Olivette Rufino Borges Prado Aguiar

Possui graduação em Licenciatura Plena Em Educação Física pela Universidade Federal do Piauí-UFPI (1982), mestrado em Mestrado Em Educação pela Universidade Federal do Piauí (2002) e doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte- UFRN (2006). Atualmente é professora aposentada da Universidade Federal do Piauí e tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: educação infantil, formação de conceitos na perspectiva sóciohistórica, pesquisa colaborativa e brincar infantil.

Informações coletadas do Lattes em 17/09/2025

Acadêmico

Formação acadêmica

Doutorado em Educação

2003 - 2006

Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Título: REELABORANDO CONCEITOS E RESSIGNIFCANDO A PRÁTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Orientador: MARIA SALONILDE FERREIRA
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: APRENDIZAGEM; COLABORAÇÃO; Educação Infantil; CONSCIÊNCIA PROFISSIONAL; REFLEXÃO; PRÁTICA PEDAGÓGICA. Grande área: Ciências HumanasSetores de atividade: Educação Pré-Escolar e Fundamental.

Mestrado em Mestrado Em Educação

2000 - 2002

Universidade Federal do Piauí
Título: CONCEITOS DO PROFESSOR DE PICOS/PI:UMA ANÁLISE A LUZ DO PARADIGMA HISTÓRICO-CULTURAL,Ano de Obtenção: 2002
Orientador: PAULO RÔMULO DE OLIVEIRA FROTA
Palavras-chave: FORMAÇÃO DE CONCEITO; INTERNALIZAÇÃO; TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL; MEDIAÇÃO; ATIVIDADE; AÇÃO PEDAGÓGICA. Setores de atividade: Educação Pré-Escolar e Fundamental.

Especialização em Especialização Em Ensino

2000 - 2001

Universidade Federal do Piauí
Título: A EDUCAÇÃO E O ENSINO NAS VISÕES DE DURKHEIM E MARX

Graduação em Licenciatura Plena Em Educação Física

1977 - 1982

Universidade Federal do Piauí

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Italiano

Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem/Especialidade: Formação de professores.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Formação e desenvolvimento de conceitos na perspectiva sóciohistórica.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem.

Organização de eventos

AGUIAR, O. R. B. P ; OLIVEIRA, D. B. R . Encontro de Formação do Proinfantil. 2009. (Outro).

Participação em eventos

XV Encontro Nacional de Educação Infantil.Os Portifólios como instrumento de formação do educador infantil. 2012. (Encontro).

III Conferência Municipal de Educação de Teresina.Educação Infantil: Expectativas, Desafios e Possibilidades. 2010. (Seminário).

Reunião Executiva do PROINFANTIL. 2010. (Encontro).

Seminário Internacional sobre Avaliação da Qualidade da Educação Infantil. 2010. (Seminário).

Seminário Nacional de Administração Educacional.A Política de Educação Infantil no Contexto Atual. 2010. (Seminário).

Workshop.Resultados de avaliação de qualidade da educação Infantil. 2010. (Seminário).

19° Encontro de Pesquisa Educacional do Norte e Nordeste. O Educador Infantil: seus saberes e suas práticas. 2009. (Congresso).

19º EPENN. O EDUCADOR INFANTIL: SEUS SABERES E SUA PRÁTICA. 2009. (Congresso).

Congresso Internacional da Afirse V Colóquio Nacional. Entrecruzando olhares: os diários de aula como procedimento de pesquisa e formação profissional. 2009. (Congresso).

Encontro Nacional de Professores Formadores e Articuladores Pedagógicos do Programa Profinfantil.O papel do brincar na educação infantil. 2009. (Encontro).

Cooperare, Intraprendere, Ri-connoscere; soggettti e saperi nella mediazione sociale ed educativa; autoattivazione delle comunitá locali.Relatoria. 2008. (Oficina).

I SEMINÁRIO ESTADUAL DA UNDIME-PI.Educação Infantil na Sociedade Contemporânea: exigências e desafios. 2007. (Seminário).

IV Colóquio Nacional da Afirse- Secção Brasileira. A criança e o brincar; desvelando os nós da trama. 2007. (Congresso).

Pesquisa colaborativa: alternativa para pesquisa em educação e formação continuada de professores.Pesquisa colaborativa; alternativa para pesquisa em educação e formação continuada de professores. 2007. (Seminário).

II CONGRESSO DA FACULDADE DE EDUCAÇÃO SÃO FRANCISCO. O trabalho como atividade principal na vida adulta. 2006. (Congresso).

XIII COLÓQUIO INTERNACIONAL DA AFIRSE; III COLÓQUIO NACIONAL DA AFIRSE; SEÇÃO BRASILEIRA.XIII COLÓQUIO INTERNACIONAL DA AFIRSE, III COLÓQUIO NACIONAL DA AFIRSE; SEÇÃO BRASILEIRA. 2005. (Outra).

XI SEMANA DE HUMANIDADES DA UFRN.XI SEMANA DE HUMANIDADES DA UFRN. 2005. (Outra).

XI SEMINÁRIO DE PESQUISA DO CCSA.XI SEMINÁRIO DE PESQUISA DO CCSA. 2005. (Seminário).

A reflexão dialógica como ferramenta de ressignificação da prática pedagógica. III Encontro de Pesquisa em Educação da UFPI II Congresso Internacional em Educação. 2004. (Congresso).

X Seminário de Pesquisa do CCSA.X Seminário de Pesquisa do CCSA. 2004. (Seminário).

II Encontro de Pesquisa da UFPI.II Encontro de Pesquisa da UFPI. 2002. (Encontro).

XII Colóquio da Afirse- seção portuguesa. XII Colóquio da AFIRSE- Seção Portuguesa. 2002. (Congresso).

Participação em bancas

Aluno: ALCI MARCUS RIBEIRO BORGES

AGUIAR, O. R. B. P. Violência Sexual Contra Crianças e Adolescentes: O Silêncio da Escola. 2011. Dissertação (Mestrado em Mestrado Em Educação) - Universidade Federal do Piauí.

Aluno: Maria Carmem Bezerra Lima

SALES, L. C.;AGUIAR, O. R. B. P; SALES, C. S.. A qualidade na Educação Infantil nas representações sociais de professores da primeira infância. 2010. Dissertação (Mestrado em Mestrado Em Educação) - Universidade Federal do Piauí.

Aluno: Antonia Batista Marques

AGUIAR, O. R. B. P. Ha possibilidade do ensino de História desenvolver o pensamento teórico?. 2009. Dissertação (Mestrado em Mestrado) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Aída Teresa dos Santos Brito

AGUIAR, O. R. B. P. A aplicação de sistemas de comunicação na educação infantil em crianças com transtornos globais de desenvolvimento. 2008. Dissertação (Mestrado em Mestrado Em Educação) - Universidade Federal do Piauí.

Aluno: Carmem Lúcia de Sousa Lima

AGUIAR, O. R. B. P. Fazeres de gênero e fazeres pedagógicos; como se entrecruzam na educação infantil. 2008. Dissertação (Mestrado em Mestrado Em Educação) - Universidade Federal do Piauí.

Aluno: Alessandra Gonçalves Leite Saraiva

CARVALHO, M. V. C.;AGUIAR, O. R. B. P; IBIAPINA, I. M. L. M.. Concepções de Pedagogas em (Form)ação docente sobre a Psicologia da Educação. 2008. Dissertação (Mestrado em Mestrado Em Educação) - Universidade Federal do Piauí.

Aluno: Carlos Alberto Guilherme de Albuquerque

AGUIAR, O. R. B. P. Concepções e princípios que norteiam a formação continuada de professores de ensino médio; uma análise da política de formação de professores. 2007. Dissertação (Mestrado em Mestrado Em Educação) - Universidade Federal do Piauí.

Aluno: Jovina da Silva

AGUIAR, O. R. B. P. Inclusão do Programa TV escola na prática pedagógica de professores de ensino médio da escola pública em Teresina. 2007. Dissertação (Mestrado em Mestrado Em Educação) - Universidade Federal do Piauí.

Aluno: Francisca da Costa Brito

AGUIAR, O. R. B. P. Docência no ensino fundamental; refletindo sobre a prática profissional. 2007. Dissertação (Mestrado em Mestrado Em Educação) - Universidade Federal do Piauí.

Aluno: Joana D' Arc Alves Rosal Adad

AGUIAR, O. R. B. P. Prática Pedagógica Alfabetizadora; contexto de aprendizagens docentes. 2007. Dissertação (Mestrado em Mestrado Em Educação) - Universidade Federal do Piauí.

Aluno: Ariete Inês Minetto

AGUIAR, O. R. B. P. A Clínica Integrada do Curso de Fisioterapia da UNESC como Instrumento de Ensino Aprendizagem. 2007. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Extremo Sul Catarinense.

Aluno: Ceneli de Freitas Gastaldon

AGUIAR, O. R. B. P. Fatores que influenciam na Escolha da Profissão no Ensino Superior: um estudo de caso na cidade de Criciúma-SC. 2007. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Extremo Sul Catarinense.

Aluno: Evani Almeida de Souza Pinto

AGUIAR, O. R. B. P. A brincadeira como recurso pedagógico no processo ensino-aprendizagem; um cotejamento das principais abordagens. 2006 - Universidade Federal do Piauí.

Aluno: Marta Maria Silva de Faria Wanderley

AGUIAR, O. R. B. P. Brinquedos e brincadeiras de séries iniciais; um olhar sobre a ludicidade. 2006 - Universidade Federal do Piauí.

Aluno: Diana Maria Rodrigues da Silva

AGUIAR, O. R. B. P. O uso dos jogos e das brincadeiras no ensino de matemática na educação infantil. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Plena em Pedagogia) - Universidade Federal do Piauí.

Aluno: Leidiane de Oliveira Lima

AGUIAR, O. R. B. P. Concepção de Estudantes em Formação Docente sobre a Psicologia da Educação. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Piauí.

Aluno: Graciele Bona Lira

AGUIAR, O. R. B. P. A Inclusão de uma Aluna com Paralisia Cerebral na Rede Regular de Ensino de Campo Maior: Um Estudo de Caso. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Piauí.

Aluno: Jessica Rodrigues Santos

AGUIAR, O. R. B. P. O Processo de Inclusão de Aluno com Paralisia Cerebral: Um Estudo de Caso. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Piauí.

Aluno: Aline Socorro dos Santos Lima

AGUIAR, O. R. B. P; LIMA, M. G. S. B; LOPES, A. P. C.. Sim salabim! todo mundo olhe pra mim. O na sala de aula, o currículo oculto na educação infantil. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Piauí.

Aluno: Aline Daniela Rodrigues de Sousa

AGUIAR, O. A.;AGUIAR, O. R. B. P; QUEIROZ, M. M. A.. Música na Educação Infantil. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Piauí.

Aluno: Francisco José Fernandes de Oliveira

AGUIAR, O. R. B. P. A Afetividade no Discurso de Professores do Ensino Fundamental. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Piauí.

Aluno: Raquel Teixeira de Sousa

AGUIAR, O. R. B. P. O Ensino e a Aprendizagem da Escrita para Alunos com Deficiência Intelectual. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Piauí.

Aluno: Rossiane Silva Leão

AGUIAR, O. R. B. P. A Afetividade no Contexto da Alfabetização de Crianças do Meio Rural de Teresina: Um Estudo de Caso. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Piauí.

Aluno: Márcia Andréia Borges Lima

AGUIAR, O. R. B. P. Os Significados dos Desenhos de Crianças da Educação Infantil. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Piauí.

Aluno: Letícia Ribeiro dos Santos

BOMFIM, M. C. A.;AGUIAR, O. R. B. P; VIANA, L. F. N. S.. O fenômeno das violências na Unidade Escolar "Oitizeiro": relações entre os membros da comunidade escolar e suas representações sobre a violência.. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Plena em Pedagogia) - Universidade Federal do Piauí.

Aluno: Leila Sandra Santos Pereira

AGUIAR, O. R. B. P. A hiperatividade infantil na segunda série do ensino fundamental nas escolas públicas municipais de Teresina. 2007 - Universidade Federal do Piauí.

Aluno: Amanda Karyne Silva Nunes

AGUIAR, O. R. B. P. A visão étnico-racial no curso de licenciatura plena em Pedagogia; uma reflexão sobre a igualdade e cidadania. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Piauí.

Aluno: Maria Madalena Oliveira

AGUIAR, O. R. B. P. A indisciplina na escola e os fatores que a influenciam: o ponto de vista de alunos e professores. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Piauí.

Aluno: Karini Viana Resende

AGUIAR, O. R. B. P. A indisciplina escolar e a sua relação com a família. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Piauí.

Aluno: Maria do Disterro Rosendo Lima

AGUIAR, O. R. B. P. O que é saber? a noção dos professores do Ensino Fundamental das séries iniciais. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Piauí.

Aluno: Adriana Caetano Ursulino

AGUIAR, O. R. B. P. Formação continuada e suas implicações na prática pedagógica dos professores das séries iniciais do ensino fundamental. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Piauí.

Aluno: Sonia Alves de Castro

AGUIAR, O. R. B. P. A Contribuição da Didática para a Prática Docente dos Professores formados em Pedagogia pela Universidade Federal do Piauí. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Piauí.

Aluno: Lilian Oliveira Pereira

AGUIAR, O. R. B. P. Formação de professores; história de vida de alunas do Curso de Licenciatura Plena em Pedagogia. 2006.

CARVALHO, D. B.; SALES, C. S.; GURGEL, C. R.;AGUIAR, O. R. B. P. Concurso de provas e títulos para Docente da carreira do Magistério Superior na área de Fundamentos da Educação. 2010. Universidade Federal do Piauí.

O. Gleice Ribeiro;AGUIAR, O. R. B. P; BARROS, R. F. M.. Banca Examinadora. 2009. Universidade Federal do Piauí.

O. Gleice Ribeiro; BARROS, R. F. M.;AGUIAR, O. R. B. P. Concurso público de provas e títulos para o cargo de docente do magistério superior na área de Biologia Geral. 2009. Universidade Federal do Piauí.

BARBOSA, R.; MOURA, F. F. S.; FONSECA NETO, J. D.;AGUIAR, O. R. B. P. Concurso Público de provas e títulos para cargo de docente do magistério superior da área de Térmica e Fluido. 2009. Universidade Federal do Piauí.

AGUIAR, O. R. B. P; PARANHOS, J. D. N.; SILVA, N. O.. Concurso Público de provas e títulos para o cargo de Professor Casse Assistente, Nível I. 2008. Universidade Federal do Piauí.

AGUIAR, O. R. B. P. Comissão de seleção para professor substituto. 2007. Universidade Federal do Piauí.

SALES, C. S.;AGUIAR, O. R. B. P; IBIAPINA, I. M. L. M.. Seleção para Professor Substituto, Classe Auxiliar, Nível 1 TP-20. 2007. Universidade Federal do Piauí.

AGUIAR, O. R. B. P; LUSTOSA, A. V. M.; SILVA, M. G. D. F.. Seleção para professor substituto. 2006. Universidade Federal do Piauí.

AGUIAR, O. R. B. P. Seleção para professor substituto. 2003. Universidade Federal do Piauí.

AGUIAR, O. R. B. P. Seleção para professor substituto. 2003. Universidade Estadual do Piauí.

AGUIAR, O. R. B. P; CORTEZ, B. C.; SOARES, L. S. L.; SILVA, M. S. B.. Comissão de Seleção de Monitoria. 2011. Universidade Federal do Piauí.

AGUIAR, O. A.;AGUIAR, O. R. B. P; COELHO, P. J. P.; LIMA, M. D. F.. Representante Docente do Colegiado do Curso de Artes Visuais. 2010. Universidade Federal do Piauí.

AGUIAR, O. R. B. P; DINIZ, Z. N.; MARINHO, L. C.. Comissão de Sindicância. 2009. Universidade Federal do Piauí.

AGUIAR, O. R. B. P; LUSTOSA, A. V. M.; SOUZA, L. M.. Comissão de revisão. 2009. Universidade Federal do Piauí.

PIRES, L. G.; CARVALHO SOBRINHO, J. B.;AGUIAR, O. R. B. P. Comissão de Sindicância. 2009. Universidade Federal do Piauí.

FERREIRA, L. H. B.;AGUIAR, O. R. B. P; BARBOSA, D. P.. Comissão Eleitora para escolha de Coordenador e Sub-coordenador do Curso de Pedagogia. 2008. Universidade Federal do Piauí.

AGUIAR, O. R. B. P; LUSTOSA, A. V. M.; SOUSA, L. M.. Comissão de revisão. 2008. Universidade Federal do Piauí.

AGUIAR, O. R. B. P; GURGEL, C. R.. Comissão eleitoral. 2007. Universidade Federal do Piauí.

ARAUJO, F. A. B.;AGUIAR, O. R. B. P; NOGUEIRA, G. D.. Comissão de sindicância. 1999. Universidade Federal do Piauí.

SOUSA, Ana Teresa;AGUIAR, O. R. B. P; COSTA, J. F.. Comissão eleitoral. 1999. Universidade Federal do Piauí.

Orientou

Maria Gardene das Chagas Carvalho

Jogo e Educação infantil; Início: 2008; Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação Infantil) - Universidade Federal do Piauí; (Orientador);

Sandra Vieira Lopes

Esquema corporal e linguagem na Educação Infantil; Início: 2008; Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação Infantil) - Universidade Federal do Piauí; (Orientador);

Rosilene Pereira Goes

Psicomotricidade na Educação Infantil; desafios e possibilidades; Início: 2008; Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação Infantil) - Universidade Federal do Piauí; (Orientador);

Juliana de Abreu Barradas

Monografia; Início: 2007; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Piauí; (Orientador);

ANA LAYSE SILVA SANTIAGO

Monografia; Início: 2007; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Piauí; (Orientador);

Nayra Maria da Costa

Jogos, brincadeiras e brinquedos na educação infantil; Início: 2006; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Piauí; (Orientador);

Leidiane Maciel Santana

O lúdico no processo ensino-aprendizagem; a importância do brinquedo na sala de aula; Início: 2006; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Piauí; (Orientador);

Leidiane de Oliveira Lima

O brincar e o desenvolvimento da percepção e atenção na educação infantil; Início: 2008; Iniciação científica (Graduando em Pedagogia) - Universidade Federal do Piauí, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Piauí; (Orientador);

Leila Raquel da Costa Martins

As implicações do brincar na aprendizagem e desenvolvimento da criança; 2009; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Psicologia da Educação) - Universidade Federal do Piauí; Orientador: Olivette Rufino Borges Prado Aguiar;

Maria de Jesus da Silva de Carvalho

O brincar e a educação infantil; 2009; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Psicologia da Educação) - Universidade Federal do Piauí; Orientador: Olivette Rufino Borges Prado Aguiar;

Irene Araújo da Costa

A importância da brinquedoteca na educação infantil; 2009; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação Infantil) - Universidade Federal do Piauí; Orientador: Olivette Rufino Borges Prado Aguiar;

Ana Lúcia Baldoíno

O educador infantil e sua prática; 2009; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação Infantil) - Universidade Federal do Piauí; Orientador: Olivette Rufino Borges Prado Aguiar;

Isabel Maria Santos Uchôa

A dimensão lúdica no processo educativo; 2009; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação Infantil) - Universidade Federal do Piauí; Orientador: Olivette Rufino Borges Prado Aguiar;

Rejane Moreira Andrade

A educação psicomotora no processo de ensino-aprendizagem na educação infantil; 2009; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação Infantil) - Universidade Federal do Piauí; Orientador: Olivette Rufino Borges Prado Aguiar;

Danielle Menezes Cruz

Psimotricidade e sua relação com a Educação Infantil; 2009; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação Infantil) - Universidade Federal do Piauí; Orientador: Olivette Rufino Borges Prado Aguiar;

Eline de Sousa Silva

Brinco e aprendo na educação infantil; 2009; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação Infantil) - Universidade Federal do Piauí; Orientador: Olivette Rufino Borges Prado Aguiar;

Irene Araújo Costa

O papel da brincadeira no desenvolvimento infanil; 2009; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação Infantil) - Universidade Federal do Piauí; Orientador: Olivette Rufino Borges Prado Aguiar;

Irene Araújo Costa

O papel da brincadeira no desenvolvimento infanil; 2009; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação Infantil) - Universidade Federal do Piauí; Orientador: Olivette Rufino Borges Prado Aguiar;

Iracilda Maria Araújo de Sousa

A utilização dos jogos, brinquedos e brincadeiras no infantil IV da Escola Coração Imaculada de Maria; 2009; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação Infantil) - Universidade Federal do Piauí; Orientador: Olivette Rufino Borges Prado Aguiar;

Sávia Maria Alves de Siqueira

O lado prazeroso dos jogos: a possibilidade de aprender brincando; 2009; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação Infantil) - Universidade Federal do Piauí; Orientador: Olivette Rufino Borges Prado Aguiar;

Rosângela Durval de Brito Pereira

O jogo e a brincadeira na educação infantil; 2009; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação Infantil) - Universidade Federal do Piauí; Orientador: Olivette Rufino Borges Prado Aguiar;

Sandra Vieira Lopes

Esquema corporal e linguagem na Educação Infantil; 2008; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação Infantil) - Universidade Federal do Piauí; Orientador: Olivette Rufino Borges Prado Aguiar;

Maria Gardene das Chagas Carvalho

Jogo e Educação infantil; 2008; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação Infantil) - Universidade Federal do Piauí; Orientador: Olivette Rufino Borges Prado Aguiar;

Rosilene Pereira Goes

Psicomotricidade na Educação Infantil; desafios e possibilidades; 2008; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação Infantil) - Universidade Federal do Piauí; Orientador: Olivette Rufino Borges Prado Aguiar;

Erinelda Maria de Carvalho

A importância do lúdico no processo ensino-aprendizagem; 2007; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação Infantil) - Universidade Federal do Piauí; Orientador: Olivette Rufino Borges Prado Aguiar;

Elismária Menezes Mendes

A importância do jogo e do brinquedo na Educação Infantil; um suporte para futuras aquisições; 2007; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação Infantil) - Universidade Federal do Piauí; Orientador: Olivette Rufino Borges Prado Aguiar;

Raimunda Nonata Mourão Santos

A importância da brinquedoteca na educação; 2007; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação Infantil) - Universidade Federal do Piauí; Orientador: Olivette Rufino Borges Prado Aguiar;

Elisângela Ribeiro Martins Silva

Grafismo infantil; a evolução do desenho infantil em crianças de 0 a 6 anos; 2007; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação Infantil) - Universidade Federal do Piauí; Orientador: Olivette Rufino Borges Prado Aguiar;

Sergiany Macedo da Costa

O lúdico e as dificuldades de aprendizagem; 2007; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Psicologia da Educação) - Universidade Federal do Piauí; Orientador: Olivette Rufino Borges Prado Aguiar;

Daniela Fontineles Costa

O Brincar e a Prática Pedagógica na Educação Infantil; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Piauí; Orientador: Olivette Rufino Borges Prado Aguiar;

Claudiana Neiva Barbosa

A visão dos professores acerca das atividades lúdicas como estratégia de aprendizagem no Ensino Fundamental; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura Plena em Pedagogia) - Universidade Federal do Piauí; Orientador: Olivette Rufino Borges Prado Aguiar;

Kaline Saraiva da Silva

Os jogos, brinquedos e brincadeiras como elemento mediador da aprendizagem na Educação Infantill; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura Plena em Pedagogia) - Universidade Federal do Piauí; Orientador: Olivette Rufino Borges Prado Aguiar;

ANA LAYSE SILVA SANTIAGO

A importância do lúdico no desenvolvimento da criança; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura Plena em Pedagogia) - Universidade Federal do Piauí; Orientador: Olivette Rufino Borges Prado Aguiar;

Luzinete Rodrigues da Silva

As atividades no processo ensino-aprendizagem de crianças de zero a cinco anos de idade; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura Plena em Pedagogia) - Universidade Federal do Piauí; Orientador: Olivette Rufino Borges Prado Aguiar;

Leidiane Maciel Santana

O lúdico no processo de ensino e aprendizagem; a importância do brincar na sala de aula; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Piauí; Orientador: Olivette Rufino Borges Prado Aguiar;

Juliana de Abreu Barradas

Lúdico e Educação Infantil; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura Plena em Pedagogia) - Universidade Federal do Piauí; Orientador: Olivette Rufino Borges Prado Aguiar;

Nayra Maria da Costa

A importância do Lúdico no Processo de ensino e aprendizagem escolar; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Piauí; Orientador: Olivette Rufino Borges Prado Aguiar;

Glaucia Nonato Porto

Monografia; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Piauí; Orientador: Olivette Rufino Borges Prado Aguiar;

Paula de Castro Brandão

Monografia; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Piauí; Orientador: Olivette Rufino Borges Prado Aguiar;

Cleylce Santana da Silva

As concepções do professor sobre o lúdico na aprendizagem de crianças de 4 a 5 anos; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia Habilitação Magistério) - Universidade Federal do Piauí; Orientador: Olivette Rufino Borges Prado Aguiar;

Leidiane de Oliveira Lima

o BRINCAR E O DESENVOLVIMENTO DA PERCEPÇÃO E ATENÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL; 2009; Iniciação Científica; (Graduando em Pedagogia) - Universidade Federal do Piauí, Universidade Federal do Piauí; Orientador: Olivette Rufino Borges Prado Aguiar;

Leidiane de Oliveira Lima

O BRINCAR E O DESENVOLVIMENTO DA PERCEPÇÃO E ATENÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL; 2008; Iniciação Científica; (Graduando em Pedagogia) - Universidade Federal do Piauí, Universidade Federal do Piauí; Orientador: Olivette Rufino Borges Prado Aguiar;

Patrícia Pizzigatti Klein

Monitoria; 2010; Orientação de outra natureza - Universidade Federal do Piauí; Orientador: Olivette Rufino Borges Prado Aguiar;

Patrícia Pizzigatti Klein

Programa de Monitoria; 2009; Orientação de outra natureza; (Licenciatura Plena em Pedagogia) - Universidade Federal do Piauí, Ministério da Educação; Orientador: Olivette Rufino Borges Prado Aguiar;

Aldelândia Aldenora Rodrigues

Programa de Monitoria; 2003; Orientação de outra natureza; (Pedagogia Habilitação Magistério) - Universidade Federal do Piauí; Orientador: Olivette Rufino Borges Prado Aguiar;

Edna Maria Rodrigues de Moura

Programa de Monitoria; 2003; Orientação de outra natureza; (Pedagogia Habilitação Magistério) - Universidade Federal do Piauí; Orientador: Olivette Rufino Borges Prado Aguiar;

Produções bibliográficas

  • AGUIAR, O. R. B. P ; FERREIRA, M. S. . Brinquedo e atividade principal; o lugar do brincar na educação infantil. Linguagem, Educação e Sociedade (UFPI) , Teresina, v. 13, p. 82-91, 2005.

  • AGUIAR, O. R. B. P . Idéias e temporalidades; a educação e o ensino nas visões de Durkheim e Marx. Linguagem, Educação e Sociedade (UFPI) , Teresina, v. 10, p. 56-66, 2004.

  • AGUIAR, O. R. B. P . Educação Física e atividade; uma relação necessária. Linguagem, Educação e Sociedade (UFPI) , v. 07, p. 32-39, 2002.

  • AGUIAR, O. R. B. P ; FROTA, P. R. O. . Vygotsky e a abordagem sócio-histórica. Revista de Ciências Humanas (Criciúma) , v. 8, p. 61-77, 2002.

  • LIMA, E. S. (Org.) ; QUEIROZ, M. M. A. (Org.) ; HONORIO, M. G. (Org.) ; AGUIAR, O. R. B. P (Org.) ; HONORIO, T. C. T. S. (Org.) . EDUCAÇÃO INFANTIL; reflexões sobre a formação docente e as práticas educativas. 1ª. ed. Teresina: , 2013. 266p .

  • AGUIAR, O. R. B. P . Conceitos de educação física dos professores de Picos-PI à luz do paradigma sóciohistórico. 1. ed. Teresina: EDUFPI, 2002. v. 400. 156p .

  • AGUIAR, O. R. B. P . O que fazer com o corpo na escola?. In: Elmo de Souza Lima; Marta Maria Azevedo Queiroz; Mirtes Gonçalves Honório; Olivette Rufino Borges Prado Aguiar; Teresa Christina Tôrres Silva Honório. (Org.). EDUCAÇÃO INFANTIL; reflexões sobre a formação docente e as práticas educativas. 1ªed.Teresina: EDUFPI, 2013, v. , p. 183-200.

  • SILVA, Clêania de Sales ; AGUIAR, O. R. B. P . A teoria behaviorista de Skinner. In: Maria Vilani Cosme de Carvalho; Kelma Socorro Alves Lopes de Matos. (Org.). Psicologia da Educação: Teorias do desenvolvimento e da aprendizagem em discussão. Fortaleza: Edições UFC, 2009, v. , p. 44-80.

  • AGUIAR, O. R. B. P . Videoteipe e formação: que relação é essa?. In: Eduardo Américo Loureiro Junior; Ivana Maria Lopes de Melo Ibiapina. (Org.). Videoformação, reflexividade crítica e colaboração. Belo Horizonte: Autêntica, 2008, v. , p. 49-67.

  • AGUIAR, O. R. B. P . Como e porque aprendemos. In: Maria Salonilde Ferreira; Paulo Rômulo de Oliveira Frota. (Org.). MAPAS E REDES CONCEITUAIS: REESTRUTURANDO CONCEPÇÕES DE ENSINAR E APRENDER. Teresina: EDUFPI, 2008, v. , p. 35-56.

  • AGUIAR, O. R. B. P ; FERREIRA, M. S. . Ciclo de Estudos Reflexivos: uma estratégia de desenvolvimento profissional docente. In: Ivana Maria Lopes de Melo Ibiapina; Márcia Maria Gurgel Ribeiro; Maria Salonilde Ferreira. (Org.). Pesquisa em Educação; múltiplos olhares. 1ed.Brasília: Liber Livro Editora Ltda, 2007, v. , p. 73-92.

  • AGUIAR, O. R. B. P . O HOMEM; um ser em atividade construindo conceitos. In: Paulo Rômulo de Oliveira Frota. (Org.). Do cotidiano à formação de professores. 1ed.Teresina: EDUFPI, 2003, v. , p. 29-41.

  • AGUIAR, O. R. B. P . O EDUCADOR INFANTIL: SEUS SABERES E SUA PRÁTICA. In: 19º EPENN, 2009, João Pessoa. 19º EPENN: ENCONTRO DE PESQUISA EDUCACIONAL DO NORTE E NORDESTE, 2009.

  • AGUIAR, O. R. B. P . Entrelaçando fios, desfazendo nós; o ser e o fazer na educação infantil. In: IX Encontro de Pesquisa em Educação da ANPED Centro-Oeste, 2008, Brasília. 9º Encontro de Pesquisa em Educação da ANPED Centro-Oeste, 2008.

  • AGUIAR, O. R. B. P . A criança e o brincar; desvelando os nós da trama. In: IV Colóquio Nacional da Afirse-Secção Brasileira, 2007, Natal. Epistemologia das Ciências da Educação, 2007.

  • AGUIAR, O. R. B. P . Um olhar alternativo para a formação de professores. In: II ENCONTRO INTERDISPLINAR DE PESQUISA EM PICOS, 2006, Picos. II ENCONTRO INTERDISCIPLINAR DE PESQUISA EM PICOS. Teresina: EDUFPI. v. 01. p. 109-124.

  • AGUIAR, O. R. B. P . O conhecimento como processo;ressignificando o conceito de educação infantil. In: IV Encontro de pesquisa em educação da UFPI- apesquisa como mediação de práticas educativas, 2006, Teresina. A pesquisa como mediação de práticas sócioeducativas. Teresina-PI: EDUFPI, 2006.

  • AGUIAR, O. R. B. P . INVESTIGAÇÃO COLABORATIVA; um olhar alternativo para a formação continuada do professor. In: XIII COLÓQUIO INTERNACIONAL DA AFIRSE E III COLÓQUIO NACIONAL DA AFIRSE- SEÇÃO BRASILEIRA, 2005, Manaus. XIII COLÓQUIO INTERNACIONAL DA AFIRSE; Diversidade, Inclusão e Desenvolvimento Sustentável. Manaus: EDUFAM, 2005.

  • AGUIAR, O. R. B. P . DESENHANDO PERFÍS; as professoras e seus saberes. In: XI SEMINÁRIO DE PESQUISA DO CCSA, 2005, Natal. XI SEMINÁRIO DE PESQUISA DO CCSA-UNIVERSIDADE, DEMOCRACIA E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL, 2005.

  • AGUIAR, O. R. B. P . INVESTIGAÇÃO COLABORATIVA; A CONSTRUÇÃO COMPARTILHADA DE SIGNIFICADOS. In: II COLÓQUIO INTERNACIONAL POLÍTICAS E PRÁTICAS CURRICULARES; Impasses, Tendências e Perspectivas, 2005, João Pessoa. Anais (Colóquio Internacional Políticas e Práticas Curriculares. CD-Rom). João Pessoa, 2005.

  • AGUIAR, O. R. B. P . A reflexão dialógica como ressignificação da prática pedagógica. In: III ENCONTRO DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO II CONGRESSO INTERNACIONAL EM EDUCAÇÃO, 2004, Teresina. PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E POLÍTICAS DE INCLUSÃO.

  • AGUIAR, O. R. B. P . Reelaborando conceitos e ressignificando práticas; o desafio de um projeto de educação continuada. In: X SEMINÁRIO DE PESQUISA DO CCSA; a Universidade e os Desafios Contemporâneos, 2004, Natal. X SEMINÁRIO DE PESQUISA DO CCSA; a Universidade e os Desafios Contemporâneos.

  • AGUIAR, O. R. B. P ; FROTA, P. R. O. . Educação Física em questão; resgate histórico e evolução conceitual. In: II ENCONTRO DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO DA UFPI, 2002, Teresina. II ENCONTRO DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO DA UFPI.

  • AGUIAR, O. R. B. P . A Investigação Colaborativa e o uso do Vídeo Teipe; projetando e pensando a prática. In: XI SEMANA DE HUMANIDADES DA UFRN, 2005, Natal. XI Semana de Humanidades. Natal: EDURN, 2005.

  • AGUIAR, O. R. B. P ; MELO, K. R. A. . Os portifólios como instrumentos de formação do educador infantil. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • AGUIAR, O. R. B. P . O que é o proinfantil. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • AGUIAR, O. R. B. P . O brincar e o desenvolvimento da percepção e atenção na educação infantil. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • AGUIAR, O. R. B. P . Educação Infantil: Expectativas, Desafios e Possibilidades. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • AGUIAR, O. R. B. P . A Política de Educação Infantil no Contexto Atual. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • AGUIAR, O. R. B. P . A Política de Educação Infantil no Contexto Atual. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • AGUIAR, O. R. B. P . O EDUCADOR INFANTIL: SEUS SABERES E SUA PRÁTICA. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • AGUIAR, O. R. B. P . A Criança e o Brincar: desvelando os nós da trama. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • AGUIAR, O. R. B. P ; FROTA, P. R. O. . Pesquisa colaborativa, um novo paradigma. 2007. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • AGUIAR, O. R. B. P . Um olhar alternativo para a formação de professores. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • AGUIAR, O. R. B. P . O conhecimento como processo;ressignificando o conceito de educação infantil. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • AGUIAR, O. R. B. P . Desenhando perfís; as professoras e seus saberes. 2005. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • AGUIAR, O. R. B. P . Investigação colaborativa; a construção compartilhada de significados. 2005. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • AGUIAR, O. R. B. P . A reflexão dialógica como ressignificação da prática pedagógica. 2004. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • AGUIAR, O. R. B. P . Reelaborando conceitos e ressignificando práticas; o desafio de um projeto de educação continuada. 2004. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • AGUIAR, O. R. B. P . Educação Física em questão; resgate histórico e evolução conceitual. 2002. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Outras produções

AGUIAR, O. R. B. P . Educação de valores sociais e educacionais transmitidos pelo aspecto folclórico lenda, na educação infantil. 2012.

AGUIAR, O. R. B. P . O Programa Alfa e Beto de Alfabetização em Teresina: conflitos entre o ter e o fazer. 2012.

AGUIAR, O. R. B. P . A aplicação de sistemas de comunicação na educação infantil em crianças com transtornos globais de desenvolvimento. 2012.

AGUIAR, O. R. B. P . Reflexões sobre o processo de alfabetização. 2010.

AGUIAR, O. R. B. P . Consultor (a) ad hoc. 2010.

AGUIAR, O. R. B. P . Prática pedagógica da educação física na educação infantil: contribuições de Edward P. Thompson à formação de professores. 2010.

AGUIAR, O. R. B. P . Motivos que levam o professor a escolher a profissão: discussão teórica e prática com foco na Educação Infantil. 2009.

AGUIAR, O. R. B. P . Parecerista Ad hoc. 2012.

AGUIAR, O. R. B. P . Parecerista Ad hoc. 2012.

AGUIAR, O. R. B. P ; OLIVEIRA, D. B. R . PROINFANTIL: Formação de Professores Formadores, Tutores, Articulador Pedagógico e Assessor Técnico Pedagógico. 2010.

AGUIAR, O. R. B. P ; OLIVEIRA, D. B. R . Formação de Professores Formadores, Tutores, Articulador Pedagógico e Assessor Técnico do Proinfantil. 2009.

AGUIAR, O. R. B. P . Parecerista Ad hoc. 2009.

AGUIAR, O. R. B. P . Especialização em Educação Infantil. 2007.

AGUIAR, O. R. B. P . Especialização em Educação Infantil. 2006.

AGUIAR, O. R. B. P . A REFLEXÃO DIALÓGICA COMO RESSIGNIFICAÇÃO DA PRÁTICA PEDAGÓGICA; um projeto de educação continuada. 2004.

AGUIAR, O. R. B. P . Pedagoga fala sobre os prejuízos dos alunos com a greve dos servidores da educação. 2013. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

AGUIAR, O. R. B. P . Profa. Olivette Rufino avalia a importância das escolas na formação da consciência ambiental e quais falhas ainda precisam ser corrigidas. 2010. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

AGUIAR, O. R. B. P . A importância do ato de brincar no processo de desenvolvimento da criança. 2006. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

AGUIAR, O. R. B. P . Profª Olivette Rufino avalia a importância das escolas na formação da consciência ambiental e quais falhas ainda precisam ser corrigidas. 2010; Tema: educação. (Rede social).

AGUIAR, O. R. B. P . O brincar e o desenvolvimento da percepção e atenção na Educação Infantil. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

AGUIAR, O. R. B. P . O papel do brincar na educação infantil. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

AGUIAR, O. R. B. P . O BRINCAR E O DESENVOLVIMENTO DA PERCEPÇÃO E ATENÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL INTEGRANDO. 2009. (Relatório de pesquisa).

AGUIAR, O. R. B. P ; OLIVEIRA, D. B. R . Formação de Professores Formadores, Tutores, Articulador Pedagógico e Assessor Ténico do Proinfantil. 2009. (Extensão).

AGUIAR, O. R. B. P . Educação infantil; história, tendências e perspectivas. 2008. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material Didático-pedagógico).

AGUIAR, O. R. B. P . Currículo em rede: ativando a formação profissional. 2007. (Extensão).

AGUIAR, O. R. B. P . A pesquisa colaborativa no desenvolvimento profissional docente. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

AGUIAR, O. R. B. P . Educação Física na visão histórico-cultural. 2002. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

AGUIAR, O. R. B. P . Brinquedo e desenvolvimento na abordagem sócio-construtivista. 2001. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

Projetos de pesquisa

  • 2010 - 2011

    Formação e prática pedagógica do educador infantil, Descrição: Este estudo pretende investigar os impactos da formação pedagógica propriciada pelo Programa de Formação Inicial para Professores em Exercício na Educação Infantil-PROINFANTIL, nas práticas pedagógicas desses professores e professoras. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Olivette Rufino Borges Prado Aguiar - Coordenador., Número de produções C, T & A: 2 / Número de orientações: 1

  • 2009 - 2009

    Educação Infantil no Brasil: avaliação qualitativa e quantitativa, Descrição: A pesquisa foi solicitada peloMinistério da Educação- MEC, com o apoio do Banco Interamericano de Desenvolvimento-BID, realizada pela equipe da Fundação Carlos Chagas, coordenada pela Profa. Dra. Maria Malta Campos. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Olivette Rufino Borges Prado Aguiar - Coordenador / Antonia Edna Brito - Integrante / Maria da Glória Soares Barbosa Lima - Integrante / Marta Marria Azevedo Queiroz - Integrante / Ana Célia de Sousa Santos - Integrante / Edmara de Castro Pinto - Integrante / Keylla Rejane Almeida Melo - Integrante., Número de produções C, T & A: 3

  • 2007 - 2009

    O Brincar e o Desenvolvimento da percepção e atenção na Educação Infantil, Descrição: O projeto tem como finalidade a ressignificação teórica e prática de professores envolvidos com a educação infantil, tendo como ferramentas a reflexão e a colaboração mediadas pelo video teipe.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (6) . , Integrantes: Olivette Rufino Borges Prado Aguiar - Coordenador / Neide Cavalcante Guedes - Integrante., Número de produções C, T & A: 2 / Número de orientações: 1

Prêmios

2004

Membro ativo da Academia de Letras da Região de Picos- ALERP, Academia de Letras da Região de Picos.

2001

Incentivadora da cultura, Academia de Letras da Região de Picos- ALERP.

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Universidade Federal do Piauí, Centro de Ciências da Educação. , Campus da Ininga, Ininga, 64040730 - Teresina, PI - Brasil, Telefone: (86) 32155821, URL da Homepage:

Experiência profissional

2003 - 2013

Universidade Federal do Piauí

Vínculo: Aposentado, Enquadramento Funcional: ProfessorAdjunto, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Atuou como Assistente em Administração no período de 06/03/1981 até 01/2003

Atividades

  • 06/2009

    Extensão universitária , Centro de Ciências da Educação, .,Atividade de extensão realizada, Formação de Professores Formadores, Tutores, Articulador Pedagógico e Assessor Técnico do Proinfantil.

  • 01/2006

    Ensino, Licenciatura Plena em Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Psicologia da Educação, Psicologia Social, Psicologia da Educação II, Psicologia da Educação I

  • 03/1981

    Serviços técnicos especializados , Campus do Junco, Biblioteca.,Serviço realizado, EMPRÉSTIMO E DEVOLUÇÃO DE LIVROS E PERIÓDICOS.

  • 01/2007

    Ensino, Especialização em Educação Infantil, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Atividade Brincar

  • 01/2003 - 01/2007

    Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Educação Especial, Psicologia da Educação, Filosofia da Educação

  • 01/2007

    Ensino, Especialização em Psicologia da Educação, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, O papel do brinquedo no desenvolvimento infantil

  • 01/2006

    Ensino, Licenciatura Plena em Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Fundamentos Psicológicos da Educação

  • 12/2003 - 12/2004

    Extensão universitária , Campus do Junco, .,Atividade de extensão realizada, A Reflexão Dialógica como Ressignificação da Prática Pedagógica; uma proposta de educação continuada.

  • 01/2002

    Ensino, Licenciatura Plena em Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Campus Senador Helvídio Nunes- Picos-PI, Educação do Excepcional, Filosofia da Educação II, Introdução à Educação, Psicologia do Excepcional

  • 04/2001 - 04/2001

    Extensão universitária , Campus do Junco, Campus do Junco.,Atividade de extensão realizada, BRINQUEDO E DESENVOLVIMENTO - ABORDAGEM SÓCIO-CONSTRUTIVISTA.

  • 11/1999 - 12/1999

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Campus do Junco, Campus do Junco.,Cargo ou função, Membro de comissão temporária.

  • 11/1999 - 11/1999

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Campus do Junco, Campus do Junco.,Cargo ou função, Membro de comissão temporária.

  • 10/1994 - 02/1996

    Extensão universitária , Campus do Junco, Campus do Junco.,Atividade de extensão realizada, GRUPO DE DANÇA DO CAMPUS DE PICOS.

  • 04/1991 - 07/1991

    Extensão universitária , Campus do Junco, Campus do Junco.,Atividade de extensão realizada, 2º CURSO DE DANÇA MODERNA PARA CRIANÇAS E ADOLESCENTES.

2000 - 2003

Universidade Estadual do Piauí

Vínculo: Professor temporário, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20

2009 - 2009

Fundação Carlos Chagas

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: colaborador eventual