Oscar Silva Neto

Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Possui graduação em Licenciatura Plena em Matemática pela Universidade Federal de Santa Catarina (2006). Especialista em Gestão Educacional e Metodologia do Ensino Interdisciplinar pela Faculdade Dom Bosco de Ubiratã (2007). Mestre em Ensino de Matemática, pelo Programa da Pós-Graduação em Ensino de Matemática da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2015). Membro do GEPEM-IFSC - Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Matemática (IFSC) e do GHEMAT/SC - Grupo de Pesquisa de História da Educação Matemática - Santa Catarina. Atualmente é professor do ensino básico, técnico e tecnológico do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina - Câmpus Florianópolis. Atualmente, desenvolve estágio de doutorado sanduíche na qualidade de Boursier D'excellence na Faculté de psychologie et sciences de l'éducation da Université de Genève (UNIGE), em Genebra, Suíça.

Informações coletadas do Lattes em 24/06/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em andamento em Educação Cientifica e Tecnológica

2017 - Atual

Universidade Federal de Santa Catarina
Título: A caracterização de uma aritmética industrial no ensino brasileiro (1942-1968),
Orientador: em Université de Genève ( Rita Hofstetter)
com DAVID ANTÔNIO DA COSTA. Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Grande área: Ciências Humanas

Mestrado profissional em Ensino de Matemática

2012 - 2015

Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Título: .A formação de professores de Matemática no Instituto Federal Catarinense, Ano de Obtenção: 2015
Orientador: .Elisabete Zardo Búrigo
Palavras-chave: Formação de Professores; Licenciatura em Matemática; Instituto Federal.Grande área: Ciências HumanasSetores de atividade: Educação.

Especialização em GESTÃO EDUCACIONAL E MET. ENSINO INTERDISCIPLINAR

2007 - 2007

Faculdade Dom Bosco de Ubiratã
Título: MODELAGEM E MODELAÇÃO MATEMÁTICA
Orientador: PAULO CELSO DI PILLA MONTIBELLO

Graduação em Licenciatura Plena em Matemática

2002 - 2006

Universidade Federal de Santa Catarina
Título: A MODELAGEM MATEMÁTICA E A MERENDA ESCOLAR
Orientador: WILSON SCHMIDT

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2011 - 2011

Pro-TICs. (Carga horária: 70h). , Instituto Federal de Santa Catarina, IFSC, Brasil.

2010 - 2010

I Seminário de Educação Inclusiva. (Carga horária: 20h). , Prefeitura Municipal de Biguaçú, PMB, Brasil.

2008 - 2008

FORMAÇÃO CONTINUADA. (Carga horária: 40h). , Prefeitura Municipal de São José, PMSJ, Brasil.

2006 - 2006

APERFEIÇOAMENTO PARA PROFESSORES DE MATEMÁTICA. (Carga horária: 40h). , Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.

2005 - 2005

Qualidade no atendimento do Serviço Público. (Carga horária: 12h). , Microlins - Centro de Formação Profissional, MICROLINS, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Francês

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: História da Educação Matemática.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.

Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Matemática.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

Oficina Improbidade Administrativa: Fundamentos Jurídicos e Estratégias de Prevenção na Administração Pública. 2019. (Oficina).

VII Jornada de História da Ciência e Ensino.Matemática na Escola Industrial de Florianópolis: uma visita ao passado do IFSC em tempos de ensino industrial. 2019. (Outra).

IV ENAPHEM.A Matemática no ensino industrial de Santa Catarina em tempos de Comissão Brasileiro-Americana de Educação Industrial (CBAI). 2018. (Encontro).

Seminário Internacional de Pesquisa: Ciências da Educação e Didática das Disciplinas - o saber e a formação de professores. 2018. (Seminário).

XVI Seminário Temático Provas e Exames e a escrita da história da educação matemática.A COMISSÃO BRASILEIRO-AMERICANA DE EDUCAÇÃO INDUSTRIAL (CBAI) E O ENSINO INDUSTRIAL EM FLORIANÓPOLIS. 2018. (Seminário).

Aportes fleckianos para a pesquisa: relatos de uma tese. 2017. (Seminário).

A sociologia na pesquisa educacional brasileira. 2017. (Seminário).

GHEMAT-SC - Grupo de Pesquisa de História da Educação Matemática - Santa Catarina. 2017. (Seminário).

I SEMANA DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA: 15 anos contribuindo para evolução da pesquisa e ensino.A mate mática no liceu industrial de F lorianópolis: os saberes a ensinar lidos nos programas oficiais. 2017. (Encontro).

Mini-curso : Educação Tecnológica ? abordagens teóricas e metodológicas de pesquisa. 2017. (Oficina).

Pesquisa, modelagem e aprendizagem. 2017. (Seminário).

Prendre en compte les processus de régulation et d'écriture des manuels scolaires : réflexions sur les circuits de production des manuels de mathématiques pour l'école primaire en France et ailleurs. 2017. (Seminário).

3 Encontro Nacional de Pesquisa em História da Educação Matemática.História da Educação Matemática nos Institutos Federais?. 2016. (Encontro).

I Seminário de Pesquisa em História da Educação Matemática. 2016. (Seminário).

Administração Pública no Contexto Institucional Contemporâneo. 2014. (Seminário).

I SIMPEMAD - Simpósio Educação Matemática em Debate.A Regra de Três nos currículos ao longo da história. 2014. (Simpósio).

Oficina SETEC - A Rede Federal. 2014. (Oficina).

Oficina SETEC - Estrutura Organizacional. 2014. (Oficina).

Oficina SETEC - Logística. 2014. (Oficina).

Oficina SETEC - Sistemas Informatizados. 2014. (Oficina).

XVIII EBRAPEM - Encontro Brasileiro de Estudantes de Pós-Graduação em Educação Matemática.Formação de Professores de Matemática no Brasil: um estudo sobre as Licenciaturas em Matemática dos Institutos Federais. 2014. (Encontro).

II Fórum Mundial de Educação Profissional e Tecnológica. 2012. (Outra).

II Encontro Nacional das Licenciaturas e I Seminário Nacional do PIBID. 2011. (Congresso).

VII Encontro de Formação de Tutores e Coordenadores do Curso de Licenciatura em Matemática - Prolicen. 2010. (Encontro).

IX Encontro Regional de Estudantes de Matemática da Região Sul e III Final de Semana Integrativo da Matemática. 2003. (Encontro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Marilene Júlio Henrique Stradioto

SIQUEIRA, Ana Paula Pruner de;SILVA NETO, O.; TEIXEIRA, Mateus Medeiros. A Etnomatemática como parte do processo ensino-aprendizagem em cursos de PROEJA: possibilidades e e desafios.. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO PROEJA) - Instituto Federal de Santa Catarina.

Aluno: Andreza Fernandes

SILVA NETO, O.; GOMES, G. G.; MARQUES, C. M. M. F.; SCOPEL, M. A.; TEIXEIRA, Mateus Medeiros. O currículo de Matemática no PROEJA: um estudo de caso no IF-SC Araranguá. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO PROEJA) - Instituto Federal de Santa Catarina.

Aluno: Maria Cecilia Kunhasky Coelho

BARBOSA, M. L. P.;SILVA NETO, O.; DANIEL, R. B.; NASCIMENTO, Emerson. C.. Uma breve análise da avaliação na educação de jovens e adultos da Cidade de Araranguá através da legislação municipal. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO PROEJA) - Instituto Federal de Santa Catarina.

SILVA NETO, O.; MOREIRA FILHO, Z.; CAZANGI, H. R.. Motores térmicos: cruzamento de válvulas de motores de combustão interna ciclo Otto quatro tempos. 2013. Instituto Federal de Santa Catarina.

SILVA NETO, O.; MAIA, E. F.; CARDOSO, N.. Protocolos de Exames de Crânio. 2013. Instituto Federal de Santa Catarina.

SILVA NETO, O.. Avaliação dos Projetos de extensão submetidos ao Edital de Programa de Apoio a Projetos de Extensão do IF-SC 01/2012. 2012. Instituto Federal de Santa Catarina.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Mirtes Lia Pereira Barbosa

BARBOSA, M. L. P.. A FORMAÇÃO DOS PROFESSORES DE MATEMÁTICA NO INSTITUTO FEDERAL CATARINENSE. 2015. Dissertação (Mestrado em Matemática) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Nereu Estanislau Burin

Schmidt, Wilson;BURIN, N. E.; CARVALHO, N. T. B.. A Modelagem Matemática e a Merenda Escolar. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Matemática) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Isabel Cristina Machado de Lara

BARBOSA, M. L. P.; DALCIN, A.;LARA, Isabel Cristina Machado de. A formação dos professores de Matemática no Instituto Federal Catarinense. 2015. Dissertação (Mestrado em Ensino de Matemática) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Elisabete Zardo Búrigo

BÚRIGO, E. Z.; LARA, I. C. M.; BARBOSA, M. L. P.; DALCIN, A.. A FORMAÇÃO DOS PROFESSORES DE MATEMÁTICA NO INSTITUTO FEDERAL CATARINENSE. 2015. Dissertação (Mestrado em Ensino de Matemática) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Andréia Dalcin

DALCIN, A.; LARA, I. C. M.; BARBOSA, M. L. P.; BURIGO, E. Z.. A FORMAÇÃO DOS PROFESSORES DE MATEMÁTICA NO INSTITUTO FEDERAL CATARINENSE. 2015. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Ensino de Matemática) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Paulo Roberto Castor Maciel

MACIEL, P. R. C.; COSTA, D. A.; SCHNEUWLY, B. F.; DAROS, M. D.; AMORIM, M. L.; MORAIS, R. S.. A caracterização de uma aritmética industrial no ensino brasileiro (1942-1968)?. 2019. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

Maria Cecilia Kunhasky Coelho

Uma breve análise da avaliação na educação de jovens e adultos da cidade de Araranguá através da legislação municipal; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO PROEJA) - Instituto Federal de Santa Catarina; Orientador: Oscar Silva Neto;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

David Antonio da Costa

História das metodologias de ensino de matemática nos cursos primários do Liceu Industrial de Florianópolis; Início: 2017; Tese (Doutorado em Educação Cientifica e Tecnológica) - Universidade Federal de Santa Catarina; (Orientador);

Elisabete Zardo Búrigo

A FORMAÇÃO DOS PROFESSORES DE MATEMÁTICA NO INSTITUTO FEDERAL CATARINENSE; 2015; Dissertação (Mestrado em Ensino de Matemática) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul,; Orientador: Elisabete Zardo Búrigo;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • SILVA NETO, O. ; COSTA, D. A. . Arlindo Clemente: o expert em educação e sua contribuição para a escrita da História da Educação Matemática. REVISTA COCAR (ONLINE) , v. 6, p. 173-188, 2019.

  • SILVA NETO, OSCAR ; COSTA, DAVID ANTONIO DA . Os Boletins da Comissão Brasileiro-Americana de Educação Industrial na divulgação de saberes pedagógicos e disciplinares. RIDPHE_R REVISTA IBEROAMERICANA DO PATRIMÔNIO HISTÓRICO-EDUCATIVO , v. 5, p. e019035-17, 2019.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

SILVA NETO, O. ; NOVAES, B. W. D. ; MACIEL, P. R. C. . A Matemática no ensino industrial em tempos de CBAI.. 2018. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

SILVA NETO, O. ; TEIXEIRA, Mateus Medeiros . Oficina de Aperfeiçoamento em Matemática Básica. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

SILVA NETO, O. . Oficina de Aperfeiçoamento em Matemática Básica. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2017 - Atual

    A matemática escolar nas Escolas de Aprendizes Artífices e no Liceu Industrial, Descrição: É no contexto posterior a proclamação da República que temos a criação das Escolas de Aprendizes Artífices a partir do Decreto n 7566 de 23 de setembro de 1909, que representa um marco do ensino profissionalizante na rede federal. Este modelo de educação profissional veio atender ao surgimento de uma nova demanda do sistema produtivo, formando trabalhadores com uma qualificação técnica, e social, oferecendo oportunidade para as crianças, que aos olhos do governo eram vistas como desvalidas de sorte. A Escola de Aprendizes Artífices de Santa Catarina foi criada em 1 de setembro de 1910, um ano após do Decreto n 7566 e teve sua sede em um prédio cedido pelo governo. Anos mais tarde, esta escola se intitula Liceu Industrial. Objetiva-se neste projeto analisar a ambiência do ensino de matemática nos cursos da Escola de Aprendizes Artífices e do Liceu Industrial de Santa Catarina a partir do seguinte questionamento: Quais saberes pedagógicos (para ensinar) e saberes matemáticos (a ensinar) estão prescritos na Escola de Aprendizes e Artífices e no Liceu Industrial de Santa Catarina? Motivado a responder estas questões de pesquisa, este projeto maior desdobra-se em subprojetos que privilegiarão diferentes fontes, a saber: A) documentos normativos, os relatórios do serviço de remodelação do ensino profissional, documentos de Consolidação entre outros. Nesses documentos priorizaremos a identificação dos saberes para ensinar, necessários para a construção dos conhecimentos pedagógicos para a prática docente, relacionados a expertise profissional; B) Da mesma forma, serão examinados livros didáticos que circularam pela EAA-SC e Liceu Industrial, onde investigaremos os saberes a ensinar, isto é, conteúdos de aritmética prescritos nos livros e associados as metodologias de ensino subjacentes. Esta pesquisa maior alinha-se ao campo da história da educação matemática, e se fundamentará em aportes teóricos de outros campos no qual a hem se vincula como da História, da História Cultural e História da Educação.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) Doutorado: (1) . , Integrantes: Oscar Silva Neto - Coordenador / CLÉBER SCHAEFER BARBARESCO - Integrante / DAVID ANTÔNIO DA COSTA - Integrante.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Instituto Federal de Santa Catarina. , Rua 14 de Julho, 150, Coqueiros, 88160000 - Biguaçu, SC - Brasil, Telefone: (48) 38779038, Ramal: 9038, URL da Homepage:

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

2017 - Atual

Universidade Federal de Santa Catarina

Vínculo: , Enquadramento Funcional:

2011 - Atual

Instituto Federal de Santa Catarina

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor do Ensino Básico, Técnico e Tecnoló, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

  • 05/2016

    Pesquisa e desenvolvimento , Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina, .,Linhas de pesquisa

  • 03/2016

    Direção e administração, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina, .,Cargo ou função, Assessor de Pessoal.

  • 03/2016

    Ensino, Engenharia Civil, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Cálculo A e Geometria Analítica

  • 03/2014 - 03/2016

    Direção e administração, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina, .,Cargo ou função, Diretor de Gestão de Pessoas.

  • 10/2012 - 03/2014

    Direção e administração, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina, .,Cargo ou função, Chefe do Departamento de Seleção e Desenvolvimento de Pessoas.

  • 08/2012 - 03/2013

    Ensino, Engenharia de Telecomunicações, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Álgebra Linear

  • 08/2012 - 03/2013

    Ensino, Licenciatura em Ciências da Natureza - hab Química, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Fundamentos de Matemática

  • 08/2012 - 09/2012

    Direção e administração, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina, .,Cargo ou função, Coordenador de Capacitação.

  • 08/2011 - 07/2012

    Direção e administração, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina, .,Cargo ou função, Coordenador de Extensão e Relações Externas.

  • 03/2011 - 07/2012

    Ensino, Licenciatura em Ciências da Natureza - hab. Física, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Fundamentos de Matemática, Cálculo I e Cálculo II

2008 - 2011

Prefeitura Municipal de Biguaçú

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: PROFESSOR DE MATEMÁTICA, Carga horária: 30

Atividades

  • 06/2008 - 03/2011

    Ensino,,Disciplinas ministradas, Matemática

2008 - 2011

Prefeitura Municipal de São José

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: PROFESSOR DE MATEMÁTICA, Carga horária: 16

Atividades

  • 02/2008 - 03/2011

    Ensino,,Disciplinas ministradas, Matemática

2006 - 2007

Secretaria de Educação do Estado de Santa Catarina

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Admitido em Caráter Temporário - ACT, Carga horária: 20