Praça Monte Castelo- Carlos Barbosa. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade de Caxias do Sul.

Aluno: Bernardo Frata Comacchio

FENSTERSEIFER, M. A.; CHEMELLO, M. G.; ZUCHETTO, H.; MARCHETTO, K. F.. Centro Cultural Mansueto Bernardi - Veranópolis RS. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade de Caxias do Sul.

Aluno: Cleiton Gilnei Gewehr

FENSTERSEIFER, M. A.; ROSA, N.; RIGHI, C.. Residencial Universitário São Leopoldo. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade de Caxias do Sul.

Aluno: Eduarda Ferreira Polleselo

FENSTERSEIFER, M. A.; FELIN, P. F.; CAON, S.. Clínica Pediátrica Renascer. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade de Caxias do Sul.

Aluno: Ramoni de Medeiros Scapin

FENSTERSEIFER, M. A.; FELIN, P. F.; CAON, S.. Ohana Complexo de SURF- Joaquina,Santa Catarina. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade de Caxias do Sul.

Aluno: Vitória Helen Stedile

FENSTERSEIFER, M. A.; ROSA, N.; RIGHI, C.. CONJUNTO HABITACIONAL ? NOVA PRATA, RS. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade de Caxias do Sul.

Aluno: Denise Canale

Margit Arnold F.; MELATI, A.; GUIDOLIN,Karina F.. Centro Administrativo em Nova Prata - RS. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade de Caxias do Sul.

Aluno: Angela Paludo

FENSTERSEIFER, M. A.; CHEMELLO, M. G.; VOIGT, F. R.. AMO ? Centro de Apoio a Mulher. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade de Caxias do Sul.

Aluno: Bruna S

FENSTERSEIFER, M. A.; MANFREDINI, C.; VOIGT, F. R.. Machado.CAIM - Centro de Acolhimento de Imigrantes e Refugiados. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade de Caxias do Sul.

Aluno: Laura Cecília Capitânio

FENSTERSEIFER, M. A.; MANFREDINI, C.; VOIGT, F. R.. AMAIS - Centro de Neurodiversidade. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade de Caxias do Sul.

Aluno: Nádia Nadine Birck

FENSTERSEIFER, M. A.; MANFREDINI, C.; VOIGT, F. R.. Museu das Etnias - Carlos Barbosa-RS. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade de Caxias do Sul.

Aluno: Viviane Tonus

FENSTERSEIFER, M. A.; MANFREDINI, C.; VOIGT, F. R.. Casa Farina Pousada e Turismo - Vista Alegre do Prata-RS. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade de Caxias do Sul.

Aluno: Tainara Baú

FENSTERSEIFER, M. A.; MANFREDINI, C.; VOIGT, F. R.. Pousada Rural e Complexo Turístico - Vale dos Vinhedos - Garibaldi-RS. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade de Caxias do Sul.

Aluno: Bruna N

FENSTERSEIFER, M. A.; CHEMELLO, M. G.; VOIGT, F. R.. S. da Cunha.CRIAR - Pessoas e Negócios. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade de Caxias do Sul.

Aluno: Luessa D

FENSTERSEIFER, M. A.; FELIN, P. F.; KEHL, C.. Guarnieri.Complexo de uso misto: Quadra Viva - Garibaldi-RS. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade de Caxias do Sul.

Aluno: Tainara Meneghel Dal Lago

FENSTERSEIFER, M. A.; FELIN, P. F.; KEHL, C.. Biblioteca Castro Alves - Bento Gonçalves-RS. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade de Caxias do Sul.

Aluno: Bruna Munari Donatti

FENSTERSEIFER, M. A.; FELIN, P. F.; KEHL, C.. Centro Agrícola e Turismo Garten - Vale dos Vinhedos - Garibaldi-RS. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade de Caxias do Sul.

Aluno: Mayara Melati Pinto

FENSTERSEIFER, M. A.; FELIN, P. F.; KEHL, C.. Romeo Center - Clínica Veterinária e Abrigo de Animais - Bento Gonçalves-RS. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade de Caxias do Sul.

Aluno: Cleison Ivan Magagnin

FELIN, P. F.;FENSTERSEIFER, M. A.; BLOMKER, A.. Centro de Cultura e Coletividade. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade de Caxias do Sul.

Aluno: Caroline Perego

AUSTRIA, G.;FENSTERSEIFER, M. A.; BLOMKER, A.. ILPI - Vila Imigrante - Instituição de Longa Permanência do Idoso Distrito de Tuiuty. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade de Caxias do Sul.

Aluno: Yuri G

MELATI, A.;FENSTERSEIFER, M. A.; BLOMKER, A.. Festa.Instituição de longa permanência de idosos Bem Viver. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade de Caxias do Sul.

Aluno: Juli V

MELATI, A.;FENSTERSEIFER, M. A.; BLOMKER, A.. Pegoraro.Centro Comunitário Vila Nova. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade de Caxias do Sul.

Aluno: Giulia G

FELIN, P. F.;FENSTERSEIFER, M. A.; BLOMKER, A.. Teixeira.Requalificação do complexo esportivo municipal de Nova Prata. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade de Caxias do Sul.

Aluno: Géssica G

AUSTRIA, G.;FENSTERSEIFER, M. A.; BLOMKER, A.. Soares.ABEN - Associação Beneficente e Educacional de Nova Prata e inserção de espaço cultural. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade de Caxias do Sul.

Aluno: Manuellen Cusin Decól

REIMANN, D. E.;FENSTERSEIFER, M. A.; BLOMKER, A.. Zen SPA Urbano. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade de Caxias do Sul.

Aluno: Lúcia M

FENSTERSEIFER, M. A.; SALVATI, R.; JARDIM, M. C.. Bortolini.Biblioteca Pública Castro Alves. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade de Caxias do Sul.

Aluno: Marieli de O

FENSTERSEIFER, M. A.; ROSA, R. B.; CASTAGNA, A. C.. Tonello.Biblioteca Pública de Caxias do Sul-RS. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade de Caxias do Sul.

Aluno: Bárbara de S

FENSTERSEIFER, M. A.; SALVATI, G. V. P.; POLETTI, L.. Gonçalves.CAPC - Centro de Apoio às Pessoas com Câncer. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade de Caxias do Sul.

Aluno: Janine LOrenset

FENSTERSEIFER, M. A.; ROSA, R. B.; CASTAGNA, A. C.. Centro Cultural de Nova Prata-RS. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade de Caxias do Sul.

Aluno: Luana Debona Dias

FENSTERSEIFER, M. A.; BARBOSA, S. K.; SANTOS, J. C. C.. Identidade Visual para Aromatizantes de Ambientes e Difusores da Marca Artes da Chal'momila. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design Gráfico) - Universidade de Caxias do Sul.

Aluno: Fernanda Paula Soccol

FENSTERSEIFER, M. A.; BARBOSA, S. K.; SANTOS, J. C. C.. Projeto Gráfico de Identidade Visual e Rótulo para Nova Cervejaria Artesanal da Serra Gaúcha. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design Gráfico) - Universidade de Caxias do Sul.

Aluno: Desiree Gazzi Diaz

FENSTERSEIFER, M. A.; BENNETT, P.; PAGLIARINI, G.; BATTASTINI, D.; FIORIO, M. S.; BITENCOURT, D.. Walachaí - Raízes Resgatadas. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design de Interiores) - Universidade Luterana do Brasil.

Aluno: Evelise Piuco

FENSTERSEIFER, M. A.; BENNETT, P.; PAGLIARINI, G.; BATTASTINI, D.; FIORIO, M. S.; BITENCOURT, D.. Pet Star. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design de Interiores) - Universidade Luterana do Brasil.

Aluno: Marina Martins de Azevedo

FENSTERSEIFER, M. A.; BENNETT, P.; PAGLIARINI, G.; BATTASTINI, D.; FIORIO, M. S.; BITENCOURT, D.. Mini Lar APAE. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design de Interiores) - Universidade Luterana do Brasil.

Aluno: Julia Delabary de Almeida

FENSTERSEIFER, M. A.; BENNETT, P.; PAGLIARINI, G.; BATTASTINI, D.; FIORIO, M. S.; BITENCOURT, D.. Cafeteria dentro de um espaço de beleza, saúde e bem estar para gestantes. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design de Interiores) - Universidade Luterana do Brasil.

Aluno: Andressa Daiane Tormen

BARBOSA, S. K.;FENSTERSEIFER, M. A.. A gestão do design no mercado de luxo: Projeto gráfico para a marca de objetos de Mesa e Decoração Riva. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design Gráfico) - Universidade de Caxias do Sul.

Aluno: Guilhermo Contini

FLORES, M. D. F.;FENSTERSEIFER, M. A.. Desenvolvimento de uma linha de semi-jóias masculinas para a empresa Gimasa. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design de Produto) - Universidade de Caxias do Sul.

Aluno: Rodrigo Benini

FLORES, M. D. F.;FENSTERSEIFER, M. A.. Projeto de espaço para jogos eletrônicos voltado à interação de pessoas em locais de uso colrtivo. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design de Produto) - Universidade de Caxias do Sul.

Aluno: Leonardo Zorzi

FLORES, M. D. F.;FENSTERSEIFER, M. A.. Abrigo para parada de ônibus para Bento Gonçalves. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design de Produto) - Universidade de Caxias do Sul.

FENSTERSEIFER, M. A.. Concurso Rally Científico. 2014. Universidade de Caxias do Sul.

Orientou

Ana Júlia Festa

CON(VIVER): RESIDENCIAL PARA IDOSOS INDEPENDENTES; 2024; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade de Caxias do Sul; Orientador: Margit Arnold Fensterseifer;

Eduardo Gargioni Bertuzzo

EDIFÍCIO ÍNSULA - Edificação Mista de Habitação, Comércio e Serviços; 2024; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade de Caxias do Sul; Orientador: Margit Arnold Fensterseifer;

Fábio Chies

NOVA SEDE DA CÂMARA MUNICIPAL DE CARLOS BARBOSA; 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade de Caxias do Sul; Orientador: Margit Arnold Fensterseifer;

Aline Zimmer

ARQUITETURA DE LAZER, CULTURAL E ESPORTIVA PRAÇA MONTE CASTELO - CARLOS BARBOSA - RS; 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade de Caxias do Sul; Orientador: Margit Arnold Fensterseifer;

Bernardo Frata Comacchio

Centro Cultural Mansueto Bernardi; 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade de Caxias do Sul; Orientador: Margit Arnold Fensterseifer;

Cleiton Gilnei Gewehr

Residencial Universitário São Leopoldo; 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade de Caxias do Sul; Orientador: Margit Arnold Fensterseifer;

Ramoni de Medeiros Scapin

Ohana Complexo de SURF- Joaquina,Santa Catarina; 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade de Caxias do Sul; Orientador: Margit Arnold Fensterseifer;

Vitória Helen Stedile

CONJUNTO HABITACIONAL ? NOVA PRATA, RS; 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade de Caxias do Sul; Orientador: Margit Arnold Fensterseifer;

ANGÉLICA DINORÁ BARCELOS HOFFMANN

AGROINDÚSTRIA FAMILIAR + CENTRO DE HOSPEDAGEM EM SALVADOR DAS MISSÕES ? RS; 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade de Caxias do Sul; Orientador: Margit Arnold Fensterseifer;

Juliana Silveira Massolini

REFÚGIO EM PINTO BANDEIRA/RS; 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade de Caxias do Sul; Orientador: Margit Arnold Fensterseifer;

Letícia Maria Zardo

Paganini - Hospedagem e Lazer em Cotiporã; 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade de Caxias do Sul; Orientador: Margit Arnold Fensterseifer;

Lílian Maria Ritter

Casa Tesser-Pousada, Gastronomia e Eventos em Bento Gonçalves-RS; 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade de Caxias do Sul; Orientador: Margit Arnold Fensterseifer;

Nadine da Veiga

MERLÔ - POUSADA E CAFÉ VALE DOS VINHEDOS; 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade de Caxias do Sul; Orientador: Margit Arnold Fensterseifer;

Eduarda Ferreira Polesello

Clínica Pediátrica Renascer-Nova Prata RS; 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade de Caxias do Sul; Orientador: Margit Arnold Fensterseifer;

Luessa D

Guarnieri; Complexo de uso misto: Quadra Viva - Garibaldi-RS; 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade de Caxias do Sul; Orientador: Margit Arnold Fensterseifer;

Tainara Meneghel Dal Lago

Biblioteca Castro Alves - Bento Gonçalves-RS; 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade de Caxias do Sul; Orientador: Margit Arnold Fensterseifer;

Bruna Munari Donatti

Centro Agrícola e Turismo Garten - Vale dos Vinhedos - Garibaldi-RS; 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade de Caxias do Sul; Orientador: Margit Arnold Fensterseifer;

Mayara Melati Pinto

Romeo Center - Clínica Veterinária e Abrigo de Animais - Bento Gonçalves-RS; 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade de Caxias do Sul; Orientador: Margit Arnold Fensterseifer;

Angela Paludo

AMO ? Centro de Apoio a Mulher; 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade de Caxias do Sul; Orientador: Margit Arnold Fensterseifer;

Bruna S

Machado; CAIM - Centro de Acolhimento de Imigrantes e Refugiados; 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade de Caxias do Sul; Orientador: Margit Arnold Fensterseifer;

Laura Cecília Capitânio

AMAIS - Centro de Neurodiversidade; 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade de Caxias do Sul; Orientador: Margit Arnold Fensterseifer;

Nádia Nadine Birck

Museu das Etnias - Carlos Barbosa-RS; 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade de Caxias do Sul; Orientador: Margit Arnold Fensterseifer;

Viviane Tonus

Casa Farina Pousada e Turismo - Vista Alegre do Prata-RS; 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade de Caxias do Sul; Orientador: Margit Arnold Fensterseifer;

Tainara Baú

Pousada Rural e Complexo Turístico - Vale dos Vinhedos - Garibaldi-RS; 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade de Caxias do Sul; Orientador: Margit Arnold Fensterseifer;

Bruna N

S; da Cunha; CRIAR - Pessoas e Negócios; 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade de Caxias do Sul; Orientador: Margit Arnold Fensterseifer;

Lúcia M

Bortolini; Biblioteca Pública Castro Alves; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade de Caxias do Sul; Orientador: Margit Arnold Fensterseifer;

Marieli de O

Tonello; Biblioteca Pública de Caxias do Sul-RS; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade de Caxias do Sul; Orientador: Margit Arnold Fensterseifer;

Bárbara de S

Gonçalves; CAPC - Centro de Apoio às Pessoas com Câncer; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade de Caxias do Sul; Orientador: Margit Arnold Fensterseifer;

Janine LOrenset

Centro Cultural de Nova Prata-RS; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade de Caxias do Sul; Orientador: Margit Arnold Fensterseifer;

Ana Carla Grün

Estudo de caso de elevadores e plataformas em patrimônios históricos - Carlos Barbosa-RS; 2020; Orientação de outra natureza; (Arquitetura e Urbanismo) - Universidade de Caxias do Sul; Orientador: Margit Arnold Fensterseifer;

Carina de Cesaro

Levantamento do patrimônio cultural pelo projeto Laços Patrimoniais na comunidade de São Miguel; 2020; Orientação de outra natureza; (Arquitetura e Urbanismo) - Universidade de Caxias do Sul; Orientador: Margit Arnold Fensterseifer;

Gisele Gusberti

Potenciais turísticos e culturais do município de Fagundes Varela-RS; 2020; Orientação de outra natureza; (Arquitetura e Urbanismo) - Universidade de Caxias do Sul; Orientador: Margit Arnold Fensterseifer;

Giulia Balbinot Costa

Estudo de caso sobre o potencial turístico do edifício histórico desativado da Vinícola Tamandaré - Garibaldi-RS; 2020; Orientação de outra natureza; (Arquitetura e Urbanismo) - Universidade de Caxias do Sul; Orientador: Margit Arnold Fensterseifer;

Laura Dal Mas Gaddo

Projeto Laços Patrimoniais construindo um inventário colaborativo para Bento Gonçalves - Sítio Histórico de Tuiuty; 2020; Orientação de outra natureza; (Arquitetura e Urbanismo) - Universidade de Caxias do Sul; Orientador: Margit Arnold Fensterseifer;

Cindia C

T; Müller; Projeto Laços Patrimoniais construindo um inventário colaborativo para Bento Gonçalves - Sítio histórico de Eulália; 2020; Orientação de outra natureza; (Arquitetura e Urbanismo) - Universidade de Caxias do Sul; Orientador: Margit Arnold Fensterseifer;

Karla Fabrício

Levantamento do patrimônio cultural edificado no perímetro urbano do município de Pinto Bandeira-RS; 2020; Orientação de outra natureza; (Arquitetura e Urbanismo) - Universidade de Caxias do Sul; Orientador: Margit Arnold Fensterseifer;

Iasmin Piceti

Levantamento do patrimônio cultural edificado do município de Nova Prata-RS; 2020; Orientação de outra natureza; (Arquitetura e Urbanismo) - Universidade de Caxias do Sul; Orientador: Margit Arnold Fensterseifer;

Gabriela Lottici

Possibilidades e diretrizes para a construção de Arquitetura Efêmera; 2020; Orientação de outra natureza; (Arquitetura e Urbanismo) - Universidade de Caxias do Sul; Orientador: Margit Arnold Fensterseifer;

Jéssica Egert

Levantamento de patrimônio edificado dos núcleos rurais de Guaporé-RS; 2020; Orientação de outra natureza; (Arquitetura e Urbanismo) - Universidade de Caxias do Sul; Orientador: Margit Arnold Fensterseifer;

Priscila dos Santos Arnhold

Pesquisa sobre aspectos relevantes para um espaço de tratamento de dependentes químicos - Prefeitura Municipal de Bento Gonçalves-RS; 2019; Orientação de outra natureza; (Arquitetura e Urbanismo) - Universidade de Caxias do Sul; Orientador: Margit Arnold Fensterseifer;

Tainara Baú

Potenciais turísticos do Vale dos Vinhedos pertencentes a Garibaldi - Prefeitura Municipal de Garibaldi-RS; 2019; Orientação de outra natureza; (Arquitetura e Urbanismo) - Universidade de Caxias do Sul; Orientador: Margit Arnold Fensterseifer;

Nádia Nadine Birck

Pesquisa sobre novas modalidades e espaços de museus na atualidade - Carlos Barbosa-RS; 2019; Orientação de outra natureza; (Arquitetura e Urbanismo) - Universidade de Caxias do Sul; Orientador: Margit Arnold Fensterseifer;

Laura Cecília Capitânio

Análise de arquitetura escolar municipal sobre a inclusão de deficientes intelectuais - Prefeitura de Bento Gonçalves-RS; 2019; Orientação de outra natureza; (Arquitetura e Urbanismo) - Universidade de Caxias do Sul; Orientador: Margit Arnold Fensterseifer;

Bruna S

Machado; Viabilidade de uso de construções à seco em unidades habitacionais de interesse social - Bento Gonçalves-RS; 2019; Orientação de outra natureza; (Arquitetura e Urbanismo) - Universidade de Caxias do Sul; Orientador: Margit Arnold Fensterseifer;

Mayara Melati Pinto

Análise sistemática de gestão de escritórios de arquitetura - Bento Gonçalves-RS; 2019; Orientação de outra natureza; (Arquitetura e Urbanismo) - Universidade de Caxias do Sul; Orientador: Margit Arnold Fensterseifer;

Tatiana Schäffer

Elaboração de tabela para coleta de dados levantamento de edificações históricas - Carlos Barbosa-RS; 2019; Orientação de outra natureza; (Arquitetura e Urbanismo) - Universidade de Caxias do Sul; Orientador: Margit Arnold Fensterseifer;

Viviane Tonus

Levantamento do patrimônio cultural edificado do município de Vista Alegre do Prata-RS; 2019; Orientação de outra natureza; (Arquitetura e Urbanismo) - Universidade de Caxias do Sul; Orientador: Margit Arnold Fensterseifer;

Erica Bocchi

Levantamento cadastral de patrimônio histórico em Santa Tereza; 2018; Orientação de outra natureza; (Arquitetura e Urbanismo) - Universidade de Caxias do Sul; Orientador: Margit Arnold Fensterseifer;

Tatiane Frare da Silva

Levantamento de patrimônio cultural edificado do município de Fagundes Varela-RS; 2018; Orientação de outra natureza; (Arquitetura e Urbanismo) - Universidade de Caxias do Sul; Orientador: Margit Arnold Fensterseifer;

Aline Maciel

Levantamento do patrimônio cultural arquitetônico do município de Bento Gonçalves-RS; 2018; Orientação de outra natureza; (Arquitetura e Urbanismo) - Universidade de Caxias do Sul; Orientador: Margit Arnold Fensterseifer;

Francine Neumann

Levantamento do patrimônio cultural edificado no centro urbano do município de Monte Belo do Sul; 2018; Orientação de outra natureza; (Arquitetura e Urbanismo) - Universidade de Caxias do Sul; Orientador: Margit Arnold Fensterseifer;

Caroline Perego

Levantamento cadastral de bem arquitetônico de valor histórico em Bento Gonçalves: Casa Damo e Casa Bertani; 2018; Orientação de outra natureza; (Arquitetura e Urbanismo) - Universidade de Caxias do Sul; Orientador: Margit Arnold Fensterseifer;

Bruna Scheuer

Levantamento de patrimônio cultural edificado do município de Cotiporã-RS; 2018; Orientação de outra natureza; (Arquitetura e Urbanismo) - Universidade de Caxias do Sul; Orientador: Margit Arnold Fensterseifer;

Luessa D

Guarnieri; Arquitetura comercial e seus condicionantes para o sucesso das vendas na atualidade; 2018; Orientação de outra natureza; (Arquitetura e Urbanismo) - Universidade de Caxias do Sul; Orientador: Margit Arnold Fensterseifer;

Tainara M

Dal Lago; Levantamento do patrimônio cultural edificado na linha Passo Velho no distrito de Tuiuty - Bento Gonçalves; 2018; Orientação de outra natureza; (Arquitetura e Urbanismo) - Universidade de Caxias do Sul; Orientador: Margit Arnold Fensterseifer;

Cleison Ivan Magagnin

Qualidade na construção civil: desafios da implantação e soluções aplicadas; 2018; Orientação de outra natureza; (Arquitetura e Urbanismo) - Universidade de Caxias do Sul; Orientador: Margit Arnold Fensterseifer;

Julia Zaffari Alessio

Levantamento com fins de inventariação do patrimônio cultural arquitetônico e paisagístico do município de Veranópolis-RS; 2017; Orientação de outra natureza; (Arquitetura e Urbanismo) - Universidade de Caxias do Sul; Orientador: Margit Arnold Fensterseifer;

Ronaldo Felipe Ferrari

Levantamento cadastral de bem arquitetônico tombado em Bento Gonçalves - Prefeitura Municipal; 2017; Orientação de outra natureza; (Arquitetura e Urbanismo) - Universidade de Caxias do Sul; Orientador: Margit Arnold Fensterseifer;

Janine LOrenset

Levantamento cadastral de bem arquitetônico em Nova Prata - Casa Da Cultura Padre Adolfo Luiz Fedrizzi; 2017; Orientação de outra natureza; (Arquitetura e Urbanismo) - Universidade de Caxias do Sul; Orientador: Margit Arnold Fensterseifer;

Gustavo Felipe Rosin

Mobiliário para as UHT dos hotéis brasileiros; 2017; Orientação de outra natureza; (Arquitetura e Urbanismo) - Universidade de Caxias do Sul; Orientador: Margit Arnold Fensterseifer;

Cinthya Rossatto

Levantamento cadastral de bem arquitetônico tombado em Bento Gonçalves - Igreja Metodista; 2017; Orientação de outra natureza; (Arquitetura e Urbanismo) - Universidade de Caxias do Sul; Orientador: Margit Arnold Fensterseifer;

Débora Natalia Scalco

Levantamento de patrimônio cultural edificado do município de Veranópolis-RS; 2017; Orientação de outra natureza; (Arquitetura e Urbanismo) - Universidade de Caxias do Sul; Orientador: Margit Arnold Fensterseifer;

Produções bibliográficas

  • FENSTERSEIFER, M. A. ; RELA, E. ; ALMEIDA, A. P. D. S. ; BERTHOLDO, D. T. ; CECCON, J. ; KUCZKOWSKI, T. D. . O fazer-se dos mestrados profissionais de história no Brasil - nas experiências caminhos para a sua construção. 1. ed. Rio de Janeiro: Autografia Edição e Comunicação, 2022. v. 1. 142p .

  • BERTOCO, Cristiane ; FORMOLO, Deise ; MARINI, Angela Maria ; GRESSELE, Sabrina de Lima ; Margit Arnold F. . Laços Patrimoniais -construindo um inventário colaborativo para Bento Gonçalves. 1. ed. Bento Gonçalves: Maurício Amormino Júnior, 2021. v. 1. 200p .

  • FENSTERSEIFER, M. A. . PATRIMÔNIO INDUSTRIAL COMO TEMA DE FORMAÇÃO NO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO PROFISSIONAL EM HISTÓRIA DA UNIVERSIDADE DE CAXIAS DO SUL. In: s Paulo Cesar Inácio. (Org.). O fazer-se dos mestrados profissionais em História no Brasil. 1ed.Rio de Janeiro: Autografia, 2022, v. 1, p. 15-36.

  • FENSTERSEIFER, M. A. . Jardins Orgânicos e Nativos. Jornal Design Serra, Bento Gonçalves, RS, p. 1 - 44, 10 nov. 2024.

  • FENSTERSEIFER, M. A. ; RELA, E. . Registro de máquinas e equipamentos no patrimônio histórico industrial com vistas a Salvaguarda. In: IV Congresso Nacional para a conservação de Patrimônios Industrais e VII Jornada de jovens pesquisadores, 2024, Bauru - São Paulo. Anais do IV Congresso nacional para conservação do patrimônio industrial: Desafios, caminhos e contradições sobre a memória do trabalho industrial.. São Paulo: Editora do Brasil, 2024. v. 1. p. 90-94.

  • FENSTERSEIFER, M. A. ; STAUDT, L. . Cozinha separada, banheiro longe e porão: como eram as casas dos colonos italianos. 2025. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • RELA, Eliana ; Margit Arnold F. . Registro de máquinas e equipamentos no Patrimônio Histórico Industrial com vistas a salvaguarda. 2024. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • FENSTERSEIFER, M. A. ; POLETTO, M. . Reflexões sobre Habitar. 2024. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • FENSTERSEIFER, M. A. . Semana Acadêmica de Arquitetura e Urbanismo: Roda de Conversa com Egressos da UCS. 2024. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • FENSTERSEIFER, M. A. . Compatibilização na Prática: Caso do Parque Una e seus Desafios. 2024. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • FENSTERSEIFER, M. A. ; CHEMELLO, M. G. . Viagem técnica de estudos em São Paulo capital. 2024. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • FENSTERSEIFER, M. A. . Concurso Tramontina 2024. 2024. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • FENSTERSEIFER, M. A. . Percurso do Patrimônio Histórico em Garibaldi RS. 2023. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • FENSTERSEIFER, M. A. . Antigos Moinhos, Representações Regionais do patrimônio industrial serrano gaúcho. 2021. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • FENSTERSEIFER, M. A. . KM2- Uma Vila representativa do patrimônio ferroviário do tronco norte no Rio Grande do Sul Brasil. 2021. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • FENSTERSEIFER, M. A. . Educação patrimonial. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

Outras produções

COPAT, D. S. ; FENSTERSEIFER, M. A. . Restauro Emergencial do Moinho Melati em Fagundes Varela. 2024.

FENSTERSEIFER, M. A. ; COPAT, D. S. ; MARINI, Angela Maria . Projeto Cultural Restauração CASA TESSER - Faria Lemos, Bento Gonçalves Brasil. 2023.

Margit Arnold F. . LEXA- Laboratório de Exatas, Arquitetura e Arte IPURB. 2025. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

FENSTERSEIFER, M. A. . Apresentação de Ante Projetos em S Tereza e Cotiporã. 2025. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

FENSTERSEIFER, M. A. . Concurso Tramontina 2025. 2025. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

FENSTERSEIFER, M. A. . EXT035255 - Semana Acadêmica de Arquitetura e Urbanismo: Roda de Conversa com Egressos da UCS. 2024. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

FENSTERSEIFER, M. A. . 31025 - Palestra sobre iluminação Brillia. 2024. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

FENSTERSEIFER, M. A. ; ROSSET, I. . Visita técnica no Museu do Pão em Ilópolis. 2024. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

FENSTERSEIFER, M. A. ; PECCIN, A. . XT035379 - Semana Acadêmica de Arquitetura e Urbanismo: Aprovação de Projetos na Vigilância Sanitária. 2024. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

FENSTERSEIFER, M. A. . EXT034589 - Concurso Tramontina 2024. 2024. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

FENSTERSEIFER, M. A. ; RAFAELI, M. . EXT034303 - AutoCad Básico. 2024. .

FENSTERSEIFER, M. A. ; PERONI, V. . EXT034099 - ArchiCad Básico. 2024. .

FENSTERSEIFER, M. A. ; PASINI, P. . EXT032402 - Percurso do Patrimônio Histórico Gribaldi- RS. 2023. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

FENSTERSEIFER, M. A. ; ROCHA, H. . EXT032394 - Palestra Santini Rocha. 2023. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

FENSTERSEIFER, M. A. . EXT032305 - Casa Cor Porto Alegre. 2023. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

FENSTERSEIFER, M. A. . EXT032306 - Concurso Tramontina. 2023. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

FENSTERSEIFER, M. A. ; MELATI, A. ; AUSTRIA, G. ; CHEMELLO, M. G. ; FELIN, P. F. ; CRUZ, P. F. S. . EXT032307 - Preparação para ENADE - ARQ e URB. 2023. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

FENSTERSEIFER, M. A. . EXT032163 - Apresentação de TCC II em Loja Comercial. 2023. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

FENSTERSEIFER, M. A. ; CHEMELLO, M. G. . EXT032069 - Viagem técnica de estudos em São Paulo capital. 2023. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

FENSTERSEIFER, M. A. ; CHEMELLO, M. G. . Apresentação de Projetos de Requalificação em Pinto Bandeira -disciplina de Atelier IV. 2023. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

FENSTERSEIFER, M. A. ; CHEMELLO, M. G. . EXT031173 - Apresentação de Atelier IV em Faria Lemos. 2023. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

FENSTERSEIFER, M. A. . EXT032401 - Mesa Redonda Plataforma BIM - Intercâmbio. 2023. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

FENSTERSEIFER, M. A. . Oficina de croquis. 2015. .

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Universidade de Caxias do Sul, Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão. , Rua Francisco Getúlio Vargas,1130, Imigrante, 95070560 - Caxias do Sul, RS - Brasil, Telefone: (54) 32182100

Experiência profissional

2021 - Atual

Universidade de Caxias do Sul

Vínculo: discente do programa de pós, Enquadramento Funcional: Programa de Pós Graduação em História, Carga horária: 20

Outras informações:
Linha de pesquisa: patrimônio cultural, educação patrimonial e ensino de história

2021 - Atual

Universidade de Caxias do Sul

Vínculo: Professor coordenador, Enquadramento Funcional: Curso de Arquitetura e Urbanismo, Carga horária: 60

Outras informações:
Coordenadora de curso

2007 - Atual

Universidade de Caxias do Sul

Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor Contratado, Carga horária: 20

Outras informações:
Atua há 23 anos como arquiteta autônoma