Angela Isabel Mussi Petricio

Possui graduação em Farmácia pela Universidade Metodista de Piracicaba (1995). Iniciação Científica pela universidade de graduação em colaboração com o Departamento de Fisiologia e Biofísica da USP de São Paulo. Mestrado em Patologia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1998 a 2001). Foi farmacêutica da Prefeitura Municipal de Igaraçu do Tietê (Rede Pública) no período de 2005 a 20014. Professora da Faculdade de Educação Física de Barra Bonita, no período de 2000 a 20014, disciplinas ministradas: Fisiologia Médica e Aplicada ao Exercício Físico. Tem experiência na área de Fisiologia, atuando principalmente nos seguintes seguimentos: exercício exaustivo, metabolismo e nutição, fibras solúveis, proteínas de fase aguda, estresse inflamatório e imunomodulação. Desenvolveu pesquisas no período de 2001 a 2005 na área de concentração em Patologia com mecanismos de antimutagênese. No período de 2012 a 2014 atuou em pesquisas também na área de concentração em Patologia com Obesidade, Sídrome Metabólica e Doença Cerebral de Alzheimer. Atualmente desenvolve pesquisas na área de Pediatria com crianças e adolescentes ( 06 a 16 anos ) obesos, com ênfase em estudos que envolvem a vitamina D. Também participa de pesquisas com pacientes portadores de Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC) e Obesidade em adultos, para obtenção do Titúlo de Doutorado. Todas as pesquisas já realizadas, assim como as que estão em andamento são realizadas na Faculdade de Medicina de Botucatu - UNESP- SP. Concluiu Pós-Graduação em Farmácia Clínica e Prescrição Farmacêutica em 2018, no Instituto de Pós-Graduação e Graduação (IPOG)/São Paulo-SP. Em dezembro de 2021, concluiu o curso de Pós-Graduação intensivo de Atualização em Imunização e Serviço de Vacinação - RDC nº 197 de 26 de dezembro de 2017 da ANVISA, turma 06, São Paulo, o qual teve início em 30/11/2020 pelo Instituto Racine de Educação Superior/São Paulo-SP.

Informações coletadas do Lattes em 12/04/2026

Acadêmico

Formação acadêmica

Doutorado em andamento em Patologia

2012 - Atual

Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho
Título: Efeito evolutivo da resposta inflamatória desencadeada via sistema redox em ratos com sobrecarga nutricional cronica
Orientador: Camila Renata Correa Camacho
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.

Doutorado interrompido em 2005 em Patologia

2001 - Atual

Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho
Título: EFEITO ANTIMUTAGÊNICO DE LINHAGENS ISOLADAS DO COGUMELO Agaricus blazei MURRILL E MECANISMOS DE AÇÃO
Orientador: Lucia Regina Ribeiro
Ano de interrupção: 2005Palavras-chave: Agaricus blazei; mutations; base-excision repair; comet assay; micronucleos.

Mestrado em Patologia

1998 - 2001

Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho
Título: Impacto do exercício exaustivo de culturistas sobre indicadores sanguíneos do estresse inflamatório, hormonal hemoconcentração e equilíbrio ácido básico
, Ano de Obtenção: 2001.Roberto Carlos Burini.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Exercício Exaustivo; inflamação; hormônios.Grande área: Ciências BiológicasSetores de atividade: Cuidado À Saúde das Pessoas.

Especialização em Atualização em Imunização e Serviço de Vacinação

2020 - 2021

INSTITUTO RACINE DE EDUCAÇÃO SUPERIOR
Título: Atualização em Imunização e Serviço de Vacinação

Especialização em Farmácia Clínica e Prescrição Farmacêutica

2018 - 2019

Instituto de Pós - Graduação e Graduação - SP
Título: Síndrome Metabólica e estilos de vida: uma análise de sua incidência e comorbidades sob a perspectiva dos comportamentos contemporâneos.

Aperfeiçoamento em Metabolismo e Nutrição

1997 - 1998

Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho
Ano de finalização: 1998;

Graduação em Farmácia

1992 - 1995

Universidade Metodista de Piracicaba

Formação complementar

2011 - 2011

Minicurso de Farmacovigilância. (Carga horária: 4h). , Hospital Estadual de Bauru, HEB, Brasil.

2003 - 2003

Como vit. e miner. contribuem para estab. genoma h. , 4th ICEMHP, 4TH ICEMHP, Brasil.

2002 - 2002

Comet assay - Recent advances and new applications. , Mutagen - Brasil, MUTAGEN, Brasil.

1993 - 1993

Monitoria na disciplina de fisiologia. (Carga horária: 90h). , Universidade Metodista de Piracicaba, UNIMEP, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Biológicas / Área: Fisiologia.

Grande área: Ciências Biológicas / Área: Fisiologia / Subárea: Fisiologia do Esforço/Especialidade: Metabolismo.

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Educação Física / Subárea: Fisiologia do Exercício.

Grande área: Ciências Biológicas / Área: Genética.

Organização de eventos

PETRÍCIO, ANGELA I.M. . II Encontro Cientifico de Administracao e Educacao Fisica - ECADEF. 2013. (Outro).

PETRICIO, A. I. M. . Simpósio sobre multidisciplinaridade no atendimento nutricional do paciente hospitalizado. 1998. (Congresso).

Participação em eventos

Congresso Farmacêutico "ICTQ STATION". 2019. (Congresso).

Expofar 2019. 2019. (Feira).

Jornada Farmácia Clínica. 2019. (Congresso).

XII Seminário Internacional de Ciências Farmacêuticas. 2019. (Seminário).

XX Congresso Farmacêutico de São Paulo. 2019. (Congresso).

1.o Simpósio de Medicina do Exercício Físico. 2013. (Simpósio).

II Encontro Científico de Administracao e Educacao Fisica. 2013. (Encontro).

SCIENCE OF THE AGEING MEETING INSTITUTE FOR STUDIES BRAZIL EUROPE (IBE). 2011. (Outra).

Capacitação do Programa VISA em Farmácias e Droogarias. 2010. (Encontro).

2nd Brazilian Symposium on Medicinal Chemistry - BrazMedChem.2nd Brazilian Symposium on Medicinal Chemistry - BrazMedChem. 2004. (Simpósio).

4th International Conference on Environmental Mutagens in Human Populations. 4 th International Conference on Environmental Mutagens in Human Populations. 2003. (Congresso).

48 Congresso Brsileiro de Genética (SBC). Congresso Brsileiro de Genética. 2002. (Congresso).

34 Congresso Brasileiro de Patologia Clínica/Medicina Laboratorial. 34 Congresso Brasileiro de Patologia Clínica/Medicina Laboratorial - 5 Congresso do Mercosul 4 Congresso de Gestão Laboratorial. 2000. (Congresso).

Encontro de Medicina e Nutrição do Esporte.Encontro de Medicina e Nutrição do Esporte. 2000. (Encontro).

XV Reunião anual da Federação da Sociedade de Biologia Experimental.XV Reunião anual da Federação de Sociedade de Biologia Experimental - FeSBE. 2000. (Encontro).

V Congresso Nacional da Sociedade Brasileira de Alimentação e Nutrição. V Congresso Nacional da Sociedade Brasileira de Alimentação e Nutrição. 1999. (Congresso).

XIV Reunião anual da Federação de Sociedades de Biologia Experimental -.XIV Reunião anual da Federação de Sociedades de Biologia Experimental - FeSBE. 1999. (Encontro).

XX World Congress of Pathology/Laboratory Medicine, XXXIII Brazilian, IV Mercosul and the III Brazilian Congress of Laboratory Management. XX World Congress of Pathology/Laboratory Medicine, XXXIII Brazililian, IV Mercosul and the III Brazilian Congress of Laboratory Management. 1999. (Congresso).

Simpósio Multidisciplinaridade no atendimento nutricional do paciente hospitalizado.Simpósio Multidisciplinaridade no atendimento nutricional do paciente hospitalizado. 1998. (Simpósio).

2 Jornada Nacional de Iniciação Científica.2 Jornada Nacional de Iniciação Científica. 1995. (Outra).

III Congresso de Iniciação Científica. III Congresso de Iniciação Científica. 1995. (Congresso).

1 Jornada Nacional de Iniciação Científica.1 Jornada Nacional de Iniciação Científica. 1994. (Outra).

II Congresso de Iniciação Científica. II Congresso de Iniciação Científica. 1994. (Congresso).

IX Reunião anual da Federação de Sociedades de Biologia Experimental - FeSBE. 1994. (Encontro).

Farmapira - II Circuito Piracicabano de estudos Farmacológicos. 1993. (Outra).

V "Isto é UNIMEP". 1993. (Outra).

1o Seminário Acadêmico. 1992. (Seminário).

Participação em bancas

Aluno: Erasmo Carlos D

Castro ECD;PETRICIO, A. I. M.. De Castro.A base para as demais modalidades esportivas na educção física escolar. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Fisica) - Faculdade de Educação Fisica de Barra Bonita.

Aluno: Anderson Alessandro Porta

Porta AA;PETRICIO, A. I. M.. Obesidade Infantil. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Fisica) - Faculdade de Educação Fisica de Barra Bonita.

Aluno: Jorge Luiz de Castro Filho

Castro Filho JL;PETRICIO, A. I. M.. Tênis de mesa para deficientes físicos. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Fisica) - Faculdade de Educação Fisica de Barra Bonita.

Aluno: Gabriela Negrini Luchini

Luchini GN;PETRICIO, A. I. M.. Inclusão Social: Um saber de todo professor. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Fisica) - Faculdade de Educação Fisica de Barra Bonita.

Aluno: Patrícia Graziele Pedra

Pedra, P. G.;PETRICIO, A. I. M.. A intervenção dos jogos dramáticos no Ensino Fundamental I. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Fisica) - Faculdade de Educação Fisica de Barra Bonita.

Aluno: Anderson de Oliveira

Oliveira A;PETRICIO, A. I. M.. O crescimento e desenvolviemnto motor: crianças de 0 a 5 anos que frequentam escolas de educação infantil. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Fisica) - Faculdade de Educação Fisica de Barra Bonita.

Aluno: Nathalia Cristina Parra

Parra, N. C.;PETRICIO, A. I. M.. Bullying no Ensino Fundamental II: uma revisão documental. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Fisica) - Faculdade de Educação Fisica de Barra Bonita.

Aluno: Glaucia Aparecida de Biazi

Biazi GA;PETRICIO, A. I. M.. Revisão de literatura: presença de lesões musculares em adolescentes em idade escolar, durante a prática de educação física.. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Fisica) - Faculdade de Educação Fisica de Barra Bonita.

Aluno: Viviane Rosseto Costa

Costa, V. R.;PETRICIO, A. I. M.. Atividades de movimento no berçário. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Fisica) - Faculdade de Educação Fisica de Barra Bonita.

Aluno: Arthur Aielo Macacari

PETRICIO, A. I. M.. O sedentarismo como principal causa da obesidade infantil. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Fundação Barra Bonita de Ensino.

Aluno: Luiz Alexandre Coladina

Coladina LA;PETRICIO, A. I. M.; Santana EJ. Os efeitos colaterais de esteroides e anabolizantes. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Fisica) - Faculdade de Educação Fisica de Barra Bonita.

Aluno: Ana Paula de Melo Fernandes

Fernandes APM;PETRICIO, A. I. M.; Ferreira L. A hidroginástica como prevenção e/ ou amenização da hipertensão. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Fisica) - Faculdade de Educação Fisica de Barra Bonita.

Aluno: Roberta Garcia

Garcia, R.;PETRICIO, A. I. M.; Vivan DM. A importância da Educação Física no trabalho interdisciplinar para a Educação Física Infantil. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Fisica) - Faculdade de Educação Física de Barra Bonita.

Aluno: Maicon Papile

Papile, M.;PETRICIO, A. I. M.; Castardeli E. Alterações Cardíacas em atletas. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Fisica) - Faculdade de Educação Física de Barra Bonita.

Aluno: Rodrigo F

Fabricio. R. F.;PETRICIO, A. I. M.; Berto, R.. Fabrício.Prevenção de LER/DORT na Indústria calçadista através da ginástica laboral. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Fisica) - Faculdade de Educação Física de Barra Bonita.

Aluno: Francisca Javaroni Cardoso

Cardoso FJ;PETRICIO, A. I. M.; Vivan DM. A inclusão de crianças com Síndrome de Down na Educação Física Escolar. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Fisica) - Faculdade de Educação Física de Barra Bonita.

Aluno: Joyce Ariede Petinuci

Petinuci JA;PETRICIO, A. I. M.. Avaliação do Perfil Nutricional e da Frequencia de atividade e Exercicios Fisicos de adolescentes. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Fisica) - Faculdade de Educação Física de Barra Bonita.

Aluno: José Eduardo de Castro Lourenço

Lourenço JEC;PETRICIO, A. I. M.; Castardeli E. Treinamento de força para crianças e adolescentes. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Fisica) - Faculdade de Educação Física de Barra Bonita.

Aluno: Reginaldo Esteche Bruno

Bruno, R. E.;PETRICIO, A. I. M.; Castardeli E. Os Beneficios do exercicio fisico para cardiopatas. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Fisica) - Faculdade de Educação Física de Barra Bonita.

Aluno: Isabel Cristina A

Piva ICAS;PETRICIO, A. I. M.. Sampaio Piva.Implicação do Treinamento com Exercícios sobre danos causados no DNA. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Fisica) - Faculdade de Educação Física de Barra Bonita.

Aluno: Emilly Caputti

Caputti E;PETRICIO, A. I. M.; Castardeli E. Treinamento de Força com Exercícios Resistidos para crianças e adolescentes. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Fisica) - Faculdade de Educação Física de Barra Bonita.

Aluno: David de Andrade Faria

Faria DA;PETRICIO, A. I. M.; Castardeli E. Exercicios Resistidos e Osteoporose. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Fisica) - Faculdade de Educação Física de Barra Bonita.

Aluno: Marcos Paulo Richieri Borges

Borges, M. P. R.;PETRICIO, A. I. M.; Motta GR. Efeito do Treinamento resistido sobre a Força Muscular, composição corporal e aptidão cardiorespiratória. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Fisica) - Faculdade de Educação Física de Barra Bonita.

Aluno: Fabio Rodrigo Pereira

Pereira FR;PETRICIO, A. I. M.; Castardeli E. Benefícios da atividade fisica para o idoso diabético tipo II. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Fisica) - Faculdade de Educação Física de Barra Bonita.

Aluno: Milena Maria de Pieri

PETRICIO, A. I. M.. Benefícios da Hidroginástica na gestação. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Fundação Barra Bonita de Ensino.

Aluno: Debora Regina Ignácio

PETRICIO, A. I. M.. A experiência do corpo com a dança: A vivência da corporeidade. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Fundação Barra Bonita de Ensino.

Aluno: Tiago Henrique Ferreira Ribeiro

PETRICIO, A. I. M.; Castardeli E. Jogo e competição no ensino fundamental 3o e 4o ciclo. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Fundação Barra Bonita de Ensino.

Aluno: Luiz Henrique Garcia de Andrade

PETRICIO, A. I. M.; Gomes LH. Técnicas de treinamento de velocidade no futebol. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Fundação Barra Bonita de Ensino.

Aluno: Edevaldo da Silva Lopes

PETRICIO, A. I. M.; Liz LC. Recreação para crianças de 07 a 09 anos. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Fundação Barra Bonita de Ensino.

Aluno: Poliana Maria Vieira dos Santos

PETRICIO, A. I. M.; Vivan DM. A importância da dança folclórica para a educação física. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Fundação Barra Bonita de Ensino.

Aluno: Luciano Eduardo Bento de Lima

PETRICIO, A. I. M.; Vivan DM. As interferências das diferenças étnicas raciais nas aulas de educação física. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Fundação Barra Bonita de Ensino.

Aluno: Rogério Augusto da Silva Mendes

PETRICIO, A. I. M.; Castardeli E. Futsal para deficientes visuais no Brasil. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Fundação Barra Bonita de Ensino.

Aluno: Fernando Bressan Lupino

PETRICIO, A. I. M.. A história e as características das principais modalidades esportivas coletivas praticadas no Brasil. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Fundação Barra Bonita de Ensino.

Aluno: Maurício Evandro Gonçalves

PETRICIO, A. I. M.; Sá, M. R.. História e regras do voleibol. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Fundação Barra Bonita de Ensino.

Aluno: Daiana Conte

PETRICIO, A. I. M.; Castardeli E. Natação adaptada para deficientes visuais. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Fundação Barra Bonita de Ensino.

Aluno: Robson Vivaldo Lima

PETRICIO, A. I. M.. A importância do esporte adaptado como um meio de socialização para pessoas portadoras de deficiência. 2006 - Fundação Barra Bonita de Ensino.

Aluno: Luiz Otávio Balivo

PETRICIO, A. I. M.; Gomes LH. Beach soccer ou futebol de praia. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Fundação Barra Bonita de Ensino.

Aluno: João Batista M

PETRICIO, A. I. M.; Longo, V. M. S. O. P.. Paes de Barros.Fatores psicológicos que influenciam no jiu-jitsu de competição. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Fundação Barra Bonita de Ensino.

Aluno: Luciene Melúcia Luciani

PETRICIO, A. I. M.; Liz LC. A importância dos jogos recreativos como conteúdo das aulas de educação física na educação infantil. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Fundação Barra Bonita de Ensino.

Aluno: Maria Lucia Capellari

PETRICIO, A. I. M.; Coneglian D. A ginástica laboral e desempenho funcional. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Fundação Barra Bonita de Ensino.

Aluno: Maísa Rodrigues da Silva

PETRICIO, A. I. M.; Coneglian D. Benefícios da atividade lúdica no desempenho do corpo físico direcionado à melhor idade. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Fundação Barra Bonita de Ensino.

Aluno: Matheus ramos Netto

PETRICIO, A. I. M.; Coneglian D. Iniciação do basquetebol em cadeiras de rodas. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Fundação Barra Bonita de Ensino.

Aluno: Rafael Stripari Schujmann

PETRICIO, A. I. M.; Gomes LH. origem e evolução do futebol no Brasil. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Fundação Barra Bonita de Ensino.

Aluno: tassya Acosta Mosela

PETRICIO, A. I. M.; Vivan DM. A atividade física através do lúdico como meio de melhorar a qualidade de vida das crianças hospitalizadas. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Fundação Barra Bonita de Ensino.

Aluno: João Paulo Bueno

PETRICIO, A. I. M.; Gomes LH. Massagem: O prazer que os idosos sentem ao serem tocados. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Fundação Barra Bonita de Ensino.

Aluno: Silvio Luiz da Silva Rosa

PETRICIO, A. I. M.; Gomes LH. Sistemas defensivos do futebol. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Fundação Barra Bonita de Ensino.

Aluno: Josiane Aparecida de Oliveira

PETRICIO, A. I. M.; Vivan DM. os benefícios da atividade lúdica no contexto da disciplina escolar. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Fundação Barra Bonita de Ensino.

Aluno: João Guilherme Benedito Salvio

PETRICIO, A. I. M.; Liz LC. Os jogos cooperativos e a educação física escolar. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Fundação Barra Bonita de Ensino.

Aluno: Sabrina Andréia Athaíde

PETRICIO, A. I. M.; Liz LC. benefícios da educação física para o desenvolvimento motor infantil. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Fundação Barra Bonita de Ensino.

Aluno: Gerusa Ramos Vorós

PETRICIO, A. I. M.; Castardeli E. O papel da endorfina liberada pela atividade física no combate ao estresse diário. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Fundação Barra Bonita de Ensino.

Aluno: Marcos Vinícios Aquino de Oliveira

PETRICIO, A. I. M.; Longo, V. M. S. O. P.. A importância do professor alfabetizador nas séries iniciais. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Fundação Barra Bonita de Ensino.

Aluno: Fernanda Araújo dos Santos

PETRICIO, A. I. M.; Rodrigues JD. A influência do treinamento resistido no processo de emagrecimento. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Fundação Barra Bonita de Ensino.

Aluno: Carla Regina Quintela

PETRICIO, A. I. M.; Liz LC. A importância da educação física na socialização das crianças no ensino infantil. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Fundação Barra Bonita de Ensino.

Aluno: Liliane Maria Martins

PETRICIO, A. I. M.; Castardeli E. Professor de educação Física e o trabalho junto ao deficiente visual. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Fundação Barra Bonita de Ensino.

Orientou

Johonn Henrique Macedo Formiga

Síndrome Metabólica na Infância; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Faculdade de Educação Física de Barra Bonita) - Fundação Barra Bonita de Ensino; Orientador: Angela Isabel Mussi Petricio;

Everton Antonio Galvin

Principios Científicos do Treinamento; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Faculdade de Educação Física de Barra Bonita) - Fundação Barra Bonita de Ensino; Orientador: Angela Isabel Mussi Petricio;

Celso Guilherme Ferreira Grizzo

A influência da atividade física no controle do diabetes mellitus tipo 2 e suas complicações; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Faculdade de Educação Física de Barra Bonita) - Fundação Barra Bonita de Ensino; Orientador: Angela Isabel Mussi Petricio;

Isabel Cristina A

Sampaio Piva; Implicação do Treinamento com exercícios sobre Danos Causados no DNA; 2006; Orientação de outra natureza; (Educação Fisica) - Faculdade de Educação Física de Barra Bonita; Orientador: Angela Isabel Mussi Petricio;

Jessica Fernanda Garcia

Impacto do exercicio fisico de diferentes intensidades sobre indicadores do estresse hormonal; 2006; Orientação de outra natureza; (Educação Fisica) - Faculdade de Educação Física de Barra Bonita; Orientador: Angela Isabel Mussi Petricio;

Joyce Ariede Petinuci

Avaliação do Perfil Nutricional e da Frequência de Atividades e Exercícios Físicos de Adolescentes; 2006; Orientação de outra natureza; (Educação Fisica) - Faculdade de Educação Fisica de Barra Bonita; Orientador: Angela Isabel Mussi Petricio;

Produções bibliográficas

  • ALVES DE LIMA, PATRÍCIA L. ; SUGUI, MARINA M. ; PETRÍCIO, ANGELA I.M. ; VILELA, LÍZIA C. ; PINTO, ANDRÉA V.F. ; MARTINS, PRISCILA R. ; KANENO, RAMON ; RIBEIRO, DANIEL A. ; SALVADORI, DAISY M.F. ; RIBEIRO, LÚCIA R. . Lentinula edodes (Shiitake) Modulates Chemically Induced Mutagenesis by Enhancing Pitting. Journal of Medicinal Food , v. 16, p. 733-739, 2013.

  • PETRICIO, A. I. M. ; PORTO, M. ; BURINI, R. C. . Alterações hemodinâmicas, do equilíbrio ácido básico e enzimáticas no exercício exaustivo com pesos.. Revista Brasileira de Atividade Física e Saúde , Londrina - PR - Brasil, v. 6, n.3, p. 17-26, 2001.

  • PETRICIO, A. I. M. ; Fett CA ; Corrêa CR ; Crocci AJ ; MAESTÁ, N. ; BURINI, R. C. . Suplementação de Ácidos Graxos Ômega - 3 ou Triglicerídios de Cadeia Média para indivíduos em Treinamento de Força. Motriz (Rio Claro) (Cessou em 2006) , Rio Claro - SP, v. 7, n.2, p. 83-91, 2001.

  • Corrêa CR ; Christovan ; Barraviera, S. R. C. S. ; Angeleli AYO ; Dichi I ; PETRICIO, A. I. M. ; Victória CR ; Barbosa L ; BURINI, R. C. . The use of combined acute-phase proteins for prediction of complication risk patients with inflammatory stress. Asociación Bioquímica Argentina - Bioquímica y Patologia Clínica , Argentina, v. 65, n.2, p. 53-60, 2001.

  • LIMA, P. L. A. ; PETRICIO, A. I. M. ; SUGUI, M. M. ; Pinto AVF ; Salvadori DMF ; Ribeiro LR . Lentinula edodes (Shiitake) modula a mutagênese quimicamente induzida, pelo aumento da atividade fagocitária do baço. In: 52º Congresso Brasileiro de Genética, 2006, Foz do Iguaçu ? Paraná ? Brasi. Lentinula edodes (Shiitake) modula a mutagênese quimicamente induzida, pelo aumento da atividade fagocitária do baço, 2006.

  • Guimarães EF ; LIMA, P. L. A. ; SUGUI, M. M. ; PETRICIO, A. I. M. ; Ribeiro DA ; Riehl CA ; Ribeiro LR ; Villar JDF . Diferential Citotoxity Responses In Vitro Using Analogous Chemical Extractions From Agaricus blazei Murrill and Lentinus edodes Mushrooms.. In: The 2nd Brazilian Symposium on Medical Chemistry - BrazMedChem, 2004, Rio de Janeiro - RJ. BrazMedChem, 2004.

  • PETRICIO, A. I. M. ; LIMA, P. L. A. ; SUGUI, M. M. ; Salvadori DMF ; Ribeiro LR . Agaricus blazei Murrill protects against the onset of chemically-induced mutations in vivo. In: 6 Congresso da Sociedade Brasileira de Mutagênese, Carcinogênese e Teratogênense Ambiental, 2003, Florianópolis - SC. 4th International Conference on Enviromental Mutagens in Human Populations, 2003.

  • PETRICIO, A. I. M. ; LIMA, P. L. A. ; SUGUI, M. M. ; Salvadori DMF ; Ribeiro LR . Acellular comet assay version for the detection of base-excision repair activity. In: 48 Congresso Brasileiro Genética (SBC), 2002, Águas de Lindóia -SP. 48 Congresso Brasileiro de Genética (SBC), 2002.

  • PETRICIO, A. I. M. . Modulation of base-excision repair of human peripheral lymphocytes in vivo by Agaricus blazei Murrill mushroom aqueous solution: a cross sectional comet assay study. In: Congresso Brasileiro de Genética SBG, 2002, Águas de Lindóia. Congresso Brasileiro de Genética SBG, 2002.

  • PETRICIO, A. I. M. ; PORTO, M. ; Corrêa CR ; Crocci AJ ; BURINI, R. C. . The impact of exahaustive strength exercise on the time course of blood-stress biomarkes. In: American College of Sports medicine, 2002, Canada. The impact of exhaustive strength exercise on the time course of blood-stress biomarkes.

  • Corrêa CR ; Barbosa L ; PETRICIO, A. I. M. ; BURINI, R. C. . Uso combinado das proteínas de fase aguda para avaliação dos riscos de complicações em pacientes com estresse inflamatório. In: 34 Congresso Brasileiro de Patologia Clínica/Medicina Laboratorial - 5 Congresso do Mercosul e 4 Congresso de Gestão Laboratorial, 2000, Florianópolis - SC. Jornal Brasileiro de Patologia. Rio de Janeiro - RJ: Sociedade Brasileira de Patologia Clínica, 2000. v. 36. p. 108-108.

  • Corrêa CR ; PETRICIO, A. I. M. ; Barbosa L ; BURINI, R. C. . Associação dos valores das proteínas de fase aguda na avaliação da atividade inflamatória. In: Congressos Brasileiro de Patologia Clínica/Medicina Laboratorial, 5o Congresso do Mercosul e 4o Congresso de Gestão Laboratorial, 2000, Florianópolis - SC. Congressos Brasileiro de Patologia Clínica/Medicina Laboratorial, 5o Congresso do Mercosul e 4o Congresso de Gestão Laboratorial, 2000.

  • PETRICIO, A. I. M. ; Fett CA ; Corrêa CR ; BURINI, R. C. . Efeito de um protocolo extenuante de força sobre variáveis sanguíneas. In: XV Reunião Anual da Federação de Sociedades de Biologia Experimental - FeSBE, 2000, Caxambu -MG. Efeito de um protocolo extenuante de força sobre variáveis sanguíneas, 2000.

  • PETRICIO, A. I. M. ; Corrêa CR ; PORTO, M. ; Reis DA ; Sartori, M. S. ; BURINI, R. C. . Variação das proteínas de fase aguda no teste de exaustão em culturistas. In: Congresso de Patologia e Medicina Laboratorial, XX Mundial, IV Mercosul, XXXIII Brasileiro, 1999, São Paulo. Congresso de Patologia e Medicina Laboratorial, XX Mundial, IV Mercosul, XXXIII Brasileiro, 1999.

  • PETRICIO, A. I. M. ; Corrêa CR ; PORTO, M. ; Borges-Santos MD ; Barbosa L ; Stelzer LB ; BURINI, R. C. . Variação dos indicadores sanguíneos de fadiga em culturistas durante o teste de exaustão. In: XX World Congress of Pathology/Laboratory Medicine, XXXIII Brasilian, IV Mercosul and the III Brazilian Congress of Laboratory Management, 1999, São Paulo. XX World Congress of Pathology/Laboratory Medicine, XXXIII Brasilian, IV Mercosul and the III Brazilian Congress of Laboratory Management, 1999.

  • Corrêa CR ; PETRICIO, A. I. M. ; Carvalho, N. R. ; Barbosa L ; BURINI, R. C. . Associação dos valores das proteínas de fase aguda na avaliação da atividade inflamatória. In: XX World Congress of Pathology/Laboratory Medicine, XXXIII Brasilian, IV Mercosul and the III Brazilian Congress of Laboratory Management, 1999, São Paulo. XX World Congress of Pathology/Laboratory Medicine, XXXIII Brasilian, IV Mercosul and the III Brazilian Congress of Laboratory Management, 1999.

  • PETRICIO, A. I. M. . Avaliar o efeito do teste de exaustão sobre os indicadores sanguíneos de lesão celular, hemoconcentração e acidose metabólica, como também o impacto do mesmo teste sobre as proteínas de fase aguda positivas (PFA+) e negativa (PFA-)). In: Mini Jornada Científica, 1999, Botucatu. Mini Jornada Científica, 1999.

  • Corrêa CR ; PETRICIO, A. I. M. ; Carvalho, N. R. ; Barbosa L ; BURINI, R. C. . Associação dos valores das proteínas de fase aguda na avaliação da atividade inflamatória. In: FeSBE - XIV Reunião Anual da Federação de Sociedades de Biologia Experimental, 1999, Caxambu. FeSBE - XIV Reunião Anual da Federação de Sociedades de Biologia Experimental, 1999.

  • PETRICIO, A. I. M. ; Corrêa CR ; PORTO, M. ; Reis DA ; Sartori, M. S. ; BURINI, R. C. . Variação das proteínas de fase aguda no teste de exaustão em culturistas. In: FeSBE - XIV Reunião Anual da Federação de Sociedades de Biologia Experimental, 1999, Caxambu. FeSBE - XIV Reunião Anual da Federação de Sociedades de Biologia Experimental, 1999.

  • PETRICIO, A. I. M. ; Corrêa CR ; PORTO, M. ; Borges-Santos MD ; Barbosa L ; Stelzer LB ; BURINI, R. C. . Variação dos indicadores sanguíneos de fadiga em culturistas durante o teste de exaustão. In: FeSBE - XIV Reunião Anual da Federação de Sociedades de Biologia Experimental, 1999, Caxambu. FeSBE - XIV Reunião Anual da Federação de Sociedades de Biologia Experimental, 1999.

  • PETRICIO, A. I. M. ; Corrêa CR ; PORTO, M. ; Reis DA ; Sartori, M. S. ; BURINI, R. C. . Variação das proteínas de fase aguda no teste de exaustão em culturistas. In: SBAN - V Congresso nacional da Sociedade Brasileira de Alimentação e Nutriçã, 1999, São Paulo. SBAN - V Congresso nacional da Sociedade Brasileira de Alimentação e Nutriçã, 1999.

  • PETRICIO, A. I. M. ; LORDELLO, R. M. ; Scorse A ; CAMPOS, M. ; Felippe CC ; VECCHIA, M. . Efeito da dieta rica em fibras solúveis sobre o metabolismo de ratos jovens.. In: Segunda Jornada Nacional de Iniciação Científica durante a 47 Reunião Anual da SBPC, 1995, São Luís- MA. Segunda Jornada Nacional de Iniciação Científica durante a 47 Reunião Anual da SBPC, 1995.

  • PETRICIO, A. I. M. ; LORDELLO, R. M. ; Rodrigues JD ; Nunes, W. M. S. ; Silva CA ; Felippe CC ; VECCHIA, M. ; CAMPOS, M. ; CURI, R. . efeitos das dietas ricas em fibras sobre o conteúdo de glicogênio hepático e muscular de ratos jovens. In: 3o Congresso de iniciação científica UNIMEP/CNPq, 1995, Campinas. 3o Congresso de iniciação científica UNIMEP/CNPq, 1995.

  • LORDELLO, R. M. ; PETRICIO, A. I. M. ; Scorse A ; Felippe CC ; VECCHIA, M. ; POLACOW, M. L. ; CAMPOS, M. ; CURI, R. . Influência da dieta rica em fibras sobre mucosa intestinal de ratos velhos. In: II Congresso de Iniciação Científica da Universidade Metodista de Piracicaba- UNIMEP, 1994, Piracicaba - SP. II Congresso de Iniciação Científica da Universidade Metodista de Piracicaba- UNIMEP, 1994.

  • PETRICIO, A. I. M. ; Scorse A ; Felippe CC ; VECCHIA, M. ; CURI, R. ; LORDELLO, R. M. . Influência da dieta rica em fibras sobre o metabolismo de ratos velhos.. In: Primeira Jornada Nacional de Iniciação Científica na 46 Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência - SBPC, 1994, Espírito Santo - ES. Primeira Jornada Nacional de Iniciação Científica na 46 Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência - SBPC, 1994.

  • Scorse A ; LORDELLO, R. M. ; PETRICIO, A. I. M. ; Felippe CC ; VECCHIA, M. ; CAMPOS, M. ; CURI, R. . Influência da dieta rica em fibras sobre evolução ponderal de ratos velhos. In: II Congresso de Iniciação Científica da Universidade Metodista de Piracicaba- UNIMEP, 1994, Piracicaba - SP. II Congresso de Iniciação Científica da Universidade Metodista de Piracicaba- UNIMEP, 1994.

  • PETRICIO, A. I. M. ; Scorse A ; LORDELLO, R. M. ; Nunes, W. M. S. ; Felippe CC ; VECCHIA, M. ; CAMPOS, M. ; CURI, R. . Influência da dieta rica em fibras sobre o metabolismo intermediário de ratos velhos. In: II Congresso de Iniciação Científica, 1994, Campinas. II Congresso de Iniciação Científica, 1994.

  • Felippe CC ; Scorse A ; PETRICIO, A. I. M. ; LORDELLO, R. M. ; Vilela LC ; VECCHIA, M. ; POLACOW, M. L. ; CAMPOS, M. ; CURI, R. . Influência das dietas ricas em fibras sobre o metabolismo de lipídios e estrutura do epitélio intestinal.. In: IX Reunião Anual da Federação de Sociedade de Biologia Experimental - FesBE, 1994, Caxambu-SP. IX Reunião Anual da Federação de Sociedade de Biologia Experimental - FesBE, 1994.

  • LIMA, P. L. A. ; PETRICIO, A. I. M. ; SUGUI, M. M. ; Salvadori DMF ; Kaneno, R. ; Ribeiro LR . SPLEEN PHAGOCYTIC ACTIVITY IS IMPLICATED IN Lentinus edodes (SHIITAKE) CHEMICALLY-INDUCED ANTIMUTAGENICITY. Mutation Research. Fundamental and Molecular Mechanisms of Mutagenesis , 2007.

  • Alves de Lima, PL ; SUGUI, M. M. ; PETRICIO, A. I. M. ; Vilela LC ; Pinto AVF ; MARTINS, P. R. ; Kaneno, R. ; Salvadori DMF ; Ribeiro LR . Lentinula edodes (Shiitake) Modulates Chemically Induced Mutagenesis by Enhancing Pitting.. Environmental and Molecular Mutagenesis , 2007.

  • SUGUI, M. M. ; Alves de Lima, PL ; PETRICIO, A. I. M. ; Filho ER ; Salvadori DMF ; Ribeiro LR . Protective effect of the mushroom Agaricus blazei against chemically-induced DNA damage in multiple organs of male Wistar rats.. Food and Chemical Toxicology , 2007.

  • PETRICIO, A. I. M. . Alterações metabólicas durante o esforço físico. 2001. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

  • PETRICIO, A. I. M. . Efeito do Estresse Físico. 2001. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

Projetos de pesquisa

  • 2001 - 2005

    Efeito antimutagênico de linhagens isoladas do cogumelo Agaricus blazei Murrill e mecanismos de ação, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Angela Isabel Mussi Petricio - Integrante / Lúcia Regina Ribeiro - Integrante / Augusto Ferreira da Eira - Coordenador., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.

  • 2000 - 2001

    Impacto do exercício exaustivo sobre as atividades inflamatórias e imunitários em atletas culturistas, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Angela Isabel Mussi Petricio - Coordenador / Roberto Carlos Burini - Integrante.

Histórico profissional

Experiência profissional

2021 - 2022

Maria Beatriz Arruda Bergamasco e CIA LTDA, 00680

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Farmacêutico responsável, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

2005 - 2015

Prefeitura Municipal de Igaraçu do Tietê

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Farmacêutica, Carga horária: 40

Outras informações:
SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE - CENTRO DE SAÚDE III Rua Fernando Jatobá, número 352, na cidade de Igaraçu do Tietê SP; CARGO: Farmacêutica Responsável Cargos permanentes ( de carreira) CONCURSO PÚBLICO NÚMERO 001/2005 CLASSIFICAÇÃO PRIMEIRO LUGAR 14/06/2005

2003 - 2005

Bense & Quinalia LTDA Me, 00308467/0001-01

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Farmacêutico responsável, Carga horária: 40

1996 - 1998

Bense & Quinalia LTDA Me, 00308467/0001-01

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Farmacêutico responsável, Carga horária: 40

2000 - 2014

Faculdade de Educação Física de Barra B Onita

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 8

Atividades

  • 02/2000

    Ensino, Educação Física Licenciatura, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Fisiologia Humana

2000 - 2000

Cooperbarra

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Farmacêutico responsável, Carga horária: 40

1998 - 2005

Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Pós graduanda, Carga horária: 40

1994 - 1994

Hospital E Maternidade São José

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: estagiária

Outras informações:
Estagiária no dispensário de medicamentos - Associação de proteção e assistência a maternidade e a infância da Barra Bonita

1993 - 1993

Prefeitura Municipal de Piracicaba

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Estagiária

Outras informações:
Estagiária na rede básica de saúde - Centro de especialidades

1993 - 1993

Hospital e Maternidade São Camilo

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Estagiária

Outras informações:
estágio no departamento de farmácia do hospital e maternidade São Camilo.