Paula Deconto

Possui graduação em bacharelado em direito pela Universidade de Caxias do Sul (1991), Especialização em Direito Material e Processual do Trabalho pelo IDC - Instituto de Desenvolvimento Cultural (2007), Especialização em Educação a Distância - pela PUC/RS (2012), e Mestrado em Sociologia pela UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2013). Atualmente é técnica judiciária - JUSTIÇA FEDERAL. Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Direito Constitucional, e em educação corporativa, com ênfase em EAD. Integrante do PROJETO DE PESQUISA CNPQ-UFRGS intitulado MAGISTRATURA, SOCIEDADE E POLÍTICA desde o ano de 2013, com foco na área de Sociologia Jurídica.

Informações coletadas do Lattes em 12/09/2025

Acadêmico

Formação acadêmica

Mestrado em Sociologia

2011 - 2013

Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Título: A JUSTIÇA E A VIDA. UM ESTUDO SOCIOLÓGICO DA JUDICIALIZAÇÃO DO ABORTO PREVENTIVO NO TRIBUNAL DE JUSTIÇA GAÚCHO,Ano de Obtenção: 2013
RAUL ENRIQUE ROJO.Grande área: Ciências Sociais Aplicadas

Especialização em Educação a Distância

2011 - 2012

Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Título: O CONSTRUTIVISMO EM EAD - UMA EXPERIÊNCIA CORPORATIVA NA JUSTIÇA FEDERAL DO RS
Orientador: FERNANDA DENARDIN WALKER

Especialização em DIREITO DO TRABALHO E PROCESSUAL DO TRABALHO

2007 - 2008

Faculdade IDC
Título: A ESTABILIDADE PROVISÓRIA PREVISA NO ART. 10, II, "B", DO ADCT
Orientador: ALEXANDRE CORRÊA DA CRUZ

Graduação em bacharelado em direito

1987 - 1991

Universidade de Caxias do Sul

Formação complementar

2013 - 2013

CONFERÊNCIA CRÍTICA À TEORIA DOS PRINCÍPIOS. (Carga horária: 2h). , TRIBUNAL REGIONAL FEDERAL DA 4ª REGIÃO, TRF4, Brasil.

2013 - 2013

HERMENÊUTICA JURÍDICA. (Carga horária: 11h). , Tribunal Regional Federal da 4ª Região, TRF/4ª Região, Brasil.

2012 - 2012

4º FÓRUM DE EAD DO PODER JUDICIÁR. (Carga horária: 16h). , CONSELHO NACIONAL DE JUSTIÇA, CNJ, Brasil.

2012 - 2012

MOODLE PARA AUTORES E TUTORES. (Carga horária: 30h). , TRIBUNAL REGIONAL FEDERAL DA 5ª REGIÃO, TRF5, Brasil.

2010 - 2010

WORKSHOP - ANÁLISE PROFISSIOGRÁFICA. (Carga horária: 3h). , ISMA - INTERNATIONAL STRESS MANAGEMENT ASSOCIATION, ISMA, Brasil.

2010 - 2010

10º CONGRESSO DE STRESS. (Carga horária: 24h). , ISMA - INTERNATIONAL STRESS MANAGEMENT ASSOCIATION, ISMA, Brasil.

2010 - 2010

FÓRUM BRASIL DE EQUIPES NA GESTÃO PÚBLICA. (Carga horária: 12h). , Fundação Universidade Empresa de Tecnologia e Ciência, FUNDATEC/RS, Brasil.

2009 - 2009

Extensão universitária em História da Metodologia Jurídica II. (Carga horária: 60h). , Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.

2009 - 2009

CONGREGARH 2009 - CONGRESSO DE GESTÃO DE PESSOAS. (Carga horária: 17h). , Associação Brasileira de Recursos Humanos Rio Grande do Sul, ABRH-RS, Brasil.

2006 - 2006

PROCESSO CIVIL: AS REFORMAS PROCESSUAIS. (Carga horária: 16h). , JUSTIÇA FEDERAL, JFRS, Brasil.

2003 - 2003

O NOVO CC E A JUSTIÇA FEDERAL. (Carga horária: 8h). , JUSTIÇA FEDERAL, JFRS, Brasil.

2003 - 2003

II CURSO EXTENSIVO SOBRE O NOVO CÓDIGO CIVIL. (Carga horária: 95h). , Escola Superior da Magistratura do Rio Grande do Sul, ESM-AJURIS, Brasil.

2002 - 2002

CURSO DE PROCESSO CIVIL. (Carga horária: 104h). , INSTITUTO DE ESTUDOS JURÍDICOS ESPECIALIZADOS, IEJE, Brasil.

2000 - 2000

II CURSO DE DIREITO PREVIDENCIÁRIO. (Carga horária: 16h). , JUSTIÇA FEDERAL, JFRS, Brasil.

2000 - 2000

INTERVENÇÃO DE TERCEIROS. (Carga horária: 6h). , JUSTIÇA FEDERAL, JFRS, Brasil.

2000 - 2000

PROCESSO DO TRABALHO - FASE DE CONHECIMENTO. (Carga horária: 30h). , FUNDAÇÃO ESCOLA DA MAGISTRATURA DO TRABALHO, FEMARGS, Brasil.

1999 - 1999

CURSO REGULAR DE DIREITO PENAL. (Carga horária: 270h). , CENTRO DE ESTUDOS JURÍDICOS LTDA, CEJUR, Brasil.

1999 - 1999

DIREITO DO TRABALHO E PROCESSO DO TRABALHO. (Carga horária: 32h). , PROFESSOR FRANCISCO ROSSAL DE ARAÚJO, FRA, Brasil.

1998 - 1999

CURSO DE PREPARAÇÃO À MAGISTRATURA. (Carga horária: 915h). , Escola Superior da Magistratura do Rio Grande do Sul, ESM-AJURIS, Brasil.

1998 - 1998

SEGURIDADE SOCIAL: CONCEITO E BENEFICIÁRIOS. (Carga horária: 3h). , JUSTIÇA FEDERAL, JFRS, Brasil.

1998 - 1998

REAJUSTAMENTO DE BENEFÍCIOS PREVIDENCIÁRIOS. (Carga horária: 3h). , JUSTIÇA FEDERAL, JFRS, Brasil.

1998 - 1998

PROCESSO DE CONHECIMENTO. (Carga horária: 3h). , JUSTIÇA FEDERAL, JFRS, Brasil.

1998 - 1998

PROCESSO DE EXECUÇÃO. (Carga horária: 3h). , JUSTIÇA FEDERAL, JFRS, Brasil.

1998 - 1998

SEMINÁRIOS SOBRE RECURSOS. (Carga horária: 6h). , INSTITUTO DOS ADVOGADOS DO RIO GRANDE DO SUL, IARGS, Brasil.

1998 - 1998

BENEFÍCIOS PREVIDENCIÁRIOS. (Carga horária: 4h). , JUSTIÇA FEDERAL, JFRS, Brasil.

1998 - 1998

DIREITO PROCESSUAL CIVIL. (Carga horária: 132h). , INSTITUTO DOS ADVOGADOS DO RIO GRANDE DO SUL, IARGS, Brasil.

1995 - 1995

NOÇÕES BÁSICAS DE DIREITO PREVIDENCIÁRIO. (Carga horária: 15h). , JUSTIÇA FEDERAL, JFRS, Brasil.

1994 - 1994

SEMINÁRIO TRIBUNAL INTERNACIONAL DE INTEGRAÇÃO. (Carga horária: 20h). , Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.

1994 - 1994

REVISÃO E ATUALIZAÇÃO. (Carga horária: 224h). , INSTITUTO DOS ADVOGADOS DO RIO GRANDE DO SUL, IARGS, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Italiano

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Francês

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Direito / Subárea: Direito Público/Especialidade: Direito Constitucional.

Participação em eventos

21º CIAED CONGRESSO INTERNACIONAL ABED DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA. 2015. (Congresso).

A SOCIOLOGIA DO DIREITO EM MOVIMENTO: PERSPECTIVAS DA AMÉRICA LATINA DA. 2015. (Congresso).

A SOCIOLOGIA DO DIREITO EM MOVIMENTO: PERSPECTIVAS DA AMÉRICA LATINA DA. A Judicialização e a Crise de Autoridade nas Demandas que versam sobre o Aborto Preventivo.. 2015. (Congresso).

20º CIAED. 2014. (Congresso).

XI CONGRESSO NACIONAL DE CIÊNCIA POLÍTICA. A Justiça e a Vida. Um Estudo Sociológico da Judicialização do Aborto Preventivo no Tribunal de Justiça Gaúcho. 2013. (Congresso).

Produções bibliográficas

  • DECONTO, P. . A Justiça e a Vida. Um Estudo Sociológico da Judicialização do Aborto Preventivo no Tribunal de Justiça Gaúcho. Novatio Iuris , v. 5, p. 01-27, 2013.

  • DECONTO, P. . A Justiça e a Vida. Um Estudo Sociológico da Judicialização do Aborto Preventivo no Tribunal de Justiça Gaúcho.. In: ROJO, Raul. (Org.). A Justiça e a Vida. Um Estudo Sociológico da Judicialização do Aborto Preventivo no Tribunal de Justiça Gaúcho. 01ed.Porto Alegre: DOM QUIXOTE, 2014, v. 01, p. 229-275.

  • DECONTO, P. . A Judicialização e a Crise de Autoridade nas Demandas que versam sobre o Aborto Preventivo no Tribunal de Justiça Gaúcho.. In: XXIX Congresso Latinoamericano de Sociología ? ALAS Chile 2013, 2013, Santiago. Acta cientifica del XXIX Congresso Latinoamericano de Sociología ? ALAS Chile 2013, 2013.

  • DECONTO, P. . A Justiça e a Vida. Um Estudo Sociológico da Judicialização do Aborto Preventivo no Tribunal de Justiça Gaúcho. Autos & Baixas - Revista da Justiça Federal do RS , 2014.

  • DECONTO, P. ; DECONTO, Paula . A Judicialização e a Crise de Autoridade nas Demandas que versam sobre o Aborto Preventivo.. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • DECONTO, P. . A Justiça e a Vida. Um Estudo Sociológico da Judicialização do Aborto Preventivo no Tribunal de Justiça Gaúcho. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

Outras produções

DECONTO, P. . Exposição - 9 TRAJETÓRIAS. 2014. Escultura.

Projetos de pesquisa

  • 2013 - Atual

    MAGISTRATURA, SOCIEDADE E POLÍTICA, Descrição: Assistimos hoje no Brasil a uma transformação maior que não é nem política nem jurídica, mas cultural: o espaço próprio da democracia se desloca do Capitólio ao Foro como resultado de uma nova utilização do direito e da justiça por todos. O presente projeto procurará, assim, conhecer as razões e as formas pelas quais políticos e cidadãos têm convertido o Tribunal em um novo lugar para fazer política, e como a Justiça, que até aqui se tinha limitado a resolver conflitos privados, se transforma em um recurso político a disposição de quem quer que seja. Nos interessa desvendar a repercussão deste processo no comportamento dos magistrados e como reagem a ele umas instituições judiciais que não estavam preparadas para dar conta deste novo uso que delas se faz. Já que a tradicional tolerância brasileira com a falta de efetividade do direito parece estar acabando,especialmente a respeito das diversas figuras penais relacionadas com a corrupção (ativa e passiva) de funcionários públicos, parlamentares e juízes. Se procurará destarte identificar uma nova demanda que acreditamos identificar e que seria dirigida à Justiça não tanto para reparar danos ou para sancionar uma falta penal, mas para satisfazer uma reivindicação política: ver publicamente reprovado um comportamento ou reconhecida uma dignidade escarnecida.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (2) Doutorado: (7) . , Integrantes: Paula Deconto - Integrante / ROJO, Raul Enrique - Coordenador / LIBARDONI, Paulo - Integrante / SILVEIRA, Gabriel - Integrante / ROCHA, Alvaro Oxley - Integrante / LOPES, Ana Paula - Integrante / BENTO, Juliane - Integrante / PACHECO, Antonio Marcelo - Integrante / FONTAINHA, Fernando - Integrante.

Histórico profissional

Endereço profissional

  • JUSTIÇA FEDERAL, SEÇÃO DE DESENVOLVIMENTO HUMANO. , RUA OTÁVIO FRANCISCO CARUSO DA ROCHA, PRAIA DE BELLAS, 90010-395 - Porto Alegre, RS - Brasil, Telefone: (51) 32149062, Ramal: 9062, Fax: (51) 32149086, URL da Homepage:

Experiência profissional

2013 - Atual

Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Vínculo: , Enquadramento Funcional:

1994 - Atual

Justiça Federal

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: TÉCNICO JUDICIÁRIO, Carga horária: 40

Outras informações:
EXERCEU FUNÇÃO PRIVATIVA DE BACHAREL EM DIREITO - OFICIAL DE GABINETE - NO PERÍODO DE 2001 A 2007 (ALÉM DE SUBSTITUIR O TITULAR DE TAL FUNÇÃO EM PERÍODOS ANTERIORES), QUE, ENTRE DEMAIS TAREFAS, INCLUI A ELABORAÇÃO DE MINUTAS DE SENTENÇAS E DECISÕES DO GABINETE. ATUALMENTE, TRABALHA NA SEÇÃO DE DESENVOLVIMENTO HUMANO DO NÚCLEO DE RECURSOS HUMANOS, FORMATANDO PALESTRAS DA ÁREA JURÍDICA DIRECIONADA AOS SERVIDORES, ENTRE DEMAIS ATRIBUIÇÕES.

1993 - 1993

PODER JUDICIÁRIO DO RS

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: ESTÁGIO NÃO-REMUNERADO, Carga horária: 8

Outras informações:
EXERCEU ESTA ATIVIDADE NO JUIZADO ESPECIAL E DE PEQUENAS CAUSAS CÍVEIS, COORDENADO PELO JUIZ DE DIREITO PAULO BECKER.

1992 - 1993

Procuradoria Regional do Trabalho da 1ª Região

Vínculo: ESTÁGIO, Enquadramento Funcional: ESTAGIÁRIA, Carga horária: 8

Outras informações:
APROVADA NO EXAME DE SELEÇÃO, TENDO OBTIDO A DÉCIMA-SEGUNDA COLOCAÇÃO NA ORDEM DE CLASSIFICAÇÃO

1991 - 1991

ESCOLA ESTADUAL DE 1º GRAU ALEXANDRE ZATTERA, E.E. DE 1º GRAU

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: PROFESSORA PRIMÁRIA, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
APROVADA NO CONCURSO PÚBLICO DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL, FOI ALFABETIZADORA NO RESPECTIVO PERÍODO.

1990 - 1991

Comissão Municipal de Amparo à Infância

Vínculo: ESTAGIÁRIA DO CIE-E, Enquadramento Funcional: ESTAGIÁRIA, Carga horária: 30, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
ESTAGIÁRIA DO DEPARTAMENTO JURÍDICO, REDIGINDO E DATILOGRAFANDO PROCESSOS JUDICIAIS, BEM COMO, COLHENDO INFORMAÇÕES JUNTO AO FÓRUM.

1990 - 1990

HEINZ DREYER ADVOGADOS ASSOCIADOS S/A LTDA

Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: AUXILIAR DO DEPARTAMENTO JURÍDICO, Carga horária: 40

1988 - 1988

PROMONAL - PROMOÇÃO E JORNALISMO LTDA

Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: REPÓRTER, Carga horária: 20