Paula Cortinhas de Carvalho Becker

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Mestre em Educação, na linha de pesquisa Ensino e Formação de Professores, pela UFSC. Graduada em Pedagogia com habilitação em Séries Iniciais pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Pós-graduada em Alfabetização e Literatura Infantil pelo Instituto Catarinense de Pós-Graduada em Educação Integral pela UFSC em parceria com o MEC. Integrante do Grupo de Pesquisa em Currículo Itinera - CNPq, Departamento de Estudos Especializados em Educação, UFSC e do Grupo de Estudos em Educação Integral - GEEI-SC, UFSC. Professora efetiva da Rede Municipal de Educação de Florianópolis. Atua como assessora técnica no Conselho Municipal de Educação de Florianópolis. Atuou como assessora no Departamento de Convênios, da Diretoria Administrativa Financeira da Secretaria Municipal de Educação. Tem experiência na área de Educação, como professora dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, coordenadora da Sala Informatizada em escola básica municipal e em Educação de Jovens e Adultos. Ministrou o cursos de formação continuada nas modalidades presencial e à distância na área da educação. Atuou como consultora em Educação Integral no Centro de Educação Municipal Santa Terezinha, São José, SC. Participa de eventos na área de educação, com ênfase em Educação Integral e Currículo.

Informações coletadas do Lattes em 14/04/2026

Acadêmico

Formação acadêmica

Doutorado em Pós-Graduação em Educação

2017 - 2021

Universidade Federal de Santa Catarina
Título: Integração Curricular: caminho de indução para a formação humana integral em projetos de educação integral
Juares da Silva Thiesen. Coorientador: Zenilde Durli. Palavras-chave: Integração Curricular; Formação Humana Integral; Educação Integral.Grande área: Ciências HumanasGrande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Currículo.

Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Educação

2013 - 2015

Universidade Federal de Santa Catarina
Título: Do Programa Mais Educação à Educação Integral: o currículo como movimento indutor
, Ano de Obtenção: 2015.Juares da Silva Thiesen.Palavras-chave: Programa Mais Educação; Educação Integral.Grande área: Ciências HumanasSetores de atividade: Educação.

Especialização em Educação Integral

2012 - 2013

Universidade Federal de Santa Catarina
Título: Organização Pedagógica das Escolas da Rede Municipal de Ensino de Florianópolis que desenvolvem o Programa Mais Educação
Orientador: Juares da Silva Thiesen

Especialização em Alfabetização e Literatura Infantil

2007 - 2009

Instituto Catarinense de Pós Graduação
Título: O uso das mídias na prática escolar
Orientador: Camila Almeida Pinheiro da Costa

Graduação em Administração Com Habilitação Em Turismo e Hotelar

2000 - 2003

Centro de Educação Superior Unica
Título: Educação para o Turismo: uma possibilidade concreta para o Distrito de Santo Antônio de Lisboa
Orientador: Ana Lucia Faria

Graduação em Pedagogia Habilitação Magistério das Séries Inicia

1997 - 2000

Universidade do Estado de Santa Catarina
Título: Vivendo e Aprendendo com Atividades Lúdicas
Orientador: Lourival Silva

Ensino Médio (2º grau)

1995 - 1996

Colégio Coração de Jesus

Ensino Médio (2º grau)

1994 - 1994

Colégio Catarinense

Ensino Fundamental (1º grau)

1990 - 1993

Colégio Catarinense

Ensino Fundamental (1º grau)

1986 - 1989

Curso Elementar Menino Jesus

Formação complementar

2012 - 2012

Desafios p/ uma Educação Inclusiva. (Carga horária: 120h). , Instituto Brasileiro de Educação a Distância e Presencial, IBEDEP, Brasil.

2012 - 2012

Educação a Distância na Formação Permanente. (Carga horária: 40h). , Secretaria Municipal de Educação de Florianópolis, SME, Brasil.

2012 - 2012

SICONV: execução e prestação de contas de convênio. (Carga horária: 16h). , SPM Soluções - Capacitação para Adm. Pública, SPMSOLUÇÕES, Brasil.

2010 - 2010

Educação, Escola e Aprendizagem. (Carga horária: 80h). , Instituto Brasileiro de Educação a Distância e Presencial, IBEDEP, Brasil.

2009 - 2009

Tecnologias na Educação: Formação para Coordenador. (Carga horária: 84h). , Prefeitura Municipal de Florianópolis, PMF, Brasil.

2008 - 2008

Síndorme da Deficiência da Etenção na Escola. (Carga horária: 240h). , Instituto Pedagógico Teleducativo, IPT, Brasil.

2007 - 2007

Método de Leitura para o Ensino Especial. (Carga horária: 240h). , Instituto Pedagógico Teleducativo, IPT, Brasil.

2006 - 2006

Pró Letramento: Alfabetização e Linguagem. (Carga horária: 120h). , Centro de Alfab. e Linguagem da Univ. Estadual de Ponta Grossa, CEFORTEC, Brasil.

2005 - 2005

Oficinas estéticas: atividade criadora e pedagógic. (Carga horária: 60h). , Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.

2005 - 2005

A Ciência da Educação: Desafio Sécula XXI. (Carga horária: 200h). , Instituto Pedagógico Teleducativo, IPT, Brasil.

2001 - 2004

Extensão universitária em Extra Curricular Alemão. (Carga horária: 300h). , Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.

1997 - 1998

Extensão universitária em Intensive English. , FLS Language Centres, FLS, Estados Unidos.

1995 - 1995

Curso Integrado de Informática. , Centro de Tecnologia Em Automação e Informática, CTAI, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Alemão

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino Fundamental.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Educação Integral.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Educação a Distância.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Educação e Tecnologia.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Educação de Jovens e Adultos.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Administração de Empresas.

Participação em eventos

XI Congresso de Educação Básica - Práticas Pedagógicas Inovadoras e Humanistas: Possibilidades para uma Educação Integral. Educação Integral como potencial campo para os redesenhos curriculares. 2022. (Congresso).

Ciclo de Palestras: Acolhimento, Saúde Emocional, Protocolos Sanitários e Normativas Educacionais. 2021. (Outra).

Curso: Programa Rede de Saberes do Polo da Universidade Aberta do Brasil - 4ºciclo.Educação integral como potencial campo para os redesenhos curriculares. 2021. (Outra).

Curso: Programa Rede de Saberes do Polo da Universidade Aberta Do Brasil - 4º Ciclo Agosto - Setembro. 2021. (Outra).

Os Desafios Contemporâneos da Educação Inclusiva: Discursos, Percursos e Intercursos. 2021. (Seminário).

Seminário: Culturas Populares, Educação Infantil e as Infâncias. 2021. (Seminário).

X Congresso de Educação Básica - Práticas Pedagógicas em Tempo de Pandemia Vozes, Saberes e Fazeres. 2021. (Congresso).

XV Seminário da Diversidade Étnico-Racial - Ancestralidades, Territórios e Memórias. 2021. (Seminário).

Curso: Metodologias Ativas de Ensino e Aprendizagem. 2020. (Outra).

Curso: Programa Rede de Saberes do Polo da Universidade Aberta do Brasil - 3º Ciclo. 2020. (Outra).

Curso: Temas Contemporâneos na Educação em Discussão para a Prática Pedagógica. 2020. (Outra).

Seminário de Educação Inclusiva - Os Atores do Processo Educativo: Para Além da Pandemia. 2020. (Seminário).

XIV Seminário da Diversidade Étnico Racial - Por uma Educação Antirracista: Perspectivas e Práticas. 2020. (Seminário).

I Semana Programa de Pós-Graduação em Educação/UFSC: dos (per)cursos.Integração Curricular: caminho de indução para a formação humana integral em projetos de educação integral. 2019. (Outra).

I Seminário A Transição da Educação Infantil para o Ensino Fundamental: Fazeres e Reflexões. 2019. (Seminário).

I Seminário Catarinense: Escola é lugar de ciência. 2019. (Seminário).

Seminário de Educação Especial: Entrelaçando o Político e o Pedagógico na Educação Inclusiva. 2019. (Seminário).

VIII Congresso de Educação Básica - Identidades, Práticas e Aprendizagens na Educação Básica. 2019. (Congresso).

Políticas Curriculares em contextos de Internacionalização. 2018. (Seminário).

III Seminário de Educadores REDE IVG - Caminhos da Educação Integral: direito a outros tempos e espaços educativos. 2017. (Seminário).

II Holodeck - Deleuze e Educação: diferenciação, experimentação e rizoma. 2014. (Seminário).

XXII Seminário Estadual dos Orientadores Educacionais de Santa Catarina. 2014. (Seminário).

COEB: Qualidade na Aprendizagem. 2013. (Congresso).

Seminário Políticas Curriculares: Desafios e Perspectivas. 2013. (Seminário).

V Seminário Programa Saúde na Escola. 2013. (Seminário).

Curso de Gestão Educacional. 2012. (Outra).

I Seminário de Gestão de Recursos da Rede Municipal de Ensino de Florianópolis. 2012. (Seminário).

I Seminário de Gestão de Recursos da Rede Municipal de Ensino de Florianópolis.Gestão de Recursos Financeiros Federais - PDDE. 2012. (Seminário).

Formação pela Escola PDDE/FNDE. 2011. (Outra).

Formação pela Escola - PNAE/FNDE. 2011. (Outra).

Clube da Leitura: a gente Catarinense em foco. 2010. (Oficina).

Curso Educação, Escola e Aprendizagem. 2010. (Outra).

Formação Continuada Séries Iniciais Sistema Educacional UNIBRASIL. 2010. (Outra).

II Semana de Alfabetização e Educação de Jovens e Adultos. 2010. (Outra).

Criação de Rádio nas Escolas.Rádio ÉJá - a estação que vai fazer história. 2009. (Oficina).

Curso Tecnologias na Educação: Formação para Coordenadores das Salas Informatizadas. 2009. (Outra).

Fala Professor da Educação de Jovens e Adultos. 2009. (Seminário).

Introdução a Teoria e a Prática na Educação de Jovens e Adultos. 2009. (Encontro).

Letramento Midiático e Leitura de Imagens. 2009. (Encontro).

V Seminário de Diversidade Étnico-Racial da Rede Municipal de Ensino de Florianópolis. 2009. (Seminário).

A Organização do Ensino Fundamental de 09 Anos e o Currículo Escolar. 2008. (Seminário).

Curso: Gestão de Ambiente Digital II. 2008. (Oficina).

Curso de Extensão Síndrome da Deficiência da Atenção na Escola Fundamental e Especial. 2008. (Outra).

I Jornada Cultural do Livro e IV Jornada TIC & Educação - Leitura e Escrita por meio das Mídias.Trabalhando com Livros de Imagens. 2008. (Seminário).

III Jornada TIC & Educação - Produção Midiática e Cidadania. 2007. (Outra).

Semana das Mídias I - Oficina Animação c Brinquedos Ópticos. 2007. (Oficina).

Agenda 21 Escolar. 2006. (Seminário).

Ampliando o Tempo do Ensino Fundamental. 2006. (Seminário).

Dialogando e Interagindo com os Professores Auxiliares de Ensino. 2006. (Encontro).

Oficina Blog II. 2006. (Oficina).

A Ciência da Educação: Desafio para o Século XXI. 2005. (Outra).

Curso Cultura e Educação: construindo uma escola multicultural. 2005. (Outra).

Curso Desenvolvendo Projetos com Editor de Textos Word.Informática. 2005. (Oficina).

Curso Língua Brasileira de Sinais - Libras I.Libras. 2005. (Encontro).

Mostra Pedagógica da Rede Municipal de Ensino de Florianópolis.Quem conta um conto. 2005. (Outra).

Oficinas estéticas: atividade criadora e prática pedagógica II.Oficinas Estéticas. 2005. (Oficina).

Ciclo Catarinense de Desenvolvimento. 2003. (Outra).

Jornada de Gestão Administrativa Pedagógica. 2003. (Outra).

Administração Hoteleira. 2002. (Outra).

Congresso Internacional de Hotelaria e Gastronomia.. 2002. (Congresso).

Curso de Gestor Escolar na Educação Básica.Curso sobre gestor escolar na esucação básica, promovido pela Secretarial Estadual de Educação da cidade de Florianópolis/SC. 2002. (Outra).

Ecoturismo. 2002. (Seminário).

Empreendedorismo e Oportunidade de Negócios em SC. 2002. (Outra).

II ENRETUR. 2002. (Encontro).

Inteligência Competitiva. 2002. (Outra).

Animocamp.Curso teórico e prático de recreação, palestrantes Thomas Hecke e Odair Barros.. 2001. (Outra).

Recreação e Lazer em Hotéis, Clubes e Acampamentos; Turismo: etiqueta social, enologia e coquetelaria. 2001. (Congresso).

Animação Sócio-Recreativa e Trabalhando com Recreação. Animação Sócio-Recreativa e Trabalhando com Recreação. 2000. (Congresso).

Software de Autoria aplicada à Educação.Software de Autoria aplicada à Educação. 2000. (Seminário).

III Congresso Paranaense de Alfabetização. 1999. (Congresso).

I Congresso Internacional de Educação do Colégio Coração de Jesus. 1998. (Congresso).

12º Seminário Latino-Americano de Educação Física e Pedagogia..12º Seminário Latino-Americano de Educação Física e Pedagogia.. 1997. (Seminário).

III Jornada Curitibana de Educação Escolar e Pré-Escolar.. 1997. (Congresso).

VIII Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino. 1996. (Encontro).

I Semana do Magistério. 1995. (Outra).

Palestra com Paulo Freire - Uma reflexão sobre a formação do professor. 1995. (Outra).

Participação em bancas

Aluno: Ricardo Triches

THIESEN, J. S.;BECKER, Paula Cortinhas de Carvalho; SILVA, Sadi Rodrigues da; LIMA, Edilene Eva de. Relações entre Educação e Pobreza. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização Educação, Pobreza e Deseigualdade Social) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Marcos Fiorentin

THIESEN, J. S.;BECKER, Paula Cortinhas de Carvalho; LIMA, Edilene Eva de; SILVA, Sadi Rodrigues da. Pobreza e Currículo Escolar. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização Educação, Pobreza e Deseigualdade Social) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Simone Regina da Silva

THIESEN, J. S.;BECKER, Paula Cortinhas de Carvalho; LIMA, Edilene Eva de; SILVA, Sadi Rodrigues da. A inserção do tema pobreza no currículo escolar. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização Educação, Pobreza e Deseigualdade Social) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Emeline Dias

THIESEN, J. S.; LIMA, Edilene Eva de; SILVA, Sadi Rodrigues da;BECKER, Paula Cortinhas de Carvalho. Articulação entre Currículo e Pobreza: um desafio para as políticas educacionais de formação continuada de professores. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização Educação, Pobreza e Deseigualdade Social) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Viviane de Andrade Bones

BECKER, Paula Cortinhas de Carvalho; LENGERT, C.; ZUCULOTO, L. T. M.. O uso das redes sociais no projeto Educavida. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Mídias na Educação) - Instituto Federal de Santa Catarina.

Aluno: Viviane de Andrade Bone

ZUCULOTO, L. T. M.; LENGERT, C.;BECKER, Paula Cortinhas de Carvalho. O Uso das Redes Sociais no Projeto Educavida. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Mídias na Educação) - Instituto Federal de Santa Catarina.

Aluno: Carolina de Faria Rosa

BECKER, Paula Cortinhas de Carvalho. Alfa Kids - Jogo Educativo. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharel em Ciência da Computação) - Universidade do Sul de Santa Catarina.

BECKER, Paula Cortinhas de Carvalho. Comitê Científico - COEB. 2018. Secretaria Municipal de Educação de Florianópolis.

BECKER, Paula Cortinhas de Carvalho; NAZARIO, J. D.. Comitê Científico - COEB. 2017. Secretaria Municipal de Educação de Florianópolis.

Orientou

Vanessa Ramos de Barcelos

Tempo Integral como conceito e como experiência escolar: congruências e discrepâncias; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Santa Catarina; Orientador: Paula Cortinhas de Carvalho Becker;

Produções bibliográficas

  • BECKER, PAULA CORTINHAS DE CARVALHO ; THIESEN, JUARES DA SILVA . Integração como estratégia curricular indutora na formação humana integral. RETRATOS DA ESCOLA , v. 15, p. 793-812, 2022.

  • BECKER, Paula Cortinhas de Carvalho ; THIESEN, J. S. . Elementos da Integração Curricular que sinalizam indução para a Formação Humana Integral. In: REDPEEL. (Org.). Currículo, aprendizagem e avaliação na educação latino-americana. 1ed.São Paulo: Pá de Palavra, 2024, v. , p. 94-.

  • BECKER, PAULA CORTINHAS DE CARVALHO ; DURLI, Zenilde ; LIMA, Edilene Eva de ; Lúcio, Maria Luiza ; Oliveira, Edna Araujo dos Santos de ; Santos, Graziella Souza dos ; THIESEN, JUARES DA SILVA . A territorialidade como elemento curricular de uma experiência municipal de educação integral. In: Juares da Silva Thiesen; Zenilde Durli; Graziella Souza dos Santos; Edna Araujo dos Santos de Oliveira; Maria Luiza Lúcio. (Org.). Itinerâncias investigativas em currículo: teorias, políticas e práticas. 1ed.: Pimenta Cultural, 2021, v. , p. 201-224.

  • LIMA, Edilene Eva de ; BECKER, Paula Cortinhas de Carvalho . A formação humana como ideário formativo. In: Andressa Graziele Brandt; Nadja Regina Sousa Magalhães; Filomena Lucia Gossler Rodrigues da Silva. (Org.). Didática e Formação de Professores: desafios e perspectivas da articulação entre teoria e prática. 1ªed.Curitiba: Bagai, 2021, v. , p. 79-90.

  • THIESEN, J. S. ; JUNCKER, Cris Regina G. ; LIMA, Edilene Eva de ; BECKER, Paula Cortinhas de Carvalho . O movimento da educação integral no Brasil e o Mais Educação como programa indutor. In: Juares da Silva Thiesen. (Org.). Educação Integral: Conceitos, Sujeitos e Projetos. 1ed.Curitiba: CRV, 2020, v. , p. 1-148.

  • BECKER, Paula Cortinhas de Carvalho ; LIMA, Edilene Eva de . Reflexões sobre a política de Reforma do Ensino Médio. In: TRICHES, Jocemara; LOTTERMANN, Josimar; CERNY, Roseli Zen. (Org.). Os Rumos da Educação e as (Contra) Reformas.. 1ed.Florianópolis, Santa Catarina,: Cadernos do CED, 2019, v. 1, p. 92-99.

  • BECKER, Paula Cortinhas de Carvalho ; ABREU, A. C. S. . Educação Integral CEM Santa Terezinha. In: LAFFIN, Maria Hermínia L. F.; SGANDERLA, Ana Paola; MAFALDA, Rodrigo. (Org.). Caderno Pedagógico: Educação Integral. 1ed.Florianópolis, Santa Catarina,: NUP/CED/UFSC, 2019, v. 4, p. 34-52.

  • DURLI, Zenilde ; SILVA, Filomena ; BEZERRA, Romeu ; BECKER, Paula Cortinhas de Carvalho . Avaliação da formação no âmbito do PNEM em Santa Catarina: desafios e possibilidades de um processo. In: Adriana Maria Andreis; Willian Simões. (Org.). O PNEM em Santa Catarina: reflexões sobre as vivências na formação continuada de professores. 1ed.Tubarão: Editora Copiart, 2016, v. , p. 227-259.

  • LIMA, Edilene Eva de ; BECKER, Paula Cortinhas de Carvalho ; SILVA, Sadi Rodrigues da . O PROCESSO DE ORIENTAÇÃO/ESCRITA NA PERSPECTIVA DOS/AS ORIENTADORES/AS NA PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU. In: III Congresso Ibero-Americano de Humanidades, Ciências eEducação, 2018, Criciúma/SC. III Congresso Ibero-Americano de Humanidades, Ciências eEducação: Produção e democratização do conhecimento na Ibero-América. Criciúma: UNESC, 2018. p. 33-66.

  • BECKER, Paula Cortinhas de Carvalho . Educação Integral: aspectos da trajetória desse movimento no Brasil. In: XIX ENDIPE - Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino, 2018, Salvador. Anais do XIX Endipe. Salvador: UFBA, 2018. v. 1.

  • BECKER, Paula Cortinhas de Carvalho . Aspectos da (re)organização curricular que sinalizam indução à educação integral em escolas municipais de Florianópolis. In: II Seminário de Educação Integral - Concepções e Práticas no Brasil, 2017, Campinas/SP. II Seminário de Educação Integral - Concepções e Práticas no Brasil. Campinas: FE/UNICAMP, 2017. p. 346-353.

  • BECKER, Paula Cortinhas de Carvalho . A experiência da Rede Municipal de Ensino de Florianópolis no âmbito da Educação Integral. In: XXVII Simpósio Catarinense de Administração da Educação, 2015, Caçador. Desafios da Gestão Escolar para a Próxima Década, 2015.

  • BECKER, Paula Cortinhas de Carvalho . Do Programa Mais Educação à Educação Integral: O currículo como movimento indutor. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • BECKER, Paula Cortinhas de Carvalho . XVIII ENDIPE 2016. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • BECKER, Paula Cortinhas de Carvalho . Proposta Curricular de Florianópolis. 2016. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • BECKER, Paula Cortinhas de Carvalho ; LIMA, Edilene Eva de . Currículo, espaços e tempos da educação integral: reinventando a escola pública brasileira. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • BECKER, Paula Cortinhas de Carvalho . A experiência da Rede Municipal de Ensino de Florianópolis no âmbito da Educação Integral. 2015. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • BECKER, Paula Cortinhas de Carvalho . O movimento da educação integral como agenda contemporânea: e o Programa Mais Educação neste contexto. 2014. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • BECKER, Paula Cortinhas de Carvalho ; THIESEN, J. S. . A organização do trabalho pedagógico nas escolas municipais que desenvolvem o Programa Mais Educação. Florianópolis: UFSC/CED/NUP, 2015 (Caderno Educação Integral).

Outras produções

BECKER, Paula Cortinhas de Carvalho . II Seminário de Educação e Socialização de Estágios do Curso de Pedagogia do IFC/Camboriú: Anos Iniciais e Gestão. 2017. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

BECKER, Paula Cortinhas de Carvalho ; DURLI, Zenilde ; MARTINS, P. H. F. . Relatório geral de avaliação dos Cadernos\MEC da primeira etapa de formação no âmbito do PNEM em Santa Catarina - Universidade Federal de Santa Catarina. 2015. (Relatório de pesquisa).

BECKER, Paula Cortinhas de Carvalho ; DURLI, Zenilde ; MARTINS, P. H. F. . Relatório geral de avaliação dos Cadernos\MEC da segunda etapa de formação no âmbito do PNEM em Santa Catarina - Universidade Federal de Santa Catarina.. 2015. (Relatório de pesquisa).

BECKER, Paula Cortinhas de Carvalho ; DURLI, Zenilde ; MARTINS, P. H. F. . Relatório Geral de Autoavaliação da segunda etapa de formação /PNEM em Santa Catarina a partir da percepção dos Formadores Regionais, Orientadores de Estudo e Professores Cursistas - Universidade Federal da Fronteira Sul. 2015. (Relatório de pesquisa).

BECKER, Paula Cortinhas de Carvalho ; DURLI, Zenilde ; MARTINS, P. H. F. . Relatório de Autoavaliação da Formação/PNEM em Santa Catarina a partir da percepção do Comitê Gestor - UFSC e UFFS. 2015. (Relatório de pesquisa).

BECKER, Paula Cortinhas de Carvalho ; DURLI, Zenilde ; MARTINS, P. H. F. . Relatório de Autoavaliação da Formação/PNEM em Santa Catarina ? Consulta aos Cursistas bloqueados - UFSC e UFFS. 2015. (Relatório de pesquisa).

BECKER, Paula Cortinhas de Carvalho ; DURLI, Zenilde ; MARTINS, P. H. F. . Relatório Geral de Autoavaliação da segunda etapa de formação /PNEM em Santa Catarina a partir da percepção dos Formadores Regionais, Orientadores de Estudo e Professores Cursistas - Universidade Federal de Santa Catarina.. 2015. (Relatório de pesquisa).

BECKER, Paula Cortinhas de Carvalho ; DURLI, Zenilde ; MARTINS, P. H. F. . Relatório geral de avaliação dos Cadernos\MEC da segunda etapa de formação no âmbito do PNEM em Santa Catarina - Universidade Federal da Fronteira Sul. 2015. (Relatório de pesquisa).

BECKER, Paula Cortinhas de Carvalho ; DURLI, Zenilde ; MARTINS, P. H. F. . Relatório Geral de Autoavaliação da primeira etapa de formação /PNEM em Santa Catarina a partir da percepção dos Formadores Regionais, Orientadores de Estudo e Professores Cursistas - Universidade Federal da Fronteira Sul.. 2015. (Relatório de pesquisa).

BECKER, Paula Cortinhas de Carvalho ; DURLI, Zenilde ; MARTINS, P. H. F. . Relatório geral de avaliação dos Cadernos\MEC da primeira etapa de formação no âmbito do PNEM em Santa Catarina - Universidade Federal da Fronteira Sul. 2015. (Relatório de pesquisa).

BECKER, Paula Cortinhas de Carvalho ; DURLI, Zenilde ; MARTINS, P. H. F. . Relatório Geral de Autoavaliação da primeira etapa de formação /PNEM em Santa Catarina a partir da percepção dos Formadores Regionais, Orientadores de Estudo e Professores Cursistas - Universidade Federal de Santa Catarina. 2015. (Relatório de pesquisa).

Projetos de pesquisa

  • 2024 - Atual

    Observatório de Políticas Curriculares de Santa Catarina, Descrição: Descrição: O presente projeto de pesquisa situado no campo de estudos do currículo e das políticas curriculares tem como objetivo central analisar, por meio de esforços coletivos de pesquisa, os modos pelos quais redes de ensino de Santa Catarina, contextos e atores escolares têm atuado as políticas curriculares que afetam a educação básica e quais os impactos essas políticas têm produzido no cenário educacional catarinense. Trata-se do projeto do tipo guarda-chuva que congrega distintos eixos de pesquisa nos quais se integrarão pesquisadores, pesquisadoras que integram o grupo de pesquisa Itinera da UFSC. Tem-se como eixos de estudo inicialmente delineados: a) Políticas curriculares nas redes de ensino e nos contextos escolares; b) Políticas curriculares e Ensino Médio; c) Currículo e Educação Integral e d) Políticas educacionais e curriculares para outras modalidades da educação básica. Em linhas gerais, a pesquisa do tipo qualitativa é a abordagem que orientará os estudos. Com relação aos pressupostos teóricos, as investigações poderão incorporar distintas perspectivas que interpelam o campo do currículo e as políticas de forma também diversa. Dentre elas, destacamos alguns autores que têm alicerçado as concepções de currículo e política curricular com as quais o grupo vem dialogando: Apple (1989, 2006), Goodson (1997), Giroux (1986, 1987), Freire (1987), Sacristán (2000), Arroyo, (2011), Santomé (2010) Moreira (2008), Silva (1999), Thiesen (2012), Lopes e Macedo (2011), Gomes (2009) entre outras. Estima- se fortalecer o campo de estudos do currículo e das políticas curriculares e constituir um Observatório de Políticas Curriculares, cujas produções possam ser acessadas e compartilhadas por outros pesquisadores e pesquisadoras da área... , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (3) Doutorado: (2) . , Integrantes: Paula Cortinhas de Carvalho Becker - Coordenador / Juares da Silva Thiesen - Integrante / Edilene Eva de Lima - Integrante / Sadi Rodrigues da Silva - Integrante / Edna Araujo dos Santos de Oliveira - Integrante / Graziella Souza Santos - Integrante / Isabel Cristina Hentz - Integrante / Adriane Correa da Silva - Integrante / Evelyne Straub de Oliveira - Integrante / Iago Weber Pitz - Integrante / Larise Piccinini - Integrante / Andressa Alano Alves - Integrante.

  • 2017 - Atual

    Integração Curricular: caminho de indução para a formação humana integral em projetos de educação integral, Descrição: Projeto de Tese. Professor Orientador: Juares da Silva Thiesen. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Doutorado: (1) . , Integrantes: Paula Cortinhas de Carvalho Becker - Coordenador / Juares da Silva Thiesen - Integrante.

  • 2015 - 2019

    POLÍTICAS CURRICULARES PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA: implicações e impactos nas redes públicas de ensino no Estado de Santa Catarina (2016-2019), Descrição: Projeto Observatório da Educação ITINERA.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (5) Doutorado: (8) . , Integrantes: Paula Cortinhas de Carvalho Becker - Integrante / Zenilde Durli - Integrante / Juares da Silva Thiesen - Coordenador / Roseli Zen Cerny - Integrante / José Carlos da Silva - Integrante / José Raul Staub - Integrante / Wanderléa Pereira Damásio Maurício - Integrante / Romeu Augusto de Albuquerquer Bezerra - Integrante / Edilene Eva de Lima - Integrante / Rosângela de Amorim Teixeira de Oliveira - Integrante / Elisandra de Souza Peres - Integrante / Elizandro Maurício Brick - Integrante / Márcia Fernandes Rosa Neu - Integrante.

  • 2014 - 2015

    Projeto de Autoavaliação do Programa de Formação Continuada de Professores - PNEM/SC, Descrição: Com o objetivo de ampliar e valorizar a formação continuada de profissionais do Ensino Médio o governo central instituiu, por meio da Portaria nº 1.140, de 22 de novembro de 2013 (BRASIL, 2013a) o Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio (PNEM). O PNEM está vinculado à Política Nacional de Formação de Profissionais do Magistério da Educação Básica, instaurada pelo Decreto 6.755 de 29 de janeiro de 2009 (BRASIL, 2009), cuja finalidade é apoiar, em regime de colaboração entre a União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios, a formação inicial e continuada dos professores das redes públicas da Educação Básica.Para a implantação da formação houve pactuação do MEC com as secretarias estaduais e distrital de educação e as instituições de ensino superior (IES) públicas.Para a formação dos 13.901 professores do Ensino Médio no Estado de Santa Catarina, as duas universidades federais catarinenses Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) estabeleceram parceria de modo a abranger todas as escolas do espectro geográfico estadual. A previsão é de que sejam 7.558 sob a responsabilidade da UFSC e 6.343 com a UFFS. O objetivo deste projeto é desenvolver e implementar projeto de avaliação do Programa de Formação Continuada de Professores, no âmbito do Pacto Nacional pelo Ensino Médio, estabelecendo os procedimentos e as ações do processo, considerando as diretrizes e intencionalidades da UFSC e da UFFS, ao assumirem o compromisso com essa formação, na perspectiva de analisar tanto seus limites e possibilidades quanto a efetividade da política que o orienta.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Paula Cortinhas de Carvalho Becker - Integrante / Zenilde Durli - Coordenador / Filomena Rodrigues da Silva - Integrante / Romeu Bezerra - Integrante / Dariane Carlesso - Integrante / Juares da Silva Thiesen - Integrante / Pedro Henrique Favero Martins - Integrante.

  • 2013 - 2015

    Do Programa Mais Educação à Educação Integral: o currículo como movimento indutor, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Doutorado: (1) . , Integrantes: Paula Cortinhas de Carvalho Becker - Coordenador / Juares da Silva Thiesen - Integrante.

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Prefeitura Municipal de Florianópolis, Secretaria Municipal de Educação. , Rua Conselheiro Mafra, nº 656, sala 503, Centro, 88056000 - Florianópolis, SC - Brasil, Telefone: (48) 32516138, Fax: (48) 32516139, URL da Homepage:

Experiência profissional

2011 - 2017

Secretaria Municipal de Educação de Florianópolis

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Assessora Técnica, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Gerência Administrativa Financeira - Departamento de Convênios - Programas e Convênios Federais Ministrou o curso Gestão Educacional na modalidade Ead - 2012 Professora - Ensino Fundamental

Atividades

  • 03/2005 - 06/2011

    Ensino,Disciplinas ministradas, Anos Inciais, Anos Iniciais

2010 - 2010

Escola Desdobrada Municipal Praia do Forte

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora Auxiliar de Ensino, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

2009 - 2009

Educação de Jovens e Adultos - Centro I

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Coordenadora Sala Informatizada, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

2005 - 2013

Escola Básica Municipal Albertina Madalena Dias

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora Auxiliar de Ensino, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Efetiva nesta unidade educativa como Professora Auxiliar de Ensino. Atuou em 2008 como Coordenadora da Sala Informatizada.

2007 - 2007

Colégio Catarinense

Vínculo: Estágio Supervisionado, Enquadramento Funcional: Professora Ensino Fundamental - 1º ao 5º ano

2001 - 2001

Escola Desdobrada Professora Adotiva Liberato Valentim

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Substituto, Carga horária: 20

2000 - 2000

Escola Desdobrada Professora Adotiva Liberato Valentim

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Substituto, Carga horária: 20

Atividades

  • 09/2001 - 12/2001

    Ensino,Disciplinas ministradas, Alfabetização - Português, Alfabetização - Matemática, Estudos Sociais, Ciências, Artes

  • 02/2000 - 05/2000

    Ensino,Disciplinas ministradas, Alfabetização - Português, Alfabetização - Matemática, Estudos Sociais, Ciências, Artes

2000 - 2005

Centro Educacional Ensinarte

Vínculo: Professor Contratado, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 20

Atividades

  • 02/2000 - 02/2005

    Ensino,Disciplinas ministradas, Artes, Ciências, Estudos Sociais, Língua Portuguesa, Matemática

2000 - 2001

Banco de Desenvolvimento do Estado de Santa Catarina S/A

Vínculo: Estagiária em Administração, Enquadramento Funcional: Estágio Supervisionado, Carga horária: 20

Atividades

  • 06/2000 - 09/2001

    Estágios , Público, Gerência Regional.Estágio realizado, Na área de administração.

1999 - 1999

Escola Basica Municipal Osmar Cunha

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor substituto, Carga horária: 20

Atividades

  • 03/1999 - 12/1999

    Ensino,Disciplinas ministradas, Alfabetização - Português, Alfabetização - Matemática, Estudos Sociais, Ciências, Artes

2000 - 2000

Escola Básica Estadual Siveira de Souza

Vínculo: Estagiária, Enquadramento Funcional: Estágio Supervisionado, Carga horária: 0

Atividades

  • 02/2000 - 11/2000

    Ensino,Disciplinas ministradas, Conteúdos das Séries Iniciais

1996 - 1996

Escola Báscia Hilda Theodoro Vieira

Vínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Estágio Supervisionado, Carga horária: 0

Atividades

  • 02/1996 - 07/1996

    Ensino,Disciplinas ministradas, Disciplinas das Séries Inciais

1996 - 1996

Colégio Coração de Jesus

Vínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Estágio Supervisionado, Carga horária: 0

Atividades

  • 08/1996 - 12/1996

    Ensino,Disciplinas ministradas, Disciplinas das Séries Iniciais

2014 - 2015

Instituto Federal de Santa Catarina

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Tutora a Distância, Carga horária: 20

Outras informações:
Curso de Especialização em Mídias na Educação do programa UAB/IFSC.

2017 - Atual

Escola Básica Municipal José do Valle Pereira

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora Auxiliar de Ensino, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

2019 - 2019

Universidade Aberta do Brasil

Vínculo: Ministrante, Enquadramento Funcional: visitante

Outras informações:
Ministrante de palestra no Programa Rede de Saberes do Polo da Universidade Aberta do Brasil - 2º Ciclo.

2021 - Atual

Conselho Municipal de Educação de Florianópolis

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Assessora Técnica - Ensino Fundamental, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.