Jefferson Rafael da Fonseca

Doutorando em Sociologia Política pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Mestre em História, pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Graduado em História ( Bacharelado e Licenciatura) Universidade do Estado de Santa Catarina (2003). Especialista em Gestão de Organizações Educacionais e de Inovação Tecnológica, pelo Instituto Catarinense de Pós-Graduação (ICPG). Lecionou no Centro Universitário Unifacvest (Lages/SC). Diretor da seção catarinense do Instituto Teotônio Vilela de 2011 a 2013. Foi Secretário Adjunto de Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Sustentável do município de Florianópolis (2013-2014). Tem experiência na administração pública, no trabalho com equipes e liderança; no processo legislativo. Professor efetivo da Rede Pública Estadual, Santa Catarina.

Informações coletadas do Lattes em 30/06/2024

Acadêmico

Formação acadêmica

Doutorado em andamento em Sociologia Política

2020 - Atual

Universidade Federal de Santa Catarina
Tiago Bahia Losso.

Mestrado em História

2005 - 2008

Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Título: Nossa Senhora do Aterro: Florianópolis nas crônicas ligerias de Beto Stodieck, 1971-1980, Ano de Obtenção: 2008
Sandra Pesavento.Palavras-chave: História Cultural; Cidade; Trajetória; Beto Stodiecke; Narrativa.Grande área: Ciências HumanasGrande Área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História Moderna e Contemporânea.

Especialização em Gestão de Orgs. Educacionais e Inovação Tecnológic

2006 - 2008

Instituto Catarinense de Pós-Graduação
Título: Justiça e Prudência: a prática das virtudes na Gestão da Inovação.
Orientador: Cesar Augusto Jungblut

Graduação interrompida em 2012 em Ciências Econômicas

2008 - Atual

Universidade do Estado de Santa Catarina
Ano de interrupção: 2012

Graduação em Bacharelado e Licenciatura Em História

1999 - 2003

Universidade do Estado de Santa Catarina
Título: Longe demais das Capitais
Orientador: Janice Gonçalves

Curso técnico/profissionalizante em Técnico em Eletrônica

1993 - 1998

Instituto Federal de Santa Catarina

Formação complementar

2007 - 2007

Curso de Gestão de Eventos Culturais. (Carga horária: 20h). , Universidade do Sul de Santa Catarina, UNISUL, Brasil.

2006 - 2006

Seminário de Legislação Eleitoral. (Carga horária: 12h). , Escola do Legislativo - ALESC, EL /ALESC, Brasil.

2005 - 2005

Extensão universitária em A filos. do Dir. na arquitetônica filosófica kanti. (Carga horária: 12h). , Programa de pós-graduação em Filosofia - UFRGS, PPGFIL, Brasil.

2002 - 2002

Extensão universitária em Monitoria na disciplina "História do Brasil II". (Carga horária: 60h). , Universidade do Estado de Santa Catarina, UDESC, Brasil.

2002 - 2002

Arqueologia e populações de origem africana. (Carga horária: 10h). , Universidade do Estado de Santa Catarina, UDESC, Brasil.

2002 - 2002

História, Memória e Documento. (Carga horária: 24h). , Universidade do Estado de Santa Catarina, UDESC, Brasil.

2002 - 2002

Michel Foucault e a historiografia brasileira. (Carga horária: 48h). , Associação Nacional de História - Sede, ANPUH/Sede, Brasil.

2001 - 2001

Gestão em Políticas Públicas de Juventude. (Carga horária: 44h). , SENAI - Departamento Regional do Distrito Federal, SENAI/DR/DF, Brasil.

2000 - 2000

Sociedade Global e Identidade Colonial. (Carga horária: 36h). , Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Razoavelmente, Lê Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Francês

Compreende Pouco, Lê Pouco.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Humanas / Área: História.

Organização de eventos

FONSECA, Jefferson . Prêmio Inovação Catarinense ("Prêmio Stemmer"). 2019. (Concurso).

ARENDT, Silvia M. F. ; CAMPOS, Emerson ; NONNENMACHER, M. ; STAROSKI, V. ; FONSECA, Jefferson Rafael da . III Simpósio Nacional de História Cultural. 2006. (Congresso).

FONSECA, Jefferson . Prêmio Inovação Catarinense ("Prêmio Stemmer"). 2019. (Concurso).

Participação em eventos

I Simpósio Nacional "Dimensões do Urbano".Colunas Sociais como fonte para o estudo de Elites Locais. 2006. (Simpósio).

XI Encontro Estadual de História (ANPUH/SC).Falando da vida alheia: o espaço social de Florianópolis nas colunas de Beto Stodieck.. 2006. (Encontro).

III Encontro Regional Sul de História Oral.Cidade e Memória Geracional: a "turma do kioski" no processo de metropolização de Florianópolis, SC (1970-1980). 2005. (Encontro).

Simpósio "Muitas faces de uma guerra": 60 anos do término da Segunda Guerra mundial e o processo de nacionalização no Sul do Brasil..A Difícil Tarefa do Novo: A Reforma do Estado e o Imaginário do ?Bem-Estar Social?.. 2005. (Simpósio).

XII Seminário Nacional de Literatura e História - Centenário de Érico Veríssimo e a história do Rio Grande do Sul..História, literatura e o trabalho com fontes jornalísticas.. 2005. (Simpósio).

XXIII Simpósio Nacional de História.Longe demais das capitais: lutas simbólicas em Florianópolis, SC (1970-1980). 2005. (Simpósio).

IX Encontro Estadual de História ? História: Inclusões e Exclusões. 2002. (Encontro).

Produções bibliográficas

  • FONSECA, Jefferson Rafael da . Flops nas crônicas ligeiras de Beto Stodieck. 1. ed. Florianópolis: Lagoa Editora, 2022. v. 1. 240p .

  • FONSECA, Jefferson Rafael da . Escola e Família unidas no resgate dos valores morais.. Escola Aberta, Florianópolis, SC - Brasil, p. 03 - 03, 15 dez. 2009.

  • FONSECA, Jefferson Rafael da . Histórica Cíclica. Diário Catarinense, Florianópolis, SC, 26 out. 2007.

  • FONSECA, Jefferson Rafael da . Democratização do Conselho Estadual de Educação. A notícia, Joinville - SC, p. 03 - 03, 14 maio 2005.

  • FONSECA, Jefferson Rafael da . Artigo 170: uma conquitas dos estudantes. Jornal "A Notícia", Joinville - SC, p. 3 - 3, 28 jan. 2005.

  • FONSECA, Jefferson Rafael da . Finalmente descentralização. A notícia, Joinville, SC, 29 mar. 2004.

  • FONSECA, Jefferson Rafael da . Colunas Sociais como fonte para o estudo de Elites Locais: O caso de Florianópolis na década de 1970. In: III Simpósio Nacional de História Cultural, 2006, Florianópolis. Anais do [recurso eletrônico] III Simpósio Nacional de História Cultural - Mundos da Imagem: do texto ao visual.. Florianópolis: Clicdata Multimídia, 2006. v. 1. p. 2197-2206.

  • FONSECA, Jefferson Rafael da . A difícil tarefa do novo: a reforma do Estado e o imaginário do ?bem-estar-social?. In: Simpósio "Muitas faces de uma guerra": 60 anos do término da Segunda Guerra mundial e o processo de nacionalização no Sul do Brasil., 2005, Florianópolis. Anais Muitas faces de uma guerra: 60 anos do término da Segunda Guerra Mundial e o processo de nacionalização no su do Brasil, 2005.

  • FONSECA, Jefferson Rafael da . Colunas Sociais como fonte para o estudo de Elites Locais. (resumo). In: I Simpósio Nacional Dimensões do Urbano, 2006, Criciúma. I Simpósio Nacional Dimensões do Urbano - Resumos e Programação., 2006. p. 019-019.

  • FONSECA, Jefferson Rafael da . Falando da vida alheia: o espaço social de Florianópolis nas colunas de Beto Stodieck. (resumo). In: XI Encontro Estadual de História (ANPUH/SC), 2006, Florianópolis. Caderno de Programação e Resumos do XI Encontro Estadual de História: mídia e cidadania.. Florianópolis: Imprensa Universitária, 2006. p. 62-63.

  • FONSECA, Jefferson Rafael da . Colunas Sociais com fonte para o estudo de Elites Locais: o caso de Florianópolis na década de 1970 (resumo). In: III Simpósio Nacional de História Cultural, 2006, Florianópolis. Caderno de Programação e Resumos - III Simpósio Nacional de História Cultural. Florianópolis: Imprensa Universitária (UFSC), 2006. p. 130-131.

  • FONSECA, Jefferson Rafael da . A difícil tarefa do novo: a reforma do Estado e o imaginário do "bem-estar social". (resumo). In: Simpósio "Muitas faces de uma guerra": 60 anos do término da Segunda Guerra mundial e o processo de nacionalização no Sul do Brasil., 2005, Florianópolis. Cadernos de resumos do Evento, 2005.

  • FONSECA, Jefferson Rafael da . História, literatura e o trabalho com fontes jornalísticas.. In: XII Seminário Nacional de Literatura e História - Centenário de Érico Veríssimo e a história do Rio Grande do Sul., 2005, Porto Alegre. Caderno de resumo do evento., 2005.

  • FONSECA, Jefferson Rafael da . Longe demais das capitais: lutas simbólicas em Florianópolis, SC. (1970-1980). In: XXIII Simpósio Nacional de História, 2005, Londrina, 2005.

  • FONSECA, Jefferson Rafael da . Cidade e Memória Geracional: a "turma do kioski" no processo de metropolização de Florianópolis, SC (1970-1980). In: III Encontro Regional Sul de História Oral, 2005, Porto Alegre. História Oral: experiências e expectativas: caderno de resumos do III Encontro Regional Sul de História Oral. Porto Alegre: Oikos, 2005. p. 19-20.

  • FONSECA, Jefferson Rafael da . Falando da vida alheia: o espaço social de Florianópolis nas colunas de Beto Stodieck. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • FONSECA, Jefferson Rafael da . "Longe demais das capitais": lutas simbólicas no processo de metropolização de Florianópolis (1970-1980). 2005. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • FONSECA, Jefferson Rafael da . A difícil tarefa do novo: a reforma do Estado e o imaginário do "bem-estar social". 2005. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • FONSECA, Jefferson Rafael da . Cidade e Memória Geracional: a "turma do kioski" no processo de metropolização de Florianópolis, SC (1970-1980). 2005. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • FONSECA, Jefferson Rafael da . História, Literatura e o trabalho com fontes jornalísticas. 2004. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • FONSECA, Jefferson Rafael da . "Longe demais das capitais": a tempestade do progresso em Florianópolis, SC. 2003. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Governo do Estado de Santa Catarina, Secretaria de Estado da Educação e Inovação. , Rua Antônio Luz, 111, Centro, 88010410 - Florianópolis, SC - Brasil, Telefone: (048) 32216158, URL da Homepage:

Experiência profissional

2007 - Atual

Secretaria de Estado da Educação

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor de História, Carga horária: 40

2009 - 2011

Secretaria de Estado da Educação

Vínculo: , Enquadramento Funcional: Assessor do Secretário, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

  • 01/2007

    Ensino,,Disciplinas ministradas, História

2019 - 2021

Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Gerente de Tecnologia e Inovação, Carga horária: 40

2015 - 2016

Centro Universitário FACVEST

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20

Outras informações:
Professor nas disciplinas: História de Santa Catarina, História do Brasil, História Medieval, Gerenciamento do Patrimônio Cultural, Educação das relações Étnico-Raciais.

2015 - 2016

Colégio Univest

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Coordenador Pedagógico, Carga horária: 40

Outras informações:
Coordenador no Ensino Fundamental 2 e no Ensino Médio.

2013 - 2014

Prefeitura Municipal de Florianópolis

Vínculo: , Enquadramento Funcional: Secretário Municipal Adjunto, Carga horária: 40

Outras informações:
A Secretaria Municipal de Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico Sustentável (SMCTDES) da Prefeitura de Florianópolis, tem o objetivo de promover a inovação e a cidadania para o desenvolvimento econômico sustentável do município.

2011 - 2013

Instituto Teotônio Vilela

Vínculo: Designado, Enquadramento Funcional: Diretor da Seccional - Santa Catarina, Carga horária: 10

Outras informações:
O Instituto Teotônio Vilela (ITV) é o centro de estudos e formação política do PSDB (Partido da Social Democracia Brasileira). Fundado em 8 de novembro de 1995, é uma associação civil de direito privado, sem fins lucrativos, com autonomia financeira e gerencial. Tem sede em Brasília e regionais nos 26 Estados. A missão essencial do ITV é de natureza doutrinária: aperfeiçoamento e divulgação da social-democracia no Brasil. Para implementar esse objetivo, o Instituto apoia e realiza estudos, seminários, encontros, palestras e debates sobre a realidade do país, e partir desses debates estimula a formulação de políticas públicas que possam contribuir para pensar o Brasil e propor caminhos para um futuro melhor.

2007 - 2008

Fundação Catarinense de Cultura

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Gerente de Patrimônio Cultural, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

  • 03/2007 - 04/2008

    Direção e administração, Gerência de Patrimônio Cultural.,Cargo ou função, Gerente de Patrimônio Cultural.

2018 - 2019

Senado Federal

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Secretário Parlamentar, Regime: Dedicação exclusiva.

2011 - 2012

Senado Federal

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Assessor Parlamentar, Carga horária: 40

2022 - Atual

Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Secretário Parlamentar, Carga horária: 30

Outras informações:
Assessoria e consultoria política junto à liderança da bancada do partido Progressistas na ALESC.

2016 - 2017

Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Secretário Parlamentar - Chefe de Gabinete, Regime: Dedicação exclusiva.

2006 - 2006

Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Assessor Parlamentar, Carga horária: 40

Atividades

  • 02/2006 - 08/2006

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Liderança do PPS.,Cargo ou função, Assessor Parlamentar.

2000 - 2002

Dígitro Tecnologia

Vínculo: Cooperado, Enquadramento Funcional: Técnico em Documentação, Carga horária: 40

Outras informações:
Contrato de trabalho via cooperativa de serviços de informática.

Atividades

  • 11/2000 - 08/2002

    Serviços técnicos especializados , Adi, Documentação.,Serviço realizado, Elaboração de manuais para equipamentos de telemática.

1997 - 1997

Ilha Service Informatica

Vínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: Estagiário/Manutenção, Carga horária: 44

Atividades

  • 08/1997 - 10/1997

    Estágios , Ilha Service Informática.,Estágio realizado, Manutenção de equipamentos de informática (computadores, monitores e impressoras).

2003 - 2003

Governo do Estado de Santa Catarina

Vínculo: Terceirizado, Enquadramento Funcional: Auxiliar Administrativo, Carga horária: 40

Outras informações:
Contrato temporário via empresa de terceirização de serviços.

Atividades

  • 01/2003 - 04/2003

    Serviços técnicos especializados , Secretaria de Estado da Informação, Gerência de Pesquisa.,Serviço realizado, Levantamento e análise de informações sobre a imagem da Administração Estadual nos veículos de comunicação do interior do Estado e entre os servidores das secretarias centrais.

1998 - 2000

Prefeitura Municipal de Florianópolis

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Secretário do Secretário, Carga horária: 40

Atividades

  • 10/1998 - 08/2000

    Serviços técnicos especializados , Secretaria Municipal da Administração, Assessoria Técnica.,Serviço realizado, Assessoria em processos de licitação de produtos e serviços de informática.