Danilo Oliveira de Souza

Mestrando em Ensino das Ciências no PPGEC/UFRPE. Graduado em Química Licenciatura pela Universidade Federal de Pernambuco/UFPE. Atualmente é professor da Secretaria de Educação de Pernambuco, estando vinculado à Escola Técnica Bom Bosco, e atuou como professor do Projeto PREVUPE (Pré-Vestibular da Universidade de Pernambuco) em 2018 e 2019. Foi bolsista do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID/Química da Universidade Federal de Pernambuco/UFPE; e foi professor bolsista do laboratório de Química do Colégio de Aplicação - CAp/UFPE.

Informações coletadas do Lattes em 27/06/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Mestrado em andamento em Ensino das Ciências

2019 - Atual

Universidade Federal Rural de Pernambuco
Orientador:José Euzébio Simões Neto.

Graduação em andamento em Ciências Sociais

2018 - Atual

Universidade Federal de Pernambuco

Graduação em Química

2013 - 2018

Universidade Federal de Pernambuco
Título: RADIOATIVIDADE: MOCINHA OU VILÃ? UMA SEQUÊNCIA DE ENSINO E APRENDIZAGEM COM FOCO NAS RELAÇÕES ENTRE A CIÊNCIA, TECNOLOGIA, SOCIEDADE E AMBIENTE (CTSA)
Orientador: Bruna Herculano da Silva Bezerra

Graduação interrompida em 2013 em Química

2012 - Atual

Instituto Federal de Pernambuco
Orientador: Kilma da Silva Lima Viana
Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco, FACEPE, Brasil. Ano de interrupção: 2013

Ensino Médio (2º grau)

2009 - 2011

EREM - José Joaquim da Silva Filho

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2019 - 2019

A ELABORAÇÃO DE SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS. (Carga horária: 3h). , Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.

2016 - 2016

Mobile Learning no Ensino de Química: Construção de Estratégias Didáticas. (Carga horária: 6h). , Sociedade Brasileira de Química, SBQ, Brasil.

2016 - 2016

O LÚDICO NO ENSINO DE QUÍMICA: CONTRIBUIÇÕES DA ESCOLA DE VIGOTSKI. (Carga horária: 4h). , Encontro Nacional de Ensino de Química, ENEQ, Brasil.

2012 - 2012

Radiação em Aceleradores de Partículas. (Carga horária: 4h). , Congresso de Iniciação Científica do IFPE, CONIC, Brasil.

2012 - 2012

Experimentos demonstrativos no ensino da química. (Carga horária: 8h). , Semana Nacional de Ciência e Tecnologia IFPE, SNCT, Brasil.

2012 - 2012

A elaboração de Artigo Científico: elementos a considerar. (Carga horária: 8h). , Semana Nacional de Ciência e Tecnologia IFPE, SNCT, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Química / Subárea: Ensino de Química.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino e Aprendizagem.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Perspectiva CTS/CTSA.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

SOUZA, D. O. . Semana do Meio Ambiente do Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Pernambuco. 2017. (Outro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

VI CONGRESSO INTERNACIONAL DAS LICENCIATURAS - VI COINTER PDVL 2019. 2019. (Congresso).

XII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências.RADIOATIVIDADE: MOCINHA OU VILÃ? UMA SEQUÊNCIA DE ENSINO E APRENDIZAGEM COM FOCO NAS RELAÇÕES CTSA POR MEIO DE QSC'S. 2019. (Encontro).

1 Seminário Estadual do PIBID e PIBID Diversidade do Estado de Pernambuco.Poesia no Ensino de Química. 2017. (Seminário).

Expo PIBID 2017. Mensagem Secreta: Atividade Prática com Indicadores Ácido-Base. 2017. (Exposição).

EXPO PIBID UFPE 2016. POESIA NO ENSINO DE QUÍMICA. 2017. (Exposição).

IV Congresso Internacional das Licenciaturas - IV COINTER - PDVL 2017. Intervenção Didática Pelo PIBID-Química: Discutindo o Conhecimento Químico Através da Poesia. 2017. (Congresso).

Oficina Pedagógica Jogos Didáticos no Ensino de Química.Jogo Didático no Ensino de Funções Orgânicas: dominó orgânico. 2017. (Oficina).

56 Congresso Brasileiro de Química. TRANSFORMAÇÕES DA MATÉRIA E SUAS RELAÇÕES COM A SOCIEDADE: A ÁGUA O LIXO E A VIDA EM UMA PERSPECTIVA CTS. 2016. (Congresso).

EXPO PIBID UFPE 2015. UTILIZAÇÃO DE EXPERIMENTOS COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO NO ESTUDO DA TERMOQUÍMICA: OBSERVAÇÕES PELA PRÁTICA PEDAGÓGICA DOS BOLSISTAS DO PIBID-QUÍMICA (UFPE). 2016. (Exposição).

III Congresso Internacional das Licenciaturas COINTER - PDVL2016. INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA NO CAMPO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO: MÉTODOS DE SEPARAÇÃO DE MATERIAIS NA PERSPECTIVA CTS. 2016. (Congresso).

III Congresso Internacional das Licenciaturas COINTER - PDVL2016. OFICINA TEMÁTICA NO CAMPO DE ESTÁGIO: MÉTODOS DE SEPARAÇÃO DE MATERIAIS E SUAS RELAÇÕES COM A SOCIEDADE. 2016. (Congresso).

III Congresso Internacional das Licenciaturas COINTER - PDVL2016. SEQUÊNCIA DE ENSINO E APRENDIZAGEM NO CAMPO DE ESTÁGIO: DISCUTINDO A IMPORTÂNCIA DA QUÍMICA E SUAS TRANSFORMAÇÕES POR MEIO DA PERSPECTIVA CTS. 2016. (Congresso).

Semana Nacional de Ciência e Tecnologia - Polo Cecine. Exposição do PIBID Química. 2016. (Exposição).

Seminário de Estágio Supervisionado em Química: Desafios, Tendências e Resultados de Pesquisa.A Perspectiva CTS na Abordagem do Cotidiano. 2016. (Seminário).

VII Encontro Regional da SBQ Nordeste e IV Escola de Química Prof.Ricardo Ferreira.INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA DESENVOLVIDA PELO PIBID/QUÍMICA NO ESTUDO DA TERMOQUÍMICA. 2016. (Encontro).

XVIII Encontro Nacional de Ensino de Química.JOGO DIDÁTICO NO ENSINO DE FUNÇÕES ORGÂNICAS: DOMINÓ ORGÂNICO. 2016. (Encontro).

XVI JORNADA DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO DA UFRPE (JEPEX 2016). TENDÊNCIAS NA PESQUISA EM ENSINO E APRENDIZAGEM DE CIÊNCIAS: LEVANTAMENTO PRELIMINAR A PARTIR DOS TRABALHOS DO ENPEC 2015. 2016. (Congresso).

55 Congresso Brasileiro de Química. A APROPRIAÇÃO DOS CONHECIMENTOS DE QUÍMICA ORGÂNICA NO ENSINO MÉDIO. 2015. (Congresso).

ll Congresso Internacional das Licenciaturas. A Química Orgânica Explorada no ENEM (2011 a 2014) e na Sala de Aula: Dificuldades de Ensino e Aprendizagem. 2015. (Congresso).

ll Encontro de Formação em Ensino de Ciências do PIBID-Química/UFPE.Jogo Didático: Dominó Orgânico. 2015. (Encontro).

VI Encontro Regional da SBQ Nordeste.Jogo Didático no Ensino de Química: Dados Orgânicos. 2015. (Encontro).

VI Encontro Regional da SBQ Nordeste.Conhecimentos químicos escolares na Prática de Exercício de Química Orgânica. 2015. (Encontro).

XV Jornada de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFRPE. ESPAÇOS NÃO-FORMAIS DE ENSINO APRENDIZAGEM: LEVANTAMENTO PRELIMINAR NO ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO DE QUÍMICA. 2015. (Congresso).

2 Congresso da Licenciatura em Biologia. Jogos didáticos no ensino de Química. 2014. (Exposição).

Artesãos Recifenses no Século xix: experiências em canteiros de obras, associações e bancos escolares. 2014. (Outra).

EXPO PIBID 2014. Jogos Didáticos no Ensino de Química. 2014. (Exposição).

I Encontro de Formação de Ensino de Ciências do PIBID de Química da UFPE. 2014. (Encontro).

1 Colóquio de Ensino, Pesquisa, pós-graduação, inovação, produção e extensão do IFPE. 2012. (Outra).

II Encontro de Pesquisa e Extensão do IFPE.A formação do professor de Química: novas perspectivas de ensino e Avaliação. 2012. (Encontro).

VII Congresso de Iniciação Científica do IFPE. 2012. (Congresso).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

SOUZA, D. O.. Avaliador de Trabalhos Científicos na Sessão de Comunicação Oral (Artigo Completo) do VI Congresso Internacional das Licenciaturas (VI COINTER - PDVL).. 2019. Instituto Federal de Pernambuco.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Alice sabrina Ferreira da Silva

SILVA, A. S. F.. Perspectiva Ciência-Tecnologia-Sociedade e Ambiente (CTSA) no Ebsino de Química. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química) - Universidade Federal de Pernambuco.

Marilia Gabriela de Menezes Guedes

Guedes, Marilia Gabriela de Menezes. Radioatividade: Mocinha ou Vilã? Uma sequência de Ensino e Aprendizagem com foco nas relações entre Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA). 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Química) - Universidade Federal de Pernambuco.

Lindomar Avelino da Silva

SILVA, L. A.. "Radioatividade: Mocinha ou Vilã? Uma Sequência de Ensino e Aprendizagem como foco nas relações entre a Ciência , Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA)". 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química) - Universidade Federal de Pernambuco.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

ANA MARIA ALVES DE SOUZA

Orientação de Bolsista de Apoio Acadêmico do Projeto O laboratório de Química: uma propostas para o ensino fundamental e médio; 2018; Orientação de outra natureza; (licenciatura em química) - COLÉGIO DE APLICAÇÃO DA UFPE, Pró-Reitoria para Assuntos Acadêmicos - Universidade Federal de Pernambuco; Orientador: Ana Maria Alves de Souza;

Mirtes Ribeiro de Lira

Processos Cognitivos dos Constructos da Química Orgânica no Ensino Médio; 2014; Orientação de outra natureza; (LICENCIATURA EM QUÍMICA) - UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO, UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO; Orientador: Mirtes Ribeiro de Lira;

Bruna Herculano da Silva

RADIOATIVIDADE: MOCINHA OU VILÃ? UMA SEQUÊNCIA DE ENSINO E APRENDIZAGEM COM FOCO NAS RELAÇÕES ENTRE A CIÊNCIA, TECNOLOGIA, SOCIEDADE E AMBIENTE (CTSA); 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Química) - Universidade Federal de Pernambuco; Orientador: Bruna Herculano da Silva Bezerra;

Bruna Herculano da Silva

Jogo Didático no Ensino de Funções Orgânicas: Dominó Orgânico; 2016; Orientação de outra natureza; (Licenciatura em Química) - Universidade Federal de Pernambuco; Orientador: Bruna Herculano da Silva Bezerra;

Bruna Herculano da Silva

ESPAÇOS NÃO-FORMAIS DE ENSINO APRENDIZAGEM: LEVANTAMENTO PRELIMINAR NO ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO DE QUÍMICA; 2015; Orientação de outra natureza; (Licenciatura em Química) - Universidade Federal de Pernambuco; Orientador: Bruna Herculano da Silva Bezerra;

Bruna Herculano da Silva

A QUÍMICA ORGÂNICA EXPLORADA NO ENEM (2011 A 2014) E NA SALA DE AULA: DIFICULDADES DE ENSINO E APRENDIZAGEM; 2015; Orientação de outra natureza; (Licenciatura em Química) - Universidade Federal de Pernambuco; Orientador: Bruna Herculano da Silva Bezerra;

Kilma da Silva Lima Viana

A formação do professor de Química: as práticas docentes e formas de avaliação; 2013; Iniciação Científica; (Graduando em Licenciatura em Química) - Instituto Federal de Pernambuco, Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Pernambuco; Orientador: Kilma da Silva Lima Viana;

José Euzébio Simões Neto

Uma Abordagem CTS do Conceito de Energia a partir da Teoria dos Perfis Conceituais; Início: 2019; Dissertação (Mestrado em Ensino das Ciências) - Universidade Federal Rural de Pernambuco; (Orientador);

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Prêmios

2016

3° lugar em Sessão Pôster no III CONGRESSO INTERNACIONAL DAS LICENCIATURAS - III COINTER - PDVL2016, IFPE - Campus Vitória.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

2019 - Atual

secretaria de educação de pernambuco

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 200

2020 - Atual

Escola Técnica Dom Bosco

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 200

2019 - 2020

Escola de Referência em Ensino Médio Pompéia Campos

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 200

2019 - 2019

Universidade de Pernambuco

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professor Bolsista, Carga horária: 32

2018 - 2018

Universidade de Pernambuco

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professor Bolsista, Carga horária: 24