Luan da Silva Santos
Possui graduação em Letras-Espanhol (2016) e em Letras-Inglês (2023) pela Universidade Federal da Paraíba. É Mestre em Linguística pelo PROLING/ UFPB. É mestre em Ensino de Língua Espanhola como Língua Estrangeira pela CIESE-Comillas. Participou do grupo de pesquisa Contato Linguístico (UPFB). Possui especialização em Metodologia do Ensino de Língua Inglesa pela Faculdade Educacional da Lapa (FAEL), em Linguagens, suas tecnologias e o mundo do trabalho pela Universidade Federal do Piauí (UFPI), em Metodologia do Ensino da Língua Portuguesa e espanhola pela FAVENI e em Formação Pedagógica para professores da educação profissional em Comunicação e Marketing pela Universidade de Mondragón. Realiza atualmente uma pós-graduação em Línguas Estrangeiras Modernas pelo Instituto Federal da Paraíba/ Campus Cabedelo (IFPB). Realizou o exame de proficiência SIELE (Serviço Internacional de Avaliação de Língua Espanhola) alcançando o nível C1 (2023). Atuou como supervisor do PIBID/Espanhol em parceria com a UFPB. É Professor efetivo de língua espanhola pela Secretaria de Estado da Educação- SEE/PB desde 2020. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Línguas Estrangeiras Modernas e Sociolinguística.
Informações coletadas do Lattes em 06/02/2025
Acadêmico
Formação acadêmica
Mestrado em Máster Universitario en Enseñanza de Español como Lengua Extranjera
2023 - 2024
(Centro Internacional de Estudios Superiores del Español
Título: Más allá del ritmo y de las notas: un estudio pragmático del español coloquial en la letra de canciones, Ano de Obtenção: 2024
Orientador: Virginia González García
Bolsista do(a): Fundación Carolina, FC, Espanha. Palavras-chave: Español coloquial; Enseñanza de ELE; Pragmática; El uso de canciones en la clase de ELE; Motivación.Grande área: Lingüística, Letras e ArtesGrande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Sociolingüística e Dialetologia.
Mestrado em Lingüística
2021 - 2023
Universidade Federal da Paraíba
Título: Nativo de onde? Crenças e atitudes linguísticas de estudantes de Letras-Espanhol sobre o mito da natividade, Ano de Obtenção: 2023
Rubens Marques de Lucena.Palavras-chave: Linguística; Sociolinguística; Mito da natividade.
Especialização em Especialização em Línguas Estrangeiras Modernas
2022 - 2024
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba - Ifpb
Título: Unindo culturas ou limitando horizontes? O impacto da exclusão do espanhol no currículo da educação básica: uma análise de suas implicações e perspectivas acadêmicas
Orientador: Glauber Lima Moreira
Especialização em Formación pedagógica para profesorado de FP en comunicación y marketing
2022 - 2023
Mondragón Unibertsitatea
Título: Ciudadanos del mundo: Caminos y estrategias para estimular la motivación y el interés en las clases de idiomas
Orientador: Mikel Echaburu Oso
Bolsista do(a): Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado da Paraíba, FAPESQ, Brasil.
Especialização em Metodologia de Ensino da Língua Portuguesa e Espanhola
2022 - 2023
FAVENI-FACULDADE VENDA NOVA DO IMIGRANTE
Título: A importância do estudo das crenças no âmbito educacional: por um ensino de línguas reflexivo e transformador
Orientador: Ana Paula Rodrigues
Especialização em Linguagens, suas tecnologias e o mundo do trabalho
2022 - 2022
Universidade Federal do Piauí
Título: não informado
Orientador: não informado
Especialização em Metodologia do Ensino de Língua Inglesa
2020 - 2021
Faculdade Educacional da Lapa
Título: Vantagens e desvantagens no processo de ensino-aprendizagem da língua inglesa no ensino remoto em épocas de pandemia no contexto da educação básica
Orientador: Valter Zotto de Andrade
Aperfeiçoamento em curso Formação ao Mundo do Trabalho
2022 - 2022
Ministério da Educação
Título: não informado. Ano de finalização: 2022
Orientador: não informado
Aperfeiçoamento em Formação em Linguagens e suas Tecnologias
2022 - 2022
Ministério da Educação
Título: não informado. Ano de finalização: 2022
Orientador: não informado
Graduação em Letras - Inglês
2017 - 2023
Universidade Federal da Paraíba
Título: Beyond linguistic prejudice: The silencing attemp of africanity's influences towards varieties of resistance
Orientador: Rubens Marques de Lucena
Graduação em Letras - Espanhol
2012 - 2016
Universidade Federal da Paraíba
Título: O ensino de pronúncia e o seu espaço na aula de ELE: propostas e discussões relacionadas ao desenvolvimento do componente fônico
Orientador: Ana Berenice Peres Martorelli
Ensino Médio (2º grau)
2009 - 2011
ESCOLA DE REFERÊNCIA EM ENSINO MÉDIO PROFESSORA BENEDITA DE MORAES GUERRA.
Formação complementar
2023 - 2023
CURSO DE ESPAÑOL (Nivel B2). (Carga horária: 20h). , Universidad de Salamanca, USAL, Espanha.
2023 - 2023
Exame de proficiência em Língua Espanhola- Nível C1. (Carga horária: 3h). , Serviço Internacional de Avaliação de Língua Espanhola, SIELE, Brasil.
2022 - 2022
Extensão universitária em LÍNGUA FRANCESA PARA A MOBILIDADE ACADÊMICA INTERNACIONAL DA UFPB. (Carga horária: 30h). , Universidade Federal da Paraíba, UFPB, Brasil.
2022 - 2022
Francês Básico. (Carga horária: 45h). , Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul, IFMS, Brasil.
2022 - 2022
Aquisição da linguagem na perspectiva inatista. (Carga horária: 15h). , Universidade Federal da Paraíba, UFPB, Brasil.
2022 - 2022
Mídia e poder: elementos para uma análise de discurso. (Carga horária: 20h). , Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
2022 - 2022
LEITURA E COGNIÇÃO: CONTRIBUIÇÕES DAS CIÊNCIAS NEUROCOGNITIVAS. (Carga horária: 15h). , Universidade Federal da Paraíba, UFPB, Brasil.
2022 - 2022
CAIXA DE FERRAMENTAS DO (PSICO)LINGUÍSTA: ESTÍMULOS, EXPERIMENTOS E ANÁLISE. (Carga horária: 15h). , Universidade Federal da Paraíba, UFPB, Brasil.
2022 - 2022
Aquisição da Linguagem e Interfaces: Educação e Saúde. (Carga horária: 15h). , Universidade Federal da Paraíba, UFPB, Brasil.
2022 - 2022
Capacitação em Língua Portuguesa. (Carga horária: 80h). , FAVENI-FACULDADE VENDA NOVA DO IMIGRANTE, IESX_PPROV, Brasil.
2022 - 2022
Capacitação em Língua Inglesa. (Carga horária: 240h). , FAVENI-FACULDADE VENDA NOVA DO IMIGRANTE, IESX_PPROV, Brasil.
2021 - 2022
Formação em Metodologias, Práticas Pedagógicas e Tecnologias Educacionais. (Carga horária: 180h). , Prefeitura Municipal de Sobral, PM/SOBRAL, Brasil.
2021 - 2021
SÃO TODAS AS VIDAS VIVÍVEIS?. (Carga horária: 15h). , Universidade Federal da Paraíba, UFPB, Brasil.
2021 - 2021
ENSINO HÍBRIDO NA PRÁTICA ESCOLAR. (Carga horária: 20h). , SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO, DA CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA PARAÍBA, SEECT, Brasil.
2021 - 2021
Tecnologia na Educação, Ensino Híbrido e Inovação Pedagógica. (Carga horária: 180h). , Prefeitura Municipal de Sobral, PM/SOBRAL, Brasil.
2020 - 2020
GOOGLE CLASSROOM PARA GESTÃO DE ATIVIDADES REMOTAS NO REGIME ESPECIAL. (Carga horária: 20h). , SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO, DA CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA PARAÍBA, SEECT, Brasil.
2018 - 2018
Capacitação de professores na Metodologia Despertar. (Carga horária: 32h). , Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de João Pessoa, SEBRAE/PB, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Francês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Áreas de atuação
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Línguas Estrangeiras Modernas.
Participação em eventos
Curso Intensivo de Escrita Científica e Publicação em Inglês,. 2022. (Outra).
I Simpósio Internacional de Descrição, Análise e Ensino de Línguas na Amazônia Oriental. 2022. (Outra).
7° EPPI - Encontro Paraibano de Professores de Inglês. 2021. (Encontro).
JORNADA - I JORNADA DE PROSÓDIA, VARIAÇÃO E ENSINO. 2021. (Outra).
Meaning matters: Let's talk about lexical ambiguity in the EFL classroom. 2021. (Oficina).
Multiliteracies and digital storytelling in English language classes. 2021. (Oficina).
NORDESTRAD - Atividade virtual -Tradução Audiovisual Acessível (TAVA). 2021. (Outra).
Palestra: Ciência, Tecnologia & Inovação e Educação Profissional:. 2021. (Outra).
Parceria Alab: II Ciclo de Debates GTFELA. 2021. (Outra).
POLÍTICAS LINGUÍSTICAS VOLTADAS PARA O ENSINO DE LÍNGUA ESPANHOLA NA PARAÍBA E AS AÇÕES DA APEEPB"b. 2021. (Outra).
Seminário de Estágio Supervisionado em Letras Estrangeiras (SESLE.Relato de Experiência sobre a prática do Estágio V. 2021. (Seminário).
TEACHING EFFECTIVE COMMUNICATION THROUGH CONVERSATION ACTIVITIES IN ENGLISH CLASSES. 2021. (Oficina).
CICLO DE TALLERES E/LE EN LÍNEA PARA PROFESORES BRASILEÑOS. 2020. (Outra).
CONFERÊNCIA - A PERSONALISED AUTONOMOUS APPROACH TO INTERNATIONAL STUDENTS ENGLISH LANGUAGE ENHANCEMENT: ILTS BENEFITS AND CHALLENGES. 2020. (Outra).
CONFERÊNCIA - APPROACHING INTERCULTURALITY ON COLONIZED LANDS. 2020. (Outra).
CONFERÊNCIA - LA LECTURA Y LA ENSEÑANZA EN TIEMPOS DE PANDEMIA. 2020. (Outra).
CONFERÊNCIA - MEDIEVALISMO E HISTORIOGRAFÍA: LOS GRANDES DEBATES PROFESSOR JAUME AURELL. 2020. (Outra).
CONFERÊNCIA - O PROJETO "INTERNACIONALIZAÇÃO E INTERCULTURALIDADE UNIVERSITÁRIA" APRESENTA O CICLO DE CONFERÊNCIAS INTERNACIONAIS: THE INTERNATIONALIZATION OF EDUCATION AND INTERCULTURALITY IN FINLAND. 2020. (Outra).
CURSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA ENGLISHLAB (LABORATÓRIO EM LÍNGUA INGLESA). 2020. (Outra).
FORMAÇÃO - BNCC: OLHARES DOCENTES - AS COMPETÊNCIAS DE ARGUMENTAÇÃO E COMUNICAÇÃO EM TEMPOS DE FAKE NEWS. 2020. (Outra).
JORNADA NACIONAL FAEL DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA - EAD. 2020. (Outra).
MESA REDONDA VIRTUAL - O PROJETO "INTERNACIONALIZAÇÃO E INTERCULTURALIDADE UNIVERSITÁRIA" APRESENTA MESA REDONDA VIRTUAL INTERNACIONAL: FORO INTERCULTURAL IBEROAMERICANO. 2020. (Outra).
SEMANA DE LETRAS- Metodologias Ativas de Ensino Voltadas para as Letras. 2020. (Outra).
Curso de actualización para profesores de Español. 2019. (Outra).
CURSO DE PREVENÇÃO AO SUICÍDIO. 2019. (Outra).
V Encontro Paraibano de Professores de Inglês - EPPI. 2019. (Encontro).
Curso de actualización para profesores de Español. 2018. (Outra).
Diálogos sobre cinema e cultura em língua inglesa. 2016. (Oficina).
V Seminário de Estágio Supervisionado em Letras Estrangeiras (SESLE).Relato de experiência de Estágio. 2016. (Seminário).
30 anos professando Cortázar. TRADIÇÃO E MODERNIDADE NO CONTO. 2014. (Congresso).
Intermediate Speaking Lab. 2014. (Oficina).
El testimonio Hispanoamericano y la violencia: 3 voces emblemáticas. 2013. (Oficina).
Ler pode ser divertido: a leitura literária na sala de ELE. 2013. (Oficina).
Programa de Desenvolvimento das Habilidades Sociais Educativas. 2013. (Oficina).
Programa de Desenvolvimento das Habilidades Sociais Educativas. 2013. (Outra).
X CCHLA Conhecimento em Debate.Bourdieu, educação e neurociências. 2013. (Outra).
Produções bibliográficas
-
SANTOS, L. S. . DESCRIÇÃO, ANÁLISE E ENSINO DE LÍNGUAS. 401. ed. Rio Branco: Nepan Editora,, 2023. v. 1. 249p .
-
SANTOS, L. S. . Além de um preconceito linguístico:a subvalorização da variedade vernacular afro-americana nas aulas de Inglês. In: Silvia R. Vieira; Jéssica Rocha; Lívia Silva; Luiza Lima; Monique Lima. (Org.). Variação linguística, ensino e interfaces: resultados e propostas. 4ªed.São Paulo: Pimenta Cultural, 2023, v. , p. 16-628.
-
SANTOS, L. S. . O ENSINO DE ESPANHOL ATRAVÉS DE EIXOS FORMATIVOS: UM CAMINHO PARA A TRANSVERSALIDADE NO ENSINO DE ELE. In: I CONGRESSO ONLINE INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO- CONIED, 2020, Macaé- RJ. Da Educação Básica ao Ensino Superior: desafios e oportunidades no exercício da docência na contemporaneidade, 2020. v. 1.
-
SANTOS, L. S. . Além de um preconceito linguístico: A subvalorização da variedade vernacular afro-amerciana. 2022. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
SANTOS, L. S. . CAMINHOS E POSSIBILIDADES DA SOCIOLINGUÍSTICA: Um olhar além da teoria variacionista. 2022. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
SANTOS, L. S. . Entre crenças e atitudes: Afinal, é realmente preciso falar como um nativo?. 2022. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
SANTOS, L. S. . Ensino de Línguas na Amazônia Oriental, apresentando oralmente o trabalho intitulado CAMINHOS E POSSIBILIDADES DA SOCIOLINGUÍSTICA: Um olhar além da teoria variacionista. 2022. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
SANTOS, L. S. . TRADIÇÃO E MODERNIDADE NO CONTO 'LA NOCHE BOCA ARRIBA' DE JULIO CORTÁZAR: DOIS MUNDOS EM CONFLITO. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
Outras produções
SANTOS, L. S. . 'Diálogos sobre os caminhos da docência: experiências e perspectivas. 2024. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).
Prêmios
2023
Láurea Acadêmica no curso de licenciatura em Língua Inglesa, Universidade Federal da Paraíba - UFPB.
2023
Aprovação no edital Nº 44/2022 para realização de um intercâmbio pela Universidade de Mondragón na Espanha para cursar uma especialização em Marketing e Comunicação., Secretaria da Educação e da Ciência e Tecnologia/ Conexão Mundo.
2023
Programa de bolsas iberoaérica+Asia pela Universidade de Valladolid em parceria com o banco Santander, Universidad de Valladolid-Banco Santander.
2023
Programa de bolsas da Fundación Carolina - Máster en Enseñanza de Español como ELE em CIESE-COMILLAS, Fundación Carolina.
2022
Prêmio Mestres da Educação, Secretaria da Educação e da Ciência e Tecnologia, Secretaria da Educação e da Ciência e Tecnologia..
2021
Prêmio Mestres da Educação, Secretaria da Educação e da Ciência e Tecnologia, Secretaria da Educação e da Ciência e Tecnologia.
2019
Prêmio Mestres da Educação, Secretaria da Educação e da Ciência e Tecnologia., Secretaria da Educação e da Ciência e Tecnologia..
2019
Aprovação em Concurso Público para o cargo de professor de Língua Espanhola, SEE PB,, SEECT- Secretaria da Educação e da Ciência e Tecnologia..
2018
Prêmio Mestres da Educação, Secretaria da Educação e da Ciência e Tecnologia., Secretaria da Educação e da Ciência e Tecnologia..
2018
Aprovação em Concurso Público para o cargo de professor de Língua Espanhola., SECRETÁRIA DA EDUCAÇÃO DO ESTADO DO CEARÁ- SEDUC-CE.
2015
Intercâmbio com duração de 6 meses na Universidade de Santiago de Compostela, na Espanha concedido através do programa de Bolsas Ibero-Americanas (2015) como premiação da UFPB, Banco Santander em Parceria com a Universidade Federal da Paraíba (UFPB).
Histórico profissional
Endereço profissional
-
SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO, DA CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA PARAÍBA, SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO, DA CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA PARAÍBA. , Centro Administrativo Estadual, Jaguaribe, 58015900 - João Pessoa, PB - Brasil, Telefone: (83) 32184089
Experiência profissional
2023 - Atual
Universidade Federal da ParaíbaVínculo: Preceptoria, Enquadramento Funcional: Supervisor do PIBID (espanhol), Carga horária: 12
Outras informações:
Supervisor da disciplina de Língua Espanhola na Escola Cidadã Integral Técnica Estadual João Roberto Borges de Souza.
2013 - 2014
Universidade Federal da ParaíbaVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professor de Língua Espanhola, Carga horária: 8
Outras informações:
Professor de Língua Espanhola no programa PRODELE para os níveis I, II e III
2018 - Atual
ECIT João Roberto Borges de SouzaVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 28, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Planejamento de aulas, avaliações, elaboração de guias de aprendizagem, produção de material didático-pedagógico, participação nos planejamentos da área de linguagem e ministração de aulas.
2017 - 2017
ESCOLA CIDADÃ INTEGRAL IRINEU PINTOVínculo: Prestador de Serviço, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 22
Outras informações:
Planejamento de aulas, avaliações, elaboração de guias de aprendizagem, produção de material didático-pedagógico, participação nos planejamentos da área de linguagem e ministração de aulas.
2017 - 2018
Solsona (Centro de Idiomas)Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 8
Outras informações:
Professor de Espanhol no nível I (Iniciante) e Inglês no nível V (Intermediário)
2022 - Atual
SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO, DA CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA PARAÍBAVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professor Formador do Programa Conexão Mundo, Carga horária: 20
Outras informações:
Formação de professores Tutores e monitores do Projeto Conexão Mundo, elaboração de materiais didáticos, seleção de tutores para o Conexão Mundo, acompanhamento de estudantes intercambistas em viagens
2019 - 2019
SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO, DA CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA PARAÍBAVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professor Tutor em Língua Espanhola, Carga horária: 30
Outras informações:
Professor Tutor de Língua Espanhola para o programa Gira Mundo, realizado entre 30 de março de 2019 e 14 de junho de 2019.
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Luan da Silva Santos e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?