Paulo Gilberto Cogo Leivas
É graduado em Ciências Jurídicas e Sociais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1993), Mestre em Direito pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2002) e Doutor em Direito pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2009). É Professor de Ética e Direito da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA), onde leciona as disciplinas de Direitos Humanos e Saúde, Bioética e Direito Sanitário. É membro do Ministério Público Federal, em que exerce o cargo de Procurador Regional da República, com atuação na 4 Região. É membro do Núcleo de Apoio Operacional (NAOP) da Procuradoria Federal dos Direitos do Cidadão, do Grupo de Trabalho de Direitos GLBTQIA+ da Procuradoria Federal dos Direitos do Cidadão (PFDC). É coordenador do Grupo de Trabalho "Racismo na Atividade Policial", da 7 Cãmara de Coordenação e Revisão do MPF. Foi Membro da Banca Examinadora do XVIII Concurso Público para provimento de cargo de Juíza Federal Substituta e de Juiz Federal Substituto da 4 Região. Desenvolve pesquisas sobre direitos fundamentais, direito à saúde e direitos sexuais. É autor do livro "Teoria dos Direitos Fundamentais Sociais", publicado pela Livraria do Advogado, entre outras publicações.
Informações coletadas do Lattes em 23/03/2025
Acadêmico
Formação acadêmica
Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Direito
2004 - 2009
Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Título: A correção e a fundamentação, em bases pragmático-universais, na aplicação do direito de igualdade geral
Luís Afonso Heck. Grande área: Ciências Sociais AplicadasSetores de atividade: Outros Serviços Coletivos, Sociais e Pessoais.
Mestrado em Direito do Estado e Teoria do Direito
1998 - 2002
Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Título: A ESTRUTURA NORMATIVA DOS DIREITOS FUNDAMENTAIS SOCIAIS
Orientador: Luis Afonso Heck
, Ano de Obtenção: 2002.Palavras-chave: Direito fundamental social.Grande área: Ciências Sociais Aplicadas
Graduação interrompida em 1990 em Filosofia
1988 - Atual
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Ano de interrupção: 1990
Formação complementar
2016 - 2016
THE SHERWIN B. NULAND SUMMER INSTITUTE IN BIOETHICS. , Yale University, YALE, Estados Unidos.
2015 - 2015
Extensão universitária em I COLÓQUIO DE ANTROPOLOGIA NA UFCSPA. (Carga horária: 4h). , Fundação Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre, UFCSPA, Brasil.
2015 - 2015
Extensão universitária em CURSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA: INICIAL. (Carga horária: 30h). , Fundação Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre, UFCSPA, Brasil.
2015 - 2015
Intensive English Language Program. (Carga horária: 56h). , Language Studies International, LSI, Estados Unidos.
2006 - 2006
Bas. Met. de Elaboração de Indicadores de Atuação. (Carga horária: 16h). , Escola Superior do Ministério Público da União, ESMPU, Brasil.
2005 - 2005
Prog. Qualificação Pedagógica Docente. (Carga horária: 3h). , Centro Universitário Ritter dos Reis, UniRITTER, Brasil.
1999 - 1999
Curso de Atualização Sobre Direito Público. (Carga horária: 18h). , Escola de Magistratura Federal, ESMAFE, Brasil.
1998 - 1999
Elementary e Pre-Intermediate B. , International House, IH, Inglaterra.
1998 - 1998
Direito Público Comparado. , Escola Superior do Ministério Público, ESMP, Brasil.
1996 - 1996
Curso de Dicção, Oratória e Desinibição. (Carga horária: 20h). , Centro de Desenvolvimento Pessoal, CDP, Brasil.
1996 - 1996
Curso de Direito Ambiental Instrumentos de Defesa. (Carga horária: 30h). , Instituto Salminus de Direito Ambiental, ISDA, Brasil.
1995 - 1995
Curso de Redação Oficial. (Carga horária: 20h). , Tribunal Regional Federal 4ª Região, TRF, Brasil.
1994 - 1994
VII Curso de Revisão Para o Concurso do Ministério. (Carga horária: 200h). , Escola Superior do Ministério Público, ESMP, Brasil.
1993 - 1993
Curso de Preparação à Magistratura. (Carga horária: 720h). , Escola de Magistratura Federal, ESMAFE, Brasil.
1993 - 1993
Curso de Dicção, Oratória e Desinibição. (Carga horária: 20h). , Centro de Desenvolvimento Pessoal, CDP, Brasil.
1992 - 1992
Extensão universitária em Positivismo Jurídico. , Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.
1992 - 1992
Extensão universitária em História do Direito Civil Brasileiro. , Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.
1992 - 1992
O Estado de Direito. (Carga horária: 12h). , Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.
1991 - 1992
Extensão universitária em A Idéia de Sist Jurídico e a Cult.Dir.Civil. (Carga horária: 36h). , Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.
1991 - 1991
Extensão universitária em Filosofia do Direito Em Kant. , Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.
1991 - 1991
Extensão universitária em Fórum sobre o Direito do Consumidor. (Carga horária: 15h). , Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.
1989 - 1989
Extensão universitária em Filosofia na Educação 1º 2º Grau e Ensino Superior. (Carga horária: 8h). , Universidade Federal do Paraná, UFPR, Brasil.
1989 - 1989
Extensão universitária em Filosofia da Libertação. , Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS, Brasil.
1987 - 1987
Extensão universitária em A Justiça: Conceito e Realização. (Carga horária: 40h). , Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS, Brasil.
1987 - 1987
Extensão universitária em Métodos na Sua Contemporaneidade Filosofia e Ciênc. (Carga horária: 40h). , Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS, Brasil.
1987 - 1987
Extensão universitária em Participação do Cristão no Proj. Político Popular. (Carga horária: 40h). , Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS, Brasil.
1987 - 1987
Extensão universitária em O Pensamento Latino Americano e a Questão da Depen. (Carga horária: 44h). , Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS, Brasil.
1986 - 1986
Língua Espanhola. (Carga horária: 80h). , Instituto de Cultura Hispânica, ICH*, Espanha.
Idiomas
Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Pouco.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Italiano
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.
Francês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Pouco.
Alemão
Compreende Pouco, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Pouco.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Direito / Subárea: Direitos Fundamentais.
Grande área: Outros / Área: Bioética.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Direito / Subárea: Direitos Humanos.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Direito / Subárea: Direito da Saúde.
Organização de eventos
Leivas, P. G. C. ; Omoto, J. A. ; V. C., Ela Wiecko . I Conferência Nacional das Procuradoras da República. 2018. (Congresso).
Leivas, P. G. C. . CURSO SOBRE ASSÉDIO MORAL, ASSÉDIO SEXUAL E DISCRIMINAÇÃO NO ÂMBITO DAS ORGANIZAÇÕES: ASPECTOS PSICOLÓGICOS, JURÍDICOS E FILOSÓFICOS. 2016. (Outro).
LEIVAS, P. G. C. . Responsabilidade civil dos profissionais de saúde. 2014. (Outro).
LEIVAS, P. G. C. . Assédio sexual e moral. 2014. (Outro).
HECK, L. A. ; LEIVAS, P. G. C. ; GAVIAO FILHO, A. P. ; LUDWIG, R. . Direitos Fundamentais, Proporcionalidade e Argumentação, conferência de Robert Alexy. 2013. (Outro).
LEIVAS, P. G. C. ; RIOS, R. R. . Direitos Humanos, Direitos Sexuais e Direito de Família na Corte Europeia de Direitos Humanos. 2013. (Outro).
LEIVAS, P. G. C. ; RIOS, R. R. . Direitos Fundamentais, Proporcionalidade e Argumentação. 2013. (Outro).
LEIVAS, P. G. C. ; RIOS, R. R. . Movimentos, povos & cidadanias indígenas: inscrições constitucionais e direitos étnicos na América Latina. 2013. (Outro).
Leivas, P. G. C. ; RIOS, R. R. . Eliminating Domestic Violence. 2013. (Outro).
Leivas, P. G. C. . I Encontro Brasileiro de Clínicas de Direitos Humanos. 2012. (Outro).
Leivas, P. G. C. . Aula Inaugural do Curso de Mestrado em Direitos Humanos - Ministra da Secretaria Especial dos Direitos HUmanos Maria do Rosário. 2012. (Outro).
RUBIO, D. S. ; Leivas, P. G. C. . Curso de Teoria Crítica dos Direitos Humanos, Prof. David Sanchez Rubio. 2012. (Outro).
LEIVAS, P. G. C. . Seminário Discriminação em Debate. 2004. (Outro).
LEIVAS, P. G. C. . Seminário Direitos Humanos e Migração. 2004. (Outro).
LEIVAS, P. G. C. . Seminário Direitos Humanos e Mercosul. 2003. (Outro).
LEIVAS, P. G. C. . PREVENSUL. 2002. (Congresso).
LEIVAS, P. G. C. . Seminário Cooperação Penal do MERCOSUL. 2001. (Outro).
LEIVAS, P. G. C. . Seminário de Extensão Universitária: O Direito de Morar: As Comunidades Debatem com o Estado. 1993. (Outro).
Participação em eventos
2ª JOrnada de Educação Linguística e Literária.Leituras "Impossíveis" na Escola: censura, silenciamento e liberdade de cátedra. 2019. (Oficina).
Idosos: Violência e Questões Legais.Testamentos, Processo de Interdição pela Curatela dos Idosos. 2019. (Encontro).
ÉTICA EM DEBATE: A LEGITIMIDADE DA RECUSA AO ATENDER UM PACIENTE.ÉTICA EM DEBATE: A LEGITIMIDADE DA RECUSA AO ATENDER UM PACIENTE. 2016. (Outra).
ÉTICA EM DEBATE: LIBERDADE DE CÁTEDRA E LIBERDADE DE EXPRESSÃO.ÉTICA EM DEBATE: LIBERDADE DE CÁTEDRA E LIBERDADE DE EXPRESSÃO. 2016. (Outra).
IX CONGRESSO DE MULTICULTURALISMO, DIREITOS HUMANOS E CIDADANIA E IV MOSTRA DE TRABALHOS JURÍDICOS CIENTÍFICOS. TEORIA DOS DIREITOS FUNDAMENTAIS. 2016. (Congresso).
SEMINÁRIO NILO FEIJÓ: DA ESCRAVIZAÇÃO À REPARAÇÃO NO RIO GRANDE DO SUL.O Decreto Estadual n 51.587/2014 sob o enfoque da interculturalidade.. 2016. (Seminário).
A Sociologia do Direito em Movimento: Perspectivas da América Latina. Comunidades do Povo de Terreiro de matriz africana como comunidades tradicionais protegidas pela Convenção n 169 da Organização Internacional do Trabalho. 2015. (Congresso).
A SOCIOLOGIA DO DIREITO EM MOVIMENTO: PERSPECTIVAS DA AMÉRICA LATINA.COMUNIDADES DO POVO DE TERREIRO DE MATRIZ AFRICANA COMO COMUNIDADES TRADICIONAIS PROTEGIDAS PELA CONVENÇÃO N° 169 DA ORGANIZAÇÃO INTERNACIONAL DO TRABALHO. 2015. (Outra).
Audiência Pública sobre Humanização da Assistência ao Parto.Humanização da Assistência ao Parto nos Municípios da área de atuação da PR/RS. 2015. (Outra).
Curso de Currículo Permanente - Módulo III - Direito Previdenciário - 4° edição.Curso de Currículo Permanente - Módulo III - Direito Previdenciário - 4° edição. 2015. (Outra).
Desafios Atuais do Povo Kaingang no Oeste Catarinense.Mesa temática: Desafios da Educação Indígena. 2015. (Seminário).
Estado, Poder e Assédio: relações de trabalho na administração pública.Estado, Poder e Assédio: relações de trabalho na administração pública. 2015. (Seminário).
Estado, Poder e Assédio: relações de trabalho na administração pública,.Estado, Poder e Assédio: relações de trabalho na administração pública,. 2015. (Seminário).
Transsexualidade: questões éticas e jurídicas Programa de Pós-graduação UFCSPA.Transsexualidade: questões éticas e jurídicas. 2015. (Outra).
XI Colóquio de Pesquisa e Pós-graduação - Semana de Extensão, Pesquisa e Pós-graduação - XI SEPesq.Direitos Fundamentais Coletivos de Povos Indígenas e Comunidades Tradicionais. 2015. (Outra).
XII SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE DIREITOS FUNDAMENTAIS: direito à saúde num mundo globalizado e em crise.XII SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE DIREITOS FUNDAMENTAIS: direito à saúde num mundo globalizado e em crise. 2015. (Seminário).
Audiência Pública Atendimento Humanizado e Rede Cegonha. 2014. (Exposição).
Bioética e Cinema - Programa de Pós-graduação UFCSPA.Bioética e Cinema. 2014. (Outra).
Conversações Interculturais no Sul Global.Conversações Interculturais no Sul Globa. 2014. (Seminário).
Curso de Aperfeiçoamento: enfrentamento às discriminações.Curso de Aperfeiçoamento: enfrentamento às discriminações. 2014. (Outra).
Eugenia e Terapias Gênicas.Eugenia e Terapias Gênicas. 2014. (Outra).
I Congresso de propaganda Eleitoral da EJERS.O uso da internet na propaganda eleitoral. 2014. (Outra).
I FÓRUM DE DIREITO SANITÁRIO DA UNILA.Proteção Juridica do Direito Coletivo à Saúde: participação social, garantias legais e instrumentos processuais. 2014. (Outra).
II Fórum de Direitos Humanos, Saúde e Violência no Ciclo Vital.Direitos Humanos. 2014. (Outra).
Segunda Etapa do Seminário sobre Sistemas Jurídico Kaingang.Segunda Etapa do Seminário sobre Sistemas Jurídico Kaingang. 2014. (Seminário).
VIII Semana Acadêmica do Direito, IV Semana do Ministério Público 2014, VII Jornada Palotina de Estudos Jurídicos e Sociais.Direitos Humanos e Direitos das Minorias. 2014. (Outra).
XV Simpósio Internacional IHU - Alimento e Nutrição no Contexto dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênionio.Alimento e Nutrição no Contexto dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio. 2014. (Simpósio).
A Saúde sob os cuidados do Direito.O papel do MPF na proteção do direito à saúde - Medicina Baseada em Evidências. 2013. (Simpósio).
III Encontro Regional da 6 Câmara de Coordenação e Revisao (Populações Indígenas e Comunidades Tradicioanis) do Ministério Público.III Encontro Regional da 6 Câmara de Coordenação e Revisão (Populações Indígenas e Comunidades Tradicioanis) do Ministério Público. 2013. (Encontro).
IX Curso de Ingresso e Vitaliciamento para Procuradores da República.Ações Afirmativas. 2013. (Oficina).
VIII SEPEsq ? Semana de Pesquisa, Pós-graduação e Extensão do.Clínica de Direitos Humanos do Uniritter: dois anos de atividades. 2013. (Simpósio).
Encontro da Rede Brasileira de Clínicas de Direitos Humanos.A experiência da Clínicas de Direitos Humanos da Uniritter. 2012. (Encontro).
XXIV Congresso Brasileiro de Genética Médica. Acesso e regulamentação de doenças raras no SUS - a visão do Judiciário. 2012. (Congresso).
Istanbul Process for Combating Intolerance and Discrimination Based on Religion or Belief.A discriminação por motivo religioson no direito brasileiro. 2011. (Simpósio).
XI Encontro Nacional da Cãmara de Coodenação e Revisão. 2010. (Encontro).
XI Simpósio Internacional IHU: O (des)governo biopolítico da vida humana.Direito Fundamental à Saúde. 2010. (Simpósio).
1° Congresso Brasileiro de Medicina Baseada em Evidências e o Direito à Saúde. "Cases" da Saúde em Debate: Perspectivas dos Diversos Atores Sociais. 2009. (Congresso).
2° Seminário de Direito à Saúde.?. 2009. (Seminário).
Garapa.Debate sobre o documentário. 2009. (Outra).
IX Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva. 2009. (Congresso).
IX Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva. Reflexos das Sentenças Judiciais no Exercício da Gestão em Saúde. 2009. (Congresso).
Seminário de Capacitação em Direitos Humanos.A Alimentação. 2009. (Seminário).
Seminário Internacional Essencialidade e Acesso a Medicamentos: Convergências entre o Sistema de Justiça e a Assistência Farmacêutica no Direito à Saúde.?. 2009. (Seminário).
VIII Congresso Brasileiro Bioética. Princípios de Direito e Justiça na Distribuição de Recursos Especiais. 2009. (Congresso).
VI Semana Acadêmica do Curso de Direito do IPA - Direitos Fundamentais em Debate.Ações Civis Públicas como Garantia de Acesso à Justiça. 2009. (Encontro).
I Encontro Nacional de Bioética & Direito.?. 2008. (Encontro).
II Encontro de Residências de Nutrição do Estado do Rio Grande do Sul.Direito Humano à Alimentação Adequada e Segurança Alimentar e Nutricional. 2008. (Encontro).
Seminário de Ética - Um Novo Olhar na Sociedade Contemporânea.?. 2008. (Seminário).
Simpósio Direito à Assistência Farmacêutica e Avaliação de Tecnologias de Saúde.Direito à Assistência Farmacêutica. 2008. (Simpósio).
V Encontro Regional Sul para Travestis, Transexuais e Transgêneros. 2008. (Encontro).
XX Congresso Brasileiro de Genética Médica. Avaliação de Tecnologias em Saúde (ATS) na Área de Genética Médica Princípios Éticos e Jurídicos para Aloação de Recursos Escassos. 2008. (Congresso).
III Conferência Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional. 2007. (Outra).
XIII Encontro Nacional de Procuradoras e Procuradores dos Direitos do Cidadão. 2007. (Encontro).
Administração Militar e os Princípios Constitucionais - Fórum de Debate.Administração Militar e os Princípios Constitucionais. 2006. (Outra).
Curso de Formação Inicial na Carreira da Magistratura da 4ª Região.A Atividade Judicial e a Concretização dos Direitos Constitucionais: Direitos Humanos e Direitos Sociais. 2006. (Outra).
III Conferência Paulista de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável.Seminário de Abertura da III Conferência Paulista de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável. 2006. (Seminário).
III Conferência Paulista de Segurança Alimentar Nutricional Sustentável.Exigibilidade e Procedimento para a Realização do Direito Humano à Alimentação. 2006. (Seminário).
III Semana da Prática Jurídica.I Painel das Carreiras Jurídicas. 2006. (Outra).
III Seminário Nacional de Gays, Lésbicas, Bissexuais, Travestis, Transexuais e Transgêneros - Compromisso com Respeito e a Igualdade.18 Anos da Constituição e Nenhuma Lei de Cidadania. 2006. (Seminário).
II Seminário Internacional - Direitos Fundamentais e Segurança Social: Mínimo Existencial e Saúde.Corodenador de Mesa. 2006. (Seminário).
II Seminário Internacional - Direitos Fundamentais e Segurança Social: Mìnimo Existencial e Saúde.Direito à Saúde: Aspectos Materiais e Processuais. 2006. (Seminário).
I Simpósio da Cátedra Unesco-Unisinos de Direitos Humanos - Direitos Humanos, Violência e Alteridade das Vítimas: Novas Perspectivas da Justiça.A Violência do Estado e os Direitos Humanos. 2006. (Simpósio).
I SImpósio Nacional sobre a Intolerância.Direitos Humanos em Questão. 2006. (Simpósio).
Seminário Direitos Fundamentais e Ciências Sociais: As Políticas e as Questões Jurídicas da Assistência Social, da Redistribuição de Renda e das Ações Afirmativas no Brasil Contemporâneo.Direitos Sociais e Mínimo Existencial na Constituição da República de 1988. 2006. (Seminário).
X Conferência Nacional de Direitos Humanos.Exigibilidade dos Direitos Humanos Econômicos, Sociais e Culturais. 2006. (Outra).
XII Encontro Nacional de Procuradoras e Procuradores dos Direitos do Cidadão. 2006. (Encontro).
32ª Sessão do Comitê Permanente de Nutrição da ONU. 2005. (Outra).
Ciclo de Palestras Jurídicas 2005.Interpretação Constitucional. 2005. (Outra).
Ciclo de Palestras Jurídicas 2005.Direito Fundamental à Igualdade. 2005. (Outra).
Ciclo de Palestras Jurídicas 2005.Princípio da Proporcionalidade. 2005. (Outra).
Conferência sobre Constituição, Jurisdição Constitucional e Direitos Fundamentais. 2005. (Outra).
Construindo Diretrizes para Abordagem e Acolhimento da População em Situação de Rua de Porto Alegre.Construindo Diretrizes para Abordagem e Acolhimento da População em Situação de Rua de Porto Alegre. 2005. (Seminário).
I Congresso Internacional do Direito Constitucional da Cidade do Rio de Janeiro. 2005. (Congresso).
I Seminário Regional de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável da Região Centro Sul.O Direito Humano à Alimentação. 2005. (Seminário).
XI Encontro Nacional de Procuradores dos Direitos do Cidadão. 2005. (Encontro).
33 aniversário da Faculdade de Direito Ritter dos Reis.Origem e Atualidades dos Direitos Fundamentais. 2004. (Outra).
Direitos Humanos e Migração.Os Direitos dos Estrangeiros no Brasil. 2004. (Seminário).
Discriminação em Debate.Discriminação por Motivo de Orientação Sexual. 2004. (Seminário).
Diversos Direitos - Novas Perspectivas na Promoção dos Direitos Humanos.Diversos Direitos - Novas Perspectivas na Promoção dos Direitos Humanos. 2004. (Seminário).
I Colóquio Nacional de Direitos Humanos.Papel do Estado e da Sociedade Civil na Realização dos Direitos Humanos. 2004. (Outra).
III Curso de Iniciação para Procurador da República.Discriminação, Trabalho Escravo e Tortura. 2004. (Outra).
O Papel do Estado na Efetivação do Direito ao Trabalho e à Educação da Pessoa com Deficiência.Direito à Educação: O Acesso e Permanência da Pessoa com Deficiência na Escola Comum. 2004. (Seminário).
Seminário Direitos Sexuais e Reprodutivos na Perspectiva dos Direitos Humanos.Direitos Sexuais e Reprodutivos na Perspectiva dos Direitos Humanos. 2004. (Seminário).
V Congresso da Sociedade Brasileira de DST-DST.5, V Congresso Brasileiro de Prevenção em DST e AIDS e I Congresso Brasileiro de AIDS. Direitos do Portador do HIV. 2004. (Congresso).
V Congresso da Sociedade Brasileira de DST-DST.5, V Congresso Brasileiro de Prevenção em DST e AIDS e I Congresso Brasileiro de AIDS. Direitos Sexuais e Políticas Públicas. 2004. (Congresso).
1ª Conferência Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional. 2003. (Outra).
Assistência e Prevenção à Epidemia de AIDS no Sistema Único de Saúde.A Saúde no Âmbito do Poder Judiciário. 2003. (Seminário).
Ética e Genética III. 2003. (Seminário).
Grupo de Trabalho Antecipação Terapêutica do Parto: Aspectos Médicos, Éticos, Jurídicos e Sociais.Antecipação Terapêutica do Parto: Aspectos Médicos, Éticos, Jurídicos e Sociais. 2003. (Seminário).
I Jornada Estadual de Estudos Afro-Brasileiros.Direitos Fundamentais a Igualdade / Liberdade Religiosa. 2003. (Outra).
Jornadas Bauruenses de Promoção Constitucional das Minorias.Orientação Sexual: o Direto de Ser Feliz. 2003. (Outra).
Seminário "O Ministério Público no Combate à Corrupção em Defesa da Democracia" do V Encontro Nacional da Câmara do Patrimônio Público Social. 2003. (Seminário).
Seminário de Direitos Fundamentais e Internet.Internet e a Violação da Intimidade e Privacidade. 2003. (Seminário).
Seminário Direitos Humanos e Mercosul.Exigibilidade dos Direitos Fundamentais Sociais. 2003. (Seminário).
V Encontro Nacional da Câmara do Patrimônio Público e Social.Debatedor no Seminário "O Ministério Público no Combate à Corrupção em Defesa da Democracia". 2003. (Encontro).
VIII Conferência Nacional de Direitos Humanos - "O Sistema Nacional de Proteção dos Direitos Humanos". 2003. (Outra).
1ª Audiência Pública sobre Discriminação Racial e Ações Afirmativas: Saúde, Educação e Trabalho. 2002. (Outra).
1 Seminário Internacional sobre Gerenciamento de Crises. 2002. (Seminário).
Direito à Assistência Farmacêutica: Aspectos Jurídicos e Bioéticos.Judiciabilidade do Direito à Assistência Farmacêutica. 2002. (Seminário).
Discriminação e Ações Afirmativas.Discriminação e Ações Afirmativas. 2002. (Seminário).
II Fórum Social Mundial - Oficinas Jurídicas - Direito dos Excluídos.Necessidade de um Novo Concerto entre as Nações. 2002. (Outra).
Oficina "As Múltiplas Dimensões do Envelhecimento Humano" do II Fórum Social Mundial. 2002. (Outra).
Os Desafios Contemporâneos dos Direitos Fundamentais Sociais. 2002. (Congresso).
Seminário Internacional "Política de Segurança Alimentar, Combate à Fome e à Pobreza Rural". 2002. (Seminário).
Seminário Nacional Improbidade Administrativa.Os Dez Anos da Lei 8429/92: Estudos e Reavaliação. 2002. (Seminário).
I Encontro do Ministério Público Federal. 2001. (Encontro).
II Simpósio Nordestino de Segurança e Saúde do Trabalho.Segurança e Saúde do Trabalho. 2001. (Simpósio).
Tríduo Jurídico - Formandos do Direito Noturno 2001/2.As Ações do Ministério Público Federal diante da Realidade Homossexual e Transexual. 2001. (Outra).
VI Encontro Sul-Brasileiro do Ministério Público do Trabalho.VI Encontro Sul-Brasileiro do Ministério Público do Trabalho. 2001. (Encontro).
15 Anos de Ação Civil Pública - Polêmicas e Controvérsias - Evolução Legislativa e Tendências Jurisprudenciais. 2000. (Seminário).
Ciclo de Conferências Desafios Contemporâneos da Democracia. 1999. (Outra).
III Seminário do Fórum Municipal da Questão Indígena - Realidade das Comunidades Indígenas. 1999. (Seminário).
II Simpósio de Direito Constitucional e Infraconstitucional. 1999. (Simpósio).
III Seminário sobre A Saúde dos Mbyá-Guarani. 1998. (Seminário).
I Conferência Internacional de Direitos Humanos. 1997. (Outra).
I Seminário sobre o Poder Judiciário e os Direitos Humanos no RS. 1997. (Seminário).
Ciclo de Palestras: Ceticismo e Filosofia do Direito. 1992. (Outra).
I Encontro Internacional de Direito Alternativo. 1991. (Encontro).
Semana Acadêmica 91. 1991. (Encontro).
42ª Reunião Anual da SBPC. 1990. (Outra).
Encontro Nacional dos Estudantes de Direito. 1990. (Encontro).
VII Encontro Nacional de Estudantes de Filosofia. 1989. (Encontro).
IX Seminário de Estudos sobre Liderança. 1985. (Seminário).
Participação em bancas
Leivas, P. G. C.; Rudnicki, D.; MARTINI, S. R.. Os Krenak e as violações sofridas ao projeto de vida durante o regime militar. 2019. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Direitos Humanos) - Centro Universitário Ritter dos Reis.
RIOS, R. R.; PIMENTA, A. C.;Leivas, P. G. C.. DIREITO DO TRABALHO E ANTIDISCRIMINAÇÃO: A COMPREENSÃO JURÍDICA DA PROIBIÇÃO DE DISCRIMINAÇÃO ESTÉTICA OU POR APARÊNCIA. 2016. Dissertação (Mestrado em Direito) - Centro Universitário Ritter dos Reis.
Catalan, Marcos Jorge; Pinto, Gerson Neves; Carlos, Paula Pinhal de;Leivas, P. G. C.. A reprodução humana assistida e a sociedade do espetáculo: a fragmentação do Direito fremte à publicidade via Internet de tratamento de fertilização.. 2016. Dissertação (Mestrado em Direito) - Universidade La Salle - Canoas.
LEIVAS, P. G. C.; GOLDIM, J. R.; FERNANDES, M. S.. UM ESTUDO COM BASE NO DIREITO DE FAMÍLIA SOBRE A MATERNIDADE DE SUBSTITUIÇÃO. 2015. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Direito) - Centro Universitário Ritter dos Reis.
RIOS, R. R.; BARGATO, F. F.;LEIVAS, P. G. C.. As Concepções da homossexualidade na ADPF N° 132: repercussões para a concretização dos direitos sexuais. 2015. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Direitos Humanos) - Centro Universitário Ritter dos Reis.
LEIVAS, P. G. C.RIOS, R. R.; BRAGATO, F. F.. O EFEITO VINCULANTE DO DEVER DE CONSULTAR AOS POVOS INDÍGENAS SOB A PERSPECTIVA DA INTERCULTURALIDADE. 2015. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Direitos Humanos) - Centro Universitário Ritter dos Reis.
LEIVAS, P. G. C.RIOS, R. R.; BRAGATO, F. F.. COMUNIDADES DO POVO DE TERREIRO DE MATRIZ AFRICANA COMO COMUNIDADES TRADICIONAIS PROTEGIDAS PELA CONVENÇÃO N° 169 DA ORGANIZAÇÃO INTERNACIONAL DO TRABALHO. 2015. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Direitos Humanos) - Centro Universitário Ritter dos Reis.
LEIVAS, P. G. C.; MICHEL, V. F.; REICHELT, L. A.. A EXPERIENCIA DOS JUIZADOS ESPECIAIS CÍVEIS (LEI N° 9.099/95) E A EFETIVIDADE DO DIREITO AO PROCESSO JUSTO. 2015. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Direitos Humanos) - Centro Universitário Ritter dos Reis.
LEIVAS, P. G. C.; SCHAFER, G.; WALDMAN, R. L.. POLÍTICAS PÚBLICAS SOCIAIS, DIREITO A MORADIA E SUSTENTABILIDADE. 2015. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Direitos Humanos) - Centro Universitário Ritter dos Reis.
LEIVAS, P. G. C.; Leandro Zanitelli; VALIN, R.. CUMPLICIDADE DAS EMPRESAS POR VIOLAÇÕES DE DIREITOS HUMANOS. 2015. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Direitos Humanos) - Centro Universitário Ritter dos Reis.
SCHAFER, G.; WEINGARTNER NETO, J.;LEIVAS, P. G. C.. A PROTEÇÃO DA MULHER EM FACE DA VIOLÊNCIA DOMÉSTICA E FAMILIAR COMO DIREITO FUNDAMENTAL ATRIBUÍDO: A PRISÃO CAUTELAR DO AGRESSOR(A). 2015. Dissertação (Mestrado em Direito) - Centro Universitário Ritter dos Reis.
LEIVAS, PAULO GILBERTO COGORIOS, R. R.. A TRANSEXUALIDADE E TRAVESTILIDADE NO ORDENAMENTO JURÍDICO BRASILEIRO. 2015. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Direitos Humanos) - Centro Universitário Ritter dos Reis.
LEIVAS, P. G. C.RIOS, R. R.; FONSECA, A. C. C. E.. DIREITO À PRESTAÇAO DE ALIMENTOS ARA SATISFAÇÃO DE NECESSIDADES ALIMENTARES ESPECIAIS NO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE. 2014. Dissertação (Mestrado em Direito) - Centro Universitário Ritter dos Reis.
Leivas, P. G. C.; SCHAFER, G.; COSTA, R. A.. Conselho Tutelar: Órgão de Participação Popular na defesa de direitos de crianças e adolescentes. 2014. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Direito) - Centro Universitário Ritter dos Reis.
Leivas, P. G. C.; SCHAFER, G.; COSTA, R. A.. Uma análise crítica da súmula vinculante do uso de algemas. 2014. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Direito) - Centro Universitário Ritter dos Reis.
Leivas, P. G. C.RIOS, R. R.; PIOVESAN, F.. Política Nacional de Saúde Integral da População Negra: Combatendo a Desigualdade Racial e Promovendo a Equidade em Saúde. 2014. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Direito) - Centro Universitário Ritter dos Reis.
LEIVAS, P. G. C.RIOS, R. R.; SILVEIRA, R. S.. O PRINCÍIO DA IGUALDADE E A DISCRIMINAÇÃO POR MOTIVO DE SEXO. 2014. Dissertação (Mestrado em Direito) - Centro Universitário Ritter dos Reis.
LEIVAS, P. G. C.RIOS, R. R.; MOUTINHO, L.. Discriminação múltipla como discriminação interseccional: o direito brasileiro e as interseccções de raça, gênero e classe. 2013. Dissertação (Mestrado em Direito) - Centro Universitário Ritter dos Reis.
Leandro Zanitelli;LEIVAS, P. G. C.; ALFONSIN, B. M.. Direito à moradia adequada: uma análise comparada dos sistemas regionais interamericano, europeu e africano de proteção dos direitos humanos. 2013. Dissertação (Mestrado em Direito) - Centro Universitário Ritter dos Reis.
ÁVILA, A. P.;LEIVAS, P. G. C.; MAFFINI, R. C. Direito de acesso à informação: divulgar informações sobre a remuneração implica exposição privada dos servidores públicos?. 2013. Dissertação (Mestrado em Direito) - Centro Universitário Ritter dos Reis.
LEIVAS, P. G. C.; BELTRÃO, J. F.;RIOS, R. R.. O conceito de terras indígenas na Constituição Federal de 1988: crítica à decisão do Supremo Tribunal Federal no caso Raposa do Sol. 2013. Dissertação (Mestrado em Direito) - Centro Universitário Ritter dos Reis.
SCHAFER, G.;RIOS, R. R.LEIVAS, P. G. C.. O crime militar de pederastia e a discriminação contra os homossexuais: uma investigação do tipo penal do art. 235 do CPM à luz do Direito da Antidiscriminação. 2013. Dissertação (Mestrado em Direito) - Centro Universitário Ritter dos Reis.
HECK, L. A.; FRADERA, V. M. J.; CACHAPUZ, M. C. M.;LEIVAS, P. G. C.. Análise estrutural-comparativa do controle difuso de constitucionalidade brasileiro. 2010. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Direito) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
Teixeira, A.;Leivas, P. G. C.; MACEDO, E. H.; SCHWARTZ, G. A. D.. O Papel do Poder Judiciário na Concretização dos Direitos Fundamentais Sociais no Estado Democrático de Direito. 2010. Dissertação (Mestrado em Direito) - Universidade Luterana do Brasil.
Leivas, P. G. C.; FRADERA, V. M. J.;RIOS, R. R.; DRESCH, R. F. V. A autonomia do dano corporal como expressão da igualdade e dignidade humana. 2018. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Direito) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
HECK, L. A.; FRADERA, V. M. J.; LUDWIG, R. J.;Leivas, P. G. C.; FAGGION, A. L. B.. A universalizabilidade lógico-ética na fundamentação do princípio jurídico da igualdade e da vinculabilidade dos precedentes judiciais: contribuição para uma interpretação kantiana da teoria do discurso prático racional geral. 2018. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Direito) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
LEIVAS, PAULO GILBERTO COGO; MENEZES, R. A.; SILVA, F. D. L. L.; TAVARES, M. L.; SILVA, M. V.. Entre Direito, Política e Moral: Os magistrados na prática jurisdicional em saúde. 2018. Tese (Doutorado em Saúde Coletiva) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.
LUDWIG, R. J.; BOFF, G.; LEAL, M. C. H.;LEIVAS, P. G. C.. A TEORIA DISCURSIVA COMO CONDUTORA DEMOCRÁTICA NA ANÁLISE DA DISCRIMINALIZAÇÃO DO ABORTO NO BRASIL: A PROIBIÇÃO DA INSUFICIÊNCIA ESTATAL NA PROTEÇÃO DA AUTONOMIA DAS MULHERES. 2015. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Direito) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
HECK, L. A.;Leivas, P. G. C.; GAVIAO FILHO, A. P.; SOUZA, D. G; STEIN, E. J.; OLIVEIRA JR., J. A.. A norma de direito fundamental associada: direito, moral e razão em Robert Alexy. 2013. Tese (Doutorado em Direito) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
BELTRÃO, J. F.;Leivas, P. G. C.; TRECCANI, G. D.; COSTA, P. S. W. A.; MARIN, R. E. A.. Xikrín versus Vale: direitos olvidados. 2013. Tese (Doutorado em Direito) - Universidade Federal do Pará.
FRADERA, V. M. J.; HECK, L. A.;LEIVAS, P. G. C.RIOS, R. R.. Colisão de direitos fundamentais, argumentação, ponderação. 2011. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Direito) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
HECK, L. A.; KNIJNIK, D.; SILVA, A. R. I.;LEIVAS, P. G. C.; ZAVASCKI, T. A.. Coisa julgada como direito fundamental: a possibilidade de sua restrição. 2010. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Direito) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
LEIVAS, P. G. C.; OLIVEIRA JR., J. A.; LUDWIG, R. J.; LEAL, M. C. H.. MOVIMENTOS SOCIAIS PARA MULHERES DE DESCRIMINALIZAÇÃO DO ABORTO NO BRASIL COMO FORMAÇÃO DE CIDADÃ(O) ARGUMENTATIVA(O): A INJUSTIÇA EXTREMA NA TEORIA DE ROBERT ALEXY. 2015. Exame de qualificação (Doutorando em Direito) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
HECK, L. A.; GAVIAO FILHO, A. P.;Leivas, P. G. C.. A norma de direito fundamental associada: direito, moral e razão em Robert Alexy. 2012. Exame de qualificação (Doutorando em Direito) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
HECK, L. A.;RIOS, R. R.; FRADERA, V. M. J.;LEIVAS, P. G. C.; CACHAPUZ, M. C. M.. Colisão de direitos fundamentais, argumentação, ponderação. 2010. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós-Graduação em Direito) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
HECK, L. A.; CACHAPUZ, M. C. M.; SILVA, A. R. I.; KNIJNIK, D.;LEIVAS, P. G. C.. Coisa julgada como direito fundamental: a possibilidade de sua restrição. 2010. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós-Graduação em Direito) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
HECK, L. A.; LUDWIG, R. J.;Leivas, P. G. C.. Direito fundamental social à educação, argumentação e ponderação. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-Graduação em Direito) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
Leivas, P. G. C.RIOS, R. R.; BARGATO, F. F.; FAGUNDES, L. M.. O Marco Temporal da Demarcação de Terras Indígenas: Crítica Descolonial à Posiç~ao do Supremo Tribunal Federal. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em Direitos Humanos) - Centro Universitário Ritter dos Reis.
LEIVAS, P. G. C.RIOS, R. R.; BARGATO, F. F.. OS EFEITOS DO PROCEDIMENTO DE CONSULTA AOS POVOS INDÍGENAS. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em Direito) - Centro Universitário Ritter dos Reis.
LEIVAS, P. G. C.RIOS, R. R.; BARGATO, F. F.. RECONHECIMENTO DAS UNIÕES HOMOSSEXUAIS PELO SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL E AS CONCEPÇÕES DE HOMOSSEXUALIDADE. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em Direito) - Centro Universitário Ritter dos Reis.
LEIVAS, P. G. C.RIOS, R. R.; SCHAFER, G.. REFLEXÕES SOBRE O DISCURSO DE ÓDIO NO BRASIL. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em Direito) - Centro Universitário Ritter dos Reis.
LEIVAS, P. G. C.RIOS, R. R.; SCHAFER, G.. A COMPREENSÃO DO FENÔMENO TRAVESTI NO ORDENAMENTO JURÍDICO. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em Direito) - Centro Universitário Ritter dos Reis.
LEIVAS, P. G. C.; Leandro Zanitelli; SANTOS, T. F. S. A.. CUMPLICIDADE DAS EMPRESAS POR VIOLAÇÃO DOS DIREITOS HUMANOS. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em Direito) - Centro Universitário Ritter dos Reis.
LEIVAS, P. G. C.; WALDMAN, R. L.; AVILA, A. P. O.. Constitucionalismo e Democracia: Ativismo, Direitos Sociais e Pobreza. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em Direito) - Centro Universitário Ritter dos Reis.
LEIVAS, P. G. C.RIOS, R. R.; SCHAFER, G.. A TUTELA DA VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER COMO DIREITO FUNDAMENTAL ATRIBUÍDO: A PRISÃO CAUTELAR DO AGRESSOR. 2014.
LEIVAS, P. G. C.RIOS, R. R.; BARGATO, F. F.. COMUNIDADES DO POVO DE TERREIRO DE MATRIZ AFRICANA COMO COMUNIDADES TRADICIOANIS PROTEGIDAS PELA CONVENÇÃO N.169, DA ORGANIZAÇÃO INTERNACIONAL DO TRABALHO. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em Direito) - Centro Universitário Ritter dos Reis.
LEIVAS, P. G. C.; WALDMAN, R. L.; SANTOS, T. F. S. A.. A MIGRAÇÃO FORÇADA DOS HAITIANOS EM RAZÃO DO DESASTRE NATURAL PARA O ESTADO BRASILEIRO: OPORTUNIDADES E OBSTÁCULOS. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em Direito) - Centro Universitário Ritter dos Reis.
SCHAFER, G.;LEIVAS, P. G. C.; ÁVILA, A. P.. Eficiência das Súmulas Vinculantes na proteção dos Direitos Humanos. 2013. Exame de qualificação (Mestrando em Direito) - Centro Universitário Ritter dos Reis.
RIOS, R. R.; SCHAFER, G.;LEIVAS, P. G. C.. Discriminação múltipla como discriminação interseccional: o direito brasileiro e as interseccções de raça, gênero e classe. 2013. Exame de qualificação (Mestrando em Direito) - Centro Universitário Ritter dos Reis.
LEIVAS, P. G. C.RIOS, R. R.; SCHAFER, G.. Discriminação Racial, direito de igualdade e direito à saúde: Justificativas à política nacional de saúde integral à população negra. 2013. Exame de qualificação (Mestrando em Direito) - Centro Universitário Ritter dos Reis.
SCHAFER, G.;Leivas, P. G. C.RIOS, R. R.. A atuação dos conselhos tutelares na defesa dos direitos humanos de crianças e adolescentes. 2013. Exame de qualificação (Mestrando em Direito) - Centro Universitário Ritter dos Reis.
Leandro Zanitelli; Gilberto Schafer;Leivas, P. G. C.. Direito à moradia adequada: uma análise comparada dos sistemas regionais interamericano, europeu e africano de proteção dos direitos humanos. 2013. Exame de qualificação (Mestrando em Direito) - Centro Universitário Ritter dos Reis.
Leivas, P. G. C.RIOS, R. R.; SCHAFER, G.. Adaptação Razoável: limite ou condição ao direito à educação inclusiva das pessoas com deficiência. 2013. Exame de qualificação (Mestrando em Direito) - Centro Universitário Ritter dos Reis.
VALIN, R.;Leivas, P. G. C.. Controle de execução orçamentária. 2012. Exame de qualificação (Mestrando em Direito) - Centro Universitário Ritter dos Reis.
Leivas, P. G. C.; FERNANDES, M. S.; GOLDIM, J. R.. MATERNIDADE DE SUBSTITUIÇÃO: ASPECTOS JURÍDICOS E SOCIAIS. 2012. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em Direito) - Centro Universitário Ritter dos Reis.
Leivas, P. G. C.; DARTORA, A.; FONSECA, A. C. C. E.. Violência obstétrica: Análise de Políticas Públicas relacionadas ao Parto. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Gestão em Saúde) - Fundação Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre.
VANIN. A. A.; SILVEIRA, R. S.;Leivas, P. G. C.. Políticas Públicas de equidade:o avanço das desigualdades em saúde da população negra e os desafios do gestor na implantação da Política Nacional de Saúde Integral da População Negra.. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Gestão em Saúde) - Fundação Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre.
HECK, L. A.; GAVIAO FILHO, A. P.;LEIVAS, P. G. C.. As Restrições dos Direitos Fundamentais: Estudo Teórico e Análise de Decisão do Tribunal Constitucional Federal. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Faculdade de Direito) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
Leivas, P. G. C.RIOS, R. R.. Membro da Banca Examinadora do XVIII Concurso Público para provimento de cargo de Juíza Federal Substituta e de Juiz Federal Substituto da 4ª Região. 2023.
Orientou
Multiculturalismo e conceito de território na decisão do STF - caso Raposa do ol; Início: 2012; Dissertação (Mestrado em Direito) - Centro Universitário Ritter dos Reis; (Orientador);
Clínica de Direitos Humanos; Início: 2013; Iniciação científica (Graduando em Direito) - Centro Universitário Ritter dos Reis; (Orientador);
Clínica de Direitos Humanos; Início: 2012; Iniciação científica (Graduando em Direito) - Centro Universitário Ritter dos Reis; (Orientador);
Terras Indígenas e o Supremo Tribunal Federal: Análise da tese do "Marco Temporal da ocupação" sob a perspectiva da colonialidade; 2017; Dissertação (Mestrado em Mestrado em Direitos Humanos) - Centro Universitário Ritter dos Reis, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Paulo Gilberto Cogo Leivas;
Direito à prestação de alimentos para a satisfação de necessidades alimentares especiais no Sistema Único de Saúde; 2014; Dissertação (Mestrado em Direito) - Centro Universitário Ritter dos Reis,; Orientador: Paulo Gilberto Cogo Leivas;
Direitos dos Povos de Terreiros ao território; 2014; Dissertação (Mestrado em Direito) - Centro Universitário Ritter dos Reis,; Orientador: Paulo Gilberto Cogo Leivas;
O conceito de terras indígenas na Constituição Federal de 1988: crítica à decisão do Supremo Tribunal Federal no caso Raposa do Sol; 2013; Dissertação (Mestrado em Direito) - Centro Universitário Ritter dos Reis,; Orientador: Paulo Gilberto Cogo Leivas;
Avaliação do uso da via judicial para a obtenção do tratamento da Fenilcetonúria no Rio Grande do Sul; ; 2013; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação de Genética e Biologia Molecular) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Coorientador: Paulo Gilberto Cogo Leivas;
Dever de consulta aos povos indígenas; 2013; Dissertação (Mestrado em Direito) - Centro Universitário Ritter dos Reis,; Orientador: Paulo Gilberto Cogo Leivas;
A justificação para programas de sáúde dirigido à população negra; 2012; Dissertação (Mestrado em Direito) - Centro Universitário Ritter dos Reis,; Orientador: Paulo Gilberto Cogo Leivas;
BENEFÍCIO DE PRESTAÇÃO CONTINUADA - LOAS: REQUISITOS, PRINCÍPIOS CONSTITUCIONAIS ENVOLVIDOS E EFETIVAÇÃO DO BENEFÍCIO; 2010; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Direito) - Escola de Magistratura Federal; Orientador: Paulo Gilberto Cogo Leivas;
Reconhecimento da incapacidade parcial na concessão de benefícios de prestação continuada aos deficientes; 2010; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Direito) - Escola de Magistratura Federal; Orientador: Paulo Gilberto Cogo Leivas;
DISTRIBUIÇÃO DE COMPETÊNCIAS NO ÂMBITO DO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE - SUS E LEGITIMIDADE PASSIVA NAS DEMANDAS DE FORNECIMENTO DE MEDICAMENTOS; 2009; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Direito) - Escola de Magistratura Federal; Orientador: Paulo Gilberto Cogo Leivas;
Dignidade Humana e Direito à Procriação: Ponderação em busca da definição de quem pode fazer uso das tecnologias reprodutivas; 2008; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Direito) - Escola de Magistratura Federal; Orientador: Paulo Gilberto Cogo Leivas;
PENSÃO POR MORTE E A POSSIBILIDADE DE APLICAÇÃO DO COEFICIENTE DE 100% AOS BENEFÍCIOS CONCEDIDOS ANTERIORMENTE À LEI N 9; 032 DE 28 DE ABRIL DE 1995; 2007; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Direito) - Escola de Magistratura Federal; Orientador: Paulo Gilberto Cogo Leivas;
O PRINCÍPIO DA IGUALDADE E O(A) COMPANHEIRO(A) HOMOSSEXUAL COMO DEPENDENTE PREVIDENCIÁRIO(A) NO REGIME GERAL DE PREVIDÊNCIA SOCIAL BRASILEIRO; 2007; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Direito) - Escola de Magistratura Federal; Orientador: Paulo Gilberto Cogo Leivas;
O SALÁRIO FAMÍLIA E OS EMPREGADOS DOMÉSTICOS; 2007; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Direito) - Escola de Magistratura Federal; Orientador: Paulo Gilberto Cogo Leivas;
CONTROLE DIFUSO DE CONSTITUCIONALIDADE, EFICÁCIA ERGA OMES E A NOVA PERSPECTIVA DO SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL; 2007; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Direito) - Escola de Magistratura Federal; Orientador: Paulo Gilberto Cogo Leivas;
Efetivação Judicial dos Direitos Fundamentais Sociais e a Proibição da não-suficiência; 2007; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Direito) - Escola de Magistratura Federal; Orientador: Paulo Gilberto Cogo Leivas;
A LIMITAÇÃO DOS EFEITOS TEMPORAIS DA DECLARAÇÃO DE INCONSTITUCIONALIDADE NO BRASIL E A INFLUÊNCIA DOS MODELOS NORTE-AMERICANO, AUSTRÍACO E ALEMÃO; 2006; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Direito) - Escola de Magistratura Federal; Orientador: Paulo Gilberto Cogo Leivas;
A EFICÁCIA DO DIR; FUND; À SAÚDE, TENDO-SE EM CONTA OS LIMITES FÁTICOS E JURÍDICOS DE ATUAÇÃO DO PODER JUDICIÁRIO VISANDO À SUA PROTEÇÃO; 2006; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Direito) - Escola de Magistratura Federal; Orientador: Paulo Gilberto Cogo Leivas;
Discriminação institucional:reflexos em instrumentos de gestão em saúde na região metropolitana de Porto Alegre; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Gestão em Saúde) - Fundação Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre; Orientador: Paulo Gilberto Cogo Leivas;
ACESSO E ADESÃO AO TRATAMENTO DA FENILCETONÚRIA:AVALIAÇÃO DA JUDICIALIZAÇÃO E DO IMPACTO SOCIAL PARA OS PACIENTES E SUAS FAMÍLIAS E PARA O SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE; 2013; Iniciação Científica; (Graduando em Direito) - Centro Universitário Ritter dos Reis; Orientador: Paulo Gilberto Cogo Leivas;
ACESSO E ADESÃO AO TRATAMENTO DA FENILCETONÚRIA:AVALIAÇÃO DA JUDICIALIZAÇÃO E DO IMPACTO SOCIAL PARA OS PACIENTES E SUAS FAMÍLIAS E PARA O SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE; 2013; Iniciação Científica; (Graduando em Direito) - Centro Universitário Ritter dos Reis, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Paulo Gilberto Cogo Leivas;
As violações do direito à vida das pessoas provadas de liberdade no Presídio Central de Porto Alegre; 2013; Iniciação Científica; (Graduando em Direito) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul; Orientador: Paulo Gilberto Cogo Leivas;
Análise da busca da resposabilização internacional do governo brasileiro por violação de direitos humanos: a questão da saúde dos detentos do presídio central de Porto Alegre; 2013; Iniciação Científica; (Graduando em Direito) - Universidade Feevale; Orientador: Paulo Gilberto Cogo Leivas;
O direito fundamental à alimentação no Presidio Central de Porto Alegre - PCPA; 2013; Iniciação Científica; (Graduando em Direito) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul; Orientador: Paulo Gilberto Cogo Leivas;
Clínica de Direitos Humanos: Análise do artigo 235 do Código Penal Militar; 2012; Iniciação Científica; (Graduando em Direito) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul; Orientador: Paulo Gilberto Cogo Leivas;
Limites ao direito fundamental de reunião na Constituição Federal de 1988: compatibilidade entre o regime compensatório anual e o ordenamento jurídico brasileiro; 2014; Orientação de outra natureza; (Direito) - Fundação Escola Superior do Ministério Público - RS; Orientador: Paulo Gilberto Cogo Leivas;
Análise da Violação ao Direito Fundamental à Alimetação no Presídio Central de Porto Alegre; 2013; Orientação de outra natureza; (Direito) - Centro Universitário Ritter dos Reis; Orientador: Paulo Gilberto Cogo Leivas;
Produções bibliográficas
-
LEIVAS, PAULO GILBERTO COGO ; SCHIAVON, AMANDA DE ALMEIDA ; RESADORI, ALICE HERTZOG ; VANIN, ALINE AVER ; ALMEIDA, ALEXANDRE DO NASCIMENTO ; MACHADO, PAULA SANDRINE . Violações de direitos humanos nos procedimentos normalizadores em crianças intersexo. CADERNOS DE SAÚDE PÚBLICA , v. 39, p. e00066322, 2023.
-
Leivas, P. G. C. ; RESADORI, ALICE HERTZOG ; SCHIAVON, A. A. ; VANIN. A. A. ; VIEIRA, A. M. ; REIS, T. S. ; MACHADO, P. S. . Intersexualidade e o tensionamento do critério proibido de discriminação sexo. REVISTA DIREITO E PRÁXIS , v. 14, p. 2057, 2023.
-
Leivas, P. G. C. ; SCHAFER, G. ; FONSECA, A. C. C. E. . SOBRE A RECUSA DE TRATAMENTO MÉDICO EM RAZÃO DA FILIAÇÃO POLÍTICA OU IDEOLÓGICA DO PACIENTE. REVISTA DA AJURIS - ASSOCIAÇÃO DOS JUÍZES DO RIO GRANDE DO SUL , v. 47, p. 267, 2020.
-
Leivas, P. G. C. ; RESADORI, ALICE HERTZOG ; ALBAN, C. E. ; SCHIAVON, A. A. ; VANIN. A. A. ; ALMEIDA, A. N. ; MACHADO, P. S. . SUPERANDO O BINARISMO DE GÊNERO EM DIREÇÃO AO RECONHECIMENTO CIVIL DE PESSOAS INTERSEXO. REVISTA CULTURAS JURÍDICAS , v. 7, p. 303, 2020.
-
RAUPP RIOS, ROGER ; RESADORI, ALICE HERTZOG ; LEIVAS, PAULO GILBERTO COGO ; SCHAFER, GILBERTO . O Sistema Interamericano de Direitos Humanos e a discriminação contra pessoas LGBTTI: panorama, potencialidade e limites / The Inter-American Human Rights System and discrimination against LGBTTI: overview, potentiality and limits. REVISTA DIREITO E PRÁXIS , v. 8, p. 1545-1576, 2017.
-
LEIVAS, PAULO GILBERTO COGO ; RIOS, R. R. ; Gilberto Schafer . DIREITO DA ANTIDISCRIMINAÇÃO E DIREITOS DE MINORIAIS: PERSPECTIVAS E MODELOS DE PROTEÇÃO INDIVIDUAL E COLETIVO. Revista direitos fundamentais & democracia (UniBrasil) , v. 22, p. 126-148, 2017.
-
SARTORI JUNIOR, DAILOR ; LEIVAS, PAULO GILBERTO COGO . O direito à saúde dos povos indígenas e o paradigma do reconhecimento / The right to health of indigenous peoples and the paradigm of recognition. REVISTA DIREITO E PRÁXIS , v. 8, p. 86-117, 2017.
-
LEIVAS, P. G. C. ; RIOS, R. R. ; SCHÄFER, Gilberto ; SARTORI JUNIOR, D. . DIREITOS FUNDAMENTAIS COLETIVOS DE POVOS INDÍGENAS E COMUNIDADES TRADICIONAIS. REVISTA CULTURAS JURÍDICAS , v. 4, p. 314-331, 2017.
-
SCHÄFER, Gilberto ; RIOS, R. R. ; LEIVAS, P. G. C. ; GOMES. Jesus T. S. . Os controles de convencionalidade tradicional e interamericano: institutos distintos ou duas faces da mesma moeda?. Revista de Direito Internacional , v. 13, p. 217, 2017.
-
Leivas, P. G. C. ; Gilberto Schafer ; RIOS, R. R. ; GOMES, J. T. S. . DIÁLOGO ENTRE O SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL BRASILEIRO E A CORTE INTERAMERICANA DE DIREITOS HUMANOS: UMA REALIDADE NOS DIAS ATUAIS?. REVISTA DA AJURIS , v. 44, p. 207, 2017.
-
VEIGA, CLÁUDIO KIEFFER ; LEIVAS, PAULO GILBERTO COGO . Comunidades tradicionais negras e a proteção da Convenção 169 da OIT. REVISTA DIREITO E PRÁXIS , v. 8, p. 2599-2628, 2017.
-
SCHAFER, G. ; RIOS, R. R. ; LEIVAS, P. G. C. ; GOMES, J. T. S. . Os Controles de Convencionalidade tradicional e interamericano: institutos distintos ou duas faces da mesma moeda?. Revista de Direito Internacional , v. 14, p. 217-242, 2017.
-
SCHAFER, G. ; RIOS, R. R. ; LEIVAS, P. G. C. . Os Controles de Convencionalidade tradicional e interamericano: institutos distintos ou duas faces da mesma moeda?. Revista de Direito Internacional , v. 14, p. 217-242, 2017.
-
Leivas, P. G. C. ; SCHAFER, G. ; QUINES, A. . O dever de consulta aos povos indígenas: considerações sobre o instituto e sobre o proveito de uma legislação interna a partir da experiência peruana. Revista da AJURIS , v. XLIII, p. 13, 2016.
-
TREVISAN, LUCIANO MANGUEIRA ; NALIN, TATIELE ; TONON, TASSIA ; VEIGA, LAUREN MONTEIRO ; VARGAS, PAULA ; KRUG, BÁRBARA CORRÊA ; LEIVAS, PAULO GILBERTO COGO ; SCHWARTZ, IDA VANESSA DOEDERLEIN . Access to treatment for phenylketonuria by judicial means in Rio Grande do Sul, Brazil. Ciência & Saúde Coletiva (Online) , v. 20, p. 1607-1616, 2015.
-
Gilberto Schafer ; LEIVAS, P. G. C. ; SANTOS, R. H. . Discurso de ódio: da abordagem conceitual ao discurso parlamentar. Revista de Informação Legislativa , v. 52, p. 145-158-158, 2015.
-
Leivas, P. G. C. ; BARGATO, F. F. . Quadro de Análise da ONU: configurada situação de risco de atrocidade. Relatório Violências Contra os Povos Indígenas no Brasil , v. 2015, p. 30, 2015.
-
SCHWARTZ, I. V. D. ; SOUZA, M. V. ; Leivas, P. G. C. ; SCHULER-FACCINI, L. . Clinical genetics and public policies: How should rare diseases be managed?. Clinical and Biomedical Research , v. 34, p. 122-131, 2014.
-
LEIVAS, P. G. C. ; RIOS, R. R. ; SCHAFER, G. . Educação escolar indígena no direito brasileiro: do paradigma integracionista ao paradigma do direito à uma educação diferenciada. Revista da AJURIS , v. 41, p. 371-383, 2014.
-
SILVA, R. T. B. ; SCHWARTZ, I. V. D. ; Leivas, P. G. C. ; BRAZ, M, ; SARTORI JUNIOR, D. ; CORRÊA, B. ; MIRANDA, A. B. B. . Judicialização da saúde e assistência farmacêutica a doenças raras: o exemplo da mucopolissacaridose tipo I no Brasil. Revista da Ajuris , v. 40, p. 271, 2013.
-
SARTORI JUNIOR, D. ; Leivas, P. G. C. ; SOUZA, M. V. ; CORRÊA, B. ; BALBINOTTO NETO, G. ; SCHWARTZ, I. V. D. . Judicialização do acesso ao tratamento de doenças genéticas raras: a doença de Fabry no Rio Grande do Sul. Ciência e Saúde Coletiva (Impresso) , v. 17, p. 2717-2728, 2012.
-
LEIVAS, P. G. C. ; Boy, R. ; SCHWARTZ, I. V. D. ; KRUG, B. C. ; Santana-da-Silva, L. C. ; Steiner, C. E. ; Acosta, A. X. ; Ribeiro, E. M. ; Galera, M. F. ; Braz, M. . Ethical issues related to the access to orphan drugs in Brazil: the case of mucopolysaccharidosis type I. Journal of Medical Ethics , v. 37, p. 233-239, 2011.
-
LEIVAS, P. G. C. . Princípios de direito e de justiça na distribuição de recursos escassos. Revista Bioética (Impresso) , v. 14, p. 9-15, 2006.
-
LEIVAS, P. G. C. . O Modelo Combinado de Regras e Princípios em Ronald Dworkin e Robert. Revista Processo e Constituição: Cadernos Galeno Lacerda de Estudos de Direito Processual Constitucional, Porto Alegre, n.2, 2005.
-
LEIVAS, P. G. C. . Responsabilidade Civil por Ato Legislativo. Boletim Científico da Escola Superior do Ministério Público da União, v. 1, n.1, 2001.
-
Leivas, P. G. C. ; FONSECA, A. C. C. E. (Org.) . Direitos Humanos e Saúde, vol. 2. 1. ed. Porto Alegre: Editora da UFCSPA, 2019. v. 1. 332p .
-
Leivas, P. G. C. ; Omoto, J. A. (Org.) ; Silva, M. V. (Org.) ; V. C., Ela Wiecko (Org.) . Perspectivas de gênero e o sistema de justiça brasileiro. 1. ed. Brasília: Editora da ESMPU, 2019. v. 1. 404p .
-
Leivas, P. G. C. . Direitos Humanos e Saúde. 1. ed. Porto Alegre: Ed. da UFCSPA, 2018. v. 2.
-
Leivas, P. G. C. ; FONSECA, A. C. C. E. (Org.) . Direitos Humanos e Saúde. 1ª. ed. Porto Alegre: Ed. da UFCSPA, 2018.
-
RIOS, R. R. (Org.) ; LEIVAS, P. G. C. (Org.) ; GOLIN, C. (Org.) . Homossexualidade e direitos sexuais: reflexoes a partir da decisao do STF. 1. ed. Porto Alegre: Editora Sulina, 2011. 198p .
-
LEIVAS, P. G. C. . Teoria dos Direitos Fundamentais Sociais. 1. ed. Porto Alegre: Livraria do Advogado, 2006. v. 1. 146p .
-
Leivas, P. G. C. . Apresentação. In: Ana Carolina da Costa e Fonseca, Paulo Gilberto Cogo Leivas. (Org.). Direitos Humanos e Saúde. 1ed.Porto Alegre: Editora da UFCSPA, 2019, v. 2, p. 21-25.
-
Leivas, P. G. C. ; SARTORI JUNIOR, D. . O marco temporal da ocupação de terras indígenas e o paradigma jurídico da questão indígena: reconhecimento ou ainda integracionismo. In: Gustavo Kenner Alcântara, Lívia Nascimento Tinôco, Luciano Mariz Mais. (Org.). Índios, direitos origininários e territorialidade. 1ed.Brasília: Ed. da ANPR, 2018, v. , p. 123-156.
-
Leivas, P. G. C. ; FONSECA, A. C. C. E. ; AMAZARRAY, M. R. ; THUMS, Gilberto . Assédio moral nas organizações: aspectos psicológicos, jurídicos e filosóficos. Direitos humanos e saúde. 1ed.Porto Alegre: Ed. da UFCSPA, 2018, v. 1, p. 261-302.
-
Leivas, P. G. C. . Direitos fundamentais, teoria dos princípios e argumentação. In: Luís Afonso Heck. (Org.). A racionalidade da ponderação em Robert Alexy. 1ed.Porto Alegre: Sérgio Antonio Fabris Editor, 2015, v. , p. 95-115.
-
Leivas, P. G. C. ; SCHWARTZ, I. V. D. . 1900 Homo Sapiens: o espectro da eugenia e a barreira da dignidade humana. In: Ana Carolina da Costa e Fonseca. (Org.). Cinema, Ética e Saúde: Direitos Humanos. 1ed.Porto Alegre: Bestiário, 2014, v. 2, p. 301-305.
-
LEIVAS, P. G. C. ; SARTORI JUNIOR, D. . Desigualdade racial e igualdade fática: a justificação das ações afirmativas. In: Robério Nunes dos Anjos Filho. (Org.). Direitos Humanos e Direitos Fundamentais - Diálogos Contemporâneos. 1ªed.Salvador: JusPodivm, 2013, v. , p. 137-148.
-
LIMA, A. C. S. ; LEIVAS, P. G. C. . Direito e Saúde: Comentário Jurídico. In: Antônio Carlos de Souza Lima. (Org.). Antropologia & Direito: temas antropológicos para estudos jurídicos. 1ªed.Rio de Janeiro/Brasília: Contra Capa/LACED/Associação Brasileira de Antropologia, 2012, v. , p. 558-565.
-
LEIVAS, P. G. C. . O direito fundamental à saúde segundo o Supremo Tribunal Federal. In: Daniel Sarmento; Ingo Wolfgang Sarlet. (Org.). Direitos fundamentais no Supremo Tribunal Federal: balanço e crítica. 1ªed.Rio de Janeiro: Lumen Juris, 2011, v. , p. 635-648.
-
LEIVAS, P. G. C. . Análise argumentativa dos votos proferidos pelos Ministros do Supremo Tribunal Federal no julgamento que estendeu o regime jurídico da união estável às uniões entre pessoas do mesmo sexo. In: Roger Raupp Rios; Paulo Gilberto Cogo Leivas; Célio Golin. (Org.). Homossexualidade e direitos sexuais - Reflexões a partir da decisão do STF. 1ed.Porto Alegre: Editora Sulina, 2011, v. , p. -.
-
LEIVAS, P. G. C. . Estrutura normativa dos direitos fundamentais sociais e o direito fundamental ao mínimo existencial. In: SOUZA NETO, Claudio Pereira; SARMENTO, Daniel. (Org.). Direitos sociais: fundamentos, judicialização e direitos sociais em espécie. Rio de Janeiro: Lumen Juris, 2008, v. , p. 279-312.
-
LEIVAS, P. G. C. . A Rejeição da Conduta Homossexual por John Finnis. In: Roger Raupp Rios. (Org.). Em Defesa dos Direitos Sexuais. Porto Alegre: Livraria do Advogado, 2007, v. , p. 73-87.
-
LEIVAS, P. G. C. . Os Homossexuais diante da Justiça: Relato de uma Ação Civil Pública. In: Célio Golin; Fernando Altair Pocahy; Roger Raupp Rios. (Org.). A Justiça e os Direitos de Gays e Lésbicas: Jurisprudência Comentada. 1ed.Porto Alegre: Sulina, 2003, v. , p. 111-115.
-
LEIVAS, P. G. C. . A Genética no Limiar da Eugenia e a Construção do Conceito de Dignidade Humana. In: J Martins-Costa. (Org.). A Reconstrução do Direito Privado: Reflexos dos Princípios, Diretrizes e Direitos Fundamentais no Direito Privado. 1ed.São Paulo: Revista dos Tribunais, 2002, v. 1, p. 1-1.
-
LEIVAS, P. G. C. . O Direito dos Homossexuais à Tratamento Isonômico perante a Previdência Social. In: Célio Golin; Luis Gustavo Weiler. (Org.). Homossexualidades, Cultura e Política. Porto Alegre: Sulina, 2002, v. 1, p. 49-70.
-
LEIVAS, P. G. C. . Os Direitos Humanos dos Profissionais do Sexo. In: Liandro Lindner; Maria Cristina P Franceschi. (Org.). AIDS, Direito e Justiça. 1ªed.Porto Alegre: GAPA/RS, 2000, v. , p. 73-78.
-
LEIVAS, P. G. C. . Assédio moral será tema de disciplina na UFCSPA. ADUFRGS Sindical, porto alegre, p. 20 - 21, 01 maio 2015.
-
Leivas, P. G. C. . Revista CRN2. Direito Humano à Alimentação Adeuqada, Porto Alegre, p. 10 - 10, 01 maio 2013.
-
Leivas, P. G. C. ; VEIGA, C. K. . Comunidades do Povo de Terreiro de Matriz Africana como comunidades tradicionais protegidas pela Convenção n 169 da Organização Internacional do Trabalho.. In: Congresso Internacional do Mestrado em Direito e Sociedade do Unilasalle, 2016, Canoas. I Congresso Internacional do Mestrado em Direito e Sociedade do Unilasalle. Canoas: Unilasalle, 2016. p. 102-128.
-
Leivas, P. G. C. ; TREVISAN, L. M. ; SCHWARTZ, I. V. D. . Avaliação do Impacto da judicialização da Fenilcetonúria para o Sistema Único de Saúde no Rio Grande do Sul. In: Semana de Extensão, Pesquisa e Pós-Graduação - SEPesq IX, 2013, Porto Alegre. Inovação + Desenvolvimento - Semana de Extensão, Pesquisa e Pós-Graduação - SEPesq IX. Porto Alegre: Uniritter, 2013. p. 1-10.
-
Leivas, P. G. C. ; SCHWARTZ, I. V. D. . A CONSTRUÇÃO DO INSTRUMENTO DE COLETA DE DADOS DE PROCESSOS JUDICIAIS EM PESQUISA QUE DISCUTE AS RAZÕES DA ?JUDICIALIZAÇÃO DA SAÚDE?. In: VIII COLÓQUIO DE PESQUISA: VIII SEPESQ - Semana de Pesquisa, Extensão e Pós-Graduação, 2012, Porto Alegre. Anais do Sepesq, 2012.
-
Leivas, P. G. C. ; RIOS, R. R. ; SCHAFER, G. . CLÍNICA DE DIREITOS HUMANOS DO UNIRITTER: DA CONSTITUIÇÃO AO PRIMEIRO CASO. In: IV Colóquio de Pesquisa: Semana de Pesquisa, Extensão e Pós-Graduação, 2012, Porto Alegre. Anais da Sepesq, 2012.
-
Leivas, P. G. C. . Direitos humanos e saúde reprodutiva. In: Seninário direitos sexuais e reprodutivos na perspectiva dos direitos humanos, 2005, Rio de Janeiro. Anais do Seninário direitos sexuais e reprodutivos na perspectiva dos direitos humanos. Rio de Janeiro: Advocaci, 2004. p. 194-198.
-
Trevisan, L. ; NALIN, T. ; SARTORI JUNIOR, D. ; VIEIRA, T ; KRUG, B. C. ; PICON, P. ; Leivas, P. G. C. ; SCHWARTZ, I. V. D. ; VARGAS, P. R. . Judicialização da Fenilcetonúria no sistema Único de Saúde: o exemplo do Rio Grande do Sul. In: XXIV Congresso Brasileiro de Genética Médica, 2012, Porto Alegre. Anais do XXIV Congresso Brasileiro de Genética Médica, 2012., 2012.
-
Trevisan, L. ; SARTORI JUNIOR, D. ; Leivas, P. G. C. . Judicialização da Fenilcetonúria no Sistema Único de Saúde: o Exemplo do Rio Grande do Sul. In: Congresso de Genética Médica,, 2010, Salvador. Anais Congresso de Genética Médica,, 2010.
-
BALBINOTTO NETO, G. ; LETIZIA, R. ; SOUZA, M. V. ; ARENHART, F. S. ; LEIVAS, P. G. C. ; PICON, P. ; SCHWARTZ, I. V. D. . Judicialização do Acesso ao Tratamento de Doenças Raras: Doença de Fabry no Estado do Rio Grande do Sul. In: ISPOR 2nd Latin America Conference, 2009, Rio de Janeiro. Anais do ISPOR 2nd Latin America Conference, 2009. p. 112-112.
-
LEIVAS, PAULO GILBERTO COGO ; VEIGA, C. K. . Comunidades tradicionais negras e a proteção da Convenção 169 da OIT. REVISTA DIREITO E PRÁXIS , 2017.
-
SCHÄFER, Gilberto ; RIOS, R. R. ; Leivas, P. G. C. ; GOMES, J. T. S. . DIÁLOGO ENTRE O SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL BRASILEIRO E A CORTE INTERAMERICANA DE DIREITOS HUMANOS: UMA REALIDADE NOS DIAS ATUAIS?. REVISTA DA AJURIS - ASSOCIAÇÃO DOS JUÍZES DO RIO GRANDE DO SUL , 2017.
-
Leivas, P. G. C. . Access to treatment for phenylketonuria by judicial means in Rio Grande do Sul, Brazil'. Ciência e Saúde Coletiva (Impresso) , 2014.
-
LEIVAS, P. G. C. ; SCHAFER, G. ; RIOS, R. R. . EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA NO DIREITO BRASILEIRO: DO PARADIGMA INTEGRACIONISTA AO PARADIGMA DO DIREITO À UMA EDUCAÇÃO DIFERENCIADA. Revista da Ajuris , 2014.
-
Leivas, P. G. C. . Multiculturalismo e Direitos Humanos. 2014. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
Leivas, P. G. C. ; TREVISAN, L. M. ; SCHWARTZ, I. V. D. . Avaliação do Impacto da judicialização da Fenilcetonúria para o Sistema Único de Saúde no Rio Grande do Sul. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
Leivas, P. G. C. . O Estatuto do Índio diante do novo paradigma multiculturalista da Constituição Federal de 1988. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
LEIVAS, PAULO GILBERTO COGO . Prefácio. Rio de Janeiro, 2017. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.
-
Leivas, P. G. C. . Prefácio. Curitiba, 2015. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.
-
HECK, L. A. ; LEIVAS, P. G. C. ; LUDWIG, R. J. ; BALTAZAR Jr. J. P. ; PINERO, E. S. ; ALVES, W. ; CACHAPUZ, M. C. . Direito e moral. Porto Alegre: Livraria do Advogado, 2010. (Tradução/Artigo).
-
LEIVAS, P. G. C. . A correção e a fundamentação, em bases pragmático-universais, na aplicação do direito de igualdade geral 2009 (Tese de doutorado).
Outras produções
LEIVAS, P. G. C. ; SCHAFER, G. ; RIOS, R. R. ; BARGATO, F. F. ; GUEDES, I. P. ; SALAU, N. J. ; BIGOLIN NETO, P. ; SARTORI JUNIOR, D. . Pedido de ingresso como Amici Curiae no Recurso Ordinário em Mandado de Segurança n 29.087 formulado e apresentado pela Clínica de Direitos Humanos do UniRitter, Núcleo de Direitos Humanos da Unisinos, Terra de Direitos - Organização de Direitos Humanos e Cardozo Law School (NY) Instituto de Direitos Humanos e Holocausto. 2015.
LEIVAS, P. G. C. ; RIOS, R. R. ; SCHAFER, G. ; GUEDES, I. P. ; JOBIM, N. S. ; BIGOLIN NETO, P. ; BARGATO, F. F. ; SARTORI JUNIOR, D. . Pedido de ingresso como Amici Curiae no Recurso Extraordinário com Agravo n° 803.462 ? STF formulado e apresentado pela Clínica de Direitos Humanos do UniRitter, Núcleo de Direitos Humanos da Unisinos, Terra de Direitos - Organização de Direitos Humanos e Cardozo Law School (NY) Instituto de Direitos Humanos e Holocausto. 2015.
LEIVAS, P. G. C. . PARECER EMITIDO EM APELAÇÃO CÍVEL - MINISTÉRIO PÚBLICO FEDERAL PROCURADORIA REGIONAL DA REPÚBLICA DA 4a REGIÃO EGRÉGIA 4ª TURMA DO TRIBUNAL REGIONAL FEDERAL DA 4ª REGIÃO. 2015.
LEIVAS, P. G. C. ; RIOS, R. R. ; SCHAFER, G. ; GUEDES, I. P. ; JOBIM, N. S. . Representação para interposição de Ação Direita de Inconstitucionalidade em face da Lei Municipal n° 11.596. 2014.
LEIVAS, P. G. C. ; RIOS, R. R. ; SCHAFER, G. ; GUEDES, I. P. ; KRAUSE, R. R. ; SALAU, N. J. ; MATUSIAK, M. O. ; SILVA, R. ; SANTOS, R. H. ; FELDMANN, C. P. ; SPONCHIADO, T. . Documento com Informações complementares à OEA. 2013.
Leivas, P. G. C. ; RIOS, R. R. ; GUEDES, I. P. ; SILVA, R. ; SANTOS, R. H. ; KRAUSE, R. R. ; FELDMANN, C. P. ; SPONCHIADO, T. ; MATUSIAK, M. O. ; BONOTTO, A. C. ; SALAU, N. J. . Documento de Réplica à resposta apresentada pela União ao pedido de informações feito pela Comissão Interamericana de Direitos Humanos sobre as medidas que o Estado brasileiro deve tomar para assegurar a integridade e os direitos dos apenados do PCPA. 2013.
LEIVAS, P. G. C. ; RIOS, R. R. ; Gilberto Schafer ; GUEDES, I. P. . Representação ao Procurador Feral da República para fins de propositura de ação de descumprimento de preceito fundamental (ADPF) para ser declarada a inconstitucionalidade do tipo penal de pederastia tipificado no Código Penal Militar. Documento elaborado pela Clínica de Direitos Humanos da Uniritter. 2012.
LEIVAS, P. G. C. ; ALEGRE, A. P. ; MARQUES, A. C. ; TRINO, A. ; GODOY, R. ; SALGADO, C. ; MARQUES, O. S. . Propaganda de bebidas alcoólicas. 2015. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
LEIVAS, P. G. C. . A FUNÇÃO CONTRAMAJORITÁRIA DOS DIREITOS HUMANOS AFIRMADA PELO PODER JUDICIÁRIO BRASILEIRO: CASOS DE DIREITOS. 2012. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).
Leivas, P. G. C. . CURSO DIREITOS INTERCULTURAIS E TERRITORIAIS DOS POVOS INDÍGENAS. 2015. .
Leivas, P. G. C. . IX Curso de Ingresso e Vitaliciamento para Procuradores da República. 2013. .
Leivas, P. G. C. . O Direito Fundamental à alimentação no Presídio Central de Porto Alegre. 2013. (Orientação).
Leivas, P. G. C. . Análise da violação ao Direito Fundamental à alimentação no Presídio Central de Porto Alegre. 2013. (Orientação).
Leivas, P. G. C. . O Direito Fundamental à alimentação no Presídio Central de Porto Alegre - PCPA. 2013. (Orientação).
Leivas, P. G. C. . Análise da busca da responsabilidade internacional do governo brasileiro por violações de Direitos Humanos: a questão da saúde dos detentos do Presídio Central de Porto Alegre. 2013. (Orientação).
Leivas, P. G. C. . Clínica de Direitos Humanos: análise do artigo 235 do Código Penal Militar. 2013. (Orientação).
Leivas, P. G. C. . As violações do Direito à Vida das pessoas privadas de liberdade no Presídio Central de Porto Alegre. 2013. (Orientação).
Leivas, P. G. C. . Clínica de Direitos Humanos: análise do artigo 235 do Código Penal Militar. 2013. (Orientação).
LEIVAS, P. G. C. . O Ministério Público e o Modelo do Estado Democrático de Direito. 2005. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
OSORIO, L. ; VARGAS, M. L. ; LEIVAS, P. G. C. ; ALVES, M. ; et al . Defenda a Posse de Seu Terreno. 1993. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material Instrucional).
Projetos de pesquisa
-
2020 - Atual
As representações sociais de membros e membras do MPU sobre as desigualdades sociais: gênero, raça, classe e suas intersecções, Descrição: Em 2019, a Oxfam Brasil trouxe os resultados da segunda pesquisa de opinião sobre desigualdades no Brasil realizada com o Instituto Datafolha. Foram entrevistadas 2.086 pessoas em 130 municípios brasileiros, de todas as regiões do país, entre os dias 12 e 18 de fevereiro de 2019. Verificou que: O Brasil segue como um dos países mais desiguais do mundo. Os desafios são profundos. As desigualdades que enfrentamos vão para além da renda, das crises econômicas ou fiscais. Construímos uma sociedade que normalizou a existência de cidadãos e cidadãs de primeira e de segunda categorias, daqueles que têm direitos e dos que não têm. Um país onde morar em periferias ou ser negro e negra já define, de antemão, a qual categoria você pertence. A redução de desigualdades exige mudanças nas relações e representações sociais marcadas por formas múltiplas e sobrepostas de discriminação, intolerância e violência (de sexo, gênero e orientação sexual, cor, etnia, classe social, origem nacional e regional, entre outros). Os efeitos de tais sobreposições ou intersecções de desigualdades e discriminações devem ser considerados nas políticas públicas a favor do direito à igualdade e na atuação do Ministério Público. O Ministério Público, como instituição permanente, essencial à função jurisdicional do Estado, tem por incumbência defender a ordem jurídica, o regime democrático, os interesses sociais e individuais indisponíveis ( art. 127 da CF), considerando os objetivos fundamentais da República Federativa do Brasil: I ? construir uma sociedade livre, justa e solidária; II ? garantir o desenvolvimento nacional; III ? erradicar a pobreza e a marginalização e reduzir as desigualdades sociais e regionais IV ? promover o bem de todos, sem preconceitos de origem, raça, sexo, cor, idade e quaisquer outras formas de discriminação. Nesse quadro, este projeto de pesquisa indaga quais são as representações sociais dos/as integrantes do Ministério Público da União sobre as desigualdades sociais e quais as suas compreensões sobre o papel do Ministério Público para reduzi-las. A hipótese é de que os/as integrantes do MPU compartilham de muitas das representações sociais dominantes apresentadas na pesquisa da OSFAM, como, por exemplo, 53% acham que a linha de pobreza está entre R$ 701 e R$ 1.000; 58% duvidam que o trabalho equaliza chances dos mais pobres; 64% concordam que o fato de ser mulher impacta a renda; 72% acreditam que a cor da pele influencia a contratação por empresas; 71% concordam que a justiça é mais dura com negros; 86% discordam que mulheres deveriam se dedicar somente a cuidar da casa e dos filhos, e não trabalhar fora. Todavia, tratando-se de um grupo mais homogêneo, do ponto de vista da renda, da escolaridade, do sexo e da cor, é possível que as representações apresentem diferenças. A análise das convergências e divergências é importante para uma avaliação de como os/as integrantes da instituição se percebem e como são percebidos.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Paulo Gilberto Cogo Leivas - Integrante / Ela Wiecko Volkmer de Castilho - Coordenador.
-
2020 - Atual
A atuação do Poder Judiciário e do Ministério Público face a ofensiva antigênero, Descrição: No Brasil, nos últimos 20 anos, diversas demandas por igualdade de gênero e pelo reconhecimento de direitos da população GLBTI foram vitoriosas. Nos últimos anos, entretanto, há um forte movimento de reação e oposição aos direitos conquistados e às novas demandas postuladas. Essa reação provém de instituições e grupos religiosos e não-confessionais que usam como dispositivo retórico de mobilização os supostos perigos do que eles chamam ?ideologia de gênero?. Para esses grupos, a ideologia de gênero seria uma ameaça às famílias naturais, formadas por um casal heterossexual e com filhos biológicos, e à sexualidade natural, ou seja, homens e mulheres heterossexuais e cisgênerxs. Políticas educacionais e atividades artísticas que questionem os papéis de gênero socialmente construídos e promovam a visibilidade de LGBTIs passam a constituir alvos de ações midiáticas, políticas e judiciais desses grupos, inclusive por meio de estratégias que visam a provocar pânicos morais. Fala-se na suposta destruição da ?família?, no risco de sexualização precoce de crianças, em conflitos com valores cristãos, entre muitas outras afirmações. Motivadas por esses pânicos, diversas leis têm sido aprovadas para proibir discussão sobre gênero e diversidade sexual nas escolas e atos administrativos e decisões judiciais proíbem ou restringem atividades artísticas e literárias. No lado oposto, diversas organizações nos campos da educação, da arte, de direitos das mulheres e LGBTI, têm realizado advocacy em prol da liberdade de expressão, da liberdade de cátedra, da liberdade artística e pela manutenção dos direitos LGBTIs já conquistadas e continuidades das políticas que promovem a equidade de gênero. Muitas dessas demandas chegam aos Ministério Público, que tem promovido medidas extrajudiciais e/ou judiciais com aderindo ou rechaçando a ofensiva antigênero. Outras ações judiciais são propostas por associações e partidos políticos. Conhece-se pela mídia decisões judiciais que aderem à ofensiva antigênero e decisões que a rechaçam. Nesse contexto, o problema desta pesquisa é responder se e em que medida membros do Poder Judiciário e do Ministério Público estão aderindo às motivações dos movimentos que promovem a ofensiva antigênero.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Paulo Gilberto Cogo Leivas - Coordenador / Ela Wiecko Volkmer de Castilho - Integrante.
-
2019 - Atual
Intersexualidades e reconhecimento de sujeitos de direito: uma abordagem interdisciplinar, Descrição: Sujeitos intersexo apresentam corpos que não se enquadram nas definições culturais binárias masculinas ou femininas. Embora o Conselho Federal de Medicina - CFM utilize, na Resolução 1664/2003, a expressão ?anomalia do desenvolvimento sexual?, o termo intersex é adotado nesta pesquisa por ser considerado menos estigmatizante. A referida resolução prevê o acompanhamento de equipe multidisciplinar e da família, bem como participação da pessoa interessada na tomada de decisão sobre uma eventual definição de seu sexo em intervenções biomédicas. Atualmente, os ativismos intersex lutam para que cirurgias precoces de designação sexual sejam banidas e que se amplie as possibilidades de registro civil para além dos binarismos. Nesse contexto, este projeto de pesquisa visa a formular parâmetros bioéticos e jurídicos para o reconhecimento de direitos de pessoas intersex no Brasil. Para tanto, buscar-se-á promover um debate interdisciplinar entre eixos biomédico, linguístico, jurídico e ético a fim de realizar revisões bibliográficas a respeito de: (a) normas e decisões jurídicas, protocolos biomédicos e bioéticos relacionados às intervenções biomédicas nas pessoas intersex; (b) normas e decisões judiciais nacionais, estrangeiras e internacionais sobre registro civil de pessoas intersexo; (c) disputas terminológicas e suas implicações para subjetivação de pessoas intersexo. Além da elaboração de artigos científicos que visem a refletir sobre os direitos das pessoas intersex no contexto brasileiro, pretende-se redigir e apresentar representação às autoridades competentes para a promoção de medidas para a proteção dos direitos das pessoas intersex no Brasil.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Paulo Gilberto Cogo Leivas - Coordenador / RESADORI, ALICE HERTZOG - Integrante / Aline Aver Vanin - Integrante / Paula Sandrini Machado - Integrante / Alexandre do Nascimento Almeida - Integrante / Amanda de Almeida Schiavon - Integrante / Carlos Eduardo Alban - Integrante.
-
2014 - 2018
Direitos dos povos e comunidades tradicionais: direitos fundamentais coletivos ou direitos fundamentais individuais exercidos coletivamente, Descrição: O direito brasileiro acolhe instrumentos normativos que reconhecem direitos de povos e comunidades tradicionais. A Constituição Federal explicitamente reconhece direitos de povos indígenas (art. 231) e quilombolas (art. 68 ADCT). A Convenção 169 da OIT e o Decreto 6040 trazem uma definição mais ampla de modo a abranger outros povos que não os explicitamente constitucionalizados. Na filosofia política e moral discute-se a existência de direitos humanos coletivos. Pode se perguntar se esse debate tem repercussão na discussão da existência de direitos fundamentais coletivos ou de grupos e, por conseguinte, de direitos fundamentais coletivos de populações e comunidades tradicionais.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (4) . , Integrantes: Paulo Gilberto Cogo Leivas - Coordenador / Roger Raupp Rios - Integrante / Gilberto Schäfer - Integrante / Alessandra Quines - Integrante / Cláudio Kieffer Veiga - Integrante / Alexandre Lippel - Integrante., Número de produções C, T & A: 3
-
2012 - 2016
Estudo das Glicogenoses I e III: avaliação dos níveis de citocinas inflamatórias e de hepcidina e sua relação com variáveis clínicas, bioquímicas e nutricionais., Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Paulo Gilberto Cogo Leivas - Integrante / Ida Vanessa Doederlein Schwartz - Coordenador., Número de produções C, T & A: 1
-
2012 - 2013
ACESSO E ADESÃO AO TRATAMENTO DA FENILCETONÚRIA:AVALIAÇÃO DA JUDICIALIZAÇÃO E DO IMPACTO SOCIAL PARA OS PACIENTES E SUAS FAMÍLIAS E PARA O SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE, Descrição: Este projeto é uma parceria entre a Universidade UniRitter, o Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA) e o Hospital Materno Infantil Presidente Vargas (HMIPV), a qual contará com a colaboração de pesquisadores das Universidades da Pennsylvania e de Princenton, USA. O seu objetivo principal é a caracterização de aspectos sociais e econômicos associados ao fenômeno da ?judicialização da saúde? no Rio Grande do Sul (RS), tomando como modelo uma doença genética denominada Fenilcetonúria (PKU), e valendo-se, de forma inovadora, de uma avaliação sob a perspectiva dos pacientes/familiares. A PKU é uma das doenças inseridas no Programa Brasileiro de Triagem Neonatal e seu tratamento com fórmula metabólica específica de alto custo é normatizado por portaria específica e faz parte do componente especializado de assistência farmacêutica do Ministério da Saúde (MS), sendo seu fornecimento realizado pelos estados. Sendo assim, seria esperado, em nosso meio, que os pacientes com PKU apresentassem uma adesão satisfatória ao seu tratamento e que não se valessem da via judicial para terem acesso ao mesmo. Dados preliminares da equipe proponente, entretanto, indicam que esta não é a realidade. Duas das principais hipóteses que podem explicar estes achados, e que serão verificadas no presente estudo, são: 1) as razões que levam os pacientes/famílias com PKU a procurarem o auxílio do judiciário estão relacionadas aos fatores sociais e econômicos que influenciam a adesão ao seu tratamento; 2) a implementação do Centro de Referência para PKU no HCPA associou-se a uma menor busca do judiciário pelos pacientes/familiares com PKU. População/amostra em estudo: é uma amostra de conveniência que será composta por todos os pacientes com PKU acompanhados pelos dois Centros de Referência do RS ? HCPA e HMIPV (n= 140). Metodologia: O projeto será desenvolvido, basicamente, em três etapas principais: a) Etapa 1 (centrada na visão do paciente/família) ? Uma entrevista inicial, semi-estruturada,. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Paulo Gilberto Cogo Leivas - Coordenador / Ida Vanessa Doederlein Schwartz - Integrante / Maria Luiza Saraiva-Pereira - Integrante / Carolina F. Moura de Souza - Integrante / Cristina Brinckmann de Oliveira Netto - Integrante / Paula Regla Vargas - Integrante., Financiador(es): MCT/CNPq/MS-SCTIE-DECIT - Auxílio financeiro.
-
2007 - 2012
Mucopolissacaridose Tipo I e Doença de Fabry: Modelos para Avaliação de Tecnologias de Saúde e Construção de Políticas Envolvendo Doenças Órfãs e Tratamentos Inovadores no SUS, Descrição: Projeto desenvolvido em conjunto com o Departamento de Genética do Instituto de Biociências da UFRGS e com o Hospital de Clínicas de Porto Alegre.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Paulo Gilberto Cogo Leivas - Integrante / Ida Vanessa Doederlein Schwartz - Coordenador / Bárbara C Krug - Integrante / Ana Beatriz Braz de Almeida Bezerra de Miranda - Integrante / Tatiéle Nalin - Integrante / Dailor Sartori Júnior - Integrante / Alicia Dornelles - Integrante.
-
2007 - 2011
Eficácia, âmbito de proteção e restrições ao direito à alimentação, Descrição: O direito à alimentação, agora previsto no art. 6 da Constituição, deve ter o seu âmbito de atuação, conteúdo, eficácia e restrições definidos com base em uma teoria dos direitos fundamentais sociais apta a deslindar questões relativas à estrutura normativa do referido direito, inclusive no que respeita à aplicação da proporcionalidade no sentido da proibição da insuficiência ("Untermassverbot"). O projeto pretende colaborar para a execução dessa tarefa, a partir do exame da legislação nacional e das políticas públicas atualmente adotadas no Brasil, da jurisprudência nacional e estrangeira e das medidas aplicadas por órgãos internacionais de direitos humanos. Seus objetivos podem então ser assim elencados: a) descrever e examinar a eficácia de políticas públicas relativas ao direito à alimentação; b) examinar a repercussão do direito à alimentação sobre as disposições infraconstitucionais; c) analisar os limites e restrições ao direito à alimentação, inclusive os devidos a eventual aplicação da doutrina da "reserva do possível"; d) descrever e analisar a jurisprudência de tribunais estrangeiros e de decisões de órgãos internacionais de direitos humanos relativas ao direito à alimentação.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Paulo Gilberto Cogo Leivas - Coordenador., Financiador(es): Centro Universitário Ritter dos Reis - Bolsa.
-
2007 - 2008
O Ministério Público e a Promoção dos Direitos Fundamentais Sociais, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Paulo Gilberto Cogo Leivas - Coordenador.
Prêmios
2015
Láurea Excelsa por 5 ano de relevantes serviços prestados à causa do Ensino Superior no Centro Universitário Ritter dos Reis, Centro Universitário Ritter dos Reis.
2013
Prêmio Destaque UNITV concedido à Clínica de Direitos Humanos da UniRitter, da qual sou um dos coordenadores, UNITV (TV Universidade de Porto Alegre).
2001
Troféu Triângulo Rosa, por solidariedade e apoio aos direitos humanos dos homossexuais., Grupo Gay da Bahia.
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Ministério Público Federal, Procuradoria Regional da República. , Rua Otávio Francisco Caruso da Rocha, 800, Praia de Belas, 90010191 - Porto Alegre, RS - Brasil, Telefone: (51) 32162118, Fax: (51) 32162117
Experiência profissional
1996 - Atual
Ministério Público FederalVínculo: Membro, Enquadramento Funcional: Procurador da República, Regime: Dedicação exclusiva.
Atividades
-
01/2013
Conselhos, Comissões e Consultoria, Núcleo de Apoio Operacional da PFDC.,Cargo ou função, Coordenador.
-
03/2010
Conselhos, Comissões e Consultoria, 6ª Câmara de Coordenação e Revisão do MPF - Índios e Minorias.,Cargo ou função, Coordenador do GT Educação Indígena.
-
01/2007
Outras atividades técnico-científicas , Grupo de Trabalho Direitos Sexuais Reprodutivos, Grupo de Trabalho Direitos Sexuais Reprodutivos.,Atividade realizada, Membro.
-
01/2007
Outras atividades técnico-científicas , Grupo de Trabalho Direito Humano à Alimentação Adequada, Grupo de Trabalho Direito Humano à Alimentação Adequada.,Atividade realizada, Membro.
-
08/2009 - 11/2011
Conselhos, Comissões e Consultoria, Conselho Institucional do MPF.,Cargo ou função, Membro.
-
07/2002 - 05/2004
Direção e administração, Procuradoria da República do Rio Grande do Sul.,Cargo ou função, Procurador Regional dos Direitos do Cidadão.
2014 - Atual
Fundação Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto AlegreVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 40
2010 - 2017
Centro Universitário Ritter dos ReisVínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor
2003 - 2005
Centro Universitário Ritter dos ReisVínculo: Contratado, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 4
Atividades
-
03/2011 - 11/2017
Ensino, Mestrado em Direito, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Direito da Antidiscriminação, Teoria dos Direitos Humanos
-
01/2010 - 11/2017
Ensino, Direito, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Metodologia
-
08/2004 - 07/2005
Ensino, Direito, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Professor da disciplina de Direitos Fundamentais
-
01/2003
Ensino, Direito do Estado, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Professor da disciplina de Direitos Fundamentais
2005 - 2005
Universidade Federal do Rio Grande do SulVínculo: Livre, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 5
Atividades
-
01/2005
Ensino, Especialização Processo e Constituição, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Professor da disciplina de Direitos Fundamentais
2000 - 2010
Escola de Magistratura FederalVínculo: Livre, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 5
Atividades
-
03/2000
Ensino, Curso de Preparação à Magistratura Federal, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Professor da disciplina de Direito Constitucional
2005 - 2011
Escola Superior do Ministério PúblicoVínculo: Livre, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 5
Atividades
-
01/2008
Ensino, Prog. Pós-Graduação em Direito Público, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Direitos Fundamentais
-
06/2005
Ensino, Especialização em Direitos Difusos, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Professor da disciplina de Direitos Fundamentais
2003 - 2009
Escola Superior do Ministério Público da UniãoVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Coordenador do Núcleo Regional, Carga horária: 10
Atividades
-
07/2006 - 12/2008
Outras atividades técnico-científicas , Curso de Especialização em Direitos Humanos, Curso de Especialização em Direitos Humanos.,Atividade realizada, Coordenador Acadêmico.
-
10/2004 - 12/2005
Conselhos, Comissões e Consultoria, Núcleo da Procuradoria Regional da República - 4ª Região.,Cargo ou função, Coordenador substituto.
-
01/2003
Conselhos, Comissões e Consultoria, Comissão do Curso de Ingresso dos Procuradores da República.,Cargo ou função, Membro.
-
01/2000
Conselhos, Comissões e Consultoria, Núcleo da Procuradoria da República.,Cargo ou função, Coordenador substituto.
2009 - 2009
Faculdade de Desenvolvimento do Rio Grande do SulVínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Livre
Atividades
-
09/2009 - 09/2009
Ensino, Direito, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Aula Magna sobre "Direito Fundamental à Livre Orientação Sexual", 3 h/a.
2005 - 2005
Universidade de Caxias do SulVínculo: Livre, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 5
1996 - 1997
Universidade de Caxias do SulVínculo: Contratado, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 5
Atividades
-
05/2005 - 12/2005
Ensino, Especialização em Direito Previdenciário, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Professor da disciplina de Direitos Sociais
-
08/1996 - 12/1996
Ensino, Direito, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Professor da discisciplina de Direito Tributário e Fiscal
2004 - 2008
Instituto Superior de Filosofia BerthierVínculo: Livre, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 5
Atividades
-
06/2004 - 05/2008
Ensino, Especialização em Direitos Humanos, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Disciplina DH06 - Mecanismos e Instrumentos Nacionais de Direitos Humanos - 16 h/a (edição 2008 do Curso de Especialização)., Direitos Fundamentais
-
09/2006 - 09/2006
Ensino, Especialização em Direitos Humanos, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Mecanismos e Instrumentos Nacionais I - Aspectos Jurídicos Constitucionais
2006 - 2006
Faculdade Atlântico Sul de PelotasVínculo: Livre, Enquadramento Funcional: Professor Visitante, Carga horária: 0
Atividades
-
09/2006 - 09/2006
Ensino, Dir. Const. do Trabalho e da Previdência Social, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Princípios Constitucionais e Direitos Sociais
1999 - 1999
Saju Ufrgs DemahbVínculo: Contratado, Enquadramento Funcional: Advogado, Carga horária: 10
Atividades
-
03/1999 - 10/1999
Serviços técnicos especializados , Saju Ufrgs Demahb.,Serviço realizado, Advogado.
1994 - 1996
Tribunal Regional Federal 4ª RegiãoVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Técnico Judiciário, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Atividades
-
03/1995 - 09/1996
Serviços técnicos especializados .,Serviço realizado, Assistente Datilógrafo Titular.
-
02/1996 - 02/1996
Serviços técnicos especializados .,Serviço realizado, Chefe de Gabinete Substituto.
-
01/1995 - 02/1995
Serviços técnicos especializados , Tribunal Regional Federal 4ª Região.,Serviço realizado, Assistente Datilógrafo Substitituto.
1993 - 1994
Conselho da Ordem dos Advogados do BrasilVínculo: Autônomo, Enquadramento Funcional: Advogado
Outras informações:
Quadro de advogados em caráter provisório, no período de 17 de maio a 21 de setembro de 1993. Quadro de advogados em caráter definitivo: 07 de outubro de 1993 a 30 de agosto de 1994.
1991 - 1994
Projeto Mbya Guarani OngVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Advogado, Carga horária: 15
Outras informações:
As atividades nesta entidade compreenderam: atuação junto ao trabalho de regularização fundiária das terras indígenas no Estado do Rio Grande do Sul; defesa judicial e administrativa dos interesses das comunidades indígenas, tais como ações possessórias, processos administrativos demarcatórios, inquéritos policiais; assessoria jurídica junto as demais equipes de rabalho da referida entidade, tais como elaboração de pareceres e resposta a consultas na área do direito indigenista; palestra proferida no Curso de Formação de Profissionais de Saúde, que atuam junto às comunidades indigenas; participação em seminários de formação de lideranças indígenas.
Atividades
-
07/1991 - 09/1994
Serviços técnicos especializados , Projeto Mbya Guarani Ong.,Serviço realizado, Advogado.
1991 - 1993
Escritorio de AdvocaciaVínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 20
Outras informações:
Ataução na promoção e defesa de diversos procedimentos judiciais e administrativos, tais como: defesa dos ocupantes do Jardim dos Coqueiros (Av. Manoel Elias), tendo também desenvolvido atividades de formação dos líderes comunitários desta ocupação; defesa dos ocupantes na Vila União; promoção de ações judiciais (ações cautelares inominadas e mandados de segurança) pela Chapa de Oposição que disputou as eleições na Fracab; assessoria jurídica junto a assentamentos do Movimento dos Trabalhadores Sem-Terra do RS; diversas ações individuais, principalmente na área cível, versando direito à posse, propriedade, família, contratos, etc.
1990 - 1992
Programa de Assessoria Jurídica Popular OngVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Assistente, Carga horária: 20
Outras informações:
Atuação na Vila Maria da Conceição, tendo desenvolvido as seguintes atividades: assessoria jurídica da Associação de Moradores; patrocínio de ações individuais, versando sobre direito do trabalho, família, propriedade, posse, previdenciário etc.; defesa judicial de ocupantes do Conjunto Residencial IPE; grupo de estudos sobre usucapião constitucional e coletivo; participação em fóruns de discussão entre assessorias jurídicas ligadas ao movimento comunitário, como o Encontro Nacional realizado na PUC-SP, em 1990.
Atividades
-
01/1990
Serviços técnicos especializados , Programa de Assessoria Jurídica Popular Ong.,Serviço realizado, Assessoria jurídica.
2018 - Atual
Escola Superior do Ministério Público da UniãoVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Líder de Pesquisa
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Paulo Gilberto Cogo Leivas e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?