Fernanda Aparecida da Silva

Mestre em Educação com ênfase em Linguística Aplicada pela Universidade Federal de Lavras(UFLA). Especialista em Uso Educacional da Internet pela Universidade Federal de Lavras. Licenciada em Letras Português/Inglês e suas Literaturas pela mesma instituição. Professora de Língua Inglesa na Educação Infantil, Ensino Fundamental Anos Iniciais e Finais no Centro Educacional Losango Dona Corina. Atua também no setor administrativo da mesma Instituição. Atuou como professora substituta de Língua Portuguesa no Ensino Fundamental Anos Iniciais na Escola Abreu Carvalho Ltda e professora na Rede Pública do Estado de Minas Gerais. Tem interesse nas áreas de linguística e ensino de línguas e formação de professores.

Informações coletadas do Lattes em 15/01/2025

Acadêmico

Formação acadêmica

Mestrado profissional em Educação

2017 - 2019

Universidade Federal de Lavras
Título: Tecnologias de informação e comunicação na formação de professores:Reflexões acerca da estrutura curricular de cursos de Letras, Ano de Obtenção: 2019
Orientador: Helena Maria Ferreira

Especialização em Uso Educacional da Internet

2017 - 2019

Universidade Federal de Lavras
Título: USO DE TECNOLOGIAS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES
Orientador: JADSON CASTRO GERTRUDES

Graduação em Letras - Português e Inglês

2012 - 2016

Universidade Federal de Lavras
Título: AVALIAÇÃO DAS HABILIDADES DE LEITURA: SINALIZAÇÕES DOS DESCRITORES (INEP) PARA A FORMAÇÃO DE LEITORES PROFICIENTES
Orientador: Helena Maria Ferreira

Formação complementar

2016 - 2016

Extensão universitária em Habilidades Básicas em Língua Inglesa. (Carga horária: 16h). , Universidade Federal de Lavras, UFLA, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Organização de eventos

SILVA, F. A. . III SIMPÓSIO NACIONAL DE LETRAS E I SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE LETRAS. 2014. (Outro).

SILVA, F. A. . I SEMINÁRIO DE ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA E SUAS LITERATURAS. 2014. (Exposição).

SILVA, F. A. . AULA MAGNA:LÍNGUA ESTRANGEIRA NO ENSINO FUNDAMENTAL 1. 2014. (Exposição).

Participação em eventos

INTERCÂMBIO DE PESQUISAS DE ESTUDANTES DE LETRAS. 2017. (Simpósio).

III JORNADAS INTERNACIONALES DESCUBRIENDO CULTURAS EN LENGUA PORTUGUESA. AVALIAÇÃO DAS HABILIDADES DE LEITURA: SINALIZAÇÕES PARA O DESENVOLVIMENTO DE LEITORES CRÍTICOS E REFLEXIVOS. 2016. (Congresso).

Aula Magma de Letras: Ensino-Aprendizagem(LI) em contextos de Privação de Liberdade: E eu com isso?. 2015. (Outra).

VI Encontro de Estudos da Linguagem e V Encontro Internacional de Estudos da Linguagem- Enelin 201.O uso do hipertexto como estratégia metodótica para o trabalho com a leitura em sala de aula. 2015. (Encontro).

XVII ENCONTRO DE HISTÓRIA E PEDAGOGIA, XIV ENCONTRO DE LINGUÍSTICA, XIII ENCONTRO DE LITERATURA.A atividade de revisão textual: uma análise da proposta de livros didáticos de Língua Portuguesa. 2015. (Encontro).

XVII ENCONTRO DE HISTÓRIA E PEDAGOGIA,XVI ENCONTRO DE LITERATURA.A ATIVIDDAE DE REVISÃO TEXTUAL:UMA ANÁLISE DA PROPOSTA DE LIVROS DIDÁTICOS DE LÍNGUA PORTUGUESA. 2015. (Encontro).

Aula Magma: Lingua Estrangeira no Ensino Fundamental 1. 2014. (Outra).

Aula Magma: Lingua Estrangeira no Ensino Fundamental 1. 2014. (Outra).

AVALIAÇÃO DA LEITURA EM LÍNGUA PORTUGUESA:PERSPECTIVAS R DESAFIOS. 2014. (Outra).

III Simpósio Nacional de Letras e I Simpósio Internacional de Letras. 2014. (Simpósio).

III Simpósio Nacional de Letras e I Simpósio Internacional de Letras.A INTERNET E SEUS RECURSOS DISPONÍVEIS X O PROFESSOR, A FIGURA INSUBSTITUÍVEL. 2014. (Simpósio).

III Simpósio Nacional de Letras e I Simpósio Internacional de Letras. 2014. (Simpósio).

I Seminário de Ensino de Língua Portuguesa e suas Literaturas. 2014. (Seminário).

I Seminário de Ensino de Língua Portuguesa e suas Literaturas. 2014. (Seminário).

I Seminário de Ensino de Língua Portuguesa e suas Literaturas.Sarau literário: Um espaço para encontro e descobertas. 2014. (Seminário).

I Seminário Interinstitucional de Extensão em Formação de Professores: a Integração entre a Formação Inicial e Continuada.Produção Textual: Reflexões acerca da proposta do livro didatico de lingua portuguesa. 2014. (Seminário).

IV SIELP-SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA. 2014. (Simpósio).

IV SIELP- SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA.COMUNICAÇÃO-GRUPO TEMÁTICO. 2014. (Simpósio).

O TRATAMENTO DADO À LEITURA POR LIVROS DIDÁTICOS DE LÍNGUA PORTUGUESA. 2014. (Exposição).

PIBID/UFLA: Direitos Humanos e Formação de Professores. 2014. (Outra).

PIBID 2014/ Ampliando Diálogos. 2014. (Outra).

XIII Semana de Letras - Culturas da Escrita, Culturas e Oralidade.Etapas da atividade da produção textual: uma análise da proposta de livros didáticos de língua portuguesa" no GT "Revisão de Textos: prática, pesquisa no ensino". 2014. (Outra).

A Lingua Filandesa: sistema de casos e fonologia. 2013. (Outra).

AULA MAGMA: DIVERSITY IN GLOBALIZED WORLD. 2013. (Outra).

I Econtro Mineiro de Ensino de Linguas.Variação Linguistica na Música Capira. 2013. (Encontro).

I Econtro Mineiro de Ensino de Linguas. 2013. (Encontro).

I JORNADA DE LETRAS. 2013. (Outra).

VII Semana do Livro e da Biblioteca UFLA. 2013. (Outra).

Vinicuis de Morais: diálogos entre poesia e música. 2013. (Outra).

XV ENCONTRO REGIONAL DOS ESTUDANTES DE LETRAS. 2013. (Encontro).

XV ENCONTRO REGIONAL DOS ESTUDANTES DE LETRAS-REGIÃO SUDESTE.VARIAÇÃO LINGUÍSTICA NA MÚSICA CAIPIRA. 2013. (Encontro).

XV Encontro Regional dos Estudantes de Letras- Região Sudeste.Variação Linguistica na Música Capira. 2013. (Encontro).

XXVI CONGRESSO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA UFLA- CIUFLA. O USO DO HIPERTEXTO COMO MECANISMO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DA LEITURA. 2013. (Congresso).

Produções bibliográficas

  • SILVA, F. A. . Descobrindo Culturas em Língua Portuguesa. 1a. ed. Córdoba: Facultad de Lenguas, 2016. v. 1. 257p .

  • SILVA, F. A. ; FERREIRA, Helena Maria . REVISTA CALETROSCÓPIO. CALETROSCÓPIO, REVISTA CALETROSCÓPIO, p. 61 - 85, 24 maio 2016.

  • SILVA, F. A. . O USO DO HIPERTEXTO COMO ESTRATÉGIA METODOLÓGICA PARA O TRABALHO COM A LEITURA EM SALA DE AULA. Conectiva (UNIVAS) , 2016.

  • SILVA, F. A. . A Pesquisa no Mestrado Profissional: Aspectos Teóricos e Práticos. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SILVA, F. A. . Formação de Professores e Tecnologia Digital: Reflexões Acerca da Estrutura Curricular dos Cursos de Letras. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SILVA, F. A. . Análies de Textos Publicitários: Uma Perspectiva Multimodal. 2017. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

Histórico profissional

Experiência profissional

2015 - 2015

Centro de Ensino Abreu Carvalho

Vínculo: PROFESSORA SUBSTITUTA, Enquadramento Funcional: PROFESSORA, Carga horária: 6

Outras informações:
Professora substituta de Língua Portuguesa- Ensino Fundamental I.

2016 - Atual

COLÉGIO LOSANGO DONA CORINA

Vínculo: Coordenadoria de Provas, Enquadramento Funcional: Administrativo, Carga horária: 30

2021 - 2022

Escola Estadual Américo Dias Pereira

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: PROFESSOR DE EDUCAÇÃO BÁSICA, Carga horária: 1

2021 - 2021

Escola Estadual Doutor Ernane Vilela Lima

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: PROFESSOR DE EDUCAÇÃO BÁSICA