Manuela Camila da Silva

Manuela Camila da Silva Matias, é natural de Araranguá/SC, atualmente está morando em Tubarão/SC. Graduada em Letras Português/Inglês pela Universidade do Sul de Santa Catarina - UNISUL, de Tubarão/SC. Especialização em Metodologia de Ensino de Língua Portuguesa e Literatura e Especialização em Administração Escolar, Supervisão e Orientação, pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci ? UNIASSELVI. Mestra em Ciências da Linguagem.

Informações coletadas do Lattes em 25/06/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Mestrado em Ciências da Linguagem

2013 - 2016

Universidade do Sul de Santa Catarina
Título: ANÁLISE OSTENSIVO-INFERENCIAL DE QUESTÕES DAS EDIÇÕES 1998 E 2014 DO ENEM,Ano de Obtenção: 2016
Fábio José Rauen.Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina, FAPESC, Brasil.

Especialização em Administração Escolar, Supervisão e Orientação

2015 - 2016

Centro Universitário Leonardo da Vinci
Título: O PPP sob o olhar de um gestor de uma escola do município de Tubarão/SC
Orientador: Cláudia Cristiane Levandoski

Especialização em Metodologia de Ensino de L.Portuguesa e Literatura

2012 - 2013

Centro Universitário Leonardo da Vinci
Título: O resgate de contos antigos nas escolas: com contação de histórias
Orientador: Sulani Zanini Pizzolo Stupp

Graduação em Sociologia

2015 - 2018

Centro Universitário Internacional
Título: ANÁLISE DAS REPRESENTAÇÕES DA CULTURA DO MEDO EM IMAGENS DA REDE SOCIAL FACEBOOK
Orientador: Jose Ricardo Martins

Graduação em Letras Português/Inglês

2008 - 2011

Universidade do Sul de Santa Catarina
Título: PROCESSOS INTERACIONAIS EM ESCRITA COLETIVA DE TEXTO POR ALUNAS DA 1ª SÉRIE (2º ANO) DO ENSINO FUNDAMENTAL: ANÁLISE COM BASE NA TEORIA DA RELEVÂNCIA
Orientador: Fábio José Rauen
Bolsista do(a): Programa Universidade para todos, PROUNI, Brasil.

Ensino Médio (2º grau)

2004 - 2006

Escola Agrotécnica Federal de Sombrio

Ensino Fundamental (1º grau)

1996 - 2003

Escola Básica Castro Alves

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2011 - 2011

FAMÍLIA E ESCOLA: CAMINHANDO JUNTAS. (Carga horária: 40h). , AGÊNCIA DE CAPACITAÇÃO EDUCACIONAL, ACAPED, Brasil.

2011 - 2011

A PRÁTICA DA LEITURA NO CONTEXTO ESCOLAR -MOD I/II. (Carga horária: 300h). , AGÊNCIA DE CAPACITAÇÃO EDUCACIONAL, ACAPED, Brasil.

2011 - 2011

De Acordo com o Novo Acordo. (Carga horária: 7h). , Fundação Bradesco, FB-EV, Brasil.

2011 - 2011

O LÚDICO COMO FERRAMENTA NO PROC DE APREND. DA L.E. (Carga horária: 300h). , AGÊNCIA DE CAPACITAÇÃO EDUCACIONAL, ACAPED, Brasil.

2011 - 2011

Microsoft Excel 2003 Básico. (Carga horária: 20h). , Fundação Bradesco, FB-EV, Brasil.

2011 - 2011

Administração e Planejamento de Finanças Pessoais. (Carga horária: 20h). , Fundação Bradesco, FB-EV, Brasil.

2011 - 2011

Inglês nível básico. (Carga horária: 40h). , CNA - Inglês Definitivo, CNA, Brasil.

2010 - 2010

A utilização de materiais didáticos. (Carga horária: 18h). , Universidade do Sul de Santa Catarina, UNISUL, Brasil.

2008 - 2008

Extensão universitária em PAACI - Lingua Inglesa. (Carga horária: 40h). , Universidade do Sul de Santa Catarina, UNISUL, Brasil.

2006 - 2006

Relações Humanas no Trabalho. (Carga horária: 40h). , Escola Agrotécnica Federal de Sombrio, EAFS, Brasil.

2004 - 2006

Técnico em Agropecuária. (Carga horária: 2400h). , Escola Agrotécnica Federal de Sombrio, EAFS, Brasil.

2004 - 2006

Informática. (Carga horária: 120h). , Escola Agrotécnica Federal de Sombrio, EAFS, Brasil.

2005 - 2005

Iniciação a Pesquisa Científica. (Carga horária: 40h). , Escola Agrotécnica Federal de Sombrio, EAFS, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Teoria e Análise Lingüística.

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Língua Portuguesa.

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Literatura.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

II Workshop Internacional de Pragmática. 2014. (Outra).

II Workshop Internacional de Pragmática.ANÁLISE OSTENSIVO-INFERENCIAL DE QUESTÕES DA EDIÇÃO 2013 DO ENEM. 2014. (Outra).

VI Simpósio sobre Formação de Professores: educação, currículo e escola.Processos interacionais no EVA/Unisul: estudo de caso sobre comentários na ferramenta fórum com base na teoria da relevância. 2014. (Simpósio).

VI Simpósio sobre Formação de Professores: educação, currículo e escola. 2014. (Simpósio).

IV Jornada Unisul de Iniciação Científica e IV Seminário de Pesquisa. 2009. (Seminário).

IV Jornada Unisul de Iniciação Científica e IV Seminário de Pesquisa.PROCESSOS INTERACIONAIS EM ESCRITA COLETIVA DE TEXTO POR ALUNAS DA 1ª SÉRIE (2º ANO) DO ENSINO FUNDAMENTAL: ANÁLISE COM BASE NA TEORIA DA RELEVÂNCIA. 2009. (Seminário).

XIX SEMINÁRIO DO CELLIP. 2009. (Seminário).

XIX SEMINÁRIO DO CELLIP.PROCESSOS INTERACIONAIS EM ESCRITA COLETIVA DE TEXTO POR ALUNAS DA 1ª SÉRIE (2º ANO) DO ENSINO FUNDAMENTAL: ANÁLISE COM BASE NA TEORIA DA RELEVÂNCIA. 2009. (Seminário).

III UNISUL CONTEXTO. 2008. (Outra).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Clésia da Silva Mendes Zapelini

Professor Fábio José Rauen, Dr.;ZAPELINI, Clésia da Silva Mendes. Processos interacionais em escrita coletiva de texto por alunas da 1ª série (2º ano) do Ensino Fundamental: Análise com base na teoria da relevância. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade do Sul de Santa Catarina.

Maria Marta Furlanetto

RAUEN, Fábio José;FURLANETTO, M. M.; ZAPELINI, C. da S. M.. Processos interacionais em escrita coletiva de texto por alunas da 1ª série (2º ano) do Ensino Fundamental: análise com base na Teoria da Relevância. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade do Sul de Santa Catarina.

FABIO JOSE RAUEN

RAUEN, F. J.; ROCHA, M. F. da; FURLANETTO, Maria Marta. Processos interacionais em escrita coletiva de texto por alunas da 1ª série (2º ano) do ensino fundamental: análise com base na teoria da relevância. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade do Sul de Santa Catarina.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

FABIO JOSE RAUEN

Teoria da Relevância e ensino; 2016; Dissertação (Mestrado em Ciências da Linguagem) - Universidade do Sul de Santa Catarina, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Fabio Jose Rauen;

FABIO JOSE RAUEN

Processos interacionais em escrita coletiva de texto por alunas da 1ª série (2º ano) do ensino fundamental: análise com base na teoria da relevância; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Universidade do Sul de Santa Catarina; Orientador: Fabio Jose Rauen;

FABIO JOSE RAUEN

Processos interacionais no EVA/Unisul: estudo de caso sobre comentários na ferramenta fórum com base na teoria da relevância; 2012; Iniciação Científica; (Graduando em Letras) - Universidade do Sul de Santa Catarina, Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina; Orientador: Fabio Jose Rauen;

FABIO JOSE RAUEN

Processos interacionais em reescrita de produções textuais de alunos da 1ª série (2º ano) do ensino fundamental: análise com base na Teoria da Relevância; 2009; Iniciação Científica; (Graduando em Letras) - Universidade do Sul de Santa Catarina, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Fabio Jose Rauen;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • SILVA, M. C. ; RAUEN, F. J. . Processos interacionais em escrita coletiva de texto por alunas da 1ª série (2º ano) do ensino fundamental: análise com base na teoria da relevância. Cadernos Acadêmicos (UNISUL) , v. 02, p. 17-23, 2010.

  • SILVA, M. C. . PROCESSOS INTERACIONAIS NO EVA/UNISUL: ESTUDO DE CASO SOBRE COMENTÁRIOS NA FERRAMENTA FÓRUM COM BASE NA TEORIA DA RELEVÂNCIA. In: VI Simpósio sobre formação de professores: Educação, Currículo e Escola, 2014, Tubarão. ANAIS DO IV SIMFOP, 2014. p. 01-17.

  • SILVA, M. C. ; RAUEN, F. J. . Processos interacionais em escrita coletiva de texto por alunas da 1ª série (2º ano) do Ensino Fundamental: análise com base na teoria da relevância. In: XIX Seminário do Centro de Estudos Linguísticos e Literários do Paraná - CELLIP, 2009, Cascavel, PR. Anais do XIX Seminário do CELLIP. Cascavel, PR: Edunioeste, 2009. v. 19. p. 1-11.

  • SILVA, M. C. ; RAUEN, F. J. . Processos interacionais em escrita coletiva de texto por alunas da 1ª série (2º ano) do Ensino Fundamental: análise com base na teoria da relevância. In: XIX Seminário do Centro de Estudos Linguísticos e Literários do Paraná - CELLIP, 2009, Cascavel, PR. Anais do XIX Seminário do CELLIP. Cascavel, PR: Edunioeste, 2009. v. 19. p. 198-199.

  • SILVA, M. C. . PROCESSOS INTERACIONAIS NO EVA/UNISUL: ESTUDO DE CASO SOBRE COMENTÁRIOS NA FERRAMENTA FÓRUM COM BASE NA TEORIA DA RELEVÂNCIA. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SILVA, M. C. ; RAUEN, F. J. . Processos interacionais em escrita coletiva de texto por alunas da 1ª série (2º ano) do Ensino Fundamental: análise com base na teoria da relevância. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SILVA, M. C. ; RAUEN, F. J. . Processos interacionais em escrita coletiva de texto por alunas da 1ª série (2º ano) do Ensino Fundamental: análise com base na teoria da relevância. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

SILVA, M. C. ; RAUEN, F. J. . PROCESSOS INTERACIONAIS NO EVA/UNISUL: ESTUDO DE CASO SOBRE COMENTÁRIOS NA FERRAMENTA FÓRUM COM BASE NA TEORIA DA RELEVÂNCIA. 2012. (Relatório de pesquisa).

SILVA, M. C. ; RAUEN, F. J. . PROCESSOS INTERACIONAIS EM REESCRITA DE PRODUÇÕES TEXTUAIS DE ALUNOS DA 1ª SÉRIE (2º ANO) DO ENSINO FUNDAMENTAL: ANÁLISE COM BASE NA TEORIA DA RELEVÂNCIA. 2009. (Relatório de pesquisa).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2013 - Atual

    ANÁLISE OSTENSIVO-INFERENCIAL DE QUESTÕES DA EDIÇÃO 2013 DO ENEM, Descrição: O estudo visa a questionar como as questões foram formuladas e processadas, partindo da constatação que qualquer exame é essencialmente um processo dialógico e argumentativo, de modo que se presta por excelência a uma análise baseada no conceito de relevância. A teoria da relevância, comprometida com os fundamentos da psicologia cognitiva, pretende descrever e explicar como determinada interpretação é escolhida inferencialmente dentre muitas outras que eram compatíveis com a decodificação dos elementos linguísticos da sentença. Para dar conta dessa demanda, Sperber e Wilson elaboram um procedimento de compreensão que opera de modo on-line e paralelo desde a forma lógica, determinada lexical e gramaticalmente, passando pela elaboração de explicaturas, quando essa forma lógica geralmente é completada por processos inferências, até a elaboração de implicaturas, quando pertinente. O estudo, de modo mais específico, pretende: analisar a proposição de questões e as opções de resposta do exame; verificar as características ostensivo-inferenciais recorrentes nesse processo; e, por decorrência, avaliar a pertinência do aparato descritivo e explanatório da teoria da relevância para a análise do processamento cognitivo dessas questões.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

  • 2010 - 2012

    PROCESSOS INTERACIONAIS NO EVA/UNISUL: ESTUDO DE CASO SOBRE COMENTÁRIOS NA FERRAMENTA FÓRUM COM BASE NA TEORIA DA RELEVÂNCIA, Descrição: Analisar, com base na Teoria da Relevância, os processos interacionais promovidos pelos comentários postados na ferramenta fórum como parte da Avaliação a Distância 2 da oferta 2010/1 da disciplina Sociologia. 1. Identificar constrangimentos interacionais promovidos pela interação escrita on-line; 2. Investigar o papel de explicaturas e implicaturas no desenvolvimento dos argumentos nas réplicas e tréplicas desenvolvidas no processo de interação; 3. Avaliar a pertinência descritiva e explanatória da teoria da relevância para a descrição de processos interacionais em ferramentas de Espaços Virtuais de Aprendizagem.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.

  • 2008 - 2009

    PROCESSOS INTERACIONAIS EM REESCRITA DE PRODUÇÕES TEXTUAIS DE ALUNOS DA 1ª SÉRIE (2º ANO) DO ENSINO FUNDAMENTAL: ANÁLISE COM BASE NA TEORIA DA RELEVÂNCIA, Descrição: Projeto titulado como: PROCESSOS INTERACIONAIS EM REESCRITA DE PRODUÇÕES TEXTUAIS DE ALUNOS DA 1ª SÉRIE (2º ANO) DO ENSINO FUNDAMENTAL: ANÁLISE COM BASE NA TEORIA DA RELEVÂNCIA, tem como principal objetivo compreender como as decisões de reescrita são negociadas nos grupos de discussão, partindo-se do pressuposto que essas decisões são guiadas pelos princípios cognitivo e comunicativo de relevância. Investigar, nos processos de negociação, a pertinência descritiva e explanatória dos níveis representacionais propostos pela Teoria da Relevância.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Prêmios

2009

IV Jornada Unisul de Iniciação Científica (JUNIC) e IV Seminário de Pesquisa, Universidade do Sul de Santa Catarina.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

2017 - Atual

EEB Marechal Luz

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20

2013 - 2016

Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Pesquisador, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

2013 - 2013

E. E. B. João Teixeira Nunes

Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 20

2012 - 2012

E. E. B. João Teixeira Nunes

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 30

2012 - 2012

E.E.B.Martinho Alves dos Santos

Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 20

2010 - 2011

Universidade do Sul de Santa Catarina

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Pesquisador, Carga horária: 20