Charline Fillipin Machado
Professora de Educação Especial da rede municipal de Santa Maria - RS e da rede Estadual de ensino na cidade de Santa Maria, RS. Graduada no Curso de Educação Especial - Licenciatura Plena pela Universidade Federal de Santa Maria. Especialista em Gestão Educacional/UFSM. Graduada no Curso de Licenciatura em Educação Especial Noturno/UFSM. Possui experiência nas área de Altas Habilidades/Superdotação, Deficiência Intelectual, Deficiência Visual, Transtorno do Espectro Autista, Surdez, Educação a Distancia, Formação de Professores, Gestão Educacional.
Informações coletadas do Lattes em 26/01/2026
Acadêmico
Formação acadêmica
Especialização em Gestão Educacional
2011 - 2013
Universidade Federal de Santa Maria
Título: O PAPEL DA GESTÃO NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES COM VISTAS À EDUCAÇÃO INCLUSIVA
Orientador: Fabiane Adela Tonetto Costas
Aperfeiçoamento em FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES EM TECNOLOGIAS
2014 - 2014
Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Título: FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES EM TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO ACESSÍVEIS. Ano de finalização: 2014
Graduação em LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO ESPECIAL ? NOTURNO
2011 - 2018
Universidade Federal de Santa Maria
Título: POSSIBILIDADES E DESAFIOS PARA GARANTIR IGUALDADE DE CONDIÇÕES, ACESSO E PERMANÊNCIA NA EDUCAÇÃO DA PESSOA CEGA
Orientador: Josefa Lídia Costa Pereira
Graduação em Educação Especial
2007 - 2010
Universidade Federal de Santa Maria
Título: FORMAÇÃO DOCENTE PARA A EDUCAÇÃO INCLUSIVA: A NECESSIDADE DE RECONHECIMENTO DOS ALUNOS COM ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO
Orientador: NARA J0YCE WELLAUSEN VIEIRA
Curso técnico/profissionalizante interrompido em 2007
2004 - Atual
Universidade Federal de Santa Maria
Ano de interrupção: 2007
Formação complementar
2016 - 2016
Programa Escolas Conectadas: Cursos 12, 16 e 25. (Carga horária: 70h). , Universidade Estadual do Rio Grande do Sul, UERGS, Brasil.
2014 - 2014
Alinhamento para Atuação dos Intérpretes de Libras no Enem. (Carga horária: 30h). , Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, INEP/MEC, Brasil.
2014 - 2014
Capacitação Docente em Educação Musical. (Carga horária: 16h). , IMPARE Educação Musical, IMPARE, Brasil.
2012 - 2012
Mini Curso Brincando e aprendendo. (Carga horária: 6h). , Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR, Brasil.
2011 - 2012
LIBRAS - BÁSICO. (Carga horária: 60h). , CURSO DE LIBRAS MÃOS QUE FALAM, CLMF, Brasil.
2011 - 2011
Curso de Capacitação de Tutores. (Carga horária: 40h). , Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, Brasil.
2010 - 2010
LIBRAS - Básico. (Carga horária: 18h). , Escola de Educação Especial Dr. Reinaldo Fernando Cóser, EEEERFC, Brasil.
2007 - 2007
Curso Power Point. (Carga horária: 20h). , Laboratório de Informática da UFSM, LABINFO/UFSM, Brasil.
2004 - 2004
Curso Básico em Informática. (Carga horária: 44h). , CS Computadores, CS, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Tópicos Específicos de Educação/Especialidade: Educação Especial.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem/Especialidade: Métodos e Técnicas de Ensino.
Organização de eventos
MACHADO, C. F. ; FELIX, Tereza Felix . V SEMANA ACADÊMICA DO CURSO DE GESTÃO EDUCACIONAL: CURRÍCULO E POLÍTICAS PÚBLICAS: PERSPECTIVAS DA FORMAÇÃO DO GESTOR EDUCACIONAL. 2011. (Outro).
MACHADO, C. F. . V SEMINARIO DE EDUCAÇÃO ESPECIAL. 2009. (Outro).
FREITAS, S. N. ; MACHADO, C. F. ; DELPRETTO, B. M. L. ; CENCI, A. ; NEGRINI, T. ; ANELISE, ; CLAUCIA, ; SPERONI, K. . II Seminário Estadual de Educação Especial: Altas Habilidades/ Superdotação e I SEAS - Seminário de Encerramento do Curso de Especialização em Educação Especial: Altas Habilidades/ Superdotação. 2008. (Outro).
Participação em eventos
SEMINÁRIO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO: A afetividade na mediação da aprendizagem. 2017. (Seminário).
Seminário Municipal de Educação "Formação de Professores: Unindo as peças Essenciais para uma Educação de Qualidade". 2016. (Seminário).
EDUCERE Congresso Nacional de Educação. 2015. (Congresso).
Congresso Internacional "Uma Nova Pedagogia para a Sociedade Futura". 2014. (Congresso).
Fórum de Apresentação das Metas e Estratégias do Plano Municipal de Educação.Apresentação da Meta 4 e suas estratégias do Plano Municipal de Educação. 2014. (Outra).
IV Jornada de Educação e Cultura afro-brasileira e Indígena. Curso de Educação Inclusiva e diversidade. NEABI IF Farroupilha. 2014. (Outra).
Seminário Municipal de Educação "Diferentes Olhares, Novas Atitudes. 2014. (Seminário).
X Curso de Formação de Gestores e Educadores em Educação Inclusiva. 2014. (Outra).
IX Curso de Formação de Gestores e Educadores em Educação Inclusiva. 2013. (Congresso).
IX Curso de Formação de Gestores e Educadores em Educação Inclusiva. 2013. (Outra).
Seminário "Valorização Profissional e os Desafio da Prática diária". 2013. (Seminário).
Seminário Internacional de Políticas Públicas da Educação Básica e Superior, do IV encontro Estadual da União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação - RS e da Semana Acadêmica do Curso de Especialização em Gestão Educacional - UFSM. 2013. (Seminário).
Seminário Motivação e Qualificação Profissional. 2013. (Seminário).
Seminário Municipal de Educação: Diferentes Olhares Nova Atitudes. 2013. (Seminário).
III Seminário Internacional de Gestão Educacional e VI Semana Acadêmica do Curso de Especialização em Gestão Educacional - UFSM. 2012. (Seminário).
Seminário Municipal de Educação. 2012. (Seminário).
V Congresso Brasileiro de Educação Especial e VII Encontro Nacional dos Pesquisadores da Educação Especial. 2012. (Congresso).
V Congresso Brasileiro de Educação Especial e VII Encontro Nacional dos Pesquisadores da Educação Especial. EDUCAÇÃO ESPECIAL NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES: RECONHECIMENTO DOS ALUNOS COM ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO. 2012. (Congresso).
VIII Curso de Formação de Gestores e Educadores em Educação Inclusiva. 2012. (Outra).
XII Congresso Internacional de Educação Popular e XXI Seminário Internacional de Educação Popular. 2012. (Congresso).
26ª JORNADA ACADÊMICA INTEGRADA - UFSM.ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO: INTERFACES ENTRE A IDENTIFICAÇÃO DESTES SUJEITOS E AS DIVERSAS ÁREAS DO CONHECIMENTO. 2011. (Outra).
26ª JORNADA ACADÊMICA INTEGRADA - UFSM.PIT ? PROGRAMA DE INCENTIVO AO TALENTO: DESENVOLVENDO POTENCIAIS, CONSTRUINDO CAMINHOS. 2011. (Outra).
EDUCASUL 2011 - PROFESSORES EM AÇÃO: CONHECIMENTOS E SABERES EM FOCO. 2011. (Congresso).
EDUCASUL 2011 - PROFESSORES EM AÇÃO: CONHECIMENTOS E SABERES EM FOCO. O PIT - PROGRAMA DE INCENTIVO AO TALENTO COMO PROMOTOR DE PESQUISA ACADÊMICA: REFLEXOS ENTRE TEORIA E PRÁTICA. 2011. (Congresso).
I CONGRESSO DE EDUCAÇÃO, PESQUISA E CONTEMPORANEIDADE. 2011. (Congresso).
IV CICLO DE CINEMA "CINEMA E DEFICIÊNCIA: A ESTÉTICA DA DIFERENÇA". 2011. (Outra).
IV CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO: EDUCAÇÃO, DOCÊNCIA E HUMANIZAÇÃO. A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES PARA UMA ESCOLA INCLUSIVA DE QUALIDADE: ALGUMAS REFLEXÔES SOBRE OS CURSOS DE LICENCIATURA DA UFSM/RS. 2011. (Congresso).
IV CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO: EDUCAÇÃO, DOCÊNCIA E HUMANIZAÇÃO. 2011. (Congresso).
V SEMANA ACADÊMICA DO CURSO DE GESTÃO EDUCACIONAL: CURRÍCULO E POLÍTICAS PÚBLICAS: PERSPECTIVAS DA FORMAÇÃO DO GESTOR EDUCACIONAL. 2011. (Outra).
X Congresso Nacional de Educação ? EDUCERE e o I Seminário Internacional de Representações Sociais, Subjetividade e Educação ? SIRSSE. 2011. (Congresso).
X Congresso Nacional de Educação ? EDUCERE e o I Seminário Internacional de Representações Sociais, Subjetividade e Educação ? SIRSSE. ARTES E ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO: O "ARTEIROS" CONSTRUINDO CAMINHOS E DESVELANDO POTENCIAIS. 2011. (Congresso).
X Congresso Nacional de Educação ? EDUCERE e o I Seminário Internacional de Representações Sociais, Subjetividade e Educação ? SIRSSE. "EM DEFESA DO LOBO MAU": A EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM UM PROGRAMA DE ENRIQUECIMENTO ESCOLAR. 2011. (Congresso).
X Congresso Nacional de Educação ? EDUCERE e o I Seminário Internacional de Representações Sociais, Subjetividade e Educação ? SIRSSE. ERA UMA VEZ... CONSTRUINDO AS BASES PARA O DESENVOLVIMENTO DE CONCEITOS SUPERIORES. 2011. (Congresso).
XI CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO POPULAR/ XX SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO POPULAR. 2011. (Congresso).
XI CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO POPULAR/ XX SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO POPULAR. PIT ? PROGRAMA DE INCENTIVO AO TALENTO: RESSIGNIFICAÇÃO DE PRÁTICAS E O COMPROMISSO COM O DESENVOLVIMENTO DE POTENCIAIS. 2011. (Congresso).
XI Encontro das Escolas de Surdos do RS. 2011. (Encontro).
XII CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO POPULAR e XXI SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO POPULAR. 2011. (Congresso).
25ª Jornada Acadêmica Integrada.Estimativa de alunos participantes de um atendimento especializado: reflexo da identificação de alunos com características de altas habilidades/superdotação. 2010. (Outra).
62ª Reunião Anual da SBPC.DESMITIFICANDO IDEIAS SOBRE A TEMÁTICA DAS ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO A ARTIR DO ENCONTRO INFORMATIVO. 2010. (Outra).
I CONCRESSO INTERNACIONAL SOBRE ALTAS HABILIDADES/SUPERDTAÇÃO, IV ENCONTRO NACIONAL DO CONBRASD, IV SEMINÁRIO DE ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO DA UFPR. A EDUCAÇÃO ESPECIAL E AS ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO: UMA DISCUSSÃO FRENTE ÀS NECESSIDADES ESPECÍFICAS DE APRENDIZAGEM. 2010. (Congresso).
I CONGRESSO INTERNACIONAL SOBRE ALTAS HABILIDADES/SUPERDTAÇÃO, IV ENCONTRO NACIONAL DO CONBRASD, IV SEMINÁRIO DE ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO DA UFPR. 2010. (Congresso).
IV CONGRESSO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO ESPECIAL-CBEE. REFLEXÕES ACERCA DO PROFISSIONAL ATUANTE NO PROCESSO DE IDENTIFICAÇÃO DE ALUNOS COM ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO. 2010. (Congresso).
IV CONGRESSO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO ESPECIAL-CBEE. 2010. (Congresso).
IV ENCONTRO NACIONAL DO CONBRASD I CONGRESSO INTERNACIONAL SOBRE ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO IV SEMINÁRIO SOBRE ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO DA UFPR. RELATO DE EXPERIÊNCIA: OFICINA DE BISCUIT COMO FORMA DE EXPLORARA CRIATIVIDADE DE ALUNOS COM CARACTERISTICAS DE AH/SD. 2010. (Congresso).
X CONCRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO POPULAR E XVIII SEMINARIO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO POPULAR: "Vida e Educação: Buscando Alternativas Solidárias e Emancipatórias". 2010. (Congresso).
XIV SIMPÓSIO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO - RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL.CONHECENDO E RECONHECENDO A DISLEXIA: UM NOVO OLHAR FRENTE AO TRANSTORNO. 2010. (Simpósio).
XIV SIMPÓSIO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO - RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL. 2010. (Simpósio).
XIV SIMPÓSIO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO - RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL.REFLEXÕES ACERCA DO PROCESSO INCLUSIVO DE UM ALUNO COM DEFICIÊNCIA MENTAL. 2010. (Simpósio).
24ª JORNADA ACADÊMICA INTEGRADA.AS CONTRIBUIÇÕES DO PROCESSO DE IDENTIFICAÇÃO DE ALUNOS COM CARACTERÍSTICAS DE ALTAS HABILIDADES/ SUPERDOTAÇÃO NO TRABALHO PEDAGÓGICO DA ESCOLA COM ESTES ALUNOS. 2009. (Outra).
24ª JORNADA ACADÊMICA INTEGRADA. 2009. (Outra).
2º FÓRUM EXTENSÃO CONTA.AÇÕES ESTENCIONISTAS E FORMAÇÃO PERMANENTE: REFLEXÕES ACERCA DA ATUAÇÃO NO PIT. 2009. (Outra).
61°REUNIÃO ANUAL DA SBPC. INVESTIGAÇÃO E PESQUISA: CAMINHOS EM EDUCAÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO DA CRIATIVIDADE. 2009. (Congresso).
IX CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO POPULAR E XVIII SEMINARIO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO POPULAR: "A vida dos educadores e a (re)invenção do sentido da escola". 2009. (Congresso).
V SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO ESPECIAL. 2009. (Seminário).
XIII SIMPÓSIO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO. 2009. (Simpósio).
23ª Jornada Acadêmica Integrada.Discutindo um Grupo de Discussão. 2008. (Outra).
23ª JORNADA ACADÊMICA INTEGRADA. 2008. (Outra).
Forum Mundial de Educação. 2008. (Outra).
Fórum Mundial de Educação.As emoções em foco: implicações e consequências no desenvolvimento da criança com altas habilidades/superdotação. 2008. (Outra).
II Seminário Estadual de Educação Especial: Altas Habilidades/ Superdotação e I SEAS - Seminário de Encerramento do Curso de Especialização em Educação Especial: Altas Habilidades/ Superdotação. 2008. (Seminário).
XVII Semana Acadênica do Centro de Educação e I Semana Acadêmica Integrada das Licenciaturas. 2008. (Outra).
22ª Jornada Acadêmica Integrada da Univercidade Federal de Sanat Maria. 2007. (Outra).
Curso 5S. 2006. (Outra).
II°Ciclo de Palestras do Curso de Agroindústria:perspectiva da Agroindústria. 2006. (Outra).
Produções bibliográficas
-
MACHADO, C. F. ; COSTAS, F. A. T. . O PAPEL DA GESTÃO NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES COM VISTAS À EDUCAÇÃO INCLUSIVA. REGAE: REVISTA DE GESTÃO E AVALIAÇÃO EDUCACIONAL , v. 2, p. 73-92, 2013.
-
MACHADO, C. F. . ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: RECONHECENDO POTENCIAIS DE ALUNO COM DEFICIÊNCIA VISUAL. In: Ana Claudia Pavão Siluk; Sílvia Maria de Oliveira Pavão. (Org.). ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO: PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NA SALA DE RECURSOS MULTIFUNCIONAL. 1ed.Santa Maria: UFSM, PRE, Ed. pE.com, 2015, v. 1, p. 99-116.
-
MACHADO, C. F. ; PIRES, C. L. . Reflexões Preliminares Acerca da Experiência de Docência e Tutoria no Curso de Formação para o Atendimento Educacional Especializado. In: Ana Cláudia Pavão Siluk; Sílvia Maria de Oliveira Pavão. (Org.). Educação a Distância: Trajetórias de Professores Formadores para o Atendimento Educacional Especializado. 1ed.Santa Maria: UFSM, PRE, Ed. pE.com, 2015, v. 1, p. 181-192.
-
MACHADO, C. F. ; MONTEIRO, M. A. . A INCLUSÃO DO DEFICIENTE INTELECTUAL NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS. In: EDUCERE ? Congresso Nacional de Educação, 2015, Curitiba. Anais EDUCERE Puc- PR. Curitiba: PUC PR, 2015. p. 14027-14043.
-
MACHADO, C. F. ; VIEIRA, N. J. W . EDUCAÇÃO ESPECIAL NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES: RECONHECIMENTO DOS ALUNOS COM ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO. In: V Congresso Brasileiro de Educação Especial e VII Encontro Nacional dos Pesquisadores da Educação Especial, 2012, São Carlos. V Congresso Brasileiro de Educação Especial e VII Encontro Nacional dos Pesquisadores da Educação Especial, 2012.
-
MACHADO, C. F. ; BITTENCOURT, J. P. ; MONTEIRO, M. A. ; RAMPELOTTO, E. M. . Ações e Políticas de Governo na Perspectiva da Educação Inclusiva. In: III Seminário Internacional de Gestão Educacional e VI Semana Acadêmica do Curso de Especialização em Gestão Educacional - UFSM, 2012, Santa Maria. III Seminário Internacional de Gestão Educacional e VI Semana Acadêmica do Curso de Especialização em Gestão Educacional - UFSM, 2012.
-
MACHADO, C. F. ; VARGAS, S. A. ; ZANON, A. P. ; FREITAS, S. N. . ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO: RELAÇÃO ENTRE A IDENTIFICAÇÃO E OS INDICADORES DE BAIXO ÍNDICE NAS ÁREAS PSICOSSOCIAL E PSICOMOTOR. In: V Congresso Brasileiro de Educação Especial e VII Encontro Nacional dos Pesquisadores da Educação Especial, 2012, São Carlos. V Congresso Brasileiro de Educação Especial e VII Encontro Nacional dos Pesquisadores da Educação Especial, 2012.
-
MACHADO, C. F. ; MONTEIRO, M. A. . DIFERENÇA CULTURAL: ANÁLISE DA SURDEZ NO FILME BABEL. In: Simpósio de Ensino, Pesquisa e Extensão, 2012, Santa Maria. ANAIS Simpósio de Ensino, Pesquisa e Extensão, 2012.
-
MACHADO, C. F. ; VIEIRA, N. J. W . A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES PARA UMA ESCOLA INCLUSIVA DE QUALIDADE: ALGUMAS REFLEXÔES SOBRE OS CURSOS DE LICENCIATURA DA UFSM/RS. In: IV CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO: EDUCAÇÃO, DOCÊNCIA E HUMANIZAÇÃO, 2011, Santa Maria. Anais do IV Congresso Internacional de Educação, 2011.
-
MACHADO, C. F. ; NEGRINI, T. ; SPERONI, K. ; CAMARGO, R. G. . ESCOLA, FAMÍLIA, ALUNO: MULTIFACES QUE PERPASSAM A ORIENTAÇÃO DAS PESSOAS COM CARACTERÍSTICAS DE ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO. In: IV CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO: EDUCAÇÃO, DOCÊNCIA E HUMANIZAÇÃO, 2011, Santa Maria. Anais do IV Congresso Internacional de Educação, 2011.
-
MACHADO, C. F. ; MACIEL, M. O. ; CENCI, A. ; VARGAS, S. A. . PRÁTICAS ESCOLARES DIANTE O ALUNO COM ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO: RECONHECIMENTO DO SUJEITO E FLEXIBILIZAÇÃO DO CURRÍCULO. In: IV CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO: EDUCAÇÃO, DOCÊNCIA E HUMANIZAÇÃO, 2011, Santa Maria. Anais do IV Congresso Internacional de Educação, 2011.
-
MACHADO, C. F. ; CEREZER, D. M. ; VARGAS, S. A. ; KULLMANN, S.E. ; FREITAS, S. N. . PIT ? PROGRAMA DE INCENTIVO AO TALENTO: RESSIGNIFICAÇÃO DE PRÁTICAS E O COMPROMISSO COM O DESEMVOLVIMENTO DE POTENCIAIS. In: XI CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO POPULAR/ XX SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO POPULAR, 2011, Santa Maria. ANAIS DO XI CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO POPULAR/ XX SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO POPULAR. Santa Maria, 2011.
-
MACHADO, C. F. ; VARGAS, S. A. ; KULLMANN, S.E. ; FREITAS, S. N. . SENSIBILIZAR-SE: É DISSO QUE PRECISAMOS NA IDENTIFICAÇÃO DE ALUNOS COM CARACTERÍSTICAS DE ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO. In: XI CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO POPULAR/ XX SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO POPULAR, 2011, Santa Maria. ANAIS DO XI CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO POPULAR/ XX SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO POPULAR, 2011.
-
MACHADO, C. F. ; VARGAS, S. A. ; ANTONIOLI, C. . O PIT - PROGRAMA DE INCENTIVO AO TALENTO COMO PROMOTOR DE PESQUISA ACADÊMICA: REFLEXOS ENTRE TEORIA E PRÁTICA. In: EDUCASUL 2011 - PROFESSORES EM AÇÃO: CONHECIMENTOS E SABERES EM FOCO, 2011, FLORIANÓPOLIS. ANAIS DO EDUCASUL 2011, 2011.
-
MACHADO, C. F. ; VARGAS, S. A. ; ANTONIOLI, C. . ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO E LIDERANÇA: AS RELAÇÕES COM AS INTELIGENCIAS PESSOAIS. In: EDUCASUL 2011 - PROFESSORES EM AÇÃO: CONHECIMENTOS E SABERES EM FOCO, 2011, FLORIANÓPOLIS. ANAIS DO EDUCASUL 2011, 2011.
-
MACHADO, C. F. ; SPERONI, K. ; VARGAS, S. A. ; KULLMANN, S.E. ; BERTAZZO, J. B. . ARTES E ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO: O "ARTEIROS" CONSTRUINDO CAMINHOS E DESVELANDO POTENCIAIS. In: X Congresso Nacional de Educação ? EDUCERE e o I Seminário Internacional de Representações Sociais, Subjetividade e Educação ? SIRSSE, 2011, CURITIBA. ANAIS DO X Congresso Nacional de Educação ? EDUCERE e o I Seminário Internacional de Representações Sociais, Subjetividade e Educação ? SIRSSE, 2011.
-
MACHADO, C. F. . ERA UMA VEZ... CONSTRUINDO AS BASES PARA O DESENVOLVIMENTO DE CONCEITOS SUPERIORES. In: X Congresso Nacional de Educação ? EDUCERE e o I Seminário Internacional de Representações Sociais, Subjetividade e Educação ? SIRSSE, 2011, CURITIBA. ANAIS DO X Congresso Nacional de Educação ? EDUCERE e o I Seminário Internacional de Representações Sociais, Subjetividade e Educação ? SIRSSE, 2011.
-
MACHADO, C. F. ; MACIEL, M. O. . "EM DEFESA DO LOBO MAU": A EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM UM PROGRAMA DE ENRIQUECIMENTO ESCOLAR. In: X Congresso Nacional de Educação ? EDUCERE e o I Seminário Internacional de Representações Sociais, Subjetividade e Educação ? SIRSSE, 2011, CURITIBA. ANAIS DO X Congresso Nacional de Educação ? EDUCERE e o I Seminário Internacional de Representações Sociais, Subjetividade e Educação ? SIRSSE, 2011.
-
CAMARGO, R. G. ; MACHADO, C. F. ; NEGRINI, T. . AS FACES QUE COMPÕEM A ORIENTAÇÃO DAS PESSOAS COM CARACTERÍSTICAS DE ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO. In: 15ª JORNADA NACIONAL DE EDUCAÇÃO, 2010, SANTA MARIA. 15ª JORNADA NACIONAL DE EDUCAÇÃO EDUCAÇÃO, AUTONOMIA E CIDADANIA. SANTA MARIA: UNIFRA, 2010.
-
MACHADO, C. F. ; SCHOMMER, B. G. ; ROMANOWSKI, C. L. ; SPERONI, K. ; FREITAS, S. N. . ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO NO DISCURSO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL. In: X Congresso Internacional de Educação Popular XVIII Seminário Internacional de Educação Popular, 2010, SANTA MARIA. Anais do Congresso Internacional de Educação Popular e Seminário Internacional de Educação Popular. SANTA MARIA: MOBREC, 2010.
-
SCHOMMER, B. G. ; COSTA, A. S. ; MACHADO, C. F. ; NEGRINI, T. ; FREITAS, S. N. . ENRIQUECIMENTO ESCOLAR: UMA ANÁLISE ENTRE TEORIA E PRÁTICA NO CONTEXTO DAS ALTAS HABILIDADES. In: X Congresso Internacional de Educação Popular XVIII Seminário Internacional de Educação Popular, 2010, SANTA MARIA. X Congresso Internacional de Educação Popular XVIII Seminário Internacional de Educação Popular Tema: "Vida e Educação: Buscando Alternativas Solidárias e Emancipatórias". SANTA MARIA: MOBREC, 2010.
-
MACHADO, C. F. ; SCHOMMER, B. G. ; BORTOLAZZO, J. C. ; SPERONI, K. ; FREITAS, S. N. . REFLEXÕES ACERCA DO PROFISSIONAL ATUANTE NO PROCESSO DE IDENTIFICAÇÃO DE ALUNOS COM ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO. In: IV CONGRESSO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO ESPECIAL-CBEE, 2010, SÃO CARLOS. Anais do IV CBEE, 2010.
-
MACHADO, C. F. ; GRIEBELER, M. . REFLEXÕES ACERCA DO PROCESSO INCLUSIVO DE UM ALUNO COM DEFICIÊNCIA MENTAL. In: XIV SIMPÓSIO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO - RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL, 2010, SNATA MARIA. Anais do ... Simpósio de Ensino, Pesquisa e Extensão, 2010.
-
MACHADO, C. F. . CONHECENDO E RECONHECENDO A DISLEXIA: UM NOVO OLHAR FRENTE AO TRANSTORNO. In: XIV SIMPÓSIO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO - RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL, 2010, SNATA MARIA. Anais do ... Simpósio de Ensino, Pesquisa e Extensão, 2010.
-
MACIEL, M. O. ; CENCI, A. ; SPERONI, K. ; COSTA, L. C. ; MACHADO, C. F. . Surdocegueira: O Trabalho Multidisciplinar no Atendimento à Surdocegos. In: SEPE - Simpósio de Ensino Pesquisa e Extensão, 2009, Santa Maria. Anais do SEPE - Simpósio de Ensino Pesquisa e Extensão, 2009.
-
MACHADO, C. F. ; COSTA, L. C. ; FORNO, L. F. D. ; CAMARGO, R. G. . A INTERDISCIPLINARIDADE COMO ESTRATÉGIA DE QUALIFICAÇÃO DE UMA PROPOSTA DE ENRIQUECIMENTO ESCOLAR. In: IX CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO POPULAR XVIII SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO POPULAR, 2008, SANTA MARIA. Anais do Congresso Internacional de Educação Popular e Seminário Internacional de Educação Popular. SANTA MARIA: MOBREC, 2008.
-
SPERONI, K. ; NEGRINI, T. ; COSTA, L. C. ; MACHADO, C. F. ; HOSDA, C. B. K. ; RIVAS, D. L. ; FREITAS, S. N. . UMA GESTÃO PARTICIPATIVA QUE TRANSCENDE O ESPAÇO ESCOLAR: ENFOQUE NA EQUIPE EXECUTORA DO PROGRAMA DE INCENTIVO AO TALENTO (PIT). In: IX CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO POPULAR E XVIII SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO POPULAR, 2008, SANTA MARIA. Anais do Congresso Internacional de Educação Popular e Seminário Internacional de Educação Popular. SANTA MARIA: MOBREC, 2008.
-
SPERONI, K. ; COSTA, A. S. ; CENCI, A. ; DELPRETTO, B. M. L. ; HONNEF, C. ; MACHADO, C. F. ; FREITAS, S. N. . As Emoções em Foco: Implicações e Consequencias no Desenvolvimento da Criança com Altas Habilidades/Superdotação. In: Fórum Mundial de Educação Santa Maria. Educação: Economia Solidária e Ética Planetária, 2008, Santa Maria. Anais do Fórum Mundial de Educação Santa Maria. Educação: Economia Solidária e Ética Planetária, 2008.
-
MACHADO, C. F. ; MARQUEZAN, REINOLDO ; VARGAS, S. A. ; COSTA, A. S. ; FREITAS, S. N. . PIT ? PROGRAMA DE INCENTIVO AO TALENTO: DESENVOLVENDO POTENCIAIS, CONSTRUINDO CAMINHOS. In: 26ª JORNADA ACADÊMICA INTEGRADA - UFSM, 2011, Santa Maria. ANAIS DA 26ª JAI / UFSM, 2011.
-
MACHADO, C. F. ; VARGAS, S. A. ; MARQUEZAN, REINOLDO ; ANTONIOLI, C. ; COSTA, A. S. ; FREITAS, S. N. . ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO: INTERFACES ENTRE A IDENTIFICAÇÃO DESTES SUJEITOS E AS DIVERSAS ÁREAS DO CONHECIMENTO. In: 26ª JORNADA ACADÊMICA INTEGRADA - UFSM, 2011, Santa Maria. ANAIS DA 26ª JAI / UFSM, 2011.
-
MACHADO, C. F. ; SCHOMMER, B. G. ; SPERONI, K. ; FREITAS, S. N. . A EDUCAÇÃO ESPECIAL E AS ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO: UMA DISCUSSÃO FRENTE ÀS NECESSIDADES ESPECÍFICAS DE APRENDIZAGEM. In: IV ENCONTRO NACIONAL DO CONBRASD I CONGRESSO INTERNACIONAL SOBRE ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO IV SEMINÁRIO SOBRE ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO DA UFPR, 2010, CURITIBA. IV ENCONTRO NACIONAL DO CONBRASD I CONGRESSO INTERNACIONAL SOBRE ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO IV SEMINÁRIO SOBRE ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO DA UFPR. CURITIBA: CONBRASD, 2010.
-
SCHOMMER, B. G. ; MACHADO, C. F. ; MACIEL, M. O. ; FREITAS, S. N. . RELATO DE EXPERIÊNCIA: OFICINA DE BISCUIT COMO FORMA DE EXPLORAR A CRIATIVIDADE DE ALUNOS COM CARACTERÍSTICAS DE AH/SD. In: IV ENCONTRO NACIONAL DO CONBRASD I CONGRESSO INTERNACIONAL SOBRE ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO IV SEMINÁRIO SOBRE ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO DA UFPR, 2010, CURITIBA. IV ENCONTRO NACIONAL DO CONBRASD I CONGRESSO INTERNACIONAL SOBRE ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO IV SEMINÁRIO SOBRE ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO DA UFPR. CURITIBA: CONBRASD, 2010.
-
MACHADO, C. F. ; ROMANOWSKI, C. L. ; HOSDA, C. B. K. ; CAMARGO, R. G. . ESTIMATIVA DE ALUNOS PARTICIPANTES DE UM ATENDIMENTO ESPECIALIZADO: REFLEXO DA IDENTIFICAÇÃO DE ALUNOS COM CARACTERÍSTICAS DE ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO. In: JAI - Jornada Acadêmica Integrada, 2010, Santa Maria. Anais da 25ª Jornada Acadêmica Integrada, 2010.
-
MACHADO, C. F. ; SCHOMMER, B. G. ; FREITAS, S. N. ; MACIEL, M. O. . O ESTIMULO AOS POTENCIAIS DE ALUNOS COM AH/SD: UM RELATO DA AMOSTRA DE TALENTOS. In: 25ª JORNADA ACADÊMICA INTEGRADA - UFSM, 2010, Santa Maria. ANAIS DA 25ª JAI / UFSM, 2010.
-
MACHADO, C. F. ; HOSDA, C. B. K. ; FREITAS, S. N. ; ROMANOWSKI, C. L. ; CAMARGO, R. G. ; BERTAZZO, J. B. . IDENTIFICANDO ALUNOS COM CARACTERÍSTICAS DE ALTAS HABILIDADES ASSOCIADA AO TRANSTORNO DE DEFICIT DE ATENÇÃO/HIPERATIVIDADE. In: 25ª JORNADA ACADÊMICA INTEGRADA - UFSM, 2010, Santa Maria. ANAIS DA 25ª JAI / UFSM, 2010.
-
MACHADO, C. F. ; CAMARGO, R. G. ; FREITAS, S. N. ; BORTOLAZZO, J. C. ; HOSDA, C. B. K. ; ROMANOWSKI, C. L. . IDENTIFICANDO MENINAS E MENINOS COM CARACTERÍSTICAS DE ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO. In: 25ª JORNADA ACADÊMICA INTEGRADA - UFSM, 2010, Santa Maria. ANAIS DA 25ª JAI / UFSM, 2010.
-
MACHADO, C. F. ; ROMANOWSKI, C. L. ; FREITAS, S. N. ; HOSDA, C. B. K. ; BORTOLAZZO, J. C. ; CAMARGO, R. G. . PENSANDO EM CONSTRUÇÃO DE SIGNIFICADO NA PRIMEIRA ETAPA DA IDENTIFICAÇÃO DE CARACTERÍSTICAS DE ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO. In: 25ª JORNADA ACADÊMICA INTEGRADA - UFSM, 2010, Santa Maria. ANAIS DA 25ª JAI / UFSM, 2010.
-
MACHADO, C. F. ; BORTOLAZZO, J. C. ; FREITAS, S. N. ; CAMARGO, R. G. ; HOSDA, C. B. K. ; ROMANOWSKI, C. L. . REPENSANDO A PRÁXIS DE IDENTIFICAÇÃO DE ALUNOS COM CARACTERÍSTICAS DE ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO. In: 25ª JORNADA ACADÊMICA INTEGRADA - UFSM, 2010, Santa Maria. ANAIS DA 25ª JAI / UFSM, 2010.
-
MACHADO, C. F. ; PEREIRA, J. L. C. . O ENSINO COLABORATIVO PARA A INCLUSÃO DO ALUNO COM DEFICIÊNCIA VISUAL. In: 31ª Jornada Acadêmica Integrada, 2016, Santa Maria. Anais 31ª Jornada Acadêmica Integrada. Santa Maria, 2016.
-
HOSDA, C. B. K. ; FREITAS, S. N. ; ROMANOWSKI, C. L. ; MACHADO, C. F. ; HONNEF, C. ; FORNO, L. F. D. . DESMITIFICANDO IDEIAS SOBRE A TEMÁTICA DAS ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO. In: 62ª Reunião Anual da SBPC, 2010, Natal. Anais da 62ª Reunião Anual da SBPC, 2010.
-
MACHADO, C. F. ; FREITAS, S. N. ; HOSDA, C. B. K. ; ROMANOWSKI, C. L. ; CAMARGO, R. G. ; NEGRINI, T. . AS CONTIBUIÇÕES DO PROCESSO DE IDENTIFICAÇÃO DE ALUNOS COM CARACTERÍSTICAS DE ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO NO TRABALHO PEDAGÓGICO DA ESCOLA COM ESTES ALUNOS. In: 24ª JORNADA ACADÊMICA INTEGRADA, 2009, SANTA MARIA. 24ª JORNADA ACADÊMICA INTEGRADA SUAS IDÉIAS ABREM CAMINHOS. SANTA MARIA: UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA, 2009.
-
COSTA, L. C. ; FREITAS, S. N. ; CENCI, A. ; MACHADO, C. F. ; SPERONI, K. ; MACIEL, M. O. . A PROPOSTA DE ENRIQUECIMENTO ATRAVÉS DA ATUAÇÃO DOS GRUPOS PETs NO PROGRAMA DE INCENTIVO AO TALENTO. In: 24ª JORNADA ACADÊMICA INTEGRADA, 2009, SANTA MARIA. 24ª JORNADA ACADÊMICA INTEGRADA SUAS IDÉIAS ABREM CAMINHOS. SANTA MARIA: UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA, 2009.
-
HONNEF, C. ; FREITAS, S. N. ; HOSDA, C. B. K. ; MACHADO, C. F. ; FORNO, L. F. D. ; CAMARGO, R. G. . IMPACTOS DE ACONTECIMENTOS SOCIAIS NO AMBIENTE ESCOLAR: INFLUÊNCIA NO PROCESSO DE IDENTIFICAÇÃO DE ALUNOS COM CARACTERÍSTICAS DE ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO. In: 24ª JORNADA ACADÊMICA INTEGRADA, 2009, SANTA MARIA. 24ª JORNADA ACADÊMICA INTEGRADA SUAS IDÉIAS ABREM CAMINHOS. SANTA MARIA: UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA, 2009.
-
CAMARGO, R. G. ; FREITAS, S. N. ; ROMANOWSKI, C. L. ; MACHADO, C. F. ; HONNEF, C. ; NEGRINI, T. . A INFLUÊNCIA DAS REPRESENTAÇÕES SÓCIO-CULTURAIS NA IDENTIFICAÇÃO DE PESSOAS COM CARACTERÍSTICAS DE ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO. In: 24ª JORNADA ACADÊMICA INTEGRADA, 2009, SANTA MARIA. 24ª JORNADA ACADÊMICA INTEGRADA SUAS IDÉIAS ABREM CAMINHOS. SANTA MARIA: UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA, 2009.
-
SILVA, P. F. ; FREITAS, S. N. ; CENCI, A. ; HONNEF, C. ; MACHADO, C. F. ; NEGRINI, T. . INVESTIGAÇÃO E PESQUISA: CAMINHOS EM EDUCAÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO DA CRIATIVIDADE. In: 61ª REUNIÃO ANUAL DA SBPC, 2009, MANAUS. 61ª REUNIÃO ANUAL DA SBPC: AMAZÔNIA CIÊNCIA E CULTURA, 2009.
-
HOSDA, C. B. K. ; FREITAS, S. N. ; ROMANOWSKI, C. L. ; MACHADO, C. F. ; HONNEF, C. ; FORNO, L. F. D. . DESMITIFICANDO ALGUMAS IDÉIAS SOBRE A TEMATICA DAS HALTAS HABILIDADES/ SUPERDOTAÇÃO. In: 24ª JORNADA ACADÊMICA INTEGRADA, 2009, SANTA MARIA. 24ª JORNADA ACADÊMICA INTEGRADA; SUAS IDÉIAS ABREM CAMINHOS, 2009.
-
CENCI, A. ; FREITAS, S. N. ; DELPRETTO, B. M. L. ; MACHADO, C. F. ; HONNEF, C. . DISCUTINDO UM GRUPO DE DISCUSSÃO. In: 23ª JORNADA ACADÊMICA INTEGRADA, 2008, SANTA MARIA. 23ª JORNADA ACADÊMICA RESGATANDO O PASSADO E PROJETANDO O FUTURO. SANTA MARIA: UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA, 2008.
-
MACHADO, C. F. . Educação de Alunos com Deficiência Visual: O professor de Educação Especial em Contextos Inclusivos. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
MACHADO, C. F. . Experiências em Sala de Aula/Sala de Recursos Multifuncionais com Alunos Cegos e/ou Baixa Visão. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
MACHADO, C. F. . O ENSINO COLABORATIVO PARA A INCLUSÃO DO ALUNO COM DEFICIÊNCIA VISUAL. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
MACHADO, C. F. ; ARAUJO, I. R. ; REVELANTE, P. . Necessidades e Objetivos da Educação Inclusiva na Perspectiva da Educação Matemática. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
MACHADO, C. F. ; ARAUJO, I. R. ; DORNELES, M. V. ; MELLO, M. P. ; REVELANTE, P. . Pacto Nacional pela Alfabetização na idade Certa: O Atendimento Educacional Especializado. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
MACHADO, C. F. ; VIEIRA, N. J. W . EDUCAÇÃO ESPECIAL NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES: RECONHECIMENTO DOS ALUNOS COM ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
Outras produções
MACHADO, C. F. ; REVELANTE, P. ; ARAUJO, I. R. ; DORNELES, M. V. ; CARGNIN, R. ; BASTINI, L. ; LANA, L. D. . Estudos e Debates para a Adequação do Plano Municipal de Educação à Lei nº 13.005/2014. 2014. (Comissão de Elaboração do Plano Municipal de Educação).
Projetos de pesquisa
-
2009 - 2015
Acessibilidade na Educação, Descrição: Este Projeto de Pesquisa tem como objetivo possibilitar a interlocução entre proposta de educação para a diversidade e a prática de ensino voltada para o diferente em Educação Especial, sob a chancela dos princípios da escola inclusiva.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (10) / Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (4) / Doutorado: (2) . , Integrantes: Charline Fillipin Machado - Integrante / Soraia Napoleão Freitas - Coordenador / Adriane Cenci - Integrante / Tatiane Negrini - Integrante / KARINE SPERONI - Integrante / ANELISE - Integrante / Carla Beatriz Kunzler Hosda - Integrante / Caroline Leonhardt Romanowski - Integrante / Renata Gomes Camargo - Integrante / Leandra Costa da Costa - Integrante / Miriam de Oliveira Maciel - Integrante / Letícia Fleig Dal Forno - Integrante / Betânia Gonçalves Schommer - Integrante / Anelise dos Santos da Costa - Integrante.
-
2007 - 2015
Grupo de Pesquisa CNPQ Educação Especial - Interação e Inclusão Social, Descrição: O Atendimento integral ao indivíduo é uma meta básica de uma sociedade global. Pela Declaração Universal dos Direitos do Homem Todos têm direito à educação. Nesse sentido se faz necessário um compromisso no combate à exclusão de qualquer pessoa do sistema educacional, já que o nosso país tem proporções continentais com realidades diferentes e, sob este aporte, destacamos especialmente a área do conhecimento da Educação Especial que, enquanto área de conhecimento, tem os mesmos objetivos que a educação geral, isto é, o pleno desenvolvimento do educando, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Charline Fillipin Machado - Integrante / Bárbara Martins de Lima Delpretto - Integrante / Soraia Napoleão Freitas - Coordenador / Adriane Cenci - Integrante / Tatiane Negrini - Integrante / KARINE SPERONI - Integrante / Carla Beatriz Kunzler Hosda - Integrante / Caroline Leonhardt Romanowski - Integrante / Renata Gomes Camargo - Integrante / Leandra Costa da Costa - Integrante / Miriam de Oliveira Maciel - Integrante / Letícia Fleig Dal Forno - Integrante / Betânia Gonçalves Schommer - Integrante / Anelise dos Santos da Costa - Integrante.
-
2007 - 2013
Da identificação à orientação de alunos com características de altas habilidades/superdotação, Descrição: Desenvolver pesquisa para identificar alunos portadores de altas habilidades que foram indicados pelos professores das séries iniciais do Ensino Fundamental da rede Estadual e Particular de Santa Maria/RS bem como, conscientizar os pais destes educandos sobre a importância de se valorizar talentos como também, auxiliar os professores destes alunos no que for possível. Além disso, proporcionar a estes alunos, atividades extraclasses que tenham por finalidade estimular e desenvolver suas capacidades e talentos.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (15) / Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Charline Fillipin Machado - Integrante / Bárbara Martins de Lima Delpretto - Integrante / Soraia Napoleão Freitas - Coordenador / Adriane Cenci - Integrante / Tatiane Negrini - Integrante / KARINE SPERONI - Integrante / ANELISE - Integrante / Carla Beatriz Kunzler Hosda - Integrante / Caroline Leonhardt Romanowski - Integrante / Renata Gomes Camargo - Integrante / Leandra Costa da Costa - Integrante / Miriam de Oliveira Maciel - Integrante / Letícia Fleig Dal Forno - Integrante / Betânia Gonçalves Schommer - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa / Programa de Licenciaturas - Bolsa.
Prêmios
2010
40 Melhores Trabalhos de Iniciação Científica da 24ª Jornada Acadêmica Integrada da Universidade Federal de Santa Maria, Universidade federal de Santa Maria.
Histórico profissional
Experiência profissional
2018 - Atual
Prefeitura Municipal de Santa MariaVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora de Educação Especial, Carga horária: 20
2012 - 2018
Prefeitura Municipal de Júlio de CastilhosVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor de Educação Especial, Carga horária: 20
Outras informações:
Atuação como Educadora Especial em Sala de Recurso Multifuncional, tendo atuando nas escolas: E.M.F. Casemiro de Abreu, escola rural E.M.F. São Francisco, E.M.F. Élio Salles, E.M.F. Visconde de Mauá, E.M.E.I Dona Cotinha, e EMEI Tia Marly.
2012 - Atual
Estado do Rio Grande do SulVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor de Educação Especial, Carga horária: 20
Outras informações:
Atuado no Atendimento Educacional Especializado na Escola Estadual Dolores Paulino - Júlio de Castilhos até 2022. E na Escola Básica Estadual Dr. Paulo Devanier Lauda - SM de 2022 à 2023Atualmente lotada no Colégio Estadual Professora Edna May Cardoso - SM
2023 - 2023
Universidade Federal de Santa MariaVínculo: Tutor, Enquadramento Funcional: Tutor, Carga horária: 20
Outras informações:
Curso de Serviço de Atendimento Educacional Especializado para o educando com Altas Habilidades/Superdotação
2021 - 2022
Universidade Federal de Santa MariaVínculo: Tutor, Enquadramento Funcional: Tutor, Carga horária: 20
Outras informações:
Curso de Serviço de Atendimento Educacional Especializado para estudantes com Altas Habilidades/Superdotação
2017 - 2018
Universidade Federal de Santa MariaVínculo: Tutor de curso de formação, Enquadramento Funcional: Tutor, Carga horária: 20
Outras informações:
Atuação como tutora á distância em curso de formação em nível de aperfeiçoamento "Curso de ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO PARA O ESTUDANTE COM ALTAS HABILIDADES /SUPERDOTAÇÃO" realizado pela UFSM, em convênio com MEC/SECADI/FNDE, totalizando 180h.
2011 - 2018
Universidade Federal de Santa MariaVínculo: Aluno de Graduação, Enquadramento Funcional: Estudante
Outras informações:
Curso de Graduação Licenciatura em Educação Especial - Noturno. Habilitações em Transtornos Globais do Desenvolvimento; Surdocegueira; e Altas Habilidades/Superdotação.
2014 - 2015
Universidade Federal de Santa MariaVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Tutor à distância - UAB, Carga horária: 20
Outras informações:
Tutora a distancia do Curso de Formação de Professores para o Atendimento Educacional Especializado/UFSM - 10ª edição.
2013 - 2014
Universidade Federal de Santa MariaVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Tutor à distância - UAB, Carga horária: 20
Outras informações:
Tutora a distancia do Curso de Formação de Professores para o Atendimento Educacional Especializado/UFSM - 9ª edição.
2013 - 2013
Universidade Federal de Santa MariaVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Tutor à distância - UAB, Carga horária: 20
Outras informações:
Tutora a distancia do Curso de Atendimento Educacional Especializado - 8ª edição.
2011 - 2013
Universidade Federal de Santa MariaVínculo: Aluno de pós graduação, Enquadramento Funcional: Estudante
Outras informações:
Curso de Pós graduação - Especialização em Gestão Educacional.
2012 - 2012
Universidade Federal de Santa MariaVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Tutor à distância - UAB, Carga horária: 20
Outras informações:
Tutora a distancia do Curso de Atendimento Educacional Especializado 7ª edição.
2011 - 2012
Universidade Federal de Santa MariaVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Tutor à distância - UAB, Carga horária: 20
Outras informações:
Tutora a distancia do Curso de Atendimento Educacional Especializado 6ª edição.
2011 - 2011
Universidade Federal de Santa MariaVínculo: Assistencia Estudantil, Enquadramento Funcional: Bolsista, Carga horária: 12
2011 - 2011
Universidade Federal de Santa MariaVínculo: Estudante bolsista de extensão, Enquadramento Funcional: Bolsista FIEX, Carga horária: 20
Outras informações:
Bolsista do projeto de extensão PIT - Programa de Incentivo ao Talento com financiamento do Fundo de Incentivo à extensão - FIEX.
2009 - 2011
Universidade Federal de Santa MariaVínculo: Iniciação Científica, Enquadramento Funcional: Bolsista FAPERGS, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Bolsista FAPERGS - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul no Projeto de Pesquisa: "Da Identificação à Orientação de Alunos com Características de Altas Habilidades/Superdotação" pela Universidade federal de Santa Maria
2007 - 2011
Universidade Federal de Santa MariaVínculo: Estudante de Graduação, Enquadramento Funcional: Estudante
Outras informações:
Graduação em Educação Especial - Licencitura Plena com Habilitação em Déficit Cognitivo, Dificuldades de Aprendizagem e Surdez, pela UFSM.
2006 - 2009
Universidade Federal de Santa MariaVínculo: Assistencia estudantil, Enquadramento Funcional: Bolsista, Carga horária: 12
Outras informações:
Bolsista da Biblioteca Setorial do Centro de Tecnologias da Universidade Federal de Santa Maria.
2008 - 2008
Universidade Federal de Santa MariaVínculo: Assistencia Estudantil, Enquadramento Funcional: Bolsista, Carga horária: 16
Outras informações:
Desenvolveu-se atividades como Bolsista do Programa de Ação Social - PAS da UFSM
2011 - 2011
CENTRO EDUCACIONAL CAMOBIVínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor auxiliar na Educação Infantil, Carga horária: 25
2010 - 2010
Escola de Educação especial Dr. Reinaldo Fernando CoserVínculo: Estagiária, Enquadramento Funcional: Estagiária, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Estágio Supervisionado na área de Surdez realizado no segundo semestre de 2008, com carga horária total de 150h.
2010 - 2010
Escola Estadual Coronel PilarVínculo: Estagiária, Enquadramento Funcional: Estagiária, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Estágio Supervisionado na área de Déficit Cognitivo realizado no primeiro semestre de 2008, com carga horária total de 150h.
2009 - 2009
Colégio Estadual Professora Edna May CardosoVínculo: Estagiária, Enquadramento Funcional: Estagiária, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Estágio Supervisionado na área de Dificuldades de Aprendizagem realizado no segundo semestre de 2007, com carga horária total de 150h.
2016 - 2016
Escola Municipal de Ensino Fundamental Pão dos Pobres Santo AntônioVínculo: Estágio Curricular, Enquadramento Funcional: Estagiária, Carga horária: 12
Outras informações:
Estágio curricular supervisionado na área de Deficiência Visual, realizando no primeiro semestre 135h e no segundo semestre 270h
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Charline Fillipin Machado e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?