Arnaldo Nogari Júnior
Mestre em Letras e especialista em Ensino de Inglês para Crianças pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Possui graduação em Letras (Português/ Inglês) e especialização em Estudos Linguísticos e Literários pela Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP). É ainda licenciado em Artes Visuais, Filosofia, Sociologia, Letras Espanhol e Pedagogia por outras instituições de Ensino Superior. Ademais, possui especializações na área de educação, letras, literatura, psicanálise, ensino e tradução de inglês. É Psicanalista filiado a Sociedade Psicanalítica do Paraná, inscrição n. 2103 (SSP-PR), e realiza atendimento clínico a crianças, adolescentes e adultos nas modalidades presencial e remota. Desenvolve pesquisas nas áreas de ensino de línguas, teoria literária, literatura brasileira, outras literaturas vernáculas, literatura afro-brasileira e literatura fantástica. Atua como professor de Língua Portuguesa e Projeto de Vida no Colégio Sesc-PR, unidade de Jacarezinho, como Professor Tutor EAD no curso de Especialização em Atendimento Educacional Especializado, pela Universidade Estadual de Maringá (UEM), como Assistente Pedagógico, Psicopedagogo, junto a Prefeitura Municipal de Ourinhos-SP e como professor na Faculdade de Tecnologia de São Paulo (FATEC), campus de Ourinhos-SP. Ainda no Colégio Sesc-PR é responsável pelo projeto ''Jovens Autores'', no qual é estimulada a escrita criativa e estudo da literatura junto a alunos do Ensino Médio.
Informações coletadas do Lattes em 22/05/2026
Acadêmico
Formação acadêmica
Mestrado em Letras
2016 - 2018
Universidade Estadual de Londrina
Título: TEN, Abdias do Nascimento e Rosário Fusco: A (re)construção da personagem negra no teatro brasileiro
, Ano de Obtenção: 2018.Maria Carolina de Godoy.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Abdias do Nascimento; Rosário Fusco; TEN; Cultura afro; Orixás.Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Literatura Brasileira.
Especialização em andamento em Psicanálise com crianças e adolescentes
2026 - Atual
Especialização em Língua Portuguesa e Literatura no Contexto Educacional
2025 - 2026
Especialização em Neuropsicopedagogia Clínica e Institucional
2024 - 2025
Centro Universitário Internacional
Título: Dispensado.
Especialização em Transtorno do Espectro Autista: Inclusão Escolar e Social
2024 - 2024
Centro Universitário Internacional
Título: Dispensado.
Especialização em Orientação, Supervisão e Gestão Escolar
2021 - 2022
Centro Universitário Internacional
Título: Não realizado, conforme resolução do MEC nº 1, de 6 de abril de 2018.
Especialização em Psicopedagogia Institucional e Clínica
2021 - 2022
FACULDADE UNINA
Título: AS CONTRIBUIÇÕES DA LITERATURA NEGRA PARA O ATENDIMENTO PSICOPEDAGÓGICO: INCLUSÃO, REFLEXÃO E PENSAMENTO CRÍTICO
Especialização em Educação Infantil
2021 - 2021
FAVENI-FACULDADE VENDA NOVA DO IMIGRANTE
Título: AS CONTRIBUIÇÕES DA LITERATURA NEGRA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: DESCONSTRUINDO PRECONCEITOS ENRAIZADOS
Orientador: Ana Paula Rodrigues
Especialização em Educação no Campo
2019 - 2020
FAVENI-FACULDADE VENDA NOVA DO IMIGRANTE
Título: A literatura negra no campo: Questões étnico-raciais e a importância da literatura para a formação do homem negro na educação do campo
Orientador: Ana Paula Rodrigues
Especialização em Ensino de Inglês para Crianças
2017 - 2019
Universidade Estadual de Londrina
Título: A contribuição da literatura infantil para o processo de aprendizagem no ensino de língua inglesa para crianças: Uma revisão da literatura
Orientador: Fernanda Machado Brener
Especialização em Ensino de Língua Inglesa
2015 - 2016
Faculdade Venda Nova do Imigrante
Título: A Concepção do Ensino de Língua Inglesa para os alunos do 6° ano da Educação Básica
Orientador: Ana Paula Rodrigues
Especialização em Literatura Brasileira
2014 - 2015
FACULDADE UNINA
Título: ?Um Moço Muito Branco?: A Construção do Insólito na Obra de João Guimarães Rosa
Orientador: Marcelo Alvino da Silva
Especialização em Estudos Linguísticos e Literários
2013 - 2014
Universidade Estadual do Norte do Paraná
Título: A Menina de Lá: O Fantástico-Maravilhoso na Obra de João Guimarães Rosa
Orientador: Nerynei Meira Carneiro Bellini
Especialização em Educação Especial e Inclusiva
2013 - 2014
FACULDADE DE TECNOLOGIA PAULISTA
Título: Literatura Infantil: Instrumento Contributivo para a Inclusão Escolar
Orientador: Beatriz Brochado Stramare Ferrari
Graduação em Licenciatura em Artes Visuais
2024 - 2025
CENTRO UNIVERSITÁRIO CIDADE VERDE
Título: A importância da disciplina de artes na educação infantil: Uma revisão da literatura
Graduação em Licenciatura em Filosofia
2020 - 2021
Centro Universitário UNIFAVENI
Título: EDUCAR PARA O PENSAR BEM: CONTRIBUIÇÕES DA FILOSOFIA NA INFÂNCIA PARA O DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO MULTIDIMENSIONAL
Orientador: Ana Paula Rodrigues; Driele ApaÍecida Rossi
Graduação em Pedagogia
2020 - 2020
Centro Universitário Internacional
Título: A literatura negra na educação infantil e suas contribuições para o desenvolvimento da criança
Graduação em Letras Português e Espanhol e Respectivas Literaturas
2019 - 2020
Formação complementar
2022 - 2025
Formação em Psicanálise. (Carga horária: 1200h). , Sociedade Psicanalítica do Paraná, SPP, Brasil.
2024 - 2024
Introdução à mitologia grega. (Carga horária: 1h). , Casa do SAber, CS, Brasil.
2024 - 2024
O que é ser homem hoje? As novas masculinidades. (Carga horária: 1h). , Casa do SAber, CS, Brasil.
2024 - 2024
O que é arte?. (Carga horária: 2h). , Casa do SAber, CS, Brasil.
2024 - 2024
Interpretação de Desenho. (Carga horária: 8h). , Ordem Nacional dos Psicanalistas, Psicoterapeutas eTerapeutas Holísticos, ONPH BRASIL, Brasil.
2024 - 2024
Deusas, bruxas e feiticeiras - Histórias de quando Deus era mulher. (Carga horária: 1h). , Casa do SAber, CS, Brasil.
2021 - 2022
Inglês. (Carga horária: 150h). , Fluency Academy, FA, Brasil.
2021 - 2021
Extensão universitária em Ensino de Língua Inglesa. (Carga horária: 240h). , FAVENI-FACULDADE VENDA NOVA DO IMIGRANTE, IESX_PPROV, Brasil.
2021 - 2021
Extensão universitária em Psicopedagogia. (Carga horária: 240h). , FAVENI-FACULDADE VENDA NOVA DO IMIGRANTE, IESX_PPROV, Brasil.
2021 - 2021
Filosofia e nós com isso?. (Carga horária: 10h). , Sophya, S, Brasil.
2020 - 2020
Extensão universitária em LITERATURA INFANTO-JUVENIL E CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS. (Carga horária: 50h). , Centro Universitário Internacional, UNINTER, Brasil.
2020 - 2020
Extensão universitária em Metodologias Ativas na Educação. (Carga horária: 60h). , Universidade Estadual do Maranhão, UEMA, Brasil.
2020 - 2020
Extensão universitária em Competências Profissionais, Emocionais e Tecnológicas para Tempos deMudança. (Carga horária: 4h). , Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS, Brasil.
2020 - 2020
Extensão universitária em Literatura na sala de aula: exercícios de análise. (Carga horária: 30h). , Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
2020 - 2020
Extensão universitária em FORMAÇÃO DE PROFESSORES E EDUCAÇÃO LINGUÍSTICA EM LÍNGUAS ESTRANGEIRAS COM. (Carga horária: 8h). , Universidade Estadual de Londrina, UEL, Brasil.
2020 - 2020
Extensão universitária em Jogos e brincadeiras na alfabetização. (Carga horária: 40h). , Centro Universitário Internacional, UNINTER, Brasil.
2020 - 2020
Extensão universitária em BOAS PRÁTICAS EM DOMICÍLIO - PREVENÇÃO E CONVIVÊNCIA COM O COVID 19. (Carga horária: 60h). , Centro Universitário Internacional, UNINTER, Brasil.
2020 - 2020
Como criar e usar vídeos na Educação. (Carga horária: 4h). , Associação Nova Escola e Youtube EDU, ANE, Brasil.
2020 - 2020
Avaliação na Educação Básica - Como e porque fazer?. (Carga horária: 40h). , Associação Nova Escola, ANE, Brasil.
2020 - 2020
Metodologias Ativas - Como inovar sem tecnologia. (Carga horária: 40h). , Associação Nova Escola, ANE, Brasil.
2020 - 2020
Gestão de sala de aula para o Ensino Fundamental II. (Carga horária: 60h). , Associação Nova Escola, ANE, Brasil.
2020 - 2020
Escuta e depoimento especial de crianças e adolescentes. (Carga horária: 120h). , Ideia Criativa Cursos, ICC, Brasil.
2020 - 2020
Amigável Mente. (Carga horária: 3h). , Pearson, P, Brasil.
2020 - 2020
PERCURSOS E ILUMINURAS TEÓRICO-ANALÍTICOS SOBRE AS VERTENTES DO INSÓLITO. (Carga horária: 25h). , Universidade Estadual de Londrina, UEL, Brasil.
2019 - 2019
Extensão universitária em PROGRAMA EM GOVERNANÇA MUNICIPAL. (Carga horária: 330h). , Faculdade Pólis Civitas, FPC, Brasil.
2019 - 2019
Extensão universitária em Redação para ENEM: Desafios em sala de aula. (Carga horária: 30h). , Fundação Centro de Ciências e Educação Superior à Distância do Estado do RJ, CECIERJ, Brasil.
2019 - 2019
Extensão universitária em Redação de textos acadêmicos. (Carga horária: 30h). , Fundação Centro de Ciências e Educação Superior à Distância do Estado do RJ, CECIERJ, Brasil.
2019 - 2019
Extensão universitária em Capacitação de professores de inglês para atendimento a alunos disléxicos. (Carga horária: 40h). , Universidade Estadual de Maringá, UEM, Brasil.
2019 - 2019
Extensão universitária em Neurociências Aplicada à Educação. (Carga horária: 40h). , Universidade Estadual de Maringá, UEM, Brasil.
2019 - 2019
Pesquisador em Ciências da Educação: Tecnologias na Educação. (Carga horária: 150h). , Instituto Federal Minas Gerais, IFMG, Brasil.
2018 - 2019
Formação de Mediadores Pedagógicos Digitais para EaD. (Carga horária: 180h). , Universidade Estadual Paulista, UNESP, Brasil.
2018 - 2018
Extensão universitária em Tutoria em Educação a Distância. (Carga horária: 50h). , Universidade Estadual de Londrina, UEL, Brasil.
2018 - 2018
Como desenvolver atitudes inclusivas em sala de aula. (Carga horária: 4h). , Instituto Singularidades, IS, Brasil.
2016 - 2016
Do feminismo ao gênero: vozes anglófonas. (Carga horária: 4h). , Universidade Estadual de Londrina, UEL, Brasil.
2016 - 2016
O Insólito na literatura. (Carga horária: 4h). , Universidade Estadual de Londrina, UEL, Brasil.
2016 - 2016
O teatro político. (Carga horária: 4h). , Universidade Estadual de Londrina, UEL, Brasil.
2016 - 2016
Encontro de Gestores Municipais de Assistência Social/ Capacitação. (Carga horária: 8h). , Colegiado de Gestores Municipais de Assistência Social PR, COGEMAS PR, Brasil.
2014 - 2014
Compras Governamentais. (Carga horária: 16h). , SEBRAE, SEBRAE, Brasil.
2013 - 2014
My English Online - Nível 4. , Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
2013 - 2013
My English Online - Nível 3. , Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
2012 - 2012
Gestão e Operação do Cadastro Único. (Carga horária: 12h). , Universidade Caixa, UC, Brasil.
2012 - 2012
Inglês - Proficiency Series. (Carga horária: 80h). , Wizard Brasil, WIZARD BRASIL, Brasil.
2010 - 2011
Inglês - Linguistic Series. (Carga horária: 160h). , Wizard Brasil, WIZARD BRASIL, Brasil.
2008 - 2009
Inglês - New Interchange 1B, 2A and 2B. (Carga horária: 147h). , Centro de Desenvolvimento à Informática, C.D.I., Brasil.
2007 - 2008
Informática - Programação em Delphi. (Carga horária: 130h). , Centro de Desenvolvimento à Informática, C.D.I., Brasil.
2007 - 2007
Extensão universitária em Estratégias de Leitura e Formação de Leitor. (Carga horária: 40h). , Universidade Estadual do Norte do Paraná, UENP, Brasil.
2006 - 2007
Inglês - New Interchange 1A. (Carga horária: 98h). , Centro de Desenvolvimento à Informática, C.D.I., Brasil.
2006 - 2007
Informática - Criação Gráfica. (Carga horária: 138h). , Centro de Desenvolvimento à Informática, C.D.I., Brasil.
2004 - 2007
Informática - Web Design. (Carga horária: 236h). , Centro de Desenvolvimento à Informática, C.D.I., Brasil.
2006 - 2006
Inglês - Basic 2-3. , Centro de Cultura Anglo Americana, CCAA, Brasil.
2006 - 2006
Montagem, Manutenção e Configuração de Computadore. (Carga horária: 60h). , HW System, HW SYSTEM, Brasil.
2005 - 2006
Inglês - Basic 1-2. (Carga horária: 200h). , Centro de Cultura Anglo Americana, CCAA, Brasil.
2002 - 2003
Informática Básica. (Carga horária: 90h). , Micro School, MICRO SCHOOL, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Francês
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.
Áreas de atuação
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Letras.
Participação em eventos
XV Seminário de Estudos Linguísticos e Literários ? SóLetras. 2025. (Seminário).
2º Congresso Brasileiro de Psicanálise,. 2024. (Congresso).
A LUTA ANTIRRACISTA E A CONSTRUÇÃO DE NOVAS PRÁTICAS NA UNIVERSIDADE: POR QUE PRECISAMOS FALAR SOBRE O RACISMO?. 2021. (Outra).
II CONGRESSO DE LITERATURA ENGAJADA: RETRATOS SÓCIO-HISTÓRICOS, POLÍTICOS E LITERÁRIOS (II COLIE). 2021. (Congresso).
III Encontro Regional de Linguística e Ensino de Língua Portuguesa.RPG na escola: Uma proposta interdisciplinar de gamificação. 2021. (Encontro).
I Semana do Ensino de Línguas e Literaturas Estrangeiras da UENP: Práticas literárias em línguas estrangeiras no contexto escolar. 2021. (Simpósio).
Semana do Ensino de Línguas e Literaturas Estrangeiras da UENP.RPG na escola: jogos como proposta interdisciplinar. 2021. (Outra).
Ecos do tempo e da literatura: panorama das crônicas brasileiras ? módulo I. 2020. (Outra).
GeniusCon 2020.RPG na escola: Uma proposta interdisciplinar de gamificação. 2020. (Outra).
GeniusCon 2020. 2020. (Outra).
Seminário Hilda Hilst 90. 2020. (Seminário).
V Mostra de Arte Afro-brasileira UENP. 2020. (Outra).
XIII JORNADA DE DEBATES: ENCONTROS COM A FILOSOFIA. COMUNICAÇÃO, CRENÇA E AÇÃO PELAS REDES: HÁ LUGAR PARA A FILOSOFIA? X ENCONTRO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA EM FILOSOFIA DA UENP. 2020. (Outra).
SIMPÓSIO NACIONAL SOBRE METODOLOGIAS ATIVAS ? ETAPA VIRTUAL. 2019. (Simpósio).
XIII SÓLETRAS (SEMINÁRIO DE ESTUDOS LINGUÍSTICOS E LITERÁRIOS. 2019. (Seminário).
XIII SÓLETRAS (SEMINÁRIO DE ESTUDOS LINGUÍSTICOS E LITERÁRIOS).A contribuição da literatura infantil para o processo de aprendizagem no ensino de língua inglesa para crianças: Uma revisão da literatura. 2019. (Seminário).
II Encontro Regional Sobre a População em Situação de Rua. 2018. (Encontro).
III Simpósio de Pesquisa em Letras (SIPEL).A poesia afro-brasileira de Abdias do Nascimento: memória e representação das identidades negras no Brasil. 2018. (Simpósio).
III Simpósio de Pesquisa em Letras (SIPEL). 2018. (Simpósio).
II Colóquio de Cultura Afro-brasileira da UENP. 2017. (Outra).
II Colóquio de Cultura Afro-brasileira da UENP.A REPRESENTAÇÃO DA CULTURA E RELIGIOSIDADE AFRO-BRASILEIRA NO TEATRO DE ABDIAS DO NASCIMENTO. 2017. (Outra).
III Sellitcon - Seminário de Estudos Literários e Literatura Contemporânea. 2017. (Seminário).
III Sellitcon - Seminário de Estudos Literários e Literatura Contemporânea.ABDIAS NASCIMENTO LEITOR DE BRECHT: REFLEXOS DO TEATRO POLÍTICO EM SORTILÉGIO II ? MISTÉRIO NEGRO DE ZUMBI REDIVIVO. 2017. (Seminário).
XII Seminário de Letras SóLetras. 2017. (Seminário).
XII Seminário de Letras SóLetras.SORTILÉGIO I E II: O AMADURECIMENTO DA REPRESENTAÇÃO DA RELIGIOSIDADE AFRO-BRASILEIRA NO TEATRO DE ABDIAS DO NASCIMENTO. 2017. (Seminário).
IV Colóquio Internacional de Estudos Linguísticos e Literários. UMA BUSCA PELO SEU ESPAÇO: A CONSTRUÇÃO IDENTITÁRIA DA PERSONAGEM NEGRA REPRESENTADA NO ROMANCE VIVA O POVO BRASILEIRO, DE JOÃO UBALDO RIBEIRO.. 2016. (Congresso).
IV Colóquio Internacional de Estudos Linguísticos e Literários. 2016. (Congresso).
XIII Seminário de Estudos Literários - 'Literatura Comparada e Estudos Culturais: Intersecções' / II Seminário Gêneros Híbridos da Modernidade / II Simpósio Memória e Representação Literária. 2016. (Seminário).
XIII Seminário de Estudos Literários - 'Literatura Comparada e Estudos Culturais: Intersecções' / II Seminário Gêneros Híbridos da Modernidade / II Simpósio Memória e Representação Literária.Da matriz grega clássica aos orixás: o romance histórico contemporâneo e a paródia das divindades em Viva O Povo Brasileiro, de João Ubaldo Ribeiro. 2016. (Seminário).
XI SEMINÁRIO DE PESQUISA EM CIÊNCIAS HUMANAS - SEPECH. 2016. (Seminário).
XI SEMINÁRIO DE PESQUISA EM CIÊNCIAS HUMANAS - SEPECH.UM TRANSPORTAR DE FRONTEIRAS: A TRADUÇÃO CULTURAL EM VIVA O POVO BRASILEIRO, DE JOÃO UBALDO RIBEIRO. 2016. (Seminário).
X SELISIGNO e XI Simpósio de Leitura da UEL.O Teatro Experimental do Negro e a representação da personagem negra em Sortilégio, de Abdias do Nascimento. 2016. (Seminário).
X SELISIGNO e XI Simpósio de Leitura da UEL. 2016. (Seminário).
I Congresso Internacional de Leitura e Literatura Infantil e Juvenil da Rede Paranaense de Leitura e o II Congresso Internacional do Grupo de Pesquisa ?Leitura e Literatura na Escola. 2015. (Congresso).
I Congresso Internacional de Leitura e Literatura Infantil e Juvenil da Rede Paranaense de Leitura e o II Congresso Internacional do Grupo de Pesquisa ?Leitura e Literatura na Escola?. Recriação do insólito em Lobato. 2015. (Congresso).
I Simpósio Percursos e Iluminuras Teórico-Analíticos sobre as Vertentes do Insólito Ficcional.Articulação estética do insólito em Lejana. 2015. (Simpósio).
I Simpósio Percursos e Iluminuras Teórico-Analíticos sobre as Vertentes do Insólito Ficcional. 2015. (Simpósio).
XI Sóletras Seminário de Estudos Linguísticos e Literários.Um moço muito branco: Uma visão do fantástico na obra de João Guimarães Rosa. 2015. (Seminário).
XI Sóletras Seminário de Estudos Linguísticos e Literários. 2015. (Seminário).
1º Simpósio de Pesquisa em Letras (SIPEL). 2014. (Simpósio).
1º Simpósio de Pesquisa em Letras (SIPEL).Oficina PIBID Interdisciplinar Letras/Espanhol Letras/ Português. 2014. (Simpósio).
III COLÓQUIO DE PESQUISA EM LITERATURA.A ARTE LITERÁRIA E SUA FUNÇÃO HUMANIZADORA: POSSÍVEIS DIÁLOGOS ENTRE SIGMUND FREUD E ANTÔNIO CANDIDO. 2014. (Outra).
III COLÓQUIO DE PESQUISA EM LITERATURA. 2014. (Outra).
III ENCONTRO DE DIVULGAÇÃO DE ATIVIDADES DE PESQUISA, ENSINO E EXTENSÃO PIBID?UENP: DESAFIOS E PERSPECTIVAS.A CONSTITUIÇÃO DA IDENTIDADE BRASILEIRA REPRESENTADA NO LIVRO OURO, FOGO E MEGABYTES, DE FELIPE CASTILHO. 2014. (Encontro).
VIII COLÓQUIO DE ESTUDOS LITERÁRIOS: DIÁLOGOS E PERSPECTIVAS. 2014. (Outra).
VIII COLÓQUIO DE ESTUDOS LITERÁRIOS: DIÁLOGOS E PERSPECTIVAS.?A menina de lá?: o fantástico-maravilhoso na obra de João Guimarães Rosa. 2014. (Outra).
IX Conferência Municipal de Assistência Social.Organização do Evento. 2013. (Outra).
XI Conferência Municipal de Assistência Social. 2013. (Outra).
XIII Congresso de Educação do Norte Pioneiro: Educação em Perspectiva - Caminhos a Formação dos Paradigmas Educacionais. Considerações Sobre Sonho de Uma Noite de Verão, Comédia de William Shakespeare. 2013. (Congresso).
XIII Congresso de Educação do Norte Pioneiro: Educação em Perspectiva - Caminhos a Formação dos Paradigmas Educacionais. 2013. (Congresso).
X Seminário de Iniciação Científica SóLetras - Estudos Linguísticos e Literários - I Fórum de Acessibilidade e Inclusão Social "Multiletramento, Novas Tecnologias, Acessibilidade: Desafios à Universidade". 2013. (Seminário).
X Seminário de Iniciação Científica SóLetras - Estudos Linguísticos e Literários - I Fórum de Acessibilidade e Inclusão Social "Multiletramento, Novas Tecnologias, Acessibilidade: Desafios à Universidade".Considerações Sobre A Megera Domada, Comédia de William Shakespeare. 2013. (Seminário).
IX Seminário de Iniciação Científica Sóletras - Estudos Linguíticos e Literários. 2012. (Seminário).
IX Seminário de Iniciação Científica Sóletras - Estudos Linguíticos e Literários.AS TRANSFERÊNCIAS SEMÂNTICAS: A METÁFORA EM ANÚNCIOS TELEVISIVOS. 2012. (Seminário).
IX Seminário de Iniciação Científica Sóletras - Estudos Linguíticos e Literários.Um estudo aprofundado sobre Otelo, o Mouro de Veneza, de William Shakespeare. 2012. (Seminário).
XII Congresso de Educação do Norte Pioneiro - Educar para a Sensibilidade: Educação, Pedagogia e Estética. O PRODUTO QUE EVOLUIU COM AS MULHERES: ANÁLISE DO DISCURSO DE ANÚNCIOS PUBLICITÁRIOS DA BOMBRIL. 2012. (Congresso).
XII Congresso de Educação do Norte Pioneiro - Educar para a Sensibilidade: Educação, Pedagogia e Estética. UM ESTUDO APROFUNDADO SOBRE MACBETH, DE WILLIAM SHAKESPEARE. 2012. (Congresso).
XII Congresso de Educação do Norte Pioneiro - Educar para a Sensibilidade: Educação, Pedagogia e Estética. 2012. (Congresso).
IX Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente. 2011. (Outra).
VIII Seminário de Iniciação Científica SóLetras - Estudos Linguísticos e Literários. 2011. (Seminário).
XI Congresso de Educação do Norte Pioneiro - Educar para a Emancipação: A reorganização da escola e do espaço pedagógico. OS JINGLES DA ASSOLAN: INTERTEXTUALIDADE E A CONSTRUÇÃO DA TEXTUALIDADE. 2011. (Congresso).
XI Congresso de Educação do Norte Pioneiro - Educar para a Emancipação: A reorganização da escola e do espaço pedagógico. COMPREENDENDO TEXTOS EM LÍNGUA INGLESA: ESTRATÉGIAS DE LEITURA. 2011. (Congresso).
XI Congresso de Educação do Norte Pioneiro - Educar para a Emancipação: A reorganização da escola e do espaço pedagógico. 2011. (Congresso).
XIII Seminário de Iniciação Científica Sóletras - Estudos Linguísticos e Literários.ESTRATÉGIAS PARA COMPREENSÃO DE TEXTOS ESCRITOS EM INGLÊS. 2011. (Seminário).
XIII Seminário de Iniciação Científica Sóletras - Estudos Linguísticos e Literários.MULHERES EVOLUÍDAS: ANÁLISE DO DISCURSO DE ANÚNCIOS PUBLICITÁRIOS DA BOMBRIL. 2011. (Seminário).
XIII Seminário de Iniciação Científica Sóletras - Estudos Linguísticos e Literários.A CEGUEIRA BRANCA PRESENTE NA SOCIEDADE ATUAL: UM ESTUDO DA OBRA ENSAIO SOBRE A CEGUEIRA DE JOSÉ SARAMAGO. 2011. (Seminário).
XX Seminário de Estudos Linguísticos e Literários do Paraná - Cellip. 2011. (Congresso).
VI Seminário de Iniciação Científica SóLetras - Estudos Linguísticos e Literários. 2010. (Seminário).
X Congresso de Educação do Norte Pioneiro - Novos Direitos, Novas Práticas Sociais: E A Educação?. 2010. (Congresso).
X Congresso de Educação - Novos Direitos, Novas Práticas: E A Educação?. Livro Didático e o Ensino de Gramática. 2010. (Congresso).
II Colóquio de Pesquisa em Literatura. 2009. (Outra).
IX Congresso de Educação do Norte Pioneiro - Educação: Horizontes Possíveis, Desafios Imediatos. 2009. (Congresso).
Orientação acadêmica aos calouros de Letras. 2009. (Encontro).
Projeto Jornada de Língua e Literatura. 2009. (Encontro).
VI Seminário de Iniciação Científica Sóletras - Estudos Linguísticos e Literários. 2009. (Seminário).
VI Seminário de Iniciação Científica SóLetras - Estudos Linguísticos e Literários. A gramática emprega em livros didáticos. 2009. (Congresso).
XVIII Semana Educacional - "Perspectiva para Formação do Professor". 2009. (Outra).
Participação em bancas
WOLSKI, D. T. R. M.; SILVA, T. R.;NOGARI JÚNIOR, A.. As contribuições dos jogos e brincadeiras no ensino-aprendizagem de crianças com necessidades especiais. 2026. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Atendimento Educacional Especializado) - Universidade Estadual de Maringá.
BIANCHINI, L. G. B.; BALIEIRO, L. T.;NOGARI JÚNIOR, A.. Gestão democrática e educação inclusiva: o atendimento educacional especializado como política institucional no IFSP ? campus Bragança Paulista. 2026. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Atendimento Educacional Especializado) - Universidade Estadual de Maringá.
BIANCHINI, L. G. B.; BALIEIRO, L. T.;NOGARI JÚNIOR, A.. Gamificação como estratégia pedagógica no atendimento educacional especializado (AEE). 2026. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Atendimento Educacional Especializado) - Universidade Estadual de Maringá.
ARAUJO, V. F.; MACHADO, C. A. L. A. S.;NOGARI JÚNIOR, A.. TECNOLOGIA ASSISTIVA E A RELAÇÃO COM O ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO (AEE). 2026. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Atendimento Educacional Especializado) - Universidade Estadual de Maringá.
NOGARI JÚNIOR, A.; ARAUJO, V. F.; MACHADO, C. A. L. A. S.. A OFERTA DO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO EM SALA DE RECURSOS MULTIFUNCIONAIS NO MUNICÍPIO DE CASCAVEL (2020 ? 2025). 2026. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Atendimento Educacional Especializado) - Universidade Estadual de Maringá.
NOGARI JÚNIOR, A.; ARAUJO, V. F.; MACHADO, C. A. L. A. S.. TDAH E O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO: ESTRATÉGIAS E INTERVENÇÕES DO PROFESSOR AEE COM ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL ANOS INICIAIS. 2026. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Atendimento Educacional Especializado) - Universidade Estadual de Maringá.
NOGARI JÚNIOR, A.; BALIEIRO, L. T.; BIANCHINI, L. G. B.. As práticas pedagógicas do AEE no atendimento a estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA) com apoio de tecnologias digitais.. 2026. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Atendimento Educacional Especializado) - Universidade Estadual de Maringá.
Produções bibliográficas
-
NOGARI JÚNIOR, A. . DA MATRIZ GREGA CLÁSSICA AOS ORIXÁS: O ROMANCE HISTÓRICO CONTEMPORÂNEO E A PARÓDIA DAS DIVINDADES EM VIVA O POVO BRASILEIRO, DE JOÃO UBALDO RIBEIRO. CLARABOIA , v. 11, p. 64-81, 2019.
-
NOGARI JÚNIOR, A. . TRISTEZA, MELANCOLIA E BELEZA ESTÉTICA EM ?MINH? ALMA É TRISTE?, DE CASIMIRO DE ABREU. LINGUASAGEM (SÃO PAULO) , v. 28, p. 346-364, 2018.
-
NOGARI JÚNIOR, A. ; CARNEIRO, N. M. B. . ?UM MOÇO MUITO BRANCO?: A CONSTRUÇÃO DO INSÓLITO NA OBRA DE JOÃO GUIMARÃES ROSA. Revista de Letras , v. 18, p. 52-64, 2015.
-
CARNEIRO, N. M. B. ; NOGARI JÚNIOR, A. . ?A MENINA DE LÁ?: O FANTÁSTICO-MARAVILHOSO NA OBRA DE JOÃO GUIMARÃES ROSA. Linguasagem (São Paulo) , v. 22, p. Linguasagem, 2015.
-
NOGARI JÚNIOR, A. ; CARNEIRO, N. M. B. . UMA VISÃO DO FANTÁSTICO-MARAVILHOSO EM ?A MENINA DE LÁ?, DE GUIMARÃES ROSA. In: Sonia Maria Dechandt Brochado, Vera Maria Ramos Pinto, Luiz Antonio Xavier Dias, Nerynei Meira Carneiro Bellini. (Org.). LEITURA E ENSINO: DA PESQUISA À SALA DE AULA. 1ed.Rio de Janeiro: Multifoco, 2015, v. , p. 273-279.
-
NOGARI JÚNIOR, A. . UMA BUSCA PELO SEU ESPAÇO: A CONSTRUÇÃO IDENTITÁRIA DA PERSONAGEM NEGRA REPRESENTADA NO ROMANCE VIVA O POVO BRASILEIRO, DE JOÃO UBALDO RIBEIRO. In: IV Colóquio Internacional de Estudos Linguísticos e Literários, 2016, Maringá, PR. IV Colóquio Internacional de Estudos Linguísticos e Literários- Anais 2016, 2016. v. 1. p. 1765-1776.
-
NOGARI JÚNIOR, A. ; CARNEIRO, N. M. B. . A Menina de Lá: O Fantástico-Maravilhoso na Obra de João Guimarães Rosa. In: VIII Colóquio de Estudos Literários: Diálogos e Perspectivas, 2014, Londrina. VIII Colóquio de Estudos Literários: Diálogos e Perspectivas, 2014.
-
NOGARI JÚNIOR, A. ; PAIXAO, E. ; FRANCISCO, E. C. ; MIRANDA, F. C. ; RODRIGUES, G. M. ; SANTOS, J. L. ; OLIVEIRA, M. F. ; GARBELINI, M. A. M. ; OLIVEIRA, A. ; BASTOS, J. C. . Considerações sobre Sonho de uma Noite de Verão, comédia de William Shakespeare. In: XIII Congresso de Educação do Norte Pioneiro, 2013, Jacarezinho. XIII Congresso de Educação do Norte Pioneiro, 2013.
-
GARBELINI, M. A. M. ; MIRANDA, F. C. ; FRANCISCO, E. C. ; NOGARI JÚNIOR, A. ; PAIXAO, E. ; RODRIGUES, G. M. ; OLIVEIRA, A. ; BASTOS, J. C. . CONSIDERAÇÕES SOBRE A MEGERA DOMADA, COMÉDIA DE WILLIAM SHAKESPEARE. In: X Seminário de Iniciação Científica SóLetras, 2013, Jacarezinho. Anais do X Seminário de Iniciação Científica SóLetras ? CLCA ? UENP/CJ - ISSN 18089216, 2013.
-
NOGARI JÚNIOR, A. ; MIGUEL, Layane Suellen ; CARDOSO, L. F. ; TIRONI, M. F. ; ALBONETI, Maria Gabriele . O PRODUTO QUE EVOLUIU COM AS MULHERES: ANÁLISE DO DISCURSO DE ANÚNCIOS PUBLICITÁRIOS DA BOMBRIL. In: XII Congresso de Educação do Norte Pioneiro, 2012, Jacarezinho. XII Congresso de Educação do Norte Pioneiro, 2012.
-
NOGARI JÚNIOR, A. ; MIRANDA, F. C. ; GARBELINI, M. A. M. . UM ESTUDO APROFUNDADO SOBRE MACBETH, DE WILLIAM SHAKESPEARE. In: XII Congresso de Educação do Norte Pioneiro, 2012, Jacarezinho. XII Congresso de Educação do Norte Pioneiro, 2012.
-
NOGARI JÚNIOR, A. ; PAIXAO, E. ; MIRANDA, F. C. ; GARBELINI, M. A. M. ; ULIANA, A. C. V. A. ; SOUZA, L. F. O. ; FRANCISCO, E. C. . UM ESTUDO APROFUNDADO SOBRE OTELO, O MOURO DE VENEZA, DE WILLIAM SHAKESPEARE. In: IX Seminário de Iniciação Científica SóLetras, 2012, Jacarezinho. IX Seminário de Iniciação Científica SóLetras, 2012.
-
NOGARI JÚNIOR, A. . A Cegueira Branca Presente na Sociedade Atual: Um estudo daobra Ensaio sobre a Cegueira de José Saramago. In: VIII Seminário de Iniciação Científica Sóletras - Estudos Linguíticos e Literários, 2011, Jacarezinho. Anais Sóletras 2011, 2011.
-
NOGARI JÚNIOR, A. . ESTRATÉGIAS PARA COMPREENSÃO DE TEXTOS ESCRITOS EM INGLÊS. In: VIII Seminário de Iniciação Científica Sóletras - Estudos Linguíticos e Literários, 2011, Jacarezinho. Anais Sóletras 2011, 2011.
-
ALBONETI, Maria Gabriele ; CARDOSO, L. F. ; MIGUEL, Layane Suellen ; NOGARI JÚNIOR, A. ; TIRONI, M. F. . MULHERES EVOLUÍDAS: ANÁLISE DO DISCURSO DE ANÚNCIOS PUBLICITÁRIOS DA BOMBRIL. In: VIII Seminário de Iniciação Científica Sóletras - Estudos Linguíticos e Literários, 2011, Jacarezinho. Anais Sóletras 2011, 2011.
-
NOGARI JÚNIOR, A. . Compreendo textos em Língua Inglesa: Estratégias de Leitura. In: XI Congresso de Educação do Norte Pioneiro, 2011, Jacarezinho. Anais 2011 Congresso de Educação, 2011.
-
NOGARI JÚNIOR, A. ; MIGUEL, Layane Suellen ; CARDOSO, L. F. ; TIRONI, M. F. ; ALBONETI, Maria Gabriele . OS JINGLES DA ASSOLAN: INTERTEXTUALIDADE E A CONSTRUÇÃO DA TEXTUALIDADE. In: XI Congresso de Educação do Norte Pioneiro, 2011, Jacarezinho. Anais 2011 Congresso de Educação, 2011.
-
NOGARI JÚNIOR, A. ; MIGUEL, Layane Suellen ; Vieira, Michelle Andressa . Livro Didático e o Ensino de Gramática. In: X Congresso de Educação do Norte Pioneiro, 2010, Jacarezinho. X Congresso de Educação do Norte Pioneiro, 2010.
-
ALBONETI, Maria Gabriele ; MIGUEL, Layane Suellen ; NOGARI JÚNIOR, A. ; TIRONI, M. F. . O Intertexto em Jingles Publicitários: Critérios de Textualidade. In: VII Seminário de Iniciação Científica SóLetras - Estudos Linguísticos e Literários, 2010, Jacarezinho. VII Seminário de Iniciação Científica SóLetras - Estudos Linguísticos e Literários, 2010.
-
MIGUEL, Layane Suellen ; NOGARI JÚNIOR, A. . A importância da Leitura na Infância. In: VII Seminário de Iniciação Científica SóLetras - Estudos Linguísticos e Literários, 2010, Jacarezinho. VII Seminário de Iniciação Científica SóLetras - Estudos Linguísticos e Literários, 2010.
-
NOGARI JÚNIOR, A. ; Vieira, Michelle Andressa . A gramática empregada em livros didáticos. In: VI Seminário de Iniciação Científica SóLetras - Estudos Linguísticos e Literários, 2009, Jacarezinho. VI Seminário de Iniciação Científica SóLetras - Estudos Linguísticos e Literários, 2009.
-
NOGARI JÚNIOR, A. ; MENDES, V. ; CARNEIRO, N. M. B. . ?UM MOÇO MUITO BRANCO?: UMA VISÃO DO FANTÁSTICO NA OBRA DE JOÃO GUIMARÃES ROSA. In: XI SÓLETRAS (Seminário de Estudos Linguísticos e Literários), 2015, Jacarezinho. Anais XI SÓLETRAS (Seminário de Estudos Linguísticos e Literários), 2015.
-
NOGARI JÚNIOR, A. ; FRANCO, R. S. ; SEI, M. B. . A ARTE LITERÁRIA E SUA FUNÇÃO HUMANIZADORA: POSSÍVEIS DIÁLOGOS ENTRE SIGMUND FREUD E ANTÔNIO CANDIDO. In: III COLÓQUIO DE PESQUISA EM LITERATURA, 2014, Cornélio Procópio. III COLÓQUIO DE PESQUISA EM LITERATURA, 2014.
-
NOGARI JÚNIOR, A. ; CARNEIRO, N. M. B. ; DUARTE, P. C. O. . A CONSTITUIÇÃO DA IDENTIDADE BRASILEIRA REPRESENTADA NO LIVRO OURO, FOGO E MEGABYTES, DE FELIPE CASTILHO. In: III ENCONTRO DE DIVULGAÇÃO DE ATIVIDADES DE PESQUISA, ENSINO E EXTENSÃO PIBID?UENP: DESAFIOS E PERSPECTIVAS, 2014, Jacarezinho. III ENCONTRO DE DIVULGAÇÃO DE ATIVIDADES DE PESQUISA, ENSINO E EXTENSÃO PIBID?UENP: DESAFIOS E PERSPECTIVAS, 2014.
-
NOGARI JÚNIOR, A. . JOVENS AUTORES: ESCRITA CRIATIVA E ESTUDO DA LITERATURA NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO SESC/ SENAC. In: XV Seminário de Estudos Linguísticos e Literários ? SóLetras, 2025, Jacarezinho PR. XV Seminário de Estudos Linguísticos e Literários ? SóLetras, 2025. p. 35-36.
-
NOGARI JÚNIOR, A. . A LITERATURA INFANTIL AFRO-BRASILEIRA COMO FERRAMENTA DE DESCONSTRUÇÃO DE PRECONCEITOS: UMA LEITURA DE MINHAS CONTAS, DE LUIZ ANTÔNIO AGUIAR. In: XV Seminário de Estudos Linguísticos e Literários ? SóLetras, 2025, Jacarezinho PR. XV Seminário de Estudos Linguísticos e Literários ? SóLetras, 2025. p. 40-40.
-
NOGARI JÚNIOR, A. . RPG na escola: jogos como proposta interdisciplinar. In: Semana do Ensino de Línguas e Literaturas Estrangeiras da UENP, 2021, Jacarezinho. Semana do Ensino de Línguas e Literaturas Estrangeiras da UENP, 2021.
-
NOGARI JÚNIOR, A. . RPG na escola: jogos como proposta interdisciplinar. In: I Semana do Ensino de Línguas e Literaturas Estrangeiras da UENP, 2021, Jacarezinho. Semana do Ensino de Línguas e Literaturas Estrangeiras da UENP, 2021.
-
NOGARI JÚNIOR, A. ; GODOY, M. C. . ABDIAS NASCIMENTO LEITOR DE BRECHT: REFLEXOS DO TEATRO POLÍTICO EM SORTILÉGIO II ? MISTÉRIO NEGRO DE ZUMBI REDIVIVO. In: III SEMINÁRIO DE ESTUDOS LITERÁRIOS E LITERATURA BRASILEIRA CONTEMPORÂNEA SELLITCON, 2017, Cornélio Procópio. III SEMINÁRIO DE ESTUDOS LITERÁRIOS E LITERATURA BRASILEIRA CONTEMPORÂNEA SELLITCON, 2017. v. 1. p. 54-54.
-
NOGARI JÚNIOR, A. ; GODOY, M. C. . A imagem afro-brasileira de Abdias Nascimento: uma visão dos Orixás. In: VI Encontro Nacional de Estudos da Imagem III Encontro Internacional de Estudos da Imagem, 2017, Londrina, PR. VI Encontro Nacional de Estudos da Imagem III Encontro Internacional de Estudos da Imagem, 2017. v. 1. p. 260-261.
-
NOGARI JÚNIOR, A. ; GODOY, M. C. . O herói do teatro negro em deslocamento e em crise: aspectos da modernidade em Sortilégio ? Mistério Negro, de Abdias Nascimento. In: V CONALI - Congresso Nacional de Linguagens em Interação Múltiplos Olhares, 2017, Maringá, PR. V CONALI - Congresso Nacional de Linguagens em Interação Múltiplos Olhares. Maringá: UEM, 2017.
-
NOGARI JÚNIOR, A. . UM TRANSPORTAR DE FRONTEIRAS: A TRADUÇÃO CULTURAL EM VIVA O POVO BRASILEIRO, DE JOÃO UBALDO RIBEIRO. In: XI SEMINÁRIO DE PESQUISA EM CIÊNCIAS HUMANAS - SEPECH, 2016, LONDRINA. XI SEMINÁRIO DE PESQUISA EM CIÊNCIAS HUMANAS - SEPECH, 2016. v. 1. p. 01-204.
-
NOGARI JÚNIOR, A. . UMA BUSCA PELO SEU ESPAÇO: A CONSTRUÇÃO IDENTITÁRIA DA PERSONAGEM NEGRA REPRESENTADA NO ROMANCE VIVA O POVO BRASILEIRO, DE JOÃO UBALDO RIBEIRO. In: IV Colóquio Internacional de Estudos Linguísticos e Literários, 2016, Maringá, PR. IV Colóquio Internacional de Estudos Linguísticos e Literários- Anais 2016, 2016.
-
NOGARI JÚNIOR, A. . O TEATRO EXPERIMENTAL DO NEGRO E A REPRESENTAÇÃO DA PERSONAGEM NEGRA EM SORTILÉGIO, DE ABDIAS DO NASCIMENTO. In: X SELISIGNO E XI SIMPÓSIO DE LEITURA DA UEL, 2016, Londrina, PR. X SELISIGNO E XI SIMPÓSIO DE LEITURA DA UEL, 2016. v. 1. p. 113-113.
-
NOGARI JÚNIOR, A. . Da matriz grega clássica aos orixás: o romance histórico contemporâneo e a paródia das divindades em Viva O Povo Brasileiro, de João Ubaldo Ribeiro. In: XIII Seminário de Estudos Literários - 'Literatura Comparada e Estudos Culturais: Intersecções' / II Seminário Gêneros Híbridos da Modernidade / II Simpósio Memória e Representação Literária, 2016, Assis, SP. XIII SEMINÁRIO DE ESTUDOS LITERÁRIOS ?Literatura Comparada e Estudos Culturais: Intersecções?, 2016.
-
MIRANDA, F. C. ; GARBELINI, M. A. M. ; NOGARI JÚNIOR, A. ; FRANCISCO, E. C. ; PAIXAO, E. ; RODRIGUES, G. M. ; OLIVEIRA, A. ; BASTOS, J. C. . Considerações Sobre A Megera Domada, Comédia de William Shakespeare. In: X Seminário de Iniciação Científica SóLetras - Estudos Linguísticos e Literários, 2013, Jacarezinho. X Seminário de Iniciação Científica SóLetras - Estudos Linguísticos e Literários - Caderno de Resumos. Jacarezinho: Universidade Estadual do Norte do Paraná, 2013. v. X. p. 15-15.
-
MIRANDA, F. C. ; GARBELINI, M. A. M. ; NOGARI JÚNIOR, A. ; OLIVEIRA, A. ; PAIXAO, E. ; FRANCISCO, E. C. ; RODRIGUES, G. M. ; BASTOS, J. C. ; SANTOS, J. L. ; GARCIA, L. ; OLIVEIRA, M. F. . Considerações Sobre Sonho de Uma Noite de Verão, Comédia de William Shakespeare. In: XIII Congresso de Educação do Norte Pioneiro: Educação em Perspectiva - Caminhos a Formação dos Paradigmas Educacionais, 2013, Jacarezinho. XIII Congresso de Educação do Norte Pioneiro: Educação em Perspectiva - Caminhos a Formação dos Paradigmas Educacionais - Caderno de Resumos 2013. Jacarezinho: Universidade Estadual do Norte do Paraná, 2013. v. XIII. p. 13-14.
-
NOGARI JÚNIOR, A. ; MIRANDA, F. C. ; GARBELINI, M. A. M. . UM ESTUDO APROFUNDADO SOBRE MACBETH, DE WILLIAM SHAKESPEARE. In: XII Congresso de Educação do Norte pioneiro, 2012, Jacarezinho. XII CONGRESSO DE EDUCAÇÃO DO NORTE PIONEIRO EDUCAR PARA A SENSIBILIDADE: EDUCAÇÃO, PEDAGOGIA E ESTÉTICA, 2012.
-
NOGARI JÚNIOR, A. ; MIGUEL, Layane Suellen ; CARDOSO, L. F. ; TIRONI, M. F. ; ALBONETI, Maria Gabriele . O PRODUTO QUE EVOLUIU COM AS MULHERES: ANÁLISE DO DISCURSO DE ANÚNCIOS PUBLICITÁRIOS DA BOMBRIL. In: XII Congresso de Educação do Norte pioneiro, 2012, Jacarezinho. XII CONGRESSO DE EDUCAÇÃO DO NORTE PIONEIRO EDUCAR PARA A SENSIBILIDADE: EDUCAÇÃO, PEDAGOGIA E ESTÉTICA, 2012.
-
NOGARI JÚNIOR, A. ; MIRANDA, F. C. ; GARBELINI, M. A. M. . UM ESTUDO APROFUNDADO SOBRE OTELO, O MOURO DE VENEZA, DE WILLIAM SHAKESPEARE. In: IX Seminário de Iniciação Científica Sóletras - Estudos Linguísticos e Literários, 2012, Jacarezinho. IX Seminário de Iniciação Científica Sóletras - Estudos Linguísticos e Literários, 2012.
-
NOGARI JÚNIOR, A. ; MIGUEL, Layane Suellen ; CARDOSO, L. F. . As Transferências Semânticas: A Metáfora em anúncios televisivos. In: IX Seminário de Iniciação Científica Sóletras - Estudos Linguísticos e Literários, 2012, Jacarezinho. IX Seminário de Iniciação Científica Sóletras - Estudos Linguísticos e Literários, 2012.
-
NOGARI JÚNIOR, A. . COMPREENDENDO TEXTOS EM LÍNGUA INGLESA: ESTRATÉGIAS DE LEITURA. In: XI Congresso de Educação do Norte Pioneiro, 2011, Jacarezinho. XI CONGRESSO DE EDUCAÇÃO DO NORTE PIONEIRO Educar para a Emancipação: A Reorganização da Escola e do Espaço Pedagógico, 2011.
-
NOGARI JÚNIOR, A. ; MIGUEL, Layane Suellen ; CARDOSO, L. F. ; TIRONI, M. F. ; ALBONETI, Maria Gabriele . OS JINGLES DA ASSOLAN: INTERTEXTUALIDADE E A CONSTRUÇÃO DA TEXTUALIDADE. In: XI Congresso de Educação do Norte Pioneiro, 2011, Jacarezinho. XI CONGRESSO DE EDUCAÇÃO DO NORTE PIONEIRO Educar para a Emancipação: A Reorganização da Escola e do Espaço Pedagógico, 2011.
-
NOGARI JÚNIOR, A. . A Cegueira Branca Presente na Sociedade Atual: Um estudo daobra Ensaio sobre a Cegueira de José Saramago. In: VIII Seminário de Iniciação Científica Sóletras - Estudos Linguíticos e Literários, 2011, Jacarezinho. VIII Seminário de Iniciação Científica Sóletras - Estudos Linguísticos e Literários, 2011.
-
NOGARI JÚNIOR, A. . ESTRATÉGIAS PARA COMPREENSÃO DE TEXTOS ESCRITOS EM INGLÊS. In: VIII Seminário de Iniciação Científica Sóletras - Estudos Linguíticos e Literários, 2011, Jacarezinho. VIII Seminário de Iniciação Científica Sóletras - Estudos Linguísticos e Literários, 2011.
-
NOGARI JÚNIOR, A. ; MIGUEL, Layane Suellen ; CARDOSO, L. F. ; TIRONI, M. F. ; ALBONETI, Maria Gabriele . MULHERES EVOLUÍDAS: ANÁLISE DO DISCURSO DE ANÚNCIOS PUBLICITÁRIOS DA BOMBRIL. In: VIII Seminário de Iniciação Científica Sóletras - Estudos Linguíticos e Literários, 2011, Jacarezinho. VIII Seminário de Iniciação Científica Sóletras - Estudos Linguísticos e Literários, 2011.
-
NOGARI JÚNIOR, A. ; Vieira, Michelle Andressa . Livro Didático e o Ensino de Gramática. In: X Congresso de Educação do Norte Pioneiro, 2010, Jacarezinho. X CONGRESSO DE EDUCAÇÃO DO NORTE PIONEIRO Novos Direitos, Novas Práticas Sociais: e a Educação?, 2010.
-
NOGARI JÚNIOR, A. ; MIGUEL, Layane Suellen ; MIRANDA, F. C. . A Importancia da Leitura na Infância. In: VIII Seminário de Iniciação Científica Sóletras - Estudos Linguíticos e Literários, 2010, Jacarezinho. VII Seminário de Iniciação Científica Sóletras - Estudos Linguísticos e Literários, 2010.
-
NOGARI JÚNIOR, A. ; MIGUEL, Layane Suellen ; TIRONI, M. F. ; ALBONETI, Maria Gabriele . O INTERTEXTO EM JINGLES PUBLICITÁROS: CRITÉRIO DE TEXTUALIDE. In: VII Seminário de Iniciação Científica Sóletras - Estudos Linguíticos e Literários, 2010, Jacarezinho. VII Seminário de Iniciação Científica Sóletras - Estudos Linguísticos e Literários, 2010.
-
NOGARI JÚNIOR, A. ; MIGUEL, Layane Suellen ; Vieira, Michelle Andressa . A Gramática empregada em Livros Didáticos. In: VI Seminário de Iniciação Científica Sóletras - Estudos Linguíticos e Literários, 2009, Jacarezinho. VI Seminário de Iniciação Científica Sóletras - Estudos Linguíticos e Literários, 2009.
-
NOGARI JÚNIOR, A. . JOVENS AUTORES: ESCRITA CRIATIVA E ESTUDO DA LITERATURA NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO SESC/ SENAC. 2025. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
NOGARI JÚNIOR, A. . A LITERATURA INFANTIL AFRO-BRASILEIRA COMO FERRAMENTA DE DESCONSTRUÇÃO DE PRECONCEITOS: UMA LEITURA DE MINHAS CONTAS, DE LUIZ ANTÔNIO AGUIAR. 2025. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
NOGARI JÚNIOR, A. . RPG na escola: Uma proposta Interdisciplinar de Gamificação. 2021. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
NOGARI JÚNIOR, A. . RPG na escola: Uma proposta interdisciplinar de gamificação. 2020. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
NOGARI JÚNIOR, A. . Roda de Conversa com o tema Profissões. 2019. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
NOGARI JÚNIOR, A. . A contribuição da literatura infantil para o processo de aprendizagem no ensino de língua inglesa para crianças: Uma revisão da literatura. 2019. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
NOGARI JÚNIOR, A. . A poesia afro-brasileira de Abdias do Nascimento: memória e representação das identidades negras no Brasil. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
NOGARI JÚNIOR, A. ; GODOY, M. C. . A imagem afro-brasileira de Abdias Nascimento: uma visão dos Orixás. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
NOGARI JÚNIOR, A. ; GODOY, M. C. . ABDIAS NASCIMENTO LEITOR DE BRECHT: REFLEXOS DO TEATRO POLÍTICO EM SORTILÉGIO II ? MISTÉRIO NEGRO DE ZUMBI REDIVIVO. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
NOGARI JÚNIOR, A. ; GODOY, M. C. . SORTILÉGIO I E II: O AMADURECIMENTO DA REPRESENTAÇÃO DA RELIGIOSIDADE AFRO-BRASILEIRA NO TEATRO DE ABDIAS DO NASCIMENTO. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
NOGARI JÚNIOR, A. . A REPRESENTAÇÃO DA CULTURA E RELIGIOSIDADE AFRO-BRASILEIRA NO TEATRO DE ABDIAS DO NASCIMENTO. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
NOGARI JÚNIOR, A. ; GODOY, M. C. . UM TRANSPORTAR DE FRONTEIRAS: A TRADUÇÃO CULTURAL EM VIVA O POVO BRASILEIRO, DE JOÃO UBALDO RIBEIRO. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
NOGARI JÚNIOR, A. . O teatro experimental do negro e a representação da personagem negra em Sortilégio, de Abdias do Nascimento. 2016. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
NOGARI JÚNIOR, A. . Da matriz grega clássica aos orixás: o romance histórico contemporâneo e a paródia das divindades em Viva O Povo Brasileiro, de João Ubaldo Ribeiro. 2016. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
NOGARI JÚNIOR, A. . Projeto para compreender a Consciência Negra/ Humana. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
NOGARI JÚNIOR, A. . UMA BUSCA PELO SEU ESPAÇO: A CONSTRUÇÃO IDENTITÁRIA DA PERSONAGEM NEGRA REPRESENTADA NO ROMANCE VIVA O POVO BRASILEIRO, DE JOÃO UBALDO RIBEIRO.. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
NOGARI JÚNIOR, A. ; CARNEIRO, N. M. B. ; MENDES, V. . Um moço muito branco: Uma visão do fantástico na obra de João Guimarães Rosa. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
NOGARI JÚNIOR, A. ; CARNEIRO, N. M. B. . Recriação do Insólito em Lobato. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
NOGARI JÚNIOR, A. ; CARNEIRO, N. M. B. . Articulação estética do insólito em Lejana. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
NOGARI JÚNIOR, A. ; FRANCO, R. S. ; SEI, M. B. . A ARTE LITERÁRIA E SUA FUNÇÃO HUMANIZADORA: POSSÍVEIS DIÁLOGOS ENTRE SIGMUND FREUD E ANTÔNIO CANDIDO. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
NOGARI JÚNIOR, A. ; CARNEIRO, N. M. B. . A menina de lá : o fantástico-maravilhoso na obra de João Guimarães Rosa. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
NOGARI JÚNIOR, A. ; MIRANDA, F. C. ; GARBELINI, M. A. M. ; OLIVEIRA, M. F. ; PAIXAO, E. ; SANTOS, J. L. . Considerações Sobre Sonho de Uma Noite de Verão, Comédia de William Shakespeare. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
MIRANDA, F. C. ; GARBELINI, M. A. M. ; NOGARI JÚNIOR, A. ; FRANCISCO, E. C. ; PAIXAO, E. ; RODRIGUES, G. M. ; OLIVEIRA, A. ; BASTOS, J. C. . Considerações Sobre A Megera Domada, Comédia de William Shakespeare. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
NOGARI JÚNIOR, A. ; MIRANDA, F. C. ; GARBELINI, M. A. M. ; ULIANA, A. C. V. A. ; NOVAGA, C. B. ; PAIXAO, E. ; FRANCISCO, E. C. ; SOUZA, L. F. O. ; GARCIA, L. ; SANCHES, L. F. ; OLIVEIRA, M. F. ; BRANDI, V. C. . Um Estudo Aprofundado Sobre Macbeth, de William Shakespeare. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
NOGARI JÚNIOR, A. ; PINTO, V. M. R. ; MIGUEL, Layane Suellen ; TIRONI, M. F. ; ALBONETI, Maria Gabriele . O Produto que Evoluiu com as Mulheres: Análise do Discurso de Anúncios Publicitários do Bombril. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
NOGARI JÚNIOR, A. ; MIRANDA, F. C. ; GARBELINI, M. A. M. ; ULIANA, A. C. V. A. ; SOUZA, L. F. O. ; PAIXAO, E. . Um Estudo Aprofundado Sobre Otelo, o Mouro de Veneza, de William Shakespeare. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
NOGARI JÚNIOR, A. ; PINTO, V. M. R. ; MIGUEL, Layane Suellen ; CARDOSO, L. F. . As Transferências Semânticas: a Metáfora em Anúncios Televisivos. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
NOGARI JÚNIOR, A. ; MIGUEL, Layane Suellen ; CARDOSO, L. F. ; ALBONETI, Maria Gabriele ; TIRONI, M. F. ; PINTO, V. M. R. . Os Jingles da Assolan: Intertextualidade e a Construção da Textualidade. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
NOGARI JÚNIOR, A. ; MIRANDA, F. C. . Compreendendo Textos em Língua Inglesa: Estratégias de Leitura. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
NOGARI JÚNIOR, A. ; MIGUEL, Layane Suellen ; CARDOSO, L. F. ; ALBONETI, Maria Gabriele ; TIRONI, M. F. ; PINTO, V. M. R. . Mulheres Evoluídas: Análise do Discurso de Anúncios Publicitários da Bombril. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
NOGARI JÚNIOR, A. ; ARAUJO, R. C. L. . A Cegueira Branca Presentes na Sociedade Atual. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
NOGARI JÚNIOR, A. ; MIRANDA, F. C. . Estratégias Para Compreensão de Textos Escritos em Inglês. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
NOGARI JÚNIOR, A. ; STRIQUER, M. S. D. ; MIGUEL, Layane Suellen ; Vieira, Michelle Andressa . Livro Didático e o Ensino de Gramática. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
NOGARI JÚNIOR, A. ; PINTO, V. M. R. ; MIGUEL, Layane Suellen ; TIRONI, M. F. ; ALBONETI, Maria Gabriele . O Intertexto em Jingles Publicitários: Critério de Textualidade. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
NOGARI JÚNIOR, A. ; MIGUEL, Layane Suellen ; MIRANDA, F. C. . A Importância da Leitura na Infância. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
NOGARI JÚNIOR, A. ; STRIQUER, M. S. D. ; Vieira, Michelle Andressa . A Gramática Empregada em Livros Didáticos. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
NOGARI JÚNIOR, A. . Chega (poema). Paraíba: VIvara Editora Nacional, 2024 (Poesia Livre 2024 - Antologia Poética).
Outras produções
NOGARI JÚNIOR, A. . Parecer ad hoc para a revista Semina: Ciências Sociais e Humanas. 2021.
Projetos de pesquisa
-
2021 - Atual
Ensino-aprendizagem de Língua Estrangeira Moderna e formação de professores, Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Arnaldo Nogari Júnior - Integrante / Fernanda de Cássia Miranda - Integrante / Nerynei Meira Bellini Carneiro - Coordenador.
-
2016 - Atual
Literatura afro-brasileira e sua divulgação em rede, Descrição: A proposta é refletir sobre o conceito de literatura afro-brasileira a partir de obras publicadas por autores afrodescendentes, sobretudo na segunda metade do século XX e início do século XXI, e difundir os resultados desses estudos entre educadores. Essa proposta atende à lei 10.639/03 com o intuito de levar alunos da graduação, pós-graduação, pesquisadores e educadores a entrarem em contato com autores e obras que não fazem parte da chamada literatura canônica. Os resultados das pesquisas serão disponibilizados em eventos, publicações e páginas da internet. A pesquisa envolve duas universidades: UEL (Universidade Estadual de Londrina), instituição onde exerço atividade de docência e pesquisa e PACC/UFRJ (Programa Avançado de Cultura Contemporânea da Universidade Federal do Rio de Janeiro) na qual sou pesquisadora sem vínculo empregatício. Atualmente, o projeto recebe apoio do CNPq e da Fundação Araucária.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Arnaldo Nogari Júnior - Integrante / Maria Carolina de Godoy - Coordenador.
-
2014 - 2017
Literatura e História: Memória e Representação, Descrição: O Grupo de Pesquisa Literatura e História: Memória e Representação, está possibilitando hábitos e instrumentos de leitura, enquanto formas de ampliação de conhecimentos e problemáticas do saber literário e histórico, de uma forma específica, e das ciências humanas, de uma forma geral. O Grupo estuda textos literários, teóricos, históricos, críticos e memorialísticos e tem por base de sua análise os conceitos de memória e representação, bem como o resgate e revisão de obras literárias, históricas e críticas para a reavaliação do cânone cultural nacional, além de proporcionar à comunidade, principalmente acadêmica, um espaço para o estudo, discussão e aprofundamento teórico-metodológico de temáticas que envolvam conhecimentos relativos ao contexto literário e histórico. Assim, apresenta como procedimentos metodológicos: revisão do sintagma lingüístico procurando avaliar os usos da linguagem enquanto invenção e criação; análise de textos que recuperem diferentes imagens da brasilidade; discussão da tradição crítica e da historiografia literárias no Brasil, focalizando seus métodos, objetivos e conclusões; estudo da memória (nacional, local e regional); resgate de fontes; levantamento e discussão de material literário publicado em livros, periódicos, jornais e manuscritos; análise de obras canônicas e não-canônicas. Sendo assim, o embasamento metodológico para a execução dos projetos do Grupo de Pesquisa incorpora métodos e técnicas da pesquisa científica, da crítica e história literária, bem como dos estudos históricos e memorialísticos. Dentre as atividades do Grupo voltadas à pesquisa científica, destacam-se: reuniões semanais onde se desenvolve os estudos teóricos e as pesquisas, estudo de textos teórico-metodológicos e debates com os alunos envolvidos; publicação de artigos sobre as pesquisas empreendidas; apresentação de oficinas e minicursos em eventos; participação dos integrantes do Projeto de Pesquisa em eventos científicos e produção intelectual coletiva.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Arnaldo Nogari Júnior - Integrante / Luciana Brito - Coordenador.
-
2014 - 2016
Grupo de Pesquisa Leitura e Ensino - Linha de Pesquisa Leituras do Insólito, Descrição: Formado em 2004, com início de suas atividades em 2005, privilegia a investigação do perfil do leitor acadêmico do Curso de Letras, da UENP/CJ e analisa dados que possam subsidiar ações para a formação do futuro professor leitor. Apresenta como objetivo principal investigar e promover o processo interacional de leitura nos Cursos de Letras da UENP/CJ, como parte essencial da docência. Pretende ainda, despertar o interesse e o prazer pela leitura de textos verbais e multimodais. Para isso investiga as carências na formação do leitor e visa propor ações inovadoras para a melhoria do processo de leitura e recepção de textos e, posteriormente, também na produção textual.Projeto de Pesquisa atual: Leituras e Multiletramento. Linhas de Pesquisa : Metodologias no Ensino da Leitura. Formação do Professor Leitor.Leitura. Estudos em Educação especial. Leitura e Formação do Professor para a Inclusão.Surdez e Linguagem. Apresenta mais de 100 publicações nacionais e internacionais.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Arnaldo Nogari Júnior - Integrante / Nerynei Meira Bellini Carneiro - Coordenador.
-
2012 - 2013
Os Primeiros Dramas Elisabetanos, Descrição: Projeto de Pesquisa. , Situação: Desativado; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Arnaldo Nogari Júnior - Integrante / Fernanda de Cássia Miranda - Coordenador.
Histórico profissional
Experiência profissional
2016 - 2018
Universidade Estadual de LondrinaVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Mestrando em Letras, Regime: Dedicação exclusiva.
2013 - 2014
Centro de Desenvolvimento AlternativoVínculo: , Enquadramento Funcional: Professor de Inglês, Carga horária: 10
Outras informações:
Professor de inglês de todos os níveis oferecidos pela instituição.
2021 - 2023
Universidade Estadual do Norte do ParanáVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Tutor EaD, Carga horária: 20
Outras informações:
Tutor EaD do curso de Segunda Licenciatura em Letras, habilitação em Espanhol.
2018 - 2021
Universidade Estadual do Norte do ParanáVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Tutor Presencial, Carga horária: 20
Outras informações:
Tutor Presencial para os seguintes cursos EaD UENP:
- Segunda Licenciatura em Letras/ Espanhol;
- Especialização em Ensino de Língua Inglesa;
- Especialização em Ensino de Língua Portuguesa.
2014 - 2015
Universidade Estadual do Norte do ParanáVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista, Carga horária: 8
Outras informações:
Bolsista do PIBID, subprojeto Letras Espanhol/ Letras Português, UENP, CAMPUS JACAREZINHO.
2012 - 2012
Universidade Estadual do Norte do ParanáVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Extensão Universitária
Outras informações:
Ministrar aulas de inglês aos internos da Comunidade de Assistência aos Dependentes de Drogas (CADD).
Atividades
-
01/2012
Estágios , UENP, Escola Estadual Imaculada Conceição.Estágio realizado, Ensino fundamental: Língua Portuguesa.
-
01/2012
Estágios , UENP, Colégio Elo.Estágio realizado, Ensino fundamental e médio: Inglês.
2013 - 2023
Prefeitura Municipal de JacarezinhoVínculo: Servidor público, Enquadramento Funcional: Coordenador CREAS, Carga horária: 40
Outras informações:
Coordenador Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) - Jacarezinho, PR
2011 - 2023
Prefeitura Municipal de JacarezinhoVínculo: Servidor público, Enquadramento Funcional: Auxiliar Administrativo, Carga horária: 40
2015 - 2016
Prefeitura Municipal de JacarezinhoVínculo: , Enquadramento Funcional: Cargo em Comissão
Outras informações:
Servidor Efetivo nomeado para o cargo Diretor do Departamento de Assistência Social e Projetos Sociais.
2008 - 2011
Centro de Desenvolvimento a Informatica e IdiomasVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Instrutor de Informática e Inglês, Carga horária: 20
Outras informações:
Instrutor de Informática e de Inglês de todos os cursos oferecidos pela instituição.
2015 - 2015
Centro da Juventude José RichaVínculo: Serviço Voluntário, Enquadramento Funcional: Professor de Inglês, Carga horária: 2
2025 - Atual
Colégio Sesc- Ensino Médio, Jacarezinho-PRVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor de Língua Portuguesa, Carga horária: 20
2023 - Atual
Colégio Sesc- Ensino Médio, Jacarezinho-PRVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor de Projeto de Vida, Carga horária: 8
2019 - 2025
Colégio Sesc- Ensino Médio, Jacarezinho-PRVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor de Inglês, Carga horária: 8
2023 - Atual
Prefeitura Municipal de OurinhosVínculo: Servidor público, Enquadramento Funcional: TMNS - Psicopedagogo, Carga horária: 30
2023 - 2025
Colégio EloVínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor - Pré Vestibular, Carga horária: 2
Outras informações:
Professor do pré-vestibular. Disciplina: Inglês e Literatura.
2023 - 2025
Colégio EloVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor de Inglês - Ensino Fundamental II, Carga horária: 3
2024 - 2024
Magnus Educação Jacarezihho-PRVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor de Literatura, Carga horária: 4
Outras informações:
Professor de Literatura no Ensino Fundamental II.
2024 - Atual
Universidade Estadual de MaringáVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Tutor Ead, Carga horária: 20
Outras informações:
Tutor EAD no curso de Especialização em Atendimento Educacional Especializado.
2026 - Atual
Faculdade de Tecnologia do Estado de São PauloVínculo: Servidor público, Enquadramento Funcional: Professor de Ensino Superior, Carga horária: 2
Outras informações:
Professor no curso graduação de Tecnologia em Ciência de Dados.Disciplina: Produção de Textos Científicos e Acadêmicos.
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Arnaldo Nogari Júnior e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?