MARCO TÚLIO SANTOS LEDO
Doutorando em Estudos Linguísticos pela Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), com pesquisas sobre a contribuição africana na constituição lexical do Português-Brasileiro, especialmente na linguagem de santo do Vale do Jequitinhonha. Mestre em Letras (UESB) e em Educação (Universidad Europea del Atlántico/Espanha), com estudos voltados às práticas pedagógicas em classes multisseriadas da zona rural mineira. Graduado em Letras-Português (UNIMONTES), História (UNOPAR), Pedagogia (FAVENORTE), Bacharel em Letras (Universidade Estácio de Sá - em curso) e discente em Terapia Ocupacional (UNIFAVENI - em curso).Possui especializações em Linguística Aplicada ao Ensino de Português, Gestão Escolar, Mídias na Educação, Direito Educacional, Gestão Pública e Docência na Educação Básica. Atua como professor de Língua Portuguesa na Rede Estadual de Ensino de Minas Gerais e como orientador educacional na Prefeitura Municipal de Almenara, com experiência em programas, conselhos e comissões educacionais. Atuou como tutor presencial da Universidade Aberta do Brasil (UAB) em parceria com o IFNMG e a UNIMONTES.Publicou artigos em periódicos científicos, capítulos de livros e possui experiência em orientação, bancas e coordenação de projetos. Dedica-se a temas como educação étnico-racial, variação e mudança linguística, léxico de origem africana, leitura e escrita no Ensino Médio e formação docente antirracista. É também autor de produção literária no gênero lírico, com publicação na coletânea Farol de Letras Almenara em Prosa e Verso.Atuou como consultor educacional nos municípios de Bandeira, Joaíma e Fronteira dos Vales, com coordenação de programas locais. Defende uma prática educacional crítica, inclusiva e comprometida com os direitos humanos, a diversidade cultural e a valorização da língua materna como instrumento de identidade e emancipação.
Informações coletadas do Lattes em 01/08/2025
Acadêmico
Formação acadêmica
Doutorado em andamento em Programa de Pós Graduação em Estudos Linguísticos
2022 - Atual
Universidade Estadual de Feira de Santana
Título: A Linguagem de Santo no Vale do Jequitinhonha: Aportes Africanos na Constituição Lexical do PB em Minas Gerais
Orientador: Dra. Silvana Farias Silva Araújo
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Africanismo; Linguagem de santo.
Mestrado em Máster en Educación
2017 - 2019
Universidad Europe del Atlántico
Título: As Práticas Educativas no Ensino de Língua Materna em Classes Multisseriadas nas Escolas Campesinas de Almenara, Estado de Minas Gerais, Ano de Obtenção: 2019
Orientador: Dra. Michele Borges
Palavras-chave: Campesinato; Língua Materna; Multisseriação.
Mestrado profissional em Mestrado Profissional em Letras
2018 - 2021
Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia
Título: Falares Africanos no Léxico do Português-Brasileiro: Estratégias de Ensino para o Desenvolvimento da Competência Comunicativa e Lexical, Ano de Obtenção:
Orientador: Prof. Dr. Jorge Augusto Alves da Silva
Coorientador: Prof. Dra. Valéria Viana Sousa. Palavras-chave: Lexico; Africanismo.
Especialização em andamento em Teorias e Práticas na Educação
2025 - Atual
Especialização em andamento em Especialização em Gestão de Políticas Educacionais e Transformação Digital
2025 - Atual
Especialização em Pós-Graduação Lato Sensu em Linguística Aplicada ao Ensino de Português
2017 - 2019
Universidade Estadual de Montes Claros
Título: A Utilização dos Operadores Argumentativos em Produção de Textos do Gênero Artigo de Opinião
Orientador: Evilázia Ferreira Martins
Especialização em Curso de Pós Graduação Lato Sensu em Gestão Municipal
2017 - 2019
Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Norte de Minas Gerais
Título: O Processo de ?Municipalização? em Almenara, Estado de Minas Gerais e os Impactos na Gestão e no Orçamento Educacional Municipal
Orientador: Maria de Fátima Vieira
Especialização em Pós Graduação Lato Sensu em Mídias na Educação
2011 - 2012
Universidade Estadual de Montes Claros
Título: O uso de Mídias no Programa Mais Educação: Contribuições para o processo de Aprendizagem
Orientador: Geane Cássia Alves Sena
Especialização em Pós Graduação Lato Sensu em Orientação Educacional
2010 - 2011
Faculdade do Noroeste de Minas
Título: Os Aspectos da Indisciplina Frente ao Contexto Escolar
Orientador: Fernanda Silveira Pinheiro
Especialização em Pós Graduação Lato Sensu em EAD
2010 - 2011
Universidade Estadual de Montes Claros
Título: Projeto de Curso de Aperfeiçoamento em Gestão Escolar
Orientador: Profª. Dra. Fábia Magali Santos Vieira
Especialização em Pós Graduação Lato Sensu em Gestão Escolar
2010 - 2011
Universidade Federal de Minas Gerais
Título: O Papel do Gestor Escolar Frente ao Processo de Avaliação da Aprendizagem
Orientador: Priscilla Rezende Moreira
Especialização em Pós Graduação Lato Sensu em Inspeção Escolar
2010 - 2011
Faculdade do Noroeste de Minas
Título: O Inspetor Escolar e a Gestão na Educação Infantil: Uma Visão sobre os Conselhos Escolares
Orientador: Rosilane Belen Soares
Graduação em andamento em Bacharelado em Fonoaudiologia
2025 - Atual
Graduação em andamento em Tecnólogo em Processos Gerenciais
2025 - Atual
Graduação em andamento em Bacharelado em Terapia Ocupacional
2024 - Atual
Graduação em andamento em Bacharelado em Terapia Ocupacional
2024 - Atual
Graduação em andamento em Segunda Licenciatura em Geografia
2024 - Atual
Graduação em Licenciatura em História
2011 - 2014
Universidade Norte do Parana
Bolsista do(a): MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO/PROUNI, PROUNI, Brasil.
Graduação em Letras - Português
2005 - 2009
Universidade Estadual de Montes Claros
Título: Projeto de Pesquisa: O Adultério na Literatura: Universalismo ou Intertextualidade
Orientador: Maria Iara da Silva Coêlho
Curso técnico/profissionalizante em Curso Técnico em Serviços Jurídicos
2023 - 2024
Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Norte de Minas Gerais
Curso técnico/profissionalizante em Curso Técnico em Recursos Humanos
2023 - 2024
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais
Curso técnico/profissionalizante em Curso Técnico em Gestão Pública
2008 - 2011
Formação complementar
2024 - 2024
Extensão universitária em Curso de Aperfeiçoamento Educação em Direitos Humanos e Diversidades: educ. (Carga horária: 180h). , Universidade Federal de Uberlândia, UFU, Brasil.
2020 - 2020
Coordenador Pedagógico: Papel e Relevância no Sistema Educacional. (Carga horária: 40h). , Escola de Formação e Desenvolvimento Profissional de Educadores da SEE/MG, ESCOLA DE FORMAÇ, Brasil.
2019 - 2019
O Desenvolvimento de Competências e Habilidades na Sala de Aula: Língua Por. (Carga horária: 20h). , Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais, SEEMG, Brasil.
2019 - 2019
Gestão Administrativa e Financeira da Caixa Escolar. (Carga horária: 40h). , Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais, SEEMG, Brasil.
2019 - 2019
Língua Portuguesa: na Prática a Teoria é Ativa. (Carga horária: 20h). , Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais, SEEMG, Brasil.
2019 - 2019
Curso de Saúde Vocal do Professor. (Carga horária: 20h). , Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão, SEPLAG-MG, Brasil.
2019 - 2019
A BNCC nos Anos Finais do Ensino Fundamental: Língua Portuguesa. (Carga horária: 40h). , Ministério da Educação, MEC, Brasil.
2019 - 2019
Práticas de Leitura Literária em Sala de Aula. (Carga horária: 20h). , Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais, SEEMG, Brasil.
2019 - 2019
O Telefone Celular na Prática Docente. (Carga horária: 20h). , Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais, SEEMG, Brasil.
2019 - 2019
Currículo Referência de Minas Gerais: Melhor Conhecê-lo para implementá-lo. (Carga horária: 15h). , Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais, SEEMG, Brasil.
2018 - 2018
(Novas) Construções nas Relações Interoracionais. (Carga horária: 15h). , Grupo de Estudos Lingüísticos do Nordeste, GELNE, Brasil.
2018 - 2018
Nas tramas do texto: caminhos para reescrita. (Carga horária: 60h). , Centro de Estudos e Pesquisa em Educação Cultura e Ação Comunitária, CENPEC, Brasil.
2018 - 2018
O Texto como Ponto de Partida/Chegada para o Ensino da Língua. (Carga horária: 4h). , Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, UESB, Brasil.
2018 - 2018
Educação conectada: Programa de Formação dos Articuladores Municipais,. (Carga horária: 180h). , Secretaria de Educação Básica do Ministério da Educação, SEB/MEC, Brasil.
2018 - 2018
Curso de Aprofundamento em Gestão para Educação Municipal. (Carga horária: 172h). , Ministério da Educação, MEC, Brasil.
2017 - 2017
Curso de Capacitação Para Avaliadores de Redações do ENEM. (Carga horária: 90h). , Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista Julio de Mesq, VUNESP, Brasil.
2017 - 2017
Curso da Rede Nacional de Certificadores. (Carga horária: 30h). , Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, INEP/MEC, Brasil.
2016 - 2016
Oficina de Produção de Itens para Redação do ENEM. (Carga horária: 50h). , Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais, SEEMG, Brasil.
2013 - 2013
Licitações e Contratos Administrativos. (Carga horária: 8h). , Prime Assessoria e Consultoria, PRIME, Brasil.
2013 - 2013
Nova Sistemática de Funcionamento da Caixa Escolar. (Carga horária: 12h). , Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais, SEEMG, Brasil.
2011 - 2011
Extensão universitária em Formação Continuada de Conselheiros Municipais de Educação. (Carga horária: 160h). , Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
2010 - 2011
Curso de Aperfeiçoamento em Educação do Campo. (Carga horária: 180h). , Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
2010 - 2011
Curso de Aperfeiçoamento para Professores em Linguagem e Alfabetização. (Carga horária: 120h). , Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - Campus JK, UFVJM, Brasil.
2009 - 2011
Formação de Educadores do Programa Projovem Urbano. (Carga horária: 216h). , Centro Mineiro Alianças Intersetoriais, CEMAIS, Brasil.
2010 - 2010
Extensão universitária em Curso de Prevenção ao Uso Indevido de Drogas. (Carga horária: 120h). , Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
2010 - 2010
Extensão universitária em Curso de Extensão Educação para as Relações Étnico-Raciais. (Carga horária: 180h). , Universidade Estadual de Montes Claros, UNIMONTES, Brasil.
2009 - 2010
Extensão universitária em Curso Aperfeiçoamento em nível de Extensão, Gênero e Diversidade na Escola. (Carga horária: 200h). , Universidade Estadual de Montes Claros, UNIMONTES, Brasil.
2009 - 2010
Extensão universitária em Curso Aperf. em Nível de Extensão, Educação na Diversidade e Cidadania. (Carga horária: 180h). , Universidade Estadual de Montes Claros, UNIMONTES, Brasil.
2009 - 2009
Extensão universitária em Ciclo Básico do Programa de Formação Continuada Mídias na Educação. (Carga horária: 120h). , Universidade Estadual de Montes Claros, UNIMONTES, Brasil.
2009 - 2009
Extensão universitária em Curso de Capacitação em Educação a Distância. (Carga horária: 120h). , Universidade Estadual de Montes Claros, UNIMONTES, Brasil.
2009 - 2009
Extensão universitária em Curso de Extensão para Capacitação para Tutores em EaD. (Carga horária: 180h). , Universidade Federal do Paraná, UFPR, Brasil.
2009 - 2009
Ética. (Carga horária: 15h). , Fundação Getúlio Vargas, FGV, Brasil.
2009 - 2009
Introdução à Educação Digital. (Carga horária: 40h). , Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais, SEEMG, Brasil.
2009 - 2009
Curso de Atualização: A Questão de Gênero, Raça e Etnia.. (Carga horária: 30h). , Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
2009 - 2009
Curso de Atualização: A Formação da Tradição de Direitos: Abord. Crítica. (Carga horária: 45h). , Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
2009 - 2009
Curso de Atualização: Juventude, Cultura e Participação.. (Carga horária: 30h). , Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
2008 - 2008
Conviver na Diversidade: Desafio Educacional. (Carga horária: 8h). , Centro de Atendimento Empresarial Educacional, CAEME, Brasil.
2008 - 2008
Diversidade Humana x Aprendizagem: Educação, Vida e Ação. (Carga horária: 8h). , Centro de Atendimento Empresarial Educacional, CAEME, Brasil.
2008 - 2008
Educar na Diversidade. (Carga horária: 8h). , Centro de Atendimento Empresarial Educacional, CAEME, Brasil.
2008 - 2008
Curso de Formação Inicial de Coordenador de Turma. (Carga horária: 60h). , Instituto de Desenvolvimento do Norte e Nordeste de Minas Gerais, IDENE, Brasil.
2007 - 2007
Curso de capacitação para Gestores de Bibliotecas Públicas. (Carga horária: 40h). , Secretaria de Estado da Cultura de Minas Gerais, SECMG, Brasil.
2006 - 2006
Curso de Capacitação - Educação do Campo. (Carga horária: 20h). , Prefeitura Municipal de Almenara, PMALM, Brasil.
2004 - 2004
Capacitação de Mobilizadores do Projeto Educação à Mesa.. (Carga horária: 108h). , Fundacão Roberto Marinho, FRM, Brasil.
2002 - 2002
Informática Básica. (Carga horária: 82h). , Lions Informática, LIONS, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Pouco, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: As leis 10639/2003 e a Lei 11645/2008 - Por uma Educação Antirracista.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: O processo de ensino e aprendizagem de Língua Materna nas Escolas Públicas.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Participação africana na constituição lexical do Português-Brasileiro..
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Sociolingüística e Dialetologia.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Educação e o Processo de Formação Continuada de Professores da Educação Básica.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Literatura Brasileira.
Organização de eventos
LEDO, M. T. S. . II Fórum Municipal de Educação. 2015. (Outro).
LEDO, M. T. S. . Oficina Aprendendo a Ler com Jornais. 2008. (Outro).
LEDO, M. T. S. ; CARDOSO, E. F. . Oficina Análise Gramatical de Textos. 2008. (Outro).
LEDO, M. T. S. ; CARDOSO, E. F. . Oficina de Leitura e Interpretação de Textos Literários e Jornalísticos. 2007. (Outro).
CARDOSO, E. F. ; LEDO, M. T. S. . I Chá Literário. 2006. .
Participação em eventos
I Congresso Nacional de Letramentos. Linguagem em Foco: A Variação Linguística no ENEM. 2024. (Congresso).
III Ciclo de Palestras sobre Ensino de Línguas. 2022. (Outra).
II Seminário do Grupo de Pesquisa Literatura e Tempos Sombrios. 2022. (Seminário).
I Semana de Letras ? UEMS/ Campo Grande: Perspectivas e tendências dos estudos das letras. 2022. (Outra).
VIII Seminário de Estudos Linguísticos e Literários. 2022. (Seminário).
27 Fórum Estadual da União dos Dirigentes Municipais de Educação de Minas Gerais. 2021. (Outra).
Congresso Internacional de Volta às Aulas. 2021. (Congresso).
Congresso Internacional Educação em Territórios Rurais e Educação do Campo. 2021. (Congresso).
III Semana de Letras do Seridó. A Lei 10639/2003 e o Ensino de Língua Materna. 2021. (Congresso).
III Seminário de Estudos Sociogeolinguísticos - Variação linguística e ensino: teoria e prática. 2021. (Seminário).
I Simpósio Internacional de Educação Popular, Agroecologia e Memória e II Seminário de Educação do Campo. 2021. (Simpósio).
IV Congresso Nacional de Educação. 2021. (Congresso).
V Congresso Internacional de Linguística Histórica. 2021. (Congresso).
V Jornada Nacional de Línguas e Linguagens e I Jornada Internacional de Línguas e Linguagens.Os Falares Africanos na Formação Lexical do Português-Brasileiro. 2021. (Outra).
X Seminário de Estudos Filológicos.O Dicionário como fonte Sócio-Histórica na Constituição do Português-Brasileiro. 2021. (Seminário).
XXIV Congresso Nacional De Linguística E Filologia Em Homenagem A Cilene Da Cunha Pereira. Falares africanos no léxico do português brasileiro: estratégias de ensino para o desenvolvimento da competência comunicativa e lexical. 2021. (Congresso).
Congresso Internacional "Um Novo Tempo na Educação". 2020. (Congresso).
Ensino de Gramática Viva Ao Vivo. 2020. (Oficina).
III Seminário Regional de Ensino e Relações Etnico-Raciais. 2020. (Seminário).
Linguagens e Contemporaneidade. 2020. (Congresso).
Multiletramentos e TDICS em tempos de pandemia. 2020. (Outra).
Oficina de Ensino de Gramática Viva Ao Vivo (Ciclo de Oficinas). 2020. (Oficina).
Produção textual: panorama atual e possibilidades de ensino. 2020. (Outra).
Seminário de Estudos em Linguagens Indígenas e Línguas Minorizadas. 2020. (Seminário).
I Seminário Municipal de Educação Inclusiva. 2019. (Seminário).
GELNE: 40 anos de contribuições ao desenvolvimento das pesquisas. 2018. (Congresso).
VII Seminário de Iniciação Científica do IFNMG. 2018. (Seminário).
V Seminário Nacional de Alfabetização e Letramento. 2018. (Seminário).
X Congresso Brasileiro de Pesquisadores Negros. Identidades e Reminiscências: (Re) Construindo Conceitos, Estabelecendo Raízes e Olhares sobre a Comunidade Quilombola Marobá dos Teixeira em Almenara ? MG. 2018. (Congresso).
Encontro do Programa de Monitoramento dos Planos de Carreira e Remuneração SASE/MEC.Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação/FUNDEB. 2016. (Seminário).
Conferência Nacional de Educação - CONAE.Financiamento da Educação: gestão, transparência e controle social dos recursos. 2013. (Outra).
II Conferência Municipal de Educação.Financiamento da Educação, Gestão, Transparência e Controle Social dos Recursos. 2013. (Outra).
As Novas Perspectivas na Gestão Pública Municipal. 2012. (Seminário).
5º Seminário da Vice-Presidencia da Undime/MG. 2011. (Seminário).
8ª Conferência Municipal de Assistência Social. 2011. (Outra).
Projeto Multicampi. 2010. (Encontro).
Conferência Estadual de Educação. 2009. (Congresso).
III Semana de Construção do Conhecimento Educacional. 2009. (Seminário).
A poesia vai ao Recreio. 2008. (Outra).
Boniteza de um sonho - Moacir Gadotti. 2008. (Seminário).
I Ciclo de Estudos Literários: Machado de Assis 100 anos de lembranças. 2008. (Seminário).
II Ciclo de Estudos Literários: Uma forma diferente de ler a vida. 2008. (Outra).
II Semana da Construção do Conhecimento Educacional. 2008. (Outra).
II Seminário da Educação Infantil - Projeto Criança e Educação. 2007. (Seminário).
I Semana da Construção do Conhecimento Educacional. 2007. (Seminário).
I Seminário de Cultura Brasileira. 2007. (Seminário).
MESA REDONDA COM O ESCRITOR WAGNER NASCIMENTO.Livro "Pedras ao Lago". 2007. (Outra).
Conferência: Propostas para Construção do Saber. 2006. (Outra).
Curso de Capacitação em Educação do Campo.Construção de Linguagens Essenciais.. 2006. (Seminário).
Curso de Capacitação em Educação Infantil.Desenvolvimento Infantil: Afetividade e cognição. 2006. (Seminário).
Curso de Capacitação em Leitura, Escrita e Produção de Textos.Por que ensinar ortografia?. 2006. (Seminário).
I Chá Literário do Curso de Letras. 2006. (Outra).
II Chá Literário - Unimontes - Campus Almenara. 2006. (Feira).
IV Conferência Municipal de Saúde. 2006. (Outra).
Seminário: A Literatura nos Caminhos do Sertão. 2006. (Seminário).
1ª Semana Pedagógica Pedagogia e Linguagens. 2005. (Outra).
I Seminário Cultura Mineira. 2005. (Seminário).
I Seminário Ética, Política e Educação. 2005. (Seminário).
Linguagens: Um olhar sob a arte. 2005. (Seminário).
I Encontro do Jovem Cooperativista do Baixo Jequitinhonha.Cooperativismo, Conhecer para melhor Coooperar. 2002. (Encontro).
IV Olimpíada Brasileira de Astronomia. 2001. (Olimpíada).
Participação em bancas
LEDO, M. T. S.; BARROS, P. M.;LEDO, MARCO TULIO SANTOS. Informática na Escola: Tarefa On-Line como Estímulo para o Conhecimento. 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Pós-graduação Lato Sensu em Informática na Educação) - Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Norte de Minas Gerais.
LEDO, MARCO TULIO SANTOS; BARROS, P. M.. O Computador como Ferramenta de Auxílio Pedagógico na Alfabetização de Alunos dos Anos Finais do Ensino Fundamental. 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Pós-graduação Lato Sensu em Informática na Educação) - Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Norte de Minas Gerais.
LEDO, MARCO TULIO SANTOS; PAULA, C. R. O.. A Tecnologia como Facilitadora do Processo Ensino Aprendizagem da Disciplina de Matemática nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Pós-graduação Lato Sensu em Informática na Educação) - Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Norte de Minas Gerais.
LEDO, MARCO TULIO SANTOS; BARROS, P. M.. A utilização do SISLAME como ferramenta de Gestão na Rede Municipal de Ensino de Joaíma, Estado de Minas Gerais. 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Pós-graduação Lato Sensu em Informática na Educação) - Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Norte de Minas Gerais.
LEDO, MARCO TULIO SANTOS; BARROS, P. M.. O Blog como Ferramenta de Ensino Aprendizagem. 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Pós-graduação Lato Sensu em Informática na Educação) - Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Norte de Minas Gerais.
LEDO, MARCO TULIO SANTOS; BARROS, P. M.. As Mídias Audiovisuais no processo de Ensino Aprendizagem e Educação Social. 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Pós-graduação Lato Sensu em Informática na Educação) - Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Norte de Minas Gerais.
LEDO, MARCO TULIO SANTOS. O Uso das Inovações tecnológicas e da Informática nas Escolas - Uma questão de adaptação a realidade do Professor. 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Pós-graduação Lato Sensu em Informática na Educação) - Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Norte de Minas Gerais.
LEDO, MARCO TULIO SANTOS. O Uso do Laboratório de Informática Educacional: Relatos de Professores. 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Pós-graduação Lato Sensu em Informática na Educação) - Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Norte de Minas Gerais.
LEDO, MARCO TULIO SANTOS. Uso de Softwares Educacionais como estratégias Lúdicas e Fatores Motivacionais no Processo de Ensino Aprendizagem de Língua Inglesa. 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Pós-graduação Lato Sensu em Informática na Educação) - Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Norte de Minas Gerais.
LEDO, MARCO TULIO SANTOS. Proposta de uso de Software educativo como ferramenta no processo de ensino aprendizagem. 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Pós-graduação Lato Sensu em Informática na Educação) - Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Norte de Minas Gerais.
LEDO, MARCO TULIO SANTOS. O Professor de hoje: uma docência digital. 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Pós-graduação Lato Sensu em Informática na Educação) - Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Norte de Minas Gerais.
LEDO, MARCO TULIO SANTOS. O uso do SYSMEAE pelas Escolas Públicas estaduais da SRE Almenara - MG. 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Pós-graduação Lato Sensu em Informática na Educação) - Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Norte de Minas Gerais.
LEDO, MARCO TULIO SANTOS. O Uso do Celular no Ambiente Escolar. 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Pós-graduação Lato Sensu em Informática na Educação) - Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Norte de Minas Gerais.
LEDO, MARCO TULIO SANTOS. Inclusão dos Não-Alfabetizados Digitais no Ensino a Distância. 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Pós-graduação Lato Sensu em Informática na Educação) - Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Norte de Minas Gerais.
LEDO, MARCO TULIO SANTOS. Tecnologias simples e de fácil manuseio aplicadas como recursos didáticos. 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Pós-graduação Lato Sensu em Informática na Educação) - Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Norte de Minas Gerais.
LEDO, MARCO TULIO SANTOS. Contribuição do uso das tecnologias da informação e comunicação no processo de ensino-aprendizagem: estudo de caso numa escola pública estadual. 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Pós-graduação Lato Sensu em Informática na Educação) - Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Norte de Minas Gerais.
LEDO, MARCO TULIO SANTOS. O Uso das TICS no Processo de Ensino e Aprendizagem de Leitura Jovens e Adultos na Rede Municipal de Ensino de Almenara. 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Pós-graduação Lato Sensu em Informática na Educação) - Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Norte de Minas Gerais.
FIGUEIREDO, T. M. M.; PEREIRA, W. M.;LEDO, M. T. S.. A Importância da Formação Continuada Docente na Educação de Jovens e Adultos. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em CURSO DE POS GRADUAÇÃO EM EJA) - Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Norte de Minas Gerais.
LEDO, M. T. S.CARDOSO, E. F.. O Preconceito Linguístico sob a ótica de Marcos Bagno. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português) - Universidade Estadual de Montes Claros.
CARDOSO, E. F.LEDO, M. T. S.; COELHO, M.I.S. A Importância da formação docente no trabalho com o aluno disléxico. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português) - Universidade Estadual de Montes Claros.
LELIS, U.A; OLIVEIRA, Juliano Fonseca;LEDO, M. T. S.. As Contribuições da Família no Processo de Aprendizado Escolar de Alunos de uma Instituição Educacional de Almenara - MG. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Montes Claros.
LEDO, MARCO TULIO SANTOS. O trabalho pedagógico para inclusão de Crianças surda em Classes de Alfabetização na Escola X na cidade de Almenara/MG. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em PEDAGOGIA) - Universidade Estadual de Montes Claros.
LEDO, MARCO TULIO SANTOS. Nogueira.O teatro como ferramenta de aprendizagem na Educação Infantil. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em PEDAGOGIA) - Universidade Estadual de Montes Claros.
Orientou
A VARIAÇÃO LINGUÍSTICA NA ESCOLA: APROFUNDAMENTO DE CONHECIMENTOS NO PROCESSO DE ENSINO E DE APRENDIZAGEM DE LÍNGUA PORTUGUESA; Início: 2023; Iniciação científica (Graduando em Territórios de Iniciação Científica) - Escola Estadual Joel Mares; (Orientador);
A VARIAÇÃO LINGUÍSTICA NA ESCOLA: APROFUNDAMENTO DE CONHECIMENTOS NO PROCESSO DE ENSINO E DE APRENDIZAGEM DE LÍNGUA PORTUGUESA; Início: 2023; Iniciação científica (Graduando em Territórios de Iniciação Científica) - Escola Estadual Joel Mares; (Orientador);
A VARIAÇÃO LINGUÍSTICA NA ESCOLA: APROFUNDAMENTO DE CONHECIMENTOS NO PROCESSO DE ENSINO E DE APRENDIZAGEM DE LÍNGUA PORTUGUESA; Início: 2023; Iniciação científica (Graduando em Territórios de Iniciação Científica) - Escola Estadual Joel Mares; (Orientador);
A VARIAÇÃO LINGUÍSTICA NA ESCOLA: APROFUNDAMENTO DE CONHECIMENTOS NO PROCESSO DE ENSINO E DE APRENDIZAGEM DE LÍNGUA PORTUGUESA; Início: 2023; Iniciação científica (Graduando em Territórios de Iniciação Científica) - Escola Estadual Joel Mares; (Orientador);
A VARIAÇÃO LINGUÍSTICA NA ESCOLA: APROFUNDAMENTO DE CONHECIMENTOS NO PROCESSO DE ENSINO E DE APRENDIZAGEM DE LÍNGUA PORTUGUESA; Início: 2023; Iniciação científica (Graduando em Territórios de Iniciação Científica) - Escola Estadual Joel Mares; (Orientador);
A VARIAÇÃO LINGUÍSTICA NA ESCOLA: APROFUNDAMENTO DE CONHECIMENTOS NO PROCESSO DE ENSINO E DE APRENDIZAGEM DE LÍNGUA PORTUGUESA; Início: 2023; Iniciação científica (Graduando em Territórios de Iniciação Científica) - Escola Estadual Joel Mares; (Orientador);
A VARIAÇÃO LINGUÍSTICA NA ESCOLA: APROFUNDAMENTO DE CONHECIMENTOS NO PROCESSO DE ENSINO E DE APRENDIZAGEM DE LÍNGUA PORTUGUESA; Início: 2023; Iniciação científica (Graduando em Territórios de Iniciação Científica) - Escola Estadual Joel Mares; (Orientador);
A VARIAÇÃO LINGUÍSTICA NA ESCOLA: APROFUNDAMENTO DE CONHECIMENTOS NO PROCESSO DE ENSINO E DE APRENDIZAGEM DE LÍNGUA PORTUGUESA; Início: 2023; Iniciação científica (Graduando em Territórios de Iniciação Científica) - Escola Estadual Joel Mares; (Orientador);
A VARIAÇÃO LINGUÍSTICA NA ESCOLA: APROFUNDAMENTO DE CONHECIMENTOS NO PROCESSO DE ENSINO E DE APRENDIZAGEM DE LÍNGUA PORTUGUESA; Início: 2023; Iniciação científica (Graduando em Territórios de Iniciação Científica) - Escola Estadual Joel Mares; (Orientador);
Vitória Oliveira Morais; Início: 2023; Iniciação científica (Graduando em Territórios de Iniciação Científica) - Escola Estadual Joel Mares; (Orientador);
O Acompanhamento familiar no processo de ensino aprendizagem do aluno com deficiência; 2021; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação Lato Sensu em AEE Perspectiva da Educação Inclusiva) - Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Norte de Minas Gerais; Orientador: Marco Túlio Santos Ledo;
A Importância das novas tecnologias para a educação inclusiva no ensino regular; ; 2021; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação Lato Sensu em AEE Perspectiva da Educação Inclusiva) - Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Norte de Minas Gerais; Orientador: Marco Túlio Santos Ledo;
A educação lúdica no processo de ensino e aprendizagem de crianças com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA); 2021; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação Lato Sensu em AEE Perspectiva da Educação Inclusiva) - Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Norte de Minas Gerais; Orientador: Marco Túlio Santos Ledo;
Uti lização de jogos nas salas de aula do ensino regular nos anos iniciais do ensino fundamental: Adaptados para estimular a alfabetização das crianças com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA); ; 2021; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação Lato Sensu em AEE Perspectiva da Educação Inclusiva) - Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Norte de Minas Gerais; Orientador: Marco Túlio Santos Ledo;
Identidades e Reminiscências: Des/Re - Construindo Conceitos, Estabelecendo Raízes e Olhares de Luta sobre o Reconhecimento da Comunidade Quilombola de Marobá dos Teixeira em Almenara ? MG; 2017; Iniciação Científica; (Graduando em Ensino Médio) - Escola Estadual Joel Mares; Orientador: Marco Túlio Santos Ledo;
Identidades e Reminiscências: Des/Re - Construindo Conceitos, Estabelecendo Raízes e Olhares de Luta sobre o Reconhecimento da Comunidade Quilombola de Marobá dos Teixeira em Almenara ? MG; 2017; Iniciação Científica; (Graduando em Ensino Médio) - Escola Estadual Joel Mares; Orientador: Marco Túlio Santos Ledo;
Identidades e Reminiscências: Des/Re - Construindo Conceitos, Estabelecendo Raízes e Olhares de Luta sobre o Reconhecimento da Comunidade Quilombola de Marobá dos Teixeira em Almenara ? MG; 2017; Iniciação Científica; (Graduando em Ensino Médio) - Escola Estadual Joel Mares; Orientador: Marco Túlio Santos Ledo;
Identidades e Reminiscências: Des/Re - Construindo Conceitos, Estabelecendo Raízes e Olhares de Luta sobre o Reconhecimento da Comunidade Quilombola de Marobá dos Teixeira em Almenara ? MG; 2017; Iniciação Científica; (Graduando em Ensino Médio) - Escola Estadual Joel Mares; Orientador: Marco Túlio Santos Ledo;
Identidades e Reminiscências: Des/Re - Construindo Conceitos, Estabelecendo Raízes e Olhares de Luta sobre o Reconhecimento da Comunidade Quilombola de Marobá dos Teixeira em Almenara ? MG; 2017; Iniciação Científica; (Graduando em Ensino Médio) - Escola Estadual Joel Mares; Orientador: Marco Túlio Santos Ledo;
Identidades e Reminiscências: Des/Re - Construindo Conceitos, Estabelecendo Raízes e Olhares de Luta sobre o Reconhecimento da Comunidade Quilombola de Marobá dos Teixeira em Almenara ? MG; 2017; Iniciação Científica; (Graduando em Ensino Médio) - Escola Estadual Joel Mares; Orientador: Marco Túlio Santos Ledo;
Projeto de Intervenção Escola Limpa, Cidade Limpa - Projovem Urbano; 2010; Orientação de outra natureza; (PROJOVEM URBANO) - Centro Mineiro Alianças Intersetoriais; Orientador: Marco Túlio Santos Ledo;
Produções bibliográficas
-
LEDO, M. T. S. ; NASCIMENTO, D. L. . Erros da escrita: previsibilidade e atipicidade em sujeitos com síndrome de Down. REVISTA EDUCAÇÃO PÚBLICA (RIO DE JANEIRO) , v. 20, p. 01, 2020.
-
LEDO, MARCO TULIO SANTOS . O processo de ensino nas escolas multisseriadas do campo e o Programa Escola Ativa. REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO DO CAMPO , v. 3, p. 333-358, 2018.
-
LEDO, M. T. S. . O uso de mídias no Programa Mais Educação: contribuições para o processo de aprendizagem. INOVAÇÃO E FORMAÇÃO, REVISTA DO NÚCLEO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA DA UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA ? NEAD/UNESP , v. 4, p. 156-177, 2018.
-
LEDO, MARCO TULIO SANTOS ; SILVA, J. A. A. ; ARAUJO, S. S. F. ; SOUSA, V. V. . O Estudo do Léxico e o Ensino de Língua Portuguesa na Educação Básica. In: Oliveira, Fábio Araújo; Almeida, Gilce de Souza; Coutinho, Ilmara Valois Bacelar Figueiredo. (Org.). O ensino de Língua Portuguesa: desafios, práticas e alcances. 1ed.Campinas: Pontes, 2023, v. , p. 109-140.
-
SILVA, J. A. A. ; SOUSA, V. V. ; LEDO, M. T. S. . Falares Africanos no Léxico do Português-Brasileiro: Estratégias de Ensino para o Desenvolvimento da Competência Comunicativa e Lexical. In: Francisco Fábio Pinheiro de Vasconcelos; Luciene Souza Santos.. (Org.). Pesquisas do PROFLETRAS: uma imersão pelas aulas de língua portuguesa na Educação Básica. 1ed.Campinas: Pontes Editores, 2023, v. 1, p. 157-180.
-
LEDO, M. T. S. ; MARTINS, A. L. . Identidades e Reminiscências: Des/reconstruindo conceitos, estabelecendo raízes e olhares de luta sobre o reconhecimento da Comunidade Quilombola de Marobá dos Teixeira em Almenara/MG. In: Alex Lara Martins, Alfredo Costa, Cláudia Adriana Souza Santos, Gilvânia Antunes Meireles, Regina Mendes de Araújo. (Org.). Aprender e compartilhar - práticas exitosas do ensino em Almenara/MG. 1ed.Montes Claros: Itacaiumas, 2021, v. , p. 125-.
-
LEDO, M. T. S. . Por uma gramática de ocorrências reais no ensino da Língua Portuguesa: reflexões sobre a Gramática de usos do português, de Maria Helena de Moura Neves. In: Jomar Ricardo da Silva. (Org.). Os intelectuais brasileiros e a realidade social. 1ed.Jundiaí: Paco Editorial, 2019, v. 64, p. 333-346.
-
LEDO, MARCO TULIO SANTOS ; SILVA, J. A. A. . Falares africanos no léxico do português brasileiro: estratégias de ensino para o desenvolvimento da competência comunicativa e lexical. In: XXIV CONGRESSO NACIONAL DE LINGUÍSTICA E FILOLOGIA, 2021, Virtual. XXIV CONGRESSO NACIONAL DE LINGUÍSTICA E FILOLOGIA. Rio de Janeiro: Círculo Fluminense de Estudos Filológicos e Linguísticos, 2021. v. II. p. 357-366.
-
LEDO, M. T. S. . Identidades e Reminiscências: (Re) Construindo Conceitos, Estabelecendo Raízes e Olhares sobre a Comunidade Quilombola Marobá dos Teixeira em Almenara ? MG. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
LEDO, M. T. S. . FUNDEB. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
LEDO, M. T. S. . Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação. 2016. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
LEDO, M. T. S. . Construindo o Plano Decenal Municipal de Educação e as Diretrizes dos próximos 10 anos.. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
LEDO, M. T. S. . Planejamento da Ação Docente. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
LEDO, M. T. S. . Financiamento da Educação: gestão, transparência e controle social dos recursos. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
LEDO, M. T. S. . Farol das Letras. Rio de Janeiro: Loope Editora, 2022 (Obra Literária).
-
LEDO, M. T. S. . PROGRAMA BRASIL ALFABETIZADO. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
-
LEDO, M. T. S. . REDAÇÃO E ORATÓRIA. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
Projetos de pesquisa
-
2021 - 2022
Dos Boqueirões à Beira Rio: Estudo de Léxico Africano no Baixo Jequitinhonha, Descrição: Pesquisa realizada através do Programa de Iniciação Cientifica na Educação Básica (ICEB) com foco no léxico de falantes do português brasileiro, em especial, em comunidades africanas.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Marco Túlio Santos Ledo - Coordenador / Davi Gil Miranda Lima - Integrante / Gabriel Rocha da Silva Teixeira - Integrante.
-
2017 - 2018
Identidades e Reminiscências: (Re) Construindo Conceitos, Estabelecendo Raízes e Olhares sobre a Comunidade Quilombola Marobá dos Teixeira em Almenara ? MG, Descrição: Esta pesquisa tem como objeto de estudo a constituição histórica, geográfica e cultural da Comunidade Quilombola Marobá dos Teixeira em Almenara ? MG. Logo, ao analisarmos a própria história do negro no Brasil percebemos, em especial, na escola básica a constituição de uma visão que remete a dicotomia entre o rebelde, fugidio e o ?integrado? a sociedade, cuja escravidão fora encerrada em 1888. Um farto percurso do tempo demonstrou a transfiguração da história do negro na sociedade brasileira. De escravo passou a ser um assalariado vivendo em condições escravas, outros continuaram suas vidas servindo a Casa Grande e outros fugindo, conquistaram seus territórios, que foram grilados pelos mandos e desmandos coronelísticos. É neste contexto que surge a Comunidade Quilombola Marobá dos Teixeira, que após três gerações retorna a parte de seu antigo território, apesar de enfrentar a arbitrariedade e discriminação praticadas pelos poderes dominantes. Objetivo: Compreender o processo de formação histórico, geográfico e cultural da Comunidade Quilombola Marobá dos Teixeira, em Almenara, bem como, analisar o processo de regularização fundiária e da retomada do território junto aos órgãos de controle e acesso a direitos universais pela implantação de serviços básicos e políticas públicas que assegurem o exercício da cidadania na comunidade quilombola.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Marco Túlio Santos Ledo - Coordenador / Vitor Augusto Pereira Amaral - Integrante / Icaro Ferreira Brito - Integrante / Angela Vieira Bispo - Integrante / Rafaela Silva Costa - Integrante / Mateus Araujo da Silva - Integrante / Sayuri Porto Almeida - Integrante / Hosana Ribeiro Monteiro - Integrante.
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Prefeitura Municipal de Almenara, Secretaria Municipal de Educação. , Rua Hermano de Sousa, 600, Centro, 39900000 - Almenara, MG - Brasil, Telefone: (33) 991438956
Experiência profissional
2016 - Atual
SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO DE MINAS GERAISVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Estatutário - Professor de Educação Básica, Carga horária: 24
Outras informações:
Professor de Educação Básica de Língua Portuguesa, da Secretaria de Estado de Educação, com exercício na Escola Estadual Joel Mares, no município de Almenara - MG. Em exercício desde 2016, tendo sido nomeado em 05/2017, em caráter efetivo, após aprovação em Concurso Público de Provas e Títulos (2014).
Atua com turmas de Ensino Médio, coordena o Nosso Ensino Médio e é Professor Orientador de Iniciação Ciênt[ifica na Educação Básica com pesquisa sobre a variação linguística no ENEM.
2013 - 2013
SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO DE MINAS GERAISVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Analista Educacional - Inspetor Escolar, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Servidor Designado em virtude de aprovação em Concurso Público 2011 para o cargo de ANE - Inspetor Escolar.
2008 - 2008
SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO DE MINAS GERAISVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor de Educação Básica - Estatutário, Carga horária: 24
Outras informações:
Professor de Educação Básica de Língua Portuguesa da Escola Estadual Laudelina Dias Lacerda.
Atividades
-
10/2017
Ensino,,Disciplinas ministradas, Língua Portuguesa, Literatura, Redação
-
02/2016
Pesquisa e desenvolvimento, Escola Estadual Joel Mares.,Linhas de pesquisa
2013 - Atual
Prefeitura Municipal de AlmenaraVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Estatutário, Carga horária: 24
Outras informações:
Servidor Público Municipal da Carreira de Especialista da Educação no Cargo de Orientador Educacional, integrante ao quadro permanente da Prefeitura Municipal de Almenara, Estado de Minas Gerais.Atuou como Diretor Pedagógico da Rede Municipal de Ensino (2014-2016), Coordenador Geral de Projetos e Programas Educacionais (2013-2016), Coordenador das Olimpíadas de Língua Portuguesa (2014) e como Coordenador Geral de Articulação, Manutenção do Ensino (2017). Atuou na função de Diretor de Prestação de Contas em exercício na Secretaria Municipal de Administração, Planejamento, Desenvolvimento e Recursos Humanos (2018) e, desde 09/2018 como Analista Pedagógico na Secretaria Municipal de Educação, responsável pela área de linguagens (6 ao 9 anos do EF) e alfabetização (1 ao 3). Fora indicado como coordenador do Programa Tempo de Aprender.Em 2022, por pedido de mudança de lotação, passou a exercer as atividades de Orientação Educacional nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, desde 2022.Em 2025 assumiu a Supervisão de Apoio Pedagógico e a Secretaria Municipal Adjunta de Educação do município de Almenara.
2006 - 2013
Prefeitura Municipal de AlmenaraVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Estatutário, Carga horária: 40
Outras informações:
Integrante da Carreira de Auxiliar Administrativo com Exercício na Secretaria Municipal de Educação de Almenara, Estado de Minas Gerais. Exerceu diversas funções, especialmente, na coordenação de programas e projetos educacionais, entre eles:
- Programa Dinheiro Direto na Escola
- Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos, Formação Inicial e Continuada com o Ensino Fundamental (PROEJA FIC);
- Plano de Ações Articuladas.
Atividades
-
07/2024
Conselhos, Comissões e Consultoria, Secretaria Municipal de Educação.,Cargo ou função, Conselheiro Municipal de Educação.
-
04/2023
Conselhos, Comissões e Consultoria, Secretaria Municipal de Esporte, Lazer, Cultura e Turismo.,Cargo ou função, Conselheiro Municipal de Turismo de Almenara, Estado de Minas Gerais.
-
08/2020 - 08/2022
Conselhos, Comissões e Consultoria, Secretaria Municipal de Educação.,Cargo ou função, Presidente Conselheiro Municipal de Educação de Almenara.
-
07/2020 - 06/2022
Conselhos, Comissões e Consultoria, Secretaria Municipal de Esporte, Lazer, Cultura e Turismo.,Cargo ou função, Conselheiro Municipal de Politica Cultural.
-
05/2019 - 01/2022
Serviços técnicos especializados , Secretaria Municipal de Educação.,Serviço realizado, Equioe Técnica de Acompanhamento das Ações do Plano Municipal de Educação.
-
08/2017 - 08/2019
Conselhos, Comissões e Consultoria, Secretaria Municipal de Educação.,Cargo ou função, Conselheiro Municipald e Acompanhamento e Controle Social do FUNDEB.
-
06/2017 - 06/2019
Conselhos, Comissões e Consultoria, Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente.,Cargo ou função, Conselheiro Municipal de Desenvolvimento do Meio Ambiente.
-
06/2017 - 06/2019
Conselhos, Comissões e Consultoria, Secretaria Municipal de Esporte, Lazer, Cultura e Turismo.,Cargo ou função, Conselheiro Municipal de Políticas Culturais.
-
05/2017 - 05/2019
Conselhos, Comissões e Consultoria, Secretaria Municipal de Educação.,Cargo ou função, Conselheiro Municipal de Educação de Almenara.
-
05/2009 - 05/2013
Conselhos, Comissões e Consultoria, Secretaria Municipal de Educação.,Cargo ou função, Conselheiro Presidente de Alimentação Escolar.
2020 - 2025
Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Norte de Minas GeraisVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Tutor Presencial, Carga horária: 20
Outras informações:
Tutoria Presencial no Curso de Graduação em Pedagogia ofertado pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Norte de Minas Gerais - IFNMG em parceria com a Universidade Aberta do Brasil, no Polo Joaíma - MG.
2017 - 2018
Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Norte de Minas GeraisVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Tutor presencial, Carga horária: 20
Outras informações:
Tutor Presencial do Curso de Pós Graduação em Informática na Educação, ofertado em parceria com a Universidade Aberta do Brasil, no polo Almenara.
2014 - 2015
Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Norte de Minas GeraisVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Tutor presencial, Carga horária: 20
Outras informações:
Tutor presencial do Curso de Pós-Graduação em Informática na Educação ofertado pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Norte de Minas Gerais em parceria com a Universidade Aberta do Brasil no polo Almenara.
2017 - 2024
Prefeitura Municipal de JoaímaVínculo: Assessor Técnico Educacional, Enquadramento Funcional: Terceirizado nos termos da Lei 10520/2002, Carga horária: 20
Atividades
-
06/2017
Serviços técnicos especializados , Secretaria Municipal de Educação de Joaíma.,Serviço realizado, 1. Análise e diagnóstico das necessidades educacionais: Avaliar e identificar as necessidades específicas da rede municipal de ensino, incluindo questões relacionadas a infraestrutura, recursos educacionais, tecnologia, currículo, formação de professores ; 2. Elaboração de planos e projetos educacionais: Desenvolver planos estratégicos e projetos educacionais para melhorar a qualidade do ensino e aprendizagem, incluindo o delineamento de objetivos, atividades, cronogramas, recursos necessários e mecanismos ; 3. Implementação de políticas educacionais: Auxiliar na implementação de políticas e diretrizes educacionais, incluindo a elaboração de documentos, manuais, orientações e procedimentos operacionais padronizados; 4. Formação e capacitação de professores: Prover treinamento, workshops e capacitação para os profissionais da educação, visando aprimorar suas habilidades pedagógicas, técnicas e tecnológicas; 5. Avaliação e monitoramento educacional: Realizar avaliações pedagógicas, com base em metodologias e indicadores estabelecidos, para acompanhar e monitorar a qualidade dos processos educacionais, identificar problemas e propor soluções.; 6. Assessoria e acompanhamento contínuo: Fornecer suporte, orientação e acompanhamento contínuo para a rede municipal de ensino, seus gestores e professores, com o objetivo de promover melhorias e garantir a efetividade das ações educacionais implementada.
2015 - 2016
Prefeitura Municipal de BandeiraVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Coordenador do Programa Projovem Campo, Carga horária: 20
Outras informações:
Coordenador Geral do Programa Programa Nacional de Inclusão de Jovens Projovem Campo do município de Bandeira - MG.
2011 - 2016
Prefeitura Municipal de BandeiraVínculo: Assessor Técnico Educacional, Enquadramento Funcional: Terceirizado nos termos da Lei 10520/2002, Carga horária: 20
Atividades
-
02/2011 - 12/2016
Serviços técnicos especializados , Secretaria Municipal de Educação de Bandeira.,Serviço realizado, 1. Análise e diagnóstico das necessidades educacionais: Avaliar e identificar as necessidades específicas da rede municipal de ensino, incluindo questões relacionadas a infraestrutura, recursos educacionais, tecnologia, currículo, formação de professores ; 2. Elaboração de planos e projetos educacionais: Desenvolver planos estratégicos e projetos educacionais para melhorar a qualidade do ensino e aprendizagem, incluindo o delineamento de objetivos, atividades, cronogramas, recursos necessários e mecanismos ; 3. Implementação de políticas educacionais: Auxiliar na implementação de políticas e diretrizes educacionais, incluindo a elaboração de documentos, manuais, orientações e procedimentos operacionais padronizados.; 4.Formação e capacitação de professores: Prover treinamento, workshops e capacitação para os profissionais da educação, visando aprimorar suas habilidades pedagógicas, técnicas e tecnológicas e, também, a aplicação da Lei 10639/2003. Essas formações po; 5. Avaliação e monitoramento educacional: Realizar avaliações pedagógicas, com base em metodologias e indicadores estabelecidos, para acompanhar e monitorar a qualidade dos processos educacionais, identificar problemas e propor soluções.; 6. Elaboração e revisão do Plano Municipal de Educação do município. Isso inclui a análise das metas e estratégias estabelecidas no plano, bem como a participação em fóruns e debates para garantir a inclusão da história e cultura afro-brasileira e indígen.
2009 - 2011
Centro Mineiro Alianças IntersetoriaisVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Educador Social, Carga horária: 30
Outras informações:
Professor de Língua Portuguesa do Programa Nacional de Inclusão de Jovens ? Projovem Urbano, no município de Almenara, Estado de Minas Gerais.
2009 - 2010
Universidade Estadual de Montes ClarosVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Tutor presencial, Carga horária: 20
Outras informações:
Tutor Presencial do Curso de Extensão Educação Integral Integrada da Universidade Estadual de Montes Claros em parceria com a Universidade Aberta do Brasil, no polo Almenara, Estado de Minas Gerais.
2007 - 2007
Universidade Estadual de Montes ClarosVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor de Língua Portuguesa, Carga horária: 5
2008 - 2009
Instituto Federal do Sudeste de Minas GeraisVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Tutor presencial, Carga horária: 20
Outras informações:
Tutor Presencial do Curso Técnico em Segurança do Trabalho, ofertado pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais em parceria com a Escola Técnica Aberta do Brasil, no polo presencial de Almenara.
2007 - 2008
Instituto de Desenvolvimento do Norte e Nordeste de Minas GeraisVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Coordenador de Turmas - Programa Cidadão Nota, Carga horária: 20
Outras informações:
Coordenador de Turmas do Programa Cidadão Nota Dez, ofertado em parceria do Idene e o Ministério da Educação, no município de Almenara.
2005 - 2005
Unidade Educacional de AlmenaraVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20
Outras informações:
Professor de Geografia com atuação no Ensino Fundamental e Ensino Médio.
2024 - 2025
Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino TecnológicoVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professor Formador, Carga horária: 4
Outras informações:
Professor Formador - Letramentos Transversais - Curso de Operador de Computador - Projeto Norteja - IFNMG
2025 - Atual
Ministério da EducaçãoVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Articulador Regional RENALFA, Carga horária: 20
Outras informações:
Articula as ações entre os municípios de sua região, garantindo a implementação eficaz das políticas territoriais de alfabetização.
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de MARCO TÚLIO SANTOS LEDO e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?