Ingrid de Avila Gonçalves
Possui graduação em Licenciatura em Química pelo Instituto Federal de Santa Catarina (2021). Pós-graduada em Tecnologias para Educação Profissional pelo Instituto Federal de Santa Catarina (2022). Atualmente é professora do Colégio Dom Orione em Siderópolis/SC de Ciências para o ensino fundamental anos finais, de Biologia para a terceira série do ensino médio e professora do Itinerário Formativo do novo ensino médio de Saúde, Ciências e Práticas. Atua na rede SESI - SENAI como professora de Química. Atua como professora do Colégio Rogacionista Criciúma ministrando as disciplinas e Física e Química. Desenvolve principalmente metodologias ativas como a sala de aula invertida e a metodologia inovadora dos Projetos Criativos Ecoformadores, por meio da contextualização e das oficinas temáticas. Ministra aulas particulares para alunos que possuem dificuldade nas disciplinas de Ciências da Natureza e plano de estudos de revisão para os exames classificatórios e pré vestibular.
Informações coletadas do Lattes em 19/08/2023
Acadêmico
Formação acadêmica
Especialização em Tecnologias para Educação Profissional
2022 - 2022
Instituto Federal de Santa Catarina
Título: A capacitação de professores de ciências da natureza na rede de ensino estadual da região de Criciúma/SC para implantação de tecnologias educacionais como métodos dinâmicos atrelado ao processo de ensino e aprendizado.
Orientador: Rogério Bittencourt
Graduação em Licenciatura em Química
2017 - 2021
Instituto Federal de Santa Catarina
Título: O estágio de regência em Química baseado na metodologia dos Projetos Criativos Ecoformadores: Protagonizando saberes dos discentes para o estudo da temática chás
Orientador: Giselia Antunes Pereira
Curso técnico/profissionalizante em Mecatrônica
2013 - 2016
Formação complementar
2022 - 2022
Extensão universitária em Qualidade de Cursos em Educação a Distância. (Carga horária: 30h). , Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, IFRS, Brasil.
2022 - 2022
Extensão universitária em O Uso de Apps Web na Construção de Materiais Educacionais na Educação. (Carga horária: 20h). , Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, IFRS, Brasil.
2022 - 2022
Extensão universitária em Tecnologia Assistiva no Contexto Educacional. (Carga horária: 60h). , Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, IFRS, Brasil.
2022 - 2022
Extensão universitária em Química. (Carga horária: 40h). , Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, IFRS, Brasil.
2022 - 2022
Extensão universitária em Gestão em Educação Escolar. (Carga horária: 30h). , Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, IFRS, Brasil.
2022 - 2022
Extensão universitária em Biologia. (Carga horária: 40h). , Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, IFRS, Brasil.
2022 - 2022
Extensão universitária em Didática. (Carga horária: 60h). , Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, IFRS, Brasil.
2022 - 2022
Ensino híbrido: como fazer na minha escola?. (Carga horária: 54h). , Associação Nova Escola, ANE, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Participação em eventos
20 Encontro Nacional de Ensino de Química.A ELABORAÇÃO DE JOGOS DIDÁTICOS NA FORMAÇÃO INICIAL DOCENTE: CONECTANDO SABERES NA PRÁTICA COMO COMPONENTE CURRICULAR. 2021. (Encontro).
20 Encontro Nacional de Ensino de Química.A ELABORAÇÃO DE SITUAÇÕES-PROBLEMA NA FORMAÇÃO INICIAL DOCENTE EM UMA PERSPECTIVA AMBIENTAL. 2021. (Encontro).
20 Encontro Nacional de Ensino de Química.A PRODUÇÃO DE VIDEOAULAS TEÓRICAS E EXPERIMENTAIS EM UMA DISCIPLINA DO CURSO DE LICENCIATURA EM QUÍMICA DO IFSC CÂMPUS CRICIÚMA. 2021. (Encontro).
20 Encontro Nacional de Ensino de Química.O USO DA TEMÁTICA ?SAÚDE BUCAL? PARA A ELABORAÇÃO DE UM ESTUDO DE CASO NA FORMAÇÃO INICIAL DOCENTE. 2021. (Encontro).
9 Simpósio de Integração Científica e Tecnológica do Sul Catarinense.DIVERSIFICANDO O ENSINO DE QUÍMICA: UTILIZANDO A QUÍMICA FORENSE PARA SOLUCIONAR CRIMES MÁGICOS DE HOGWARTS. 2020. (Simpósio).
9 Simpósio de Integração Científica e Tecnológica do Sul Catarinense.O USO DE PROBLEMATIZAÇÕES ALIADO ÀS METODOLOGIAS ATIVAS: O PROTAGONISMO DISCENTE PARA A APRENDIZAGEM DE FUNÇÕES INORGÂNICAS. 2020. (Simpósio).
9 Simpósio de Integração Científica e Tecnológica do Sul Catarinense.O ENSINO DE QUÍMICA COM ESTUDANTES DO NÚCLEO DE ALTAS HABILIDADES DE CRICIÚMA/SC: SIGNIFICANDO AS APRENDIZAGENS ATRAVÉS DE SITUAÇÕESPROBLEMA ARTICULADAS AO MUNDO MÁGICO DE HARRY POTTER. 2020. (Simpósio).
Congresso Internacional de Educação e Saúde e. Círculo de palavras VIII: Formação docente com metodologias inovadoras. 2020. (Congresso).
8 Simpósio de Integração Científica e Tecnológica do Sul Catarinense.O USO DE TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO PARA PROMOVER A SUSTENTABILIDADE ATRAVÉS DO ENSINO DE ESTEQUIOMETRIA. 2019. (Simpósio).
8 Simpósio de Integração Científica e Tecnológica do Sul Catarinense.RELATO DE EXPERIÊNCIA PROMOVENDO A INCLUSÃO: CINEMA E EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS NA ESCOLA. 2019. (Simpósio).
Seminário Institucional de Iniciação à Docência do IFSC.ENSINANDO FUNÇÕES ORGÂNICAS ATRAVÉS DE UM JOGO ROLE-PLAYING GAME (RPG) A QUÍMICA NA GERRA. 2019. (Seminário).
Seminário Institucional de Iniciação à Docência do IFSC.A ELABORAÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO COM O USO DE TIC'S: TABELA PERIÓDICA INTERATIVA DE QR-CODES. 2019. (Seminário).
Seminário Institucional de Iniciação à Docência do IFSC.A CONSTRUÇÃO DE UM CATÁLOGO DE APLICATIVOS E SITES PARA UTILIZAÇÃO NO ENSINO DE QUÍMICA.. 2019. (Seminário).
3 Simpósio de Integração Científica e Tecnológica do Sul Catarinense.MOSTRUÁRIO DE ROLAMENTOS. 2014. (Simpósio).
Produções bibliográficas
-
GONÇALVES, I. A. ; BALDESSAR, C. S. ; ROCHA, T. R. D. ; SILVA, L. D. . A PRODUÇÃO DE VIDEOAULAS TEÓRICAS E EXPERIMENTAIS EM UMA DISCIPLINA DO CURSO DE LICENCIATURA EM QUÍMICA DO IFSC CÂMPUS CRICIÚMA. Scientia Naturalis, Rio Branco, p. 1353 - 1363, 08 out. 2021.
-
BALDESSAR, C. S. ; GONÇALVES, I. A. ; PASCAL, J. J. X. ; ROCHA, T. R. D. ; SILVA, P. S. D. . A ELABORAÇÃO DE JOGOS DIDÁTICOS NA FORMAÇÃO INICIAL DOCENTE: CONECTANDO SABERES NA PRÁTICA COMO COMPONENTE CURRICULAR. In: 20 Encontro Nacional de Ensino de Química, 2021, Recife. Anais do 20 Encontro Nacional de Ensino de Química (ENEQ Pernambuco), 2021.
-
GONÇALVES, I. A. ; BALDESSAR, C. S. ; ROCHA, T. R. D. ; SILVA, L. D. . A PRODUÇÃO DE VIDEOAULAS TEÓRICAS E EXPERIMENTAIS EM UMA DISCIPLINA DO CURSO DE LICENCIATURA EM QUÍMICA DO IFSC CÂMPUS CRICIÚMA. In: 20 Encontro Nacional de Ensino de Química, 2021, Recife. Anais do 20 Encontro Nacional de Ensino de Química (ENEQ Pernambuco), 2021.
-
GONÇALVES, I. A. ; DUARTE, T. C. ; PASCAL, J. J. X. ; SARTOR, N. M. M. . O USO DE PROBLEMATIZAÇÕES ALIADO ÀS METODOLOGIAS ATIVAS: O PROTAGONISMO DISCENTE PARA A APRENDIZAGEM DE FUNÇÕES INORGÂNICAS. In: 9 Simpósio de Integração Científica e Tecnológica do Sul Catarinense, 2020, Evento Virtual. ANAIS DO 9 SIMPÓSIO DE INTEGRAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA DO SUL CATARINENSE, 2020.
-
GONÇALVES, I. A. ; BALDESSAR, C. S. ; VISCARDI, K. G. ; PEREIRA, G. A. ; CARDOSO, P. B. . DIVERSIFICANDO O ENSINO DE QUÍMICA: UTILIZANDO A QUÍMICA FORENSE PARA SOLUCIONAR CRIMES MÁGICOS DE HOGWARTS. In: 9 Simpósio de Integração Científica e Tecnológica do Sul Catarinense, 2020, Evento Virtual. ANAIS DO 9 SIMPÓSIO DE INTEGRAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA DO SUL CATARINENSE, 2020.
-
GONÇALVES, I. A. ; BALDESSAR, C. S. ; VISCARDI, K. G. ; PEREIRA, G. A. ; CARDOSO, P. B. . O ENSINO DE QUÍMICA COM ESTUDANTES DO NÚCLEO DE ALTAS HABILIDADES DE CRICIÚMA/SC: SIGNIFICANDO AS APRENDIZAGENS ATRAVÉS DE SITUAÇÕESPROBLEMA ARTICULADAS AO MUNDO MÁGICO DE HARRY POTTER. In: 9 Simpósio de Integração Científica e Tecnológica do Sul Catarinense, 2020, Evento Virtual. ANAIS DO 9 SIMPÓSIO DE INTEGRAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA DO SUL CATARINENSE, 2020.
-
DUARTE, T. C. ; SARTOR, N. M. M. ; GONÇALVES, I. A. ; SCHOENELL, E. ; IZE, G. A. ; PASCAL, J. J. X. ; RAMOS, J. S. ; IZE, J. J. A. ; SILVA, L. D. ; ALFREDO, P. C. . A CONSTRUÇÃO DE UM CATÁLOGO DE APLICATIVOS E SITES PARA UTILIZAÇÃO NO ENSINO DE QUÍMICA.. In: 8 Simpósio de Integração Científica e Tecnológica do Sul Catarinense, 2019, Santa Rosa do Sul. 8 Simpósio de Integração Científica e Tecnológica do Sul Catarinense, 2019.
-
GONÇALVES, I. A. ; SARTOR, N. M. M. ; PASCAL, J. J. X. . O USO DE TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO PARA PROMOVER A SUSTENTABILIDADE ATRAVÉS DO ENSINO DE ESTEQUIOMETRIA. In: 8 Simpósio de Integração Científica e Tecnológica do Sul Catarinense, 2019, Santa Rosa do Sul. 8 Simpósio de Integração Científica e Tecnológica do Sul Catarinense, 2019.
-
GONÇALVES, I. A. ; BALDESSAR, C. S. ; PAZ, S. R. . RELATO DE EXPERIÊNCIA PROMOVENDO A INCLUSÃO: CINEMA E EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS NA ESCOLA. In: 8 Simpósio de Integração Científica e Tecnológica do Sul Catarinense, 2019, Santa Rosa do Sul. 8 Simpósio de Integração Científica e Tecnológica do Sul Catarinense, 2019.
-
GONÇALVES, I. A. ; ZADROSKI, A. F. ; BORTOLATTO, D. . MOSTRUÁRIO DE ROLAMENTOS. In: 3 Simpósio de Integração Científica e Tecnológica do Sul Catarinense, 2014, Sombrio. 3 Simpósio de Integração Científica e Tecnológica do Sul Catarinense, 2014.
-
GONÇALVES, I. A. ; BALDESSAR, C. S. ; ROCHA, T. R. D. . O USO DA TEMÁTICA ?SAÚDE BUCAL? PARA A ELABORAÇÃO DE UM ESTUDO DE CASO NA FORMAÇÃO INICIAL DOCENTE. In: 20 Encontro Nacional de Ensino de Química, 2021, Recife. Anais do 20 Encontro Nacional de Ensino de Química (ENEQ Pernambuco), 2021.
-
GONÇALVES, I. A. ; BALDESSAR, C. S. ; ROCHA, T. R. D. . A ELABORAÇÃO DE SITUAÇÕES-PROBLEMA NA FORMAÇÃO INICIAL DOCENTE EM UMA PERSPECTIVA AMBIENTAL. In: 20 Encontro Nacional de Ensino de Química, 2021, Recife. www.even3.com.br/Anais/ENEQPE2020/248230-A-ELABORACAO-DE-SITUACOES-PROBLEMA-NA-FORMACAO-INICIAL-DOCENTE-EM-UMA-PERSPECTIVA-AMBIENTAL, 2021.
-
BALDESSAR, C. S. ; GONÇALVES, I. A. ; PASCAL, J. J. X. . ENSINANDO FUNÇÕES ORGÂNICAS ATRAVÉS DE UM JOGO ROLE-PLAYING GAME (RPG) A QUÍMICA NA GERRA. In: Seminário Institucional de Iniciação à Docência do IFSC, 2019, Florianópolis. Resumos Práticas Pedagógicas como Componente Curricular, 2019.
-
DUARTE, T. C. ; GONÇALVES, I. A. ; PASCAL, J. J. X. ; ALFREDO, P. C. ; SARTOR, N. M. M. ; SCHOENELL, E. ; IZE, G. A. ; SILVA, L. D. . A CONSTRUÇÃO DE UM CATÁLOGO DE APLICATIVOS E SITES PARA UTILIZAÇÃO NO ENSINO DE QUÍMICA.. In: Seminário Institucional de Iniciação à Docência do IFSC, 2019, Florianópolis. Resumos PIBID IFSC, 2019.
-
GONÇALVES, I. A. ; ALFREDO, P. C. ; SILVA, L. D. ; SARTOR, N. M. M. . A ELABORAÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO COM O USO DE TIC'S: TABELA PERIÓDICA INTERATIVA DE QR-CODES. In: Seminário Institucional de Iniciação à Docência do IFSC, 2019, Florianópolis. Resumos Práticas Pedagógicas como Componente Curricular, 2019.
Histórico profissional
Experiência profissional
2019 - 2019
Instituto Federal de Santa Catarina - IFSC Câmpus CriciúmaVínculo: , Enquadramento Funcional:
2022 - Atual
Colégio Dom OrioneVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20
Outras informações:
Atua como professora de Ciências, Biologia e Química.
2023 - Atual
Escola SVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 15
Outras informações:
Professora da disciplina de Química.
2023 - Atual
COLÉGIO ROGACIONISTA PIO XIIVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 10
Outras informações:
Professora das disciplinas de Física e Química.
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Ingrid de Avila Gonçalves e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?