Ana Beatriz Lopes Barbosa

Graduanda em Pedagogia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Doutoranda e Mestre em Direito pela Universidade Estácio de Sá (UNESA), na área de concentração de Direito Público e Evolução Social, na linha de pesquisa de Direitos Fundamentais e Novos Direitos. Participa como pesquisadora do Grupo de Pesquisa "Observatório dos Direitos Fundamentais de Propriedade na Contemporaneidade e a sua interseção com a moradia", vinculado ao Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu da Universidade Estácio de Sá. Pós-graduada em Direito Público e Privado pela Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (EMERJ). Pós-graduada em Ciências Jurídicas, com ênfase nas atividades da Magistratura, pelo Centro Universitário e Faculdade Projeção (UNIPROJEÇÃO).Graduada em Direito pela Universidade Federal Fluminense (UFF), Polo Universitário de Volta Redonda (PUVR). Advogada. Em 2013, atuou como conciliadora na 2 Vara Cível do Fórum de Volta Redonda. Em 2014, foi pesquisadora no Grupo "Estado de Direito e Hipernomia". Atuou como estagiária no Núcleo de Prática Jurídica da UFF/VR e como estagiária forense voluntária na 2 Vara de Família da Defensoria Pública da Comarca de Volta Redonda. Em 2016, foi monitora do projeto "O Estatuto das Famílias e os microssistemas do Direito Civil", vinculado à disciplina Direito Civil VIII. De 2017 a 2020, cumpriu na Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (EMERJ) o estágio privativo de bacharel em Direito, tendo obtido a prática forense correspondente àquele período.

Informações coletadas do Lattes em 27/08/2025

Acadêmico

Formação acadêmica

Doutorado em andamento em Direito

2024 - Atual

Universidade Estácio de Sá
Orientador: Guilherme Calmon Nogueira da Gama

Mestrado em Direito

2022 - 2024

Universidade Estácio de Sá
Título: O projeto monoparental no âmbito da reprodução humana assistida, Ano de Obtenção: 2024
Prof. Dr. Guilherme Calmon Nogueira da Gama.Palavras-chave: Direito das Famílias; Liberdades Fundamentais; Procriação artficial; Monoparentalidade.Grande área: Ciências Sociais AplicadasGrande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Direito / Subárea: Direitos Fundamentais.

Especialização em Pós-graduação em Ciências Jurídicas (ênfase em Atividades de Magistratura)

2020 - 2021

Centro Universitário Projeção, UniPROJEÇÃO
Título: A questão da responsabilidade civil nas hipóteses de desistência da adoção

Especialização em Curso de Especialização em Direito Público e Privado (pós-graduação)

2017 - 2019

Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro
Título: As novas formas de relações parentais à luz do Biodireito
Orientador: Nelson Carlos Tavares Júnior

Graduação em andamento em Pedagogia

2024 - Atual

Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Graduação em Direito

2011 - 2016

Universidade Federal Fluminense
Título: O Direito de Família Mínimo e a Positivação do Afeto
Orientador: Renata Braga Klevenhusen

Ensino Médio (2º grau)

2008 - 2010

Colégio San Diego

Formação complementar

2025 -

Educação Inclusiva. (Carga horária: 20h). , Fundação Bradesco, Fundação Bradesc, Brasil.

2025 - 2025

Montagem e Manutenção de Computadores. (Carga horária: 6h). , Navezinha Carioca - Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do RJ, SMCT, Brasil.

2025 - 2025

Conceitos de Aprendizagem Criativa. (Carga horária: 6h). , Fundação Bradesco, BRADESCO, Brasil.

2025 - 2025

Excel (Avançado). (Carga horária: 6h). , Navezinha Carioca - Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do RJ, SMCT, Brasil.

2025 - 2025

Excel (Intermediário). (Carga horária: 6h). , Navezinha Carioca - Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do RJ, SMCT, Brasil.

2025 - 2025

Excel (Iniciante). (Carga horária: 6h). , Navezinha Carioca - Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do RJ, SMCT, Brasil.

2023 - 2023

Curso de Capacitação para Atendimento às Mulheres em situação de Violência. , ORDEM DOS ADVOGADOS DO BRASIL SECAO DO ESTADO DO RJ, OAB-RJNI, Brasil.

2022 - 2022

Processo de Seleção e Capacitação de Monitores Acadêmicos da EMERJ. , Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro, EMERJ, Brasil.

2015 - 2015

Curso Online para OAB 2ª fase - Direito Constitucional - XVII Exame da OAB. (Carga horária: 80h). , Complexo Educacional Renato Saraiva, CERS, Brasil.

2014 - 2015

Curso de Oratória. , Curso de Oratória Rogéria Guida, ORG, Brasil.

2012 - 2014

Curso de Francês. (Carga horária: 175h). , Wizard, WIZARD, Brasil.

2005 - 2011

Curso de Inglês. (Carga horária: 741h). , Centro de Cultura Anglo Americana, CCAA, Brasil.

2008 - 2010

Curso Normal - Formação de Professores. , Colégio San Diego, CSD, Brasil.

2004 - 2010

Curso de Espanhol. (Carga horária: 332h). , Centro de Cultura Anglo Americana, CCAA, Brasil.

2009 - 2009

En Route: a new way to effective writing. , Centro de Cultura Anglo Americana, CCAA, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Italiano

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Francês

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Japonês

Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Direito / Subárea: Direito Privado.

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Direito / Subárea: Direito Público.

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Direito / Subárea: Direito Público/Especialidade: Direito Constitucional.

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Direito / Subárea: Direito de Família.

Participação em eventos

Ensino Jurídico e Democracia em tempos de Crise. 2025. (Outra).

Grow to Educate. 2025. (Congresso).

III Seminário Ítalo-Brasileiro de Direitos Fundamentais.O condomínio como entidade jurídica sui generis. 2025. (Seminário).

III Seminário Ítalo-Brasileiro de Direitos Fundamentais. 2025. (Seminário).

Jornada Acadêmica 2024.2 - Fundação CECIERJ - Pedagogia: Campos da atuação profissional. 2025. (Outra).

Lançamento online do Livro "Arte e Ciência: diálogos possíveis". 2025. (Outra).

Manifesto Ciborgue: a inteligência artificial e as novas fronteiras do Direito. 2025. (Outra).

Desafios da Inseminação Caseira no Direito Brasileiro. 2024. (Simpósio).

III Seminário Internacional de Direitos Fundamentais da Propriedade e Novos Direitos. 2024. (Seminário).

IX Congresso Internacional de Direitos Humanos de Coimbra. A vulnerabilidade da instituição familiar à luz da crise climática e da (in)justiça ambiental. 2024. (Congresso).

IX Congresso Internacional de Direitos Humanos de Coimbra. 2024. (Congresso).

Jornada Acadêmica 2024.2 - Fundação CECIERJ - A matemática, a criança e a professora dos anos iniciais e as estratégias de ensino. 2024. (Outra).

Jornada Acadêmica 2024.2 - Fundação CECIERJ - As experiências que emergem no campo de Estágio sobre avaliação: contribuições para a Educação Integral. 2024. (Outra).

Jornada Acadêmica 2024.2 - Fundação CECIERJ - Autoria nos processos avaliativos na EAD. 2024. (Outra).

Live sobre o ENADE das Licenciaturas. 2024. (Outra).

XV Seminário de Pesquisa da Estácio. 2024. (Seminário).

XV Seminário de Pesquisa da Estácio.Normas Constitucionais Inconstitucionais: uma análise sobre a mudança de interpretação do artigo 226, §3º da CRFB/88 à luz do princípio da igualdade. 2024. (Seminário).

XIV Seminário de Pesquisa da Estácio.O Liberalismo Político e o Direito das Famílias. 2023. (Seminário).

XIV Seminário de Pesquisa da Estácio. 2023. (Seminário).

Simpósio de Direito de Família e Sucessões do IBDFAM/RJ. 2020. (Simpósio).

I Congresso do Ciclo de Debates sobre Direito Administrativo da UFF/VR. 2016. (Congresso).

I Seminário do Núcleo de Prática Jurídica - A advocacia pública e privada e os desafios do Acesso à Justiça. 2016. (Seminário).

I Encontro dos Profissionais do Âmbito Jurídico. 2015. (Encontro).

I Rodada de Debates sobre o Novo CPC. 2015. (Outra).

Semana do Meio Ambiente: Desafios e Questões Ambientais Contemporâneas. 2015. (Outra).

Encontro Direito e Debate - Justiça Tributária e Controle Social no Estado Brasileiro. 2014. (Encontro).

I Encontro Direito Ambiental e Debate - Semana do Meio Ambiente. 2014. (Encontro).

IV Encontro de Direito e Debate. 2014. (Encontro).

Palestra: Holocausto - Testemunho e Análise. 2014. (Outra).

Palestra: Israel e a Desproporção na Mídia. 2014. (Outra).

XXVI Seminário de Iniciação Científica e Prêmio UFF Vasconcellos Torres de Ciência e Tecnologia.Estado de Direito e Hipernomia: como a regulação tributária excessiva induz o comportamento humano. 2014. (Seminário).

I Encontro de Direito e Debate. 2013. (Encontro).

II CONJUFF - Congresso Jurídico da Universidade Federal Fluminense. 2013. (Congresso).

II Encontro de Direito e Debate. 2013. (Encontro).

O Filósofo Italiano Cornélio Fabro. 2012. (Outra).

Ciclo de Palestras "Tolerância e Dignidade da pessoa humana" com a palestra : Vivências da Fé - Cristianismo.. 2011. (Outra).

Ciclo de Palestras "Tolerância e Dignidade da pessoa humana" com a palestra : Vivências da Fé - Islamismo. :. 2011. (Outra).

I CONJUFF - Congresso Jurídico da Universidade Federal Fluminense. 2011. (Congresso).

Palestra sobre o Pensamento de Martin Heidegger, com a Profª Drª Hélia Maria Soares Freitas. 2011. (Outra).

Participação em bancas

Aluno: Silair da Silva Marques Soares

BARBOSA, A. B. L.; OLIVEIRA, A. W. S.; SANTOS, L. O. S.. Separação de Fato. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Estácio de Sá.

Aluno: PEDRO HENRIQUE FERNANDES DA SILVA

BARBOSA, A. B. L.; OLIVEIRA, A. W. S.; SANTOS, L. O. S.. Alienação Parental: Identificação da efetiva prática, controvérsias e soluções.. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Estácio de Sá.

Aluno: Ivan Cláudio de Moura

BARBOSA, A. B. L.; OLIVEIRA, A. W. S.; SANTOS, L. O. S.. A função social do contrato e seus aspectos na relação civil. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Estácio de Sá.

Aluno: Thalita Sobral e Silva Guerra

BARBOSA, A. B. L.; OLIVEIRA, A. W. S.; SANTOS, L. O. S.. Direitos da pessoa não humana no Brasil. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Estácio de Sá.

Aluno: Katia Maria Oliveira Reis

BARBOSA, A. B. L.; OLIVEIRA, A. W. S.; SANTOS, L. O. S.. União estável homoafetiva: reconhecimento de direitos no Brasil e no mundo. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Estácio de Sá.

Aluno: Giulia Vitória Martins Albuquerque

BARBOSA, A. B. L.; OLIVEIRA, A. W. S.; SANTOS, L. O. S.. A herança digital sob a perspectiva do Direito à Privacidade. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Estácio de Sá.

Produções bibliográficas

  • BARBOSA, A. B. L. ; JUNG, L. N. . O Liberalismo Político e o Direito das Famílias. REVISTA DA FACULDADE DE DIREITO DO SUL DE MINAS , v. 40, p. 251-267, 2024.

  • BARBOSA, A. B. L. . As novas formas de relações parentais à luz do Biodireito. 1. ed. São Paulo: Editora Dialética, 2023. 116p .

  • BARBOSA, A. B. L. . A questão da Responsabilidade Civil nas hipóteses de desistência da adoção. 1. ed. São Paulo: Dialética, 2023. 72p .

  • BARBOSA, A. B. L. . O condomínio como entidade jurídica sui generis. In: Fábio da Silva Veiga; Filippo Viglione; Francesca Benatti. (Org.). Direitos Fundamentais na Perspectiva Ítalo-Brasileira, Vol. V. 1ed.: , 2025, v. V, p. 259-279.

  • BARBOSA, A. B. L. ; OLIVEIRA, B. A. ; MARSHALL, C. I. F. C. ; LEONY NETO, C. A. ; FRINHANI, C. ; BUCAR, D. ; VAL, E. M. ; GERSTENBERGER, F. C. S. ; GAMA, G. C. N. ; GERSTEBERGER, G. S. ; GUERRA, I. F. ; ALMEIDA, M. V. ; MELO, M. A. B. ; LIMA, M. C. S. ; ROCHA, M. G. S. ; GERSTENBERGER JUNIOR, O. G. ; MELLO, P. D. N. ; CARDOSO, P. S. ; VALE, P. R. B. ; MARTINS, P. L. ; et.al . O direito de propriedade e a sua função social diante da crise climática do século XXI: um breve estudo de caso sobre o Estado do Rio Grande do Sul. In: Fátima Cristina Santoro Gerstenberger. (Org.). Estudos Contemporâneos da Moradia no Brasil. 1ed.Rio de Janeiro: GZ, 2025, v. , p. 1-28.

  • BARBOSA, A. B. L. ; CARDOSO, A. D. ; NUNES, B. D. ; CRUZ, C. A. M. ; VAL, D. F. F. ; FERNANDES, E. F. ; SOUZA, E. A. ; MOREIRA, G. A. F. B. ; CAVALCANTE, J. S. C. ; ANTONINI, J. P. Q. ; MELO, J. A. O. ; KLEIN, K. M. ; NASCIMENTO, L. F. ; ARAUJO, R. F. ; SERGIO, R. P. ; BALSAMO, S. C. ; ANDRADE, T. S. ; FERREIRA, V. A. B. . O Processo e as novas tecnologias e seus reflexos no Direito das Famílias. In: Laurinaldo Félix Nascimento. (Org.). Estudos em Ciências Sociais: Temáticas Atuais - Volume 2. 1ed.Formiga - MG: Editora Ópera, 2022, v. 2, p. 28-47.

  • KLEVENHUSEN, R. B. ; BARBOSA, A. B. L. . As relações poliafetivas e o Direito de Família mínimo: a impossibilidade de se estabelecer um modelo prêt-à-porter para o afeto. In: Waldyr Grisard Filho; Marcelo Luiz Francisco Bürguer. (Org.). Direito das Famílias e Sucessões - Coletânea de Artigos. 1ed.Belo Horizonte: IBDFAM, 2017, v. , p. 135-151.

  • BARBOSA, A. B. L. . A vulnerabilidade da instituição familiar à luz da crise climática e da (in)justiça ambiental. In: IX Congresso Internacional de Direitos Humanos de Coimbra, 2024, Coimbra. Anais de Artigos Completos do IX Congresso Internacional de Direitos Humanos de Coimbra. Jundiaí: Brasílica, 2024. v. 9. p. 211-225.

  • BARBOSA, A. B. L. . Normas Constitucionais Inconstitucionais: uma análise sobre a mudança de interpretação do artigo 226, §3º da CRFB/88 à luz do princípio da igualdade. In: XV Seminário de Pesquisa da Estácio, 2024, Rio de Janeiro. Anais do XV Seminário de Pesquisa da Estácio, 2024.

  • BARBOSA, A. B. L. ; JUNG, L. N. . O Liberalismo Político e o Direito das Famílias. In: XIV Seminário de Pesquisa da Estácio, 2023, Rio de Janeiro. XIV Seminário de Pesquisa da Estácio, 2023.

  • BARBOSA, A. B. L. . A vulnerabilidade da instituição familiar à luz da crise climática e da (in)justiça ambiental. In: IX Congresso Internacional de Direitos Humanos de Coimbra, 2024. Anais de Resumos do IX Congresso Internacional de Direitos Humanos de Coimbra, 2024.

  • BARBOSA, A. B. L. . Estado e Hipernomia: como a regulação tributária excessiva induz o comportamento humano. In: XXIX Seminário de Iniciação Científica e Prêmio UFF Vasconcellos Torres de Ciência e Tecnologia, 2014, Niterói. Livro de Resumos, 2014. p. 1132-1133.

  • BARBOSA, A. B. L. ; JUNG, L. N. . O Liberalismo Político e o Direito das Famílias. Revista da Faculdade de Direito do Sul de Minas , 2024.

  • BARBOSA, A. B. L. . O condomínio como entidade jurídica sui generis. 2025. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • BARBOSA, A. B. L. . A vulnerabilidade da instituição familiar à luz da crise climática e da (in)justiça ambiental. 2024. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • BARBOSA, A. B. L. . Normas Constitucionais Inconstitucionais: uma análise sobre a mudança de interpretação do artigo 226, §3º da CRFB/88 à luz do princípio da igualdade. 2024. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • BARBOSA, A. B. L. ; JUNG, L. N. . O Liberalismo Político e o Direito das Famílias. 2023. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • BARBOSA, A. B. L. . Estado de Direito e Hipernomia: Como a Regulação Tributária excessiva induz o Comportamento Humano. 2014. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • BARBOSA, A. B. L. . O projeto monoparental no âmbito da reprodução humana assistida 2024 (Dissertação de Mestrado).

  • BARBOSA, A. B. L. . A questão da responsabilidade civil nas hipóteses de desistência da adoção 2021 (Trabalho de Conclusão de Curso).

  • BARBOSA, A. B. L. . As novas formas de relações parentais à luz do Biodireito 2019 (Trabalho de Conclusão de Curso).

  • BARBOSA, A. B. L. . O Direito de Família Mínimo e a Positivação do Afeto 2016 (Trabalho de Conclusão de Curso).

Projetos de pesquisa

  • 2013 - 2014

    Estado de Direito e Hipernomia, Descrição: Grupo de Pesquisa. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Ana Beatriz Lopes Barbosa - Integrante / Marco Aurélio Lagreca Casamasso - Coordenador / Leonardo Jenichen de Oliveira - Integrante.

Histórico profissional

Experiência profissional

2016 - 2016

Universidade Federal Fluminense

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Monitor

Outras informações:
Monitora no Projeto "O Estatuto das Famílias e os Microssistemas do Direito Civil"

2014 - 2016

Universidade Federal Fluminense

Vínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: Estagiário

Outras informações:
Atuação como Estagiária no Núcleo de Prática Jurídica da Universidade Federal Fluminense - Campus Volta Redonda

2015 - 2015

Defensoria Publica Geral do Estado do Rio de Janeiro

Vínculo: Estágio Voluntário, Enquadramento Funcional: Estagiário Voluntário

Outras informações:
Atuação como estagiária voluntária na Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro, na 2ª Vara de Família da Comarca de Volta Redonda.

2017 - 2020

Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro

Vínculo: Estágio para Prática Forense, Enquadramento Funcional: Estagiário

Outras informações:
Estágio privativo de bacharel em Direito, no qual foram realizadas atividades como minutas de despacho, relatórios, decisões e sentenças, além de pesquisas de doutrina e jurisprudência, nos termos do Regimento do Curso de Especialização em Direito Público e Privado e do Regulamento de Estágios da Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro.

2018 - Atual

Colégio San Diego

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Administrador Jurídico