Simone Natividade Santos

(Natural de São Paulo/ Capital), Doutora em Linguística pelo Programa de Pós-Graduação em Linguística e Literatura - PPGLL (2022), Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação- PPGE (2014), Especialista em Educação em Direitos Humanos (2012) e Graduação em Letras pela Faculdade de Letras- FALE (2006), os quatro títulos obtidos no âmbito da Universidade Federal de Alagoas- UFAL, campus A. C. Simões. Integrante dos seguintes Grupos de Pesquisa: Grupo de Estudos e Pesquisa: Discurso e Ontologia- GEDON. Grupo de Pesquisa: Trabalho, Estado, Sociedade e Educação - GP-TESE (UFAL/CNPq), Grupo de Estudo e Pesquisa em Didáticas de Leitura, da Literatura e da Escrita - GELLITE, Grupo de Estudos e Investigação - GEI da Rede Latino-americana de Estudos Epistemológicos em Política Educativa parceria Brasil/Argentina. É parecerista Ad hoc da Revista Leitura - PPGLL/UFAL e da REDIS: Revista de Estudos do Discurso (Universidade do Porto, Portugal) Em 2002, na graduação participou como voluntária e bolsista de iniciação científica - PIBIC pelo PRELIN- Programa de Estudos Linguísticos, órgão de fomento- FAPEAL. No Mestrado atuou como bolsista, órgão de fomento- FAPEAL (2012-2014). No doutorado foi pesquisadora vinculada ao órgão de fomento CAPES (2018 - 2022).Foi aprovada em 1 lugar no Concurso Público para professor substituto na instituição Federal de Alagoas - IFAL, campus Maceió, lotada na Coordenação de Linguagens e códigos - COLIC. Foi aprovada em 2 lugar no Concurso Público para Professor Substituto da Universidade Federal de Alagoas - UFAL Campus A.C Simões. Centro de Educação- CEDU - Curso de Pedagogia. Área: Política e Gestão Educacional, Edital 30/2017. Atuou como Professora Substituta do Instituto Federal de Alagoas- IFAL, campus: Maceió (2018) e campus Arapiraca (2021). Atualmente é professora substituta do Instituto Federal de Alagoas - IFAL (Campus Viçosa). É Avaliadora/Colaboradora do Mestrado Profissional de Ensino de Saúde e Tecnologia/ UNCISAL. Avaliadora/ Colaboradora dos Mestrados da Faculdade de Medicina - FAMED/UFAL. É coordenadora do curso de Letras da Faculdade Impacto. Atuou como docente na Universidade Estadual de Alagoas - UNEAL ministrando a disciplina: Leitura e Produção de Texto no curso de Pedagogia. É formadora pela PROFAP no âmbito da Universidade Estadual de Alagoas- UNEAL. Membro Associada da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência - SBPC e do Grupo de Estudos Linguísticos do Nordeste - GELNE. No que concerne ao escopo de produções intelectuais, a autora contempla as áreas de Direitos Humanos, Educação e Linguística, (especificamente em Análise do Discurso de linha Francesa), de corrente Pecheuxtiana com ênfase em Ciência, Discurso Político e Discurso Educacional. Contato Profissional: E-mail: simone.natividade.sp@gmail.com

Informações coletadas do Lattes em 24/08/2025

Acadêmico

Formação acadêmica

Doutorado em Linguística (CAPES 4)

2018 - 2022

Universidade Federal de Alagoas
Título: AS REDES DE SENTIDO ENTRE CIÊNCIA, CONHECIMENTO E UNIVERSIDADE EM TEMPOS DE DISCURSO NEGACIONISTA
Helson Flávio da Silva Sobrinho. Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.

Mestrado em Educação (CAPES 4)

2012 - 2014

Universidade Federal de Alagoas
Título: O DESVELAMENTO DO DISCURSO DA INCLUSÃO NO PROGRAMA GOVERNAMENTAL PROJOVEM URBANO
, Ano de Obtenção: 2014.Maria do Socorro Aguiar de Oliveira Cavalcante.Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas- FAPEAL, FAPEAL, Brasil. Palavras-chave: Análise do Discurso; Discurso de Inclusão; Mundo do trabalho; Ontologia; Política Educacional.

Especialização em Educação em Direitos Humanos - EDH

2011 - 2012

Universidade Federal de Alagoas
Título: EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS-EDH: rupturas e transformações na sociedade contemporânea
Orientador: Elione Maria Nogueira Diógenes

Graduação em LETRAS- Licenciatura Plena em Português/Inglês

2001 - 2006

Universidade Federal de Alagoas
Título: MARCAS DE HIPO E HIPER SEGMENTAÇÃO NA ESCRITA DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS - EJA: concepções e ideologias
Orientador: Núbia Rabelo Bakker Faria

Formação complementar

2019 - 2019

Estruturação em Produtos Educacionais. (Carga horária: 10h). , ASPPEN INSTITUTO EDUCADORES DA SAÚDE, ASPPEN INSTITUTO, Brasil.

2018 - 2018

Minicurso - Educação em (dis)curso: analisando o Programa Escola sem part. (Carga horária: 4h). , Universidade Federal de Alagoas, UFAL, Brasil.

2017 - 2017

Auna Especial do Doutorado: Trabalho, Estado e Educação. (Carga horária: 60h). , Programa de Pós-Graduação em Educação, PPGE, Brasil.

2017 - 2017

PROFICIÊNCIA EM ENGLISH. (Carga horária: 4h). , Faculdade de Letras, FALE, Brasil.

2015 - 2016

Aluna Ouvinte/Doutorado em Educação. (Carga horária: 60h). , Programa de Pós-Graduação em Educação, PPGE, Brasil.

2015 - 2016

Aluna Especial do Doutorado. (Carga horária: 60h). , Universidade Federal de Alagoas, UFAL, Brasil.

2015 - 2015

Proficiência em English. (Carga horária: 4h). , Test of English as a Foreign Language, (TOEFL), Brasil.

2014 - 2014

O Plano Metalinguageiro do Dizer- Authier-Revuz. (Carga horária: 12h). , UFAL, UFRN, UFC, UFPB, UFPE, UFRGS, UFAL, UFRN, UFC,, Brasil.

2013 - 2013

Simpósio Internacional: Um mundo em convulsão. (Carga horária: 20h). , Universidade de São Paulo, USP, Brasil.

2012 - 2012

Sujeito/Funções Discursivas-Freda Indursky. (Carga horária: 4h). , FALE UFAL, FALE/UFAL, Brasil.

2012 - 2012

Juventudes Contemporâneas: rupturas, permanências. (Carga horária: 20h). , Universidade Federal de Alagoas, UFAL, Brasil.

2011 - 2011

Aluna Especial/ Mestrado:Análise do Discurso. (Carga horária: 60h). , Universidade Federal de Alagoas, UFAL, Brasil.

2010 - 2010

Mesa-redonda: Sociedade, Educação e Discurso. (Carga horária: 4h). , Universidade Federal de Alagoas, UFAL, Brasil.

2010 - 2010

Capacitação de Tutores na Educação Especial. (Carga horária: 2010h). , Universidade Federal de Alagoas, UFAL, Brasil.

2009 - 2009

Extensão universitária em Capacitação Projovem Urbano. (Carga horária: 376h). , Secretaria Municipal de Educação, SEMED, Brasil.

2009 - 2009

Formação Inicial do Programa Projovem Urbano. (Carga horária: 100h). , Secretaria Municipal de Educação, SEMED, Brasil.

2009 - 2009

Aluna Especial/ Mestrado: Gestão Democrática. (Carga horária: 60h). , Universidade Federal de Alagoas, UFAL, Brasil.

2009 - 2009

Mesa Redonda: Educação e Exclusão Social. (Carga horária: 15h). , Universidade Federal de Alagoas, UFAL, Brasil.

2007 - 2007

Al. Especial/Mestrado-Discurso Social e Realidade. (Carga horária: 60h). , Universidade Federal de Alagoas, UFAL, Brasil.

2006 - 2006

Aluna Ouvinte/ Mestrado: Variação Linguística. (Carga horária: 60h). , Universidade Federal de Alagoas, UFAL, Brasil.

2006 - 2006

Introdução à Semântica- ELFE/ 2006. (Carga horária: 20h). , Universidade Federal de Alagoas, UFAL, Brasil.

2003 - 2003

Teorias Lingüísticas. (Carga horária: 15h). , Universidade Federal de Alagoas, UFAL, Brasil.

2003 - 2003

Ciclo de Palestras de Estudos da Linguagem. (Carga horária: 15h). , Universidade Federal de Alagoas, UFAL, Brasil.

2001 - 2003

Inglês/ Básico I, II, III e Pré- Inter I. (Carga horária: 300h). , Casa de Cultura Britânica, CCB, Brasil.

1997 - 1999

Inglês Básico 1 e 2. (Carga horária: 300h). , Millennium Línguas- Unidade São Paulo, ML, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Francês

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Áreas de atuação

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Análise do Discurso.

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Direito / Subárea: Direitos Humanos.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Ciência Política / Subárea: Políticas Públicas.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Política, Planejamento e Avaliação Educacional/Especialidade: Avaliação de Sistemas, Instituições, Planos e Programas Educacionais.

Organização de eventos

NATIVIDADE, Simone ; TONET, I. ; BERTOLDO, E. . CINE/DEBATE - O jovem Marx. 2018. (Outro).

NATIVIDADE, Simone . Colaboradora do Processo Seletivo SISU. 2014. (Concurso).

NATIVIDADE, Simone . Comissão de Organização da 3ª Semana Internacional de Pedagogia/ VII Encontro de Pesquisadores em Educação de Alagoas- EPEAL. 2014. (Exposição).

HERNANDO, Guilherme ; NATIVIDADE, Simone . Workshop: Música Clássica e Educação. 2014. (Exposição).

NATIVIDADE, Simone . ComIssão de Organização da 2ª Semana Internacional de Pedagogia. 2013. (Congresso).

Participação em eventos

Estruturação de Produtos Educacionais- No Instituto de Educadores da Saúde - ASSPENEN. 2019. (Oficina).

IX Encontro de Pesquisa em Educação de Alagoas - EPEAL.Universidades Públicas no Brasil: interlocuções entre a era ditatorial e a contemporaneidade. 2019. (Encontro).

Seminário de Estudos de Análise do Discurso - SEAD. 2019. (Seminário).

Colóquio de Letras e Linguística - COLL.Universidade Pública Pós-Eleições/2018: censuras, reificações e confrontos ideológicos em tempos neofascistas. 2018. (Outra).

IV Seminários de Estudos em Práticas de Linguagem e Espaço Virtual- SEPLEV.Análise discursiva acerca do Ensino Superior Brasileiro: as diferentes faces e interfaces da mercantilização. 2018. (Seminário).

XXVI Jornada do Grupo de Estudos Linguísticos do Nordeste GELNE. Análise Discursiva acerca do Ensino Superior Brasileiro: as diferentes faces e interfaces da mercantilização. 2018. (Congresso).

Congresso Acadêmico Integrado de Inovação e Tecnologia- CAIITE. Cenário Educacional nas lentes da história e das redes sociais: era Michel Temer entre conflitos e tensões. 2016. (Congresso).

III Seminário de Estudos em Práticas de Linguagem e Espaço Virtual- SEPLEV.ONG Escola Sem Partido: o discurso da neutralidade ideológica no limiar do século XXI. 2016. (Seminário).

III Seminário Internacional de Estudos sobre Discurso e Argumentação- SEDIAR.Campo Educacional Brasileiro: mapeando conceitos, discursos e rótulos. 2016. (Seminário).

Mesa-Redonda: POLÍTICAS PÚBLICAS: esfera educacional, concepções e pesquisas contemporâneas- VII Bienal Internacional do Livro. 2015. (Exposição).

VII Bienal Internacional do Livro. 2015. (Exposição).

3° Seminário Internacional de Pedagogia.Minicurso ministrado:Literatura, texto e contexto: do percurso histórico a prática de sala de aula na Educação Fundamental e EJA. 2014. (Seminário).

3º Colóquio Internacional de Estudos Linguísticos e Literários ? CIELLI. O pronunciamento do Estado no espaço midiático: da 'escuta' das vozes nas ruas aos 'pactos' de mudanças. 2014. (Congresso).

I Colóquio de Letras e Linguística- COLL.Discurso Político: os movimentos de sentido na contemporaneidade. 2014. (Seminário).

I Seminario Marx Hoje - Pesquisa e Transformação. 2014. (Seminário).

Seminário de Estudos do Discurso.Análise discursiva da produtividade acadêmica: desvelando sentidos que atravessam o fazer científico. 2014. (Seminário).

VII Encontro de Pesquisadores em Educação de Alagoas.Minicurso ministrado:Literatura, texto e contexto: do percurso histórico a prática de sala de aula na Educação Fundamental e EJA. 2014. (Encontro).

1º Caiite - Congresso Acadêmico Integrado de Inovação e Tecnologia. Discurso da Inclusão: um subproduto da ideologia neoliberal (Prêmio Excelência Acadêmica). 2013. (Congresso).

65ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC). O Discurso Hegemônico do Capital: um subproduto da ideologia (neo)liberal. 2013. (Congresso).

CAIITE: Mesa Redonda Diálogos Teóricos: subsídios para pensar a comunicação. Discurso da Inclusão: um subproduto da ideologia neoliberal. 2013. (Congresso).

CAIITE: Mesa Redonda Trabalho e Resistência, Gênero, Saúde e Educação. Discurso da Inclusão: um subproduto da ideologia neoliberal (Prêmio de Excelência Acadêmica). 2013. (Congresso).

Colóquio Internacional de Pesquisas em Educação Superior: políticas de inclusão e igualdade social. Sociedade Inclusiva: um aparente paradoxo educacional e social. 2013. (Congresso).

Congresso Acadêmico UFAL- Compartilhar Saberes, Multiplicar Conhecimentoss e. Discurso da Inclusão: um subproduto da ideologia neoliberal ( Prêmio de Excelência Acadêmica). 2013. (Congresso).

IV Encontro Internacional de Estudos da Linguagem.Neoliberalismo: [des] construindo os sentidos de formação humana. 2013. (Encontro).

Minicurso: O Estudo do capital- VI EBEM.Ideário Neoliberal: [de]construindo os sentidos de formação humana. 2013. (Encontro).

Semana de Pedagogia/Oficina: Como tornar suas apresentações dinâmicas e criativas utilizando a ferramenta Prezi. 2013. (Encontro).

Simpósio Internacional: Um mundo em convulsão. 2013. (Simpósio).

VI Encontro Brasileiro de Educação e Marxismo-EBEM.Ideário Neoliberal:(des)construindo os sentidos de formação humana. 2013. (Encontro).

VI Seminário de Estudos em Análise do Discurso- SEAD.Políticas de Inclusão: um entremeio discursivo demarcador da exclusão. 2013. (Seminário).

Seminário: Juventudes Contemporâneas: rupturas, permanências e inventividades. 2012. (Seminário).

VI Encontro Nacional sobre Língua Falada e Escrita.Marcas de Subjetividade nas Produções Textuais da Educação de Jovens e Adultos- EJA: Ressignificações. 2012. (Encontro).

XI Fórum de Estudos Linguísticos- FELIN. Rio de Janeiro/RJ. Língua Portuguesa: a unidade, a variação e suas representações, 2012.. Aspectos Subjetivos nas produções Textuais da Educação de Jovens e Adultos- EJA: efeitos de sentido e (re)significações. 2012. (Congresso).

3ª edição do Congresso Brasileiro de Educação Formação de Professores: compromissos e desafios da Educação Pública /UNESP. Um novo olhar discursivo na prática pedagógica da EJA. 2011. (Congresso).

Congresso Acadêmico UFAL. Discurso da Inclusão: democratizando acessos a favor do capital. 2011. (Congresso).

I Encontro da Associação Nacional de Política e Administração em Educação- ANPAE/AL.A [Des]qualificação Profissional um dos suportes para suprir as artimanhas doa lógica do capital. 2011. (Encontro).

III Encontro Norte e Nordeste, Trabalho, Educação e formação Humana- III ENNTEFH.A EDUCAÇÃO REGIDA SOB A ÓTICA DO CAPITAL: [DES]VELANDO O DISCURSO DA INCLUSÃO (EXCLUDENTE). 2011. (Encontro).

V Colóquio Internacional -EDUCON. PROJOVEM URBANO: Mascarando Oportunidades/ Silenciando a Realidade. 2011. (Congresso).

VI Encontro de Pesquisa em Educação em Alagoas- VI EPEAL.Minicurso: O CONTROLE DO TRABALHO DOCENTE NAS POLITICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS. 2011. (Encontro).

VI Encontro de Pesquisa em Educação em Alagoas- VI EPEAL.A [Des]qualificação Profissional um dos suportes para suprir as artimanhas doa lógica do capital e Projovem Urbano:desvelando o discurso da inclusão em tempos neoliberais. 2011. (Encontro).

II Encontro Internacional de Pedagogia.Projovem:perspectivas e mitos em relação ao mundo do trabalho. 2010. (Encontro).

II Encontro Internacional de Pedagogia- minicurso: História, cultura e formação docente.Projovem: perspectivas e mitos em relação ao mundo do trabalho. 2010. (Encontro).

V EPEAL.O papel do letramento no Projovem: perspectivas e desafios enquanto prática social no mundo do trabalho. 2010. (Encontro).

VII Colóquio Internacional Paulo Freire. O uso do letramento no Projovem: suas possibilidades enquanto prática social no mundo do trabalho. 2010. (Congresso).

VII Congresso Acadêmico da UFAL- Mesa Redonda (Sociedade, Educação e Discurso). 2010. (Congresso).

(Congresso Acadêmico da UFAL) -Mesa Redonda: Educação e Exclusão Social. 2009. (Congresso).

IV Coloquio Internacional de Políticas e Práticas Curriculares -Minicurso: Pesquisa Qualitativa em Educação e Movimentos Sociais.Fracasso Escolar na EJA no Município de Maceió: Concepções e Ideologias. 2009. (Outra).

IV Colóquio Internacional de Políticas Práticas Curriculares:.Fracasso Escolar na Educação de Jovens e Adultos no Município de Maceió: Concepções e Ideologias. 2009. (Outra).

IV Encontro em Pesquisa em Educação de Alagoas - EPEAL.Fracasso Escolar: Concepções e Ideologias. 2009. (Encontro).

IV EPEAL-Minicurso A Pesquisa em Educação no Brasil: uma crítica à fragmentação do conhecimento.Fracasso Escolar: concepções e ideologias. 2009. (Encontro).

Fórum Alagoano de Educação de Jovens e Adultos. 2006. (Encontro).

V Encontro Nacional sobre Língua Falada e Escrita - ELFE. 2006. (Encontro).

Formação Inicial de Implantação do 2° Segmento de EJA. 2005. (Encontro).

XXVI Encontro Nacional de Estudantes de Letras. 2005. (Encontro).

XXVI ENEL-Minicurso-Libras. 2005. (Encontro).

Semana de Letras- Minicurso:Lingüística, Alfabetização e Revisão de Textos. 2004. (Outra).

IV Semana de História- minicurso:A Ditadura Militar no Brasil. 2003. (Outra).

Intensivão de Línguas. 2002. (Oficina).

IV EREL Encontro Regional dos Estudantes de Letras. 2002. (Encontro).

Minicurso:Inglês Instrumental. 2001. (Outra).

Minicurso de Metodologia Científica. 2001. (Outra).

Participação em bancas

Aluno: Angélica Batista Carvalho de Azevedo

NATIVIDADE, Simone; MARQUES JUNIOR, E. C.; MARQUES, A. L. B. A.. O ensino de Geografia nos anos iniciais através do uso do rádio. 2020. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ensino de Geografia) - Universidade Federal de Alagoas.

Aluno: Andréa Georgia Souza de Araujo

NATIVIDADE, Simone; MARQUES, A. L. B. A.; SILVA, Beatriz. A.. A geografia além dos muros da escola: o conhecimento construído através da percepção do lugar. 2020. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ensino de Geografia) - Universidade Federal de Alagoas.

Aluno: Geovane Alves da Silva

NATIVIDADE, Simone; MARQUES, A. L. B. A.; MARQUES JUNIOR, E. C.. Desafios metodológicos no ensino de geografia: como as novas tecnologias podem ser utilizadas na leitura do mundo. 2020. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ensino de Geografia) - Universidade Federal de Alagoas.

Aluno: Ariclenes José da Silva

NATIVIDADE, Simone; MARQUES, A. L. B. A.; MARQUES JUNIOR, E. C.. O ensino de geografia mediado por tecnologias digitais: uma experiência na Escola Municipal de Ensino Fundamental Professor Benício Barbosa. 2020. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ensino de Geografia) - Universidade Federal de Alagoas.

Aluno: Jaqueline da Silva Bomfim

NATIVIDADE, Simone; MARQUES, A. L. B. A.; MARQUES JUNIOR, E. C.. Cartografia tátil no ensino de geografia como suporte para a inclusão de alunos com deficiência visual e de baixa visão. 2020. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ensino de Geografia) - Universidade Federal de Alagoas.

Aluno: Rosane Correia da Silva

NATIVIDADE, Simone; CALHEIROS, C.; LIMA, Antônio. A voz da mulher negra: um movimento contínuo de luta e resistência. 2019. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Linguagem e Práticas Sociais) - Instituto Federal de Alagoas - Campus Murici.

Aluno: Sidney Santana

NATIVIDADE, Simone; RODRIGUES, G.; MARQUES, A. L. B. A.. Cartografia Tátil: possibilidades e desafios para o professor de Geografia. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ensino de Geografia- Universidade Federal de Alagoas-UFAL) - Instituto de Geografia, Desenvolvimento e Meio Ambiente- IGDEMA.

NATIVIDADE, Simone; ALVES, A.; CANUTO, F. A.. Banca de Avaliação de Produtos Educacionais no Mestrado Profissional em Ensino em Saúde e Tecnologia. 2024. Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas.

NATIVIDADE, SIMONE. Banca de Avaliação do Mestrado Profissional de Ensino na Saúde e Tecnologia/ UNCISAL. 2022.

NATIVIDADE, SIMONE. Banca de Avaliação de Produtos Educacionais do Mestrado Profissional em Ensino na Saúde e Tecnologia da UNCISAL. 2022.

SILVA, Camila F.;NATIVIDADE, Simone. Banca de Avaliação de Teses e Dissertações em Educação da Universidade Federal do Amazonas - UFAM. 2021. Universidade Federal do Amazonas.

NATIVIDADE, Simone. Banca de Avaliação do Mestrado Profissional da Faculdade de Medicina - FAMED/ UFAL. 2019.

NATIVIDADE, Simone; FERREIRA, G. C.; CALIXTO, F.. Banca de Avaliação de Projetos do Mestrado Profissional de Ensino na Saúde e Tecnologia/ UNCISAL. 2019. Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas.

NATIVIDADE, Simone; ALVES, A.; ALMEIDA, J. A. P.. Banca de Avaliação do Mestrado Profissional de Ensino na Saúde e TecnologTecnologia/ UNCISAL. 2018. Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas.

NATIVIDADE, Simone. Avaliadora de Projetos de Iniciação Científica - PIBIC. 2018. Instituto Federal de Alagoas.

NATIVIDADE, Simone. Coordenadora do GT de Comunicações Orais: (RE) invenções da Pesquisa em Linguística e Literatura : crise, ética e estética/ Colóquio de Letras e Linguística,. 2018.

NATIVIDADE, Simone; FARIAS, D. A.; COTA, R. P.. Banca de avaliação de Pré-projetos de TCC. 2017. Instituto Federal de Alagoas.

NATIVIDADE, Simone. Coordenadora do GT de Comunicações Orais: Gestão da Educação: ameaças e desafios- 3° Seminário Internacional de Pedagogia. 2013.

Produções bibliográficas

  • OLIVEIRA, A. P. S. ; NATIVIDADE, Simone . A discursividade sobre a universidade pública em períodos de crise democrática no Brasil (1964 / 2016). SIGNÓTICA , v. 34, p. 1-19, 2022.

  • SILVA, R. B. ; NATIVIDADE, Simone . A feitura da pesquisa colaborativa: mapeamento das ações realizadas em uma escola municipal de Maceió. Revista Humanidades e Inovação , v. 25, p. 25-40, 2021.

  • CEA, G. S. S. ; SILVA, Camila F. ; NATIVIDADE, Simone . O golpe de 2016 e a educação no Brasil. EDUCAÇÃO (SANTA MARIA. ONLINE) , v. 46, p. 1-15, 2021.

  • NATIVIDADE, Simone ; SILVA, R. B. ; CARDEAL, J. . Políticas Públicas de Leitura no Brasil: um breve balanço. Revista Extensão , v. 5, p. 35-41, 2021.

  • NATIVIDADE, Simone ; LIMA, J. R. ; FERREIRA, D. B. ; BORBA, F. . ?Novo Ensino Médio. quem conhece aprova!?: derivas de sentidos em um discurso de (des) aprovação. UNILETRAS , v. 43, p. 1-20, 2021.

  • SILVA SOBRINHO, Helson Flavio ; NATIVIDADE, Simone ; OLIVEIRA, A. P. S. . Os ataques às Universidades e a defesa da educação: trajetória de sentidos em diferentes posições-sujeitos. CRÍTICA CULTURAL , v. 14, p. 193-208, 2019.

  • FIREMAN, A. (Org.) ; LESSA, C. (Org.) ; SOUTO, R. (Org.) ; NATIVIDADE, Simone (Org.) . Estudos discursivos sobre educação, política e democracia ( No prelo). 1. ed. Maceió - AL: EDUFAL, 2025. v. 1. 250p .

  • LIMA, A. B. (Org.) ; LEAO, M. R. R. (Org.) ; NATIVIDADE, SIMONE (Org.) . Direito, discurso e Educação: escritas em perspectiva. 1. ed. Maceió: Editora da Escola Superior de Magistratura de Alagoas - ESMAL, 2025. v. 1. 300p .

  • MARQUES, A. L. B. A. (Org.) ; FRANCISCO, Deise. J. (Org.) ; MELO, R. M. B. (Org.) ; NATIVIDADE, Simone (Org.) . Interfaces entre Educação e saúde: diálogos contextuais. 1. ed. Curitiba: CRV, 2023. v. 1. 300p .

  • OLIVEIRA, A. P. S. (Org.) ; CALHEIROS, C. (Org.) ; FREIRE, A. C. (Org.) ; SILVA, R. C. (Org.) ; NATIVIDADE, Simone (Org.) . Estudos da Linguagem: abordagens metodológicas e perspectivas teóricas. 1. ed. Curitiba/Paraná: CRV, 2021. v. 1. 300p .

  • NATIVIDADE, Simone ; OLIVEIRA, Amurabi P. (Org.) ; SILVA, Camila F. (Org.) . Pesquisas Contemporâneas em Educação II. 1. ed. Curitiba: CRV, 2020. v. 2. 160p .

  • NATIVIDADE, Simone ; ANDRADE (Org.) ; FRANCISCO, Deise. J. (Org.) ; MELO, R. M. B. (Org.) . Interfaces entre Educação e saúde: trilhando caminhos. 1. ed. Curitiba: CRV, 2019. v. 1. 280p .

  • NATIVIDADE, Simone ; OLIVEIRA, Amurabi P. (Org.) ; LOPES, C. F. S. (Org.) . Pesquisas Contemporâneas em Educação. 1. ed. Maceió: Edufal, 2016. v. 1. 160p .

  • FERREIRA, G. C. ; LEAO, M. R. R. ; TELES, M. ; NATIVIDADE, Simone . Desvelando a coordenação pedagógica no ensino superior privado: Alagoas em foco. In: Edna Prado; Carla Priscila Cordeiro, Maria Betânia Gomes; Simone Natividade. (Org.). Pesquisas em gestão e coordenação pedagógica: desafios educacionais na contemporaneidade. 1ed.Goiânia: Philos, 2024, v. 1, p. 40-55.

  • MARQUES, A. L. B. A. ; MARQUES JUNIOR, E. C. ; NATIVIDADE, Simone . Ciência, conhecimento, universidade: efeitos de sentido acerca do discurso negacionista durante o governo Bolsonaro. In: Ana Fireman; Cristiano Lessa; Rita Souto; Simone Natividade. (Org.). Estudos discursivos sobre politica, educação e democracia. 1ed.Maceió: EDUFAL, 2024, v. 1, p. 20-35.

  • NATIVIDADE, Simone ; MARQUES, A. L. B. A. ; SILVA, B. A. ; SILVA, M. D. L. ; MARQUES JUNIOR, E. C. . Os impactos do discurso negacionista na saúde mental de pós-graduandos durante a pandemia do Covid 19. In: Ana Luzia de Barros Andrade Marques, Deise Juliana Francisco, Rozana Machado Bandeira de Melo, Simone Natividade. (Org.). Interfaces entre Educação e saúde: diálogos contextuais. 2ed.Curitiba: CRV, 2023, v. 1, p. 40-55.

  • CEA, G. S. S. ; SILVA, Camila F. ; NATIVIDADE, Simone . O golpe de 2016: mapeamento de artigos publicados em periódicos nacionais e internacionais (2016-2020). In: Elói Martins Senhoras. (Org.). Golpe ou Impeachment: Debates sobre a deposição de Dilma Rousseff. 1ed.Boa Vista - Roraima: IOLE, 2022, v. 1, p. 117-142.

  • FERREIRA, D. B. ; FIGUEIREDO, J. A. ; LIMA, J. R. ; NATIVIDADE, Simone . O Estado em perspectiva: do contratualismo à teoria materialista histórica. In: Soraya Araújo Uchoa Cavalcanti. (Org.). Ciências sociais aplicadas: recursos teórico-metodológicos na construção de perspectivas originais de análise. 1ed.Ponta Grossa/ Paraná: Atena, 2021, v. 1, p. 1-32.

  • NATIVIDADE, Simone ; OLIVEIRA, A. P. S. . Rede de memórias sobre a Universidade Pública na interlocução de dois golpes (1964 / 2016). In: Ana Paula dos Santos Oliveira, Cleide Calheiros da Silva, José Adailton Cortez Freire, Rosane Correia da Silva, Simone Natividade. (Org.). Estudos da Linguagem: abordagens metodológicas e perspectivas teóricas. 1ed.Curitiba/Paraná: CRV, 2021, v. 1, p. 71-84.

  • NATIVIDADE, Simone ; BORBA, F. V. N. . Nas lentes da história um museu de grandes novidades:[Novo] Ensino Médio. Quem conhece aprova!. In: Amurabi Oliveira; Camila da Silva Lopes, Simone Natividade. (Org.). Pesquisas Contemporâneas em Educação - Coletânea. 1ed.Maceió: CRV/Curitiba, 2020, v. 2, p. 40-55.

  • SILVA, Beatriz. A. ; NATIVIDADE, Simone . Universidades Públicas no Brasil em interface com a saúde mental: reflexões e inflexões sobre os fazeres discentes. In: Ana Luiza de barros Andrade Marques, Deise Juliana Francisco, Rozana Machado Bandeira de Melo, Simone Natividade. (Org.). Interfaces entre Educação e saúde: trilhando caminhos [ No prelo]. 1ed.Maceió: CRV/Curitiba, 2019, v. 1, p. 96-115.

  • SANTOS, Almira. A. ; WARREN, E. M. C. ; TRINDADE FILHO, E. M. ; WYSZOMIRSKA, R. M. F. A. ; NATIVIDADE, Simone . Produtos educacionais na educação em saúde. In: Ana Luiza de barros Andrade Marques, Deise Juliana Francisco, Rozana Machado Bandeira de Melo, Simone Natividade. (Org.). Interfaces entre Educação e saúde: trilhando caminhos. 1ed.Curitiba: CRV, 2019, v. 1, p. 9-280.

  • NATIVIDADE, Simone . Ideário Educacional: movimentos discursivos, delimitações e perspectivas. In: Amurabi Oliveira; Camila Ferreira da Silva Lopes; Simone Natividade. (Org.). Pesquisas Contemporâneas em Educação. 1ed.Maceió: Edufal, 2016, v. 1, p. 115-132.

  • NATIVIDADE, Simone ; FREIRE, Adailton Cortez . Políticas Públicas de Leitura no Brasil: um artefato cultural entre desigualdades e prioridades. In: DIÓGENES, Elione M. N ; GOMES, Maria das Graças Correia; MONTEIRO, Wellington Chaves. (Org.). Pesquisas e produções em Políticas Públicas: um inventário gepeano. 1ed.Curitiba: CRV, 2016, v. 1, p. 200-215.

  • OLIVEIRA, Amurabi P. ; LOPES, C. F. S. ; NATIVIDADE, Simone . Obra- Pesquisas Contemporâneas em Educação/ Apresentação v1. In: OLIVEIRA, Amurabi; LOPES, C. Ferreira da Silva; NATIVIDADE, Simone. (Org.). Pesquisas Contemporâneas em Educação. 1ed.Maceió: EDUFAL, 2016, v. 1, p. 15-20.

  • NATIVIDADE, Simone ; NOMERIANO, A. . As Políticas Públicas Educacionais brasileiras sob o avanço do ataque neoliberal na atualidade. In: DIÓGENES, Elione Mª Nogueira; VALENÇA, Mª da Conceição. (Org.). Políticas Públicas: episteme e pesquisa. 1ed.Curitiba: CRV, 2016, v. 1, p. 70-84.

  • NATIVIDADE, Simone ; CAVALCANTE, M. S. A. O. . Marcas de Subjetividade nas produções textuais da Educação de Jovens e Adultos ‒ EJA: efeitos de sentido e (re)significações. In: André Conforte; Flávio Barbosa Orgs. (Org.). XI Fórum de Estudos Linguísticos da UERJ- 'Língua Portuguesa: a unidade, a variação e suas representações'. 1ªed.Rio de Janeiro: FELIN/Dialogarts, 2015, v. 1, p. 602-611.

  • NATIVIDADE, Simone . Discurso da Inclusão: um subproduto da ideologia (neo)liberal. Jornal Acadêmico Labo Mídia, UFS, p. 54 - 68, 18 set. 2013.

  • NATIVIDADE, Simone ; SILVA, R. C. . Universidades Públicas no Brasil: interlocuções entre a era ditatorial e a contemporaneidade. In: IX Encontro de Pesquisa em Educação de Alagoas/ EPEAL, 2019, Maceió. Cenários e necessidades formativas dos profissionais da educação, 2019.

  • SILVA, R. C. ; NATIVIDADE, Simone . O entrecruzamentos dos discursos de luta das mulheres negras no Brasil. In: IX Encontro de Pesquisa em Educação de Alagoas/ EPEAL, 2019, Maceió. Cenários e necessidades formativas dos profissionais da educação, 2019.

  • NATIVIDADE, Simone . Universidades Brasileiras em Tempos [Neo]fascistas: interfaces entre censuras, reificações e neutralidades ideológicas. In: VI Semana Internacional de Pedagogia - SIP, 2018, Maceió. Pedagogia em movimentus: aproximações entre Universidade e Sociedade, 2018.

  • NATIVIDADE, Simone . Campo Educacional Brasileiro: mapeando conceitos, discursos e rótulos. In: III Seminário Internacional de Estudos sobre Discurso e Argumentação- SEDIAR, 2016, Sergipe/UFS. III SEDIAR, 2016.

  • OLIVEIRA, A. P. S. ; NATIVIDADE, Simone . A Revolução Militar e a tentativa de golpe da esquerda em 1964 - desvelando sentidos em atos institucionais. In: IV Encontro Internacional de Estudos da Linguagem, 2013, Minas Gerais. Linguagem, Sociedade e Políticas, 2013.

  • NATIVIDADE, Simone ; OLIVEIRA, A. P. S. ; CAVALCANTE, M. S. A. O. . Neoliberalismo em âmbito educacional: [des] construindo sentidos, (re)significando memórias. In: IV Encontro Internacional de Estudos da Linguagem, 2013, Campinas- São Paulo. Linguagem, Sociedade e Políticas, 2013.

  • NATIVIDADE, Simone ; SILVA, A. M. O. C. ; CAVALCANTE, M. S. A. O. . Políticas de Inclusão: um entremeio discursivo demarcador da exclusão. In: VI Seminário de Estudos em Análise do Discurso, 2013, Rio Grande do Sul (UFRGS). 1983-2013- Michel Pêcheux 30 anos de uma presença, 2013.

  • NATIVIDADE, Simone ; CAVALCANTE, M. S. A. O. . Aspectos Subjetivos nas produções Textuais da Educação de Jovens e Adultos- EJA: efeitos de sentido e (re)significações. In: Fórum de Estudos Linguísticos- FELIN, 2012, Rio de Janeiro/RJ. Língua Portuguesa: a unidade, a variação e suas representações, 2012.

  • NATIVIDADE, Simone ; PINHEIRO, Suele Regina ; CAVALCANTE, Maria do Socorro Aguiar . A Educação regida sob a ótica do capital: desvelando o discurso da inclusão [excludente]. In: III Encontro Norte e Nordeste, Trabalho, Educação e Formação Humana- III ENNTEFH, 2011, Maceió-AL. A EDUCAÇÃO REGIDA SOB A ÓTICA DO CAPITAL: [DES]VELANDO O DISCURSO DA INCLUSÃO (EXCLUDENTE), 2011.

  • NATIVIDADE, Simone ; MARQUES, A. L. B. A. . Projovem Urbano :(des)velando o discurso da inclusão em tempos neoliberais. In: VI Encontro de Pesquisa em educação em Alagoas- VI EPEAL, 2011, Maceió-AL. PROJOVEM URBANO: (DES)VELANDO O DISCURSO DA INCLUSÃO EM TEMPOS NEOLIBERAIS, 2011.

  • NATIVIDADE, Simone ; PINHEIRO, Suele Regina ; CAVALCANTE, Maria do Socorro Aguiar . A [Des]qualificação Profissional um dos suportes para suprir as artimanhas da lógica do capital. In: VI Encontro de Pesquisa em educação em Alagoas- VI EPEAL, 2011, Maceió-AL. A [Des]qualificação Profissional um dos suportes para suprir as artimanhas doa lógica do capital, 2011.

  • NATIVIDADE, Simone ; CAVALCANTE, M. S. A. O. . Projovem Urbano: Mascarando Oportunidades/ Silenciando a Realidade. In: V Colóquio Internacional de Educação e Contemporaneidade- EDUCON, 2011, Sergipe/ UFS. Educon, 2011.

  • NATIVIDADE, Simone ; PATRICIO, E. ; CAVALCANTE, M. S. A. O. . O uso do letramento no Projovem suas possibilidades como prática social do mundo do trabalho. In: VII Colóquio Internacional Paulo Freire, 2010, UFPE/ Recife. VII Colóquio Internacional Paulo Freire, 2010.

  • NATIVIDADE, Simone . Universidade Pública Pós-Eleições/2018: censuras, reificações e confrontos ideológicos em tempos neofascistas. In: Colóquio de Letras e Linguística, 2018, Maceió. (RE) invenções da Pesquisa em Linguística e Literatura : crise, ética e estética, 2018.

  • GAIA, R. V. ; NATIVIDADE, Simone . O discurso oculto: análise dos silêncios sobre a reforma da previdência no Brasil. In: IV Seminário Internacional sobre Estudos do Discurso e Argumentação- SEDIAR, 2017, Buenos Aires/ Argentina. Argumentação em debate, 2017.

  • NATIVIDADE, Simone ; FREIRE, Adailton Cortez ; ANDRADE, A. L. B. . Cenário Educacional nas lentes da história e das redes sociais: era Michel Temer entre conflitos e tensões. In: Congresso Acadêmico Integrado de Inovação e Tecnologia- CAIITE, 2016, Maceió/UFAL. Ciência, saberes e sociedade em rede, 2016.

  • SILVA SOBRINHO, Helson Flavio ; NATIVIDADE, Simone . O pronunciamento do Estado no espaço midiático: da 'escuta' das vozes nas ruas aos 'pactos' de mudanças. In: 3º Colóquio Internacional de Estudos Linguísticos e Literários ? CIELLI, 2014, UEM/ Maringá. CIELLI, 2014.

  • NATIVIDADE, Simone ; CAVALCANTE, M. S. A. O. . O Discurso Hegemônico do Capital: um subproduto da ideologia (neo)liberal. In: 65ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), 2013, Recife/UFPE. "Ciência para o Novo Brasil", 2013.

  • OLIVEIRA, E. M. B. ; NATIVIDADE, Simone ; BERTOLDO, E. . Políticas Educacionais dos Países em Desenvolvimento: a Influência dos Organismos Internacionais. In: Encontro Brasileiro de Educação e Marxismo- EBEM, 2013, Goiânia/ UFG. ?Marxismo, Educação e Revolução?, 2013.

  • NATIVIDADE, Simone . Políticas Educacionais: prioridade vs propriedade neoliberal. In: Semana de Pedagogia 2013, 2013, Maceió-AL. ?Gestão da educação em Alagoas: ameaças e desafios?, 2013.

  • NATIVIDADE, Simone . Sociedade Inclusiva: um aparente paradoxo educacional e social. In: Colóquio Internacional de Pesquisas em Educação Superior: políticas de inclusão e igualdade social, 2013, Paraíba/UFPB. Pesquisas em Educação Superior: políticas de inclusão e igualdade social, 2013.

  • NATIVIDADE, Simone ; CAVALCANTE, M. S. A. O. . Marcas de Subjetividade nas Produções Textuais da Educação de Jovens e Adultos- EJA: ressignificações. In: VI Encontro Nacional de Língua Falada e Escrita- ELFE, 2012, Maceió/AL. In: VI Encontro Nacional de Língua Falada e Escrita- ELFE/ Livro de Resumos e Programação do VI ELFE, 2012. v. único. p. 39-39.

  • NATIVIDADE, Simone ; LIMA, J. T. S. ; CAVALCANTE, M. S. A. O. . Aspectos Subjetivos nas produções Textuais da Educação de Jovens e Adultos- EJA: efeitos de sentido e (re)significações. In: XI Fórum de Estudos Linguísticos- FELIN, 2012, Rio de Janeiro/RJ. Língua Portuguesa: a unidade, a variação e suas representações, 2012.

  • NATIVIDADE, Simone ; PINHEIRO, Suele Regina ; SILVA, Ana Paula Araujo da ; CAVALCANTE, Maria do Socorro Aguiar . Um novo olhar discursivo na prática pedagógica da EJA. In: 3° edição In: III CBE - CONGRESSO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO: Formação de professores: compromissos e desafios da Educação Pública., 2011, UNESP/ Bauru- São Paulo. Um novo olhar discursivo na prática pedagógica da EJA, 2011.

  • NATIVIDADE, Simone ; PINHEIRO, Suele Regina ; CAVALCANTE, Maria do Socorro Aguiar . O Discurso da Inclusão: democratizando acessos a favor do capital. In: Congresso Acadêmico da UFAL, 2011, Maceió-AL. Congresso Acadêmico da UFAL, 2011.

  • NATIVIDADE, Simone ; PATRICIO, E. ; CAVALCANTE, M. S. A. O. . O papel do letramento no Projovem: perspectivas e desafios enquanto prática social no mundo do trabalho. In: V EPEAL, 2010, Maceió. O papel do letramento no Projovem: perspectivas e desafios enquanto prática social no mundo do trabalho, 2010.

  • NATIVIDADE, Simone ; FARIA, Nubia R. B. . O Fracasso Escolar na educação de Jovens e Adultos - EJA no município de Maceió. In: IV Colóquio Internacional de Políticas e práticas Curriculares:, 2009, UFPB/ Paraiba. Anais (Colóquio Internacional Políticas e Práticas Curriculares. CD-Rom), 2009.

  • NATIVIDADE, SIMONE . O discurso negacionista em foco: o legado do governo Bolsonaro para a Ciência e a Universidade. In: I Encontro Integrado de Trabalhos Acadêmicos em Andamento (EITA), 2022, Maceió. I Encontro Integrado de Trabalhos Acadêmicos em Andamento (EITA), 2022.

  • NATIVIDADE, Simone ; SILVA SOBRINHO, Helson Flavio . Análise Discursiva acerca do Ensino Superior Brasileiro: as diferentes faces e interfaces da mercantilização. In: XXVII Jornada do Grupo de Estudos Linguísticos e Literários (GELNE), 2018, Recife. Jornada dos 40 anos, 2018.

  • AGRA, Nathália. A. ; NATIVIDADE, Simone . Gênero Textual na Formação do Professor de Língua Materna. In: X Semana de Letras, 2017, Maceió. Linguagem e(m) Diálogos, 2017.

  • NATIVIDADE, Simone . Escola sem Partido: o discurso da neutralidade ideológica no limiar do século XXI. In: III Seminário em Práticas de Linguagem e Espaço Virtual- SEPLEV, 2016, Maceió/UFAL. Imaginário, sujeito e representações, 2016.

  • NATIVIDADE, Simone . O legado pecheuxtiano no campo educacional: desvelando sentidos na contemporaneidade. In: VII SEAD - Seminário de Estudos em Análise do Discurso, 2015, Recife/UFPE. A Análise do discurso e sua história:avanços e perspectivas, 2015.

  • NATIVIDADE, Simone ; BARBOSA, E. M. . O discurso da naturalização das diferenças de gênero presente nos Parâmetros Curriculares Nacionais- PCN,s. In: VII Colóquio Internacional de Políticas e Práticas Curriculares, 2015, Paraiba/ UFPB. Políticas de Currículo e Formação: desafios contemporâneos, 2015.

  • NATIVIDADE, Simone . Discurso Político: os movimentos de sentido na contemporaneidade. In: I Colóquio de Letras e Linguística- COLL, 2014, Maceió. I COLL, 2014.

  • NATIVIDADE, Simone . Análise discursiva da candidata Dilma Rousseff (2010/2014): pistas ideológicas da campanha de eleição e reeleição. In: Seminário de Estudos em Práticas de Linguagem e Espaço Virtual, 2014, Recife/ UFPE. Memória, História, arquivo: fronteiras e intersecções, 2014.

  • NATIVIDADE, Simone ; FREIRE, Adailton Cortez ; BRITO, F. . Análise discursiva da produtividade acadêmica: desvelando sentidos que atravessam o fazer científico. In: Seminário de Estudos do Discurso-SEDIS, 2014, Salvador/ UFBA. Discursos e poderes na contemporaneidade, 2014.

  • NATIVIDADE, Simone ; CAVALCANTE, M. S. A. O. . Discurso da Inclusão: um subproduto da ideologia (neo)liberal (Obteve o Prêmio de Excelência Acadêmica). In: Congresso Acadêmico da UFAL- Prévias do CAIITE, 2013, Maceió-AL. Compartilhar Saberes, Multiplicar Conhecimentos e 1º Caiite - Congresso Acadêmico Integrado de Inovação e Tecnologia, 2013.

  • NATIVIDADE, Simone ; SILVA, A. M. O. C. . Políticas de Inclusão: um entremeio discursivo demarcador da exclusão. In: VI Seminário de Estudos em Análise do Discurso, 2013, Rio Grande do Sul (UFRGS). 1983-2013- Michel Pêcheux 30 anos de uma presença, 2013.

  • NATIVIDADE, Simone ; CAVALCANTE, Maria do Socorro Aguia . Neoliberalismo em âmbito educacional: [des] construindo sentidos, (re)significando memórias. In: IV Encontro Internacional de Estudos da Linguagem, 2013, Campinas- São Paulo. ?Linguagem, Sociedade e Políticas?, 2013.

  • CARNEIRO, A. M. O. ; NATIVIDADE, Simone . Políticas Públicas no Brasil: análise discursiva da leitura em documentos oficiais em interface com a ideologia neoliberal. In: Seminário de Estudos em Análise do Discurso, 2013, Rio Grande do Sul (UFRGS). 1983-2013- Michel Pêcheux 30 anos de uma presença, 2013.

  • OLIVEIRA, A. P. S. ; NATIVIDADE, Simone . A Revolução Militar e a tentativa de golpe da esquerda em 1964 - desvelando sentidos em atos institucionais. In: IV Encontro Internacional de Estudos da Linguagem, 2013, Minas Gerais. ?Linguagem, Sociedade e Políticas?, 2013.

  • NATIVIDADE, Simone . Projovem: perspectivas e mitos em relação ao mundo do trabalho. In: II Encontro Internacional de Pedagogia, 2010, Maceió-AL. II Encontro Internacional de Pedagogia, 2010.

  • NATIVIDADE, Simone ; FARIA, Nubia R. B. . Fracasso Escolar: concepções e Ideologias. In: IV Encontro de Pesquisa em Educação em Alagoas- EPEAL, 2009, Maceió-AL. IV Encontro de Pesquisa em Educação em Alagoas- EPEAL, 2009.

  • NATIVIDADE, Simone ; FARIA, Núbia Rabelo Baker . Marcas de hipo e hiper segmentação na escrita da Educação de Jovens Adultos- EJA. In: Semana de Letras, 2006, UFAL. Revisitar o passado é o tempo do presente: memória e modernidade em línguas e literaturas, 2011.

  • NATIVIDADE, Simone . Seminário Discente - Universidades Públicas no Brasil: interlocuções entre a era ditatorial e a contemporaneidade. 2019. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • NATIVIDADE, Simone . PALESTRA: O campo da leitura/escrita: como potencializar esse instrumento didático no cenário escolar?. 2017. (Apresentação de Trabalho/Outra).

Outras produções

NATIVIDADE, SIMONE . Parecerista Ad hoc do artigo: O discurso do ex-presidente do Brasil, Bolsonaro, em conflito com a concepção de Estado laico. 2023.

NATIVIDADE, SIMONE . Parecerista Ad hoc do artigo: A Braskem passou por aqui?: discurso, poder e práticas de resistência à megamineração em Alagoas. 2022.

NATIVIDADE, Simone . Avaliadora dos Projetos do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC). 2018.

NATIVIDADE, Simone . Parecerista Ad hoc do Projeto/PIBIC: O Ensino e Aprendizagem de Línguas Adicionais no Sertão Alagoano: Desafios e Perspectivas. 2018.

NATIVIDADE, Simone . Parecerista Ad hoc do artigo - Direito à Imagem e o Direito de Personalidade como Direito Fundamental à Dignidade da Pessoa Humana: uma ponte entre o direito civil e o direito da propriedade intelectual. 2018.

NATIVIDADE, Simone . Avaliadora de artigos completos no GT: Políticas curriculares e as perspectivas epistemológicas. 2018.

NATIVIDADE, Simone . Parecerista Ad hoc do artigo- Efeitos de sentidos em manchetes do jornal (O GLOBO). 2016.

NATIVIDADE, Simone . Parecerista Ad hoc- A importância do jogo eletrônico-didático no processo de ensino-aprendizagem da criança na Educação Infantil ? uma revisão bibliográfica. 2016.

NATIVIDADE, Simone . Parecerista Ad hoc artigos do Congresso Acadêmico Integrado de IInovação e Tecnologia - CAIITE. 2016.

NATIVIDADE, Simone . Parecerista Ad hoc do artigo: As potencialidades do gênero textual 'reportagem' para o aperfeiçoamento das habilidades de escrita e leitura. 2015.

NATIVIDADE, Simone . Membro de Comitê Científico do VII Colóquio Internacional de Políticas e Práticas Curriculares- UFPB. 2015.

NATIVIDADE, Simone . Parecerista Ad hoc do artigo: A formação de educadores da Educação de Jovens e Adulos- EJA: um breve estudo (2010 a 2012). 2015.

NATIVIDADE, Simone . Parecerista Ad hoc do artigo: Práticas pedagógicas curriculares na Educação de Jovens e Adultos- EJA: emancipações possíveis. 2015.

FIREMAN, A. ; NATIVIDADE, SIMONE . MINICURSO: Análise do Discurso Aplicado ao Direito. 2023.

NATIVIDADE, Simone ; FREIRE, Adailton Cortez ; BRITO, F. . MINICURSO ministrado:Literatura, texto e contexto: do percurso histórico a prática de sala de aula na Educação Fundamental e EJA - VII Encontro de Pesquisadores em Educação em Alagoas- VII EPEAL. 2014.

NATIVIDADE, Simone . MINICURSO ministrado:Análise do Discurso: marco histórico, concepções e seu papel no campo educacional. Semana de Pedagogia. 2013.

RESENDE, N. ; NATIVIDADE, Simone ; MARQUES, E. . MESA-REDONDA: Língua Portuguesa e Literatura na educação básica: desafios e perspectivas. 2023. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

NATIVIDADE, Simone ; MARQUES, A. L. B. A. ; FREIRE, Adailton Cortez ; SILVA, B. A. ; SANTOS, Reinaldo B. ; CARDEAL, J. . MESA-REDONDA: Círculo de Diálogos: experiências veladas no âmbito da pesquisa acadêmica em Educação- Coordenadora/Debatedora. 2017. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

NATIVIDADE, Simone ; ROCHA, R. M. . MESA-REDONDA: Turismo em foco: o diário de bordo de uma jornalista pelo mundo. 2017. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

LOPES, L. C. ; NATIVIDADE, Simone . MESA-REDONDA: Turismo em debate: relato de experiência de uma turismóloga da companhia aérea LATAM. 2017. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

NATIVIDADE, Simone . PALESTRA: O campo da leitura/ escrita: como potencializar esse instrumento didático no cenário escolar?. 2017. (Programa de rádio ou TV/Comentário).

NATIVIDADE, Simone . ENTREVISTA - Exposição Jardim Suspenso- Pincoteca Universitária- TV Educativa- TVE. 2017. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

NATIVIDADE, Simone . VÍDEO-AULAS: English Basic Course pela Educação à Distância- Sistema E-Pronatec. 2016.

NATIVIDADE, Simone ; LOPES, L. C. . MESA-REDONDA: Turismo e suas diversas possibilidades: relato de experiência de uma turismóloga da companhia aérea LATAM. 2016. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

NATIVIDADE, Simone . Grupo/Facebook: Congressos Acadêmicos, Chamadas de Periódicos, Editais de Seleções/Concursos. 2012. (Rede social).

NATIVIDADE, Simone . Designer Instrucional - Inglês Instrumental- Processos Químicos e Industriais. 2018. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material Didático).

NATIVIDADE, Simone . Designer Instrucional - Comunicação e Expressão Oral e Corporal. 2016. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Designer Instrucional).

NATIVIDADE, Simone . Designer Instrucional - Inglês Aplicado a Serviços Turísticos. 2016. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material Didático).

NATIVIDADE, Simone . Designer Instrucional- Formação em redação oficial e atualização ortográfica. 2016. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Módulo/Formação).

NATIVIDADE, Simone . Designer Instrucional - Português Instrumental- Agente de Informações Turísticas. 2016. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material Didático).

NATIVIDADE, Simone . Designer Instrucional - Inglês Aplicado a Organizador de Eventos. 2016. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material Didático).

NATIVIDADE, Simone . Designer Instrucional - Leitura e Produção de Textos. 2016. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material Didático).

NATIVIDADE, Simone . Designer Instrucional - Inglês Aplicado a Promotor de Vendas. 2016. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material Didático).

NATIVIDADE, Simone . Designer Instrucional - Novos Desafios para o Ensino Superior: exigência da docência universitária. 2016. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Módulo- Faculdade Campos Elíseos- FCE).

NATIVIDADE, Simone . Designer Instrucional - Inglês Instrumental para o curso de Garçom. 2015. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Livro Didático do Pronatec).

NATIVIDADE, Simone . Designer Instrucional - Leitura e Produção de textos científicos. 2015. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Livro Didático do Pronatec).

NATIVIDADE, Simone . Designer Instrucional - Inglês Aplicado ao curso de Agente de Informações Turísticas. 2015. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material Didático).

NATIVIDADE, Simone . Designer Instrucional - Inglês Aplicado ao curso de Hospedagem. 2015. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material Didático).

NATIVIDADE, Simone . Designer Instrucional - Inglês Instrumental para camareira em meios de hospedagens. 2015. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - MaterialDidático).

NATIVIDADE, Simone . MINICURSO ministrado:Literatura, texto e contexto: do percurso histórico a prática de sala de aula na Educação Fundamental e EJA. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

NATIVIDADE, Simone ; CAVALCANTE, M. S. A. O. . Relatório de Estágio Docência na disciplina: Planejamento, Currículo e Avaliação.. 2014. (Relatório de pesquisa).

NATIVIDADE, Simone . MINICURSO ministrado:Análise do Discurso: marco histórico, concepções e seu papel no campo educacional.. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

NATIVIDADE, Simone . Designer Instrucional - Comunicação Escrita na Língua Inglesa. 2013. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Livro Didático do Pronatec).

NATIVIDADE, Simone . Peça Teatral: Escritoras Mulheres Mil. 2017. Teatral.

NATIVIDADE, Simone . Estrangeirismo/Anglicismos nos espaços urbanos de Maceió. 2016. Fotografia.

NATIVIDADE, Simone . Fanzines Temáticos. 2016. Ilustração.

Projetos de pesquisa

  • 2020 - Atual

    PRÁXIS DISCURSIVA E PROCESSOS HISTÓRICOS: O CARÁTER MATERIAL DO SENTIDO DE CRISE ECONÔMICA NO BRASIL., Descrição: Este projeto de pesquisa propõe desenvolver reflexões teórico-políticas, numa perspectiva discursiva e filosófica, advindas da obra de Michel Pêcheux em diálogo com os estudos de István Mészáros, sobre os sentidos de crise econômica em circulação no Brasil... , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Simone Natividade Santos - Integrante / Helson Silva Sobrinho - Coordenador / Dhiego Nogueira simões - Integrante / Erika da Silva Santos - Integrante / Kelly da Silva Sales Calado - Integrante.

  • 2019 - Atual

    O PANORAMA DA EDUCAÇÃO NO BRASIL PÓS-IMPEACHMENT DE 2016: o que têm a dizer os intelectuais?, Descrição: Ao tratarmos de um governo e de sua atuação no âmbito da educação, estamos a objetivar a educação na condição de objeto da política pública, como prática social intencional, sistemática e institucionalizada. Interessa-nos compreender transformações e direcionamentos da política educacional no Brasil decorrentes da alternância de perspectivas político-ideológicas resultante do processo de impeachment/Golpe ocorrido em 2016, a partir dos olhares e perspectivas de intelectuais/especialistas do campo educacional brasileiro.Parceria Universidade Federal do Amazonas - UFAM e Universidade Federal de Alagoas- UFAL. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Doutorado: (1) . , Integrantes: Simone Natividade Santos - Integrante / Camila Ferreira da Silva - Integrante / Georgia Sobreira dos Santos Cêa - Coordenador.

  • 2018 - Atual

    UNIVERSIDADES PÚBLICAS BRASILEIRAS NA CONTEMPORANEIDADE: análise discursiva á luz da teoria pecheuxtiana, Descrição: Este projeto tem como ponto de partida contemplar os discursos que circulam nas Instituições de Ensino Superior (IES) no âmbito brasileiro. Teoricamente, o estudo tem como empreendimento epistemológico se concentrar na Análise de Discurso (AD), de linha francesa e amparada nos trabalhos pioneiros de (PÊCHEUX, 1969, 1975, 2002). Simultaneamente, faz interlocução com (COURTINE, 2006, 2011); (HENRY, 1997); (INDURSKY, 1997, 2014); (ORLANDI, 2012, 2014), (ZOPPI-FONTANA, 2019, 2012) dentre outros autores. Além disso, a investigação se sustentará ainda em autores ligados ao materialismo histórico-dialético, tais como: (LUKÁCS, 1967, 1981) e (MÉSZÁROS, 2010, 2012). No que tange ao campo educacional a interlocução se dará com autores que abordem o universo do Ensino Superior, para tanto, estabeleceremos diálogo com: (BARREYRO, 2008); (FÁVERO, 2006); (SGUISSARDI, 2005, 2009). Numa conjuntura de crescimento é relevante revisitar a Reforma Universitária de 1968 que completou cinquenta (50) anos em 2018 é possível compreender como o Ensino Superior no Brasil começou a ser delineado e cuja abertura e expansão cresceram vertiginosamente do fim do século XX, principalmente, após as reformas educacionais pós-LDB/96 até os dias atuais. Políticas de expansão foram gestadas nos Governos petistas (Lula/Dilma), deixando como legado, sobretudo programas como Programa Universidade para Todos - PROUNI, Fundo de Financiamento Estudantil- FIES, Reestruturação e Expansão das Universidades Federais ? REUNI, Políticas de Ação Afirmativa de cunho racial, entre outros. No início do século XXI surge a formação de oligopólios educacionais ou fusão de instituições que se unem com a finalidade de fortalecer a competição no mercado. Além disso, será primordial retratar o atual contexto das Universidades Públicas que têm sido deslocadas para um verdadeiro campo de batalhas mergulhadas em ameaças, assédios e ataques contra docentes e discentes. Esse movimento demonstra como essas práticas efetuadas contra os/as acadêmicos/as geram uma atmosfera caótica e perturbadora. São práticas discursivas que produzem sentidos diversos capazes de repressão e também de resistência. Podemos afirmar que vivemos em conflitos que desembocam em disputas ideológicas que se encontram em confronto na arena discursiva da nossa atual conjuntura histórica dominada, sobretudo, por hostilidades. Logo, o que nos instiga enquanto analistas do discurso é o enfrentamento e a superação dos desafios que se apresentam neste cenário desolador, através da nossa maior arma: o trabalho incessante em desvelar discursos e nos posicionar contra as adversidades e antagonismos expressos em território brasileiro.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Doutorado: (1) . , Integrantes: Simone Natividade Santos - Integrante / Helson Silva Sobrinho - Coordenador., Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa., Número de produções C, T & A: 3

  • 2012 - 2014

    O DESVELAMENTO DO DISCURSO DA INCLUSÃO NO PROGRAMA GOVERNAMENTAL PROJOVEM URBANO, Descrição: O presente trabalho tem como objetivo analisar os discursos utilizados dentro da educação. Selecionamos como exemplo o programa do Governo Federal PROJOVEM URBANO, identificando os aspectos que atuam como silenciadores da ideologia do modo de produção capitalista, subjacente às propostas pedagógica e campanha publicitária do referido programa. Para tanto, lançamos mão dos pressupostos teóricos metodológicos da Análise do Discurso, doravante (AD) de linha Francesa cujos autores sugerem que os sujeitos se constituem através de um processo histórico, social e ideológico, no qual os discursos se entrelaçam, além disso, constitui-se numa teoria critica da linguagem e assenta-se nos conceitos nucleares: sujeito, ideologia e discurso. Assim, além de Michel Pêcheux, estabelecemos também interlocução com Bakhtin/Volochinov, Lukács entre outros autores. A AD Francesa desenvolve-se a partir da articulação de três campos: o Materialismo Histórico, a Linguística e a Psicanálise. Dialoga com as Ciências Sociais representadas por diferentes práticas discursivas. Concluímos que tais estudos podem contribuir para nossa pesquisa, além de agregar reflexões de caráter político para o desenvolvimento educacional de nosso pais.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) Doutorado: (1) . , Integrantes: Simone Natividade Santos - Integrante / Maria do Socorro Aguiar de Oliveira Cavalcante - Coordenador., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas - Bolsa., Número de produções C, T & A: 15

Prêmios

2024

PRÊMIO : Mulheres que escrevem em Alagoas, Secretaria de Estado da Cultura de Alagoas - SECULT.

2020

Concurso Público - Professor Substituto (Lotada na Coordenação de Linguagens e Códigos- COLIC) - Aprovada em 1º lugar, Instituto Federal de Alagoas.

2017

Concurso Público - Professor Substituto (Setor de Política e Gestão Educacional) - Aprovada e Classificada em 2º lugar, Centro de Educação - CEDU/ Universidade Federal de Alagoas - UFAL.

2015

Concurso Público - Professor Substituto (Setor Legislação Educacional) Aprovada em 3º lugar, Universidade Federal de Sergipe - UFS.

2013

PRÊMIO DE EXCELÊNCIA ACADÊMICA- I Congresso Acadêmico Integrado de Inovação e Tecnologia- CAIITE/ UFAL, Apresentação da Comunicação oral: Discurso da Inclusão: um sub-produto da ideologia neoliberal.

Histórico profissional

Experiência profissional

2023 - Atual

Faculdade Impacto

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: COORDENADORA DO CURSO DE LETRAS, Carga horária: 10

Atividades

  • 01/2024

    Ensino, Curso de Letras, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Formação Docente, Psicologia da Educação, Linguística I, Análise do Discurso, Projetos Integradores I, II, III e IV, Estágio Supervisionado I, II, III, IV

  • 06/2023

    Ensino, Curso de Letras, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Semântica do Português, Política e Organização da Educação Básica no Brasil, Planejamento, Currículo e Avaliação da Aprendizagem, Literatura de Língua Portuguesa I, Literatura da Língua Portuguesa II, Literatura da Língua Portuguesa III, Linguística Aplicada

2023 - Atual

Universidade Estadual de Alagoas

Vínculo: Contrato, Enquadramento Funcional: Formadora, Carga horária: 20

Atividades

  • 07/2023

    Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Leitura e Produção de Texto,, Metodologia Científica

2015 - 2016

Centro Universitário CESMAC

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Docente, Carga horária: 6

Atividades

  • 08/2015 - 08/2017

    Ensino, Inglês Aplicado ao Turismo, Nível: Aperfeiçoamento,Disciplinas ministradas, Inglês Aplicado a Eventos, Inglês Aplicado a Guia de Turismo, Inglês Aplicado a Hospedagem

2025 - Atual

Instituto Federal de Alagoas

Vínculo: Contrato, Enquadramento Funcional: PROFESSORA SUBSTITUTA DE LÍNGUA PORTUGUESA, Carga horária: 40

Outras informações:
(Campus Viçosa)

2024 - Atual

Instituto Federal de Alagoas

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Tutora Online, Carga horária: 20

2021 - 2022

Instituto Federal de Alagoas

Vínculo: Contrato, Enquadramento Funcional: PROFESSORA SUBSTITUTA - ENSINO MÉDIO E LETRAS, Carga horária: 40

Outras informações:
Campus Arapiraca

2016 - 2018

Instituto Federal de Alagoas

Vínculo: PROFESSOR SUBSTITUTO, Enquadramento Funcional: PROFESSORA SUBSTITUTA LETRAS, e BIOLOGIA, Carga horária: 40

Outras informações:
Campos Maceió

2011 - 2018

Instituto Federal de Alagoas

Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor Visitante- PRONATEC, Carga horária: 20

2010 - 2018

Instituto Federal de Alagoas

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Tutora Online- Profuncionário E-tec, Carga horária: 20

Outras informações:
Tutora Online na disciplina: Fundamentos da Educação a Distância Pronfuncionário E-tec Tutora Online em Letras pela UAB nas disciplinas de LETRAS

Atividades

  • 07/2021 - 04/2022

    Ensino, Letras, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Estágio Supersionado em Letras III, Projetos Integradores II

  • 06/2017 - 06/2018

    Ensino, Graduação em Biologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Leitura e Produção de Texto em Biologia

  • 01/2016 - 03/2016

    Ensino, PRONATEC, Nível: Aperfeiçoamento,Disciplinas ministradas, Comunicação como Ferramenta de Trabalho, Comunicação e Expressão Oral e Corporal, Inglês Instrumental- Op de Processos Químicos e Industriais

  • 07/2015 - 12/2015

    Ensino, PRONATEC, Nível: Aperfeiçoamento,Disciplinas ministradas, Comunicação e Expressão Escrita da Língua Inglesa- PRONATEC, Inglês Instrumental - Operador de Processos Químicos e Petroquímicos, Inglês Instrumental - Operador de Processos Químicos e Industriais, Inglês Instrumental- Op de Processos Petroquímicos, Inglês Instrumental- Operações Industriais, Leitura e Produção de textos- Programa Mulheres Mil, Português Instrumental- PRONATEC

2016 - 2020

Faculdade Campos Elíseos

Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Docente de Pós-Graduação Lato Sensu, Carga horária: 8

Outras informações:
Docente nos cursos de pós-graduação [Lato Sensu] no âmbito da Educação (Direito Aplicado a Educação, Didática em Inglês, Docência do Ensino Superior, Educação de Jovens e Adultos, Educação Profissional e Tecnológica, Gestão Escolar, Neuropsicopedagogia, Ensino de Língua Portuguesa. SERGIPE- Polos: Aracaju PARAÍBA - Polo João Pessoa ALAGOAS- Polos: Maceió, Colônia Leopoldina, Joaquim Gomes, São José da Laje, São Luiz do Quitunde, Marechal Deodoro,

Atividades

  • 01/2017

    Ensino, Pós-Graduação em Educação, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Construção de Projetos Pedagógicos Aplicados à Docência, Desafios da Docência Superior no Século XXI, Didática do Ensino Superior, Técnicas de Pesquisa e Construção do Texto Científico

  • 11/2016

    Outras atividades técnico-científicas , Faculdade Campos Elíseos, Faculdade Campos Elíseos.,Atividade realizada, Desenvolvimento do Módulo: Novos desafios da docência superior: exigência da docência universitária.

  • 05/2016

    Ensino, Pós-Graduação em Educação- Faculdade Campos Elíseos- FCE, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Desafios para Docência Superior, Didática do Ensino Superior, Técnicas em Pesquisa Científica, Relações Intra e Interpessoais, Orientação de Monografia

  • 04/2016

    Ensino, Faculdade Campos Elíseos- FCE, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Construção de Projetos Pedagógicos, Construção de Texto Científico, Desafios Educacionais no Século XXI

  • 03/2016

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade Campos Elíseos- FCE.,Cargo ou função, Consultora Educacional.

  • 01/2016

    Direção e administração, Faculdade Campos Elíseos.,Cargo ou função, SUPERVISORA PEDAGÓGICA.

2024 - Atual

Universidade Aberta do Brasil

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Tutora Online, Carga horária: 20

2010 - Atual

Universidade Aberta do Brasil

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: TUTORA ONLINE DO CURSO DE LETRAS, Carga horária: 20

Atividades

  • 01/2018

    Ensino, LETRAS, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Elementos da Semiótica, Linguística Textual, Pesquisa Educacional, Produção Textual na Educação Escolar, Política Educacional e Organização da Educação Básica no Brasil

  • 01/2016

    Ensino, LETRAS, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Estágio Curricular Supervisionado I, Linguística Aplicada, Semântica e Pragmática

  • 03/2015

    Ensino, LETRAS, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Antropologia Cultural, Leitura e Produção de Textos Científicos, Política Educacional e Organização da Educação Básica no Brasil

  • 02/2013 - 12/2014

    Ensino, LETRAS, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Elementos da Semiótica, Fundamentos da Linguística I, Análise do Discurso

  • 02/2012 - 02/2013

    Ensino, LETRAS, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Fundamentos e práticas da EAD, Midias e tecnologia no ensino, Seminários Temáticos no Ensino de Língua Portuguesa

  • 08/2010 - 08/2012

    Ensino, LETRAS, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Linguística Aplicada, Prática de ensino de Língua Portuguesa e Literatura Brasileira, Projetos Integradores do Ensino de Língua Portuguesa I, II e III

2016 - Atual

Universidade Estadual de Ciencias da Saúde de Alagoas

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Avaliadora/ Mestrado Profissional, Carga horária: 20

Atividades

  • 04/2016 - 03/2017

    Treinamentos ministrados , Servidores Públicos- UNCISAL.,Treinamentos ministrados, Atualização Ortográfica

2018 - Atual

Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: PESQUISADORA/ BOLSISTA DO DIUTORADO, Regime: Dedicação exclusiva.

2018 - Atual

Grupo de Estudos Lingüísticos do Nordeste

Vínculo: Associada, Enquadramento Funcional: Sóscia

2013 - Atual

Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência - São Paulo

Vínculo: Associada, Enquadramento Funcional: Sóscia

2020 - Atual

Universidade Federal de Alagoas

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Tutora Online do curso de LETRAS, Carga horária: 20

Outras informações:
Tutora Online disciplinas: Leitura e produção de textos científicos I e II Atividade Curricular de Extensão I Gestão em Educação e gestão do Trabalho Escolar

2018 - Atual

Universidade Federal de Alagoas

Vínculo: Discente, Enquadramento Funcional: Doutoranda em Linguística, Regime: Dedicação exclusiva.

2012 - 2014

Universidade Federal de Alagoas

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Mestranda/Pesquisadora-FAPEAL, Regime: Dedicação exclusiva.

2013 - 2013

Universidade Federal de Alagoas

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estágio Docência, Carga horária: 4

Outras informações:
Estágio Docência na disciplina: Planejamento, Currículo e Avaliação no curso de Letras pela Faculdade de Letras- FALE

2004 - 2006

Universidade Federal de Alagoas

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista/ Laboratório de informática do CTEC, Carga horária: 20

2001 - 2003

Universidade Federal de Alagoas

Vínculo: Centro Acadêmico de Letras, Enquadramento Funcional: Setor: administrativo e secretária, Carga horária: 20

Outras informações:
Integrante do centro acadêmico de Letras entre os anos de 2001 a 2003.

2002 - 2002

Universidade Federal de Alagoas

Vínculo: Voluntário, Enquadramento Funcional: Colaborador, Carga horária: 20

Atividades

  • 04/2012

    Pesquisa e desenvolvimento, Programa de Pós-graduação em Educação- PPGE.,Linhas de pesquisa

2015 - 2016

Coordenadoria Institucional de Educação a Distância- CIED

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: PROFESSORA DE INGLÊS- Educ. a Distância, Carga horária: 16

Atividades

  • 02/2015 - 02/2016

    Ensino,,Disciplinas ministradas, Vídeo - Aulas de Inglês - English Basic Course

2016 - 2017

Escola Técnica de Artes

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professor de Inglês Instrumental, Carga horária: 24

2015 - 2016

Escola Técnica de Artes

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Docente, Carga horária: 20

Atividades

  • 03/2016

    Ensino, E-PRONATEC, Nível: Aperfeiçoamento,Disciplinas ministradas, English Basic

  • 01/2016

    Ensino, Organizador de Eventos, Nível: Aperfeiçoamento,Disciplinas ministradas, Inglês Aplicado ao Turismo, Inglês Instrumental/ Curso de Organizador de Eventos, Inglês Agente de Informações Tuísticas, Inglês Camareira, Inglês Promotor de Vendas

  • 10/2015

    Ensino, Agente de informações turísticas/Messias, Nível: Aperfeiçoamento,Disciplinas ministradas, Inglês Instrumental, Português Instrumental

  • 10/2015

    Ensino, Hospedagem/ Marechal Deodoro, Nível: Aperfeiçoamento,Disciplinas ministradas, Português Instrumental, Inglês Instrumental

2009 - 2011

PROJOVEM URBANO- Programa Nacional de Inclusão de Jovens

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: PROFESSORA NA LÍNGUA INGLESA, Carga horária: 30

2015 - 2017

PRONATEC- Programa Nacional de acesso ao ensino técnico e ao emprego

Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Comunicação e Expressão Escrita em INGLÊS, Carga horária: 50

Atividades

  • 01/2018 - 03/2018

    Ensino,,Disciplinas ministradas, Inglês Instrumental - Op de Processos Químicos e Industriais

  • 03/2016 - 09/2016

    Ensino, E-PRONATEC, Nível: Aperfeiçoamento,Disciplinas ministradas, English Basic

  • 08/2015 - 08/2016

    Ensino, Pronatec- Cesmac, Nível: Aperfeiçoamento,Disciplinas ministradas, Inglês Aplicado para o curso de Eventos, Inglês Aplicado para o curso de Guia Turístico, Inglês Aplicado para o curso de Hospedagem

  • 06/2015 - 06/2016

    Ensino,,Disciplinas ministradas, Comunicação e Expressão Escrita na Língua Inglesa, Inglês Instrumental, Inglês Instrumental- Operações Industriais, Inglês Instrumental- Operações Petroquímicas, Leitura e Produção de textos, Português Instrumental

2024 - Atual

Governo do Estado de Alagoas

Vínculo: Contrato, Enquadramento Funcional: Professora de Língua Portuguesa, Carga horária: 15

2015 - 2016

Governo do Estado de Alagoas

Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor/Monitor de Língua Portuguesa

Atividades

  • 11/2014 - 06/2016

    Ensino,,Disciplinas ministradas, Língua Portuguesa- Ensino Fundamentall, Médio e EJA

  • 11/2006 - 11/2008

    Ensino,,Disciplinas ministradas, Língua Inglesa- Ensino Fundamental e Médio, Língua Inglesa- Educação de Jovens e Adutos- EJA

2015 - Atual

Red Latinoamericana de estudios epistemológicos en Política Educativa

Vínculo: Pesquisador, Enquadramento Funcional: Colaboradora, Carga horária: 20

Outras informações:
A Rede de Estudos Teóricos e Epistemológicos em Políticas Educacionais foi criada em 2012 por iniciativa de universidades públicas da Argentina e do Brasil. A Rede baseia-se na preocupação dos pesquisadores pela perspectiva epistemológica para a análise das políticas educacionais em seus diferentes sentidos: produção de conhecimento, história do campo, entre outras áreas de pesquisa que dão visibilidade e espaço para publicações, debates e intercâmbios com diferentes países. É intenção do ReLePe constituir um espaço regional com a incorporação de pesquisadores da América Latina, Espanha, Portugal e outros países e instituições que podem fortalecer laços acadêmicos intercâmbio de pesquisadores do mestrado e doutorado. http://www.relepe.org/ http://www.relepe.org

Atividades

  • 02/2015

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Rede Latinoamericana de Estudos Epistemológicos e Política Educativa.,Cargo ou função, Assessoria.

2015 - 2018

Voltaire Educacional

Vínculo: Contrato, Enquadramento Funcional: Docente, Carga horária: 4

2024 - Atual

Universidade Federal da Paraíba

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Tutora Online do GESTINCLUSÃO, Carga horária: 20

2017 - 2018

Universidade Federal da Paraíba

Vínculo: CNPQ, Enquadramento Funcional: Colaboradora

Atividades

  • 04/2017

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Setor de Pesquisa Educacional - Campus I.,Cargo ou função, Parecerista Ad hoc Periódico- Revista Espaço do Currículo- REC.

2012 - 2014

FAPEAL- Fundação de Amparo a Pesquisa no Estado de Alagoas

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista/Pesquisadora do Mestrado, Regime: Dedicação exclusiva.

2009 - 2012

FUNDEPES-Fundação Universitária de Desenvolvimento de Extensão e Pesquisa

Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 30

2018 - 2018

Secretaria Municipal de Educação de Rio Largo

Vínculo: Contrato, Enquadramento Funcional: Formadora de professores, Carga horária: 20

Outras informações:
Fui formadora de professores do Ensino Fundamental I e II

2016 - 2017

Secretaria de Estado do Planejamento, Gestão e Patrimônio

Vínculo: Contrato, Enquadramento Funcional: Formadora, Carga horária: 40

2016 - 2017

Programa Nacional Mulheres Mil - Pronatec

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Docente, Carga horária: 16

Atividades

  • 11/2016

    Ensino, Capacitação, Nível: Aperfeiçoamento,Disciplinas ministradas, Leitura e Produção de Texto

2015 - 2017

Jovem Aprendiz- Pronatec/ IFAL

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professor de Língua Inglesa

2005 - 2008

Secretaria Municipal de Educação

Vínculo: Estágiaria, Enquadramento Funcional: Estagiária em EJA - 4ª a 6ª Fases, Carga horária: 24

Outras informações:
Ministrou Língua Portuguesa e Língua Inglesa

Atividades

  • 08/2005 - 08/2009

    Estágios , Deja, Escola Municipal de Educação Básica Frei Damião.,Estágio realizado, Língua Inglesa.

  • 06/2005 - 08/2009

    Estágios , Deja, Escola Municipal de Educação Básica Santo Antônio.,Estágio realizado, 2.º Segmento - 4.ª e 5.ª fases.

2015 - 2016

Secretaria de Estado da Educação e do Esporte

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Monitora de Língua Portuguesa

2012 - 2014

Secretaria de Estado da Educação e do Esporte

Vínculo: Monitor, Enquadramento Funcional: Professor de Língua Portuguesa, Carga horária: 20

2006 - 2008

Secretaria de Estado da Educação e do Esporte

Vínculo: Professor Monitor, Enquadramento Funcional: Professor Monitor de Inglês do E.Médio e EJA, Carga horária: 30

Atividades

  • 09/2012 - 09/2014

    Ensino,,Disciplinas ministradas, Língua Portuguesa

  • 11/2006 - 11/2008

    Ensino,,Disciplinas ministradas, Língua Inglesa

2008 - 2009

colegio isaac newton

Vínculo: Contrato, Enquadramento Funcional: PROFESSORA DE INGLÊS - Ed Infantil e Fund. I, Carga horária: 15

1994 - 1999

Ribeiro & Pinheiro Sede: São Paulo

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Assistente Administrativo e Office-Girl

2020 - Atual

Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq

Vínculo: , Enquadramento Funcional: