Francisco Elder Freitas Vidal

Doutor na Área de Literatura, História e Memória, pela Universidade Federal do Ceará, Mestre em Literatura, na Área de Literatura Comparada, pela Universidade Federal do Ceará(UFC); Pós-graduado em Educação, na Área de Educação Inclusiva pela Universidade Estadual do Ceará(UECE), Pós- graduado em Docência e Gestão do Ensino Superior pela Universidade Estácio de Sá(UNESA); Pós-graduado em História da Arte pela Universidade Estácio de Sá(UNESA);Pós-Graduando em Ciências Humanas e Sociais Aplicadas ao Mundo do Trabalho(UFPI); Graduado em Licenciatura Plena em Letras pela Universidade Estadual do Ceará(UECE); Graduado em Psicologia pela Universidade Estácio de Sá(UNESA), Graduando em Pedagogia pela FAVENI. Atualmente é Coordenador do Doutorado Interinstitucional na área de Letras entre IFCE e UFC, e professor da área de Língua Portuguesa do Campus Maranguape; Possui experiência no magistério tanto no Ensino Básico quanto no Superior, nas áreas de ensino e gestão. Autor de livros didáticos e apostilas do Sistema SAS e das obras Sob a Pétala da Pólvora(ficção), Sob a Pétala da Pólvora - Gênesis(ficção), Áfricas de papel: uma análise da identidade nacional angolana na obra de Pepetela(crítica literária) e Entre o silêncio e a hiperatividade: o TDAH em sala de aula(Educação). Além disso, tem atuação na área teatral como diretor do espetáculo A Casa, baseado na obra da escritora Natércia Campos e incursionou pela área do cinema como codiretor do média-metragem Patativa, um Sopro de Vida no Sertão. Como palestrante e Conferencista, tem participação em Congressos, Seminários, Encontros e outros eventos de alcance Nacional e Internacional.

Informações coletadas do Lattes em 30/10/2025

Acadêmico

Formação acadêmica

Doutorado em Letras

2018 - 2024

Universidade Federal do Ceará
Título: Alegorias do autoritarismo: a personagem mutilada em Yaka e Quarup.
Marcelo Almeida Peloggio. Grande área: Lingüística, Letras e ArtesGrande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Outras Literaturas Vernáculas / Especialidade: Literaturas Africanas. Grande Área: Ciências Humanas / Área: História.

Mestrado em Letras

2011 - 2013

Universidade Federal do Ceará
Título: Identidade e mobilidade angolanas na ficção de Pepetela
, Ano de Obtenção: 2014.Stélio Torquato Lima.Grande área: Lingüística, Letras e Artes

Especialização em andamento em Pós-Graduando em Ciências Humanas e Sociais Aplicadas ao Mundo do Trabalho

2022 - Atual

Universidade Federal do Piauí

Especialização em História da Arte

2019 - 2020

Universidade Estácio de Sá
Título: Adriana Varejão: Percursos e Percalços de um Olhar Estético Antropofágico
Orientador: Cristina Fonseca Silva Rennó

Especialização em Docência e Gestão no Ensino Superior

2015 - 2016

Universidade Estácio de Sá
Título: As Ações Afirmativas e a Teoria do Desenvolvimento Humano: a gênese de um novo olhar na graduação em Psicologia.
Orientador: Mariana de Freitas Rasga

Especialização em Educação Inclusiva

2012 - 2014

Universidade Estadual do Ceará
Título: Entre o silêncio e a hiperatividade: visões sobre o TDAH na sala de aula do ensino médio.
Orientador: Joan Cristina Rios de Oliveira

Graduação em andamento em Pedagogia

2022 - Atual

FAVENI-FACULDADE VENDA NOVA DO IMIGRANTE

Graduação em Psicologia

2015 - 2020

Faculdade Estácio do Ceará, Estácio FIC
Título: Depressão na Velhice: Visões Singulares Sobre o Transtorno Depressivo Maior na Vida Adulta Tardia
Orientador: Ana Lúcia Ferreira Rios.

Graduação em Letras

1997 - 2003

Universidade Estadual do Ceará
Título: A geografia do riso na obra O Pescador de Tabocal, de Batista de Lima
Orientador: Batista de LIma

Formação complementar

2025 - 2025

Inclusão e Adaptação: Experiências Reais e Dicas. (Carga horária: 4h). , IFCE - Campus Maranguape, IFCE, Brasil.

2023 - 2023

A Gramática e a Linguística em sala de aula.. (Carga horária: 52h). , Universidade de São Paulo, USP, Brasil.

2023 - 2023

Cinema Brasileiro: o Clássico e o Moderno. (Carga horária: 8h). , CENTRO DE PESQUISA E FORMAÇÃO DO SESC SÃO PAULO, CPF-SESC, Brasil.

2022 - 2022

Curso de Inverno da FFLCH - O mundo em ruínas - George Orwell e Walter Benj. (Carga horária: 8h). , Universidade de São Paulo, USP, Brasil.

2022 - 2022

Curso de Inverno da FFLCH - Estética da Violência na Literatura Feminina. (Carga horária: 8h). , Universidade de São Paulo, USP, Brasil.

2020 - 2020

Extensão universitária em Literatura Cearense. (Carga horária: 140h). , Universidade Aberta do Nordeste, UAN, Brasil.

2020 - 2020

Curso Plantão Psicológico. (Carga horária: 20h). , Instituto Meira Barbosa, IEMB, Brasil.

2016 - 2016

Extensão universitária em Curso de Extensão em Educação Inclusiva. (Carga horária: 80h). , Instituto Federal do Ceará, IFCE, Brasil.

2015 - 2015

Curso de Formação para Professores Formadores em Educação a Distância. (Carga horária: 40h). , Instituto Federal do Ceará, IFCE, Brasil.

2013 - 2013

História da Arte. (Carga horária: 20h). , Créative Escola de Moda e Arte - CEMA, CEMA, Brasil.

1998 - 1998

Formação de agentes de prevenção às drogas. (Carga horária: 20h). , Universidade Estadual do Ceará, UECE, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Francês

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Bem.

Áreas de atuação

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Literatura Brasileira.

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Outras Literaturas Vernáculas/Especialidade: Literaturas Africanas.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Educação Inclusiva.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Educação.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia.

Organização de eventos

VIDAL, F. E. F. . I Fórum de Profissionais da Área de Letras do IFCE. 2025. (Outro).

VIDAL, F. E. F. . I Festival de Música e memória do Campus Maranguape. 2025. (Festival).

VIDAL, F. E. F. . I Debatendo Brasis. 2024. (Festival).

VIDAL, F. E. F. ; CAVALCANTE, E. A. S. ; SILVA, João Hélder Alves . Umirim Fest. 2019. (Festival).

VIDAL, F. E. F. ; SILVA, M. A. . Umirim, um campus encantado.. 2019. (Festival).

VIDAL, F. E. F. . I SIRELP - I Simpósio Regional de Literatura Portuguesa. 2018. (Outro).

VIDAL, F. E. F. . I JELF - Jornada de Estudos de Literatura e Filosofia. 2018. (Outro).

VIDAL, F. E. F. . I JELLP - Jornada de Estudos de Literaturas em Língua Portuguesa. 2018. (Outro).

VIDAL, F. E. F. . I ECLEL - I Encontro Científico de Linguística, Educação e Literatura. 2017. (Outro).

VIDAL, F. E. F. . V Seminário Interdisciplinar das Ciências da Linguagem. 2017. (Outro).

VIDAL, F. E. F. . A Arte de Falar Poemas. 2017. (Outro).

VIDAL, F. E. F. ; SOUZA, V. F. . V SIC - Seminário Interdisciplinar de Ciências da Linguagem. 2017. (Outro).

VIDAL, F. E. F. . II QUIZINE - II Festival de Fanzines do Sertão Central. 2016. (Festival).

VIDAL, F. E. F. . E"ventos" da Democracia. 2016. (Outro).

VIDAL, F. E. F. . I QUIZINE - I Festival de Fanzines do Sertão Central. 2015. (Festival).

VIDAL, F. E. F. . I Semana da Consciência Negra. 2015. (Outro).

VIDAL, F. E. F. . X Encontro Interdisciplinar de Estudos Literários. 2013. (Congresso).

VIDAL, F. E. F. . IX Encontro Interdisciplinar de Estudos Literários. 2012. (Congresso).

VIDAL, F. E. F. . VIII Encontro Interdisciplinar de Estudos Literários. 2011. (Congresso).

Participação em eventos

Academia ENEM.ENEM: COMO CONSTRUIR UMA TRILHA DE APROVAÇÃO E SUCESSO?. 2023. (Encontro).

III Jornada de Letras - IFCE Campus Tabuleiro do Norte.Literatura, História, Politização e Ensino. 2023. (Encontro).

IV Encontro de Jovens Pesquisadores em Machado de Assis. 2023. (Encontro).

IV Jornada de Estudos Machadianos. 2023. (Outra).

Jornada Saramago Vive. 2023. (Encontro).

Ciclo de Palestras - Literatura e Violência/Terrorismo de Estado. 2022. (Outra).

Seminário Temático: Métodos para a Abordagem do Texto Literário. 2022. (Seminário).

Simpósio Revisitando o Modernismo de 1922: o centenário à contrapelo. 2022. (Simpósio).

III Semana Internacional de Letras da UNILAB. 2018. (Encontro).

III Semana Internacional de Letras da UNILAB.Explorando a natureza dos gêneros textuais sob o enfoque dos PCN´s. 2018. (Encontro).

Debatendo ações acadêmicas para os povos Afro-brasileiros e indígenas.Áfricas no Brasil: veredas de nossa emblemática identidade nacional. 2017. (Outra).

II Semana Internacional de Letras (UNILAB).Da LDB ao novo Ensino Médio: percursos e percalços do devir educacional brasileiro. 2017. (Outra).

II Semana Internacional de Letras (UNILAB).A Graduação e o Ensino Básico: como construir pontes?. 2017. (Outra).

Sarau ÁfricaNós: nossa identidade afrodescendente.Tambores de palavras: a África na construção da identidade nacional brasileira.. 2017. (Outra).

XII Bienal Internacional do Livro do Ceará.Leituras Inclusivas: percepções sobre TDAH na sala de aula contemporânea.. 2017. (Outra).

XII Bienal Internacional do Livro do Ceará.A LDB e a construção de uma política educacional defensora da leitura.. 2017. (Outra).

XII Bienal Internacional do Livro do Ceará.Entre sons, sabores e trilhas: a sala de aula como espaço de resgate de memórias. 2017. (Outra).

Ciclo de Conferências da Academia Cearense de Letras.Fortaleza Florescida: o baú de memórias da cidade na ficção de Angela Gutiérrez. 2016. (Encontro).

II EPEGRAL - Encontro de Pesquisa da Graduação em Letras.Possibilidades de Mestrado no Ceará para graduados em Letras.. 2016. (Encontro).

XIII Encontro Interdisciplinar de Estudos Literários.Mãos ao alto: a identidade do personagem terrorista na literatura contemporânea.. 2016. (Encontro).

XIII Encontro Interdisciplinar de Estudos Literários.A pluralidade de tipos brasileiros em "O pagador de Promessas", de Dias Gomes. 2016. (Encontro).

XIII Encontro Interdisciplinar de Estudos Literários.Entre bonecas, ursos e abusos: as consequências da violência sexual na memória infantil em " O caderno Rosa de Lori Lamby", de Hilda Hilst.. 2016. (Encontro).

XIII Encontro Interdisciplinar de Estudos Literários.Um buraco chamado Brasil: uma análise da violência simbólica em Luxúria, de Fernando Bonassi.. 2016. (Encontro).

XIII Encontro Interdisciplinar de Estudos Literários.Canecas trincadas, saudades quase apagadas: a velhice em 111 Ais, de Dalton Trevisan. 2016. (Encontro).

XIII Encontro Interdisciplinar de Estudos Literários.Bárbaro, quem é você? Uma análise do olhar eurocêntrico de Camões sobre as identidades dos povos do Além-mar na epopeia "Os Lusíadas". 2016. (Encontro).

XIII Encontro Interdisciplinar de Estudos Literários.Escombros da Colonização: um olhar sobre a relação entre colonizado e colonizador em "Venenos de Deus, Remédios do Diabo", de Mia Couto.. 2016. (Encontro).

XIII Encontro Interdisciplinar de Estudos Literários.Cerimoniais de Thanatos: as máscaras da morte na obra Vésperas, de Adriana Lunardi.. 2016. (Encontro).

XIII Encontro Interdisciplinar de Estudos Literários.O gozo do adolescer: uma análise do conto O primeiro Beijo, de Clarice Lispector. 2016. (Encontro).

XIII Encontro Interdisciplinar de Estudos Literários.Entre as veredas do bem e do mal: uma análise do fantástico em Os verdes abutres da Colina, de José Alcides Pinto.. 2016. (Encontro).

XIII Encontro Interdisciplinar de Estudos Literários.Literatura contemporânea e empoderamento feminino: que tem medo de Fernanda Young?. 2016. (Encontro).

III Encontro Internacional de Literaturas, Histórias e Culturas Afro-Brasilerias e Africanas.As vozes de uma nação no conto Estranhos Pássaros de Asas Abertas. 2013. (Encontro).

II Seminário Interdisciplinar das Ciências da Linguagem. 2013. (Oficina).

II Seminário Interdisciplinar das Ciências das Linguagens.A identidade nacional na literatura angolana. 2013. (Seminário).

IX Encontro Interdisciplinar de Estudos Literários.A questão da identidade nacional na literatura dos países africanos lusófonos. 2013. (Encontro).

V Encontro de Professores de Literaturas Africanas/ I Encontro da AFROLIC.As mil faces de Angola em Yaka. 2013. (Encontro).

X Encontro Interdisciplinar de Estudos Literários.Literatura e Ensino: os desafios da literatura na sala de aula do século XXI. 2013. (Encontro).

IX Encontro Interdisciplinar de Estudos Literários.Literatura e Memória. 2012. (Encontro).

Formação de agentes de prevenção às drogas - NECAD/UECE. 1998. (Outra).

Participação em bancas

Aluno: Angélica Maria de Almeida Carvalho

VIDAL, F. E. F.; PELOGIO, M. A.; BAYLLART, C. O.; BARBOSA, D. B.; PONTES, A. M. L.. O Palimpsesto Narrativo de Os Sinos da Agonia, de Autran Dourado. 2025. Tese (Doutorado em Letras) - Universidade Federal do Ceará.

Aluno: Angélica Maria de Almeida Carvalho

VIDAL, F. E. F.; BAYLLART, C. O.; PELOGIO, M. A.; BARBOSA, D. B.; SILVA, J. C. B.. O Palimpsesto Narrativo de Os Sinos da Agonia. 2024. Exame de qualificação (Doutorando em Letras) - Universidade Federal do Ceará.

Aluno: ILCSON DELUCAS MENDES DE MELO

VIDAL, F. E. F.; GURGEL, Nádya Brito; SILVEIRA, F. B. R.. Centelhas de Ciúme em Dom Casmurro: um Diálogo entre a Literatura machadiana e a Psicanálise freudiana. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Letras) - IFCE - Campus Umirim.

Aluno: João Rodrigo Rocha de Azevedo Marques

VIDAL, F. E. F.; SOUZA, Marcela Coelho; FEUGA, R. M. T. L.. Entre Sabores e Saberes: um olhar gastronômico sobre a Literatura de Harry Potter. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em gastronomia) - Instituto federal do Ceará - Campus Baturité.

Aluno: Francisco Aucelio Evangelista Belchior Junior

VIDAL, F. E. F.; COSTA. F. M.L.L.; VERDE, N. P. L.; BUARQUE, P. M. C.. O ensino de ciências naturais na escola Jenipapo-Kanindé. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Química) - Instituto Federal do Ceará.

VIDAL, F. E. F.; CAVALCANTE, E. A. S.; SILVA, M. A.. Processo Seletivo Simplificado de Contratação de Professores Substitutos do IFCE - Campus Umirim. 2019. IFCE - Campus Umirim.

VIDAL, F. E. F.; AQUINO, Lourival Soares; ALENCAR, Kayciane Assunção. Processo Seletivo Simplificado de Professores Substitutos do IFCE. 2018. Instituto Federal do Ceará - Campus Baturité.

VIDAL, F. E. F.; SILVA, M. A.. Comissão de Implantação do Curso de Letras - Tabuleiro do Norte.. 2019. Instituto Federal do Ceará - campus Tabuleiro do Norte.

Orientou

ILCSON DELUCAS MENDES DE MELO

Centelhas de Ciúme em Dom Casmurro: um diálogo entre a literatura machadiana e a psicanálise freudiana; 2024; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Letras) - IFCE - Campus Umirim; Orientador: Francisco Elder Freitas Vidal;

João Rodrigo Rocha de Azevedo Marques

Entre Sabores e Saberes: um Olhar Gastronômico Sobre a Literatura de Harry Potter; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em gastronomia) - Instituto federal do Ceará - Campus Baturité; Orientador: Francisco Elder Freitas Vidal;

Francisco Aucelio Evangelista Belchior Junior

O Ensino de ciências naturais na escola Jenipapo Kanindé; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Química) - Instituto Federal do Ceará; Orientador: Francisco Elder Freitas Vidal;

Lucas Silva de Araújo Rodrigues

Despertando competências e habilidades na área de Linguagens, códigos e suas tecnologias - competência 02; 2017; Iniciação Científica; (Graduando em Licenciatura em Letras - Português/Inglês e suas respectivas Literaturas; ) - Instituto federal do Ceará - Campus Baturité; Orientador: Francisco Elder Freitas Vidal;

Wallysson Souza Silva

Despertando competências e habilidades na área de Linguagens, códigos e suas tecnologias - competências 01 e 05; ; 2017; Iniciação Científica; (Graduando em Licenciatura em Letras - Português/Inglês e suas respectivas Literaturas; ) - Instituto federal do Ceará - Campus Baturité; Orientador: Francisco Elder Freitas Vidal;

Carlos Ulisses Moreira Pessoas Teixeira e SIlva

Despertando competências e habilidades na área de Linguagens, códigos e suas tecnologias - competências 03 e 04; 2017; Iniciação Científica; (Graduando em Licenciatura em Letras - Português/Inglês e suas respectivas Literaturas; ) - Instituto federal do Ceará - Campus Baturité; Orientador: Francisco Elder Freitas Vidal;

Wanderson Barbosa da Silva

; Despertando competências e habilidades na área de linguagens, códigos e suas tecnologias - competências 06 e 07; ; 2017; Iniciação Científica; (Graduando em Licenciatura em Letras - Português/Inglês e suas respectivas Literaturas; ) - Instituto federal do Ceará - Campus Baturité; Orientador: Francisco Elder Freitas Vidal;

José Gomes da Silva

Despertando competências e habilidades na área de linguagens, códigos e suas tecnologias - competências 08 e 09; ; 2017; Iniciação Científica; (Graduando em Licenciatura em Letras - Português/Inglês e suas respectivas Literaturas; ) - Instituto federal do Ceará - Campus Baturité; Orientador: Francisco Elder Freitas Vidal;

Deborah Sousa SIlva

A representação feminina nos contos "Amor", de Clarice Lispector e "Era uma vez", de Nadine Gordimer; ; 2019; Orientação de outra natureza; (Licenciatura em Letras) - Faculdade de Educação, Ciências e Letras do Sertão Central; Orientador: Francisco Elder Freitas Vidal;

Francisco Abner Aguiar da Silva Paz

Literatura e sociedade, a personagem marginal em eles eram muito cavalos, de Luiz Ruffato; 2017; Orientação de outra natureza; (Licenciatura em Letras - Português/Inglês e suas respectivas Literaturas; ) - Instituto Federal do Ceará; Orientador: Francisco Elder Freitas Vidal;

Antônio Carlos da Silva Barbosa

Vida Dura: uma análise da personagem tipo na ficção de Cláudia Tajes; 2017; Orientação de outra natureza; (Licenciatura em Letras - Português/Inglês e suas respectivas Literaturas; ) - INSTITUTO FEDERAL DO CEARA - CAMPUS TIANGUA; Orientador: Francisco Elder Freitas Vidal;

Maria Lúcia Lourenço Martins

Restos do Carnaval: o desabrochar feminino na literatura; 2017; Orientação de outra natureza; (Licenciatura em Letras - Português/Inglês e suas respectivas Literaturas; ) - Instituto Federal do Ceará; Orientador: Francisco Elder Freitas Vidal;

Antônia Emiliene dos Santos Barbosa

O mistério do Anão: uma análise do fantástico no conto As Formigas, de Lygia Fagundes Teles; 2017; Orientação de outra natureza; (Licenciatura em Letras - Português/Inglês e suas respectivas Literaturas; ) - Instituto Federal do Ceará; Orientador: Francisco Elder Freitas Vidal;

Wanderson Barbosa da Silva

Os gêneros textuais sob a ótica dos parâmetros curriculares nacionais; 2017; Orientação de outra natureza; (Licenciatura em Letras - Português/Inglês e suas respectivas Literaturas; ) - Instituto Federal do Ceará; Orientador: Francisco Elder Freitas Vidal;

Wallysson Souza Silva

Nas entrelinhas da maldição: uma análise do mal em Os verdes abutres da colina, de José Alcides Pinto; 2017; Orientação de outra natureza; (Licenciatura em Letras - Português/Inglês e suas respectivas Literaturas; ) - Instituto Federal do Ceará; Orientador: Francisco Elder Freitas Vidal;

Antônia Josiele Barbosa do Nascimento

Máscaras de Thanatos: a temática da morte nos contos Dizem que os cães vêem coisas e os doze parafusos, de Moreira Campos; ; 2017; Orientação de outra natureza; (Licenciatura em Letras - Português/Inglês e suas respectivas Literaturas; ) - Instituto Federal do Ceará; Orientador: Francisco Elder Freitas Vidal;

Carlos Ulisses Moreira Pessoa Teixeira e Silva

O corpo proibido em Lavoura Arcaica: a relação entre a literatura e a psicanálise; 2017; Orientação de outra natureza; (Licenciatura em Letras - Português/Inglês e suas respectivas Literaturas; ) - Instituto Federal do Ceará; Orientador: Francisco Elder Freitas Vidal;

Jonas da Silva Justino

A casa dos budas ditosos: portas de erotismo ou janelas de pornografia?; 2017; Orientação de outra natureza; (Licenciatura em Letras - Português/Inglês e suas respectivas Literaturas; ) - Instituto federal do Ceará - Campus Baturité; Orientador: Francisco Elder Freitas Vidal;

Naira Lima Ramos

Santo Inquérito: uma visão alegórica sobre os anos de chumbo no Brasil; 2017; Orientação de outra natureza; (Licenciatura em Letras - Português/Inglês e suas respectivas Literaturas; ) - Instituto federal do Ceará - Campus Baturité; Orientador: Francisco Elder Freitas Vidal;

Sávia Moema Ramos de Melo

Literatura & Behaviorismo: o comportamento sexual masculino no romance O pau, de Fernanda Young; 2017; Orientação de outra natureza; (Licenciatura em Letras - Português/Inglês e suas respectivas Literaturas; ) - Instituto federal do Ceará - Campus Baturité; Orientador: Francisco Elder Freitas Vidal;

Produções bibliográficas

  • VIDAL, F. E. F. . Entre o silêncio e a hiperatividade: o TDAH em sala de aula. 1. ed. Fortaleza: Premius, 2016. v. 1000. 96p .

  • VIDAL, F. E. F. . Sob a Pétala da Pólvora - Gênesis. 112. ed. Fortaleza: Premius, 2015. v. 1000.

  • VIDAL, F. E. F. . Áfricas de papel: uma análise da identidade nacional angolana na obra de Pepetela. 1. ed. Fortaleza: Premius, 2014. v. 1000. 196p .

  • VIDAL, F. E. F. . Sob a Pétala da Pólvora. 1. ed. Fortaleza: Premius, 2013. v. 1000. 112p .

  • VIDAL, F. E. F. . Ari de Sá: do bonde ao mouse, um centenário do pensar. Jornal O POVO, Jornal O Povo, p. 7 - 7, 08 out. 2018.

  • VIDAL, F. E. F. . Parâmetros Curriculares Nacionais e gêneros textuais: uma combinação de sucesso para o ensino de Língua Portuguesa no Brasil. Educar Mais, SAS, p. 08 - 09, 01 set. 2015.

  • VIDAL, F. E. F. . Literatura angolana: um registro singular da língua portuguesa em solo africano. Educar Mais, Espaço da ABC, p. 16 - 16, 01 maio 2012.

  • VIDAL, F. E. F. . As mil faces de Angola em Yaka. In: V Encontro de Professores de Literaturas Africanas e I Encontro da AFROLIC, 2013, Porto Alegre. Anais do V Encontro de Professores de Literaturas Africanas e I Encontro da AFROLIC. Porto Alegre: Instituto de Letras/UFRGS, 2013. v. ùnico. p. 01-16.

  • VIDAL, F. E. F. ; LIMA, S. T. . Da estepe ao planalto: a crise da identidade nacional angolana na ficção de Pepetela. In: IX Encontro Interdisciplinar de estudos Literários, 2013, Fortaleza. Amor, morte, origens e identidades na literatura. Fortaleza: Imprensa Universitária, 2013. v. 1. p. 201-225.

  • VIDAL, F. E. F. . Entre o planalto e a estepe, a saga da construção da identidade angolana. In: VIII Encontro Interdisciplinat de Estudos Literários, 2012, Fortaleza. Possibilidades em Literatura Comparada, 2012. v. único. p. 104-112.

  • VIDAL, F. E. F. ; SILVA, W. S. . Entre as veredas do bem e do mal: uma análise do fantástico em Os verdes abutres da colina, de José Alcides Pinto. In: XIII Encontro Interdisciplinar de Estudos Literários, 2016, Fortaleza. Caderno de resumos, 2016. v. unico. p. 71-72.

  • VIDAL, F. E. F. ; SILVA, P. A. B.A. . Um buraco chamado Brasil: uma análise da violência simbólica em Luxúria, de Fernando Bonassi.. In: XIII Encontro Interdisciplinar de Estudos Literários, 2016, Fortaleza. Caderno de Resumos, 2016. v. Único. p. 70-70.

  • VIDAL, F. E. F. ; SILVA, A.M.R. ; AMÂNCIO, M. E. C. . Entre bonecas, ursos e abusos: as consequências da violência sexual na memória infantil em 'O caderno rosa de Lori Lamby', de Hilda Hilst. In: XIII Encontro Interdisciplinar de Estudos Literários, 2016, Fortaleza. Caderno de resumos do XIII Encontro Interdisciplinar de Estudos Literários. Fortaleza, 2016. v. Único. p. 11-12.

  • VIDAL, F. E. F. ; BARBOSA, A.C.S. ; ABREU, N.O. . A pluralidade de tipos brasileiros em 'O pagador de promessas', de Dias Gomes. In: XIII Encontro Interdisciplinar de Estudos Literários, 2016, Fortaleza. Caderno de resumos. Fortaleza, 2016. v. Único. p. 14-14.

  • VIDAL, F. E. F. ; FARIAS, E. B. . Literatura contemporânea e empoderamento feminino: quem tem medo de Fernanda Young?. In: XIII Encontro Interdisciplinar de Estudos Literários, 2016, Fortaleza. Caderno de resumos. Fortaleza, 2016. v. Único. p. 28-28.

  • VIDAL, F. E. F. ; PAULA, J. L. . Escombros da colonização: um olhar sobre a relação entre colonizado e colonizador em Venenos de Deus, Remédios do Diabo, de Mia Couto. In: XIII Encontro Interdisciplinar de Estudos Literários, 2016, Fortaleza. Caderno de Resumos. Fortaleza, 2016. v. Único. p. 44-44.

  • VIDAL, F. E. F. ; PONTE, L. R. ; FILHO, F.M.S. . Canecas trincadas, saudades quase apagadas: a velhice em 111 Ais, de Dalton Trevisan. In: XIII Encontro Interdisciplinar de Estudos Literários, 2016, Fortaleza. Caderno de resumos, 2016. v. Único. p. 48-49.

  • VIDAL, F. E. F. ; TEIXEIRA, C.U.M. ; SILVA, D.S. . Bárbaro, quem é você? Uma análise do olhar eurocêntrico de Camões sobre as identidades dos povos do Além-mar na epopeia Os Lusíadas.. In: XIII Encontro Interdisciplinar de Estudos Literários, 2016, Fortaleza. Caderno de resumos, 2016. v. Único. p. 63-64.

  • VIDAL, F. E. F. ; SILVA, W. B. ; SILVA, J.G. . Mãos ao alto: a identidade do personagem terrorista na literatura contemporânea. In: XIII Encontro Interdisciplinar de Estudos Literários, 2016, Fortaleza. Caderno de resumos, 2016. v. Único. p. 72-73.

  • VIDAL, F. E. F. ; VIEIRA, F.V.M. . Cerimoniais de Thanatos: as máscaras da morte na obra Vésperas, de Adriana Lunardi. In: XIII Encontro Interdisciplinar de Estudos Literários, 2016, Fortaleza. Caderno de resumos, 2016. v. Único. p. 78-79.

  • VIDAL, F. E. F. ; LIMA, M. B. M. ; MARTINS, M.L.L . O gozo do adolescer: uma análise do conto O Primeiro Beijo, de Clarice Lispector. In: XIII Encontro Interdisciplinar de Estudos Literários, 2016, Fortaleza. Caderno de Resumos. Fortaleza, 2016. v. Único. p. 33-33.

  • VIDAL, F. E. F. . As mil faces de Angola em Yaka. In: V Encontro de Professores de Literaturas Africanas/ I Encontro da afrolic, 2013, Porto Alegre. Identidades africanas e comunitarismo supranacional: aproximações, tensões,fricções.. Porto Alegre, 2013.

  • VIDAL, F. E. F. . As vozes de uma nação no conto Estranhos Pásaros de Asas Abertas. In: III Encontro Internacional de Literaturas, Histórias e Culturas Afro-Brasileiras e Africanas, 2013, Teresina. Narrativas e Identidades Culturais, 2013.

  • VIDAL, F. E. F. ; LIMA, S. T. . Da estepe ao planalto: as identidades andarilhas angolanas. In: IX Encontro Interdisciplinar de estudos Literários, 2012, Fortaleza. Amor, morte origens e identidades na Literatura, 2012.

  • VIDAL, F. E. F. ; ALMEIDA, N. M. A. ; SOUSA, M. L. A. ; ROCHA, J. A. ; SILVA, G. M. N. . As provas de Língua Portuguesa dos vestibulares da Universidade Estadual do Ceará. In: II Semana Universitária da UECE, 1997, Fortaleza. Anais do VI Encontro de Iniciação Científica. Fortaleza: editora da UECE, 1997. v. 1. p. 462-462.

  • VIDAL, F. E. F. . Os caminhos da literatura cearense - Parte I. 2020. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • VIDAL, F. E. F. . Educação inclusiva: desafios e vicissitudes na maneira de lidar com o outro. 2019. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • VIDAL, F. E. F. . Literatura, História e Memória: caminhos e descaminhos do Mar de palavras português. 2018. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • VIDAL, F. E. F. . A Graduação e o Ensino Básico: como construir pontes?. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • VIDAL, F. E. F. . Leituras Inclusivas: percepções sobre o TDAH em sala de aula. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • VIDAL, F. E. F. . A LDB e a construção de uma política educacional defensora da leitura. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • VIDAL, F. E. F. . Entre sons, sabores e trilhas: a sala de aula como espaço de resgate das memórias indígenas, africanas e portuguesas. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • VIDAL, F. E. F. . Da LDB ao Novo Ensino Médio: percursos e percalços do devir educacional brasileiro. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • VIDAL, F. E. F. . Teoria do Desenvolvimento Humano: um pensar sobre o existir adolescente. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • VIDAL, F. E. F. . Áfricas no Brasil: veredas de nossa emblemática identidade nacional. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • VIDAL, F. E. F. . I Sarau África Nós: Nossa Identidade Afrodescendente. 2017. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • VIDAL, F. E. F. . Fortaleza Florescida: o baú de memórias da cidade na ficção de Angela Gutiérrez. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • VIDAL, F. E. F. . Possibilidades de Mestrado no Ceará para graduados em Letras.. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • VIDAL, F. E. F. ; VIEIRA, F.V.M. . Cerimoniais de Thanatos: as máscaras da morte na obra Vésperas, de Adriana Lunardi. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • VIDAL, F. E. F. ; SILVA, J.G. ; SILVA, W. B. . Mãos ao alto: a identidade do personagem terrorista na literatura contemporânea.. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • VIDAL, F. E. F. ; TEIXEIRA, C.U.M. ; SILVA, D.S. . Bárbaro, quem é você? Uma análise do olhar eurocêntrico de Camões sobre as identidades dos povos do Além-mar na epopeia Os Lusíadas.. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • VIDAL, F. E. F. ; PONTE, L. R. ; FILHO, F.M.S. . Canecas trincadas, saudades quase apagadas: a velhice em 111 ais de Dalton Trevisan. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • VIDAL, F. E. F. ; PAULA, J. L. . Escombros da colonização: um olhar sobre a relação entre colonizado e colonizador em 'Venenos de Deus, Remédios do diabo', de Mia Couto.. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • VIDAL, F. E. F. ; FARIAS, E. B. . Literatura contemporânea e empoderamento feminino: quem tem medo de Fernanda Young?. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • VIDAL, F. E. F. ; SILVA, W. S. . Entre as veredas do bem e do mal: uma análise do fantástico na obra Os verdes Abutres da Colina, de José Alcides Pinto. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • VIDAL, F. E. F. ; SILVA, P. A. B.A. . Um buraco chamado Brasil: uma análise da violência simbólica em Luxúria, de Fernando Bonassi.. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • VIDAL, F. E. F. ; SILVA, A.M.R. ; AMÂNCIO, M. E. C. . Entre bonecas, ursos e abusos: as consequências da violência sexual na memória infantil em ' O caderno rosa de Lori Lamby'.. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • VIDAL, F. E. F. ; BARBOSA, A.C.S. ; ABREU, N.O. . A pluralidade de tipos brasileiros em ' O pagador de promessas', de Dias Gomes.. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • VIDAL, F. E. F. ; LIMA, M. B. M. ; MARTINS, M.L.L . O gozo do adolescer: uma análise do conto O primeiro beijo, de Clarice Lispector. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • VIDAL, F. E. F. . Identidade cultural e memória no novo ensino médio brasileiro. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • VIDAL, F. E. F. . O lugar da cultura e da identidade no ensino de língua portuguesa. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • VIDAL, F. E. F. . Vozes da cultura popular na literatura brasileira. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • VIDAL, F. E. F. . A identidade cultural de matriz afro na literatura brasileira. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • VIDAL, F. E. F. . Desafios do ensino de língua e literatura no sistema educacional brasileiro. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • VIDAL, F. E. F. . As mil faces de Angola em Yaka. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • VIDAL, F. E. F. . As vozes de uma nação no conto Estranhos Pássaros de Asas Abertas. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • VIDAL, F. E. F. . A identidade nacional na literatura angolana. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • VIDAL, F. E. F. . A questão da identidade nacional nos países africanos lusófonos. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • VIDAL, F. E. F. . Literatura e Ensino: os desafios da literatura na sala de aula do século XXI. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • VIDAL, F. E. F. . Culturas africanas no ENEM. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • VIDAL, F. E. F. . Literaturas africanas no ENEM. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • VIDAL, F. E. F. . Arte afro-brasileira no ENEM. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • VIDAL, F. E. F. . Literatura afro-brasileira no ENEM. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • VIDAL, F. E. F. . Literatura afro-brasileira no ENEM. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • VIDAL, F. E. F. . Novas perspectivas no Ensino de Língua e de Literatura Brasileira no ENEM. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • VIDAL, F. E. F. . As novas facetas do ensino das literaturas de língua portuguesa no ENEM. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • VIDAL, F. E. F. . Os desafios da área de linguagens na educação do século XXI. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • VIDAL, F. E. F. . Cultura afro-brasileira no ENEM. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • VIDAL, F. E. F. . Da estepe ao planalto: as identidades andarilhas angolanas. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • VIDAL, F. E. F. . Literatura e Memória. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • VIDAL, F. E. F. . A importância da competência leitora. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • VIDAL, F. E. F. . O planalto e a estepe: a saga da construção da identidade angolana. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • VIDAL, F. E. F. . Formação de Professores de Língua Portuguesa - Elaboração de Itens do ENEM. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • VIDAL, F. E. F. . Livro integrado: pré-vestibular. Fortaleza: Sistema Ari de Sá de Ensino, 2014 (Livro).

  • VIDAL, F. E. F. . Livro integrado: ensino médio - 3ª série. Fortaleza: Sistema Ari de Sá de Ensino, 2014 (Livro).

  • VIDAL, F. E. F. . Coleção pré-universitário. Fortaleza: Sistema Ari de Sá de Ensino, 2014 (Apostila).

  • VIDAL, F. E. F. . Livro integrado: ensino médio - 3ª série. Fortaleza: Sistema Ari de Sá de Ensino, 2014 (Apostila).

  • VIDAL, F. E. F. . Apostila pré-universitário. Fortaleza: Sistema Ari de Sá de Ensino, 2013 (Apostila).

  • VIDAL, F. E. F. . Apostila pré-universitário. Fortaleza: Sistema Ari de Sá de Ensino, 2013 (Apostila).

  • VIDAL, F. E. F. . Apostila pré-universitário. Fortaleza: Sistema Ari de Sá de Ensino, 2013 (Apostila).

  • VIDAL, F. E. F. . Apostila pré-universitário. Fortaleza: Sistema Ari de Sá de Ensino, 2013 (Apostila).

  • VIDAL, F. E. F. . Apostila pré-universitário. Fortaleza: Sistema Ari de Sá de Ensino, 2013 (Apostila).

  • VIDAL, F. E. F. . Apostila pré-universitário. Fortaleza: Sistema Ari de Sa de Ensino, 2013 (Apostila).

  • VIDAL, F. E. F. . Apostila pré-vestibular. Fortaleza: Sistema Ari de Sá de Ensino, 2013 (Apostila).

  • VIDAL, F. E. F. . Apostila pré-vestibular. Fortaleza: Sistema Ari de Sá de Ensino, 2013 (Apostila).

  • VIDAL, F. E. F. . Apostila pré-vestibular. Fortaleza: Sistema Ari de Sá de Ensino, 2013 (Apostila).

  • VIDAL, F. E. F. . Apostila pré-vestibular. Fortaleza: Sistema Ari de Sá de Ensino, 2013 (Apostila).

  • VIDAL, F. E. F. . Apostila pré-universitário olímpico: 3ª série - ensino médio. Fortaleza: Sistema Ari de Sá de Ensino, 2012 (Apostila).

  • VIDAL, F. E. F. . Apostila pré-universitário olímpico: 3ª série: ensino médio. Fortalez: Sistema Ari de Sá de Ensino, 2012 (Apostila).

  • VIDAL, F. E. F. . Apostila Pré-universitário olímpico: 3ª série: ensino médio. Fortaleza: Sistema Ari de Sá de Ensino, 2012 (Apostila).

  • VIDAL, F. E. F. . Apostila pré universitário olímpico: 3ª série: ensino médio. Fortaleza: Sistema Ari de Sá de Ensino, 2012 (Apostila).

  • VIDAL, F. E. F. . Apostila pré universitário olímpico: 3. série: ensino médio. Fortaleza: Sistema Ari deSá de Ensino, 2012 (Apostila).

  • VIDAL, F. E. F. . Apostila pré-universitário regular: 3ª série - ensino médio. Fortaleza: Sistema Ari de Sá de Ensino, 2012 (Apostila).

  • VIDAL, F. E. F. . Apostila Pré-universitário regular: 3ª série: ensino médio. Fortaleza: Sistema Ari de Sá de Ensino, 2012 (Apostila).

  • VIDAL, F. E. F. . Apostila pré-universitário regular: 3ª. série - ensino médio. Fortaleza: Sstema Ari de Sá de Ensino, 2012 (Apostila).

  • VIDAL, F. E. F. . Apostila pré universitário regular: 3ª. série: ensino médio. Fortaleza: Sistema Ari de Sá de Ensino, 2012 (Apostila).

  • VIDAL, F. E. F. . Apostila pré universitário regular: 3ª série: ensino médio. Fortaleza: Sistema Ari de Sá de Ensino, 2012 (Apostila).

  • VIDAL, F. E. F. . Apostila pré-vestibular. Fortaleza: Sistema Ari de Sá de Ensino, 2012 (Apostila).

  • VIDAL, F. E. F. . Apostila pré-vestibular. Fortaleza: Sistema Ari de Sá de Ensino, 2012 (Apostila).

  • VIDAL, F. E. F. . Apostila pré-vestibular. Fortaleza: Sistema Ari de Sá de Ensino, 2012 (Apostila).

  • VIDAL, F. E. F. . Apostila pré-universitário. Fortaleza: Sistema Ari de Sá de Ensino, 2012 (Apostila).

  • VIDAL, F. E. F. . Apostila pré-universitário regular. Fortaleza: Sistema Ari de Sá de Ensino, 2011 (Apostila).

  • VIDAL, F. E. F. . Apostila pré-universitário olímpico: 3ª série. Fortaleza: Sistema Ari de Sá de Ensino, 2010 (Apostila).

  • VIDAL, F. E. F. . Apostila pré-universitário regular: 3ª série. Fortaleza: Sistema Ari de Sá de Ensino, 2010 (Apostila).

  • VIDAL, F. E. F. . Apostila pré-universitário regular: 3ª série. Fortaleza: Sistema Ari de Sá de Ensino, 2010 (Apostila).

  • VIDAL, F. E. F. . Apostila pré-universitário regular: 3ª série. Fortaleza: Sistema Ari de Sá de Ensino, 2010 (Apostila).

  • VIDAL, F. E. F. . Apostila pré-universitário regular: 3ª série. Fortaleza: Sistema Ari de Sá de Ensino, 2010 (Apostila).

  • VIDAL, F. E. F. . Apostila pré-universitário regular: 3. série: ensino médio. Fortaleza: Sistema Ari de Sá de Ensino, 2010 (Apostila).

  • VIDAL, F. E. F. . Apostila pré-universitário regular: 3. série: ensino médio. Fortaleza: Sistema Ari de Sá de Ensino, 2010 (Apostila).

  • VIDAL, F. E. F. . Apostila pré-universitário olímpico: 3ª série. Fortaleza: Sistema Ari de Sá de Ensino, 2010 (Apostila).

  • VIDAL, F. E. F. . Apostila pré-universitário olímpico: 3ª série. Fortaleza: Sistema Ari de Sá de Ensino, 2010 (Apostila).

  • VIDAL, F. E. F. . Apostila pré-universitário olímpico: 3ª série. Fortaleza: Sistema Ari de Sá de Ensino, 2010 (Apostila).

  • VIDAL, F. E. F. . Apostila pré-universitário olímpico: 3ª série. Fortaleza: Sistema Ari de Sá de Ensino, 2010 (Apostila).

  • VIDAL, F. E. F. . Apostila pré-universitário olímpico: 3. série: ensino médio. Fortaleza: Sistema Ari de Sá de Ensino, 2010 (Apostila).

  • VIDAL, F. E. F. . Apostila pré-universitário olímpico: 3. série: ensino médio. Fortaleza: Sistema Ari de Sá de Ensino, 2010 (Apostila).

  • VIDAL, F. E. F. . Apostila pré-vestibular: 3ª série: ensino médio. Fortaleza: Sistema Ari de Sá de Ensino, 2010 (Apostila).

  • VIDAL, F. E. F. . Apostila pré-vestibular: 3ª série: ensino médio. Fortaleza: Sistema Ari de Sá de Ensino, 2010 (Apostila).

  • VIDAL, F. E. F. . Análise das obras e autores indicados para o vestibular UFC - 2010. Fortaleza: SAS - Sistema Ari de Sá de Ensino, 2010 (Livro).

  • VIDAL, F. E. F. . Apostila pré-universitário regular. Fortaleza: Sistema Ari de Sá de Ensino, 2009 (Apostila).

  • VIDAL, F. E. F. . Apostila pré-universitário olímpico: 3ª série. Fortaleza: Sistema Ari de Sá de Ensino, 2009 (Apostila).

  • VIDAL, F. E. F. . Apostila pré-vestibular. Fortaleza: Sistema Ari de Sá de Ensino, 2009 (Apostila).

  • VIDAL, F. E. F. . Análise das obras e autores indicados para o o vestibular UFC - 2009 Volume II. Fortaleza: Aprender, 2009 (Livro).

  • VIDAL, F. E. F. . Análise das obras e autores indicados para o Vestibular UFC - 2009 - Volume 01. Fortaleza: Aprender, 2009 (Livro).

  • CELEDÔNIO, Ademar ; VIDAL, F. E. F. . Coletânea Jovem Ari de Sá. Fortaleza, 2009. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação)>.

  • VIDAL, F. E. F. . Análise das obras e autores indicados para o vestibular UFC 2008 - Volume 01. Fortaleza: Aprender, 2008 (Livro).

  • VIDAL, F. E. F. . Análise das obras e autores indicados para o Vestibular UFC - 2007 - Volume 1. Fortaleza: Aprender, 2007 (Livro).

  • VIDAL, F. E. F. . Análise das obras e autores indicados para o Vestibular UFC - 2007 - Volume 2. Fortaleza: Aprender, 2007 (Livro).

  • VIDAL, F. E. F. . Análise das Obras e Autores indicados para o Vestibular UFC - 2006. Fortaleza: Aprender, 2006 (Livro).

  • MACIEL, N. ; VIDAL, F. E. F. . Pele e abismo na escritura de Batista de Lima - A Geografia do Cômico em O Pescador de Tabocal. Fortaleza: UNIFOR, 2006 (Livro).

Outras produções

VIDAL, F. E. F. . Poesias e Ficções no Imaginário da Palavra. 2020. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

VIDAL, F. E. F. ; MOURA, A. J. F. ; FERREIRA, T.M.L. . Melancolia, felicidade e outros afetos nas revolta das palavras.. 2018. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

VIDAL, F. E. F. ; CARVALHO, V. J. S. ; GUEDES, J. B ; SOARES, J. T. L . Latitudes e longitudes barrocas na bússola da palavra. 2018. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

VIDAL, F. E. F. ; SOUZA, V. F. . Gênese dos Cursos de Letras no IFCE: conquistas e desafios. 2018. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

VIDAL, F. E. F. ; ARRUDA, L. G. L. ; MARTINS, Maria Artemis Ribeiro . Levante Histórico-Cultural pelas ruas do Centro Histórico deBaturité.. 2017. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

VIDAL, F. E. F. ; MEDEIROS, J. T. ; PINHEIRO, H. A. . Diálogos abissais entre Literatura, Arte e Psicologia: uma nova forma de ser e estar no mundo.. 2017. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

VIDAL, F. E. F. ; AQUINO, Lourival Soares ; ARAUJO, M. D. C. ; NOGUEIRA, P. M. S. . Relatos e Vivências do Fazer Científico. 2017. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

VIDAL, F. E. F. ; TALICY, Eduarda . Encontro. As memórias de sala de aula. 2016. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

VIDAL, F. E. F. ; AGUIAR, S. R. . Da sala de aula para o mundo. 2011. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

VIDAL, F. E. F. . Um sopro de vida na Educação. 2005. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

VIDAL, F. E. F. ; GURGEL, Nádya Brito . Dialogando acerca dos Códigos e Linguagens à luz do ENEM (LIVE). 2020; Tema: Linguagens e Códigos(Literatura e Ensino). (Rede social).

VIDAL, F. E. F. ; GOMES, LInconl César . O TDAH em sala de aula(LIVE). 2020; Tema: O TDAH em Sala de Aula. (Rede social).

VIDAL, F. E. F. . ENEM e Saúde Mental: como conciliá-los em tempos de pandemia? (LIVE). 2020; Tema: ENEM e Saúde Mental: como conciliá-los em tempos de pandemia?. (Rede social).

VIDAL, F. E. F. ; BORGES, A. B. . O Teatro Moderno Brasileiro. 2020; Tema: O Teatro Moderno Brasileiro. (Rede social).

VIDAL, F. E. F. ; VASCONCELOS, C.R.N. ; OLIVEIRA JUNIOR, J. L. . Literaturas Cearenses: veredas e sertões do imaginário nosso de cada dia. 2020. .

VIDAL, F. E. F. . Entre Nietzsche e Fernando Pessoa: a deriva poética da condição humana do homem moderno. 2018. .

VIDAL, F. E. F. ; CARVALHO, V. J. S. . Neorealismo nos espaços português e d?Além-mar: diálogos possíveis entre Torga e Pepetela. 2018. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

VIDAL, F. E. F. . Leituras Inclusivas: percepções sobre o TDAH na sala de aula contemporânea. 2017. .

VIDAL, F. E. F. . A LDB e a construção de uma política educacional defensora da leitura.. 2017. .

VIDAL, F. E. F. . Entre sons, sabores e trilhas: a sala de aula como resgate de memórias. 2017. .

VIDAL, F. E. F. . Da LDB ao Novo Ensino Médio: percursos e percalços do devir educacional brasileiro. 2017. .

VIDAL, F. E. F. . Sob o véu alegóricoda palavra: estudossobre as relações entre literatura,identidade, história e memória na contemporaneidade.. 2017. .

VIDAL, F. E. F. . Desvendando os Mistérios da Literatura Contemporânea. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

VIDAL, F. E. F. . Atenção, memória e políticas inclusivas na sala de aula do século XXI. 2016. .

VIDAL, F. E. F. . Diário do Nordeste no ENEM. 2013. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Desenvolvimento de material didático).

VIDAL, F. E. F. . Diário do Nordeste no ENEM. 2012. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Desenvolvimento e material didático ou instrucional).

VIDAL, F. E. F. . Diário do Nordeste no ENEM. 2011. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Desenvolvimento de material didático ou instrucional).

VIDAL, F. E. F. ; VIEIRA, F.V.M. . Apresentação cultural do grupo POEMAR no V SIC.. 2017. Diversas.

VIDAL, F. E. F. . A Casa. 2004. Teatral.

VIDAL, F. E. F. . Patativa, um sopro de vida poética no sertão. 2008. Filme.

Projetos de pesquisa

  • 2017 - 2018

    Despertando competências e habilidades na área de Linguagens, códigos e suas tecnologias, Descrição: Ao analisarmos o mundo contemporâneo, percebemos que muitos ainda são os empecilhos derivados da má comunicação que impedem o sujeito de ter acesso à informação e, consequentemente, de tornar-se um membro ativo da sociedade do conhecimento. Também é válido ressaltar que muitos são os estudos que apontam que estamos criando uma sociedade ainda mais excludente, uma sociedade em que as pirâmides sociais da má distribuição de renda parecem se reproduzir talqualmente naquelas que investigam a exclusão tecnológica. Diante disso, nosso projeto se edifica a partir da visão do pensador Edgar Morin sobre o desenvolvimento de competências e habilidades na área da comunicação, procurando tornar a sala de aula do ensino básico um espaço mais dinâmico e interativo, onde os docentes se preocupem mais com o desenvolvimento de competências e habilidades nos alunos do que com a construção de conhecimento desvinculado do senso de construção de uma aprendizagem significativa. Para isso, inicialmente, investigaremos as competências e habilidades do Exame Nacional do Ensino Médio buscando compreender como a posse dessas ferramentas pelos alunos pode contribuir para o desenvolvimento de sua cidadania e de seu crescimento como leitor/autor do mundo. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Francisco Elder Freitas Vidal - Coordenador / Carlos Ulisses Moreira Pessoa Teixeira - Integrante / Wanderson Barbosa da Silva - Integrante / José Gomes da Silva - Integrante / Lucas Silva de Araújo Rodrigues - Integrante / Wallysson Souza SIlva - Integrante.

Prêmios

2017

Presidente de Honra do V Seminário Interdisciplinar das Ciências da Linguagem, Instituto Federal do Ceará - Campi Baturité e Cratéus.

2015

Melhor Texto no XI Festival de Esquetes de Quixadá - Sob a Pétala da Pólvora, Fundação Cultural de Quixadá.

Histórico profissional

Experiência profissional

2024 - Atual

Instituto Federal do Ceará

Vínculo: , Enquadramento Funcional:

2019 - 2024

IFCE - Campus Umirim

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor do Curso de Licenciatura em Letras, Carga horária: 40

2017 - 2019

Instituto Federal do Ceará - Campus Baturité

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Coordenador do Curso de Licenciatura emLetras, Carga horária: 40

Outras informações:
Coordenador do Curso de Licenciatura em Letras - Português/Inglês e suas respectivas Literaturas.

2014 - Atual

Instituto Federal do Ceará

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor efetivo de Língua Portuguesa, Carga horária: 40

Atividades

  • 01/2017

    Pesquisa e desenvolvimento, Instituto Federal do Ceará.Linhas de pesquisa

2016 - 2016

Instituto Federal do Ceará

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professor Formador do pró-funcionário, Carga horária: 20

Outras informações:
Função: Professor- Formador a distância. Disciplina: Técnicas de Redação e Arquivo.(80h). Orientação de 12 turmas do Curso Técnico em Secretaria Escolar. Polos: Aracati; Caucaia; Campos Sales; Mucuripe; Conjunto Ceará; Crateús; Horizonte; Jangurussu; Mauriti; Pacajus; Quixeramobim e Tauá.

2015 - 2016

Instituto Federal do Ceará

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Tutor e Formador de EAD do pró-funcionário., Carga horária: 20

Outras informações:
Função: Tutor a distância. Disciplinas: Técnicas de Redação e Arquivo.(80h); Educadores e Educandos: Tempos Históricos(80h); Homem Pensamento e Cultura: Abordagem Filosófica e Antropológica(60h). Função: Formador a distância. Disciplina: Produção Textual da Educação Escolar(80h) Orientação de 20 turmas dos respectivos cursos: Técnico em Alimentação Escolar; Técnico em Infraestrutura Escolar; Técnico em Multimeios Didáticos e Técnico em Secretaria Escolar. Polos: Aracati; Caucaia; Campos Sales; Mucuripe; Conjunto Ceará; Crateús; Horizonte; Jangurussu; Mauriti; Pacajus; Quixeramobim e Tauá.

2005 - 2014

Colégio Ari de Sá Cavalcante

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Prof. de ensino médio, Carga horária: 30

Outras informações:
Professor de ensino médio das disciplinas de Literatura Brasileira Interpretação Textual

2004 - 2006

Colégio Batista Santos Dumont

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Prof. de ensino médio, Carga horária: 5

Outras informações:
Professor de ensino médio da disciplina de Literatura Brasileira.

2004 - 2005

Colégio e Cursos Master

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Prof. de ensino médio, Carga horária: 15

Outras informações:
Professor de ensino médio das disciplinas de Produção textual e Literatura. Coordenador dos projetos " Diálogos entre Literatura e Cinema" e "Festival de Cinema na sala de aula".

2000 - 2005

Colégio Irmã Maria Montenegro

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Prof. de ensino médio, Carga horária: 15

Outras informações:
Professor de ensino médio das disciplinas de Produção textual e Literatura. Coordenador dos projetos " Diálogos entre Literatura e Cinema" e "Festival de Cinema na sala de aula".

2002 - 2006

Colégio 7 de Setembro

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Prof. EB da disciplina de Literatura., Carga horária: 20

Outras informações:
Prof. de ensino médio da disciplina de Literatura Brasileira

2003 - 2005

Curso Vasco Vasconcelos

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Prof. de ensino médio, Carga horária: 15

Outras informações:
Professor de ensino médio das disciplinas de Produção textual e Literatura. Coordenador dos projetos " Diálogos entre Literatura e Cinema" e "Festival de Cinema na sala de aula".

2002 - 2006

Fundação Batista Central

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Prof. de ensino médio, Carga horária: 10

Outras informações:
Professor de ensino médio da disciplina de Literatura Brasileira.

1998 - 2000

Organização Educacional Evolutivo Ltda

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Prof. de ensino fundamental e médio, Carga horária: 30

Outras informações:
Professor de ensino fundamental da disciplina de produção textual e de ensino médio da disciplina de Literatura. Criador do projeto "O teatro na sala de aula".

2025 - Atual

IFCE - Campus Maranguape

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Coordenador do DINTER em Letras - IFCE/UFC, Carga horária: 18, Regime: Dedicação exclusiva.

2024 - Atual

IFCE - Campus Maranguape

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor EBTT, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.