Marcos Aurélio Barbosa dos Reis
Possui graduação em Ciências Militares pela Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN), mestrado em Operações Militares pela Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais (EsAO), especialização em Ciências Militares pela Escola de Comando e Estado Maior do Exército (ECEME), graduação em Ciências Sociais e Jurídicas pela Universidade de Caxias do Sul (UCS), especialização em História das Relações Internacionais pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), mestrado em Relações Internacionais pela Universidade Federal Fluminense (UFF), doutorado em Ciências Militares, Notório Saber, pelo Exército Brasileiro (EB) e doutorado em Estudos Estratégicos Internacionais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Em 2014, foi Visiting Researcher dos Departamentos de Estudos de Defesa e da Guerra no King's College, em Londres. Atualmente, é professor dos Cursos de Graduação e de Pós-Graduação em Relações Internacionais da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos) e coordenador da Especialização em Relações Internacionais e Diplomacia da Unisinos. É autor do livro " A Privatização da Guerra no Mundo Contemporâneo" e tem experiência nas áreas de Direito Internacional Público e Relações Internacionais, com ênfase em Política Internacional, Geopolítica, Segurança Internacional e Estudos da Paz e da Guerra.
Informações coletadas do Lattes em 10/11/2023
Acadêmico
Formação acadêmica
Doutorado em Estudos Estratégicos Internacionais
2012 - 2016
Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Título: A Sociedade Internacional e a Regulação do Mercado Global da Força
Érico Esteves Duarte. Palavras-chave: DIREITO INTERNACIONAL; SEGURANÇA INTERNACIONAL; MERCADO GLOBAL DA FORÇA.Grande área: Ciências HumanasGrande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Direito / Subárea: Direito Público / Especialidade: Direito Internacional Público. Grande Área: Ciências Humanas / Área: Ciência Política / Subárea: Segurança Internacional.
Doutorado em Doutorado Sandwich
2014 - 2014
Kings College - Strand Campus
Título: A Sociedade Internacional e a Regulação do Mercado Global da Força
Orientador: em Kings College - Strand Campus ( Érico Duarte)
com Érico Esteves Duarte. Coorientador: Christopher Kinsey. Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Mestrado em Relacões Internacionais
2004 - 2005
Universidade Federal Fluminense
Título: A proteção da Pessoa Humana nos Conflitos Armados,Ano de Obtenção: 2006
Orientador: José Ribas Vieira
Mestrado em Mestrado em Operações Militares
1992 - 1992
Escola de Aperfeicoamento de Oficiais
Título: não houve,Ano de Obtenção: 1992
Orientador: não tinha
Especialização em História das Relações Internacionais
2002 - 2003
Universidade Estadual do Rio de Janeiro
Título: O Mercosul e o Vertor Militar
Orientador: Willians Gonçalves
Especialização em Especialização em Ciências Militares
2001 - 2002
Escola de Comando e Estado Maior do Exército
Título: A destinação constitucional da Forças Armadas
Graduação em Direito
1994 - 1999
Universidade de Caxias do Sul
Título: não houve
Orientador: não tinha
Graduação em Ciências Militares
1981 - 1984
Academia Militar das Agulhas Negras
Título: não tinha
Orientador: não tinha
Formação complementar
2005 - 2005
Direito Internacional Humanitário p/ Instrutores. , Ministério da Defesa, MD, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Humanas / Área: Ciência Política / Subárea: Relações Internacionais.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Ciência Política / Subárea: Política Internacional.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Ciência Política / Subárea: Segurança Internacional.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Ciência Política / Subárea: Geopolítica.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Ciência Política / Subárea: Estado e Governo.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Direito / Subárea: Direito Público/Especialidade: Direito Internacional Público.
Organização de eventos
DUARTE, E. ; REIS,Marcos. . Seminário Brasileiro de Estudos Estratégicos SEBREEI II. 2013. (Congresso).
DUARTE, E. ; REIS,Marcos. . Seminário Brasileiro de Estudos Estratégicos SEBREEI II. 2013. (Congresso).
Participação em eventos
.REGGEN. 2005. (Seminário).
.V Encontro Nacional de Estudos Estratégicos. 2005. (Encontro).
O DIH e a Força Terrestre.O DIH e as Forças Armadas. 2005. (Outra).
Os Conflitos Assimétricos e o Direito Internacional Humanitário.International Relations II World Conference. 2005. (Outra).
Participação em bancas
REIS,Marcos.. Sistema Integrado de Monitoramento de Fronteiras: perspectivas para segurança na faixa de fronteira do Paraná. 2020. Dissertação (Mestrado em Estudos Estratégicos Internacionais) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
Jaeger, Augusto; SUBTIL, L. C.; MENEZES, W.; Jimenez, M.;REIS,Marcos.. As Empresas Militares e de Segurança Privadas e as Operações de Paz da ONU:Atuação e responsabilidade. 2017. Dissertação (Mestrado em Direito) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
REIS,Marcos.. DIREITO INTERNACIONAL HUMANITÁRIO E O PLANEJAMENTO MILITAR ÉTICO. 2008. Dissertação (Mestrado em CURSO DE ALTOS ESTUDOS MILITARES) - ESCOLA DE COMANDO E ESTADO - MAIOR.
REIS,Marcos.; CARREIRAS,Helena Chaves; ROXO, Maria José Leitão Barroso; SANTOS, Filipe Duarte Branco da Silva; MARQUES, Jose Viriato Soromenho; FERRÂO, João Manuel Machado. A militarização dos desastres: a securitização das alterações climáticas e o pensamento das forças armadas Ibero-americanas. 2018. Tese (Doutorado em Programa de Pós Graduação em Alterações Climaticas) - Universidade de Lisboa.
REIS,Marcos.. A Representação da Mulher nos Espaços de Poder. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Relações Internacionais e Diplomacia) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.
REIS,Marcos.. Terroristas ou Libertários?. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Relações Internacionais e Diplomacia) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.
REIS,Marcos.. A contribuição da Iniciativa One Belt One Road para a Reaceleração do Crescimento Econômico Chinês e a Expansão da Projeção atual do país no Sistema Internacional. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Relações Internacionais e Diplomacia) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.
REIS,Marcos.. Os Brics e seu processo de institucionalização: uma analize à luz do realismo, do liberalismo e do marxismo. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Relações Internacionais e Diplomacia) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.
REIS,Marcos.. Migrações Internacionais e trabalho digno: análise da situação dos trabalhadores haitianos em Caxias do Sul. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Relações Internacionais e Diplomacia) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.
REIS,Marcos.. A Integração Global e o papel do Brasil. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Relações Internacionais e Diplomacia) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.
REIS,Marcos.. Terrorismo Internacional: a influência do terror nas Relações Internacionais de 1990 à 2015. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Relações Internacionais e Diplomacia) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.
REIS,Marcos.. ATORES NÃO-ESTATAIS EM GUERRAS NÃO-CONVENCIONAIS: a atuação das mulheres curdas no conflito da Síria. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Internacionais) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.
REIS,Marcos.. A PROJEÇÃO INTERNACIONAL DA ÍNDIA As Mudanças na Índia dos anos 1980 a 2019. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Internacionais) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.
REIS,Marcos.. UMA QUESTÃO DE GÊNERO NA ÁFRICA DO SUL: O Papel das Mulheres Sul-Africanas nos Movimentos de Luta Contra o Apartheid e sua Influência no Sistema Internacional.. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Internacionais) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.
REIS,Marcos.. UM ATIVISMO (QUASE) ESQUECIDO: o movimento sufragista e seu impacto na política externa britânica (1914-1918). 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Internacionais) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.
REIS,Marcos.. DESLOCADOS AMBIENTAIS E O DIREITO INTERNACIONAL: O Princípio ?non-refoulement? e o seu papel na proteção jurídica das migrações ambientalmente forçadas. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Internacionais) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.
REIS,Marcos.. O CLUSTER AUTOMOTIVO DE BADEN WÜRTTEMBERG: Vantagem competitiva e projeção internacional através da inovação. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Internacionais) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.
REIS,Marcos.. O COMÉRCIO EXTERIOR BRASILEIRO NO ÂMBITO DO MERCOSUL. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Internacionais) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.
REIS,Marcos.. NEO-OTOMANISMO TURCO: Identidade e Interdependência no Conselho Túrquico na Era Presidencialista de Erdogan (2014-2018). 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Internacionais) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.
REIS,Marcos.. DETRITOS ESPACIAIS: As novas dinâmicas na órbita espacial. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Internacionais) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.
REIS,Marcos.. O DESENVOLVIMENTO ATRAVÉS DA INDÚSTRIA: Hegemonia, Inovações e ocaso da Indústria 4.0. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Internacionais) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.
REIS,Marcos.. ISLAMOFOBIA E TERRORISMO DOMÉSTICO: Os Ataques em Solo Estadunidense por Motivações Jihadistas. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Internacionais) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.
REIS,Marcos.. O PODER NORTE-AMERICANO SOBRE AS TELECOMUNICAÇÕES MUNDIAIS. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Internacionais) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.
REIS,Marcos.. Política Governamental de fomento à Internacionalização de Empresas brasileiras no governo Lula (2003-2010). 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Internacionais) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.
REIS,Marcos.. Diplomacia Cultural brasileira nos Palop: os casos de Angola e Moçambique. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Internacionais) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.
REIS,Marcos.. Processos de Internacionalização da Artecola à luz da Escola de Uppsala. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Internacionais) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.
REIS,Marcos.. Interesses Estratégicos dos EUA no Paraguai no Século XXI. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Internacionais) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.
REIS,Marcos.. A atuação da Diplomacia brasileira em Conferências das Nações Unidas sobre Mudança Climática. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Internacionais) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.
REIS,Marcos.. As limitações brasileiras dentro do Sistema ONU e a atuação do Brasil na MInustah. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Internacionais) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.
REIS,Marcos.. A Estratégia geopolítica Chinesa de Projeção Regional à Luz da Teoria do Realismo Ofensivo. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Internacionais) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.
REIS,Marcos.. A Violência Sexual em conflitos Étnicos como Instrumento de Genocídio. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Internacionais) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.
REIS,Marcos.; MEZZANOTTI, Gabriela.; ADAM, G. P.. O Direito Internacional do Mar e seu Tribunal:parâmetro jurídico do caso Artic Sunrise. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.
REIS,Marcos.; MEZZANOTTI, Gabriela.. MIGRANTES AMBIENTAIS: A NECESSIDADE DE PROTEÇÃO E O SEU RECONHECIMENTOENTO JURÍDICO. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.
REIS,Marcos.; MEZZANOTTI, Gabriela.. TRAFICO INTERNACIONAL DE PESSOAS. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.
REIS,Marcos.; MEZZANOTTI, Gabriela.. DIREITO AO DESENVOLVIMENTO E O PAPEL DO ESTADO BRASILEIRO:TRATADOS INTERNACIONAIS EM MATÉRIA TRIBUTÁRIA E A POLÍTICA NACIONAL ANTIDUMPING. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.
REIS,Marcos.; MEZZANOTTI, Gabriela.. A EXPANSÃO DA COMPETÊNCIA DO CONSELHO DE SEGURANÇA DAS NAÇÕES UNIDAS EM FACE DAS GRAVES VIOLAÇÕES DE DIREITOS HUMANOS. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.
Orientou
Tráfico Internacional de Crianças: O impacto do caso da ONG Limiar e a CPI do Tráfico de Pessoas; 2016; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Relações Internacionais e Diplomacia) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos; Orientador: Marcos Aurélio Barbosa dos Reis;
O Submarino Nuclear Brasileiro: poder naval e impacto geopolítico no Atlântico Sul; 2016; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Relações Internacionais e Diplomacia) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos; Orientador: Marcos Aurélio Barbosa dos Reis;
O Recrutamento de Crianças nos Conflitos Armados Contemporâneosna África: o caso do Sudão do Sul; 2016; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Relações Internacionais e Diplomacia) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos; Orientador: Marcos Aurélio Barbosa dos Reis;
Acordos Internacionais Previdenciários Brasileiros:como o Brazil operacionaliza concessão de benefícios previdenciários com a Itália e Portugual?; 2016; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Relações Internacionais e Diplomacia) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos; Orientador: Marcos Aurélio Barbosa dos Reis;
SECURITIZAÇÃO DOS MOVIMENTOS MIGRATÓRIOS: O caso da União Europeia ? FRONTEX (2015 ? 2017); ; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Relações Internacionais) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos; Orientador: Marcos Aurélio Barbosa dos Reis;
A CORRIDA DO DRAGÃO PELA HEGEMONIA REGIONAL ASIÁTICA; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Relações Internacionais) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos; Orientador: Marcos Aurélio Barbosa dos Reis;
O DESAFIO DA SEGURANÇA HUMANA NO SÉCULO XXI: O caso da Romênia no tráfico de mulheres para a exploração sexual na Europa; ; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Relações Internacionais) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos; Orientador: Marcos Aurélio Barbosa dos Reis;
OS ATORES NÃO-ESTATAIS E ESTATAIS NO MUNDO CIBERNÉTICO E SUA INFLUÊNCIA NO SISTEMA INTERNACIONAL; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Relações Internacionais) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos; Orientador: Marcos Aurélio Barbosa dos Reis;
O DESAFIO DA TUTELA INTERNACIONAL DOS REFUGIADOS AMBIENTAIS; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Relações Internacionais) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos; Orientador: Marcos Aurélio Barbosa dos Reis;
UMA ANÁLISE DA POLÍTICA EXTERNA DO GOVERNO LULA: O CASO DA MINUSTAH DE 2003 A 2010; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Relações Internacionais) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos; Orientador: Marcos Aurélio Barbosa dos Reis;
AS RELAÇÕES INTERNACIONAIS E A QUESTÃO DE GÊNERO: um estudo do protagonismo feminino na independência de Moçambique (1964-1974); 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Relações Internacionais) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos; Orientador: Marcos Aurélio Barbosa dos Reis;
A ABORDAGEM DA UNIÃO EUROPEIA PARA A CRISE MIGRATÓRIA SÍRIA (2011-2016): A EXPERIÊNCIA SUECA NO ACOLHIMENTO DE REFUGIADOS SÍRIOS; 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Relações Internacionais) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos; Orientador: Marcos Aurélio Barbosa dos Reis;
A DIMENSÃO INTERNACIONAL DA COMMODITY AREIA: Os casos de Dubai, Indonésia e Singapura; 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Relações Internacionais) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos; Orientador: Marcos Aurélio Barbosa dos Reis;
Como a Reforma do Conselho de Segurança é Abordada pelas Teorias Realista e Liberal: de 1963 à 201; 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Relações Internacionais) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos; Orientador: Marcos Aurélio Barbosa dos Reis;
O DESENVOLVIMENTO HUMANO EM MOÇAMBIQUE NO PERÍODO DE 2001 A 2018; 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Relações Internacionais) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos; Orientador: Marcos Aurélio Barbosa dos Reis;
A PRIVATIZAÇÃO DA GUERRA: O caso das Empresas Militares de Segurança Privadas no Iraque (2003-2011); 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Relações Internacionais) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos; Orientador: Marcos Aurélio Barbosa dos Reis;
O Terrorismo Islâmico no Século XXI; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos; Orientador: Marcos Aurélio Barbosa dos Reis;
Os Regimes Internacionais e o Direito dos Mares no Combate Efetivo aos Crimes de Pirataria no Golfo da Guiné; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Relações Internacionais) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos; Orientador: Marcos Aurélio Barbosa dos Reis;
Produções bibliográficas
-
REIS,Marcos. . A Privatização da Guerra no Mundo Contemporâneo. 01. ed. Curitiba: Brazil Publishing, 2018. v. 01. 196p .
-
REIS, M. A. B. ; Reis, Marcos. ; REIS,Marcos. . O Mercado Global da Força. In: III SEBREEI, 2017, Porto Alegre. III Seminário Brasileiro de Estudos Estratégicos Internacionais. Porto alegre: UFRGS, 2016. v. V. 1. p. p.498-p. 517.
-
REIS,Marcos. . O Dragão e a Geopolítica do Sinocentrismo: uma nova ordem internacional?. 2021. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
REIS,Marcos. . O Dragão e a Geopolítica do Sinocentrismo. 2021. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
REIS,Marcos. . A China busca ser uma nova ordem mundial?. 2021. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
REIS,Marcos. . A Geopolítica do Sinocentrismo e a sua dimensão securitária. 2019. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
REIS,Marcos. . Os Conflitos Assimétricos e o Direito Humanitário. 2005. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
Outras produções
REIS,Marcos. . TV COM CONVERSAS CRUZADAS O PROGRAMA NUCLEAR IRANIANO. 2012. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).
REIS,Marcos. . TV JUSTIÇA AS DECISÕES DA CORTE INTERAMERICANA DE DIREITOS HUMANOS. 2011. (Programa de rádio ou TV/Comentário).
REIS,Marcos. . Estudos de Defesa. 2017. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material Curso especialização em Relações Internacionais e diplomacia).
REIS,Marcos. . Estudos de Defesa. 2017. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material Curso especialização em Relações Internacionais e Diplomacia).
Projetos de pesquisa
-
2012 - Atual
PMSC, Descrição: Verificar atuação e regulamentação da Empresas militares privadas. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Doutorado: (1) . , Integrantes: Marcos Aurélio Barbosa dos Reis - Coordenador / Erico Duarte - Integrante / Marcos Aurelio B dos Reis - Integrante.
-
2008 - 2009
A Proteção da Pessoa Humana no Conflito Armado Colombiano, Descrição: Objetivos: 1.Analisar o conflito armado colombiano à luz do Direito Internacional Humanitário (DIH) e do Direito Internacional dos Refugiados (DIR). 2.Compreender o papel dos principais atores no conflito armado. 3.Verificar a atuação de Organismos Internacionais como o Comitê Internacional da Cruz Vermelha (CICV) e o Alto Comissariado da Nações Unidas para Refugiados (ACNUR). 4.Analisar a problemática dos deslocados internos e refugiados colombianos e suas conseqüências sociais e econômicas para a Colômbia e países fronteiriços. Resultados esperados: 1.Realizar um diagnóstico do conflito armado colombiano à luz do DIH e do DIR. 2.Quantificar e avaliar a atuação do CICV e do ACNUR. 3.Quantificar e avaliar a atuação dos principais atores do conflito armado colombiano `a luz do DIH e do DIR. 4.Diagnosticar a problemática dos deslocados internos e refugiados colombianos bem como suas implicações para os países fronteiriços. 5.Difundir e divulgar o DIH e o DIR no meio acadêmico e comunitário.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (5) . , Integrantes: Marcos Aurélio Barbosa dos Reis - Coordenador.
Histórico profissional
Experiência profissional
1978 - 2011
Exército BrasileiroVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Oficial, Regime: Dedicação exclusiva.
2012 - Atual
Universidade do Vale do Rio dos SinosVínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 4
2008 - 2011
Instituto Euro-Americano de Educação, Ciência e TecnologiaVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: professor, Carga horária: 20
Atividades
-
01/2008
Ensino, direito, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Direito Administrativo, Introdução ao Estudo do Direito
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Marcos Aurélio Barbosa dos Reis e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?