Cassiano Borges da Fonseca

Possui graduação em Hotelaria pelo Centro Superior de Estudos Turísticos e Hoteleiros - CESETH (2003). Especialização em Educação Profissional Integrada à Educação Básica na Modalidade Educação de Jovens e Adultos, pelo Instituto Federal de Santa Catarina(2011). Mestre pelo Programa de Pós Graduação em Turismo pela Universidade Federal do Paraná (2016). Atua na área de turismo e Lazer, desde 1997. Atualmente é professor no Instituto Federal de Santa Catarina - Campus Florianópolis Continente.

Informações coletadas do Lattes em 18/01/2026

Acadêmico

Formação acadêmica

Mestrado em Turismo

2014 - 2016

Universidade Federal do Paraná
Título: O PROCESSO DE TURISTIFICAÇÃO DOS BAIRROS DE SANTO ANTÔNIO DE LISBOA, SAMBAQUI E CACUPÉ, E A CRIAÇÃO DA VIA GASTRONÔMICA DO SOL POENTE, EM FLORIANÓPOLIS (SC) CURITIBA 2016, Ano de Obtenção: 2017
Orientador: Marcia Shiuzue Massukado Nakatani
Coorientador: Marcia Shiuzue Massukado Nakatani. Grande área: Ciências Sociais AplicadasSetores de atividade: Alimentação.

Especialização em Programa de Pós-gradução Lato Sensu em Educação Pr

2009 - 2011

Instituto Federal de Santa Catarina
Título: Analise da Avaliação da Aprendizagem em Unidades Curriculares Técnicas do Curso do PROEJA Cozinha do Instituto Federal de Santa Catarina - Campus Florianópolis Continente
Orientador: Leandra Cristina de Oliveira

Graduação em TECNOLOGIA EM HOTELARIA

2001 - 2003

CEntro Superior de Estudos Turisticos e Hoteleiros
Título: TECNOLO EM HOTELARIA
Orientador: Silvana Muller

Formação complementar

2001 - 2001

Curso de Comunicação e Expressão. (Carga horária: 40h). , Escola de Turismo e Hotelaria Canto da Ilha, ETHCI, Brasil.

2001 - 2001

Curso de Técnicas de Barman ( 40 horas ). (Carga horária: 40h). , Escola de Turismo e Hotelaria Canto da Ilha, ETHCI, Brasil.

1998 - 1998

Recepcinista de Eventos. (Carga horária: 20h). , Escola de Turismo e Hotelaria Canto da Ilha, ETHCI, Brasil.

1998 - 1998

Curso Relações Interpessoais. (Carga horária: 10h). , Escola de Turismo e Hotelaria Canto da Ilha, ETHCI, Brasil.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Turismo.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: docencia.

Produções bibliográficas

  • FONSECA, C. B. . Projeto Social: Servindo Alegria. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).

Projetos de pesquisa

  • 2011 - 2011

    Avaliação da aprendizagem em aulas práticas no curso técnico de restaurante e bar, Descrição: - O projeto de pesquisa teve como propósito avaliar o processo de aprendizagem nas aulas práticas por meio da sistemática de um roteiro e check list.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Cassiano Borges da Fonseca - Coordenador.

  • 2009 - 2009

    Análise dos Serviços de Banquete e Eventos na Hotelaria de Florianópolis, Descrição: Este trabalho apresenta um diagnóstico dos serviços em banquetes nos hotéis em Florianópolis. Este trabalho teve como objetivo é fazer uma analise dos serviços em banquetes nos hotéis de Florianópolis, desde a captação do evento, planejamento a operacionalização. A pesquisa foi aplicada em hotéis do centro norte da ilha de Santa Catarina. Os entrevistados foram os profissionais que trabalham na gerência dos setores de alimentos e bebidas. A amostragem selecionada foi através dos hotéis afiliados a A.B.I.H. A analise das entrevistas de acordo com os comparações retiradas das bibliográficas . percebe-se que alguns estabelecimentos já possuem procedimentos padrões e apenas seguem o cronograma das atividades, percebe-se também que alguns estabelecimentos ainda pela parte da gerência não apresentam procedimentos relacionados com banquetes.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Cassiano Borges da Fonseca - Coordenador.

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Instituto Federal de Santa Catarina, Campus Florianópolis - Continente. , Rua 14 de junho, 150, Coqueiros, 88075-010 - Florianopolis, SC - Brasil, Telefone: (48) 32711400, Ramal: 1423, URL da Homepage:

Experiência profissional

2008 - Atual

Instituto Federal de Santa Catarina

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor C01, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

2010 - 2011

Abbaye des Vaulx de Cernay

Vínculo: Estagiário, restauramte, Enquadramento Funcional: estagiário, Carga horária: 40

2006 - 2008

Baía Norte Othon Palace Hotel

Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Executivo de Contas, Carga horária: 40

Atividades

  • 07/2006 - 07/2008

    Serviços técnicos especializados , restaurante.Serviço realizado, captação e organização de eventos sociais.

2004 - Atual

Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - SC

Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor na área de Turismo e Hospitalidade, Carga horária: 12, Regime: Dedicação exclusiva.

2005 - 2005

Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - SC

Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor na área de Turismo e Hospitalidade, Carga horária: 12

2005 - 2006

Resort Costão do Santinho

Vínculo: Recepcionista, Enquadramento Funcional: Atuar da recepção: check in, check out e, Carga horária: 44, Regime: Dedicação exclusiva.

2004 - 2005

Praia Mole Park Hotel

Vínculo: Gerente de Hospedagem, Enquadramento Funcional: Coordenação do setor hospedagem, Carga horária: 44