Liana Stoll

Engenheira de Alimentos (UFRGS), Mestre e Doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia de Alimentos - UFRGS. Contemplada com bolsa PDSE-Capes para realizar mobilidade acadêmica na universidade AgroParisTech (Massy, França), atuando como pesquisadora visitante no grupo de Interação entre Materiais e Meios de contato (IMMC) durante o doutorado (2018-2019). Ainda no doutorado, realizou 2 meses de pesquisa na Universidade de Santiago do Chile (USACH) no Laboratorio de Investigação em Propriedades de Alimentos, através do programa AUGM (2017). Desde a graduação atua na busca por alternativas que agreguem valor aos resíduos da indústria alimentícia. Durante a pós-graduação, tem atuado na área de compostos bioativos, extração de compostos a partir de resíduos da agroindústria, microencapsulação de compostos, corantes naturais e filmes biodegradáveis ativos para a extensão de shelf-life de alimentos perecíveis. Como docente, tem experiência na área de química de alimentos, análises químicas de alimentos, tecnologia de alimentos e nutrição.

Informações coletadas do Lattes em 25/06/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em andamento em Ciência e Tecnologia de Alimentos

2015 - Atual

Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Alessandro de Oliveira Rios.

Mestrado em Ciência e Tecnologia de Alimentos

2014 - 2015

Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Título: Desenvolvimento e aplicação de filmes biodegradáveis com antioxidantes extraídos a partir do bagaço de uva, um resíduo da indústria vitivinícola,Ano de Obtenção: 2015
Alessandro de Oliveira Rios.Coorientador: Simone Hickmann Flôres. Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil. Palavras-chave: embalagens biodegradáveis; antocianinas; microcápsulas; goma arábica; maltodextrina; azeite de oliva.

Graduação em Engenharia de Alimentos

2005 - 2012

Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Título: Utilização de fibra de laranja como substituto de gordura em pão de forma
Orientador: Roberta Cruz Silveira Thys

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2012 - 2012

Intensivo de Design Thinking. (Carga horária: 9h). , Nos Coworking, NC, Brasil.

2011 - 2011

Gestão da Qualidade II. (Carga horária: 4h). , Sociedade Brasileira de Ciência e Tecnologia de Alimentos - RS, SBCTA-RS, Brasil.

2010 - 2010

Cadeia do Frio. (Carga horária: 16h). , Instituto de Ciência e Tecnologia/UFRGS, ICTA, Brasil.

2010 - 2010

Alimentos Instantâneos. (Carga horária: 16h). , Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.

2008 - 2009

General English. (Carga horária: 20h). , Great Chapel College - London UK, GCP-LONDON, Inglaterra.

2007 - 2007

Boas Práticas para Serviços de Alimentação. (Carga horária: 16h). , Instituto de Ciência e Tecnologia/UFRGS, ICTA, Brasil.

2006 - 2006

Alimentos Funcionais. (Carga horária: 16h). , Instituto de Ciência e Tecnologia/UFRGS, ICTA, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Francês

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Agrárias / Área: Ciência e Tecnologia de Alimentos.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

XXI Congreso Chileno de Ciencias y Tecnología de Alimentos. BIODEGRADABLE BILAYER FILMS: EFFECT OF PLA PARTIAL REPLACEMENT ON WATER VAPOR BARRIER PROPERTIES. 2017. (Congresso).

Workshop de Compostos Bioativos & Qualidade de Alimentos.TEOR DE ANTOCIANINAS EM INFUSÃO DE RESÍDUO LIOFILIZADO DA INDÚSTRIA VITIVINICOLA (CV. CABERNET SAUVIGNON). 2016. (Outra).

5o Simpósio de Segurança Alimentar.Extração e microencapsulação de antocianinas de bagaço de uva da cv. Cabernet Sauvignon. 2015. (Simpósio).

1o Congresso Brasileiro do Plástico. 2014. (Congresso).

XII Semana Acadêmica da Engenharia de Alimentos UFRGS. 2011. (Outra).

XII Semana Acadêmica da Engenharia de Alimentos UNICAMP. 2011. (Outra).

XI Workshop em Alimentos UNIVATES (16h). 2010. (Outra).

VII Semana Acadêmica da Engenharia de Alimentos UFRGS. 2007. (Outra).

VI Workshop em Alimentos UNIVATES (16h). 2005. (Outra).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

STOLL, L.. Banca avaliadora na Mostra de Iniciação Científica. 2016. Instituto de Ciência e Tecnologia/UFRGS.

STOLL, L.. Banca avaliadora na Mostra de Iniciação Científica. 2014. Instituto de Ciência e Tecnologia/UFRGS.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Liziane Dantas Lacerda

STOLL, L.; RIOS, A. O.; RODRIGUES, E.; SANTANA, R. M. C.;LACERDA, LIZIANE D.. FILMES DE POLI(ÁCIDO LÁTICO) ADICIONADOS DE CAROTENOIDES ? DESENVOLVIMENTO DE MATERIAIS PARA A EMBALAGEM DE ALIMENTOS SENSÍVEIS À LUZ E AO OXIGÊNIO. 2019. Tese (Doutorado em Engenharia de Alimentos ICTA) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Florencia Cladera Olivera

Thys, Roberta Cruz Silveira;CLADERA-OLIVERA, F.; FLORES, S. H.. Utilização de fibra de aranja como substituto de gordura em pão de forma. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Alimentos) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Adriano Brandelli

BRANDELLI, A.SANT'ANNA, V.MARCZAK, L.D.F.. Desenvolvimento de filmes biodegradáveis com antioxidantes produzidos a partir de bagaço de uva, um resíduo da indústria vitivinícola. 2015. Dissertação (Mestrado em Ciência e Tecnologia de Alimentos) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Adriano Brandelli

BRANDELLI, A.SPADA, J.C.; SANTANA, R.M.C.. Filmes de poli(ácido lático) adicionados de carotenóides - Desenvolvimento de embalagens antioxidantes. 2018. Exame de qualificação (Doutorando em Ciência e Tecnologia de Alimentos) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Voltaire Sant'Anna

SANT'ANNA, V.; MARCZAK, L.D.F.;BRANDELLI, A.. Desenvolvimento e aplicação de filmes biodegradáveis com antioxidantes extraídos a partir de bagaço de uva, um resíduo da indústria vitivinícola. 2015. Dissertação (Mestrado em Ciência e Tecnologia de Alimentos) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Jordana Corralo Spada

SPADA, J. C.; BRANDELLI, A.; Campomanes, R.M.. Filmes de poli (ácido lático) adicionados de carotenoides - Desenvolvimento de embalagens antioxidantes. 2018. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós-Graduação e Ciência e Tecnologia de Alimentos) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Carlos Henrique Pagno

PAGNO, C. H.; OLIVERA, F. C.; THYS, R. C. S.. Utilização de Fibra de Laranja como Substituto de Gordura em Pão de Forma. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Alimentos) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Ruth Marlene Campomanes Santana

RIOS, A. O.;SANTANA, R. M. C.; BRANDELLI, A.; SPADA, J. C.. Filmes de poli(ácido lático) adicionados de carotenoides-Desenvolvimento de embalagens antioxidantes. 2018. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós-graduação em Ciência e Tecnologia de Alimentos) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Roberta Cruz Silveira Thys

Utilização de ibra de aranja como substituto de gordura em pão de forma; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Alimentos) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Orientador: Roberta Cruz Silveira Thys;

Simone Hickmann Flôres

Desenvolvimento e aplicação de filmes biodegradáveis com antioxidantes extraídos a partir de bagaço de uva, um resíduo da indústria vitivinícola; 2015; Dissertação (Mestrado em PPG em Ciência e Tecnologia de Alimentos) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Coorientador: Simone Hickmann Flôres;

Simone Hickmann Flôres

Utilização de fibra de laranja como substituto de gordura em pão de forma; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Alimentos) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Orientador: Simone Hickmann Flôres;

Alessandro de Oliveira Rios

Desenvolvimento de Biofilmes com Antioxidantes Produzidos a partir de Bagaço de Uva, um Resíduo da Indústria Vitivinícola; 2015; Dissertação (Mestrado em Ciência e Tecnologia de Alimentos) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul,; Orientador: Alessandro de Oliveira Rios;

Alessandro de Oliveira Rios

Filmes de Poli(Ácido Lático) Adicionados de Carotenoides ? Desenvolvimento de Materiais para Embalagem de Alimentos Sensíveis à Luz e ao Oxigênio; 2019; Tese (Doutorado em Ciência e Tecnologia de Alimentos) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Alessandro de Oliveira Rios;

Alessandro de Oliveira Rios

Estágio Docente na Disciplina de Química de Alimentos; 2016; Orientação de outra natureza; (Engenharia de Alimentos) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Orientador: Alessandro de Oliveira Rios;

Alessandro de Oliveira Rios

Orientação de Estágio Docência da Pós-Graduação; 2014; Orientação de outra natureza; (Engenharia de Alimentos) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Orientador: Alessandro de Oliveira Rios;

Vitor Manfroi

Compostos fenólicos e capacidade antioxidantede vinhos tintos Cabernet Sauvignon; 2011; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia de Alimentos) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Orientador: Vitor Manfroi;

Vitor Manfroi

Compostos fenólicos e capacidade antioxidantede vinhos tintos Cabernet Sauvignon; 2010; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia de Alimentos) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Orientador: Vitor Manfroi;

Sônia Marlí Bohrz Nachtigall

FILMES DE POLI(ÁCIDO LÁTICO) ADICIONADOS DE EXTRATOS NATURAIS ? DESENVOLVIMENTO DE EMBALAGENS ANTIOXIDANTES; ; 2019; Tese (Doutorado em Ciência e Tecnologia de Alimentos) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Coorientador: Sonia Marli Bohrz Nachtigall;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • STOLL, LIANA ; RECH, ROSANE ; FLÔRES, SIMONE HICKMANN ; NACHTIGALL, SONIA MARLI BOHRZ ; DE OLIVEIRA RIOS, ALESSANDRO . Poly(acid lactic) films with carotenoids extracts: Release study and effect on sunflower oil preservation. FOOD CHEMISTRY , v. 281, p. 213-221, 2019.

  • MONTIBELLER, MARIA JARA ; DE LIMA MONTEIRO, PATRIC ; STOLL, LIANA ; TUPUNA-YEROVI, DIEGO SANTIAGO ; RODRIGUES, ELISEU ; RODRIGUES, RAFAEL COSTA ; DE OLIVEIRA RIOS, ALESSANDRO ; MANFROI, VITOR . Improvement of Enzymatic Assisted Extraction Conditions on Anthocyanin Recovery from Different Varieties of V. vinifera and V. labrusca Grape Pomaces. FOOD ANALYTICAL METHODS (INTERNET) , v. 1, p. 1-13, 2019.

  • IAHNKE, ALINE OLIVEIRA E SILVA ; STOLL, LIANA ; BELLÉ, ANELISE STEIN ; HERTZ, PLINHO FRANCISCO ; RIOS, ALESSANDRO DE OLIVEIRA ; RAHIER, HUBERT ; FLÔRES, SIMONE HICKMANN . Gelatin capsule residue-based films crosslinked with the natural agent genipin. PACKAGING TECHNOLOGY AND SCIENCE (ONLINE) , v. .1, p. 1-13, 2019.

  • STOLL, LIANA ; RECH, ROSANE ; FLÔRES, SIMONE HICKMANN ; NACHTIGALL, SONIA MARLI BOHRZ ; DE OLIVEIRA RIOS, ALESSANDRO . Carotenoids extracts as natural colorants in poly(lactic acid) films. JOURNAL OF APPLIED POLYMER SCIENCE , v. 1, p. 46585, 2018.

  • STOLL, L. ; SILVA, A. M. ; IAHNKE, A. ; COSTA, TANIA MARIA HAAS ; FLÔRES, SIMONE HICKMANN ; RIOS, A. O. . Active biodegradable film with encapsulated anthocyanins: Effect on the quality attributes of extra-virgin olive oil during storage. JOURNAL OF FOOD PROCESSING AND PRESERVATION , v. 00, p. 1-8, 2017.

  • STOLL, L. ; FLORES, S. H. ; THYS, R. . Fibra de casca de laranja como substituto de gordura em pão de forma. Ciência Rural (UFSM. Impresso) , v. 45, p. 567-573, 2015.

  • STOLL, LIANA ; COSTA, TANIA MARIA HAAS ; JABLONSKI, ANDRÉ ; FLÔRES, SIMONE HICKMANN ; DE OLIVEIRA RIOS, ALESSANDRO . Microencapsulation of Anthocyanins with Different Wall Materials and Its Application in Active Biodegradable Films. Food and Bioprocess Technology (Print) , v. 8, p. 1, 2015.

  • Flôres, Simone H. ; Rios, Alessandro de O. ; Iahnke, Aline O.S. ; de Campo, Camila ; Vargas, Carolina G. ; Santos, Cassandra D.M. ; Caetano, Karine dos S. ; STOLL, LIANA ; Crizel, Tainara de M. . Films for Food From Ingredient Waste. In: Elsevier. (Org.). Reference Module in Food Science. 1ed.: Elsevier, 2017, v. 1, p. 1-40.

  • STOLL, L. ; FLORES, S. H. ; RIOS, A. O. . Identificação e quantificação de antocianinas em bagaço de uva Cabernet Sauvignon, um resíduo do processo de vinificação. In: 5o Simpósio de Segurança Alimentar, 2015, Bento Gonçalves. Anais do 5o Simpósio de Segurança Alimentar, 2015.

  • STOLL, L. ; SILVA, A. M. ; FLORES, S. H. ; RIOS, A. O. . Extração e microencapsulação de antocianinas de bagaço de uva da cv. Cabernet sauvignon. In: 5o Simpósio de Segurança Alimentar, 2015, Bento Gonçalves. Anais do 5o Simpósio de Segurança Alimentar, 2015.

  • STOLL, L. ; KAYSER, V. ; SIQUEIRA, L. B. ; TUPUNA, D. S. ; Flôres, Simone H. ; NACHTIGALL, S. M. B. ; Rios, Alessandro de O. . ESTABILIDAD DE LA COLORACIÓN DE PELÍCULAS BIODEGRADABLES ELABORADAS CON ÁCIDO POLILÁCTICO Y Β-CAROTENO. In: XIV CONFERENCIA INTERNACIONAL SOBRE CIENCIA Y TECNOLOGÍA DE LOS ALIMENTOS, 2018, Havana. Sostenibilidad alimentaria, una premisa del futuro, 2018.

  • STOLL, L. ; CAMPO, C. ; KAYSER, V. ; NACHTIGALL, S. M. B. ; FLORES, S. H. ; RIOS, A. O. . CAROTENOIDES NA ESTABILIDADE OXIDATIVA DE ÓLEO DE GIRASSOL: INCORPORAÇÃO DIRETA VS. INCORPORAÇÃO GRADUAL VIA EMBALAGEM. In: Simpósio de Segurança Alimentar, 2018, Gramado - RS. Anais do 6º Simpósio de Segurança Alimentar, 2018.

  • STOLL, L. ; SILVA, A. M. ; FLORES, S. H. ; RIOS, A. O. . FILME BIODEGRADÁVEL COM ANTOCIANAS: EFEITO NA ESTABILIDADE OXIDATIVA DE AZEITE DE OLIVA EXTRA-VIRGEM. In: XXV Congresso Brasileiro de Ciência e Tecnologia de Alimentos, 2016, Gramado - RS. Anais do XXV Congresso Brasileiro de Ciência e Tecnologia de Alimentos [recurso eletrônico], 24 a 27 de outubro de 2016. ? Gramado : SBCTA Regional, 2016., 2016.

  • STOLL, L. ; Rios, Alessandro de O. ; DOMENEK, S. . POLYLACTIDE FILMS PRODUCED WITH BIXIN AND ATBC: EFFECT OF THERMAL TREATMENT ON BIXIN STABILITY AND MIGRATION KINETIC. In: 5th MATBIM, 2019, Milão. ., 2019.

  • IAHNKE, A. ; STOLL, L. ; HERTZ, P. F. ; Rios, Alessandro de O. ; FLORES, S. H. . GELATIN-GENIPIN FILMS: EFFECT ON THE QUALITY ATTRIBUTES OF EXTRA-VIRGIN OLIVE OIL. In: Simposio de Alimentos e Nutrção, 2019, Rio de Janeiro - RJ. Caderno de Resumos SIAN, 2019.

  • STOLL, L. ; FLORES, S. H. ; RIOS, A. O. . BIODEGRADABLE BILAYER FILMS: EFFECT OF PLA PARTIAL REPLACEMENT ON WATER VAPOR BARRIER PROPERTIES. In: XXI Congreso Chileno de Ciencias y Tecnología de Alimentos, 2017, Santiago - Chile. Ingeniería de Alimentos para Nutrición y Salud: un Enfoque Integrado para el Diseño de Alimentos Saludables, 2017.

  • TUPUNA, D. S. ; STOLL, L. ; MONTIBELLER, M. J. ; PAESE, K. ; GUTERRES, S. ; FLÔRES, SIMONE HICKMANN ; RIOS, A. O. . Estabilidad de una bebida isotónica de mandarina adicionada con norbixina encapsulada con goma arábica como colorante natural. In: XXI Congreso Chileno de Ciencias y Tecnología de Alimentos, 2017, Santiago - Chile. Ingeniería de Alimentos para Nutrición y Salud: un Enfoque Integrado para el Diseño de Alimentos Saludables, 2017.

  • ASSIS, R. Q. ; STOLL, L. ; PAGNO, C. H. ; FLORES, S. H. ; RIOS, A. O. . MECHANICAL PROPERTIES OF BIODEGRADABLE CASSAVA STARCH FILMS WITH THE ADDITION OF β-CAROTENE NANOCAPSULES. In: XXI Congreso Chileno de Ciencias y Tecnología de Alimentos, 2017, Santiago - Chile. Ingeniería de Alimentos para Nutrición y Salud: un Enfoque Integrado para el Diseño de Alimentos Saludables, 2017.

  • STOLL, LIANA ; SILVA, A. M. ; FLÔRES, SIMONE HICKMANN ; RIOS, A. O. . Effect of anthocyanins addition on the mechanical properties of starch-maltodextrin biodegradable films. In: 18th World Congress of Food Science and Technology - IUFOST 2016, 2016, Dublin - Irlanda. 18th World Congress of Food Science and Technology Book of Proceedings, 2016. p. 694-694.

  • MONTIBELLER, M. J. ; STOLL, LIANA ; PERSEGOL, A. ; TUPUNA, D. S. ; MANFROI, V. ; RIOS, A. O. . Anthocyanin content of grape skin infusion produced from wine pomace. In: 16th International Nutrition & Diagnostics Conference, 2016, Praga. 16th International Nutrition & Diagnostics Conference - Book of Proceedings, 2016. p. 80-80.

  • MONTIBELLER, M. J. ; STOLL, LIANA ; PERSEGOL, A. ; VARGAS, C. G. ; MANFROI, V. ; RIOS, A. O. . TEOR DE ANTOCIANINAS EM INFUSÃO DE RESÍDUO LIOFILIZADO DA INDÚSTRIA VITIVINICOLA (CV. CABERNET SAUVIGNON). In: 1º Workshop de Compostos Bioativos & Qualidade de Alimentos, 2016, Santa Maria. Workshop de Compostos Bioativos & Qualidade de Alimentos - Anais, 2016. p. 67-67.

  • IAHNKE, A. ; STOLL, LIANA ; RIOS, A. O. ; FLÔRES, SIMONE HICKMANN . BETALAIN STABILITY IN GELATIN-BASED FILMS: EVALUATION BY COLOR PARAMETERS. In: Workshop de Compostos Bioativos & Qualidade de Alimentos, 2016, Santa Maria. WORKSHOP DE COMPOSTOS BIOATIVOS & QUALIDADE DE ALIMENTOS 2016 - 1ª Edição, 2016. p. 41-41.

  • RIOS, A. O. ; STOLL, L. ; SILVA, A. M. ; FLORES, S. H. . Anthocyanins Retention and Antioxidant Activity of Microcapsules Produced with Different Wall Materials. In: XVIII EuroFoodChem, 2015, Madrid. XVIII EuroFoodChem 2015, 2015.

  • COSTA, G. P. ; STOLL, L. ; MANFROI, V. . Estudo da capacidade antioxidante em vinhos tratados com taninos enológicos durante o período de guarda. In: 4o Simpósio de Segurança Alimentar, 2012, Gramado - RS. Anais 4o Simpósio de Segurança Alimentar, 2012, 2012.

  • STOLL, L. ; MANFROI, V. . Evolução da capacidade antioxidante em vinhos tintos submetidos à adição de taninos enológicos. In: XXIII SALÃO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA UFRGS, 2011, Porto Alegre. Anais do XXIII SIC, 2011, 2011.

  • STOLL, L. ; Flores, E. E. E. ; PINILLA, C. M. B. ; LOPES, S. M. ; FALLAVENA, L. P. . Descomplicando a Pós. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • STOLL, LIANA . Desarrollo de películas biodegradables antioxidantes a partir de extractos naturales. 2017. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • STOLL, L. . Inovações em embalagens Biodegradáveis para Alimentos. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • STOLL, L. . Filmes Biodegradáveis. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

STOLL, L. ; DUTRA, J. ; MACHADO, A. ; SPEROTTO, L. ; NETTO, V. ; MELLO, J. ; MUNHOZ, L. ; SCOTT, G. . Pesquisa em Pauta - Utilização de fibra de laranja como substituto de gordura em pão. 2016.

STOLL, LIANA ; FLÔRES, SIMONE HICKMANN ; THYS, R. . Fibra de laranja substitui gordura em pães de forma. 2016. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

STOLL, L. . Processamento de Carnes - Programa Aprendiz Cooperativo. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2016 - Atual

    INFLUENCIA DOS PARAMETROS DE SECAGEM DA CASCA DE UVA NO PERFIL ANTOCIANICO E CARACTERISTICAS SENSORIAIS DE SUAS INFUSOES, Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Alessandro de Oliveira Rios em 07/11/2016., Descrição: O bagaço de uva, um resíduo do processo de vinificação, apresenta grande variedade de moléculas biológicas ativas. A obtenção de infusões a partir da casca de uva desidratada é uma alternativa para a utilização deste resíduo. As cascas de uvas tintas, além de apresentarem elevados teores de antocianinas que conferem coloração à casca, também são ricas em compostos voláteis, tais como terpenos, álcoois, cetonas, hidrocarbonetos e ésteres. O projeto tem como objetivo realizar diferentes métodos de secagem da casca de uvas tintas, assim como avaliar os perfis de antocianinas e as características físico-químicas, antioxidantes e sensoriais de infusões obtidas a partir das cascas.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) Doutorado: (1) . , Integrantes: Liana Stoll - Integrante / Simone Hickmann Flôres - Integrante / Alessandro de Oliveira Rios - Coordenador / maria jara montibeller - Integrante.

  • 2015 - Atual

    FILMES DE POLI(ÁCIDO LÁTICO) ADICIONADOS DE EXTRATOS NATURAIS ? DESENVOLVIMENTO DE EMBALAGENS ANTIOXIDANTES., Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Alessandro de Oliveira Rios em 08/01/2018., Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Liana Stoll - Integrante / Alessandro de Oliveira Rios - Coordenador / Sonia Marli Bohrz Nachtigall - Integrante.

  • 2014 - 2015

    Desenvolvimento de Biofilmes com Antioxidantes Produzidos a partir de Bagaço de Uva, um Resíduo da Indústria Vitivinícola, Descrição: O bagaço de uva, um subproduto da indústria vitivinícola rico em açúcares e compostos antioxidantes, será utilizado como ingrediente no desenvolvimento de biofilmes para embalagens alimentícias. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Liana Stoll - Integrante / Simone Hickmann Flôres - Coordenador / Alessandro de Oliveira Rios - Integrante / Matheus Sagrilo Pechina - Integrante.

  • 2010 - 2012

    Potencialidades na elaboração de sucos de uva utilizando extrator a vapor, Descrição: Projeto Aprovado no Edital MCT-SECIS/ CNPq nº 019/2010; TEMA 2: Cadeia Produtiva de Alimentos Suco de uva é a bebida não fermentada e não diluída, obtida da parte comestível da uva (Vitis ssp.) através de processo tecnológico adequado. É uma bebida com uma boa apreciação pelos consumidores, podendo ser consumida por todas as faixas de idade, por ser uma bebida não alcoólica, com alto valor nutricional, e uma fonte de minerais e vitaminas. Estudos evidenciam a sua ação benéfica sobre a saúde devido a sua composição apresentar flavonóides e compostos não flavonóides que possuem capacidade antioxidante. Esse produto vem expandindo seu consumo e produção, tornado interessante a pesquisa no desenvolvimento de sucos com características diferenciadas, podendo ser uma alternativa para pequenos produtores. Este trabalho tem como objetivo avaliar o suco de uva produzido a partir de uvas americanas Niágara Branca e Rosada, que são praticamente inexploradas para essa finalidade, utilizando o método de extração a vapor, que facilmente pode ser empregado nas pequenas indústrias. Um dos subprojetos seguirá duas linhas, uma variando o tempo de extração e acondicionando o suco em garrafas de vidro comercial padrão, e em outra linha de pesquisa se utilizará um tempo padrão de extração para o suco, e se acondicionará os sucos em garrafas de vidro comerciais de cores diferentes (transparente, verde e âmbar). Em outro subprojeto se testará a produção de sucos com o mesmo equipamento, porém utilizando uvas com e sem a presença do ráquis. Em ambos experimentos os sucos envasados serão mantidos em condições similares de estocagem. Serão realizadas análises físico-químicas para a caracterização do suco: pH, ºBrix, e intensidade de cor, avaliando a absorbância no espectro visível (I 420, I 520 e I 620), sendo esse ultimo parâmetro monitorado por um período de um ano, simulando o período de estocagem.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Liana Stoll - Integrante / Gustavo Pires Costa - Integrante / Vitor Manfroi - Coordenador / Diane Lenz Mosmmann - Integrante.

  • 2008 - 2010

    Avanços no Estudo de Compostos Bioativos e Micotoxinas em Uvas, Vinhos e Derivados, Descrição: Projeto foi desenvolvido com auxílio da FAPERGS, pelo Edital FAPERGS 003/2009 (ARD-Auxílio Recém-Doutor). Considerando os aspectos que nortearam a montagem deste projeto, com um enfoque multidisciplinar, pretende-se instalar os três subprojetos que o compõem, (englobando aspectos relacionados às propriedades, e eventuais problemas, que o suco de uva e o vinho podem ter sobre a saúde humana: estilbenos, capacidade antioxidante e ocratoxina), numa parceria que envolve o ICTA/UFRGS (Porto Alegre), o LANAGRO/MAPA (Porto Alegre) e a Embrapa Uva e Vinho (Bento Gonçalves). A vitivinicultura ocupa lugar de destaque no cenário brasileiro, com uma produção de 1.341.806 t de uvas, sendo que destas, 47,48% foram processadas (2007). O RS possui uma área próxima a 48.400 ha, com uma produção de 705.228 t, representado mais de 90% dos produtos elaborados. O presente projeto, que abrange três subprojetos, pretende estudar aspectos relacionados a diferentes composto que influem sobre algumas propriedades dos vinhos e sucos de uva: estilbenos, capacidade antioxidante e ocratoxina A. A determinação da OCRA das uvas, sucos de uva e vinhos (nos diferentes estágios de produção) será feita através de duas técnicas diferentes: a cromatografia em camada delgada com detector de carga acoplada (CCD-DCA), e cromatografia líquida de alta eficiência com detector de fluorescência (CLAE-DFL). Os estilbenos a serem estudados no trabalho serão analisados por cromatografia líquida de alta eficiência (CLAE), com detector de arranjos de diodos (DAD), e os estilbenos a serem avaliados são: cis e trans-resveratrol, trans-piceid e quercetina. Os vinhos a serem acompanhados pela análise da CAO são das safras 2005 e 2006, da cultivar Cabernet Sauvignon, obtidos em função da aplicação de três taninos enológicos. A medida da capacidade antioxidante será realizada, utilizando método DPPH (1,1-diphenyl-2-picryl-hydrazil), e os compostos fenólicos serão determinados por Folin Ciocalteau. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Liana Stoll - Integrante / Gustavo Pires Costa - Integrante / Vitor Manfroi - Coordenador / Alessandro de Oliveira Rios - Integrante.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

2018 - 2019

AgroParisTech, AgroParisTech

Vínculo: Pesquisador visitante, Enquadramento Funcional: Pesquisador visitante

2017 - 2017

Universidad de Santiago de Chile

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Pesquisador visitante

2013 - 2014

Cooperativa dos Profissionais da Assistência Técnica e Extensão Rural LTDA

Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor do Programa Aprendiz Cooperativo

Outras informações:
Disciplinas Ministradas Tecnologia de Alimentos e Métodos de Conservação Química de Alimentos Boas Práticas de Fabricação

2012 - 2013

BRF - BRASIL FOODS S.A.

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 30

Outras informações:
Estágio realizado no setor de Garantia da Qualidade - Suínos. Lajeado - RS

2006 - 2008

Solae Alimentos SA

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 25

Outras informações:
Estágio no setor de Pesquisa e Desenvolvimento

2010 - 2012

Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista de Iniciação Científica, Carga horária: 20

Outras informações:
Laboratório De Vinhos - Instituto de Ciência e Tecnologia de Alimentos Projeto: Avanços no Estudo de Compostos Bioativos e Micotoxinas em Uvas, Vinhos e Derivados Programa: BIC Ufrgs

2012 - 2012

Engenho do Pão

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estágio Curricular - Supervisor de Produção, Carga horária: 30