Karina Leite

Mestre em Ciência e Tecnologia de Alimentos na Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS). Graduação em Nutrição pela Faculdade Campo Real. Especialista em Nutrição Clínica na Faculdade Campo Real e especialista em Gestão Pública Municipal pela Universidade Estadual do Centro-Oeste em Gestão Pública Municipal (2016-2018). Concursada pela Prefeitura Municipal de Goioxim. Tem experiência na área de alimentação escolar e análise bromatológica e bioquímica de alimentos.

Informações coletadas do Lattes em 01/02/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Mestrado em Ciência e Tecnologia de Alimentos

2017 - 2019

Universidade Federal da Fronteira Sul
Título: AVALIAÇÃO IN VIVO DO EXTRATO DE ALECRIM (Rosmarinus officinalis) COMO ANTIOXIDANTE EM CAMARÕES (Macrobrachium rosenbergii) E EFEITOS SOBRE A COMPOSIÇÃO CENTESIMAL DA CARNE,Ano de Obtenção: 2019
Luisa Helena Cazarolli.Coorientador: Silvia Romão.

Especialização em Gestão Pública Municipal

2016 - 2018

Universidade Estadual do Centro-Oeste
Título: agricultura familiar e políticas públicas: Avaliação do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) no município de Goioxim -PR
Orientador: Zoraide Costa

Especialização em Nutrição Clínica

2015 - 2017

FACULDADE CAMPO REAL
Título: Estado Nutricional, consumo alimentar e conhecimento sobre Nutrição de escolares em Goioxim-PR
Orientador: Simone Carla Beninca

Graduação em NUTRIÇÃO

2012 - 2015

FACULDADE CAMPO REAL
Título: Elaboração da farinha de casca de jabuticaba e avaliação da aceitação em diferentes percentuais na produção de pão, bolo e barra de cereal
Orientador: Vania Schmitt

Ensino Médio (2º grau)

2009 - 2012

Colégio Estadual Barão de Capanema

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2018 - 2018

Análise sensorial de azeites de oliva (Vagner Brasil Costa). (Carga horária: 4h). , Universidade Estadual do Centro-Oeste, UNICENTRO, Brasil.

2018 - 2018

Análise sensorial de vinhos (Vagner Brasil Costa). (Carga horária: 4h). , Universidade Estadual do Centro-Oeste, UNICENTRO, Brasil.

2016 - 2016

Extensão universitária em Nutrição e Agroecologia: aquisição de produtos para a alimentação escolar. , Universidade Federal do Paraná, UFPR, Brasil.

2016 - 2016

Análises Físico-Químicas de Alimentos. (Carga horária: 80h). , Portal Educação de Campo Grande, PE, Brasil.

2016 - 2016

Principais Doenças de Origem Alimentar. (Carga horária: 13h). , Portal Educação de Campo Grande, PE, Brasil.

2015 - 2015

Planejamento de cardápios. (Carga horária: 3h). , Fecomércio-Pr, SESC, Brasil.

2014 - 2014

Hemograma e Exames Laboratoriais. (Carga horária: 4h). , Instituto de nutrição avançada, INA, Brasil.

2014 - 2014

Planejamento e Elaboração de Cardápios. (Carga horária: 10h). , FACULDADE CAMPO REAL, FCR, Brasil.

2014 - 2014

Boas Práticas em serviços de alimentação. (Carga horária: 12h). , Agência Nacional de Vigilância Sanitária, ANVISA, Brasil.

2014 - 2014

Toxinas na obesidade e Estratégia terapêuticas. (Carga horária: 2h). , Instituto de nutrição avançada, INA, Brasil.

2014 - 2014

Relacionamento saudável e alimentação saudável. (Carga horária: 3h). , Fecomércio-Pr, SESC, Brasil.

2013 - 2013

Comunicação, ,Marketing Pessoal e Liderança. (Carga horária: 2h). , instituto de crescimento educacional e de carreira, ICEC, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

LEITE, K. . VII Encontro de Iniciação Científica. 2014. (Outro).

LEITE, K. . I Simpósio Integrado de Saúde - A Interdisciplinaridade na Promoção à Saúde. 2014. (Outro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

IV CSBEA Congresso Sul Brasileiro de Engenharia de Alimentos e VII Encontro Paranaense de Engenharia de Alimentos. COMPOSIÇÃO CORPORAL DE CAMARÕES (MACROBRACHIUM ROSENBERGII) ALIMENTADOS COM EXTRATO DE ALECRIM. 2018. (Congresso).

IV CSBEA Congresso Sul Brasileiro de Engenharia de Alimentos e VII Encontro Paranaense de Engenharia de Alimentos. 2018. (Congresso).

V Jornada de Nutrição. 2015. (Encontro).

I Simpósio Integrado da Saúde. 2014. (Simpósio).

IV Jornada de Nutrição, I Jornada Gastronômica e I Mostra Cultural de alimentação e Nutrição. 2014. (Encontro).

III Jornada de Nutrição. 2012. (Encontro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Vania Schmitt

SCHMITT, V.; CHICONATTO, P.; BENINCA, S. C.. Elaboração da farinha de casca de jabuticaba e avaliação da aceitação em diferentes percentuais na produção de pão, bolo e barra de cereal. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição) - Faculdade Campo Real.

Larissa Canhadas Bertan

CAZAROLLI, L. H.; PINTO, V. Z.;BERTAN, L. C.. Avaliação in vivo do extrato de alecrim (Rosmarinus officinalis) como antioxidante em camarões (Macrobrachium rosenbergii E) efeitos sobre a composição centesimal da carne. 2019. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Ciência e Tecnologia de Alimentos) - Universidade Federal da Fronteira Sul.

Vânia Zanella Pinto

CAZAROLLI, L. H.;Pinto, Vânia Zanella; BERTAN, L. C.. AVALIAÇÃO IN VIVO DO EXTRATO DE ALECRIM Rosmarinus officinalis COMO ANTIOXIDANTE EM CAMARÕES Macrobrachium rosenbergii E EFEITOS SOBRE A COMPOSIÇÃO CENTESIMAL DA CARNE. 2019. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em CIência e Tecnologia de Alimentos) - Universidade Federal da Fronteira Sul.

Vânia Zanella Pinto

CAZAROLLI, L. H.; ROMAO, S.;PINTO, V. Z.; YAMAZAKI, R. K.. Avaliação in vivo de extrato de Alecrim Rosmarinus Officinalis como antioxidante e conservante de carcaça de camarões Macrobrachium Rosenbergii. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós Graduação em CIência e Tecnologia de Alimentos) - Universidade Federal da Fronteira Sul.

Luisa Helena Cazarolli

CAZAROLLI, L. H.; Romão, S.; PINTO, V. Z.; YAMASAKI, R. K.. Avaliação in vivo do extrato de alecrim (Rosmarinus officinalis) como antioxidante e conservante de carcaça de camarões Macrobrachium rosenbergii.. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em ciência e tecnologia de alimentos) - Universidade Federal da Fronteira Sul - campus de Laranjeiras do Sul.

Simone Carla Benincá

BENINCÁ, S. C.. Estado nutricional , consumo alimentar e conhecimento de Nutrição em escolares de Goioxim-PR. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Nutrição Clínica: Metabolismo, prática e TN em DCNT) - Faculdade Campo Real.

Simone Carla Benincá

Schmitt, V.; Chiconatto, P.;BENINCÁ, S. C.. Elaboração da farinha de casca de jabuticaba e avaliação da aceitação em diferentes percentuais na produção de pão, bolo e barra de cereal. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição) - Faculdade Campo Real.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Silvia Romão

Avaliação in vivo de Extrato de Alecrim Rosmarinus Officinalis como Antioxidante e conservação da carcaça de camarões Macrobrachium rosenbergii; 2018; Dissertação (Mestrado em Ciência e Tecnologia de Alimentos) - Universidade Federal da Fronteira Sul,; Coorientador: Silvia Romão;

Vania Schmitt

ELABORAÇÃO DA FARINHA DE CASCA DE JABUTICABA E AVALIAÇÃO DA ACEITAÇÃO EM DIFERENTES PERCENTUAIS NA PRODUÇÃO DE PÃO, BOLO E BARRA DE CEREAL; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Nutrição) - Faculdade Campo Real; Orientador: Vania Schmitt;

Patrícia Chiconatto

Efeitos da embalagem sobre o biscoito tipo água e sal e o impacto do aluminio ao meio ambiente; 2013; Orientação de outra natureza - Faculdade Campo Real; Orientador: Patrícia Chiconatto;

Luisa Helena Cazarolli

AVALIAÇÃO IN VIVO DO EXTRATO DE ALECRIM (NOME CIENTÍFICO) COMO CONVERVANTE DE CARCAÇA DE CAMARÕES Macrobrachium rosenbergii; Início: 2017; Dissertação (Mestrado em ciência e tecnologia de alimentos) - Universidade Federal da Fronteira Sul - campus de Laranjeiras do Sul; (Orientador);

Simone Carla Benincá

Estado Nutricional, Consumo Alimentar e Conhecimento sobre Nutrição em Escolares de Goioxim-PR; 2017; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Nutrição Clínica: Metabolismo, prática e TN em DCNT) - Faculdade Campo Real; Orientador: Simone Carla Benincá;

Zoraide da Fonseca Costa

AGRICULTURA FAMILIAR E POLÍTICAS PÚBLICAS: AVALIAÇÃO DO PROGRAMA NACIONAL DE ALIMENTAÇÃO ESCOLAR (PNAE) NO MUNICIPIO DE GOIOXIM -PR; 2018; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em GESTÃO PÚBLICA MUNICIPAL) - Universidade Estadual do Centro-Oeste; Orientador: Zoraide da Fonseca Costa;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • LEITE, K. ; CAZAROLLI, L. H. ; PINTO, V. Z. ; ROMAO, S. ; TORMEN, L. ; KUROSAKI, J. K. A. R. ; RETCHESKI, M. C. ; CORREA JUNIOR, J. S. . COMPOSIÇÃO CORPORAL DE CAMARÕES (MACROBRACHIUM ROSENBERGII) ALIMENTADOS COM EXTRATO DE ALECRIM. In: IV CSBEA - Congresso Sul Brasileiro de Engenharia de Alimentos e VII Encontro Paranaense de Engenharia de Alimentos, 2018, Guarapuava. Anais do IV Congresso Sul Brasileiro de Engenharia de Alimentos e VII Encontro Paranaense de Engenharia de Alimentos. v. 5.

  • LEITE, K. ; SCHMITT, V. . Elaboração da farinha de casca de jabuticaba e avaliação da aceitação em diferentes percentuais na produção de bolo integral. In: III Simpósio Integrado de Saúde da Faculdade Campo Real, 2016, Guarapuava. III Simpósio Integrado de Saúde da Faculdade Campo Real, 2016.

  • LEITE, K. ; BENINCA, S. C. . Estado Nutricional, consumo alimentar e conhecimento sobre Nutrição de escolares em Goioxim-PR. In: IX Encontro de Iniciação Científica e mostra de Pós-graduação, 2016, Guarapuava. Estado Nutricional, consumo alimentar e conhecimento sobre Nutrição de escolares em Goioxim-PR, 2016.

  • LEITE, K. ; ZALEWSKI, L. D. ; TEIXEIRA, S. M. ; SCHMITT, V. . Avaliação antropométrica de crianças e adolescentes em uma escola municipal do bairro Industrial de Guarapuava-PR. In: VIII Iniciação Científica da Faculdade Campo Real, 2015, Guarapuava. VIII Iniciação Científica da Faculdade Campo Real, 2015.

  • LEITE, K. ; CHICONATTO, P . Reaproveitamento de resíduos alimentares e a conscientização do meio ambiente. In: Semana Ambiental da Faculdade Campo Real, 2015, Guarapuava. Semana Ambiental da Faculdade Campo Real, 2015.

  • LEITE, K. ; CHICONATTO, P . As propriedades da jabuticaba e seu processo na tecnologia de alimentos. In: VII Iniciação Científica da Faculdade Campo Real, 2014, Guarapuava. VII Iniciação Científica da Faculdade Campo Real, 2014.

  • LEITE, K. ; ZALEWSKI, L. D. ; MACEDO, M. R. ; BENINCA, S. C. . Efeitos da embalagem sobre o biscoito tipo água e sal e impacto do aluminío ao meio ambiente. In: Semana Ambiental da Faculdade Campo Real, 2013, Guarapuava. Semana Ambiental da Faculdade Campo Real, 2013.

  • LEITE, K. ; FLORIANO, R. S. ; GELESKI, A. C. ; BENINCA, S. C. . Manejo dos Resíduos em Unidades de Alimentação e Nutrição. In: Semana Ambiental da Faculdade Campo Real, 2013, Guarapuava. Semana Ambiental da Faculdade Campo Real, 2013.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2017 - Atual

    Estudos da influência de suplementos na ração de camarões de água doce (Macrobrachium rosenbergii): aspectos produtivos, fisiológicos, metabólicos e de qualidade de carcaça, Descrição: Entre as diversas atividades da aquicultura, a carcinicultura (criação de camarões), ocupa lugar de destaque e vem ocorrendo um crescimento efetivo no consumo, o que incentiva o crescimento da atividade no mundo. A produção de camarões de água doce vem crescendo nos últimos anos em nível mundial e o Macrobrachium rosenbergii é a espécie mais utilizada em projetos de cultivo. A espécie apresenta como vantagens para o cultivo grande rusticidade, precocidade e fecundidade, tolerância a diferentes taxas de salinidade e temperatura e resistência a doenças, além do fato de não ser agressivo e da qualidade da carne, considerada superior à qualidade da carne do camarão marinho. Um dos entraves na expansão do cultivo do camarão de água doce M. rosenbergii é justamente a obtenção de animais de qualidade em todas as fases de cultivo e a qualidade do camarão pós-pesca. Diversos estudos têm demonstrado que a qualidade do camarão está diretamente relacionada aos aspectos nutricionais e fisiológicos dos animais sendo que a nutrição e o atendimento às necessidades energéticas dos camarões constituem-se num dos principais problemas da carcinicultura mundial. Na busca por alternativas para o cultivo do camarão de água doce, o uso de suplementações nas rações representa uma opção importante para a melhoria da produção destes animais. Na busca por alternativas para o cultivo do camarão de água doce que melhorem a condição fisiológica dos animais e consequentemente melhorem a oferta do produto final ao consumidor o uso de suplementações nas rações representa uma opção importante para a melhoria da produção destes animais. Em termos de fontes alternativas de nutrientes, destaca-se o uso de plantas medicinais e/ou compostos naturais isolados de plantas ou animais. A utilização de plantas como suplementos alimentares para o camarão de água doce pode contribuir sobremaneira para melhorar a condição fisiológica e metabólica dos animais durante o cultivo, melhorando a resistência dos animais a condições estressantes, acelerando o desenvolvimento e contribuindo para melhora da composição corporal e qualidade da carne pós-despesca.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (5) . , Integrantes: Karina Leite - Coordenador / SILVIA ROMÃO - Integrante / Jorge Erick Garcia Parra - Integrante / Luisa Helena Cazarolli - Integrante / Luciano Tormen - Integrante / Vania Zanella Pinto - Integrante / Milena Cia Retcheski - Integrante / Keveen Escorsin - Integrante / Jeferson Silva Côrrea Junior - Integrante / JESSICA KIMIE DE ALMEIDA ROSA KUROSAKI - Integrante.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Prêmios

2016

Mérito em pesquisa no III Simpósio Integrado de Saúde - Geração Sênior, Faculdade Campo Real.

2014

Acadêmica destaque de 2014, Faculade Campo Real.

2013

Acadêmica destaque de 2013, Faculade Campo Real.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 2017 - Atual

    Universidade Federal da Fronteira Sul

    Vínculo: Mestranda, Enquadramento Funcional: Mestranda em Tecnologia de Alimentos, Carga horária: 20

    Atividades

    • 08/2017

      Pesquisa e desenvolvimento , Universidade Federal da Fronteira Sul, .,Linhas de pesquisa

  • 2014 - 2015

    Centro de Integração Empresa Escola - PR

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estagiária de Nutrição, Carga horária: 30, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    Estágio pela Prefeitura Municipal de Guarapuava, desenvolvido junto a Secretaria Municipal de Assistência Social

  • 2014 - 2014

    FACULDADE CAMPO REAL

    Vínculo: , Enquadramento Funcional:

  • 2015 - Atual

    Prefeitura Municipal de Goioxim-PR

    Vínculo: , Enquadramento Funcional: Nutricionista, Carga horária: 20

    Outras informações:
    Responsável pela Alimentação Escolar