Kênia de Souza Oliveira
Possui graduação em Letras- Português/Inglês pela Universidade do Estado de Minas Gerias, campus Ituiutaba (2005) e Mestrado em Estudos Linguísticos. Atualmente é professora de Língua Portuguesa do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro. Tem vasta experiência na área de Letras, com ênfase em Língua Portuguesa, Linguística Textual e Literatura, atuando principalmente nos seguintes temas: argumentação, persuasão, produção textual, morfossintaxe, teoria gramatical, estilística, ensino e pesquisa, produção do conhecimento científico.
Informações coletadas do Lattes em 17/09/2025
Acadêmico
Formação acadêmica
Doutorado em andamento em ESTUDOS LINGÜÍSTICOS
2025 - Atual
Universidade Federal de Uberlândia
Orientador: Ariel Novodvorski
Coorientador: Ariel Novodvorski.
Mestrado em ESTUDOS LINGÜÍSTICOS
2014 - 2016
Universidade Federal de Uberlândia
Título: As vogais médias tônicas: um estudo da metafonia com base em corpus, Ano de Obtenção: 2016
Dr. Ariel Novodvorski.Palavras-chave: Vogais médias tônicas. Metafonia nominal. Metafoni.Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Especialização em Língua Portuguesa
2006 - 2007
Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, PUC Minas
Título: A CHARGE JORNALÍSTICA: a questão do humor e seus mecanismos
Orientador: Hugo Mari
Graduação em Letras
2002 - 2005
Universidade do Estado de Minas Gerais
Título: O deslocamento do narrador no plano espaço-temporal como responsável pela transformação de seu posicionamento no plano ideológico: uma abordagem do conto
Orientador: Giuliana Ribeiro Carvalho e Sonia Maria Perreira Maciel
Formação complementar
2014 - 2014
CURSO DE QUALIFICAÇÃO E SELEÇÃO DE AVALIADORES DO ENEM 2014. (Carga horária: 120h). , Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Even, CEBRASPE, Brasil.
2013 - 2013
Avaliadores das Redações do ENEM 2013. (Carga horária: 120h). , Universidade de Brasília, UnB, Brasil.
2013 - 2013
Capacitação de colabores - CESPE/UnB. (Carga horária: 16h). , Universidade Católica de Brasília, UCB/DF, Brasil.
2013 - 2013
On-line "Caminhos da Escrita". (Carga horária: 80h). , Ministério da Educação, MEC, Brasil.
2012 - 2012
Trabalhando a Sala de Aula Virtual na Plat. Moodle. (Carga horária: 40h). , Instituto Superior de Educação de Ituiutaba, ISEDI, Brasil.
2009 - 2009
Técnicas Andragógicas. , Fundação Educacional de Ituiutaba, FEIT/UEMG, Brasil.
2009 - 2009
Novo Enem, desafios e perspectivas. (Carga horária: 30h). , Colégio Nacional de Ituiutaba, NAÇA, Brasil.
2008 - 2008
Tutoria em EAD. (Carga horária: 60h). , Fundação Educacional de Ituiutaba, FEIT/UEMG, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Áreas de atuação
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Literatura Brasileira.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes.
Organização de eventos
OLIVEIRA, K. S. . Congresso Nacional de Estudos das Relações Étnico- Raciais. 2024. (Congresso).
OLIVEIRA, K. S. . Congresso Nacional de Estudos das Relações Étnicos Raciais. 2024. (Congresso).
OLIVEIRA, K. S. . Semana da Consciência Negra 2022. 2022. (Outro).
OLIVEIRA, K. S. ; SOUZA, ARNDT.M. ; Kaimot, Cartapatti.A.P. ; VIVIANI, F. . II Colóquio Teko Arandu - Semana dos Povos Indígenas. 2019. (Outro).
OLIVEIRA, K. S. ; SOUZA, ARNDT.M. ; Kaimot, Cartapatti.A.P. ; VIVIANI, F. . (R) Exista: Semana da Mulher. 2019. (Outro).
OLIVEIRA, K. S. . Diversidade e afrodescendência: Interações, Mediações e (Re)Conhecimento. 2015. (Outro).
OLIVEIRA, K. S. . Letr'artes XII - Ciclo de Estudos do Curso de Letras. 2008. (Outro).
OLIVEIRA, K. S. . Letr'artes XIII - Ciclo de Estudos do Curso de Letras. 2008. (Outro).
Participação em eventos
: Tecnologias digitais no ensino de língua materna: sempre, quase e nunca. 2024. (Outra).
CICLO DE DIÁLOGOS SOBRE LETRAMENTOS E ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA [EDIÇÃO 2024.1]. 2024. (Simpósio).
CICLO DE DIÁLOGOS SOBRE LETRAMENTOS E ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA [EDIÇÃO 2024.1].CICLO DE DIÁLOGOS SOBRE LETRAMENTOS E ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA [EDIÇÃO 2024.1]. 2024. (Outra).
Congresso Nacional de Estudos das Relações Étnico-Raciais ? CONERER. AMARELO: ANÁLISE MULTIMODAL DA ARTE VISUAL E DA ESTÉTICA DA RESISTÊNCIA. 2024. (Congresso).
Ensino de gramatica na sala de aula. 2024. (Outra).
Leitura literária na escola. 2024. (Outra).
Oralidade e ensino de Língua Portuguesa: diálogos possíveis e necessários. 2024. (Outra).
Produção textual na escola: o que sabemos, o que ainda queremos saber e o que podemos fazer?. 2024. (Outra).
IV Fórum de Ensino - O ensino remoto e as perspectivas do ensino híbrido e II Mostra de Projetos de Ensino do IFTM. 2021. (Outra).
#Blacklivesmatter: reflexões sociológicas. 2020. (Outra).
Certificado A Luta Decolonial por Direitos Humanos a partir da América Latina. 2020. (Outra).
Heteroidentificação e cotas raciais: limites e possibilidades, realizado no dia 02 de julho de 2020, com carga horária de 2 horas.. 2020. (Outra).
15° Congresso Brasileiro de Língua Portuguesa e 6° Congresso Internacional de Lusofonia. As vogais médias nos nomes do dialeto ituiutabano: um estudo da metafonia nominal. 2014. (Congresso).
Colóquios Teorias Linguísticas. 2014. (Outra).
Colóquios Teorias Linguísticas. 2014. (Outra).
Colóquios Teorias Linguísticas. 2014. (Outra).
Colóquios Teorias Linguísticas. 2014. (Outra).
IV Simpósio Internacional de Ensino de Língua Portuguesa.As vogais médias nos nomes do dialeto ituiutabano: um estudo da metafonia nominal. 2014. (Simpósio).
Encontro Municipal de Educação: O contexto escolar como espaço de sociabilidade e cultura. 2013. (Encontro).
Palestra: "A escola na Era Digital", ministrada pela Profª Guilhermina Jardim - CEMAP/SMEEL - 4h. 2013. (Outra).
II Seminário de Gestão 2015 Nacionalmentenacional. 2010. (Seminário).
V Semana Pedagógica: Arte e Educação, promovido pela coordenação do curso de Pedagogia - Fora de Sede da FEIT-UEMG. 2010. (Outra).
Estudos de Formação Continuada - CEMAP. 2009. (Outra).
Evento alusivo aos "100 Anos Pernambucanas", realizado na Praça Cônego Ângelo. 2008. (Outra).
II Seminário Regional dos Conteúdos Básicos Comuns. 2008. (Seminário).
I Simpósio Internacional: Política, Gestão e Educação e IV Simpósio de Educação do Triângulo Mineiro. 2008. (Simpósio).
Letr'artes XIII - Ciclo de Estudos do Curso de Letras. 2008. (Outra).
Programa de Formação Integrada da Rede Pitágoras. 2008. (Outra).
Seminários de Pesquisa e Extensão da UEMG.Mesa-Coordenada: A interdisciplinaridade na universidade e o desenvolvimento do ensino, da pesquisa e da extensão: condição fundamental ou prática mistificada?. 2007. (Seminário).
III Simpósio de Educação do Triângulo Mineiro "A importância da educação para as mudanças globais".A leste do Éden e São Bernardo: uma análise literária contrastiva. 2006. (Simpósio).
II Seminário de Pesquisa em Análise do Discurso: Percursos de Análise do Discurso no Brasil.Comunicação Coordenada: Análise do Discurso e Teoria Literária: Análises Contrastivas. 2006. (Seminário).
II Seminário de Pesquisa em Análise do Discurso: Percursos de Análise do Discurso no Brasil - UFU.Comunicação Coordenada: A transformação ideológica como conseqüência do deslocamento no plano espaço-temporal. 2006. (Seminário).
Letr'artes XI - Ciclo de Estudos do Curso de Letras. 2006. (Outra).
Lançamento do livro Nativos e biribandos - memórias de Trancoso, de Fernanda Carneiro e Cristina Agostinho (Petrobras/MEC, 2004) e da exposição de painéis fotográficos sobre o projeto Trancoso - um legado do futuro. 2005. (Outra).
Letr'artes X - Ciclo de Estudos do Curso de Letras. 2005. (Outra).
Palestra "O despertar do sensível diante da obra de arte", proferida pela Profª MSc. Denise Andrade de Freitas Martins. 2005. (Outra).
Palestra Método Kumon para o ensino de Português. 2005. (Outra).
Seminário de Letras sobre Luiz Vilela. 2005. (Seminário).
Seminário de Letras sobre Luiz Vilela.O deslocamento do narrador no plano espaço-temporal como responsável pela transformação de seu posicionamento no plano ideológico: uma abordagem do conto "As neves de outrora" de Luiz Vilela. 2005. (Seminário).
Show artístico-musical Projeto Pixinguinha, projeto cultural de âmbito nacional do Ministério da Cultura. 2005. (Outra).
VII Seminário de Pesquisa e Extensão da UEMG.O deslocamento do narrador no plano espaço-temporal como responsável pela transformação de seu posicionamento no plano ideológico: uma abordagem do conto "As neves de outrora" de Luiz Vilela. 2005. (Seminário).
3º Seminário Regional de Professores de Língua Inglesa: Pesquisa, Ensino e Extensão. 2004. (Seminário).
Letr'artes 9 - Ciclo de Estudos do Curso de Letras. 2004. (Outra).
Minicurso "Análise do Discurso: teoria e prática", pelas professoras MSc. Giuliana Ribeiro Carvalho e MSc. Leilia Maria Franco. 2004. (Outra).
Simpósio Regional de Educação - Pluralidade de Saberes e Práticas em Processos Educativos.Um fenômeno migratório no Triângulo Mineiro: Aspectos Lingüísticos e Sociais. 2004. (Simpósio).
Letr'artes 8 - Ciclo de Estudos do Curso de Letras. 2003. (Outra).
Noite cultural , espetáculo teatral "Onde estivestes de noite", performance do Grupo Corpos Escritos, seguido de debate, no Conservatório Estadual de Música "Dr. José Zóccoli de Andrade". 2003. (Outra).
Letr'artes 7 - Ciclo de Estudos do Curso de Letras. 2002. (Outra).
Participação em bancas
OLIVEIRA, K. S.; MACIEL, S. M. P.; CARDOSO, P. A.. Didática para o reconhecimento da Língua Materna. 2009. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Ação Multidisciplinar do Trabalho Pedagógico: Gest) - Fundação Educacional de Ituiutaba.
OLIVEIRA, K. S.. Professor de Educação Física no Ensino Médio: Análise da Participação Discente. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade do Estado de Minas Gerais.
OLIVEIRA, K. S.; Lapera, E.C.; Resende, R.A.. Os cuidados com a voz e a sua importância para o professor de Educação Física. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade do Estado de Minas Gerais.
OLIVEIRA, K. S.; Lapera, E.C.; Resende, R.A.. Rogério Lucas de Melo. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade do Estado de Minas Gerais.
OLIVEIRA, K. S.; Tannús, V.F.; Carvalho, J.W.. Do Funk ao Axé: uma proposta no contexto escolar. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade do Estado de Minas Gerais.
OLIVEIRA, K. S.. A importância da brincadeira pedagógica para a aprendizagem na educação infantil. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado de Minas Gerais.
OLIVEIRA, K. S.. A música na educação infantil: uma análise das práticas musicais de docentes de uma escola pública de Santa-Vitória. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado de Minas Gerais.
OLIVEIRA, K. S.. Leitura e escrita: dificuldade de aprendizagem no 5º ano do Ensino Fundamental. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado de Minas Gerais.
OLIVEIRA, K. S.. Santos Watanabe.Jogos e Brincadeiras: Uma análise do processo de aprendizagem de alunos nos anos iniciais do Ensino Fundamental de Ituiutaba - MG. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Instituto Superior de Ensino e Pesquisa de Ituiutaba.
OLIVEIRA, K. S.. A importância da leitura nas séries iniciais do Ensino Regular. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Fundação Educacional de Ituiutaba.
OLIVEIRA, K. S.. Banca Examinadora de seleção de professores para a disciplina Língua Inglesa III do Curso de Letras. 2009. Fundação Educacional de Ituiutaba.
OLIVEIRA, K. S.; IANUSKIEWTZ, A. P. D.; Prado. D.F.; Souza. E. P.; CASTRO, L. P.. Contratação de professor substituto na de área de LÍNGUA INGLESA. 2022.
OLIVEIRA, K. S.; Prado. D.F.; Santos, H.S.; CASTRO, L. P.; Santos, M.C.; Costa, A. S.. Banca de contratação de professor substituto da área de Português. 2022. Instituto Federal do Triângulo Mineiro.
OLIVEIRA, K. S.; CARDOSO, P. A.. Seleção Interna de Estudante Bolsista Projeto 4ª SEMANA UEMG. 2015. Universidade do Estado de Minas Gerais.
MARCELINO, M. M.; MEDEIROS, L. G. D.;OLIVEIRA, K. S.. 4º Concurso de Contos de Ituiutaba " Águas do Tijuco". 2015. Fundação Cultural de Ituiutaba.
OLIVEIRA, K. S.. Comissão Regional Julgadora do Concurso de Redação Eu, minha cidade e os 300 anos do ciclo do ouro em Minas. 2011. Assembléia Legislativa de Minas Gerais.
OLIVEIRA, K. S.. Comissão Julgadora do 5º Concurso Contos do Tijuco "Maria Adelina Vieira Cardoso e Gomes". 2010. Academia de Letras Artes e Música de Ituiutaba.
Orientou
Do Funk ao Axé: uma proposta no contexto escolar; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Universidade do Estado de Minas Gerais; Orientador: Kênia de Souza Oliveira;
Escolas Públicas Municipais de Santa-Vitória-MG: ensino de arte no contexto escolar do ensino fundamental; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Fundação Educacional de Ituiutaba; Orientador: Kênia de Souza Oliveira;
Santa Vitória Histórias e Memórias: reescrevendo a história de Santa Vitória- Dimensão Geográfica; 2009; Iniciação Científica; (Graduando em Pedagogia) - Fundação Educacional de Ituiutaba; Orientador: Kênia de Souza Oliveira;
Desmistificando o Funk e o Axé: um estudo linguístico e coreográfico no ensino fundamental; 2016; Orientação de outra natureza; (Educação Física) - Universidade do Estado de Minas Gerais, Programa de Apoio à Extensão; Orientador: Kênia de Souza Oliveira;
Desmistificando os gêneros Funk e Axé: um estudo linguístico e coreográfico no ensino fundamental; 2016; Orientação de outra natureza; (Educação Física) - Universidade do Estado de Minas Gerais; Orientador: Kênia de Souza Oliveira;
Na trilha da escrita: produção e leitura de textos dissertativo-argumentativos no ensino fundamental; 2015; Orientação de outra natureza; (Educação Física) - Universidade do Estado de Minas Gerais; Orientador: Kênia de Souza Oliveira;
Na trilha da escrita: produção e leitura de textos dissertativo-argumentativos no ensino fundamental; 2015; Orientação de outra natureza; (Educação Física) - Universidade do Estado de Minas Gerais, Programa de Apoio à Extensão; Orientador: Kênia de Souza Oliveira;
Produções bibliográficas
-
VILELA, M. A. A. S. ; OLIVEIRA, K. S. ; DIAS,Aparecida. J. ; RIBEIRO, Dantas. D. L. . A participação de alunos/as em projetos de pesquisa e extensão de instituições de ensino superior: Construção de memória e subjetividade. INTERLETRAS (DOURADOS) , v. 6, p. abril de 2017, 2017.
-
OLIVEIRA, K. S. ; Resende, R.A. (Org.) ; Araujo, A.A.C. (Org.) ; Morais, L.P. (Org.) . Viv(E)nsinando: experiências exitosas no processo de ensino-aprendizagem. 1. ed. Ituiutaba: Barlavento, 2025. v. 1. 411p .
-
OLIVEIRA, K. S. ; CARDOSO, P. A. (Org.) ; Resende, R.A. (Org.) . Extensão Universitária: construção coletiva de conhecimentos. 1. ed. Ituiutaba: Barlavento, 2017. 474p .
-
CUNHA, Silvestre. T. R. (Org.) ; OLIVEIRA, K. S. (Org.) ; CASTRO, R. B. R. (Org.) . Parceria no contexto escolar: atuação acadêmica na maior escola pública da cidade de Ituiutaba/MG. 1. ed. Ituiutaba: Barvalento, 2017. v. 1. 139p .
-
OLIVEIRA, K. S. . MULTILETRAMENTOS: prática de produção do gênero digital GIF biográfico. In: Kênia de Souza Oliveira; Allisson Rodrigues de Rezende; Arali Aparecida da Costa Araujo; Lívia Prudente de Morais. (Org.). Viv(E)nsinando: experiências exitosas no processo de ensino-aprendizagem. 1ed.ITUIUTABA: Barlavento, 2025, v. 1, p. 1-411.
-
OLIVEIRA, K. S. ; CARDOSO, P. A. . Na trilha da escrita: produção e leitura de textos dissertativo-argumentativos no ensino fundamental. In: kênia de Souza Oliveira; Allisson Rodrigues de Resende; Patrícia Alves Cardoso. (Org.). Extensão universitária: construção coletiva de conhecimentos. 1ed.Ituiutaba: Barlavento, 2017, v. , p. 317-327.
-
OLIVEIRA, K. S. . Desmistificando os gêneros Funk e Axé: um estudo linguístico e coreográfico no ensino fundamental. In: Tania Rezende Silvestre Cunha; Kênia de Souza Oliveira; Rosa Betânia Rodrigues de Castro. (Org.). Parcerias no contexto escolar: atuação acadêmica na maior escola pública da cidade de Ituiutaba-MG. 1ed.ituiutaba: Barlavento, 2016, v. 1, p. 63-73.
-
OLIVEIRA, K. S. ; CARDOSO, P. A. . A manipulação enunciativa a favor da construção dos sentidos em " O lapso", de histórias sem dote. In: Tania Rezende Silvestre Cunha; Rosa Betânia Rodrigues de Castro; Andreia Demétrio Jorge Moraes. (Org.). Reflexões contemporâneas: dialogando saberes. 1ed.Ituiutaba: Barlavento, 2016, v. 1, p. 50-66.
-
OLIVEIRA, K. S. ; PEREIRA, F. A. ; CASTRO, R. B. R. . O uso da Tics como ferramenta de conscientização sobre o uso racional de água. In: Tania Rezende Silvestre Cunha; Rosa Betânia Rodrigues de Castro; Andreia Demétrio Jorge Moraes. (Org.). Reflexões Contemporâneas: Dialogando saberes. 1ed.Ituiutaba: Barlavento, 2016, v. 1, p. 304-317.
-
OLIVEIRA, K. S. ; CARDOSO, P. A. ; CASTRO, R. B. R. . Inclusão ou exclusão? Os desafios da educação na contemporaneidade. In: Tania Rezende Silvestre Cunha; Rosa Betânia Rodrigues de Castro; Andreia Demétrio Jorge Moraes. (Org.). Reflexões contemporâneas: dialogando saberes. 1ed.Ituiutaba: Barlavento, 2016, v. 1, p. 67-76.
-
OLIVEIRA, K. S. ; Oliveira, M.L. . AMARELO: ANÁLISE MULTIMODAL DA ARTE VISUAL E DA ESTÉTICA DA RESISTÊNCIA. In: Congresso Nacional de Estudos das Relações Étnico-Raciais ? CONERER, 2024, Paracatu. Anais do CONERER. Uberaba: IFTM, 2024. v. 4. p. 1-100.
-
OLIVEIRA, K. S. . O estilo e a relação entre tipos textuais no gênero prontuário médico. In: Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa - 8-11 de outubro de 2015, 2015, Lecce (Itália. Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa, 2015.
-
OLIVEIRA, K. S. . As vogais médias nos nomes do dialeto ituiutabano: um estudo da metafonia nominal. In: 6º Congresso Internacional Lusofonia IP-PUC, 2014, São Paulo. 6º Congresso Internacional Lusofonia IP-PUC, 2014.
-
OLIVEIRA, K. S. . As vogais médias nos nomes do dialeto ituiutabano. In: IV Simpósio Internacional de Ensino de Língua Portuguesa ? SIELP, 2014, Uberlândia. http://www.ileel2.ufu.br/sielp/, 2014.
-
OLIVEIRA, K. S. . A transformação ideológica como conseqüência do deslocamento no plano espaço-temporal. In: II Seminário de Pesquisa em Análise do Discurso: Percursos de Análise do Discurso no Brasil, 2006, Uberlândia - MG. II Seminário de Pesquisa em Análise do Discurso: Percursos de Análise do Discurso no Brasil, 2006. p. 120-121.
-
OLIVEIRA, K. S. ; NASCIMENTO, T. C. . A leste do Éden e São Bernardo: uma análise literária contrastiva. In: III Simpósio de Educação do Triângulo Mineiro, 2006, Ituiutaba - MG. III Simpósio de Educação do Triângulo Mineiro. Ituiutaba - MG: Editora Gráfica Ituiutaba Ltda - EGIL, 2006. v. 1. p. 87-88.
-
OLIVEIRA, K. S. ; COSTA, G. R. C. ; MACIEL, S. M. P. ; ZANUTO, H. A. . O deslocamento do narrador no plano espaço-temporal como responsável pela transformação de seu posicionamento no plano ideológico: uma abordagem do conto "As neves de outrora" de Luiz Vilela. In: VII Seminário de Pesquisa e Extensão da UEMG, 2005, Diamantina - MG. VII Seminário de Pesquisa e Extensão da UEMG, 2005. v. 1.
-
OLIVEIRA, K. S. . Um fenômeno migratório no Triângulo Mineiro: aspectos linguísticos e socias. In: Simposio Regional de Educação: Pluralidade de Saberes e Práticas em Processos Educativos, 2004, Ituiutaba. Anais Ituiutaba, 2004. p. 55.
-
OLIVEIRA, K. S. ; BISINOTTO, A. G. ; OLIVEIRA, N. F. ; COSTA, G. R. C. . Um fenômeno migratório no Triângulo Mineiro: Aspectos Lingüísticos e Sociais. In: Simpósio Regional de Educação - Pluralidade de Saberes e Práticas em Processos Educativos, 2004, Ituiutaba - MG. Simpósio Regional de Educação - Pluralidade de Saberes e Práticas em Processos Educativos. Ituiuaba - MG: Egil Editora Gráfica Ituiutaba, 2004. v. 1. p. 55-55.
-
OLIVEIRA, K. S. ; Oliveira, M.L. . AMARELO: ANÁLISE MULTIMODAL DA ARTE VISUAL E DA ESTÉTICA DA RESISTÊNCIA. 2024. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
OLIVEIRA, K. S. . Análise da metafonia pela metodologia da Linguística de Corpus:uma proposta. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
OLIVEIRA, K. S. ; CARDOSO, P. A. . A Análise do Discurso aplicada na letra do rap: Racistas Otários, do grupo Racionais MC's. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
OLIVEIRA, K. S. ; CARDOSO, P. A. . A manipulação da voz narrativa em Confissões de uma viúva moça. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
OLIVEIRA, K. S. . O estilo e a relação entre tipos textuais na composição do gênero prontuário médico. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
OLIVEIRA, K. S. ; MACIEL, S. M. P. . Preconceito Linguístico e Discursos Intolerantes. 2015. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
OLIVEIRA, K. S. . Na trilha da escrita: produção e leitura de textos dissertativo-argumentativos no ensino fundamental. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
OLIVEIRA, K. S. ; VILELA, M. A. A. S. ; PORTUGUEZ, A. . Relações etnicorraciais: religiosidades afro-brasileiras, identidade cultural e discursos intolerantes. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
OLIVEIRA, K. S. . As vogais médias nos nomes do dialeto ituiutabano: um estudo da metafonia nominal. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
OLIVEIRA, K. S. . As vogais médias nos nomes do dialeto ituiutabano: um estudo da metafonia nominal. 2014. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
OLIVEIRA, K. S. . A transformação ideológica como consequência do deslocamento no plano espaço-temporal. 2006. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
OLIVEIRA, K. S. ; NASCIMENTO, T. C. . A Leste do Éden e São Bernardo: Uma Análise Literária Contrastiva. 2006. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
OLIVEIRA, K. S. ; COSTA, G. R. C. ; MACIEL, S. M. P. . O deslocamento do narrador no plano espaço-temporal como responsável pela transformação de seu posicionamento no plano ideológico: uma abordagem do conto "As neves de outrora" de Luiz Vilela. 2005. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
OLIVEIRA, K. S. ; COSTA, G. R. C. ; MACIEL, S. M. P. ; ZANUTO, H. A. . O deslocamento do narrador no plano espaço-temporal como responsável pela transformação de seu posicionamento no plano ideológico: uma abordagem do conto "As neves de outrora" de Luiz Vilela. 2005. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
OLIVEIRA, K. S. ; BISINOTTO, A. G. ; OLIVEIRA, N. F. ; COSTA, G. R. C. . Um fenômeno migratório no Triângulo Mineiro: Aspectos Lingüísticos e Sociais. 2004. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
OLIVEIRA, K. S. ; CARDOSO, P. A. ; Resende, R.A. . Apresentação. Ituiutaba, 2017. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação)>.
-
OLIVEIRA, K. S. ; COSTA, G. R. C. ; MACIEL, S. M. P. . A transformação ideológica como conseqüência do deslocamento no plano espaço-temporal. Uberlândia - MG: EDUFU, 2007 (CD - Grupo de Pesquisa em Análise do Discurso).
Outras produções
OLIVEIRA, K. S. . Programa de Aperfeiçoamento e Qualificação da Equipe de Supervisores de Avaliação (PAQ-S) das redações do Enem 2023.. 2023. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
OLIVEIRA, K. S. ; Resende, R.A. ; MACIEL, S. M. P. . Escrita Científica: o que vale a pena saber?. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
OLIVEIRA, K. S. . Elaborou a prova de Língua Portuguesa para o Processo Seletivo Julho 2011. 2011. (Elaboração de prova).
OLIVEIRA, K. S. . Projeto "Santa Vitória Histórias e Memórias: reescrevendo a história de Santa Vitória - Dimensão Geográfica". 2009. (Projeto).
OLIVEIRA, K. S. . Elaborou a prova de Língua Portuguesa para os cargos de conteúdos do 6º ao 9º ano e a prova de Língua Portuguesa específica para o Cargo de Professor de Língua Portuguesa do 9º. 2009. (Elaboração de prova).
OLIVEIRA, K. S. . Elaborou a prova de Língua Portuguesa para todos os cargos e a prova de Língua Portuguesa específica para o Cargo de Professor de Língua Portuguesa e Literatura. 2009. (Elaboração de prova).
OLIVEIRA, K. S. . Produção de Textos Técnico-Administrativos - Curso promovido pela UNIMED - Ituiutaba - MG. 2008. .
OLIVEIRA, K. S. . Mini-curso: "A charge jornalística: aspectos semânticos e discursivos". 2008. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
OLIVEIRA, K. S. . Oficina "Produção de textos autênticos na sala de aula: gêneros textuais". 2008. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
OLIVEIRA, K. S. . Processo Seletivo FEIT/UEMG em julho de 2008, corrigindo as provas de redações. 2008. (Correção de redação).
OLIVEIRA, K. S. . Projeto "Santa Vitória buscando talentos" e apresentação do subprojeto: Talentos do Teatro. 2008. (Projeto).
OLIVEIRA, K. S. . Membro da comissão de correção das provas de Redação do Concurso da Câmara Municipal de Ituiutaba. 2006. (Correção de redação).
OLIVEIRA, K. S. . Atividades do Projeto "O escritor na sala de aula", desenvolvido pela Coordenação do Curso de Letras. 2002. (Projeto).
OLIVEIRA, K. S. . Espaço Cultura e Lazer. 2008 (Extensão).
Projetos de pesquisa
-
2024 - Atual
Multiletramentos: análise multimodal do álbum AmarElo do rapper Emicida, Descrição: O videoclipe AmarElo, lançado em 2019 pelo rapper Emicida, chamou-nos atenção por sua produção multifacetada de sons, imagens e narrativas complexas de resistências e identidades relacionadas às vivências de pessoas negras nas comunidades periféricas brasileiras. A partir desse contexto, surgiu-nos, insistente, o desejo de analisar os aspectos multimodais do gênero videoclipe para compreender como diferentes modos de comunicação contribuem para a construção de significados, narrativas e identidades culturais. Assim, este trabalho tem como objetivos específicos: i) identificar e interpretar os temas centrais das letras de músicas selecionadas; ii) escrever a produção musical e visual do álbum e a integração de diferentes estilos e influências; iii) analisar as colaborações de outros artistas e suas contribuições para a narrativa geral do álbum; iv) relacionar as manifestações culturais ao contexto em que são produzidas e reproduzidas (comunidades, contextos sociais, históricos e político); v) construir conhecimento sobre as questões de gênero, permitindo discussão sobre preconceitos sociais existentes nas letras de músicas.Para a realização da tarefa empreendida, a metodologia utilizada é de natureza aplicada, visto que se objetiva conhecer e compreender as práticas de multiletramentos, por meio da análise de um videoclipe, sob a égide da Teoria da Pedagogia de multiletramentos e novos letramentos (Rojo, 2012) e dos estudos de Lemke (1998) sobre hipertextos, hipermídias e aprendizagem interativa. Este projeto insere-se no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica - PIBIC-EM (CNPq).. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Kênia de Souza Oliveira - Coordenador / Mariana Leal de Oliveira - Integrante.
Prêmios
2017
Aprovada em 1 lugar no Concurso de Provas e Títulos para professora de Língua Portuguesa- EBTT, Instituto Federal do Mato Grosso do Sul.
2008
Aprovada no Concurso Público da Prefeitura Municipal de Ituiutaba- 4º lugar, Prefeitura MUnicipal de Ituiutaba.
Histórico profissional
Experiência profissional
2024 - Atual
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo MineiroVínculo: , Enquadramento Funcional:
2019 - Atual
Instituto Federal do Triângulo MineiroVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor EBTT- Português/Inglês, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Atividades
-
10/2020
Conselhos, Comissões e Consultoria, IFTM- campus Paracatu.Cargo ou função, Membro da Comissão de Arte e Cultura do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro ? Campus Paracatu.
-
08/2020
Conselhos, Comissões e Consultoria, IFTM- campus Paracatu.Cargo ou função, Professora de Língua Portuguesa.
-
05/2020
Conselhos, Comissões e Consultoria, IFTM- campus Paracatu.Cargo ou função, Membro da Comissão Permanente Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e indígenas (NEABI) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro ? Campus Paracatu:.
-
02/2020 - 02/2020
Conselhos, Comissões e Consultoria, IFTM- campus Paracatu.Cargo ou função, Membro Comissão de Recepção dos Alunos -ano 2020, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro ? Campus Paracatu:.
2019 - Atual
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do SulVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor EBTT- Português/Inglês, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
2017 - 2019
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do SulVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor EBTT-Língua Portuguesa e Literatura, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Atividades
-
10/2019
Conselhos, Comissões e Consultoria, IFMS - Campus Ponta Porã.Cargo ou função, Presidente do Conselho Pedagógico do Curso Técnico Integrado em Agricultura, do 1º semestre de 2019, conforme Portaria nº 029, de 1o de abril de 2019..
-
04/2019
Conselhos, Comissões e Consultoria, IFMS - Campus Ponta Porã.Cargo ou função, Integrante do Niúcleo Docente Estruturante (NDE), conforme Portaria nº28, de 04 de abril de 2019..
-
03/2019
Conselhos, Comissões e Consultoria, IFMS - Campus Ponta Porã.Cargo ou função, Integrante do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas - NEABI do Campus Ponta Porã, conforme Portaria nº019, de 14 de março de 2019..
-
02/2019
Ensino,Disciplinas ministradas, Língua Portuguesa e Literatura 1 no curso Técnico em Agricultura
-
02/2019
Ensino,Disciplinas ministradas, Comunicação Técnica no curso Técnico em Agricultura
-
02/2019
Ensino,Disciplinas ministradas, Língua Portuguesa e Literatura 1 no curso Técnico em Informática
-
02/2019
Ensino,Disciplinas ministradas, Língua Portuguesa e Literatura 7 no curso Técnico em Informática
-
02/2019
Ensino,Disciplinas ministradas, Língua Portuguesa e Literatura 7B no curso Técnico em Informática
-
02/2019
Ensino,Disciplinas ministradas, Comunicação Técnica no curso Técnico em Informática
-
10/2018 - 12/2018
Conselhos, Comissões e Consultoria, IFMS - Campus Ponta Porã.Cargo ou função, Membro da Comissão de Organização dos Livros do Programa Nacional do Livro e do Material Didático - PNDL-2018, conforme Portaria nº 073, de 29 de outubro de 2019..
-
09/2018 - 12/2018
Conselhos, Comissões e Consultoria, IFMS - Campus Ponta Porã.Cargo ou função, Presidente do Conselho Pedagógico do Curso Técnico Integrado em Agricultura, do 2º semestre de 2018, conforme Portaria nº 069, de 05 de setembro de 2018..
-
07/2018 - 12/2018
Ensino,Disciplinas ministradas, Língua Portuguesa e Literatura 4 no curso Técnico em Informática
-
07/2018 - 12/2018
Ensino,Disciplinas ministradas, Língua Portuguesa e Literatura 2 no curso Técnico em Agricultura
-
07/2018 - 12/2018
Ensino,Disciplinas ministradas, Língua Portuguesa e Literatura 6 no curso Técnico em Informática
-
07/2018 - 12/2018
Ensino,Disciplinas ministradas, Língua Portuguesa e Literatura 2 no curso Técnico em Informática
-
04/2018 - 07/2018
Conselhos, Comissões e Consultoria, IFMS - Campus Ponta Porã.Cargo ou função, Presidente do Conselho Pedagógico do Curso Técnico Integrado em Agricultura, do 1º semestre de 2019, conforme Portaria nº 029, de 23 de abril de 2018..
-
02/2018 - 07/2018
Ensino,Disciplinas ministradas, Língua Portuguesa e Literatura 3 no curso Técnico em Agricultura
-
02/2018 - 07/2018
Ensino,Disciplinas ministradas, Língua Portuguesa e Literatura 7A no curso Técnico em Informática
-
02/2018 - 07/2018
Ensino,Disciplinas ministradas, Língua Portuguesa e Literatura 7B no curso Técnico em Informática
-
02/2018 - 07/2018
Ensino,Disciplinas ministradas, Comunicação Técnica no curso Técnico em Informática
-
02/2018 - 07/2018
Ensino,Disciplinas ministradas, Língua Portuguesa e Literatura 7A no curso Técnico em Agricultura
-
02/2018 - 07/2018
Ensino,Disciplinas ministradas, Comunicação Técnica no curso Técnico em Agricultura
-
02/2018 - 07/2018
Ensino, Bacharelado em Agronomia, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Português Instrumental
-
01/2018 - 01/2018
Conselhos, Comissões e Consultoria, IFMS - Campus Ponta Porã.Cargo ou função, Comissão de Matrícula e Rematrícula, do 1º semestre letivo de 2018, no âmbito do Campus Ponta Porã, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul, conforme Portaria nº 03, de 04 de janeiro de 2018..
-
08/2017 - 12/2017
Ensino, Tecnologia em Gestão de Agronegócios, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Português Instrumental
-
08/2017 - 12/2017
Ensino, Tecnologia em Sistemas de Informação, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Comunicação Técnica
-
08/2017 - 12/2017
Ensino,Disciplinas ministradas, Língua Portuguesa e Literatura 6A no curso Técnico em Informática
-
08/2017 - 12/2017
Ensino,Disciplinas ministradas, Língua Portuguesa e Literatura 6B no curso Técnico em Informática
-
08/2017 - 12/2017
Ensino,Disciplinas ministradas, Língua Portuguesa e Literatura 4 no curso Técnico em Informática
-
08/2017 - 12/2017
Ensino,Disciplinas ministradas, Língua Portuguesa e Literatura 2 no curso Técnico em Informática
-
08/2017 - 12/2017
Ensino,Disciplinas ministradas, Língua Portuguesa e Literatura 6 no curso Técnico em Agricultura
-
07/2017 - 12/2017
Ensino,Disciplinas ministradas, Língua Portuguesa e Literatura 2 no curso Técnico em Agricultura
2008 - 2014
Fundação Educacional de ItuiutabaVínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professora
Atividades
-
02/2012 - 12/2013
Ensino, Pedagogia - Fora de Sede, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Conteúdo e Metodologia de Língua Portuguesa e Literatura Infanto-Juvenil
-
02/2011 - 12/2013
Ensino, Pedagogia - Fora de Sede, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Língua Portuguesa, Metodologia Científica, Pesquisa e Produção do Conhecimento
-
02/2008 - 06/2013
Ensino, Tecnologia em Gestão Ambiental, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Língua Portuguesa: Leitura e Produção de Textos
-
02/2010 - 12/2012
Ensino, Pedagogia - Fora de Sede, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Língua Portuguesa, Literatura Infanto Juvenil, Metodologia Científica
-
02/2011 - 12/2011
Ensino, Tecnologia em Agronegócios, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Língua Portuguesa e Análise de Textos
-
02/2008 - 12/2011
Ensino, Tecnologia em Agronegócios, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Língua Portuguesa: Leitura e Produção de Textos
-
02/2010 - 12/2010
Ensino, Letras, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Literatura de Língua Inglesa
-
02/2009 - 12/2010
Ensino, Letras, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Língua Portuguesa II, Literatura Infanto-Juvenil, Metodologia Científica
-
02/2009 - 12/2009
Ensino, Pedagogia - Fora de Sede, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Conteúdo e Metodologia de Língua Portuguesa
-
01/2009 - 12/2009
Ensino, Letras, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Língua Latina
-
01/2009 - 12/2009
Ensino, Pedagogia - Fora de Sede, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Conteúdo e Metodologia de Língua Portuguesa
-
07/2008 - 12/2009
Ensino, Letras, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Literaturas de Língua Inglesa
-
07/2008 - 12/2008
Ensino, Letras, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Língua Inglesa III, Lingüística I, Lingüística II
-
02/2008 - 12/2008
Ensino, Normal Superior - Fora de Sede, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Conteúdo e Metodologia de Português II
-
02/2008 - 12/2008
Ensino, Normal Superior, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Conteúdo e Metodologia de Português II
-
10/2007 - 11/2007
Ensino, Letras, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Língua Portuguesa - Substituição a profª Giuliana Ribeiro Carvalho
-
02/2007 - 02/2007
Ensino, Letras, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Língua Portuguesa - 12 horas/aula em substituição a profª Giuliana Ribeiro Carvalho
2014 - Atual
Universidade do Estado de Minas GeraisVínculo: Designado, Enquadramento Funcional: Estatutário, Carga horária: 20
2017 - Atual
Centro Municipal de Assistência Pedagógica e Aperfeiçoamento PermanenteVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Estatutário, Carga horária: 20
2008 - 2017
Escola Municipal Machado de AssisVínculo: , Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 25
Outras informações:
Enisno: Fundamental II
Disciplinas Ministradas
Português
Literatura
Redação
2010 - 2011
SESI- escola Dolores Peres da SilvaVínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professora
Outras informações:
Ensino, Nível: Médio
Disciplinas ministradas
Literatura
Produção de Texto
2007 - 2007
Escola Estadual Governador Israel PinheiroVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora de Língua Portuguesa - PEBDIII
2008 - 2011
Colégio Nacional de ItuiutabaVínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professora de Língua Portuguesa
2008 - 2008
Colégio Gildo Vilella CancellaVínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professora de Língua Portuguesa
2013 - Atual
Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Event, CebraspeVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Supervisora de Redações do ENEM 2014, Carga horária: 8
Outras informações:
Supervisão de correção de redações do ENEM 2013, acompanhamento de corretores, garantia dos critérios de avaliação, aplicação das matrizes de competências e habilidades.
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Kênia de Souza Oliveira e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?