Juliane Alves de Sousa

Doutoranda pelo Programa Metodologias para o Ensino de Linguagens e suas Tecnologias pela Universidade Norte do Paraná (2023-2027), Mestre pelo programa Metodologias para o Ensino de Linguagens e suas Tecnologias pela Universidade Norte do Paraná (2016), Especialista em Metodologia do Ensino Superior pela Universidade Norte do Paraná (2013), Especialista em Gestão Escolar pela Universidade Cruzeiro do Sul (2022), Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual de Londrina (2011). Docente de Matemática pelo Pacto Municipal pela Aprendizagem da Secretaria de Educação de Londrina (2017). Participa do Projeto de Pesquisa Currículo, Formação e Trabalho Docente Universidade Estadual de Londrina. Atua como Coordenadora Pedagógica nos Anos Iniciais pela Secretaria Municipal de Educação de Londrina.

Informações coletadas do Lattes em 05/06/2024

Acadêmico

Formação acadêmica

Mestrado em Metodologias em Ensino de linguagens e suas Tecnol

2014 - 2016

Universidade Norte do Parana
Título: SABERES DO PROFESSOR DOS ANOS INICIAIS: A construção da profissão docente
, Ano de Obtenção: 2016.Fábio Luiz da Silva.Grande área: Ciências Humanas

Especialização em Gestão Escolar

2021 - 2022

Univerdade Cruzeiro do Sul
Título: Projeto de Competências Profissionais e Gestão de Carreira
Orientador: Marcos Andrei Ota

Especialização em Metodologia do Ensino Superior

2013 - 2014

Universidade Norte do Parana
Título: Formação de Professores: Cenário atual implicações passadas
Orientador: Bernadete de Lurdes Streisky Strang

Graduação

2008 - 2011

Universidade Estadual de Londrina
Título: Família e Escola: Desafios de Uma Relação
Orientador: Sandra Regina Mantovani Leite

Formação complementar

2022 - 2022

Gestão demo crática e os fundamentos para a escolha do gestor escolar. (Carga horária: 20h). , Prefeitura Municipal de Londrina, P/LONDRINA, Brasil.

2022 - 2022

Gestão Escolar: princípios e práticas para o exercício das funções coordena. (Carga horária: 20h). , Prefeitura Municipal de Londrina, P/LONDRINA, Brasil.

2020 - 2020

Extensão universitária em Competências Profissionais, Emocionais e Tecnológicas para Tempos de Mudanç. (Carga horária: 4h). , Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS, Brasil.

2020 - 2020

Extensão universitária em BNCC NA PRÁTICA: NOVOS RUMOS PARA A ESCOLA E SALA DE AULA. (Carga horária: 100h). , Fundação de Apoio ao Desenvolvimento da Universidade Estadual de Londrina, FAUEL, Brasil.

2020 - 2020

BNCC NA Prática: novos rumos para a escola e sala de aula.. (Carga horária: 50h). , Universidade Estadual de Londrina, UEL, Brasil.

2019 - 2019

O Projeto Político Pedagógico como documento norteador do trabalho escolar:. (Carga horária: 20h). , Prefeitura Municipal de Londrina, P/LONDRINA, Brasil.

2019 - 2019

COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA: perspectivas e possibilidades. (Carga horária: 32h). , Prefeitura Municipal de Londrina, P/LONDRINA, Brasil.

2019 - 2019

Coordenação Pedagógica e a gestão do pedagógico na escola de Ensino Fundame. (Carga horária: 56h). , Prefeitura Municipal de Londrina, P/LONDRINA, Brasil.

2018 - 2018

Construindo o currículo escolar: um diálogo mediado pelo estudo da Base Nac. (Carga horária: 20h). , Prefeitura Municipal de Londrina, P/LONDRINA, Brasil.

2017 - 2017

Práticas de Ensino em Matemática para coordenadores de estudo.. (Carga horária: 68h). , Prefeitura Municipal de Londrina, P/LONDRINA, Brasil.

2016 - 2016

ALFMAT. (Carga horária: 30h). , Prefeitura Municipal de Londrina, P/LONDRINA, Brasil.

2015 - 2015

Projeto Ensinar e Aprender- PROENAP.. (Carga horária: 80h). , Prefeitura Municipal de Londrina, P/LONDRINA, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Professora dos Anos Iniciais da Educação Básica, desde 2012..

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: educação.

Organização de eventos

SOUSA, J. A. . "REPRESENTAÇÕES DOCENTES NA SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA: UM OLHAR PARA A TRANSFORMAÇÃO" na sessão de comunicação oral. 2018. (Congresso).

SOUSA, J. A. . V SIMPÓSIO GÊNERO E POLÍTICAS PÚBLICAS. 2018. (Congresso).

Participação em eventos

II SEA Simpósio de Ensino e Aprendizagem: Atualidades, prospectivas e e desafios.Mediação Pedagógica Tecnológica: Papel do professor nesse cenário.. 2014. (Simpósio).

I SIMPÓSIO DE ENSINO, LINGUAGENS E SUAS TECNOLOGIAS.Saberes experienciais do professores: A formação identitária. 2014. (Simpósio).

Produções bibliográficas

  • SOUSA, J. A. ; FERREIRA, D. C. R. R. ; SILVA, R. B. ; SANTOS, A. R. J. ; SOUSA, J. A. . Contrapontos e aproximações possibilidades entre a base nacional comum curricular e a diretriz curricular de Londrina: uma análise dos princípios pedagógicos do ensino fundamental. In: Adriana Regina de Jeus Santos; Angélica Lyra de Araújo; Luiz Gustavo Tiroli. (Org.). Ensino, currículo e Formação Docente: vínculos, conexões e questões da atualidade. 1ªed.Londrina: MADREPÉROLA, 2022, v. , p. 289-311.

  • SOUSA, J. A. ; OLIVEIRA, M. R. F. ; JESUS, A. R. ; JESUS, Adriana R. . O NOVO MITO: o ensino remoto na perspectiva dos professores. In: Ana Paula Vasconcelos de Oliveira Tahim; Dijane Maria Rocha Victor; Francisco Ari de Andrade; Júlia de Fátima Santos e Silva. (Org.). EDUCAÇÃO EM TEMPO DE PANDEMIA: como aprendi, como ensinei. 6ªed.Curitiba: , 2021, v. 1, p. 31-42.

  • SOUSA, J. A. ; FERREIRA, D. C. R. R. ; MORAES, D. F. . A Docência na Contemporaneidade: Desafios e Perspectivas. In: Adriana Regina de Jesus; Claudia Chueire de Oliveira; Dirce Foletto de Moraes. (Org.). Currículo e Docência:interfaces de um mosaico profissional. 1ªed.Londrina: , 2019, v. I, p. 37-54.

  • SOUSA, J. A. ; SILVA, F. L. . Profissão Professor: Uma Análise da História Pessoal. In: EDUCERE XII Congresso Nacional de Educação, 2015, Curitiba. XII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO. Curitiba: PUC- PR, 2015. v. XII. p. 33984-33996.

  • SILVA, F. L. ; SOUSA, J. A. . Mediação Pedagógica Tecnológica: Papel do Professor nesse cenário. In: II Seminário de Ensino e Aprendizagem Atualidades, Prospectivas e Desafios, 2014, Londrina. II Seminário de Ensino e Aprendizagem Atualidades, Prospectivas e Desafio. Londrina: UTFPR, 2014. v. II. p. 449-456.

  • SANTOS, ADRIANA REGINA DE JESUS ; SOUSA, JULIANE ALVES DE . Ensino Remoto: reflexões sobre o ensino e a aprendizagem na perspectiva dos professores. EDUCAÇÃO (SANTA MARIA. ONLINE) , 2022.

  • SOUSA, J. A. ; SOUSA, J. A. . 'REPRESENTAÇÕES DOCENTES NA SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA: UM OLHAR PARA A TRANSFORMAÇÃO. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SOUSA, J. A. ; LEITE, M. R. S. ; SOUSA, J. A. . EDUCAÇÃO ESCOLAR: fUNÇÕES E DESAFIOS. 2011. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

Outras produções

SOUSA, J. A. . V SIMPÓSIO GÊNERO E POLÍTICAS PÚBLICAS. 2018. (Coordenação).

SOUSA, J. A. . Pacto Municipal Pela Aprendizagem. 2017. .

Projetos de pesquisa

  • 2020 - Atual

    Curriculo, Formação e Trabalho Docente, Descrição: AS RECENTES TENDÊNCIAS NA PESQUISA EDUCACIONAL SOBRE CURRÍCULO E FORMAÇÃO DO PEDAGOGO TÊM DADO DESTAQUE AOS ESTUDOS SOBRE AS IMAGENS, SIGNIFICADOS E CRENÇAS QUE OS DISCENTES TÊM EM RELAÇÃO A SUA FORMAÇÃO INICIAL. APESAR DA DIVERSIDADE TEÓRICA E CONCEITUAL, COMPREENDER AS PERCEPÇÕES DOS ESTUDANTES DO CURSO DE PEDAGOGIA DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA, POSSUEM SOBRE TAL ASPECTO É O FOCO DESTE ESTUDO. ISTO POSTO, ELENCAMOS OS SEGUINTES OBJETIVOS: COMPREENDER AS PERCEPÇÕES DOS ESTUDANTES DO CURSO DE PEDAGOGIA NO QUE SE REFERE AOS SENTIDOS DE CURRÍCULO, A FIM DE REFLETIR O PROCESSO DA FORMAÇÃO NO QUE TANGE AO CAMPO DA DOCÊNCIA, DA GESTÃO E DA PESQUISA. COMO OBJETIVOS ESPECÍFICOS PRETENDEMOS: A) ANALISAR O CURRÍCULO E A PROPOSTA PEDAGÓGICA CURRICULAR DO CURSO DE PEDAGOGIA TENDO COMO PARÂMETRO IDENTIFICAR OS PRESSUPOSTOS TEÓRICOS E METODOLÓGICOS QUE NORTEIAM A FORMAÇÃO DO REFERIDO PROFISSIONAL; B) CONHECER AS PERCEPÇÕES DOS DISCENTES DO CURSO DE PEDAGOGIA EM RELAÇÃO AO SEU PROCESSO DE FORMAÇÃO E SUAS IMPLICAÇÕES NA ATUAÇÃO PROFISSIONAL, A FIM DE ENTENDER A RELAÇÃO ENTRE O CURRÍCULO INSTITUINTE E O INSTITUÍDO. PARA O DESENVOLVIMENTO DESTE ESTUDO, ELEGEMOS O MÉTODO DIALÉTICO, COMO BASE PARA ESTA PESQUISA, TENDO COMO PARÂMETRO A PRÓPRIA REALIDADE, BUSCANDO OS MOVIMENTOS QUE A COMPÕEM A FIM DE PERCEBER O QUE ESTÁ OBSCURO E CONFUSO PARA CHEGAR AO CONCEITO DO TODO, ABARCANDO AS SUAS DETERMINAÇÕES E RELAÇÕES. NA BUSCA DE COMPREENDERMOS AS PERCEPÇÕES E ENTENDIMENTOS DOS ESTUDANTES EM RELAÇÃO AO CURRÍCULO, A FORMAÇÃO E ATUAÇÃO PROFISSIONAL DO PEDAGOGO, A PESQUISA BIBLIOGRÁFICA, A ANÁLISE DOCUMENTAL E A PESQUISA DE CAMPO FORMAM O CONJUNTO DE PROCEDIMENTOS INVESTIGATIVOS. A TÉCNICA BASE PARA A COLETA DE INFORMAÇÕES JUNTO AOS DISCENTES DO CURSO DE PEDAGOGIA VAI SER O QUESTIONÁRIO E A ENTREVISTA SEMIESTRUTURADA... , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (4) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (8) . , Integrantes: Juliane Alves de Sousa - Integrante / Fábio Luiz da Silva - Integrante / Adriana Regina de Jesus - Coordenador / Daniella Caroline Rodrigue Ribeiro Ferreira - Integrante.

Histórico profissional

Experiência profissional

2020 - Atual

Universidade Estadual de Londrina

Vínculo: , Enquadramento Funcional:

2019 - Atual

Prefeitura Municipal de Londrina

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Coordenador Pedagógico nos Anos Iniciais, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

2012 - Atual

Prefeitura Municipal de Londrina

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Docente Anos Iniciais, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.

2016 - 2017

facesi

Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor do Ensino Superior, Carga horária: 10

2014 - 2016

Universidade Norte do Parana

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Tutor Eletrônico, Carga horária: 20